meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é debatido durante o 3º Encontro Regional

    | Social

    suas

    O atual cenário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e os desafios para os gestores municipais foram amplamente discutidos, no 3º Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco, que aconteceu, em Palmares.

    O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, através da Executiva de Assistência Social ((SEASS), dirigida por Socorro Araújo, reuniu mais de 100 técnicos, secretários municipais e gestores de 21 municípios da Zona da Mata Sul. Durante os dois dias eles debateram e discutiram os problemas ligados à assistência e participaram de seis oficinas promovidas pela SEASS, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara.

    De acordo com Socorro Araújo, que abriu o evento representando o secretário Roberto Franca, foi um momento para capacitar, atualizar e nivelar os novos gestores e as equipes municipais da assistência para o trabalho. Socorro fez a palestra de abertura do encontro, sobre os “Desafios da gestão municipal na política de assistência social”.

    O Estado quer a população mais assistida e melhor cuidada, por isso assume o compromisso de planejar e ajudar os municípios na execução das ações na área de assistência”, explicou Socorro. A SEASS oferece apoio técnico e promove a formação continuada aos gestores e trabalhadores do SUAS, com o objetivo de garantir os direitos socioassistencias e a oferta qualificada dos serviços aos usuários da assistência em Pernambuco.

    Eventos como esse são de grande relevância. Além de aproximar o Estado dos municípios, contribui para a capacitação técnica dos servidores da área”, afirmou a secretária de Assistência Social de Palmares, Luciana Miranda. “A SEASS foi muito feliz ao adotar a estratégia de levar as suas equipes aos municípios para identificar as fragilidades regionais, traçar estratégias e discutir soluções para os problemas”, completou a secretária municipal de Surubim e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PE), Penélope Andrade.

    Além das palestras, foram realizadas oficinas com foco nos serviços ofertados pelo SUAS: “Planejamento e Vigilância Socioassistencial”, “Gestão e Orçamento do Fundo de Assistência Social”, “Controle Social”, “Proteção Social Básica/Criança Feliz”, “Proteção Social Especial da Média e Alta Complexidade”, “Segurança Alimentar e Nutricional e Gestão do Cadastro Único/Programa Bolsa Família”.

    Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 23 de maio, em Petrolina (para municípios dos sertões do Araripe e São Francisco); 25 e 26, em Serra Talhada (municípios dos sertões do Pajeú, Moxotó, Itaparica e Central); 01 e 02 de junho, em Caruaru (municípios do Agreste Central e parte do Setentrional); e 07 e 08 de junho, no Recife, para os municípios da Região Metropolitana e território de Fernando de Noronha.
    Assuntos: sdscj, roberto franca, seass, socorro araujo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Crianças com microcefalia recebem doação de óculos

    | Social, Saúde

    Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Goiana.

    Microcefalia

    SES intermediou todo processo. Ao todo, 22 meninos e meninas serão beneficiados

    Neste ano, um grupo de funcionários públicos procurou o Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com Microcefalia da Secretaria Estadual de Saúde (SES) prontificando-se a doar óculos ou lentes para os pequenos diagnosticados com Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia. O Núcleo, que completa um ano de funcionamento neste mês de maio, intermediou todo o processo e, nesta terça-feira (16.05), na sede da SES, no Bongi, foi feita uma entrega simbólica das lentes corretivas às mães beneficiadas. Nesta primeira remessa, oito crianças serão contempladas. Ao todo, 22 serão atendidas.

    “A partir do contato dos doadores, nossos apoiadores regionais verificaram com os municípios ou diretamente com as mães para saber quais crianças precisavam de óculos. O trabalho foi feito em todas as Regionais de Saúde”, afirma a coordenadora do Núcleo, Laura Patriota. O grupo de funcionários públicos é ligado à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

    Todas as crianças contempladas com os óculos ou lentes corretivas são acompanhadas por oftalmologistas nos serviços de referência. Nas unidades de saúde, as mães conseguiram a prescrição das lentes e entregaram ao Núcleo, que encaminhou para a ótica responsável pela confecção. “Os óculos são essenciais para a reabilitação dessas crianças e para ajudá-las a ter mais qualidade de vida”, reforça Laura.

    Neste primeiro momento, oito óculos serão entregues. Mais sete já foram encaminhados para confecção e outros sete estão no aguardo da chegada das prescrições. A expectativa é que todo o processo seja finalizado até o mês de junho. As crianças beneficiadas são das Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Goiana.

    APOIO –Com o intuito de coordenar e monitorar o trabalho relacionado às famílias e crianças com microcefalia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu, em 17 de maio de 2016, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia. A equipe acompanha, de modo regionalizado, as crianças notificadas durante toda a linha do cuidado, além de prestar apoio às famílias e desenvolver estratégias para garantir seus direitos.

    “Temos contato permanente com as famílias das crianças com diagnóstico de Síndrome Congênita do Zika. Assim, recebemos as informações e buscamos, juntamente com os municípios, rede de saúde e outros órgãos, atender as demandas”, diz Laura Patriota.

    DADOS – Desde 2015, Pernambuco notificou 2.326 casos de Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia, com 412 confirmações e 1.568 casos descartados.

    Assuntos: ses, microcefalia, óculos, Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia, conab, laura patriota, Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia
    Compartilhe: Link para o post:
  • SecHab realiza atendimento ao público toda terça e quinta

    | Social


    Sociólogos, assistentes sociais e agentes administrativos tiram dúvidas sobre a política habitacional do Estado, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede do órgão no Recife.

    O núcleo social da Secretária de Habitação de Pernambuco (SecHab) oferece atendimento ao público, nas terças e quintas, das 8h às 17h, com objetivo de informar sobre os procedimentos do Governo do Estado em relação às questões da moradia popular.  Uma equipe composta por 20 profissionais, entre sociólogos, assistentes sociais e agentes administrativos, orienta os interessados em participar de programas sociais promovidos pelo Estado e União. O atendimento é personalizado e não requer agendamento prévio no órgão.

    Ao detalhar o trabalho oferecido na SecHab, a gerente de Projetos Sociais, Raquel Deiga, explicou que o atendimento no órgão é voltado para orientação. “Nós fazemos um levantamento das principais necessidades para dar os devidos encaminhamentos”, pontuou a gestora. Raquel esclarece ainda que o Governo de Pernambuco não realiza cadastro para o pagamento de auxílio-moradia. “Essa é uma função do município, nós aqui oferecemos uma apoio nesse tipo de ação”, completou a gerente. 

    Além de esmiuçar a política habitacional do Estado, a Gerência de Projetos Sociais da Secretaria de Habitação de Pernambuco também atua em parceria com a União no Minha Casa, Minha Vida. “Ainda que a maior parte dos recursos para a construção de casas seja disponibilizado pelo Governo Federal, nós fazemos o trabalho operacional e de mobilização”, disse a gestora da SecHab, destacando que todo contrato do perfil conta com uma contrapartida do Estado.

    Maria das Graças, moradora da comunidade Ponte Preta, em Olinda, esteve na SecHab para atualizar do cadastro realizado pelo órgão e verificar o processo de implantação do habitacional no seu município. “Fui bem atendida aqui e tirei todas as dúvidas sobre o meu processo”, afirmou a olindense. Aos 57 anos, Maria conta que o atendimento acolhedor é o diferencial do SecHab. “A gente sabe que a situação não está fácil para ninguém e que uma palavra amiga faz a diferença”, completou.

    MOBILIZAÇÃO SOCIAL – O trabalho de mobilização social realizado pela SecHab é fundamental para a  manutenção do diálogo entre a sociedade e o Governo do Estado. A criação da pasta, em janeiro de 2015, contribuiu fortemente para a ampliação das políticas de interesse social no Estado, envolvendo a construção e a melhoria de casas, urbanização integrada, além de regularização fundiária.

    FOTOS: Thamires Ferreira/SecHab


    Assuntos: sehab, governo de pernambuco, atendimento ao publico, auxilio moradia, mobilização social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Edital de convocação do Conselho Estadual de Direitos Humanos

    | Social, Direitos Humanos

    A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, usando de suas prerrogativas, está em condução do processo eleitoral para a escolha dos integrantes da sociedade civil do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), em cumprimento ao § 2º, art. 6º, da Lei Estadual nº 12.160/2001, a qual instituiu o CEDH.

     LINKS:




    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara investe R$ 35 milhões no Sertão de Itaparica no segundo dia do Pernambuco em Ação

    | Economia, Social, Saúde, Emprego, Agricultura

    Segundo dia do Pernambuco em Ação

    PETROLÂNDIA - O governador Paulo Câmara continuou anunciando liberações de recursos e entregas no segundo dia do Pernambuco em Ação, no Sertão de Itaparica, nesta sexta-feira (24.03). Cerca de R$ 35 milhões estão sendo investidos em toda a Região direcionados para as áreas de Saúde, Infraestrutura, Educação e Recursos Hídricos. Para o chefe do Executivo estadual, o Seminário é a chance de rever as ações a serem realizadas para melhorar as condições de vida dos pernambucanos.

    “É com ações e com trabalho que vamos continuar a avançar. Vamos resolver e minimizar os gargalos. As ações que estão sendo anunciadas e entregues hoje dão novos passos para, entre outras coisas, enfrentarmos a seca e entregarmos o sistema de abastecimento de água de Petrolândia”, afirmou Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual também destacou a importância do Seminário. “O Pernambuco em Ação nos dá a chance de mostrar o que fizemos, mas, principalmente, de pactuar novas ações para o futuro, pois sabemos que muito tem que ser feito ainda. Saio daqui com o dever de casa de ver outras questões para melhorar a condição de vida das pessoas da Região”, concluiu.

    Entre os investimentos,  em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o governador Paulo Câmara autorizou o lançamento do edital de licitação para o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Distrito de Caraibeiras. A obra, que terá um aporte de R$ 16 milhões e atenderá mais de dez mil pessoas, será composta por três bacias de esgotamento, através do assentamento de 39 quilômetros de rede coletora, ramais de calçada e emissários; construção de três estações elevatórias e de estação de tratamento de esgotos. A ideia é que, assim que for dada a Ordem de Serviço, a obra fique pronta em 24 meses.

    No total, R$ 2,2 milhões foram liberados pelo chefe do Executivo estadual, via Ordem de Serviço, para implantação do Sistema de Abastecimento de Água no município de Petrolândia, sendo R$ 1,7 milhões de execução de serviços e R$ 500 mil de aquisição de materiais por meio de ata de registro de preços. A obra, que beneficiará quatro mil pessoas, consiste na implantação integral de um sistema de abastecimento de água para os habitantes do bairro Nova Esperança. Com a entrega, a população contará com fornecimento de água diretamente em suas casas.

    “Estamos enfrentando o sétimo ano consecutivo de seca no Sertão de Pernambuco, então o anúncio do Sistema de Abastecimento de Água é muito importante para a Região. Com relação à licitação, o edital da obra, que vai beneficiar mais de dez mil pessoas, estará no Diário Oficial do Estado já na próxima segunda-feira”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

    Leite - Os trabalhadores rurais do Sertão de Itaparica também foram beneficiados com o investimento de cerca de R$ 7 milhões do Governo do Estado. Desse total, R$ 1.466.935,00 foram direcionados para a  aquisição de 620,5 mil litros de leite ao longo de 2017, através do Programa Leite de Todos. A liberação  beneficiará 1.724 famílias e gerar renda para os produtores de leite garantindo a segurança nutricional de crianças. Em 2016, foram distribuídos, na Região, 309.792 litros de leite/ano pelo Programa, no valor de R$ 681.095, beneficiando 340 famílias por ano.

    PAA - O governador Paulo Câmara também autorizou o início da distribuição de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o montante foi de R$ 640 mil para adquirir 262 mil quilos de alimentos para toda a Região, beneficiando 6.550 pessoas. No Sertão de Itaparica, em 2016, o PAA distribuiu 244.181,86 quilos de alimentos, fornecidos por 326 agricultores, beneficiando 6.050 mil pessoas. Totalizando R$ 882.572,24 em investimentos.

    Piscicultura - Para ampliar a renda das famílias, o governador Paulo Câmara assinou quatro convênios no valor de R$ 1.475.384,33 para a implantação de projetos produtivos para a cultura do peixe em tanques-rede. Os convênios contemplam as Associações dos Aquicultores de Petrolândia (Petrolândia), das Mulheres Guerreiras do Sítio Umburanas (Jatobá), de Santo Antonio do Coité (Itacuruba), e Agropecuária e Comunitária do Distrito de Ibó (Belém do São Francisco). Seis dos projetos de piscicultura em tanques-rede foram inaugurados durante o segundo dia do Pernambuco em Ação, totalizando um investimento de R$ 1.531.752,78 e beneficiando associações de Jatobá e Petrolândia.

    Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), Nilton Mota, as ações dão melhores condições de vida para os agricultores familiares do Sertão de Itaparica. “O conjunto de atividades vai ajudar as produções de leite, alimento e para a cultura da criação de peixes da Região, que recebeu, ao todo, R$ 7 milhões”, avaliou o gestor.

    Foto: Aluísio Moreira/SEI

    Cidades: Belém de São Francisco, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia
    Assuntos: Paulo Câmara, Pernambuco em Ação, Governo de Pernambuco, Sertão de Itaparica, Compesa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ministério das Cidades em parceria com a SecHab para viabilizar habitacional em Fernando de Noronha

    | Social
    Bruno Lisboa

    O titular da pasta, Bruno Lisboa, recebeu a coordenadora de programas sociais do Ministério das Cidades, Isabel Urquiza, nesta segunda, na sede do órgão, no Recife
     
    A Secretaria de Habitação de Pernambuco (SecHab) foi procurada pela coordenadora dos programas sociais do Ministério das Cidades no Nordeste, Izabel Urquiza, para atuar no projeto que pretende viabilizar a construção de moradias populares no Arquipélago de Fernando de Noronha. No encontro, ficou acertado que o Ministério enviará os levantamentos de custo e as possibilidades de enquadramento a SecHab na próxima semana. Para o secretário de Habitação, Bruno Lisboa, a parceria é fundamental para o processo.
     
    “Essa equipe multidisciplinar é uma ótima opção para contornar os entraves. A SecHab, através da Cehab, tem experiência no assunto e vai resolver em muitos aspectos”, pontuou Bruno. De acordo com o secretário de Habitação, o projeto tem potencial. “Sabemos a importância desta ação para os ilhéus e nós vamos correr para encontrar a forma mais rápida de viabilizar”, completou Bruno Lisboa. 
     
    O secretário apontou uma possível parceria com a iniciativa privada como alternativa para os entraves econômicos do projeto. “Caso não seja possível viabilizar essa construção a partir de recursos públicos, nós poderíamos lançar uma parceria com algum segmento privado”, disse Bruno.
     
    Na avaliação de Izabel Urquiza, a reunião foi produtiva e positiva para as ações no arquipélago. “O projeto prevê a construção de mais 50 unidades na ilha. É um projeto que já existia, mas ele não conseguiu ser viabilizado. Agora, estamos unindo esforços para destravar esse processo, chegar a um denominador comum dentro das normas e dar uma velocidade a isso. Por que há uma demanda social muito grande na Ilha de Fernando de Noronha”, comentou Izabel. 
     

    Fotos: Thamires Ferreira/SecHab 
    Assuntos: Sechab, bruno lisboa, isabel urquisa, ministério das cidades, habitação, moradias populares
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em busca de experiências concretas em PPPs da moradia popular para PE

    | Social

    PPPS 

    Nesta sexta, o titular da pasta de Habitação de Pernambuco, Bruno Lisboa, visitará obras concebidas pelo programa paulista, que é pioneiro no Brasil

    O secretário de Habitação de Pernambuco, Bruno Lisboa está em São Paulo conhecendo os modelos de investimento privado no âmbito da moradia popular. Na tarde da última quinta (9), Bruno esteve no gabinete do titular da pasta de Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, para saber sobre as Parcerias Público-Privada (PPPs) no segmento. Hoje (10), o pernambucano visitou obras concebidas pelo programa – que é pioneiro no país. A ideia é conhecer a experiência exitosa realizada pelo estado paulistano e trazer alternativas que possam ser adaptadas para a realidade de Pernambuco.

    Na avaliação de Bruno, a reunião foi bastante proveitosa. “É importante conhecer experiências que tiveram êxito. Nós temos que vencer os obstáculos impostos pela atual crise econômica, encontrando alternativas criativas e eficazes para melhorar a qualidade de vida do povo”, disse o secretário, pontuando que o objetivo do encontro é compartilhar o que deu certo.

    PPP da Habitação SP - O projeto paulista prevê a construção de 3.683 moradias no Centro de São Paulo, com 2.260 unidades de habitação de interesse social (HIS) para famílias com renda até R$ 4.344 e outras 1.423 de habitação de mercado popular (HMPs) para famílias com renda entre R$ 4.344 e R$ 8,1 mil. O investimento da iniciativa privada em habitação, serviços e obras urbanas será de R$ 919 milhões. O Governo do Estado, por sua vez, aportará R$ 465 milhões, divididos ao longo de 20 anos.

    Do total de unidades construídas, 80% serão destinadas para inscritos que moram fora da área central, mas que trabalham nesta região. As moradias restantes (20%) serão para interessados que moram e trabalham na região central. A intenção é aproximar a moradia do emprego e dos eixos de transporte de massa e reduzir o tempo de deslocamento dos trabalhadores.

    Fotos: Secretaria de Habitação de São Paulo/Divulgação

    Assuntos: bruno lisboa, ppps, habitação, moradia popular, pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Agreste Meridional, pacote de ações estruturadoras beneficia o município de Jucati

    | Educação, Social, Emprego, Meio Ambiente, Agricultura, Direitos Humanos
    Jucati

    Além de inaugurar novo prédio escolar, governador Paulo Câmara investe mais de R$ 6 milhões na infraestrutura hídrica local e assegura intervenções para a agricultura familiar 
     
    JUCATI - Após cumprir agenda no município de Jupi, nesta sexta-feira (10.02), o governador Paulo Câmara seguiu para Jucati, também no Agreste Meridional, onde entregou um pacote de ações importantes para o desenvolvimento social e educacional da região. Na presença da população jucatiense, o chefe do Executivo estadual deu por inaugurada a nova sede da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Justino de Melo, no Centro da cidade, entregou 22 títulos de propriedade aos agricultores rurais, lançou edital de licitação para Complementação do Sistema Adutor a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, além de liberar recursos para os Programas do Leite e de Aquisição de Alimentos.
     
    Para Paulo, esse conjunto de intervenções dialoga com os caminhos que o Governo de Pernambuco tem trilhado, buscando enfrentar os desafios. “O que a gente está trazendo aqui, hoje, na área da agricultura, da educação, da água, traça justamente esse olhar para o futuro. Um olhar de oportunidades. E todas essas ações geram empregos e renda para o povo que aqui vive. Então, é assim que eu quero continuar trabalhando, e conto com a ajuda de vocês”, afirmou.
     
    Com investimentos na ordem de R$ 2,2 milhões, o novo prédio da EREM Henrique Justino de Melo possui 12 salas de aula, sendo uma de música e uma de vídeo, além de laboratório de informática, matemática, química/biologia, biblioteca e uma quadra poliesportiva coberta. A estrutura atende 543 estudantes matriculados nas modalidades Ensino Médio integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
     
    “Quando a gente investe em educação, a gente está investindo no futuro dos nossos jovens, das próximas gerações. E, assim como a água, a educação tem sido uma prioridade. Acreditamos que com uma boa estrutura, professores motivados e programas de incentivo educacional, nós vamos conseguir promover uma transformação social”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.
     
    Outra importante ação foi a assinatura dos termos de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Alimentos) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). O primeiro recebeu um aporte de R$ 100 mil, beneficiando cerca de 1 mil pessoas com a distribuição de 32 mil quilos de alimentos. Já o PAA Leite, vai distribuir 200 litros de leite de vaca por dia para 1 mil pessoas e contará com recursos no valor de R$ 143 mil.
     
    Na oportunidade, também foram entregues cerca de 22 título de propriedade gratuito, devidamente registrados em cartório, aos agricultores da região. Com o ato, o Governo de Pernambuco passa a garantir a segurança jurídica aos agricultores e seus familiares, além do acesso a crédito e políticas públicas que incentivam o desenvolvimento social. “O nosso objetivo é oferecer mais dignidade para a população carente”, pontuou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.
     
    O prefeito Ednaldo Peixoto agradeceu, em nome da população, pelas intervenções no município. “Eu não esperava que, em tão pouco tempo de mandato, eu teria satisfação de receber um conjunto tão grande de ações como o que recebemos hoje. Obras que vão fazer a diferença na vida desse povo guerreiro. Jucati agradece, governador. E o senhor pode ter certeza de que pode contar conosco para fazer as parcerias necessárias”, frisou.
     
    MAIS ÁGUA - Já na área de infraestrutura hídrica, foi lançado o edital de licitação para as obras de complementação do sistema adutor, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, para as localidades de São Pedro, Neves e Jucati. A intervenção contará com um investimento de R$ 6 milhões, beneficiando aproximadamente 13 mil pessoas. A obra consiste na implantação de um sistema adutor em regime de gravidade a partir da ETA Garanhuns, com 31 quilômetros (km) de extensão e diâmetro variável entre 200 e 75 mm.
     
    “Diante do agravamento da seca, diante da perspectiva de mais um ano com pouca chuva, a gente não tinha outra opção senão priorizar aquilo que a gente sabe que é fundamental”, disse governador Paulo Câmara, reafirmando seu compromisso com a área hídrica.
     
    Também foi autorizado, pelo governador, o início das obras de implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no Sítio Cortume, para atender cerca de 225 pessoas da zona rural do município. Os investimentos para esta ação são de R$ 350 mil, com prazo de finalização de 90 dias. “Nós participamos de um governo que governa escutando a população. Nós sabemos dos anseios daqueles que sofrem com a estiagem, e não estamos medindo esforços para trazer soluções de curto, médio e longo prazo que atendam as necessidades existentes”, avaliou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa), Roberto Tavares.

    Acompanharam Paulo durante passagem pelo município, ainda, os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e Sebastião Oliveira (Transporte), além do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lócio; o presidente do instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; e os deputados Fernando Monteiro (federal), Antônio Dourado (estadual) e Claudiano Martins Filho (estadual).
     
    Fotos: Aluisio Moreira/SEI
     
    Cidades: Jucati
    Assuntos: paulo camara, jucati, educação, infraestrutura hidrica, propriedade rural, sistema adutor garanhuns, programa do leite,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Domingo na Arena entra em fevereiro no clima carnavalesco

    | Social, Cultura


    Domingo na Arena

    Primeiros três finais de semana de fevereiro serão voltados à folia de momo

    O Domingo na Arena Pré-Carnaval chegou. A folia de momo ocorre apenas no final de fevereiro, mas o público do Domingo na Arena já pode começar a ensaiar o frevo e preparar a sua fantasia. Isto porque as três próximas edições do projeto, (dias 05, 12 e 19 de fevereiro) serão totalmente voltadas para a os festejos: é o Domingo na Arena Pré-Carnaval, com direito a concurso de fantasias, que premiará o vencedor com um final de semana em Porto de Galinhas em março.

    Nos próximos três domingos, o público poderá curtir diversas atrações típicas do carnaval pernambucano, com a segurança e a estrutura que já são marcas do Domingo na Arena. As atrações dos dias 12 e 19 serão divulgadas posteriormente. No dia 05/02, o público terá à disposição atrações como Oficina de Tecido Acrobático Coletivo Libre Artes Aéreas, Orquestra de Frevo, Zumba Especial Carnaval e show de Ciel Santos, vice-campeão do concurso Som na Arena. O público ainda terá aulas de frevo, para chegar ao carnaval afiado no estilo que é a cara de Pernambuco.

    CONCURSO DE FANTASIAS

    O folião que comparecer às três edições do Domingo na Arena Pré-Carnaval ainda poderá ganhar um final de semana em um dos melhores hotéis em Porto de Galinhas, durante o mês de março. Basta comparecer a um dos três finais de semana do Domingo na Arena Pré-Carnaval (5, 12 e 19) fantasiado e participar do concurso.

    Para isso, o folião precisa postar uma foto com a hashtag #carnavalnaarena no Instagram, marcar a Arena de Pernambuco na postagem, deixando sua conta no Instagram no modo público. As fotos precisam ser tiradas em um dos três finais de semana carnavalescos. O resultado sairá no dia 22 de fevereiro.

    Além das novidades, os cinco polos descentralizados seguem presentes. Esportes, cultura, setor infantil, sustentabilidade e gastronomia marcam presença no Domingo na Arena. Tour e bike tour também estão confirmados. O primeiro ao custo de R$ 2 o ingresso, e o segundo, a R$ 5. Vale ressaltar que, quem for fazer o bike tour precisa vir com os equipamentos de segurança. 

     


    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: arena de pernambuco, domingo na arena, arena pre-carnaval, #carnavalnaarena,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bike sem Barreiras e PEConduz na Jaqueira

    | Social, Mobilidade, Direitos Humanos

     Bike sem barreiras

    No próximo dia 29/01, das 9h às 12h, no Parque da Jaqueira, será realizada uma atividade que vai integrar os programas Bike sem Barreiras e PE Conduz. O projeto dispõe de três tipos de bicicletas adaptadas, destinadas aos diversos tipos de deficiência física, para melhor atender ao usuário. A rota planejada é de um percurso que inicia no Parque da Jaqueira, até o Museu do Estado e retorno ao Parque. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas através do 0800-281-0312 do PEConduz.

    O Bike sem Barreiras e o Programa PEConduz vão realizar a atividade como Rota de Lazer. É uma ação desenvolvida pelo PEConduz com o objetivo de levar assistidos pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa Com Deficiência (SEAD) para desfrutarem momentos de lazer e interação. A SEAD é dirigida pelo superintendente Paulo Fernando da Silva.

    O evento será realizado pela primeira vez junto ao projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer que também é responsável pelo projeto Praia sem Barreiras. “É com grande entusiasmo que nós, do PEConduz, buscamos realizar a Rota de Lazer no Bike sem Barreiras, por se tratar de mais uma atividade destinada ao público do Programa”, comenta Rogério June, coordenador do Programa.

    Cidades: Recife
    Assuntos: bike sem barreiras, pe conduz, rota do lazer, sead, paulo fernando da silva, seturel, Rogério June
    Compartilhe: Link para o post: