#138 || Pernambuco contra o novo coronavírus

Terça-feira, 30.06.2020

CONVIVÊNCIA | Com os números da epidemia em queda em Pernambuco, 50 municípios das Gerências Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam, na próxima segunda-feira (6), para a 5ª etapa do Plano de Convivência com o novo Coronavírus. Nessas localidades serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50%. No fim de semana serão reavaliados também os municípios da Região Agreste (que estão na 2ª etapa), do Sertão e da regional de Palmares. De acordo com dados do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, nesta terça-feira o índice de ocupação de leitos de UTI estava em 77%, o menor desde o início de abril. Saiba mais: https://bit.ly/31x2Q7d.

CORONAVÍRUS | O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, hoje (30), 382 novos casos de Covid-19 no Estado. Desses, 240 (63%) são leves, isto é, pacientes que não precisaram de internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados; e 142 (37%) se enquadram como graves (Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG). Pernambuco tem, agora, 58.858 casos já registrados desde o início da pandemia, sendo 19.496 graves e 39.362 leves. Além disso, há 40.347 pessoas curadas no Estado. O boletim também confirmou 47 novos óbitos, elevando para 4.829 o número de vítimas fatais da doença. Leia os detalhes:  https://bit.ly/2Br2XGv.

TESTAGEM | Desde a última semana, a SES-PE deu início à testagem de todos os trabalhadores de serviços essenciais que apresentem sintomas sugestivos da Covid-19. São 120 mil pessoas com direito ao exame, entre profissionais que atuam em supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários. O exame pode ser agendado pelo aplicativo ou portal do Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Em municípios ainda não cobertos pelo Atende em Casa para marcação dos exames, o trabalhador deve procurar a secretaria municipal de saúde para ser testado. Em Pernambuco, a testagem para Covid-19 também está disponível para profissionais de saúde, segurança, assistência social e do sistema prisional, além dos reeducandos com sintomas gripais.

AGRESTE | Em isolamento social rígido até o próximo domingo (5), os municípios de Bezerros e Caruaru receberão, do Governo de Pernambuco, mais respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs) para reforçar a estrutura de combate à pandemia. O Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, vai receber até amanhã (1º) cinco novos respiradores e monitores de sinais vitais, que permitirão a abertura de 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Em Caruaru, o Hospital Mestre Vitalino recebeu na tarde de hoje 20 respiradores para novas vagas terapia intensiva – atualmente, a unidade conta com 110 leitos exclusivos. Além disso, serão entregues 85 mil EPIs para as secretarias de Saúde dos municípios, entre eles 70 mil máscaras cirúrgicas.

DETRAN | A partir de amanhã (1), o Detran-PE amplia a entrega de documentos no sistema Drive-Thru, e passa a atender também nos shoppings Plaza e Guararapes – além do Tacaruna e do Recife, que já estavam em funcionamento. O atendimento é das 8h às 12h, e serão entregues, por meio de biometria, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos (CRLV). Quem já estava agendado, com seus documentos retidos nas unidades do Plaza ou do Guararapes, será convocado por telefone e atendido com hora marcada para receber os documentos.

FAKE NEWS | Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.