meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Franca convoca 289 novos agentes para Funase

    | Segurança
     
    A Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e da Juventude, comandada por Roberto Franca, estará convocando na próxima semana 289 agentes socioeducativo​s​ para atuarem nas unidades da Funase localizadas na Região Metropolitana do Recife. A inciativa consta do Plano de Ações Emergenciais voltadas para o atendimento das necessidades mais prementes da Fundação. O documento foi lançado no mês passado.
     
    No que se refere à nomeação dos agentes, ela acaba de ser autorizada pela Secretaria de Administração do Estado. O objetivo é recompor as vagas disponíveis que ao longo do tempo foram ficando disponíveis, reforçando a segurança dos sócio-educandos. 
     
    Roberto Franca esclareceu que para atender as unidades do interior pernambucano está prevista uma seleção simplificada, através da qual serão escolhidos 108 agentes socioeducativos. Eles serão distribuídos entre os diversos municípios que apresentarem maior carência de pessoal.
    Assuntos: sdscj, roberto franca, agentes socioeducativos, Plano de Ações Emergenciais,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caem homicídios, roubos, furtos e violências contra a mulher no mês de abril

    | Segurança

     Mulher

    O mês de abril registrou redução nas mais diversas modalidade de crimes, em comparação com o mês anterior, conforme as estatísticas apresentadas, nesta segunda-feira (15/05), pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, em entrevista coletiva. Houve, conforme o balanço, queda em homicídios (- 6,4% ou 35 mortes a menos), crimes violentos contra o patrimônio (- 14%), especialmente nos assaltos a coletivos ( -30,6%), estupros ( -27,6%) e violência doméstica contra a mulher (-15,2%).

    “A queda nos números não é motivo de comemoração, pois sabemos que estamos distantes do que desejamos para a população de Pernambuco. Mas motiva a tropa e fortalece as diretrizes do trabalho daqueles que comandam as forças de segurança. No caso dos CVLIs, tivemos uma redução de 6,4% (514 contra 549 no mês anterior). Em março, já houve uma leve redução de 0,21% em relação a fevereiro. Considerando que, desde o segundo semestre de 2014, os CVLIs só ascenderam, avaliamos que esses são os primeiros resultados dos ajustes operacionais nas polícias, com foco nos grupos de extermínio”, diz o secretário.

    No primeiro quadrimestre de 2017, foram presas 764 pessoas por envolvimento em assassinatos. O mês de abril foi o de maior número de detenções no ano, com 229 suspeitos alcançados pelas polícias Civil e Militar. Uma das principais operações é a Força no Foco, que, em 15 edições em dois meses, capturou 49 acusados de homicídios, instaurando mais de 249 inquéritos. “Ao priorizar os assassinatos recentes e envolver as delegacias distritais nas investigações, ampliamos o número de inquéritos com autoria esclarecida e estamos retirando de circulação matadores contumazes”, avaliou Gioia. Em abril, conforme o balanço, 58% (ou 298 CVLIs) dos homicídios tiveram relação com atividades criminais, a exemplo de crime organizado, tráfico de drogas, grupos de extermínio e sistema prisional; 16,5% (85) foram de conflitos na comunidade ou proximidade; 4,7% (24) tiveram origem em latrocínios; 3,7% (19) são descritos como conflitos afetivos ou familiares e 1,9% (10) foram feminicídio.

    CVP – Com relação aos crimes violentos contra o patrimônio (CVP), foram registradas 9.257 ocorrências em abril, contra 10.763 em março. A diferença de 1.506 casos, entre os dois meses, representou uma variação negativa de 14% nos roubos, furtos e extorsões. Entre os CVPs, a maior queda ocorreu em relação às investidas a ônibus e coletivos, com redução de 30,6%. Em abril, foram 102 assaltos, contra 147 no mês anterior. “Pelo terceiro mês consecutivo, caem as ações de bandidos contra os ônibus. Reforçamos o patrulhamento e abordagens nos corredores e horários onde verificamos grande incidência, além de prendermos, somente este ano, mais de 70 acusados de envolvimento neste tipo de ação. É preciso, no entanto, que as empresas avancem mais na instalação de câmeras de boa resolução, ajudando o trabalho das polícias”, comentou o secretário.

    Outra modalidade de CVP, os roubos e furtos a agencias bancárias reduziram de 8 casos, em março, para 2, em abril. As investidas contra caixas eletrônicos e carros-fortes não tiveram alteração, com 2 ocorrências em terminais eletrônicos e 1 ação contra veículo de transportadoras de valores em cada mês. Completando os dados de crimes contra o patrimônio, foram 1.735 roubos de veículos em abril, contra 1909 no mês anterior (redução de 9,1%).

    MULHER - Em todo o mês de abril, foram registrados 126 estupros, contra 174 no mês anterior, representando uma variação negativa de 27,6%. Já violência doméstica e familiar contra a mulher caiu 15,2%, com 2.485 casos em abril, contra 2.929 em março.

    Confira apresentação na íntegra aqui www.sds.pe.gov.br

    Assuntos: SecMulher, redução crimes, SDS, violencia contra a mulher, feminicideo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado assina acordo com BNDES para avaliar o futuro da Copergás

    | Economia, Segurança
    BNDES

    Governador Paulo Câmara também avançou nas negociações para obter empréstimo de R$ 600 milhões do banco de fomento 
     
    RIO - O governador Paulo Câmara e a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, assinaram, nesta terça-feira (09/05), um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o banco para planejar e estruturar as possíveis ações futuras da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). A parceria permitirá avaliar as condições do mercado para análise de parcerias da empresa com o setor privado.

    "Estamos iniciando esse processo de avaliação juntamente com o BNDES. Esta é uma forma de manter a Copergás fazendo os investimentos necessários para ampliar a rede de gás em Pernambuco. Muito já foi feito, mas novas parcerias privadas podem aumentar o papel da empresa na economia do Estado", disse o governador de Pernambuco.

    Paulo Câmara também tratou com Maria Sílvia dos novos empréstimos do BNDES a Pernambuco. O Estado recebeu autorização do Governo Federal para fechar novas operações de crédito no montante de até R$ 600 milhões.

    "Avançamos nos entendimentos para que esses recursos sejam destinados às áreas prioritárias do nosso Governo, que são Educação, Recursos Hídricos, estradas e Segurança Pública", informou Paulo Câmara.

    Além da construção de novas escolas em tempo integral, o Governo de Pernambuco pretende usar o dinheiro do empréstimo do BNDES, por exemplo, para a aquisição 700 motos e de dois helicópteros no Plano de Segurança Pública e também para destinar a diversas obras hídricas no Agreste e no Sertão do Estado.

    A reunião no BNDES teve as participações do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, do secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, e do presidente do Conselho de Administração da Copergás, José Jorge.


    Fotos: Ennio Benning/SEI
    Assuntos: Paulo camara, governo de pernambuco, bnds, copergás, educação, recursos hidricos, segurana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação RONE não dá trégua à criminalidade

    | Segurança

    A Operação RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária) concluiu mais um fim de semana (06 e 07/05) de muita atividade, cumprindo seu objetivo de intensificar o combate aos crimes de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, além da prisão de homicidas e outros, nos principais focos de criminalidade existentes em Caruaru.

    Da sexta-feira até o domingo, foram efetuados 19 flagrantes, apreendidas quatro armas de fogo, debelados cinco pontos de tráfico, cumpridos dois mandados de prisão e recuperados cinco veículos roubados.

    No sábado, a Operação realizou abordagens de 608 motocicletas, 54 carros, 16 bicicletas e 65 bares, totalizando 1.134 pessoas revistadas. No domingo, foram 621 motocicletas, 49 carros, 70 bares e 12 bicicletas, com 1.056 pessoas passando por revista.

    Além da equipe do 4º BPM, a RONE conta com a participação de unidades especializadas da Polícia Militar, como o BEPI, CIOE, BPRv, RPMon, CIPCães e BPRp. Outro apoio imprescindível tem sido da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA). A Operação é realizada, diariamente, através da realização simultânea de pontos de bloqueio móveis, aliados ao desenvolvimento das incursões de equipes táticas com abordagens.

    Assuntos: pm, operação rone, combate ao trafico de entorpecentes, porte ilegal de arma de foto, prisão de homicidas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Furto de água na Adutora do Prata prejudica abastecimento de seis cidades do Agreste

    | Segurança

    Operação Igarapé

    Volume de água desviado ilegalmente da Adutora do Prata, só em um mês, seria suficiente para atender a população de Santa Cruz do Capibaribe durante dez dias

    A suspeita da Compesa de ocorrências de desvio de água da Adutora do Prata motivou a realização da Operação Igarapé, deflagrada pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (5), e que identificou diversos pontos de furtos de água ao longo da BR-104, na zona rural entre os municípios de Caruaru e Agrestina. Foram localizadas ligações clandestinas que transportavam água para grandes barreiros utilizados exclusivamente para o abastecimento e comercialização de carros-pipas para a população. Só no mês de abril, os furtos na Adutora do Prata representaram uma perda de 8% da água fornecida para 550 mil pessoas em Caruaru, Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Ibirajuba, Altinho e Cachoeirinha. Esse volume seria suficiente para atender a população de Santa Cruz do Capibaribe (100 mil pessoas), durante dez dias.

    A Compesa passou a suspeitar da ocorrência de furtos na Adutora do Prata ao registrar, no período das 22h às 6h, uma redução da vazão que chegava a 100 litros de água por segundo, o equivalente a 25% do volume total do sistema que atende as seis cidades situadas no Agreste, região que enfrenta o sétimo ano consecutivo da seca. "O desvio de água estava influenciando diretamente o cumprimento do calendário dos setores atendidos pelo Sistema Prata, pois em algumas localidades a água chegava com baixa pressão e em outras nem chegava",  informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho.

    Por este motivo, a companhia solicitou o apoio do Ministério Público de Pernambuco, que por sua vez acionou a Polícia Civil para investigar a ocorrência de furtos de água na Adutora do Prata. As investigações da Operação Igarapé ganharam desfecho com o cumprimento de três mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão domiciliar. A ação envolveu 18 equipes da Polícia Civil, com a participação 110 policiais, quatro equipes do Instituto de Criminalística, além de 45 profissionais da Compesa.

    Carro pipa

    Fora os prejuízos para o abastecimento da população, os furtos provocaram uma perda no faturamento da companhia estimado entre R$ 300 mil a R$ 500 mil, no período de 30 dias. Até a próxima semana, a Compesa irá calcular os valores das multas correspondentes ao volume estimado de água furtado, considerando o tempo que as ligações foram feitas e os diâmetros das tubulações das ligações clandestinas.

     

    Cidades: Agrestina, Altinho, Cachoeirinha, Caruaru, Ibirajuba, Santa Cruz do Capibaribe
    Assuntos: Compesa, sdec, adutora do prata, furto de água, operação igarapé, caruaru, agrestina,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Transporte Seguro mostra trabalho com números

    | Segurança

     Transporte seguro

    A Operação Transporte Seguro, da Polícia Militar de Pernambuco, segue firme em seu propósito de combater o número de assaltos praticados dentro de ônibus, e somente nos primeiros quatro dias de maio, foram realizadas revistas em 442 coletivos, totalizando 3.420 pessoas abordadas no Recife e Região Metropolitana. E os resultados começam a aparecer, com uma redução de 50,25% nas investidas no comparativo de janeiro com abril deste ano. Foram 199 registros no primeiro mês do ano, contra 99 no mês passado.

    Quando a comparação é feita entre março e abril, os números continuam animadores. No primeiro, foram registrados 147 assaltos, o que representa uma queda de 32,7% sobre as 99 investidas de abril.

    Desde meados de janeiro, quando foram incrementadas as ações da Diretoria Integrada Metropolitana, com apoio fundamental da Diretoria Integrada Especializada, foram encaminhadas à Polícia Civil 89 pessoas suspeitas de praticar crimes nos coletivos, sendo cinco delas esta semana, três apenas nesta quinta-feira (04/05). No mesmo período, foram apreendidas 23 armas de fogo e 20 armas brancas, além de 3,3kg de maconha e 78 pedras de crack.

    E a Operação Transporte Seguro segue se modernizando, buscando fórmulas que ampliem seu poder de fogo. A principal novidade dos últimos dias tem sido a presença de policiais dentro dos coletivos com o ônibus em movimento, por determinados percursos, iniciativa que tem sido bem recebida pela população.

    Assuntos: Polícia Militar, operação transporte seguro, assalto a ônibus
    Compartilhe: Link para o post:
  • PM entra na guerra contra a Baleia Azul no Agreste

    | Segurança

     

    Baleia Azul

    A preocupação com o risco oferecido a crianças e adolescentes motivou o comando da 3ª CPM, de São Caetano, a designar o sargento Freitas para proferir uma palestra sobre a ameaça do jogo Baleia Azul para os alunos do Centro Educacional Cecília Meireles. Na oportunidade, foi mostrado à criançada que não se deve aceitar convites via redes sociais ou mesmo por mensagens de aplicativos de celular como o WathsApp.

    Foi exposta, ainda, aos alunos, professores e à direção da escola, a importância de este trabalho de conscientização ser repassado para pais, familiares e amigos das crianças e adolescentes, para que denunciem à polícia qualquer mensagem suspeitas, para que as autoridades competentes possam investigar caso a caso.

    Para o sargento Freitas, a palestra é muito importante, pois hoje inúmeras crianças possuem celulares com acesso à internet, e a Polícia Militar “através de sua missão preventiva e educativa, faz com que elas não se envolvam com esse jogo”.

    Assuntos: pm, baleia azul, palestra instrutiva, são caetano, sargento freitas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Queda no número de assalto a ônibus pelo quarto mês consecutivo

    | Segurança

     

    Informações ônibus

    Ações integradas entre as polícias, com abordagens a coletivos e investigações, estão dando resposta no combate aos assaltos a ônibus. Em fevereiro deste ano, a SDS ampliou a força-tarefa da Polícia Civil passando a contar com 10 equipes. A Polícia Militar também reforçou o policiamento nos principais corredores rodoviários da RMR. A soma das ações contabiliza, desde janeiro, a prisão de 63 assaltantes de ônibus, contribuindo para a redução dos crimes. Em Janeiro, foram registrados 199 assaltos a ônibus (média de 6,4 por dia), em fevereiro foram 177 investidas (média de 6,3 por dia) e o mês de março consolidou a queda dessa modalidade de crime, com 147 registros (média de 4,74 por dia). Abril fechou com uma redução ainda maior: 98 assaltos a coletivos. Estão retiradas de circulação pessoas e desbaratadas quadrilhas que ameaçavam a paz dos usuários do transporte público. Um mapeamento das áreas, linhas e horários com maior incidência foi feito, auxiliando o policiamento ostensivo na prevenção das investidas.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco anuncia R$ 290,8 milhões de investimento para novas ações em segurança pública

    | Segurança
    paulo Camara

    Recursos serão investidos na renovação e ampliação da frota das polícias
     
    O Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (12.04), um pacote de ações de investimento na área da segurança pública. Somente na renovação e ampliação das frotas das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros serão investidos R$ 150,8 milhões até 2018, conforme anunciou o governador Paulo Câmara, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Outro investimento do pacote é o aumento do efetivo policial. Para tanto, está previsto um incremento de 4.500 novos policiais nas ruas, um aumento de cerca de 15% do atual efetivo, um incremento de R$ 140 milhões/ano na folha.
     
    "Temos que investir e priorizar aquilo que é fundamental: a segurança. Serão realizados investimentos que vão desde recursos humanos até a valorização da carreira. Estamos buscando efetivamente que Pernambuco tenha condições de dar respostas mais rápidas diante de um cenário adverso", cravou o governador Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual reforçou a preparação financeira do Governo do Estado para que os investimentos sejam realizados. "Pernambuco se preparou para equilibrar as contas públicas e, agora, em 2017, tem condições de realizar investimentos dando prioridade à segurança. É um esforço financeiro enorme que está sendo feito diante da gravidade do momento. E esse conjunto de ações, em breve, trará resultados para a população", assegurou.
     
    Em relação à renovação e à ampliação das frotas das polícias, está previsto um investimento de mais R$ 80 milhões para continuar as entregas de novas viaturas este ano. Serão 320 novas caminhonetes para o patrulhamento de áreas rurais de difícil acesso e outros 487 novos veículos do tipo hatch e utilitários para todas as regiões do Estado.
     
    Também está sendo providenciada a aquisição de 700 novas motocicletas e 3,5 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ao custo de R$ 25 milhões. Já o Batalhão de Choque receberá 12 novos veículos, são eles: três micro-ônibus, quatro vans com 16 lugares cada, quatro caminhonetes 4x4 e um ônibus com 40 lugares, somando um investimento de R$ 3,5 milhões.
     
    Visando dar mais agilidade e uma maior mobilidade ao trabalho das polícias no Interior, o Governo do Estado vai adquirir dois helicópteros, com seus respectivos hangares, orçados em R$ 42 milhões. Também serão providenciadas seis lanchas para combate ao tráfico de drogas no Sertão e na Zona da Mata, totalizando um investimento de R$ 318 mil.
     
    O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Márcio Stefanni, destacou a importância da aquisição dos equipamentos, especificamente, entre eles os dois helicópteros. "Muitos dos crimes são realizados à noite e os helicópteros atuais só têm capacidade de voar à luz do dia. Adquirindo esses dois equipamentos, passaremos a voar também à noite", ressaltou. O gestor enfatizou o esforço realizado pelo Governo de Pernambuco na priorização da segurança do Estado. "Esse conjunto de ações demonstra que estamos nos esforçando financeiramente para que os pernambucanos tenham mais segurança".
     
    O aumento no efetivo policial será garantido com a entrada nas ruas, a partir do segundo semestre deste ano, de 1,5 mil recrutas que atualmente passam por treinamento. Na Polícia Civil, estão sendo convocados 140 delegados e 600 agentes aprovados no concurso de 2016. Na Polícia Científica estão sendo admitidos 310 novos servidores em diversas especialidades.
     
    O governador Paulo Câmara determinou ainda o chamamento de 1,2 mil pessoas que foram aprovadas e não classificadas no último concurso realizado pela Polícia Militar e mais 600 bombeiros militares. Além disso, 750 policiais civis aposentados estão retornando à corporação a fim de atuar em trabalhos administrativos, liberando o pessoal da ativa para as investigações e diligências. Essas ações de aumento no efetivo vão custar R$ 140 milhões/ano. Outra determinação é a realização de concursos anuais para a Polícia Militar, com a garantia de 500 novas vagas a cada ano.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, segurança, investimento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara destaca que não faltarão apoio e recursos para o combate à violência

    | Segurança

    segurança1

    Governador reafirmou aos novos comandantes das Diretorias e Unidades Operacionais da PM o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública

    Reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública, o governador Paulo Câmara destacou, nesta terça-feira (11.04),  o apoio irrestrito ao desenvolvimento das ações da Polícia Militar, durante cerimônia de Passagem de Comando das Unidades e Diretorias Operacionais da PM. "Nunca estive tão confiante, como governador de Pernambuco, a enfrentar esse problema e ao mesmo tempo em buscar meios de resolução. Quero dizer aos nossos comandantes que contem com o nosso apoio. Mas, ao mesmo tempo, saibam que nós vamos estar permanentemente cobrando resultados, buscando alternativas e meios de termos um Pernambuco mais seguro. Que possa honrar as tradições de segurança pública que nós já tivemos e temos o dever de fornecer para a população pernambucana", salientou. 

    O secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, garantiu que o Governo não tem medido esforços com o propósito de assegurar os recursos que venham a refletir em uma maior segurança para os pernambucanos. "O governador Paulo Câmara não têm medido esforços para fornecer materiais humanos e operacionais com objetivo de proporcionar uma maior segurança para população de Pernambuco. Então, devemos avançar muito. O governador, em verdade, resgata valores ideais".  

    O comandante da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, explica que mudanças são naturais e têm o objetivo principal de otimizar a ação da PM. "Nós fechamos um ciclo, mudanças são necessárias e naturais na cúpula da corporação. Inicialmente, nós fizemos a mudança na parte administrativa, hoje nós estamos fechando um ciclo com a diretoria e os comandantes. Cada área da nossa corporação se completa. O governador está imbuído e irá nos prover, com capacidade técnica e liderança, meios para a resposta contra a violência vir o mais rápido possível", frisou.

    Foram empossados na cerimônia o tenente coronel Clodoaldo José, da função de CMT da 4ª CIPM; o tenente coronel André Luiz, da função de CMT da 2ª CIPM; o tenente coronel José Roberto, da função de CMT da 1ª CIPM; o tenente coronel Gilson Cantidiano, da função de CMT do 7º BPM; o tenente coronel Marcos Evangelista, da função de CMT da 5ª CIPM; o tenente coronel Robson Cordeiro, da função de CMT da 3ª CIPM; o tenente coronel Edvaldo Francisco, da função de CMT do 21º BPM; o tenente coronel Ely Lira, da função de CMT do 15º BPM; o tenente coronel Silvestre Dantas, da função de CMT do 16º BPM; o tenente coronel Sérgio Cabral, da função de CMT do 1º BPM; o tenente coronel Marcos Ramalho, da função de CMT do 17º BPM; o tenente coronel André Ângelo, da função de CMT do 6º BPM; o tenente coronel Manoel Renan, da função de CMT do 11º BPM; o tenente coronel Erivaldo Raimundo, da função de CMT do 12º BPM; o tenente coronel Carlos Ferraz, da função de CMT do 18º BPM; o tenente coronel Jaime de Lima, da função de CMT do 20º BPM; o tenente coronel Wolney Alexandre, da função de CMT da CIPOMA; o tenente coronel Josemar Diniz, da função de CMT da BPRv; o tenente coronel Herlício Marmede, da função de CMT da BPGd; o tenente coronel Leonardo Cosme, da função de CMT da RPMon; o tenente coronel Idelfonso Queiroga, da função de CMT da BPRp; o tenente coronel Edvaldo Cézar, da função de CMT da BPCHOQUE.

    Acompanharam a solenidade o secretário de Planejamento e Gestão, Marcio Stefanni; o secretário executivo de Segurança Institucional da Casa Militar, Coronel Felipe Oliveira; o secretário executivo de Defesa Social delegado, João Luís; o sub-comandante da Polícia Militar, coronel André Cavalcanti; e o coronel Adalberto Freire, Chefe do Estado Maior.


    Fotos: Wagner Ramos/SEI
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, segurança pública, sds, Passagem de Comando das Unidades, Diretorias Operacionais da PM,
    Compartilhe: Link para o post: