meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Pernambuco é convidado para os Jogos Sul-Americanos Escolares

    | Educação, Juventude, Esportes

    A Confederação Brasileira do Desporto Escolar, filiada à International School Sport Federation, convidou os pernambucanos campeões das Olimpíadas Escolares, realizadas em Poços de Caldas-MG, para participar dos XVIII Jogos Sul-Americanos Escolares que acontecerão nas cidades de Natal-RN e João Pessoa-PB, de 29 de novembro a 06 de dezembro desse ano.

    Os convocados foram: Elizabeth Gadelha (Colégio Arca de Noé), do Judô; Janaina Rodrigues e Julio Victor (Escola Dom Idílio José Soares), do Atletismo; Anderson Luiz de Souza (Escola Carla Patrícia), também do Atletismo; Clarissa Rodrigues (Salesiano Sangrado Coração), da Natação; Ramyres Coelho (Colégio Dom Bosco), do Xadrez; e a equipe do Futsal Masculino (Bureau Jurídico e Curso); além do técnico do Xadrez, Ronielly Santana Coelho.

    A Secretaria dos Esportes de Pernambuco parabeniza os meninos e meninas que fizeram bonito nos Jogos Escolares, nas Olimpíadas Escolares e agora farão bonito nos Jogos Sul-Americanos. “Esta é uma prova que vale a pena o investimentos nos Jogos Escolares. Pernambuco é um celeiro de atletas e nada melhor que descobrirmos esse potencial nos Jogos Escolares”, argumenta a secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti.

    Assuntos: pernambuco, esporte, secretaria, ana cavalcanti, secretaria, confederacao, brasileira, desporto, escolar, campeos, olimpiada, sul-americanos, joao pessoa, pb
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo recebe os campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica

    | Educação, Juventude, Tecnologia

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_2945_tn_20121030170735982d.jpgO governador Eduardo Campos recebeu, na manhã de hoje (30), os estudantes do Colégio Santa Emília (CSE), de Olinda, que foram os grandes vencedores das Olimpíadas Brasileira de Robótica (OBR). O campeonato contou com a participação de 29 equipes compostas por alunos do Ensino Fundamental e Médio do país inteiro e foi disputado em Fortaleza- CE, entre 18 e 21 deste mês.

    duduNa OBR, Pernambuco conquistou o primeiro título nacional na categoria resgate. A garotada ainda competiu em outras duas modalidades (dança e futebol), arrebatando também duas medalhas de prata. Com o resultado, a equipe pernambucana do Santa Emília ganhou o direito de representar o Brasil no evento mundial de robótica, a ser realizado na Holanda entre os dias 24 e 30 de junho de 2013.
     
    Em seu gabinete, Eduardo conversou por mais de uma hora com os estudantes vencedores. Viu performances dos robôs e ouviu atentamente as explicações dadas pelos campeões. Ao final do encontro deu uma boa notícia aos estudantes: “O Governo do Estado será parceiro deste grupo no próximo mundial de robótica, para que possam representar bem Pernambuco e fazer bonito como fizeram na etapa nacional”, garantiu o governador, colocando à disposição dos jovens os equipamentos públicos onde são desenvolvidos aparelhos com tecnologia de ponta, a exemplo do Porto Digital, do Parqtel e do Cetene.  

    Hoje, as escolas de referência do estado já oferecem a disciplina de robótica. A matéria é interdisciplinar e ajuda a despertar o interesse dos estudantes nas disciplinas regulares desenvolvidas nas salas de aulas. "O governador mostrou-se interessado não só no nosso projeto, mas no desenvolvimento da tecnologia com a educação em todo o estado”, reconheceu o orientador da equipe na OBR, o professor Paulo Marcelo Pontes.

    dudu4Com 17 anos, o estudante Lucas Cavalcanti, já pode se considerar o veterano da turma de robótica. São mais de cinco anos de dedicação à disciplina e alguns títulos na bagagem. O garoto ficou incumbido de fazer a demonstração do robô vencedor ao governador. Com carinho, defendeu a invenção como “a mais precisa e com mais sensores”.

    Ao final da visita a Eduardo, Lucas reconheceu a importância do encontro e da certeza da ajuda do Estado no mundial.  “Esse reconhecimento que tivemos hoje sinaliza que o Governo quer que a gente continue produzindo. Será ótimo não só para o nosso colégio, mas todas as escolas que vão saber que o governador está apoiando a ideias e produções inovadoras”, aposta o jovem. 

    Cidades: Olinda
    Assuntos: governador, eduardo, campos, pernambuco, recebe, alunos, colegio, santa emilia, olinda, cse, vendedor, olimpiada, brasileira, robotica, obr, fortaleza, categoria, resgate, representar, brasil, mundial, holanda, porto digital, parqtel, cetene
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana do Fera é realizada na Escola de Referência Trajano de Mendonça

    | Educação, Juventude

    aaulaaulaNa última semana, de 23 a 26 de outubro, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Trajano de Mendonça, localizada em Jardim São Paulo, Zona Sul do Recife, realizou a Semana do Fera. O evento foi na própria unidade escolar e reuniu estudantes do 1º, 2º e 3º anos.

    A Semana do Fera está em sua terceira edição. Nela, os professores trabalham durante toda a semana conteúdos para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Nossos aulões tiveram um índice de falta de quase zero. Nossos estudantes adoram a semana de atividades. É uma forma de ajudar na preparação para o futuro de cada um”, diz o professor de química, Carlos Eduardo Gomes.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, educacao, pernambuco, erem, trajano de mendonca, jardim sao paulo, zona sul, semana do fera, evento, aulao, vestibular, enem, escola
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escolhidos atletas que vão representar PE nas Olimpíadas Escolares

    | Educação, Juventude, Esportes

    basqueteOs campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco, Fase Estadual Infantil, que representarão Pernambuco nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá – MT, de 25 de novembro a 08 de dezembro já estão decididos, exceto em uma modalidade. Os jogos finais foram realizados em Arcoverde e Pesqueira nos dias 25 e 26 de outubro.

    Em Arcoverde o Colégio Anglo do Cordeiro venceu no Handebol masculino e feminino. No feminino bateu o Colégio Quitéria Wanderley de 20 a 04, e no masculino quase empatou com o Colégio Vande de Souza, ganhando apenas por um ponto. Placar final: 19 x 18. Ainda em Arcoverde o Colégio Anglo foi campeão do Futsal feminino. Enquanto a Escola de Referência Olavo Bilac, da cidade de Sertânia, levou o ouro no Futsal masculino.

    Já em Pesqueira, no Basquetebol masculino e feminino o Colégio Atual de Boa Viagem levou a medalha de ouro. Os meninos venceram o Colégio Carlos Rios de 85 a 33, enquanto as meninas bateram de 53 a 33 o Colégio Padre Luiz Gonzaga. O município de Pesqueira sediará ainda o Voleibol. O confronto final masculino está marcado para as 9h e o feminino para as 10h, do dia 02 de novembro, no Instituto Federal de Pernambuco.

    Assuntos: olimpiadas, escolares, atletas, pernambuco, representar, jogos, arcoverde, pesqueira, handebol, futsal, basquete, volei, ifpe, escola
    Compartilhe: Link para o post:
  • IV Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras conhece seus campeões

    | Educação, Juventude, Cultura

    bandaA IV Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras conheceu seus vencedores na noite do último domingo (29). Para um público que lotou as arquibancadas do ginásio esportivo da Secretaria de Educação de Pernambuco, na Várzea, Zona Oeste do Recife, um total 35 corporações, vindas de 12 diferentes municípios, disputaram, acorde por acorde, os prêmios nas nove categorias.

    Um corpo de 26 jurados avaliou as bandas em quesitos como regência, afinação, harmonia, pista, baliza, mor e uniformidade. Cerca de 2.400 pessoas, entre músicos, bailarinos e regentes, se apresentaram neste domingo. A estimativa da coordenação da copa é que pelo menos 5 mil pessoas tenham acompanhado as finais ao longo de todo o dia.

    barroForam premiados também  os melhores corpos coreográficos, balizas, regentes e mores, em cada uma das categorias. Para Joseph Jandreson, 16 anos, que toca tuba na banda da Escola Estadual Maria Alves Machado, em Paulista, escolhida a melhor banda musical master, o prêmio foi a consagração de um longo trabalho. “Nós aprendemos a tocar há pouco tempo, mas sabíamos do nosso potencial”, declarou. A banda já pensa em voos mais altos. “Queremos a Copa Norte-Nordeste agora”, entusiasmou-se o jovem músico.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, educacao, pernambuco, concurso, banda marcial, fanfarra, musica, escola, copa, pernambucana, ginasio, varzea, zona oeste, recife, premios, categorias
    Compartilhe: Link para o post:
  • Simpósio da Secretaria da Criança e da Juventude reúne ouvidorias nacionais

    | Política, Juventude, Direitos Humanos

    A secretaria da Criança e da Juventude - SCJ, em parceria com a Ouvidoria Geral da União e o Ministério Público de Pernambuco, promove nesta quinta-feira (25), das 8h30 às 17h, no auditório do Banco Central, Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro, o 1º Simpósio de Ouvidoria - Lei de Acesso à Informação e Direito da Criança e da Juventude.
     
    O encontro reunirá ouvidores envolvidos na defesa dos direitos da criança e do adolescente para criar uma rede especializada e fortalecer o papel de cada instituição, bem como seu atendimento ao público alvo. Entre os palestrantes, estão o Ouvidor Geral da União, Eduardo Romão e o Ouvidor da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Bruno Teixeira.
     
    A solenidade de abertura ficará por conta do secretário da Criança e da Juventude em exercício, Fernando Silva, e da Ouvidora Geral do Estado de Pernambuco, Karla Júlia Marcelino. Mais informações pelo e-mail ouvidoria@scj.pe.gov.br.
     
    Serviço:
    1º Simpósio de Ouvidoria - Lei de Acesso à Informação e Direito da Criança e da Juventude
    Local: Auditório do Banco Central – Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro.
    Início: 8h30

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, crianca, juventude, scj, parceria, ouvidoria, ministerio publico, pernambuco, promove, simposio, lai, lei, acesso, informacao, direito, rua da aurora, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • 3.800 estudantes da rede estadual participaram do Aulão da Rede Globo Nordeste

    | Educação, Juventude

    aulaNo último domingo (21), 3.800 estudantes oriundos das escolas de referência em ensino médio (EREMs) integrais e semi-integrais, escolas técnicas estaduais (ETEs) e do projeto Travessia, vindos de 79 municípios pernambucanos, estiveram presentes no aulão oferecido pela Rede Globo Nordeste, no Chevrolet Hall, em Olinda.

    O projeto “Contagem Regressiva” está em sua sétima edição e contou com 22 professores abastecendo, durante toda a tarde, os estudantes com conhecimentos voltados o vestibular e o Enem. Essa parceria entre a Rede Globo e a Secretaria de Educação (SE) está em seu terceiro ano. Este ano, estiveram presentes 141 escolas. O aulão começou às 12h30 e foi até as 18h, quando os professores tiraram dúvidas e deram dicas sobre todas as disciplinas.

    Para o secretário executivo de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Paulo Dutra, o aulão é um momento de extrema importância. “É muito gratificante ver nossos estudantes empenhados em aprender mais, aproveitando cada oportunidade oferecida, sabendo que é desse empenho que depende o futuro de cada um. Fico realmente emocionado com essa garra”, diz.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: aluno, rede publica, aulao, rede globo, erem, ete, projeto, contagem regressiva, se, secretaria, educacao, olinda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chega ao fim

    | Juventude, Tecnologia

    Em Pernambuco, as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foram um sucesso. Mais de 400 atividades foram realizadas ao longo dos dias dedicados à divulgação do espírito científico em municípios de todas as regiões do Estado. Pela primeira vez, o encerramento aconteceu numa cidade do interior, em Garanhuns – e contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia Marcelino Granja.

    A cidade fez a despedida das atividades no Parque Euclides Dourado, onde foram montadas barracas com experiências monitoradas do Espaço Ciência, exposição do acervo do museu, iniciativas de empreendedorismo inovador do município, entre outras atividades.

    O Programa Empreender Comunidade, por exemplo, tem hoje 18 associações e a ela estão conectadas 40 mini-fábricas de produtos variados distribuídas na cidade. Garanhuns organizou 160 atividades, em parceria com a UPE, AESGA, Ifet, SESC, SENAC e escolas municipais. Segundo a organização das atividades, somente no sábado e domingo cerca de 600 crianças passaram pelo parque e tiveram contato com a exposição, palestras e experiências montadas.

     

    Saiba mais

    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: marcelino granja, semana, nacional, ciencia, tecnologia, secretaria, garanhuns, espaco ciencia, empreender comunidade, programa, upe, aesga, lfet, sesc, senac, escolas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola de Referência de Arcoverde reúne mais de 700 estudantes em Aulão

    | Educação, Juventude

    A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Arcoverde promoveu na tarde dessa sexta-feira (19) um grande Aulão para os estudantes do terceiro ano do ensino médio em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro.

    Além dos alunos da própria EREM, outras 16 escolas da cidade foram convidadas e estiveram presentes no Aulão, que reuniu mais de 700 jovens na quadra poliesportiva da escola em mais de quatro horas de revisão e resolução de questões.

    O objetivo da atividade foi o de promover a integração entre alunos e professores das escolas do município. Todas as disciplinas das áreas de exatas, humanas e saúde foram abordadas para que os alunos pudessem tirar suas dúvidas, independente do curso que prestarão no vestibular. Em cada disciplina abordada, os professores se revezaram em duplas no palco cada um respondendo duas questões sobre temas recorrentes nas provas.

    Segundo a gestora da Escola de Referência de Arcoverde, Patrícia Padilha, o projeto superou as expectativas e, por isso, estão planejando repetir a iniciativa com os estudantes concluintes da escola, visando os vestibulares federais e estaduais, que acontecerão nos próximos meses, para que os feras estejam bem preparados na hora das provas.

    Cidades: Arcoverde
    Assuntos: erem, arcoverde, sertao, secretaria, educacao, governo, pernambuco, aulao, enem, preparacao, escolas, jovens, integracao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ouvidoria Geral de Pernambuco comemora quatro anos

    | Comunicação, Juventude, Administração

    Neste mês de outubro, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) completa quatro anos de atividade. Para comemorar a data, será realizada, na quarta-feira (24), palestra com o ouvidor geral da União, José Eduardo Romão, que vai abordar o tema Principais tendências das ouvidorias no Brasil sob a perspectiva da LAI. O evento acontece a partir das 9h, na Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) para ouvidores e convidados. A abertura do evento ficará a cargo do secretário da SCGE, Djalmo Leão e da ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino.

    O dia 24 de outubro também marcará a transferência da Rede de Ouvidorias, da Secretaria de Articulação Social (SEART) para a SCGE. A mudança ocorre por conta da implantação da Lei de Acesso à Informação em Pernambuco. A partir deste dia, a OGE funcionará no primeiro andar do edifício da SCGE, que fica na Rua Santo Elias, nº 535, no bairro do Espinheiro.

    Ouvidoria - A OGE foi criada de acordo com o Decreto nº 32.476, publicado em 14 de outubro de 2008, com o objetivo de ser um canal de fácil acesso dos cidadãos à administração pública para receber suas reclamações, sugestões, elogios, denúncias, solicitações e informações sobre a organização estadual, administradores e servidores e/ou o atendimento e serviços prestados. Além do atendimento presencial, o cidadão pode entrar em contato com a OGE através do telefone 0800.281.2900, pelo e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br ou pelo site www.ouvidoria.pe.gov.br

    Atualmente, 63 órgãos da administração direta e indireta do Governo de Pernambuco contam com ouvidoria. Por conta da implantação da Lei de Acesso à Informação no Estado, até o final deste ano, todos os 87 órgãos devem ter sua própria ouvidoria. A partir de janeiro de 2013, as ouvidorias vão assumir o papel de Serviço de Informação ao Servidor (SIC).

    Cidades: Recife
    Assuntos: oge, ouvidoria, geral, estado, pernambuco, lai, palestra, lei, acesso, informacao, brasil, atividade, scge, evento, convidados, seart, espinheiro, recife, jose eduardo romao, canal, comunicaco, acesso, sic
    Compartilhe: Link para o post: