meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • DETRAN-PE e TRE-PE firmam convênio

    | Trânsito

    convenio

    Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, e o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, assinaram convênio que objetiva a cessão de espaço nos depósitos de carros, em todo Estado, para que o TRE possa recolher os veículos apreendidos durante a fiscalização da propaganda eleitoral nas eleições de 2018 nos depósitos do DETRAN-PE e Circunscrições Regional de Trânsito – CIRETRAN, para onde serão levados os veículos apreendidos pela Justiça Eleitoral com propaganda irregular.

    Segundo Ribeiro, o Órgão de trânsito vai disponibilizar, pela segunda vez no Estado, os depósitos localizados em 13 municípios por um período de quarenta e cinco dias. Ele alerta ainda que, os veículos que forem apreendidos serão vistoriados, mas só serão liberados após o pagamento de todas as taxas junto ao DETRAN-PE e de cumprirem todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e autorização da Justiça Eleitoral.

    Ribeiro lembrou que o Governador Paulo Câmara sempre colocou a educação em primeiro lugar, e a no trânsito não é diferente. “Quando assumi o DETRAN-PE, o Governador determinou que o Órgão não só fizesse blitz coercitiva, mas sim focasse na prevenção e educação”, concluiu.

    Participaram da assinatura do convênio o Diretor de Engenharia e Fiscalização do Trânsito do DETRAN-PE, Sérgio Lins, e a Diretora Geral do TRE-PE, Isabela Londim.

    Assuntos: secid, detran, ciretran, ctb, justica eleitoral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diretor Presidente do DETRAN-PE reúne com Deputado Estadual Lucas Ramos

    | Trânsito

    detran

    O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, recebeu hoje (19), em seu gabinete, o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Administração, Lucas Ramos, quando discutiram os últimos detalhes da Audiência Pública sobre acidentes que acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE. Na ocasião, serão abordados temas como políticas públicas de enfrentamento a acidentes veicular a partir do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNTRANS, em obediência a Lei Federal nº 13.614/2018, demandada pelo Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco – CETRAN-PE.

    Segundo Ribeiro, o debate vai complementar a consulta pública já disponível no site do Órgão: www.detran,pe.gov.br, contribuindo para elaboração de metas de redução anual de mortes no Estado. “Por meio da Audiência Pública, os órgãos executivos de trânsito da União, estados e municípios, juntamente com a sociedade e entidades em geral, debaterão aspectos jurídicos, técnicos, de gestão participativa e referente à aplicabilidade e condições de gestão, bem como os impactos da Lei nº 13.614/18, na elaboração das metas de redução do índice de mortos no trânsito, por grupos de habitantes e de veículos. É esperada a participação de toda a comunidade, autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas no tema, membros de órgãos de trânsito, saúde, educação, infraestrutura, transporte, justiça, segurança pública, imprensa, sociedade civil, bem como representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário”, destacou.

    Conforme informou o Parlamentar, diante da importância do tema e da proximidade do prazo, a Comissão de Administração deliberou pelo dia 27. “Tenho certeza de que vamos contribuir muito com essa discussão”, concluiu.

    Na oportunidade, Ribeiro disse que a partir de Julho será disponibilizado, para o Sertão do São Francisco, uma unidade do Detran Itinerante, que consiste em um veiculo adaptado para receber também pessoas com deficiência, inclusive, conta com elevador de cadeiras de rodas, além de área interna climatizada e conta com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base do DETRAN-PE, onde serão oferecidos os serviços de emissão de taxas, IPVA e multas; e consulta de pontuação na CNH.    

    O DETRAN Itinerante tem como objetivo prestar serviços prioritariamente aos municípios com áreas de baixa densidade demográfica e economicamente desfavoráveis, onde não há viabilidade de instalação e manutenção de Postos convencionais. Além disso, o Programa também objetiva atender regiões com grande acumulo de demandas de serviços, para auxiliar unidades da Autarquia já existentes, a fim de agilizar o atendimento aos usuários.

    Assuntos: detran, presidente, cnh, audiencia publica, alepe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Audiência Pública debate Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

    | Trânsito

    O Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco – Cetran-PE, e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizam na próxima quarta-feira (27), às 11h, Audiência Pública com à participação da sociedade na formulação de propostas relativas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito para o Estado de Pernambuco (PNATRANS/PE). O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, no Auditório Senador Sérgio Estelita Guerra.

    Por meio da Audiência Pública, os órgãos executivos de trânsito da União, estados e municípios, juntamente com a sociedade e entidades em geral, debaterão aspectos jurídicos, técnicos, de gestão participativa e referente à aplicabilidade e condições de gestão, bem como os impactos da Lei nº 13.614/18, na elaboração das metas de redução do índice de mortos no trânsito, por grupos de habitantes e de veículos. É esperada a participação de toda a comunidade, autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas no tema, membros de órgãos de trânsito, saúde, educação, infraestrutura, transporte, justiça, segurança pública, imprensa, sociedade civil, bem como representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

    O tema trânsito passou a ser pauta da Organização das Nações Unidas (ONU) por ser paradoxalmente uma das maiores formas de violência do mundo. Segundo a presidente do CETRAN-PE, Simíramis Queiroz, debater o trânsito hoje é uma necessidade, uma vez que, é um problema de saúde pública, visto que, grande parte dos leitos hospitalares estão destinados para acidentados de trânsito, prejudicando dessa forma o orçamento que deveria ser destinada para a educação e segurança.

    Conforme informou Simíramis, o CETRAN-PE deverá até o dia 1º de agosto, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, enviar para o Conselho Nacional de Trânsito – Contran, as metas e ações propostas para um trânsito mais seguro. Ela destacou que já estão sendo coletados dados pela com a Consulta Pública online, mas o número de participantes ainda é pequeno. “Precisamos ampliar o debate com uma audiência na Assembleia, assim como foi feito em outros Estados. Poucos mais de 3 mil questionários foram respondidos até o momento. O quantitativo está distante do número de pessoas impactadas pelo trânsito em Pernambuco. A gente precisa da contribuição da sociedade, porque é fundamental a redução do número de mortes e lesões ocorridas no trânsito”, destacou. A Consulta Pública esta disponibilizada no sítio do DETRAN/PE para quem quiser contribuir com informações para subsidiar o PNATRANS/PE.

    Assuntos: secid, detram, audiencia publica, alepe, reducao de mortes,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lagoa Grande ganha Posto Avançado do Detran, investimentos em saneamento e ações na agricultura familiar

    | Agricultura, Trânsito

    sara

    Governador  Paulo Câmara ainda inaugurou Enoteca, liberou recursos do FEM e celebrou convênio para estruturação da administração municipal.

    LAGOA GRANDE - Finalizando a agenda do Sertão desta sexta-feira (15.06), o governador Paulo Câmara inaugurou, neste município, a nova unidade do Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), ampliando e melhorando os serviços oferecidos à população. No Ginásio de Esportes Parque da Uva e do Vinho, Paulo também anunciou outras ações nos âmbitos da agricultura familiar, de saneamento básico e de cidadania. Entre elas, está a autorização do início da licitação para as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade e a entrega de 55 títulos de concessão de Direito Real de Uso da Terra às famílias de agricultores. Ao todo, foram investidos R$ 10,7 milhões nas intervenções. 

    “Hoje, foi um dia dedicado ao Sertão. Aqui em Lagoa Grande, inauguramos o novo posto de atendimento do Detran, que vai ajudar não só este município, mas todos os da região, pois vão contar com uma estrutura adequada para tirar a carteira de motorista, fazer a vistoria ou o emplacamento. Enfim, as pessoas vão ter um serviço público de qualidade e mais perto de casa”, afirmou o governador Paulo Câmara. 

    A nova unidade do Detran-PE tem como objetivo expandir o atendimento para garantir um maior conforto e melhor serviço aos cidadãos, ampliando as unidades, assim como as ações. O equipamento incluiu a capacitação de servidores da Prefeitura sobre Habilitação de condutores, serviços para veículos, psicomédica, recurso de infração, ética profissional, protocolo e DETRAN na internet. Atualmente, o órgão em Lagoa Grande conta com uma frota de 3.103 veículos, desses, 1.118 são motos. 

    Na ocasião, o governador também autorizou o início da licitação para as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. A ação, que receberá um investimento de R$ 8 milhões, terá prazo de conclusão de 360 dias, após a emissão da ordem de início dos serviços e beneficiará cerca de quatro mil habitantes. 

    Paulo reforçou que saneamento é uma questão de saúde pública e de qualidade de vida. “Nós vamos sanear Lagoa Grande para evitar que as pessoas fiquem doentes. E é isso que a gente está fazendo aqui com essa obra, que, com certeza, vai sanear grande parte de Lagoa Grande, e isso é só o começo”, garantiu. “O governador está levando obras para beneficiar a população, como essa. É uma obra que fica embaixo da terra, que ninguém vê, mas que levará qualidade de vida para toda a população de Lagoa Grande”, frisou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. 

    A intervenção  consiste na implantação de rede coletora de esgotos e construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgotos para atendimento à população dos bairros do Vasco, Cristo Rei, Morada Nova, Alto do Deca e Estátua. A execução da obra permitirá o adequado transporte e tratamento dos efluentes sanitários dos habitantes residentes nestas localidades, trazendo benefícios à sua saúde e ao meio ambiente. 

    O prefeito Vilmar Cappellaro agradeceu ao Governo do Estado o momento importante que vive Lagoa Grande. “Quero agradecer pela sensibilidade do trabalho do governador Paulo Câmara, que se mostrou preocupado com nós e em transformar a cidade em uma cidade grande, desenvolvida”, destacou. 

    Para celebrar o aniversário da cidade, o governador também realizou a abertura do Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas, com a participação de dez quadrilhas que representarão cinco municípios da região. 

    FEM - Na oportunidade, o governador assinou a liberação de parcela do FEM para o município de Lagoa Grande. O valor de R$ 1,4 milhão foi destinado às obras de recuperação do Centro de Saúde Raimundo Bedor; do Centro de Abastecimento do Produtor; construção da Adutora da Chapada do Peba, na Zona Rural do município de Santa Maria da Boa Vista; e aquisição de veículos e equipamentos através do projeto Viver sem Fronteiras. 

    AGRICULTURA FAMILIAR - Paulo também entregou 55 títulos de concessão de Direito Real de Uso da Terra às famílias de agricultores do assentamento estadual Ilha Grande do Pontal, localizado no município. Com os títulos em mãos, as famílias de agricultores têm a segurança jurídica e social como elementos fundamentais para sua liberdade, dignidade e consequente bem-estar social com o resgate de sua cidadania. Além disso, as famílias acessam diversas políticas públicas rurais, que possibilitam o desenvolvimento da produção. Na ocasião, Paulo assinou Ordem de Serviço para a construção de duas barragens no distrito de Jutaí. As obras receberão um investimento de R$ 200 mil. 

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, reforçou a importância da ação, que garante a titularidade das terras e o acesso ao crédito. “São dez vezes mais oportunidade para acessar o crédito e isso representa investimento e melhoria na vida da população. A estrutura hídrica também melhorará a qualidade de vida do povo de Lagoa Grande”, pontuou.

    PREFEITURA - Durante o ato, o governador assinou convênio para a construção do novo prédio-sede da Prefeitura de Lagoa Grande. As obras do centro administrativo contarão com um aporte de R$ 1.327.007,45, sendo R$ 1.049.590,00 do Governo do Estado e R$ 277.427,45 de contra partida do município. A estrutura contemplará uma extensão de 1.011,82 metros quadrados, no bairro Morada Nova.

    ENOTECA - A requalificação de um dos grandes pontos turísticos de Lagoa Grande, a Enoteca Luigi Pérsico, foi inaugurada pelo governador Paulo Câmara. A obra contemplou a urbanização e revitalização do equipamento, que tem como objetivo ser um dos pontos de visitação dos roteiros turísticos das já famosas rotas de vinho, além de apresentar a história da vitivinicultura do Vale do São Francisco. A requalificação recebeu um investimento de R$ 1.183.137,70.

    Também acompanharam o governador os deputados federais Kaio Maniçoba e Gonzaga Patriota; o deputado estadual Lucas Ramos; os secretários Manuela Marinho (Turismo, Esportes e Lazer); Fred Amâncio (Educação); o executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; e o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.

    Assuntos: sei, paulo camara, investimentos, detran, saneamento, fem, sara, titulos, agricultura familiar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Balanço Movimento Maio Amarelo 2018

    | Trânsito

    maio amarelo

    O Governo de Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, promoveu durante todo o mês de Maio, no Recife, Região Metropolitana do Recife – RMR, e Interior do Estado, ações do Movimento Maio Amarelo sob o slogan “Nós somos o trânsito”, com foco no condutor do amanhã e teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para os cuidados que deverão ter ao conduzir veículos, discutindo exaustivamente a segurança e o respeito no trânsito.

    O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, esteve hoje (06), no Sest Senat de Caruaru, onde apresentou o balanço do movimento, que aconteceu de 1º à 31 de maio. Durante esse período, a Coordenação de Educação para o Trânsito do Órgão promoveu ações para estimular os motoristas, pedestres e ciclistas a refletir sobre o respeito ao trânsito e, consequentemente, a vida.

    Ele falou da mobilização que a Autarquia de trânsito fez junto à sociedade em prol da educação e da conscientização no trânsito. Para tanto foram firmadas parcerias com empresas públicas e privadas, principais setores que compõem a estrutura de trânsito e transportes do Estado, as Secretarias das Cidades, Saúde e Educação. “Totalizando 130 PARCEIROS em ações educativas, esquetes com a Turma do Fom Fom em escolas e empresas públicas e privadas, blitzes educativas, ações na faixa de pedestre, palestras em empresas privadas, ações nos shoppings em respeito às vagas especiais, ações em terminais integrados de passageiros, ação religiosa em igreja voltada para as mães, ações nos bares a noite, ação voltada para cinto de segurança”.

    A abertura aconteceu no Parque da Jaqueira, com o lançamento do CD “Cantando a Cidadania no Trânsito”, contendo 07 faixas com músicas interpretadas pelos cantores Luciano Magno, André Rio, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Nena Queiroga, e participação do rapper Zé Brown, onde é ensinando cidadania e estimulando o comportamento seguro no trânsito para crianças e adolescentes, o qual servirá de instrumento de trabalho dos professores em sala de aula. O CD está disponível para download no site do DETRAN-PE. Já o Teatro de fantoches da Turma do Fom Fom, manipulados pelos próprios arte-educadores, cada um com seu personagem, fizeram esquetes interagindo com as crianças.

    Além disso, foi realizada blitz educativa voltada para o uso do cinto de segurança no banco de trás, numa parceria inédita com a 99 e os 5 mil motoristas do App. Eles receberão um kit contendo: capa para o encosto de cabeça com frase alertando a necessidade do uso do cinto de segurança no banco de trás, carta do Detran contendo os perigos pelo não uso do cinto e alertando qual a infração que está sendo cometida, e fitinhas amarelas para colocar no retrovisor do carro em adesão a Campanha do Maio Amarelo, kit com agua para os passageiros, saco de lixo automotivo e outros.

    Ainda com App99, aconteceu um ciclo de palestras com a finalidade de atingir cerca de 2000 motoristas cadastrados no aplicativo, ao longo de todo o ano. As palestras tiveram início no dia 08 de maio, na sede da 99, com turmas de 30 alunos, manha e tarde, e o tema abordado foi Segurança no Trânsito e Direção Defensiva, ministradas por analistas de transito do DETRAN-PE. Os condutores receberam certificados do Detran contendo a foto do motorista que deverá ser plastificada e colocada no veiculo.

    Durante o mês de maio foram repetidas todas as ações desenvolvidas durante o ano, condensando-se de forma a realizar mais de 100 ações em parceria com órgãos e empresas: 21 ações promovidas com os Professores Amigos do Trânsito; 12 Ações em Escolas; 25 Municípios envolvidos; 3 Federações, 19Instituições/Órgãos Públicos; 3 ONGs, 13 Empresas Privada/EPP 34 BARES RECIFE/OLINDA.

    O Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, foi lançado em 2014.  É uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

    Assuntos: secid, detran, governo de pernambuco, balanco, rmr, movimento maio amarelo, educacao no transito, conscientizacao, blitz educativa, app99,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco reúne distribuidores e revendedores de combustíveis para discutir preços

    | Economia, Transporte, Mobilidade, Direitos Humanos, Trânsito

     

    A reunião foi sugerida pelo governador Paulo Câmara, com o objetivo de alinhar os valores praticados, tendo em vista o restabelecimento da atividade no Estado

    O ajuste dos preços de combustíveis, praticados antes e após a paralisação dos caminhoneiros, pautou uma reunião conduzida pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e pelo Procurador Geral do Estado, César Caúla, com representantes dos postos e distribuidoras de combustíveis de Pernambuco, quinta-feira (31/05), na sede da SJDH, no bairro do Recife.

    De acordo com Eurico, a reunião foi sugerida pelo governador Paulo Câmara, com o objetivo de alinhar os valores praticados, tendo em vista o restabelecimento da atividade no Estado. “Além de cobrarmos celeridade na cobrança pelo preço justo, também aproveitamos a oportunidade para reconhecer os esforços de ambas as categorias em oferecer os serviços e atender a população, mesmo diante da crise que afetou todo o país” ressalta o gestor.

    “A população compreende que passamos por um período de anormalidade e que foi necessário elevar os preços. De todo modo, temos que encontrar uma solução que atenda da melhor forma a todos: consumidores, distribuidoras e revendedores” detalha Caúla.

    Diretor da Total Distribuidora de Combustíveis (TDC), Paulo Perez informa que a grande preocupação da classe é com o novo reajuste anunciado pela Petrobrás nesta quarta-feira (30/05). “O preço será declinado, mas não conseguiremos isso imediatamente” explica.

    Uma nova audiência será agendada para dar continuidade à discussão, desta vez com a presença de representantes da Petro Brasileira, Petrobrás, Importadoras, Secretaria da Fazenda e Ministério Público.

    A reunião contou, ainda, com a participação da secretária-executiva de Justiça e Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustível-PE), Alfredo Ramos Pinheiro, e de representantes da Associação das Distribuidoras de Combustíveis (BrasilCom) e das distribuidoras Ipiranga e Dislub.

    Foto: Divulgação/SJDH

    Assuntos: sjdh, paulo camara, governo de pernambuco, distribuidores, revendedores, combustível,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plano Nacional para Redução de Mortes e Lesões no Trânsito no Estado de Pernambuco – PNATRANS/PE

    | Trânsito

    site

    O Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN-PE, e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, disponibilizam no site do Órgão: www.detran.pe.gov.br uma página para Consulta Pública, com o objetivo de coletar críticas e sugestões da sociedade sobre o trânsito no Estado de Pernambuco. A ação atende às diretrizes da Lei Federal Nº 13.614/2018, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS.

    Segundo Simíramis Queiroz, Presidente do CETRAN-PE e Coordenadora do PNATRANS para Pernambuco, as informações resultantes da Consulta Pública serão apresentadas na Audiência Pública que será realizada no Recife, para validação e posterior encaminhamento ao DENATRAN e CONTRAN em 1º de Agosto de 2.018. A Audiência Pública contará com a participação dos Poderes Públicos, Órgãos e Entidades Executivos de Trânsito do Estado e dos Municípios e da Sociedade, para subsidiar e construir o processo de formatação das Metas que serão parâmetros para redução de mortes e lesões no trânsito em até 50 % no período de 10 anos, conforme estabelece a Lei federal.

    Assuntos: secid, detran, cetran, pnatrans, contran, audiencia publica, site
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nota Oficial - Sistema de Transporte Intermunicipal de Pernambuco

    | Transporte, Mobilidade, Trânsito

     

    As empresas permissionárias do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Pernambuco começaram a ser reabastecidas na noite desta última segunda-feira (28) e aos poucos a operação tende a ser normalizada nos principais terminais rodoviários do Estado ao longo do dia de hoje (29). Nos últimos dias, as viagens aconteciam apenas nos horários de pico, nos turnos da manhã e final da tarde/início da noite. Com o aumento da autonomia de combustível, a perspectiva é a de que o tempo de intervalo entre as viagens diminua de acordo com a demanda de passageiros.

    Entretanto, vale ressaltar que a paralisação dos caminhoneiros, que segue no seu nono dia, ainda provoca bloqueios de algumas vias no Estado, dificultando a trafegabilidade dos veículos e prejudicando algumas linhas no Interior. Por isso, a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) orienta os usuários a confirmarem a realização da viagem junto aos guichês de venda das empresas antes de adquirirem os bilhetes.

    Assuntos: secid, transporte coletivo intermunicipal, paralizaçao caminhoneiros, nota oficial
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE informa – Aditamento de vistoria para motofretistas

    | Trânsito

    A Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, informa que estava previsto para encerrar amanhã (26), a primeira jornada de Inspeção Semestral Obrigatória e de Segurança do ano de 2018 para veículos que possuem registro ao Órgão para exercer a atividade de motofrete, nome dado ao serviço de transporte profissional de pequenas cargas em motocicletas.

    A ação foi cancelada devido a greve dos caminhoneiros, sendo transferida para o sábado (02 de junho de 2018), das 8h às 13h, e acontece na sede do DETRAN-PE, localizado na Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga.

    REQUISITOS EXIGIDOS PARA A INSPEÇÃO

    1.       Documentação

    ·         Original e cópia da CNH do condutor ou cópia autenticada, constando no campo de observações o curso especializado de motofretista e atividade remunerada

    ·         Original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) frente e verso

    ·         Inspeção das motocicletas – A segunda etapa é a vistoria do veículo de motofrete. Neste caso, além dos equipamentos obrigatórios, serão avaliadas as seguintes exigências:

    2.       Equipamentos

    O veículo de motofrete deve possuir, a exemplo de qualquer tipo de veículo, os equipamentos obrigatórios definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela legislação de trânsito específica. Além disso, deve manter as características do fabricante ou as alterações que tenham sido devidamente aprovadas e regularizadas junto ao DETRAN/PE. Confira os equipamentos específicos:

    tab

    Assuntos: secid, detran, aditamento, motofretistas, inspecao, semestral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Curso de Pilotagem Defensiva

    | Trânsito

    curso

    Com o objetivo de formar motociclistas mais conscientes e consequentemente reduzir o número de acidentes com os veículos de duas rodas, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE tem disponibilizado gratuitamente, Cursos de Pilotagem Defensiva em várias cidades pernambucanas. O treinamento é ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileiras de Distribuidores Honda (Assohonda), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito.

    No última sábado (19), motociclistas participaram do curso ministrado pelo piloto profissional Eduardo Ferreira, no estacionamento do Shopping Guararapes. Na ação, com duração de quatro horas, o treinamento é dividido entre fundamentos teóricos e práticos, abordando vários assuntos, entre eles: Definição e elementos dapilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas; Técnicas de frenagem; Uso de Equipamentos de segurança e Manutenção correta das motocicletas. Na prática, são retirados ainda os retrovisores das motociclistas para forçar os alunos utilizarem a visão periférica, que muito auxilia nas manobras do dia a dia.

    De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o Governador Paulo Câmara determinou como prioridade as ações educativas com o objetivo de reduzir ainda mais o número de acidentes no Estado. “Estamos investindo na educação como grande aliado e essa parceria com a Honda é uma oportunidade aos motociclistas que desejam elevar seus conhecimentos a condução no trânsito. Com isso, Pernambuco vem perseguindo a redução do número de acidentes e mortes no trânsito, principalmente com  motociclista.”, enfatizou.

    Pernambuco possui atualmente uma frota de 986.807 motocicletas, sendo o Recife o município com maior número desses veículos, com o total 139.483.

    Assuntos: secid, detarn, paulo camara, pilotagem defensiva, curso,
    Compartilhe: Link para o post: