Governo do estado de
Pernambuco

Blog

Publicado: Sexta, 12 Novembro 2021 14:41

Luciana Santos prestigia abertura de evento em alusão ao mês da Consciência Negra

Cultura

Realizado no Cais do Sertão, encontro visa debater temas como igualdade racial, racismo institucional e outras questões relacionadas

A governadora em exercício Luciana Santos participou, na tarde desta quarta-feira (10.11), da abertura do evento Novembro da Consciência, que tem como tema “Negros em movimento, uma luta de todos e todas”. A iniciativa marca o mês da Consciência Negra e objetiva dar visibilidade às questões que envolvem a negritude, promovendo um debate sobre questões como igualdade racial, combate ao preconceito, desafios de ser negro no Brasil e racismos institucional e estrutural. O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), aconteceu no Centro Cultural Cais do Sertão, no bairro do Recife.

“Nossa intenção aqui é de fortalecer as nossas políticas públicas. A combinação entre boas iniciativas de enfrentamento associadas à elevação da consciência da desigualdade e do racismo é uma necessidade para que possamos fazer uma reparação histórica. Dessa forma podemos fortalecer e abrir horizontes para uma nação verdadeiramente democrática e inclusiva”, pontuou Luciana Santos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, o evento trouxe informação e conhecimento para a população em geral, além de promover diálogo entre a gestão estadual e o movimento negro. “Com a discussão das problemáticas atuais que impactam a população negra no Estado, o encontro também vai garantir a escuta qualificada. O objetivo desse momento é ter o embasamento necessário para construir de forma coletiva nossas ações neste âmbito”, afirmou.

Ao longo da tarde, o encontro contou com apresentação cultural e cinco mesas de debate. Também participaram da abertura o secretário de Saúde, André Longo; a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra; a coordenadora Estadual da Igualdade Racial, Mãe Lucia; o secretário executivo de Juventude do Recife, Marconi Ribeiro; e o coordenador do Programa de Enfrentamento à Intolerância da Polícia Militar, Major Eduardo Scanoni.