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  • Socioeducandos usam arte de Romero Britto para humanizar espaços

    | Juventude, Direitos Humanos
    ​​romero brito

    “Recuperando Vidas e Espaços” é desenvolvido no Case Cabo, onde os alunos colorem as paredes com a arte vibrante desse artista 
     

    Os muros do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), estão ganhando outras cores e significados por meio do projeto “Recuperando Vidas e Espaços”. Através da arte pop pernambucana de Romero Britto, conhecida pelas cores vibrantes e composições ousadas, estudantes do anexo da Escola Estadual Luísa Guerra, instalado dentro da unidade, vem transformando os ambientes, desenvolvendo técnicas de pintura e desenho.

    O objetivo do projeto é valorizar a expressão singular do aluno, desenvolvendo a percepção visual e imaginação criadora. O trabalho começou com oficinas culturais, que tem como proposta político-pedagógica assegurar o direito à educação e à cultura, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Atividades começaram no ano passado, dentro da sala de aula, onde os alunos conheceram a arte literária, as obras de Romero Britto e sua história de vida. Antes de se aventurarem nos muros, treinaram técnicas de desenho e pintura no papel, usando lápis de cor e de cera.

    Nessa primeira etapa os alunos coloriram o muro localizado de frente ao anexo escolar, e continuam buscando outras telas nos espaços da unidade. A segunda etapa deve ter início no segundo semestre, que vai levar cores às salas de aula. “Esse projeto tem trazido motivação aos adolescentes. Através do lúdico, conseguimos humanizar os espaços e recuperar vidas. É uma atividade terapêutica, estimulante e educativa, traz os adolescentes para a escola”, compartilhou a professora de Língua Portuguesa, Artes e Inglês, responsável pelo projeto, Marlene Francisca.

    Os alunos trabalham com as cores primárias e suas misturas, contorno e desenho, texto, imagem e coordenação motora. Não só a arte se faz presente, a matemática também, com os conceitos de altura, medida e formas geométricas. Ao lado da escola, na execução desse trabalho, têm os oficineiros. Alunos que mostram mais desenvoltura para o desenho e acabam ajudando os demais.

    Romero Brito

    Um dos mais envolvidos nessa missão de transformar os espaços é o adolescente F.H.A.S. de 20 anos. Ele já tem experiência com desenhos paisagens em telhas, que envernizava para vender, além de pintura em painéis. Com um talento natural, ele pinta com amor e se dedica muito, como a maior parte dos que participam do projeto. “Com essa atividade agora eu abri minha mente para mais essa arte. Será algo que eu vou levar comigo. Faço com prazer. Já me acordo para desenhar e incentivo os outros a fazer também”, disse.

    Segundo a gerente do Case Cabo, Tatiane Moraes, ao desenvolver o projeto, a pessoa privada de liberdade exerce também a sua cidadania e reencontra sua dignidade, além de obter o aprendizado que promove uma positiva mudança de comportamento. “As obras são variadas. Algumas apresentam traços mais infantis e amadores, enquanto outras parecem ter sido feitas por profissionais. A oficina de desenho e pintura era um anseio dos próprios internos que desenhavam nas paredes dos quartos, e com o curso poderão ter acesso a técnicas, na maioria das vezes, reservadas a um grupo minoritário”, destacou.

    A previsão é que o projeto passe a contemplar obras de outros artistas pernambucanos e também se espalhe por toda a unidade, transformando paredes em telas. Os alunos participantes receberão certificados de pintor de parede, pedreiro e grafiteiro.

     

     

     

    Texto: Danúbia Julião
    Foto: Divulgação/Funase 

     

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
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  • Grande Recife amplia serviço para atender estudantes do ensino superior da RMR

    | Educação, Juventude, Transporte, Mobilidade

    De olho na mudança dos hábitos dos usuários do transporte coletivo e atendendo a demanda de instituições de ensino superior, o Grande Recife altera o quadro de horários e o itinerário de algumas linhas do sistema. A medida beneficia trabalhadores e, sobretudo, estudantes que transitam pela Região Metropolitana no período das 21h às 23h. Parte da nova operação teve início já nesta segunda-feira (12) e, num segundo momento, na sexta-feira (16).

    De acordo com pesquisa de origem e destino realizada pela Prefeitura do Recife, em 2016, 3,63% das pessoas entrevistadas durante o estudo – num universo de 84 mil indivíduos – largam do trabalho entre 22h e 23h. Neste mesmo horário, entre os estudantes que saem das universidades, este percentual sobe para 34,70%. Números só da capital pernambucana.

    As alterações acontecem nas seguintes linhas:

    110 – Ibura/Ipsep

    Nos dias úteis, haverá um acréscimo nos atendimentos à Avenida Pinheiros nos horários das 20h50, 21h30, 21h55 e 22h25. Vale destacar que este é o um acréscimo no quadro de horários da linha que beneficia, além dos moradores da comunidade, os estudantes da Universo – na Imbiribeira. Ou seja, os demais horários de atendimento não sofrem alteração.

    1903 – Araçoiaba/TI Igarassu

    A linha tem uma mudança no último horário de saída do terminal, das 22h55 para as 23h20. Com isso, os estudantes do Recife, Olinda e Paulista terão mais tempo para chegar ao Terminal Integrado Igarassu e embarcar numa das linhas alimentadoras do TI.

    Já a linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá terá mudanças no seu itinerário a partir da sexta-feira (16). Durante todo o dia, o ônibus deixa de trafegar pela Rua Pampulha e passa a circular pelas ruas Cachoeira e Jamaica para atender à Faculdade Boa Viagem, no bairro do Ipsep. Confira, abaixo, o novo percurso:

    Terminal/ponto de retorno:

    Rua Jean Émile Favre, Rua Cachoeira, Rua Jamaica, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e Praça Ministro Salgado Filho (pista leste).

    Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

     
    Assuntos: secid, sistema sei, grande consorcio recife, mudança itinerario, universidades, estudantes,
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  • Funase na busca pela Paz, recebe o lançamento da Campanha da Fraternidade

    | Juventude, Direitos Humanos

     fraternidade

    Ato foi promovido pela Diocese de Nazaré e reuniu cerca de 3 mil fieis

    Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Em Cristo somos todos irmãos”, a Diocese de Nazaré lançou, na última quarta-feira (28), a Campanha da Fraternidade 2018. Uma caminhada pela paz, que reuniu cerca de 3 mil pessoas, saiu do Pátio da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Timbaúba, e também da Praça de Timbaubinha, passou pela frente da Cadeia Pública e culminou na frente do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba.

    O Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que conduziu a caminhada, lembrou a todos os presentes a importância do perdão e encerrou o evento com bênçãos aos fieis. Então, juntamente com uma comitiva de sacerdotes, visitou o Case Timbaúba, na companhia do Juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Dr. Tito Lívio Araújo Monteiro, da coordenadora geral da unidade, Elizabete Azevedo, e de funcionários da Funase.

    Todos foram recebidos por socioeducandos, que se sentiram felizes com a presença. “Receber o Bispo na unidade foi muito bom, ele me abençoou, eu me sinto mais leve. Quero que ele venha mais, porque a presença dele é muito boa”, disse o adolescente D.P, de 17 anos. Dom Francisco fez questão de cumprimentar cada um deles pessoalmente, aconselhando-os e concedendo sua benção aos que a solicitaram.

    “A caminhada superou as nossas expectativas. Esperávamos no máximo, 800 pessoas, tivemos 3 mil, na sua maioria, jovens. Eles estão entusiasmados em buscar a paz. Temos que ajudar a sociedade a se organizar nessa busca, e não jogar sempre para o poder público a culpa”, compartilhou o Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Goiana, Padre José Edson, integrante da comitiva.

    Para Dr. Tito Lívio Araújo Monteiro, essa Campanha é uma forma de nos lembrarmos de um valor tão fundamental para um cristão: a fraternidade, o amor ao próximo. “A violência não se combate com violência, mas sim, com respeito, com justiça social, com melhor distribuição de renda, com amor (amor da família, do Estado e da sociedade): amor ao próximo”. E complementa: “esse ato público e a visita dos religiosos possuíram um forte simbolismo para toda a comunidade da região, fortalecendo a sensação de pertencimento e conclamando à sociedade a participar mais efetivamente do processo de socioeducação”.

    Para a coordenadora geral do Case Timbaúba, Elizabete Azevedo, ações como essa fortalecem a prática da Funase e fortalecem a alma. “Esse foi um exemplo do exercício da cultura de Paz, que é paz em ação. A paz está dentro de cada um. Ter vivenciado esse momento, no qual os nossos adolescentes não foram apontados como os precursores da violência, foi muito positivo”. A Diocese que realizou o evento é centenária, com sede em Nazaré da Mata, abrange diversas paróquias em 35 municípios do Agreste, Zona da Mata e Litoral Pernambucano.

    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: sdscj, funase, freternidade e superacao da violencia, em cristo somos todos irmaos, diocese de nazare, campanha fraternidade 2018,
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  • Torneio Virtual de Ciência será lançado nesta sexta (09/03)

    | Educação, Juventude, Tecnologia

     Espaço Ciência

    O 3º Torneio Virtual de Ciência será lançado na próxima sexta-feira, dia 9, no auditório do Espaço Ciência. Trata-se de uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Durante o encontro, que tem início às 10h, será divulgado o primeiro desafio. 

    O formulário de inscrição, o regulamento e as informações sobre o primeiro desafio também serão divulgadas no site e nas redes sociais. “Convidamos todas as escolas a participarem e trazerem seus alunos para o encontro de lançamento. Será uma oportunidade de trocarmos ideias e escutarmos as sugestões de todos”,  diz Arthur Lima, da coordenação do Torneio.

    Cada desafio lançado pelo Torneio é um convite à experimentação. No ano passado, por exemplo, os estudantes criaram alternativas para aproveitamento de águas residuais; desenvolveram ideias para utilização da energia solar e conseguiram mobilizar a escola e comunidade do entorno em uma campanha de coleta de pilhas secas para destinação adequada.

    Outros desafios envolveram o uso da robótica em equipamentos que facilitassem a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais; experimentos de astronomia para fins pedagógicos; ou identificação de conceitos matemáticos em uma logomarca.

    Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares. Todo o processo é registrado em vídeo, postado no Youtube e os links encaminhados ao Espaço Ciência, que os compartilha em suas redes sociais.

    Além da pontuação técnica, os participantes ganham pontos extras pelo compartilhamento dos vídeos nas redes, garantindo maior visibilidade ao processo de descoberta científica.

    Ao mesmo tempo, o uso das ferramentas virtuais permite maior alcance do Torneio, garantindo a participação de equipes do interior do estado. No ano passado, por exemplo, foram mais de mais de 7 mil alunos envolvidos, direta ou indiretamente: 43% da Região Metropolitana, 20% do Agreste, 20% do Sertão e 17% da Zona da Mata.

    Assuntos: secti, espaço ciencia, torneio virtual de ciencias, educacao, robotica, matematica,
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  • Motoristas de ônibus participam de palestra de sensibilização para atuar com pessoas com deficiência

    | Educação, Juventude, Direitos Humanos

     Motoristas de ônibus

    Cerca de 50 profissionais da empresa Caxangá participaram do bate papo

    A Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) promoveu uma palestra sobre convivência com pessoas com deficiência para um grupo de 50 motoristas da empresa de transporte público Caxangá. O bate papo, ministrado pelo superintendente Edimilson Silva, explicou quais as deficiências existentes e deu dicas de relacionamento e de comunicação. A intérprete da Central de Libras Rafaela Briane participou do encontro ensinando aos profissionais expressões básicas e o alfabeto em libras.

    De acordo com o gestor de Recursos Humanos da Caxangá, Filipe Nogueira, a sensibilização é essencial para a prática de trabalho na empresa e no dia a dia dentro dos coletivos. “A capacitação é fundamental para melhorar a prestação dos nossos serviços e para garantir satisfação dos nossos usuários. Trazer os motoristas para ter essa experiência vai aumentar a consciência cidadã deles e mostrar que eles também têm responsabilidade social. Com isso ganha a empresa, os profissionais, os usuários e o sistema’, pontua. Com uma frota de 350 veículos, Filipe garante que todos são acessíveis. Além disso, mais de 80 novos ônibus foram adquiridos neste ano pela empresa oferecendo duas vagas para cadeirantes e seus acompanhantes.

    Há seis anos como motorista de ônibus, Natanael da Silva, de 39 anos, destaca que o conhecimento adquirido vai desenvolver profissional e pessoal. “Algumas coisas que foram apresentadas eu já tinha ideia, mas muitas outra ainda não sabia. Em média, meu ônibus recebe três cadeirantes por dia, por exemplo, e conseguimos ter uma relação com eles. Todo esse aprendizado é de grande valia para que a gente desenvolva um trabalho melhor”, afirma.

    Segundo Edimilson Silva, as ações serão estendidas para todas as empresas que fazem parte do sistema de transporte público que atuam em Recife e na Região Metropolitana do Recife. “Para nós, essa sensibilização tem uma valor muito grande, pois a Sead desenvolve um papel de incentivar a aproximação eliminando as barreiras criadas com as pessoas com deficiência. São operadores que lidam todos os dias com todo tipo de pessoa e, neste contexto, existem aquelas que possuem alguma deficiência e muitas vezes, por falta de aproximação e conhecimento, acabam surgindo situações desagradáveis. Momentos como este, vêm para quebrar paradigmas e propiciar uma sociedade mais igualitária”, destaca o superintendente.

    Assuntos: sdscj, sead, livras, pessoas com deficiencia, capacitação, motoristas de onibus,
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  • Funase promove profissionalização e a reutilização de materiais através de oficina de artesanato

    | Juventude, Direitos Humanos

     Funase

    Adolescentes do Cenip Petrolina aprenderam a produzir peças fazendo uso da palha de bananeira

    Durante duas semanas, doze adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina aprenderam mais uma atividade profissionalizante na Oficina de Artesanato com Palha de Bananeira, oferecida pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ). Além de poderem gerar uma renda extra, os socioeducandos também aprendem sobre a reutilização dos materiais orgânicos.

    Empenhados nessa atividade durante três horas diárias, os alunos dispuseram de palha de banana, caixa de papelão, tesouras colas e canetas para confeccionar os produtos finais. Antes de começarem a confeccionar, eles aprenderam a processar a palha para o artesanato, e a fazer o trançado específico.

    Além de cestas, eles também aprenderam a fazer uma tartaruga, usada como peça de decoração. O adolescente L.S, de 17 anos, que participou da oficina, avalia a experiência de forma positiva. “Foi muito interessante, muito bom. Aprendi a fazer cestas, e penso em continuar fazendo quando sair daqui”. Em média, uma cesta confeccionada pelos adolescentes pode ser comercializada por R$ 25,00.

    A responsável pela oficina, Josefa Rodrigues, ressalta a importância da atividade. “Não custa nada passar o que a gente sabe para outras pessoas. Ainda mais para aqueles meninos, que precisam tanto de uma profissão e uma ocupação para a mente”. Para o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos, são muitos os benefícios de uma atividade como essa. “Eles gostaram muito, demonstraram bastante interesse. Além disso, agora eles têm mais uma oportunidade de trabalhar o tempo ocioso com atividades positivas e profissionalizantes”.

    Não é a primeira vez que o Cenip Petrolina recebe uma oficina com dona Josefa, como é conhecida. Ela também já conduziu a reciclagem de revista e jornal. O Cenip Também recebeu oficinas de modelagem com barro e cimento.

    Funase1

    Assuntos: sdscj, funase, cenip petrolina, oficina palha e bananeira, emprego, socialização
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  • Funase e Senar-PE formalizam parceria histórica que leva cursos às unidades

    | Educação, Juventude, Direitos Humanos

    funase

    Para este ano, serão 17 turmas, com cursos de Jardineiro, Pintor Imobiliário, Eletricista Predial, Artesanato com material reciclável e Artesanato em Cerâmica.

     A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE), formalizaram, por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica, a parceria exitosa que existe há mais de 15 anos. Levando cursos de artesanato aos socioeducandos e socioeducandas, a iniciativa trabalha na melhoria do atendimento e na mudança de projetos de vida.

     Para este ano, serão oferecidos cursos de Jardineiro, Pintor Imobiliário, Eletricista Predial, Artesanato com material reciclável e Artesanato em Cerâmica. Serão, ao todo, 17 turmas, divididas em várias unidades da Região Metropolitana do Recife e Interior. As primeiras deste ano acontecem neste mês de março: a de Artesanato em Cerâmica, oferecida aos socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Garanhuns, e a de Artesanato com material Reciclável, no Case Timbaúba. Ao final, os alunos recebem certificados.

     Segundo a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, essa parceria leva para os socioeducandos oportunidades de um novo rumo. “Só temos boas lembranças e bons resultados dessa parceria histórica com o Senar-PE, que desenvolve dentro das nossas unidades um trabalho com uma visão humana, social e de envolvimento. Todo o conhecimento oferecido nos cursos toca o coração de cada um dos adolescentes. Isso não tem preço”, destacou.

    Representando o Senar-PE, a coordenadora de treinamento, Mônica Pimentel, destacou a responsabilidade de todos e a necessidade de integração. “Cada um tem que se doar um pouco por essa causa. A sociedade tem que agir em conjunto com as instituições, e pensarmos em ações que venham a colaborar com o crescimento do País e a mudança de vidas dessas pessoas. As instituições se unirem e a sociedade também fazer a sua parte. O Senar-PE se sente muito honrado de colaborar com a Funase”.

     A assinatura do documento aconteceu na última quarta-feira (28), na sede da Funase, e prevê a elaboração e execução de atividades que visem apoiar, estimular e implementar o desenvolvimento das ações de Formação Profissional Rural e atividade de Formação Social do Senar nas unidades de atendimento socioeducativo do Estado.

    Assuntos: sdscj, funase, senar, socioeducandos, cursos, case,
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  • Programa Ganhe o Mundo embarca mais 37 alunos da rede pública para o Chile

    | Educação, Juventude
     GAnhe o Mundo
     
    Desde o início do PGM, o Governo de Pernambuco já beneficiou mais de seis mil estudantes. Nesta 7a edição, 1.035 serão contemplados

    Pelos próximos seis meses, 37 alunos da Rede Pública Estadual oriundos de 18 municípios pernambucanos estudarão no Chile por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM). O governador Paulo Câmara acompanhou, nesta quarta-feira (28.02), o embarque dos estudantes, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Imbiribeira. O programa dá oportunidade de os jovens cursarem um semestre letivo em escola de High School, proporcionando o aprimoramento da língua estrangeira. Ao todo, 1.035 alunos terão viajado ao final desta 7ª edição do programa, sendo 485 somente neste primeiro semestre. Entre os países já contemplados estão Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Ainda haverá embarques para a Argentina e para a Colômbia.

    “O Ganhe o Mundo tem feito a história e a vida de muitos alunos. Eles vão para essa experiência e voltam dominando uma segunda língua, conhecendo uma nova cultura e sabendo que podem realizar sonhos e que estarão preparados para os desafios do mundo. É só se dedicar, estudar, que as oportunidades aparecem e o Governo de Pernambuco motiva isso. Mais de seis mil pernambucanos já ganharam o mundo e, com certeza, vão ganhar muito mais”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    O governador também destacou a importância das relações que são estabelecidas a partir dessa experiência. “Os alunos criam uma rede de relacionamentos que vão levar para a vida. No mundo globalizado em que vivemos, isso vai facilitar muito a vida deles e, com certeza, todo aluno que teve a oportunidade de participar do Ganhe o Mundo, sabe que isso ajudou muito na sua formação e que está transformando sua vida”, concluiu.

    Além da oportunidade de estudar um semestre fora do Estado, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal. Todos os estudantes embarcados pelo PGM também recebem malas de viagem doadas pela Companhia Pernambucana de Gás - Copergás, uma das parceiras do programa.

    O secretário de Educação, Fred Amâncio, comentou que, ao mesmo tempo em que estão sendo realizados os últimos embarques da 7ª edição, a pasta já está se preparando para os próximos, com a seleção de novos alunos. O gestor também destacou que o programa passou a abranger mais estudantes de mais escolas. “Começamos a perceber que o Ganhe o Mundo está tendo uma maior amplitude e chegando a todas as escolas. Isso é muito bom, pois incentiva não apenas um grupo de estudantes, mas todos os estudantes, a se esforçarem cada vez mais”, pontuou Fred.

    Ganhe o Mundo

    Entre os alunos que embarcaram para o Chile está Mirtis Karolayne, de 17 anos. A jovem irá ao exterior pela primeira vez e já sabe que o intercâmbio lhe proporcionará boas experiências. “Com certeza, essa oportunidade vai me ajudar porque ter outra língua no mercado de trabalho, hoje, é um diferencial. É um prazer muito grande ter essa oportunidade porque é um sonho meu conhecer outros países, línguas, pessoas e culturas diferentes. Então, é um privilégio receber essa oportunidade que o Ganhe o Mundo e o Governo de Pernambuco estão me dando”, comemorou Mirtis.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: sei, paulo camara, pgm, ganhe o mundo, chile, governo de pernambuco, educação, see, rede pública,
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  • Funase promove profissionalização e a reutilização de materiais através de oficina de artesanato

    | Educação, Juventude, Direitos Humanos

    jovens

    Adolescentes do Cenip Petrolina aprenderam a produzir peças fazendo uso da palha de bananeira

    Durante duas semanas, doze adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina aprenderam mais uma atividade profissionalizante na Oficina de Artesanato com Palha de Bananeira, oferecida pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ). Além de poderem gerar uma renda extra, os socioeducandos também aprendem sobre a reutilização dos materiais orgânicos.

     Empenhados nessa atividade durante três horas diárias, os alunos dispuseram de palha de banana, caixa de papelão, tesouras colas e canetas para confeccionar os produtos finais. Antes de começarem a confeccionar, eles aprenderam a processar a palha para o artesanato, e a fazer o trançado específico.

     Além de cestas, eles também aprenderam a fazer uma tartaruga, usada como peça de decoração. O adolescente L.S, de 17 anos, que participou da oficina, avalia a experiência de forma positiva. “Foi muito interessante, muito bom. Aprendi a fazer cestas, e penso em continuar fazendo quando sair daqui”. Em média, uma cesta confeccionada pelos adolescentes pode ser comercializada por R$ 25,00.

    A responsável pela oficina, Josefa Rodrigues, ressalta a importância da atividade. “Não custa nada passar o que a gente sabe para outras pessoas. Ainda mais para aqueles meninos, que precisam tanto de uma profissão e uma ocupação para a mente”. Para o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos, são muitos os benefícios de uma atividade como essa. “Eles gostaram muito, demonstraram bastante interesse. Além disso, agora eles têm mais uma oportunidade de trabalhar o tempo ocioso com atividades positivas e profissionalizantes”.

    Não é a primeira vez que o Cenip Petrolina recebe uma oficina com dona Josefa, como é conhecida. Ela também já conduziu a de reciclagem de revista e jornal. O Cenip Também recebeu oficinas de modelagem com barro e cimento.

     

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sdscj, desenvolvimento social, direitos humanos, funase, educacao, cenip
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  • Novas turmas de cursos profissionalizantes têm início no Case Cabo de Santo Agostinho e Case Abreu e Lima, beneficiando mais de 100 socioeducandos

    | Educação, Juventude, Emprego, Direitos Humanos

    funase

    Oportunidades são para os cursos de Eletricista de Automóveis, Pintor de Automóveis e Mecânica de Motocicleta. Aulas são realizadas por meio de convênio firmado entre Funase e Sempetq

     O ano de 2018 começa com mais avanços no trabalho socioeducativo do Estado. Adolescentes do Case Cabo de Santo Agostinho e do Case Abreu e Lima iniciam em novas turmas de cursos profissionalizantes. Serão ofertadas, ao todo, 104 vagas. Os cursos são oferecidos por meio de convênio firmado entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) - ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ) -, e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq).

     As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e têm como metodologia o foco nas competências e desenvolvimento de habilidades. No Case Abreu e Lima são ofertadas 24 vagas do curso de Eletricista de Automóveis, divididas em duas turmas. No Case Cabo de Santo Agostinho, são ofertados os cursos de Pintor de Automóveis e Mecânico de Motocicleta, com 80 vagas, distribuídas em duas turmas para cada curso.

     As turmas de Pintor de Automóveis acontecem até o dia 24 de maio, com um total de 196 horas/aula, por turma. Já o de Mecânico de Motocicleta segue até dia 14 de junho com 244 horas/aula. Os alunos do Case Abreu e Lima terão 200 horas/aula até a conclusão, no dia 25 de maio.

     A primeira turma dessa série de cursos profissionalizantes teve início no fim do ano passado, em ambas as unidades. Até o fim deste ano, serão ofertadas, ao todo, 568 vagas, sendo 400 para o Case Cabo de Santo Agostinho e as demais para o Case Abreu e Lima.

     Ao todo, são 11 cursos diferentes, todos escolhidos pela Funase, com análise mercadológica da Sempetq, principalmente por meio de pesquisa de interesse realizada entre os socioeducandos, pelo Eixo Profissionalização da Fundação. São eles: Gesseiro, Eletricista de Automóveis, Instalador de Acessórios Automotivos, Mecânico de Bicicleta, Mecânico de Motocicleta, Pintor de Automóveis, Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Pedreiro de Alvenaria, Montador e Reparador de Computadores e Montador de Painéis Eletrônicos.

     Ao final, os alunos receberão certificados que comprovam a habilidade adquirida, ajudando assim na busca por um emprego, por uma colocação no mercado de trabalho. A oferta desses cursos faz parte dos compromissos elencados no Plano de Curto Prazo da Funase já em execução, que foi lançado no ano passado.

    Cidades: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: sdscj, desenvolvimento social, direitos humanos, funase, educacao
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