Sefaz-PE encerra Planejamento Estratégico de 2020
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) encerrou nesta terça-feira (22) o seu Planejamento Estratégico de 2020. O evento, realizado virtualmente através da plataforma Zoom, fez um balanço dos resultados obtidos pela Sefaz durante o ano observando o cenário previsto, as dificuldades enfrentadas por causa da pandemia, e as metas alcançadas. A reunião contou com a presença dos servidores de diversas áreas da Sefaz, com apresentação do secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, do coordenador do Tesouro Estadual, Flávio Mota, do coordenador da Administração Tributária Estadual, Anderson de Alencar, e com mediação da superintendente de Planejamento Estratégico, Daniella Myriam.
Durante a apresentação de abertura, Padilha destacou o trabalho feito pela Secretaria e os grandes objetivos alcançados: “O esforço fazendário foi extraordinário, em pleno ano atípico, onde toda economia mundial sofreu, conseguimos o equilíbrio fiscal do Estado. Mesmo com tantos esforços, corte de gastos e despesas fora do planejamento, chegamos ao fim de 2020 com um resultado excelente”, comentou o secretário.
Sobre as perspectivas e desafios para 2021, Décio Padilha destaca a mudança da Capacidade de Pagamento (Capag) do Estado para Capag B, para realizar investimentos, a aprovação da reforma tributária, e o novo Fundeb. “Que venha 2021, porque em 2019, dificílimo, nós ganhamos. Em 2020, com todas as surpresas, nós ganhamos. E tenho certeza que em 2021 iremos vencer novamente com esse time e todo esse esforço”, finalizou Padilha.
Viver é plantar; é atitude de constante semeadura. Tudo ao mesmo tempo: junto e misturado!
Com este conceito, a superintendente Daniella Myriam ressaltou: “Com compromisso e persistência, investimos no cultivo de um planejamento possível e obtivemos expressivo crescimento e grandes mudanças em 2020. Assim, quase sem querer e muito querendo, debulhamos as sementes para as futuras ações em 2021”.
O coordenador da CAT, Anderson de Alencar, destacou a arrecadação de ICMS, com análises mês a mês e também trimestral; apresentou pilares do incremento da arrecadação, como a arrecadação do 058-2, as operações de combate às fraudes e ações integradas. Enfatizou o plano de Ação da área Tributária com ações de todas as diretorias da CAT, inclusive com participação do secretário da Fazenda. “São muitas conquistas, mesmo neste ano atípico, que mostram o resultado eficiente do trabalho dos colegas. Em 2021, estaremos ainda mais forte”.
O coordenador do Tesouro, Flávio Mota, apresentou o equilíbrio entre as receitas e as despesas, através da evolução da receita total em cinco bimestres, com 10 meses considerados, uma comparação da receita do ICMS e do Fundo de Participação dos Estados (FPE), de 2015 a 2020. O coordenador também detalhou o monitoramento das despesas feito pela área e o equilíbrio da dívida do Estado com a redução dos restos a pagar.
“Concluímos esse ano com resultados importantes, como o primeiro lugar no ranking de informação contábil e fiscal 2020, o Programa de Apoio à reestruturação e ao ajuste fiscal – PAF, entre outros resultados significativos, onde também encerramos com o pagamento do décimo terceiro com recursos exclusivamente do Tesouro”, ressaltou Flávio.
O secretário de Coordenação Institucional (SCI), Fábio Soares, ressaltou o trabalho da área meio, que vem atuando com eficiência e agilidade na disponibilização de todos os produtos e serviços nesse tempo de pandemia: “O trabalho remoto se deu em tempo recorde, houve a implementação do plano de Covid, com materiais de divulgação e EPI’s. A Esafaz se reinventou na capacitação dos servidores, mesmo à distância, entre outras ações como a de aquisição e entrega de micros, notebooks e tablets, e a recuperação estrutural do prédio sede”. O encerramento do Planejamento Estratégico também contou com a apresentação de resultados pelos seis gerentes de projetos, Willams da Rocha (CAT), Stephanie Pereira (CAT), Mauro Ataíde (CTE), Marcelo Sales (CTE), Danielle Campello (SCI) e Alfredo Ottoni (SAFI).
“A participação, o engajamento de quem faz a instituição funcionar é fundamental e faz as metas serem atingidas. Todo esse engajamento é propósito de um amor, da paixão pela instituição Secretaria da Fazenda de Pernambuco, e o objetivo de sermos protagonistas do desenvolvimento de Pernambuco”, assegurou Décio Padilha finalizando o evento.
Assuntos: | sefaz | |||
Compartilhe: | Link para o post: |