meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • UPE: abertas inscrições para Mobilidade Externa Discente 2013

    | Educação, Juventude

    Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de Graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), do ano letivo de 2013, através da Mobilidade Externa Discente. Os interessados devem se inscrever, até o dia 19/12/2012, através do site http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

    A inscrição terá duas etapas: na primeira, o candidato deve se inscrever através do endereço eletrônico (no link Mobilidade Externa, logo abaixo do SSA e Vestibular), na segunda, o interessado deve entregar a documentação na Escolaridade da Unidade pleiteada, no horário das 8h às 17h. A taxa custa R$100,00 (também há o processo de isenção para candidatos com NIS ou funcionários/dependentes da UPE).

     

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, aluno, curso, graduacao, mobolidade, externa, discente, 2013, selecao, inscricao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha da Secretaria da Criança contra a exploração infantil vira modelo para o Brasil

    | Educação, Social, Juventude, Direitos Humanos

    A Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart, esteve reunida, na tarde desta sexta-feira (23), com a Secretária da Criança e da Juventude (SCJ), Raquel Lyra, e o secretário em exercício Fernando Silva. Ela veio a Pernambuco para conhecer as ações e campanhas da SCJ. A "Atenção Redobrada" realizada em parceria com os municípios já deve servir de modelo para a campanha do Governo Federal para o Carnaval 2013.
     
    Segundo a Secretária Angélica Goulart, o principal objetivo da conversa é conhecer as ações práticas que a Secretaria da Criança e da Juventude já realiza no carnaval e grandes eventos regionais e disseminar para outros estados do Brasil. Ela disse ainda que o pensamento da Secretaria Nacional no combate à exploração de crianças e adolescentes é de somar informações para uma campanha nacional, que será realizada no inicio do próximo ano visando o carnaval.

     

    Saiba mais

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, campanha, exploracao, infantil, sucesso, exemplo, brasil, atencao redobrada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Esporte Educacional chega a Funase

    | Educação, Juventude, Esportes

    funapeTécnicos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), incluindo educadores físicos que atuam nas unidades, participam da Oficina de Sensibilização para o Esporte Educacional Seguro e Inclusivo. O curso promovido pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, na Funase de Jaboatão dos Guararapes.
     
    A oficina terá 12 horas de duração, incluindo atividades teóricas e práticas, culminando com a realização de uma clínica esportiva envolvendo os educadores participantes e educandos das unidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, somando 12 unidades.
     
    No encerramento da oficina, os educadores receberão certificados e as suas unidades de origem vão ganhar kits esportivos, com material para realização das atividades esportivas com os adolescentes.
     
    Representantes das unidades da Funase de Timbaúba, Garanhuns, Arcoverde e Caruaru já participaram da formação que foi realizada em Caruaru nos últimos dias 30 e 31 de outubro.

    Cidades: Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes , Petrolina, Recife, Timbaúba
    Assuntos: secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, scj, funase, curso, oficina, esporte
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos participam de concurso e refletem sobre o trabalho infantil

    | Educação, Social, Política, Juventude, Direitos Humanos

    A Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região (Amatra), em parceria com a Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, promove na próxima sexta-feira (23), às 14 horas, no Auditório da Fiepe, a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. Na ocasião, serão exibidos e julgados os trabalhos realizados pelos alunos de seis escolas estaduais, abordando o tema “Trabalho infantil: estudo e brincadeira”.

    O objetivo da vivência do projeto nas escolas é apresentar os valores essenciais na definição de uma ação cultural e pedagógica, comprometida com o papel social e cidadão que cada um deve desempenhar. E como resultado desta ação, as escolas Oliveira Lima, Clotilde de Oliveira, Clóvis Beviláqua, Matias de Albuquerque, Nossa Senhora de Fátima e a Escola São Judas Tadeu produziram doze trabalhos com os seus alunos. Cada uma desenvolveu duas atividades, sendo uma em vídeo e a outra utilizando a linguagem de jogo teatral.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, educacao, governo, pernambuco, gre, amatra, parceria, fiepe, programa, trabalho, justica, cidadania, trabalho infantil
    Compartilhe: Link para o post:
  • A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia apoia oferta de cursos de inglês na UFPE

    | Educação, Juventude

    A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) aprovou na íntegra a proposta institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de apoio à oferta de cursos de inglês presencial a estudantes elegíveis para participarem do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal. O projeto da universidade, com o apoio da Facepe, beneficiará, de janeiro a dezembro de 2013, 520 discentes da própria UFPE ou de outras instituições de ensino superior sediadas em Pernambuco, com a oferta de cursos em diferentes níveis, além de exames de certificação para formadores e estudantes.

    A proposta da UFPE enquadra-se no Edital Facepe 01/2012, de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras para Certificação de Candidatos ao Programa Ciência Sem Fronteiras, cujo objetivo é apoiar os estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) pernambucanas no desenvolvimento de suas competências em idiomas estrangeiros, visando a facilitar sua adaptação no Exterior quando são selecionados pelo CsF.

     

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, ciencia, tecnologia, universidade, pernambuco, ies, csf, ciencia sem fronteiras, ufpe, facepe, bolsa, estudo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de esportes divulga lista dos campeões do Jocipe 2012

    | Juventude, Esportes

    basqueteA Secretaria dos Esportes do Estado de Pernambuco divulga a lista dos campeões dos XVII Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco. A fase final foi realizada na semana passada nos municípios de Caruaru, Petrolândia e Garanhuns. Mais de 1.300 atletas disputaram as modalidades de futebol (Petrolândia), basquetebol e handebol (Caruaru), e futsal, voleibol, damas e vôlei de areia (Garanhuns). Petrolina levou o ouro no handebol masculino e no futsal feminino. Enquanto que Jaboatão subiu o primeiro lugar do pódio no handebol feminino. Já Olinda faturou o primeiro lugar no basquete masculino e feminino. Petrolândia venceu em casa o futebol masculino.

    O ouro do futsal masculino foi para a cidade de Pombos, enquanto que a medalha dourada do voleibol masculino foi para os atletas de Carpina. Garanhuns venceu em casa o voleibol feminino. A cidade sertaneja de Arcoverde foi primeiro lugar no vôlei de areia masculino. E a famosa capital do agreste, Caruaru, ganhou no voleibol feminino e no jogo de damas. Esse ano o Jocipe reuniu 109 municípios e garantiu a participação de mais de 15 mil atletas das sete regiões do Estado.

     

    Saiba mais

    Cidades: Arcoverde, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Petrolina, Petrolândia, Pombos
    Assuntos: secretaria, esportes, pernambuco, jogos, solidarios, jocipe, comunitarios, interior, modalidades, voleibol, basquetebol, handebol, futebol, futsal, damas, volei de areia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ipojuca recebe capacitação sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes

    | Social, Política, Juventude, Direitos Humanos

    scjQuarenta Conselheiros Tutelares e de Direitos que atuam nos municípios Ipojuca, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho participam até hoje, quarta-feira (21), de mais uma turma da oficina “Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes”. As aulas acontecem no auditório da Secretaria de Ação Social do município de Ipojuca.
     
    Na formação serão abordadas as iniciativas brasileiras de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e a política pública nacional de enfrentamento ao problema. A importância dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e o papel dos conselheiros na elaboração e monitoramento dos Planos. Situações em que se aplica o aborto legal.

     

    Saiba mais

    Cidades: Ipojuca
    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, capacitacao, violencia domestica, contra, crianca, sexual, ipojuca, rmr
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ciência Sem Fronteiras abre novas chamadas para graduação sanduíche em diversos países

    | Educação, Juventude, Cultura

    O Programa Ciência sem Fronteiras disponibilizou as novas chamadas para Graduação Sanduíche na Austrália (G8/ATN), Alemanha, Canadá (CALDO/CBIE), Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

    As inscrições vão de 27 de novembro de 2012 até 14 de janeiro de 2013. Os bolsistas iniciarão suas atividades no exterior a partir de meados de 2013, caso realize curso de idioma ou em setembro de 2013. Informações podem ser obtidas  através do portal do programa www.cienciasemfronteiras.gov.br.

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, vaga, programa, ciencias sem fronteiras, chamadas, graduacao saduiche, australia, g8, atn, alemanha, canada, caldo, cbie, coreia do sul, espanha, estados unidos, frança, holanda, hungria, italia, japao, noruega, portugal, reino unido, suecia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Orquestra Sinfônica Jovem realiza turnê no Sertão

    | Educação, Juventude, Cultura

    cpmOs 70 membros da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música estão no Sertão para realizar apresentações nas cidades de Petrolândia, Exu, Salgueiro, Triunfo e Carnaíba. A temporada sertaneja dá continuidade ao Circuito Sinfônico, uma série de 26 apresentações realizadas ao longo do ano em Pernambuco.

    “Esta temporada no Sertão é muito simbólica, especialmente na cidade de Exu, onde nasceu Luiz Gonzaga. Para o ano de seu centenário o maestro Duda compôs uma obra especial para a OSJ homenageá-lo”, contou Sidor Hulak, gestor do CPM. Ele se refere à obra Tributo a Luiz Gonzaga, O Rei do Baião, apresentada especialmente nesta temporada no Sertão.

     

    Saiba mais

    Cidades: Carnaíba, Exú, Petrolândia, Salgueiro, Triunfo
    Assuntos: cpm, secretaria, educacao, pernambuco, conservatorio, pernambucano, mudica, turne, orquestra, jovem, sertao, luiz gonzaga, circuito sinfonico, apresentacoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana da Música movimenta Conservatório Pernambucano de Música

    | Educação, Juventude, Cultura

    Arte e educação darão as mãos ao longo da próxima semana no Conservatório Pernambucano de Música. Entre os dias 19 e 24 de novembro, a escola realiza a Semana da Música, que oferece ao público shows, palestras e workshops ao longo dos dias. Dentre os destaques estão as apresentações da cantora paulista Mônica Salmaso e do grupo cover Beat Beatles. A entrada é gratuita.

    “A Semana da Música é uma oportunidade para transmitir ao público a efervescência cultural do Conservatório, permitindo que os nossos estudantes apresentem o que vem sendo trabalhado aqui, além de abrir espaço para que artistas renomados tragam seu trabalho, servindo, não só para o prazer do público, como também de exemplo para nossos estudantes. Assim, cumprimos nosso papel como formador”, contou Sidor Hulak, gestor do CPM.

    Na sexta-feira (23) acontece a Maratona de Música, quando, a partir do meio-dia, o Conservatório é invadido por diversas apresentações musicais dos mais variados estilos, do choro ao rock.

     

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, educacao, governo, pernambuco, se, cpm, consevatorio, pernambucano, musica, semana, apresentacoes, shows, palestras, workshop
    Compartilhe: Link para o post: