meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • UPA Olinda realiza testes rápidos de HIV e sífilis

    | Saúde

    teste

    Até o próximo dia 26, a Unidade de Pronto Atendimento Gregório Lourenço Bezerra, em Olinda, está realizando testes rápidos de HIV e sífilis para seus funcionários. A finalidade é ampliar o acesso a informações sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis e, dessa forma, repassar para usuários da unidade.

    A ação, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e Educação Permanente, envolve também a distribuição de panfletos e de preservativos femininos e masculinos.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: ses, upa olinda, hiv, sifilis
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fundação Hemope lança campanha de doação de sangue para o carnaval de 2018

    | Saúde

    Com o mote Compartilhe Cultura e Solidariedade, faça a diferença, doe Sangue no Hemope, a Fundação está convocando a partir do dia 23 de janeiro, às 8h30, seus doadores para repor o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco.  Para divulgar a ação, a instituição lançou uma campanha publicitária que reúne cartazes e lâminas.

    Estarão presentes ao evento os homenageados do carnaval de Recife, Nena Queiroga e Jota Michiles, além da participação solidária do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti e do bloco lírico carnavalesco “O Bonde”. A ideia é recepcionar os doadores ao ritmo do frevo e da alegria do carnaval pernambucano.

    Para abrilhantar a semana, a campanha do Hemope contará ainda com a presença dos super-heróis no dia 30 de janeiro. Já no dia 06 de fevereiro haverá a visita tradicional do Rei e da Rainha do carnaval do Recife que irão participar do momento festivo disseminando a emoção nos dias do Momo, dançando o frevo e visitando os doadores e pacientes do Hemope.

    A expectativa é de aumentar o número de doações em 15%.  A ação visa ampliar a questão dos estoques para atender devidamente a demanda das Unidades Hospitalares. “Contamos com a solidariedade do povo pernambucano para repor o estoque de sangue e assim podermos ajudar a salvar muitas vidas”, pontuou a presidente do Hemope, Yêda Maia.

    Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico.

    Vale lembrar que o hemocentro Recife estará funcionando todos os dias, de 7h15 as 18h30, inclusive, nos feriados do período do Momo. Para ratificar no domingo o Hemocentro não funciona, ou seja, não teremos atendimento para os doadores.  

    SERVIÇO

    Gerência do Hemocentro: Dra. Ana Sena – 31824675

    Supervisão da Captação de Doadores: Josinete Gomes - 31824780

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, hemope, doaçao de sangue, campanha de carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Servidores e funcionários da SES participam de Clube de Leitores

    | Saúde

    clube dos leitores  

    Para incentivar a aquisição de livros e estimular a leitura dos funcionários e servidores, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) criou o Clube de Leitores. A primeira edição da troca de livros aconteceu ontem terça-feira (16.01), no hall de entrada do órgão. O evento irá acontecer mensalmente e a troca de livros será alimentada por obras doadas pelos próprios colaboradores da SES. Neste mês de janeiro, foram totalizados 36 inscritos. A próxima troca de livros acontecerá no dia 20 de fevereiro.

    Os leitores interessados devem realizar a inscrição junto a Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SEGTES). Após a inscrição, o leitor precisa doar um livro para o acervo, recebendo um vale-troca que lhe dará direito a resgatar a obra que desejar ler. Essa doação tem que ser feita até o dia anterior a feira. Os livros precisam atender a alguns requisitos: ter bom estado de conservação, e não ter conteúdo didático/paradidático.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, clube dos livros, servidores, segtes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Barão de Lucena comemora 60 anos

    | Saúde

     60 anos HBL

    O Hospital Barão de Lucena (HBL), unidade de alta complexidade com foco no atendimento materno-infantil, comemora 60 anos no próximo dia 18 de janeiro. Ao longo da história, já foi administrado pela Sociedade Beneficente e Hospitalar das Usinas de Açúcar e pelo Instituto Nacional e Previdência Social (INPS). No ano de 1992, passou a ser gerenciado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

    A unidade, inaugurada pelo então presidente Jucelino Kubitscheck em 1958, conta com duas emergências (obstétrica e pediátrica), onde são realizados 4 mil atendimentos mensais. No serviço ambulatorial são ofertadas as seguintes especialidades: cirurgia geral, vascular, pediatria, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco, com 500 consultas por dia. Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas 300 cirurgias e 350 partos/mês. O serviço de apoio diagnóstico realiza uma média de 29.060 exames de patologia clínica por mês e 5.000 exames no Setor de Imaginologia.

    Nos últimos anos, a unidade realizou diversas reformas na sua estrutura, como na UTI adulto, bloco cirúrgico, enfermaria de pediatria, enfermaria de obstetrícia, laboratório de anatomia patológica e inauguração da UTI Neonatal II. Em novembro de 2013 foi inaugurado o novo ambulatório, construído na área externa do HBL, fruto de um investimento de mais de R$ 4 milhões. Já em abril de 2014, foram inauguradas as novas emergências (Pediátrica e Obstétrica) e a Casa de Maria, um espaço destinado às mães, cujos filhos precisam ficar internados na UTI Neonatal da unidade.

    As atividades que se iniciaram na última  segunda (15.11), segue até a sexta-feira (19.11), serão desenvolvidas diversas atividades no HBL em referência ao seu aniversário. A abertura ficou por conta da comissão do HBL, formada pelas diversas categorias que compõem o quadro de funcionários e colaboradores, com o momento de diálogo inter-religioso com a proposta de debate em torno da ligação entre fé e saúde. O momento foi representado pelo padre e farmacêutico da nutrição parenteral do HBL, Gustavo Vila Verde; seguido pelo pastor Daniel Cunha, que atua no Centro de Estudos; e pela superintendente de Enfermagem, Márcia Cristina do Santos, que representou a doutrina espírita.

    "Esta semana celebraremos o aniversário desta instituição que busca sempre prestar a melhor assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), no acolhimento aos pacientes e suas famílias. Queremos fazer um agradecimento a todos que fizeram e continuam fazendo parte da história do HBL", destacou a diretora do Hospital Barão de Lucena, Carla Albuquerque. 

    Todos os dias, à tarde, irão acontecer apresentações musicais, com voz e violão, nas enfermarias de Nefrologia, Oncologia, Clínica Médica, Alojamentos Conjuntos e Gestação Alto Risco. Na terça-feira (16.01), foi inaugurado um mural em homenagem aos que fizeram e que continuam fazendo parte da história do Hospital Barão de Lucena, a exemplo de funcionários que nasceram na unidade. No dia seguinte (17.01), no auditório do HBL, servidores e funcionários terão acesso à Mostra de Produção Científica com relato histórico sobre os 60 anos da unidade e a exposição de trabalhos científicos elaborados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.

    Na quinta (18.01), data da inauguração do hospital, será lançado um selo comemorativo, que será inserido em todos os documentos oficiais no ano de 2018, além de homenagens aos profissionais de diversas categorias que se dedicam, ou se dedicaram, em suas funções nesses 60 anos, e a inauguração do Projeto Caminhos do Jardim, exposição externa com o relato de marcos históricos. Às 15h, o Musicando HBL irá promover a apresentação artística nas áreas de Alojamento e da Gestação de Alto Risco.

    No último dia de comemorações, sexta-feira (19.01), as ações estão voltadas para promoção da saúde. Em frente ao ambulatório, o público terá acesso às equipes do HBL que irão explanar e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos na unidade, como vacinação, banco de leite, atendimento especializado para HIV/Aids. Encerrando as festividades, a apresentação da Orquestra Infantil Anjo Luz Zita, grupo formado por 25 componentes moradores do Alto Santa Terezinha.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, hospital barao de lucena, governo de pernambuco, comemoraçao, aniversario
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES reforça importância do diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis

    | Saúde

    Em 2017, Pernambuco registrou um aumento dos casos de sífilis, doença em fase epidêmica em todo o país.

    O Brasil está em alerta para o aumento de casos notificados de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, doença curável e que tem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) notou o aumento nos três tipos da doença que são de notificação compulsória. A maior parte dos casos é da sífilis adquirida (público em geral), com 2.684 notificações em 2017 (2.657 em 2016 e 1.319 em 2015). Em seguida vem a sífilis congênita (transmissão da mãe para o feto durante a gestação), com 1.612 casos em 2017 (1.507 em 2016 e 1.363 em 2015). Em 2017, ainda foram registrados 1.341 casos em gestantes (953 em 2016 e 870 em 2017). Já no caso da Aids, já são mais de 25 mil casos desde o início da notificação, em 1983.

    Para reforçar a importância da prevenção, detecção precoce e do tratamento da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV/Aids e hepatites virais, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realiza seminário para atualização permanente de profissionais de saúde nesta terça-feira (16.01), até as 12h, no auditório da SES, no bairro do Bongi. Diante da proximidade do período das festas carnavalescas, a SES decidiu promover essa ação de conscientização focada na prevenção, visando o fortalecimento de políticas estratégicas complementares às campanhas de incentivo ao sexo seguro e à ampliação da testagem do HIV.

    “Problemas de saúde associados às IST afetam principalmente as mulheres e podem ter consequências em longo prazo. Doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e aborto estão entre as complicações, que também incluem infertilidade tanto no público feminino quanto no masculino”, alerta a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz. Em relação à falta do diagnóstico e do tratamento da sífilis em mulheres, na fase inicial, o resultado pode ser a infertilidade, gravidez ectópica, cancro anogenital e morte prematura.

    Durante o seminário, estarão reunidos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, coordenadores da Atenção Primária, Saúde da Mulher e de IST/Aids de todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) para discussão dos temas. Na programação, serão debatidas as temáticas: “Transmissão vertical, diagnóstico e seguimento dos casos”, explanado pela ginecologista obstetra e diretora-médica do Cisam, Luíza Menezes; e “Prevenção das IST”, pelo infectologista do Hospital das Clínicas Paulo Sérgio Ramos de Araújo. A ação é uma parceria da Gerência de Atenção a Saúde da Mulher e do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais.

    Com o encontro, a SES reflete o modelo de atenção à saúde e redefine ações de prevenção em diferentes níveis da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) com a articulação de toda rede de serviços para promoção da saúde.  Entre as iniciativas que devem ser realizadas de rotina, a realização de exames periódicos – principalmente após alguma situação de risco, como relação sexual desprotegida – pela mulher e seu parceiro, além da importância do acompanhamento pré-natal das gestantes, e prevenção às reinfecções. “O uso da camisinha em todas as relações sexuais é o meio mais eficaz para evitar essas infecções. Os preservativos são oferecidos na rede de saúde”, reforça Letícia Katz.

    "A sífilis congênita é uma doença de notificação obrigatória pelos municípios. É necessária uma sensibilização dos serviços que detectam as gestantes com sífilis para dar continuidade ao tratamento dos casos. A sífilis congênita é transmitida para o bebê ainda na barriga da mãe, por isso é importante que tanto o pai quanto a mãe façam o exame e descobrindo a infecção, façam o tratamento corretamente, evitando assim a transmissão vertical. Indicamos que todos, quando já estiverem planejando engravidar, façam o exame que detecta a sífilis nos postos de saúde mais próximos à sua residência ou nos Centros Municipais de Testagem e Aconselhamento (CTA)”, explica o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueirôa. Não tratada corretamente durante a gravidez, a sífilis pode causar abortamento, óbito fetal, morte neonatal ou o nascimento de crianças já portadora da infecção e com sequelas irreversíveis, como surdez e deficiência mental.  

    “No caso do HIV, com o diagnóstico precoce, a mulher pode iniciar o tratamento normalmente. Assim, é possível praticamente eliminar o risco do bebê nascer infectado”, comenta Figueiroa.

    SÍFILIS – É uma doença infectocontagiosa que sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. A doença não tratada progride ao longo de muitos anos, sendo classificada em sífilis primária, secundária, latente recente, latente tardia e terciária. A transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguínea. De 2011 a 2017, 8.323 casos (4.198 masculinos e 4.125 femininos) foram associados à Sífilis Adquirida. Os casos em gestantes, de 2005 a 2017, somaram 7.917.

    AIDS – Em Pernambuco, desde o início das notificações de Aids, no ano de 1983, até 24.10.2017, foram registrados 25.218 casos, sendo 16.344 no público masculino e 8.874 no feminino. Em 2016 foram 1.104 (738 masculinos e 366 femininos) e em 2017*, 396 (259 masculinos e 137 femininos - dados sujeitos a alteração).

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, governo de pernambuco, ist, diagnostico, seminario, sus, sifilis
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Quero Fazer oferta testes de sífilis e HIV

    | Saúde

    tete HIV Sífilis  

    Nesta semana, ações serão realizadas no Recife e em Jaboatão

    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), continua reforçando a importância da prevenção e da detecção precoces da sífilis e do HIV. Para isso, o trailer do projetoQuero Fazer programou duas ações externas de testagem e aconselhamento das doenças. A primeira será nesta terça-feira (16.01), a partir das 17h, na Academia da Cidade da Av. Brasília Formosa, Brasília Teimosa, no Recife. Já na quinta-feira (18.01), também a partir das 17h, a atividade será na Praça do Viaduto Geraldo Melo, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Em ambos os dias, a capacidade será de 70 atendimentos.

    As testagens, gratuitas, duram, em média, 30 minutos, tempo para realizar os exames e para o aconselhamento. Em casos positivos, é feito o encaminhamento do paciente para o tratamento em algum serviço de referência. Durante as ações, ainda serão entregues camisinhas e gel lubrificante. O projeto Quero Fazer é uma realização do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/HV) em parceria com a Aids Healthcare Foundation (AHF).

    DADOS – Em Pernambuco, desde o início das notificações de Aids, no ano de 1983, até 24.10.2017, foram registrados 25.218 casos, sendo 16.344 no público masculino e 8.874 no feminino. Em 2016 foram 1.104 (738 masculinos e 366 femininos) e em 2017*, 396 (259 masculinos e 137 femininos - dados sujeitos a alteração).

    Já em relação à sífilis, em 2017, foram 2.684 casos da adquirida (público em geral), 1.341 em gestantes e 1.612 congênita (transmissão da mãe para o filho durante a gestação).

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Recife
    Assuntos: ses, governo de pernambuco, açao de conscientizaçao, prevençao, teste gratis, ist
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começa a construção da Upinha 24h que vai garantir mais saúde à população da Várzea

    | Saúde

    Governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio assinaram hoje a ordem de serviço do início das obras, um investimento de R$ 2,8 milhões que beneficiará 8 mil recifenses

    O governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, assinaram, na noite desta quarta-feira (10.01), a Ordem de Serviço da Upinha Vila Arraes, no bairro da Várzea. O terreno onde será construído o equipamento foi cedido pelo Governo de Pernambuco e está localizado na Avenida Afonso Olindense, vizinho à sede da Secretaria de Educação do Estado. Com um investimento de R$ 2.846.697,07, a Upinha contemplará mais de 8 mil pernambucanos das comunidades Campo do Banco e Sítio dos Lotes.

    “Estamos iniciando o ano com condição e capacidade de tirar obras importantes do papel. Vamos entregar um sonho antigo à comunidade da Várzea: de ter o seu bem e a saúde garantida. A Upinha Vila Arraes servirá a esse bairro e a muitas outras comunidades, atuando na melhoria da saúde dos seus familiares. Cuidar da saúde é a certeza de que vamos ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou o governador Paulo Câmara, destacando que o Governo do Estado continuará realizando parceria com a Prefeitura do Recife em favor de Pernambuco.

    O prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltou a importância da obra para a comunidade da Várzea e celebrou a conquista para o povo. “Essa é uma obra sonhada pela comunidade da Várzea que vai trazer mais saúde de qualidade. Nós temos que fazer aquilo que o povo precisa, mas se o Governo do Estado não tivesse cedido o terreno e se o povo não tivesse lutado, não teríamos como fazer essa obra”, pontuou o gestor municipal.

    Com 734,71 m² de área construída, a Upinha  24h Vila Arraes irá disponibilizar duas Equipes de Saúde da Família, totalizando dois médicos, dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem e dez agentes comunitários de saúde. Além disso, terá uma Equipe de Saúde Bucal, composta por um dentista. As Upinhas oferecem horário para as consultas, das 8h às 19h. Das 19h às 7h o atendimento é direcionado aos casos de urgência.
    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, governo de pernambuco, paulo camara, prefeitura do recife, upinha, ordem de serviço
    Compartilhe: Link para o post:
  • A administração de Fernando de Noronha inaugurou requalificação do prédio do PSF

    | Saúde

     Dois Irmãos

    A administração de Fernando de Noronha inaugurou, na manhã da última terça-feira (2), a requalificação e ampliação do prédio da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Dois Irmãos. A obra foi realiza em parceria com o Governo do Estado, onde foram investidos R$ 1.416.125,21. A unidade foi entregue a comunidade pelo administrador da Ilha, Luís Eduardo e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    Luís Eduardo aproveitou a oportunidade para agradecer e se despedir, enquanto gestor, da população e dos conselheiros distritais. O administrador ressaltou que gostaria de ter trabalhado muito mais pela comunidade, mas que a burocracia do serviço público engessou e travou muitos projetos. Entretanto, adiantou que a administração trabalhou o que foi possível. “Quando passava pela frente desse prédio via um local abandonado, cheio de lama e buracos, decidimos reformar porque a saúde de Noronha merece”, disse.

    A reforma visa melhorar o uso do imóvel e otimizar o atendimento à população nos serviços prestados no local. Entre eles, a ampliação do número de consultórios, implantação da sala de procedimentos, sala de psicologia, farmácia, odontologia, fonoaudiologia, nebulização, ginásio terapêutico, uma moderna sala de vacina, ampla sala de recepção, área de estacionamento e paisagismo.

    Ele também informou que o piso especial para ser aplicado em unidades de saúde, bem como um deck de madeira, está vindo de barco e que os móveis e equipamentos já estão todos na unidade. “Dentro de uns 20 dias a unidade estará funcionando. Quero agradecer e dizer que sempre estarei aqui. Voltarei de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido”, finalizou.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, governo de pernambuco, psf, seturel
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital de Câncer abre inscrição de especialização

    | Saúde

    hospital do câncer  

    Formar especialistas em uro-oncologia. Esse é o objetivo do Programa de Fellowship em Urologia Oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), que está com as inscrições abertas até o dia 16 de fevereiro. O critério para participar do processo seletivo é ter residência médica concluída em cirurgia geral e em urologia.
     
    O candidato aprovado vivenciará durante 12 meses as rotinas de atendimento ambulatorial e da área cirúrgica, tudo isso com o acompanhamento da equipe de Urologia do hospital, que é formada por oito médicos. “O fellowship passará por uma verdadeira imersão em Uro-Oncologia no HCP e terá acesso a rotinas de tratamento de vários tipos de cânceres, como próstata, pênis e os das vias urinárias”, destaca o urologista e coordenador do programa, Luiz Henrique Araújo, .
     
    Dentre as atividades programáticas, está também a participação de reuniões científicas semanais para a discussão de artigos e casos clínicos. Segundo Luiz Henrique, outro aspecto bastante atrativo desse programa é a possibilidade de ter contato com outras áreas dentro da oncologia. “Atuamos de forma integrada com a oncologia clínica, a radioterapia e patologia, por exemplo. Então o médico poderá aproveitar esses momentos para absorver outros conhecimentos”, reforça o médico.
     
    INSCRIÇÕES – Os interessados em participar do processo seletivo deverão enviar um e-mail para ensinoepesquisa@hcp.org.br até o dia 16 de fevereiro, com o currículo atualizado, carta de intenção e informações pessoais (data de nascimento, RG e CPF). Análise curricular e entrevista com os selecionados são as outras etapas da seleção. O resultado final será divulgado até o dia 05 de março no site www.hcp.org.br. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3217.8197.
    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, hospital do cancer de pernambuco, inscrição de especializacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mestre Vitalino oferta vagas para pessoas com deficiência

    | Saúde

    mestre vitalino  

    O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, está recrutando profissionais para preenchimento de vagas destinadas às pessoas com deficiência.  As ofertas são para porteiro, auxiliar administrativo, técnico em segurança do trabalho e nutricionista.

    Vale lembrar que todas as vagas são para pessoas com deficiência comprovada em laudo médico. Os interessados devem encaminhar seus currículos para o email rh.hmv@hospitaldotricentenario.com.br ou deixar na própria recepção da unidade que fica na Avenida Amazonas, 175, bairro Universitário, BR 104, sentido Toritama.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: ses, hospital mestre vitalino, inclusao, vagas, pessoas com deficiencia
    Compartilhe: Link para o post: