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  • Porto de Suape ganha primeiro serviço expresso de cabotagem no Brasil

    | Suape

    cabotagem

    A partir do próximo mês, será operada uma nova rota com ligação direta para o Porto de Santos

    No próximo mês, o Porto de Suape recebe o primeiro serviço expresso de cabotagem de contêineres no Brasil, a partir do início da operação de uma nova rota direta para o Porto de Santos. O serviço SUPEX (Suape Express) terá frequência semanal, diminuindo o transit time (tempo de trânsito) para três dias e sem parar em outro porto. Nas rotas atuais, o tempo de conexão entre os dois portos chega a oito dias na subida e quatro dias na descida, dependendo da linha de navegação e da companhia. O novo serviço de cabotagem será realizado pela Mercosul Line, empresa subsidiária do Grupo CMA CGM, o quarto maior armador de contêineres do mundo e que já opera outras duas rotas de cabotagem em Suape. O navio da nova rota tem capacidade de transportar até 1.300 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

    “O nosso novo serviço de cabotagem SUPEX será implantado em adição às nossas duas linhas marítimas existentes: BRACO e PLATA. Esse serviço shuttle vai favorecer nossos clientes a atingirem novas ambições de otimização da cadeia de suprimentos. Otimizar os fluxos, custos e o tempo deles com uma frequência adicional e um lead time intermodal aprimorado será mais do que nunca nosso principal objetivo. O posicionamento estratégico deste corredor central (trecho de 2.700 quilômetros) na costa brasileira permitirá aumentar a conectividade entre o Sul/Sudeste e o Nordeste do País”, explica Peter Verheijen, Vice-Presidente de Trade e Sales da Mercosul Line.

    Segundo o executivo, a rota SUPEX contribui para um tráfego rodoviário mais seguro. “SUPEX trará forte eficiência para um ambiente sustentável, sabendo que o modal marítimo emite cinco vezes menos dióxido de carbono/tonelada/quilômetro transportado em comparação ao modal rodoviário. Nossa previsão é que cerca de dois mil caminhões por semana e 280 milhões de quilômetros por ano de tráfego rodoviário sejam de fato retirados dos principais corredores logísticos no Brasil”, reforça.

    Esse novo serviço expresso entre Santos e Suape reforça a vocação do porto pernambucano como hub de distribuição para as regiões Norte e Nordeste”, declara o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho. A nova rota vai incrementar o uso da cabotagem para escoamento de cargas entre o Norte/Nordeste e Sul/Sudeste do país.

    O serviço Suape Express (SUPEX) contará com escalas semanais nos dois sentidos (Suape-Santos-Suape), ou seja, o navio vai e volta carregado. No porto pernambucano, a embarcação atracará no Tecon Suape. A Mercosul Line espera oferecer aos clientes uma alternativa ao transporte rodoviário, atingindo grande número de destinos terrestres conectados por vias ferroviárias ou rodoviárias. No Brasil, além de Santos e Suape, a Mercosul Line também opera nos portos de Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Itaguaí (RJ), Salvador (BA), Pecém (CE) e Manaus (AM).

    "Estamos felizes em receber esse novo serviço da Mercosul Line. Ele responde à demanda crescente de transporte de carga nacional por via aquaviária.O potencial de crescimento de volume é enorme. Além disso é uma grande oportunidade para Suape reforçar sua posição estratégica, desta vez como distribuidor de cargas nacionalizadas para o Nordeste do Brasil", comemora o presidente e CEO do Tecon Suape, Javier Ramirez.

    Conectado aos principais portos no mundo, Suape é líder na movimentação de contêineres nas regiões Norte e Nordeste do país e movimentou 454,7 mil TEUs em 2018. Lidera o ranking nacional de transporte de cabotagem entre os portos públicos do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Suape encerrou o ano de 2018 na 5ª posição na movimentação portuária entre os 30 portos públicos brasileiros.

    Assuntos: sdec, suape, cabotagem
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  • Fazenda interdita duas empresas por sonegação de impostos

    | Suape

    A operação tem foco nas cargas de tecidos e confecções que passam pelo Porto

    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), iniciou uma ação fiscal de monitoramento nas cargas de tecidos e confecções que chegam pelo Porto de Suape. A ação, que teve início na quarta-feira (24) e termina hoje (sexta-feira 26), já fiscalizou 15 empresas, onde duas foram interditadas, está sendo executada pela Diretoria de Operações Estratégicas (DOE) e conta com a participação de 19 Auditores e 14 policiais militares.

    A operação consiste na conferência de cargas em trânsito, na abertura de contêineres em depósito gerais e diligências fiscais em empresas importadoras e atacadistas situadas fora do Porto. “Nosso objetivo é garantir a regularidade das operações e a arrecadação dos tributos para Pernambuco, sem atrapalhar a dinâmica das empresas que operam pelo Porto de Suape”, explica o diretor da DOE, Luiz Rodolfo Neto.

    A interdição das duas empresas se deu pela falta de documentação fiscal das mercadorias em seus depósitos. “ Estamos realizando a contagem do estoque para a cobrança do imposto e multa”, explicou Rodolfo. Também foram realizadas conferências em 45 contêineres totalizando 288 toneladas de cargas de tecidos e confecções, desse total, 27 contêineres estão retidos, sob fiscalização, aguardando informações solicitadas à Receita Federal que colabora com a operação.   

    “Estamos combatendo a sonegação no segmento de tecidos que chegam a larga escala, por navios, destinados ao nosso Estado e daqui são distribuídos para várias unidades da Federação”, afirma o gerente Geral de Operações da DOE, Marcelo Bellei.

    O auditor reforça que a fiscalização das importações neste segmento é importante para o Estado,  já que visa evitar o ingresso de tecidos e confecções irregulares, que também prejudica as empresas do Polo de Confecções do Agreste do Estado e ameaça os empregos gerados na região.

    Para proporcionar estrutura aos auditores e contribuintes, uma Unidade de Fiscalização Móvel foi instalada na via de saída do Porto de Suape e serviu como base operacional para as equipes.

    Assuntos: sefaz, governo de pernambuco, fiscalizacao, suape
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  • Suape abre inscrições para cursos gratuitos de educação ambiental

    | Meio Ambiente, Suape

    suape

    Até o final do ano, 600 vagas serão oferecidas, com foco em profissionais da área e pessoas das comunidades locais

    O Complexo Industrial Portuário de Suape abre inscrições para três cursos do projeto Pedagogia Ambiental 2019, na próxima segunda (22). Inicialmente, são oferecidas 90 vagas e em junho, mais 60, totalizando 150 vagas, sendo trinta para cada curso: Gestão de Resíduos Sólidos, Pedagogia Ambiental, Educação Ambiental para Preservação do Nascer das Águas, Curso Livre de Educação Ambiental e Oficina de Restauração Florestal. O objetivo é capacitar profissionais da área e disseminar conhecimento e práticas ambientais sustentáveis nas comunidades. Até o final do ano, outras turmas serão abertas, totalizando 600 vagas.

    As inscrições serão feitas pelo site (www.suape.pe.gov.br/pt/meio-ambiente), até o dia 3 de maio, ou até quando as vagas forem preenchidas. As capacitações são direcionadas para profissionais do setor administrativo das empresas instaladas no complexo, moradores das comunidades locais, estudantes, professores, profissionais das administrações públicas federal, estadual e municipal, além de interessados na temática ambiental. Terão preferência os maiores de 18 anos com ensino médio completo.

    "A formação de pessoas para enfrentar os grandes desafios do desenvolvimento sustentável é muito importante. E estamos oferecendo nova oportunidade para que a população local se capacite e pratique essa sustentabilidade no território”, desta o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo de Suape, Carlos Cavalcanti.

    Os primeiros cursos começam em maio. As aulas teóricas serão ministradas no Centro de Treinamento do Complexo Industrial Portuário de Suape. Já as aulas práticas ocorrerão na ZPEC - Zona de Preservação Ecológica de Suape, uma vez que dos 13,5 mil hectares do complexo, 59% são área de preservação. Cada aluno receberá um certificado de 40 horas, além de material didático, alimentação (dejejum e almoço) e transporte com saída do centro do Cabo de Santo Agostinho e do centro de Ipojuca.

    O PROJETO

    O Projeto Pedagogia Ambiental foi implantado em 2010, e é promovido pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental do Complexo de Suape.  Todas as capacitações são gratuitas na área de meio ambiente, com temas voltados ao desenvolvimento sustentável e educação ambiental com foco nas questões socioambientais, conservação e recuperação dos recursos naturais. Mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no projeto até agora.

    Serviço:
    PROGRAMA PEDAGOGIA AMBIENTAL DE SUAPE
    Início das aulas: a partir do dia 07/05/2019
    Local: CETREINO – Centro de Treinamento do Complexo de Suape – Rodovia PE-60, km10, Engenho Massangana (ao lado do Centro Administrativo de Suape)
    Vagas: 30 vagas (cada curso)
    Mais informações: 81 3527-5088

    Assuntos: sdec, suape, pedagogia ambiental
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  • Estudo avaliará viabilidade de parceiro privado na gestão do Porto Organizado de Suape

    | Suape

    Objetivo é adotar modelos de gestão mais flexíveis, ampliando a produtividade e a competitividade do porto para atrair novos investimentos e gerar mais empregos

    O Governo de Pernambuco, por meio do Complexo Industrial Portuário de Suape, e o Ministério de Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional dos Portos e Transportes Aquaviários, iniciaram articulações para contratação de estudo sobre a viabilidade da participação de um parceiro privado na gestão do Porto Organizado de Suape. “Trata-se de um estudo de possibilidades, não de um modelo específico. Mas nossa ideia é que a iniciativa privada, que terá de ser qualificada, entre como parceira, e o Estado permaneça no controle”, salientou o governador Paulo Câmara.

    O estudo deverá ser contratado, via licitação, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a previsão é de que seja concluído em até 18 meses. O objetivo é identificar modelos mais flexíveis de gestão, que possam proporcionar ganhos em eficiência e produtividade e atrair novos investimentos em infraestrutura, tornando o Porto de Suape ainda mais competitivo e gerando emprego e renda para o Estado.

    Embora tenha apresentado crescimento significativo nas movimentações de cargas nos últimos anos (com apenas uma pequena retração de 0,8% em 2018), o Porto de Suape precisa de novos investimentos em infraestrutura para se manter competitivo e tornar seus processos mais rápidos. “Suape ainda tem potencial para mais que duplicar sua capacidade operacional. Porém, para fazer isso com celeridade precisa não só de investimentos, mas também da articulação do setor privado com novas operações”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

    A busca por um parceiro privado também é vista como necessária pelo Governo Federal, não apenas para Suape, mas também para outros portos. “Queremos trazer a expertise e a agilidade da iniciativa privada para gestão dos portos brasileiros”, afirmou o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.

    Assuntos: sei, suape, paulo camara, governo de pernambuco
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  • Porto de Suape está ainda mais competitivo

    | Suape

    Ancoradouro pernambucano está apto a receber navios porta contêineres de até 366 metros

    Líder em contêineres no Norte/Nordeste, com 454.721 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em 2018, o Complexo Industrial Portuário de Suape está ainda mais competitivo nesse segmento. Com base em estudos recentes da Universidade de São Paulo (USP), a Marinha do Brasil autorizou o porto pernambucano a receber os navios regulares porta contêineres de maiores dimensões disponíveis na América do Sul (classe SAMMAX, de até 336 metros de comprimento, 48 metros de largura e calado máximo de 14,5 metros), como também embarcações previstas para chegar ao País no início do próximo ano (NEW PANAMAX, de 366 metros de comprimento, 52 metros de largura e calado máximo de 15,2 metros).

    “A indústria naval vem se aprimorando e precisamos acompanhar esse desenvolvimento. Receber esses megaconteineiros é condição primordial para que Suape exerça sua vocação de hub port no segmento. E as parcerias com a Praticagem de Pernambuco e a Capitania dos Portos de Pernambuco foram fundamentais para habilitar o porto nesse processo”, destaca o presidente do complexo, Leonardo Cerquinho. Até então, Suape estava apto a receber navios de contêiner de até 305 metros de comprimento e 48 metros de largura, com capacidade de até 8 mil TEUs. A classe SAMMAX tem capacidade de 9,7 mil TEUs e a NEW PANAMAX, de 14 mil TEUs.

    A novidade é uma das vantagens competitivas que o porto apresenta na 25ª edição da Intermodal South America, maior feira internacional de logística, transporte de cargas e comércio exterior, que acontece desta terça-feira (19) até quinta-feira (21), em São Paulo. É fundamental, inclusive, para o maior projeto de arrendamento portuário em curso no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal: o segundo terminal de contêineres (Tecon II). O New Panamax é o navio projeto do Tecon II, ou seja, o mais adequado para operar no local. A Capitania avaliará as condições para utilização das embarcações de maior porte (climáticas e de infraestrutura) antes da atracação.

    O edital de licitação do terminal deve ser lançado ainda neste semestre e o leilão deve ocorrer no segundo semestre. O equipamento mais que dobrará a capacidade do terminal atual, de 700 mil TEUs, para 1,7 milhão de TEUs e deve receber investimentos de R$ 1,2 bilhão. Ele terá 770 metros de cais e dois berços de atracação, numa área de 269 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão de mais de 160 mil metros quadrados. O contrato de arrendamento será de 25 anos, prorrogável até 70 anos, e seu valor global estimado é de R$ 5,495 bilhões.

    Há inúmeras outras vantagens competitivas que fazem o Porto de Suape manter a liderança nacional na cabotagem e na movimentação de granéis líquidos, entre os 30 portos públicos do País, assim como na movimentação total entre os portos públicos do Norte e Nordeste, com 23,4 milhões de cargas movimentadas em 2018, ficando em 5º lugar no ranking de movimentação entre os portos nacionais.

    A posição estratégica é uma delas. O ancoradouro está a um raio de 800 quilômetros de sete entre as nove capitais do Nordeste e de 12 aeroportos (seis internacionais), com linhas diretas para países da Europa, América do Sul e do Norte. Seu porto interno tem profundidade entre 12 e 15,5 metros e o externo, de 15,5 a 20 metros. Além disso, é um porto abrigado com assoreamento mínimo e mantém um prédio da Autoridade Portuária, que concentra todos os órgãos intervenientes no local, o que reduz o tempo de liberação de navios e cargas. O espaço de Suape na Intermodal fica na Rua 10, estande 30.

    Assuntos: sdec, suape, conteineres
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  • Secretaria da Fazenda apreende carga na saída do Porto de Suape

    | Suape, Fisco

    apreensao

    Dois contêineres abastecidos com tecidos trazidos da China não tinham documentação legal

    Na tarde desta quarta-feira (20.03), a Secretaria da Fazenda do estado de Pernambuco concluiu uma operação de apreensão de dois contêineres com produtos importados da China. Na ocasião, o proprietário apresentou notas correspondentes ao carregamento de fibra sintética (matéria-prima) a serem utilizadas na Indústria Têxtil e não de produtos acabados.

    “Ao realizar a conferência física das mercadorias, os auditores-Fiscais da SEFAZ verificaram que se tratava na realidade de rolos de tecidos sintéticos já prontos, cujos valores são superiores ao produto declarado na importação, o que torna a operação irregular pelo fato da mercadoria não ser a descrita na documentação fiscal”, explicou um representante da diretoria Geral de Operações Estratégicas-DOE, da SEFAZ-PE.

    As mercadorias apreendidas estão avaliadas em R$ 1.170.000,00,  o que resulta em um crédito tributário no valor de R$ 210.600,00, e esse, quando somado a multa de R$ 189.540,00, totaliza em R$ 400.140,00. O proprietário da mercadoria se prontificou de regularizar o pagamento para  adquirir o direito de liberação da mercadoria.

    O auditor e gerente de Fiscalização da Central de Operações de Carga, Pedro Tafuri, explica que “a fiscalização das importações neste segmento é importante para o Estado, já que visa evitar o ingresso de tecidos e confecções irregulares, que também prejudica as empresas do Polo de Confecções do Agreste do Estado e ameaça os empregos gerados na região”.

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: sefaz, suape, apreensao
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  • Pernambuco recorre ao Confaz contra política de guerra fiscal adotada pelo Estado de São Paulo

    | Suape
    Governo paulista editou decreto, cuja legalidade está sendo questionada, visando participar de concorrência pública para a construção de corvetas para a Marinha 
     
    O Governo de Pernambuco registrou, na tarde da quarta-feira (13.03), no plenário do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), uma contestação ao benefício concedido por meio de um decreto estadual do Governo do Estado de São Paulo de redução de ICMS em operações de fornecimento de matéria-prima e insumos para estaleiros. Com o decreto, de nº 64.123/19 aquele Estado pretendia gerar para si condições que lhe favorecessem na concorrência pública para a construção de quatro corvetas classe Tamandaré para a Marinha, processo estimado em US$ 1,6 bilhão e no qual o estaleiro Vard Promar – situado no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco – é finalista.
     
    Ao questionar a legalidade da iniciativa paulista, o Governo de Pernambuco argumenta que, desde 2001, por meio de outro decreto, de nº 46.082/01, o Estado de São Paulo havia previsto o diferimento do ICMS em operações de fornecimento de matéria-prima e insumos para estaleiros, copiando legislação idêntica à adotada pelo Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da guerra fiscal. O primeiro decreto, de 2001, estabelecia uma regra de equiparação à exportação de algumas operações beneficiadas por esse diferimento, determinando que nas saídas dos bens produzidos não haveria necessidade de recolhimento do ICMS diferido, dispensando, portanto, a cobrança do imposto sobre essas operações.
     
    A nova medida – questionada por Pernambuco no Confaz – pretende estender essa equiparação à exportação, assegurando a dispensa de recolhimento do ICMS diferido sobre outras operações do estaleiro. Ou seja, São Paulo estaria basicamente copiando e ampliando o benefício original oferecido pelo Rio de Janeiro em 2001, uma ação que é proibida pela lei complementar federal 160/17 e pelo convênio nacional 190/17.
     
    "A ampliação do benefício fiscal que São Paulo fez  é proibida pela legislação tributaria brasileira. Temos plena convicção de que a Secretaria Executiva do Confaz terá uma posição favorável à nossa contestação", destacou o secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha.
     
    Em 19 de fevereiro deste ano, após reunião com o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernadini, exatamente para tratar da concorrência pública para a construção das corvetas, o governador Paulo Câmara lembrou o potencial do Vard Promar. “Temos um estaleiro competitivo, detentor da tecnologia necessária para o projeto e com o compromisso de transferir essa  tecnologia para a Marinha, com a finalidade de facilitar a manutenção futura dos navios. Ponto com o qual nenhum dos outros concorrentes se comprometeu”, afirmou Paulo Câmara, na época.
     
    De acordo com as regras de tramitação, a Secretaria Executiva do Confaz terá um prazo de 60 dias para analisar a questão, contados a partir do depósito do novo convênio, que tem prazo máximo de 90 dias a partir da publicação do ato concedente para ocorrer.
    Assuntos: governo de pernambuco, sefaz, suape, paulo camara
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  • Paulo Câmara trata de licitação para aquisição de corvetas com embaixador da Itália

    | Suape
    vard

    O estaleiro Vard Promar, situado no Complexo de Suape, está na disputa pelo projeto que atenderá à Marinha 

    BRASÍLIA – O governador Paulo Câmara se reuniu, na manhã desta terça-feira, com o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernadini, para tratar de concorrência pública para a construção de quatro corvetas para a Marinha. O estaleiro Vard Promar, situado no Complexo Portuário de Suape, é finalista do processo, que está avaliado em R$ 1,6 bilhão. A empresa pertence ao grupo italiano Fincantieri, que tem se destacado no mercado pela entrega de embarcações de alta complexidade. 

    "Temos um estaleiro competitivo, detentor da tecnologia necessária para o projeto e com o compromisso de transferir essa  tecnologia para a Marinha, com a finalidade de facilitar a manutenção futura dos navios. Ponto com o qual nenhum dos outros concorrentes se comprometeu", frisou o governador Paulo Câmara. 

    O gestor pernambucano pontuou ainda que o estaleiro instalado em Pernambuco possui uma mão de obra experiente e muito qualificada. "Isso vai possibilitar a entrega das corvetas com muito mais segurança e em um prazo mais curto do que as outras empresas podem oferecer", afirmou, completando: "Seguiremos brigando para assegurar os empregos dos pernambucanos que trabalham no polo naval do nosso Estado".

    Antonio Bernadini demonstrou muita convicção de que o Vard Promar sairá vencedor do certame. "Estamos muito confiantes que o estaleiro em Pernambuco reúne as melhores condições técnicas para esse projeto", falou o embaixador.  A corveta é um tipo de navio de combate com comprimento de cerca de 46m, destinado à patrulha anti-submarina e à escolta de comboios.

    O resultado da licitação será conhecido no próximo mês. Além do Vard Promar, outros três consórcios estão na fase final do processo. São empresas estrangeiras que fizeram parceria com estaleiros da Bahia, São Paulo e Santa Catarina para poder construir os navios em território brasileiro, como exige o edital elaborado pela Marinha. 

    Assuntos: sei, paulo camara, suape, estaleiro vard promar
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  • Exportações crescem 33% no Porto de Suape

    | Suape

    Suape se mantém na liderança nacional em movimentações de granéis líquidos e navegação de cabotagem

    Em 2018, o Porto de Suape registrou um crescimento de 33% na exportação, somando 2,4 milhões de toneladas de cargas enviadas para outros países, ante 1,8 milhão de toneladas em 2017. Os derivados de petróleo foram as principais cargas movimentadas na navegação de longo curso (entre países).  Suape se manteve na liderança nacional, entre os 30 portos públicos do País, no transporte de granéis líquidos e na navegação de cabotagem (entre portos de um mesmo país).

    “O desempenho do Porto de Suape na movimentação de cargas, em 2018, mostra o potencial que temos para crescer ainda mais na cabotagem e nas exportações. O cenário para este ano é muito animador. Com a devolução da autonomia e a retomada do crescimento econômico, temos a expectativa da chegada de projetos portuários e industriais de grande porte que vão contribuir para o aumento na movimentação de cargas e fortalecer a economia do Estado”, analisa Leonardo Cerquinho, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.

    Das 23,4 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2018 por Suape, 17,6 milhões de toneladas foram de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, entre outros derivados), carga que representa 75% da movimentação do porto e teve crescimento de 0,55% em relação a 2017. O volume faz de Suape um hub port desse tipo de carga no Norte e Nordeste.

    Já os granéis sólidos tiveram crescimento de 22%, saltando de 382,9 mil toneladas em 2017 para 465,5 mil em 2018. “Essa elevação se deve ao incremento na movimentação de trigo que registrou uma alta de aproximadamente 25%, ou seja, 80,9 mil toneladas a mais comparando-se com 2017”, salienta Cerquinho.

    A cabotagem, que continua sendo a principal navegação em Suape, teve crescimento de 3% em relação a 2017, somando 15,7 milhões de toneladas. Destaque mais uma vez para os derivados de petróleo, que registraram 6,4 milhões de toneladas na cabotagem, seguidos pelos óleos brutos de petróleo com 3,9 milhões de toneladas.

    Impactada pela crise econômica, a importação de cargas totalizou 7,6 milhões de toneladas, queda de 8% em relação a 2017. A movimentação de veículos (que tem a Argentina como principal importador)  caiu 17% em 2018, somando 66.284 unidades, 13.772 a menos que 2017, quando o porto alcançou o recorde de 80.080 veículos.

    Mesmo com uma queda de 1,3% nos contêineres ­­- foram movimentados 454,7 mil TEUs  (do inglês Twenty-foot Equivalent Unit - unidade equivalente a 20 pés) contra 460,7 mil TEUs no ano passado , o Porto de Suape continua sendo o principal movimentador de contêineres das regiões Norte e Nordeste, à frente dos portos de Salvador (BA), Pecém (CE) e Vila do Conde (PA).

    A carga geral solta, categoria na qual se enquadram as cargas de projetos, peças para indústria, maquinários, entre outros, registrou queda de 36,4% e fechou o ano com 249,6 mil toneladas. No acumulado de 2018, o total de cargas movimentadas no Porto de Suape ficou 0,8% abaixo do ano anterior, com 23,6 milhões de toneladas. Ainda assim, o porto manteve a quinta colocação entre os 30 portos públicos do país, atrás de Santos (SP), Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). No cenário regional, é líder no Norte e Nordeste, com a maior movimentação de 2018 entre todos os portos.

    Tanto na importação quanto na exportação, os destinos predominantes das movimentações foram os portos localizados em Singapura, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Colômbia e Tailândia. As cargas conteineirizadas importadas e exportadas somaram 1,2 milhão de toneladas.

    Assuntos: sdec, suape, balanco
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  • Primeira etapa da fábrica do Aché Laboratórios será entregue em julho

    | Suape
    ache

    Governador Paulo Câmara visitou, nesta quinta-feira, as obras do empreendimento de medicamentos farmacêuticos, que está sendo instalado em Suape

    Com 50% das obras concluídas, a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos progride a passos largos no Complexo Industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Nesta quinta-feira (24.01), o governador Paulo Câmara visitou o empreendimento, ao lado da presidente do Aché, Vânia Machado, para observar o andamento das obras. Com previsão de conclusão para o próximo mês de julho, o equipamento já emprega cerca de 400 trabalhadores, sendo 80% de mão de obra pernambucana. Ao todo, estão sendo investidos R$ 500 milhões na fábrica.

    A primeira etapa, que ficará pronta em julho próximo, será dedicada à embalagem de produtos sólidos e ao centro de distribuição. A expectativa é de que sejam ofertados mais três mil postos de trabalho diretos e indiretos após a conclusão total do parque fabril. “A fábrica do Aché com certeza vai ser referência para a produção de medicamentos em todo o Brasil, e vai exportar para vários países de todo o mundo, levando o nome de Pernambuco, do seu povo, da sua gente”, comemorou Paulo Câmara, que participou do lançamento da pedra fundamental da fábrica, em maio do ano passado. Paulo ressaltou ainda sua satisfação ao ver resultados positivos nos esforços empenhados pelo governo para atrair empresas do porte do Aché para Pernambuco, gerando mais emprego e renda no Estado.

    Instalado em um terreno de 250 mil metros quadrados, o projeto completo contempla uma fábrica para produção de medicamentos sólidos e um centro de distribuição. Este último - incluindo a área de embalagem de produtos sólidos - será entregue no início do segundo semestre deste ano. Já a segunda fase, que abrange a fabricação dos medicamentos, está prevista para 2021. O Aché vai fabricar em Pernambuco medicamentos alopáticos e fitoterápicos para uso humano. Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica terá capacidade para produzir 435 milhões de unidades de medicamentos por ano.

    A presidente da empresa, Vânia Machado, acompanhou o governador durante toda a visita ao canteiro de obras, confessou ansiedade pela inauguração e ratificou sua satisfação por ter escolhido Pernambuco. “Vamos dobrar a nossa capacidade de produção, ampliar e estreitar o relacionamento com os nossos clientes e, o mais importante, vamos gerar mais de 3 mil empregos entre diretos e indiretos, contando com essa mão de obra qualificada que existe aqui no entorno do Recife. Como estamos nessa região do porto de Suape, daremos um passo muito importante em direção a nossa exportação para a América e a Europa”, disse.

    Inicialmente, os produtos serão trazidos de Guarulhos (SP) em granel (comprimidos e cápsulas) para o complexo fabril de Pernambuco, onde serão embalados e distribuídos para as regiões Norte e Nordeste. Após a finalização da segunda fase do projeto, em 2021, os medicamentos sólidos também serão fabricados em Suape. “Mudei de empresa e vim para o Aché. As condições de trabalho e de logística são melhores, o transporte vai nos buscar. Além disso, o salário aqui é melhor, e eu também mudei de função. Antes, era auxiliar, agora sou chefe de cozinha”, contou Tamires Cristina da Silva, de 25 anos, que já trabalha no local há quatro meses no preparo das refeições dos operários.

    Diferente de Tamires, o carpinteiro Carlos André dos Santos, de 44 anos, estava desempregado quando recebeu a oportunidade do Aché. “Estou aqui há quase seis meses e estou gostando muito, pois é uma empresa de qualidade. Estou muito feliz em estar trabalhando na fábrica de remédios, o salário é bom, estou recebendo todas as horas de maneira certa e, com isso, estou conseguindo sustentar a família e ter boa qualidade de vida. Isso, para mim, é um grande prazer, não tenho do que reclamar”, afirmou.

    FORÇA NO MERCADO – O Aché Laboratórios Farmacêuticos é uma empresa 100% brasileira, com mais de 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Londrina (PR), além de participação na Melcon do Brasil e na Bionovis, joint-venture brasileira dedicada à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. A empresa emprega mais de 4.700 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Possui um portfólio com 344 marcas em 858 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos.

    Acompanharam o governador na visita os secretários estaduais Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico) e Albéres Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), o presidente do Complexo Industrial de Suape, Leonardo Cerquinho, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima Almeida.
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
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