meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo Câmara anuncia conjunto de ações para fortalecer segurança de todo o Estado

    | Segurança

    governador 10 

    Governador assinou, na manhã desta sexta, Projetos de Lei para criação do 26º BPM, 2º BIESP e 11ª CIPM, reforço no contingente da PM dos municípios de Bonito e Afrânio, além de projetos para interiorização da Polícia Científica e criação de nove delegacias de combate ao Narcotráfico

    Finalizando uma semana cheia de ações que reforçam o combate à violência, o governador Paulo Câmara reuniu, nesta sexta-feira  (17.11), prefeitos do Sertão, Agreste e Região Metropolitana, no Palácio do Campo das Princesas, para anunciar novos equipamentos para as Policiais Militar, Civil e Científica. Paulo assinou os Projetos de Lei para a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp) e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM). Além disso, foram anunciados incrementos nos efetivos da PM dos municípios de Bonito e Afrânio, projetos para interiorização da Polícia Científica com a criação de novas delegacias para descentralização dos serviços e a criação de nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). As medidas integram o Plano de Segurança de Pernambuco e reforçam o compromisso do Governo no combate à violência e ao crime organizado, contemplando um investimento de R$ 290,8 milhões para o setor.

    "O intuito dos projetos é ir de encontro com as políticas que nós já tomamos, desde o início de 2015, em favor da segurança. Novas estruturas estão sendo criadas, como o batalhão que funcionará em Itapissuma. Ele vai dividir hoje os municípios que estão incluídos no batalhão de Paulista - teremos agora os dois batalhões. Estamos criando também o 2º BIESP, em Petrolina, da mesma forma que já instalamos uma unidade em Caruaru. Vamos ter batalhões especializados tanto na RMR, na Zona da Mata,  no Agreste e no Sertão. E isso com certeza dará respostas importantes no combate à criminalidade. Estamos criando estruturas como a CIPM de Lajedo e o reforço de outras companhias, porque nós queremos proteger e fazer com que o nosso cidadão tenha a certeza de que a polícia está trabalhando em seu favor, fazendo as prisões necessárias, as investigações e realizando as políticas de prevenção", ressaltou.

    2º BIESP - Com a criação do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) em Petrolina – o primeiro já está em funcionamento em Caruaru e foi inaugurado pelo governador Paulo Câmara na última terça-feira –, é a vez de o Sertão passar a contar com unidade especializada que antes só estavam presentes na Região Metropolitana do Recife. Integrarão o 2º BIEsp policiais do Batalhão de Choque, Radiopatrulha, Moto patrulhamento e Batalhão de Trânsito, o que proporcionará ao município a capacidade de fortalecer o combate a diversas modalidades de crimes na Região. Além disso, essas unidades atuarão de forma preventiva como reforço do patrulhamento rural e de trânsito nas diversas rodovias estaduais que cortam os municípios sertanejos. Também terão papel importante nas ações de pronta resposta, contribuindo para desmobilizar quadrilhas de assaltos a carros-fortes e a instituições bancárias que atuam em cidades do Sertão do Estado.

    26ª BPM - A criação do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) ampliará as atividades de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, englobando os municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba. Também ficarão sob a responsabilidade do 26º BPM quatro das sete unidades prisionais que atualmente funcionam na área de responsabilidade do 17º BPM. Essa nova divisão contribuirá para aprimorar o controle aos diversos crimes relacionados à comunidade carcerária. A região do Litoral Norte, além de contar com comunidades mais isoladas, o que demanda a necessidade de fortalecer as patrulhas rurais, ainda passa por um processo único de aumento da população, devido ao incremento da planta industrial. Além desse fator, possui uma população flutuante que chega a triplicar em determinadas épocas do ano, devido ao seu potencial turístico.

    11ª CIPM  - Já na região Agreste, o policiamento ostensivo será fortalecido com a criação da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. A unidade ampliará as atividades de prevenção e combate ao crime na Microrregião de Garanhuns, provendo um policiamento mais eficaz nos municípios de Lajedo, Jupi, Jucati, Panelas, Jurema, Calçados, Ibirajuba e Canhotinho. Com a criação da 11ª CIPM, a Área Integrada de Segurança 18 (AIS-18), hoje atendida exclusivamente pelo 9º BPM, receberá reforço no policiamento ostensivo. A criação da companhia acabará por repercutir de forma positiva na Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), cuja área de responsabilidade será reduzida. Haverá a migração de três municípios – Panelas, Ibirajuba e Jurema –, aumentando, assim, o poder de enfrentamento à criminalidade na região.

    O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, pontuou que as ações estratégicas realizadas nas polícias será essencial para proporcionar uma segurança maior para a população do Estado. "Hoje estamos aqui reunidos para fechar a semana com esse grande anúncio que é tão importante, não só para nossas operativas, mas para o povo pernambucano. Interiorização da Polícia Científica, já reclamado há muito tempo pela população, a Polícia Civil, da mesma forma, montou sua estrutura de delegacias especializadas. Agora, teremos nove novas delegacias de repressão ao narcotráfico espalhadas pelo Estado. São ações concretas, ações reais de enfrentamento à violência. A sensação de segurança é uma demanda que a população de Pernambuco já pede há muito tempo, e é esse o nosso dever: trabalhar com muito compromisso e seriedade, para que todos se sintam seguros aqui em Pernambuco", frisou.

    Representando todos os prefeitos dos municípios beneficiados, Júnior Matuto (Paulista) destacou que a liderança do governador Paulo Câmara tem possibilitado o crescimento contínuo de Pernambuco. "Precisamos pensar nos pernambucanos e pensar como um todo. Governador, o senhor com muita serenidade e com um combustível que é a sua humildade, conseguiu equilibrar as contas do Estado. Mais uma vez, o senhor vem mostrando o seu compromisso com o povo de Pernambuco e, em especial, com a Região Metropolitana. Fico muito feliz e quero agradecer mais uma vez. Em momentos de crise se não tiver inteligência, responsabilidade e perseverança, as coisas não darão certo", concluiu.

    Coordenador do programa Pacto Pela Vida, o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, lembrou que o Plano de Segurança Estadual tem apresentado  o efeito esperado para a diminuição da violência no Estado. "O nosso planejamento está em marcha, em mais um momento de entrega. No mês de maio estávamos aqui anunciando o plano de investimentos em nossas polícias e ele vem sendo concretizado com sucesso. Estamos investindo hoje nas três forças, na comissão militar, civil e científica. Ou seja, são ações de longo prazo, médio prazo e de curto prazo. Com mais polícias nas ruas, teremos mais sensação de segurança, que é isso o nosso povo pede. Com essas ações, certamente cairão - como já estão caindo -  os número de homicídios, porque o nosso pacto é pela segurança e pela vida", apontou.

    REFORÇO EM BONITO E AFRÂNIO – Ainda na solenidade desta sexta, o governador Paulo Câmara anunciou o reforço do efetivo de duas unidades da Polícia Militar no Agreste (Bonito) e outra no Sertão do São Francisco (Afrânio). Com a conclusão da formação dos 1.322 PMs que atualmente estão na academia, prevista para março de 2018, será possível ampliar a tropa do Pelotão da cidade de Bonito, subordinado ao 4º Batalhão (sediado em Caruaru), e da 3ª Companhia de Afrânio, vinculada ao 5º BPM (localizado em Petrolina). Responsável pelo policiamento ostensivo de todo o município, recobrindo a zona rural e urbana, o pelotão de Bonito fica localizado às margens da PE-103, na entrada do município. A unidade realiza patrulhas motorizadas no território e conta ainda com o suporte da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). 
     
    Já a 3º Companhia de Afrânio é responsável pelo policiamento em Dormentes e no distrito de Rajada (Zona Rural de Petrolina), além do município que sedia o equipamento. Localizada no Centro de Afrânio, a unidade poderá reforçar a prevenção e repressão de crimes nas zonas rurais e urbanas desses municípios. A quantidade de PMs destacada para a 3º Companhia e para o Pelotão de Bonito será definida após um estudo técnico que está sendo realizado pela corporação.

    POLÍCIA CIENTÍFICA -  Visando à descentralização dos serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil da Polícia Científica, o chefe do Executivo Estadual também  enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco, ainda na manhã desta sexta-feira, um Projeto de Lei que propõe a criação de seis novas unidades descentralizadas da Polícia Científica – além das três já existentes no Recife, em Caruaru e Petrolina. A interiorização da corporação tornará possível levar os serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação criminal e civil para mais perto da população da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Elas terão sede nos municípios de Palmares e Nazaré da Mata, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, e Salgueiro, no Sertão. Todas contarão com profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).

    O efetivo que atuará nas novas unidades será oriundo do último concurso público da Polícia Científica de Pernambuco, realizado em 2016. Serão 139 peritos criminais, 40 médicos legistas, 130 auxiliares de peritos, 73 auxiliares de legistas e 51 peritos papiloscopistas. Todos já estão participando do Curso de Formação da Polícia Científica, com término previsto para janeiro de 2018. A partir da interiorização das atividades da Polícia Científica, o Estado busca também reforçar o combate ao crime. Com maior celeridade nas perícias criminais e médico-legais, os inquéritos policiais serão otimizados, contribuindo para a redução da impunidade, especialmente em casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

    GENÉTICA – O projeto de lei enviado à Alepe também determina a criação do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), subordinado à Gerência Geral de Polícia Científica, no âmbito daSDS. A unidade realizará as perícias criminais no âmbito da genética forense. Também está prevista, no projeto de lei, a criação da Diretoria Integrada de Polícia Científica, das Gerências de Polícia Científica do Interior 1 e 2 e da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Gestão da Qualidade.

    DENARC - No âmbito da Polícia Civil, o governador Paulo Câmara assinou um Projeto de Lei que propõe a criação de nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), espalhadas do Litoral ao Sertão. O texto, assim como os outros projetos, será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Estado.  As delegacias especializadas no combate ao tráfico de entorpecentes fazem parte da estratégia de segurança adotada pelo Governo de Pernambuco para diminuir os números dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Mais da metade dos assassinatos registrados no Estado têm relação direta com a disputa de território na venda de drogas ou em consequência de dívidas pelo uso das substâncias. Cada delegacia terá um delegado titular, um adjunto, um escrivão e três agentes. Pernambuco já conta com três delegacias do Denarc que atuam na capital e Região Metropolitana do Recife. Com a implantação das outras nove, o Estado passará a ter 12 Delegacias Especializadas no Combate ao Narcotráfico.

    Os municípios beneficiados com as novas sedes do Denarc serão Cabo de Santo Agostinho, na RMR, Goiana, na Mata Norte, Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, Caruaru e Garanhuns, situadas no Agreste pernambucano e Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina, todas as quatros no Sertão do Estado. A previsão é que as delegacias possam entrar em funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2018, com a chegada do novo efetivo da Polícia Civil, que está em formação na Academia de Polícia do Estado (Acadepol). Com a exceção de Caruaru, que está em operação desde setembro deste ano. 

    Estiveram presentes na solenidade os prefeitos Madalena Britto (Arcoverde), Josimara Yotsuya (Dormentes), Tato (Ilha de Itamaracá), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Joami (Araçoiaba), Gustavo Adolfo (Bonito), Marcílio (Cabrobó), Zé de Irmã Teca (Itapissuma), Marivaldo Andrade (Jaqueira), Agnaldo Inacio (Jurema), Altair Junior (Palmares), Júnior Matuto (Paulista), Miguel Coelho (Petrolina), Eudo Magalhães (Xexéu); o deputado federal, André de Paula; os deputados estaduais, Isaltino Nascimento, Laura Gomes, Lucas Ramos, Waldemar Borges, Aluísio Lessa, Clodoaldo Magalhães, Eduíno Brito, Romário Dias, Diogo Morais; A gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos; o comandante geral da PMPE, Cel Vanildo Maranhão; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; os secretários estaduais Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Antônio de Pádua (Defesa Social), Nilton Mota (Casa Civil), Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação), Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial) e João Campos (Chefia de Gabinete).
    Cidades: Afrânio, Bonito
    Assuntos: sei, sds, paulo camara, bonito, afranio, 26° bpm, 2° biespe, 11ª cipm, plano de segurança de pernambuco, pacto pela vida
    Compartilhe: Link para o post:
  • Produtos chineses avaliados em R$ 5,8 milhões são apreendidos

    | Segurança

    chineses

    Fiscalização da Sefaz-PE resultou na recuperação de R$ 2 milhões aos cofres públicos

    A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) apreendeu R$ 5,8 milhões em mercadorias oriundas da China e que estavam desacompanhadas de documento fiscal. Em operação realizada esta semana, um estabelecimento no bairro do Ibura, no Recife, foi interditado ao ser flagrado com os produtos irregulares. O auto de apreensão para a cobrança do ICMS e da multa foi pago pelo contribuinte, resultando na recuperação de aproximadamente R$ 2 milhões aos cofres públicos. As mercadorias foram regularizadas com a emissão de nota fiscal e o estabelecimento liberado para funcionamento.

    Entre os principais produtos estavam mochilas para notebook, bolsas femininas em couro sintético, guarda-sol, sombrinhas, raquetes mata-mosquito, spins (brinquedo) e pilhas. A fiscalização fez parte do monitoramento sistemático de cargas desembarcadas no Porto de Suape, por onde chegaram as mercadorias chinesas.

    “Durante o monitoramento foi possível identificar que os produtos, que a princípio iriam para outros estados, na verdade estavam sendo transportados para um estabelecimento no Ibura. Diante disso, a equipe se dirigiu ao local e realizou a apreensão”, explicou o gerente de Monitoramento e Operações Remotas da Sefaz-PE, Domingos Soares.

    A fiscalização, articulada pela Diretoria Geral de Operações Estratégicas (DOE) da Sefaz-PE, contou com quatro auditores fiscais e o apoio de quatro policiais militares integrantes do Convênio SEFAZ/PMPE.

    “Essa prática de operações irregulares com mercadorias destinadas a outros estados e internalizadas em Pernambuco está constantemente na mira da Secretaria da Fazenda, que por diversas vezes tem flagrado e autuado cargas com essa irregularidade”, complementou o chefe da Equipe de Operações Remotas da Sefaz-PE, Vicente Soares.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sefaz pe, fiscalizacao, recife, porto suape, doe, pmpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Força no Foco realiza mais de 400 abordagens só no 1º dia de ação em Barreiros

    | Segurança

    Ação reúne policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros


    Teve início, nesta quinta-feira (16/11), a Operação Força no Foco no município de Barreiros, na Mata Sul do Estado. Só no primeiro dia de ação, os policiais militares realizaram mais de 400 abordagens. Ao todo, foram 153 automóveis abordados e 258 motocicletas, além de cinco estabelecimentos comerciais. No total, 598 pessoas foram abordadas pelos profissionais da PM, que montaram blitz em áreas consideradas quentes da cidade, ou seja, locais com alta incidência de criminalidade. 

    O objetivo é coibir os homicídios e tráfico de drogas na cidade, assim como as diversas modalidades de crimes ligadas a esse tipo de ocorrência. Essas abordagens contaram com o apoio de um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social, que prestou apoio à Operação durante todo o dia. 

    Também com o apoio da Polícia Militar, policiais civis estão promovendo uma força-tarefa para cumprir mandados de busca e apreensão, assim como mandados de prisão preventiva de diversos inquéritos de homicídios em aberto na cidade. O intuito é promover uma série de oitivas, e assim, concluir investigações que se encontram em aberto.

    Bar Seguro – O Corpo de Bombeiros também participa das ações integradas da Operação Força no Foco. Com o apoio da Polícia Militar, foram reforçadas as fiscalizações a bares e restaurantes. Com isso visam coibir que estabelecimentos funcionem de forma clandestina ou irregular.

    Cidades: Barreiros
    Assuntos: sds, operaçao força no foco, policia civil, policia militar, bombeiros, operaçao bar seguro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara reforça segurança da Mata Sul

    | Segurança

    Governador apresentou, nesta quinta-feira, os novos 32 PMs que irão intensificar o policiamento em Vitória de Santo Antão e mais seis municípios da região

    A  Zona da Mata Sul pernambucana também foi beneficiada com o incremento de efetivo da Polícia Militar, nesta quinta-feira (16.11). Encerrando as agendas do dia na área da segurança, o governador Paulo Câmara esteve neste município para apresentar oficialmente os novos 32 PMs que irão fortalecer as operações do 21º Batalhão da Polícia Militar. A nova turma irá incrementar o policiamento ostensivo na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Mais cedo, o chefe do Executivo estadual passou pelos municípios de Garanhuns e Nazaré da Mata, totalizando o incremento de 112 policiais nas três regiões.

    “Nós acabamos de formar 1.500 novos policiais militares no último concurso público, e eles já estão nas ruas aqui de Vitória e de toda a região. Outros 1.300 já estão na academia, e, a partir de fevereiro do próximo ano, vamos ter mais 1 mil  policiais civis ocupando todas as delegacias do Estado. Também estamos investindo em equipamentos, novos carros, motocicletas, helicópteros. Ou seja, estamos dando respostas efetivas para ter mais policiamento nas ruas, para prender quem precisa ser preso, pra combater o crime organizado, e o tráfico de drogas e de armas”, pontuou o governador.

    Paulo ressaltou ainda que esse incremento vai chegar em todas as regiões. “Hoje, estivemos também em Garanhuns e em Nazaré da Mata. E, a partir da próxima semana, vamos para o Sertão também. São ações decisivas e necessárias, e a gente não vai descansar enquanto a paz e a segurança não reinar em Pernambuco”, frisou.

    Com o novo reforço, será possível intensificar as operações que já são realizadas na AIS 12, como a Força no Foco, Combate ao CVLI, Fecha Batalhão, Zona Rural, Escola Segura, Bar Seguro e Coletivo Escolar. Fazem parte da AIS 12 também outros seis municípios: Amaraji, Chã de Alegria, Escada, Glória do Goitá, Pombos e Primavera.

    Para o secretário de Defesa Social Antônio de Pádua, todo o planejamento que já está sendo colocado em prática vai permitir ao governo dar as respostas que o povo pernambucano tanto espera. “Sabemos que a segurança está bem aquém do que gostaríamos que ela estivesse, mas com esse empenho, com os novos policiais, com os novos equipamentos e com as novas estratégias de trabalho do Pacto pela Vida, tenho certeza que vamos vencer a guerra contra o tráfico, contra os homicídios que tanto assola nossa população, e o principal: devolver a sensação de segurança à população pernambucana”, cravou.

    Na oportunidade, o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, destacou os últimos resultados obtidos com as operações do 21º BPM. “O batalhão tem trabalhado intensamente no combate à criminalidade e já alcançamos reduções bastante expressivas. No presente momento, aqui em Vitória, nós estamos, em termo de homicídios, com redução de mais de 50%. Em termos de CVP, que é o Crime Violento Contra o Patrimônio (assaltos e furtos), a redução é de exatamente 33% em relação a outubro. Ou seja, tudo na Polícia Militar tem um tempo de gestão, e os resultados estão aparecendo”, registrou.

    Satisfeito com a ação, o prefeito Aglailson Júnior agradeceu em nome de toda a população. “Eu quero, em nome do povo de Vitória, agradecer ao governador pelo brilhante trabalho que tem feito à frente de Pernambuco, combatendo a violência e aumentando o ostensivo da Polícia Militar de Pernambuco, inclusive, dando atenção a nossa cidade de Vitória”, celebrou.

    Acompanharam o governador durante a agenda no município também os prefeitos Rildo Reis (Amaraji), Lucrécio Gomes (Escada), Manoel Marques (Pombos), Dayse Juliana (Primavera), Rênya Carla (Passira), Tarcísio Vieira (Chã Grande), Adriana Paes (Glória de Goitá) e Fabinho Queiroz (Buenos Aires).

    Cidades: Vitória de Santo Antão
    Assuntos: sei, sds, paulo camara, pm, bpm, nova turma
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco reforça policiamento de Nazaré da Mata

    | Segurança

    40 pm 

    Novos 40 policiais militares foram apresentados oficialmente ao 2º BPM, em solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira (16)

    NAZARÉ DA MATA – Após oficializar o incremento de novos 40 homens no 9º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Garanhuns, o governador Paulo Câmara seguiu para o município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, para também apresentar oficialmente o novo efetivo que irá compor o 2º BPM. Serão 40 PMs, atuando no fortalecimento da corporação da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), que compõe outros 13 municípios da região. Além desse grupo, mais 30 policiais chegarão à região no mês de dezembro, totalizando um incremento de 70 soldados na corporação local. O objetivo é expandir o policiamento ostensivo na região, que já conta com 441 policiais militares. 
     
    “Estamos percorrendo o Estado para ver exatamente a forma que os novos policiais militares da corporação estão sendo distribuídos no Estado. Nós queremos que isso seja feito de maneira célere, porque eles têm um dever e uma responsabilidade muito grande de ajudar a diminuir os índices de criminalidade em Pernambuco", destacou o governador, completando: "e a gente tem certeza que todo esse esforço com aumento de efetivo, ampliação da frota e todo o conjunto do Plano de Segurança vai fazer com que os números da violência em Pernambuco caiam e a gente possa realmente melhorar e garantir o ir e vir das pessoas com mais tranquilidade", ratificou. 
     
    Os outros 13 municípios contemplados com a medida são: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Ferreiros, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Paudalho, São Vicente Férrer, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. 

    Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, um novo reforço de efetivo chegará à região até o final do ano. "Essa é apenas a primeira entrega. Ainda em dezembro, virão mais 30 policiais, oriundos da última formação, para agregar e reforçar o trabalhado aqui do 2° BPM. E em 2018, vamos poder contar com mais 1.300 homens e mulheres, que já estão na academia, para garantir a ampliação do policiamento ostensivo nas ruas das nossas cidades. Então, são compromissos que o governador firmou com a população e está tornando realidade", ressaltou.

    governador
     
    O comandante geral da PMPE, Vanildo Maranhão, enfatizou que todo o trabalho de enfrentamento à violência conta com o apoio da população pernambucana. "A caminhada é longa. Nós sabemos que os desafios são grandes, mas a Polícia Militar de Pernambuco está lado a lado com a sociedade pernambucana para que possamos combater, juntos, a criminalidade e retomar os baixos índices do Pacto Pela Vida que estão previstos dentro desse exitoso Plano de Segurança", disse.
     
    Para o prefeito Nino, a ação é resultado de um trabalho bem planejado e que dialoga com os anseios de cada cidade. “É um projeto que atende não só ao nosso município, mas a região da Mata Norte. E eu não tenho dúvida nenhuma de que realmente vai ajudar muito na segurança. A nossa população vai passar a viver mais tranquilamente, ter uma segurança melhor e acreditar mais na segurança pública. Isso a gente só tem a agradecer a toda a equipe do governo, especialmente ao nosso governador", declarou o prefeito Nino.

    pm nazare

    Participaram do ato também o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; os deputados estaduais Henrique Queiroz e Aluísio Lessa; a presidente da Câmara Municipal de Nazaré da Mata, Maristela Maribel; os prefeitos,  Judite Botafogo (Lagoa do Carmo), Fabinho Queiroz (Buenos Aires), Maviael Cavalcanti (Macaparana), Ulisses (Timbaúba), Graça do Monhinho (Lagoa de Itaenga), Marcello Gouveia (Paudalho) e Flavio Regis (São Vicente Férrer). Estiveram presentes também o comandante do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Evangelista; e o coronel Reinaldo Mesquita (GCOE, diretoria interior-I).
    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: sds, paulo camara, pmpe, pacto pela vida, plano de segurança, novos 40 militares, nazare da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais policiais nas ruas de Garanhuns e região

    | Segurança

    Governador Paulo Câmara foi ao município do Agreste Meridional, nesta quinta-feira, para apresentar oficialmente os novos 40 PMs que vão reforçar o 9º Batalhão

    Determinado a reforçar o combate à violência, o governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (16.11), mais uma importante ação do Plano de Segurança de Pernambuco. Dessa vez, a medida oficializou o incremento de mais 40 homens e mulheres no 9º Batalhão da Polícia Militar, que vão reforçar o policiamento ostensivo nas ruas de Garanhuns e mais 19 municípios da Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Além do incremento no efetivo, o batalhão já recebeu três novas viaturas para as operações da Patrulha Maria da Penha, Proteção ao Turista e Patrulha Escolar. 

    "É mais um movimento que nós estamos fazendo na busca de melhorar os índices de segurança do nosso Estado. A violência aumentou no Brasil todo nesses últimos anos e aqui em Pernambuco não foi diferente. A partir do momento que nós contratamos 1.500 novos policiais militares que já estão nas ruas, decidimos que era preciso reforçar o efetivo de todo o Estado. Estão vindo inicialmente 40 policiais aqui para o batalhão de Garanhuns, fora o recompletamento dos diversos destacamentos que já foram efetivados. Estamos também, a partir de janeiro, mandando delegados para preencher todas as delegacias de Pernambuco. Então, o Agreste Meridional terá um reforço importante. A partir do mês de março do próximo ano, são outros 1.300 policiais que irão às ruas para reforçar ainda mais o policiamento, seja na parte preventiva ou na parte de repressão", apontou o governador.

    O chefe do Executivo estadual destacou ainda a criação de uma nova Companhia Independente da Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. "Os policiais se somarão também aos já presentes no batalhão de Garanhuns e terão uma nova estrutura que nós vamos criar - os estudos estão sendo finalizados e vamos mandar um projeto para a Alepe - para a criação da Companhia Independente de Lajedo, que vai ajudar a própria cidade e municípios vizinhos, reforçando o policiamento aqui do batalhão de Garanhuns", finalizou.

    Além de beneficiar a população de Garanhuns, os novos PMs vão atuar nos municípios de Capoeiras, Jucati, Jupi, Lajedo, Calçado, Caetés, São João, Angelim, Canhotinho, Paranatama, Brejão, Saloá, Palmeirinha, Correntes, Lagoa do Ouro, Terezinha, Bom Conselho, Iati e Águas Belas. O objetivo é expandir o policiamento ostensivo, prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança dos moradores e visitantes da região.

    Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o resultado dos investimentos de segurança realizados pelo Governo do Estado irão refletir em uma maior segurança para a população pernambucana. "Esse efetivo hoje está chegando aqui em Garanhuns, a primeira parte deles, são 40 policiais militares, com novas viaturas - são 26 novos carros - demonstram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com ações reais para proporcionar mais segurança para a população", finalizou.

    O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, destacou que a implantação de novas ações serão possíveis graças ao recompletamento do batalhão de Garanhuns com os novos homens e mulheres integrados. "Com o incremento desses 40 e depois dos próximos 40, totalizando 80 policiais militares, o batalhão vai conseguir incrementar várias ações operacionais na área do 9º Batalhão. Teremos a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e o Policiamento Rural, com a ativação de mais uma Patrulha Rural. Então, é mais um esforço do Governo do Estado, provendo a Polícia Militar de efetivo e de meios logísticos e humanos para desempenhar um bom trabalho", ressaltou.
     
    Também estiveram presentes na agenda no município os prefeitos Luiz Aroldo (Águas Belas), Izaías Régis (Garanhuns), Elizabeth Santana (Brejão), Armando Duarte (Caetés), Expedito Nogueira (Calçado), Neide Reno (Capoeiras), Antônio Souza (Iati), Marcos Patriota (Jupi), Rossine Cordeiro (Lajedo), Marcelo Neves (Palmeirinha), Valmir Pimentel (Paranatama)e Matheus Calado (Terezinha)
    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: sei, paulo camara, sds, plano de segurança, pm
    Compartilhe: Link para o post:
  • INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO ANEXO I - CPM PARA O ANO LETIVO DE 2018 SEGUIRÃO ATÉ O DIA 24.11

    | Educação, Segurança

    A direção do Colégio da Polícia Militar (CPM) lembra que as inscrições para o processo seletivo do Anexo I – CPM para o ano letivo de 2018 foram abertas no dia 23 de outubro e seguem até o dia 24 de novembro de 2017, apenas em dias úteis, das 08h às 12h e das 13h às 16h, horário local. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Escolar do CPM Anexo I- Petrolina.

    As séries contempladas são o 6º Ano do Ensino Fundamental (58 vagas) e o 1º Ano do Ensino Médio (30 vagas).

    Os responsáveis legais pelos candidatos deverão comparecer à Secretaria Escolar do CPM/Anexo I, sito à Av. Cel. Otacílio Ferraz, nº 20, Jatobá, Petrolina-PE (antiga estrada das pedrinhas), no prazo estipulado para realizar a inscrição.

    O valor da inscrição é R$ 80,00 (oitenta reais) e poderá ser feito depósito identificado nas Agências da Caixa Econômica Federal (Agência nº 2348, operação nº 006 e Conta-Corrente nº 00000011-3) ou pagamento da taxa direto na Tesouraria do Colégio. Comprovantes de depósitos em envelopes, emitidos por caixas de autoatendimento, não serão aceitos.

    Para as inscrições, os candidatos às vagas do 6º ano/EF deverão ter até 11 (onze) anos completos até 30 de junho de 2018 e para a 1ª série/EM ter até 15 (quinze) anos completos até 30 de junho de 2018. Não será permitido o acesso de pessoas trajando vestes sumárias (bermudas, shorts curtos, camisetas, minissaias, etc...). Os responsáveis deverão apresentar a documentação completa: 02 (duas) fotos 3x4 coloridas iguais e recentes, cópia de documento oficial de identificação com foto recente (RG, passaporte, carteira de trabalho) preferencialmente, e caso o candidato não os possua, será aceita a cópia da certidão de nascimento (somente para os candidatos às vagas do 6º ano/EF), acompanhada do documento original, declaração da escola de origem que deverá constar o ano/série em que o candidato esteja cursando em 2017, devidamente carimbada com as informações do cadastro escolar e assinada pelo secretário escolar ou gestor.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sds, colegio da policia militar, inscriçoes, processo seletivo, 2018
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara reforça combate à criminalidade no Agreste Central com a entrega do BIESP

    | Segurança
    biesp caruaru

    Equipamento, que conta com 300 policiais militares especializados, foi inaugurado na manhã desta
    terça pelo governador, beneficiando a população de toda a região do Agreste Central

    CARUARU - O Agreste ganhou, nesta terça-feira (14.11),  um importante reforço no combate à violência: o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Ao lado de prefeitos e autoridades da região, o governador Paulo Câmara inaugurou o equipamento que conta 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito. A entrega do BIESP, com sede neste município, beneficia mais de 650 mil pessoas da região e faz parte dos investimentos do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado no primeiro semestre deste ano. 

    "Estruturas como a que nós estamos fazendo aqui em Caruaru, com o BIESP, são essenciais. É um batalhão que vai servir a região, importante para dar agilidade nas respostas. Tenho certeza de que esse nosso esforço, com mais efetivo, mais aparelhamento, daremos respostas mais rápidas à população. Os efeitos da operação do novo batalhão já começam a dar sinais principalmente nos crimes contra o patrimônio. A gente não está descansando de maneira alguma com a inauguração desse equipamento. Outras ações precisam ser feitas, e a cada momento iremos realizar os ajustes necessários para que em cada município a gente possa dar a tranquilidade e o direito de ir e vir das pessoas", destacou Paulo Câmara. 

    Na oportunidade, o governador pontuou os desafios que as forças de segurança do Estado estão enfrentando neste momento e reforçou o seu compromisso com a melhora dos índices de violência. "A gente sabe também que tem um caminho, um caminho construído e amplo com o Pacto Pela Vida, um caminho que vai com certeza começar a dar resultados mais concretos a partir dessas ações que nós estamos entregando não apenas em Caruaru, mas no Agreste e em todo o Estado de Pernambuco", finalizou.

    biesp caruaru 22

    Subordinada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), o BIESP contará com um efetivo de 300 policiais militares que atuarão no combate às diversas modalidades de crimes, como tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com uma atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais. A inauguração do equipamento faz parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública no Agreste do Estado, que inclui ainda, o reforço de policiais militares para o 4º Batalhão de Polícia Militar, também de Caruaru, e é responsável pelo policiamento ostensivo dos 15 municípios que compõem Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), são eles: Caruaru, Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas, Jurema e Ibirajuba. 

    Com o reforço de 140 novos policiais lançados às ruas ainda em outubro, o município de Caruaru registrou uma redução de 50% dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) em relação ao mês de setembro deste ano. Com a inauguração do batalhão, esse efetivo será incorporado ao BIESP a partir de agora. O reforço ainda será ampliado com a chegada dos novos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, que já estão sendo formados e devem estar efetivamente nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2018. Além disso, mais de 43 viaturas foram entregues, este ano, para renovação e ampliação da frota a serviço das polícias com atuação em Caruaru e no Agreste.  

    A prefeita do município de Caruaru, Raquel Lyra, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de um equipamento de segurança como o BIESP no objetivo de assegurar que os jovens não tenham suas vidas tiradas pela criminalidade. "A cada investimento que se faz em segurança pública, nós preservamos vidas de pais e mães de família, de e filhos que tantas mães choram todos os dias porque têm suas vidas antecipadamente ceifadas pela criminalidade. Nós precisamos gerar tranquilidade e um ambiente de oportunidades para esses jovens que estão matando e morrendo no nosso Estado e na nossa região. Tenham certeza, Caruaru trabalhará todos os dias para garantir que essas oportunidades sejam realidades na vida de todos os caruaruenses. Hoje é um dia de agradecimento e de reconhecimento. Parabéns ao Governo do Estado, aos homens e mulheres que compõem a Polícia Militar pelo importante avanço no combate à criminalidade no nosso município", apontou.

    O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, reforçou  o empenho do Governo de Pernambuco em realizar investimentos para dar cada vez mais condições de trabalho para os policiais do Estado. "A nossa missão, nada tem de fácil. O Estado está fazendo investimentos na segurança pública com aquisição de novas viaturas, criação de novas unidades policiais e, sobretudo, com a formação de novos profissionais. O governo cumpre mais um compromisso no que diz respeito ao Plano Estadual de Segurança e Pacto Pela Vida, ao idealizar e ativar o BIESP no município de Caruaru ",observou. 

    O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, afirmou que o apoio do governador Paulo Câmara ao abraçar a ideia do batalhão foi essencial para que, em tempo recorde, o BIESP fosse implantado em Caruaru. "Temos hoje um batalhão novo, uma nova doutrina de policiamento ostensivo, juntando as especialidades da diretoria especializada que congrega as duas unidades de policiamento especializado em uma única unidade. Tenho muito orgulho em levar para o Interior do Estado esse serviço mais especializado da Policia Militar. Ao levar a ideia para o governador, imediatamente ele abraçou a ideia. Então, nós conseguimos em poucos meses colocar o batalhão em operação. É um tempo recorde. A estrutura dessa unidade é única. Nas polícias militares do Brasil, não existe uma unidade semelhante ao que nós estamos apresentando hoje.

    A policial militar recém formada, Natália Santos, falou sobre as oportunidades que a implantação do BIESP proporcionaram para sua carreira. "Está sendo uma oportunidade única. O BIESP, além de ter um investimento muito grande, teve muita oportunidade para a gente que está ingressando agora na Policia Militar. Foram viaturas novas, armamentos novos, ou seja, várias oportunidades para a gente combater a criminalidade de um jeito mais efetivo. O bom de ter uma tropa nova é isso: a vontade de trabalhar, de mostrar serviço e, realmente, diminuir a criminalidade. Todos estamos ingressando com a mesma expectativa, que é diminuir a criminalidade em Caruaru", ressaltou.

    Participaram do evento os deputados federais André de Paula e Tadeu Alencar; os estaduais Tony Gel, Laura Gomes, Joel da Arpa e Diogo Moraes; a promotora de Justiça de Caruaru, Juca Miranda; o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle; o comandante do BIESP, tenente-coronel Antônio Menezes; a gerente geral de Polícia Cientifica, Sandra Santos; e o diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), cel. João Bosco.  Acompanharam o governador durante a agenda no município também os prefeitos Misso de Amparo (Lagoa dos Gatos), Wilson Madeiro (Barra de Guabiraba), Joelma Campos (Panelas), Hélio dos Terrenos (Belo Jardim), Giorge de Neno (Camocim de São Félix), Thiago Nunes (Agrestina), Branquinho (Bezerros), Mota (Riacho das Almas), Rossine (Lajedo), Antônio Roque (Jataúba), e Gustavo Adolfo (Bonito); além dos vice-prefeitos de São Caetano, Caio Braga; e de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; do ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz; e do presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lula Tôrres, além dos secretários Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), João Campos (Chefia do Gabinete de Governo, Francisco Papaléo (Cidades), Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia) e Wellington Batista (Agricultura)

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sei. sds, biesp, rocam, caruaru, paulo camara, plano de seguranca, diresp, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Força Tarefa Coletivos reduz roubo a ônibus em 41%

    | Segurança

     

    Já nesse mês de novembro, a operação conta com um número de whats app  (81) 99488-7091 para receber denúncias que levem à prisão de acusados de roubos a coletivos.

    A Força-Tarefa Coletivos (FT Coletivos), instituída pela Secretaria de Defesa Social (SDS), conseguiu reduzir em 41% a incidência de roubos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, entre setembro e outubro deste ano. Reestruturada pela Portaria nº 4383 de 17/08/2017, a FT Coletivos realiza um mapeamento permanente de ocorrências e efetua a repressão qualificada a esse tipo de crime.

    A estratégia contou com intensificação da Operação Transporte Seguro, que, somente em outubro, realizou abordagens em 6.092 ônibus, alcançando mais de 54 mil pessoas.

    Foi ampliada, ainda, a atuação da Polícia Militar, por meio dos Batalhões da RMR e das unidades especializadas BPChoque, CIPMoto/ROCAM e Batalhão de Radiopatrulha, além do serviço de inteligência. A Polícia Civil por sua vez, envolveu 10 Delegacias Seccionais na FT Coletivos, investigando crimes, cumprindo mandados de prisão e analisando vídeos de ocorrências enviados pelas empresas de ônibus.

    Reuniões semanais das operativas da SDS monitoram a Força-Tarefa, que conta com o apoio do Grande Recife Consórcio e das empresas. Como consequência do reforço, o mês de outubro já apresentou uma redução importante de assaltos a coletivos, com 65 casos registrados, contra os 155 de agosto (mês de início da reestruturação).

    O reforço da atuação das Polícias Civil e Militar no combate a esse tipo de crime também trouxe resultados positivos quanto às prisões de acusados de assaltos a coletivos. De janeiro a outubro deste ano, foram efetuadas, ao todo, 272 prisões.

    CELULARES – Desde a implantação da FT Coletivos, o número de celulares roubados em ônibus também diminuiu. Em setembro deste ano, houve 360 ocorrências, -13,9% em relação ao mesmo mês em 2016. A redução foi ainda mais significativa em outubro de 2017, que registrou 239 casos: -37,4% em comparação com o mesmo mês no ano anterior.

    WHATSAPP – A FT Coletivos passa a contar, a partir deste mês de novembro, com um número de WhatsApp para que a população possa fazer denúncias que levem à prisão de acusados de roubos a coletivos. É o (81) 99488-7091. O telefone atenderá apenas mensagens pelo aplicativo, não estando disponível para ligações.

    Assuntos: sds, força tarefa coletivos, ft coletivos, assalto a onibus, roubos a onibus, violencia, transporte público, operaçao transporte seguro, força tarefa, pm, pc,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco inicia formação de 300 novos homens e mulheres do CBMPE

    | Segurança

    Os soldados passarão a integrar a corporação já no primeiro semestre de 2018
     
    O governador Paulo Câmara comandou, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (13.11), no Centro de Convenções, a aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP BM) para 300 novos homens e mulheres, aprovados em concurso realizado em maio deste ano. Após conclusão dessa que é a última etapa de preparação, os novos soldados serão empregados nas diversas áreas de atuação da corporação. Na oportunidade, Paulo fez questão de destacar a importância da ação dos futuros servidores no atendimento de ocorrências e no salvamento de vidas. "Tenho certeza que esses novos alunos vão se integrar a uma corporação séria, que vai nos ajudar muito a ser um Estado mais igual, justo, e, acima de tudo, um Estado onde os Bombeiros Militares vão estar sempre prontos para atender à população sempre que chamados, preservando a vida, o próximo, e, principalmente, a cidadania e a qualidade de vida das pessoas", ressaltou.

    A nobreza da função e a qualidade do Curso de Formação também foram frisadas pelo governador Paulo Câmara. "Essa formação vai mostrar valores importantes, que vão marcar as vidas dos alunos. Valores que, acima de tudo, vão representar o que é tão importante, que é servir ao público. Nunca, em nenhum momento, podemos desviar desse foco, dessa trajetória e desse caminho, de servir e se dedicar. Pernambuco é um povo muito grato, um povo que reconhece trabalho, as pessoas e as corporações", concluiu.

    Com previsão de término para maio de 2018, o curso terá 1.184 horas/aula e duração de seis meses. As aulas ocorrerão, em sua maioria, na Academia de Bombeiros Militar dos Guararapes (ABMG), no bairro do Curado. Entretanto, os novos alunos também terão treinamento em locais de piscina, mar, edificações elevadas, entre outros cenários que se assemelham às diversas áreas de atuações que os Bombeiros Militares enfrentam no dia a dia. Dentre aulas teóricas e de práticas operacionais, o curso contemplará 50 disciplinas.

    Durante as aulas, os soldados aprenderão noções de formação militar; gestão de segurança pública; violência, crime e controle social; direitos humanos; conhecimentos jurídicos; gestão de conflitos; valorização profissional; comunicação e tecnologia da informação; cultura e cidadania; salvamento aquático, terrestre e em alturas; atendimento pré-hospitalar; combate a incêndio; vistoria técnica; entre outros. Durante os seis meses do curso, os alunos receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 996,00.

    O comandante geral do CBMPE, Coronel Manoel Cunha, falou dos desafios que os alunos enfrentarão no curso e da responsabilidade que a profissão exige. "Hoje, recebemos aqui 300 jovens para a última e mais difícil etapa da seleção, que é a formação profissional. Será um período de provações, sacrifícios físicos e psicológicos, testando os limites máximos de cada um em busca da perfeição no desempenho dos procedimentos e protocolos técnicos inerentes às atividades da corporação. No início dessa caminhada, o maior e melhor sentimento que cultivaremos em nossa formação como bombeiro militar é o lema do nosso hino: ‘Vida alheia e riquezas salvar’. Pernambuco há de ser grande, e cabe a cada um de vocês uma parcela dessa responsabilidade a partir de agora", exaltou.

    HISTÓRICO – Esta é a primeira turma que será formada na gestão Paulo Câmara. No entanto, desde 2007, ainda na gestão de Eduardo Campos, o Governo do Estado dá indícios do seu alinhamento com as políticas de segurança pública do Estado. Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, em dez anos, são mais de 1.550 soldados formados pelo do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar. 
    Cidades: Olinda
    Assuntos: sei, paulo camara, sds, bombeiro militar, formaçao de praças, abmg, cbmpe, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post: