meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Feira de Ciências em Pernambuco recebe trabalhos de todo o Brasil

    | Juventude, Meio Ambiente

    Uma das maiores feiras de ciências do Brasil, a Ciência Jovem, organizada pelo Espaço Ciência, o museu de ciência de Pernambuco, mais uma vez reunirá trabalhos científicos de escolas de todo o país. A Feira acontecerá de 24 a 26 de outubro, no Chevrolet Hall, em Olinda. O objetivo é mostrar toda a rica produção científica que acontece nas escolas brasileiras, desde a educação infantil ao ensino médio.

    Completando agora 18 anos, a Ciência Jovem é um dos eventos mais significativos da educação científica no país e vem conquistando prêmios em outras feiras nacionais e internacionais pela qualidade de seus trabalhos. De 30 trabalhos em seu primeiro ano, cresceu para 160 em 2007 e este ano terá a participação de mais de 300 projetos, com visitação prevista de mais de 10 mil pessoas.

     

    Saiba mais

    Assuntos: feira, ciencia jovem, espaco ciencia, pernambuco, sectec, museu, trabalhos cientificos, brasil, chevrollet hall, olinda, producao, escolas, infantil, ensino medio, evento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado busca consultoria para levantar fontes poluidoras do Capibaribe

    | Meio Ambiente

    rioPor meio do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco, a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado (SRHE) lançou convite à manifestação de interesse para contratação de consultoria para o levantamento das fontes poluidoras da Bacia Hidrográfica do rio Capibaribe. As empresas interessadas têm até 23 de outubro para enviar a documentação solicitada.
     
    O objetivo do trabalho a ser contratado é ajudar a revitalizar e reverter os processos de degradação da bacia, dando suporte à Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). O trabalho será desenvolvido durante seis meses, em etapas que vão desde visitas de inspeção com vistas a avaliar a geração de resíduos da indústria, esgoto domésticos, resíduos sólidos urbanos e matadouros até executar a análise estatística dos dados obtidos.
     
    A seleção da empresa será feita de acordo com os procedimentos do Banco Mundial, que financia o Projeto. As interessadas devem confirmar que possuem qualificação para o serviço mediante apresentação de portfólios, folhetos, descrição de trabalhos similares, experiência e disponibilidade de pessoal com a formação apropriada ao trabalho a ser executado.

     

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambiente, governo, pernambuco, cprh, sustentabilidade, hidrica, recusrsos, srhe, bacia, hidrográfica, rio, capibaribe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape e CPRH fazem reunião para o Monitoramento da Qualidade do Ar

    | Meio Ambiente, Suape

    No dia 15/10, foi realizada, no auditório do Centro Administrativo de Suape, a segunda reunião do projeto Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar para o Complexo Industrial Portuário de Suape. O encontro foi promovido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e teve como objetivo discutir a forma de participação das empresas instaladas ou em processo de instalação no projeto.

    Além da CPRH e de Suape, estiveram presentes na reunião os representantes das empresas Petrobras Distribuidora, Estaleiro Atlântico Sul, Petroquímica Suape, M&G Polímeros, Transpetro, Terminais Marítimos de Pernambuco (TEMAPE), Duratex, Energética Suape II, Decal, Pandenor e Caulim do Nordeste.

    De acordo com o diretor de controle de fontes poluidoras da CPRH, Waldecy Farias, “a criação de uma Rede Integrada de Monitoramento da Qualidade do Ar será iniciada pela área onde há maior volume de indústrias e instalação de novos empreendimentos, que é o Complexo de Suape”. A partir dessa experiência, a CPRH pretende expandir o projeto para outros polos importantes de Pernambuco, interligando uma rede com abrangência em todo o Estado.

     

    Saiba mais

    Assuntos: suape, pernambuco, cprh, reuniao, monitoramento, qualidade, ar, meio ambiente, estado, petrobras, estaleiro, atlantico sul, petroquimica, meg polimeros, transpetro, temape, duratex, energetica suape, decal, pandenor, caulim, nordeste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Audiência promovida pela CPRH discute instalação de Central de Tratamento de Resíduos em Petrolina

    | Meio Ambiente

    No dia 04 de julho, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou audiência pública em Petrolina para discutir a implantação de uma central de tratamento de resíduos sólidos (CTR) na área rural daquele município.

    Reunindo gestores da Agência, poder público municipal e a sociedade civil, por meio de representantes de associações de moradores, a audiência aconteceu no auditório do Sest/Senat, onde foram apresentados os aspectos que envolvem o novo aterro sanitário, bem como o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento, de autoria da Empresa Pernambucana de Engenharia Sanitária (Empesa).

    A audiência foi coordenada pelo diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel, que esteve presente à mesa juntamente com o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da Agência, Waldecy Farias; o diretor de Gestão Territorial e Recursos Hídricos, Nelson Maricevich; o coordenador Jurídico Pedro Pontual; o responsável pela elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), o engenheiro civil Hector Gonzalez; e o diretor administrativo da CTR Petrolina, Fábio Lopes.

    Também prestigiaram o evento o prefeito Julio Lossio, o diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Geraldo Junior, e a promotora do Ministério Público Ana Rúbia Torres de Carvalho.

    A proposta insere-se dentro de um contrato de concessão firmado entre a Prefeitura e a empresa CTR Petrolina em 2006, o qual, segundo o Rima, objetiva garantir o correto tratamento e a destinação final de resíduos sólidos na cidade por um período de 20 anos.

    Atualmente, Petrolina não dispõe de aterro sanitário para depositar os resíduos sólidos coletados diariamente pela Prefeitura. Eles são encaminhados para uma área de 22 hectares localizada no perímetro urbano do Bairro José e Maria, no qual funcionava o lixão municipal conhecido como Raso da Catarina.

    Em 2006, a CTR Petrolina transformou o local em um aterro controlado, onde ocorrem ações de compostagem, beneficiamento de entulho e atividades de educação ambiental. Entretanto, a disposição de resíduos deve ser finalizada para a recuperação correta da área. Por ocasião da audiência, o diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel, pontuou sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que prevê a extinção dos lixões e implantação da Coleta Seletiva até 2014.

    “Os municípios devem acabar com os lixões a céu aberto o que, além de riscos para a saúde, provocam grande degradação ambiental, garantindo assim uma assistência adequada à população, com um sistema de coleta eficiente. Essa é uma tarefa árdua, a qual o Governo do Estado vem se empenhando”, disse Gurgel, acrescentando que atualmente existem 22 aterros sanitários já licenciados em Pernambuco.

    O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento está disponível no portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br) desde abril para consultas.

    Assuntos: meio ambiente, cprh, audiencia publica, tratamento de residuos solidos, impacto ambiental, empesa
    Compartilhe: Link para o post:
  • “Recicla Pernambuco” vai agitar o 22º Festival de Inverno de Garanhuns

    | Meio Ambiente

    Projeto Recicla Pernambuco,  executado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), vai agitar o 22º Festival de Inverno de Garanhuns, de 12 a 22 de julho, com uma série de atividades envolvendo a exposição de produtos de arte confeccionados com materiais recicláveis, distribuição de cartilhas sobre reciclagem de lixo e apresentação de vídeos educativos.

    Entre as ações do projeto no FIG também estão a realização de coleta seletiva diária no Parque Euclides Dourado, com catadores organizados da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov), de Garanhuns; e a instalação de 12 Postos de Entrega Voluntária (PEV) no Parque Euclides Dourado.

    O projeto, executado pelo Itep por meio da Unidade Gestora de Projetos de Resíduos Sólidos (UGRS), é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e financiado pela empresa Petroquímica Suape. Destina-se a realizar intervenções sócio-ambientais em municípios da Mata Sul, Agreste e Sertão de Pernambuco, especificamente relacionadas à gestão e operação na área de resíduos sólidos.

    Leia mais aqui

    Assuntos: recicla pernambuco, fig, festival de inverno, associacao de catadores de papel, asnov
    Compartilhe: Link para o post:
  • CPRH encerra Mês do Meio Ambiente 2012 com entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho

    | Meio Ambiente

    A entrega da XXII edição do Prêmio Vasconcelos Sobrinho marcou de maneira especial o encerramento do Mês do Meio Ambiente promovido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

    O evento foi realizado no dia 28 de junho, no auditório Candeias do Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, reunindo autoridades, personalidades da área, profissionais da Agência, jornalistas e inúmeros convidados, que assistiram a uma peça teatral e, em seguida, conheceram os grandes premiados da noite: os vencedores em seis categorias, além de 10 contemplados com o certificado Amigo e Amiga do Meio Ambiente. Ao final, todos se confraternizaram em coquetel comemorativo.

    O Vasconcelos Sobrinho é um reconhecimento do Governo do Estado a pessoas físicas, empresas e instituições que realizaram ações e projetos com vistas à promoção da melhoria ambiental ou o desenvolvimento de ações socioambientais.

    Este ano, foram contemplados vencedores em seis categorias. Foram eles: a empresa Alusa Engenharia (Responsabilidade Ambiental); a Sociedade Nordestina de Ecologia (Participação Comunitária); o Projeto Modateca, da Universidade de Pernambuco (Projetos e Práticas de Ensino Superior); Escola Mater Christi (Projetos e Práticas Educacionais); a agricultora Maria Joelma da Silva Pereira (Personalidade do Meio Ambiente); e o ambientalista Paulo Nogueira Neto (Destaque Nacional). Todos receberam um troféu confeccionado pelo artista plástico Sérgio Vasconcelos, além de certificados.

    Participaram da mesa de trabalhos o secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, Hélvio Polito; o diretor presidente da CPRH, Hélio Gurgel; o diretor de Controle de Fontes Poluidoras, Waldecy Farias Filho, a diretora de Recursos Florestais e Biodiversidade, Maria Vileide de Barros Lins; o diretor de Gestão Territorial e Recursos Hídricos, Nelson Maricevich e o gerente de Educação Ambiental da Semas, Cristiano Carrilho.

    "O Vasconcelos Sobrinho reconhece os esforços daqueles que se destacam na busca por resultados positivos na área ambiental", disse Gurgel, acrescentando que, capitaneada pela Semas, a CPRH vem se empenhando na busca por uma gestão pública ambiental efetiva, a serviço da preservação para as presentes e futuras gerações.

    O diretor-presidente da CPRH ressaltou que o compromisso com o meio ambiente é de responsabilidade de todos. Pontuou, ainda, a presença do Estado de Pernambuco e de todos os órgãos e secretarias ambientais do País na Rio+20, onde houve a oportunidade de “trocar experiências e trazer novos paradigmas que possam motivar as ações na área para os próximos anos”, comentou Gurgel, que também preside a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

    Ainda por ocasião do Prêmio, a CPRH reconheceu mais uma Unidade de Conservação no Estado. Trata-se de uma reserva particular do patrimônio natural, a RPPN Eco-Fazenda Morim, localizada no município de São José da Coroa Grande, o Litoral Sul. Com uma área de 209 hectares, a RPPN pertence a José Lourenço de Oliveira Neto e recebeu a titulação por sua relevante importância para a conservação da diversidade biológica do bioma Mata Atlântica em Pernambuco.

    Houve, ainda, a entrega do certificado Amigo e Amiga do Meio Ambiente. Os contemplados foram: o diretor presidente e diretor de projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Severino Rodrigo Ribeiro Pinto; a diretora executiva da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), Maria das Dores Melo; o proprietário da microempresa Redlub, que transforma óleo de cozinha usado em resina antiferrugem, Luiz Lima; o médico veterinário que atua na coordenadoria de meio ambiente da administração do Arquipélago de Fernando de Noronha, Carlos Diógenes Ferreira de Lima Filho, o presidente do Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco, Ariston Pereira da Silva; o proprietário da Mamute Lavanderia, do município de Toritama, Edilson Tavares; e os jornalistas Marjones Pinheiro, da TV Globo; Alexandra Torres, da Rádio Folha; e Jailson da Paz, do Diário de Pernambuco, por sua atuação nos meios de comunicação, divulgando com responsabilidade notícias sobre o meio ambiente. Foi anunciado ainda o nome “in memoriam” do veterinário Fabian Fortes, também de Noronha, sendo o certificado entregue ao coordenador de Meio Ambiente do arquipélago, Alexandre Lopes.

     ATIVIDADES FORAM SUCESSO DE PÚBLICO

    A CPRH comemorou o sucesso de suas atividades do Mês do Meio Ambiente 2012, que teve como tema "Todos pela Sustentabilidade de Todos". Contando com extensa e variada programação, em ações conjuntas desenvolvidas pela CPRH, Semas e Parque Dois Irmãos, abordou o enfoque na questão pedagógica, utilizando como instrumento a Educação Ambiental.

    O público adulto e infantil prestigiou as diversas atividades, participando ativamente e interagindo com as equipes de arte-educadores da CPRH.

    Palestras, curso de educação ambiental, apresentações teatrais, plantio de três mil mudas de Mata Atlântica, contação de história, campanha de fiscalização florestal, circuito de jogos ambientais, exposições interativas, oficinas e entrega de certificados integraram a programação.

    As peças teatrais "Árvores! E eu com isso?" e "Lata late?" foram uma atração à parte. Encenadas 28 vezes para alunos, atingiu um público de dois mil participantes da rede pública de ensino, além de públicos diferenciados, nos municípios do Recife, Gravatá, Caruaru e Toritama, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Itapissuma. Com esta iniciativa, a Agência visa transmitir informações ambientais de forma lúdica, criativa e interativa.  

    Outro evento de destaque foi a realização de um curso de Educação Ambiental, o qual foi gratuito e ministrado pela equipe de EA da Agência, no auditório do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Cerca de 30 pessoas participaram.  

    CAMPANHA MADEIRA LEGAL

    No ano de 2012, a Campanha Madeira Legal chegou ao final sem nenhuma apreensão. A fiscalização foi realizada nos municípios de Belo Jardim, Caruaru, Pombos, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Olinda, Paulista e Recife. Tendo em vista os anos anteriores, o resultado é considerado bastante positivo, uma vez que os fiscais não encontraram nenhum comércio de fogueiras com madeiras nativas.

    É importante evidenciar a conscientização por parte dos comerciantes e da população a respeito da compra ilegal de madeira nativa. A CPRH realiza a Campanha Madeira Legal desde 2010 e vem sempre obtendo bons resultados de conscientização e controle, inclusive com a distribuição de folders educativos específicos sobre o assunto.     

    Apesar de intensificada durante o período junino, as ações de fiscalização da CPRH acontecem durante o ano inteiro, em todo o Estado. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Ambiental da Agência pelo telefone (81) 3182-8923 ou pelo site www.cprh.pe.gov.br.

    Mês do Meio Ambiente 2012 em números

    11 municípios envolvidos: Recife, Olinda, Paulista, Itapissuma, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Tamandaré, Carpina, Gravatá, Caruaru, Toritama.

    05 Palestras na CPRH

    23 encenações do esquete "E eu com isso?":

    05 encenações da peça "Lata Late?"

    07 contações de história

    02 exposições

    01 curso de Educação Ambiental (UFPE)

    02 entregas de certificados: RVS Gurjaú (Cabo) e ESEC Caetés (Paulista)

    01 Prêmio Vasconcelos Sobrinho, entregue em 06 categorias

    11 entregas de certificados Amigos do Meio Ambiente

    Parcerias: M&G, Alcoa, Wal-Mart (Bompreço e Hiper), Nassau, Kraft Foods,

    Concessionária Rota do Atlântico, Usina São José, Odebrecht Infraestrutura (Arena Pernambuco), Consórcio Expressway, Coral (AkzoNobel), Ambev e Gerdau

    Apoio: Livraria Cultura, SESC, UFPE, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Toritama, Prefeitura de Gravatá

     

    Assuntos: meio ambiente, cprh, premio vasconcelos sobrinho, sustentabilidade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Meio ambiente e saúde para o dia-a-dia na Escola Estadual Maria Goretti

    | Educação, Meio Ambiente

    Muita saúde e cuidado com o meio ambiente. Esse foi o saldo do mês de maio para estudantes e professores da Escola Estadual Maria Goretti, no bairro da Madalena, no Recife. A escola desenvolveu atividades que levassem os alunos a uma reflexão crítica sobre como é realizado o uso da água no cotidiano da comunidade e também sobre a importância de uma alimentação saudável na geração de bem-estar.

    Como usar a água de forma adequada no dia-a-dia? O que a comunidade pode fazer para a preservação dos recursos hídricos de sua localidade? Essas foram algumas das perguntas que os estudantes do 7º ano procuraram responder, não através de questionários ou relatório, mas fotografando o uso diário da água, seja no ambiente doméstico, seja na rua.

    Depois, classificaram as imagens em positivas e negativas - de acordo com o bom ou mau uso, respectivamente. As fotos foram expostas no corredor da escola. “Essa exposição chamou muito a atenção dos alunos, já que envolvia diretamente sua comunidade, sua realidade”, afirma a professora Ângela Ferreira, orientadora dos trabalhos.

    Leia mais aqui

    Assuntos: educacao, meio ambiente, ambiente escolar, saude na escola,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projovem Urbano promove conferência livre nesta segunda-feira

    | Educação, Social, Juventude, Meio Ambiente

    Uma conferência livre organizada pelo Projovem Urbano discutiu, na manhã desta segunda-feira (28), propostas que serão levadas à Conferência Rio +20, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre os próximos dias 20 e 22, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Recife, reunindo gestores, técnicos, professores e estudantes.

    A conferência livre fez parte de uma mobilização nacional realizada pela Secretaria Nacional de Juventude, nesta segunda-feira, com o objetivo de incorporar temas ligados à juventude à pauta da reunião da ONU. Os participantes elaboraram um relatório, a partir do documento base da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será levado à Rio +20 através do Grupo de Trabalho (GT) Educação e Juventude para a Sustentabilidade – que acontece no período de preparação para a conferência, entre os dias 13 e 16 de junho.

    Leia mais aqui 

     

    Assuntos: projovem urbano, conferencia rio+20, nacoes unidas, educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo recebe título de “O Homem das Águas”

    | Política, Meio Ambiente, Administração

    As políticas de desenvolvimento sustentável adotadas pelo Governo de Pernambuco levaram o governador Eduardo Campos a receber o prêmio de Personalidade Brasil de Ação Ambiental e o título de “O Homem das Águas” em solenidade realizada nesta segunda-feira (28), no Rio de Janeiro.

    O prêmio é conferido pelo Jornal do Brasil com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da CNI. A proposta é reconhecer iniciativas que conseguiram conciliar atividades produtivas com a proteção ambiental. O evento de hoje também serve de prévia da Conferência Rio+20, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

    “Precisamos aplaudir aqueles que têm dado a sua contribuição, mas também devemos compartilhar conhecimentos e avaliar as mudanças que ocorreram nesses 20 anosque sucederam a Eco-92, olhando o que andou e o que não caminhou tão bem, para fazermos diferente”, apontou o governador, após receber o trofeu.

    Convidado para fazer a principal palestra do evento, realizado no Centro de Convenções do Sistema Firjan, Eduardo apresentou o tema “Água e Sustentabilidade”. Em 40 minutos, ele detalhou ações do Governo do Estado como o projeto de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe e a política de incentivos fiscais que oferece benefícios às empresas que aproveitam melhor seus recursos naturais.

    Obras de grande porte como a construção do Sistema Pirapama e das adutoras do Agreste e do Pajeú também foram destacadas por Eduardo. O governador lembrou que desde 2007 a universalização do abastecimento de água vem sendo perseguida pela gestão estadual. “Nesses cinco anos, mais de quatro milhões de pernambucanos de 83 cidades ficaram livres do racionamento”, ilustrou.

     

    Assuntos: eduardo campos, titulo, homem das aguas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semas promove plantio de mudas em ponto sem cobertura vegetal na mata do Parque Dois Irmãos

    | Meio Ambiente

    Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27 de Maio), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, realizou plantio de mudas nativas do bioma dentro da área florestal do Parque Dois Irmãos, na manhã deste domingo (27). Localizado nas bordas do Zoológico do Recife, o local é uma área sem cobertura vegetal, que será recomposta com espécies de pau-brasil, visgueiro, ubaia e ipê, entre outras, tendo a participação do público visitante.

    O plantio foi uma forma de alertar as pessoas sobre a necessidade de conservação da Floresta Atlântica, que ocupa menos de 3% de sua cobertura original no Nordeste. Com cerca de 384 hectares de área, o Parque Dois Irmãos é uma Unidade de Conservação (UC) do bioma e está prestes a dar posse ao seu Conselho Gestor, passo importante na consolidação dos instrumentos legais de proteção da reserva.

    "Além do processo de revitalização física e conceitural por que vem passando o zoológico, o Parque como um todo vem se inserindo nesta modernização. O passo seguinte à posse do Conselho Gestor, que deverá acontecer agora em junho, será a elaboração do Plano de Manejo da UC", adiantou Sérgio Xavier.

    Assuntos: plantio, meio ambiente, sustentabilidade, zoologico do recife,
    Compartilhe: Link para o post: