A-

A+

Primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra é advogada e política pernambucana - com forte atuação no interior do Estado.

Primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra é advogada e política pernambucana – com forte atuação no interior do Estado. Ela é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, é viúva e tem dois filhos: João e Fernando (Nando). Foi eleita em outubro de 2022 e tem Priscila Krause como sua vice-governadora.

Raquel também foi a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru e, logo após, reeleita. Foi deputada estadual por dois mandatos, bem como secretária de Infância e Juventude.

Servidora pública por vocação, ainda muito jovem foi aprovada em concurso público para delegada da Polícia Federal. Foi concursada também do Banco do Nordeste – ainda durante a faculdade – e da Procuradoria do Estado de Pernambuco. De 2007 a 2010, no primeiro governo de Eduardo Campos, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governador.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi presidente da Comissão de Justiça, onde utilizou os conhecimentos como advogada e procuradora para liderar esta que é a comissão mais importante da Casa.

Raquel deixou a Prefeitura de Caruaru em abril de 2022, com mais de 70% de aprovação popular, resultado de diversas ações que realizou no município, a exemplo do Juntos pela Segurança, programa de segurança pública que reduziu os índices de homicídios em mais de 50%, e também a ampliação de 5 mil para mais de 10 mil vagas de creches e ensino infantil.

Informações gerais

Nome completo: Raquel Teixeira Lyra Lucena
Nascimento: 02 dezembro de 1978.
Filhos: João Lyra (12 anos) e Fernando Lyra (10 anos)

Outros links

Vídeos