meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • DETRAN-PE entrega Ciretran em São Lourenço da Mata

    | Trânsito

    detran

    Representando o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, que está em Brasília, Distrito Federal, participando de reuniões do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, onde é membro titular, e na Associação Nacional dos Detrans – AND, o Coordenador de Articulação Municipal, Lázaro Medeiros, que na ocasião estava acompanhado do Deputado Estadual Vinícius Labanca, entregou hoje (05), o prédio da 14ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, de São Lourenço da Mata. A obra orçada em R$ 116.264,41, conta com amplo espaço de 473,48 m², funcionando no térreo e primeiro andar, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

    Na oportunidade, Labanca falou da necessidade da implantação de uma nova Ciretran no município, uma vez que, a frota de São Lourenço da Mata é de 23.479, desses 6.569 são motos. O deputado disse ainda que é muito importante que o Estado promova reformas e construções de prédios públicos, melhorando as condições de trabalho dos servidores e proporcionando melhor comodidade aos usuários. “Quando o servidor encontra boas condições de trabalho, os serviços fluem com mais eficiência e melhor harmonia”, destacou.

    Segundo Medeiros, a Ciretran terá capacidade de atender cerca de 100 usuários/dia, oferecendo os serviços de primeiro emplacamento; transferência de proprietário; segunda via de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV; recurso de infração; comunicação de venda; e atualização de endereço. “Fico feliz em entregar um espaço novo e totalmente adequado que, além de proporcionar qualidade no trabalho os nossos servidores, dará mais agilidade nos serviços oferecidos e condições favoráveis aos usuários. O DETRAN-PE vem focando na educação e no bom atendimento. Estima-se que essa Ciretran venha arrecadar anualmente em torno de R$ 500.000,00”, concluiu.

    Já para Margarida Bezerra de Fonte, Chefe da Ciretran, essa ação veio ao encontro dos anseios da população desse município, principalmente, com a oferta do serviço de vistoria de veículos que é um pleito antigo. “Essa Ciretran vai disponibilizar todos os serviços que uma loja do DETRAN-PE nos shoppings faz”, destacou.

    Estiveram presentes na solenidade o ex-prefeito daquele município, Gino Albarrez, o empresário Tarcísio Muniz e o ex-vereador Paulo Sales, além do advogado Antônio Corrêa e a líder comunitária Deyse Gomes.

    Assuntos: secid, detran, contran, sao lourenco, ciretran, circuscricao regional
    Compartilhe: Link para o post:
  • OTS e ORF autuam mais de três mil condutores no mês de Junho

    | Trânsito

    blitz

    As Operações Trânsito Seguro – OTS, e Rota de Fuga – ORT, do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, juntas, durante o mês de junho, abordaram 8.535 veículos em blitzes nas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Cabo, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Bezerros, Carpina, Gravatá e Goiana, onde a ênfase foi na educação, fluidez e teste de alcoolemia.

    Na ação, que contou com a parceria da Polícia Militar – PM, e do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, foram autuados 3.130 condutores por não uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; falar ao celular durante a condução do veículo; não portar Carteira Nacional de Habilitação – CNH, e documento de porte obrigatório (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo – CRLV); dirigir sob o efeito de álcool; falta de equipamento obrigatório de segurança; e carregar criança sem o uso da cadeirinha. Desses, 447 tiveram o veículo removido para o depósito do Órgão; 385 motoristas tiveram sua CNH recolhida; foram realizados 3.049 teste de alcoolemia, desses 61 condutores que ao realizarem o teste do bafômetro estavam acima do teor permitido.

    A OTS tem como foco infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas, sempre garantindo o cumprimento das leis e da fluidez do trânsito. Já a ORT, que foge do modelo convencional de blitz estática e mobiliza as equipe para que os agentes se posicionem estrategicamente, a fim de impedir a evasão dos infratores, tem como objetivo principal coibir a realização de manobras perigosas nas vidas como calçadas, colocando em risco a segurança no trânsito, inclusive dos pedestres.

    De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, os agentes de trânsito estão nas ruas para garantir aos cidadãos mais tranquilidade.  É importante que cada um faça seu papel e pedimos aos condutores prudência na hora de dirigir e não fazer a mistura fatal que é álcool e direção, porque se for necessário agiremos com coercitividade. “O Detran também está participando da Operação Octopus, disponibilizando agentes de trânsito da ORF e OTS, guinchos, viaturas e motos, sendo parceiro da PM-PE, com foco na diminuição de acidentes e da violência”, destacou Ribeiro.

    Assuntos: secid, detran, fiscalizacao, autuacao, blitzes, educacao no transito, ots, orf
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE recebe prêmios pelas ações desenvolvidas no Maio Amarelo 2018

    | Trânsito

    maio amarelo

    O Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, Instituição Social que coordena nacionalmente o Movimento Maio Amarelo no Brasil, encerrou as ações realizadas em todo país, no ano de 2018, com uma cerimônia de entrega de prêmio, que aconteceu no último dia 28, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, em Brasília, quando os Órgãos de trânsito que fizeram a diferença foram premiados. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE recebeu dois prêmios, o de “Destaque de ações educativas” e “Estado brasileiro que mais desenvolveu ações no maio amarelo 2018”.

    Esta é a 5ª edição e atingiu mais 7,5 milhões de pessoas em 27 países, somando cerca de cinco mil ações em todo o Brasil, o que repercutiu positivamente na imprensa com a publicação de 10 mil matérias, resultando em 93 mil curtidas nas páginas do Maio Amarelo e 33 mil acessos ao site:www.maioamarelo.com.br.

    O DETRAN-PE, através da Coordenadoria de Educação de Trânsito, realizou no período, durante o mês de maio, 123 ações educativas, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no Estado, além alertar a população para a importância de respeitar às Leis de trânsito. O Diretor Presidente da ONSV, José Aurélio Ramalho, entregou os prêmios à Coordenadora de Educação de Trânsito, Luciana Carvalho, que na ocasião representou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro.

    Segundo Ribeiro, o Órgão sente-se honrado por receber esses prêmios. “Isso é uma coroação dos esforços que todos que fazem o DETRAN-PE vêm fazendo para a diminuição de acidentes. A parceria entre a Educação de Trânsito e a Fiscalização resulta sempre positivamente”, destacou.

    Além de representantes dos organizadores, diversas entidades ligadas ao trânsito nacional estiveram presentes. Entre elas a AND – Associação Nacional dos Detrans, o FOCOTRAN – Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto MOBIH.

    Assuntos: secid, detran, premio, maio amarelo, acoes, dnit, onsv,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fórum sobre educação no trânsito em Caruaru

    | Trânsito

    forum

    A 6ª Edição de 2018 da Caravana Detran nos Municípios aconteceu em Caruaru, Agreste pernambucano, que conta com uma frota de 162.877 veículos, desses, 52.271 são motos. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia Municipal de Defesa Social Trânsito e Transportes - DESTRA, que contou com ações educativas da Turma do Fom-Fom, em paralelo ao “Fórum de Educação para o Trânsito”. O evento que teve lugar no auditório do Sindicato da Construção Civil – Sintracon, com foco na prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, reuniu especialistas na área de saúde, mobilidade urbana, condutores de veículos e muitos pilotos de motos para discutir, entre outros assuntos, temas ligados à segurança no trânsito das grandes cidades, com palestras, dicas sobre boa conduta no trânsito e sorteio de brindes, quando o público participante foi alertado para os elevados números de acidentes envolvendo motociclistas em Pernambuco e as medidas que podem ser tomadas para evitar riscos a própria vida no trânsito.

    Representando o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a Coordenadora de Educação no Trânsito, Luciana Carvalho, abriu o encontro falando que a 'Caravana Detran nos Municípios', é um programa vitorioso do Governo do Estado que prioriza a conscientização das pessoas em benefício da segurança no trânsito.

    Lembrando que o elevado número de acidentes em Pernambuco gera um alto investimento do Poder Público na recuperação dos envolvidos. “Por esse motivo, o Governador Paulo Câmara determinou que o Detran priorizasse a educação no trânsito. E é isso que estamos fazendo”, destacou.

    Wellington Xavier, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco – CBM-PE, fez demonstração de como agir em caso de acidentes, ministrando noções de primeiros socorros, chamando atenção dos motociclistas sobre a necessidade do uso correto dos equipamentos de segurança. Já Tarcila Kaline, do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos – CRPAM, falou sobre as sequelas e mortes ocorridas nos acidentes com motocicletas, além do tempo de ocupação de leitos hospitalares, o que acarreta gastos que poderiam ser remanejados para educação e segurança.

    Participaram do evento o Coordenador da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, Raffiê Dellon; representante do Sest Senat, Nathália Melo; Adriana Maria Leite e Emanuelle Miranda, respectivamente, Secretária Executiva e Gerente de Educação de Trânsito da DESTRA; e Marco Bento, Presidente do Sindicato de Mototaxistas do Município.  

    Assuntos: secid, detran, paulo camara, caravana, educacao no transito, palestras, sorteios, cbmpe, forum de educacao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação tapa-buracos finalizada na PE-264

    | Trânsito

    der

    A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu os trabalhos da operação tapa-buracos na PE-264. O trecho contemplado possui 12,5 quilômetros de extensão e vai do distrito de Grossos, em São José do Egito, à divisa com o estado da Paraíba. 

    A segunda etapa desta ação consiste na restauração da base e do pavimento de um trecho de dois quilômetros, de acordo com do distrito do DER, situado no município de Sertânia. O Governo do Estado realiza um trabalho constante de conservação viária, com o intuito de garantir que as estradas pernambucanas ofereçam boas condições de trafegabilidade.

    Além de interligar dois estados, melhorar a mobilidade das pessoas, a PE-264 facilita o escoamento da produção comercial e agrícola dos sertanejos. Os serviços realizados também reforçaram a segurança dos usuários.

    Assuntos: setra, der, operacao tapa-buracos, pe-264,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Segunda Vistoria Obrigatória do Transporte Escolar 2018

    | Trânsito

    Os veículos de transporte escolar do Recife e Região Metropolitana do Recife – RMR, têm um calendário especial para fazer a inspeção, baseado na terminação das placas. A Secretaria das Cidades – SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, dá início à segunda inspeção obrigatória do Transporte Escolar de Pernambuco, que tem início no próximo dia 02, sempre das 14 às 16h. A ação acontece na Unidade de Táxis e Coletivos - DUAT, localizada na Avenida Professor Joaquim Cavalcanti, 859, no bairro da Iputinga, às margens da BR 101, que atenderá no máximo 50 veículos ao dia. Do dia 02 a 06 serão contemplados os veículos com placas terminadas em 1 e 2.

    Já os veículos de Transporte Escolar do Interior devem se dirigir a uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito - Ciretrans Especiais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h. Não existe agendamento online para a vistoria de Transporte Escolar. Entre as Ciretrans Especiais, estão as de Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira.

    O Diretor Presidente do DETRAN, Charles Ribeiro, alerta que conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 195,23 e a retenção do veículo até a regularização. Isso de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele lembra ainda que “Sendo aprovado na inspeção, o veículo de transporte escolar receberá um selo de qualidade”, concluiu.

    detran 1

    Documentação necessária

    • Requerimento padrão preenchido, datado e assinado pelo proprietário.
    • Certificado de Registro do Veículo (CRV), original e cópia.
    • Certificado de Registro do Veículo (CRLV) do exercício quitado original e cópia
    • Carteira de Identidade e CPF, originais e cópias.
    • CNH (categoria D ou E) original e cópia
    • Certidão negativa de Antecedentes criminais estadual ou federal
    • Cópia do CGC com validade (pessoa jurídica)

    Taxas

    O DETRAN cobra uma taxa anual de Registro e Autorização de Transporte Escolar, no valor de R$140,81. Nessa taxa, estão inclusas as duas inspeções semestrais obrigatórias. Portanto, quem pagou a taxa por ocasião da primeira inspeção obrigatória, no mês de janeiro, não precisará pagar novamente.

    Confira as condições para aprovação na inspeção de Transporte Escolar:

    • Registro como veículo de passageiros.
    • Equipamentos obrigatórios em ordem.
    • Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas.
    • Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e de tempo (Tacógrafo) e certificado do Tacógrafo (Inspecionado pelo INMETRO).
    • Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira.
    • Cintos de segurança em número igual à lotação.
    • Todos os veículos destinados a Transporte Escolar devem possuir dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento.

    E com relação ao condutor?

    Apenas motoristas habilitados nas categorias "D" ou "E" com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte.  A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses. 

    tab2

    Assuntos: secid, detran, vistoria, transporte escolar, ctb
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE e TRE-PE firmam convênio

    | Trânsito

    convenio

    Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, e o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, assinaram convênio que objetiva a cessão de espaço nos depósitos de carros, em todo Estado, para que o TRE possa recolher os veículos apreendidos durante a fiscalização da propaganda eleitoral nas eleições de 2018 nos depósitos do DETRAN-PE e Circunscrições Regional de Trânsito – CIRETRAN, para onde serão levados os veículos apreendidos pela Justiça Eleitoral com propaganda irregular.

    Segundo Ribeiro, o Órgão de trânsito vai disponibilizar, pela segunda vez no Estado, os depósitos localizados em 13 municípios por um período de quarenta e cinco dias. Ele alerta ainda que, os veículos que forem apreendidos serão vistoriados, mas só serão liberados após o pagamento de todas as taxas junto ao DETRAN-PE e de cumprirem todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e autorização da Justiça Eleitoral.

    Ribeiro lembrou que o Governador Paulo Câmara sempre colocou a educação em primeiro lugar, e a no trânsito não é diferente. “Quando assumi o DETRAN-PE, o Governador determinou que o Órgão não só fizesse blitz coercitiva, mas sim focasse na prevenção e educação”, concluiu.

    Participaram da assinatura do convênio o Diretor de Engenharia e Fiscalização do Trânsito do DETRAN-PE, Sérgio Lins, e a Diretora Geral do TRE-PE, Isabela Londim.

    Assuntos: secid, detran, ciretran, ctb, justica eleitoral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diretor Presidente do DETRAN-PE reúne com Deputado Estadual Lucas Ramos

    | Trânsito

    detran

    O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, recebeu hoje (19), em seu gabinete, o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Administração, Lucas Ramos, quando discutiram os últimos detalhes da Audiência Pública sobre acidentes que acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE. Na ocasião, serão abordados temas como políticas públicas de enfrentamento a acidentes veicular a partir do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNTRANS, em obediência a Lei Federal nº 13.614/2018, demandada pelo Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco – CETRAN-PE.

    Segundo Ribeiro, o debate vai complementar a consulta pública já disponível no site do Órgão: www.detran,pe.gov.br, contribuindo para elaboração de metas de redução anual de mortes no Estado. “Por meio da Audiência Pública, os órgãos executivos de trânsito da União, estados e municípios, juntamente com a sociedade e entidades em geral, debaterão aspectos jurídicos, técnicos, de gestão participativa e referente à aplicabilidade e condições de gestão, bem como os impactos da Lei nº 13.614/18, na elaboração das metas de redução do índice de mortos no trânsito, por grupos de habitantes e de veículos. É esperada a participação de toda a comunidade, autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas no tema, membros de órgãos de trânsito, saúde, educação, infraestrutura, transporte, justiça, segurança pública, imprensa, sociedade civil, bem como representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário”, destacou.

    Conforme informou o Parlamentar, diante da importância do tema e da proximidade do prazo, a Comissão de Administração deliberou pelo dia 27. “Tenho certeza de que vamos contribuir muito com essa discussão”, concluiu.

    Na oportunidade, Ribeiro disse que a partir de Julho será disponibilizado, para o Sertão do São Francisco, uma unidade do Detran Itinerante, que consiste em um veiculo adaptado para receber também pessoas com deficiência, inclusive, conta com elevador de cadeiras de rodas, além de área interna climatizada e conta com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base do DETRAN-PE, onde serão oferecidos os serviços de emissão de taxas, IPVA e multas; e consulta de pontuação na CNH.    

    O DETRAN Itinerante tem como objetivo prestar serviços prioritariamente aos municípios com áreas de baixa densidade demográfica e economicamente desfavoráveis, onde não há viabilidade de instalação e manutenção de Postos convencionais. Além disso, o Programa também objetiva atender regiões com grande acumulo de demandas de serviços, para auxiliar unidades da Autarquia já existentes, a fim de agilizar o atendimento aos usuários.

    Assuntos: detran, presidente, cnh, audiencia publica, alepe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Audiência Pública debate Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

    | Trânsito

    O Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco – Cetran-PE, e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizam na próxima quarta-feira (27), às 11h, Audiência Pública com à participação da sociedade na formulação de propostas relativas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito para o Estado de Pernambuco (PNATRANS/PE). O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, no Auditório Senador Sérgio Estelita Guerra.

    Por meio da Audiência Pública, os órgãos executivos de trânsito da União, estados e municípios, juntamente com a sociedade e entidades em geral, debaterão aspectos jurídicos, técnicos, de gestão participativa e referente à aplicabilidade e condições de gestão, bem como os impactos da Lei nº 13.614/18, na elaboração das metas de redução do índice de mortos no trânsito, por grupos de habitantes e de veículos. É esperada a participação de toda a comunidade, autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas no tema, membros de órgãos de trânsito, saúde, educação, infraestrutura, transporte, justiça, segurança pública, imprensa, sociedade civil, bem como representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

    O tema trânsito passou a ser pauta da Organização das Nações Unidas (ONU) por ser paradoxalmente uma das maiores formas de violência do mundo. Segundo a presidente do CETRAN-PE, Simíramis Queiroz, debater o trânsito hoje é uma necessidade, uma vez que, é um problema de saúde pública, visto que, grande parte dos leitos hospitalares estão destinados para acidentados de trânsito, prejudicando dessa forma o orçamento que deveria ser destinada para a educação e segurança.

    Conforme informou Simíramis, o CETRAN-PE deverá até o dia 1º de agosto, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, enviar para o Conselho Nacional de Trânsito – Contran, as metas e ações propostas para um trânsito mais seguro. Ela destacou que já estão sendo coletados dados pela com a Consulta Pública online, mas o número de participantes ainda é pequeno. “Precisamos ampliar o debate com uma audiência na Assembleia, assim como foi feito em outros Estados. Poucos mais de 3 mil questionários foram respondidos até o momento. O quantitativo está distante do número de pessoas impactadas pelo trânsito em Pernambuco. A gente precisa da contribuição da sociedade, porque é fundamental a redução do número de mortes e lesões ocorridas no trânsito”, destacou. A Consulta Pública esta disponibilizada no sítio do DETRAN/PE para quem quiser contribuir com informações para subsidiar o PNATRANS/PE.

    Assuntos: secid, detram, audiencia publica, alepe, reducao de mortes,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lagoa Grande ganha Posto Avançado do Detran, investimentos em saneamento e ações na agricultura familiar

    | Agricultura, Trânsito

    sara

    Governador  Paulo Câmara ainda inaugurou Enoteca, liberou recursos do FEM e celebrou convênio para estruturação da administração municipal.

    LAGOA GRANDE - Finalizando a agenda do Sertão desta sexta-feira (15.06), o governador Paulo Câmara inaugurou, neste município, a nova unidade do Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), ampliando e melhorando os serviços oferecidos à população. No Ginásio de Esportes Parque da Uva e do Vinho, Paulo também anunciou outras ações nos âmbitos da agricultura familiar, de saneamento básico e de cidadania. Entre elas, está a autorização do início da licitação para as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade e a entrega de 55 títulos de concessão de Direito Real de Uso da Terra às famílias de agricultores. Ao todo, foram investidos R$ 10,7 milhões nas intervenções. 

    “Hoje, foi um dia dedicado ao Sertão. Aqui em Lagoa Grande, inauguramos o novo posto de atendimento do Detran, que vai ajudar não só este município, mas todos os da região, pois vão contar com uma estrutura adequada para tirar a carteira de motorista, fazer a vistoria ou o emplacamento. Enfim, as pessoas vão ter um serviço público de qualidade e mais perto de casa”, afirmou o governador Paulo Câmara. 

    A nova unidade do Detran-PE tem como objetivo expandir o atendimento para garantir um maior conforto e melhor serviço aos cidadãos, ampliando as unidades, assim como as ações. O equipamento incluiu a capacitação de servidores da Prefeitura sobre Habilitação de condutores, serviços para veículos, psicomédica, recurso de infração, ética profissional, protocolo e DETRAN na internet. Atualmente, o órgão em Lagoa Grande conta com uma frota de 3.103 veículos, desses, 1.118 são motos. 

    Na ocasião, o governador também autorizou o início da licitação para as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. A ação, que receberá um investimento de R$ 8 milhões, terá prazo de conclusão de 360 dias, após a emissão da ordem de início dos serviços e beneficiará cerca de quatro mil habitantes. 

    Paulo reforçou que saneamento é uma questão de saúde pública e de qualidade de vida. “Nós vamos sanear Lagoa Grande para evitar que as pessoas fiquem doentes. E é isso que a gente está fazendo aqui com essa obra, que, com certeza, vai sanear grande parte de Lagoa Grande, e isso é só o começo”, garantiu. “O governador está levando obras para beneficiar a população, como essa. É uma obra que fica embaixo da terra, que ninguém vê, mas que levará qualidade de vida para toda a população de Lagoa Grande”, frisou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. 

    A intervenção  consiste na implantação de rede coletora de esgotos e construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgotos para atendimento à população dos bairros do Vasco, Cristo Rei, Morada Nova, Alto do Deca e Estátua. A execução da obra permitirá o adequado transporte e tratamento dos efluentes sanitários dos habitantes residentes nestas localidades, trazendo benefícios à sua saúde e ao meio ambiente. 

    O prefeito Vilmar Cappellaro agradeceu ao Governo do Estado o momento importante que vive Lagoa Grande. “Quero agradecer pela sensibilidade do trabalho do governador Paulo Câmara, que se mostrou preocupado com nós e em transformar a cidade em uma cidade grande, desenvolvida”, destacou. 

    Para celebrar o aniversário da cidade, o governador também realizou a abertura do Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas, com a participação de dez quadrilhas que representarão cinco municípios da região. 

    FEM - Na oportunidade, o governador assinou a liberação de parcela do FEM para o município de Lagoa Grande. O valor de R$ 1,4 milhão foi destinado às obras de recuperação do Centro de Saúde Raimundo Bedor; do Centro de Abastecimento do Produtor; construção da Adutora da Chapada do Peba, na Zona Rural do município de Santa Maria da Boa Vista; e aquisição de veículos e equipamentos através do projeto Viver sem Fronteiras. 

    AGRICULTURA FAMILIAR - Paulo também entregou 55 títulos de concessão de Direito Real de Uso da Terra às famílias de agricultores do assentamento estadual Ilha Grande do Pontal, localizado no município. Com os títulos em mãos, as famílias de agricultores têm a segurança jurídica e social como elementos fundamentais para sua liberdade, dignidade e consequente bem-estar social com o resgate de sua cidadania. Além disso, as famílias acessam diversas políticas públicas rurais, que possibilitam o desenvolvimento da produção. Na ocasião, Paulo assinou Ordem de Serviço para a construção de duas barragens no distrito de Jutaí. As obras receberão um investimento de R$ 200 mil. 

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, reforçou a importância da ação, que garante a titularidade das terras e o acesso ao crédito. “São dez vezes mais oportunidade para acessar o crédito e isso representa investimento e melhoria na vida da população. A estrutura hídrica também melhorará a qualidade de vida do povo de Lagoa Grande”, pontuou.

    PREFEITURA - Durante o ato, o governador assinou convênio para a construção do novo prédio-sede da Prefeitura de Lagoa Grande. As obras do centro administrativo contarão com um aporte de R$ 1.327.007,45, sendo R$ 1.049.590,00 do Governo do Estado e R$ 277.427,45 de contra partida do município. A estrutura contemplará uma extensão de 1.011,82 metros quadrados, no bairro Morada Nova.

    ENOTECA - A requalificação de um dos grandes pontos turísticos de Lagoa Grande, a Enoteca Luigi Pérsico, foi inaugurada pelo governador Paulo Câmara. A obra contemplou a urbanização e revitalização do equipamento, que tem como objetivo ser um dos pontos de visitação dos roteiros turísticos das já famosas rotas de vinho, além de apresentar a história da vitivinicultura do Vale do São Francisco. A requalificação recebeu um investimento de R$ 1.183.137,70.

    Também acompanharam o governador os deputados federais Kaio Maniçoba e Gonzaga Patriota; o deputado estadual Lucas Ramos; os secretários Manuela Marinho (Turismo, Esportes e Lazer); Fred Amâncio (Educação); o executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; e o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.

    Assuntos: sei, paulo camara, investimentos, detran, saneamento, fem, sara, titulos, agricultura familiar
    Compartilhe: Link para o post: