meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Pernambuco tem a menor taxa de mortalidade infantil do Norte/Nordeste, diz IBGE

    maecoruja

    Percentual registrado no Estado em 2019 foi de 11,4%, abaixo, inclusive, da média nacional de 11,9%


    Pernambuco é o Estado com a menor taxa de mortalidade infantil do Norte/Nordeste. Dados divulgados nesta sexta-feira (27.11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que iniciativas como o Programa Mãe Coruja e campanhas de vacinação têm dado resultados positivos. Segundo o IBGE, Pernambuco aparece entre os dez Estados brasileiros com menor probabilidade de uma criança não completar um ano de idade. A taxa pernambucana em 2019 foi de 11,4%, a menor já registrada no Estado e menor, inclusive, que a média nacional, que ficou em 11,9%.

    Em 2006, Pernambuco figurava entre os dez Estados com maior taxa de mortalidade infantil do País. Em 13 anos, o índice recuou 48%. Cinco pontos acima da taxa média nacional no mesmo período, que caiu para 43%. Como explicação para a queda da mortalidade infantil ao longo dos anos, o IBGE cita a atenção ao pré-natal, campanhas de vacinação em massa, aleitamento materno, a presença de agentes comunitários de saúde e programas de nutrição infantil. Outros fatores são o aumento de renda, da escolaridade e da proporção de domicílios com saneamento adequado.

    “Ações de prevenção que acontecem em todo o Estado, como as campanhas de vacinação e o Mãe Coruja, são alguns dos fatores que ajudam a explicar a redução da taxa de mortalidade infantil em Pernambuco e, consequentemente, nossos índices estão entre os melhores do País. Ainda temos muito o que avançar, mas esses números mostram que estamos no caminho certo”, analisou o governador Paulo Câmara.

    MÃE CORUJA – O Mãe Coruja é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil. É premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de Gestão de Política Pública. Presta atenção integral às mães pernambucanas usuárias do Sistema Único de Saúde (SES) e a seus bebês, antes e depois do nascimento.

    Ao todo, 211 mil mulheres foram cadastradas entre os anos de 2007 e 2020 no Mãe Coruja. O programa está em 102 municípios do Estado e na Ilha de Fernando de Noronha. Um total de 188 mil crianças foram acompanhadas desde o início das atividades.

    VACINAÇÃO – Na última quinta-feira (26.11), Pernambuco bateu a meta mínima de 95% de crianças vacinadas na campanha de vacinação contra a poliomielite, tornando-se o segundo Estado brasileiro a atingir o feito, e se mantendo acima da média nacional, de 67%. Ao todo, foram imunizados 522.125 meninos e meninas, entre um ano de idade e menores de cinco anos, de um total de 549.369.

    “Os dados positivos são reflexo da efetividade das políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado. Entre os fatores que colocaram os indicadores do Estado entre os melhores do País, estão o permanente estímulo à vacinação, especialmente no público infantil; o Programa Mãe Coruja, que monitora gestantes e crianças para a promoção de nascimento e infância saudáveis; a qualificação da rede materno-infantil; a ampliação de acesso aos métodos contraceptivos e a formação contínua dos profissionais da rede. Ao mesmo tempo, com a priorização dos investimentos em saúde pela gestão Paulo Câmara, o Governo de Pernambuco vem garantindo melhorias e ampliações na rede estadual de saúde, o que têm impacto no avanço da integralidade da atenção e propicia um envelhecimento mais saudável aos pernambucanos", explicou o secretário de Saúde, André Longo.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Esafaz inicia segunda turma do curso “Estratégias e ferramentas de negociação de Harvard”


    O curso visa apoiar o projeto “Novo modelo de recuperação de crédito tributário”, gerido pela DFA e PGE

     

    A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), por meio da sua Escola Fazendária (Esafaz), inicia a partir da próxima segunda-feira (30) a segunda turma do curso “Estratégias e ferramentas de negociação de Harvard”. A capacitação, que acontece até a sexta-feira (04), em ambiente remoto, conta com 30 participantes, sendo 20 da Sefaz-PE e 10 da Procuradoria Geral do Estado.

    O curso oferece ferramentas e modelos que permitem identificar as habilidades dos grandes negociadores, as condições de um objetivo bem formado, bem como o desenvolvimento da capacidade de observação para identificar os sinais e variáveis que devem ser atendidas na negociação. Além disso, o curso também proporciona aos participantes explorar e conhecer as bases das diferenças e praticar técnicas de empatia, abordar o modo de fazer boas perguntas, conhecer os diferentes estilos de perceber a realidade, e como administrar as diferenças na hora de liderar e persuadir gerando um clima de credibilidade e confiança.

    A formação tem o objetivo de proporcionar aos participantes um maior poder de persuasão junto ao contribuinte e um maior retorno na arrecadação pelo meio da negociação em detrimento a ações de litígio. O curso visa apoiar o projeto “Novo modelo de recuperação de crédito tributário”, gerido pela Diretoria Geral de Fiscalização e Atendimento (DFA) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secult-PE convoca proponentes com projetos classificados para a entrega da documentação

    Responsáveis pelas propostas presentes na lista preliminar têm dois dias úteis, a partir da publicação do resultado no Diário Oficial, para enviar a documentação completa

     

    A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) faz um alerta a proponentes que tiverem propostas selecionadas na etapa preliminar dos editais da Lei Aldir Blanc para que fiquem atentos aos prazos de entrega da documentação exigida. Caso a proposta esteja classificada (seja como selecionado ou suplente), o proponente deve providenciar com urgência o envio da sua documentação completa (digitalizada em extensão de arquivo PDF) para o e-mail gaf@secult.pe.gov.br, conforme listagem de exigências descritas no documento convocatório (confira abaixo a lista de documentos).

     

    “Convocamos todos os classificados nos editais a providenciarem suas documentações com urgência, inclusive os que estiverem em suplência. Como o prazo da Lei Aldir Blanc é curto, os que por acaso forem remanejados deverão apresentar a documentação de imediato”, destaca Silvana Meireles, secretária Executiva da Secult-PE.

     

    É necessário atentar para o prazo legal determinado nos editais para a entrega da documentação, que são dois dias úteis a partir da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado (DOE).

     

    Na última quinta-feira (26, ontem), por exemplo, foi divulgado o resultado preliminar do edital “Formação e Pesquisa – LAB PE”. Os proponentes (selecionados e suplentes) terão até esta segunda-feira (30) para concluir o envio da documentação. Clique aqui e confira o calendário dos outros editais.

     

    A Secult-PE também orienta que sejam enviados por e-mail os seguintes dados: Nome, Telefone, E-mail, Número de Inscrição e Dados bancários (se conta corrente ou conta poupança, agência, nome e número do Banco, número da conta). Esta é uma medida preventiva que busca garantir agilidade para  cadastramento no E-Fisco dos proponentes contemplados.

     

    CONFIRA A LISTAGEM DE DOCUMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DOS PROPONENTES CLASSIFICADOS NOS EDITAIS DA LEI ALDIR BLANC PROMOVIDOS PELA SECULT-PE:

     

    1. PESSOA FÍSICA
    1.1. Carteira de Identidade.

    1.2. Comprovante do CPF.

    1.3. Comprovante de Residência de, no máximo, 60 (trinta) dias antecedentes à inscrição. Serão aceitos os seguintes documentos: (1) Contas de água, energia elétrica, telefone fixo ou móvel; (2) Correspondência expedida por órgãos oficiais das esferas municipais, estaduais ou federal; (3) Correspondência de entidades bancárias, públicas ou privadas ou administradoras de cartão de crédito.

    1.4. Dados Bancários (Cópia do cabeçalho do extrato da conta ou outro formato que comprove os dados com a titularidade da conta).


    2. PESSOA JURÍDICA

    2.1. Contrato social e/ou Alteração Contratual, onde conste objeto social, capital social, nomes dos sócios com endereço, e endereço da pessoa jurídica; Ou Condição de Micro Empreendedor Individual para os pedidos de cadastro do MEI; Ou Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos e eleição de seus administradores. Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício; Ou Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

    2.2. Comprovante de inscrição no CNPJ: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

    2.3. Comprovante ou cartão de inscrição estadual (CIE) e municipal (CIM), podendo este último ser substituído por alvará de licença e funcionamento expedido pela prefeitura do domicílio sede da empresa.

    2.4. Certidão Negativa de Débito Municipal.

    2.5. Certidão Negativa de Débito Federal (Dívida Ativa da União):
    http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidao/CNDConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?tipo=2

    2.6. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: http://www.tst.jus.br/certidao/

    2.7. Certidão de Regularidade com a Fazenda Estadual de Pernambuco: https://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_trb_gcc/PREmitirCertidaoRegularidadeFiscal

    2.8. Certificado de regularidade de situação com o FGTS, expedido pela Caixa Econômica Federal: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf

    2.9. Documento de Identificação do Representante Legal que assinará o Termo de Contrato (RG/CPF).

    2.10. Dados Bancários (Cópia do cabeçalho do extrato da conta ou outro formato que comprove os dados com a titularidade da conta).

     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco celebra Dia Nacional da Educação a Distância


    A Secretaria de Educação e Esportes inaugurou mais três estúdios de gravação para dar suporte aos 600 mil estudantes durante a pandemia

     

    Em meio a uma crise sanitária onde a recomendação dos principais órgãos de saúde do mundo inteiro era o isolamento social, uma modalidade de ensino se tornou a mais utilizada pelas instituições pedagógicas: a Educação a Distância. E hoje, 27 de novembro, o Brasil celebra o dia dedicado à ela, cuja comemoração oficial está prevista na Lei 13.620, sancionada em 2018. Em Pernambuco, mais de 41 mil cidadãos estão matriculados nos cursos técnicos a distância ofertados pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). Além deles, por conta da pandemia do novo coronavírus, mais de 560 mil estudantes de todas as escolas ligadas ao órgão passaram a estudar remotamente. 

    Atualmente, o Governo de Pernambuco oferta nove cursos técnicos na modalidade a distância em todas as regiões do Estado. São eles: Administração, Biblioteconomia, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, e Segurança do Trabalho. As opções estão disponíveis em 114 polos, distribuídos em 67 municípios, nas ofertas Subsequente, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio; Profuncionário, para funcionários do quadro administrativo da escola pública; e Concomitante, para estudantes do Ensino Médio que farão os dois ensinos simultaneamente.

    Assim que o Governo de Pernambuco decretou o isolamento social, a Secretaria de Educação e Esportes prontamente criou medidas para viabilizar o ensino remoto em todo o Estado. A primeira delas foi a criação da plataforma Educa-PE, que disponibilizou materiais de estudos, um ambiente virtual de aprendizagem, além de transmissão de aulas, ao vivo, em TVs abertas e internet. Em seguida, a pasta lançou o “Conecta Aí”, que consiste numa oferta gratuita de dados de internet para estudantes da Rede que não tinham acesso, a fim de que todos e todas pudessem assistir as aulas remotamente. Além de tudo isso, a SEE inaugurou mais três estúdios de gravação para aulas EaD na ETE Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), no bairro de Santo Amaro, no Recife, totalizando espaços como este, sendo o primeiro deles em funcionamento na sede da Secretaria. 

    "A profissionalização, que já era muito importante, passou a ser mais importante ainda nesse momento de reconstrução do setor produtivo da economia em Pernambuco e no Brasil. Os cursos técnicos são fundamentais para isso, e num ano como esse, o EaD se tornou a principal modalidade de ensino em todo o planeta; a principal possibilidade de profissionalizar pessoas. A nossa Rede não parou nenhum minuto nesta pandemia, graças ao investimento do Governo do Estado na educação a distância, e nós não só demos continuidade aos cursos técnicos, como também demos suporte a todos os estudantes das escolas públicas estaduais remotamente”, frisou George Bento, gerente geral de Educação Profissional da SEE. 

    Para ingressar nos cursos técnicos a distância ofertados pelo Governo de Pernambuco é necessário ficar atento aos períodos de inscrições, sempre divulgados pelo site da Secretaria de Educação e Esportes (www.educacao.pe.gov.br).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seplag apoia iniciativa da SJDH para implantar salas de videoaudiências em todas as Unidades Prisionais do Estado

    seplag

    Ação gerou economia de R$ 1,7 milhão entre agosto e outubro

    A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) atua junto à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para permitir a implantação de salas de videoaudiências em todas as Unidades Prisionais do Estado. A SJDH, por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), está trabalhando para que até dezembro de 2020 o Sistema Prisional tenha capacidade de realizar 100% das audiências demandadas pela Justiça por videoconferência.

    O apoio da Seplag à iniciativa se dá através da secretaria executiva de Gestão por Resultados (Segpr), que auxiliou a Seres no planejamento e resolução de entraves para a disponibilização de espaço para videoconferência nas 23 unidades prisionais do Estado. Ryan Amorim, gerente de Gestão por Resultados da Seplag fala da importância da ação. “É uma prazer para nossa equipe ajudar nesse processo. É um privilégio poder observar os grandes avanços que a expansão do serviço de videoaudiência tem trazido para os reeducandos, policiais penais e todos os servidores da justiça em termos de agilidade processual, economia de gastos e segurança sanitária, devido à redução de exposição ao Covid-19”, explicou Ryan. 

    A audiência via computador foi realizada pela primeira vez no estado de Pernambuco em novembro de 2016, no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALB), no Complexo do Curado. Desde então, a Seres trabalha para garantir o maior número possível de salas disponíveis para esse fim. Com a pandemia do Covid-19, essa se tornou a única forma de garantir o atendimento jurídico necessário e seguro.  

    Em setembro, foram inauguradas salas de videoconferência no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo do Curado. Já em outubro, mais cinco salas foram abertas na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. Todas as unidades do sistema pernambucano já contam com a estrutura, totalizando 66 salas. Só entre agosto e outubro de 2020, mais de quatro mil audiências foram realizadas por vídeo, gerando uma economia de R$ 1,7 milhão ao Estado. 

     

    As videoaudiências possibilitam que o reeducando seja ouvido em sala específica e equipada, no próprio presídio, enquanto o juiz, promotor, advogado ou defensor conduzem do Fórum a audiência em tempo real. Os equipamentos necessários para a transmissão, como mesa de som, microfone de mesa e webcam foram obtidos pela Seres, sendo parte deles em parceria com a Justiça Federal. Mesmo fora do período de isolamento, essa medida representa uma grande redução de custos, uma vez que a escolta de cada presidiário até os Fóruns conta com a presença de até dois policiais militares e dois agentes penitenciários. Com a implantação de depoimentos através da internet, esses profissionais podem atuar em outras frentes, além da economia com combustível e viaturas.

    --

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Livro do ano do Prêmio Jabuti reconstrói a memória de uma diáspora ancestral

     cida

    O livro Solo para vialejo da poeta pernambucana Cida Pedrosa, traz o ineditismo de ser o primeiro título pernambucano eleito Livro do Ano pelo Prêmio Jabuti, desde a criação da categoria, em 1991. Publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o poema épico-lírico, de 128 páginas, narra o retorno de Cida  às origens, numa viagem do mar ao Sertão. “Solo para Vialejo é o meu Canto Geral (referência  a uma das obras mais importantes sobre os povos da América e suas lutas, escrito pelo poeta chileno Pablo Neruda)”, disse a autora.

    A Câmara Brasileira do Livro (CBL), que promove o evento, entregou duas estatuetas na cerimônia do 62º Prêmio Jabuti, uma à Cepe Editora e outra à autora. Cida também foi agraciada com o valor de R$ 100 mil pela escolha de sua obra como Livro do Ano, título que venceu ainda na categoria Poesia, na qual concorria.

    Solo para Vialejo é minha entrega total à literatura. É minha grande viagem de volta à Bodocó (cidade em que nasceu, no Sertão do Araripe) e a mim mesma. A Cepe está construindo um belo trabalho de grande importância para os escritores de Pernambuco e de fora do Estado. É um trabalho de resistência”, ressalta.

    Para o presidente da Cepe, Ricardo Leitão, o anúncio feito na cerimônia virtual da 62ª edição do Prêmio Jabuti, realizada nesta quinta-feira (26), tem um significado especial.  “É uma grande alegria para a Cepe, uma editora pública e fora do eixo do Sudeste, ter uma publicação premiada pelo Jabuti. Apesar de Cida Pedrosa ser uma poeta que nunca saiu de Pernambuco, ela conseguiu transformar sua poesia em uma temática internacional. O prêmio é um reconhecimento ao grande talento dela. À editora só coube colocar nas páginas do livro o seu grande dom”, destaca.

    Tanto o lançamento quanto a premiação de Solo para Vialejo aconteceram em datas especiais para Cida. Foi publicado pela Cepe em 18 de outubro de 2019, no dia do aniversário da escritora. E, nesta quinta-feira (26), ela comemorava o aniversário de 23 anos do filho Vladimir Pedrosa (estudante de medicina e também poeta), quando teve a obra premiada pelo Jabuti.  

    O título traz referências estéticas da poesia moderna à cultura pop. Trata-se de uma viagem de retorno às memórias da escritora que recorda a diáspora ancestral do negros e negras, índios e índias, homens e mulheres oprimidos que saíram do litoral para o Sertão após a devastadora chegada dos brancos

     

    SOBRE A AUTORA

    Aos 56 anos, Cida Pedrosa acaba de ser eleita vereadora do Recife pelo PcdoB. Foi uma das militantes do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco e titular das secretarias da Mulher e do Meio Ambiente na capital pernambucana. Nasceu na cidade de Bodocó, Sertão do Araripe, de onde saiu aos 14 anos, em 1978, para morar no Recife. Dos seus dez livros publicados Solo para Vialejo (2019) é o segundo editado pela Cepe. O primeiro foi Gris (2018).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Vacinação contra febre aftosa prorrogada em Pernambuco

    gado

    A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado à Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), prorrogou o prazo da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os produtores pernambucanos têm até 15 de dezembro para vacinar bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses. A meta desta segunda etapa, que se encerraria no dia 30 de novembro, é imunizar 662.750 animais.

    Além de garantir a vacinação, os produtores devem declarar todos os animais de sua propriedade, inclusive os que estão fora da faixa etária da campanha. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 31 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br .

    “Em virtude das restrições causadas pela pandemia recebemos autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para prorrogar a campanha que alcançou uma imunização de 41,79%. Temos mais 15 dias e esperamos imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

    A Adagro reforça que quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e não recebe a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de créditos para produtor rural.

    Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano. Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu superar os 90% de cobertura vacinal, meta estabelecida pelo MAPA.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • INFORME SES-PE - COVID-19

    SEXTA-FEIRA, 27.11.2020

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (27/11), 669 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 44 (6,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 625 (93,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 179.308 casos confirmados da doença, sendo 27.927 graves e 151.381 leves.

    Também foram confirmados 12  óbitos, ocorridos entre os dias 03/08 e 26/11. Com isso, o Estado totaliza 8.999 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paradas de ônibus de Fernando de Noronha são equipadas com lixeiras seletivas

    lixeira 

    Com a finalidade de estimular as pessoas a participarem da coleta seletiva, a administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, equipou 18 paradas de ônibus com contentores seletivos. As lixeiras são específicas para resíduos recicláveis (vidro, papel, metal e plástico) e não recicláveis (rejeitos e orgânicos, como resto de alimentos). Algumas das paradas também receberam bituqueiras, para descarte de bitucas de cigarros. Além disso, serão instaladas 15 papeleiras para resíduos não recicláveis ao longo da BR -363.

    A ação é uma continuidade do Programa de coleta seletiva, Jogue Limpo com Noronha.

    O Programa realiza ações de educação ambiental desde 2017. O trabalho inclui palestras, oficinas, instalação de Pontos de Entrega Voluntária para recicláveis (PEVs) e lixeiras seletivas em vários locais da Ilha. Além disso, o programa oferece oficina de compostagem direcionada a pousadas, bares e restaurantes. Os participantes ganham uma composteira doméstica fazer o tratamento (compostagem) dos seus resíduos orgânicos no próprio estabelecimento.

    "O simples ato de separar o resíduo em reciclável e não reciclável (orgânicos e rejeitos), em casa e na rua, tem um grande impacto positivo local  na limpeza urbana, na operação da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS) e no combate à proliferação de vetores de doenças. Globalmente, esta atitude ajuda a combater o lixo no mar e permite a reciclagem, contribuindo ainda para a economia de recursos naturais. Se cada um fizer a sua parte, Noronha estará cada vez mais alinhada com o conceito de sustentabilidade”, lembrou a superintendente de Meio ambiente, Daniele Mallman.

    A separação e destinação correta dos resíduos gerados beneficia moradores e visitantes, tornando o arquipélago um destino turístico mais sustentável e convidativo, tanto para a atual quanto para as futuras gerações. Para saber mais detalhes, consulte o Manual de Coleta Seletiva no site www.pe.gov.br ou entre em contato com a Superintendência de Meio Ambiente (meioambiente@noronha.pe.gov.br).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • 2º turno das eleições municipais também terá reforço no transporte público

     

    Para o 2º turno das eleições municipais, que acontece neste domingo (29/11), o Grande Recife Consórcio também reforçou a frota de ônibus e de viagens para o eleitor chegar ao local de votação sem transtornos. Com o esquema especial, serão 869 veículos em circulação, que farão 9.964 viagens ao longo do dia. O reforço representa 161 ônibus e 1.416 viagens a mais em relação a um domingo sem eventos especiais neste mês de novembro. Como o 2° turno acontece apenas nas cidades do Recife e Paulista, o reforço é um pouco menor que o praticado no último dia 15 de novembro quando ocorreu o 1° turno das eleições.

     

    Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: