meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • DETRAN-PE no feriado da Independência do Brasil 2019

    | Trânsito

    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Seduh, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa que no próximo sábado, 7 de setembro, em virtude do feriado da Independência do Brasil, não haverá expediente nas lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão.

    Já as Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão com seus agentes nas ruas para garantir aos cidadãos mais tranquilidade. É importante que cada um faça seu papel. Prudência na hora de dirigir e não fazer uso da mistura fatal álcool e direção.

    detran

    Assuntos: seduh, detran, feriado da independencia do brasil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prevenção e legislação de trânsito nas empresas

    | Trânsito

     detran

    Dentro da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização, o agente e instrutor de trânsito, Ricardo Gonçalves, esteve na empresa Ferreira Costa, a convite do gerente e da supervisora de Relacionamento, respectivamente, Josélio Francisco da Silva e Jailma da Silva, quando falou sobre prevenção e legislação de trânsito, ao mesmo tempo em que tirou dúvidas dos funcionários daquela empresa.

    Gonçalves falou sobre infrações mais cometidas pelos condutores, dos cuidados que os motoristas devem ter com os pneus e iluminação do veículo, e, o mais importante, não ingerir álcool quando for dirigir, além de apresentar aos presentes, o etilômetro, equipamento usado para medir o teor alcoólico.

    Segundo ele, o condutor precisa ter responsabilidade e boa convivência no trânsito. “Com o crescimento da frota de veículos, cresce também o número de acidentes e infrações. A formação de um motorista não se encerra após a aprovação nos exames teórico e prático, ou seja, quando recebe a Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Dirigir é um exercício diário de respeito e humanismo”.

    Finalizando, Ricardo Gonçalves lembrou que o cinto de segurança é destacado como principal forma de evitar acidentes de trânsito, além de ressaltar a importância de manter a distância adequada entre os veículos, avaliar fatores de risco (como pistas molhadas) e fazer boa manutenção do veículo. Todas essas são características importantes de um bom condutor. 

    Assuntos: detran, segundos que salvam vidas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Prevenção do DETRAN-PE em Fernando de Noronha

    | Trânsito

     detran

    A Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização, desembarcou na Ilha de Fernando de Noronha, foi enviado para o arquipélago, agentes de trânsito e vistoriadores. A equipe estará dando dicas de segurança no trânsito, alertando sobre o perigo da mistura fatal de álcool e direção; condução de veículo falando ou manuseando o celular; uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo; uso correto dos equipamentos de segurança na condução de motos; e as condições dos pneus e do sistema elétrico dos veículos, ou seja, iluminação.

    Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, esta ação é fruto de uma parceria entre o Órgão de trânsito e a Administração da Ilha, visando orientar os motoristas e dar mais segurança aos moradores daquela localidade.

    Ele informa ainda que, dentro da Ação Noronha Fase I, até o dia 12 de setembro (domingo), os agentes de trânsito estarão no aeroporto, recepcionando os turistas, distribuindo panfletos com dicas de segurança viária. Como prevenção, será disponibilizado pelos agentes de trânsito o etilômetro para as pessoas que passam pelo local façam o teste de alcoolemia “ANTES DE PEGAR O VEÍCULO”. Já o vistoriador estará atendendo no posto do DETRAN-PE, no horário de 8h às 13h.

    Paralelo a isso, os agentes também estarão trabalhando com foco nas infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas, sempre garantindo o cumprimento das leis e da fluidez do trânsito, com objetivo de coibir a realização de manobras perigosas nas vias, que colocam em risco a segurança no trânsito, nas ruas os condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: detran, fernando de noronha, segundos que salvam vidas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Veículos com final de placa 0 e 9 tem até 31 de agosto para circular com CRLV 2018

    | Trânsito

     detran

    A Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, informa que o prazo limite para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular - CRLV 2018, dos veículos com placa terminada em 0 e 9 é até o dia 31 de agosto, lembrando que o CRLV 2019 só é emitido depois que é quitada todos os tributos que compõem o Licenciamento. São elas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).

    Quem optou por não pagar a taxa de postagem, o proprietário ou procurador legal, após quitar as demais tributos que compõem o Licenciamento, é preciso agendar atendimento para emissão do CRLV 2019 no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o ponto de atendimento do DETRAN para receber o documento. Quem deixar para quitar o licenciamento 2019 no último dia, ou seja, 31 de agosto, deverá agendar para receber o CRLV.

    O proprietário de veículo que optou por pagar a taxa de postagem pode rastrear o envio do CRLV 2019, depois de sua devida emissão, no site do DETRAN-PE: www.detran.pe.gov.br ou no app Detran Mais Fácil, na aba de veículos. Para isso, digite a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal do site. Depois disso, o cidadão clica no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV. Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo. A circulação com licenciamento vencido, acarretará na remoção do veículo para depósito do DETRAN-PE, 7 pontos na CNH, infração gravíssima no valor de R$ 293,47, e taxas para a liberação.

    DIFERENCIAL - MULTAS DE TRÂNSITO ATRASADAS TERÃO COBRANÇAS DE JUROS

    O DETRAN-PE alerta que o pagamento do licenciamento conta com um diferencial, pelo terceiro ano consecutivo, as multas não constarão nos detalhamentos do licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, calcula de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br, os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

    Os acréscimos se basearão na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º.

    O licenciamento veicular exige, além do pagamento das taxas, o pagamento de multas (infrações de trânsito) vencidas ou em atraso, que deverão ser impressas com valor atualizado pelo site do Órgão www.detran.pe.gov.br.    

    Assuntos: detran, crlv, veiculos
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE participa do Programa Governo Presente em Petrolina e Lagoa Grande

    | Trânsito

     detran

    A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violências às Drogas realizou, em parceria com as Prefeituras de Petrolina e Lagoa Grande, o Programa Governo Presente, oferecendo a população serviços gratuitos. Em Petrolina, o evento aconteceu ontem (22), na Escola Estadual Antônio Padilha (Av. Francisco Coelho Amorim, S/N), no bairro José e Maria, e na EREM professora Maria Wilza Barros de Miranda (Rua Natália Joana Alves), em João de Deus. Hoje (23), em Lagoa Grande, aconteceu na Escola Estadual Santa Maria (Rua dos Estudantes nº 188), no centro da cidade.

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, participou da ação com a Diretoria de Operações, Atendimento e Fiscalização de Trânsito, levando o Detran Itinerante, caminhão que disponibiliza serviços, é climatizado e conta com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, onde atenderam mais de 400 pessoas com serviços de emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.

    Cidades: Lagoa Grande, Petrolina
    Assuntos: detran itinerante, governo presente
    Compartilhe: Link para o post:
  • 8ª Caravana Detran no Municípios

    | Trânsito

     detran

    Vitória de Santo Antão, Glória do Goitá e Moreno receberam a 8ª Caravana Detran no Municípios, e, com ela, ações educativas, capacitação de prática de pilotagem defensiva, visita aos Centros de Formação de Condutores – CFC’s, e as Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans, além de palestras para alunos do ensino médio.

    A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Luciana Carvalho, acompanhada do Prefeito do Moreno, Vavá Rufino, abriu o Fórum de Educação para o Trânsito, que aconteceu na Câmara de Vereadores Municipal, quando falou que a Caravana é um programa vitorioso que prioriza a conscientização das pessoas em benefício da segurança no trânsito, voltada de forma especial para os condutores de motocicletas.

    Já Rufino agradeceu ao apoio do DETRAN-PE e falou do trabalho realizado. “Ações como essas que o Detran vem realizando é de extrema importância para sensibilizar nossos condutores, especialmente nossos mototaxistas, presentes neste local, os quais são mais vulneráveis, já que nosso município conta com uma frota de 16.728 veículos, desses 5.514 são motos”, destacou.

    Aurino Nascimento, analista de trânsito da Escola Pública de Trânsito do Órgão, falou sobre segurança no trânsito e acidente de motos, chamando a atenção dos mototaxistas presentes sobre o elevado números de acidentes. Já Flávio Alves de Oliveira, bombeiro civil, fez demonstração sobre primeiros socorros.

    Essa Caravana contou com um diferencial. Representante do Moto clube Solus Christus Brasil, esclareceu sobre a importância dos equipamentos de segurança, de como usar o capacete, além de uma aula de como deve ser instalada a antena corta pipa. Na ocasião, a Coordenadora de Educação sorteou capacetes e antenas corta pipas.

    Participaram do Fórum, além de Secretários e Vereadores municipais, representantes da sociedade civil.  

    Cidades: Moreno, Vitória de Santo Antão
    Assuntos: detran no municipios, acoes educativas
    Compartilhe: Link para o post:
  • III Prêmio de Educação para o Trânsito do DETRAN-PE

    | Trânsito

     detran

    Visando ampliar a participação da sociedade em ações educativas em prol da segurança no trânsito, estimulando a reflexão numa perspectiva de preservação de vidas, de modo a contribuir, para que seja adotado pelos jovens, hábitos e atitudes que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Seduh, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, abre às 10h, do dia 26 de agosto de 2019, as inscrições para o III Prêmio de Educação para o Trânsito. Os interessados terão até às 23h e 59 minutos do dia 10 de outubro para realizar as inscrições por meio do site www.detran.pe.gov.br.

    Serão três categorias disponibilizadas, sendo elas: Redação, voltada aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estadual; Prática Educativa, direcionado aos profissionais de educação das redes municipais e estadual e por último, Artigo Científico, destinada aos estudantes universitários e profissionais de pedagogia e licenciatura. Quanto ao tema, o de redação será “No trânsito, o sentido é a vida”.

    Na categoria Redação serão cinco contemplados com um smartphone, entre 1º e 5º colocado, seguido pela categoria Prática Educativa, também, do 1º à 5º lugar receberá R$ 3 mil. Já os três primeiros da categoria Artigo Científico, o Autor receberá R$ 2,5 mil reais e docente orientador, R$ 1,5 mil. Além disso, duas escolas, que mais inscreveram redações, consideradas válidas, ou seja, que não tenham sido desclassificadas, receberão 1 notebook.

    “Esse Projeto reforça a preocupação do Órgão com a nova geração de condutores, visando um motorista mais consciente e, como consequência, um trânsito mais seguro”, destacou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles.  

    Antes de realizar a inscrição, o participante deverá ler o Regulamento, disponível no site www.detran.pe.gov.br e aceitar todas as condições, declarando estar de acordo e garantir que todas as informações prestadas em razão de sua participação são verdadeiras. Será admitida a inscrição via internet, no endereço eletrônico www.detran.pe.gov.br. Solicitada no período entre 10 horas do dia 26 de agosto de 2019 e 23 horas e 59 minutos do dia 10 de outubro de 2019 (horário oficial de Brasília-DF). O candidato deverá acessar o site eletrônico do DETRAN/PE, optar pela categoria pretendida, preencher corretamente todos os dados solicitados, conforme orientação para inscrição. Será aceita apenas uma inscrição por candidato por categoria. Serão admitidas inscrições simultâneas para as categorias Prática Educativa e Artigo Científico, desde que cumpridas as demais exigências deste edital. Neste caso, cada inscrição gerará um número de identificação diferente.

    Assuntos: detran, inscricoes, premio de educaçao para o trânsito
    Compartilhe: Link para o post:
  • IV Encontro Nacional de Educadores de Trânsito

    | Trânsito

     detran

    Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os educadores do Sistema Nacional de Trânsito nas esferas municipais, estaduais e federais, para a construção de ações educativas de trânsito mais efetivas no país, o Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, promoveu, em Brasília (DF), o IV Encontro Nacional de Educadores de Trânsito.

    No evento, o Denatran discutiu com os presentes as melhores formas de alcançar metas. A ideia foi compartilhar sugestões que possam ser aplicadas por outros órgãos, ampliando resultados.

    A Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, participou do encontro, onde apresentou as ações educativas realizadas pelo DETRAN-PE, como os Projetos Jovem Cidadão e Condutor do Amanhã, Caravana DETRAN nos Municípios e Prêmio de Educação de Trânsito, visando a educação e prevenção de acidentes de trânsito no Estado, além das intervenções fixas, como o Maio Amarelo, que é um evento de grande visibilidade por envolver várias instituições, sendo elas públicas ou privadas, e a Feira de Educação de Trânsito.

    Ao final do evento, um painel discutiu os temas que serão focados nas campanhas de educação no trânsito de 2020. Durante a programação, também estão sendo apresentadas ações municipais e estaduais sobre a temática. 

    Assuntos: detran, encontro nacional de educadores de transito.
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE conscientiza motociclistas sobre perigo do cerol e linha chilena

    | Trânsito

     detran

    Dando continuidade na Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Moto Cruz, realizaram uma ação, hoje (16), na Av. Agamenon Magalhães, em baixo do viaduto da Av. Norte, que teve como objetivo chamar atenção dos motociclistas sobre os perigo e cuidados que os condutores de moto deverão ter em relação as linhas com cerol e chilena.

    A Lei nº 11.931/PE, que proíbe o uso do Cerol (mistura de cola e pedaços de vidro) nas linhas de pipas, foi sancionada em janeiro de 2001, há 18 anos. Já completou maior idade e continuam provocando acidentes, principalmente atingindo motociclistas e ciclistas. Enquanto o cerol é fabricado com uma mistura que pode ser feita com cola e pó de vidro ou cola e pó de ferro, a linha chilena é feita industrialmente e seu poder de corte é grande, pois à linha original são adicionados pó de quartzo e óxido de alumínio.

    Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, a ação teve como foco conscientizar os motociclistas a respeito dos riscos das linhas cortantes. “Estamos atuando de forma preventiva para evitar que os acidentes ocorram”, destacou.  

    Na oportunidade, os instrutores do DETRAN-PE deram dicas de segurança, lembrando que a diversão não deve virar tragédia. Foram distribuídos panfletos com dicas de segurança e representantes da Moto Cruz fizeram instalação de Antena Corta Pipa, gratuitamente. Além disso, durante a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, os condutores de motos puderam consultar, no Detran Itinerante, pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH, nada consta e fazer agendamentos de serviços.

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, segundos que salvam vidas, blitz preventiva
    Compartilhe: Link para o post:
  • Blitz Preventiva dar dicas de segurança contra a linha com cerol

    | Trânsito

    Dando continuidade na Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Moto Cruz, estarão realizando blitz preventiva nesta sexta (16), a partir das 6h.

    A ação, que acontece na Av. Agamenon Magalhães, em baixo do viaduto da Av. Norte, tem como objetivo chamar atenção dos motociclistas sobre os perigo e cuidados que os condutores de moto deverão ter em relação as linhas com cerol e chilena.

    A Lei nº 11.931/PE, que proíbe o uso do Cerol (mistura de cola e pedaços de vidro) nas linhas de pipas, foi sancionada em janeiro de 2001, há 18 anos. Já completou maior idade e continua provocando acidentes, principalmente atingindo motociclistas e ciclistas. Enquanto o cerol é fabricado com uma mistura que pode ser feita com cola e pó de vidro ou cola e pó de ferro, a linha chilena é feita industrialmente e seu poder de corte é grande, pois à linha original são adicionados pó de quartzo e óxido de alumínio.

    Na oportunidade, os instrutores do DETRAN-PE irão dar dicas de segurança, lembrando que a diversão não deve virar tragédia. Serão distribuídos panfletos com dicas de segurança e representantes da Moto Cruz estarão instalando Antena Corta Pipa.  O Detran Itinerante estará no local oferecendo serviços de serviços de emissão da Nada Consta; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.

    SERVIÇO

    Blitz Preventiva – Dicas de segurança - Linha com Cerol 
    Local: Av. Agamenon Magalhães, em baixo do viaduto da Av. Norte
    Data: 16/082019
    Hora: A partir das 6h

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, segundos que salvam, blitz preventiva
    Compartilhe: Link para o post: