meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SecMulher-PE, Câmara Técnica e ONU Mulheres avançam no Protocolo de Feminicídio de Pernambuco

    | Segurança

    sec 

    A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), a Câmara Técnica para o Enfrentamento da Violência de Gênero contra a Mulher do Pacto pela Vida e a ONU Mulheres avançam no processo de implantação do protocolo de Feminicídio do Estado de Pernambuco.

    A representante da ONU Mulheres, Aline Yamamoto, falou da importância da institucionalização dos grupos de trabalho do protocolo de Feminicidio no Mato Grosso do Sul e no Maranhão, mas que Pernambuco se destaca como único estado que incluiu no documento as secretarias de Saúde e de Direitos Humanos. “Essa iniciativa inovadora fortalece o protocolo pernambucano para enfrentar os crimes violentos contra nós mulheres”, esclarece.

    A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, revelou que foi possível avançar e inovar na construção do documento devido à interlocução, que não se vê em outros estados, construída através do Pacto pela Vida que colocou, na mesma mesa, representantes das secretarias da Mulher do Estado, de Defesa Social, Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), entre outros órgãos.

    “A ONU Mulheres está conosco para observar o passo-a-passo da construção desse documento contribuindo para o enfrentamento desse crime de ódio contra as mulheres que é o Feminicidio”, disse Silvia Cordeiro.

    A diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher, Bianca Rocha, explica que as rodadas de reunião dos últimos dois dias apontaram os complementos a serem feitos no documento que será consolidado e apresentado, em agosto, no aniversário da Lei Maira da Penha.

    O protocolo foi lançado em 2017, quando foi instituído o Comitê Interinstitucional para elaboração de diretrizes para investigar, processar e julgar com perspectivas de gênero as mortes violentas de mulheres.

    Assuntos: secmulher-pe, violencia de genero, onu mulheres, crimes contra mulheres, feminicidio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Polícia Militar recebe reforço de 1.000 pistolas

    | Segurança

     armamentos

    Com o objetivo de fortalecer o poder de atuação dos policiais militares em seu trabalho diário nas ruas do Estado, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e o comandante geral da PM, coronel Vanildo Maranhão, entregam, na manhã desta terça-feira (22/05), novos armamentos para unidades especializadas e de área da Polícia Militar de Pernambuco. No ato programado para as 9h, no Quartel do Comando Geral, no bairro do Derby, novas pistolas (marca Taurus, modelo 840, calibre 40), doadas pela Força Nacional, serão entregues aos profissionais que irão atuar nas novas unidades da PM, em fase final de implantação: a 11º Companhia Independente da Polícia Militar, em Lajedo, o 26º Batalhão de Polícia, em Itapissuma, além do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp), em Petrolina. Antes de chegar à tropa, os novos equipamentos passaram por uma série de testes realizados pela Comissão de Armamento da SDS, incluindo o disparo com cada uma das pistolas.

    SERVIÇO:
    Entrega de novo armamento a unidades especializadas e de área da PMPE
    Data: Amanhã (terça-feira), 22/05/2018
    Hora: 9h
    Local: Quartel do Comando Geral da PMPE (Auditório do quartel, no térreo)

    Cidades: Itapissuma, Petrolina
    Assuntos: sds, pm, reforço armamento, pistolas, 26º Batalhão de Polícia, Itapissuma, petrolina, biesp
    Compartilhe: Link para o post:
  • Número de homicídios em Pernambuco cai 30,74% em abril

    | Segurança

    segurança

    • Em todo o mês, houve um total de 356 CVLIs, menor patamar desde julho de 2016. 
    • Os homicídios retraíram em todas as regiões do Estado e, comparando o 1º quadrimestre deste ano com o mesmo período de 2017, a diminuição foi de 21,98%. 
    • Ainda em abril, 13 mulheres foram mortas, número mais baixo desde maio de 2014.

    Os números mensais de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Pernambuco caíram pela terceira vez consecutiva, em abril deste ano, e atingiram o menor patamar dos últimos 21 meses – atrás apenas de julho de 2016. Ao todo, ocorreram 356 homicídios no mês passado, mantendo a curva descendente iniciada em janeiro de 2018. A diminuição foi de 30,74%, em comparação a abril de 2017 (514 CVLIs). Considerando o 1º quadrimestre deste ano, em análise com o mesmo período do ano anterior, a retração foi de 21,98%: 1.590 em 2018, contra 2.038 no período similar do ano passado. A diferença foi de 448 para menos.

    REGIÕES – Todas as macrorregiões de Pernambuco apresentaram números de CVLI menores, tanto em abril quanto no primeiro quadrimestre de 2018, em relação aos mesmos períodos de 2017. Considerando apenas abril, em análise com o mesmo mês do ano passado, o Agreste reduziu as mortes em 29,8% (de 131 para 92); a RMR caiu 27,3% (de 139 para 101), a Zona da Mata retraiu 43,9% (de 114 para 64) e o Sertão teve a diminuição mais tímida, de 8,62% (58 para 53). O Recife, por sua vez, atingiu o decréscimo de 36,1% (72 para 46).

    Na análise dos primeiros quadrimestres de 2017 e 2018, o Agreste teve redução de 25,4% (de 453 para 338); a RMR recuou 19,8% (595 para 477); a Zona da Mata diminuiu 20,3% (443 para 353) e o Sertão decresceu 11,49% (235 para 208). Já a Capital do Estado registrou 31,4% menos CVLIs no mesmo comparativo, passando de 312 para 214 mortes violentas intencionais.

    ZERO HOMICÍDIO – Dos 184 municípios pernambucanos, 90 não notificaram nenhum CVLI em abril de 2018, e 75 alcançaram reduções nesse tipo de crime (que engloba homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), quando comparadas ao mesmo mês do ano anterior. Em 16 cidades, os números não se alteraram em relação a abril de 2017.

    Nos municípios abrangidos pela Diretoria Integrada do Interior 2 (DINTER 2), que abarca todo o Sertão, nenhum homicídio ocorreu nos dias 1, 13 e 20 de abril. Já na área da Diretoria Integrada do Interior 1 (DINTER 1), responsável pelo Agreste e Zona da Mata, houve zero CVLI no dia 4 de abril.

    AVALIAÇÃO DO SECRETÁRIO – “As estatísticas demonstram que o planejamento e a execução de ações de segurança pública, com investimentos importantes na contratação de policiais, viaturas, equipamentos e mapeamento das manchas criminais, estão alcançando resultados importantes, com consistência. A redução não só dos CVLIs, mas também dos Crimes contra o Patrimônio, ocorre sucessivamente, em todas as regiões. Jamais comemoraremos, até porque temos a certeza de que avançaremos mais. Mas não podemos deixar de ressaltar que, comparando os quadrimestres (2018 com 2017), houve 448 homicídios e 9.353 crimes violentos contra o patrimônio a menos. São estatísticas que superam a média de um mês inteiro. E não estamos falando apenas de estatísticas, mas elas representam vidas poupadas e pessoas protegidas dos criminosos.

    Só em abril, foram presos 165 homicidas e, com a ampliação do efetivo policial militar nas ruas, estamos trabalhando para que a população se sinta mais tranquila e segura”, diz o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua.

    MOTIVAÇÃO DOS CVLIS – A maior parte dos homicídios praticados em abril de 2018 tem relação com o tráfico de entorpecentes, acertos de contas e outras atividades criminais. Das 356 vítimas, 73,31% foram assassinadas devido a essas motivações. Os conflitos na comunidade responderam por 49 mortes ou 13,76% dos CVLIs; 2,53% (9 casos) foram conflitos na comunidade, afetivos ou familiares (exceto feminicídio); 3,65% (13) resultaram de latrocínio e 0,28% (1) teve feminicídio como definição. Um levantamento preliminar do histórico das 356 vítimas mostra que 137 delas, parcela correspondente a 38,48%, já haviam sido submetidas ao sistema de justiça criminal.

    MENOS MULHERES VÍTIMAS – O mês de abril de 2018 registrou o menor número de homicídios de mulheres dos últimos quatro anos em Pernambuco, conforme mostram os indicadores criminais mensais divulgados pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS). Houve 13 vítimas de Crime Violento Letal Intencional (CVLI), das quais uma foi alvo de um feminicídio – crime praticado devido à condição de mulher da vítima. O menor número havia sido em maio de 2014, com 12 casos.

    O único feminicídio registrado em abril foi o que vitimou uma jovem de 20 anos, morta em 9 de abril, em Olinda, e o crime não ficou impune. O marido e pai dos dois filhos da vítima foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco no dia 9 de maio, por força de mandado de prisão, e encaminhado ao Cotel.

    Em relação a abril de 2017, a quantidade de feminicídios caiu em 88,89%, uma vez que no ano passado ocorreram 9 crimes com essa motivação. No comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2018 com o do ano anterior, o número de feminicídios também decresceu, de 29 para 13 casos (-55,17%).

    É importante ressaltar que o Governo de Pernambuco vem investindo em políticas públicas que fortalecem a segurança das mulheres. Em outubro de 2017, o governador Paulo Câmara assinou decreto retirando o termo crime passional dos boletins de ocorrência.

    Com isso, as mortes de mulheres praticadas com o objetivo de subjugá-la pelo fato de ser mulher passaram a ser tipificadas como feminicídio, com pena prevista de 12 a 30 anos de reclusão – mais rígida do que um homicídio simples, que prevê de 6 a 20 anos. Também foram inauguradas duas novas Delegacias da Mulher (Afogados da Ingazeira e Cabo de Santo Agostinho), elevando o total dessas delegacias especializadas para 11 em todo o estado.

    PRODUTIVIDADE POLICIAL – As Polícias de Pernambuco apreenderam, em abril, 541 armas. Também efetuaram a prisão em flagrante de 2.622 acusados de crimes, assim como cumpriram 366 mandados de prisão. As autuações por ato infracional, por sua vez, foram 471.

     
    Assuntos: sds, homicidio, feminicidio, sertão, agreste, zona da mata, governo de pernambuco, paulo camara,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Número de roubos em abril foi o menor dos últimos 2 anos e 4 meses

    | Segurança

    pmpe

    A queda se deu em todas as regiões e foi de 24,06% em relação a abril de 2017. Na série histórica, o mês só perdeu para dezembro de 2016. O 1º quadrimestre deste ano teve redução de 21,98% em relação a 2017. As subtrações de celulares e investidas a coletivos tiveram as retrações mais significativas.

    O número de roubos registrados em Pernambuco em abril foi a menor dos últimos 28 meses, conforme as estatísticas da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS). Índice só perdeu, na série histórica, para dezembro de 2015, quando houve 7.469 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Os dados apontam, ainda, que o primeiro quadrimestre de 2018 teve redução de 21,98% nesse tipo de crime, quando comparado com o mesmo período de 2017: em quatro meses, contabilizaram-se menos 9.353 CVPs, o equivalente a mais de um mês inteiro de registros. As estatísticas completas estão disponíveis no site da SDS (www.sds.pe.gov.br) nesta segunda-feira (14/05).

    Em abril último, computaram-se 7.646 CVPs em Pernambuco - o que significa 2.422 roubos a menos do que no mesmo mês de 2017, ou uma diminuição de 24,06% nas ocorrências. O quantitativo de abril também é 11,23% mais baixo do que o registrado em março de 2018, quando ocorreram 8.613 casos.

    O Recife foi destaque na redução entre as cidades pernambucanas, tanto em abril (-26,6%) quanto no quadrimestre (-23,9%), na comparação entre 2018 e 2017. No período de janeiro a abril deste ano, registrou menos 3.535 casos, passando de 14.793 para 11.258 casos. Ou seja: a Capital reduziu, em quatro meses, o correspondente a mais de um mês de CVPs na cidade. Especificamente em abril, a quantidade caiu de 3.489 para 2.561 ocorrências.

    Para o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, os resultados demonstram que as estratégias adotadas pelas forças de segurança do estado têm surtido efeito. "Nosso compromisso é com uma redução cada vez mais significativa desses índices, pois isso representa uma maior sensação de segurança para todos os pernambucanos. Investimentos importantes foram feitos desde o ano passado, e nossa perspectiva é continuar avançando no combate à criminalidade", afirma.

    ÔNIBUS - Seguindo a tendência iniciada no segundo semestre de 2017, os assaltos a transportes coletivos apresentaram redução em abril deste ano, comparando-se com 2017. De 102 queixas, reduziu-se para 67, uma diminuição de 34,31%. Neste ano, 46 pessoas foram presas por assaltos a ônibus, em ações coordenadas pela Força-Tarefa Coletivos. Levando em consideração os quadrimestres, 2018 contabilizou 273 investidas a coletivos, contra 626 em 2017. A diferença de 353 ocorrências representa uma retração 56% nessa modalidade criminosa.

    CELULARES - O número de aparelhos celulares roubados em Pernambuco decresceu, neste primeiro quadrimestre de 2018, em 26,52%, no comparativo com janeiro a abril de 2017. De 18.750 ocorrências, o total caiu para 13.777. Considerando-se apenas o mês de abril, a redução foi ainda mais significativa, de 32,82%. Os casos saíram de 4.500 para 3.023.

    Abril de 2018 foi, também, o mês com a maior recuperação de telefones celulares roubados no estado: 496 aparelhos foram apreendidos pelas polícias. Desde março de 2017, com a implantação do programa Alerta Celular (sistema criado pela SDS para cadastrar celulares roubados e possibilitar a devolução a seus verdadeiros donos), foi possível reaver 2.298 aparelhos.

    CARGAS - Pernambuco também registrou redução de ocorrências envolvendo cargas. Em abril deste ano, a queda do índice de roubo de carga foi de 20% em relação a abril de 2017, saindo de 65 para 52 ocorrências. No quadrimestre, foram 49 casos a menos, ou redução de 19,4%.

    Os furtos de cargas decresceram ainda mais: -70% em abril e -32,3% no período de janeiro a abril deste ano. No mês passado, houve três ocorrências desse tipo de crime, sete a menos do que em abril de 2017. No conjunto dos primeiros quatro meses de 2018, houve 21 registros, contra 31 do mesmo intervalo do ano anterior.

    BANCOS - Nos últimos dois meses, não houve nenhuma explosão a carro-forte em Pernambuco. Outros crimes praticados contra instituições financeiras também vêm em decréscimo. Os furtos a caixas eletrônicos saíram de dois casos em abril de 2017 para nenhum em abril de 2018, enquanto o roubo a carro-forte saiu de um registro para zero. Quanto aos roubos contra agência bancária, houve aumento de dois para três casos.

    VEÍCULOS - Os roubos e furtos de veículos caíram 22,15% e 27,02%, respectivamente, comparando-se abril de 2018 com o mesmo mês do ano anterior. Foram registrados 1.392 roubos no mês passado, contra 1.788 em abril de 2017; e 443 furtos contra 607, no mesmo comparativo.

    Assuntos: sds, reducao de roubos, cpvs, abril, seguranca,
    Compartilhe: Link para o post:
  • 25º BPM e DASDH fazem campanha pelo desarmamento

    | Segurança

    campanha

    O 25°BPM, em parceria com a Diretoria de Ações Sociais e Direitos Humanos da PMPE (DASDH), vêm desenvolvendo ações de conscientização e estímulo às comunidades a entregarem aos órgãos oficiais armas de fogo que estejam sobre sua guarda. Como resultado dessa ação, na cidade do Moreno e no distrito de Bonança, foram recolhidas três armas de fogo, ao longo desta semana.

    Estão programadas novas visitas nas comunidades de Moreno, no distrito de Bonança e nos engenhos mais populosos da área, para que a adesão às entregas seja ampliada. A população pode procurar a sede da Companhia de Moreno, no telefone 3181-3789, em qualquer horário, em caso de qualquer dúvida e também para obter informações sobre os locais de entrega das armas.

    Caso o interessado necessite, a PM disponibiliza um veículo para ir buscar o armamento no endereço que a pessoa escolha.

    Assuntos: sds, pmpe, acoes sociais, campanha pelo desarmamento, moreno,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novas viaturas chegam ao 2° BIEsp, em Petrolina, na próxima semana

    | Segurança

    viaturas

    Já estão sendo adesivadas as primeiras viaturas do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp), que será inaugurado em junho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A obra no prédio que abrigará o Batalhão está em fase de finalização.

    Ao todo, 10 caminhonetes tipo amorok e 02 spin, seguirão para Petrolina, no início da semana.

    O 2º BIEsp vai contar 200 policiais do Batalhão de Radiopatrulha, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Choque, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), o que proporcionará ao município a capacidade de fortalecer o combate a diversas modalidades de crimes na Região.

    Além disso, essas unidades atuarão de forma preventiva como reforço do patrulhamento rural e de trânsito nas diversas rodovias estaduais que cortam os municípios sertanejos. Também terão papel importante nas ações de pronta resposta, contribuindo para desmobilizar quadrilhas de assaltos a carros-fortes e a instituições bancárias que atuam em cidades do Sertão do Estado.

    A Unidade vai atender 61 cidades, que intregam a Diretoria Integrada do Interior 2 (DINTER II), em área que se estende de Arcoverde até Petrolina.

    Reforço na Frota – O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social (SDS) vem investindo no reforço da frota de segurança pública de Pernambuco. No ano de 2017, 1.313 novos veículos foram entregues aos órgãos operativos da Secretaria.

    Em abril, deste ano, 165 motocicletas foram entregues para a Polícia Militar. O reforço faz parte do primeiro lote de um conjunto de 700 motos, que serão entregues nos próximos três meses.

    Assuntos: biesp, governo de pernambuco, novas viaturas, petrolina, seguranca
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria entre o TJPE e o Governo de Pernambuco garante nova estrutura para cinco delegacias no município de Goiana, Mata Norte do Estado

    | Segurança

    goiana

    O Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e o Secretário de defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, assinaram, na tarde desta terça-feira (08/05), um termo de cessão de uso do prédio do antigo Fórum de Goiana para a Polícia Civil de Pernambuco.

    O ato contou com a presença do Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kherle, além do desembargador Marco Maggi, o juiz João Targino, assessor técnico do presidente do TJPE, o juiz Gleidson Lima, Diretor do Fórum do Recife.

    O termo oficializa a transferência do imóvel, desocupado no final do ano passado pelo Poder Judiciário, para as instalações de cinco unidades da Polícia Civil que atuam no município.

    “A cessão de uso é uma demonstração da integração entre os poderes Executivo e o Judiciário, proporcionada pelo Pacto pela Vida. O ato viabiliza a economia de 240 mil aos cofres públicos, gastos anualmente em aluguéis”, comemora o Secretário Antônio de Pádua.

    O prédio de dois andares, que fica localizado no Centro de Goiana, na Rua Jiló, abrigará a Delegacia Seccional, a Delegacia Distrital do município, a Delegacia Especializada na Apuração de Homicídios (DEAH), a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e a Delegacia Especializada no Atendimento A Mulher (DEAM).

    “As novas instalações irão proporcionar um atendimento melhor para a população e um ambiente de trabalho adequado para os policiais”, afirmou o Chefe da Polícia Civil, Joselito Kherle.

    Assuntos: sds, governo de pernambuco, tjpe, goiana, denarc, deam,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Perturbação do sossego é tema de debate entre policiais e comunidade

    | Segurança

    debate

    Uma equipe do 13º BPM realizou um trabalho educativo, ontem (08/05) à noite, na Associação Comunitária da Ilha de Joaneiro, no bairro de Campo Grande. Moradores da área e suas lideranças foram convidadas para discutir um tema que muito preocupa em termos de segurança pública, que é a perturbação do sossego.

    Um dos eixos centrais do debate foi quebrar a cultura enraizada na sociedade de que o problema só é passível de questionamentos a partir das 22h. Foi apresentada uma cartilha do Ministério Público que deixa claro que a perturbação do sossego não tem hora e a qualquer momento os incomodados podem acionar a polícia, que deve encaminhar o denunciado para uma delegacia.

    O encontro de ontem foi motivado pelo fato de haver vários registros, em locais diversos, de problemas sérios provocados por festas e som alto em comunidades. Em algumas ocasiões os incomodados tentam resolver a coisa por conta própria, o que acaba em muitas oportunidades provocando brigas e até homicídios.

    Outras comunidades também serão visitadas pela equipe do Batalhão, com objetivo de evitar esse tipo de confronto.

    Assuntos: sds, bpm, pertubacao do sosego, debate comunitario, cartilha mpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco reduz roubo de cargas no primeiro trimestre

    | Segurança
    sds

    De janeiro a março de 2018, ocorrências registradas pela SDS tiveram redução de 19,4% em relação ao mesmo período de 2017.

    O combate ao roubo de cargas vem dando resultado em Pernambuco. No primeiro trimestre de 2018, as ocorrências tiveram redução de 19,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os furtos também caíram em 14,3% de janeiro a março deste ano. A Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) vem fortalecendo a repressão a esse tipo de crime com o trabalho da Força-Tarefa Cargas.

    Implantada em março deste ano, a FT Cargas é coordenada pela Secretaria Executiva de Defesa Social e integrada pelas por diversos setores das operativas da SDS. Conta, ainda, com a parceria permanente da Polícia Rodoviária Federal, uma vez que parte significativa das investidas ocorre em rodovias federais.

    O mapeamento das quadrilhas vem possibilitando uma atuação efetiva por parte das forças de segurança e também uma uniformização dos procedimentos. No início deste mês de abril, a Polícia Civil conseguiu prender dois policiais civis e um militar que pretendiam apropriar-se de uma carga apreendida. Eles revenderiam 130 mil cigarros contrabandeados do Paraguai. E em janeiro último seis integrantes de uma mesma quadrilha foram capturados na Operação Miritiba. Os criminosos furtavam bens de lojas de grandes magazines.

    Mais prisões e operações de repressão qualificada serão desencadeadas, a partir de integração dos sistemas de inteligência, além de investigações em parceria com outros estados e instituições. “Essa troca de informações é muito positiva, pois podemos estudar os diversos aspectos que envolvem esse tipo de crime e as melhores estratégias de prevenção e repressão que tragam redução aos índices de roubos e furtos de cargas”, ressaltou o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.Também participam das reuniões da FT Cargas representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindicombustíveis), do Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo (Sinregás) e do Sindicato dos Empregados de Postos de Combustíveis (Sinpospetro).
    Assuntos: sds, reducao de roubos, policia rodoviaria,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara garante mais agilidade no combate à violência com a entrega de 165 motos à Polícia Militar

    | Segurança

     motocicletas

    Veículos serão utilizados na Região Metropolitana do Recife, incrementando o policiamento ostensivo


    O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta segunda-feira (30.04), a realização de mais uma importante ação prevista no Plano de Segurança do Estado, com a entrega, no Quartel do Derby,  no Recife, de 165 novas motocicletas à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Os veículos, que serão utilizados na Região Metropolitana, reforçam a estrutura operacional da corporação no combate à criminalidade.  Esse é o primeiro lote de um conjunto de 700 motos que serão entregues ao longo dos próximos 90 dias.  O investimento para a aquisição dos novos veículos é de R$ 20,3 milhões, viabilizados por financiamento do BNDES.

    "Sabemos que o trânsito está cada vez maior nas grandes cidades, então, o uso das motos vai dar agilidade e possibilitar reações mais rápidas no trabalho da polícia. Os resultados (redução dos índices) já estão ocorrendo, mas nós esperamos que, com ações como essas, eles aconteçam de maneira ainda mais rápida, para que a população tenha cada vez mais a segurança necessária no seu ir e vir", destacou Paulo Câmara .

    Todas as motocicletas são do modelo Honda XRE 300 cilindradas e serão utilizadas pelos batalhões de Olinda (1º BPM), Centro do Recife (16º), Boa Viagem (19º), Espinheiro (13º), Apipucos (11º), Várzea (12º), Prazeres (6º), Jaboatão Centro (25º), Paulista (17º), São Lourenço da Mata (20º) e Cabo de Santo Agostinho (18º). 

    A entrega desses veículos vem na sequência da formatura de 1.281 novos policiais militares, na semana passada, que foram oficialmente integrados à corporação. Durante o curso de formação, eles receberam treinamento específico com instrutores da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM). Esses novos profissionais executarão a Operação Quadrante de Segurança, que tem como objetivo a redução dos índices de CVPs e o combate à prática de delitos nas 10 Áreas Integradas de Segurança (AIS) da RMR. Através da operação, haverá um aumento no policiamento ostensivo em locais estratégicos. 

    O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou o reforço que a corporação terá com a aquisição de novos veículos para fortalecer o policiamento. "É um equipamento de ajuda na ostensividade e também em abordagens e capturas. Importante lembrar que Pernambuco foi o primeiro Estado a receber essa linha de crédito federal para a segurança, fruto da rapidez e qualidade do projeto que apresentamos ao BNDES", frisou.

    Para o comandante-geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, explicou como será a utilização dos novos equipamentos. "Cada unidade de área terá cinco quadrantes de segurança, e cada um será composto por um trio de motociclistas e uma guarnição tática. Esse projeto combate diretamente os CVPs, assaltos, roubos e furto. É um policiamento ágil, que pode mudar de horário e de local na medida em que for necessário, impactando diretamente na sensação de segurança do cidadão", ressaltou.

    PLANO DE SEGURANÇA -  Anunciado pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco incluem ações efetivas com objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias e a contratação  de 4.500 novos policiais, dentre civis, científicos e militares. Outras medidas também foram executadas, como a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE); renovação e ampliação da frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos; a criação do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP), em Caruaru; a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE e a criação das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) nos municípios de Araripina e Tamandaré, que atuam no policiamento ostensivo dos municípios. 

    Outras ações que também integram o Plano ainda estão por vir, como a inauguração do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) de Petrolina; o 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM) de Itapissuma; a Companhia Independente da PM (CIPM) de Lajedo; um novo concurso para 500 novos policiais militares, previsto ainda para 2018. O CBMPE também foi fortalecido, com o início do Curso de Formação de um turma de 300 novos homens e mulheres que foram aprovados em concurso realizado em maio de 2017. A previsão é que eles comecem a atuar na corporação já em junho de 2018, após o término das aulas.


    Fotos: Aluisio Moreira/SEI

    Assuntos: sei, paulo camara, sds, entrega motos, pmpe, criminalidade, violencia, pano de segurança.
    Compartilhe: Link para o post: