meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Procurador-geral representa o governador na inauguração da nova sede da OAB-PE

    | Política

    Nova sede OAB

    O procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, representou o governador Paulo Câmara na cerimônia de inauguração da Casa da Cidadania, nova sede da OAB Pernambuco, na noite da última quinta-feira (28/12), no Recife. Prestigiada por importantes nomes do mundo jurídico e político, a solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, e pelo presidente do Conselho Federal da OAB-PE, Claudio Lamachia, que tinham ao seu lado toda a diretoria da OAB-PE – Leonardo Accioly (vice-presidente), Fernando Ribeiro Lins (secretário geral), Ana Luiza Mousinho (secretária geral adjunta) e Silvia Nogueira (diretora tesoureira) – e o secretário geral do CFOAB, Felipe Sarmento.

     

    Também presentes no evento o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) Carlos Neves, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) Bruno Baptista, os conselheiros federais e vários seccionais, presidentes, diretores e membros de comissões temáticas e presidentes e membros das diretorias das 25 subseções da OAB-PE. Ainda compareceram os ex-presidentes da OAB-PE Jayme Asfora, Pedro Henrique Reynaldo, ambos procuradores do Estado, e Fernando Coelho.

    Entre as personalidades que compuseram o dispositivo de honra estavam ainda os presidentes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Manoel Erhardt, e do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Valdir Carvalho, representando o presidente Ivan Valença; e o prefeito Geraldo Júlio.

    “Essa cerimônia representa a concretização de um sonho compartilhado por todas as pessoas que fazem parte da atual gestão e da gestão pretérita. Se eu tivesse que resumir o sentimento que me invade, eu diria gratidão e alívio. Gratidão, sobretudo, ao presidente Claudio Lamachia, ao secretário Felipe Sarmento e à diretoria do Conselho Federal, que tanto contribuíram para a etapa de ajustes finais da instalação da nova sede, assim como todos os funcionários e colaboradores que de alguma maneira participaram dessa importante conquista. Gostaria ainda de fazer um agradecimento especial ao governo do estado, já que o prédio que hoje ocupamos foi objeto de doação por parte do ex-governador Eduardo Campos”, destacou.

    Ronnie Duarte exaltou a memória de Joaquim Correia de Carvalho Junior, professor universitário, ex-procurador-geral do Estado de Pernambuco e ex-presidente da OAB-PE, que estava à frente da entidade quando ela ganhou a sua primeira sede própria. Em deferência à sua longa carreira também como advogado militante, o prédio histórico que a partir de agora recebe a Seccional leva seu nome. “Foi dos profissionais mais íntegros que conheci em toda a minha vida. Um sujeito que conseguiu aliar ação e discurso com a mesma coerência de conduta raramente vista”, afirmou. De forma emocionada, o filho, o procurador-geral do Recife Ricardo Correia de Carvalho agradeceu a deferência em nome da família.

    NOVA SEDE – A construção de oito pavimentos que agora sedia a OAB Pernambuco, no Recife, foi erguida nos anos 1940 e estava desativada desde 2006, após abrigar por anos a sede do Jornal do Commercio. Ocupando uma área de aproximadamente 5,6 mil metros quadrados na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, ela passou por uma ampla reforma para melhor atender às necessidades da instituição.

    O projeto de requalificação manteve as características arquitetônicas preservadas ao mesmo tempo em que considerou o futuro crescimento das atribuições e dos quadros da entidade. Ele também contribuirá para o processo de revitalização do centro histórico da capital.

    A nova sede centralizará todos os serviços e órgãos da Ordem no estado. Entre eles, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), a Ouvidoria, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem e, em breve, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape). Com o início das atividades no local, advogados e advogadas e a população como um todo poderão desfrutar de uma estrutura funcional e de qualidade, condigna às necessidades dos profissionais da advocacia e de toda a sociedade.

    LIVRO – Durante a instalação da nova sede, ocorreu o lançamento do livro comemorativo dos 85 anos de fundação da OAB Pernambuco, completados em 2017. A narrativa da publicação OAB-PE – 85 anos de história traça um paralelo entre grandes acontecimentos do país e do estado enquanto ocorria a criação, estruturação e consolidação da seccional. O livro foi editado em tiragem limitada.

    A obra traz ainda uma série de depoimentos sobre o atual momento vivenciado pela instituição; um levantamento sobre conselheiros federais e seccionais, comissões e subseções; uma galeria; e o perfil de todos os advogados que já geriram a OAB-PE. O material ressalta outro marco histórico desse ano: o meio século de fundação do Clube dos Advogados, atualmente presidido pela conselheira seccional Nair Andrade, primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da Ordem pernambucana.

    Cidades: Recife
    Assuntos: pge-pe, nova sede, paulo camara, oab-pe, esa-pe, caape, ted
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo leva prioridades de Pernambuco ao novo ministro das Cidades

    | Política

    paulo brasília  

    Alexandre Baldy prometeu destravar projetos em andamento na pasta

    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara teve hoje (06/12) a primeira reunião de trabalho com o novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para tratar das prioridades de Pernambuco na pasta nas áreas de abastecimento d'água, saneamento e habitação. "O ministro já tinha conhecimento de algumas das nossas demandas e se comprometeu em destravar projetos que estão no âmbito das Cidades". 

    Na área de Saneamento o governador tratou de um financiamento com recursos do FGTS para que a Compesa possa aplicar R$ 383 milhões em 10 obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os destaques são a Adutora do Alto Capibaribe, que trará água da transposição do Rio São Francisco, captada já no estado da Paraíba, para atender Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Toritama, Taquaritinga do Norte e outras cidades do Agreste Setentrional, e uma obra para atender Caetés e Capoeiras, no Agreste Meridional. 

    Na área de Habitação, o secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba, e o presidente da Cehab, Raul Goiana, trataram do andamento das obras do Canal do Fragoso, em Olinda, obra fundamental para a mobilidade e o controle das chuvas na cidade.

    O governador também apresentou diversas obras com recursos do OGU que tiveram seu andamento paralisado por falta de repasses. O ministro Baldy se comprometeu a analisar as obras priorizadas pelo Estado para fazer uma nova discussão no sentido de garantir o desembolso e a retomada das obras.

    Assuntos: sehab, sei, paulo camara, governo de pernambuco, fgts, compesa, adutora, rio sao francisco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara defende revisão do pacto federativo durante a 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

    | Política

    prefeitos  

    No encontro, gestores municipais de todo o País irão elaborar a Carta Recife, documento para subsidiar 
    propostas para 
    o enfrentamento à crise econômica e para o crescimento das cidades

    O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (27.11), da abertura da 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Reunindo gestores municipais de todo o País no Recife, o encontro, que vai até o dia 29 de novembro, no Sebrae, tem o objetivo de debater temas importantes para a municipalidade e para a melhoria da prestação do serviço público. Durante o evento, Paulo frisou a urgência de uma revisão do pacto federativo brasileiro, com um olhar mais justo e que garanta os recursos necessários aos Estados e municípios para a implementação de obras e ações que dialogam com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. 

    "Nunca tivemos tanta concentração de recursos junto à União. Isso precisa ser debatido. Precisamos elaborar alternativas, porque os Estados têm responsabilidades, os municípios têm responsabilidades e, hoje, o recurso precisa ser melhor aplicado. Essa discussão é fundamental, e a gente conta aqui com esses dois dias de encontro no Recife para que a FNP possa também ajudar a discutir o futuro do Brasil. E esse futuro passa pelas cidades e pelos Estados", destacou.

    O Nordeste volta a sediar uma Reunião Geral da FNP após quase 10 anos. No Recife, os prefeitos e gestores irão construir, a partir de discussões, uma carta com temas importantes para viabilizar o avanço dos municípios. O objetivo é ter um documento final, em 2018, para entregar aos candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional. Entre os temas que serão abordados estão: Reforma tributária; descentralização dos ressarcimentos dos planos de saúde; Lei de Improbidade Administrativa; agentes comunitários de saúde; contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) municipal; precatórios; gestão fiscal; merenda e uniforme escolar; pacto federativo e prazo para o fim dos lixões.

    "Espero que a Carta do Recife seja efetiva e olhe o futuro. Eu não tenho dúvidas, diante da minuta que já vi, que os tópicos estão em consonância com os anseios da população brasileira. E a nossa responsabilidade é essa: trabalhar cada vez mais com transparência, com responsabilidade e olhando os anseios de uma população tão sofrida", comentou Paulo Câmara.

    Vice-presidente de mudanças climáticas da FNP, o prefeito Geraldo Julio ressaltou a necessidade de reformas para uma distribuição mais igualitária dos recursos entre os governos. "Prefeitos do Brasil inteiro estão aqui pra discutir temas importantes pra população. Fortalecer a prefeitura, a administração municipal, é melhorar as condições de vida da população. Não só no Recife, mas no Brasil inteiro. Muita gente nos últimos três anos perdeu, por exemplo, plano de saúde. Muitos alunos saíram das redes particulares para estudar na rede municipal na sua cidade. A crise econômica aperta as receitas, mas amplia a necessidade de prestação de serviço à população", afirmou.


    O presidente da FNP e prefeito da cidade de Campinas (SP), Jonas Donizette, aproveitou a oportunidade para relembrar o principal objetivo da entidade e agradecer o apoio do governador Paulo Câmara nas causas municipais de Pernambuco. "É muito honroso para a FNP estar aqui em Pernambuco. Nós sabemos de toda a força política que existe aqui. Pernambuco é um Estado que levanta a sua voz para defender as causas populares, e neste momento, defender o municipalismo, defender o novo pacto federativo, é defender a população. Quero também deixar o meu agradecimento ao governador Paulo Câmara pela valorização dos municípios. Tenho conversado com prefeitos de várias cidades e eles me dizem que o Governo de Pernambuco é um governo solidário, que tem se envolvido com as questões municipalistas e procurado ser um parceiro das cidades na busca de soluções", concluiu.

    Firmado em 2016, o acordo cooperativo entre o Sebrae e a FNP tem o objetivo de apoiar os municípios na implementação de uma intervenção focada no desenvolvimento por meio da melhoria do ambiente de negócios e eficiência da gestão. Entre os principais pontos da parceria entre as entidades, estão o apoio a formação da Rede de Prefeitos G100-PE; a contribuição para a modernização gerencial e de eficiência fiscal dos municípios; promoção da modernização da legislação municipal com vistas a favorecer a cultura empreendedora, a competitividade dos negócios e a atração de investimentos. Na oportunidade, O Sebrae ainda lançará a 10ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, que visa incentivar ações positivas para o empresariado nos municípios e estimular as atividades de desenvolvimento. A premiação é uma ação nacional realizada em todos os Estados. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, paulo camara, fnp, cide, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara transmite o cargo para Raul Henry

    | Política

    Governador participa, entre os dias 19 e 21, do Encontro de Altas Autoridades, promovido pela Fundação Lemann, nos Estados Unidos
     
    O governador Paulo Câmara transmitiu o cargo para o vice-governador Raul Henry, na tarde de hoje, e em seguida embarcou para os Estados Unidos. Convidado pela Fundação Lemann, Paulo participará do Encontro de Altas Autoridades, promovido pela Fundação, além da Universidade Yale e da Escola de Governo Blavatnik da Universidade de Oxford. O encontro será na Universidade de Yale, na cidade New Haven, entre os dias 19 e 21 deste mês, e terá como tema “Uma nova Gestão Pública para um novo Brasil”. 

    O seminário será restrito a um grupo de 30 pessoas, formado por lideranças políticas, governamentais, empresariais, acadêmicas e representantes estratégicos da sociedade civil. O momento será uma oportunidade para discutir como atrair e desenvolver profissionais para a atuação governamental. O governador encontrará Lemann no domingo. Paulo e o empresário já estiveram juntos algumas vezes no Recife e em São Paulo, quando ficaram próximos. A Fundação Lemann é parceira de projetos educacionais do Governo do Estado. 
    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, paulo camara, raul henry, encontro de altas autoridades, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara reassume Governo de Pernambuco após missão oficial na Espanha

    | Política

    Cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na manhã desta terça-feira, no Palácio do Campo das Princesas

    O governador Paulo Câmara reassumiu, nesta terça-feira (12.09), o Governo de Pernambuco após voltar de missão oficial da Espanha. No período em que o chefe do Executivo estadual esteve fora do País, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, exerceu o comando da administração pernambucana. A transmissão do cargo ocorreu durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife.
     
    Na Espanha, Paulo comandou reuniões que resultaram na nova conexão Recife-Madri, através da companhia Air Europa  – que iniciará, em 20 de dezembro, o voo que ligará as duas cidades  –, além de parcerias estratégicas com o grupo espanhol Globalia, visando levar estudantes da Rede Pública Estadual à Espanha, por meio do Programa Ganhe o Mundo, e a criação de cursos na área de turismo em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).
    Assuntos: paulo camara, tjpe, leopoldo raposo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Leopoldo Raposo assume o Governo de Pernambuco até domingo

    | Política

    Paulo Câmara estará em missão oficial na Espanha durante o período
     
    O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE),  Leopoldo Raposo, assume, nesta quarta-feira (06.09), o Governo de Pernambuco. O desembargador fica no cargo até o próximo domingo (10.09), quando o governador Paulo Câmara retornará de missão oficial à Espanha. A transmissão do cargo ocorreu nesta terça-feira (05.09), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife.
     
    “Pernambuco estará em boas mãos. É o Poder Executivo e o Judiciário atuando de maneira ainda mais integrada. Nesses dias que estarei em missão, o desembargador Leopoldo Raposo terá apoio de toda a equipe 24 horas. Equipe que tenho uma satisfação enorme por ser muito determinada, profissional e com vontade de ajudar Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.
     
    O chefe do Executivo estadual explicou como será a missão oficial de quatro dias na Espanha. "Nessa missão na Espanha, vamos fechar, junto a uma companhia aérea internacional, dois voos Recife-Madri, que terão frequências semanais. Ao mesmo tempo, vamos divulgar o turismo de Pernambuco, que é uma ação que gera emprego e renda e é muito importante para o nosso Estado", pontuou.

    Leopoldo Raposo destacou como será seu trabalho à frente do Executivo no período. “A nossa missão durante esses dias é manter a regularidade institucional do Estado. Naquilo que for necessário, estarei pronto para desenvolver e dar continuidade ao trabalho competente que vem sendo desenvolvido pelo governador Paulo Câmara”, frisou.
    Assuntos: paulo camara, tjpe, leopoldo raposo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: “O PSB tem compromissos claros e projetos para o Brasil”

    | Política

    Durante sessão, realizada na Alepe, em celebração ao 70º aniversário de fundação do PSB  e dos dez últimos anos da sigla 
    à frente do Estado,  governador destacou as bandeiras socialistas  e sua contribuição para construção de um Brasil menos desigual 

    Preocupado em diminuir as desigualdades sociais e construir uma história de justiça e liberdade, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), fundado em 1947, celebrou, no último dia 6 de agosto, 70 anos. Para marcar as comemorações e os últimos dez anos da legenda à frente do Governo de Pernambuco - desde a eleição do ex-governador Eduardo Campos, em 2007, até a atual gestão do governador Paulo Câmara - foi realizada, nesta quarta-feira (09.08), uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual, que é vice-presidente nacional da sigla, destacou o compromisso do PSB de combater a desigualdade entre as diferentes regiões do País, frisando que “a injustiça social é intolerável”.
     
    “O Partido Socialista Brasileiro não aceita que uns tenham muito enquanto outros nada têm. O PSB tem compromissos claros e projetos para o Brasil e nunca aceitou ou aceitará desigualdades. Não foi fácil chegar até aqui com os compromissos que carregamos, mas somos movidos pela crença de que a política é uma forma de lutar por um mundo melhor para todos, enfrentando e superando as dificuldades”, afirmou o governador Paulo Câmara. O gestor estadual também ressaltou o marco para a política brasileira que é a comemoração dos 70 anos do PSB e registrou que a história do partido demonstra a importância de seus ideais. “Não é todo dia que podemos festejar sete décadas de história de um partido político em um país como o nosso, com tão reduzida tradição na construção e manutenção de instituições partidárias”, pontuou.
     
    O presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, ressaltou as sete décadas de luta política e atuação nos movimentos mais importantes do País da legenda. Ele frisou que, enquanto não houver justiça social e libertária para o povo, o PSB será sempre uma esperança viva para os brasileiros. “Temos uma percepção própria, respeitando todas as outras sob o princípio democrático. O PSB nasceu desses valores: democracia, liberdade e justiça social. Por isso, ninguém e nenhuma força política têm condições de desconhecer o nosso papel político em defesa dos interesses de povo”, asseverou.
     
    Além do governador Paulo Câmara e do presidente Sileno Guedes, compuseram e mesa de honra da solenidade o prefeito do Recife, Geraldo Julio, a ex-primeira-dama e integrante do PSB nacional Renata Campos, o chefe de Gabinete do Governo, João Campos, e o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa. Centenas de militantes do partido ocuparam o Auditório Sérgio Guerra, que abrigou a cerimônia na sede do Legislativo Estadual. 

    Autora da proposta para a realização da sessão solene, a deputada estadual Laura Gomes ressaltou que os ideais do PSB marcaram os mandatos legislativos e executivos de Miguel Arraes, Eduardo Campos e, agora, se consolidam na administração de Paulo Câmara. “Sob a condução do governador, a gestão de Pernambuco confirma o modo socialista de governar: com equilíbrio, seriedade e competência, mesmo em meio a uma crise econômica, política e ética sem precedentes”, afirmou.

    O Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi fundado no dia 6 de agosto de 1947, por João Mangabeira, com o ideal de unir socialismo e liberdade. Diante da defesa da democracia sob constante ameaça, o partido foi extinto pelo movimento militar em 1964 e se reergueu em 1985, quando esteve sob a liderança de Jamil Haddad, Roberto Amaral e de Miguel Arraes.
    Assuntos: paulo camara, alepe, fundação psb
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara empossa Kaio Maniçoba como novo secretário de Habitação

    | Política, Administração

    O novo gestor substituirá Bruno Lisboa, que assume a presidência da Agência Estadual de Planejamento
    e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM)

     
    O governador Paulo Câmara empossou, na tarde desta quinta-feira (13.07), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o novo secretário de Habitação do Governo de Pernambuco, Kaio Maniçoba. O gestor se licenciou do cargo de deputado federal para  substituir Bruno Lisboa, que passará a presidir a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM). Na solenidade, Paulo destacou as tarefas que serão cumpridas pelo novo auxiliar.
     
    “A habitação precisa ser prioridade, ter um olhar diferenciado, pois é uma área estratégica e fundamental, que dá dignidade à população. Kaio traz, no seu DNA, o compromisso de trabalhar por aqueles que mais precisam e, diante do nosso maior desafio, que é melhorar a vida do povo pernambucano, está pronto para essa tarefa”, afirmou o governador Paulo Câmara, ressaltando que Kaio encontrará a pasta organizada, com planejamento, mas com muitos desafios pela frente. “Hoje, Bruno entrega a secretaria a Kaio com condições de ele mostrar o trabalho e fazer as entregas que são importantes para a população pernambucana”, registrou.
     
    Após assumir oficialmente a Secretaria de Habitação, Kaio Maniçoba agradeceu ao governador pela confiança e afirmou estar consciente da nova missão à frente da pasta. O novo gestor disse, ainda, que, a experiência de dois anos de mandato como deputado federal agregará à gestão. “Sei dos desafios e do trabalho que precisaremos fazer para trazer mais recursos para o Estado. Quero não só levar adiante o que já está acontecendo na secretaria, mas também trazer coisas novas, para que a gente possa continuar com Pernambuco seguindo em frente, pensando no futuro. É isso que nos motiva a fazer parte dessa grande gestão que é a do governador Paulo Câmara”, declarou.
     
    Paulo também agradeceu ao agora presidente da CONDEPE/FIDEM, Bruno Lisboa, pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Habitação e registrou que ele deixa a pasta para seguir em um novo desafio. “Bruno foi um batalhador e destravador e, agora, vai para uma nova missão que, embora não seja fácil, com certeza, vai dar conta. Ele vai atuar, decisivamente, até o final do ano, para destravarmos o Estatuto da Metrópole, que é um desafio, diante do crescimento das cidades, de ordenamento urbano na Região Metropolitana”, pontuou.
     
    Com relação à Operação Prontidão, realizada nos municípios atingidos pelas chuvas no último mês, o governador ressaltou que Kaio começará a atuar na reconstrução da Mata Sul e que Bruno continuará o trabalho que vinha realizando.  “Bruno vai continuar a nos ajudar onde ele tem se dedicado, nos últimos meses, integralmente, que é na Operação Prontidão. E Kaio vai nos ajudar na reconstrução, pois vamos precisar de novas casas, construídas em locais adequados”, concluiu.

    Estiveram presentes na solenidade o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; os secretários Antonio Figueira (Casa Civil); Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); Ruy Bezerra (Controladoria); Milton Coelho (Administração); Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária); Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia); César Caúla (Procuradoria Geral do Estado); Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade); José Neto (Projetos Especiais); o secretário-executivo de Projetos Especiais das Cidades, Fernando Freire; e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.
     
    Participaram, ainda, os deputados federais Augusto Coutinho e Gonzaga Patriota; e os deputados estaduais Rodrigo Novaes, Laura Gomes, Ricardo Costa, Everaldo Cabral; Eriberto Medeiros, Claudiano Martins e Beto Accioly.
     
    BREVE PERFIL - Kaio Cesar de Moura Maniçoba Novaes Ferraz é recifense e nasceu em 14 de novembro. É filho de Kaio Novaes Ferraz e Rorró Maniçoba. Na Câmara dos Deputados, Kaio atuou na Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano, entre maio de 2016 e fevereiro de 2017, e na Comissão de Defesa do Consumidor, em maio deste ano.
    Assuntos: condepe, sehab,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo transfere sede do Governo para o Cabo por um dia

    | Política
    Nesta sexta-feira, o governador assinou decreto que oficializa mudança temporária do Governo de Pernambuco 

    Para comemorar o aniversário de 140 anos do Cabo de Santo Agostinho, celebrado no dia 9 de julho, o governador Paulo Câmara irá transferir, na próxima segunda-feira (10.07), a sede do Governo de Pernambuco do bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, para o município da Região Metropolitana. Durante a mudança, que durará apenas um dia, o chefe do Executivo estadual comandará uma série de ações, a partir do Centro Administrativo da cidade. Ao lado do prefeito Lula Cabral, Paulo anunciará importantes obras e iniciativas que vão beneficiar a população cabense e de toda a região.  

    Às 9h, Paulo iniciará os despachos administrativos com o prefeito Lula Cabral, na sede da gestão municipal. Na sequência, no Auditório do Centro Administrativo, Câmara assina termo de doação de terreno para a construção, na PE-60, da nova sede do 18º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco. A estrutura, que hoje funciona no bairro da Cohab, também será reforçada com ações previstas no Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril, e dará uma contribuição significativa para o combate à violência no município. 

    A implantação do batalhão contará com a ajuda de emendas parlamentares - do deputado Everaldo Cabral e do prefeito Lula Cabral, do período em que ele era membro da Assembleia Legislativa - que serão liberadas durante a agenda. Cada uma das indicações orçamentárias corresponde ao valor de R$ 500 mil, totalizando R$ 1 milhão.

    O governador também lançará o edital de licitação da ponte que ligará BR-101 Sul ao Distrito Industrial do Cabo de Santo Agostinho e assinará a Ordem de Serviço para o início das obras da PE-33. A rodovia terá 8,8 km de extensão e será concluída em 18 meses. Logo depois, Paulo ainda assinará o contrato que vai possibilitar a instalação da Academia Pernambuco. O espaço será montado em um piso emborrachado especialmente para a prática de musculação e atividades funcionais e de ginástica. 

    Às 12h10, Paulo Câmara encerra a sua visita ao município na inauguração do Hotel Intercity Suape, que fica localizado próximo ao Shopping Costa Dourada. No momento, o governador se reunirá no hotel com empresários e convidados locais.
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: cabo de santo agostinho, governo de pernambuco, paulo camara, lula cabral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo defende novo Pacto Federativo durante a Marcha dos Prefeitos

    | Política
    Brasilia

    Governador de Pernambuco participou de painel sobre as reformas 
     
    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara defendeu hoje (17/05) a Reforma do Pacto Federativo Brasileiro, durante debate promovido na programação da Marcha dos Prefeitos. "A unidade dos prefeitos e dos governadores pode fazer a diferença, de forma que possamos oferecer melhores serviços de Educação, Saúde e Segurança Pública à população. Um novo Pacto Federativo é urgente e necessário", afirmou Paulo. 

    O governador lembrou que, em 1990, a União era responsável por 75,6% dos gastos públicos com Saúde, enquanto Estados e municípios somavam 24,4%. Hoje, essa relação passou para 43% da União e 57% para Estados e municípios. 

    "Precisamos desconcentrar receitas e competências. Nos últimos anos, prefeitos e governadores ganharam novas competências sem que tenha ocorrido a respectiva redistribuição de receitas", explicou Paulo Câmara. 

    Para o governador pernambucano, o debate sobre as reformas institucionais é fundamental. "Precisamos de mais discussões como essa promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O diálogo é fundamental para que a gente construa o Brasil que desejamos", ponderou.

    A XX edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios começou no último dia 15 e vai até o próximo 18 de maio, com a bandeira da luta pela melhoria dos serviços prestados ao cidadão nas cidades, através da revisão do Pacto Federativo e da implementação de medidas que promovam maior  equilíbrio das contas públicas municipais.  O movimento é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios.

    Fotos: Ennio Benning/SEI
    Assuntos: Paulo Camara, brasilia, marcha dos prefeitos, pacto federativo brasileiro,
    Compartilhe: Link para o post: