meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • DER começa nova etapa das obras complementares da BR-101


     
    O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) interdita, nesta segunda-feira (30/11), trecho de 800 metros da BR-101 para obras complementares. O segmento fica na via marginal da rodovia, no sentido Paulista/Jaboatão, a partir do Hospital das Clínicas até a rotatória da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A previsão é que os serviços sejam finalizados em até 20 dias.
    O órgão pede uma maior atenção aos motoristas que venham no sentido Hospital das Clínicas, pela marginal. Os condutores deverão pegar o desvio à direta na Avenida Professor Arthur de Sá, seguir pela rua Acadêmico Hélio Ramos até rua Professor Luís Freire, onde retornam para a marginal da BR-101.
    O DER ressalta que os dois primeiros trechos da via: marginal Sudene e marginal Av. Caxangá/Hospital das Clínicas já estão com tráfegos liberados para circulação de veículos.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sétima Casa de Semiliberdade da Funase tem requalificação concluída durante a pandemia

     funase

    Casem Harmonia, no Recife, foi reformada por meio de trabalho voluntário após mudança para prédio na Iputinga

    Sete das oito Casas de Semiliberdade (Casem) em funcionamento em Pernambuco estão chegando ao fim do ano requalificadas. O trabalho de reforma foi desenvolvido de forma voluntária por funcionários com materiais doados por pessoas e instituições e também com recursos oriundos de arrecadações feitas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição do Poder Executivo estadual que administra essas unidades. A entrega mais recente, feita na sexta-feira (27), foi da Casem Harmonia, que passou a funcionar no bairro da Iputinga, no Recife, e é voltada ao atendimento de adolescentes e jovens do sexo masculino.

    O espaço tem vagas para até 20 socioeducandos, com quatro quartos, salas administrativas e área externa para atividades pedagógicas. Os trabalhos de reforma se concentraram na realização de pintura e outras adequações para atender a medida de semiliberdade. No prédio, que é próprio da Funase, já funcionaram outras unidades, como o Lar Santa Luzia e, até mais recentemente, o Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, que passou a ocupar novas instalações no bairro do Bongi. Desse modo, a Casem Harmonia é a primeira da Região Metropolitana e a segunda do Estado a operar em um edifício próprio.

    “Esta casa tem uma velha história. Foi uma doação que a antiga Fundac recebeu para que funcionasse o Lar Santa Luzia, destinado às meninas. No Brasil, aquela proposta de lar foi pioneira, inclusive. Depois, veio o Cenip Santa Luzia e, agora, temos a primeira Casem no Recife a funcionar em prédio próprio. É uma casa agora adaptada à Semiliberdade. Vocês que trabalham aqui ajudaram a torná-la ainda mais acolhedora”, destacou a presidente da Funase, Nadja Alencar, durante o ato de entrega da requalificação.

    A solenidade, que ocorreu com número limitado de pessoas e com respeito às normas de distanciamento social, teve a participação de funcionários envolvidos com a reforma, que ocorreu em um período de queda na demanda de adolescentes atendidos no regime de semiliberdade. “Tínhamos o desafio de fazer essa requalificação após um processo de mudança de outra casa para cá. Nosso corpo de servidores teve uma colaboração fundamental nisso”, avaliou a coordenadora geral da Casem Harmonia, Simone Custódio.

    Também presente ao ato, a superintendente da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges, ressaltou que, em um ano de tantos desafios, as pessoas que atuam na instituição têm buscado saídas na união e na criatividade. “Passamos por várias Casas de Semiliberdade e temos visto como a participação dos gestores e dos funcionários tem feito a diferença para deixar esses espaços mais humanizados. Encontramos na Casem Harmonia esse ambiente acolhedor, com a marca de quem trabalha aqui”, afirmou.

    Desde agosto, o empenho voluntário de funcionários e a destinação de donativos já permitiram que fossem dadas novas roupagens às Casas de Semiliberdade situadas nos bairros de Areias, da Iputinga e do Rosarinho, no Recife, e em Caruaru e Garanhuns, no Agreste do Estado. A Casem Santa Luzia, na capital, atende adolescentes do sexo feminino e também recebeu obras. “Em plena pandemia, estamos conseguindo transformar dificuldades em oportunidades. Tem sido o exercício de olhar para dentro e buscar qualificar, cada vez mais, o atendimento”, concluiu a assessora técnica de Casas de Semiliberdade da Funase, Vitória Barros.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cursos on-line do Cefospe com vagas abertas até esta quinta-feira (03)

     

    Servidores, atenção! As inscrições para três (03) cursos on-line da plataforma Microsoft teams disponibilizados pelo Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), entidade vinculada à Secretaria de Administração (SAD), terminam nesta quinta-feira (03). Por isso, se apressem para garantir uma das vagas. Os interessados devem acessar o site: www.cefospe.pe.gov.br e efetuar a sua inscrição.

    As capacitações com vagas disponíveis são as seguintes:

    - Introdução à Química Ambiental e Gerenciamento de Áreas Contaminadas;

    - Redação Corporativa;

    - Tomada de Contas Especial: Aspectos da Resolução TC N° 36/2018.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diretoria do IPA faz balanço de 2020 e discute estratégias para melhoria da gestão

     

    Na reta final do planejamento estratégico de gestão do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o diretor presidente Reginaldo Alves se reuniu com coordenadores dos núcleos, na sede da instituição, na última sexta-feira (27). O objetivo da reunião foi fazer um balanço de 2020, pontuando pendências e discutindo soluções para o melhoramento da gestão. 

    Entre os temas discutidos estiveram os convênios, prestação de contas, assuntos jurídicos, estratégias de marketing e comunicação.

    Participaram da reunião os núcleos de Convênio, Jurídico, Comunicação, Controle interno, Compras, Tecnologia da informação, além do núcleo de Planejamento e Orçamento.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • CRLV 2019, veículos com final de placa 6, 7 e 8 têm até hoje para circular

    detran

    O CRLV 2020 só será emitido mediante agendamento

    Com a data de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, dos veículos com terminação 6, 7 e 8, com limite hoje (30), começa a corrida pelos boletos de pagamento do tributo para quitar seus débitos. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, disponibiliza as guias de pagamento no site www.detran.pe.gov.br, podendo ser paga nos aplicativos de qualquer instituição bancária.

    Já os correntistas do Banco do Brasil – BB, têm uma facilidade maior para o pagamento dos tributos. Em parceria com o DETRAN-PE, o BB está oferecendo um mecanismo que permite realizar o pagamento de forma simplificada através do aplicativo ou dos correspondentes bancários do BB.

    O contribuinte que é cliente do BB não precisa entrar no site do Detran para ter acesso ao boleto de pagamento de taxas como IPVA, seguro obrigatório – DPVAT, e multas de trânsito. Todas as informações para pagamento estão disponíveis nos canais do Banco do Brasil. Por isso, o contribuinte pode quitar seu débito através dos terminais de autoatendimento, do aplicativo ou do site do banco.

    A funcionalidade só não está disponível nos caixas bancários, pois o foco é o pagamento digital, mas o processo na internet é simples: quando entrar no sistema bancário, o consumidor só precisa acessar o canal de pagamentos sem código de barras e o campo de taxas do Detran. Informando a placa do carro e o CPF ou o CNPJ do proprietário do veículo, é possível ter acesso ao histórico e às pendências que o automóvel tem com o Detran e efetuar o pagamento dessas taxas. Se algum débito estiver em atraso, o sistema ainda calcula automaticamente a multa que precisa ser paga.

    O Diretor de Atendimento do DETRAN-PE, Cel. Felipe Nascimento, informa que a entrega do CRLV será feita de forma agendada. O documento só será emitido mediante a quitação das taxas que compõem o Licenciamento, é preciso agendar atendimento para emissão do CRLV 2020 no site www.detran.pe.gov.br.  

     

    O usuário também vai poder contar com o Detran Itinerante, caminhão que está estacionado nos principais shoppings do Recife, RMR e Caruaru, onde será entregue, por meio de biometria, no sistema drive-thru, o Certificado de Registro e Licenciamento dos Veículos – CRLV. Esse serviço também é feito por meio de agendamento. A emissão do CRLV só será realizada após serem quitadas todas as multas vencidas do veículo.

     

    MULTAS

    As multas não constam no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, calcula de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br, os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

    Os acréscimos se baseiam na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES-PE com seleção pública simplificada para a Coordenação de Saúde Prisional


    Inscrições para as seis vagas seguem até 12/12. Remuneração fica entre R$ 3 mil e R$ 3,7 mil

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulga seleção pública simplificada para profissionais de nível superior atuarem na Coordenação de Atenção à Saúde no Sistema Prisional da pasta. As inscrições para as seis vagas devem ser feitas até o dia 12/12 pelo ead.saude.pe.gov.br e o certame terá duas etapas: análise curricular e prova de conhecimentos. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais e os proventos são entre R$ 3 mil e R$ 3,7 mil. O edital do certame foi publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado (28/11) e também está disponível no portal.saude.pe.gov.br.

    Duas vagas são para coordenadores de saúde prisional de acompanhamento das contas públicas (1) e de atenção à saúde prisional (1). As outras quatro são de apoiadores institucionais de saúde prisional de unidades prisionais (2), de sistemas de informações (1) e de processos e contratos administrativos (1). A atuação será na sede da SES, exceto os apoiadores de unidades prisionais, que trabalharão no sistema prisional do Estado.

    Entre as funções que serão realizadas pelo grupo, de acordo com cada cargo, o desenvolvimento do planejamento orçamentário e financeiro da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional, estratégias para implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, o monitoramento junto aos setores da SES dos processos que se relacionem com a Coordenação com foco na Assistência Farmacêutica, entre outros.

    Em decorrência da pandemia da Covid-19 em Pernambuco, não será permitida a participação na seleção pública de candidatos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas ou que sejam de algum outro grupo de risco para o novo coronavírus, conforme descrito no edital.

    O resultado preliminar da avaliação curricular será divulgado em 21/12. Já os recursos podem ser interpostos entre 22/12 e 24/12. Em 04/01/2021 sairá o resultado final da avaliação curricular e a convocatória para a avaliação técnica (prova de conhecimentos). A prova será realizada em 14/01/2021 e o resultado preliminar sairá em 21/01/2021. Os recursos para essa etapa poderão ser feitos entre 21/01/2021 e 24/01/2021. Já o resultado final sairá em 29/01/2021. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Samuel, o homem que transformou noite em dia

    selo

    sqi

    Por trás da iluminação LED e mais econômica do Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, está o trabalho do engenheiro elétrico e professor.

    Marcionila Teixeira

    Há quem diga que Samuel transformou noite em dia. O fato teria se dado no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Não se trata de poderes divinos atribuídos ao engenheiro elétrico e professor Samuel Justino de Melo, 55 anos. Seria, na verdade, um reconhecimento pela sua capacidade de aplicar eficiência energética por onde passa. Aprendeu sobre isso antes de se tornar servidor público, e agora tenta “contaminar” os colegas com as mesmas ideias.

    O Santos Dumont surgiu para Samuel como um desafio no campo da racionalização de energia. Com o tempo, mudar o sistema, considerado arcaico, tornou-se um propósito. “Hoje eu posso dizer que é o melhor parque aquático do Norte e Nordeste. O sistema de iluminação foi trocado da lâmpada a vapor para a LED. Trabalhamos no espaço como um todo, desde a origem do condutor elétrico, a proteção, o direcionamento, o projeto e a fiscalização. O sistema já foi aplicado e aprovado, inclusive com competição de natação à noite”, explica o engenheiro e professor.

    Samuel disse que, além da mudança visível na luminosidade do ambiente, a economia de energia alcançou os 35% em todo o Complexo Santos Dumont, do qual o parque aquático faz parte. Ele agora sonha em levar a proposta de racionalização de energia para os outros ambientes da Secretaria de Educação e Esportes, onde está como professor cedido, atuando como engenheiro.

    Dia desses, em um domingo de folga, Samuel se preparava para almoçar quando foi surpreendido com uma ligação telefônica oriunda do parque aquático. Os postes estavam dando choques e os funcionários ficaram preocupados porque havia uma competição em andamento. O engenheiro deixou o Litoral Norte, onde estava, e seguiu para a Zona Sul. “Quando o assunto é segurança, deixo tudo e penso nas pessoas. Temos que nos colocar no lugar das pessoas”, observa.

    Samuel diz ter orgulho de ser servidor público. Para ele, o sentimento é parecido na maior parte da categoria. “Penso que há uma distorção grande na percepção das pessoas sobre o servidor. Assim como eu, existem outras pessoas que se orgulham de serem servidores públicos. Para mim, não tem tempo ou hora, e não estou preocupado com status, mas em ser alguém que respeita, que serve de maneira digna e ética. Essa é a chave para o servidor”, receita.

    Em três meses, ele volta da licença prêmio como docente e reencontra, remotamente, os alunos do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos. Tem diabetes e é considerado do grupo de risco na pandemia do novo coronavírus. Seguirá de dia, engenheiro, e à noite, professor. “As duas profissões me completam, são como uma doação em minha vida. Ser professor é participar do processo de transformação social. O engenheiro também faz acontecer, porque está na base estrutural da política de transformação”, raciocina.

    O parque aquático foi reinaugurado em março, com um investimento de R$ 7,5 milhões. O espaço conta com duas piscinas consideradas de padrão internacional. Uma delas tem 50 metros de comprimento por 25 de largura e dez raias. A outra, 25 metros de comprimento por 12,5 metros de largura, com seis raias. A nova arquibancada tem capacidade para 1.263 pessoas. O centro foi construído em 1974.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • BOLETIM COVID-19 - COMUNICAÇÃO SES-PE

    Domingo, 29/11/2020

     

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste domingo (29/11), 449 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 26 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 423 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 181.841 casos confirmados da doença, sendo 27.999 graves e 153.842 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

    Além disso, o boletim registra um total de 161.189 pacientes recuperados da doença. Destes, 17.877 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 143.312 eram casos leves.

    Também foram confirmados laboratorialmente 11 novos óbitos (6 masculinos e 5 femininos), registrados entre os dias 04/08 e 28/11. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Bom Jardim (1), Exu (1), Nazaré da Mata (1), Parnamirim (1), Quipapá (1), Santa Terezinha (1), São José da Coroa Grande (1), São Lourenço da Mata (1), Tamandaré (1), Timbaúba (1) e Tuparetama (1). Com isso, o Estado totaliza 9.030 mortes pela doença.

    Os pacientes tinham idades entre 51 e 99 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (1), 60 a 69 (4), 70 a 79 (3) e 80 a 89 (3). Do total, 8 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (3), diabetes (3), hipertensão (2), obesidade (2), tabagismo/histórico de tabagismo (1), imunodepressão(1) e doença de Alzheimer (1), - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.

    Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 23.032 casos foram confirmados e 40.834 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia de votação em clima de tranquilidade nas duas cidades com 2º turno

     sds
     
    O domingo de eleições no Recife e no Paulista transcorreu de forma tranquila, com atuações das forças de segurança em ocorrências de boca de urna, perturbação do sossego por uso de equipamento de som, carreatas e outros delitos. Ao todo, a Polícia Militar foi acionada para 82 ocorrências de crimes eleitorais, sendo 69 no Recife e 13 no Paulista. Dessas, em apenas 10 (3 no Recife e 7 no Paulista), houve necessidade de condução para uma delegacia e realização de procedimentos de polícia judiciária. Após serem lavrados TCOs, os suspeitos da prática de delitos eleitorais foram liberados enquanto aguardam o avançar das investigações.
     
    Das 82 ocorrências nas duas cidades, 48 (ou 58% do total) foram por boca de urna. No Recife, houve 45 casos de boca de urna, e outros 3 ocorreram no Paulista. Em média, 70% dos bairros das duas cidades não registraram delito eleitoral. "Chegamos ao final deste 2° turno de votação no Recife e Paulista com eleições muito tranquilas do ponto de vista da segurança publica. Crimes de menor potencial ofensivo, sem casos graves de agressão entre eleitores e, na grande maioria das situações, a PMPE conversou com os militantes e resolveu no próprio local. Continuaremos trabalhando no monitoramento das comemorações dos eleitos, para garantir a paz. Quero agradecer e parabenizar a todos da SDS, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Corregedoria Geral, assim como aos parceiros do TRE, Polícia Federal, Ministério da Justiça e todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para este resultado”, avaliou o secretário Antonio de Pádua.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara vota na Cecosne, ao lado da primeira-dama e da filha mais velha

     

    No segundo turno das eleições municipais do Recife, governador fala sobre democracia e importância de parcerias

    O governador Paulo Câmara votou, na tarde deste domingo (29/11), acompanhado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e da filha mais velha, Clara Câmara, na Fundação Cecosne, no bairro da Madalena, no Recife. Após finalizar o voto, por volta das 12h, Paulo Câmara falou sobre democracia e necessidade de parcerias.

    “Os desafios são grandes. O País está numa recessão há muito tempo. Precisa gerar empregos, renda e os serviços públicos precisam funcionar melhor. Mas a função do Estado, junto com os municípios, é buscar parcerias. O Governo do Estado tem todo esse planejamento para buscar as parcerias, avançar e buscar melhorar os serviços públicos cada vez mais para a população, gerando emprego, renda e enfrentando os desafios para seguir em frente”, ressaltou Paulo Câmara.

    O governador também falou sobre o processo democrático no segundo turno das eleições municipais. “Está transcorrendo com normalidade, assim como foi o primeiro turno, em apenas duas cidades em Pernambuco, Recife e Paulista. Espero, realmente, que tenhamos mais um dia da democracia favorável ao Recife, Paulista, Pernambuco e Brasil”, completou.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: