meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo Câmara: “Estamos seguros de que, com união e determinação, vamos avançar contra a violência em Pernambuco”

    | Segurança
    PC posse

    Governador defendeu o compromisso do Estado com a segurança pública durante a transmissão de cargo do novo chefe da Polícia Civil, nesta quarta (22.02), no Recife

    Após nomear o coronel Vanildo Maranhão como o novo comandante da Polícia Militar, na última segunda-feira (20.02), o governador Paulo Câmara presidiu, na tarde desta quarta-feira (22.02), a solenidade de transmissão de cargo do novo Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral. Durante a cerimônia, realizada no prédio da Chefia de Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, o chefe do Executivo estadual avaliou a missão na nova gestão como árdua, mas essencial para a manutenção da paz no Estado. Amaral substitui o delegado Antônio Barros.
     
    “A gente tem confiança no caminho que estamos construindo no âmbito do Pacto pela Vida e estamos buscando os resultados de maneira incansável. O delegado Joselito vem com essa missão de continuar o trabalho iniciado pelo delegado Barros e avançar, dando respostas mais rápidas para a população. Vamos prender quem tiver que prender, combater o crime organizado, o tráfico de drogas e impedir que a bandidagem continue atuando no nosso Estado”, pontuou o governador.
     
    Paulo defendeu, ainda, que o trabalho do governo no combate à violência contará com a união efetiva dos forças policiais. “Estamos seguros que, com união e determinação, vamos avançar contra a violência em Pernambuco. Temos a consciência que o trabalho é árduo e que vai pedir muita dedicação de todos os poderes responsáveis, mas estamos empenhados em oferecer mais tranquilidade à população”, disse.
     
    Na ocasião, o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, afirmou que o Estado tem buscado, cada vez mais, uma relação mais intensa e colaborativa entre as polícias. “O nosso objetivo é combater o crime organizado. E é com essa energia que recebemos o delegado Joselito para que, juntos, possamos também continuar operando para oferecer a segurança necessária aos pernambucanos. É isso o que se espera das forças policiais de Pernambuco”, registrou.
     
    Ciente da nova missão, o delegado Joselito Kehrle do Amaral disse estar confiante e destacou o valor da equipe que passa a comandar a partir de hoje. “Eu tenho a certeza de que esses competentes policiais, homens e mulheres, estarão comigo nessa nova missão. A responsabilidade é grande, mas o valor que tem intrínseco em cada colega de trabalho que se encontra aqui, hoje, fará a diferença no resultado final”, afirmou. 

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    --
    Assuntos: paulo camara, governador de pernambuco, segurança, angelo gioia, transmissão de cargo, Vanildo Maranhão, joselito amaral,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Carnaval 2017 terá um efetivo policial superior a 30 mil

    | Segurança, Cultura
    Carnaval sds

    Esquema especial garantirá a segurança do folião entre 24 de fevereiro e 5 de março. Decreto do governador torna obrigatório o cumprimento das escalas durante esse período como também em outros grandes eventos, a exemplo do São João

    Com o lema “Vai na Folia, Vai na Paz”, o planejamento operacional da Secretaria de Defesa Social (SDS) contará, no período de 24 fevereiro a 5 de março, com um efetivo de 31.213 policiais e bombeiros militares, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior. Eles atuarão de forma integrada aos demais órgãos do Estado e das prefeituras, garantindo a tranquilidade e a segurança com forte ostensividade no Galo da Madrugada, Recife Antigo e Olinda, além de outras cinco cidades da RMR e 17 do Interior. Nesta terça-feira (22), foi publicado, no Diário Oficial do Estado, o decreto 44.128, assinado pelo governador Paulo Câmara, que torna obrigatório aos servidores das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros, o cumprimento das jornadas para as quais foram escalados nesse período de 10 dias.

    “Fizemos um planejamento com muito cuidado e dedicação, com uso de toda força policial especializada, duas plataformas elevadas, câmeras de videomonitoramento, unidades avançadas nos focos de folia, uso de dois helicópteros, agentes de inteligência infiltrados entre os foliões e reforço da frota de veículos. Temos um efetivo bem próximo ao de anos anteriores, só que, proporcionalmente, teremos mais policiamento, uma vez que diversas cidades, a exemplo de São Lourenço da Mata e Carpina, cancelaram os festejos por falta de recursos financeiros. Temos uma mensagem bem simples e direta aos milhões de foliões pernambucanos e turistas que escolheram este Estado como destino: brinquem com muita alegria e imbuídos da cultura de paz. E aqueles que tentarem a desordem terão uma resposta rápida e efetiva da nossa tropa, que, a despeito dos alardes feitos por uma minoria pregadora de um suposto caos, está bastante motivada”, resumiu o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

    Dos 31.213 postos de trabalho escalados para o Carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 são da Polícia Civil, 2.892 vêm do Corpo de Bombeiros, 443 pertencem à Polícia Científica, 118 atuam pela Corregedoria e 47 estão no Grupamento tático Aéreo (GTA). Para acompanhar em tempo real a Folia de Momo, estará em funcionamento, ininterruptamente, do dia 24 de fevereiro a 1º de março, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, no Bairro de São José, o Centro de Operações do Carnaval. Lá, funcionarão, de forma integrada à SDS, diversos órgãos, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec.

    “No Centro de Operações, visualizaremos as câmeras de videomonitoramento instaladas em Olinda, no Sítio Histórico, no Recife Antigo e nas ruas do Centro da Capital por onde passará o Galo. Receberemos imagens captadas por duas plataformas elevadas (cada uma com 14 câmeras, a uma altura de 15 metros) instaladas na Praça do Carmo e próxima ao Marco Zero, além de informações coletadas pelos postos avançados e policiais responsáveis pelas rondas, nas mais diversas modalidades, como a cavalo, a pé, com uso de cães e motorizados”, explica o secretário executivo da SDS, João Luiz Caetano.

    POLOS - Somente no Recife, foi feito um planejamento operacional para os 47 polos da Capital, sendo os principais no Marco Zero, Pátio de São Pedro, Arsenal da Marinha, Cais da Alfândega, Rua da Moeda, Praça da Independência, Campo Grande, Ibura, Cordeiro, Brasília Teimosa, Várzea, Linha do Tiro, Lagoa do Araçá, Alto José do Pinho, Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana. Na RMR, terão maior reforço, além de Recife e Olinda, as cidades de Araçoiaba, Camaragibe, Itamaracá Ipojuca, Moreno e Itapissuma. No Interior, considerando o porte de suas festas, os municípios com maior ostensividade são: Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Goiana, Paudalho, Bezerros, Timbaúba, Catende, Tamandaré, Pesqueira, Surubim, Arcoverde, Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro, Trindade, Serra Talhada e Petrolina.

    “Em todas as cidades de Pernambuco, teremos policiamento, além de delegacias regionais em plena atividade, perícias criminais dando suporte às investigações e a presença do Corpo de Bombeiros, fiscalizando bares, trios elétricos e camarotes, além dos resgates, salvamentos e operações em caso de incêndios e desastres”, detalha Angelo Gioia.

    GALO DA MADRUGADA – No maior bloco carnavalesco do mundo, o efetivo de segurança será composto de 4.254 profissionais (sendo 3.106 PMs), interligados a dois centros de comando, localizados no fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô do Recife. Nesses dois pontos, onde atuarão as forças de segurança acrescidas do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, também funcionará o Juizado do Folião, projeto que completa, em 2017, 10 carnavais. No juizado, serão atendidos os delitos de menor potencial ofensivo (não ultrapassam a pena de dois anos de prisão), garantindo o devido processo legal às prisões e detenções realizadas pelas polícias.
    Assuntos: esquema carnaval, sds, vai na folia vai na paz, paulo camara,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara agradece ação da PM e anuncia promoção por bravura

    | Segurança

    CGPM

    O governador fez uma menção elogiosa aos policiais pela atuação contra criminosos durante investida em empresa de segurança de valores

    O governador Paulo Câmara prestou homenagem aos policiais militares pela atuação contra a ação de criminosos em uma empresa de segurança de valores, localizada no bairro da Estância. Na manhã desta quarta-feira (22/02), Paulo esteve no Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no bairro do Derby, onde anunciou um processo administrativo de promoção por bravura, ação prevista para atos de coragem de policiais, além de ter feito uma menção elogiosa à corporação.

    "Ontem, a Polícia Militar de Pernambuco provou ter muita coragem e determinação. O que os senhores fizeram foi uma ação em favor de Pernambuco e da segurança pública. Acima de tudo, a conduta foi um recado muito claro de que não vamos admitir que isso volte a ocorrer no nosso Estado. Por isso, agradeço à PMPE, representando todos os pernambucanos e pernambucanas, pela ação em favor da segurança da população", afirmou o governador.

    Como reconhecimento ao trabalho dos policiais militares, Paulo Câmara destacou o procedimento de promoção por bravura que será instaurado. "Os fatos serão avaliados e, diante da pronta resposta dos policiais, da forma firme e corajosa como eles enfrentaram os criminosos, o processo culminará na promoção de patente a todos que participaram da ação de ontem", ressaltou.

    Para o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, o policial que sai de casa e coloca a própria vida em risco, em favor da segurança da população, merece reconhecimento. "Sei o valor que cada um desses soldados tem. Nossa missão de enfrentar o crime é dura, portanto, estamos aqui para registrar nosso reconhecimento, nosso respeito e nossa gratidão", afirmou. O comandante da PMPE, Vanildo Maranhão ressaltou a rápida resposta dos policiais militares."Essa conduta mostra o espírito combatente de cada PM. E o reconhecimento do governador Paulo Câmara confirma isso", pontuou Maranhão.

    Ferido durante a operação de ontem, o cabo Jarbas de Arruda Cordeiro afirmou estar satisfeito com o reconhecimento do Governo de Pernambuco em relação à ação dos policiais militares. "Ficamos felizes com o reconhecimento do governador Paulo Câmara. Isso nos motiva cada dia mais a trabalhar em prol da sociedade, que é quem tem que ser realmente beneficiada", disse. E complementou: "Espero que possamos chegar a um patamar de segurança que deixe a população pernambucana tranquila". 

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Texto: Isabela Alves/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, ação brinks, polícia militar,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Concurso Público para Bombeiros Militares segue com inscrições abertas em Pernambuc

    | Segurança, Administração


    ​O Governo do Estado de Pernambuco, através de portaria conjunta das Secretarias da Administração e Defesa Social, abriu inscrições para Concurso Público que oferece 300 vagas para soldados bombeiros militares, sendo que 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência. Após conclusão do curso de formação, os nomeados terão remuneração de R$ 2.319,88 mensais. 

    Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos completos na data de ingresso e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso. A formação exigida é nível médio, e os candidatos devem possuir carteira de habilitação, no mínimo na Categoria B. Exige-se também altura mínima de 1,65m para homens, e 1,60m para mulheres. 

    Seleção em duas etapas. 

    A primeira etapa do Concurso Público será realizada pelo IAUPE - Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco. A segunda etapa será o Curso de Formação e Habilitação de Praças, que será realizada pela Secretaria de Defesa Social. Esta etapa também será eliminatória. Durante o curso de formação, os alunos receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 970,42. 

    Inscrições
     
    Os interessados devem fazer a inscrição no site do IAUPE (www.upenet.com.br), até o dia 26 de março. A taxa é de R$ 129,60. Maiores informações podem ser obtidas no edital, que também consta do site da realizadora da primeira etapa do certame.
     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "A PM trabalhará em favor de um Pernambuco melhor e mais seguro"

    | Segurança

     Troca de Comando

    O novo comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, foi empossado na manhã desta segunda-feira, em substituição ao coronel Carlos D'Albuquerque


    O governador Paulo Câmara reafirmou, nesta segunda-feira (20.02), o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública do Estado, durante a solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral, no bairro do Derby. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que o novo comandante da corporação, coronel Vanildo Maranhão, terá a responsabilidade de reforçar o trabalho realizado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) com vistas à construção de uma cultura de paz em nosso Estado. O oficial substitui o também coronel Carlos D'Albuquerque.

    "Quero dizer ao novo comandante e à toda a equipe da Polícia Militar que, para que Pernambuco tenha uma maior segurança pública é preciso que seja feito um esforço diário e que se busque, de forma incansável, obter resultados na redução da criminalidade. E quero dizer a todos pernambucanos que a PM trabalhará em favor de um Pernambuco melhor e mais seguro ", afirmou Paulo Câmara. O governador também ressaltou a importância do Programa Pacto pela Vida. "Sabemos que é com o Pacto pela Vida e com a dedicação diária de todos que fazem a Polícia Militar que os resultados vão continuar a vir", pontuou.

    Paulo Câmara destacou, ainda, o trabalho feito pelo coronel D'Albuquerque. "Ele se dedicou à causa e a melhorar a segurança pública do Estado. Passou valores fundamentais aos seus comandados e buscou, incansavelmente resultados no âmbito da segurança", agradeceu.

    O secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, frisou que o coronel Vanildo Maranhão contará com apoio total de sua pasta na nova missão. "Trabalharemos de forma integrada para assegurar que a sociedade tenha a devida segurança no seu cotidiano. Esse esforço será observado na PM e na Polícia Civil", afirmou.

    O novo comandante da Polícia Militar reiterou o compromisso de se dedicar inteiramente ao serviço militar. "Buscaremos os meios necessários para servir à sociedade pernambucana. Reafirmo que estou determinado a garantir segurança pública aos pernambucanos, mesmo arriscando a própria vida", afirmou o coronel Vanildo Maranhão. Ao final, o novo comandante da PM agradeceu ao coronel D'Albuquerque. "Agradeço pelo trabalho realizado por ele com muita honra. Será uma grande responsabilidade substitui-lo", registrou.


    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, policia militar de pernambuco, vanildo maranhão, segurança, passagem de comando, angelo gioia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador sanciona lei que reajusta soldo de militares

    | Segurança

    Paulo PM

    O governador Paulo Câmara sancionou, na tarde desta quinta-feira (16/02), a Lei que altera a estrutura remuneratória das carreiras de praças e oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que passa a ser integrada por subdivisões em faixas de soldos, indicando o nível de progressão no respectivo posto ou graduação. Trata-se do maior acordo de valorização funcional da história de Pernambuco, num grande esforço do Governo do Estado em meio a mais forte crise econômica que o País enfrenta. A PM e o CBM vão ter um reajuste médio de 25%.

    O reajuste representará um acréscimo de R$ 303 milhões na folha de pagamento de 2017, conforme detalhado nos demonstrativos de impacto financeiro, que acompanham o Projeto. O PL estabelece as correções nos vencimentos para os meses de Maio de 2017, Abril de 2018 e Dezembro de 2018. A lei viabiliza também o nivelamento salarial dos militares com a Polícia Civil. Além disso, garante o crescimento e o dinamismo na carreira dos militares. Na tabela abaixo, estão os valores atuais e os corrigidos até o final do próximo ano:

    Soldo

    Nos últimos dois anos, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar receberam um aumento médio de 20% em 2015 e 20% em 2016. A política salarial tem objetivado reduzir a diferença de soldo entre os oficiais e os praças.

    De 2015 a 2017, o Governo do Estado promoveu o maior conjunto de conquistas da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em Pernambuco. Nesse dois anos, o Governo adotou diversas providências para a valorização da carreira militar do Estado, a exemplo da instituição de um plano de cargos, aumento do auxílio (transporte, farda e refeição) e da realização de um volume de promoções sem precedentes. Em 2015, foram 5.700 promoções; em 2016, 2.200 mil promoções; e 2017, 1.800 mil promoções. Num total de 16.800 mil promoções.



    Fotos: Aluisio Moreira/SEI

     

     

    Assuntos: Paulo camara, governo de pernambuco, soldo pmpe e cbmpe, segurança
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo anuncia mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil

    | Segurança
    pmpc

    O governador Paulo Câmara promoveu hoje (17.02) mudanças nos comandos da Polícia Civil de Pernambuco e na Polícia Militar de Pernambuco. O coronel Vanildo Maranhão substituirá o coronel Carlos D’Albuquerque no comando da Polícia Militar. Atualmente, o coronel Vanildo ocupa o cargo de diretor das Especializadas da PMPE. O delegado Joselito Amaral substituirá Antônio Barros como chefe da Polícia Civil. Amaral é o atual diretor da Área Integrada Metropolitana. A transmissão dos cargos ocorrerá na próxima segunda-feira (20.02).

    “Quero agradecer o apoio e a colaboração do coronel D’Albuquerque e do Delegado Antônio Barros durante o período em que estiveram à frente das corporações. Coronel Vanildo e o delegado Joselito têm a missão de trabalhar incansavelmente para que o Pacto Pela Vida obtenha os resultados positivos, garantindo a integração entre as polícias para a melhoria da Segurança Pública do Estado. Estamos tomando todas as medidas necessárias, inclusive com a maior valorização da história das instituições policiais de Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    O atual comandante do Estado-Maior da PMPE, coronel André Cavalcanti, assume o subcomando da corporação. Ele troca de posição com o coronel Adalberto Freitas, que passa a chefiar o Estado-Maior da Polícia Militar. Na Polícia Civil, o chefe-adjunto será o delegado Charles Gutiergues.

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Assuntos: paulo camara, pm, pc, vanildo maranhão, joselito amaral, pacto pela vida,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo reajusta os valores do PJES e amplia oportunidades de promoção na carreira militar

    | Segurança


    Por mês, a Secretaria de Defesa Social aplicará R$ 2,7 milhões a mais no Programa de Jornada Extra. Cumprindo toda a carga horária disponível, um praça poderá aumentar sua remuneração em R$ 2 mil, sendo R$ 3 mil para oficiais, delegados e peritos criminais

    O Governo de Pernambuco está reajustando os valores do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) de modo a ampliar a atratividade para os policiais que preferem trabalhar em seu horário de folga. Hoje, o programa tem um custo mensal de 9,2 milhões e, com o aumento para todas as patentes e categorias das polícias Militar, Civil, Científica e Bombeiros, irá para R$ 11,9 milhões, ou seja, aproximadamente R$ 2,7 milhões de incremento. As novas regras estão no decreto do governador Paulo Câmara que será publicado na edição de amanhã (17) do Diário Oficial do Estado, com validade imediata .

    Pelo decreto, a jornada extra dos praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) passará de R$ 120,00 para R$ 200,00 – mesmo patamar a que chegarão os agentes da Polícia Civil. Os oficiais (tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis), delegados e peritos criminais receberão R$ 300,00, contra os atuais R$ 270,00.

    “Estamos melhorando o incentivo com o objetivo de ampliar o efetivo das forças de segurança a serviço da população de Pernambuco. É importante a gente sempre lembrar a função do PJES, criado em 1999 e depois aprimorado em 2012. Ele surgiu como uma forma de dar a oportunidade aos policiais de melhorarem sua remuneração trabalhando para o Estado, cumprindo sua missão, uma vez que a Constituição exige deles dedicação exclusiva ao poder público”, explica o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

    Cada policial poderá cumprir, por mês, até 10 cotas com jornadas de 12h do PJEs. Fazendo o máximo de carga horária, os praças e agentes poderão ampliar sua remuneração mensal em até R$ 2 mil, sendo R$ 3 mil no caso dos oficiais, delegados e peritos criminais. A adesão à jornada extra é possível porque os policiais possuem em uma escala especial, como 12h de trabalho por 36h de folga ou 24h por 72h de descanso. “Especialmente para os que estão em início de carreira, ampliar sua atividade também é uma forma de se qualificar e ganhar experiência, além de proteger a sociedade”, diz o secretário.

    PROMOÇÃO – Em portaria publicada hoje (16) no Boletim Geral da SDS, disponível no endereço www.sds.pe.gov.br, foram ampliadas as vagas para seleção interna do  Curso de Formação de Oficiais da Administração (CFOA), que prevê ascensão na carreira profissional dos praças da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar. Inicialmente, o edital do certame, publicado no final de janeiro, ofertava 90 para a PM e 54 para o Corpo de Bombeiros. Com a mudança, o quantitativo dobrou para PM, que passa a ter 194 vagas. No caso do CBMPE, vai para 60 oportunidades.

    O CFOA dá a possibilidade de ascensão dos sargentos e subtenentes, as duas últimas graduações dos praças, ao oficialato. Quem for aprovado, torna-se tenente, melhorando sua remuneração e qualificando sua atuação na corporação.

    Com essa medida, mais um compromisso do Governo do Estado está sendo cumprido. Em 2016, a abertura de seleção interna para o CFOA foi uma reivindicação dos policiais e bombeiros militares. Isso porque último concurso realizado pelas corporações para formação de oficiais da administração ocorreu em 2009.

     
    Assuntos: sds, paulo camara, governo de pernambuco, programa de jornada extra,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governadores pedem fim de anistia para policiais punidos

    | Segurança
    Chefes dos Executivos estaduais se solidarizaram com o Espírito Santo e afirmaram que postura dos agentes de segurança é "inaceitável e ilegal"
     
    BRASÍLIA - A Segurança Pública foi o principal tema federativo da reunião do Fórum Permanente dos Governadores, realizada na última terça-feira (15/02), na residencial oficial do Governo do Distrito Federal, com a presença do governador Paulo Câmara. Ao término da reunião, o grupo divulgou uma nota à Imprensa, na qual foi prestada solidariedade ao povo e ao Governo do Espírito Santo, que enfrenta um motim da Polícia Militar.
     
    "Tal postura dos agentes de segurança (do Espírito Santo) é considerada inaceitável e ilegal, uma vez que atenta contra a integridade da população e a própria Constituição Federal", afirmam os governadores no texto. Os governadores também solicitaram ao Congresso Nacional e ao Governo Federal que não seja aprovado nenhum tipo de anistia aos policiais militares que tiverem sido punidos pelos atos considerados inconstitucionais. “Neste momento de instabilidade e insegurança, é preciso agir com firmeza para que situações semelhantes não se expandam para outras regiões do País”.
     
    Na avaliação de Paulo Câmara, a questão da segurança pública tem que constar nas prioridades federativas do Brasil. “A população quer que os governantes assegurem a tranquilidade para andar nas ruas, com paz e segurança. Temos essa responsabilidade e precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance para vencer mais esse desafio, pois a crise econômica e o crescimento do tráfico de drogas agravaram ainda mais a questão da segurança pública. Esse enfrentamento da violência e da criminalidade será efetivo de forma integrada e federativa. A disciplina e a hierarquia das polícias militares também precisam ser respeitadas”, ressaltou.
     
    Para o Fórum dos Governadores, é “imperioso” que o Governo Federal aprofunde as discussões com todos os Governos Estaduais e implemente o Plano Nacional de Segurança Pública. “Esse conjunto de medidas deve conter ações e estratégias que garantam não só a segurança nas cidades, mas o controle as nossas fronteiras, de forma a combater, principalmente, o tráfico de drogas e de armas”.
     
    A nota dos governadores conclui afirmando que esse Plano Nacional deve vir acompanhado da fonte de financiamento das ações previstas, com a implantação do Fundo Nacional de Segurança. “Os governadores acreditam que apenas com a atuação conjunta do Governo Federal e dos Governos dos Estados será possível garantir à sociedade brasileira a paz e a tranquilidade”,  informa a nota.
     

    Nota assinada pelos governadores:




    Assuntos: Paulo camara, governo de pernambuco, segurança, brasília, forum permanente de governadores, anista aos policiais punidos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diretora-presidente da FUNASE tomou posse nesta segunda-feira (13)

    | Juventude, Segurança, Direitos Humanos

     

    A nova Diretora-Presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Nadja Alencar, tomou posse nesta segunda-feira (13). A solenidade aconteceu na sede da instituição, que fica nos Aflitos. 

    Na ocasião, Nadja Alencar destacou as prioridades da sua gestão, elencando as ações que serão desenvolvidas com foco nas práticas restaurativas que fomentem uma cultura de paz e dos Direitos Humanos na instituição.  

    Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Roberto Franca, representantes do Poder Judiciário, das organizações ligadas à infância e juventude, além dos gestores e servidores da instituição.  

    Perfil - Nadja Maria Alencar Vidal Pires nasceu em 06 de novembro de 1959, no município de Tabira, Sertão do Estado. É formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1982); pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e tem especialização em Serviço Social nas Organizações pela Universidade de Pernambuco (UPE,1994). Em 1991 foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PE). Passou dois anos como diretora de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe). Servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) há 29 anos (1988), Nadja foi coordenadora técnica do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife e do Case Cabo de Santo Agostinho, neste último também foi diretora. Entre 2004 e 2008, foi diretora de Gestão de Pessoas do Hospital dos Servidores do Estado (HSE). Em 2011 assumiu a chefia da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (Diase), que depois se transformou na atual Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGGPAT). Nesse período, Nadja trabalhou ao lado de quatro presidentes: Alberto Vinicius Melo do Nascimento, Eutácio Borges da Silva Filho, Moacir Carneiro Leão Filho e Roberto Franca Filho. Foi convidada pelo atual secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca, para assumir a presidência da Funase. Nadja é casada com Henrique Serra Pinho e tem um casal de filhos.   

    Assuntos: funase, nova diretora, nadja alencar
    Compartilhe: Link para o post: