meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Detran-PE contribui para imunizar idosos contra gripe

    | Saúde, Trânsito

    detran

    Numa parceria entre a Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Segurança Pública e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), agentes do Detran e da prefeitura do município realizaram, durante todo o dia de hoje (25), no Km 10,5 da Estrada de Aldeia, vacinação de idosos contra a gripe (Influenza/H1N1).

    Para desenvolver a ação, que alcançou 600 idosos, a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, por meio da operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas” disponibilizou o Detran itinerante – caminhão com gerador próprio, frigobar (para conservação das vacinas) e banheiro. A infraestrutura contou ainda com viaturas de apoio e um PK (carro com painel luminoso) avisando da vacinação.

    De acordo com o secretário executivo de Trânsito e Mobilidade
    daquele município, Josemir Rufino, a parceria com o Detran veio
    “contribuir para que fosse evitado aglomerações e a exposição do público idoso diante da pandemia do coronavirus”. Ele também destacou que a parceria foi importante para agilizar o trabalho e garantir mais segurança e organização devido a circulação do trânsito nas imediações.

    As próximas operações acontecem em São Lourenço da Mata, na
    Praça do Canhão, nesta quinta (26), e no sábado (28), e, novamente em Camaragibe, no sábado (28), também no km 10,5 de Aldeia.

    Cidades: Camaragibe
    Assuntos: seduh, detran, vacinacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE suspende atendimentos presenciais

    | Saúde, Trânsito

     O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, seguindo as determinações do Governo de Pernambuco, informa que, em cumprimento às medidas anunciadas pela gestão estadual, e com o objetivo de colaborar com as ações de combate a Covid-19, os atendimentos presenciais estarão suspensos em todas as unidades Órgão, a partir do dia 23 de março, por tempo indeterminado.

    A medida, que visa proteger a saúde de seus servidores e da população em geral, evitando o contágio comunitário, será publicada em portaria do diretor presidente do Detran-PE (N 2265, de 22/03/2020). 

    Uma equipe de funcionários estará de plantão na sede do Detran-PE, apenas para atender demandas emergenciais, enviadas pelo site www.detran.pe.gov.br - Fale Conosco. Tais demandas serão analisadas, caso a caso, para avaliar o atendimento. Além do site, o usuário poderá obter informações pelas redes sociais do Órgão, Facebook e Twitter (@DetranPe).

    Assuntos: seduh, detran, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE adota atendimento mais seguro para usuários

    | Saúde, Trânsito

     detran

    Para proteger seus usuários, e contribuir com a prevenção à transmissão do novo coronavírus, o Detran-PE adotou novo sistema de atendimento, na sede do órgão, bairro da Iputinga-Recife. O início dos serviços ao público ocorre a partir das 8h, e as filas são organizadas seguindo a distância de um metro de distância entre as pessoas. Além disso, não é permitida a entrada de usuários acompanhados, para reduzir o número de pessoas nas dependências do órgão. Só tem acesso ao prédio, quem já agendou o serviço, e aí sim, será atendido. 

    Fora a distância entre as pessoas, as filas também são separadas por tipo de atendimento: Habilitação, Veículos e Atendimento Geral. O modelo contribui para separar os públicos, antes de chegar especificamente ao serviço, e assim, reduzir o contato pessoal e garantir mais segurança para o usuário. O horário se atendimento se estende até às 13h.

    Assuntos: seduh, detran, coronavirus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lojas do Detran-PE têm novo horário de funcionamento

    | Trânsito

    O Detran-PE informa, que as lojas localizadas nos shoppings centers estão com novo horário de atendimento. A mudança, conforme tabela abaixo, atende a plano de contingenciamento definido pelo órgão, como prevenção ao Coronavírus, além de cumprir determinação do Governo de Pernambuco e se adequar aos horários definidos pelos centros de compras.

    detran

    Assuntos: seduh, detran, lojas, coronavirus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE vem adotando medidas de prevenção ao Coronavírus

    | Trânsito

    Seguindo determinação de decreto do Governo do Estado, e tendo como objetivo diminuir consideravelmente a circulação de usuários nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), foram adotadas medidas de redução no atendimento, suspensão de atividades, e adoção de trabalho remoto, para servidores com mais de 60 anos. Os serviços de captura de imagem, emissão de CRLV e vistorias foram reduzidos em 50%.

    Também foram suspensos os exames práticos e teóricos,para as categorias A e B, autos de infração e aplicação de penalidades de multas, suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, incluindo os prazos de defesa prévia, recursos de 1ª e 2ª instâncias, e ainda, entrega e bloqueio de CNH. Nesses casos, a suspensão vale por 30 dias.

    Pelo mesmo período, ficam suspensas as aplicações de multas administrativas (art. 233 – Código de Trânsito Brasileiro), para os casos de transferências de propriedade com mais de 30 dias de venda. A suspensão das aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores - CFCs vale pelo período de 15 dias.

    A sede do Detran-PE, localizado no bairro da Iputinga-Recife, recebe diariamente, cerca de 1,5 mil usuários. Com as medidas em curso, a perspectiva é de reduzir a circulação de pessoas no órgão em até 80%.

    Dentro do plano de contingenciamento, o Detran-PE ainda definiu a prorrogação por 30 dias, a partir de 17/03/2020, para as datas de vencimento de multas locais e identificação do condutor e para as multas RENAINF. Em outra frente, todas as blitz educativas estão canceladas, assim como, atividades externas, palestras em empresas ou escolas, capacitação para CFCs, cursos de mecânica básica para mulheres e de pilotagem defensiva.

    O cancelamento atinge ainda, cursos de especialização e de formação para instrutores e diretores das CFCs, realizados pelas entidades credenciadas ao Detran. A Diretoria do Detran, também solicitou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), prorrogação de 60 dias para as CNHs já vencidas. Além disso, o Detran-PE também enviou ofício, comunicando as providências adotadas pelo órgão, para o Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, Batalhão de Policiamento Rodoviário – BPRV, Departamento de Estradas e Rodagens – DER, Polícia Rodoviária Federal – PRF e todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.

    Para reforçar a prevenção no ambiente de trabalho, está sendo adquirido álcool em gel (para higienização das mãos), álcool 70 (para móveis e utensílios), álcool isopropílico (para equipamentos eletrônicos), e reforçadas as equipes de limpeza. As instituições financeiras, que funcionam na sede do órgão, passam a receber, exclusivamente, pagamentos de serviços do Detran-PE.

    Paralelo a tais medidas, estão sendo distribuídos panfletos e cartazes, seguindo padrão do Governo do Estado (Secretaria de Saúde), com orientações à população, sobre as formas corretas de prevenção contra o novo coronavírus. O órgão permanece atento às novas determinações do Governo do Estado. 

    Assuntos: detran, medidas de prevencao, coronavirus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ações preventivas do Detran-PE relativas a pandemia do coronavírus (COVID-19)

    | Saúde, Trânsito

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE elaborou plano de contingenciamento que altera a rotina operacional e de atendimento ao público do órgão em decorrência da pandemia do novo Corona vírus:

    • Para os serviços de captura de imagem, emissão de CRLV, o atendimento será reduzido em 50%.

    • Os serviços de CNH estão disponíveis online (www.detran.pe.gov.br) para: segunda via, mudança de categoria, renovação, CNH definitiva, PID, alteração de dados para atividade remunerada e avaliação de lentes corretivas exceto para averbação de CNH e alteração de dados, portanto, estarão indisponíveis para agendamento.

    • Atendendo orientação do Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial de Saúde), recomendamos que idosos, gestantes, diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças respiratórias e insuficiência renal crônicas, não compareçam nos pontos de atendimento do Detran.

    • Prorrogação por 15 dias da data do vencimento de multas locais e identificação de condutor e por 20 dias para as multas RENAINF.

    • Suspensão por 30 dias da aplicação da multa administrativa do artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nas transferências de propriedade realizadas com mais de 30 dias de venda.

    • Os serviços referentes ao andamento de autos de infração e aplicação de penalidades de multa, suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, inclusive os prazos de defesa prévia, recursos de 1ª e 2ª instâncias, bem como de entrega e bloqueio e CNH, ficarão suspensos por 30 dias.

    • Em decorrência da suspensão dos serviços, os prazos para impetrar as devidas defesas e questionamentos por parte dos usuários também ficarão suspensos, não havendo, assim, qualquer prejuízo à população. O período voltará a ser contado a partir do retorno à rotina de trabalho, que iremos informar no devido prazo, como também, dos processos administrativos que tramitam na Corregedoria e na Comissão de Inquérito Administrativo Disciplinar.

    • Os agendamentos para exames práticos, categorias A e B, estão suspensos, já as vistorias, sofrerão uma redução em 50% em todo o Estado.

    • As aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores – CFC’s, serão suspensas por 15 dias.

    • As Lojas de vistoria adotarão protocolo de prevenção necessária.

    • Estão canceladas todas as blitz educativas e outras atividades externas, palestras para empresas e escolas, capacitação para CFC’s, cursos de mecânica básica pra mulheres e de pilotagem defensiva, assim como os cursos especializados e de formação para instrutores e diretores das CFCs, realizados pelas 08 entidades credenciadas ao Detran.

    • Obedecendo a determinação do Governo do Estado, servidores do órgão, com mais de 60 anos de idade e aqueles portadores de doenças crônicas, que integram grupo vulnerável ao COVID-19, serão liberados para trabalho remoto nas atividades que a presença física não seja imprescindível.  

    • Reforço na aquisição de álcool em gel para: higienização das mãos, álcool 70 para moveis e utensílios, álcool isopropílico para equipamentos eletrônicos.

    • Reforço da equipe de limpeza.

    • Instituições financeiras localizadas na sede do órgão só atenderão pagamentos de serviços do Detran-PE.

    • A Diretoria do Detran enviou correspondência ao Departamento Nacional de Transito – Denatran – solicitando prorrogação de 60 dias para as CNHs já vencidas.

    • Também enviará ofício comunicando as ações sobre providencias tomadas pelo órgão de transito para o Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTRan, Batalhão de Policiamento Rodoviário – BPRV, Departamento de Estradas e Rodagens – DER, Policia Rodoviária Federal – PRF e todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. 

    • Estão sendo distribuídos panfletos e cartazes, seguindo padrão do Governo do Estado (Secretaria de Saúde) e foi compartilhado, no Twitter e site do Detran-PE, o vídeo informativo do Governo de Pernambuco.

    Assuntos: seduh, detran, coronavirus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abre e fecha do DETRAN-PE no aniversário de Recife e Olinda 2020

    | Trânsito

    Em virtude do aniversário de Recife e Olinda, comemorado nesta quinta-feira (12/03), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa o abre e fecha da Sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE, assim como as Ciretrans no Interior do Estado, a Unidade de Táxi – DUAT, as lojas de atendimento dos Shoppings e postos nos Expressos Cidadão.

    Já as Operações Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão com seus agentes nas ruas para garantir a população mais tranquilidade. É importante que cada um faça seu papel. Prudência na hora de dirigir e não fazer uso da mistura fatal álcool e direção.

    detran

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: seduh, detran, abre e fecha
    Compartilhe: Link para o post:
  • 5º leilão do DETRAN-PE em 2020 disponibiliza 469 veículos

    | Trânsito

    leilao

    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realiza na próxima sexta-feira (13), às 9h, no pátio da empresa Coliseum, localizada na Rodovia Luiz Gonzaga, BR 232, Km 41, Vitória de Santo Antão, o 5º Leilão de veículos apreendidos pelo Órgão. A visitação prévia acontecerá amanhã (11), e na quarta-feira (12), das 8h às 15h, na BR101 Sul, 1590 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, próximo a Fábrica da Coca-Cola.

    Interessados em adquirir um veículo conservado ou em estado de sucata, já podem se programar. Serão 469 veículos, entre carros e motos, com lances cujo valor mínimo gira em torno de R$ 100,00. O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

    Os leilões inserem o Órgão na agenda ambiental ao colaborarem para a reciclagem automotiva e para a retirada de veículos abandonados nas ruas. O DETRAN-PE cumpre o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br e também no site da empresa Coliseum, www.coliseumleiloes.com.br.

    Serviço:
    05º Leilão 2020 de veículos apreendidos pelo DETRAN-PE
    Quando: 13 de março de 2020
    Horário: 09h
    Onde: Sede da Coliseum Leilões, localizada na Rodovia Luiz Gonzaga, BR - 232, km 41 - Vitória de Santo Antão

    Visitação prévia
    Quando:  11 e 12 de março de 2020
    Horário: 08h às 15h
    Onde: BR101 Sul, 1590 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, próximo a Fábrica da Coca-Cola

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: seduh, detran, leilao
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE entrega rosas e conscientiza motoristas no Dia Internacional da Mulher

    | Trânsito

    rosas

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização de Trânsito, levou para o Parque Dona Lindu, a Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, no último domingo (08), dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, quando, em parceria com o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – CEASA, agentes de trânsito, acompanhados das Psicólogas da Gerência de Psicomédica do Órgão, distribuíram rosas e entregaram material publicitário contendo dicas de boas práticas no trânsito, ao mesmo tempo em que as Psicólogas orientaram os condutores sobre violência no trânsito e como evitar discussões nas vias, o que pode causar até mesmo a morte.

    Segundo Nilza Lúcia, psicóloga que participou da ação, fatores ambientais realmente interferem no estado emocional e podem trazer consequências. “O trânsito faz parte do contexto social e isto pode refletir em um comportamento inadequado ao volante”, afirma, destacando, ainda, a necessidade de se dirimir o preconceito contra a motorista do sexo feminino.

    Duzentas mulheres motociclistas saíram escoltadas por agente de trânsito batedores da Escola do Mecânico, localizado na Estrada dos Remédios, Afogados, com destino ao Parque Dona Lindu (Espaço Esplanada). Lá foram recebidas com rosas por psicólogas e agentes de trânsito, e participaram de mini palestra sobre como evitar discussão no trânsito.

    Além disso, quem passou por lá, teve a oportunidade de no Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento com computadores, realizarem serviços de emissão de Nada Consta, solicitar a 2ª via da CNH, taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Esses serviços são de responsabilidade das Diretoria de Operações e Atendimento.

    Na ocasião, os agentes abordaram mais de 800 condutores e realizaram explanação sobre a maneira correta do uso das cadeirinhas, o porquê do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, não uso do celular enquanto conduz os veículos, e, principalmente, alertar para não conduzir o veículo após fazer uso de bebidas alcoólicas. Além disso, foi disponibilizando o etilômetro caso o condutor, que fez uso de álcool, esteja em dúvidas se podia conduzir o veículo ou não.

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduh, detran, dia internacional da mulher
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE realiza Operação Prevenção em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    | Trânsito

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, estará com a Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, neste domingo (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, das 8h às 13h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, quando, em parceria com a Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – CEASA, estará distribuindo rosas e entregando material contendo dicas de como evitar conflitos no trânsito. No local, as psicólogas do DETRAN-PE estarão orientando os condutores sobre boas práticas, no sentido de evitar acidentes e, até mesmo, morte, resultante de discussão nas vias.

    A ação conta também com o 1º Passeio Feminino Motociclístico, onde 200 mulheres motociclistas saíram escoltadas por agente de trânsito batedores da Escola do Mecânico, localizado na Estrada dos Remédios, 367 – Afogados, com saída prevista para as 9h, tendo como destino o Parque Dona Lindu (Espaço Esplanada).

    Além disso, quem passar pelo Parque Dona Lindu, terá oportunidade de no Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento com computadores, solicitar a emissão de Nada Consta, da 2ª via da CNH, taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

    Na ocasião, haverá explanação por parte dos agentes sobre a maneira correta do uso das cadeirinhas, o porquê do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, não uso do celular enquanto conduz o veículos, e, principalmente, alertar para não conduzir o veículo após fazer uso de bebidas alcoólicas. Além disso, será disponibilizando o etilômetro caso o condutor, que fez uso de álcool, esteja em dúvidas se pode conduzir o veículo ou não.

    SERVIÇO

    Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    LOCAL: Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Recife - PE,
    DATA: 08/03/2020
    HORA: 8h às 13h

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, operacao prevencao, dia da mulher
    Compartilhe: Link para o post: