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Fernando de Noronha receberá um novo impulso no processo de descarbonização do arquipélago. O governador Paulo Câmara lançou, nesta segunda-feira (21.03), o projeto Trilha Verde, em parceria com a Neoenergia, que irá ampliar a mobilidade elétrica com a inserção de 18 veículos elétricos e a instalação de 12 ecopostos. A iniciativa prevê ainda a construção de mais duas usinas solares, uma delas com sistema de armazenamento para utilização à noite, visando suprir a necessidade da frota, que contará, inclusive, com quatro buggies.
As novas ações de sustentabilidade integram o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além do Governo de Pernambuco, também integram a parceria a Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, CPqD, eiON e Incharge.
“Estamos muito atentos e determinados em avançar na questão do desenvolvimento sustentável no nosso Estado. Agora, temos a oportunidade de aplicar mais essa prática em Fernando de Noronha, visando impulsionar ações como essa em todo o Brasil. Essa iniciativa dialoga com nossas intenções e nos ajuda a garantir um futuro melhor para as novas gerações”, afirmou Paulo Câmara.
Os veículos elétricos serão enviados a Fernando de Noronha e incorporados às principais atividades econômicas da ilha, como trade turístico, administração distrital e à própria operação da Neoenergia. A intenção é avaliar a aderência dos veículos às mais variadas atividades. “Acreditamos que o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento irá impulsionar a sustentabilidade em um ecossistema preservado como Noronha e contribuir de forma determinante com o processo de descarbonização nos variados segmentos econômicos do arquipélago”, destacou o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.
Os 12 novos ecopostos previstos no projeto serão instalados em locais estratégicos da ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. Serão oito pontos com potência de 22 KW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 KW. As duas últimas unidades terão suporte V2G, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para retornar a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares.
Até o final de 2023, os veículos elétricos e os recursos energéticos utilizados no projeto serão analisados. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, será confeccionado um mapa para orientar futuras ações. “Menos de uma semana depois que o governador anuncia o Plano de Descarbonização, temos a oportunidade de anunciar esse projeto. Essa cooperação técnica vai possibilitar que a ilha possa avançar com essas soluções tecnológicas, dando contribuições não só para Pernambuco, mas para o Brasil”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto; o vice-reitor da UFPE, Moacir Cunha; o diretor de relações institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues; o diretor de comunicação da região América da Renault, Caíque Ferreira; o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha; o presidente da Empetur, Antônio Neves Batista; o presidente da CPqD, Sebastião Sahão Junior; e o diretor da Fiepe, Fernando Teixeira.
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Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), com um investimento de R$ 320 mil.
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O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (25.02), ordem de serviço autorizando o início das obras de triplicação da BR-232, no trecho de acesso à Região Metropolitana do Recife (RMR). A intervenção é estratégica para melhoria da infraestrutura logística do Estado e é considerada uma das principais ações dentro do Plano Retomada, com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, provenientes de recursos estaduais.
Com a autorização, a empresa contratada inicia o trabalho de mobilização de equipes e maquinário, além da montagem de canteiro de obras, usina de asfalto e laboratórios para controle de qualidade. Essa etapa será executada em 30 dias. A expectativa é de que todo o serviço seja finalizado no prazo máximo de um ano, gerando cerca de mil empregos diretos e indiretos. A ação deve beneficiar quatro milhões de pessoas.
“Estamos cientes da importância dessa ação para o acesso à Região Metropolitana de maneira segura e sustentável. São quase R$ 100 milhões e esses recursos já estão garantidos. A ordem de serviço foi dada e, a partir de março, vamos ter o início dessas obras. Nos próximos doze meses teremos condições de resolver a questão desse acesso”, detalhou Paulo Câmara. A triplicação da rodovia contempla um trecho de 6,8 quilômetros de extensão, que vai da entrada da BR-101 (km 4,70) até a entrada da BR-408 (km 11,50). O objetivo é melhorar a fluidez da via, assegurando a integração dos modais de transporte, fortalecendo a mobilidade urbana e a acessibilidade dos usuários.
A iniciativa prevê, além de uma terceira faixa, a requalificação do pavimento em placa de concreto na pista principal e do asfalto nas marginais; três passarelas; novo sistema de drenagem; implantação de retornos; realocação e redimensionamento das paradas de ônibus existentes; implantação de uma ciclovia e calçadas em concreto; paisagismo; iluminação em LED e sinalização viária horizontal e vertical.
A Prefeitura do Recife, por meio de um convênio com o Estado, ficará responsável pela manutenção da iluminação pública, além de atuar na fiscalização durante a execução dos trabalhos. Também ficará à frente do projeto paisagístico com foco nas áreas das alças da rodovia, para garantir a valorização desses locais e assegurar a integração com os agricultores familiares da região.
A secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, destacou que a ação é resultado de um projeto detalhado e amplamente discutido com a sociedade. “A concretização desse projeto, que representa um marco para a infraestrutura rodoviária de Pernambuco, foi realizada conjuntamente com vários órgãos e instituições que contribuíram para que pudéssemos desenvolver a melhor solução possível de engenharia, que garantisse à rodovia federal um tratamento humanizado, condizente com a demanda gerada pela expansão urbana no entorno”, afirmou.
Fernandha Batista ressaltou, ainda, que o valor final do projeto representa uma economia de 50% para o Governo do Estado em relação ao projeto anterior, e também causará o menor impacto social diante das desapropriações necessárias para a execução dos serviços, saindo de 300 imóveis para cerca de 60, sendo a maioria de forma parcial. Além disso, haverá benefícios ambientais, como a estimativa de diminuição em R$ 6 milhões no uso de combustível e a redução em 12 mil toneladas de dióxido de carbono no oxigênio por quilometro rodado.
Participaram também da assinatura a vice-governadora Luciana Santos; o prefeito do Recife, João Campos; o deputado federal Danilo Cabral; o secretário Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão); o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Maurício Canuto; o secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Leonardo Bacelar; a chefe do gabinete de Projetos Especiais do Recife, Cínthia Mello; além de representante da empresa de engenharia contratada.
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