Hemocentros do Brasil se unem em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Campanha “Somos todos do mesmo sangue” é inédita no país

O Hemope e hemocentros de todo país se unem, a partir de segunda (23) e que vai até 28 de novembro, para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem a Semana Nacional do Doador de Sangue.

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Cada hemocentro vai desenvolver ações locais com os doadores para incentivar a participação, além de ilustrações conjuntas nas suas redes sociais.

No Recife, o Hemope, a partir do dia 23 estará decorado para homenagear o doador com tapete vermelho, e será feito um agradecimento, com a representação de cinco doadores com doações mais expressivas na instituição (25 e 50 doações de sangue e 30 e 50 doações de plaquetas).

“O Hemope comemora a semana nacional agradecendo, valorizando e reconhecendo a importância do doador de sangue. Este ano, serão cerca de 170 doadores homenageados que, devido à pandemia, agendaremos a sua vinda para receber certificado e assim, ser reconhecido dentro da instituição, pelo valor, importância e dedicação ao longo dos anos em doar regularmente no Hemope”, ressaltou Josinete Gomes, supervisora da captação de doadores de sangue do Hemope.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

“Ver os hemocentros unidos em celebração a essa semana tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos, por isso, venha ao Hemope. Todas as regras para doação podem ser vistas em nossas redes sociais, explica a diretora geral do Hemope, Gessyane Paulino.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

SERVIÇO:

Semana nacional do doador de sangue no Hemope

Evento: 23 a 28 de novembro

Aonde: Hemope Recife, R. Joaquim Nabuco, 171 - Graças, Recife - PE, 52011-000

Assuntos: Não há assuntos relacionados.