meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SEDH participa do III Curso do MPPE sobre Sistemas de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas

    | Social

    mppe 

    A Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), ministrou na última segunda-feira (21/05), curso gratuito de formação sobre o sistema estadual de proteção às vítimas e testemunhas ameaçadas de morte – instituído pela Lei Estadual de n° 13.371/2007.

    A formação, realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da escola superior do Ministério Público (ESMP), com o apoio do Governo de Pernambuco e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), aconteceu no auditório do Ministério Público Federal/Procuradoria da República (5° Região), no Recife.

    Entre os temas abordados, ganhou destaque a atuação integrada do sistema estadual de proteção à pessoa com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Governo do Estado. O evento foi direcionado a servidores do MPPE, TJPE e Polícia Civil de Pernambuco, com prioridade para os profissionais atuantes na área criminal, além de servidores da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos e entidades de defesa dos Direitos Humanos.

    “É preciso esclarecer a tamanha importância que foi para o PROVITA a promoção de um curso voltado para os legitimados ativos em encaminhar pessoas em situação de ameaça ao Sistema de Proteção à Pessoa Ameaçada do Estado de Pernambuco. Na ocasião, foi possível esclarecer como deve ser esse encaminhamento, quais requisitos são imprescindíveis, tudo isso com o objetivo de dar celeridade ao acolhimento e garantir a proteção à vida com a brevidade que uma situação dessa requer." Comentou uma das participantes da qualificação, Érika Aquino, coordenadora geral do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (PROVITA).

    Também participaram do curso o Gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Adriano Amorim, os coordenadores do Programa Estadual de Proteção aos Defensores (as) dos Direitos Humanos (PEPDDH), do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de morte (PPCAAM), e do Núcleo de Acolhimento Provisório (NAP), Nevinha Chaves, Caco Araújo, e Ediane Izidório, respectivamente. Os coordenadores também realizaram a exposição da importância do MPPE e do poder Judiciário para os programas do sistema estadual de proteção a pessoa.

    Assuntos: sedh, governo de pernambuco, mppe, tjpe, curso de formacao, provita, ppcaam
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa "É Meu Direito" chega até o município de Ferreiros na edição deste sábado (19/05)

    | Social, Direitos Humanos

    A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SDJH), através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), realizará no próximo sábado (19/05), mais uma edição do Programa “É Meu Direito” que tem o intuito de oferecer serviços de promoção à cidadania, saúde, utilidade pública e cuidados pessoais à população. Nesta edição, o município de Ferreiros, na zona da Mata de Pernambuco, será o contemplado para receber o serviço. A ação se iniciará às 8h e ocorrerá durante toda a manhã no colégio Municipal Papa João Paulo II, na Av. Governador Miguel Arraes de Alencar, S/N, no Loteamento Ferreiros Novo.

    Estarão presentes no local alguns técnicos da SEDH, que irão oferecer orientações jurídicas e psicossociais, além de atendimento e acompanhamento à violação de direitos. Toda a ação é fruto de uma parceria entre a SEDH e a Prefeitura Municipal de Ferreiros.

    Os serviços que irão ser realizados serão os seguintes: 2ª via de certidão de nascimento, casamento, óbito, carteira de identidade e CPF; assim como também foto 3x4. O Departamento de Trânsito (DETRAN), mais uma vez estará presente disponibilizando educação e orientação para um trânsito mais seguro, com consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, históricos de propriedade e agendamento de segunda via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A manhã de serviços ainda contará com o PROCON/PE, que realizará atendimento orientando a população sobre o consumo.

    Veja abaixo a lista completa de serviços que serão realizados no próximo dia (19/05), em Ferreiros:

    ● 2ª via de certidão de Nascimento, Casamento e Óbito;

    ● 2ª via da Carteira de Identidade;

    ● 2ª via do CPF;

    ● Foto 3X4;

    ● XEROX;

    ● Orientação Jurídica e Psicossocial;

    ● Unidade Móvel do DETRAN 

    ● PROCON – Orientação para o consumo;

    ● Corte de Cabelo / Sobrancelha;

    ● SPA Rosto e Mão;

    ● CRAS;

    ● Emissão da Carteira do Idoso;;

    ● CADUNICO;;

    ● Atualização do Cadastro do Bolsa Família;

    ● Teste Glicêmico

    ● Aferição Pressão Arterial

    ● Vacinação;

    ● Emissão Cartão SUS;

    ● Distribuição Preservativo Masculino e Feminino;

    ● Panfletagem Campanha Contra a Dengue;

    ● Avaliação e Orientação Saúde Bucal;

    ● Panfletagem Campanha Violência Contra a Mulher.

    Serviço

    Pauta : Programa “É Meu Direito”, edição do município de Ferreiros, Zona da Mata de Pernambuco.
    Data : 19/05/2018
    Horário : 8h às 12h
    Local : Colégio Municipal Papa João Paulo II - Av. Governador Miguel Arraes de Alencar, S/N – Loteamento  Ferreiros Novo – Ferreiros – PE

    Cidades: Ferreiros
    Assuntos: sjdh, e meu direito, sedh, ferreiros, assistencia social,
    Compartilhe: Link para o post:
  • A nova cara da poesia oral

    | Social

    cepe

    Feita da relação entre voz, verso e corpo, a poesia oral  ganha ares contemporâneos graças às influências das batalhas de MC’s e das temáticas políticas e sociais comuns ao rap e hip hop. Assim se faz ouvida a palavra marginalizada de mulheres negras, moradores de periferia ou que estão fora dos grandes centros urbanos. O assunto, que virou matéria de capa da edição de maio da revista Continente, publicação da Cepe Editora - Poesia do Corpo, assinada pelas jornalistas Erika Muniz e Lenne Ferreira -, também é mote do evento Continente e Som na Rural apresentam Encontro, Poesia, Corpo, Protesto.

    Neste domingo, 20 de maio, das 15h às 18h, na Torre Malakoff, o público poderá conferir, ao vivo e gratuitamente, como são esses desafios poéticos, e o que tem a dizer essa nova geração de jovens declamadores. “Para uma mulher negra, feito eu, fazer poesia é militância. Quantas mulheres negras a gente reconhece como escritoras e poetas?”, questiona, em trecho da matéria da Continente, a poeta Bell Puã, que estará presente no evento, ao lado de Patrícia Naia, Bione, Adelaide Santos, Joy Tamires, Luna Vitrolira, e os poetas Gleison Nascimento, David Henrique, Pierre Tenório e Philippe Wollner.

    Na programação, exibição de vídeos, música, declamações, performances e rodas de conversa.

    SERVIÇO

    Continente e Som na Rural apresentam Encontro, Poesia, Corpo, Protesto
    Quando: 20 de maio (domingo), das 15h às 18h
    Onde: Torre Malakoff
    Entrada gratuita

    Assuntos: cepe, poesia do corpo, dasafios poeticos, cultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Mãe Coruja Pernambucana promove atividades lúdicas e culturais em Cumaru

    | Social, Cultura

    mãe coruja

    Projeto Brincando na Minha Cidade é voltado para resgate da cultura e das brincadeiras coletivas.

    Para incentivar as brincadeiras tradicionais em espaços públicos e despertar nas crianças a vivência em atividades culturais, o Programa Mãe Coruja Pernambucana realiza, nesta quarta-feira (9), no município de Cumaru, no Agreste do estado, a segunda edição do projeto “Brincando na Minha Cidade”.

    A ação busca promover, através de atividades lúdicas, a interação coletiva e afirmação das identidades locais entre as crianças das mulheres cadastradas no programa Mãe Coruja e famílias beneficiárias dos programas sociais, estimulando os vínculos afetivos e comunitários.

    As atividades voltadas para os pequenos ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde na praça Virgílio Heráclito, a partir das 9h, e incluem contação de histórias, teatro de marionetes, cinema de animação, e atividades esportivas lúdicas como corridas de saco, brincadeiras familiares, jogos de corda e de argolas, entre outras.

    Também serão realizadas palestras voltadas para as mães e familiares das crianças, técnicos de instituições municipais parceiras, além de convidados do Canto Mãe Coruja Cumaru. Uma delas é a “Lei Maria da Penha vai às praças”, promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, com o objetivo de mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar o público sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher, especialmente a de natureza doméstica. Outros assuntos abordados nas palestras incluem a importância da vacinação, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e como evitar acidentes domésticos com crianças.

    O Brincando na Minha Cidade é uma iniciativa do Programa Mãe Coruja Pernambucana em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), as secretarias de Cultura, e de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco. Nesta segunda edição, o evento também conta com o apoio da Secretaria da Mulher do Estado, da Prefeitura Municipal de Cumaru (secretarias de Cultura, Saúde, Educação e Ação Social), e de representantes do Conselho Tutelar, Pastoral da Criança e escolas públicas e particulares.

    Serviço:

    Projeto Brincando na Minha Cidade
    Local: Praça Virgílio Heráclito, Cumaru
    Data: 9 de maio de 2018

    MANHÃ
    9h - Abertura
    9h20 - Contação de Histórias
    9h20– Palestra: Lei Maria da Penha vai às Praças (Local: Sala da Igreja)
    9h20 – Atividades esportivas lúdicas (Corrida de saco/jogo e brincadeira para a família/ jogos de corda ou tração/ Corrida da colher / Jogo de argolas/pular)
    9h40 – Palestra: Importância das Vacinas (Local: Sala da Igreja)
    9h40 - Teatro de Marionetes Bonecartes com o espetáculo “ Bumba-Meu-Boi do Capitão Boca Mole”
    Sinopse: Espetáculo baseado no folguedo Bumba-meu-boi de Pernambuco da Zona da mata canavieira. Peça de cultura popular, onde o boi é o personagem principal da brincadeira. Adaptada para a técnica de marionetes de fios pelo teatro de bonecos bonecartes.
    9h50 – Cinema de Animação (Sessões até 10h30)
    Local: Sala da Igreja

    SALU E O CAVALO MARINHO
    (2014, 13 minutos), de Cecília da Fonte
    Sinopse: Conta a história do Mestre Salustiano, desde a sua infância e o seu envolvimento com manifestações da cultura popular nordestina.
    DIA ESTRELADO (2001,13 minutos), de Nara Normande  
    Sinopse: A luta de um menino e sua família para sobreviver num lugar distante e inóspito. Feito em stop motion, ganhou vários prêmios em festivais nacionais de cinema.

    ERA UMA VEZ TUDO VERDIM

    (2013, 13 minutos), de Patrícia Alves Dias, Sylvestre Campe e Nilton Pereira.

    Sinopse: Meninos da tribo indígena Pankararé, da cidade de Nova Glória (BA), contam a sua história no Raso da Catarina, no sertão, após fazerem uma oficina de animação.

    10h30 - Zumba na Praça
    11h - Ciranda

    TARDE

    13h30– Orquestra de Violões
    13h30–Atividades esportivas lúdicas (Corrida de saco/jogo e brincadeira para a família/ jogos de corda ou tração/ Corrida da colher/Jogo de argolas/pular)
    14h10– Zumba na Praça
    14h10– Palestra: Como Evitar Acidentes Domésticos Com Crianças (Local: Sala de Catecismo da Igreja)
    14h40– Palestra: Infecções Sexualmente Transmissíveis (Local: Sala de Catecismo da Igreja)
    14h40– Apresentação: Banda 20 de Dezembro
    15h20- Ciranda

    Assuntos: seturel, secult, fundarpe, governo de pernambuco, mae coruja, brincando na minha cidade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDSCJ e Prefeitura do Recife levam serviços a Três Carneiros de Baixo

    | Social

    sdscj


    Em sua oitava edição em 2018, a Ação de Cidadania, do programa Governo Presente, visitou  Três Carneiros de Baixo, no Ibura - Recife, levando diversos serviços à comunidade. Mais uma ação conjunta entre Governo do Estado e Prefeitura do Recife, que totalizou 7.559 atendimentos na Escola Estadual Senador Antônio Farias. 

    Segunda vias de CPF, RG, certidão de nascimento, casamento e óbito, além de serviços de saúde, como testes de glicemia, aferição de pressão, testes de HIV, hepatite, mamografia, foram ofertados à comunidade. Dayse Silva, 33 anos, aproveitou para checar a saúde. “Ouvi a chamada para a Ação e cheguei logo cedo para fazer alguns exames e pegar a segunda via do meu registro de nascimento. Nem sempre temos tempo para ir resolver estas coisas”, diz. 

    A soma das oito edições da Ação de Cidadania já totaliza 72.339 atendimentos. “O Governo Presente não é apenas uma ação interna, mas sim uma atitude ampla, que visa proporcionar esperança na entrega dos melhores serviços à comunidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, que esteve acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, do secretário de Educação, Fred Amâncio, da secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, além de outros gestores estaduais e municipais
    Assuntos: sdscj, governo presente, desenvolvimento social, assistencia social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo e Prefeitura do Recife vão juntos, levar dezenas de serviços a UR2, no Ibura

    | Social, Direitos Humanos
    Quer resolver suas pendências com a Celpe e o Procon e ainda se inscrever na Tarifa Social? Então compareça, na manhã deste sábado (5), das 8h às 12h, na Ação de Cidadania do Governo Presente, na Escola Estadual Senador Antonio Farias,  UR 2, no Ibura, no Recife. 

    Na escola, a população pode resolver questões e atrasos das contas de luz, saber sobre os direitos do consumidor e ainda realizar consultas com o Detran. Quem tem animal doméstico poderá levar na escola para vacinar, agendar cirurgia e realizar consultas, e ainda levar ração pra casa.

    Todo sábado as comunidades destes municípios acessam serviços do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e parceiros públicos e privados. Com mais de 50 mil atendimentos em sete edições, a Ação de Cidadania do Governo Presente se reafirma como uma atividade democrática e de garantia de direitos à população mais vulnerável do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo, Caruaru, Paulista e Petrolina. 

    Na Ação de Cidadania serão disponibilizados ainda a emissão de documentação civil (RG e CPF) e certidões (nascimento e casamento), atendimento com clínico e exames de saúde (testes de glicemia, aferição de pressão, teste de HIV e hepatite, mamografia). As pessoas vão receber diversas orientações sobre prevenção à saúde e aos direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência, além de inscrição em cursos profissionalizantes, entre outros.  

    Coordenada pela Executiva de Articulação Social da SDSCJ, a Ação de impacto conta com as outras executivas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (Atitude, Assistência Social, Pessoa com Deficiência,Mediação de Conflitos), além da parceria das seguintes secretarias estaduais:  Administração (CPF), Cidades (Detran), Defesa Social (ITB), Educação (Paulo Freire), Justiça e Direitos Humanos (Balcão de Direitos), Mulheres, Planejamento e Gestão (Compesa) e Saúde (Lacen). Além da Prefeitura do Recife, participam os seguintes parceiros: Defensoria Pública, curso Microlins, Celpe, entre outros.    

    Serviço: 
    AÇÃO DE CIDADANIA DO GOVERNO PRESENTE - IBURA 
    Onde: Escola Estadual Senador Antonio Farias, Rua Ibirapuâ, 757, Três Carneiros De Baixo, Ibura, Recife.Pe
    Quando: 05/05/2018, das 8h às 12h
    Assuntos: sdscj, governo presente, ibura, assistencia social,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Sopa Amiga receberá caminhão baú durante a Semana de Mobilização Cidadã

    | Social

    O Veículo, doado pela Copergás, atenderá 40 mil pessoas por mês.

    Uma das ações que acontecerá durante a VI Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa, realizada de 07 a 11 deste mês,  próximo ao Pátio do Milho, será a entrega de um caminhão baú que passará a atender todas as 57 associações da Região Metropolitana do Recife que estão cadastradas no projeto Sopa Amiga. A ação distribui 8 mil quilos de sopa para 40 mil pessoas por mês. O veículo foi adquirido através de uma doação da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

    A SEMANA - Nesta edição, houve um aumentou seu número de parceiros. A ação passou a contar com 50 instituições (ano passado foram 45) parceiras que irão ofertar 70 serviços totalmente gratuitos à população do Centro e também das comunidades vizinhas ao entreposto.

    Em 2018, os pais que desejarem conferir os serviços prestados pela Semana, contarão com o “Espaço Criança”. Os pimpolhos poderão participar de jogos lógicos e educativos, oferecidos pelo Instituto Lúcia Ferraz/Instituto Murakami, enquanto os adultos são atendidos pelos profissionais dos estandes que estarão distribuídos em 2.000m² do galpão, devidamente estruturado. Lá, como em edições anteriores, serão ofertados os serviços de emissão das segundas vias para documentos de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito, exames de vista, glicêmico, aferição de pressão, atendimentos do Detran, entre outros.

    A ação está com mais uma novidade este ano. O Serviço Social da Indústria (Sesi) vem ao evento pela primeira vez, onde vai oferecer na no primeiro e segundo dia o exame de mama e pensando também na saúde do homem, na quinta (10) e na sexta-feira (11), vai realizar o atendimento inédito do exame PSA (próstata).

    Outro serviço que promete ser bastante requisitado será a vacinação contra a gripe. O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, irá disponibilizar 2.000 unidades para os frequentadores da Semana. “Vamos reforçar o trabalho de imunização à população que o Governo do Estado começou no mês passado”, comentou o presidente do Ceasa, Gustavo Melo.

    HISTÓRICO – Desde 2009 que o Ceasa realiza a Semana de Mobilização Cidadã. O  intuito é auxiliar os trabalhadores e frequentadores do Ceasa que, por conta do “horário puxado”, não tem tempo de realizar algumas atividades básicas como a emissão de documentos e realização de exames simples.

    “O Ceasa/PE-O. S. segue o foco de valorizar a cidadania e as vidas, com Ação de Cidadania Semana de Mobilização Cidadã, que está na sua VI Edição firmando o compromisso de uma Empresa que presa pela responsabilidade social”, afirma a coordenadora da ação, Maria José Rosa.  

    SERVIÇO:

    V SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIDADÃ
    07 A 11 DE MAIO
    DAS 08h ÀS 15h
    GALPÃO PRÓXIMO AO PÁTIO DO MILHO
    INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO 3035-8000

    Assuntos: sara, mobilizacao cidada, ceasa, sopa amiga, sesi,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife e Caruaru recebem ações para alertar sobre casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

    | Social, Juventude

    caruaru

    A campanha “Mexa-se!” faz parte das atividades de sensibilização do Dia 18 de maio  

    Com a proximidade do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, foi lançada a campanha “Mexa-se! A Infância precisa da Rede de Proteção” para chamar a atenção da sociedade e destacar a importância da identificação de casos de violação e da denúncia, além de mobilizar também os órgãos responsáveis pelo Sistema de Garantia de Direitos, na necessidade de promover ações contínuas de prevenção e atendimento especializado.

    Em evento de lançamento, que aconteceu na manhã da última quinta-feira (03) na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), foram apresentadas as atividades da campanha programadas para acontecer em Recife e Caruaru. Entre as ações, no dia 10 de maio a escola Sizenando Silveira, em Santo Amaro, será palco de um momento cultural, com oficinas temáticas, que servirá de preparação para a Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual, no dia 18 de maio. O ato está marcado para começar a partir das 14h, no Parque 13 de Maio. No dia 23, a Faculdade Integrada de Pernambuco, em Recife, e no dia 29, o Centro de Educação Popular Comunidade Viva, em Caruaru, vão promover seminários sobre o tema.

    Durante o momento, o secretário-executivo de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), Bruno Medeiros, destacou que o dia 18 de maio é uma data de sensibilização  e, principalmente, de mobilização. “Nós, enquanto Estado, procuramos trabalhar muito com prevenção. Temos o programa Atenção Redobrada, onde garantimos um espaço de proteção às crianças e adolescentes e, a partir da perspectiva da identificação de casos e da autoproteção, fazemos a divulgação de material informativo e de alerta. Junto a campanha Mexa-se! vamos mobilizar a sociedade sobre a importância de proteger e, sobretudo, denunciar casos de exploração sexual”, pontuou.

    Para fortalecer a rede de proteção, o gerente de Avaliação e Gestão da Informação, da Secretaria Executiva de Assistência Social (Seass), Joelson Rodrigues, ressalta que o grande desafio é organizar a rede de proteção, porém se as violações acontecerem, o primeiro passo é prevenir e depois ter o cuidado com o atendimento e a proteção. “Pernambuco possui uma rede de referência no âmbito da política de assistência social em relação ao atendimento a esses tipos de casos com a rede dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e estamos avançando no enfrentamento com a implantação desses equipamentos em todos os municípios, com o objetivo de garantir uma rede de retaguarda de atendimento, proteção, informação e para reforçar o processo de mobilização para que essas situações sejam erradicadas. Queremos zerar”, reforçou.

    O gerente de Políticas para Criança, da SEPCJ, e coordenador da Rede de Enfrentamento, Macdouglas de Oliveira, afirmou que de abril a dezembro de 2017 a Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) contabilizou 289 denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes. De janeiro a abril deste ano, 144 casos denunciados. “Diariamente, sem a gente perceber, diversos casos estão acontecendo e por isso a necessidade de mexer-se. O aumento dos dados significa uma maior coragem em denunciar e um maior entendimento do que é a violação. Precisamos viabilizar essa autoproteção para possibilitar que a vítima entenda até onde é carinho e que se sinta segura em denunciar. Que possamos ser uma rede de sustento na prevenção e proteção às crianças e adolescentes”.

    Serviços

    - Dia 10 de maio | Momento cultural - Oficinas temáticas
    Acontece na escola Sizenando Silveira, em Santo Amaro

    - Dia 18 de maio | Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual
    Acontece no Parque 13 de Maio, partir das 14h

    - Seminários

    Dia 23 de maio | Faculdade Integrada de Pernambuco, em Recife

    Dia 29 de maio, no Centro de Educação Popular Comunidade Viva, em Caruaru

    Assuntos: sdscj, sepcj, juventude, seass, sepcj, assistencia social, campanha de prevencao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Produtividade da agropecuária no Pajeú ganha novos reforços

    | Social, Agricultura, Administração
    tabira

    O governador Paulo Câmara visitou, nesta quarta-feira, o município de Tabira, onde realizou importantes entregas para o setor.

    Com o objetivo de otimizar as atividades agropecuárias desenvolvidas por agricultores rurais do município de Tabira, no Sertão do Pajeú, o governador Paulo Câmara entregou, nesta quarta-feira (02.05), um conjunto de ações estruturadoras para o desenvolvimento do setor na região. Entre elas, a inauguração da 1ª etapa do novo Curral da Feira do Gado e do entreposto do mel; a entrega de 200 kits de caráter produtivo e dos certificadosde regulamentação do entreposto da carne; além do lançamento da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do novo reforço para o aumento do rendimento e da produtividade local.

    "É sempre bom voltar ao Pajeú, que tem um povo tão guerreiro, que sabe superar as dificuldades com trabalho e, acima de tudo, buscar dias melhores a cada momento. Não é facil fazer empreendimentos como esse do entreposto do mel, que acabamos de inaugurar, em nenhum lugar no Brasil. Mas vemos que em pleno sertão pernambucano é possível construir um empreendimento de referência.Temos que buscar fazer com que esse empreendimento seja um grande exemplo de geração de emprego, de renda, de boa utilização da terra, qualidade na produção e que, acima de tudo, olhe o povo, a necessidade social. Saímos daqui orgulhosos com o que vimos, com a inauguração também da 1a etapa do Curral do Gado e tantas outras ações para o fortalecimento da agricultura familiar e do abastecimento hídrico na região", frisou o Governador.

    O novo Curral da Feira do Gado de Tabira é um projeto ousado e inovador, que vai fazer interface com a pecuária de vários municípios pernambucanos e de estados vizinhos. Cerca de duas mil pessoas (entre compradores/vendedores e visitantes) de 56 municípios de Pernambuco e dos estados da Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte serão beneficiadas. Considerada uma das maiores feiras de Pernambuco em volume de comercialização de animais, o Curral do Gado movimenta cerca de R$ 3 milhões por evento, comercializando bovinos, caprinos e ovinos.

    O projeto, que tem por objetivo proporcionar melhores condições de trabalho e de acomodação dos animais, atendendo às exigências sanitárias do Ministério da Agricultura, está dividido em duas etapas, totalizando 112 currais, com infraestrutura completa em uma área superior a sete mil metros quadrados. A primeira etapa contempla 56 currais, ao custo de R$ 1,6 milhão. Na solenidade, também foi assinada a autorização para abertura de processo de licitação para a 2ª etapa.

    Já o entreposto do mel da Cooperativa de Agricultura Familiar, Indígena e Assentados do Nordeste Brasileiro, trabalha com a produção de mel e também processa macaxeira embalada a vácuo, além de doces, geleias e polpas de frutas de vários municípios de Pernambuco. Esses produtos são comercializados nos mercados públicos e utilizados também para as políticas públicas estaduais. O investimento foi da ordem de R$ 2,7 milhões, beneficiando 320 famílias. A mesma cooperativa recebeu, durante o evento, o certificado de regulamentação do entreposto da carne, responsável pelo processamento diário de 200 quilos de carne, beneficiando 310 cooperados de vários municípios de Pernambuco.

    Ao comemorar mais uma etapa de trabalho bem cumprida, o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, reforçou que o trabalho continua. "Este curral de gado tem uma tradição muito grande na região e atende não só o estado de Pernambuco, mas o Nordeste. Foram inaugurados 56 currais e o governador autorizou, hoje, o processo de licitação da segunda etapa, contemplando mais 56 currais. Tudo isso vem para fortalecer a agricultura, a convivência com o semiárido e a atividade produtiva do mel, que é uma referência de Pernambuco", pontuou.

    PERNAMBUCO MAIS PRODUTIVO – Também foram distribuídos 200 kits de caráter produtivo para agricultores locais, ação já anunciada pelo governador Paulo Câmara, no último dia 23, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. A entrega faz parte do Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão), financiado com recursos do Governo Federal, via Ministério de Desenvolvimento Social. Os 200 kits disponibilizados para Tabira fazem parte de um total de 15.500 kits que serão entregues, em 2018, para 87 municípios pernambucanos, somando um investimento total de R$ 22 milhões. Cada kit de produção de forragem animal contém, a escolher: Kit Roçadeira (uma roçadeira semi-florestal com 3 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou Kit Forrageira (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros).

    O conjunto de equipamento vai facilitar e agilizar a produtividade de centenas de agricultores locais, incluindo o trabalhador rural Heleno Ferreira, de 65 anos, morador do Sítio Conceição. 

    "O kit veio na hora certa, porque a gente tinha o capim, mas não tinha a forrageira. E hoje, nós vamos levar a forrageira pra casa. Lá para a minha comunidade vão 11. Chegou em boa hora! Vai facilitar muito o meu trabalho, porque a gente vai evitar de cortar na faca e vai gerar mais renda. O governo mandou na hora certa", declarou Heleno, emocionado.

    VACINAÇÃO – Ainda no município, foi lançada a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Como forma de evitar a transmissão da doença, todo o rebanho de bovinos e bubalinos do Estado deve ser imunizado. A medida é uma forma de manter o status de Pernambuco como livre de febre aftosa com vacinação, obtido em 2014. A expectativa é que pelo menos 90% do rebanho, cerca de 1,8 milhões de animais, sejam imunizados. O criador tem até 31 de maio para vacinar e declarar o seu rebanho no escritório da Adagro mais próximo.

    "A força da nossa economia pode funcionar em qualquer lugar, desde que tenha quem gerencie um projeto. Esse projeto com certeza traz emprego, traz renda e traz melhoria de vida para a população. O projeto ganhou asas e aqui está a frutificação. Agradecemos ao governador por vir entregar essa etapa do Curral e nos dizer que dará continuidade à segunda etapa. Parabéns também a todos os comerciantes do gado", agradeceu o prefeito Sebastião Dias.

    ABASTECIMENTO DE ÁGUA – A agricultura familiar do município de São José do Egito também ganhou novos reforços nesta quarta-feira. Pela manhã, em agenda no município, o governador entregou outro importante conjunto de ações para o setor, somando um total de R$ 5 milhões investidos. Na oportunidade, foram dados por inaugurados os barreiros dos sítios Guardião, Barra Nova, Ponte Direita e São Pedro, beneficiando um total de duas mil pessoas. A ação recebeu um aporte de R$ 450 mil. Já a população residente nos sítios Riacho de Baixo, Olho D’água, Massapê, Serrinha, Barra Nova e Bonfim foi contemplada com quatro Sistemas Simplificados de Abastecimento da Água (SSAA), um investimento de R$ 4,5 milhões, beneficiando cerca de 3,5 mil pessoas.
     
    O Sistema Simplificado de Abastecimento de Água contempla a perfuração e instalação de poço artesiano com bomba submersa, reservatório elevado, rede de adução e distribuição de água nas residências. Na prática, comunidades de até 250 famílias localizadas em áreas afastadas recebem água de qualidade na porta de casa, com a instalação de um ponto de abastecimento. A ação tem grande impacto social na vida dessas pessoas, que antes sofriam com a escassez de água, pois dependiam de açudes, barragens e caminhões-pipa.

    Acompanharam o Governador também o deputado federal Tadeu Alencar; os deputados estaduais Nilton Mota, Lucas Ramos, Waldemar Borges e Diogo Moraes; o secretário de Educação, Fred Amâncio; os presidentes da Compesa e da Adagro, Roberto Tavares e Paulo Roberto, respectivamente; os prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira); Anchieta Patriota (Carnaíba); Zeinha Torres (Iguaracy); Lino Morais (Ingazeira); Adelmo Moura (Itapetim); Geovane Martins (Santa Terezinha); Evandro Valadares (São José do Egito); Djalma da Padaria (Solidão); Sebastião Dias (Tabira); Ângelo Ferreira (Sertânia); e o vice-prefeito de Tabira, Zé Amaral. Estiveram presentes ainda a presidente da Câmara Municipal de Tabira, vereadora Nelly Sampaio; o superintendente Federal do Ministério da Agricultura em Pernambuco, Carlos Ramalho; e o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Lúcio Luis.
    Assuntos: sei, paulo camara, sara, investimento na produtividade, agropecuaria,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco reforça seguranças hídrica e social do Sertão do Pajeú

    | Social
    paulo camara

    O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta quarta-feira, o Sistema de Abastecimento de Água de Riacho do Meio, em São José do Egito,
     e a nova seção do Corpo de Bombeiros do município, que vai atender também outras quatro cidades da região

     Em visita ao Sertão do Pajeú, nesta quarta-feira (02.05), o governador Paulo Câmara entregou à população de São José do Egito dois importantes equipamentos para os setores hídrico e de segurança. O primeiro deles foi a nova seção do Corpo de Bombeiros do município, que contou com um aporte de R$ 1 milhão e vai atender cinco municípios da região. Em seguida, Paulo Câmara inaugurou o Sistema de Abastecimento de Água de Riacho do Meio, distrito localizado na zona rural do município. Com um investimento de R$ 1,2 milhão, o sistema vai levar água de qualidade para 3,5 mil pessoas. Durante a visita ao município, Paulo pontuou que o Estado tem trabalhado com muito esforço e dedicação para chegar a todas as regiões, levando ações que melhorem a qualidade de vida dos pernambucanos.

    "O abastecimento aqui de Riacho do Meio foi um dos primeiros pleitos do prefeito e, hoje, temos a satisfação de entregar a obra pronta. O sistema já está funcionando, com água de boa qualidade. Vamos identificar qualquer problema nesse início do abastecimento para garantir que a água chegue à casa de todos os moradores", frisou, completando: "Em paralelo, entregamos mais uma unidade do Corpo de Bombeiros, o que vai ajudar muito na prevenção - dentro da política do Pacto pela Vida -, salvando vidas de maneira muito eficiente. Os bombeiros, sempre que for necessário, vão estar à disposição para atender e para ajudar no salvamento de vidas em alguma situação de perigo da população". 

    O sistema de abastecimento vai aproveitar o volume de água disponível no Sistema Adutor do Pajeú para abastecimento aos habitantes da localidade. O equipamento é composto por uma estação de tratamento de água, reservatório elevado de 150 m3, estação elevatória de água tratada, implantação de 10 km de rede de distribuição com diâmetro variando entre 50 e 150 mm; além dos ramais prediais para ligação ao novo sistema de abastecimento. "Estamos inaugurando um sistema de abastecimento para Riacho do Meio, um pleito antigo dessa comunidade. São quase quatro mil pessoas que já estão sendo beneficiadas, recebendo água de qualidade nas torneiras de casa. É mais um compromisso do governador Paulo Câmara cumprido para a população da região", salientou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. 

    A dona de casa Maria José dos Santos, de 48 anos, contou como a chegada da água está mudando sua rotina e a de seus vizinhos. "Está maravilhoso. Lá em casa está esborrando de água. Todo mundo diz que já está recebendo água aqui. Melhor do que isso, estraga. Comecei a receber água no mês passado e está tudo muito melhor", afirmou.

    SEGURANÇA SOCIAL – A nova seção do Corpo de Bombeiros de São José do Egito, localizada no bairro do Planalto, integra o 3º Grupamento do CBM-PE de Afogados da Ingazeira e beneficiará mais de 74 mil habitantes dos municípios de São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Tuparetama e Santa Terezinha. Fruto de uma parceria com a Prefeitura – na cessão do terreno e adequações estruturais do prédio -, a unidade recebeu um investimento de R$ 1 milhão, do Tesouro Estadual, que incluiu a aquisição de equipamentos e duas viaturas. Além disso, o equipamento terá um custeio anual de mais de R$ 500 mil.

    O secretário estadual de Defesa Social, Amtônio de Pádua, aproveitou a oportunidade para ratificar o compromisso da pasta com a interiorização desse serviço. "Essa unidade do Corpo de Bombeiros aqui de São José do Egito vem para atender não só a cidade, mas outros quatro municípios da região. Serão mais de 70 mil pessoas atendidas por essa unidade, que será responsável por ações de salvamento, busca e resgate, prevenção e combate a incêndios, com estrutura e viaturas novas. Estamos fazendo a interiorização do Corpo de Bombeiros para atender não apenas o Recife e RMR, mas todo o Estado com esse novo efetivo que está sendo formado agora no mês que vem. Serão 300 novos bombeiros para garantir a segurança da população de Pernambuco", assegurou. 

    O trabalho de socorro contará com uma viatura do tipo Auto Resgate (AR), utilizada para resgate e transporte de vítimas em via pública, e outra do tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), destinada à atuação em incêndios e salvamentos terrestres. A unidade de Auto Resgate ainda contará com um desencarcerador, equipamento hidráulico utilizado no corte de ferragens em resgates. Inicialmente, a seção contemplará um efetivo de 13 bombeiros militares. Com a formatura dos cerca de 300 profissionais que estão finalizando o Curso de Formação do Corpo de Bombeiros, esse número será ampliado ainda no primeiro semestre.

    "Apesar de toda crise, nossa região, hoje, está repleta de felicidade porque a água de Riacho de Meio chegou e, agora, nós temos água na torneira. O essencial não falta mais aqui no município, nem no Riacho do Meio. E quem trouxe a água foi o governador Paulo Câmara. Temos um governador que realmente trabalha pelo seu Estado, pelos municípios e pelo seu povo fazendo aquilo que pode, dando tudo de si pela população de Pernambuco", declarou o prefeito Evandro Valadares.

    Participaram da solenidade o deputado federal Tadeu Alencar; os deputados estaduais Nilton Mota e Lucas Ramos; os secretários Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária), Antônio Limeira (chefe de Gabinete); o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Cunha; os prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira), Zeinha (Iguaracy), Adelmo Moura (Itapetim), Vaninho de Danda (Santa Terezinha), Ângelo Ferreira (Sertânia); o vice-prefeito de São José do Egito,  Eclériston de Vasconcelos; e o ex-prefeito de Itapetim, Arquimedes.
    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, sds, abastecimento, seguranca social
    Compartilhe: Link para o post: