meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governador parabeniza alunos vencedores da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

    | Educação, Juventude

    OBR

    Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira, estudantes da Rede Estadual que subiram ao pódio da competição, realizada no último dia 03, na Arena de Pernambuco

    Em um ato de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes que participaram da premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta quarta-feira (13.09), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes das equipes N@nobit e Lego Bulls, vencedoras desta etapa da competição. Com a conquista da 1ª e 3ª colocação, respectivamente, as equipes são compostas por estudantes da rede pública estadual de ensino, a mais premiada desta edição. A disputa, que contempla instituições públicas federais, municipais e estaduais, além da rede particular e do SESI, foi realizada no dia 03 de setembro, na Arena de Pernambuco.

    “Pernambuco tem um caminho que vem sendo construído na educação pública há uma década. Temos, hoje, mais de 50% dos nossos alunos em escolas de tempo integral. Ofertamos a robótica em 300 escolas no Estado, e os resultados estão aí. É só ver que as escolas da rede pública conquistaram as melhores colocações desta etapa estadual e vão representar Pernambuco na etapa nacional. Enxergamos um futuro muito promissor para a nossa juventude. E a gente vai continuar ampliando essas oportunidades e criar condições de um aprendizado cada vez mais rápido, utilizando ferramentas modernas que possam ajudar na formação dos nossos alunos”, destacou Paulo Câmara.

    Para a competição, os estudantes precisaram construir um robô com capacidade para simular, no menor tempo possível, ações de resgate, de acordo com o percurso pré-estabelecido pela equipe da OBR. O evento reuniu mais de 300 equipes dos níveis 1 (11 a 14 anos) e 2 (14 a 19 anos) de instituições públicas e particulares.

    Formada pelos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José de Alencar, localizada no Paulista, a equipe N@nobit garantiu o tricampeonato estadual, conquistando o primeiro lugar com 620 pontos e, com isso, a vaga na competição nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro, na cidade de Curitiba (PR). Integram o grupo os estudantes Marcus Vinicius Souza, Edyson Acioli, Hugo Cesar Silva e Cássio Júnior Lima.  

    Orgulhoso pela conquista da N@nobit pelo terceiro ano consecutivo, o aluno Marcus Vinicius, de 17 anos, contou que está muito ansioso e preparado para o próximo desafio. “Esse ano foi mais difícil conseguir esse prêmio, e, por isso, a gente fica ainda mais orgulhoso por ter chegado lá. Vamos aprimorar a versão que apresentamos na etapa estadual, e, com muita esperança, trazer esse nacional para Pernambuco. Ano passado ficamos em segundo lugar, então, esse ano, temos que trazer esse prêmio”, declarou.

    Outra representante da rede estadual no pódio da OBR, e também classificada para a etapa nacional, foi a EREM Porto Digital. Localizada no Recife, a escola conquistou o terceiro lugar com a equipe Lego Bulls (370 pontos), composta pelos estudantes José Vitor Barbosa, Lucas José, Eduardo Gomes e Gabriel Glaydson. O segundo lugar ficou com a equipe The Hackers, da rede municipal do Recife (390 pontos).

    “A robótica não tem haver só com a competição, é, também, um meio de tornar a escola mais atrativa para os alunos. Atualmente, trabalhamos a robótica nas nossas escolas através da capacitação dos professores de matemática e de física, como um instrumento para o ensino dessas duas disciplinas. E, naturalmente, a gente acaba descobrindo talentos na área da robótica. Então, a gente fica muito contente em ver essa evolução do trabalho e do empenho desses alunos, que têm conquistado cada vez mais espaço nas competições. Dos três que vão para a etapa nacional, dois são da nossa rede. E a gente fica muito feliz por isso”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.

    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, rede estadual de ensino, obr, n@nobit, lego bulls
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Funase participa de seminário de qualificação de profissionais do sistema socioeducativo

    | Educação, Juventude
    FUNASE
     
    Evento foi realizado em Porto Alegre. Capacitação foi focada em programa que busca ensinar infratores a direcionar seus pensamentos
     

    Pernambuco, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), foi um dos Estados convidados a participar do seminário “Diálogos e Intercâmbio de Experiências em Segurança Cidadã: Capacitação em Metodologia de Terapia Cognitivo-Comportamental para a Ressocialização de Jovens Infratores da Lei”, realizado em Porto Alegre. Representando a instituição estavam o coordenador técnico do Case Vitória de Santo Antão, Valdir Peixoto, e também a coordenadora geral do Cenip Recife, Anny Munique.​​

    Com duração de três dias, o evento teve o objetivo de qualificar profissionais do sistema socioeducativo para a ressocialização de jovens infratores. O professor norte-americano, PHD em terapia cognitivo-comportamental, Jack Bush, ministrou a capacitação do programa “Mudança Cognitiva Interior” (Cognitive Self Change). O CSC foi desenvolvido por ele nos Estados Unidos e é projetado para ensinar infratores violentos e de alto risco a direcionar seus pensamentos para longe da violência e do crime e a sentir-se bem ao fazê-lo. “O objetivo não é a mudança, mas ensinar o indivíduo a mudar o pensamento e com isso reduzir basicamente o índice de reincidência e que as pessoas parem de cometer crimes e praticar violência”, compartilhou Anny Munique.

    O CSC tem fundamento nas contribuições das teorias cognitivas, baseando-se na lógica da responsabilização individual, advinda da cultura norte-americana, o que se difere da cultura brasileira. “Temos um olhar diferente para a questão da infracionalidade. O norte-americano responsabiliza individualmente o sujeito. Enquanto aqui temos um olhar mais voltado ao social, de entender que há condicionantes outros para além de aspectos da personalidade do individuo”, pontuou Valdir.

    Além de Pernambuco, estavam presente também no evento representantes do sistema socioeducativo de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. O evento foi realizado pela Fundação de Assistência Sócio Educativa (Fase), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

    A experiência adquirida durante o evento foi compartilhada pelos coordenadores com as diretorias da Funase, assessores e demais servidores em encontro realizado no auditório da sede da instituição. Momento foi de reflexão sobre a sua aplicabilidade. Para os coordenadores, o programa pode vir a agregar e até suprir uma falha que talvez se tenha nesse olhar para o adolescente como indivíduo.​

    Assuntos: funase, qualificacçao dos profissionais, seminario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Banda Liberdade, formada por socioeducandos, se apresenta na II Festa Literária do Paulista

    | Juventude, Cultura, Direitos Humanos

    Grupo se formou durante oficina de música oferecida no Case Abreu e Lima,que tem influenciado na construção de novos projetos de vida.

    Munidos do violão, zabumba, triângulo, ganzá, baixo e teclado, adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima vem transformando seu dia a dia por meio da música. Desde o ano passado, socioeducandos participam de uma oficina e têm se apresentado dentro e fora da unidade, levando no seu repertório ritmos regionais como o xote, sempre exaltando a cultura nordestina. A próxima apresentação será nesta quinta-feira (14), às 15h, na II Festa Literária do Paulista (FLIPA), que acontece no Shopping North Way Paulista - Piso Térreo. Evento é aberto ao público.

    Até então, nenhum dos adolescentes tinha conhecimento musical, com a oficina eles foram apresentados a toda a parte introdutória do estudo da música - conhecendo um pouco sobre acorde, notas musicais e solfejo -, que dá uma base segura para que eles possam se aventurar em diversos instrumentos. Atualmente eles têm aulas três vezes por semana.

    Segundo o professor Artur Silva, que ministra as aulas, a música para os adolescentes fez não só com que eles saíssem da ociosidade, mas também que mudassem o comportamento. “Foi uma válvula de escape, a oportunidade de uma vida diferente. O trabalho dessa oficina tem sido muito prazeroso. É uma prática que tem trazido resultados muito positivos na capacidade cognitiva deles”, enfatizou.

    Seja qual for o propósito da música, as experiências, anseios, sentimentos e sonhos sempre estão nela registrados, e isso é o que os adolescentes vêm fazendo. O grupo já trabalha na composição autoral de letras de Hip-Hop, Rima, Cordel e Prosas, que em breve passarão a integrar o repertório da Banda Liberdade. “As letras são inspiradas em Luiz Gonzaga e para isso eles fazem pesquisas dentro do contexto da história do forró e assim alimentamos os alunos de informação e cultura”, destacou Artur Silva.

    Segundo o coordenador técnico do Case Abreu e Lima, Júlio Scamaral, o contato com a música tem contribuído com o papel pedagógico. “A oficina tem diminuído a ansiedade dos socioeducandos graças à abordagem voltada à conscientização do que motivou sua chegada à Funase e também de que esse pode ser o caminho para mudança de vida. Isso tem influenciado também no aumento da frequência escolar. Eles estão empolgados e envolvidos”, revelou.

    Cidades: Paulista
    Assuntos: funase, case, flipa, socioeducandos, musica
    Compartilhe: Link para o post:
  • SETEMBRO DA DIVERSIDADE

    | Juventude, Direitos Humanos
    Entre os destaques, a 16ª Parada da Diversidade do Recife, no dia 17/09, na avenida Boa Viagem.
     
    Com o lema "Respeito Começa em Casa", o Setembro da Diversidade (mês dedicado às causas LGBT) será aberto, oficialmente, nesta terça-feira (05/09), a partir das 9h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude - SDSCJ (av. Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro, Recife). Durante a solenidade será anunciada a programação completa, que tem como foco, este ano, o combate ao preconceito por LGBTfobia dentro de casa. 

    Entre as diversas atividades da programação, um dos destaques é a 16ª Parada da Diversidade, que será realizada no domingo 17/09, na avenida Boa Viagem, com shows e concentração no Parque Dona Lindu, a partir das 9h. 

    Outro destaque é o lançamento e distribuição da Cartilha Sobre Saúde das Lésbicas e Mulheres Bissexuais, no dia 15/09, no Forte das Cinco Pontas, às 14h. A realização é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Secretaria Estadual de Saúde; Secretaria Estadual da Mulher; Secretaria de Saúde do Recife e Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco.

    A SDSCJ, sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, comandada por Sérgio Moura, e da Coordenadoria LGBT, dirigida por Marcone Menezes, integra a coordenação do Setembro da Diversidade. 
     
    VIOLÊNCIA EM CASA
    De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), entre 2014 e 2016 houve 635 casos de violência domiciliar contra a população LGBT. Os casos estão relacionados à ameaça por violência doméstica/familiar; dano por violência doméstica/familiar; difamação por violência doméstica/familiar; injúria por violência doméstica/familiar; lesão corporal por violência doméstica/familiar; perturbação do sossego por violência doméstica/familiar; vias de fato por violência doméstica/familiar; constrangimento ilegal por violência doméstica/familiar.
     
    ESTUPRO CORRETIVO
    “Você vai aprender a gostar de homem”. A frase assustadora é comum em caso de violência sexual contra mulheres lésbicas. Segundo as estatísticas, 6% das vítimas de estupro que procuram o Disque 100 do Governo Federal são mulheres homossexuais vítimas de violência, em sua maioria de fundo sexual. Chamada de ‘estupro corretivo’, a violência sexual contra mulheres lésbicas tem requintes de crueldade e é motivada por ódio e preconceito.
     
    SERVIÇO
    Evento: Abertura Oficial do Setembro da Diversidade.
    Quando: 05/09/2017.
    Hora: a partir das 9h.
    Onde: Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, avenida Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro, Recife.
    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, lgbt, parada da diversidade, ses, secretaria da mulher
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compaz Ariano Suassuna terá escolinha de vôlei

    | Juventude, Esportes, Infância

     

    Visando contribuir com a inclusão social de crianças, jovens e adolescentes através do esporte, será assinado neste sábado, 2, às 9h, no Compaz Ariano Suassuna, em San Martin, um Termo de Cooperação Técnica entre a Federação de Voleibol do Estado de Pernambuco – FEVEPE, e a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana do Recife/Compaz.

    Segundo o Presidente da FEVEPE, Celso Assumpção, a Federação será responsável pela formação de uma escolinha de vôlei com técnico especializado, incluindo ainda a doação de bolas e redes. Já o Compaz irá disponibilizar a estrutura necessária para realização das atividades nos horários estabelecidos no Termo. “Além da inclusão social, nosso objetivo maior é formar novos talentos entre os alunos, possibilitando uma nova oportunidade na vida para que os jovens não sigam caminhos errados, como o mundo das drogas”, concluiu.

    A ação tem o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, que tem realizado constantemente ações educativas com crianças e adolescente e também apoiado atividades promovidas por parceiros, como a FEVEPE.

    Para Charles Ribeiro, Diretor Presidente do DETRAN-PE, o Órgão prima sempre e apoia a juventude, não só com ações de educação no trânsito, a exemplo do condutor do amanhã, mas também no esporte. 

    PROGRAMAÇÃO:
    9h – Assinatura do termo e aula inaugural;
    10 – Jogo Treino – Seleção Pernambucana Juvenil Feminino x Clube Náutico

    Serviço:
    O que: Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Federação de Volibol do Estado de Pernambuco e a Secretaria de Segurança Urbana do Recife
    Local: Compaz Ariano Suassuna
    Horário: 9h
    Endereço: Av. General San Martins, S/N, esquina com a Av. Abdias de Carvalho

    Cidades: Recife
    Assuntos: Seturel, compaz, ariano suassuna, escolinha de volei, FEVEPE prefeitura do recife, detran-pe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Atenção Redobrada lança campanha publicitária

    | Juventude, Infância

    As peças estão expostas em pontos de ônibus no Grande Recife

    Com o lema Toda criança é para ser cuidada e protegida, o Governo de Paulo Câmara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), lançou, nesta semana, a campanha publicitária do programa Atenção Redobrada, que realiza ações de conscientização contra a violação de direitos das crianças e adolescentes.  

    As três artes distintas, com ilustrações de meninos e meninas, foi uma criação da agência Black Ninja e estão expostas em diversos pontos de ônibus da Zona Norte até a Zona Sul do Recife. A campanha educativa chama atenção da sociedade para o combate ao trabalho infantil, ao abuso e exploração sexual e contra a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. 

    PROGRAMA – Coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), dirigida por João Suassuna, o Programa Atenção Redobrada pretende contribuir para o enfrentamento à situação de rua, trabalho infantil, consumo indevido de bebidas alcoólicas, exploração sexual, e outras violações de direitos da criança e do adolescente nos grandes e médios eventos turísticos e culturais realizados no Estado de Pernambuco. A SEPCJ é vinculada à SDSCJ, sob a gestão de Roberto Franca.

    Realizada desde de junho de 2011, a ação é planejada e articulada com secretarias estaduais e municipais, e executada pelas prefeituras municipais junto com o Governo Estadual, por meio de termo de cooperação técnica.

    O Governo do Estado capacita equipe técnica dos municípios e fornece o material de divulgação para ser utilizado durante o período de eventos como, por exemplo, Carnaval, Semana Santa, São João e festivais culturais. A equipe realiza um trabalho de sensibilização e distribuição de material informativo sobre o tema da campanha com a rede hoteleira, comércio formal e informal, e famílias atendidas nos Programas Sociais.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, sepcj, campanha, conscientizacao, ccrianca e adolecente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para Seleção Simplificada da SDSCJ terminam no próximo dia 01/09

    | Juventude, Segurança
    São 45 vagas para os Núcleos de Mediação de Conflitos do Programa Governo Presente 
     
    Os interessados em concorrer à Seleção Pública Simplificada da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) têm até a próxima sexta-feira (01/09) para se inscrever. 
    São 45 vagas para os Núcleos de Mediação Institucional de Conflitos das Estações, no âmbito do Programa Governo Presente de Ações Integradas para Cidadania, um dos mais importantes do Governo Paulo Câmara. 

    As inscrições, que começaram no último dia 07/08, devem ser realizadas através do site da organizadora: Instituto Darwin (http://www.institutodarwin.org). No ato da inscrição, no referido site, o candidato deve anexar os documentos digitalizados exigidos no edital. O valor da taxa de inscrição está assim especificado: R$ 40,00 (Nível Médio) / R$ 60,00 (Nível Superior). Os cargos são os seguintes: Assistente de Mediação (8 vagas, salário de R$ 2.700), Mediador de Conflitos (35 vagas, salário de R$ 1.500) e Auxiliar Técnico de Mediação (2 vagas, salário de R$ 1.500). As vagas são para os núcleos do Recife, Jaboatão, Caruaru e Petrolina.

    O contrato vai vigorar pelo prazo de até 24 meses, podendo ser prorrogado, por iguais períodos, até o limite máximo de 6 anos. 
    O Programa Governo Presente tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade, dentro do Pacto pela Vida. A coordenação do programa é da SDSCJ, sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (SEART), dirigida por Anelena Almeida.
    Cidades: Caruaru, Jaboatão dos Guararapes , Petrolina, Recife
    Assuntos: sdscj, seleçao simplificada, nucleo de mediaçao, seart
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cursos oferecidos aos adolescentes da Funase passam a ser certificados pelo CIEE

    | Educação, Juventude

    Robótica, Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Encadernação Manual Artística ganham módulo de empreendedorismo.
     

    Os adolescentes concluintes do curso de eletrônica, com ênfase em Robótica, oferecido nas unidades de internação, bem como dos cursos de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e de Encadernação Manual Artística, passarão a receber certificado. A iniciativa é possível graças a um termo de cooperação assinado entre a Fundação de Atendimento Socieducativo (Funase) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e servirão de comprovação do conhecimento adquirido e habilitação para o desenvolvimento da atividade.

    A Robótica é oferecida na Funase desde 2013, começou no Case Jaboatão dos Guararapes e depois se estendeu para o Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Vitória de Santo Antão. Já os cursos de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Encadernação Manual Artística são oferecidos aos adolescentes do Case Cabo. No conteúdo programático de todos esses cursos, o CIEE incluirá um módulo de empreendedorismo que vai levar aos socioeducandos o conceito de marketing e histórias de sucesso de grandes empreendedores. Eles também aprenderão sobre o marketing do produto, o plano de negócios e a postura no atendimento ao cliente.

    A primeira turma beneficiada foi a do curso de Robótica do Case Abreu e Lima. A coordenadora de Programa Sociais e Pedagógicos do CIEE, Telma Muniz, destaca a importância do mercado de trabalho informal nessa busca pela reinserção na sociedade e ainda que a intenção do módulo de empreendedorismo é a geração de renda com a oferta do serviço e do produto confeccionado.

    “Temos também que considerar o mercado informal, a contribuição que ele tem na geração de renda. Além disso, todo esse conhecimento pode ser levado para toda a vida, para as empresas que eles venham a trabalhar, seja na área administrativa, na área de comércio ou de vendas, por exemplo. Esses são conteúdos importantes para qualquer pessoa”, finalizou Telma.

    O CIEE já realiza também o ciclo de palestras, montado em conjunto com o Eixo Profissionalização da Funase, que tem o objetivo de preparar os adolescentes para participar de processos seletivos para vaga de emprego, de entrevistas de trabalho, além de aprenderem sobre etiquetas profissionais. Além disso, também ministra o curso de Iniciação à Informática aos socioeducandos das Casas de Semiliberdade da Região Metropolitana do Recife (RMR).

    Venha ser um voluntário - Todo o trabalho ofertado em parceria com o CIEE é desenvolvido por voluntários. Os interessados em se juntar a esse grupo e contribuir com o trabalho desenvolvido junto aos socieducandos podem entrar em contato com o Eixo Profissionalização da Funase pelo 3184-5449 ou pelo e-mail profissionalizacao@funase.pe.gov.br. Não há exigências relativas à formação e aos estudantes essa prática também pode trazer retornos acadêmicos através da comprovação oficial da atividade desenvolvida.

    Cidades: Recife
    Assuntos: funase, ciee, empreendedorismo, cursos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funase renova frota de veículos para melhor atender as unidades distribuídas pelo Estado

    | Juventude

    Ao todo, 46 automóveis, sendo 43 Unos Drive, dois Etios e uma Hilux chegaram para reforçar o trabalho da instituição
     
    A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) renova sua frota de automóveis. No último sábado (19), 46 novos carros foram entregues às 23 unidades distribuídas pelo Estado, incluindo as do Interior. A solenidade aconteceu no pátio da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ) e contou com a presença da Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, de gestores e motoristas da instituição. 
     
    Ao todo, 43 Unos Drive, da Fiat, dois Etios, e uma Hilux, da Toyota, todos 2017, modelo 2018, vão reforçar o trabalho da instituição, dando mais segurança e conforto aos socioeducandos e aos funcionários. 
     
    Segundo a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, essa troca de veículos é muito importante para que as atividades socioeducativas desenvolvidas nas unidades possam acontecer normalmente. “O objetivo é dar uma melhor qualidade de trabalho para quem atua, sejam gestores, agentes socioeducantivos ou técnicos, e atender melhor nossos jovens e adolescentes”, destacou. 
     
    Entre as unidades beneficiadas com os novos carros está o Centro de Atendimento Socieducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho. “A chegada desses carros novos nos dá uma tranquilidade a mais, um maior conforto ao gestor porque sabemos que o transporte dos socieducandos e dos funcionários vai ser feito com uma qualidade maior”, compartilhou a gerente da unidade, Tatiane Moraes. 
     
    O utilitário Hilux completa essa renovação de frota, e vai permitir que os serviços da Diretoria Geral de Gestão de Administração e Finanças (DGGAF) da Funase, em especial que a manutenção e o almoxarifado cheguem mais rápido. “Essa renovação de frota representa um ganho para todos. Além dessa melhor eficácia, também representa mais economia”, explicou o Supervisor de Transporte, Anderson Leite. 
     
    Entrega de veículos modelo Spin - Em maio deste ano, a Funase renovou outra parte da sua frota de automóveis. Foram entregues 13 veículos, modelo Spin 1.8, 2017, 7 lugares, da Chevrolet. Equipados com GPS, computador de bordo e multimídia. Estes também são veículos mais eficientes e econômicos e vieram para dar à instituição mais segurança no deslocamento dos adolescentes e funcionários. 
    Assuntos: funase, sdscj, case
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reunião de monitoramento avalia política de proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte no Estado

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    PNUD

    Avaliar a execução da política de proteção a crianças e adolescentes ameaçados de morte no Estado. Com este objetivo, uma equipe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Centro Popular de Formação da Juventude esteve reunida, por dois dias consecutivos, com a coordenação, equipe técnica e entidade executora do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte de Pernambuco (PPCAAM/PE), programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, gerido através da Executiva de Direitos Humanos. 

    “Esse momento de conversa é algo mais pessoal, para estreitar os laços e também discutir junto com a equipe esses dados”, esclarece Juliana Carrinho, consultora PNUD e coordenadora-geral de proteção à Criança e o Adolescente Ameaçado de Morte (CGPCAAM).

    Dos treze estados com PPCAAM em funcionamento, Pernambuco foi o primeiro a receber a reunião de monitoramento em 2017. Durante o encontro, os representantes da PNUD e do Centro Popular de Formação da Juventude avaliaram e discutiram com a equipe do programa pernambucano os dados e indicadores apresentados.

    Ao final, Juliana Carrinho destacou uma das boas práticas do programa. “De imediato a gente percebeu a Família Solidária, que é algo que há em Pernambuco e que contribui muito para efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes”, elogiou. Com o projeto, famílias acolhem temporariamente crianças e adolescentes que estavam em situação de ameaça.

    Assuntos: sjdh, pnud, ppcaam/pe, protecao a crianças e adolescentes
    Compartilhe: Link para o post: