meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Encontro do Programa Famílias Fortes, de prevenção às drogas, tem presença da SDSCJ/SEPOD

    | Juventude, Direitos Humanos

    Participaram crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e seus familiares, com inúmeros registros positivos
     
    ​Com apoio do Governo Paulo Câmara, a​ Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Cloves Benevides, por meio da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas  (SEPOD), dirigida por Márcia Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (29/11), do  Encontro de Encerramento do Programa de Prevenção às Drogas, denominado: FAMÍLIAS FORTES (PFF). O evento ocorreu no Centro Social Urbano da Vila da Imbiribeira, no Recife, e teve participação da Superintendência de Prevenção às Drogas e da equipe da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas da Prefeitura do Recife. 

    Participaram crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e seus familiares(público alvo do programa).O encontro de encerramento foi marcado por inúmeros registros de satisfação, que evidenciaram o impacto do programa, que incluíram melhorias no relacionamento familiar, através do estabelecimento de limites, melhorias no desempenho escolar, além da diminuição de conflitos entre irmãos.  Durante toda execução do PFF, pesquisadoras ligadas à Universidade de Brasilia (UNB) participaram de todos os encontros, coletando as informações e que certamente serão divulgadas quando do resultado final da pesquisa. 

    Outras cidades de PE, também foram contempladas e estão com o PFF em execução, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e São Caetano.

    PROGRAMA FAMÍLIAS FORTES - O PFF foi selecionado pelo Escritório das Nações  Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) como alternativa de intervenção em prevenção por evidências a respeito de sua efetividade e adaptação cultural. Coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas - SENAD/MJ e executado pela  Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, o Programa tem caráter preventivo, e objetiva evitar o uso de drogas ilícitas, visando reduzir os fatores de risco e ampliar e fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, paulo camara, sepod, programa familias fortes, pff, prevençao as drogas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em encontro de gestores, Funase compartilha avanços e lança seu Mapa Estratégico

    | Social, Juventude

    Entre os ganhos estão o aumento no número de vagas em cursos profissionalizantes, contratações e reajustes salariais
     

    Com a proximidade do fim do ano, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) faz o balanço dos avanços registrados em 2017. Para isso, reuniu, na última quinta-feira (23), no auditório do Centro de Formação do Servidor Público do Estado (Cefospe), coordenadores gerais e técnicos de todas as 23 unidades distribuídas pelo Estado, além de toda a sua diretoria. Na ocasião, também foi apresentado o Mapa Estratégico Organizacional da Funase, que começou a ser construído em Janeiro deste ano, com a orientação da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag).

    Para a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, esse é um momento para comemorar as conquistas e também para refletir sobre o que pode ser feito melhor. “Demos um grande salto de qualidade e os frutos começam a ser vistos pela sociedade. Claro que ainda não alcançamos todas as nossas metas, mas estamos avançando e o Plano de Ação de Curto Prazo foi um grande passo. O Governador cumpriu com esse compromisso. Daqui a um ano teremos uma instituição ainda melhor”, disse.

    Entre os avanços a Fundação destaca a retomada das obras das três unidades, os Cases Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, e a segunda etapa do Cenip Recife, que são sistematicamente monitoradas pelo Governo do Estado. Além da liberação de duas grandes reformas, a dos Cases Abreu e Lima e Garanhuns, que devem ter início em breve. Na gestão de pessoas, os ganhos foram também expressivos. Foram nomeados 28 analistas em gestão socioeducativa, provenientes do concurso público de 2013; a contratação de 259 agentes socioeducativos da Seleção Simplificada realizada para a Região Metropolitana do Recife. Este ano foi realizada também a Seleção Simplificada para 100 agentes socioeducativos, que já foram distribuídos nas unidades do Interior do Estado.

    Também foram conquistadas melhorias nas condições salariais com o reajuste de 20% dos salários dos agentes e assistentes socioeducativos, tendo mais 20% previstos para o próximo ano. Além da reestruturação do quadro de cargos comissionados alocados às unidades de atendimento. Até setembro deste ano, 1.156 servidores passaram por capacitações e 353 foram inseridos em dois grandes projetos de formação já iniciados. Além do fim do Pedágio.

    Os avanços também foram registrados no setor de profissionalização da instituição. Até setembro, 1.929 jovens e adolescentes foram inseridos em cursos profissionalizantes, além de 12 inseridos em estágios, 26 no Programa Jovem Aprendiz e 33 no mercado de trabalho.

    Funase lança seu Mapa Estratégico Organizacional

    O Encontro de Gestores da Funase foi também o momento de lançamento do Mapa Estratégico Organizacional da instituição. Todo o trabalho para se chegar a esse instrumento teve início em Janeiro deste ano, realizado com a orientação da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). Para isso, todos os atores envolvidos no atendimento socioeducativo foram ouvidos, por meio de oficinas, preenchimento de relatórios e/ou entrevistas, buscando identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da instituição e do trabalho por ela desenvolvido. Também fizeram parte desse processo entidades da sociedade civil e integrantes de instituições parceiras.

    As equipes da Seplag e da Funase trabalharam conjuntamente na revisão da identidade e do diagnóstico organizacional; na definição dos objetivos estratégicos alinhados à Estratégia do Governo; e na criação do Mapa Estratégico Organizacional. Assim como no desdobramento dos objetivos em Planos Operativos; na implantação de Sistemática de Monitoramento e Avaliação e na proposição de relatórios.

    Segundo o Secretário Executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag, Maurício Cruz, tem-se convivido com um mundo que muda cada vez mais rápido e os desafios são cada vez maiores. “Para poder viver esses novos tempos e entregar melhores produtos, dar transparência as nossas ações, formular políticas publicas melhores, inovar e reinventar, é importante trabalhar as organizações do Estado, não só para hoje, mas também para o futuro e é isso que estamos fazendo aqui, juntos. Estamos transformando a Funase em uma organização que tem foco na efetividade, que exista para atender à sociedade”, destacou. 

    Ao final desse processo, a Funase terá um sistema de monitoramento dos planos operativos, o que vai dar mais segurança à instituição, que vai conseguir se antever às demandas. Esse processo faz parte do plano do Governo Paulo Câmara e começou a ser largamente disseminado no âmbito da gestão pública estadual a partir de 2015.​
    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, governo de pernambuco, paulo camara, funase, balanço
    Compartilhe: Link para o post:
  • Torneio Virtual de Ciência premia vencedores nesta sexta-feira, 1º de dezembro

    | Educação, Juventude

    tornei virtual  

    O Espaço Ciência realiza nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a solenidade de encerramento do Torneio Virtual de Ciência. Durante todo o ano, a disputa envolveu 217 equipes de todas as regiões do estado em desafios nas diversas áreas do conhecimento, que transformam os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares. Nesta sexta, serão premiados os três melhores colocados de cada série e de cada região.

    A disputa vale para turmas do Fundamental 2 e do Ensino Médio. Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo. Significa um envolvimento de mais de 7 mil alunos,  sendo 43% da Região Metropolitana, 20% do Agreste, 20% do Sertão e 17% da Zona da Mata.

    Entre os cinco grupos com maior pontuação, há duas escolas do Agreste, duas da Região Metropolitana e uma do Sertão. O município de Itaíba, no Agreste, teve duas turmas entre os cinco primeiros do ranking, ambas do 9º ano Fundamental:  a Escola Municipal Getúlio Vargas (14,4 pontos), campeã geral, e a Frei João Pereira de Souza (13,3 pontos), 5ª colocada.

    Na Região Metropolitana, duas escolas se destacaram: o 8º ano do Colégio São José, segundo lugar na classificação geral; e o 1º ano da Escola Técnica Estadual Lucilo Ávila. Do Sertão do Pajeú, município de Santa Cruz da Baixa Verde, a equipe do 2º ano do EREM Regina Pacis teve a quarta maior pontuação da disputa.

    OS DESAFIOS – A competição teve início em abril. A cada mês, um desafio era lançado para ser realizado nas escolas, registrado em vídeo, postado no Youtube, e o link enviado para a equipe de organização do Torneio.

    Durante sete meses, os grupos realizaram atividades e experimentos nas áreas de Química, Física, Biologia, Robótica, Astronomia e  Matemática. Criaram, por exemplo, diversas alternativas para aproveitamento de águas residuais: de filtros artesanais a procedimentos de coleta.

    Também desenvolveram ideias para utilização da energia solar e conseguiram mobilizar a escola e comunidade do entorno em uma campanha de coleta de pilhas secas para destinação adequada. Outros desafios envolveram o uso da Robótica em equipamentos que facilitassem a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais; ou experimentos de Astronomia para fins pedagógicos.

    O último desafio, em outubro, foi inspirado pelo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A Matemática está em tudo. A meninada identificou os conceitos matemáticos presentes na logomarca da SNCT e escolheu um deles para realizar uma demonstração.

    Além da avaliação técnica, os participantes também ganhavam pontos extras por número de compartilhamentos. A disputa nas redes sociais foi intensa: o Colégio de São José, por exemplo, grande líder em alcance nas redes, chegou a ter vídeos com mais de 15 mil compartilhamentos. Com isso, os experimentos e atividades de divulgação científica ampliaram a visibilidade.

    Esta é a segunda edição do Torneio Virtual de Ciência. Para Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, “os resultados mostram que o ensino de Ciências com atividades práticas e experimentais tem bastante receptividade entre os jovens, sobretudo quando acompanhado do uso de tecnologias que eles dominam, como Internet e redes sociais”.  A solenidade de encerramento do TVC será a partir das 9h, no auditório do Museu.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secti, espaço ciencia, tornei virtual, snct, itaiba, agreste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara empossa Cloves Benevides como novo secretário de Desenvolvimento Social

    | Social, Juventude, Infância

    O gestor irá substituir Roberto Franca, que assumirá a Executiva de Articulação da Casa Civil

    O governador Paulo Câmara empossou, na tarde desta sexta-feira (24.11), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o novo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides. O novo chefe da pasta, que comandava a Diretoria de Articulação e Projetos do Ministério da Justiça, substituirá Roberto Franca, que assumiu, a partir de hoje, a Executiva de Articulação da Casa Civil.
     
    “O Cloves, com toda sua experiência, por tudo que ele já fez, seja na questão das drogas, da assistência social, na experiência com o Sistema Sócioeducativo, ele vai poder dar as respostas aos anseios e preocupações da sociedade pernambucana. Tive o prazer de conhecer Cloves e o trabalho dele ainda quando era candidato a governador (em 2014), e eu não tenho dúvidas da sua capacidade e da sua vontade em nos ajudar a promover o desenvolvimento social que Pernambuco precisa e merece. E ele pode ter a certeza de que contará com a nossa equipe para dar continuidade ao trabalho iniciado por Isaltino Nascimento e Roberto Franca”, ressaltou o governador.
     
    Paulo também aproveitou a oportunidade para destacar o bom trabalho realizado por Franca à frente da pasta desde que assumiu, no início deste ano. “Ao longo desses três anos, eu só tenho a agradecer a muitas pessoas que tem nos ajudado muito a trabalhar por um Pernambuco cada vez melhor. E Roberto é uma delas. Realizou seu trabalho com muito zelo e profissionalismo à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social. Hoje, Roberto assume uma função estratégica no âmbito da Casa Civil, justamente para a gente ter condição de avançar no diálogo, na comunicação e, acima de tudo, no olhar que precisa ser dado ao Governo como um todo”, frisou.  
     
    Ao assumir oficialmente o cargo, Cloves Benevides afirmou que o ato é a realização de sua trajetória. “Alguém que foi acolhido pelas políticas sociais, chegar ao momento de dirigir uma Secretaria com a complexidade que tem a de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, é coroar toda uma trajetória, é obter a chance e a oportunidade de fazer a diferença na construção de uma política que é tão importante para todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, como foi para mim em certo momento da minha história. Entender este momento e os compromissos que trago, é entender que a população brasileira, em grande quantidade, precisa muito, não dos favores de uma política pública, mas da garantia dos seus direitos, do respeito aos direitos que são lhe são facultados pela Constituição Federal e pelo exercício pleno da sua sabedoria a partir das suas oportunidades”, disse.
     
    Estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais Roberto Franca (Executiva de Articulação da Casa Civil), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária), Fred Amâncio (Educação), João Campos (chefe de Gabinete), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Kaio Maniçoba (Habitação), Silvia Cordeiro (Mulher), Francisco Papaléo (Cidades), Ruy Bezerra (Controladoria Geral do Estado) e Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação). Participaram ainda o deputado federal Eduardo da Fonte; os deputados estaduais Cleiton Collins (representando o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa), Claudiano Martins Filho, Dr. Valdi, Eduino Brito, Everaldo Cabral, Waldemar Borges e Zé Maurício; além dos vereadores Chico Kiko, Romero Albuquerque e Michele Collins.
     
    BREVE PERFIL - Cloves Benevides (39 anos) é natural de Belo Horizonte/MG, e tem atuação marcada como gestor de Políticas Públicas e projetos sociais. Benevides iniciou sua trajetória de militância na escola de líderes Operários na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como seu mais jovem aluno. O novo secretário já integrou diversos movimentos e entidades de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social no Estado de Minas Gerais, e presidiu diversos Conselhos Estaduais do setor. Desde maio deste ano, Cloves assumia o cargo de diretor de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça.
    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, paulo camara, sdscj, novo secretario, posse
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude fica em primeiro lugar na contenção dos gastos públicos

    | Economia, Juventude, Direitos Humanos
    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) do Governo Paulo Câmara encontra-se na primeira colocação no ranking Índice de Cooperação (ICO) do Plano de Monitoramento dos Gastos (PMG) do Estado de Pernambuco. No final de 2016, a instituição ocupava o nono lugar. A avaliação é realizada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado.
     
    Os números deixam claro o quanto a Secretaria, dirigida por Roberto Franca, está comprometida com a otimização do uso do dinheiro público, isto é, com a qualidade dos gastos e com o equilíbrio financeiro de Pernambuco, cumprindo com sua responsabilidade legal, num esforço constante para se adequar ao teto financeiro estabelecido. Ao mesmo tempo tem se empenhado em garantir a execução de políticas públicas definidas para a área de assistência social, numa tentativa de reduzir os efeitos da crise que se abate sobre o Brasil.
     
    Para alcançar os atuais resultados, vale destacar que foi desenvolvido um trabalho conjunto coordenado pelo secretário executivo de Gestão, Humberto Cruz. Segundo ele, o novo desafio que se apresenta é manter a atual posição e, para isso, ele acredita contar com o apoio de todos os servidores que integram a SDSCJ, como já aconteceu ao longo de 2017.
    Assuntos: sdscj, cge, gastos publicos, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo empossa Cloves Benevides na Secretaria de Desenvolvimento Social

    | Social, Juventude

    O governador Paulo Câmara empossa amanhã (24.11), às 17h, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o novo secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Cloves Benevides, que exercia a Diretoria de Articulação e Projetos do Ministério da Justiça. Cloves (39 anos) é natural de Belo Horizonte, tem atuação marcada como gestor de Políticas Públicas e projetos sociais. 

    Cloves iniciou sua trajetória de militância na escola de líderes Operários na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como seu mais jovem aluno. Cloves atuou também como conselheiro de Juventude de Belo Horizonte, assessor parlamentar da Câmara dos Deputados com o deputado José Elias Murad, colaborando na articulação da mobilização para aprovação da Lei 9294/96 de restrição ao uso de tabaco e seus derivados.

    O novo secretário integrou diversos movimentos e entidades dentre elas, a Associação Brasíleira para Prevenção do Abuso de Drogas e a Associação Nacional pela restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas na qual integra a mesa diretora.

    Em 2001,  tornou-se assessor da Superintendência Municipal de Drogas do município de Betim (MG), primeiro órgão municipal temático sobre drogas do País. Na área social, Cloves foi ainda assessor de Gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais - SEDESE e, em 2003, assumiu a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas - estrutura vinculada a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude e posteriormente as áreas de Desenvolvimento Social e Esportes e em seguida e Defesa Social, permanecendo na função até o ano de 2015.

    Cloves Benevides também integrou  nesse período o Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais; o Conselho Estadual de Defesa Social de Minas Gerais; presidiu o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais e foi designado secretário executivo do Comitê Coordenador da Agenda Interinstitucional da Política de Prevenção às Drogas do Estado.

    Em 2015, Cloves passou a integrar a equipe de gestão do Executivo do Estado de Alagoas na função de Secretário-Adjunto de Políticas sobre Drogas e em seguida o cargo de Secretário Executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência.l focando sua atuação em áreas como políticas de prevenção social e sistema socioeducativo.

    Em maio de 2017, Cloves assumiu o cargo de diretor de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça.

    Roberto Franca assume Executiva de Articulação da Casa Civil - O novo Secretário Executivo de Articulação da Casa Civil é Roberto Franca. É mais um reforço na articulação do Governo do Estado com diferentes segmentos da sociedade e com a classe política.

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, paulo camara, sdscj, novo secretario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Primeiro Circuito Funase leva cultura aos adolescentes com exibição de curta-metragens

    | Juventude, Direitos Humanos

    cinecred 

    Momento é parte do festival CineCreed e participaram jovens do Case Timbaúba, das Casems Rosarinho e Areias

    No início deste mês, socioeducandos e funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participaram do primeiro Circuito Funase realizado dentro da programação do CineCreed. Este é um festival de mostras competitivas de cinema nacional de curta metragem que acontece dentro do Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), com produção executiva do Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO). Este ano, em sua 9ª edição, o festival levou exibições também para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba e para o auditório da Faculdade de Direito do Recife, onde reuniu socioeducandos das Casas de Semiliberdade (Casem) Rosarinho e Areias.

    Ao todo, seis curtas-metragens foram exibidos aos jovens e adolescentes, com temáticas que variam entre a realidade das periferias, o respeito ao meio ambiente e o relacionamento humano. Os filmes foram selecionados pelos técnicos e psicólogos da Funase, entre os 249 filmes inscritos na mostra, oriundos de 19 estados brasileiros. “Esta atividade conseguiu trabalhar sensações, reflexões, relações afetivas, mostrar a força da amizade, entre outras coisas. Além disso, proporcionou uma experiência nova aos meninos, pois muitos deles não têm oportunidade de ir ao cinema”, ressaltou a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar.

    Não é a primeira vez que há uma parceria entre a Funase e o CineCreed. Entre outubro de 2015 e outubro de 2016 foi realizado o projeto Cine Arte Social, que consistiu em exibir filmes dentro dos Cases e Casems, levando o contato com a sétima arte aos socioeducandos, além de provocar debates e prospecções sobre os filmes. O projeto foi bem recebido, servindo de aval para que o Circuito Funase acontecesse. “Eu gostei de participar da atividade. Mudou a rotina, ajudou a passar o tempo. O filme que eu mais gostei foi o Vaca Parida”, contou o socioeducando do Casem Areias A.S, de 17 anos.

    O idealizador do projeto, Coronel Francisco Pires, lembra que a atividade também pode contribuir para a construção do cinema. “Hoje em dia, com baixíssimo custo de produção se consegue fazer cinema. O principal objetivo dessa atividade é despertar o interesse desses meninos pelo cinema, proporcionar essa iniciação”, destacou. Rodas de diálogo serão realizadas nas unidades com o intuito de expor a experiência vivida.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sjdh. funase, cinecred, preciso, case, casem
    Compartilhe: Link para o post:
  • Curso de pacificador social reúne mais de 200 participantes

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    mediador

    Capacitação promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos contou com apoio do Governo Paulo Câmara, através da ​SDSCJ, Seart e SESES

    O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Roberto Franca, participou​, ​na manhã desta quinta-feira (23), da abertura da 10ª edição do Curso Mediador Pacificador Social, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos. A capacitação, com o apoio do Governo Paulo Câmara​, aconteceu no auditório do Teatro Beberibe, do Centro de Convenções, em Olinda.

    O objetivo do curso, que teve um recorte racial, foi capacitar os agentes públicos e lideranças comunitárias para a mediação e pacificação de conflitos nas comunidades. Foram abordadas questões relacionadas à violência doméstica, prevenção ao homicídio, crimes contra a paz pública, patrimônio e família; bul​l​y​ing nas escolas e conflitos comunitários entre outros.

    A discussão do tema, segundo o secretário Roberto Franca, é muito importante, sobretudo no momento em que se verifica conflitos sociais e a violação de direitos humanos. “Pernambuco tem uma história de luta pela garantia dos direitos, no combate à violência e defesa da dignidade humana em todas as vertentes e instâncias”, disse Franca, ressaltando o trabalho de mediação de conflitos realizado pela SDSCJ, por meio das Estações do Programa Governo Presente.

    A capacitação reuniu mais de 200 técnicos das secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Defesa Social (SDS) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH); das secretarias executivas de Articulação Social (Seart) e de Segmentos Sociais (SESES), além de lideranças comunitárias e militantes das causas LGBT e de igualdade racial.

    De acordo com o secretário executivo dos Conselhos do Ministério dos Direitos Humanos, Rlick dos Santos, o curso é a possibilidade de “capacitar pessoas para a articulação de ações que possam promover a pacificação social nas comunidades”.

    Mediação de conflitos - Pernambuco é o único Estado do Brasil que oferece gratuitamente o serviço de mediação institucional de conflitos, através da SDSCJ/Seart/Programa Governo Presente. De acordo com a secretária executiva de Articulação Social (Seart), Anelena Almeida, é um serviço de grande relevância para a população, com resultados imediatos.

    No ano passado, foram realizadas mais de 1.900 mediações, com atendimento prioritário às populações de baixa renda, com problemas de conflitos familiar e de vizinhança, e relações de consumo. Mais de 90% dos casos foram resolvidos no local, com o auxílio dos mediadores. Também esteve na mesa de trabalhos o secretário executivo de Segmentos Sociais da SDSCJ, Sérgio Moura.
    Cidades: Olinda
    Assuntos: sdscj, seses, seart, capacitacao, curso de mediador e pacificador social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco embarca com delegação para as Paralimpíadas Escolares 2017

    | Juventude

    competição 

    Competição será realizada a partir desta terça-feira (21) em São Paulo-SP

    Recife, 20 de novembro de 2017 – Os jovens paralímpicos pernambucanos embarcaram na manhã desta segunda-feira (20), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, rumo a São Paulo. Lá, eles participam da edição deste ano das Paralimpíadas Escolares, evento voltado exclusivamente a competidores com deficiência. A competição, voltada para paratletas de 12 a 17 anos, envolve a participação de 900 esportistas de todos os estados brasileiros e vai do dia 21, esta terça-feira, dia da abertura oficial, ao dia 24 deste mês.

    Pernambuco viajou para a capital paulista com uma delegação de 32 pessoas, entre dirigentes, técnicos, apoios e paratletas, que somam 15 participantes nesta edição nas categorias A - mirim (12 a 14 anos) e B - infantil (15 a 17 anos). Os pernambucanos vão competir na natação, bocha, atletismo, tênis de mesa e goalball – cinco das dez modalidades em disputa nas Paralimpíadas (completam tênis em cadeira de rodas, judô, futebol de 7, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas). 

    “Nossos paratletas mais jovens vêm se destacando nas competições nacionais, dentre elas as Paralimpíadas Escolares, nas quais temos conquistado resultados importantes. No ano passado, por exemplo, nossos guerreiros trouxeram 17 medalhas. O mais interessante e que nos motiva, contudo, é ver a alegria e os exemplos de força de vontade e superação de cada um deles ao desempenharem com louvor seus respectivos esportes”, destacou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    ABERTURA OFICIAL E COMPETIÇÕES

    A programação dos representantes pernambucanos têm início nesta terça-feira (21), quando acontece a Cerimônia Oficial de Abertura das Paralimpíadas Escolares 2017, às 18h, no Centro de Convenções Anhembi. A partir da quarta-feira (22), entram ação as disputas das modalidades, que serão realizadas no Centro de Treinamento (CT) Paralímpico Brasileiro. Lembrando que as Paralimpíadas são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

    OS ATLETAS POR MODALIDADES

    ATLETISMO – Jonathan Marcelo da Silva e Glória Farias
    BOCHA - Andreza Oliveira e Letícia Santos
    GOALBALL - Alisson Barros, Raldney Nascimento, Edval Freitas, Lucas Silva e Marcos Antônio Cabral
    NATAÇÃO - Ana Beatriz Gomes, Olga Regina Gomes, Fábio do Carmo e Kayky Dornelas
    TÊNIS DE MESA - Maria Raiane da Silva e Wanderson Monteiro

    Cidades: Recife
    Assuntos: seturel, jovens paralimpicos, ct, cpb
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funase realiza curso de formação “Dinâmica de Grupo nas Organizações: Aplicação e Prática”

    | Juventude, Direitos Humanos

    Atividade contou com a presença das equipes técnicas dos Cases Garanhuns, Arcoverde, Vitória, Abreu e Lima, da Casem Harmonia e do Cenip Recife 
     

    A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizou, de 06 a 10 de novembro, no auditório do Centro de Formação de Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), um curso de formação de “Dinâmica de Grupo nas Organizações: Aplicação e Prática”. A atividade foi destinada aos servidores do Grupo de Orientação à Drogadição (GOD), que trabalha ao lado dos socioeducandos nas unidades da Funase.

    O curso contou com a presença de 17 participantes das equipes técnicas dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) Garanhuns, Arcoverde, Vitória de Santo Antão, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia e do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife. O objetivo maior é criar ferramentas para trabalhar a dinâmica de grupo com os adolescentes, mostrando desde como surgiu até como aplicar as atividades aprendidas.

    Este foi o segundo curso realizado com essa temática neste ano. O primeiro aconteceu em março, e contemplou 18 técnicos. “É importante disponibilizar subsídios teóricos e práticos para que as dinâmicas de grupo tenham um referencial e aconteçam da melhor forma”, contou a Assessora Técnica de Gestão de Pessoas, Alexandra Wanderley, que junto com a facilitadora do Cefospe, Ana Guelma, ministrou a palestra durante os cinco dias.

    A formação foi articulada pela Diretoria Geral de Gestão de Trabalho e Educação (DGGTE), juntamente com a Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP). A expectativa é que o curso tenha novas turmas para o ano que vem.

    Cidades: Abreu e Lima, Arcoverde, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes , Recife, Vitória de Santo Antão
    Assuntos: sdscj, case, funase, curso de formaçao, servidores, cenip
    Compartilhe: Link para o post: