meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Operação Prevenção na folia de Olinda e Recife Antigo

    | Trânsito

    Tendo como objetivo coibir a condução de veículos por pessoas que fizeram uso de bebidas alcoólicas, será disponibilizado etilômetro, caso o folião esteja em dúvida s pode conduzir o veículo ou não. Agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estarão com a Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas” neste sábado (15), em Olinda, mais precisamente na Praça do Carmo, das 12h30 às 0h, e no Recife Antigo, no Marco Zero, das 1430h às 21h. E no domingo (16), das 7h30 às 0h, em Olinda, na Praça do Carmo, e de 09h30 às 21h, no Marco Zero, Recife Antigo. Também será distribuído material contendo dicas de boas práticas no trânsito.

    Este ano, o DETRAN-PE está com o Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, que vai oferecer ao folião os serviços de emissão de Nada Consta, solicitação da 2ª via da CNH, emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

    SERVIÇO

    Operação Carnaval do DETRAN-PE 2020

    DATA: 15/02/2020

    LOCAL: Praça do Carmo - Av. Liberdade - Carmo, Olinda - PE
    HORA: 12h30 às 0h

    LOCAL: Recife Antigo, no Marco Zero
    HORA: 14h30 às 21h

    DATA: 16/02/2020

    LOCAL: Praça do Carmo - Av. Liberdade - Carmo, Olinda - PE
    HORA: 7h30 às 0h

    LOCAL: Recife Antigo, no Marco Zero
    HORA: 09h30 às 21h

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: seduh, detran, operacao prevencao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife e Olinda na rota da Operação Prevenção do carnaval 2020

    | Trânsito

     detran

    A Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, esteve no último final de semana em Recife (Marco Zero) e Olinda (Praça do Carmo). A Operação que tem como objetivo coibir a condução de veículos por pessoas que fizeram uso de bebidas alcoólicas, disponibilizando o etilômetro, caso o folião esteja em dúvidas se pode conduzir o veículo ou não.

    Este ano, o Governo do Estado está disponibilizando para o folião, o Detran Itinerante, ação coordenada pela Diretorias de Operações e Atendimento. O veículo disponibiliza serviços, conta com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, que oferece serviços de emissão da Nada Consta, 2ª via da CNH, emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, além disso, os usuários podem consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Mais de 300 pessoas passaram pelo Itinerante, onde solicitaram a emissão de taxas e o número de pontos da CNH.

    Conforme informou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, que foi ver de perto a ação do Órgão, foram designados cento e oitenta agentes de trânsito, 38 viaturas, 12 reboques, 38 motocicletas e 2 PK’s (doblòs móveis para fiscalização eletrônica) das Operações Prevenção “Segundos que salvam vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro, coordenado pela Diretoria de Fiscalização.

    Fontelles disse ainda que, para garantir maior fluidez no trânsito, serão realizadas operações nos municípios de Vitória, Bezerros, Pesqueira, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paulista (Janga e Maria Farinha), Ilha de Itamaracá e Nazaré da Mata. Para tanto, os agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito estarão distribuindo materiais com dicas de boas práticas no trânsito, alertando sempre sobre não falar ao telefone quando estiver dirigindo; uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás; e o perigo de misturar volante e álcool, sempre apontando alternativas de transporte, com o objetivo de minimizar acidentes.

    O DETRAN-PE conta com a parceria da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU; Secretaria de Transporte e Trânsito de Olinda; Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Operação Lei Seca; Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN, Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRV, e Departamento de Estrada e Rodagem – DER, para atuarem em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado. Durante as prévias e nos dias de momo, a Diretoria de Fiscalização realizará 250 operações.

    Em Olinda, o Prefeito Professor Lupércio visitou a Operação Prevenção e conheceu os serviços disponibilizados pelo Detran Itinerante.

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: detran, operacao carnaval, segundos que salvam vidas
    Compartilhe: Link para o post:
  • 1ª Caravana Detran nos Municípios de 2020 no Agreste Pernambucano

    | Trânsito

    As cidades de Pesqueira, Belo Jardim e São Caetano, Agreste Pernambucano, serão as primeiras cidades a receber, em 2020, a Caravana Detran nos Municípios, que acontece de 11 à 13 de fevereiro, numa parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e as Prefeituras, tem como objetivo de alertar pedestres e condutores no cuidado em relação ao trânsito, tendo como principal foco os motociclistas, que são as maiores vítimas.

    Na ação, coordenada pela Educação para o Trânsito do Órgão, será realizada visitas de acompanhamentos pedagógicos em Centro de Formação de Condutores, além de blitz educativa, que este ano conta com uma novidade, o Caminhão da Turma do Fom-Fom.

    Na ocasião, serão abordados os condutores e convidados a assistirem vídeos educativos no caminhão, quando agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação falaram sobre as principais causas de acidentes, sensibilizando e tirando dúvidas sobre legislação.

    Juntas, Pesqueira, Belo Jardim e São Caetano somam uma frota de 60.796, desses, 24.018 são motos. 

    caravana

    Cidades: Belo Jardim, Pesqueira, São Caetano
    Assuntos: seduh, detran, caravana detran nos municipios
    Compartilhe: Link para o post:
  • Blitz educativa DETRAN-PE e Operação Lei Seca

    | Trânsito

    A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e a Secretaria de Saúde, por meio da Operação Lei Seca – OPL, numa parceria com o Departamento de Estrada e Rodagem – DER, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Corpo Militar de Bombeiros, Autarquia de Trânsito e Transporte – CTTU, Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco - Sincor-PE, e Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização do Norte e Nordeste – SindsegNNE, promovem amanhã (08), na Avenida Agamenon Magalhães, blitz educativa.

    A ação vai acontecer das 14h às 17h, na Av. Agamenon Magalhães, sentido Boa Viagem, na altura da academia da cidade, no torreão, tendo como objetivo de alertar os condutores sobre os perigos do trânsito e alto índice de mortes e feridos.

    Na ocasião, técnicos da coordenadoria irão distribuir materiais de apoio (folders da lei seca, adesivos para carros e motos, e também será realizado testes de alcoolemia em caráter educativo.

    SERVIÇO

    Blitz educativa
    Local: Av. Agamenon Magalhães, sentido Boa Viagem, na altura da academia da cidade, no torreão
    Data: 08/02/2020
    Horário: 14h às 17h

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, operacao lei seca, blitz educativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diretoria do DETRAN-PE reúne com Coordenadores das lojas dos shoppings e expressos cidadão

    | Trânsito

    detran

    Representando o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Roberto Fontelles, o Diretor Geral do Órgão, Sebastião Marinho, recebeu hoje (06), no auditório da Autarquia, os Coordenadores as lojas dos shoppings e expressos cidadão do Recife e Região Metropolitana.

    O objetivo do encontro, coordenado pelo Diretor de Atendimento, Cel. Felipe Nascimento, foi sanar dúvidas dos responsáveis pelas lojas sobre a implantação das novas Placas de Identificação Veicular – PIV, no sistema Padrão Mercosul.

    Na ocasião, foi discutido em que situações específicas são exigidas as Placas Mercosul. Segundo Cel. Felipe, as novas PIVs serão exigidas para primeiro emplacamento; roubo, furto, extravio ou dano; mudança de categoria; segunda placa traseira (a exemplo de reboque); mudança de UF ou município; e o proprietário de veículo, de maneira voluntária, também poderá realizar a troca da placa (placa cinza) para a nova PIV. Lembrando que, a segurança é um dos principais benefícios do novo modelo de placas, uma vez que ela possui QR Code com gravação a laser, efeitos visuais e número de série criptografado, além de outros itens de segurança, que dificultam a clonagem.

    Estiveram presentes no encontro, os Gerentes de Atendimento, Registro de Veículos e de Informática, respectivamente, Ana Teresa Alves Vieira, Silvana Nogueira Ferraz e Charles Lindemberg. 

    Assuntos: seduh, detran, expresso cidadao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cota única e 1ª parcela do Licenciamento 2020 para placas terminadas em 1 e 2

    | Trânsito

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, alerta os condutores de veículos registrados no Estado, que no próximo dia 7 de fevereiro tem início o pagamento da cota única ou 1ª parcela do licenciamento 2020, dos veículos com terminação 1 e 2, que consta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de bombeiros, licenciamento e seguro obrigatório (DPVAT), bem como, as possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, seguindo o final da placa. 

    A impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV 2020, só acontece após a quitação de todos os valores, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso, a circulação sem o porte, seja físico ou digital, desse documento poderá acarretar a remoção do veículo para depósito. Infração gravíssima, 7 pontos no prontuário, no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação. 

    O carnê de pagamento seguirá para o endereço dos proprietários pelos Correios, outra opção é acessar o site www.detran.pe.gov.br e imprimir os boletos. Vale lembrar que o Governo do Estado está dando desconto de 7% sobre o valor do imposto para fazer o pagamento do IPVA em cota única. Caso o contribuinte opte por não realizar pagar de uma única vez, ele poderá escolher pelo parcelamento em até três parcelas. As datas observam o último dígito da placa do veículo. Os carnês de pagamento já estão disponíveis no site do DETRAN-PE. O mesmo ainda será enviado para as residências dos proprietários a partir de janeiro. 

    A entrega do CRLV 2020 é feita de duas formas, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 18,62 em até 30 dias e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o ponto de atendimento que melhor lhe convier. Além disso, é possível baixar o CRLV no formato eletrônico, basta baixar o Aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível nas plataformas IOS e Android, no seu celular e fazer o cadastro.

    O cidadão que optar por pagar a taxa de postagem poderá ainda rastrear o envio do CRLV 2020, depois de sua devida emissão, através do site do órgão. Para isso, é necessário digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal e depois clicar no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de “Localização de documento do veículo”.

    MULTAS DE TRÂNSITO ATRASADAS TERÃO COBRANÇAS DE JUROS

    O DETRAN-PE alerta que o pagamento do licenciamento conta com um diferencial. Pelo 3º ano consecutivo, as multas não constarão no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, calcula de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br, os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

    Os acréscimos se basearão na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º.

    O licenciamento veicular exige, além do pagamento dos tributos (taxas + impostos), o pagamento de multas (infrações de trânsito) vencidas ou em atraso, que deverão ser impressas com valor atualizado pelo site do Órgão www.detran.pe.gov.br.    

    PRAZO PARA RECOLHIMENTO DO IPVA RELATIVO A VEÍCULOS USADOS - EXERCÍCIO DE 2020

    prazo

    CALENDÁRIO FINAL DE CIRCULAÇÃO COM O CRLV 2019

    calendario

     

    IMPORTANTE:

     

    - Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo nos pontos de atendimento;

     

    - Quem agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN, não receberá o CRLV em casa;

     

    - Não é possível pegar o CRLV no DETRAN, sem agendar a emissão do mesmo;

     

    - Quem pagar a taxa de postagem, não deve agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN-PE;

     

    - Quem optar por não pagar a Taxa de Postagem deverá agendar a emissão do CRLV 2020 após a compensação bancária no site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br.

     

    VALORES DO SEGURO DPVAT 2020

     

    Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve a redução do valor do DPVAT 2020, os proprietários de veículos que efetuaram o pagamento do valor a maior serão restituídos com a diferença, segundo a Seguradora Líder, que é a responsável por administrar o seguro obrigatório. Para tanto, basta clicar no link “Restituição do Seguro DPVAT 2020” no site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, www.detran.pe.gov.br, que será encaminhado para o site da Seguradora, onde deverá ser preenchido o formulário e enviar para a Seguradora Líder, responsável pelo ressarcimento.

     

    O Seguro DPVAT deve ser pago, uma única vez ao ano, juntamente à cota única ou da primeira parcela do IPVA, acompanhando os calendários de cada estado. Caso o pagamento não seja efetuado, o proprietário do veículo é considerado inadimplente e fica sem a cobertura do seguro obrigatório até que a dívida seja quitada. O não pagamento impede o licenciamento do veículo, ou seja, de receber o CRLV do ano vigente.

     

    Valores do DPVAT 2020:

     

    • Automóvel, táxi e carro de aluguel: R$ 5,23 - redução de 68%; era R$ 16,21 em 2019;
    • Ciclomotores: R$ 5,67 - redução de 71%; era R$ 19,65 em 2019;
    • Caminhões: R$ 5,78 - redução de 65,4%; era de R$ 16,77 em 2019;
    • Ônibus e micro-ônibus (sem frete): R$ 8,11 - redução de 67,3%; era de R$ 25,08 em 2019;
    • Ônibus e micro-ônibus (com frete): R$ 10,57 - redução de 72,1%; era de R$ 37,90 em 2019;
    • Motos: R$ 12,30 - redução foi de 86%; era de R$ 84,58 em 2019;


    Assuntos: seduh, detran, licenciamento
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE leva Operação Prevenção na volta as aulas

    | Trânsito

     detran

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizou hoje (03), a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, com foco nos transportes escolares – TE, e fluidez no trânsito, próximo ao Colégio CasaForte, localizado na Praça de Casa Forte, 548 - Casa Forte. A ação foi realizada pelas Diretorias de Fiscalização, Operações e Atendimento.

    No local, agentes de trânsito chamaram atenção dos pais sobre o que devem saber antes de contratar um veículo que vai transportar seus filhos. Foram distribuídos panfletos contendo informações de quem e qual veículo está apto a realizar o TE, além de chamar atenção sobre a forma correta de usar cadeirinha, acento de elevação, cinto de segurança e alertando como atravessar a rua com as crianças.  

    Já as equipes de Operações e Atendimento atenderam no Caminhão do Detran Itinerante, local em que os pais puderam consultar a lista de transportes escolares devidamente vistoriados e cadastrados no DETRAN-PE, portanto, aptos a executar o serviço. Foi oferecido emissão de nada consta, taxas e multas, abertura do serviço de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, e agendamento de serviços.

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, segundos que salvam vidas, volta as aulas
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE leva para as ruas ações educativas e preventivas

    | Trânsito

     detran

    O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU, e Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, realizou ontem, em Boa Viagem, mais precisamente no 2º Jardim, a blitz educativa encerrando a Campanha Verão 2020, sob o título “Bebida e Direção? Não! Porque eu te amo, te adoro e te quero bem”, quando condutores e pessoas que passavam pelo local foram abordados e convidados a assistirem vídeos educativos e reflexivos sobre a combinação fatal bebida e direção.

    A ação que conta com o Caminhão da Turma do Fom-Fom para adultos, onde agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação fizeram mini palestra sobre as principais causas de acidentes, sensibilizando e tirando dúvidas sobre legislação, entrega de material educativo e squeezes, além de orientar as pessoas sobre a necessidade do uso do cinto de segurança, principalmente no banco de trás; não falar ao telefone quando dirigir e sobre o uso obrigatório de equipamento de segurança.

    Segundo a Coordenadora de Educação para o Trânsito do DETRAN-PE, Luciana Carvalho, essas ações realizadas todos os anos nas praias do litoral sul e norte tem como objetivo chamar a atenção dos condutores e de todos que fazem parte do trânsito, sejas pedestres, ciclistas, motociclistas ou condutores para que cada um faça sua parte, com foco na diminuição de acidentes.

    Já a Operação Carnaval 2020 levou para as ruas ações de segurança no trânsito, que durante as prévias estão sendo intensificadas. Para tanto, 180 agentes de trânsito, 38 viaturas, 12 reboques, 38 motocicletas e 2 PK’s (doblòs móveis para fiscalização eletrônica) para atuarem nas Operações Prevenção “Segundos que salvam vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro, coordenado pela Diretoria de Fiscalização, em parceria com a Operação Lei Seca, o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN, Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRV, CTTU, Secretaria de Trânsito e Controle Urbano de Olinda, e Departamento de Estrada e Rodagem – DER, para atuarem em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado. Durante todo os festejos, a Diretoria de Fiscalização realizará 250 operações, um aumento de 200% referente a 2019.

    Esse ano, pela primeira vez, a Operação Prevenção está atuando nas principais saídas de grandes prévias de Olinda e Recife, com objetivo de coibir a condução de veículos por pessoas que fizeram uso de bebidas alcoólicas, disponibilizando o etilômetro, caso o folião esteja em dúvidas se pode conduzir o veículo ou não. Neste final de semana, mais de 3 mil pessoas passaram pela Operação Prevenção em Olinda e no Recife Antigo. Além disso, as Diretorias de Operações e Atendimento estão com o Detran Itinerante oferecendo os serviços de emissão da Nada Consta; 2ª via da CNH; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço. Neste final de semana, a Operação esteve na Praça do Carmo, em Olinda, em frente a Secretaria de Turismo, e no Recife, na Av. Rio Branco, frente do Banco do Brasil, das 13h às 0h.

    Para garantir maior fluidez no trânsito, serão realizadas operações nos municípios de Vitória, Bezerros, Pesqueira, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paulista (Janga e Maria Farinha), Ilha de Itamaracá e Nazaré da Mata. Para tanto, os agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito estarão distribuindo materiais com dicas de boas práticas no trânsito, alertando sempre sobre não falar ao telefone quando estiver dirigindo; uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás; e o perigo de misturar volante e álcool, sempre apontando alternativas de transporte, com o objetivo de minimizar acidentes.

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, campanha educativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE encerra Campanha de Verão 2020

    | Trânsito

    Encerrando as ações de verão 2020, evento realizado anualmente nas praias pernambucanas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, leva no próximo domingo (02), para o Segundo Jardim de Boa Viagem, a Campanha de Verão nas Praias, sob o título “Bebida e Direção? Não! Porque eu te amo, eu te adoro, eu te quero bem”, com a blitz educativa e o Caminhão da Turma do Fom-Fom para adultos.

    A ação acontece das 9h às 12h, numa parceria com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU, e Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, vai abordar condutores e as pessoas que passarem para a praia, e convidados a assistirem vídeos educativos no caminhão, quando agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação farão mini palestra sobre as principais causas de acidentes, sensibilizando e tirando dúvidas sobre legislação, além da entrega de material educativo e squeezes. Além disso, o Caminhão da Turma do Fom-Fom levará atividades educativas de conscientização, orientando as pessoas sobre o quanto é perigoso combinar consumo de bebida alcoólica e direção; uso do cinto de segurança, principalmente no banco de trás; não falar ao telefone quando dirigir e sobre o uso obrigatório de equipamento de segurança.

    Essas ações realizadas nas praias do litoral sul e norte tem como objetivo chamar a atenção dos condutores e de todos que fazem parte do trânsito, sejas pedestres, ciclistas, motociclistas ou condutores para que cada um faça sua parte, com foco na diminuição de acidentes.

    SERVIÇO

    DETRAN-PE encerra Campanha de Verão 2020
    Local: Av. Boa Viagem, em frete ao Segundo Jardim
    Data: 02/02/2020
    Hora: 9h às 12h

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, blitz educativa, campanha de verao
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE leva Operação Carnaval 2020 para Olinda e Recife

    | Trânsito

    O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, está intensificando as ações de segurança no trânsito durante as prévias. Para tanto, foram designados 180 agentes de trânsito, 38 viaturas, 12 reboques, 38 motocicletas e 2 PK’s (doblòs móveis para fiscalização eletrônica) das Operações Prevenção “Segundos que salvam vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro, coordenado pela Diretoria de Fiscalização, em parceria com a Operação Lei Seca, o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN, Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRV, e Departamento de Estrada e Rodagem – DER, para atuarem em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado. Durante todo os festejos, a Diretoria de Fiscalização realizará 250 operações, um aumento de 200% referente a 2019.

    Esse ano, pela primeira vez, a Operação Prevenção vai estar nas principais saídas de grandes prévias de Olinda e Recife, com objetivo de coibir a condução de veículos por pessoas que fizeram uso de bebidas alcoólicas, disponibilizando o etilômetro, caso o folião esteja em dúvidas se pode conduzir o veículo ou não. Além disso, as Diretorias de Operações e Atendimento estarão com o Detran Itinerante oferecendo os serviços de emissão da Nada Consta; 2ª via da CNH; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço. Neste sábado (01) e domingo (02), de 13h às 0h, a Operação estará na Praça do Carmo, em Olinda, em frente a Secretaria de Turismo, e no Recife, na Av. Rio Branco, frente do Banco do Brasil.

    Para garantir maior fluidez no trânsito, serão realizadas operações nos municípios de Vitória, Bezerros, Pesqueira, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paulista (Janga e Maria Farinha), Ilha de Itamaracá e Nazaré da Mata. Para tanto, os agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito estarão distribuindo materiais com dicas de boas práticas no trânsito, alertando sempre sobre não falar ao telefone quando estiver dirigindo; uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás; e o perigo de misturar volante e álcool, sempre apontando alternativas de transporte, com o objetivo de minimizar acidentes.

    SERVIÇO

    Operação Carnaval do DETRAN-PE 2020
    DATA: 01 e 02/02/2020
    LOCAL: Praça do Carmo - Av. Liberdade - Carmo, Olinda - PE
    HORA: 13h às 0h

    DATA: 01 e 02/02/2020
    LOCAL: Av. Rio Branco, frente do Banco do Brasil
    HORA: 13h às 0h

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: seduh, detran, operacao carnaval
    Compartilhe: Link para o post: