Governo do estado de
Pernambuco

Crédito: Francisco Andrade

Sistema de reúso da água mantido pelo município é tema da live Caso de Sucesso, dentro do Bora Pernambucar. Nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, a Secretaria de Turismo e Lazer destaca na série de encontros online Caso de Sucesso uma iniciativa ambiental muito bem-sucedida no Sertão do Pajeú. Sob o tema ?O Segredo dos Jardins de Afogados da Ingazeira", a live do programa Bora Pernambucar mostrará como o reúso da água pode ser uma medida positiva para o meio ambiente e para a economia, especialmente em se tratando do Sertão.

O uso consciente da água pelo município de Afogados da Ingazeira tem servido de modelo no Estado devido à eficiência em atender às demandas hídricas da cidade. Através do sistema de reaproveitamento de água do esgoto, são tratados mais de 100 mil litros de água por dia. A experiência será relatada pelo responsável técnico Elias Silva.

A iniciativa sustentável permite realizar o serviço de fertirrigação do estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão, casa do Afogados da Ingazeira Futebol Clube. Além de qualificar o gramado do equipamento futebolístico, o reúso da água garante que seja efetuada a adubação regular das praças e jardins da cidade, garantindo que as ruas de Afogados fiquem cada vez mais bonitas para a população e para receber os visitantes.

"O modelo de reaproveitamento da água em Afogados serve de orgulho não só para o Sertão do Pajeú, mas para todos os pernambucanos. Apresentar este projeto de sucesso, na próxima terça-feira, é uma ação que visa impactar gestores e representantes do trade turístico para que esta boa prática seja replicada", afirma o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Interessados em acompanhar a apresentação sobre este caso de sucesso em Pernambuco, devem fazer a inscrição pelo link de acesso https://forms.gle/Pi6gJZAUmkiG5FCw8.

Foto: Francisco Andrade.

Crédito: DER/Divulgação.

O Governo de Pernambuco entregou, nesta quinta-feira (8), a nova ponte de Santa Cruz do Capibaribe. A solenidade foi realizada virtualmente pelo governador Paulo Câmara com a participação da secretária Fernandha Batista, o presidente do DER, Maurício Canuto, o prefeito Fábio Aragão , o deputado estadual Diogo Moraes, e o federal, Eduardo da Fonte. Com investimento de quase R$ 1 milhão, o novo equipamento vai ligar as avenidas Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho e a João Francisco Aragão, facilitando a mobilidade no centro comercial da cidade para mais de 100 mil moradores.

A estrutura possui 17,33 metros de comprimento por 9,10 metros de largura e tem capacidade para passagem de dois veículos. A ponte foi erguida em concreto armado e conta com duas passarelas, muretas, além de sinalização horizontal e vertical. O trabalho foi executado pelo DER e contemplou, ainda, o recapeamento do acesso ao município.