meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SDS empossa secretário executivo de Defesa Social e corregedora geral

    | Segurança

    Empossados

     O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, empossou, na manhã desta terça-feira (25/07), os delegados federais Humberto Freire e Carla Patrícia Cunha, respectivamente, nos cargos de secretário executivo de Defesa Social e corregedora geral da SDS. A solenidade, realizada no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, contou com a presença do secretário executivo de Gestão Integrada, Carlos Júnior; do comandante da Polícia Militar, coronel Vanildo Maranhão; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Cunha; do chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; e da gerente geral da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos.

    Graduada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nova corregedora geral da SDS, Carla Patrícia Cunha, é delegada federal e atuou, inicialmente, como chefe substituta da Delegacia da Polícia Federal de Caruaru. Na Superintendência Regional da Polícia Federal de Pernambuco, no Recife, foi chefe substituta do Núcleo de Disciplina e da Delegacia de Combate a Crimes Previdenciários. Também chefiou a Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais e o Núcleo de Inteligência Policial, além de ter ocupado os cargos de delegada regional de Combate ao Crime Organizado, corregedora regional e delegada regional executiva do Órgão.

    Em sua posse, reforçou o compromisso de trabalhar pela melhoria da segurança pública em Pernambuco. “Esse é um compromisso que assumo com os pernambucanos e com as autoridades que ocuparam esse cargo antes de mim, incluindo o próprio secretário, Antônio de Pádua. Importante frisar que, além de ser o órgão de controle disciplinar interno das forças de segurança do Estado, responsável por corrigir erros e abusos de autoridades dos servidores, a corregedoria que se pretenda moderna e participativa deve, ao meu sentir, valorizar a atuação preventiva, não esquecendo sua finalidade de atuar como orientadora”, afirmou.

    Também empossado nesta terça, o novo secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, é graduado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Como delegado de Polícia Federal, já exerceu as funções de chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada na Superintendência da Polícia Federal no estado do Amapá e chefe substituto na Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz/MA.

    Em 2004, veio para a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, no Recife, onde chefiou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, a Coordenação Regional de Segurança de Grandes Eventos e a Representação Regional da Interpol. Também foi chefe da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru. Já em 2013, foi cedido ao Ministério da Justiça, para exercer o cargo de coordenador de Execução Operacional da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE).

    “Esse é um dia muito especial. Um dia em que, após vários anos atuando com diversas instituições de segurança, eu passo a efetivamente integrar as fileiras da segurança pública do Estado. É um novo desafio, mas com a mesma dedicação, o mesmo comprometimento e a mesma paixão. Planejamento, gestão, integração e acompanhamento permanente não podem ser apenas palavras. Precisam se materializar em ações, diariamente. Materializando essas palavras em ações, com certeza, teremos a prestação de nossas obrigações com mais qualidade”, comentou o novo Executivo de Defesa Social.

    Finalizando a solenidade, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, aproveitou para falar da expectativa com a nova equipe. “É com grande motivação que recebo vocês na SDS. Somos pernambucanos, nossas famílias e amigos moram em Pernambuco e, assim como eu, vocês têm trabalhado pela segurança no nosso Estado. São dois profissionais capacitados e sei que, em conjunto com nossas operativas, continuaremos mudando os números da segurança em Pernambuco. Temos instituições fortes e integradas. Temos operações policiais dando resultados e mais investimentos previstos. Tenho certeza de que, com esse trabalho, os resultados continuarão a aparecer naturalmente”, finalizou o secretário.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, carla patricia cunha, humberto freire,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Companhias Independentes da PM em Araripina e Tamandaré reforçam o combate à violência em áreas estratégicas

    | Segurança

    Governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira, a lei que cria os dois
     equipamentos, que, juntos, receberão 485 policiais militares

     Com o compromisso de reforçar a segurança pública em todo o Estado, o governador Paulo Câmara anunciou mais uma ação, nesta quarta-feira (19.07), que integra o Plano de Segurança do Governo de Pernambuco – lançado em abril deste ano. Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o chefe do Executivo estadual sancionou a Lei Nº 1.380/2017, que cria duas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) para os municípios de Tamandaré, Litoral Sul, e Araripina, no Sertão do Araripe. Os equipamentos que serão instalados vão atuar no combate à violência de uma maneira geral, ao tráfico de drogas e com políticas preventivas. Ao todo, as duas companhias vão beneficiar cerca de 300 mil pessoas das duas regiões.
     
    “Esse ato representa mais uma ação no enfrentamento à criminalidade no nosso Estado. O Plano de Segurança vem para diminuir a violência e traz uma série de ações que estão conectadas com o que é preciso ser feito para restabelecer a paz no nosso Estado. Sabemos que muito ainda tem a ser feito, mas não vamos descansar enquanto não tivermos êxito. Temos trabalhado dia e noite para que a segurança volte a ter números condizentes com o que a população de Pernambuco merece”, declarou o governador Paulo Câmara.
     
    Paulo pontuou que o Sertão do Araripe receberá o equipamento, sobretudo, pela posição geográfica, pelo crescimento da cidade e pela necessidade de fortalecimento do efetivo policial de toda a região. O mesmo se aplica à cidade de  Tamandaré, também escolhida para sediar uma Companhia Independente. “Precisamos dar respostas rápidas e estar junto da população no combate a criminalidade”, completou.
     
    O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou que as Companhias Independentes vão promover a segurança das regiões e que o próximo passo, após a sanção da Lei, é a estruturação dos equipamentos. “Já temos os espaços para estabelecer os locais onde o efetivo vai trabalhar. Com a chegada dos policiais (militares) que estão na academia, vamos colocá-los para trabalhar nas Companhias. Dessa forma, levaremos a segurança para a população de Tamandaré e Araripina”, afirmou Pádua, ressaltando que o Governo de Pernambuco tem feito o dever de casa no que diz respeito ao reforço da segurança pública.
     
    Com um efetivo total de 235 policiais militares, a 9ª Companhia Independente que será instalada em Araripina será batizada com o nome do Governador Miguel Arraes de Alencar. Além de Araripina, a unidade reforçará a segurança dos municípios de Ipubi e Trindade, região onde vivem, aproximadamente, 150 mil pessoas. A Companhia atuará no policiamento ostensivo, prevenindo crimes e aumentando a segurança. Equipada com viaturas e armamentos, essa tropa terá capacidade de combater o crime organizado e dar pronta resposta em caso de incidentes críticos. A localização é estratégica, uma vez que o município é o maior da chamada tríplice fronteira, envolvendo os limites de Pernambuco, Ceará e Piauí.
     
    Já no Litoral Sul do Estado, a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Tamandaré contará com 250 PMs e vai otimizar o trabalho da segurança pública nas cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande, que abriga cerca de 154 mil pessoas, mas chega a triplicar no verão com a procura intensa pelas praias  da região. “Gostaria de externar nosso agradecimento. Falo em nome do povo da região litorânea. Obrigado por essa grande ação que o senhor fez com essa criação da companhia, que beneficiará não somente o Litoral Sul, mas toda a região da Zona da Mata”, declarou o prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker.
     
    Do efetivo total da Companhia de Tamandaré, 134 policiais serão remanejados da 3ª companhia do 10º Batalhão da PM, localizado em Palmares. Os outros 116 profissionais também serão encaminhados do Curso de Habilitação e Formação de Praças. Além de fortalecer o efetivo à disposição do Litoral Sul, a 10º CIPM vai fortalecer a repressão aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e ampliar a parceria da PM com a sociedade civil, por meio de ações preventivas, repressivas e de infraestrutura, além de intensificar as parcerias com as Guardas Municipais, empresas e comércio locais.
     
    Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa; os secretários Antonio Figueira (Casa Civil); João Campos (chefe de Gabinete do Governo); Kaio Maniçoba (Habitação); José Neto (Projetos Especiais); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); e o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Vanildo Maranhão. Ainda estavam presentes os deputados federais Danilo Cabral, João Fernando Coutinho e Luciano Bivar; e os deputados estaduais Lucas Ramos, Roberta Arraes, Simone Santana, Clodoaldo Magalhães e Ricardo Costa.

    Cidades: Araripina, Tamandaré
    Assuntos: sds, pmpe, paulo camara, antonio de padua
    Compartilhe: Link para o post:
  • 18º Batalhão da PMPE ganhará nova sede no Cabo de Santo Agostinho

    | Segurança
    bpm
    Governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira, termo de doação de terreno  para a construção do equipamento às margens da PE-60
     
    Para reforçar e ampliar o policiamento no Cabo de Santo Agostinho e no Ipojuca, o governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (10.07), o termo de doação de terreno para a construção da nova sede do 18º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco. Localizada na PE-60, a área foi doada pelo Grupo Santo Inácio S.A. (Sisa) e receberá o apoio de  R$ 1 milhão para a implantação do equipamento, advindos de emendas parlamentares. O anúncio ocorreu durante a passagem da sede do Governo de Pernambuco pelo município, em celebração dos 140 anos de emancipação política do Cabo.

    O Batalhão, que hoje funciona no bairro da Cohab, também será reforçada com ações previstas no Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril, e dará uma contribuição significativa para o combate à violência nos municípios. 

    "Nós vamos reformular todo o 18º batalhão da Polícia Militar aqui, que abrange as cidades do Cabo e do Ipojuca, para que ele esteja preparado para receber os novos policiais e, ao mesmo tempo, poder dar respostas rápidas à população no tocante à segurança. Essa é uma área que é um desafio enorme, mas que a gente há de vencer com muito trabalho, perseveranç.a e, acima de tudo, com o apoio do povo de Pernambuco", ressaltou o governador.
     
    Paulo ainda pontuou que a ação, que integra o Plano de Segurança de Pernambuco, vai contribuir para o reforço da atuação da PM nos dois municípios. "A questão da segurança está demandando muita atenção, todos sabem. E meu governo está atento e vem trabalhando, incansavelmente, para trazer de volta o sossego que todos nós almejamos. Ainda no decorrer deste ano de 2017, realizaremos importantes ações efetivas de combate à violência em todos os seus aspectos", cravou.  
     
    O chefe do Executivo estadual aproveitou sua passagem pelo município para visitar o local onde será erguida a nova sede da tropa. Os investimentos para a implantação do batalhão são frutos de duas emendas parlamentares - de R$ 500 mil cada – indicadas pelos deputados Everaldo Cabral e pelo prefeito Lula Cabral, no período em que ele era membro da Assembleia Legislativa. 

    RESSOCIALIZAÇÃO - Através da Secretária Estadual de Justiça e Direitos Humanos, um convênio foi assinado entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal para a contratação de 100 egressos reeducandos, que cumprem pena no sistema penitenciário de Pernambuco, em regime aberto livramento condicional. Os reeducandos poderão exercer atividades como serviços gerais, motorista, jardineiro, apoio administrativo, entre outras funções, no intermédio da cooperação entre as partes. 

    Pelo trabalho eles serão remunerados com um salário mínimo (R$ 937,00) e vale-transporte. Além do Cabo de Santo Agostinho, o órgão de execuções penais de Pernambuco mantém parcerias com as prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Petrolina e Olinda.

    Através do convênio, regulamentado pela Lei de Execução Penal, o empregador fica isento de encargos trabalhistas, como FGTS, 13º salário e férias. O que representa uma redução de aproximadamente 40% na despesa com o reeducando. Pode promover jornadas de trabalho de até 40 horas/semanais e utilizar a iniciativa como prática de responsabilidade social da empresa.
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: paulo camara, cabo de santo agostinho, batalhao de policia militar, sds, sjdh
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara instala Governo de Pernambuco no Cabo de Santo Agostinho e anuncia conjunto de ações estruturadoras para o município

    | Saúde, Segurança, Turismo, Transporte
    cabo

    Ao todo, R$ 57 milhões serão investidos em obras nas áreas de infraestrutura, saúde, turismo e segurança da cidade, que sediou a gestão estadual nesta segunda-feira
     
    No dia em que a sede do Governo do Estado se instalou no Cabo de Santo Agostinho, em homenagem aos 140 anos de emancipação política do município, o governador Paulo Câmara anunciou e autorizou um pacote importante de obras para reforçar as áreas de infraestrutura, saúde, turismo e segurança. Em solenidade no Centro Administrativo da cidade, o chefe do Executivo estadual assinou a ordem de serviço para a implantação da PE-33, que contemplará 8,6 km de extensão e contará com um aporte de R$ 32,7 milhões. Na ocasião, também foi lançado o edital de licitação para construção de uma ponte que dará acesso a quadra F do Distrito Industrial, além da liberação de doação de terreno para a construção de uma UPAE no município, entre outras iniciativas. 
     
    “Neste dia festivo - e ao mesmo tempo um gratificante dia de muito trabalho -, eu tenho o privilégio de anunciar algumas ações importantíssimas que resultarão, seguramente, em benefícios essenciais e diretos para toda a população. São mais de R$ 50 milhões para diversas áreas que buscam, justamente, melhorar a qualidade de vida do povo. Temos a construção de uma nova estrada, também vamos construir uma ponte. Em breve, teremos uma UPAE para atender a população do Cabo, entre outras ações que vão fortalecer os serviços públicos oferecidos”, assegurou Paulo Câmara, completando: “E vamos continuar trabalhando por um Pernambuco cada vez melhor para todos”.

    A rodovia, que tem prazo de conclusão de 18 meses, vai beneficiar cerca de 267,4 mil habitantes do Cabo de Santo Agostinho e Escada. O trecho inicial da obra, com 2 km de extensão,  compreende o trecho entre a PE-060 e o Campus do IFPE do Cabo de Santo Agostinho. Para a execução deste trecho, será necessário o investimento estimado de R$ 10 milhões, sendo 7,5 milhões para obra e supervisão e R$ 2,5 milhões para desapropriações. O prazo estimado para a execução desta etapa inicial é de 120 dias.

    Para facilitar o acesso ao Distrito Industrial do município, a construção da nova ponte sobre o rio Pirapama contemplará uma estrutura de concreto armado com 40 m de extensão e duas faixas de rolamento, permitindo o acesso de veículos de pequeno, médio e grande porte, além do trânsito de pessoas. No local, está prevista ainda uma área para recepção de adutora de água a ser executada pela Compesa. O projeto tem preço máximo de R$ 2.241.287,51, com prazo de execução de seis meses, contados a partir da expedição da Ordem de Serviço - prevista para a segunda quinzena deste mês de julho. Serão gerados cerca de 40 empregos diretos na fase de obras.
     
    A via dará acesso à quadra F do Distrito Industrial, composto por dezessete lotes, dos quais nove estão ocupados com empreendimentos econômicos em plena atividade. Entre eles, as empresas Auto Viação Globo, Termometais Com Ltda, Tintas StarLux, Construtora SAM e MF Engenharia Ltda. Juntas, as indústrias geram cerca de 1.360 empregos diretos na região. O novo equipamento substituirá uma outra ponte com mais de 40 anos de construída e que apresenta sinais de grande desgaste em sua estrutura, podendo entrar em colapso a qualquer momento. A intervenção economizará 5 km no trajeto ao local beneficiado.

    SAÚDE - Também foi assinado o termo de compromisso para a doação de terreno para a futura construção de uma Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE), no bairro de Ponte dos Carvalhos. O terreno, cedido pela prefeitura, contempla uma área de quatro mil metros quadrados. Com um investimento previsto de, aproximadamente, R$ 13 milhões para obra e compra de equipamentos, a UPAE do Cabo de Santo Agostinho contará com ambulatório de especialidades médicas, com consultas em diversas áreas e um moderno centro de exames e diagnósticos. 

    “O nosso município estava precisando desses investimentos, principalmente, na questão estrutural, onde poderemos melhorar os acessos ao Distrito Industrial e atrair novas empresas e fortalecer o setor na região. Inclusive, todo o conjunto anunciado vai atender várias áreas, o que nos deixa muito felizes, nesta data tão importante. O governador vem aqui, hoje, nos trazer esses presentes e nós só temos a agradecer em nome do povo cabense", declarou o prefeito Lula Cabral. 
     
    Participaram das agendas no município os secretários estaduais João Campos (chefe de Gabinete); Antonio Figueira (Casa Civil); Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária); Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer); Marcelo Barros (Fazenda); Iran Costa (Saúde); Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia); Antônio de Pádua (Defesa Social); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Roberto Franca (Desenvolvimento Social); coronel Eduardo Pereira (chefe da Casa Militar); além do secretário-chefe da Assessoria Especial, José Neto; do secretário-executivo de Transportes, Silvano Carvalho; do presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista; e do procurador-geral adjunto do Estado, Ernani Medicis.
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: paulo camara, cabo de santo agostinho, infraestrutura, saude, turismo, seguranca
    Compartilhe: Link para o post:
  • Empossado Antônio de Pádua como novo secretário de Defesa Social

    | Segurança

    Pádua 1

    A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife

    O governador Paulo Câmara empossou, nesta sexta-feira (30.06), no Recife, o novo secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Antônio de Pádua. O novo chefe da pasta substitui o delegado federal Angelo Gioia, que precisou se afastar do cargo por questões pessoais. Pádua esteva à frente da corregedoria geral da SDS desde janeiro deste ano. A cerimônia, realizada do Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença de secretários de Governo, além de diversas autoridades políticas e das forças policiais do Estado.

    “A gente não pode aceitar de maneira nenhuma que a violência continue trazendo tantos transtornos ao povo pernambucano. O secretário Antônio de Pádua vem com a certeza de que terá o apoio necessário, como teve o secretário Angelo, para a continuidade de um trabalho que a gente acredita que vai render muitos frutos em favor da paz de Pernambuco. Eu desejo a Pádua muito sucesso, porque competência ele já demonstrou ao longo de sua carreira, e por isso foi escolhido. E me despeço de Angelo agradecendo pelo trabalho profissional e bem planejado que ele, com sua experiência, realizou nos últimos meses à frente da SDS”, destacou o governador.

    Assumindo oficialmente a Secretaria de Defesa Social a partir de hoje, o secretário Antônio de Pádua agradeceu ao governador pela confiança depositada ao nomeá-lo para o cargo e garantiu à população pernambucana que se dedicará com o mesmo empenho de toda a equipe no enfrentamento à criminalidade. “O Dr. Angelo construiu um trabalho muito bem feito nos alicerces da nossa nova política de segurança pública, e nós vamos continuar atuando, com muita determinação, juntos com os comandos das Policias Militar, Civil, Científica e com o Corpo de Bombeiros para combater a violência em Pernambuco”, cravou.

    Pádua 2

    Angelo Gioia se despediu da equipe, agradecendo pelo apoio e a boa receptividade que recebeu dos pernambucanos. “Volto para o Rio de Janeiro (sua cidade natal), mas deixo parte do meu coração aqui, em Pernambuco, onde fiz muitos amigos. E vou com a certeza de que as bases do planejamento estão consolidadas. O governador sempre nos ofereceu o apoio e nos comandou com firmeza, dando todo o suporte para avançarmos. E não só falo isso como secretário, mas como homem de polícia: em um País de tantas mazelas, de tantas dificuldades, Pernambuco está de pé, porque tem uma liderança preocupada com a população”, declarou Gioia, completando: Pádua é um pernambucano competente e esforçado. A pasta está muito bem representada”.

    Sobre os investimentos no setor, o governador destacou que o planejamento já está dando resultados. “A gente não tem ainda os números fechados do mês de junho, mas tudo indica que teremos números melhores do que nos meses anteriores. Ou seja, estamos fechando o primeiro semestre melhor do que iniciamos. Temos um plano de investimentos de R$ 290 milhões para a segurança, novos policiais militares e civis reforçarão o efetivo nas ruas no segundo semestre, já fizemos cerca de 900 prisões nos seis primeiros meses deste ano e ainda é possível intensificar isso. Vamos continuar trilhando esse caminho com muita dedicação, com responsabilidade e com o apoio de todos os poderes envolvidos, para que consigamos restabelecer a paz no nosso Estado”, disse.

    BREVE PERFIL – Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti é recifense, casado, nasceu em 27 de junho de 1977. Pádua é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2002). Pádua integrou o Ministério Público de Pernambuco, como oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003. Em 2003, assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Desde o último mês de janeiro, ocupava a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social. Como delegado da PF, exerceu:

    - Chefia da Delegacia de Entorpecentes da Polícia Federal em Pernambuco (2004/2005);

    - Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado de Pernambuco entre (2004/2005), a chefia do Setor de Inteligência da Policia Federal em Pernambuco (2006/2010),

    - Chefia da Delegacia de Imigração em Pernambuco (2010/2015), a chefia da Delegacia de Policia Marítima (2011);

    - Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa das Confederações em 2013;

    - Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa do Mundo em 2014;

    - Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco (2011/2015);

    - Responsável pelo Grupo de Repressão a crimes cibernéticos – GRCC em 2015/2016;

    - Coordenadoria Setorial para Olimpíadas Rio 2016;

    - Chefe Regional da Interpol no Estado de Pernambuco em 2015/2016;

    - Chefe da Delegacia de armas e produtos químicos (2016/2017).

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, posse novo secretário, antonio de padua, defesa social, sds
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "A Polícia Militar de Pernambuco honra a tradição de lutar por justiça e pela paz"

    | Segurança
    PM 192

    Durante a solenidade de comemoração dos 192 anos da PMPE, realizada nesta quinta-feira, 271 autoridades militares, civis e personalidades receberam a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar

     
    O governador Paulo Câmara participou, nesta quinta-feira (29.06), da comemoração dos 192 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no Centro de Convenções, em Olinda. Em homenagem ao aniversário, 271 pessoas, entre autoridades militares e civis e personalidades relevantes para a PMPE receberam a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar - a mais alta condecoração da corporação. Ainda durante a solenidade, 18 policiais militares foram promovidos por bravura em reconhecimento à atuação dos profissionais em dois casos de combate à criminalidade no Estado.
     
    “Continuamos na busca incansável de enfrentar a criminalidade de maneira determinada e profissional. Não vamos medir esforços e nem descansar enquanto não atingirmos os resultados. Quero continuar a trabalhar por Pernambuco tendo a certeza que a Polícia Militar tem o compromisso com o povo. A todos que fazem a PMPE, meu abraço. A corporação completa 192 anos e honra a tradição de lutar por justiça e pela paz”, afirmou o governador .
     
    Câmara destacou que, além do privilégio de ter estado presente no aniversário da PMPE, este ano, houve um fato especial, que não tinha acontecido em anos anteriores. “Hoje, tive a oportunidade de presenciar a promoção por bravura de 18 policiais. Isso mostra que a PM tem buscado os meios para que a segurança em Pernambuco melhore e chegue aos patamares que desejamos para todos os pernambucanos e pernambucanas", completou. Os profissionais que receberam a promoção atuaram contra a ação de criminosos em uma empresa de segurança de valores, localizada no bairro da Estância, e em um assalto no Cabo de Santo Agostinho.
     
    No dia em que encerra as atividades à frente da Secretaria de Defesa Social (SDS), Ângelo Gioia agradeceu ao governador Paulo Câmara a oportunidade de ajudar a conduzir as forças de segurança pública de Pernambuco. “Quis o destino que eu encerrasse minha jornada nessa solenidade de tamanha grandeza. A Polícia Militar de Pernambuco é uma instituição que merece todo respeito e admiração do povo pernambucano”, frisou. E completou: “A corporação está de pé e a prova disso foi a promoção por bravura a 18 policiais que, em um combate, colocaram a vida em risco em favor dos pernambucanos”.

     
    O comandante da PMPE, Vanildo Maranhão, registrou o orgulho de estar à frente de uma tropa empenhada em servir à causa pública. “Trabalhamos para que a sociedade tenha não só a sensação de segurança, mas também a confiança e a certeza de que esses homens e mulheres, que trabalham com compromisso e amor, proporcionarão uma segurança eficiente que contribuirá para a paz social do povo pernambucano. Essa é a nobre missão de todo policial militar”, avaliou.
     
    Também participaram da comemoração dos 192 anos da PMPE os secretários Antonio Figueira (Casa Civil), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Coronel Eduardo Pereira (Casa Militar), o corregedor-geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua; e o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Manoel Cunha.

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI


    Assuntos: paulo camara, policia militar, 192 anos, medalha pernambucana do merito policial militar,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Antônio de Pádua substitui Gioia na SDS

    | Segurança
    Antônio de Pádua

    Atual corregedor-geral da Defesa Social será empossado
    nesta sexta-feira pelo governador Paulo Câmara

    O atual corregedor-geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, substituirá Angelo Fernandes Gioia no comando da SDS. O anúncio foi feito hoje (28/06) pelo governador Paulo Câmara. "Angelo está deixando o cargo a pedido, por questões pessoais, mas no seu lugar ficará um profissional da equipe que ele montou nos últimos meses. Pádua dará continuidade ao trabalho incansável das nossas polícias, em sintonia com as diretrizes do Pacto Pela Vida”. Da mesma forma que Gioia, Pádua é delegado da Polícia Federal. Ele comandava a corregedoria desde outubro do ano passado.

    De acordo com Paulo Câmara, "Angelo mostrou determinação, firmeza e uma imensa capacidade de trabalho, nesse pouco tempo em que esteve à frente da Defesa Social. Só tenho a agradecer sua contribuição à Segurança Pública". A posse do novo secretário de Defesa Social do Estado será nesta sexta-feira (30/06), no Palácio do Campo das Princesas. Nesta quinta-feira (29/06), Angelo Gioia e Antônio de Pádua, ao lado do governador do Estado, participam da reunião semanal do comitê gestor do Programa Pacto Pela Vida.

    “Quero, antes de tudo, agradecer ao governador pelo convite de vir a Pernambuco e pelo apoio integral, não só a mim, mas aos comandantes das operativas. Saio por motivos pessoais, do meu desejo de estar com a família, e com a absoluta tranquilidade e satisfação do dever cumprido. Fizemos mudanças importantes que ajudarão pernambuco a reduzir a violencia, restabelecendo princípios básicos de disciplina e hierarquia nas policias, sem os quais não se faz segurança. Excluímos maus servidores e fortalecemos os comandos. Ao meu amigo Antônio de Pádua, que fez um excelente trabalho na corregedoria, desejo sucesso na jornada, que esta no caminho certo”, afirmou Angelo Gioia.

    BREVE PERFIL – Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti é recifense, casado, nasceu em 27 de junho de 1977. Pádua é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2002). Pádua integrou o Ministério Público de Pernambuco, como oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003. Em 2003, assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Desde o último mês de janeiro, ocupava a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social. Como delegado da PF, exerceu:

     - Chefia da Delegacia de Entorpecentes da Polícia Federal em Pernambuco (2004/2005);
    - Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado de Pernambuco entre (2004/2005), a chefia do Setor de Inteligência da Policia Federal em Pernambuco (2006/2010),
    - Chefia da Delegacia de Imigração em Pernambuco (2010/2015), a chefia da Delegacia de Policia Marítima (2011);
    - Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa das Confederações em 2013;
    - Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa do Mundo em 2014;
    - Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco (2011/2015);
    - Responsável pelo Grupo de Repressão a crimes cibernéticos – GRCC em 2015/2016;
    - Coordenadoria Setorial para Olimpíadas Rio 2016;
    - Chefe Regional da Interpol no Estado de Pernambuco em 2015/2016;
    - Chefe da Delegacia de armas e produtos químicos (2016/2017).
    Assuntos: sds, angelo gioia, antonio de padua
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Petrolina, Paulo Câmara inicia obras e garante ações para a população sertaneja

    | Segurança, Administração
    petrolina

    Governador autorizou licitação para ampliação do SES do município, entregou viaturas à Polícia Militar e deu ordem de serviço para reforma e ampliação do IML local


    PETROLINA -  O governador Paulo Câmara  dedicou a tarde desta segunda-feira (19.06) à implementação de obras e ações que beneficiam a população sertaneja. O chefe do Executivo estadual autorizou licitação - por meio de convênio entre a Compesa e a Codevasf - para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Petrolina, reforçou a frota da Polícia Militar, com a entrega de 20 novas viaturas, e deu ordem de serviço para reforma e ampliação do Instituto de Medicina Legal (IML) do município. 

    "Fiz questão de vir hoje para a entrega das viaturas novas da polícia e ao mesmo tempo dar essa ordem de serviço junto com a Codevasf para saneamento e outras obras de água. A gente sabe que uma cidade como Petrolina, bem planejada, que tem condições de avançar muito tanto no saneamento quanto no abastecimento de água, temos que ter um olhar especial e um cuidado em avançar com parcerias", ressaltou Paulo Câmara. 

    As obras para a conclusão da 2ª etapa da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Petrolina contam com um investimento de R$ 5 milhões e vão contemplar ações na  Bacia do Jatobá, beneficiando cinco mil pessoas. A intervenção está prevista para ser finalizada no segundo semestre do próximo ano. O edital de licitação da SES estará aberto a propostas até o próximo dia 12 de julho. Também consta do convênio, a urbanização (pavimentação) da nova Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE Centro. Com a intervenção, será implantada uma rede coletora nos bairros de Jatobá e Fernando Idalino."Estamos trabalhando para tornar Petrolina a primeira cidade 100% saneada de Pernambuco", afirmou o senador Fernando Bezerra Coelho.

    As viaturas entregues à PM são do modelo Hilux 4x2 e vão reforçar as rondas policiais em municípios do Sertão pernambucano, oferecendo mais tranquilidade à população. Os veículos vão renovar a frota das cidades de Petrolina, Serra Talhada, Belém de São Francisco, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri e Salgueiro, contemplando assim os Sertões do São Francisco, Central, Pajeú, Araripe, Itaparica e Moxotó. 

    "Cinco dessas viaturas ficarão no Batalhão de Petrolina. As outras vão servir à região. E estamos finalizando uma academia de 1.500 novos homens da Polícia Militar agora em agosto, então vai vir um efetivo novo para cá", pontuou Paulo Câmara, frisando que o sertão pernambucano também será beneficiado com a futura distribuição dos aprovados do concurso da Polícia Civil."Para que a gente também tenha todas as delegacias preenchidas, com seus efetivos completos. Para que não haja falta de delegados em nenhuma cidade de Pernambuco", completou. "Temos que destacar o papel do Programa Pacto Pela Vida, que vem tendo ajustes necessários por parte do governador Paulo Câmara", registrou o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

    IML - Com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Paulo Câmara nesta segunda-feira,  o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina receberá um aporte de R$ 2,8 milhões para a execução das obras de reforma e ampliação, além da aquisição de equipamentos para a unidade. Do montante total de investimentos, R$ 1,3 milhão será aplicado nas obras e R$ 1,5 milhão em equipamentos. 

    Para equipar o Instituto, serão adquiridos aparelhos de raio-x, câmaras frias, mesas de necropsia e viaturas.  Além de promover o aprimoramento dos serviços prestados pelo IML, a ação irá oferecer melhores condições de trabalho para os 50 profissionais que atuam no órgão, entre médicos legistas, auxiliares de legista e servidores administrativos. Até 2018, também serão entregues à população os complexos de Polícia Científica de Palmares e Caruaru.

    EMENDAS - O apoio do Legislativo também foi destacado pelo governador Paulo Câmara, que aproveitou a sua passagem por Petrolina para liberar emendas dos deputados estaduais Lucas Ramos, Odacy Amorim e Miguel Coelho - de quando o prefeito de Petrolina ocupava cadeira na Assembleia Legislativa - para o reforço das áreas de saúde e de abastecimento de água. "É muito importante contar com a ajuda dos nossos parlamentares. E o Governo de Pernambuco tem recebido essa ajuda, por meio das emendas, que é fundamental para tirarmos do papel obras que beneficiam a população", frisou. 

    Acompanharam o governador durante os compromissos em Petrolina o ministro Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Gonzaga Patriota, os deputados estaduais Lucas Ramos e Odacy Amorim, os secretários Antônio Carlos Figueira (Casa Civil) e Márcio Stefanni (Seplag), os prefeitos  Geomarco Coelho (Dormentes), Rafael Cavalcante (Afrânio) e Marcílio Cavalcanti (Cabrobó), o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o diretor da área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Arruda. 

    Fotos: Ivaldo Régis/Divulgação

    Assuntos: paulo camara, petrolina, compesa codevast, ses petrolina, polícia militar, entrega de viaturas, reforma e ampliação iml, fernando bezerra coelho, miguel coelho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco entrega mais 53 viaturas para as Polícias Militar, Científica e Civil

    | Segurança
    PM

    Ação faz parte do Plano de Segurança, lançado no mês de abril, que prevê um investimento de R$ 300 milhões na área

     
    O governador Paulo Câmara entregou, ontem (15.06), mais 53 viaturas com o objetivo de fortalecer as ações da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e da Polícia Científica. Desse total, 36 caminhonetes serão destinadas ao policiamento ordinário da PM no Agreste e no Sertão do Estado. Outras 16 atuarão nas gerências de Polícia Científica do Recife e do Interior do Estado e uma reforçará a Polícia Civil . Os veículos - todos do modelo Hilux 4x2 - estarão nas ruas a partir de hoje e fazem parte da renovação de frota que acontece a cada dois anos. A ação integra o Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril, que prevê investimentos de cerca de R$ 300 milhões na área.
     
    "Estamos reforçando a nossa frota, substituindo e ampliando o número de viaturas para que as forças de segurança possam atuar da melhor maneira. O Plano de Segurança está estruturando todas as áreas da nossa segurança pública, o que nos dá a certeza de que Pernambuco avançará muito na construção de uma cultura de paz", destacou o governador Paulo Câmara.
     
    Para a renovação e ampliação das frotas, está previsto um investimento de mais R$ 80 milhões para continuar as entregas de novas viaturas em 2017. Ao todo, serão 320 novas caminhonetes e outros 487 novos veículos do tipo hatch e utilitários para todas as regiões do Estado. Também está sendo providenciada a aquisição de 700 novas motocicletas e 3,5 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Já o Batalhão de Choque receberá 12 novos veículos, são eles: três micro-ônibus, quatro vans com 16 lugares cada, quatro caminhonetes 4x4 e um ônibus com 40 lugares.

    Entre outras ações já anunciadas e que também integram o Plano de Segurança de Pernambuco estão a mudança da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) para a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), composto por 300 profissionais especializados; a sanção da Lei que cria o 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru; a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE; e a criação da 9ª Companhia Independente da PM em Araripina, que atuará no policiamento ostensivo do município.

    Fotos: Wagner Ramos/SEI
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, entrega de viaturas, plano de segurança
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação São João 2017 reforça policiamento em cidades e polos juninos

    | Segurança, Cultura

     São João

    Mais de 24,5 mil postos de trabalho serão empregados pelas operativas da SDS em cidades como Recife, Caruaru, Petrolina, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe

    Para garantir a segurança durante os festejos juninos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, na tarde desta quarta-feira (14/06), o efetivo que será empregado na Operação São João 2017, em todo o Estado de Pernambuco. As cidades de Recife, Petrolina, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe receberão reforço com o objetivo de proporcionar tranquilidade nas tradicionais festas do mês de junho, a exemplo do município de Caruaru, que já conta com o reforço no emprego do policiamento desde a abertura oficial do festejo na cidade, no último dia 03 de junho.

    O efetivo foi estrategicamente distribuído em todos os polos de animação do Estado, na Capital, RMR e principais cidades do interior do Estado. No Plano de Segurança divulgado pela SDS, a PM ocupa 17.994 postos de trabalho ou lançamentos (quantidade de jornadas ocupadas por profissionais), distribuídos em todos os polos juninos. A Polícia Civil apresentou um plano com reforço de 3.914 profissionais (entre delegados, agentes de polícia e escrivães), sendo 605 em Caruaru, 590 no Recife, 276 em Arcoverde, 243 em Petrolina, 138 em Gravatá e 52 em Carpina. Os demais 2.010 empregos de policiais civis acontecerão nas cidades de Vitória de Santo Antão, Bezerros, Sairé, Bonito, Garanhuns, Canhotinho, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Goiana, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Araripina, Floresta, Salgueiro, Parnamirim, Mirandiba, Serra Talhada e Triunfo.

    O Corpo de Bombeiros começou os trabalhos mais antecipadamente, vistoriando camarotes e estabelecimentos comerciais. Para atuar em salvamentos e combate a incêndios estão sendo empregados 2.653 militares. O CBMPE conta ainda com veículos Auto Bomba Tanque, Auto Resgate e plataformas elevadas. A Polícia Científica, por sua vez, escalou, para o período das festas, 62 profissionais (entre peritos criminais, auxiliares, papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares), para atuação no Juizado do Forró, IML, IC e CICCM na cidade de Caruaru.

    “O planejamento foi feito com uso de toda força policial especializada para garantir, aos pernambucanos e seus visitantes, um São João de tranquilidade. Já colocamos o plano em ação, pois, nas últimas duas semanas, tivemos eventos de grande porte no Recife e no Interior, especialmente em Caruaru, em clima de paz e ordem”, ressalta o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia.

    Confira relação de cidades e policiamento nos polos:

    Caruaru – Sede do maior polo junino do Estado. Cerca de 13 mil policiais foram distribuídos por toda a cidade, com atuação nos principais polos juninos espalhados pelo município. São eles: Pátio de Eventos, Alto do Moura, Polo Azulão e Estação Ferroviária. No Pátio de Eventos da cidade, a corporação conta com o apoio de uma Plataforma de Observação Elevada (POE), com 14 câmeras de videomonitoramento, a uma altura de 15 metros. A plataforma fica, prioritariamente, no pátio, mas poderá ser deslocada para outros pontos. Também no Pátio de Eventos, foi instalado um Centro de Comando e Controle Móvel (CICCM), no qual as forças de segurança da SDS, Prefeitura, Samu, Polícia Rodoviária Federal (PRF), DER e outros órgãos coordenam, de forma integrada, as operações.

    Na cidade, a Polícia Civil contará ainda com três delegacias funcionando em esquema de plantão. Durante a programação do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, uma delegacia montada no prédio Central da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, localizado dentro do polo do Forró, para registrar as ocorrências, lavrar procedimentos e orientar preventivamente a população. A Delegacia Seccional de Caruaru, no bairro da Boa Vista II, funciona 24 horas, assim como a Delegacia da Mulher (DPMUL), no bairro de São Francisco, que está pronta para atender as queixas de violência doméstica/familiar em qualquer horário. No período dos festejos, além das delegacias fixas, o ônibus da Polícia Civil estará estacionando no Alto do Moura, para atender a população.

    Recife – Na Capital, serão realizados 1.728 postos de trabalho ocupados por PMs, distribuídos entre o Sítio da Trindade, e demais polos descentralizados da Capital e Região Metropolitana.

    Petrolina – O emprego policial será de 1.290 lançamentos de PMs, com postos no Pátio de Eventos Ana das Carrancas e nos Polos descentralizados.

    Arcoverde - Contará com 1.260 postos de trabalho da PM, espalhados no Polo Central, Polo Vila Olho D’Água, Polo de Arte e Cultura, Polo Forró Pé de Serra, Polo do Sesc, Polo Alternativo Forró Gospel, Polo da Diversão, Polo Alternativo Multimusical “Forrock”, Polo Alternativo da Poesia e no Polo Alternativo Raízes de Coco.

    Gravatá – Contará com 474 lançamentos de PMs, que poderão ser vistos no Pátio de Eventos, no Mercado Cultural e em arraiais que acontecem nas comunidades.

    Santa Cruz do Capibaribe – Terá 324 empregos de policiais militares no Palco da Moda.

    Carpina - A cidade contará com 623 lançamentos, com policiais militares atuando no Pátio de Eventos da Cidade.

    Limoeiro - Contará com 300 lançamentos da PM, distribuídos no Parque de Exposição e na Rua da Alegria.

    Cidades: Arcoverde, Carpina, Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe
    Assuntos: sds, segurança, polos de são joão, operação sao joao 2017,
    Compartilhe: Link para o post: