meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Focos estratégicos

Emprego

A Região Metropolitana do Recife (RMR) ganhou 35 mil novos empregos formais no mês de outubro, fazendo a região bater o recorde de desemprego dos últimos 15 anos, quando foi iniciada a série histórica da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), coordenada pela Agência Condepe-Fidem e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Em junho, Recife bateu, pela primeira vez, os índices da cidade de São Paulo (Região Metropolitana), que foi de 11,2% em junho. Nossa capital, no entanto, chegou aos 10,9% de taxa de desocupação.

Bater recordes em taxa de desemprego está longe de ser uma novidade para Pernambuco. No mês de março, o Estado alcançou a menor taxa de desemprego já registrada para o mês desde 1998, de acordo com os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) elaborada pelo Condepe/Fidem. Só no ano passado, segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram gerados 91.290 novos empregos. Entre os estados do Nordeste, Pernambuco é quem lidera o ranking do maior gerador de emprego.

 

A oferta de emprego em Pernambuco cresceu impulsionada principalmente pelo setor industrial. A atração de grandes grupos econômicos para investirem no Estado, propicia a geração de emprego e renda, com foco no desenvolvimento do interior.

Assim, foram oferecidos diversos incentivos por parte do Governo, fazendo com que empresas como Sadia (Vitória de Santo Antão), Perdigão (Bom Conselho), Novartis (Goiana), Kraft Foods (Vitória de Santo Antão), Unimetal (Timbauba) e Amacoco (Petrolina)  decidissem por aportar no estado. Tais empresas contribuíram para a geração de mais de 5 mil empregos diretos.

 

 

No Complexo Portuário de Suape foram ou estão sendo instaladas empresas de grande porte, a exemplo do Estaleiro Atlântico Sul, Refinaria Abreu e Lima, Moinhos Bunge e Dias Branco, entre outros, com reflexos sem precedentes na economia. É neste complexo que Pernambuco, nos últimos cinco anos, gerou mais de 5 mil empregos na cadeia de petróleo, gás, offshore e naval.

 

 

A Agência do Trabalho/SINE-PE é responsável pela coordenação de ações voltadas à intermediação de mão de obra. Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Agência do Trabalho atua de forma integrada em todas as 28 unidades espalhadas por todo o Estado. 

 

Conheça os serviços da Agência do Trabalho

  • Intermediação de Emprego
  • Atendimento ao Seguro Desemprego
  • Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Emissão de Carteira de Identidade
  • Orientação Profissional

 

Para qualificar e capacitar de forma mais efetiva, o governo investe em projetos de qualificação social e profissional. O resultado é o crescimento da geração de emprego e renda para o Estado. 

 

Veja alguns projetos de qualificação

  • Automotivo: Beneficia 6.782 trabalhadores de 13 municípios da Zona da Mata Norte: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbauba.
  • Novos Talentos: É uma iniciativa do Governo em parceria com o Sistema S, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Destina-se às ações de qualificação profissional com foco nos empreendimentos estruturadores que se instalam em todas as regiões do Estado. Qualifica cerca de 16.500 jovens de baixa renda nos municípios de Recife, Petrolina, Caruaru, Araripina, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Cabrobó, Salgueiro, Afrânio, Santa Maria, Lagoa Grande, Ouricuri, Cabo e Garanhuns.
  • Projovem Trabalhador:  Uma parceria do Ministério do trabalho e Emprego com o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Secretaria de Educação, oferecendo cursos profissionalizantes para jovens com idade entre 18 e 29 anos. O projeto pretende capacitar 12 mil jovens em todo o estado.
  • Qualipetro:  Projeto do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo em convênio com a Refinaria Abreu e Lima, promove ampliação dos processos de qualificação profissional nas áreas de interesse da cadeia produtiva e industrial de Petróleo e Gás.  O Qualipetro vai formar 200 profissionais para atender as necessidades de qualificação de na área de petróleo e gás. Esses profissionais irão qualificar 4 mil trabalhadores no entorno de Suape. Além de certificar 200 profissionais.

 

 

Leia algumas matérias relacionadas

Condepe/Fidem e Dieese divulgam Pesquisa Emprego e Desemprego nesta quarta-feira (25)

Indústria gera mais emprego em Pernambuco do que no resto do País

Governador visita RioMar e destaca geração de empregos

RMR tem a menor taxa de desemprego desde 1997

Indústria de Pernambuco amplia vagas de empregos e aumenta salários

Taxa de desemprego recua pelo 4º mês consecutivo no Recife

Pernambuco é líder nacional na geração de empregos com carteira assinada, diz MTE

Fiat já contrata trabalhadores para Goiana. Procura por vagas é intensa

Indústrias vão levar empregos e desenvolvimento para Limoeiro

Parque eólico de Pernambuco soma 3,4 mil empregos e R$ 425 milhões em investimentos

Transposição vai gerar mais dois mil empregos em 2012

Goiana vai receber a primeira fábrica de vidros planos do Nordeste

 

Suape: Mais de 25 mil empregos diretos