Blog de notícias

Boletim Covid-19 ATDEFN

A Administração de Fernando de Noronha informa a cura clínica do último paciente com Covid-19 identificado pelo Estudo Epidemiológico em curso na ilha. Também foram descartados para a doença os dois casos em investigação no arquipélago. Restam ainda três pacientes em recuperação, que estavam no grupo de moradores que vieram do continente no último dia 27/06. Os três moradores estão assintomáticos e permanecem isolados, em quarentena.

Noronha tem registrados 73 casos de Covid-19, sendo 42, identificados pela pesquisa epidemiológica. Nesta segunda-feira (06/07), iniciou-se a coleta de amostras dos moradores e servidores que desembarcaram no último sábado, 04. As amostras serão encaminhadas amanhã (07/07) ao Recife para exames.

TRANSPORTE PÚBLICO – Ônibus e táxis voltaram a circular nesta segunda-feira (06/07) em Noronha. Das 7h às 18h os moradores podem contar com o transporte coletivo, seguindo um protocolo para prevenção à Covid19. Só é permitida a entrada de passageiros usando máscaras e todos devem viajar sentados.

Os ônibus são higienizados a cada turno. Os táxis também estão seguindo medidas de segurança e circulam com frota reduzida, em sistema de rodízio. Motoristas e passageiros precisam usar máscaras. Álcool em gel deve ser disponibilizado para os clientes. Os carros só podem circular com ar-condicionado desligado e janelas abertas e precisam ser higienizados a cada corrida.

FLEXIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES – O retorno do transporte público faz parte de mais uma etapa de flexibilização na ilha de Fernando de Noronha. Desde o último dia 26/06, restaurantes, bares e lanchonetes da ilha foram liberados para voltar às atividades em Noronha, com 50% da capacidade de mesas e cadeiras. Também já estão permitidas as celebrações religiosas e as atividades de equipes esportivas.

Noronha liberou ainda o comércio varejista, salões de beleza e serviços de estética, construção civil, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. As praias também já podem ser frequentadas pelos moradores. Todos os setores e serviços precisam seguir o protocolo para cada atividade, publicado em nossas redes sociais. 

RETORNO DOS MORADORES – Moradores de Noronha que estavam no continente estão retornando à ilha, de forma gradual, desde o último dia 13/06. Os voos para Noronha voltaram a ter frequência semanal, mas apenas moradores e trabalhadores de serviços essenciais podem embarcar. Para garantir a volta para casa, é preciso fazer um cadastro na Assistência Social do arquipélago. Até o momento, se cadastraram 416 pessoas.

A administração, junto com o conselho distrital da ilha, organiza os grupos para cada voo de acordo com as prioridades e entra em contato informando a data do retorno de cada um. Também é necessário, antes do embarque, apresentar exame com resultado negativo para Covid-19, realizado na semana da viagem. Na chegada à Noronha, moradores e servidores ficam isolados até que saia o resultado de um segundo exame, realizado na ilha. Os números para os moradores entrarem em contato com a assistência social são: (81) 9 9488 3167 / 9 8494 0311 / 9 8494 0307 / 9 9488 3165 / 9 9488 4367 / 9 9488 4367.

PRAIAS - O acesso às praias de Fernando de Noronha está liberado desde o último dia 25/05. Porém é necessário seguir algumas regras para prevenção da doença, que ainda pode estar circulando de forma assintomática. São permitidas atividades físicas e náuticas, individuais, e prática de esportes com grupos de no máximo 4 pessoas, sem contato físico. Ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de dois metros entre elas, a realização de atividades de comércio, a venda ou consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de guarda-sóis e toldos, etc.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE - Para garantir o controle da circulação do vírus na ilha, é necessário que a população esteja atenta. Ao sentir qualquer sintoma gripal, o morador deverá comunicar à Vigilância em Saúde da ilha, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. A equipe de saúde deve ser contactada pelos números: 3619-0956 / 99488-4366.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Administração de Fernando de Noronha reforça a importância de ser mantido o isolamento social na ilha. Com esse objetivo, foi lançada uma cartilha com uma série de recomendações aos moradores, trabalhadores, comerciantes e empresários da ilha. Os moradores só devem sair de casa em caso de necessidades essenciais. O uso das máscaras é indispensável para todos que precisarem circular pelas vias públicas. As máscaras, de tecido ou descartáveis, devem ser utilizadas de forma correta, cobrindo o nariz e a boca.