meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secult-PE realiza treinamento sobre o relatório de execução da Lei Aldir Blanc

    Treinamento será realizado no Youtube da Secult-PE, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), exclusivamente para a equipe de Atendimento pelo Whatsapp

                                                                                 

    A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) realiza, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), um treinamento voltado para a equipe do Atendimento pelo Whatsapp da Lei Aldir Blanc em Pernambuco – disponível por meio do telefone (81) 3184-3018 ou pelo link: bit.ly/3hrtlPE (Web Whatsapp). A iniciativa tem o objetivo de subsidiar a equipe sobre as perguntas relacionadas ao relatório de execução dos sete editais promovidos pela Secult-PE com recursos da Lei Federal 14.017/2020.

     

    O treinamento será realizado no Youtube da Secult-PE (http://www.youtube.com/secultpe), exclusivamente para os participantes, e também ficará à disposição para consulta da equipe.

     

    De acordo com Andréa Mota, responsável pela equipe do Atendimento pelo Whatsapp da Lei Aldir Blanc, o treinamento será voltado para dez pessoas. “Teremos também a participação de cada coordenador de edital, além de uma pessoa da Gerência Administrativa Financeira e da Gerência Jurídica da Secult-PE, para o levantamento de perguntas de cunho operacional, de conteúdo, financeiro e jurídico”, explica.

     

    Na quinta-feira (21), a partir das 9h, a equipe de Atendimento do Whatsapp da Lei Aldir Blanc em Pernambuco terá um treinamento a respeito dos editais de Aquisição e Fernando de Noronha. Na sexta-feira, às 14h, será a vez dos participantes serem treinados sobre os editais de Fruição, Formação, Circo, Festival e Salvaguarda.

     

    De agosto de 2020 pra cá, mais de três mil atendimentos foram realizados pela Equipe de Atendimento da LAB PE. Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem para o telefone (81) 3184-3018 ou acessar o link: bit.ly/3hrtlPE (Web Whatsapp).

     

     

    Para mais informações sobre a Lei Aldir Blanc em Pernambuco, acesse www.cultura.pe.gov.br/leialdirblanc.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Webconferência debate visibilidade de mulheres transexuais e travestis

    Evento on-line acontece sexta-feira (22) no Youtube da SecMulher-PE

     

    Sexta-feira (22), às 15h, tem webconferência no Youtube da SecMulher-PE sobre as ações de fortalecimento das políticas públicas para as mulheres transexuais e travestis que vivem em Pernambuco. O evento é alusivo a 29 de janeiro - Dia Nacional da Visibilidade Trans.

    O tema “A Visibilidade que Queremos” guiará as discussões que contará com a participação de Fernanda Falcão Rego da Cunha, da Rede Nacional de Travestis Mulheres Transexuais e Homens Trans vivendo e convivendo com HIV/AIDS (RNTTHP), Heymilly Maynard Soares Ferreira, da Associação de Travestis e Transsexuais de Pernambuco (NATRAPE) e Conselheira Fiscal da Rede Nacional de Pessoas TransRede Trans Brasil e Ativista atuante da Causa Trans.

    O evento será mediado por Maria Daniela de Mendonça Motta, da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA). As convidadas serão recebidas pela secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, que contribuirá com as discussões.

    No dia 29 de Janeiro, coletivos de todo o país se organizam para o planejamento de ações educativas articuladas pela sociedade civil em parceria com instituições e organizações que legitimam a luta de travestis e transexuais no Brasil. A data ficou marcada na história, a partir da caminhada para Brasília das mulheres transexuais, homens Trans e Travestis para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, desde então, a data é instituída como o da visibilidade trans.

    O evento é realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), através da Gerência de Formação Sociopolítica, em parceria com o Comitê Interinstitucional Pró-Mulheres Transexual e Travesti de Pernambuco (CIPMTT/PE), AMAS, Amontrans, GTP+, Natrape, Rede do Interior e Rede  TRNAS e Transviver.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • EE abre novo período de matrículas para ano letivo de 2021

    As matrículas que não foram efetivadas no prazo anterior voltaram para a plataforma “Minha Matrícula” e já estão disponíveis para consulta


    Segue até esta sexta-feira (22) o prazo para realização da matrícula do ano letivo de 2021 nas escolas da rede estadual de ensino. Neste segundo momento as vagas disponíveis são remanescentes das etapas anteriores, ou aquelas que não foram efetivadas dentro do período disponível. O cadastro deve ser realizado pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br, e é voltado para estudantes novatos dos ensinos médio e fundamental. Entre 25 e 29 de janeiro, estudantes cadastrados neste segundo momento devem comparecer à escola para realizar a efetivação da matrícula.

     

    Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Estes dois últimos, para esta etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga.

     

    Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários e confirmar a matrícula.

     

    É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível. Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo até o dia 22, através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.

     

    Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, até o dia 29 de janeiro.

     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Setur e Empetur oferecem nova edição da oficina de redes sociais para o turismo

    setur

    Primeira edição de 2021 será no próximo dia 26 e contemplará gestores e profissionais de turismo de todo o Estado. Inscrições já estão abertas e são gratuitas

     

    Recife, 20 de janeiro de 2021 - No próximo dia 26, a Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e a Empetur realizam mais uma edição de um dos projetos mais bem-sucedidos dentre as ações de capacitação online promovidas no último ano. A oficina virtual “A Importância das Redes Sociais para o Turismo” retoma as atividades em versão especial para profissionais do trade turístico e servidores municipais de todo o Estado.

     

    A iniciativa é parte do programa Bora Pernambucar e contemplou cada região separadamente em oficinas realizadas em dezembro do ano passado com grande procura de gestores e profissionais pernambucanos. 

     

    A capacitação busca incentivar o uso das redes sociais como ferramenta para o desenvolvimento do turismo dos destinos e conscientizar sobre a importância das mídias para gestores públicos e o trade turístico de cada localidade. A aula, que será das 16h às 17h30, será ministrada pela equipe que administra o Descubra Pernambuco (@descubrapernambuco), perfil oficial do Turismo do Estado no Instagram, Facebook e Spotify.

     

    “No ano passado, fizemos capacitações setorizadas para cada região do Estado e foi um sucesso, com recorde de inscrições. Agora, faremos um grande aulão para todo o Estado, contemplando todos os que ficaram de fora no primeiro formato. Através desse projeto, buscamos desenvolver e aprimorar o conhecimento do setor turístico acerca das redes sociais, plataforma de baixo custo e alto potencial para a promoção de destinos turísticos. Dessa maneira, qualificamos a malha de profissionais e servidores para um melhor atendimento ao público”, pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.  

     

    As inscrições para a oficina são gratuitas e os interessados em participar devem acessar o link https://forms.gle/SCqeAvQhVtec4Ev39. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: empetur.borapernambucar@gmail.com.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obras da segunda etapa da PE-166 alcançam 50% de execução

    obras 
    Os serviços acontecem no trecho de 13,4 quilômetros de extensão, entre a Vila de Serra dos Ventos e o distrito de Barra do Farias, no Agreste Central 
     
    Avançam as obras de restauração, implantação e pavimentação da segunda fase da rodovia PE-166, que vai da Vila de Serra dos Ventos até o entroncamento com a PE-145, em Barra do Farias, no município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central do Estado. As intervenções acontecem no trecho de 13,4 quilômetros de extensão e são realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Atualmente, os serviços já alcançaram o percentual de 50% de execução. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados neste primeiro semestre de 2021.
     
    Em novembro de 2020, o primeiro trecho da PE-166, no segmento do entroncamento com a BR-232, em Belo Jardim, até Vila de Serra dos Ventos, foi entregue à população pelo governador Paulo Câmara. Foram realizados na extensão de 16,6 quilômetros os serviços de drenagem, recuperação asfáltica e sinalização. Ao todo, a iniciativa contempla 30 quilômetros de extensão da rodovia e conta com investimento do Governo de Pernambuco na ordem de R$ 23 milhões.
     
    “Essa ação integra o Programa Caminhos de Pernambuco e vai ligar as regiões do Agreste Central e Setentrional, reduzindo em 60 quilômetros o percurso para a escoação dos produtos do Pólo Têxtil, principalmente das cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, o que vai impactar positivamente na geração de emprego e no crescimento da economia local”, afirma o presidente do DER, Maurício Canuto. 
     
    CAMINHOS DE PERNAMBUCO – Criado em maio de 2019, é considerado o maior programa de reestruturação de malha viária proposto pelo Estado. A iniciativa, que tem como objetivo garantir mais qualidade de vida, mobilidade à população e o desenvolvimento econômico local, conta com aporte de R$ 505 milhões para recuperar 5.554,5 quilômetros de rodovias até dezembro de 2022. 
     
    Em 2020, o Programa Caminhos de Pernambuco superou a marca de R$ 270 milhões de investimentos em ações de infraestrutura viária. Os serviços de manutenção rotineira executados somam aproximadamente R$ 65 milhões e já foram realizados em 3.378 mil quilômetros.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara autoriza distribuição de cerca de 500 toneladas de sementes no Sertão do Estado

    gov
    Aquisição contou com um investimento de R$ 2,37 milhões e vai beneficiar cerca de 51 mil agricultores familiares da região

    O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (20.01), a autorização para o início da entrega das sementes do Programa Campo Novo aos agricultores do Sertão do Estado neste ano de 2021. Ao todo serão distribuídas cerca de 500 toneladas de sementes, sendo 361,2 toneladas de milho e pouco mais de 122,7 toneladas de sorgo forrageiro. A aquisição do produto contou com um investimento de R$ 2,37 milhões e vai beneficiar cerca de 51 mil agricultores familiares sertanejos.

    “É muito importante autorizar o início dessa entrega aos homens e mulheres que trabalham no campo, na zona rural do nosso Sertão, neste período do ano, especificamente. Essa região merece nossa atenção porque também é responsável pela produção de insumos fundamentais para o desenvolvimento econômico de Pernambuco. Vamos continuar investindo e dando o suporte necessário para todos e todas que desenvolvem a atividade agrária em nosso Estado e que alimentam toda uma cadeia de suprimentos para a continuidade do trabalho realizado aqui, destaque no cenário nacional”, destacou Paulo Câmara.

    A distribuição será iniciada pelo Sertão do Araripe, onde a estação chuvosa já está começando. Naquela região, os agricultores receberão cerca de 148 toneladas de sementes, entre milho e sorgo. As sementes distribuídas têm potencial para proporcionar uma colheita de aproximadamente 35 mil toneladas de milho e de 744 mil toneladas de forragem (sorgo forrageiro) para alimentação animal. A quantidade de massa verde colhida a partir do sorgo é suficiente para alimentar mais de 200 mil vacas em lactação, por um período de seis meses, reforçando a produção da bacia leiteira do Araripe.

    Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado. Logo após o Araripe, 88 toneladas de sementes serão distribuídas no Sertão do São Francisco. Na sequência, o Sertão de Itaparica receberá 39,2 toneladas; o Sertão Central terá 46,6 toneladas; o Sertão do Pajeú receberá 125,2 toneladas; e o Sertão do Moxotó contará com 36,5 toneladas, sempre englobando milho e sorgo.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SCGE fecha acordo de cooperação técnica com a Controladoria de Garanhuns

     scge

    Acordo de cooperação técnica que visa a melhor eficácia, eficiência e efetividade dos Controles Internos acaba de ser firmado entre a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e a Controladoria do Município de Garanhuns (CGM). O convênio foi assinado na manhã da segunda-feira, dia 18, na SCGE, no bairro do Espinheiro, Recife, pela secretária Érika Lacet, e o controlador-geral de Garanhuns, Daniel Penaforte, e publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, dia 20.

    O aperfeiçoamento do Controle Interno das instituições do poder executivo Estadual e Municipal se dará com a mútua cooperação para o compartilhamento de sistemas, processos, práticas, produtos e metodologias, em meio físico e/ou digital. Com vigência de cinco anos, o acordo prevê, ainda, o planejamento e a execução de atividades conjuntas, com vistas ao fortalecimento e a interação dos integrantes dos órgãos envolvidos.

    “Vamos atuar de forma articulada e integrada para realizar os objetivos deste convênio. Sob a ótica do controle interno, a parceria de trabalho fortalecerá o intercâmbio de informações entre o Estado e o município de Garanhuns. Trabalhando de forma conjunta, conseguiremos resultados ainda mais positivos para a administração pública e a sociedade”, destacou a secretária Érika Lacet.

    Já o controlador-geral, Daniel Penaforte, ex-secretário-executivo da SCGE, ratificou que a parceria contribuirá para unificar esforços nas ações desenvolvidas pelas instituições. “Entendemos que esse acordo é muito relevante, uma vez que proporcionará a troca de experiências, inovações e iniciativas”, ressaltou.

    “Nossa intenção é apoiar o Controle Interno nos municípios pernambucanos, assim como já estamos fazendo com as ouvidorias, em decorrência do acordo firmado com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em 2020”, concluiu a secretária Érika Lacet, que também é a ouvidora-geral do Estado.


    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Olimpíada de Conhecimento mobiliza socioeducandos com atividades lúdicas

    Evento no Case Pirapama, uma das unidades da Funase no Cabo, abordou temas de disciplinas escolares como parte da programação das férias

     

    O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, promoveu uma Olimpíada de Conhecimento com a participação de 18 adolescentes em cumprimento de medida de internação. No evento, conteúdos das disciplinas de geografia, português, história, matemática, inglês e ciências foram trabalhados de forma lúdica, através de atividades interativas realizadas com materiais reciclados.

    A atividade, que contou com jogos e provas, fez parte da programação de férias escolares para os estudantes privados de liberdade. Na disciplina de português, foi realizado um jogo de memória silábico, e em matemática, um jogo da tabuada. Em geografia, o destaque ficou para os conhecimentos relacionados aos estados e capitais do Brasil, enquanto em inglês, para o uso das cores. 

    Sobre história, os adolescentes viram conhecimentos relacionados ao Brasil. Por fim, duas provas abordaram questões relacionadas ao meio ambiente. Na primeira, a missão era pescar objetos que tinham sido descartados incorretamente em um rio, e em seguida, fazer uma revisão acerca dos conceitos relacionados ao destino correto do lixo por meio de uma atividade sobre a reciclagem.

    Para o auxiliar administrativo Manoel Barbosa, que atua no Case Pirapama e idealizou a olimpíada, é importante desenvolver atividades que ampliem o contato dos alunos com os conteúdos escolares, mesmo no mês de férias. “Sempre gosto de propor ideias para o desenvolvimento de atividades na unidade. Como janeiro seria um mês em que geralmente as atividades são um pouco reduzidas, achei que seria interessante fazer a ação exatamente neste momento, para retomar os conhecimentos escolares”, afirma.

    A coordenadora-geral do Case Pirapama, Cristyane Galindo, também ressaltou o caráter lúdico das ações como um diferencial. “A importância dessas atividades é a reaproximação deles com a escola. Por serem provas lúdicas, a participação é bem mais interessante. É de suma importância que a gente consiga agregar conhecimento aos jovens de uma forma dinâmica. Foi tão divertido que tirou aquela sensação de que estavam indo estudar, e sim jogando as provas, respondendo aos desafios”, completou.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • BOLETIM COVID-19 - COMUNICAÇÃO SES-PE

    Terça-feira, 19/01/2021
     
    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (19/01), 1.635 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 41 (2,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.594 (97,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 243.044 casos confirmados da doença, sendo 30.384 graves e 212.660 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

    Além disso, o boletim registra um total de 207.478 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.799 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 188.679 eram casos leves.

    Também foram confirmados laboratorialmente 28 novos óbitos (18 masculinos e 10 femininos), registrados entre os dias 15/08/2020 e 17/01/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Bodocó (2), Cabrobó (1), Camocim de São Félix (1), Garanhuns (1), Goiana (1), Ipubi (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Limoeiro (1), Moreno (1), Olinda (4), Ouricuri (1), Paulista (1), Petrolina (1), Recife (7), Surubim (2) e Triunfo (2). Com isso, o Estado totaliza 10.059 mortes pela doença.

    Os pacientes tinham idades entre 42 e 94 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 50 a 59 (3), 60 a 69 (7), 70 a 79 (7) e 80 ou mais (10). Do total, 23 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (14), hipertensão (7), diabetes (6), doença renal (6), obesidade (3), tabagismo/histórico de tabagismo (3), doença respiratória (2), câncer/histórico de câncer (2), doença urológica (1), etilismo (1) e doença de Alzheimer (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.

    Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 24.927 casos foram confirmados e 44.766 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

    SÍNDROME PEDIÁTRICA - A SES-PE informa que foi notificada de mais dois casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P). O primeiro caso trata-se de um paciente de 2 anos, do sexo masculino, morador do município de Paulista, que iniciou os sintomas suspeitos para a Covid-19 em 21/12/2020. O menino, que teve teste rápido positivo para o novo coronavírus, recebeu alta hospitalar, sem sequelas no dia 04/01/2021.  O segundo caso também é de uma criança de 2 anos do sexo masculino. O paciente, morador de Sertânia, iniciou os sintomas suspeitos em 28/12/2020. Com teste rápido também positivo para a doença, o caso evoluiu para alta hospitalar, no dia 05/01/2021, sem sequelas.    

    Com estes casos, Pernambuco soma 28 ocorrências da SIM-P. Dessas, 26 evoluíram para cura e alta hospitalar e 2 vieram a óbito. Do total, 27 tiveram resultado positivo para Covid-19 e 1 teve contato comprovado com pessoas confirmadas para o novo coronavírus. Dos casos registrados até o momento, 16 são do sexo masculino e 12 do feminino, com idades entre 1 e 14 anos.

    Dos 28 casos, 25 são de Pernambuco - Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Sertânia (1) e Paulista (2) e Petrolina (1) - e 2 de outros estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico no Estado.

    A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto de 2020 e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.

    ENTREGA DAS VACINAS - Em apenas 18 horas após a chegada da primeira remessa de vacinas contra a Covid-19, na Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas do Estado, dentro do maior esforço logístico envolvendo todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) conseguiu realizar a distribuição e concluir a entrega das doses para todas as unidades administrativas da SES-PE.

    A última remessa chegou à VIII Geres, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, por volta das 15h desta terça-feira (19/01). Até as 17h50 de hoje, 179 municípios pernambucanos, mais o Arquipélago de Fernando de Noronha, já haviam retirado seus quantitativos nas sedes das suas respectivas Gerências para iniciarem seu cronograma de aplicações.

    "Nosso planejamento inicial era entregar as vacinas contra a Covid-19 em até quatro dias para todas as Geres. Mas, com o esforço e a determinação do Programa Estadual de Imunização, além de diversas áreas técnicas da SES e apoio de órgãos de segurança, conseguimos finalizar todo o processo em tempo recorde. Isso ratifica a expertise que ganhamos ao longo de diversas campanhas de vacinação e o trabalho dedicado das nossas equipes para começar com agilidade a proteção dos pernambucanos contra o novo coronavírus", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

    O gestor ainda reforçou o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo servidores das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, na segurança das entregas.

    VACINA DA COVID-19
    Quantitativo de municípios que já retiraram suas doses nas Geres

    I Geres (RMR) - 20 (19 municípios e o Arquipélago de Fernando de Noronha - 100%)
    II Geres (Limoeiro) - 20 (100%)
    III Geres (Palmares) - 22 (100%)
    IV Geres (Caruaru) – 31
    V Geres (Garanhuns) - 21 (100%)
    VI Geres (Arcoverde) - 13 (100%)
    VII Geres (Salgueiro) - 7 (100%)
    VIII Geres (Petrolina) - 7 (100%)
    IX Geres (Ouricuri) - 11 (100%)
    X Geres (Afogados da Ingazeira) - 12 (100%)
    XI Geres (Serra Talhada) - 10 (100%)
    XII Geres (Goiana) - 5 (dos 10 municípios da Gerência)*
    TOTAL: 179

    * Na XII Geres, faltam pegar as vacinas os municípios de Camutanga, Condado, Ferreiros, Macaparana e São Vicente Férrer, que alegaram problemas logísticos e vão fazer retirada nesta quarta-feira (20/01)

    VACINAÇÃO NO ALFA - Unidade com maior número de leitos exclusivos para casos do novo coronavírus, o Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem (antigo Hospital Alfa) começou, nesta terça-feira (19.01), a vacinar seus profissionais. O Hospital conta atualmente com 1.309 funcionários, sendo 1.225 aqueles que atuam na assistência direta nas enfermarias e UTIs. Prestigiando o ato, o governador Paulo Câmara agradeceu a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente na unidade desde o início da pandemia, se dedicando a salvar vidas.

    “Temos ainda uma longa trajetória, mas estamos muito felizes por tudo que conseguimos avançar até este momento, onde iniciamos uma nova fase com a vacinação. Pernambuco está pronto para cumprir todas as etapas com o planejamento que já fizemos e, ao mesmo tempo, com toda determinação que temos para cuidar das pessoas como estamos fazendo desde o início dessa pandemia”, disse Paulo Câmara.

    A vacina chegou ao Recife na noite da segunda-feira e a campanha foi iniciada logo em seguida. “A distribuição das vacinas está ocorrendo e, até às 14h de hoje, todas as Gerências Regionais de Saúde já terão recebido a vacina. Esse processo começou, mas não podemos descuidar em nenhum momento. Vamos usar máscara, manter o distanciamento social e a população pode ter certeza que não vamos descansar enquanto não cumprirmos as etapas do Plano Nacional de Imunização”, concluiu o governador.

    Funcionando hoje com 100% de sua capacidade, o antigo Hospital Alfa tem 270 leitos ativos, sendo 150 de enfermaria e 120 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em tempo recorde, a estrutura passou por ampla reestruturação e abriu as portas no dia 15 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Pela unidade passaram, de abril até agora, 4.018 pacientes, dos quais 2.650 já tiveram alta.

    O Hospital conta com equipamentos de tomografia computadorizada, raios x, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia e broncoscopia. Entre os meses de abril e dezembro de 2020 foram realizados 7.171 exames de raios x, 2.209 tomografias e 257.836 exames laboratoriais.

    “Pelo público prioritário deste momento, a orientação da secretaria é que ações como essa sejam desenvolvidas. Que a gente leve a vacina até os profissionais, que os municípios levem até os asilos, para que a vacinação seja feita no local. São mais de 1.200 profissionais da saúde que trabalham aqui e que serão priorizados para que a gente tenha mais segurança e eles possam continuar salvando vidas neste que é o maior Hospital de Referência para a Covid-19 no Estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

    De acordo com Longo, 270.900 doses chegaram a Pernambuco e a distribuição foi pactuada com os municípios. “O Estado ficou com uma parte desses insumos para vacinar unidades como esta, que são prioridade absoluta neste primeiro momento. Então a gente pegou algumas das vacinas que viriam para o Recife para colocar em unidades como esta, que estão dentro do município, mas sob a égide do Estado”, explicou o secretário.

    A primeira pessoa a ser vacinada na instituição foi a técnica de enfermagem Alexina Codeceira, de 50 anos. Muito emocionada, a profissional, que está na linha de frente desde abril de 2020, falou sobre a importância de todos se imunizarem assim que possível. “Temos que acreditar na vacina. É a chance que temos de mudar essa história. A gente que está na UTI está vendo cenas muito tristes, então, se vacinem. Não tenham medo. É o recado que eu deixo para todos. E, mesmo vacinados, continuem usando máscara, álcool em gel e não se exponham de novo”, aconselhou.

    Na sequência também foram imunizados a enfermeira Cristiane Correia, o médico Manoel Alves, a auxiliar de farmácia Sandra Silva, a nutricionista Janaína Nascimento, a assistente social Valmira Melo, a fonoaudióloga Cristiane Neves, a psicóloga Maria Renata Braga e a fisioterapeuta Lidier Nogueira – todos trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia.

    VACINAÇÃO EM NORONHA - Os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos do Arquipélago de Fernando de Noronha começaram a ser vacinados nesta terça-feira (19.01) contra a Covid-19. Após Pernambuco receber, ontem (18.01), o primeiro lote dos imunizantes, o Governo do Estado enviou à ilha 380 doses da CoronaVac - Instituto Butantan, que contemplarão 190 pessoas. Entre elas, está Dandara Matias Guedes, de 31 anos, a primeira noronhense vacinada da ilha. Ela atua como coordenadora de vigilância sanitária e está na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia, tendo contribuído para testagens em massa e investigações epidemiológicas.

    “Agora, com a chegada da vacina, poderemos ter um pouco mais de tranquilidade e esperança no amanhã. O governador Paulo Câmara assumiu o compromisso de resguardar a saúde de todos os pernambucanos, disponibilizando a vacina para as diversas regiões do Estado. Estou muito feliz e emocionado em saber que os noronhenses, começando pelos profissionais de saúde, serão vacinados e vão poder, pouco a pouco, voltar à normalidade que tanto sonhávamos”, comemorou o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

    O gestor destacou que a imunização dos idosos será feita em domicílio, com a equipe de unidade de saúde da família (USF) visitando a casa de cada um deles para aplicar a vacina. “A previsão é de que até as 12h de amanhã todos sejam vacinados”, concluiu Rocha, calculando que serão imunizados 160 profissionais de saúde e 30 idosos cadastrados e acompanhados pela USF. Como a administração de Noronha recebeu as duas doses previstas para serem tomadas por pessoa, ele reforçou que, durante os 21 dias de espera até a segunda dose, as vacinas serão armazenadas adequadamente na ilha.

    Para Dandara, ser a primeira ilhéu a receber a vacina confere a ela uma sensação de dever cumprido. “Desde março, a gente está na luta atrás de pessoal, fazendo prevenção, conscientizando e cuidando das pessoas. A sensação é muito boa, mas ainda não acabou. A gente continua na luta contra o novo coronavírus”, disse a coordenadora de vigilância sanitária, reforçando que as pessoas precisam continuar colaborando, com a utilização de máscaras e álcool em gel, para que Fernando de Noronha se mantenha sem casos graves.

    AÇÕES – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco, por meio da administração distrital de Fernando de Noronha, adotou medidas para conter o avanço da doença na ilha. Entre elas, um plano de contingência, envolvendo o treinamento e contratação de profissionais de saúde, compra de equipamentos médico-hospitalares, instalação de leitos emergenciais e distribuição de máscaras para os moradores. Decretou lockdown, com o fechamento de todos os serviços e atividades não essenciais (inclusive as praias), com regras rígidas para os que puderam continuar funcionando.

    A reabertura da Ilha ao turismo aconteceu em setembro, após cinco meses de fechamento, mas apenas para visitantes que testaram positivo anteriormente, com apresentação de exames e novos protocolos de entrada. Em outubro, seguiu-se a segunda fase, na qual Noronha reabriu para todos, mediante apresentação de teste negativo para a doença. Na ilha, foram registrados até o momento 349 casos de Covid-19, sendo 268 casos em Noronha e 81 casos importados. Desse total, 342 pessoas já estão curadas e sete permanecem em quarentena. Nenhum óbito ou caso mais grave foi registrado no arquipélago.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário Rodrigo Novaes recebe a prefeita Célia Sales no gabinete

    Encontro marcou a entrega formal da obra da estrada de Muro Alto

     

    Recife, 19 de janeiro de 2021 - O secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, realizou a entrega formal do primeiro trecho da pavimentação da estrada de Muro Alto, nesta terça-feira, ao receber a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, em seu gabinete no Centro de Convenções de Pernambuco. A obra foi executada com recursos do Governo de Pernambuco por meio da Setur. Participaram da reunião o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; o secretário de Infraestrutura de Turismo de Pernambuco, José Carlos Guerra, e os secretários do Ipojuca, Carol Vasconcelos (Turismo), Romero Sales (Governo) e Puran Medeiros (Desenvolvimento Econômico).

    “Ipojuca é um dos destinos mais procurados pelos turistas e visitantes durante todo o ano. Desde a estrada até as praias, queremos proporcionar a todos uma boa estadia no destino. As obras de infraestrutura para os turistas e moradores reforçam o nosso compromisso em colaborar para a qualificação do município. A obra era um pleito dos empresários da região que agora conseguimos atender”, comenta Rodrigo Novaes.

    Para a prefeita do Ipojuca, a pavimentação da estrada de Muro Alto foi essencial para que os visitantes contem, já neste verão, com um melhor acesso para os hotéis, resorts e condomínios da região. “Esta é uma demanda antiga que está sendo atendida agora. Se trata de um dos principais corredores turísticos do nosso município, que passa a ter uma melhor infraestrutura”, aponta Célia Sales.

    O trecho entregue corresponde a cerca de dois quilômetros e 53 metros, restando para a conclusão total da via 700 metros. Durante o encontro, o secretário Rodrigo Novaes e a prefeita Célia Sales discutiram sobre a gestão da estrada. A ideia é que, após a totalidade da obra, o trecho da rodovia estadual seja concedido ao município, que ficará a cargo da manutenção.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: