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Projeto Pernambulando, site novo e publicidade online formam o conjunto de ações anunciadas nesta terça-feira pelo secretário Rodrigo Novaes em live.

Recife, 15 de junho de 2021 – A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur promoveram live, na manhã desta terça-feira, para anunciar novidades do Bora Pernambucar, o programa de interiorização do Turismo do Estado para a imprensa. Com foco na preparação de municípios para a retomada do setor no segundo semestre, foram apresentados o projeto Pernambulando, o novo design no site Bora Pernambucar e a programação de divulgação online do destino Pernambuco.

O encontro virtual contou com a presença do Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e do presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, “É com muita expectativa que apresentamos essa nova etapa do Bora Pernambucar, uma iniciativa que muito nos orgulha, por ter conseguido de fato despertar o interesse dos pernambucanos por viajar pelo Estado. Durante todo este tempo de pandemia, seguimos trabalhando para uma retomada gradual e segura neste segundo semestre. E agora apresentamos nosso novo site, a campanha de mídia focada em redes sociais e em revistas de turismo, ação nos voos da Azul e o Pernambulando, que vai estruturar as cidades que ainda não possuem CAT”, detalha o secretário Rodrigo Novaes.

Nova menina dos olhos do Bora Pernambucar, o Pernambulando vai funcionar como um ponto móvel de divulgação das atrações turísticas dos municípios. Em formato de carroça, ele tem estrutura móvel, podendo ser facilmente levado a eventos, espaços diversos, possibilitando que a cidade utilize-o da melhor forma que desejar. O nome deste “centro de atendimento volante” traduz a ideia do caminhar, andar por diferentes locais, sem rumo, e ao mesmo tempo, tendo Pernambuco como destino certo.

Inicialmente, 23 municípios das três regiões receberão o novo equipamento: Arcoverde, Águas Belas, Bonito, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Ipojuca (Porto de Galinhas), Lagoa Grande, Palmares, Pesqueira, Petrolândia, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Serra Talhada, Sirinhaém, Tamandaré e Triunfo. Além de um lote do Passaporte Pernambuco, carimbos das cidades e seus atrativos, o Pernambulando terá folheteria atualizada sobre os destinos, o Guia Bora Pernambucar e um tablet acoplado para que os visitantes possam navegar pelo site do programa.

E por falar no site do Bora Pernambucar, está novinho em folha. Além da identidade visual que dá mais visibilidade ao Passaporte Pernambuco, a página oficial do turismo do Estado traz mais informações, fotos e serviços. Agora, 50 municípios são contemplados. Uma das principais novidades é a possibilidade do usuário acessar roteiros integrados, com programação de um a oito dias, por várias cidades. É possível fazer o download da programação da viagem.

Cada aba é referente a um município foi atualizada com dados, novos links de páginas promocionais, atrativos, meios de hospedagem, gastronomia e passeios locais, gerando mais interatividade do usuário com o destino.

A Empetur também deu início a uma nova campanha de mídia digital para divulgar Pernambuco como um destino seguro, dando destaque ao Selo Turismo Seguro, criado pelo Governo do Estado e à certificação internacional, Safe Travels.

A ideia é apresentar Pernambuco como um local seguro para  os turistas que estão pesquisando destinos para viajar. Escolhemos trabalhar com mídias especializadas, redes sociais, além de ação com a Azul, que possui o hub no Aeroporto do Recife. Acreditamos que a campanha ajudará bastante a impulsionar a retomada do turismo local”, pontua o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

As peças serão publicadas nas redes oficiais do Turismo do Estado e em sites e revistas especializadas. Um novo vídeo institucional também foi apresentado, além de ações para divulgação da Azul Linhas Aéreas. Ao longo dos meses de junho e julho, serão feitos speech temáticos (fala do comissário) a bordo de aeronaves, anúncio no site da companhia e no Tapete Azul – tecnologia de realidade aumentada usada para indicar ao passageiro o momento certo de embarcar. Essa última ação foi realizada em 16 portões do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Crédito: Francisco Andrade.

Objetivo é promover Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte de forma unificada, aumentando a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional, gerando emprego e renda para os Estados


Uma nova forma de divulgar o Nordeste. É assim que os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte pretendem de forma unificada promover o turismo na região, aumentando a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional. Além de difundir ainda mais o apelo histórico, cultural e as belezas naturais dos destinos, a iniciativa busca fortalecer a geração de emprego e renda dessas localidades.

Na manhã da última terça-feira, os secretários de estado de Turismo, Rodrigo Novaes (PE) e Ana Costa (RN); a assessora Especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Sandra Villanova, e a presidente da PBTur, Ruth Avelino (PB), apresentaram ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o projeto, que prevê a promoção conjunta com bases no acervo cultural e histórico de cada estado. A conectividade com os principais destinos emissores domésticos e internacionais e a divulgação da grandiosidade de oferta de produtos e serviços turísticos com impactos reais na econômica de cada região são outros focos da ação.

"Sabemos que cada estado é singular, mas compartilham a mesma essência turística: são destinos de sol e praia com forte tradição e apelo histórico-cultural. Além disso, a proximidade geográfica dos quatro estados possibilita que o turista, em uma única viagem, visite diversos destinos, incrementando a permanência média e gerando mais riquezas para a região", disse o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, destaca que os quatros estados propõem uma articulação inovadora, com nova estratégia de ações e um produto importante para o turismo no Brasil. "No momento em que o setor está sendo repensado por causa das leis e regulamentações pela pandemia, essa é uma ação de extrema importância e peculiar, tendo em vista que nunca houve no turismo algo que unisse a cultura, arte, gastronomia e belezas naturais desses quatro estados que são tão importantes para economia turística nordestina. Tenho certeza de que tem tudo pra dar certo", afirmou.

Para a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Costa, a iniciativa de integrar os três estados vizinhos ao Rio Grande do Norte será fundamental para apresentar um produto novo ao mercado. "Promover nosso estado em conjunto com a Paraíba, Pernambuco e Alagoas irá colaborar para a retomada do setor, envolvendo vários atores importantes do turismo nacional e internacional", disse.

O projeto, que será desenvolvido e implementado pela BBG Brasil, já aponta "por meios de estudos com todos os envolvidos" a ênfase em alguns produtos segmentados como, por exemplo, Sol e Mar, Luxo, Ecoturismo e Turismo Rural, Arte, Cultura e Gastronomia. "Todo conceito será baseado nos diferenciais de cada região, como atrativos e locomoção - trechos rodoviários, por exemplo, para quem deseja seguir uma viagem pelos destinos de carro", diz Vitor Bauab, da BBG Brasil.

Outro fato que deve ser levado em conta está ligado à divulgação das principais tendências de sustentabilidade e economicidade neste momento pós-pandemia. "Importantíssima a união dos estados nesse momento em que a pandemia dificultou e continua impactando o turismo. Acredito que dará um grande impulso ao Turismo da Paraíba! Estou muito confiante", enfatiza Ruth Avelino, presidente da PBTur.

Na reunião, o ministro Gilson Machado ainda destacou que ideias como estas "fora da caixa" são fundamentais para promover o turismo no cenário atual. "Acredito que as características turísticas semelhantes e a estrutura de primeiro mundo" hoje são quatro aeroportos internacionais com expectativa para mais um em Maragogi (AL)" são fundamentais para a implementação e sucesso de um projeto de promoção como este", ressalta. "Aliás, este projeto pode ser a referência para que outros estados possam desenvolver também ações de promoção e comercialização conjuntas", finaliza.

Foto: Francisco Andrade.

Crédito: Francisco Andrade.

Live é voltada a capacitar gestores e trade turístico sobre potencialidades e atrativos dos municípios. Encontro será nesta quinta, às 16h, e é preciso fazer inscrição

Difundir os destinos turísticos de Pernambuco de forma a capacitar o trade sobre o potencial e oportunidades em todo o Estado é o propósito do projeto "Conexão Municípios - Famtour Virtual". Nesta quinta-feira, às 16h, o encontro online abordará as potencialidades do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, e de Caruaru, no Agreste do Estado.

O evento é gratuito e busca aproximar destinos e agências de viagens para fortalecer a comercialização de pacotes para cada região. A ação é promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer como parte do projeto Bora Pernambucar.

"Através do Bora Pernambucar, o trade turístico de Pernambuco torna-se cada vez mais qualificado, a partir das orientações fornecidas pela equipe do Bora Pernambucar. O Famtour Virtual é uma chance para que profissionais do setor e gestores municipais se conectem, fortalecendo a atividade turística do litoral ao Sertão", destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. 


Na última semana, o Famtour Virtual tratou sobre as potencialidades turísticas dos municípios de Água Preta, na Mata Sul, e São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. Para o encontro online desta quinta, é preciso fazer inscrição. O link para garantir a vaga é o https://forms.gle/ritYZAj9SyHFbRBZ6.

Foto: Francisco Andrade