meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realiza recepção surpresa para os turistas na semana pré-carnavalesca

    | Turismo

     Turismo

    Cores, sons e surpresas. Esses são os ingredientes escolhidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, para recepcionar os turistas que chegam no Aeroporto Internacional do Recife para aproveitar os dias de Carnaval.

    A ação, que começou na terça-feira (21) e vai até esta quinta-feira (23), tem início no desembarque da aeronave, quando todos os passageiros são agraciados com adereços típicos da Folia de Momo. Ao chegarem à esteira para retirada das bagagens, todos os visitantes são surpreendidos por uma caixa com um interruptor. Ao acionarem o botão, bailarinos e promotores saem de dentro de totens (decorados com imagens de ícones da folia) e uma orquestra de frevo surge formando o bloco “Pernambuco, Coração da Folia”.

    Para o secretário Felipe Carreras, a criatividade é a principal essência do Carnaval de Pernambuco. “Pelo segundo ano criamos ações criativas e lúdicas para receber os turistas. Neste ano, resolvemos apresentar o verdadeiro carnaval de rua de Pernambuco, promovendo nosso bloco e apresentando aos nossos visitantes que temos a folia de Momo mais democrática do País”, comenta Carreras.

    A ação é realizada em dois voos por dia. A expectativa é de contemplar uma média de mil turistas.

    DECORAÇÃO - O clima do Carnaval de Pernambuco invadiu o Aeroporto Internacional do Recife. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco, tem a preocupação de receber da melhor forma o turista que chega para curtir os dias de Momo no Estado. A decoração começa no conector. O local recebeu sombrinhas de frevo e imagens do carnaval de Pernambuco. A área comum do aeroporto ganhou um letreiro com o tema da folia no Estado e uma réplica do galo da madrugada, para a alegria dos foliões.

    Do chão ao teto, o conector do aeroporto está enfeitado. Adesivos simulando confetes estão espalhados no chão, que recebeu também outros adesivos com a saudação “Bem-Vindo” em português, inglês e espanhol. Nas paredes, foram penduradas imagens dos carnavais de Pernambuco, convidando os visitantes para registrarem sua chegada em grande estilo. Além disso, três mil sombrinhas de frevo, máscaras e serpentinas estão suspensas no teto para animar mais a recepção.

    A área comum do aeroporto também recebeu uma atenção especial. O slogan da campanha do Carnaval de Pernambuco: “Aqui o Carnaval vibra mais forte” está estampada nas escadas rolantes do equipamento. Os portões de desembarque também receberam adesivos com o tema da campanha. Um letreiro com a mensagem “Pernambuco, coração da folia” foi instalado na área principal entre as escadas rolantes. O espaço é um grande atrativo para os visitantes registrarem a chegada ao Estado, assim como uma réplica do galo da madrugada, instalada logo ao lado do letreiro.

    “Queremos impactar nossos visitantes já na chegada. O Aeroporto do Recife é a principal porta de entrada dos turistas que chegam a Pernambuco e um importante cartão de visita que dá uma boa ideia dos dias de folia. A cada ano buscamos superar nossas ações. A meta é cativar o visitante desde o primeiro momento”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    A área externa do aeroporto também recebe uma decoração especial. Adesivos com ícones do carnaval foram espalhados nas colunas de sustentação do equipamento. A ideia é que o visitante que está de saída para a folia e os que já estão voltando continuem no clima contagiante do Carnaval de Pernambuco. 

    Fotos: Hesíodo Góes / Seturel-PE

    Assuntos: turismo, carnaval, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco lança Cartilha do Turista para o Carnaval 2017

    | Turismo

     Cartilha Turista

    Pensando em facilitar a experiência dos turistas durante o Carnaval em Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empetur, lançou um guia chamado “Que bom que você desembarcou aqui – Dicas para o Turista”. Uma cartilha de bolso informativa recheada de instruções, dicas e respostas às dúvidas mais frequentes dos visitantes foi lançada e já está sendo entregue no desembarque do Aeroporto Internacional do Recife e também está disponível nos Centro de Atendimento aos Turistas (CATs).

    O material conta com diversas informações, como meios de transporte, hospedagem, alimentação, segurança e lista de telefones úteis. A cartilha conta ainda com recomendações de segurança e dicas de como o turista deve agir em caso de perda de documentos ou incidentes.

    "É extremamente importante que os foliões estejam bem informados para que possam desfrutar das festas da melhor forma possível. Optamos pelo formato compacto, de bolso, para facilitar ainda mais o manuseio. A ideia é que o turista carregue a cartilha consigo para consultá-la sempre que preciso", afirma Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    Além do português, as cartilhas também foram traduzidas para inglês e espanhol. Ao todo foram produzidas 20 mil unidades que ficarão em circulação até o fim do Carnaval. 

     

    Assuntos: cartilha, turismo, seturel-pe, cats, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco ganha nova frequência ligando Recife a Buenos Aires

    | Turismo

    Voo Argentina 

    A ligação Recife- Buenos Aires ganhará mais uma frequência a partir dos próximos meses.  A operação será feita pela Gol, com início em  1º de maio. O voo sairá do Recife às segundas-feiras, às 23h15, com chegada às 4h50, da terça-feira. O retorno seria com saída da Argentina às 1h50 da terça-feira, chegando ao Recife às 6h40 do mesmo dia.

    A frequência está sendo bastante comemorada, pois os argentinos assumiram a liderança no ranking dos destinos emissores internacionais para Pernambuco. Desde a chegada dos dois voos já em operação, pela própria Gol e pela Latam, o número de “hermanos” só cresce. Em 2014, o Estado recebeu 18,5 mil turistas argentinos, em 2015, 29,3 mil, e em 2016, 51,6 mil.

    A intenção do Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, é aumentar ainda mais esses números. “A vinda de argentinos é reflexo direto da nossa maior conectividade aérea com o país vizinho. Tenho certeza que um terceiro voo se tornou necessário, haja vista a ocupação girar em torno de 90%. Isso é bastante positivo para o nosso Estado, que está cada vez mais procurado por visitantes internacionais”, afirmou o secretário.

     

    Fotos: Hesíodo Góes

    Assuntos: seturel-pe, recife-buenos aires, turismo, voos, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rebocadores são afundados na costa pernambucana e aumentam o atrativo do Programa Mergulhe Pernambuco

    | Turismo

     Naufrágio

    Os quatro rebocadores programados para ser afundados na costa pernambucana foram submergidos durante esta quarta-feira (8) em ação inédita da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. As embarcações saíram pela manhã com destino ao Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco e, no decorrer do dia, os barcos Bellatrix, Phoenix e São José, juntos, e Virgo, sozinho, foram naufragados. Agora, o Parque estadual conta com 18 pontos de naufrágio para a prática do mergulho subaquático, em uma ação de expansão e promoção do Programa Mergulhe Pernambuco. 

    Os  rebocadores São José, Bellatrix e Phoenix foram afundados a 13 km da costa, enquanto o rebocador Virgo foi afundado a 11 km do Porto do Recife.  O processo de afundamento durou cerca de 10h  e foi realizado mediante o acompanhamento do Corpo de Bombeiros, Marinha, e da empresa Aquáticos, principal operadora de mergulho no Estado. Ao chegarem aos locais de submersão, os técnicos iniciaram a abertura das válvulas de resfriamento dos motores dos barcos, que foram gradativamente inundados pela vazão da água. Enquanto São José, Bellatrix e Phoenix ficaram a 28 metros de profundidade, Virgo foi colocado a 25 metros. Lembrando que a ação foi homologada por todos os órgãos ambientais e estaduais competentes, como o CPRH e o Porto do Recife. 

    Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o sucesso na operação abriu precedentes para futuros investimentos. "Realizamos com êxito o afundamento desses rebocadores, que vão se tornar mais um grande espaço para proliferação da biodiversidade marinha no nosso litoral e, da mesma forma, servirão de novos atrativos para o turismo de mergulho. Agora, nossa ideia é afundar um avião no litoral sul do Estado e estamos monitorando nos aeroportos e junto ao Ministério da Defesa a possibilidade de realizar esse grande feito", argumentou Carreras.

    Pernambuco tem tradição quando o o assunto é a prática do mergulho, sobretudo no arquipélago de Fernando de Noronha, considerando por revistas e sites especializados em turismo um dos cinco melhores lugares do Mundo para mergulhar. No caso do Parque Artificial de Naufrágios de Pernambuco, este foi desenvolvido mediante afundamentos de embarcações de forma acidental ou proposital, o que proporcionou a formação de recifes artificiais. A criação desses espaços se mostrou um ótimo local de habitat para diversas espécies marinhas, como também um ponto atrativo para os praticantes dos esportes subaquáticos. Tais fatores levaram o Recife a ser conhecida como a  "Capital Nacional do Mergulho", devido às ótimas condições para a prática, a exemplo da boa temperatura da água (média de 28 graus celsius), boa visibilidade (até 40 metros) e condições satisfatórias de correntezas e ondulações (águas calmas).

    Fotos: Hesíodo Góes / Seturel-PE

    Assuntos: seturel-pe, navios, submersão, embarcações, turismo, megulho, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco qualifica pessoas com Síndrome de Down para o mercado de trabalho

    | Educação, Turismo

    Capacitação Down 

    Solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas marcou a entrega de certificados do Curso de Recepcionistas de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down

    Buscando a valorização da diversidade e a inclusão social da população pernambucana com necessidades especiais no mercado de trabalho, o governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama Ana Luíza, comandou, nesta terça-feira (07.02), a cerimônia de entrega de certificados a 25 jovens e adultos do Curso de Recepcionistas de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down. A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença dos familiares e amigos dos participantes, além de empresários do setor de turismo envolvidos com a ação e autoridades. Para Paulo, a iniciativa dialoga com o compromisso constante do Estado em promover ações de inclusão e valorização do setor.

    “Saber dessa vontade, desse ímpeto que eles têm de trabalhar e mostrar suas capacidades é muito gratificante. É um incentivo que o Estado tem que promover, e nós sabemos dessa importância. Todos eles estão preparados para atuar na recepção de qualquer evento, e, com isso, vão poder ampliar seus horizontes e desenvolver suas potencialidades, que são muitas”, ressaltou o chefe do Executivo estadual. Paulo destacou ainda as experiências de alguns deles em órgãos governamentais. “A gente já tem aqui, no Palácio, experiências exitosas com a atuação de alguns deles na visitação, e em outras secretarias. São pessoas que, quando recebem a oportunidade, elas cumprem bem o seu papel, além de transmitirem muito amor às pessoas”, disse.

    Oferecido de forma gratuita, o curso foi realizado entre os dias 24 e 27 do último mês de janeiro, no Centro de Convenções de Pernambuco, sob a coordenação da professora Adriana Cavalcanti e monitoria do primeiro turismólogo do Brasil com Síndrome de Down, Bruno Ribeiro. Com uma carga horária de seis horas/aula e uma metodologia dinâmica, interativa e lúdica, a programação incluiu informações sobre o melhor atendimento das pessoas em eventos; como receber, produzir crachás e conduzir os convidados, além de uma palestra final que debateu sobre a inclusão desse público no mercado de trabalho.

    Com a conclusão do curso, os participantes serão inseridos em um banco de encaminhamento de vagas da Empresa Turismo de Pernambuco Eduardo Campos (Empetur), facilitando o acesso dos alunos às oportunidades do mercado. Pela grande procura durante o período de inscrições, uma nova turma do mesmo curso será iniciada ainda esse mês de fevereiro. Ao todo, 22 pessoas estavam na lista de espera e serão contempladas na próxima formação.

    Para o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, é um compromisso incansável de sua pasta continuar investindo na realização de projetos que visem a inserção desses indivíduos no setor turístico pernambucano. “Eles dão exemplo de superação, e isso nos estimula a continuar a investir ainda mais na qualificação e na promoção de novas oportunidades. É com grande alegria que celebramos a finalização desse curso, já planejando outros”, pontuou.

    Muito feliz com o momento, Miguel de Souza, de 19 anos, declarou sua satisfação em concluir o curso e disse estar preparado para logo mostrar serviço. “Eu sou capaz para trabalhar. Eu gosto de receber as pessoas, e esse é o meu sonho. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirmou. Miguel, que já foi contratado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Pernambuco (ADVB-PE), para atuar no Shopping Riomar, comemorou seu primeiro emprego. “Começo amanhã e estou ansioso demais”, celebrou.

     

    Brenda Cabral, irmã do jovem Miguel, confessou o mesmo sentimento de realização e afirmou que esse processo vai ajudar na construção de uma independência e autoestima mais saudável para ele e todos os outros participantes. “Só dele saber que está indo trabalhar e será remunerado por isso, dá a ele a noção de independência e empoderamento. E nós, familiares, ficamos felizes por eles serem reconhecidos não pela síndrome, mas pela vontade e capacidade que eles demonstram de vencer os desafios”, afirmou.  

     

    Na ocasião, também foi entregue o título de "Empresário Empreendedor Parceiro da Inclusão" a sete empresas colaboradoras que promovem a valorização da diversidade através da inclusão. Representando o grupo de empresários, Marcos Freitas, dono da Martur Viagens e Turismo, com loja no Aeroporto do Recife, frisou a importância do contato profissional direto e diário com pessoas que possuem necessidades especiais na desmistificação de preconceitos. “Nós passamos a reconhecer as potencialidades individuais de cada um através do convívio. Sabemos que eles são capazes de receber muito bem os nossos clientes, e já estamos agilizando a contratação de alguns para a nossa loja”, registrou.

    Participaram da cerimônia também os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e José Neto (Assessoria Especial); o chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Eduardo Pereira; o presidente da Empetur, Adailton Feitosa; o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Bruno Herbert; a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Marcílio Morais; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; e o deputado estadual Jadeval de Lima.

     

     

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

     
     

    --


    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, ana luiza, curso recepcionista de eventos, sindrome de down,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Adailton Feitosa assume a presidência da Empetur

    | Turismo

     Adailton feitosa

    Nesta quarta-feira (1), o bacharel em Direito e auditor licenciado do Tribunal de Contas de Pernambuco, Adailton Feitosa, assume o comando da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Feitosa tem grande experiência na vida pública. No turismo, ingressou como diretor administrativo-financeiro da Empetur, em 2012. Atuou como secretário executivo de Turismo de Pernambuco, em 2013, e secretário de Turismo de Pernambuco, em 2014. Atualmente, exerce o cargo de Secretário Executivo de Compras e Licitações do Estado, na Secretaria de Administração.

    Adailton Feitosa assume o lugar deixado por Ana Paula Vilaça, que hoje é secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife. Em suas primeiras palavras sobre o novo desafio, o presidente comprometeu-se em dar continuidade aos projetos desenvolvidos na Empetur ao longo dos últimos dois anos. “Minha meta à frente da Empetur será contribuir para o desenvolvimento das ações em curso na atual gestão. Continuaremos a estimular a vinda de mais turistas ao Estado, através da campanha “Pernambuco, Coração do Nordeste”, e das ações de infraestrutura direcionadas para os destinos do Litoral ao Sertão”, comenta Adailton Feitosa.

    Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a vinda de Adailton para a Empetur representa um ganho para o turismo. “Contamos com a experiência de Adailton na administração pública e principalmente no turismo do Estado para trilhar os caminhos do desenvolvimento que caracterizam a atual gestão do governador Paulo Câmara. Em 2017, queremos expandir nossa conectividade aérea e o turismo interno, para que o pernambucano conheça Pernambuco. Para isso, precisamos de uma equipe forte e competente”, pondera Carreras.

    Natural de Serra Talhada, Adailton tem 45 anos. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, com especialização em Gestão Pública e Controle Externo pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, onde já exerceu inúmeras funções desde 1992.

    Confira o perfil do presidente:

    Adailton Feitosa – Presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) – Natural de Serra Talhada, 45 anos. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, com especialização em Gestão Pública e Controle Externo pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, onde já exerceu inúmeras funções desde 1992, tendo sido auxiliar de auditor, assessor técnico de auditor substituto de conselheiro, assessor técnico de conselheiro, inspetor regional em Garanhuns e Surubim, diretor de Controle Municipal, coordenador de Controle Externo, diretor geral e chefe de gabinete da Presidência. Atuou como gerente de Licitações do Estado na Secretaria de Administração de Pernambuco. No turismo, ingressou como diretor Administrativo-Financeiro da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), onde também foi vice-presidente de fevereiro a dezembro de 2012. Em seguida, atuou como secretário executivo de Turismo de Pernambuco (2013) e secretário de Turismo de Pernambuco (2014). A partir de abril de 2014, assumiu a secretaria executiva de compras e licitações do Estado, na Secretaria de Administração de Pernambuco. É professor universitário da disciplina Direito Constitucional na UniNassau, desde 2005.

    Assuntos: empetur, adailton feitosa, , turismo-pe, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Atendentes dos CATs embarcam no Turismo Rural de Pernambuco

    | Turismo

    CATs

    O grupo fará uma capacitação sobre os atrativos do interior do Estado, nesta terça-feira (31). Mais de 40 atendentes da Empetur e das prefeituras do Recife e Olinda participarão da ação 

    Cerca de 40 atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista de Pernambuco participam, nesta terça-feira (31), de uma capacitação sobre os atrativos do Turismo Rural do Estado. A iniciativa faz parte das ações de qualificação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e será direcionada para atendentes do Estado e das prefeituras do Recife e Olinda.

    “A ideia é que os atendentes tenham propriedade para apresentar as potencialidades do Turismo Rural para os nossos turistas. As rotas alternativas são o diferencial de Pernambuco frente a outros destinos, pois muito além do sol e mar temos o clima ameno e acolhedor do interior para oferecer”, argumenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    A Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr) fará a introdução dos atendentes nos equipamentos turísticos. Durante todo o dia, eles farão visitas técnicas ao Engenho Cachoeira, Ribeirão e ao Refúgio do Rio Bonito. Além das visitas, os participantes conhecerão um pouco da cultura e da gastronomia local e participarão de uma palestra sobre os tipos de Turismo Rural e o público dessa modalidade, com a presidente da Apetturr, Melânia Vieira.

    Foto: Hesíodo Góes / Seturel-PE
    Assuntos: cats, capacitação, turismo interior, turismo rural, empetur, felipe carreras, seturel-pe, apeturr
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aeroporto do Recife é o segundo melhor do Brasil

    | Turismo

     aeroporto

    O Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre foi escolhido como o segundo melhor do Brasil no ano de 2016. A informação foi divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, através da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, trabalho referente ao quarto trimestre do ano passado. No resultado final, o terminal recifense ficou apenas atrás do Aeroporto Internacional de Curitiba / Afonso Pena, no Paraná. 

    A pesquisa, realizada entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, avaliou o índice de satisfação dos passageiros, tanto estrangeiros quanto domésticos, em relação aos serviços prestados nos aeroportos brasileiros em 37 indicadores, que correspondem a aspectos de infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, órgãos públicos, companhias aéreas e transporte público. Em uma escala que varia de 1 a 5, o terminal do Recife adquiriu a média 4,54, apenas atrás do aeroporto de Curitiba, com 4,72, e a frente do de Brasília-DF, que obteve média 4,44 e ficou em terceiro lugar no ranking.

    “O Aeroporto Internacional do Recife mais uma vez mostrou que está em um nível de excelência de operação. Nos últimos anos, sempre estivemos entre os três melhores aeroportos do País de acordo com as pesquisas desenvolvidas pelo Ministério dos Transportes. É a prova de que nossos serviços estão dando certo e nos aponta para a necessidade de continuar indo em busca de cada vez mais melhorias para manter nosso terminal operando de forma satisfatória para os passageiros”, declarou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    Desde que foi iniciado o processo da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, em 2013, o Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre teve um crescimento de 6,3% na média geral: de 4,14 para 4,54. Na última pesquisa, do terceiro trimestre de 2016, Recife figurava na terceira posição do ranking, com média de 4,43. O indicador recifense no fechamento do ano acompanhou o crescimento da satisfação geral dos passageiros com os aeroportos brasileiros, que passou de 3,86 para 4,28 no mesmo período (variação de 11%). No trabalho recente, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil registrou que nove em cada dez passageiros avaliaram como “bons” ou “muito bons” os aeroportos nacionais. Foram entrevistadas 14.085 pessoas nos 15 terminais que movimentam 80% dos viajantes.

    Ainda de acordo com a pesquisa, os índices em que o aeroporto recifense mais se destacou foram no tempo de fila na inspeção de segurança e na cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, com médias de 4,54 e 4,53, respectivamente. “Esses indicativos reforçam nosso compromisso do Aeroporto do Recife e dos seus gestores em apresentar um serviço aeroportuário ágil e eficiente. Certamente, o fato de os passageiros reconhecerem a cordialidade dos funcionários é também reflexo da cultura do pernambucano em sempre recepcionar bem as pessoas de fora”, completou Carreras.

    Vale lembrar que Pernambuco se destacou na movimentação de passageiros em 2016. Segundo a Organização Nacional de Aviação Civil (OIAC), enquanto o País, que atravessa um momento delicado na economia, apresentou uma queda de 7% em relação à 2015, o Estado cresceu cerca de 2%, também em relação ao mesmo período. Quando comparado a outros estados do Nordeste, Pernambuco segue na frente. Cidades como Salvador e Fortaleza sofreram queda significativa na movimentação de passageiros. A primeira apresentou queda de 18%, enquanto a segunda, de 10%. Pernambuco acompanha o ritmo de crescimento da América Latina e do Mundo, que apresentaram aumento de cerca de 6% em 2016.

    Assuntos: aeroporto recife, Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre, Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Investimentos no setor turístico refletem no crescimento da movimentação de passageiros do Estado

    | Turismo

     

    Na contramão do índice geral do Brasil, Pernambuco se destacou na movimentação de passageiros, em 2016. Segundo a Organização Nacional de Aviação Civil (OIAC), enquanto o país apresentou uma diminuição de -7% em relação a 2015, Pernambuco cresceu cerca de 2%, em comparação com o mesmo período. Quando comparado a outros estados do Nordeste, os números pernambucanos continuam maiores. Bahia e Ceará sofreram quedas significativas na movimentação de passageiros. Os baianos caíram 18% e os cearenses, 10%. Pernambuco acompanha o ritmo de crescimento da América Latina e do Mundo, que apresentaram aumento de cerca de 6%, em 2016.

    Esses números impactam diretamente no aumento do número de passageiros que chegaram ao Estado nos últimos 12 meses. Enquanto em 2015 foram recebidos 5,4 milhões de visitantes, em 2016 este número ultrapassou a barreira dos 5,6 milhões. Um aumento de 3,11%. O Estado também recebeu mais turistas estrangeiros nos primeiros meses deste ano. Foram 154.450 turistas contra 140.342, em 2015. Isto representa um aumento de 10%.  "Pernambuco cresce na movimentação de passageiros, na contramão do País e dos outros Estados do Nordeste porque o Governo do Estado vem sabendo explorar nossas potencialidades. Pernambuco tem uma localização privilegiada e conta com atrações turísticas únicas e sabemos fazer as parcerias certas com o setor privado. Tudo isso ajuda naquela que é nossa principal meta: criar empregos qualificados e gerar renda para o nossos profissionais", afirmou o governador Paulo Câmara.

    Muito deste crescimento se deve ao aumento no número de voos e destinos conquistados nos últimos semestres. Em 2016, Pernambuco ganhou cinco novos voos internacionais, sendo dois operados pela GOL, Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai; um para Milão, na Itália, pela Meridiana; outro para Miami, nos Estados Unidos, pela Latam; e o mais recente, para Orlando, também nos Estados Unidos, operado pela Azul. Em 2015, foram conquistadas frequências para Cabo Verde (TACV) e Buenos Aires (TAM). Antes, existiam viagens diretas para Lisboa (TAP), Cidade do Panamá (Copa Airlines) e Frankfurt (Condor).

    Em 2016, Pernambuco ganhou também um reforço no número de voos nacionais com o hub da Azul. Atualmente, o Estado lidera a região no número de destinos, com 36 voos diretos. Ceará tem 23, Bahia, 25 e Natal, 12. “Esta conectividade aérea contribui diretamente para o crescimento no número de turistas e no interesse das aéreas em trazer novos voos para o Recife. Isso porque nos tornamos o centro de conexões do Nordeste, o que facilita futuras conexões em um período de tempo menor. É bom lembrar ainda do impacto econômico, que tem contribuído de forma considerável com a geração de empregos, desenvolvimento da atividade e até mesmo com o PIB Estadual”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.

    De modo geral, a atividade turística de Pernambuco vem apresentando um bom desempenho diante de um cenário nacional de retração para o setor. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Pernambuco foi o único a apresentar um crescimento no Índice Sazonal de Volume das Atividades Turísticas (IATUR), quando comparado a outros estados e ao próprio país, no período de janeiro a outubro, entre os anos de 2015 e 2016. O crescimento foi de 2,6%. A média de 1,3% da variação mensal do indicador para o ano de 2016, aponta para a capacidade do Estado em manter e crescer suas atividades turísticas nos próximos anos.

    Os investimentos no turismo de Pernambuco têm ajudado o Estado a superar a grave situação financeira do país com o incremento de visitantes. Os turistas, de modo geral, estão deixando uma maior receita no Estado, na medida em que seu gasto médio individual cresceu 0,75% em relação ao ano passado, no intervalo entre janeiro e novembro, impactando em uma receita 7,43% maior, em 2016. Foram R$ 6,9 bilhões de movimentação financeira em 2015. Em 2016, o número passou para aproximadamente R$ 7,9 bilhões.

    RECIFE – A capital pernambucana também tem trabalhado para atrair mais turistas. O prefeito Geraldo Júlio está ligado diretamente a todo o planejamento turístico de Pernambuco, haja vista o Aeroporto Internacional do Recife ser na cidade. O número de turistas que desembarcaram em solo recifense cresceu 2,8% em 2016, em relação a 2015. O número de hóspedes nos hotéis aumentou em 0,21%.

    "Estamos estruturando o Recife como um destino cada vez mais atraente para o turista, seja ele de fora do país ou de uma cidade vizinha. Temos sol e mar, cultura, muito lazer a céu aberto, paisagens e um rico patrimônio histórico, além de uma robusta rede hoteleira e de serviços. Também somos especialistas em festa. Temos muito a oferecer em nossas ensolaradas paisagens", afirma o prefeito Geraldo Julio.

    Assuntos: movimentação de passageiros, oiac, turismo, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pessoas com Síndrome de Down ganham oportunidade para atuar no turismo de Pernambuco

    | Emprego, Turismo

     

    down

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promoveu a abertura oficial do curso de Recepcionista de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down, nesta terça-feira (24), no Centro de Convenções. A iniciativa, que é gratuita e pioneira no Estado, oferece oportunidade às pessoas com a síndrome para atuarem em diversos eventos ligados ao Turismo.

    O curso é realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 24 e 27 de janeiro, com uma carga horária de seis horas e uma metodologia dinâmica, interativa e lúdica. Na sexta-feira (27), os alunos participarão de uma oficina, atuando como recepcionistas na palestra “Inclusão das Pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho”. Na próxima semana, serão convidados empresários do trade turístico e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, para a entrega dos certificados de conclusão.

    “A qualificação é fundamental para a inclusão das pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho. Esta é mais uma inciativa do Governo de Pernambuco que reforça o compromisso do estado em proporcionar conquistas para todos os cidadãos. Esses jovens têm um potencial enorme, basta serem direcionados. Vemos isso com Bruno Ribeiro, o primeiro turismólogo com Down do Brasil e que faz parte da nossa equipe na Empetur. Um rapaz dedicado e que tem desempenhado muito bem suas funções. Devido a procura pelas vagas, iremos promover a segunda turma deste curso, ainda no mês de fevereiro”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    Em 2015, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, promoveu o primeiro Curso de Informações Turísticas para pessoas com Síndrome de Down. Cerca de 20 pessoas participaram das atividades e dois integrantes do curso passaram a fazer parte do projeto de visita guiada do Palácio Campo das Princesas. A ideia é que mais pessoas sejam contratadas desta vez.

     

    Assuntos: turismo, felipe carreras, capacitação, sindrome de down, empetur, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post: