meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • União e Estados buscam destravar a Transnordestina

    | Política
    Ministros e governadores se reuniram com ministro-relator do Tribunal de Contas da União para que as obras da ferrovia sejam retomadas

    BRASÍLIA - Os governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí) e os ministros Maurício Quintella (Transportes) e Dyogo Oliveira (Planejamento) se reuniram ontem (15/02) à noite com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues, para buscar a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina. O ministro bloqueou repasse de recursos federais para o projeto. O TCU apontou descompasso entre os valores dos investimentos já realizados e o andamento da ferrovia.

    A reunião contou também com a participação do  vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Raul Henry, e do presidente da Transnordestina, Sergio Leite.

    No encontro de hoje, ficou definido que serão enviadas as informações exigidas pelo Tribunal para que a questão possa ser reavaliada pela equipe técnica do TCU.  Além disso, o ministro Walton assegurou que a conclusão da ferrovia é uma prioridade do TCU e que tão logo as informações sejam fornecidas, o caso será reavaliado para se verificar as condições necessárias para a retomada dos repasses de recursos.

    Fotos: Humberto Pradera/Divulgação


    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, raul henry, ferrovia transnordestina,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara se reuniu com Temer em Brasília para falar de segurança, desemprego e crescimento econômico

    | Economia, Política, Segurança, Emprego

    Governador tratou de segurança, desemprego e retomada do crescimento

    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara se reuniu com o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (09.02), no Palácio do Planalto. Na oportunidade, Paulo tratou de temas nacionais, como as reformas importantes para o País, a segurança pública, o desemprego e a retomada do crescimento econômico.

    "A conversa foi positiva. Mostramos mais uma vez que vamos colaborar com os projetos fundamentais para o Brasil sair da crise e ajudar os Estados e municípios a voltarem a crescer", destacou Paulo Câmara. Ele estava acompanhado do presidente do PSB, Carlos Siqueira;  do senador Fernando Bezerra Coelho; da deputada Tereza Cristina; além do vice-governador de São Paulo, Márcio França.

    Junto com Siqueira, Paulo, que também é vice-presidente do PSB, reafirmou para o presidente Temer que continuará defendendo as bandeiras históricas do partido, como o desenvolvimento social, o combate à pobreza, a universalização da educação.

     "Colocamos as preocupações que nós temos com o País, como o atual momento da segurança pública. Hoje, vários Estados enfrentam problemas com as polícias, os presídios, as drogas e o desemprego. Coloquei ao presidente que este é um debate nacional. Precisamos de resultados rápidos. É isto que a população espera de nós", defendeu Paulo.

    Fotos: Beto Barata e Marcos Corrêa/PR
    Assuntos: paulo camara, michel temer,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo exalta parcerias entre o Executivo e o Legislativo

    | Política, Administração

    sei

    Durante café da manhã com deputados estaduais, governador destacou a importância da Casa de Joaquim Nabuco no enfrentamento dos desafios da gestão

    O governador Paulo Câmara ofereceu, nesta terça-feira (31.01), café da manhã para deputados estaduais no Palácio do Campo das Princesas. No encontro, o gestor apresentou um balanço dos últimos dois anos da administração pernambucana, projetou medidas que serão implementadas em 2017 e  2018 e destacou a importância de parcerias entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento de ações e projetos que dialogam com a melhoria da qualidade de vida da população. 

    "O Estado está equilibrado e preparado para os desafios de 2017. Tudo o que nós fizemos nos últimos anos nos preparou para esse momento. E nós vamos, com o apoio do Legislativo, trabalhar muito mais para entregar cada obra. Os deputados são compromissados e conhecem muito bem as demandas dos pernambucanos. Estaremos juntos para superar as dificuldades e avançar mais", registrou Paulo Câmara.

    Para o governador, a atuação dos parlamentares é essencial para assegurar realizações do Executivo. "Quero enfrentar 2017 com a ajuda dos senhores e senhoras aqui presentes. Estão na ponta, no contato direto com o nosso povo. Sabem o que é prioridade em cada canto do nosso Estado", pontuou.

    Ao destacar o equilíbrio dos cofres públicos no Estado, Paulo Câmara afirmou que, este ano, o trabalho será ainda mais intenso. "Nós temos condições de fazer de 2017 um ano de grandes realizações, além de um ano de planejamento para 2018", frisou. O chefe do Executivo estadual ressaltou ainda que a Estado não parou de investir em obras, apesar das restrições orçamentárias impostas pela crise econômica nacional. "Ao contrário de muitos Estados, Pernambuco seguiu investindo, entregando obras e melhorando a vida do povo", lembrou Câmara.

    Coube ao secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, destacar os pontos do balanço com as principais ações do Governo do Estado. O auxiliar do governador também frisou que o ano de 2017 celebra um ciclo de dez anos de um modelo de gestão que transformou a matriz econômica de Pernambuco. "Vivemos um novo Pernambuco. Antes, nós éramos exportadores de cana de açúcar. Hoje, nós exportamos carros que são fabricados aqui. Ano passado, nós exportamos cerca de 300 milhões de dólares em veículos", exemplificou Márcio.

    O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Guilherme Uchoa, disse que o modelo de gestão implantado em Pernambuco, nos últimos dez anos, foi essencial para o equilíbrio das contas e pela continuidade dos investimentos. "Nós somos um dos poucos Estados do País que está sobrevivendo a essa crise", lembrou o parlamentar.

    Novo líder do Governo na Alepe, o deputado Isaltino Nascimento, agradeceu a confiança depositada em seu trabalho pelo governador Paulo Câmara e exaltou olhar diferenciado que os parlamentares emprestam à administração estadual . "É uma honra fazer parte da gestão que transformou o Estado. E, agora, nós vamos ampliar esse trabalho. E cada deputado pode e, tenho certeza, vai contribuir muito", disse Isaltino.

    O deputado Waldemar Borges disse que, apesar de ter deixado a Liderança do Governo, vai continuar vigilante. "Quero agradecer a confiança que recebi de Eduardo Campos, de João Lyra e de Paulo Câmara. E quero dizer que continuarei firme, conversando e trabalhando pelas parcerias entre o Executivo e o Legislativo", assegurou Waldemar. 

    Animada com o início do ano legislativo, a deputada Laura Gomes afirmou que a parceria com o Executivo será renovada. "É uma parceria pela crença que eu tenho neste governo e neste modelo de gestão", frisou Laura, destacando que a parceria ultrapassa as barreiras da sigla.

    Estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; o secretário executivo da Casa Civil, André Campos; além dos deputados Aluisio Lessa, André Ferreira, Antônio Moraes, Beto Accioly, Claudiano Martins, Diogo Moraes, Eduíno, Eriberto Medeiros, Everaldo Cabral, Francismar Pontes, Henrique Queiroz, Gustavo Negromonte, Jadeval, Joaquim Lira, Lucas Ramos, Marcantônio Dourado, Pastor Cleiton Collins, Ricardo Costa, Roberta Arraes, Rodrigo Novaes, Rogério Leão, Romário Dias, Simone Santana, Vinicius Labanca e Zé Maurício.

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Assuntos: paulo camara, parceria executivo e legislativo, isaltino nascimento, marcio stefanni, guilherme uchoa, waldemar borges,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara discute parcerias com embaixador da Alemanha

    | Economia, Educação, Política, Tecnologia
    Embaixador Alemanha

    O governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (24.01), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Durante o encontro, os dois discutiram a possibilidade da realização de parcerias entre o Estado e o país europeu em diversas áreas, sobretudo em relação à geração de energias renováveis e à economia criativa. "Manter esse diálogo nos ajuda a construir pontes que, no futuro, podem contribuir para a geração de emprego e renda no nosso Estado. O embaixador sabe que pode contar com o Governo de Pernambuco para discutir diferentes tipos de cooperação. A Alemanha é um país que tem um papel de destaque na União Europeia e que realiza investimentos em todo mundo", afirmou Paulo Câmara. 

    O representante germânico ficou impressionado com a infraestrutura e a capacidade pernambucana de atrair novos e diferentes empreendimentos. "São afinidades em muitas áreas entre a Alemanha e o Estado de Pernambuco. A infraestrutura é muito boa, com portos e com investimentos em energia solar e eólica. Já temos empresas alemãs instaladas aqui e outras interessadas", pontuou Georg Witschel, destacando a possibilidade de parcerias também no turismo e fruticultura.

    A educação também permeou a conversa entre o governador Paulo Câmara e o embaixador da Alemanha. Witschel elogiou iniciativas como o Programa Ganhe o Mundo e a gestão do ensino no Estado. "Discutimos a possibilidade de que alunos pernambucanos possam também estudar a língua alemã nas escolas públicas do Estado e nos colocamos à disposição para o intercâmbio também", frisou Georg. 

    Participaram ainda do encontro Sabine Witschel, esposa do embaixador; a Cônsul da Alemanha no Recife, Maria Konning; o Chefe da Assessoria Especial, José Neto; e o secretário interino de Educação, João Charamba. 


    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: paulo camara, embaixador da alemanha, georg witschel,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "Estaremos juntos com os municípios em 2017"

    | Economia, Saúde, Política, Administração
    Paulo Camara

    Em seminário para novos prefeitos, o governador lançou ainda a edição 2017 do Plano  de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti e assinou a prorrogação do Estado de Emergência em Saúde, ontem, em Gravatá


    O trabalho integrado e as parcerias com os municípios são princípios fundamentais para o Governo de Pernambuco na promoção do desenvolvimento descentralizado do Estado. Esse compromisso foi reafirmado, ontem (06.12), pelo governador Paulo Câmara durante o seminário da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Gravatá, no Agreste. Na oportunidade, o gestor ainda renovou o Plano de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti e assinou o decreto que prorroga a Situação de Emergência em Saúde por mais 180 dias. 

    "Os prefeitos eleitos e reeleitos têm o desafio muito grande de trabalhar pelo seu município em um momento de crise econômica tão difícil. Então, a gente se prontifica a continuar com as parcerias e a buscar soluções. Os enfrentamentos vão continuar a existir, porque os recursos financeiros são escassos, diante de tanto serviço. Mas o Governo do Estado se coloca à disposição, como sempre esteve, dos 184 municípios pernambucanos", garantiu o governador. 

    Após a assinatura dos decretos, o chefe do Executivo estadual fez uma explanação dos avanços do Governo do Estado. Paulo afirmou ainda que sua equipe tem mantido os esforços para atrair novos investimentos. "Apesar do momento econômico, vamos ter a primeira fábrica de medicamentos do Estado com o início da operação da Aché", lembrou Paulo. 

    Câmara esclareceu que a queda da arrecadação, verificada nos últimos anos, reduziu a capacidade de investimentos do Estado. Mas Pernambuco buscou as condições necessárias para continuar investindo. "Apesar do cenário, os resultados foram positivos para os pernambucanos. Os resultados mostram que Pernambuco teve a maior redução de despesas do País, em 2015, com 12,5%. E nós vamos manter", destacou.

    Com o tema “Planejando uma gestão de qualidade”, o encontro promovido no Hotel Canariu's reuniu gestores municipais de todo o Estado. O prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, afirmou que estava ciente das dificuldades, mas que os gestores não podem perder a esperança no futuro. "Vamos juntos nessa travessia fazer um Pernambuco melhor para o nosso povo", afirmou Patriota.

    O seminário encerrou as atividades da entidade pernambucana que tem mais de 171 administradores filiados. De acordo com a Amupe, o pleito municipal deste ano elegeu 136 novos prefeitos e outros 48 foram reeleitos. A prefeita reeleita de Arcoverde, Madalena Brito, avaliou o encontro como uma "oportunidade para trocar experiências". "Aqui, nós ouvimos experiências de prefeituras que estão dando certo na administração. E nós viemos para ouvir e compartilhar", disse Madalena. 

    O encontro, que foi promovido em parceria com o Governo de Pernambuco, foi mais uma oportunidade para ampliar o relacionamento entre o Estado e os 184 municípios pernambucanos. 

    ARBOVIROSES - A epidemia das arboviroses vivenciada pelos pernambucanos, no fim do ano passado, levou o governador Paulo Câmara a renovar, nesta terça, o Plano Estadual de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti e prorrogar a Situação de Emergência em Saúde. A medida - em vigor desde dezembro de 2015 - visa manter a celeridade nas ações já realizadas. 

    O governador alertou: "Não podemos descansar. Temos que continuar a evitar a proliferação do mosquito". E completou: "O Estado está melhor preparado hoje para o enfrentamento dessas doenças que são novas e surgiram em 2014 no Brasil. Pernambuco foi atingido em 2015. E em 2016, já conseguimos resultados melhores e esperamos que diminua ainda mais em 2017". 

    As ações do plano envolvem o combate ao mosquito, compra de equipamentos e estratégias de mobilização social. Entre as novidades deste ano, está o início da operação de um ambulatório para pacientes com chikungunya no Hospital Getúlio Vargas, no Recife, e a descentralização dos exames para detecção da febre. Além do serviço na capital, é possível receber atendimento em outras quatro unidades de reumatologia localizadas no interior do Estado. 

    Confiante com o aprimoramento da medida, o secretário de Saúde, Iran Costa, disse que a estratégia do ano passado proporcionou uma redução de 24% nos casos de dengue no Estado. "O foco do plano é o combate aos criadouros do mosquito ainda na fase da larva. Isso porque sem mosquito não há transmissão de doenças", salientou, completando: "Há muito a ser feito, mas nós conseguimos evoluir". 

    Ainda acompanharam o governador no encontro da Amupe os secretários Antonio Figueira (Casa Civil), Francisco Papaléo (Cidades), Angelo Gioia (SDS), Silvia Cordeiro (Mulher), Nilton Mota (Agricultura), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão). Além do chefe de Gabinete do Governador, João Campos; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa; os deputados estaduais Aluisio Lessa e João Eudes; e o interventor de Gravatá, o coronel Mário Cavalcanti. 
     
     
    Fotos: Aluisio Moreira/SEI
    Cidades: Gravatá
    Assuntos: paulo camara, arbovirose, plano de combate as doenças transmitidas pelo aedes aegypti, governo de pernambuco, amupe, estado de emergencia, iran costa,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS reforça policiamento durante o segundo turno das eleições

    | Política, Segurança

    Operação Eleições 

    4.145 policiais militares e civis serão empregados nas quatro cidades com pleito eleitoral. 

    Para garantir a segurança dos eleitores durante o segundo turno das eleições municipais, a Secretaria de Defesa Social – SDS vai empregar 4.145 policiais militares e civis nas quatro cidades que terão pleito eleitoral. No Recife, Olinda e Jaboatão, a Polícia Militar vai empregar 3.334 militares. Na Polícia Civil estarão funcionando onze delegacias de plantão (Varadouro, Peixinhos e Rio Doce, em Olinda; Prazeres, Jaboatão, Piedade e Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, e equipes de reforço na Central de Plantões da Capital – Ceplanc no Recife).

    Já em Caruaru, no Agreste pernambucano, 584 policiais militares e 49 policiais civis estarão empregados. Quatro delegacias de plantão serão ativadas no município. No dia de votação, o trabalho dos órgãos de segurança envolve atuações como: apoio a juízes eleitorais; guarda e segurança das urnas eletrônicas, antes e depois das eleições; policiamento nos locais de votação; reforço nos grandes corredores viários e pontos de grande concentração de eleitores, além das funções típicas da Polícia Judiciária.

    A Capital, Região Metropolitana e a cidade de Caruaru vão contar ainda com o reforço de quatro equipes do Comando de Operações e Recursos Especiais – Core da Polícia Civil.

    CENTRO INTEGRADO - Como aconteceu no primeiro turno das eleições, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/PE) será ativado e funcionará, a partir das 7h do domingo (30/10), e encerrará as atividades uma hora após o término das apurações. Para compor as operações do CICCR, foram convidados representantes da Celpe, CTTU, Grande Recife Consórcio de Transporte, Guarda Municipal do Recife, Metrorec / CBTU, do Tribunal Regional Eleitoral e das Polícias Federal e Rodoviária Federal, além de representantes da SDS e de seus órgãos operativos.

    O Centro funciona na Rua Rio Capibaribe n° 147 - Prédio da Antiga RFSA onde funciona a Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI no 2° andar. A Corregedoria Geral da SDS estará de plantão 24h, durante todo o período das eleições, em sua sede localizada na Avenida Conde da Boa Vista (em frente ao Atacado dos Presentes) ou pelo fone 3184 2714.

    SEM LEI SECA - A exemplo do que ocorreu no 1o Turno das Eleições, a SDS não vai decretar a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no Estado. A exceção fica por conta das cidades onde o juiz eleitoral considerar a chamada “Lei Seca” necessária.

    Apresentação:

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_14067_20161028122407893e.pdf

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Paulista, Recife
    Assuntos: eleições, segurança, sds, caruaru, centro integrado, lei seca, Varadouro, Peixinhos e Rio Doce, em Olinda; Prazeres, Jaboatão, Piedade e Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Segundo turno das eleições contará com esquema especial de ônibus

    | Política, Transporte, Mobilidade, Trânsito

     

    Os eleitores que votarão neste domingo (30) contarão com o auxílio do Grande Recife Consórcio de Transporte. O órgão preparou um esquema de mobilidade especial, com acréscimo de frotas e de viagens às linhas que circulam na Região Metropolitana do Recife. Além do reforço, cinco linhas de ônibus que não operam aos domingos e feriados circularão no dia da votação. Ao todo, serão 1.389 veículos realizando 16.906 viagens, o que corresponde a 120 ônibus e 845 viagens a mais que nos outros domingos.

    Confira as linhas que circularão excepcionalmente para o dia da eleição (30):

    13 – Jardim Beira Rio (Pina)

    116 – Circular (Príncipe)

    514 – Nova Descoberta (Cór. Do Joaquim)

    644 – Largo Maracanã

    527 – Sítios dos Pintos / Imip (Joana Bezerra)

    Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158).

    Cidades: Recife
    Assuntos: eleições, grande recife consorcio, transporte, mobilidade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS divulga balanço da Operação Eleições 2016

    | Política, Segurança, Balanço, Mobilidade

    Urna

    No domingo de votação foram lavrados nove Autos de Prisão em Flagrante Delito, confeccionados 106 Termos Circunstanciados de Ocorrência e 12 Inquéritos foram instaurados por Portaria.

    Considerado, pela Secretaria de Defesa Social, um dos pleitos mais tranquilos dos últimos anos, as Polícias Militar e Civil conduziram 293 pessoas à presença de um delegado. Boca de urna, transporte irregular e arregimentação de eleitores foram algumas das infrações atendidas durante o pleito.

    De acordo com o balanço da Operação Eleições 2016, das 293 pessoas conduzidas, foram formalizadas 09 prisões em flagrante, 106 Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO e instaurados 12 inquéritos por Portaria, havendo procedimentos envolvendo mais de uma pessoa. Vale ressaltar que ocorrências eleitorais também foram atendidas pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Eleitoral não sendo computadas neste balanço.

    Monitorado pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, do Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, o trabalho das forças de segurança pública, foi elogiado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, desembargador Antonio Carlos Alves da Silva. “Agradecemos o apoio recebido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, que garantiu a segurança de eleitores e candidatos”, disse o presidente.

    Para o secretário de Defesa Social, o planejamento elaborado pelas operativas atendeu a demanda operacional e garantiu a tranquilidade do pleito.  “Tivemos a eleição mais tranquila dos últimos anos. A partir do trabalho integrado entre os diversos órgãos conseguimos garantir a segurança dos eleitores e candidatos. As ocorrências registradas estavam dentro de nossas expectativas, tudo ocorreu como planejamos”, ressaltou o secretário.

    O monitoramento nas ruas e principais pontos de votação aconteceram ininterruptamente, sendo realizado com ajuda das câmeras da SDS. Estiveram presentes no CICCR representantes dos Órgãos Operativos da SDS, do Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Federal, do Samu, da CTTU, da CBTU/Metrorec e do Consórcio Grande Recife de Transporte.

    Assuntos: eleições, segurança, sds, voto, boca de urna, eleitores, Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Federal, do Samu, da CTTU, da CBTU/Metrorec e do Consórcio Grande Recife de Transporte
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco tem dia de eleições tranquilo

    | Política, Balanço, Administração


    Balanço parcial da Secretaria de Defesa Social foi divulgado no início da noite deste domingo (02/10). Pessoas foram detidas por boca de urna, transporte irregular e arregimentação de eleitores, dentre outras infrações atendidas durante o pleito.

    O trabalho das forças de segurança pública durante este domingo de eleições foi monitorado do Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR. Considerado um pleito tranquilo pelo Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, em todo o Estado, 192 pessoas foram conduzidas pelas polícias civil e militar perante a presença de um delegado. Boca de urna, transporte irregular e arregimentação de eleitores foram algumas das infrações atendidas durante o pleito.

    De acordo com o balanço preliminar, das 192 pessoas conduzidas, foram formalizadas 05 prisões em flagrante, 51 Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO e  instaurado 01 inquérito por Portaria, havendo procedimentos envolvendo mais de uma pessoa.  Vale ressaltar que ocorrências eleitorais foram atendidas pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Eleitoral e não estão computadas neste balanço.

    “Tivemos a eleição mais tranquila dos últimos anos. A partir do trabalho integrado entre os diversos órgãos conseguimos garantir a segurança dos eleitores e candidatos. As ocorrências registradas estavam dentro de nossas expectativas, tudo ocorreu como planejamos”, disse o secretário.

    O monitoramento nas ruas e principais pontos de votação aconteceram ininterruptamente, sendo realizado com ajuda das câmeras da SDS. Estiveram presentes no CICCR representantes dos Órgãos Operativos da SDS, do Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Federal, do Samu, da CTTU, da CBTU/Metrorec e do Consórcio Grande Recife de Transporte.

     
    Assuntos: eleições, sds, boca de urna, transporte irrgular, arregimentação de eleitores, ciccr
    Compartilhe: Link para o post:
  • Esquema para as eleições conta com 13.056 policiais

    | Política

    Eleições

    As primeiras tropas com destino ao sertão do Estado embarcaram na manhã de hoje (29/09).

    A Secretaria de Defesa Social - SDS divulgou nesta quinta (29/09) os detalhes do esquema de segurança para as eleições de 2016, em entrevista coletiva que também contou com a presença da Polícia Federal - PF, Tribunal Regional Eleitoral - TRE e Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-PE). Ao todo, 13.056 policiais militares e civis vão compor o efetivo a ser empregado no próximo domingo (02/10). As informações foram repassadas no prédio sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

    O trabalho começou na manhã de hoje (29/09) com o envio das primeiras tropas para o sertão do Estado. No dia da eleição o planejamento operacional será coordenado do Centro Integrado de Comando e Controle Regional - CICCR, na Rua Rio Capibaribe, 147, onde funciona a Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI, no bairro de São José, no Recife. No local se concentrarão representantes da SDS e suas operativas, do TRE, da PF, Polícia Rodoviária Federal, Samu, Metrorec e CTTU que acompanharão toda a movimentação das eleições no Estado para, em conjunto, encontrarem soluções para qualquer problema que possa vir a acontecer.

    O planejamento do esquema de segurança para eleições 2016 começou no segundo semestre de 2015 e trouxe novidades. “Havia distribuições de urnas de centros regionais para locais de votação com uma antecedência que não era necessária. Então retardamos as distribuições e otimizamos os meios. Menos policiais empregados nessa atividade são mais policiais nas ruas para tomar conta da segurança num todo”, ressaltou o secretário da SDS, Alessandro Carvalho. E frisou: “Não houve nenhum prejuízo na segurança do pleito. Estudamos as duas últimas eleições e há locais com potencial de problemas já registrados e outros menos. Dimensionamos os meios de acordo com os problemas, em comum acordo com o Tribunal Regional Eleitoral”, contou.

    Entre as funções desempenhadas pelos profissionais que vão atuar no domingo, estão o apoio a juízes eleitorais, guarda e segurança das urnas eletrônicas, antes e depois das eleições, policiamento nos 3.302 locais de votação, reforço nos grandes corredores viários e pontos de grandes concentração, além de escoltas das urnas das seções eleitorais aos locais de apurações.

    Reforçarão a segurança nas eleições 12.111 policiais militares, onde 6.185 atuarão no Grande Recife e 5.926, no interior. Pela manhã, 560 homens embarcaram da quadra de hóquei do Sport, na Ilha do Retiro, para garantir a segurança das votações nas cidades do Sertão. Nesta sexta-feira (30/09), mais 700 PMs seguirão com destino ao Agreste e Zona da Mata Sul e Norte de Pernambuco.

    O comandante geral da Corporação, coronel Carlos D'Albuquerque, acompanhou o embarque dos militares. “O papel da Policia Militar é de garantir a segurança do pleito eleitoral, onde serão distribuídos policiais nos locais de votação e na guarda de urna, com o propósito de garantir a segurança do eleitor e o processo democrático estabelecido através do voto”, disse.

    A Polícia Civil atuará com 945 policiais, sendo 171 delegados, 136 escrivães e 638 agentes, distribuídos em 124 Delegacias de Plantão na Capital, Região Metropolitana e no Interior.

    Em casos de roubo, perda ou extravio de documentos, o cidadão também poderá registrar ocorrência na Delegacia pela Internet nos endereços www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.

    A SDS estará trabalhando também com helicóptero nas configurações policial e aeromédico, em apoio às ações policiais, através do patrulhamento na Capital, podendo ser deslocado para o interior, em casos de necessidade.

    O plantão da Corregedoria vai funcionar 24 horas durante todo o período das eleições, na sede do órgão, no bairro da Boa Vista.


    Lei Seca

    O secretário Alessandro Carvalho também explicou o porquê da decisão de liberar a venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia do pleito. “Essa decisão já foi tomada em 2014 e nós vimos que não tivemos problema algum. Não é proibida no país a venda e consumo de bebida alcoólica, e a SDS em acordo com TRE e a Procuradoria Regional Eleitoral, decidiu não decretar a proibição”, afirmou.

    A exceção fica por conta das cidades onde o juiz eleitoral considerar a chamada “Lei Seca” necessária, determinação que será cumprida pelas operativas da Secretaria.

    Propaganda Eleitoral Irregular

    Quanto à prática muito comum de jogar panfletos próximos aos locais de votação, o TRE é enfático "o derrame de material de propaganda no local de votação ou em áreas próximas se caracterizará como crime eleitoral. O eleitor que for pego em flagrante cometendo o crime será conduzido ao juiz eleitoral competente, que tomará as providencias cabíveis", contou o assessor da presidência do TRE, Henrique Melo, que na ocasião representou o presidente do TRE, Antônio Carlos Alves da Silva. De acordo com o assessor, o candidato também poderá ser penalizado se for comprovado envolvimento no crime.

    Polícia Federal

    A Polícia Federal irá reforçar os postos fiscais de Salgueiro e Caruaru. “Estão sendo deslocadas equipes volantes para determinados pontos no interior de Pernambuco, ficando a disposição da Justiça Eleitoral. As equipes serão monitoradas através da sala de Comando e Controle na Superintendência da PF, em Recife, e deslocadas de uma área para outra, se houver necessidade”, ressaltou o superintendente da Polícia Federal, em Pernambuco, Marcelo Diniz Cordeiro.

    Também estiveram presentes na coletiva, entre outras autoridades, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Cunha; o chefe de Polícia Civil, delegado especial, Antonio Barros; o perito criminal de Polícia Científica, João César, representando a gestora da Polícia Científica, Sandra Santos; e a assessora técnica da Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco, Janaína Goes, representando o procurador geral, Antônio Carlos de Vasconcellos Coelho Barreto Campello.

    Assuntos: eleição, segurança, sds, pm,
    Compartilhe: Link para o post: