meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Administração de Noronha faz parceria para aumento da velocidade da internet em prédios públicos

    | Tecnologia, Administração


    Palácio São Miguel, sede administrativa do distrito, é um dos locais contemplados

    Está em fase de finalização a implementação de links de internet banda larga em cinco prédios públicos de Fernando de Noronha, executado pelo provedor Noronha Online, responsável pela distribuição do sinal da empresa O3B. A Administração do Distrito está dando apoio técnico e logístico. Os pontos de implantação da internet de alto desempenho são: Palácio São Miguel, Hospital São Lucas, Escola Arquipélago, Creche Bem-Me-Quer e Posto de Saúde da Família Dois Irmãos.

    A O3B instalou no ano passado um backbone, equipamento responsável por receber o sinal de satélite que circula numa órbita quatro vezes mais próxima da terra do que os satélites convencionais. Isso dá condições de fornecer uma velocidade equivalente ao do continente.

    A parceria com o provedor Noronha Online, portanto, passa a atender as demandas por uma Internet de qualidade em lugares essenciais do arquipélago, como nas áreas de educação e saúde, com todos os recursos necessários para uma boa qualidade de acesso. “Com a implementação dos links vamos ter um ganho de produtividade, além do aumento da velocidade no atendimento para os moradores e turistas, por conta da eliminação de interrupção da internet”, diz Rodrigo Valença, Superintendente de Tecnologia, Orçamento e Finanças da ilha.

    Noronha Connect

    O acesso à internet de qualidade sempre foi um dos principais questionamentos de quem visita o arquipélago, por isso a Administração da ilha sempre teve a preocupação pelo suporte de qualidade tecnológico. Atualmente nove pontos da rede WiFi estão disponíveis gratuitamente, pelo Noronha Connect, para quem mora e também visita a ilha, através de contrato firmado com o consórcio PE Conectado, projeto do Governo de Pernambuco, gerando dessa forma inclusão digital além de fortalecer a rede turística do distrito.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: Fernando de Noronha, internet banda larga, noronha on line, noronha connected
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco será o primeiro Estado do País a levar nova rede de banda larga ao Interior

    | Comunicação, Educação, Tecnologia
    Brasília

    Governador Paulo Câmara firmou acordo com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab


    BRASÍLIA – O governador Paulo Câmara e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram nesta quarta-feira (08.03) um Acordo de Cooperação Técnica para consolidar e expandir as redes digitais avançadas para Ensino e Pesquisa em Pernambuco. A parceria vai possibilitar, ao menor custo possível, levar banda larga de alta qualidade, de 1 a 10 Gigabytes, às instituições de ensino e pesquisa da Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado, conectando-as à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

    “Pernambuco é o primeiro Estado da Federação a fazer essa parceria com o Ministério, mais uma vez sendo pioneiro nessa área de Ciência, Tecnologia e Inovação. É muito importante porque vai possibilitar a expansão da rede, chegando a cantos que precisam de comunicação, da agilidade da Internet”, avaliou Paulo Câmara.

    Para o governador, o acordo assinado hoje permitirá uma melhoria expressiva na área educacional, de Ciência e Tecnologia e nos arranjos produtivos do Estado. “É uma grande parceria em favor do Brasil, em favor do futuro. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações dá um expressiva contribuição a Pernambuco, ao nos escolher como o primeiro Estado a implantar essa nova rede de banda larga”, disse Paulo Câmara.

    Já a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, afirmou que o acordo de cooperação técnica é fundamental, como projeto estratégico, é estruturante de um futuro sobre o qual as tecnologias da informação são dominantes.

    “Trata-se de Pernambuco participar, num momento muito decisivo, desse projeto-piloto, que vai avançar nesse novo modelo do backbone (rede principal, a espinha dorsal’, pela qual passam todos os dados da Internet) da RNP, em parcerias com o setor privado, com o sistema elétrico, permitindo disseminar a banda larga em todo o interior do Estado de Pernambuco”, explicou Lúcia.

    RNP – A RNP é uma Organização Social (OS) desde 2002, mantida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), por meio de um Contrato de Gestão, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD). Opera um backbone com pontos de presença (PoPs) nas 27 unidades da federação, formando a espinha dorsal da rede acadêmica nacional - a Rede IPÊ.

    Em Pernambuco, a RNP é operada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), por meio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e atende várias instituições de ensino e pesquisa da RMR.

    A parceria entre o Governo do Estado e o MCTIC permitirá, em convênios futuros com empresas do setor elétrico e entidades públicas, a expansão da RNP em Pernambuco, consolidando a Rede Pernambucana de Pesquisa e Ensino (RePEPE). 

    Por meio de uma rede digital óptica avançada, com velocidade de 1 a 10 Gb/s, integrada à RNP, a RePEPE pretende conectar diversas unidades de ensino e pesquisa de Pernambuco, beneficiando com banda larga de alta qualidade instituições como o Armazém da Criatividade, em Caruaru, centros tecnológicos, universidades e faculdades do interior do estado, com destaque para a interligação das Escolas Estaduais de Ensino através do Projeto Giga Léguas da Secretaria Estadual e Educação e Secti-PE.

    Fotos: Humberto Pradera/Divulgação


    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, internet banda larga, ciencia e tecnologia, lucia melo, Gilberto kassab, ensino de pesquisa em pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência bate recorde de visitantes em janeiro: mais 12 mil pessoas

    | Tecnologia

     Espaço Ciência

    A programação de férias do Espaço Ciência bateu recorde de público no mês de janeiro. 12.025 visitantes participaram das oficinas ou foram curtir o Museu. O público é recorde neste período: antes disso, o maior número de visitas durante meses de férias ocorreu em julho de 2011, com 10.845 pessoas. No ano passado, foram 5.990 visitantes em janeiro e 8.692, em julho.

    Para a gerente de Visitas do Espaço Ciência, Claudiane Santos, é um crescimento significativo. “Vale ressaltar que este é um público espontâneo. Há meses em que recebemos um número maior de pessoas, mas trazidas por escolas ou instituições. Nas férias, são famílias que vem por conta própria. O crescimento destas visitas reflete o reconhecimento de nosso trabalho”, diz.

    Durante as férias, o Espaço Ciência ofereceu aos visitantes, além das exposições e experimentos permanentes, 23 opções de oficinas. Gincanas, arvorismo, jogos matemáticos, origami, xadrez, Show da Química, construção de pipas, robótica,  jogos digitais… essas foram algumas das atividades que encantaram jovens, crianças e adultos.

    A secretária executiva do Espaço Ciência, Maria Remesal, lembra aos visitantes que o museu é aberto nos finais de semana, no horário da tarde: das 13:30h às 17h. “As férias acabaram, mas o Espaço Ciência continua sendo uma opção de lazer garantida para as famílias no final de semana”.

    Assuntos: Espaço Ciência, Semptec, claudiane santos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep participa de programa inovador para avaliação de alimentos orgânicos

    | Saúde, Tecnologia

     

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), através do Laboratório de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e de Bebidas Alcoólicas (LabTox), será uma das instituições responsáveis pela realização de análises de resíduos de agrotóxicos em produtos orgânicos oferecidos em diferentes cidades do país. Trata-se do programa de avaliação e monitoramento da qualidade de produtos orgânicos colocados no mercado brasileiro, cujas amostras serão coletadas por fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em feiras e supermercados. 

    Coordenado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), o programa foi elaborado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Novação (MCT&I) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Itep. O LabTox - ligado ao Núcleo Alimento Seguro e Sustentável do Itep - receberá, inicialmente, 320 amostras para avaliação.

    Com uma legislação recente – regulamentada em 2011 – os alimentos orgânicos no Brasil seguem o chamado “controle social para a venda direta sem certificação”, ou seja, se baseiam na confiança do produtor e não exigem a certificação do produto. A ideia do programa é contribuir para o controle dos orgânicos em circulação no mercado nacional. Os alimentos coletados passarão por análises para monitorar a presença de 200 compostos distintos.

    “Esperamos que o programa tenha sucesso, pois a atuação na área de controle dos alimentos orgânicos ainda é muito tímida. Também é importante a continuidade da ação para assegurar os benefícios alcançados”, aponta Adelia Araújo, gerente do Núcleo de Alimento Seguro e Sustentável do Itep.

    As primeiras amostras chegarão ao Itep na próxima semana, provenientes do Estado da Paraíba. Também integram o programa o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz-RJ), o Laboratório de Toxicologia da Universidade de Brasília (UnB), o Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Instituto Biológico de São Paulo (IB) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

    CONSUMO – O consumo de alimentos orgânicos no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos interessados em manter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Segundo dados da Organics Brasil, ligada à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o mercado vem crescendo a uma taxa de 25% ao ano desde 2009. 

    Assuntos: itep, labtox, mapa, cetene, alimentos organicos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Presidente da ATI - PE é reeleito vice-presidente de Tecnologia da ABEP - TIC

    | Tecnologia

    ati

    O presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), Romero Guimarães, foi reeleito vice-presidente de Tecnologia da Associação das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A eleição foi realizada hoje (17/02) na cidade de São Paulo (SP), durante a primeira Reunião do Conselho de Associadas da ABEP (ROCA) de 2017.

    O presidente da ABEP, Samuel Araújo (BA) também foi reeleito. Assim como o presidente do Conselho, Márcio Lira (AM). Completam a chapa o vice-presidente executivo, Theo Pires (PA); o vice-presidente de Gestão, Antonio Ramos (RS); e o vice-presidente do Conselho, Luiz da Costa e Silva (SC).  Na ocasião, também foi apresentada a edição 2017 do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública - SECOP, pelo pernambucano Romero Guimarães, que será em Porto de Galinhas (PE), de 13 a 15 de setembro. O SECOP é o maior evento de TI para o setor público do Brasil.

     A ABEP tem por objetivo fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais; dentre outros.

     
    Assuntos: ati-pe, sad, romero guimaraes, abep-tic,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador destaca importância da economia criativa na inauguração do novo espaço do Porto Digital

    | Tecnologia
    Porto Digital
    Paulo Câmara participou, na noite desta segunda, de solenidade no novo espaço que contou com investimentos do Governo de Pernambuco e do BNDES
     
    O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (13.02), da cerimônia de inauguração do novo espaço do Porto Digital, localizado na Rua do Apolo, no Bairro do Recife. O sobrado, que foi restaurado com recursos do Governo de Pernambuco e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reunirá iniciativas de empreendedorismo, economia criativa e fabricação digital do parque tecnológico, buscando estimular as conexões entre empreendimentos inovadores. Na ocasião, Paulo ressaltou a importância da parceria com o parque tecnológico no desenvolvimento do setor no Estado.
     
    "A gente fica muito orgulhoso de participar de momentos como esse que representam bem o potencial da economia do conhecimento, da economia criativa que o nosso Estado tem desenvolvido. E isso também tem sido um diferencial importante para Pernambuco. Estamos cada vez mais mostrando ao Brasil a força do nosso trabalho na educação, assim como na área de ciência, tecnologia e inovação. E isso só é possível porque nós conseguimos trabalhar juntos com parceiros como o Porto Digital que acreditam no valor da educação como elo transformador dessa e das próximas gerações”, declarou o chefe do Executivo estadual. 
     
    Com aporte de R$ 1,1 milhão do Governo de Pernambuco e R$ 8,8 milhões do BNDES, o novo espaço do Porto Digital possui uma área de 1.500 metros quadrados (m²) e abriga um auditório com capacidade de até 100 pessoas, galeria de artes digitais com 90m², incubadora de startups com 85 pontos de coworking, design center com capacidade para 20 pessoas para atender até seis projetos simultâneos e uma sala de formação com capacidade para 20 pessoas. O L.O.U.Co, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, espaço do Porto Digital para fabricação digital, internet das coisas (IoT) e impressão 3D também está instalado no novo prédio, ocupando uma área ainda maior.
     
    Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, revelou sua alegria em inaugurar mais um espaço do parque tecnológico e agradeceu as parcerias firmadas com as instituições públicas. “Vamos, a partir deste novo prédio, trabalhar a inovação e o empreendedorismo na criação de novos negócios, novas oportunidades. Quero agradecer a todos aqueles que acreditam e apostam seus sonhos e desejos futuros na esperança de que, empreendendo, nós vamos ajudar o Estado a crescer e se desenvolver cada vez mais”, registrou.
     
    O restauro do sobrado foi dividido em duas etapas. Entre julho de 2014 e abril de 2015, primeira fase, foram restauradas as fachadas, esquadrias, gradis e cobertas. A segunda fase foi realizada entre outubro de 2015 e janeiro de 2017, compreendendo as construções internas, instalações hidráulicas, elétricas e de rede, equipamentos e mobiliário. Durante a obra, foram gerados mais de 200 empregos diretos e cerca de 600 indiretos.
     
    Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, o trabalho realizado em parceria com o Porto Digital tem oportunizado aos jovens pernambucanos superar dos desafios do século XXI. “É uma proposta que traz e antecipa os desafios do futuro, das novas habilidades que são exigidas, dos novos modelos de fazer negócio, nas oportunidades que surgem e que vão surgir ainda mais se a gente tiver esse tipo de complexo que congrega as pessoas, os valores e as ideias”, pontuou.
     
    A chefe do departamento de economia da cultura do BNDES, Luciane Gorgulho, defendeu o trabalho da instituição financeira no apoio ao desenvolvimento de novos elos estratégicos. “O BNDES entende a importância de iniciativas revolucionárias que trabalham com um planejamento estratégico a longo prazo, a partir de um modelo de gestão que permite um alcance das gerações futuras. Então, assim que nos foi apresentado esse projeto do Porto Ditigal, não tivemos dúvidas que seria um sucesso”, disse.
     
    Participaram do evento ainda a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro;  o prefeito do Recife, Geraldo Julio,  o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Romero Wanderley Guimarães; o cônsul-geral da Argentina, Jaime Besserman, além dos deputados Waldemar Borges (estadual), Betinho Gomes (federal), Luciana Santos (federal) e Daniel coelho (federal).
     

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI
     

    --


    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, porto digital, francisco de saboya, empreendedorismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Condepe/Fidem amplia o armazenamento de dados e garante segurança da informação

    | Tecnologia

     condepe-fidem

    Dentro da meta de Modernização Institucional, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, instalou dois servidores de rede web,  trabalhando de forma espelhada. O objetivo é ampliar o volume de armazenamento de dados, e, com isto, melhorar o desempenho das equipes, aumentando a produtividade e, ainda, garantir maior segurança na informação prestada. Também já está em processo de analise orçamentária, a migração da rede de cabeamento por um sistema de wi-fi, que vai atender às duas casas nas quais a entidade funciona.

    O investimento na aquisição dos dois servidores mais software de backup foi de R$ 145 mil. Os recursos são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, parceiro da Agência Condepe/Fidem na execução do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape.  O chefe do Núcleo de Informática Rogério Santana explica que o equipamento, além de possibilitar esta reestruturação na Tecnologia da Informação (TI) de toda a entidade, vai atender ao programa, que necessita de servidores com capacidade grande de armazenamento, devido a amplitude de informações que vai comportar o Sistema de Informações Geográficas (SIG) do território (ação 3.3).

    Santana comenta que o servidor web é um computador similar aos demais, "mas, contém instalado nele um sistema operacional com funções especificas, de acordo com a solicitação do usuário". O software adquirido para o backup automático foi o SOS Back enterprise que é voltado para realizar cópias de segurança dos dados com confiabilidade e facilidade, por meio da criação de volumes de backup em fita utilizando automação (library ou autoloader), entre outros. Outro software adquirido foi o R2 do Windows Server 2012. Os equipamentos foram instalados pela Cooptec Soluções em TI Ltda, vencedora de um certame licitatório e funcionam na sede da Agência Condepe/Fidem, na rua das Ninfas, mas o atendimento é extensiva a outra casa da entidade, na rua Barão de São Borja.  A aparelhagem têm a garantia de três anos.

    Rogério Santana cita entre as vantagens da realização de investimentos na área de TI, que os gestores podem acompanhar os processos e atividades das instituições e analisar com mais facilidade os resultados, incluindo a perfomance das equipes e o cumprimento dos prazos, "assim eles conseguem otimizar o tempo. No caso da Agência Condepe/Fidem, a aquisição dos equipamentos veio a preencher as necessidades do mercado informacional inerentes a demanda do processo decisório de planejamento do governo, uma das missões da entidade", destaca o gestor.  

     
    Assuntos: condepe/fidem, modernização institucional, servidores rede web, software de backup
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE discute melhoria do tráfego de dados

    | Tecnologia, Mobilidade

     detranpe

    O secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo e o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, receberam hoje (02), o diretor técnico operacional da Telecomunicações Brasileiras -Telebras e o gerente regional, respectivamente, Jarbas Valente e Marlos Andrade.  

    O objetivo do encontro foi tratar sobre o potencial de consumo de dados do Órgão, visando traçar uma proposta para elevar a qualidade da comunicação do DETRAN-PE e todos os seus pontos de atendimento com a base de informação da Autarquia e consequentemente, melhorar o atendimento para os usuários.

    Acompanharam as discussões o gerente de informática do DETRAN-PE, Décio Lira, o diretor de tecnologia da informação do Grande Recife Consórcio de Transporte, Fernando Guedes e assessores técnicos da Telebras.

    De acordo com Ribeiro, a reunião teve o proposito de firmar parceria com a Telebras, pois ela tem condições de fornecer estratégias de soluções de telecomunicações para administração pública, atuando como agente de desenvolvimento, além de democratizar o acesso a informação, principalmente a internet, serviço esse, primordial para o bom andamento do DETRAN-PE.

    Além disso, foi tratado ainda sobre a internet móvel, serviço que poderá ser disponibilizado ao Órgão através do satélite da Telebras, o que irá possibilitar o funcionamento do DETRAN Itinerante em qualquer região do Estado.

    Assuntos: detran-pe, cidades, francisco papaleo, chales ribeiro, telebras, dados,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SECOP 2017: startups e pequenas empresas terão lugar garantido no maior evento de TI para o setor público do Brasil

    | Tecnologia


    secop

    Com mais de 40 anos, o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública é o principal fórum do setor no Brasil. Todo ano, durante 3 dias, o evento recebe mais de 700 representantes das 3 esferas de governo. Trata-se de um evento de múltiplos olhares sobre a tecnologia para governo e, por isso, tem o papel fundamental de fazer a ponte entre setor público, inciativa privada e a população. O evento é uma iniciativa da ABEP-TIC - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

    Este ano, será sediado em Porto de Galinhas, de 13 a 15 de setembro, por meio da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), afiliada da ABEP em Pernambuco, e vinculada à Secretaria de Administração do Estado (SAD).
    A ABEP-TIC e a ATI-PE acreditam no potencial das pequenas empresas e startups locais.  Por isso, oferecem, nesta edição do SECOP, um espaço exclusivo de relacionamento e negócios para esse público, de forma inédita. Essa será a chance de startups e pequenas empresas participarem do evento, mostrar seu trabalho e fazer networking com líderes de TI das 3 esferas de governo, além de estar em contato com grandes empresas privadas do setor.

    Outro destaque do SECOP é a entrega do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, que reconhece os melhores projetos e soluções que visam modernizar a administração pública e o serviço público em benefício da população. A premiação acontece tradicionalmente na abertura do SECOP.

    ABEP
    A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o País há quase quatro décadas.

    Missão
    Promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC, nas diversas esferas governamentais, visando ao fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

    As Associadas

    As entidades associadas da ABEP atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros.

    Assuntos: secop, tecnologia, abep-tic, ati-pe, sad, ti, governo eletronico,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara discute parcerias com embaixador da Alemanha

    | Economia, Educação, Política, Tecnologia
    Embaixador Alemanha

    O governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (24.01), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Durante o encontro, os dois discutiram a possibilidade da realização de parcerias entre o Estado e o país europeu em diversas áreas, sobretudo em relação à geração de energias renováveis e à economia criativa. "Manter esse diálogo nos ajuda a construir pontes que, no futuro, podem contribuir para a geração de emprego e renda no nosso Estado. O embaixador sabe que pode contar com o Governo de Pernambuco para discutir diferentes tipos de cooperação. A Alemanha é um país que tem um papel de destaque na União Europeia e que realiza investimentos em todo mundo", afirmou Paulo Câmara. 

    O representante germânico ficou impressionado com a infraestrutura e a capacidade pernambucana de atrair novos e diferentes empreendimentos. "São afinidades em muitas áreas entre a Alemanha e o Estado de Pernambuco. A infraestrutura é muito boa, com portos e com investimentos em energia solar e eólica. Já temos empresas alemãs instaladas aqui e outras interessadas", pontuou Georg Witschel, destacando a possibilidade de parcerias também no turismo e fruticultura.

    A educação também permeou a conversa entre o governador Paulo Câmara e o embaixador da Alemanha. Witschel elogiou iniciativas como o Programa Ganhe o Mundo e a gestão do ensino no Estado. "Discutimos a possibilidade de que alunos pernambucanos possam também estudar a língua alemã nas escolas públicas do Estado e nos colocamos à disposição para o intercâmbio também", frisou Georg. 

    Participaram ainda do encontro Sabine Witschel, esposa do embaixador; a Cônsul da Alemanha no Recife, Maria Konning; o Chefe da Assessoria Especial, José Neto; e o secretário interino de Educação, João Charamba. 


    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: paulo camara, embaixador da alemanha, georg witschel,
    Compartilhe: Link para o post: