meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Cais do Sertão lança podcast no Spotify


Programa Raízes Sertanejas foi desenvolvido pelo músico-educador Diogo do Monte a partir do material colhido nas lives promovidas pelo museu durante a pandemia

Recife, 4 de fevereiro de 2021 - Cada vez mais atento às oportunidades de interagir com o seu público no meio digital, o Cais do Sertão lança, nesta quinta-feira, um podcast. A iniciativa busca ampliar ainda mais a presença do centro cultural na internet, o que vem num crescente desde o começo da pandemia da Covid-19, em 2020, e tem colaborado para que a instituição conquiste admiradores de todo o País. Batizado de “Raízes Sertanejas”, o podcast foi idealizado e realizado pelo músico-educador da casa, Diogo do Monte, por meio da Lei Aldir Blanc. O programa está disponível gratuitamente pelo Spotify, plataforma que já abriga o canal de playlists do museu.
A inspiração para criar o podcast veio do sucesso dos debates ao vivo promovidos no Instagram do Cais durante a pandemia. Artistas e pesquisadores da cultura foram os convidados das faixas semanais Papo de Museu e Conexão Cais, que agora deram origem ao “Raízes Sertanejas”.  Alguns deles contribuíram ainda com as playlists, propondo seleções especiais sobre temas variados.
 
“Inicialmente, a ideia era apenas capturar os áudios das lives do Instagram para divulgarmos no agregador do Spotify, mas ouvindo tudo de novo percebi que poderia ser um produto que divulgasse as sonoridades e histórias locais”, comenta Diogo.

O podcast reúne, portanto, as análises de artistas e pesquisadores sobre a cena musical nordestina, além de episódios inéditos com aspectos da cultura sertaneja, como religiosidade, e personagens históricos. Neste primeiro episódio, o internauta pode conferir a versão em áudio da entrevista com o cantor Josildo Sá, referente à Semana Nacional de Museus.

Na conversa, ele aborda a importância de Luiz Gonzaga para a música brasileira. “Os programas seguintes serão apresentados no formato de entrevista, com a participação do corpo educativo do Cais e convidados”, finaliza o educador.

Além do podcast, o internauta interessado em cultura popular pode navegar nas playlists temáticas do Spotify do Cais. Há seleções para todos os gostos: desde repertórios dedicadas ao Rei do Baião, como Luiz Gonzaga, Gonzaga em Outras Vozes e O Sertão cantado por Gonzaga, a   listas com sucessos de músicos da cena local, a exemplo de Josildo Sá, Cristina Amaral e Quinteto Violado. Destaque para as homenagens ao Recife, como a lista Saudade do Recife, proposta por Johnny Hooker, além de um tributo a Naná Vasconcelos.

O CAIS
 
O Centro Cultural Cais do Sertão também dispõe de acervo audiovisual em seu espaço. O visitante poderá conhecê-lo na visita ao museu, que opera com 40% da sua capacidade de público, às quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).  
Todos os protocolos de convivência com a Covid-19 estão sendo cumpridos, obedecendo o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos. O Cais é um equipamento do Governo de Pernambuco, sob gerência da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur.
Assuntos: Não há assuntos relacionados.
Compartilhe: Link para o post: