meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Jovens sertanejos definem prioridades em Conferência

    , por Assessoria de imprensa | Juventude

    O fim de semana foi de festa, proposições e protagonismo juvenil, em Salgueiro. Cerca de 200 representantes de 51 municípios da região, estiveram reunidos na Conferência Regional da Juventude, promovida pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ).

    O fim de semana foi de festa, proposições e protagonismo juvenil, em Salgueiro. Cerca de 200 representantes de 51 municípios da região, estiveram reunidos na Conferência Regional da Juventude, promovida pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ). O encontro definiu  86 delegados que levarão as propostas do sertão para a etapa estadual que acontece no fim no mês, no Recife. 


    “Pernambuco já conseguiu mobilizar mais de 12 mil jovens. Fizemos as convenções municipais, estamos nas regionais e territoriais e ainda faremos a consulta aos povos e comunidades tradicionais. Isso mostra que todos os seguimentos da nossa juventude serão representados”, explicou a secretária da Criança e Juventude, Raquel Lyra.
    Raquel acrescentou que o estado é um dos poucos que vai realizar todas as etapas que antecedem a 2ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, nos dias 9 e 12 de dezembro. Em todo o país os jovens estão discutindo cinco principais  eixos: os direitos ao desenvolvimento integral, ao território, a vida segura, a participação e a experimentação e a qualidade de vida. 


    No sertão as principais preocupações foram a qualificação profissional atendendo as necessidades da região garantindo a permanência do jovem nos seus locais de origem; ampliação de secretarias e conselhos da juventude nos municípios; aumento de espaços de cultura a exemplo das Casas das Juventudes; melhoria do transporte escolar, entre outras. 

    Os resultados das Conferências serão encaminhados para o Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude que estão em tramitação no Congresso Nacional. As próximas etapas das conferências regionais serão realizadas nos dias: 04 e 05 de outubro no município de Carpina – Zona da Mata; 07 e 08 de outubro em Caruaru – Agreste e 21 e 22 de outubro no Recife. A Estadual acontece nos dias 29 e 30 de outubro e 1º de novembro.


    Abertura teve história e esportes radicais


    Na sexta-feira os jovens puderam ter uma verdadeira aula da recente história do país na palestra do prefeito de Carnaíba,  Anchieta Patriota. Ele lembrou dos jovens que lutaram contra a ditadura. “O estado está se desenvolvendo e avançando, acredito que vocês podem construir um futuro bem melhor”, disse. 


    O anfitrião, prefeito de Salgueiro Marconi Libório  destacou a importância da Conferência para “aprofundar as discussões começadas nos municípios e construir melhora as ideias e propostas de políticas públicas para os jovens”.


    A noite teve ainda uma roda de poesias, apresentação de hip hop e esportes radicais com o grupo B Boys. O secretário Executivo da SCJ, Joelson Rodrigues que participou de várias conferências municipais comemorou: É bom ver como essa mobilização está crescendo.

    Assuntos: prioridade, juventude
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado apresenta ações para juventude aos procuradores-gerais

    , por Assessoria de imprensa | Social, Juventude

    A secretária estadual da Criança e da Juventude (SCJ), Raquel Lyra, participou na manhã desta sexta-feira (30/09), no auditório do Hotel Transamérica, em Boa Viagem, da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça.

    A secretária estadual da Criança e da Juventude (SCJ), Raquel Lyra, participou na manhã desta sexta-feira (30/09), no auditório do Hotel Transamérica, em Boa Viagem, da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça. Segundo o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon, essa é a primeira vez que o conselho convida secretários de estado para participar do encontro. Também estavam presentes o vice-governador João Lyra Neto e o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, Fernando Grella.

    João Lyra deu boas vindas aos procuradores-gerais de todo País e destacou a importância do encontro. “Para Pernambuco é um prazer sediar esse encontro nacional de procuradores gerais, evento que fortalece as políticas públicas”, falou.

    A secretária Raquel Lyra apresentou aos procuradores a palestra "Políticas Públicas da Infância e Juventude". Ela falou sobre os programas Minha Certidão, Casas das Juventudes, Atenção Redobrada, entre outros. “Os nossos programas estão servindo de referência para todo o País. Como o Minha Certidão, que faz com que o recém-nascido já saia da maternidade com o registro. O sistema desenvolvido por Pernambuco é referência em todo Brasil. Os estados do Acre e do Mato Grosso já implantaram o modelo. Recentemente ele também foi apresentado, no Panamá, durante Conferência para América Latina e Caribe, sobre o direito à identidade e registro de nascimento realizado pela Unicef”, disse.

    O procurador-geral do estado do Paraná, Olympio Sotto Maior, elogiou os programas apresentados pela secretária estadual Raquel Lyra. “A exposição feita pela Secretária dá a todos nós a certeza de que Pernambuco tem propostas concretas para a infância e juventude", falou.

    Assuntos: acoes, juventude
    Compartilhe: Link para o post:
  • SCJ inaugura mais duas Casas das Juventudes

    , por Assessoria de imprensa | Social, Juventude

    Nesta semana, os jovens de 15 a 29 anos dos municípios de Camutanga e Xexéu ganham as suas Casas das Juventudes.

    Nesta semana, os jovens de 15 a 29 anos dos municípios de Camutanga e Xexéu ganham as suas Casas das Juventudes. O programa é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude e as prefeituras.


    Em Camutanga, o espaço será aberto nesta quarta-feira (27), às 9h, na Av. Moisés Correa, s/n. A casa oferecerá cursos de música (instrumentos de sopro) e informática. Já a casa de Xexéu abrirá no próximo sábado (1º), às 10h, e oferecerá curso de informática e oficinas culturais - que serão iniciados a partir do dia 03 de outubro. O espaço fica situado na Av. Floriano Gonçalves de Lima, nº 04 - Centro. Em todas as casas os jovens devem encontrar sala do Conselho Municipal de Juventude; sala de multiuso; telecentro e sala de reunião das juventudes.

    As atividades acontecem em quatro principais eixos: promoção cultural, educação e qualificação profissional, saúde, participação social e vivências democráticas. Podem integrar e promover ações nas Casas das Juventudes as entidades governamentais e não-governamentais (ONG, associação, coletivos juvenis etc).

    As Casas das Juventudes podem ser implantadas em municípios de até 40.000 habitantes e são destinados a população juvenil (15 a 29 anos). O programa é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude e as prefeituras.

    Assuntos: casa, juventude
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco mobilizou mais de 11 mil jovens nas Conferências Municipais

    , por Assessoria de imprensa | Social, Juventude

    Setenta e quatro municípios pernambucanos já estão discutindo o protagonismo juvenil. São mais de 11 mil jovens, de diversas realidades, que participaram das Conferências Municipais da Juventude.

    Setenta e quatro municípios pernambucanos já estão discutindo o protagonismo juvenil. São mais de 11 mil jovens, de diversas realidades, que participaram das Conferências Municipais da Juventude. As cidades que ainda não tem representantes para as próximas etapas – conferências regionais e estadual – ainda podem participar. A Secretaria Estadual da Criança e da Juventude (SCJ) enviou ofício as prefeituras e ONGs desses municípios com fichas de inscrições. Os jovens que se interessarem poderão procurar a prefeitura.

    “Pernambuco está de parabéns pela capacidade de mobilização”, destaca a Coordenadora Geral da Conferencia Nacional da Juventude, Ângela Guimarães.  Ela explica que os jovens têm colocando em debate os problemas das suas cidades e propondo soluções. “Os encontros tem resultado em propostas concretas. São sugestões para melhorar as questões do transporte público, da qualificação profissional, do primeiro emprego, entre tantas outras”. 

    Em todo o país já foram realizadas mais de 600 conferências municipais. O cronograma agora está voltado para as territoriais que abrangerão os jovens que vivem nos territórios rurais, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, de povos e comunidades tradicionais. Esses encontros têm por objetivo ampliar e qualificar a participação desses povos e valorizar e consolidar as experiências de institucionalização do debate das políticas públicas de juventude no âmbito dos territórios da Cidadania e da Identidade.

    Pernambuco realizou sua primeira conferência territorial em Ibimirim. No próximo dia 29 de setembro o município de  Glória do Goitá  sediará a segunda e no dia seguinte, 30, Afogados da Ingazeira faz a terceira.

    As conferências regionais serão realizadas em quatro cidades pernambucanas: dia 30 de setembro a 1º de outubro em Salgueiro - Sertão; 04 e 05 de outubro no município de Carpina – Zona da Mata; 07 e 08 de outubro em Caruaru – Agreste e 21 e 22 de outubro na cidade de Igarassú – Região Metropolitana do Recife.   

    As propostas desses encontros serão levadas para a Conferência Estadual que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro e 1º de novembro, no Recife. O pensamento do jovem pernambucano será compartilhado com as ideias vindas de todo o país na 2ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, no fim do ano. Os resultados das Conferências também serão encaminhados para o Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude que estão em tramitação no Congresso Nacional.

    Assuntos: joventude, conferencia, municipal
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES debate a saúde de adolescentes em conflito com a lei

    , por Assessoria de imprensa | Social, Saúde, Juventude

    A Saúde dos adolescentes em conflito com a lei será discutida hoje (22/09), às 14h, na sala de videoconferência da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi.

    A Saúde dos adolescentes em conflito com a lei será discutida hoje (22/09), às 14h, na sala de videoconferência da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi. Durante a reunião de monitoramento, os municípios integrantes do Plano Operativo Estadual (POE) vão mostrar o tem que sido feito para cuidar da saúde desses jovens.


    O POE prevê a atenção à saúde integral desses adolescentes, como vacinas e transferência para hospitais no caso de emergências. “Queremos saber se esses municípios estão recebendo o repasse de suas verbas e como ela está sendo utilizada”, explicou a coordenadora da Saúde do Adolescente, Clara Andrade. Esse repasse financeiro varia de acordo com a quantidade de adolescentes assistidos, variando de R$ 21.300, o valor mínimo, até R$ 85.200, o máximo.

    Os gestores também poderão apresentar quais as carências e dificuldades enfrentadas para promover essa assistência. Oito municípios participarão do monitoramento: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes. Desde 2004, essas cidades integram o POE.


     

    Assuntos: ses, saude, adolescente
    Compartilhe: Link para o post: