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  • *Pandemia ainda afeta empregos em Pernambuco

    | Emprego

    desemprego pe

    Pandemia ainda afeta empregos em Pernambuco

    Taxa de desocupação, segundo dados do IBGE, ficou em 15% no segundo trimestre de 2020

    A taxa de desocupação em Pernambuco, no segundo trimestre de 2020, ficou em 15% contra 14,5% do primeiro trimestre de 2020. A variação de 0,5 ponto percentual é considerada estável, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice mede o desempenho do mercado de trabalho informal e formal, ou seja, com carteira e sem carteira assinada. Apesar da maior pandemia da história, em relação ao mesmo período do ano passado, os dados também são constantes, desta vez, relativamente positivo, variando de 16% em 2019 para 15% este ano (um ponto percentual). 

    A PNAD do segundo trimestre, em comparação ao primeiro, traz o impacto da COVID-19 na maioria dos Estados brasileiros. Em Pernambuco, houve uma variação no número de empregados celetistas do setor privado de 1,04 milhão para 899 mil (-13,5%). No total, houve queda em 16 estados. 

    “O governo do Estado continua apostando na atração de investimentos, aquecendo a economia e, no final do ano, com o 13º, a expectativa é bem maior. A esperança é que a gente consiga recuperar uma parte do trabalho perdido, mas estamos estáveis, como a gente acompanha, porque a gente está liberando as etapas da Covid-19, do Plano de Convivência e os novos eventos devem gerar novos empregos”.

    Os números revelaram uma variação dos trabalhadores sem carteira assinada do setor privado de 549 mil para 426 mil (-22,3%). “Os meses de abril e maio, principalmente, foram bem duros para nós, pernambucanos e brasileiros, mas a gente está reagindo. O governo Paulo Câmara continua fazendo investimentos mesmo neste período de crise. O setor de serviços foi muito impactado, mas a retomada das atividades econômicas, em Pernambuco, começa a nos encher de esperança”.

    Brasil - A taxa de desocupação no 2º trimestre de 2020 é de 13,3%, ou seja, aumentou 1,1 ponto percentual em relação ao 1º trimestre de 2020. As taxas de desocupação de Bahia (19,9%), Sergipe (19,8%) e Alagoas (17,8%) foram as mais altas no 2º trimestre de 2020. As menores taxas foram de Santa Catarina (6,9%), Pará (9,1%) e Rio Grande do Sul (9,4%). 

     Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília


    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Paulista, Recife
    Assuntos: IBGE, empregos em Pernambuco, pandemia
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  • Governo de Pernambuco aumenta para R$ 5 mil o crédito para comerciantes de praia

    | Emprego

    linha de credito

    Governo de Pernambuco aumenta para R$ 5 mil o crédito para comerciantes de praia

     Linha especial de financiamento é destinada aos cadastrados como microempreendedores individuais (MEI)

    O Governo de Pernambuco vai incrementar a linha de crédito especial para comerciantes que trabalham na faixa de areia das praias. O anúncio foi feito na última quinta-feira (27.08), logo após a notícia da liberação para o funcionamento desse comércio a partir da próxima segunda-feira (31.08). Os comerciantes cadastrados como microempreendedores individuais (MEI) podem conseguir até R$ 5 mil de financiamento.

    O secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, responsável pela iniciativa, explicou a ampliação da linha de crédito para esse público. “Inicialmente, nós anunciamos um crédito de R$ 3 mil para os comerciantes que trabalham na faixa de areia, com taxa de juros de 1,49% ao mês e três meses de carência. Ou seja, 90 dias e mais 12 meses para pagar. A novidade, agora, é que ampliamos até R$ 5 mil para quem já é cadastrado no MEI, que poderá ter acesso a um valor maior”, afirmou Lopes.

    O financiamento é voltado aos comerciantes – ambulantes ou fixos – e pode ser usado para capital de giro e compra de mercadorias. Para o microempreendedor individual, as condições são de até R$ 5 mil, com 2% de taxa de juros mensais. No entanto, em ambos os casos, é necessário estar cadastrado na Prefeitura do Recife.

    Dúvidas sobre o crédito podem ser esclarecidas pelo Disque AGE, no telefone 08000818081, de segunda a sexta-feira. O primeiro passo é fazer o pré-cadastro pelo site www.age.pe.gov.br, clicando no banner “Crédito Popular”. Em seguida, um agente de negócios entrará em contato com o empreendedor, agendando uma visita técnica ao seu estabelecimento ou residência.

    LINHAS DE CRÉDITO – Com novas linhas de crédito, criadas para auxiliar diferentes segmentos econômicos na retomada das atividades após a pandemia do novo coronavírus, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) ampliou ainda mais o seu papel social. O banco de fomento estadual alcançou, em julho, a marca de R$ 13,5 milhões injetados na economia local, por meio de sua carteira de microcrédito, com mais de 6 mil empreendedores beneficiados.

    O principal programa da AGE é o Crédito Popular, que já distribuiu R$ 3.747.749,01 na Região Metropolitana do Recife. A região Agreste está em primeiro lugar no volume de recursos entregues aos empreendedores. Somando as áreas Central, Meridional e Setentrional do Agreste, esse volume atingiu a marca de R$ 5.630.121,98. Em terceiro lugar estão os clientes do Sertão, que já receberam R$ 2.176.264,68. Os empreendedores das cidades da Zona da Mata Norte e Sul tiveram acesso a R$ 1.945.864,33.

    Além do Crédito Popular, que segue como principal linha da AGE e está com prazo de carência de 90 dias para começar a pagar, foram disponibilizadas linhas específicas para segmentos como salões de beleza, centros de estética e barbearias, profissionais de odontologia e profissionais de eventos, guias de turismo, transporte escolar, quiosques de coco e comerciantes de praia, além de  empresas que atuam no Polo de Confecções do Agreste.


    Fotos: Heudes Regis/SEI


    Cidades: Ipojuca , Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Recife
    Assuntos: Alberes Lopes, linha de credito, comerciantes, praia
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  • Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação promove segunda temporada de lives

    | Educação, Emprego

    Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação promove segunda temporada de lives

    A segunda série de lives promete ser um sucesso e vai acontecer entre os dias 13 e 31 de agosto

    A Secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) está promovendo a segunda temporada de transmissões ao vivo, com temas para o público  jovem, os trabalhadores, os pequenos e  microempreendedores e as pessoas que estão começando a empreender. A primeira live terá início no próximo dia 13 com o tema “Como vender no mundo digital utilizando o marketing”.

    Para Luis Gonzaga, coordenador do Fórum Estadual das Micros e Pequenas Empresas e apresentador da primeira live da SETEQ, a expectativa para as lives do mês de agosto é o direcionamento para o comércio digital ou e-commerce. “Com a questão da pandemia, o comércio digital passou a ter passos imediatos e primordiais para o desenvolvimento de algumas empresas. Nessa primeira live, terá uma introdução para empreendedores que desejam aprender mais sobre o marketing e se destacar nas vendas digitais”, disse Gonzaga.


    O encontro virtual será nesta quinta-feira (13), às 19h30, por meio do Instagram da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, no endereço @seteqgovpe. Ainda no mês de agosto, a Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo elaborou mais quatro transmissões ao vivo, com datas previstas para os dias 21, 25, 27 e 31.

     
    Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, a série de lives é uma nova medida em razão da pandemia que não pode promover eventos e palestra presenciais. “Essas lives têm ajudado muito a levar conhecimento e debates para os trabalhadores, empreendedores que precisam de ajuda nesse momento tão importante. Esperamos que as lives venham a somar com os trabalhadores e empreendedores do nosso Estado”, declarou o secretário.
     
    Confira a programação completa para o mês de agosto:

    13/08 - 19:30  -  Como vender no mundo digital utilizando o marketing.   (Com apoio da Fecomércio) 
                              
    21/08 - 16:00  -  Empreendedorismo e Plano de Negócio. (Com apoio da Fecomércio)
     
    25/08 - 16:00  - Usando a Criatividade para inovar.            
                                                                                   
    27/08 - 19:00  - Utilização da Renda Pessoal no Pequeno Negócio.  
     
    31/08 - 16:00  - Habilidades necessárias para liderar no "novo normal".
    Cidades: Recife
    Assuntos: SETEQ, serviço,
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  • Pesquisa avaliará os impactos da pandemia no grupo dos terceirizados, estagiários, aprendizes e residentes do Poder Executivo Estadual

    | Emprego, Administração


    Pesquisa avaliará os impactos da pandemia no grupo dos terceirizados, estagiários, aprendizes  e residentes do Poder Executivo Estadual

    Após o sucesso da pesquisa situacional, que já conta com a participação de mais de 30 mil pessoas, o Governo de Pernambuco decidiu prorrogar a sondagem com os servidores, empregados públicos, temporários e militares até a próxima quarta-feira (29). O objetivo é dimensionar os impactos do distanciamento social e a qualidade de vida dos colaboradores.

     Nos moldes da pesquisa aplicada aos servidores do Poder Executivo Estadual, o Governo do Estado, por meio de um estudo da Secretaria de Administração (SAD), lançou duas novas abordagens para avaliar a situação de todos que colaboram na prestação de serviços públicos, seja de forma terceirizada ou por meio de estudantes, na condição de estagiários, aprendizes ou residentes, que atuam nos diversos órgãos e entidades da Administração Estadual, frente à pandemia da Covid-19. As novas pesquisas também são compostas por um questionário de múltipla escolha.

    O questionário visa mapear, de forma intuitiva, dentre outras questões, a qualidade das atividades pedagógicas (teóricas e práticas) realizadas remotamente e o nível de contágio pelo novo coronavírus dos estudantes neste período. Também será aferida a expectativa deste público quanto ao possível retorno às atividades presenciais no Estado.

     “O resultado da pesquisa irá contribuir para uma melhor compreensão do cenário atual dos estagiários, aprendizes e residentes, como também dos prestadores de serviços terceirizados, além de subsidiar o planejamento mais adequado do retorno das atividades presenciais na Administração Pública Estadual”, pontuou a secretária de Administração, Marília Lins.

    Em relação aos terceirizados as indagações também possibilitam a expressão dos distintos pontos de vista dos entrevistados, ao abordarem aspectos tanto de ordem prática quanto de natureza mais subjetiva, a exemplo do receio quanto à contaminação ou possíveis impactos de cunho financeiro.

    Os estagiários, aprendizes e residentes poderão participar acessando o link www.bit.ly/pesquisa-situacional-estagiarios-govpe. Já os prestadores de serviços terceirizados através do link www.bit.ly/pesquisa-situacional-terceirizados-govpe. Ambos poderão ter acesso à pesquisa através do site: www.sad.pe.gov.br.

    As pesquisas ficarão disponíveis para os estagiários e terceirizados até a próxima sexta-feira (31.07).



    Assuntos: sad, servidores, covid 19,
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  • Agência do Trabalho do Recife oferecerá retirada do RG

    | Emprego

     seteq

    Agendamentos para emissão da Carteira de Identidade, nas Agências do Trabalho, podem ser realizados a partir do dia 20


    A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), está oferecendo ao trabalhador mais um serviço. A Agência do Trabalho da Boa Vista terá  mais uma atividade de agendamento destinada para retirada da Carteira de Identidade, a partir do dia 20 de julho, das 8h às 12h.

    O atendimento será destinado a quem precisa atualizar ou tirar a segunda via do documento. De acordo com o secretário-executivo da Secretaria do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, muitas pessoas que dão entrada no Seguro-Desemprego também precisam de um novo RG e buscam o serviço na Agência do Trabalho, localizada na Rua da Aurora. Foi a partir desse movimento que a Seteq e o IITB se juntaram para emissão da Carteira de Identidade neste espaço. Em demais casos, o RG pode ser retirado nos Expressos Cidadãos, vinculados à Secretaria estadual de Administração.

    “Vai ser muito importante a emissão dessa carteira na Agência do Trabalho. A expectativa é atender ao trabalhador e à população de maneira geral. Por enquanto, com 12 fichas.  Ao longo do tempo, vamos aumentar a quantidade de pessoas atendidas por dia” disse o secretário-executivo. 

    Os agendamentos acontecem pelo site Portal Cidadão PE https://pecidadao.pe.gov.br/#/, na mesma metodologia que é solicitado o Seguro-Desemprego. A previsão é que mais Agências do Trabalho possam emitir o RG. Por enquanto, serão atendidos 12 pessoas por dias, mas aqueles que realizaram o agendamento.

    Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação Alberes Lopes, esse novo serviço será de extrema importância, principalmente para os trabalhadores que precisam dar entrada no Seguro-Desemprego. “Tudo ficará em um só lugar, isso vai agilizar e também é um serviço a mais que nós estamos prestando ao trabalhador e a todos os cidadãos de Pernambuco. Será importante Recife ganhar mais um ponto de atendimento para tirar a Carteira de Identidade, ajudando a população recifense a usufruir deste serviço” disse, Alberes.
    Assuntos: seteq, retirada de rg, iitb
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  • Secretaria do Trabalho realiza transmissões ao vivo para tirar dúvidas de empreendedores

    | Emprego

     seteq

    Lives apresentam nomes de peso e a primeira vai falar sobre como fazer perícia médica neste período de pandemia 
     
    A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco está preparando uma série de transmissões ao Vivo com temas relevantes voltados aos jovens, aos trabalhadores, aos pequenos e  microempreendedores. A primeira Live Seteq, realizada pela Secretaria-Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, irá receber Jorge de Assis, membro do Programa de Educação e Previdência (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS), unidade Recife, com o tema Previdência Social em Tempos de Pandemia. 
     
    O convidado Jorge de Assis contou um dos tópicos que irá abordar na Live Seteq. “Essa Live tem um cunho social muito forte, porque ela vai esclarecer muitas ações do INSS, principalmente para o Microempreendedor Individual que adoeceu  ou adoecer durante esse  período. Então, iremos informar, dentre outros pontos importantes, como o MEI poderá realizar a perícia médica do auxílio-doença com as agências fechadas. O programa de Educação e Previdência (PEP), do INSS, agradece a oportunidade que a Seteq está dando,  para divulgar as ações do INSS, e assim, minimizar e esclarecer a população”.
     
    O encontro virtual com Jorge de Assis será nesta segunda-feira (6), às 19h, por meio do Instagram da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, no endereço @seteqgovpe, com mediação da gerente de Empreendedorismo da Seteq, Irenilda Magalhães. Ainda no mês de julho, a Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo elaborou mais três transmissões ao vivo, com datas previstas para os dias 14, 21 e 28. 
     
    Segundo a secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz, o encontro propõe um espaço de esclarecimentos das principais dúvidas dos  Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados e também para os que desejam se formalizar.  “Essa primeira Live é muito importante, principalmente, para os MEIs, que irão saber de seus direitos junto ao INSS como um  colaborador, como por exemplo, salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por idade”, ressaltou Adriana. 
     
    Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, esse será mais um espaço necessário que irá proporcionar muita informação e irá responder às principais dúvidas dos internautas. “A Live Seteq irá trazer, junto com a  Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, temas atuais e importante para ajudar,  cada vez mais, os trabalhadores, jovens e todos que nos acompanham”, informou Alberes.
     
    Confira a programação completa do mês de julho:
      
    Dia 6/7 – às 19h
    Tema: Previdência Social em Tempos de Pandemia,  com Jorge de Assis, membro do Programa de Educação e Previdência (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS), unidade Recife.
    Mediação de Irenilda Magalhães – Gerente de Empreendedorismo da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.
     
    Dia 14/7 às 19h
    Tema: Esclarecendo dúvidas frequentes do MEI, com Mayara Silas, servidora do Expresso Empreendedor Recife Centro e Palestrante do MEI. 
    Mediação de Luís Gonzaga – Coordenador do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas e integrante da Gerência Executiva de Micro Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação. 

    Dia 21/7 às 19h
    Tema: Gestão Financeira para Pequenos Negócios, com Sérgio Henrique de Lima Andrade,  Consultor e Empresário.
    Mediação de Luís Gonzaga – Coordenador do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas e integrante da Gerência Executiva de Micro Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação. 
     
    Dia 28 /07 às 16h
    Tema: Crédito Popular: aquisição de crédito consciente após a flexibilização da economia, com Leonardo Santos, diretor de Negócios da AGE – Agência de Empreendedorismo de Pernambuco.
    Mediação de Adriana Queiroz – Secretária Executiva de Micro Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação.
    Assuntos: seteq, live
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  • Ela Pode anuncia programação do mês de julho

    | Emprego

     seteq

    A primeira oficina do programa é de Finanças


    Na próxima quinta-feira (02), o Programa ELA PODE, em parceria com a Secretária do Trabalho Emprego e Qualificação e Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio do Google, está promovendo uma oficina on-line de Finanças. Neste período de pandemia, a programação é dura cerca de uma hora e é totalmente gratuita. Além disso, as participantes ganham certificado ao término da aula e as inscrições podem ser realizadas através do site https://elapode.online/financas02_07.

    O foco do encontro virtual é a capacitação para mulheres empreendedoras, sejam as que estão querendo abrir o próprio negócio ou as que buscam fortalecer e aprender novos caminhos para garantir a independência financeira. Na oficina, serão abordados assuntos como padrões e relacionamento com o dinheiro, pilares da liberdade financeira, importância da organização financeira para sonhos, projetos e metas empreendedoras e exercícios para essa organização financeira.

    Para Lúcia Costa, multiplicadora do Ela Pode pela SETEQ, a oficina de finanças se tornou fundamental para despertar nas alunas a Inteligência Financeira, chamando a atenção para se organizarem e planejarem suas vidas em relação ao dinheiro. "Estamos recebendo depoimentos que confirmam que precisamos relembrar e insistir nesses conceitos e dicas para as mulheres serem mais conscientes e independentes financeiramente. Afinal, este tema não é ensinado nas escolas formais, estamos plantando sementes de crescimento econômico”, disse ela.

    "Eu participei do Ela Pode. Durante as aulas, senti o desejo de retomar um antigo sonho que estava parado e indiretamente esquecido. Com 17 anos, eu fui curada de um terrível câncer nas costelas, precisei tirar quatro costelas e um pulmão, mas nada é impossível para Deus. Quero voltar a produzir DVDs, quero que a minha história toque mais pessoas", contou Cida Galvão, 25 anos. Cida participou de uma turma cujo tema foi "Estratégias de Comunicação". Ela resgatou a missão de compartilhar o testemunho, porém com mais profissionalismo.

    Confira a programação para o mês de julho:
    02/07 - Tema Finanças - link de inscrição  https://elapode.online/financas02_07.
    09/07 Tema Liderança - link de inscrição https://elapode.online/lideranca
    16/07 Tema autoimagem (Marca Pessoal) - link de inscrição https://elapode.online/marcapessoal
    23/07 Tema Networking (sem link)

    Assuntos: seteq, ela pode, capacitacao de mulheres
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  • Demissões em maio diminuem em Pernambuco

    | Emprego

    Por causa da pandemia, o número ainda é maior em relação ao ano de 2019, quando o Estado atingiu o melhor resultado desde 2013 

    O número de demissões em Pernambuco no mês de maio de 2020 sofreu uma redução, quando comparado ao mês de abril. Foram 16.887 admissões e 23.839 desligamentos, totalizando ainda um saldo de menos 6.952 postos de trabalho formais. O resultado, porém, é melhor do que abril, quando houve um saldo de 24.965 pessoas com carteira assinada que foram desligadas no auge da pandemia provocada pelo novo coranavírus (COVID-19). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Caged. Em maio de 2019, Pernambuco teve um saldo de 1.701 empregos, o melhor saldo desde 2013.

    O setor que mais gerou empregos neste mês foi o de administração pública, com destaque especial para saúde e serviços sociais, tendo um saldo positivo de 1.236 contratações, o segundo maior número do Nordeste. A Bahia, por exemplo, tem uma população maior e teve saldo 1.305 admissões neste período mencionado. 

    "O resultado positivo de contratações na gestão pública mostra a preocupação do governo estadual e de alguns municípios com a vida de seus moradores", declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. Ele ainda acrescentou: "Por isso, é importante que todos os pernambucanos possam manter os cuidados neste período de retomada econômica, como usar máscaras e lavar as mãos, para que mais empregos possam ser recuperados e não haja retrocessos no combate ao COVID-19. Não podemos descuidar de maneira alguma".

    Já o comércio ainda teve um saldo em maio de 2.404 demissões, enquanto serviços ficou com menos 2.023 postos de trabalho, sendo as maiores perdas nas áreas de alojamento e alimentação, que incluem hotéis, bares e restaurantes. Como as obras estavam paradas, a construção também teve impacto de menos 1.740 postos de trabalho. "Nosso Estado também é muito forte nas áreas de serviço e do comércio e esses segmentos foram muito afetados com a pandemia e mostram tendência à recuperação. A retomada das atividades econômicas é a melhor forma de voltarmos a gerar empregos e manter o ritmo que tínhamos em 2019. Por isso, aimportância de todos cuidarem uns dos outros, tanto para preservamos a vida como os empregos", explicou Alberes

    No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2020, o número de desligamentos em Pernambuco foi de menos 63.558 mil empregos. "Tanto Pernambuco como Alagoas têm um diferencial de outros estados da região nordestina porque enfrentam a entressafra da cana-de-açúcar nestes meses", explicou Alberes. "Tenho muito esperança que possamos conviver com o novo normal. Em Tacaratu, por exemplo, vários empregos vão ser gerados na área de energia eólica e vamos em breve anunciar. O governo Paulo Câmara está bastante empenhando nessa missão de dar proteção aos pernambucanos e voltar a gerar trabalho".  

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  • O secretário Alberes Lopes irá responder dúvidas de internautas

    | Emprego

     seteq

    Nesta terça-feira (30/06), às 17h, no Instagram da Secretaria  do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, o secretário  Alberes Lopes irá participar de um bate-papo ao vivo, respondendo às principais dúvidas sobre as qualificações oferecidas pela pasta estadual e sobre os serviços prestados pelas Agências do Trabalho do Estado. As transmissões serão simultâneas no Instagram da SETEQ e do secretário, respectivamente nos endereços @seteqgovpe e @albereslopes. Contamos com todos vocês! 
    Assuntos: seteq, live, qualificacoes
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  • Secretaria do Trabalho, em parceria com IFPE, disponibiliza mais de mil vagas para novos cursos

    | Emprego

     seteq

    Os cursos beneficiam quem quer trabalhar no ramo do turismo, na oferta de serviços ou em empresas 
     
    As inscrições para os cursos lançados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Turismo estadual e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), uma instituição centenária e ao mesmo tempo moderna, estão quase encerrando. O último dia para se inscrever é 25 de junho, com aulas de ensino a distância bem atualizadas e construídas para atender a demandas exigidas pelo mercado de trabalho. Os cursos beneficiam quem quer trabalhar no ramo do turismo, na oferta de serviços ou em empresas. São 1.080 vagas para Assistente Administrativo (240 vagas); Agente de Informações Turísticas (60 vagas); Assistente Financeiro (240 vagas); Assistente de Recursos Humanos (240 vagas); Cuidador de Idoso (100 vagas) e Balconista de Farmácia (200 vagas).
     
    O Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, comentou que a qualificação muda a vida das pessoas e relembra que começou a se qualificar cedo para que pudesse puder gerir melhor o seu próprio negócio.  “Nesse período de pandemia do Covid-19, é de extrema importância se qualificar para o mercado de trabalho. Então, as pessoas que se qualificam têm mais chances no mercado de trabalho. Algumas conseguem até abrir seu próprio negócio, isso muda a vida das pessoas, faz com que elas aumentem a autoestima, melhore os relacionamentos, melhore a renda e também avance nos sonhos. A qualificação é transformadora,  por isso, é importante que se busque um curso que você sabe que vai aproveitar bem”, ressaltou Alberes. 
     
    A diretora de Educação a Distância (DEaD) do IFPE, Fabíola Paes, ressaltou: "Durante esse período de pandemia, é importante que as pessoas se qualifiquem, atualizem seus conhecimentos ou aprendam uma nova profissão. Quando esse momento difícil passar, quem investiu nos estudos poderá ter mais oportunidades no mercado de trabalho", disse ela. 
     
    As inscrições seguem até as 12h do dia 25 e podem ser feitas através do site http://selecoes.dead.ifpe.edu.br. As vagas serão realizadas por sorteio, às 17h do dia 25, num link que será divulgado no site selecoes.dead.ifpe.edu.br. O resultado será divulgado no dia 26 de junho no site do IFPE.
     
    As exigências para se inscrever no curso da SETEQ em parceria com o IFPE são: o candidato precisa ter Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. No entanto, para a qualificação de  Balconista de Farmácia, é exigida a idade mínima de 16 anos.
    Assuntos: seteq, cursos, turismo
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