meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Blitz educativa DETRAN-PE e 99 alerta sobre a importância do uso do cinto de segurança

    | Trânsito

    99

    Numa parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e  aplicativo 99, foi realizado hoje (17), durante toda a manhã, na Av. Agamenon Magalhães, em frente a Fábrica Tacaruna – Olinda, blitz educativa voltada para o uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.

    Durante a ação, os motoristas da plataforma de transporte receberam informações sobre segurança no trânsito, sobretudo sobre o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e, principalmente, aos pedestres, ciclistas e motociclistas. Além disso, foram distribuídos kits de material educativo do DETRAN-PE. Já a 99 disponibilizou um espaço para quick massagem para aliviar o estresse do dia a dia do motorista, além da distribuição de encosto de cabeça com mensagem educativa, água com rótulo personalizado e adesivos.

    Para Rinaldo de Andrade, 35 anos, motorista há 1 anos do aplicativo da 99, disse que a ação é muito importante para os condutores do aplicativo, nos recebemos informação de como solicitar que todos os passageiros usem o cinto de segurança e “o mais importante é que fiz o teste do bafômetro, que mostrou aptidão para dirigir, pois conduzo vidas, e beber e dirigir é crime”, concluiu.

    Já Ana Cláudia Pereira de Souza, 37 anos, que conduz passageiros pelo aplicativo 99 há 1 anos, gostou muito do trabalho do Detran junto com a 99, pois eles orientam para que respeitemos o CTB, os pedestres, ciclistas e motociclistas.

    Até o final do mês, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito estará promovendo atividades para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista, com o objetivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no Estado.  

    Assuntos: seduh, detran, blitz educativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE e 99 promovem blitz educativa sobre os cuidados no trânsito

    | Trânsito

    Dando continuidade as ações do Movimento Maio Amarelo 2019, numa parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e 99, amanhã (17), das 08h às 12h, na Av. Agamenon Magalhães, em frente a antiga Fábrica Tacaruna, Olinda, será realizada blitz educativa voltada para o uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás.

    Na ação, os motoristas da plataforma de transporte receberam informações sobre segurança no trânsito, sobretudo a respeito da importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro. Serão distribuídos kits de material educativo do DETRAN-PE.  A 99 disponibilizará um espaço para quick massagem para aliviar o estresse do dia a dia do motorista, além da distribuição de encosto de cabeça com mensagem educativa, água com rótulo personalizado e adesivos.

    Até o final do mês, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito estará promovendo atividades para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista, com o objetivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no Estado.  

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduh, detran, maio amarelo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE promove encontro com servidores

    | Administração, Trânsito

    encontro

    Com o objetivo de sensibilizar os usuários que circulam nas dependências da sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, o Movimento Maio Amarelo tem sua programação intensificada reafirmando a temática “No trânsito, o sentido é a vida”. A Coordenadoria de Educação de Trânsito do Órgão, por meio das Gerencias de Produção Pedagógica, Atendimento, Psicomédica e Habilitação, realizaram encontros com servidores que atuam diretamente no atendimento aos usuários e com examinadores de trânsito responsáveis peloExame de Prática de Direção Veicular, visando envolver o corpo funcional dessas áreas na divulgação do Movimento Maio Amarelo junto ao público.

    Os especialistas de trânsito das gerencias proferiram palestras para os usuários da Autarquia de trânsito, quando abordaram comportamentos de risco no ambiente trânsito, doenças e medicamentos que podem interferir na direção veicular; mobilidade humana e urbana como questão primordial; acidente de trânsito como uma questão de saúde pública. Além disso, foi realizado dinâmica de grupo, auxílio pedagógico para a redução do estado de tensão que antecede ao exame de direção veicular e para a reflexão sobre os comportamentos no trânsito.

    De segunda a sexta-feira no período de 15 até 31/05, estão previstas três ações educativas a serem desenvolvidas em espaços e horários específicos. Essas ações serão executadas por educadores e psicólogos de trânsito do DETRAN-PE e por profissionais da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).

    Assuntos: seduh, detran, servidores, maio amarelo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Verificação de bafômetro garante trânsito mais seguro

    | Trânsito

    Principal dispositivo da Lei Seca para diminuir acidentes por embriaguez, o bafômetro exige certificação técnica periódica para garantir resultados confiáveis. O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco é, no Estado, o órgão delegado do Inmetro, responsável, dentre outras atividades, pela verificação metrológica dos etilômetros utilizados na fiscalização de trânsito.

    De janeiro a maio de 2019 já foram verificados pelos técnicos do instituto um total de 340 bafômetros. Atualmente, um lote de 1.114 instrumentos passa pela verificação inicial nos laboratórios da autarquia.

    Antes de serem comercializados, os fabricantes ou importadores precisam submeter os etilômetros a uma verificação inicial para garantir que os instrumentos meçam corretamente a concentração de álcool encontrada no ar expirado.

    “A confiabilidade metrológica nestes instrumentos é de grande importância, pois colabora para o processo educativo que resulta na cultura de segurança, assumindo o papel de elemento coibidor de acidentes no trânsito”, afirma Adriano Martins, Presidente do Ipem-PE.

    O sistema simula o sopro de um indivíduo e é acionado por uma válvula ligada a um pedal que libera o fluxo de ar a ser medido pelo etilômetro. O primeiro teste é feito apenas com ar sintético, sem álcool. Em seguida são realizados ensaios com três concentrações diferentes de  etanol  em água.

    No caso de aprovação do instrumento, o Ipem-PE emite certificado e laudo de exame metrológico e o aparelho é identificado mediante uma etiqueta de verificação afixada em lugar visível ao usuário. A verificação tem validade de um ano.

    Findo esse prazo, o instrumento precisa ser submetido à nova verificação metrológica, denominada verificação subseqüente, a qual deve ser repetida anualmente ou sempre ou que tiver sofrido algum reparo.

    Assuntos: sdec, ipem, fiscalizaçao, bafometro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Blitz educativa em Timbaúba

    | Trânsito

    timbauba

    Com o objetivo de chamar a atenção dos condutores sobre os perigos do trânsito e o alto índice de mortes e feriados, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, Guarda Municipal, Universidade de Pernambuco - UPE, e Federação Pernambucana de Motociclismo – FEPEM, realizaram blitz educativa em Timbaúba, Zona da Mata Norte. A ação faz parte do Movimento Maio Amarelo 2019, que esse ano trabalha sob o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, com foco nos adolescentes e adultos.

    O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade é convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas, pedestres e motociclistas. No local, a equipe entregou peças educativas com dicas de boas práticas no trânsito e fitilhos amarelos. 

    Cidades: Timbaúba
    Assuntos: seduh, detran, blitz educativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Blitz educativa

    | Trânsito

    blitz

    A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, em parceria com a Federação Pernambucana de Motociclistas – FEPEM, Universidade de Pernambuco – UPE, e os Motoclubes Brokk, Anjos do Evangelho, Mulheres do Asfalto, Road Racer e Bros, promoveram hoje (09), na Av. 17 de Agosto, blitz educativa, quando foram realizadas 300 abordagens para alertar motociclistas sobre os perigos do trânsito e o alto índice de mortes e feridos. A ação faz parte do Movimento Maio Amarelo 2019, que esse ano trabalha sob o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, com foco nos adolescentes e adultos.

    O objetivo foi chamar a atenção da população para um trânsito mais seguro. O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade é convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas, pedestres e motociclistas.

    Alunos e professores do Colégio de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da UPE, alertaram sobre traumas de face em acidentes de moto, chamando atenção dos motociclistas sobre a necessidade do uso correto de equipamentos de segurança.

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: seduh, detran, blitz educativa, maio amarelo
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE realiza blitz educativa para Motociclistas

    | Trânsito

    A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, e parceria com a Federação Pernambucana de Motociclistas – FEPEM, e representantes da Universidade de Pernambuco – UPE, estarão promovendo amanhã (09), a partir das 9h, na Av. 17 de Agosto, blitz educativa para alertar motociclistas sobre os perigos do trânsito e o alto índice de mortes e feridos. A ação faz parte do Movimento Maio Amarelo 2019, que esse ano trabalha sob o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, com foco nos adolescentes e adultos.

    O objetivo é chamar a atenção da população para um trânsito mais seguro. O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade é convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres.

    Alunos e professores do Colégio de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da UPE, estarão alertando sobre traumas de face em acidentes de moto, chamando atenção dos motociclistas sobre a necessidade do uso correto de equipamentos de segurança.

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduh, detran, blitz educativa, maio amarelo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE promove palestra sobre Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito

    | Segurança, Trânsito

    transito

    Anualmente, cerca de 37 mil pessoas morrem e outras 180 mil ficam feridas no trânsito brasileiro, segundo dados do Ministério da Saúde. No mundo, são 1,3 milhões de óbitos, além de 30 milhões de sequelados, desses, 72% envolvendo motociclistas. Esses dados alarmantes fazem com que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançasse o desafio para que os países reduzissem, até 2020, esses índices em pelo menos 50%. Lembrando que uma das prioridades do Governo do Estado é a educação, e, a educação no trânsito faz parte dessa pauta”. Com essas palavras, a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, que na ocasião, representou o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Roberto Fontelles, abriu o encontro que aconteceu hoje (07), no auditório da Universidade Maurício de Nassau – Uninassau,

    O evento que faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2019, contou com a palestra do Coordenador da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo, Pedro de Paula, sobre o tema “Iniciativas para redução de mortes e lesões no trânsito: dados e evidências para implantação de soluções de baixo custo e alto impacto”, que falou das ações de segurança viária baseadas em evidência, e com vistas à redução de lesões e mortes no trânsito, que a Iniciativa Bloomberg está ajudando a implementar no Brasil, mais precisamente em São Paulo, desde 2015. Com exemplos e a ajuda de especialistas internacionais, o projeto tem realizado um amplo trabalho ao longo desses anos para diminuir as fatalidades e alcançar a meta da ONU para a capital paulista que é de 6 mortes por cada 100 mil habitantes em 2020, uma vez que, São Paulo teve uma diminuição de 35% nos acidentes e em Fortaleza 40%, cidades que a Fundação atua desde 2014.  

    Segundo De Paula, dentre as ações que contam com o apoio da Iniciativa Bloomberg em São Paulo, está a continuação do processo de redesenho da Área Calma de São Miguel (com velocidade reduzida) já implementada na região pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Além disso, a Prefeitura acaba de lançar um plano de segurança viária, baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, já adotados em diversas cidades do mundo, como Nova York, Bogotá e Cidade do México. Também foi lançada no mês passado, com o apoio da Iniciativa Bloomberg, uma campanha de comunicação voltada para diminuir os acidentes de trânsito causados por quem bebe e dirige. Além da capital paulista, a Iniciativa atua em Fortaleza (CE), Bogotá (Colômbia), Acra (Gana); Adis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China).

    Os projetos têm o objetivo de ajudar as cidades parceiras a desenvolverem e implementarem campanhas de massa de mudança de comportamento para promover um trânsito mais seguro e em conformidade com as regulamentações vigentes; melhorar a fiscalização; promover o desenho urbano para tornar as ruas mais seguras; melhorar a coleta de dados e o monitoramento dos usuários; e aumentar a sinergia entre todos os atores envolvidos para reduzir os acidentes, lesões e mortes no trânsito.

    Participaram do encontro o Gerente da Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE, Ivson Correia; o Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguro, Carlos Valle; e o Diretor de Responsabilidade Social do grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo Junior.

    Assuntos: seduh, detran, palestra, maio amarelo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Maio Amarelo 2019 - Educação de Trânsito nos Bares

    | Trânsito

    Dentro das ações da 6ª edição do Movimento Maio Amarelo, tendo como objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, ocasionados pela mistura fatal de álcool e direção, o não uso do cinto de segurança e o uso do celular ao conduzir o veículo, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estarão alertando e promovendo discursão sobre os cuidados no trânsito, conscientizando o motorista a ser mais responsável e que dirija com segurança.

    Na ação, que começou pela Bar Venda do Seu Antônio, no bairro no Poço da Panela, no último dia 03, foram entregues peças educativas contendo dicas de boas práticas no trânsito. Os bares Real Botequim (Casa Forte, Recando Paraibano (Casa Forte), Facca (Parnamirim) e Guaiamum Gigante (Parnamirim) também fizeram parte da ação. Na ocasião, os amigos da vez receberam medalha, além de uma foto para guardar de recordação.

    O foco da ação foi expandir as frentes de atuações para atingir adolescentes, jovens e adultos, com o intuito exclusivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no estado. Muitos condutores já assimilaram a importância de se precaver, mas, infelizmente, uma parcela ainda insiste em descumprir a Lei e o fazem de forma deliberada, cientes que colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a vida de outras pessoas. Por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito está realizando as atividades educativas para trabalhar desde a base, com as crianças, até o público mais adulto. 

    VAGAS PRIORITÁRIAS - O uso de vagas prioritárias em estacionamentos para pessoas com deficiência ou idosos é um direito definido no Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Com o objetivo de conscientizar sobre o uso correto das vagas prioritárias, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Rotary Club, Valle Seguros, Universidade Maurício de Nassau – Uninassau, UEB-PE e Ong’s IGR e Novo Jeito, realizaram ação sensibilizando os motoristas que frequentam os centros de compras do Recife e Região Metropolitana do Recife – RMR.

    A ação faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2019, que este ano tem como slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, aconteceu no último sábado (04) e domingo (05), nos shoppings Plaza e Riomar, e se estenderá durante todo o mês nos shoppings Guararapes, Recife, Tacaruna, Costa Dourada e Patteo.

    No local, uma cadeira de rodas foi posicionada em vagas comuns com frases de conscientização, como por exemplo: É só um minutinho; Volto já; Vai ser rápido; Já, já eu saio; Vou ali tomar um café rapidinho, entre outras. Além disso, foi aplicada uma “Multa Moral”, que funciona como uma alerta aos erros cometidos pelas pessoas que usam de forma indevida as vagas especiais, mostrando o erro que é não apenas moral, mas também legal. Ao se parecer com uma folha de talão de multa, a medida alerta os condutores que ao invés da multa educativa, poderia ser uma multa real.

    “A ação objetiva mostrar a sociedade que as vagas prioritárias são um direito garantido aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência e que cabe aos cidadãos respeitar o próximo. Acreditamos que a educação é o melhor caminho e assim estamos fazendo em mais essa ação do Maio Amarelo”, destacou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles.  

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduh, detran, maio amarelo, açao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Shoppings Plaza e RioMar recebem ação de conscientização às vagas prioritárias

    | Trânsito

    O uso de vagas prioritárias em estacionamentos para pessoas com deficiência ou idosos é um direito definido no Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Com o objetivo de conscientizar sobre o uso correto das vagas prioritárias, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizam ação sensibilizando os motoristas que frequentam o centro de compras. De amanhã (03) até domingo (05), das 12h às 14h, os Shopping Plaza, localizado R. Dr. João Santos Filho, 255 – Parnamirim, e RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina, receberam a ação, que faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2019, que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

    No local, será aplicada “Multa Moral”, que funciona como uma alerta aos erros cometidos pelas pessoas que usam de forma indevida as vagas especiais, mostrando o erro moral. O objetivo é mostrar a sociedade que as vagas prioritárias é um direito garantido aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência e que cabe aos cidadãos respeitar o próximo, e a educação é o melhor caminho.

    A ação é desenvolvida em parceria com a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Rotary Club, Valle Seguros, Universidade Maurício de Nassau – Uninassau, UEB-PE e Ong’s IGR e Novo Jeito. 

    SERVIÇO
    Ação de conscientização as vagas prioritárias

    LOCAL: Shopping Plaza, localizado na R. Dr. João Santos Filho, 255 – Parnamirim
    DATA: 03/05/2019 à 05/05/2019
    HORÁRIO: 12h às 14h

    LOCAL: Shopping RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina
    DATA: 04/05/2019 e 05/05/2019
    HORÁRIO:12h às 14

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduh, detran, vagas prioritarias
    Compartilhe: Link para o post: