meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Estudantes da Mata Norte discutem "A escola que queremos"

    | Educação, Social, Política, Juventude, Emprego, Meio Ambiente, Esportes, Direitos Humanos

    Jovens das 65 escolas estaduais da Mata Norte vão se reunir, nesta quinta-feira (8), para discutir o modelo de escola em que desejam estudar. Com o tema “A escola que temos, a escola que queremos”, os cerca de 200 estudantes vão debater temas como gestão democrática, sustentabilidade e economia solidária, ao longo de todo o dia, no ginásio de esportes da Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata.

    Os debates serão conduzidos e intermediados pelos próprios jovens, através da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe), organização ligada ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Aline Freitas, 17 anos, ex-aluna da Escola de Aplicação Professor Chaves, e membro da Rejupe, vai ser uma das mediadoras das atividades. “Quando estava na escola, sempre senti que eles estavam dispostos a oferecer algo que nem sempre era o que os adolescentes estavam indo buscar ali”, afirmou.

    De acordo com Aline, esse diálogo entre instituição de ensino e estudantes deve melhorar o serviço escolar. “Assim, a escola vai conseguir evitar a evasão escolar e o desestímulo dos alunos e melhorar índices como o Idepe e o Ideb”, disse .

    O fórum oferecerá oficinas e palestras. A intenção é que, ao final das discussões, os jovens montem uma plenária para elaborar uma carta com pedidos, que serão entregues ao governador Eduardo Campos. “Queremos mobilizar os jovens para que o ambiente escolar se torne favorável à formação de pessoas críticas e disseminadoras de atitudes sustentáveis”, declarou Luciana Silva, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, que organiza o fórum.

    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: secretaria, educacao, pernambuco, mata norte, escola, modelo, debate, gestao, democracia, sustentabilidade, economia solidaria, nazare da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Terceiro simulado online do Prevupe começa dia 12

    | Educação, Juventude

    De 12 a 16 deste mês, os alunos do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, participam do 3º simulado eletrônico do curso, através do endereço: www.prevupe.com.br. O Prevupe Test, como é chamada a avaliação, é um desafio de conhecimentos através de provas online, que avaliará pedagogicamente os conhecimentos dos mais de 7 mil alunos do curso para enfrentar os principais vestibulares do Estado.

    O calendário do projeto com os testes eletrônicos começou em setembro. O 2º teste online ocorreu em outubro, mesmo mês em que os estudantes passaram por uma avaliação tradicional, com quatro horas de duração e 60 questões de múltipla escolha com alternativas de "A" a "E", nos polos onde funcionam o Prevupe. A programação também contou com a redação. No final, os professores irão juntar as notas das redações com as dos simulados para obter uma média geral dos participantes.

     

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, preupe, simulado, online, estudantes, vestibular, alunos, curso, eletronico, test, desafio, conhecimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mercado de trabalho em pauta no III Encontro Estadual do Projovem Urbano

    | Educação, Social, Juventude

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3048_tn_2012110717314951a2.jpgA Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco realiza, nesta quarta-feira (07), o III Encontro Estadual do Projovem Urbano 2012, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. Para o encontro deste ano, estima-se que 1.500 convidados, entre secretários, gestores, técnicos, professores e estudantes estejam presentes.

    Desde 2009, o Projovem Urbano promove encontros intersetoriais, tendo como foco principal a permanência dos estudantes até a conclusão do curso. O encontro é uma oportunidade dos estudantes terem contato com outras dimensões do currículo. Em outros anos, por exemplo, foram abordados temas como tecnologia e cultura.

    O tema deste ano é “Projovem Urbano e Trabalho Decente: trajetórias e desafios” e, segundo o coordenador do Projovem na Secretaria de Educação, Genilson Cordeiro, a intenção ao abordar esse tema é permitir o contato dos estudantes com novas informações.

     

    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: secretaria, educacao, pernambuco, evento, projovem, urbano, encontro, estadual, 2012, teatro guararapes, centro de convencoes, olinda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Colégios 2001 e Contato são campeões do Voleibol dos Jogos Escolares de Pernambuco

    | Educação, Juventude, Esportes

    voleiOs vencedores da modalidade Voleibol dos Jogos Escolares de Pernambuco, realizados pela Secretaria dos Esportes do Estado, já estão garantidos para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares – 15 a 17 anos, de 25 de novembro a 08 de dezembro em Cuiabá – MT. O confronto para a classificação da delegação de Pernambuco ocorreu no dia 02 de novembro, em Pesqueira. O Colégio 2001 ganhou no vôlei masculino para a Escola Noronha Filho por 2x1. No vôlei feminino o Contato venceu a Escola Teresa Torres por 2x0. A final foi realizada entre os campeões da rede pública e privada.

    Assuntos: alunos, colegio, 2001, contato, vencedor, volei, campeonato, jogos escolares, pernambuco, secretaria, esportes, representar, estado, olimpiadas, cuiaba, mt
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Criança e da Juventude participa de ação sobre cidadania em Fernando de Noronha

    | Educação, Social, Política, Juventude, Segurança, Direitos Humanos

    A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), como parte da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas do Governo do Estado, se junta ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para realizar de hoje (05) até a próxima quarta-feira (07), no Arquipélago de Fernando de Noronha, o programa Ações Integradas à Cidadania.

    A partir de amanhã, técnicos da SCJ apresentarão ações como a campanha “Atenção Redobrada”, que visa chamar a atenção da sociedade contra Violações de Direitos às Crianças e Adolescentes (trabalho infantil, exploração sexual e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos). A Secretaria também promoverá oficina de leitura para o público infantil e de participação juvenil para jovens de 15 a 29 anos.

    As demais secretarias do Estado e o TJPE também realizarão oficinas, palestras, exposições, stands de serviço, peça teatral, música e reunião da Câmara Itinerante com foco na promoção social.O evento acontece no auditório da Escola Integrada do Arquipélago de Fernando de Noronha.

    Assuntos: secretaria, crianca, juventude, acao, ilha, fernando de noronha, scj, camara, enfrentamento, crack, drogas, governo, tjpe, arquipelago, atencao redobrada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Feira Literária da Escola de Referência de Itaparica mobiliza estudantes e comunidade

    | Educação, Juventude

    eduOs estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Itaparica, localizada no município de Jatobá, no Sertão pernambucano, vivenciaram um dia dedicado à literatura, nesta quarta-feira (31), com a realização da I Feira Literária da escola. O evento culminou com o Projeto “Escola de Leitores - Ler para Compreender e Transformar o Mundo” e envolveu os estudantes e toda a comunidade escolar.

    A feira foi realizada com o objetivo de socializar as produções literárias construídas pelos estudantes nos oito meses de duração do projeto, além de difundir para toda a comunidade o gosto e o interesse pela leitura. O evento literário também homenageou o centenário de Luiz Gonzaga, com a exibição de filmes no cine Gonzagão.

    A exibição dos trabalhos, em forma de estandes, fazia um convite a todos os visitantes para uma viagem pela Literatura. No projeto, os alunos de cada turma, 9º ano do ensino fundamental e 1°, 2° e 3° anos do ensino médio, estudaram escritores de várias escolas e movimentos literários. Por isso, na Feira estavam expostas obras de literatura infanto-juvenil, nacionais e estrangeiros, além de cordelistas nordestinos e cronistas brasileiros, e o movimento Armorial.

     

    Saiba mais

    Cidades: Jatobá
    Assuntos: secretaria, educacao, pernambuco, jatoba, itaparica, erem, sertao, literatura, feira, escola de leitores, estandes, homenagem, luiz gonzaga, filme, cordel, armorial
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes da Escola de Referência Candido Duarte ganham menção honrosa

    | Educação, Juventude

    eduEstudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Candido Duarte, do Recife, receberam menção honrosa na 4ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que ocorreu em Campinas (SP).  A competição foi uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    “Ficamos felizes com o resultado. Foi a primeira vez que eles participaram de uma competição nacional e o mais importante disso tudo é que a experiência ficou e, agora, eles estão mais maduros para participar de outros eventos desse porte”, disse o professor que orientou a equipe, Dayvison Freitas. Segundo ele, a equipe “Os Conquistadores” foi submetida a uma prova presencial aonde a partir de anúncios publicitários e documentos sobre a II Guerra Mundial foram convidados a escrever um texto dissertativo.

     

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, educacao, governo, pernambuco, erem, candido duarte, recife, mensao honrosa, olimpiada, nacional, historia, brasil, onhb, campinas, sp, competicao, unicamp
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Minha Certidão entra em pauta para 2013

    | Social, Política, Juventude, Direitos Humanos

    scjDiscutir os novos desafios do Programa Minha Certidão para 2013. Esse foi o principal tema da reunião mensal do “Comitê Gestor Estadual do Plano de Erradicação do Sub-Registro Civil e Ampliação do Acesso á Documentação Básica” realizada, nesta última terça-feira (30), na sede da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ).

    No encontro, foram apresentados números a respeito da abrangência do Programa Minha Certidão. As análises, as expectativas fizeram parte da pauta, como também os desafios do Programa para o ano que se aproxima. A eficiência dos cartórios foi outro tema abordado pelos membros presentes.

    Atualmente a SCJ já conta com o Programa Minha Certidão em 42 maternidades interligadas a 61 cartórios. “A meta do Programa é ter o Sistema implantado em todas as 207 maternidades públicas ou privadas conveniadas ao SUS e em 206 cartórios até fevereiro de 2013”, disse o Secretário Executivo de Articulação e Projetos Especiais, Joelson Rodrigues.

    Estiveram presentes, membros das Secretarias Estaduais da Criança e da Juventude, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Mulher, além de representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Agência Estadual de Tecnologia da Informação - ATI, Associação de Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco – ARPEN e do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, programa, minha certidao, 2013, reuniao, comite, gestor, plano, erradicacao, ampliacao, documentacao, basica, encontro, maternidade, cartorio, desenvolvimento social, direitos humanos, saude, mulher, tribunal de justica, ati, arpen, unicef
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comitiva do Governo do Piauí visita Casas das Juventudes

    | Social, Política, Juventude, Direitos Humanos

    Uma comitiva do Governo do Estado do Piauí veio a Pernambuco para conhecer de perto as experiências do Programa Casas das Juventudes. A Diretora de Política de Inserção no Mercado de Trabalho, Renata Cabral, e a Gerente de Políticas de Enfrentamento à Violência, Ione Cristine Dantas Ribeiro, reuniram-se com o Secretário Executivo de Articulação e de Projetos Especiais, Joelson Rodrigues, a Gerente de Juventude, Ana Karina Moraes, e o Coordenador do Programa Casas das Juventudes, Carlos Roberto Marinho, para informações preliminares sobre a visita, antes de seguirem para Lagoa de Itaenga e Feira Nova, na Mata Sul e Agreste de Pernambuco.

    Explicando os motivos que levaram o Governo do Piauí a escolher o Programa do Governo de Pernambuco, Renata Cabral disse que Pernambuco é exemplo de repercussão positiva sobre o Programa. “Quando se fala em Casa das Juventudes, Políticas Públicas de Juventude, só se ouve em Pernambuco. Queremos aprender com os erros e os acertos”, declarou. A gerente Ione Ribeiro enfatizou que a expectativa é levar a experiência consolidada em Pernambuco. “Conhecer os entraves e as possibilidades de um programa de juventude”, disse.

    Segundo Joelson Rodrigues, a visita irá proporcionar momentos de partilha das experiências e vivências sobre um pouco do que é realizado no estado no âmbito das Casas das Juventudes. Já para Ana Karina Moraes, “a visita do Piauí demonstra que o Estado de Pernambuco está hoje em uma posição de vanguarda em relação às Políticas Públicas de Juventude, sendo capaz de apresentar reflexões críticas e maduras sobre essa caminhada com o Programa”.

    A comitiva visitou Pernambuco, nesta quarta-feira, 31 de outubro, para conhecer as experiências do Programa Casas das Juventudes, com o objetivo de replicar o modelo de Política Pública de Juventude nos municípios do estado do Piauí.

    Cidades: Feira Nova, Lagoa de Itaenga
    Assuntos: secretaria, crianca, juventude, scj, pernambuco, governo, piaui, visita, casas da juventude, programa, lagoa de itaenga, feira nova, mata sul, agreste, exemplo, politicas publicas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Criança e da Juventude apresenta programa Casa das Juventudes em encontro Latino-americano

    | Educação, Social, Política, Juventude, Direitos Humanos

    A Secretaria da Criança e da Juventude - SCJ participa até o dia 10 de novembro do II Encuentro Virtual Latinoamericano: Responsabilidad ciudadana. Caminos de incidencia política para la cohesión social. A SCJ apresenta a experiência do programa Casa das Juventudes. O encontro é organizado pela Fundación Claritas.

    O encontro virtual permite gerar espaços de diálogo entre atores procedentes de diversos países da América Latina, através de exposições do âmbito acadêmico, político e social, com fóruns de discussão e apresentação de experiências.

    Os participantes poderão encontrar um espaço plural de intercâmbio, ferramentas para fortalecer suas capacidades de ação transformadora sobre a realidade de seus respectivos bairros, cidades e países.
     
    Casas das Juventudes - São espaços de participação social e vivência democrática que visa proporcionar um ambiente de múltiplas experiências como cursos, oficinas, cineclubes. O Programa já se encontra em 86 municípios. Até o final de 2012, serão inauguradas mais sete Casas das Juventudes.

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, evento, encontro, latino, americano, virtual, dialogo, intercambio, casas da juventude, programa
    Compartilhe: Link para o post: