meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Esporte e cinema na Ilha de Deus

    | Social, Juventude, Esportes, Infância

    A Secretaria dos Esportes realiza no próximo sábado (12) o Festival Esportivo da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira. Serão 400 participantes entre crianças, adolescentes e jovens do Programa Esporte pela Vida e da comunidade participando das mais diversas modalidades: futebol, ginástica, xadrez, capoeira e dança.

    As atividades serão no Centro Educacional Saber Viver e no campo de futebol. Equipes de futebol dos clubes Náutico e Santa Cruz prometem marcar presença no evento, que acontecerá das 8h às 15h.

    No mesmo momento estará acontecendo a gravação de um capítulo do documentário social de combate ao consumo do crack na comunidade Ilha de Deus, do cineasta e produtor cultural Edy Rocha.

    Vamos aproveitar o momento de lazer dos meninos para gravar cenas do documentário Bom de escola, bom de bola e contra o crack, que mostra a força das atividades esportivas no combate ao consumo de drogas entre os jovens e adolescentes, explica. O documentário conta ainda historias de vida dos jovens da Ilha que estão longe das drogas porque participam das atividades esportivas e culturais da Escolinha de Futebol Saber Viver Ilha de Deus.

    Leia mais aqui

    Cidades: Recife
    Assuntos: esportes, esporte pela vida, festival esportivo, ilha de deus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE promove palestra sobre Bullying

    | Social, Juventude, Direitos Humanos, Infância

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, em parceria com a Aspape (Associação de Pais de Alunos de Pernambuco), vão promover no dia 23/05, uma palestra sobre o Bullying.

    A explanação terá duas horas de duração e será realizada das 09h às 11h, no auditório do PROCON-PE, que fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, 2° andar, Bairro de São José, Recife/PE

    O tema será abordado com ênfase sobre a responsabilidade legal do estabelecimento de ensino perante o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Serão explanados ainda, os conceitos e características do Bullying, fatores determinantes e os meios de prevenção do problema.

    Leia mais aqui 

     

    Cidades: Recife
    Assuntos: procon, bullying, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Educação divulga Programa Jovens Protagonistas no interior do Estado

    | Educação, Social, Juventude

    Gestores e técnicos das Gerências Regionais de Ensino (GREs) do interior do Estado estão sendo apresentados ao Programa Jovens Protagonistas Pernambucanos.

    Ao longo desta semana, o coordenador Programa na Secretaria de Educação (SE), Antônio Carlos Mendes, visitará diversas cidades para capacitar os gestores e técnicos escolares. Nesta segunda-feira (07), o programa foi apresentado a gestores de Petrolina e Araripina.

    Na próxima quarta-feira (09), será a vez de Salgueiro e Floresta receberem a capacitação. Por fim, Afogados da Ingazeira será o último município a ser apresentado ao Programa, na sexta-feira (11).

    Integrando a divulgação dos programas nacionais Parlamento Jovem, Jovens Senadores e Jovens Embaixadores - promovidos pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Embaixada dos Estados Unidos, respectivamente - o Programa Jovens Protagonistas Pernambucanos, coordenado pela Secretaria de Educação, oferece aos estudantes da rede pública de ensino a oportunidade de exercerem e vivenciarem a cidadania, participando do dia-a-dia do mandato legislativo.

    Leia matéria na íntegra

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Floresta, Salgueiro
    Assuntos: getores regionais, educacao, parlamento jovem, jovens senadores, jovens embaixadores
    Compartilhe: Link para o post:
  • Capacitação profissional em Petrolina

    | Social, Juventude, Direitos Humanos

    Com o objetivo de elevar o nível profissional dos jovens sertanejos e inseri-los no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio do Programa Vida Nova/Centro da Juventude de Petrolina, firmou parceira com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e a Prefeitura daquele município, para profissionalizar 200 jovens nas áreas de mecânica de automóveis, refrigeração, assistente administrativo, além de panificação e confeitaria, com idade entre 16 à 29 anos, oriundos de 34 bairros carentes. Os cursos contaram com 350 hora/aula.

    Laura Gomes, secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ressaltou a importância da iniciativa, pois o curso vem proporcionando aos jovens conhecimento profissional e consequentemente, a inserção no mercado de trabalho. “A ação vai gerar renda e o mais importante a inclusão social aos jovens que se encontram em vulnerabilidade e risco social”, destacou Laura.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: jovens sertanejos, petrolina, capacitacao, programa vida nova
    Compartilhe: Link para o post:
  • Festival, cursos e jornal agitam Casas das Juventudes

    | Social, Juventude

    As atividades nas Casas das Juventudes em todo o Estado não param. Noventa jovens da Casa das Juventudes do município de Vicência iniciaram, nesta segunda-feira (07), cursos profissionalizantes de Pedreiro, Eletricista e Encanador. O curso é oferecido pelo Tribunal Solitário e vai até o dia 07 de junho.Em Rio Formoso, será lançado o "Jornal das Juventudes", que é desenvolvido por jovens como atividade da Casa, localizada na Usina Cocau.

    Já no município de Glória do Goitá o destaque é a organização do I Festival Municipal de Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio.   A Transformação Social e Participação Juvenil serão discutidas através de palestras, debates e realização de grupos temáticos de trabalho. Também acontecerão apresentações culturais.

    “O evento possibilitará a renovação das discussões da realidade local e de que forma o jovem pode contribuir no processo de mobilização, provocando as mudanças e lutando por conquistas que venham proporcionar qualidade de vida e transformação”, falou a coordenadora da Casa das Juventudes e organizadora do Festival, Virginia Almeida.

    Cidades: Rio Formoso
    Assuntos: juventude, cursos profissionalizantes, casas da juventude, scj
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bom de escola, bom de bola e contra o crack

    | Social, Juventude, Esportes, Cultura, Direitos Humanos, Infância

    A Ilha de Deus, conhecida um dia por Ilha sem Deus, será cenário do documentário Bom de escola, bom de bola e contra o crack, do cineasta Edy Rocha.

    As gravações já começaram. Na véspera da sexta-feira 13, a Ilha recebeu a presença da secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti, que, além de gravar sonora para o documentário sobre o projeto Esporte pela Vida realizado pela Secretaria com os meninos carentes do lugar, ainda confirmou o apoio do Governo do Estado ao projeto que deu nome ao documentário.

    O Bom de escola, bom de bola e contra o crack irá contemplar 250 crianças e adolescentes que vivem em situação de risco. O objetivo é oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer para a comunidade a fim de afastar a juventude das drogas e de outros males provocados pelo ócio e pela falta de perspectiva de uma vida melhor.

    Leia mais aqui

     

    Assuntos: esportes, documentario, ilha de deus, Ana Cavalcanti, bola
    Compartilhe: Link para o post:
  • CEPPJ/PE abre inscrições para vagas remanescentes

    | Social, Juventude

    Estão abertas até o próximo dia 27 de abril as inscrições para as vagas remanescentes de titulares e suplentes para representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco – CEPPJ/PE, biênio 2012/2014.

    Ao todo, serão quatro vagas remanescentes de titulares e suplentes para representação dos seguintes movimentos: Estudantil, Juventude LGBT, Pessoas com Deficiência e Representação Regional – Metropolitana, sendo uma vaga para cada.

    Haverá também seis vagas para suplência dos segmentos Artísticas e Culturais, Jovens Feministas, Jovens Negros e Negras, Juventude do Campo, Povos e Comunidades Tradicionais e Representação Regional - Sertão.

    Leia a matéria na íntegra 

    Assuntos: crianca e juventude, ceppj, pessoas com deficiencia, movimento estudantil, conselho estadual, politicas publicas, scj
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Santa com Atenção Redobrada

    | Social, Juventude, Infância

    Quem for aproveitar o fim de semana prolongado em Fazenda Nova e Gravatá terá uma lição de cidadania. A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) promove, nesta Semana Santa, mais uma ação contra a exploração de crianças e adolescentes. De amanhã (05) até domingo (08), técnicos da SCJ e das prefeituras de Gravatá e Brejo da Madre de Deus estarão nas ruas para mais um “Atenção Redobrada”.

    Os profissionais orientarão a população a combater o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e demais violações dos direitos da criança e do adolescente. Ambulantes, turistas e toda a comunidade serão sensibilizados, através da distribuição de materiais educativos, que estarão no comércio local, bares, rede hoteleira. Serão disponibilizados camisas, leques, adesivos, panfletos e cartazes.

    Leia a matéria na íntegra

    Cidades: Brejo da Madre de Deus, Gravatá
    Assuntos: cidadania, scj, juventude, criança, prefeitura, semana, santa, campanha, violencia, exploração, sexual, crime
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES realiza seminário sobre Vigilância de Violências e Acidentes

    | Social, Saúde, Juventude, Segurança, Infância

    ses 3Para fortalecer a notificação dos casos de violência e acidentes em Pernambuco, a secretaria estadual de Saúde (SES) está realizando nesta terça e quarta-feira (20 e 21/03), no Hotel Orange, em Itamaracá, Seminário sobre o processo de estruturação da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) e a implantação da Ficha de Notificação e Investigação de Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências no sistema Sinan Net.

    A capacitação é voltada para técnicos das secretarias municipais de saúde e das Gerências Regionais de Saúde (Geres), além de representantes das áreas estratégicas do nível central da SES, como Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde do Homem e do Idoso, Saúde do Trabalhador, Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde da População Negra, Atenção Primária e do Programa Estadual de Humanização.

    ses 4“O objetivo deste encontro é fortalecer e consolidar o processo de estruturação da Vigilância de Violências e Acidentes no Estado, ampliando a cobertura da notificação dos acidentes e promovendo a discussão sobre a violência como problema de saúde pública”, salientou a Diretoria geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Situação de Saúde da SES, Luciana Caroline.

    Cidades: Itamaracá
    Assuntos: ses, seminario, vigilancia, violencia, acidentes, pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado quer otimizar adoção legal

    | Social, Saúde, Juventude, Administração, Direitos Humanos, Infância

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa, na manhã desta terça-feira, da solenidade de assinatura do termo de cooperação entre diversos órgãos do Estado, objetivando prevenir o aborto, o infanticídio e a adoção ilegal de crianças. Intitulada Programa Acolher, a iniciativa foca sua atuação em gestantes em situação de vulnerabilidade que manifestem interesse em entregar seu filho à adoção. O trabalho intersetorial, encabeçado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), busca estratégias sociais para evitar o abandono ou agilizar os trâmites legais para a adoção. A cerimônica será realizada no Centro Integrado da Criança e Juventude, e contará com a presença da secretária-executiva de Atenção à Saúde da SES, Tereza Campos.

    “Esse trabalho de acolhimento deve começar na maternidade, para que a mãe informe que quer entregar seu bebê à adoção. Assim, podemos tomar uma série de atitudes para notificar o caso e legalizar a adoção. O trabalho com assistentes sociais e outros órgãos do judiciário também são benéficos para que as mães desistam dessa ideia e até possam ser inclusas em programas sociais e de geração de renda”, afirma a gestora de Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam.

    Entre os objetivos do Programa, haverá o aperfeiçoamento de metodologias de trabalho, no âmbito do Judiciário, voltadas para o atendimento a mães que desejem entregar seu filho para adoção; fortalecimento das articulações entre o Judiciário e a Rede de Proteção do Estado, visando o estabelecimento de ações interligadas de prevenção ao abandono e adoção ilegal de crianças.

    As ações do Programa Acolher serão apoiadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria da Mulher, Secretaria da Criança e Juventude, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Ministério Público do Estado de Pernambuco, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Pernambuco e Metropolitana.

    Assuntos: ses, adoção, programa, pernambuco, governo, maternidade
    Compartilhe: Link para o post: