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Esculturas trazem fotos e informações de destinos locais, além de obra de arte exclusiva de artistas do Estado. Ação aquece o público para a exposição interativa Bora Pernambucar, que acontecerá no RioMar em março

Recife, 22 de fevereiro de 2022 – A terça-feira começou com novidade pelas ruas do Recife, numa iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur. Depois do Roadshow Nordeste Arretado, que contemplou 14 destinos brasileiros, e no mesmo dia do início do Roadshow Bora Pernambucar, que visitará também 14 cidades a partir de hoje, só que dentro do Estado, a ação promocional Passaporte Pernambuco Gigante ganha as ruas da capital.

Diversos pontos turísticos do Recife e de Olinda ganharão versões em tamanho mega do Passaporte Pernambuco, contendo, de um lado, informações de destinos turísticos de todo o Estado; e do outro, obra de um artista plástico pernambucano feita especialmente para o projeto. Os dois primeiros foram instalados no Bairro do Recife: no Marco Zero, na entrada do Centro de Artesanato de Pernambuco, e na Praça do Arsenal da Marinha.

Além de reforçar a divulgação do Passaporte Pernambuco, documento de valor meramente afetivo lançado pelo Turismo do Estado, a iniciativa dá o start para a exposição interativa Bora Pernambucar, que ocupará o Riomar Shopping de 8 a 28 de março. Para o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, a ação é mais uma ferramenta para o fortalecimento da interiorização do turismo local, foco de todas as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no Turismo nos últimos três anos.

“O Passaporte Pernambuco se tornou um objeto de desejo para  os pernambucanos e visitantes, e a versão gigante irá estimular ainda mais as pessoas a irem aos centros de atendimento ao turista buscar o seu passaporte, viajar pelo Estado em busca dos carimbos e postar fotos nas redes sociais, ajudando a divulgar os destinos. Vamos ter um roteiro de passaportes espalhados por Olinda e Recife, com obras de arte exclusivas e dicas de destinos, para dar aquela vontade de sair pernambucando”, destaca Novaes.

Entre os locais escolhidos para receber o Passaporte Gigante estão o Parque da Jaqueira, a Rua da Aurora, o Aeroporto do Recife, o Parque Dona Lindu, o Segundo Jardim de Boa Viagem e o Alto da Sé, em Olinda.

“Sabemos que o Passaporte Pernambuco virou objeto de desejo dos turistas e moradores. Agora, temos ele em versões gigantes, que serão doadas, num segundo momento, a municípios do interior do Estado, como forma de criar um atrativo a mais nas cidades”, explica o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

A escultura tem 2,20 metros de altura por 1,20m de base e é confeccionada com material resistente à chuva e ao sol intenso. Cada Passaporte Gigante inclui foto e texto informativo de um destino pernambucano. Bonito, Buíque, Igarassu, Itamaracá, Pesqueira, Petrolândia, Porto de Galinhas, Triunfo, São José da Coroa Grande e São Benedito do Sul são destinos retratados.

“Temos a certeza de que essas versões mega do Passaporte Pernambuco vão cair no gosto dos pernambucanos. Um dos trunfos do Bora Pernambucar foi despertar justamente em cada morador a ideia de pertencimento, de valorização do lugar onde se mora. Pernambuco tem um passaporte próprio, gratuito, que todo mundo tem acesso, e agora, ele está lá grandão, nas ruas, trazendo informações sobre lugares massa de visitar e obras de arte lindíssimas. Estamos divulgando os destinos e a arte local, e ainda criando pontos instagramáveis na Região Metropolitana para fortalecer a divulgação nas redes sociais”, reforça a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.  

Na parte que seria a contracapa do livreto em tamanho mega, foram colocadas obras de artistas plásticos pernambucanos, que tiveram como inspiração a cultura e as belezas de atrativos do Litoral ao Sertão do Estado. Participam do projeto nomes como Dani Acioli, Carla Lima, Galo de Souza, Manoel Quitério, Johny Cavalcante, Vacilante, Priscila Lins, Jota ZerOFF, Andrea Tom e Arbos.

Pernambuco possui uma imagem turística consolidada no mercado nacional e, em meio à pandemia, segue como um dos mais bem-sucedidos na retomada turística. Com o objetivo de transformar o Estado num destino ainda mais representativo, oferecendo serviços e mão de obra qualificados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, anuncia o Plano Estratégico para o Turismo de Aventura e uma formação para o segmento de turismo criativo.

Ambas ações são destinadas aos gestores municipais e ao trade das regiões. A primeira das iniciativas inicia os trabalhos já nesta quinta e sexta-feiras, às 9h, na Sala Caruaru, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

“O desenvolvimento do plano estratégico de turismo de aventura servirá para identificar as necessidades de organização, estruturação e requalificação das atividades em todo o Estado, a partir da análise profissional sobre o que já é oferecido e também do olhar sobre o que tem grande potencial e ainda não é trabalhado. Já com relação ao turismo criativo, estamos oferecendo uma capacitação para que novos produtos sejam criados, inovando a oferta turística das cidades”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O Plano Estratégico para o Turismo de Aventura é realizado em parceria com a Adventure Travel Trade Association – ATTA, entidade internacional especializada no gênero, e tem o objetivo de pensar o setor com foco nos mercados nacional e internacional, desenvolvendo atividades que visam alinhar e educar empresas públicas e privadas, permitindo a priorização de produtos com foco em tendências e demandas do mercado. Um dos produtos a serem oferecidos é um relatório estratégico para apoiar o futuro do destino no turismo sustentável.

A ação está prevista para ser concluída em junho de 2022 e será dividida em três fases, contemplando 33 municípios. São eles: Alagoinha, Bezerros, Bonito, Buíque, Brejo da Madre de Deus, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Gravatá, Goiana, Ibimirim, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Pedra, Petrolândia, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Sirinhaém, Venturosa, Vicência,Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Triunfo.

A iniciativa será iniciada com treinamento presencial, nesta quinta-feira, apresentando as principais tendências do setor. O treinamento inclui ainda workshop, quando serão desenvolvidos produtos e selecionados destinos com especial potencial para o turismo de aventura. Numa segunda etapa, será promovida visita técnica aos destinos para conhecer os produtos já ofertados. A última parte será a entrega do relatório final que deverá traçar o panorama do turismo de aventura no Estado.l.

Com potencial imenso para o turismo de aventura, Pernambuco já oferece experiências como rapel, vôo-livre, mergulho, trilhas, arvorismo e tirolesa, em destinos como Bonito, Bezerros, Buíque, Gravatá, Recife, Fernando de Noronha, Petrolândia, Igarassu, Serra Talhada, Triunfo, Vicência, entre outros.

Já na área de turismo criativo, será oferecido, em conjunto com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), ao qual está ligado a Recria – Rede Nacional de Turismo Criativo, o curso de Formação para a Inovação da Oferta Turística do Interior de Pernambuco. Será em formato de uma capacitação técnica para incentivo à criação de novas iniciativas e da elaboração de rotas integradas entre destinos. A ideia é estimular empreendedores locais na criação de produtos e serviços.

“O Recife é um dos destinos pernambucanos que já trabalham bem o turismo criativo, conta com várias iniciativas e roteiros neste segmento. Agora é a vez de despertar o interior do Estado para esta tendência, que é uma das que mais cresce em todo o mundo. Estamos muito felizes em iniciar o ano de 2022 com este projeto e também planejando o turismo de aventura no Estado”, comenta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

O IADH é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), que tem como missão desenvolver capacidades de pessoas e organizações em estratégias e processos de desenvolvimento local sustentável, atuando desde 2003.

A formação em turismo criativo será iniciada em 18 de fevereiro, de forma online, como preparação para a realização de jornadas criativas, visando o desenvolvimento de produtos e serviços com valor agregado. Serão contempladas 28 cidades, divididas em quatro grupos. São eles: Grupo 1 (Lagoa do Carro, Vicência, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Macaparana, Timbaúba e São Vicente Férrer); Grupo 2 (Sairé, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Agrestina, Panelas e São Joaquim do Monte); Grupo 3 (Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Riacho das Almas, Jataúba e Brejo da Madre de Deus) e Grupo 4 (São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia e Ibimirim). Também serão realizadas reuniões online antes dos encontros presenciais.

Início das obras está previsto para o final de 2021 e começo de 2022, gerando mais empregos diretos nos três municípios do interior do Estado 

O governador Paulo Câmara fechou, nesta quarta-feira (04.08), uma parceria com o grupo Accor, especializado em hospitalidade, e a operadora hoteleira Stelar, para construção de três novos hotéis da rede Ibis que, somados, terão 352 apartamentos. Os empreendimentos serão erguidos nos municípios de Caruaru (Agreste), Serra Talhada (Sertão do Pajeú), e Petrolina (Sertão do São Francisco), com investimentos totais na ordem de R$ 90 milhões.

Em Petrolina, serão 140 apartamentos da marca Ibis Styles. Já Caruaru contará com 120 unidades construídas pela empresa CP., e em Serra Talhada, a responsável pela construção dos 92 apartamentos será a Jodibe Empreendimentos. “Estamos muito felizes em fazer esse anúncio. As construções dos três hotéis, além de incentivar o turismo, também vai gerar empregos diretos nos três municípios, localizados no interior do nosso Estado. Seguimos firmes e empenhados em busca de parcerias para que Pernambuco continue crescendo”, pontuou Paulo Câmara.

O início das obras está previsto para o final de 2021 e começo de 2022. “O anúncio dos três novos hotéis, que vão operar com a bandeira do Ibis, fortalece ainda mais essa retomada do turismo. Pernambuco ganha o reforço de 352 apartamentos na hotelaria, em cidades que são polos de negócios e cultura, como Serra Talhada e Caruaru, que contam agora com voos regionais, além de Petrolina, que já tem um bom fluxo turístico. É mais emprego no turismo e, em breve, mais visitantes circulando pelo interior do Estado”, salientou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Além do governador e do secretário, estiveram presentes ao encontro o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antonio Neves Baptista; o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul, Abel Castro; o gerente de Desenvolvimento Accor Brasil, Henrique Martins; Marcelo Duque, que atua na área de varejo e estruturação de negócios imobiliários; Rafael Amaral, arquiteto e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE); e o empresário Felipe Haeckel, um dos fundadores da operadora Stelar.

 

Ao todo, serão 628 voos semanais em Pernambuco, cerca de oito mil movimentos, com oferta de um milhão de assentos

O governador Paulo Câmara anunciou, na tarde desta segunda-feira (04.10), a maior malha de voos da Azul em Pernambuco e região Nordeste já consolidada para a alta temporada de verão. Ao todo, serão 628 voos semanais no Estado – 593 deles partindo do Recife para capitais brasileiras, além de outras cidades do interior do País – com dez novas rotas operadas na capital pernambucana e cerca de oito mil movimentos, entre pousos e decolagens, totalizando uma oferta de um milhão de assentos.

Durante o evento, o governador destacou a importância do aumento da malha aérea no Estado. “Nós já tínhamos essa parceria se consolidando com a empresa Azul, e ela vem se ampliando. Se nós olharmos para cinco anos atrás, tínhamos menos de vinte destinos entre Recife e demais municípios brasileiros. Hoje, já são mais de quarenta destinos, ou seja, nós mais que dobramos. Quanto mais voos vindos ao Recife ou passando pelo Recife, mais se abrem oportunidades de geração de renda, de que as pessoas que passam por aqui deixem divisas, ou seja, movimentem a economia. E a gente vê na retomada essa oportunidade. O turismo movimenta toda uma cadeia”, ressaltou Paulo Câmara.

Na comparação com anos anteriores, o crescimento é superior a 15% no número de voos operados na capital e 17% superior ao número de assentos oferecidos no último verão. Além do incremento de voos em rotas que já são operadas, entre dezembro e o fim de janeiro de 2022 a Azul terá voos sazonais do Recife para Boa Vista (Roraima), Macapá (Amapá), Santarém (Pará), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Porto Velho (Rondônia), Curitiba (Paraná), Florianópolis (Santa Catarina), Londrina (Paraná), Galeão (Rio de Janeiro) e Jericoacoara (Ceará), chegando a 42 destinos no total.

A operação é um marco histórico para a Azul e para Pernambuco, visto que nenhuma companhia aérea deteve uma operação dessa magnitude na história do Estado e da região Nordeste. O secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, afirmou que a nova oferta é a consolidação de uma política bem feita de atração de voos, aumentando a conectividade do Recife e de Pernambuco com outras cidades do País.

“A gente vai avançar agora no mês de dezembro para quarenta e dois municípios, dez novos destinos e mais Serra Talhada e Caruaru, também um avanço importante no que diz respeito à aviação regional. Existe a perspectiva de podermos operar pela Azul para Garanhuns e Araripina já nos próximos meses, mas a boa novidade é de contarmos com a alta temporada com uma conectividade ainda maior”, afirmou Novaes.

“Há cinco anos a Azul estava buscando uma localidade mais apropriada para criar o centro de conexões aqui do Nordeste. Na época, existia uma grande disposição do Governo do Estado em investir nisso. Então, foi uma parceria construída a quatro mãos. Mas, além disso, Recife também tem uma vantagem geográfica, está no centro do Nordeste. Então, para a gente que queria construir essa conectividade com toda a região, isso também faz a diferença. Além da economia de Pernambuco, que há cinco anos já estava em ascensão e continua, com algumas obras de grande porte”, disse o diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento Ribeiro.

Estiveram presentes ao evento desta segunda-feira o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes; o diretor presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Antônio Neves Baptista; a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça; o prefeito do Recife, João Campos; a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula; além do vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shaah, e do diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

 

 

Projeto Pernambulando, site novo e publicidade online formam o conjunto de ações anunciadas nesta terça-feira pelo secretário Rodrigo Novaes em live.

Recife, 15 de junho de 2021 – A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur promoveram live, na manhã desta terça-feira, para anunciar novidades do Bora Pernambucar, o programa de interiorização do Turismo do Estado para a imprensa. Com foco na preparação de municípios para a retomada do setor no segundo semestre, foram apresentados o projeto Pernambulando, o novo design no site Bora Pernambucar e a programação de divulgação online do destino Pernambuco.

O encontro virtual contou com a presença do Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e do presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, “É com muita expectativa que apresentamos essa nova etapa do Bora Pernambucar, uma iniciativa que muito nos orgulha, por ter conseguido de fato despertar o interesse dos pernambucanos por viajar pelo Estado. Durante todo este tempo de pandemia, seguimos trabalhando para uma retomada gradual e segura neste segundo semestre. E agora apresentamos nosso novo site, a campanha de mídia focada em redes sociais e em revistas de turismo, ação nos voos da Azul e o Pernambulando, que vai estruturar as cidades que ainda não possuem CAT”, detalha o secretário Rodrigo Novaes.

Nova menina dos olhos do Bora Pernambucar, o Pernambulando vai funcionar como um ponto móvel de divulgação das atrações turísticas dos municípios. Em formato de carroça, ele tem estrutura móvel, podendo ser facilmente levado a eventos, espaços diversos, possibilitando que a cidade utilize-o da melhor forma que desejar. O nome deste “centro de atendimento volante” traduz a ideia do caminhar, andar por diferentes locais, sem rumo, e ao mesmo tempo, tendo Pernambuco como destino certo.

Inicialmente, 23 municípios das três regiões receberão o novo equipamento: Arcoverde, Águas Belas, Bonito, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Ipojuca (Porto de Galinhas), Lagoa Grande, Palmares, Pesqueira, Petrolândia, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Serra Talhada, Sirinhaém, Tamandaré e Triunfo. Além de um lote do Passaporte Pernambuco, carimbos das cidades e seus atrativos, o Pernambulando terá folheteria atualizada sobre os destinos, o Guia Bora Pernambucar e um tablet acoplado para que os visitantes possam navegar pelo site do programa.

E por falar no site do Bora Pernambucar, está novinho em folha. Além da identidade visual que dá mais visibilidade ao Passaporte Pernambuco, a página oficial do turismo do Estado traz mais informações, fotos e serviços. Agora, 50 municípios são contemplados. Uma das principais novidades é a possibilidade do usuário acessar roteiros integrados, com programação de um a oito dias, por várias cidades. É possível fazer o download da programação da viagem.

Cada aba é referente a um município foi atualizada com dados, novos links de páginas promocionais, atrativos, meios de hospedagem, gastronomia e passeios locais, gerando mais interatividade do usuário com o destino.

A Empetur também deu início a uma nova campanha de mídia digital para divulgar Pernambuco como um destino seguro, dando destaque ao Selo Turismo Seguro, criado pelo Governo do Estado e à certificação internacional, Safe Travels.

A ideia é apresentar Pernambuco como um local seguro para  os turistas que estão pesquisando destinos para viajar. Escolhemos trabalhar com mídias especializadas, redes sociais, além de ação com a Azul, que possui o hub no Aeroporto do Recife. Acreditamos que a campanha ajudará bastante a impulsionar a retomada do turismo local”, pontua o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

As peças serão publicadas nas redes oficiais do Turismo do Estado e em sites e revistas especializadas. Um novo vídeo institucional também foi apresentado, além de ações para divulgação da Azul Linhas Aéreas. Ao longo dos meses de junho e julho, serão feitos speech temáticos (fala do comissário) a bordo de aeronaves, anúncio no site da companhia e no Tapete Azul – tecnologia de realidade aumentada usada para indicar ao passageiro o momento certo de embarcar. Essa última ação foi realizada em 16 portões do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.