meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Comandante-geral visita unidades da DIM

    | Segurança

    Visita unidades  

    Na última segunda-feira (15), o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, iniciou uma série de visitação aos batalhões subordinados à Diretoria Integrada Metropolitana. A primeira unidade visitada foi o 17º BPM, com sede em Paulista. O cronograma de visitas vai até o final de janeiro.

    “É importante estar junto à tropa, conversando com os comandantes verificando as dificuldades, in loco, de todo o serviço operacional”, ressaltou o comandante, que estava acompanhado do diretor de Planejamento Operacional, coronel Roberto de Santana e do gestor de controle operacional metropolitano, tenente-coronel José Marinho.

    “É uma oportunidade de traçar as metas e fazer o planejamento para 2018. Trazendo melhorias para as unidades e sempre focando no nosso objetivo maior que é proporcionar a segurança para a sociedade”, concluiu o gestor de controle.

    Esta semana os batalhões visitados são:

    • Quarta-feira (17) – 6º BPM
    • Sexta-feira (19) – 12º BPM
    Cidades: Paulista
    Assuntos: sds, policia militar, visita, comandante-geral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dezembro tem menor índice de crimes contra o patrimônio dos últimos 2 anos

    | Segurança, Balanço

    balanço 2017 

    Queda nos números pelo 5º mês seguido confirma redução da criminalidade no Estado a partir do segundo semestre de 2017. Os CVLIs tiveram a menor ocorrência desde junho do ano passado

    O mês de dezembro de 2017 alcançou o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) dos últimos dois anos (perdeu apenas para dezembro de 2015). Com queda pelo 5º mês seguido, houve 7.864 registros dessa modalidade criminal, contra 8.208 em novembro, 8.903 em outubro, 9.563 em setembro e 10.735 em agosto, quando começou a queda. Os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) ratificam a redução da criminalidade no segundo semestre em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

    Ao todo, o segundo semestre de 2017 teve 7.633 ocorrências de CVP a menos que o primeiro semestre. De julho a dezembro, foram 56.057 casos de roubos e extorsões, com taxa de 588 por 100 mil habitantes. Uma diminuição de 12,5% na taxa, uma vez que no período de seis meses anterior ela havia chegado a 671.

    Os roubos a coletivos seguiram essa tendência, fechando o segundo semestre com 282 ocorrências a menos que o primeiro, uma diminuição de 33,4%. Dezembro notificou 79 casos, levando ao total de 562 desde julho - o período coincide com o trabalho da Força-Tarefa Coletivos, implantada em agosto pela SDS em toda a Região Metropolitana do Recife. Entre janeiro e junho, tinham sido registrados 844 assaltos a ônibus.

    Em relação aos CVPs contra instituições financeiras e carros-fortes, verificou-se em 2017 uma redução de 77,6% nos furtos e de 64,3% nos roubos a caixas eletrônicos, quando comparado com 2016. Somando-se as ocorrências em caixas automáticos, carros-fortes e agências, dezembro de 2017 chegou a 4 casos, segunda menor marca do ano – superior apenas a outubro, com 3 (outubro de 2017 foi de menor incidência dessa modalidade em 50 meses).

    Quanto aos roubos de veículos, dezembro apresentou o menor número de 2017, com 1.361 registros. No comparativo dos semestres, o segundo teve 9.185 veículos roubados, 12,4% a menos que o primeiro semestre (10.480). Os furtos de veículos caíram ainda mais na segunda metade de 2017: queda de 13,5%, totalizando 3.152 ocorrências.

    “As estatísticas demonstram que o trabalho desenvolvido incansavelmente pelas operativas da SDS têm dado retorno à sociedade, que anseia por mais segurança. Em 2017, as polícias de Pernambuco efetuaram a prisão de 297 assaltantes de transporte coletivo e outros 105 que investiram contra instituições financeiras e carros-fortes. As operações de repressão qualificada, igualmente, têm papel fundamental na redução dos índices de criminalidade. A Operação Cerne, que abrange os bairros da Boa Vista, Soledade, São José e Santo Antônio, reduziu em 31% os crimes contra o patrimônio na região em novembro e dezembro de 2017, comparado com o mesmo período de 2016. E a presença maciça da Polícia Militar na Avenida Agamenon Magalhães foi decisiva para a diminuição de 57% nos CVPs de setembro a dezembro de 2017, em relação ao ano anterior. Também desencadeamos, no segundo semestre, as operações Papai Noel ( em centros comerciais), Têxtil (Agreste) e Verão (litorais Norte e Sul), trazendo mais tranquilidade para trabalhadores, turistas e comerciantes”, ressalta o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.

    “É um esforço que se intensificará ainda mais em 2018, com a chegada de mais 1.322 policiais militares já no primeiro trimestre e a previsão de abertura de mais 500 vagas em concurso público. Também teremos um reforço significativo na Polícia Civil, com novos 140 delegados, 620 gentes e 90 escrivães, assim como na Polícia Científica, que contará com mais 139 peritos criminais, 130 auxiliares de peritos, 73 auxiliares de legistas, 51 peritos papiloscopistas e 40 médicos legistas. No Corpo de Bombeiros, mais 300 homens e mulheres irão concluir o curso de formação este ano. É um dos maiores investimentos no nosso efetivo, que nos trará ainda mais condições de combater a criminalidade e fortalecer a segurança para a população do nosso Estado”, completa o secretário.

    CVLIs – Dezembro foi o segundo mês com menos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em 2017, com 394 ocorrências, contra 458 em novembro (queda de 13,9%) e 472 em dezembro de 2016 (-16,5%). Assim como nos CVPs, o segundo semestre do ano também reduziu os CVLIs em relação aos primeiros seis meses. Foram 323 vítimas a menos – de 2.875 para 2.552. O latrocínio foi um dos tipos de crimes que mais diminuiu nesse comparativo entre semestres. Saiu de 143 para 107 (-25,2%). Com isso, a taxa de CVLIs por 100 mil habitantes também obteve decréscimo de 11,7% de um semestre para outro: passou de 30,31 para 26,75. “Fizemos esse estudo comparativo entre os semestres para demonstrar que há uma tendência, e trabalhamos por resultados mais significativos em 2018”, avalia Pádua.

    Contribuiu para esse cenário de redução o trabalho de repressão qualificada das polícias, que conseguiu prender 2.249 homicidas em 2017. Ao longo de todo o ano, 90 operações Força no Foco foram desencadeadas para prender assassinos e desarticular grupos de extermínio. Investigações de CVLIs foram descentralizadas para todas as delegacias distritais e novas divisões de homicídios foram implantadas.

    A principal motivação para CVLIs continua a ser o envolvimento com tráfico de drogas, acerto de contas e outras atividades criminais, com 53,3% dos casos. Em seguida estão os conflitos na comunidade (15,5%). O latrocínio é a quinta motivação mais frequente, em 5,1% das ocorrências, seguido de excludente de ilicitude (4,1%), conflitos afetivos ou familiares (4,1%), outras motivações (1,9%) e feminicídio (1,5%). Em 48,4% dos casos, as vítimas também tinham passagem pelo sistema de justiça criminal.

    MULHER – O número de ocorrências de estupros em dezembro de 2017 foi o segundo menor do ano, com 148 casos registrados nas delegacias do Estado. Em julho, haviam sido 142, o menor quantitativo dos últimos 5 anos. Em todo o ano de 2017, houve 2.134 vítimas, 8,7% a menos que em 2016 (2.311).

    Na contramão dos estupros, os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher subiram. Houve 4,3% mais registros em 2017 (33.188) do que em 2016 (31.466), apontando para uma tendência de aumento das denúncias. Em 2017, o Governo de Pernambuco implantou mais uma Delegacia da Mulher, em Afogados da Ingazeira (Sertão), passando a oferecer os serviços em 11 unidades especializadas do tipo, e também promulgou a Lei do Feminicídio. “Aumentamos a notificação, ampliamos e descentralizamos o atendimento às mulheres e, ao excluir a tipificação de crime passional, tornamos a penalidade mais dura para os agressores”, explica o secretário.

    CELULAR – Em 2017, as polícias de Pernambuco conseguiram recuperar e devolver a seus proprietários 1.007 telefones celulares roubados. Lançado em março de 2017 pela SDS, o programa Alerta Celular ajudou a alavancar essas restituições. Para efetuar o cadastro no Alerta Celular, o usuário precisa acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br). Na página da ferramenta, deve informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06# que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, governo de pernambuco, indice de crimes, reduçao, CVPs
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Comunidade Segura Benfeficia bairro da Várzea

    | Segurança

    projeto comunidade segura  

    Na ação foram emitidas cerca de 200 carteiras de identidade, 300 fotos 3x4, e 50 CPF

    Com o objetivo de aproximar a polícia e os demais órgãos ligados à segurança pública, a Secretaria de Defesa Social (SDS) levou na manhã desta terça-feira (16/01), serviços de cidadania, inclusão e prevenção social aos morados do bairro da Várzea, situado na Zona Oeste do Recife. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura do Recife (PCR) e Secretaria de Educação.

    Na Escola Estadual Candido Duarte foram ofertados serviços de orientações odontológicas; emissão gratuita de documentos (carteira de identidade, CPF, certidões de casamento, óbito e nascimento); palestras educativas sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, utilização correta dos botijões de gás, crianças, bullying nas escolas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, polícia comunitária e uso de entorpecentes.

    A doméstica Liliane da Silva Santos, de 26 anos, esteve presente na ação para tirar a 2ª via do RG. “A ação veio em boa hora. O bairro da Várzea e adjacências necessitava deste olhar especial dos órgãos públicos. Fico feliz em poder tirar uma nova carteira de identidade de forma gratuita e rápida”, contou Liliane. No local foram emitidas cerca de 200 carteiras de identidade, 300 fotos 3x4, e 50 CPF.

    “A Polícia não trabalha apenas de forma repressiva, mas também preventiva. Com o Projeto buscamos estreitar laços com a comunidade, através da prevenção social ofertando serviços básicos gratuitos. Desta forma, estabelecemos um canal de comunicação com a população, para que possamos ouvir as necessidades da comunidade, promovendo melhorias na qualidade de vida”, afirmou o gestor de Articulação e Capacitação da SDS, o coronel PM Fernando Correia.

    A gestora do Departamento de Polícia da Mulher, a delegada Gleide Ângelo, esteve presenta na ação e ressaltou a importância da proximidade com a sociedade, em especial as mulheres. “A violência contra mulher é um trabalho de prevenção. A polícia vem até a comunidade conscientizar, esclarecer e orientar a mulher que procure uma Delegacia e denuncie a violência sofrida. Precisamos estar perto da comunidade. O Agressor precisa saber que as mulheres não estão sozinhas”, ressaltou Gleide Ângelo.

    As atividades contaram ainda com palestras da Delegacia do Idoso (sobre proteção aos idosos), a Delegacia do Consumidor (sobre direitos dos consumidores) e o Denarc (sobre combate às drogas).

    Na ocasião, aconteceu uma reunião entre representantes das operativas da SDS, Ouvidoria, Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) e a Prefeitura do Recife com os líderes comunitários da Várzea.

    A população local pode ainda cadastrar os dados dos aparelhos de celulares, no Alerta Celular, sistema da SDS que inibe a ação de assaltantes.

    Para autônoma Marcia Maria de Andrade, 50 anos, o cadastro agiliza na busca do aparelho. “Achei necessário realizar o cadastro, uma vez que podemos encontrar nosso celular roubado ou furtado, e punir a pessoa que subtraiu o aparelho, repassou e até comprou”, disse Marcia.

    Nas dependências externas da Escola, uma delegacia móvel foi instalada à disposição da população, que buscou esclarecimentos sobre a atuação das polícias. A Corregedoria e a Ouvidoria da SDS também estiveram presentes. As bandas da PM e do Corpo de Bombeiros animaram a manhã com muito frevo.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, projeto comunidade segura, see, serviço
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Comunidade Segura chega ao bairro da Várzea

    | Segurança

    O bairro da Várzea, situado na Zona Oeste do Recife, será o segundo bairro a receber o Projeto Comunidade Segura. Uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social (SDS) em parceria com a Prefeitura do Recife (PCR) e Secretaria de Educação. O Projeto visa aproximar a polícia e demais órgãos ligados à segurança pública da comunidade e levará, das 8h ás 14h desta terça-feira (16/01), serviços de cidadania, inclusão e prevenção social aos moradores da localidade.

    A iniciativa contará com a atuação de unidades e profissionais das Polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros e da SDS.

    Entre os serviços que serão prestados nesta ação: orientações odontológicas; emissão gratuita de documentos (carteira de identidade, CPF, certidões de casamento, óbito e nascimento).

    Importante esclarecer que todas as emissões ofertadas são para documentos a partir da 2ª via, sendo necessário levar original e/ou cópia autenticada da certidão de nascimento para todos os tipos de emissão.

    Além desses serviços, serão realizadas palestras educativas sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, utilização correta dos botijões de gás, crianças, bullying nas escolas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, polícia comunitária e uso de entorpecentes. A Delegacia da Mulher abordará sobre violências contra a mulher (Lei Maria da Penha), a Delegacia do Idoso (sobre proteção aos idosos), a Delegacia do Consumidor (sobre direitos dos consumidores) e o Denarc (sobre combate às drogas).

    A ação contará ainda com apresentações das bandas da PM e do Corpo de Bombeiros, atividades práticas com cães de busca, além da Operação Desarmamento, na qual pessoas sem porte poderão entregar suas armas à Polícia, sem penalização.

    “Toda a programação do Projeto é montada completamente voltada para as realidades e necessidades de cada local onde é realizada”, explica o Secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

    A programação contará ainda com uma delegacia móvel que será instalada no local durante toda a ação. E a população poderá denunciar ou buscar esclarecimentos sobre a atuação das polícias através da Corregedoria e da Ouvidoria da SDS, que estarão no local à disposição da população.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, projeto comunidade segura, see, serviço
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Noronha contabiliza mais de 600 abordagens

    | Segurança

     Operação Noronha

    Segurança na ilha foi tema de reunião com o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire

    A segurança na Ilha de Fernando de Noronha foi tema de uma reunião, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR), no bairro de São José, no Recife, envolvendo as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além do promotor do Ministério Público de Pernambuco no distrito, Alfredo Pinheiro Martins Neto, sob a coordenação da Secretaria de Defesa Social. O objetivo do encontro, realizado na última quarta-feira (10/11), foi avaliar a Operação Noronha, que ocorreu no período de 21 de dezembro a 3 de janeiro.

    No período da operação, foram contabilizadas abordagens a transeuntes e veículos, além de cinco interdições de bares. Em sua atuação, a PM efetuou 475 abordagens nas ruas, mais 56 em táxis, 92 em motocicletas e 3 em ônibus. Testes de alcoolemia também foram feitos, com 7 constatações de nível de álcool no sangue além do permitido, mais 20 recusas à aplicação do exame. Nas blitz, houve ainda 49 multas e 21 apreensões de Carteira Nacional de Habilitação.

    Já o Corpo de Bombeiros levou a Operação Bar Seguro a Fernando de Noronha, vistoriando 100 pousadas e os bares, restaurantes e lanchonetes da ilha. O objetivo da ação é combater o funcionamento irregular, evitar incêndios e acidentes com multidões, como também prevenir crimes. Quatro bares acabaram interditados por irregularidades na documentação e na estrutura exigida para funcionamento. Posteriormente, todos atenderam aos requisitos e puderam funcionar no ano novo.

    “Fernando de Noronha é uma das localidades mais seguras do Brasil, com pelo menos uma década e meia sem registro de homicídio. Com esse esforço concentrado, prevenimos e combatemos perturbação do sossego e conflitos na comunidade, garantimos a ordem e a tranquilidade para moradores, trabalhadores e turistas. Esse encontro também nos ajudou no planejamento e aprimoramento das ações de segurança que serão implementadas ao longo do ano no arquipélago”, explicou o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, operaçao noronha, sds, pm, pc, bombeiros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto da SDS leva cidadania e serviços para 11 comunidades do Recife

    | Segurança

    Batizada de Comunidade Segura, a iniciativa tem início nesta terça (09/01) na UR-2, no Ibura, Zona Sul da cidade

    A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) inicia, em janeiro de 2018, um projeto de cidadania, inclusão, prevenção, esclarecimento e prestação de serviço à população de 11 bairros do Recife. Batizada de Comunidade Segura, a iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Recife, levará para comunidades unidades e profissionais das Polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros e da SDS.

    A primeira parada da Caravana será a UR-2, no Ibura, no dia 09/01 (terça-feira).  Na Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Professor Jordão Emerenciano (Av. Angra dos Réis, s/n), será montada a estrutura de serviços, incluindo orientações odontológicas; emissão gratuita de documentos (identidade, certidões de casamento, óbito e nascimento); palestras educativas sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, utilização correta dos botijões de gás, violências contra a mulher (Lei Maria da Penha), crianças, bullying nas escolas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, polícia comunitária e uso de entorpecentes.

    Também haverá na grade da programação, durante manhã e tarde, apresentação das bandas da PM e do Corpo de Bombeiros, atividades práticas com cães de busca e ainda a operação desarmamento, na qual pessoas sem porte poderão entregar suas armas à Polícia, sem penalização. Uma delegacia móvel será instalada no local durante todo o dia da ação. A Corregedoria e a Ouvidoria da SDS estarão presentes, para possíveis denúncias e esclarecimentos à população.

    “Essa ação integrada visa aproximar Polícia e sociedade. Estamos investindo fortemente não apenas na repressão e na investigação policial, mas também na prevenção, orientação e cidadania. Cotidianamente, nossas operativas fazem ações sociais, mas estamos integrando e potencializando esses esforços. Elaboramos uma programação voltada para as realidades e necessidades locais, a exemplo dos acidentes com pessoas que estão substituindo o botijão de gás por lenha, álcool e outros materiais inflamáveis”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

    A Caravana passará um dia inteiro em cada um dos 11 bairros ou comunidades. As ações ocorrerão nas terças-feiras. Depois da UR-2, serão contemplados: Várzea (16/01), Vila da Imbiribeira (23/01), Vasco da Gama (30/01), Torrões (06/02), Cordeiro (20/02), Vila Cardeal Silva (27/02), Totó (06/03), Ipsep (13/03), Nova Descoberta (20/03) e Vila do Sesi (27/03).

    Serviço: Comunidade Segura na UR-02

    Data: 09/01 (terça-feira)

    Horário: das 8h às 17h

    Local: Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Professor Jordão Emerenciano, UR-2, Ibura, Recife (Av. Angra dos Reis, s/n)

    Contato para entrevista: coronel Fernando Correa, gestor de Articulação e Capacitação da SDS. Telefone: (81) 98301-3575.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, projeto comunidade segura, pc, pm, policia cientifica, bombeiros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara amplia Conselho Estadual de Defesa Social

    | Segurança

    Projeto de Lei garante maior participação popular no debate sobre segurança pública

    Com o intuito de ampliar a participação da sociedade no debate sobre segurança pública, o governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta quarta-feira (03.01), durante reunião do Pacto pela Vida, o Projeto de Lei Ordinária que reestrutura o Conselho Estadual de Defesa Social (CEDS).  Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que espera que o novo conselho favoreça a criação e discussão de ações efetivas para a melhoria da segurança pública do Estado.

    “Diante de tudo que a gente enfrentou em 2017, é um reclamo justo da sociedade. Da necessidade de funcionar, fora o Pacto Pela Vida, também em instâncias que dialogassem mais efetivamente com a sociedade civil dentro de outras metodologias e assuntos que também são pertinentes na questão da defesa social. Então, decidimos modificar o Projeto de Lei que foi aprovado e, a partir desse primeiro semestre, vamos regulamentar a utilização desse conselho, e que ele seja e sirva efetivamente para um fórum de discussão em questões importantes ”, ressaltou.

    Com a reestruturação, o Conselho Estadual de Defesa Social, que tem natureza colegiada e atua por meio de um modelo paritário, passa a ter reuniões trimestrais. Além disso, passa a ser formado por 30 membros, incluindo gestores públicos e representantes de diversas entidades, assim como da sociedade civil organizada. As universidades públicas do Estado, que têm desenvolvido diversos estudos em relação ao tema, também terão participação no CEDS, que ainda contará com a presença dos demais poderes constituídos, como a Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário, o Ministério Público de Pernambuco e a Defensoria Pública.

    “A atuação permanente do Conselho, que passa a contar com uma composição bastante plural, será uma ferramenta fundamental para discutir e pensar estratégias e políticas públicas de defesa social. Também terá um papel vital para fomentar estudos e pesquisas na área de segurança, que contribuirão decisivamente para o direcionamento das estratégias e ações do Pacto pela Vida”, comentou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. 
    Assuntos: sds, paulo camara, pacto pela vida, ceds
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara reforça frota do Corpo de Bombeiros com a entrega de novas viaturas e equipamentos

    | Segurança

    Ação realizada na manhã desta quarta-feira garantirá mais agilidade e eficiência ao trabalho da corporação

    O governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta quarta-feira (03.01), 17 novas viaturas e dez veículos desencarceradores ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Os novos automóveis, devidamente equipados para atender as ocorrências registradas pela corporação, serão utilizados no incremento de sua estrutura operacional na Região Metropolitana do Recife (RMR) e em unidades do Interior. O total investido pelo Governo de Pernambuco para aquisição das novas viaturas e equipamentos supera os R$ 6 milhões. 

    "São dez novos veículos para resgate e salvamento e sete maiores que servirão para contenção de incêndios. Nós estamos recompletando e ampliando a nossa frota no Corpo de Bombeiro. No mês de maio serão mais 15, e a gente espera recompletar o Interior", pontuou o governador, completando: "A gente vai ter condições de dar respostas mais rápidas, com equipamentos modernos. E praticamente vamos aumentar em 50% e 60% a frota de veículos dos Bombeiros Militares, o que dará uma condição de agilidade. É o Governo de Pernambuco buscando realmente atuar de maneira decisiva para salvar vidas, fazer resgates e para combater incêndios caso haja necessidade", ressaltou.
     
    Paulo Câmara aproveitou a oportunidade para destacar também que novas unidades do Corpo de Bombeiros serão instaladas em algumas regiões do Interior, promovendo a expansão da corporação. "Devo estar indo em breve para Surubim, Carpina, São José do Egito para inaugurar e a gente espera, nos próximos 60 dias, estar com tudo inaugurado, entregue e tudo devidamente pronto para qualquer tipo de eventualidade e de resgate. É importante a gente ter a condição cada vez maior de salvar vidas, e isso é também a missão dos bombeiros militares", finalizou.
     
    As viaturas de Auto Resgate (AR) são utilizadas para resgate e transporte de vítimas em via pública e as do tipo ABTS (Auto Bomba Tanque e Salvamento), destinadas à atuação em incêndios e salvamentos terrestres. Já os desencarceradores são equipamentos hidráulicos utilizados no corte de ferragens em resgates.

    São, no total, seis viaturas tipo ARs (Auto Resgate) destinadas à RMR, enquanto outras quatro unidades são para uso do CBMPE nos municípios de São José do Egito, Carpina, Surubim e Bonito. Já os veículos do tipo ABTS foram distribuídos em três para a RMR, enquanto outras quatro unidades serão utilizadas  nas cidades do interior beneficiadas nesta ação.

    O comandante geral do CBMPE, coronel Manoel Cunha, afirmou que as novas aquisições trazem uma realidade diferente para a instituição, tornando o trabalho ainda mais eficaz. "São ações muito importantes para Pernambuco e para a nossa instituição. Estamos com uma nova realidade de carros de incêndio. Hoje, nós temos um carro que unifica os serviços de combate à incêndios e salvamento de pessoas, seja terrestre, em altura ou em poços. É uma novidade aqui em Pernambuco. Com os novos equipamentos, vamos poder atender tanto na capital, quanto no Interior", frisou. Sobre os novos equipamentos de desencarceramento, o comandante destacou que os dispositivos possibilitarão um resgate com maior efetividade, beneficiando a população pernambucana. "Há 20 anos nós trabalhávamos com a cunha hidráulica e demorávamos mais de três horas para retirar uma vítima de dentro de um veículo. Hoje, nós tiramos com dez, quinze ou vinte minutos de trabalho. É uma realidade totalmente diferente, que contribuirá para vida do cidadão pernambucano", comemorou. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, paulo camara, governo de pernambuco, corpo de bombeiros, frota, viaturas, cbmpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Paulo Câmara sanciona pacote de leis para fortalecer segurança em Pernambuco

    | Segurança
    Projetos sancionados criam 26º BPM, o 2º BIESP e a 11ª CIPM, além de interiorizar a atuação da Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e das delegacias de combate ao Narcotráfico
     

    O governador Paulo Câmara sancionou, na última quarta-feira (27/12), um pacote de ações que garantem a criação de novas unidades para o Corpo de Bombeiros e as Polícias Militar, Civil e Científica, fortalecendo, descentralizando e interiorizando a atuação dessas operativas para todo o Estado. Os decretos que criam o 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), o 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) e a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM), além de novas Delegacias de Repressão ao Narcotráfico, novos grupamentos do Corpo de Bombeiros e unidades regionais da Polícia Científica, juntamente com o Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, foram publicados no Diário Oficial de Pernambuco desta quinta-feira (28/12).

    "Todas essas ações se integram ao nosso planejamento do Pacto Pela Vida para melhorar a segurança em Pernambuco. Estamos terminando 2017 melhor do que começamos e, com certeza, com esse conjunto de medidas, teremos um 2018 com paz em todo o Estado", afirmou o governador Paulo Câmara.

    As medidas fazem parte do Plano de Segurança de Pernambuco e reforçam o compromisso do Governo no combate à violência e ao crime organizado, contemplando um investimento de R$ 390 milhões para o setor. “São ações concretas, ações reais de enfrentamento à violência. A sensação de segurança é uma demanda que a população de Pernambuco já deseja há muito tempo, e é esse o nosso dever: trabalhar com muito compromisso e seriedade, para que todos se sintam seguros aqui em Pernambuco. Novas estruturas estão sendo criadas para a PM e estamos interiorizando a Polícia Científica e as delegacias de combate ao narcotráfico, medidas necessárias, que, com certeza, trarão respostas importantes contra a violência”, comentou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. 

    2º BIESP – Com a criação do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) em Petrolina – o primeiro já está em funcionamento em Caruaru –, é a vez de o Sertão passar a contar com unidade especializada que antes só estavam presentes na Região Metropolitana do Recife. Integrarão o 2º BIEsp policiais do Batalhão de Radiopatrulha, Motopatrulhamento e Batalhão de Trânsito, o que proporcionará ao município a capacidade de fortalecer o combate a diversas modalidades de crimes na Região. Além disso, essas unidades atuarão de forma preventiva como reforço do patrulhamento rural e de trânsito nas diversas rodovias estaduais que cortam os municípios sertanejos. Também terão papel importante nas ações de pronta resposta, contribuindo para desmobilizar quadrilhas de assaltos a carros-fortes e a instituições bancárias que atuam em cidades do Sertão do Estado.

    26ª BPM – A criação do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) ampliará as atividades de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, englobando os municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba. Também ficarão sob a responsabilidade do 26º BPM quatro das sete unidades prisionais que atualmente funcionam na área de responsabilidade do 17º BPM. Essa nova divisão contribuirá para aprimorar o controle aos diversos crimes relacionados à comunidade carcerária. A região do Litoral Norte, além de contar com comunidades mais isoladas, o que demanda a necessidade de fortalecer as patrulhas rurais, ainda passa por um processo único de aumento da população, devido ao incremento da planta industrial. Além desse fator, possui uma população flutuante que chega a triplicar em determinadas épocas do ano, devido ao seu potencial turístico.

    11ª CIPM – Já na região Agreste, o policiamento ostensivo será fortalecido com a criação da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. A unidade ampliará as atividades de prevenção e combate ao crime na Microrregião de Garanhuns, provendo um policiamento mais eficaz nos municípios de Lajedo, Jupi, Jucati, Panelas, Jurema, Calçados, Ibirajuba e Canhotinho. Com a criação da 11ª CIPM, a Área Integrada de Segurança 18 (AIS-18), hoje atendida exclusivamente pelo 9º BPM, receberá reforço no policiamento ostensivo. A criação da companhia acabará por repercutir de forma positiva na Área Integrada de Segurança (AIS) 14.

    POLÍCIA CIENTÍFICA – Visando à descentralização dos serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil da Polícia Científica, foram criadas nove novas unidades descentralizadas da Polícia Científica – além das três já existentes no Recife, em Caruaru e Petrolina. A interiorização da corporação tornará possível levar os serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil para mais perto da população da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Elas terão sede nos municípios de Palmares e Nazaré da Mata, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, e Salgueiro, no Sertão. Todas contarão com profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).

    O efetivo que atuará nas novas unidades será oriundo do último concurso público da Polícia Científica de Pernambuco, realizado em 2016. Serão 139 peritos criminais, 40 médicos legistas, 130 auxiliares de peritos, 73 auxiliares de legistas e 51 peritos papiloscopistas. Todos já estão participando do Curso de Formação da Polícia Científica, com término previsto para janeiro de 2018. A partir da interiorização das atividades da Polícia Científica, o Estado busca também reforçar o combate ao crime. Com maior celeridade nas perícias criminais e médico-legais, os inquéritos policiais serão otimizados, contribuindo para a redução da impunidade, especialmente em casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

    GENÉTICA – O Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC) será subordinado à Gerência Geral de Polícia Científica e realizará as perícias criminais no âmbito da genética forense. 

    DENARC – As delegacias especializadas no combate ao tráfico de entorpecentes fazem parte da estratégia de segurança adotada pelo Governo de Pernambuco para diminuir os números dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), já que mais da metade dos assassinatos registrados no Estado têm relação direta com a disputa de território na venda de drogas ou em consequência de dívidas pelo uso das substâncias. Cada delegacia terá um delegado titular, um adjunto, um escrivão e três agentes. Pernambuco já conta com três delegacias do Denarc que atuam na capital e Região Metropolitana do Recife. Com a implantação das outras nove unidades, o Estado passará a ter 12 Delegacias Especializadas no Combate ao Narcotráfico.

    Os municípios beneficiados com as novas sedes do Denarc serão Cabo de Santo Agostinho, na RMR, Goiana, na Mata Norte, Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, Caruaru e Garanhuns, situadas no Agreste pernambucano e Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina, todas as quatros no Sertão do Estado. A previsão é que as delegacias possam entrar em funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2018, com a chegada do novo efetivo da Polícia Civil, que está em formação na Academia de Polícia do Estado (Acadepol). Com a exceção de Caruaru, que está em operação desde setembro deste ano. 


    BOMBEIROS – Seis novos grupamentos de Bombeiros passarão a funcionar em todo o Estado. Também serão criados nove Centros de Atividades Técnicas, que são responsáveis pelos serviços de vistoria e pela análise e aprovação dos projetos de segurança contra incêndio e pânico de todos os Municípios do Estado de Pernambuco. Os novos centros serão descentralizados passando a funcionar na Zona da Mata, Agreste e Sertão e, após a conclusão do curso de formação, os 300 novos bombeiros militares serão empregados às novas unidades.
    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, criação da 26º bpm, 2º biesp e a 11º cipm, mais segurança, paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sefaz-PE apreende R$ 4,3 milhões em mercadorias irregulares

    | Segurança

     operação guardião

    A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) apreendeu R$ 4,3 milhões em mercadorias irregulares, por meio da Diretoria de Postos e Terminais Fiscais (DPF), durante mais uma etapa da Operação Guardião, realizada nas últimas 48 horas. A ação fiscalizou o trânsito de produtos no Recife e interior do Estado, resultando em um crédito tributário de R$ 1,8 milhão ao Governo de Pernambuco.

    Entre as mercadorias apreendidas estavam principalmente produtos de tecido e confecções, estivas e carnes de charque. Também foram interceptados cinco caminhões de madeira, no Agreste do Estado, que estavam em desvio da rota de destino original.

    A inciativa fiscalizou 355 veículos de carga durante os dois dias de operação. A ação contou com 35 auditores fiscais e 20 policiais militares.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sefaz pe, apreensao de mercadorias irregulares
    Compartilhe: Link para o post: