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Pernambuco

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 Nesta quarta-feira (30), o sistema de compartilhamento de bicicletas BikePE recebe 100 novos veículos que serão integrados às estações já em operação no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O recebimento das novas bicicletas será realizado no Parque da Jaqueira, onde está a segunda estação com maior retirada de veículos, ficando atrás apenas da estação Boulevard Rio Branco – local onde foi realizada a entrega de 60 bicicletas em fevereiro.

As novas bicicletas serão colocadas nas estações do centro do Recife (Santo Amaro, Santo Antônio, Boa Vista e Recife Antigo) por apresentarem maior demanda dos usuários. Mas, pela natureza do serviço, podem “flutuar” para outras estações nos dias seguintes sendo distribuídas naturalmente nas regiões atendidas. Agora o sistema passa a operar com 960 bicicletas e 90 estações. Cada uma delas realiza, em média, quatro viagens por dia e os usuários as utilizam por, em média, 30 minutos.

Atualmente o Bike PE conta com 19.105 clientes ativos distribuídos entre os planos avulso (R$ 3,40 por 30 min), diário (R$ 8,00 por 60 min, sendo 120 min nos domingos e feriados), mensal (R$ 29,90 por 60 min, sendo 120 min nos domingos e feriados) e anual (R$ 239,90 por 60 min, sendo 120 min nos domingos e feriados).

A TemBici opera o sistema BikePE, que tem patrocínio do banco Itaú e gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco. Líder em micromobilidade na América Latina, é responsável por mais de 60 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. O recebimento das bikes estava previsto para o final de abril, mas foi antecipado em um mês graças à articulação da Secretaria Executiva de Políticas Urbanas da Seduh.

Escritório da Bicicleta – Também nesta quarta, será apresentado o Projeto de Lei que instituirá o Conselho Consultivo Escritório da Bicicleta. Formado por cicloativistas, acadêmicos, prefeituras e órgãos do estado para o assessoramento da ciclomobilidade em Pernambuco, o organismo assessorará a coordenação das tarefas internas de ciclomobilidade e terá as funções de promover o uso da bicicleta. O papel do Conselho Consultivo Escritório da Bicicleta será o de dar o apoio necessário às prefeituras para garantir que a infraestrutura cicloviária a implantar seja feita de acordo com os parâmetros de desenho e qualidade estabelecidos no PDC.

Termo de cooperação - A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) assina termo de cooperação técnica com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para desenvolver ações que possibilitem a ampliação e melhoria na infraestrutura cicloviária da cidade do Recife, para que os ciclistas tenham mais segurança viária, além de estimular o uso da bicicleta nos deslocamentos cotidianos da população.

O plano de trabalho prevê três eixos: adequação dos ciclos existentes e implantação de novos; instalação de paraciclos; e realização de campanhas educativas. As vias que serão contempladas com o termo de cooperação técnica para adequação e implantação de novos ciclos são:
 Rua Professor Othon Paraíso
 Avenida Boa Viagem
 Avenida Professor José dos Anjos
 Ciclovia Camilo Simões
 Ciclofaixa de Brasília Teimosa
 Ciclofaixa do Canal do Cavouco

A intenção é dotar as vias de maior segurança para que os ciclistas possam utilizar com maior frequência, apontando as necessidades de cada trecho (segregador, gradil, parapé, balizadores, sinalização horizontal e vertical) e realizando a manutenção dos espaços. A aquisição e implantação dos dispositivos – inclusive paraciclos – caberão ao Governo de Pernambuco, através da Seduh, após celebração de convênio. O termo ainda prevê a realização de campanhas educativas voltadas à conscientização de motoristas de veículos motorizados sobre o respeito aos pedestres e ciclistas.


 

Equipamento inaugurado pelo governador Paulo Câmara vai tornar mais eficiente o monitoramento, garantindo respostas mais ágeis aos órgãos responsáveis pelo controle ambiental

O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta terça-feira (08.03), as novas instalações do Laboratório Professor Adaucto da Silva Teixeira. Com investimento de R$ 5,3 milhões, o equipamento, localizado na Praça Farias de Neves, no bairro de Dois Irmãos, zona norte do Recife, vai ampliar o trabalho de análise físico-química e bacteriológica para a água, além de proporcionar mais celeridade nas respostas do monitoramento da qualidade das águas dos rios, praias (balneabilidade) e reservatórios do Estado.

“Temos a preocupação de providenciar as ferramentas necessárias para tudo que precisa ser fiscalizado, controlado e planejado em Pernambuco. O laboratório está equipado para dar respostas rápidas a tudo aquilo que precisa ser feito para que as pessoas possam, efetivamente, saber que moram em um Estado que faz um controle adequado dos seus recursos hídricos e da qualidade do ar”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o laboratório tem um destaque especial, por ter dado origem à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em 196. Com a inauguração do novo equipamento, o laboratório de análise de ar e da qualidade do solo também será reativado. “Com isso, somado ao que já se faz em termos de análise de água e de um cuidado geral do meio ambiente, a CPRH se tornará um equipamento de referência para os municípios, empresas e também para o Governo do Estado”, explicou Bertotti.

O novo laboratório conta com mil metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, com 22 salas onde serão distribuídos os setores administrativos (recepção, sala de reuniões, gerências), o setor de amostragem e o setor de biologia (laboratórios de microbiologia e hidrobiologia) e de físico-química. “A construção do prédio do laboratório representa uma conquista muito grande para o estado de Pernambuco e para a CPRH”, disse o diretor-presidente da agência, Djalma Paes.

Também participaram da inauguração a vice-governadora Luciana Santos; a secretária-executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inamara Mélo; a presidente da Compesa, Manuela Marinho; a procuradora do Ministério Público de Pernambuco, Cristiane Roberta; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota; e o secretário de Meio Ambiente do Recife, Carlos Ribeiro.

 

 

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CHAMAMENTO PÚBLICO DA SECRETARIA DE IMPRENSA DO ESTADO

Objeto: Dispensa Emergencial para contratação de empresa para prestação de serviços especializados de locação de 34 (trinta e quatro) estações de trabalho com manutenção corretiva, com as seguintes especificações:

MICRO COMPUTADOR BÁSICO COM WINDOWS, PLACA DE REDE SEM FIO e ESTABILIZADOR.

As propostas deverão ser apresentadas até o dia 13/01/2022 às 13h00min, no site www.peintegrado.pe.gov.br. Outras informações deverão ser solicitadas a Comissão Permanente de Licitações - CPL/SEI, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (81) 3183-7406.

 

Na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, governador entregou aos deputados o relatório das ações de 2021 da sua administração e fez projeções para o último de mandato

O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (01.02), por meio de videoconferência, da solenidade de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e apresentou formalmente aos parlamentares o Relatório da Ação do Governo referente ao exercício de 2021. De acordo com o governador, mais que uma prestação de contas prevista na Constituição do Estado, o documento representa a reafirmação dos compromissos assumidos com a população em relação ao acesso a informações legítimas e transparentes.

Paulo Câmara agradeceu a parceria da Alepe e dos demais poderes do Estado e fez um breve resumo dos desafios e avanços registrados durante sua gestão, com ações em diversas áreas, como educação, segurança pública, saúde e assistência social, entre outras. “São apenas alguns aspectos a serem destacados ao rememorar uma trajetória de quase oito anos, com muitos desafios ainda a vencer, mas com marcos importantes a serem lembrados por todos”, pontuou, acrescentando que este ano as projeções são de que o Estado registre um recorde nos investimentos.

O governador reafirmou ainda que Pernambuco sempre acompanhou atentamente o desenrolar da pandemia do novo coronavírus, adotando ações enérgicas para combater seus efeitos, com base nas recomendações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, criado no início de 2020. “Todas as medidas adotadas sempre foram precedidas de muito diálogo com os segmentos envolvidos, a exemplo dos poderes constituídos, especialistas em saúde, universidades, prefeitos e entidades da sociedade civil, no intuito comum de salvaguardar a vida dos pernambucanos”, frisou.

O relatório também detalha o Plano Retomada, com mais de mil ações realizadas, nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado, orçadas em aproximadamente R$ 3,1 bilhões. O governador observou que a iniciativa já mostrou os primeiros resultados concretos, com Pernambuco registrando, em 2021, o maior saldo de geração de empregos dos últimos dez anos, com quase 90 mil novos postos de trabalho.

Finalizando sua participação, Paulo Câmara elencou as medidas exitosas empreendidas ao longo da sua administração para promover o equilíbrio das contas e o controle de gastos, sem prejuízo para as políticas públicas, permitindo retomar as operações de crédito no mercado nacional e internacional e ampliar o horizonte de investimentos. “Neste momento em que iniciamos o último ano do mandato, gostaríamos de reiterar nossa permanente disposição de luta, capacidade de trabalho e abertura ao diálogo institucional e com a sociedade, honrando os compromissos assumidos e mirando um futuro cada vez melhor para a nossa gente”, concluiu o governador.

 

 

 

O PE Livre Acesso também irá beneficiar pessoas com autismo e microcefalia. A assinatura ocorreu nesta segunda-feira (27.12)

O governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (27.12), o decreto nº 52.060 que regulamenta a Lei 12.045, de 17 de julho de 2001, e assegura a gratuidade às pessoas com autismo, microcefalia e deficiência - física, visual, auditiva e mental -, nos transportes coletivos intermunicipais. O PE Livre Acesso será viabilizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que será responsável por emitir as carteiras de identificação dos usuários.

A iniciativa beneficiará aproximadamente 182 mil pessoas. "É uma lei muito importante que precisava ser regulamentada e que coloca em prática a gratuidade no transporte público intermunicipal. Nós estamos garantindo o ir e vir das pessoas com deficiência, autismo e microcefalia dentro de políticas sociais que estamos implementando em nosso Estado", destacou Paulo Câmara durante a assinatura do decreto, que também contou com a presença da procuradora-chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo ao governador, Rosana Wanderley.

Em cada viagem intermunicipal, as empresas de transporte coletivo devem fornecer até duas vagas para pessoas com deficiência ou uma vaga para o beneficiado e seu respectivo acompanhante, sinalizadas nos primeiros lugares dos veículos. O descumprimento da lei acarretará em multa de R$ 1.000,00 quando da primeira autuação de infração, até o cancelamento definitivo da concessão, caso a reincidência persista, com o devido procedimento administrativo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, a gratuidade é um direito básico da população, sobretudo aos que estão em situação de vulnerabilidade social. "Essa é uma luta importante do segmento, que a gestão estadual abraçou e trabalhou para conceder”, frisou.

As solicitações deverão ser feitas no site da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude ((www.sdscj.pe.gov.br) e as retiradas das carteiras de identificação serão realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência do beneficiado. O prazo para análise e emissão do cartão é de até 30 dias, a partir do recebimento da documentação pela equipe da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). A Carteira tem validade de dois anos, a partir da data da emissão.