meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Veja os programas

Funcultura

O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) é o mecanismo concebido e implantado pelo Governo de Pernambuco, em diálogo com os artistas e produtores, para unificar as ações de fomento à produção cultural no Estado.

Muitos dos livros, CDs, espetáculos de artes cênicas, filmes e festivais de arte e cultura que você tem acesso em Pernambuco contam com um importante apoio do Governo do Estado por meio do Funcultura.

Conheça como participar do Funcultura, concorrer aos editais e tornar o seu projeto cultural realidade.

O que é o Funcultura?

O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) é o principal mecanismo de fomento e difusão da produção cultural no Estado. Implantado pelo Governo de Pernambuco, a partir do diálogo com a sociedade civil, o Funcultura é uma modalidade do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC-PE), que permitiu um grande avanço na política cultural pernambucana, tornando-a mais democrática e plural. O Funcultura tem um modelo de gestão compartilhada que envolve a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), instituições culturais e entidades da sociedade civil representativas da classe artística e cultural.

Editais de seleção pública lançados a cada ano possibilitam que produtores e artistas recebam recursos diretamente do Governo do Estado para realizar os seus projetos culturais nas mais diversas linguagens artísticas e áreas. Desde a sua criação em 2003, o fundo já destinou mais de R$ 150 milhões à cultura pernambucana.

Editais

Por meio de editais, o Governo do Estado de Pernambuco anualmente torna pública a convocação dos interessados em apresentar projetos culturais com o objetivo de obter o incentivo do Funcultura. Após o período de inscrição, os projetos são submetidos a pré-análise documental e julgamento do mérito cultural para a aprovação pela Comissão Deliberativa do Funcultura.

Funcultura Independente

O Edital Funcultura Independente incentiva a produção em diversas linguagens artísticas e áreas culturais: Artesanato; Artes plásticas, gráficas e cogêneres; Cultura popular; Dança; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Ópera; Patrimônio; e Teatro. Existe ainda a categoria Artes integradas, que possibilita projetos que promovam o diálogo entre diferentes linguagens.

Baixe aqui o edital Funcultura Independente 2013/2014
Baixe aqui a resolução da Comissão Deliberativa do Funcultura

Anexos:
Formulário de inscrição de projetos culturais
Manual de preenchimento do formulário de inscrição de projetos culturais
Anexo para consulta - Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco
Anexo para consulta - Portaria 05/2009
Anexo Carta de Anuência / Termo de Permissão para uso de imagem ou obra 2013 / 2014
Anexo Plano de Curso/ Oficina - Modelo Básico 2013/2014
Anexo Proposta de Programação de Eventos e Similares - Modelo Básico 2013/2014
Anexo Plano de Pesquisa Cultural (Dança, Circo, Ópera e Teatro) 2013/2014
Anexo Plano Básico de Divulgação

Funcultura Audiovisual

O Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente beneficia toda a cadeia produtiva do setor, incentivando a produção de filmes de curta e longa-metragem, programas para TV, além de projetos a difusão (cineclubes, festivais, mostras), pesquisa e formação.

Baixe aqui o edital do Audiovisual - Funcultura 2013/2014

Baixe os Anexos

Quem pode concorrer ao Funcultura?

Para inscrever projeto nos editais do Funcultura, o proponente pode ser pessoa física ou pessoa jurídica (empresas, associações, fundações), com residência ou sede em Pernambuco há no mínimo um ano e ter Cadastro de Produtor Cultural (CPC) atualizado anualmente.

Como se cadastrar como produtor cultural?

O Cadastro de Produtor Cultural é pré-requisito fundamental para concorrer ao incentivo do Funcultura. O artista pode atuar como produtor, mas também precisa se inscrever no CPC. Para se manter em situação regular e inscrever projetos, o produtor deve atualizar anualmente o cadastro.

Formulário para Inscrição no CPC
Documentos para Inscrição de Cadastro de Produtor
Documentos Necessários para Renovação Anual do Cadastro de Produtor Cultural - CPC

Como se inscrever ou atualizar o cadastro?

O Cadastro de Produtor Cultural (CPC) pode ser efetuado ou atualizado no setor de atendimento do Funcultura na sede da Fundarpe ou via Correios. Para efetuar a inscrição no CPC é necessário preencher o Formulário de Inscrição, imprimir, datar e assiná-lo, anexando à documentação comprobatória exigida e certidões de Regularidade Fiscal perante a Fazenda Estadual e de Regularidade de Prestação de Contas; e remeter à Secretaria Executiva do Funcultura.

No ato da inscrição, na sede da Fundarpe, o interessado também deve apresentar os documentos originais, além das cópias. No caso de documentação enviada pelos Correios, é necessário que as cópias sejam autenticadas em cartório.

Horário de Atendimento do Funcultura
Presencial: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Endereço: Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife – Pernambuco; CEP: 50.050-000.
Por telefone: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefones: (81) 3184-3023/ 3184-3026
Email: atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br

Website: http://www.fundarpe.pe.gov.br/fomento_funcultura.php