meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Projeto Prepara Jovem realiza aulão para estudantes da Rede Estadual em Caruaru

    | Educação, Juventude
    Nessa reta final para o Enem, são esperados cerca de 700 estudantes
     
    No próximo domingo (29.10), a partir das 8h, cerca de 700 estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual terão a oportunidade de assistir aulão do projeto Prepara Jovem. A atividade acontece no Centro de Convenções de Caruaru, localizado no SENAC, Agreste do Estado.

    A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Secretaria de Educação de Pernambuco, tem como principal objetivo dar suporte aos jovens alunos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas marcadas para os próximos dias 05 e 12 de novembro.

    “Temos a melhor Educação pública do Brasil. O Projeto Prepara Jovem vem para ratificar isso. Em Pernambuco, os nossos jovens são o presente e o futuro, como sempre gosta de afirmar o governador Paulo Câmara, que coloca a Educação como a maior prioridade da gestão. Continuaremos assim. O interesse desses jovens, participando tão intensamente das aulas, deixa todos nós felizes, realizados. Isso mostra que estamos no caminho certo”, argumentou o secretário-executivo de Criança e Juventude, João Suassuna.

    O projeto contará com a participação do Professor de Geografia, João Correia; do Professor de Biologia, Baraúna e do Professor de Física, Wendel Santos. A primeira edição do Prepara Jovem ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, nos últimos dias 21 e 22, reunindo cerca de dois mil jovens.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sei, prepara jovem, sdscj, see, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caravana de Luz Cultural leva práticas integrativas a unidades da Funase

    | Juventude, Direitos Humanos

    Foi aplicado Reiki, a auriculoterapia, reflexologia e Qikong, além de oficina de artesanato e de dança do ventre.
     

    Socioeducandos e socioeducandas dos Centros de Internação Provisória (Cenip) Recife e Santa Luzia receberam a Caravana de Luz Cultural, movimento social que visa à distribuição gratuita de saberes e divulgação dos artistas e suas artes. O grupo levou práticas integrativas como o Reiki, a auriculoterapia, reflexologia e Qikong, além de artesanato para as duas unidades e oficina de dança do ventre para as adolescentes.

    A ação se deu por iniciativa da Caravana e os resultados foram apresentados e compartilhados na abertura do V Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, considerado o maior evento do mundo sobre o tema, que aconteceu entre os últimos dias 20 e 22, no Classic Hall.

    Para a assessora técnica de unidades de internação provisória, Zélia Mesquita, esse foi um momento muito rico para todos. “Foi um momento de descontração e de re-energização. Todas essas terapias colaboraram para o equilíbrio emocional, promovendo momentos de paz e tranquilidade, que beneficiou não só os jovens e adolescentes, mas também funcionários da Funase”, avaliou.

    Durante as atividades, o que se viu foi adolescentes e jovens imersos nessa onda de relaxamento e profunda conexão com suas emoções. O adolescente R.S., de 18 anos, foi um deles. “Sou ansioso e nervoso. Depois da atividade me senti mais leve, mais relaxado”.

    Já a adolescente A.K., de 17 anos, não vê a hora de outros momentos como esse. “Foi tudo muito legal, desde fazer a rosa na oficina de artesanato, até a dança do ventre, que foi um momento de muita descontração. Também gostei muito da massagem, que me deixou leve”, disse.

    “Essas atividades colocam a pessoa em contato com ela mesma e diminuem o índice de conflitos com a lei, a partir da harmonização interior. O adolescente teve um desequilíbrio de várias ordens, que começa com a desigualdade social, mas tudo está dentro dele”, explicou o idealizador e coordenador da Caravana de Luz Cultural, Givanildo Amâncio.

    A intenção de levar o resultado do trabalho realizado com os jovens e as jovens da Funase para o Simpósio surgiu com o objetivo de mostrar aos demais estados presentes nesse encontro os benefícios desse tipo de ação. “Apresentamos os resultados sugerindo a todos que é possível cuidar das pessoas que estão em processo de socioeducação e vários estados se mostraram interessados em instalarem essas vivências”, compartilhou Givanildo Amâncio.

    Evento - O V Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida reuniu grandes nomes nacionais e internacionais em saúde integral, em 17 palestras, focando na melhoria da qualidade de vida e bem estar. A proposta do evento é a de compartilhar os ensinamentos de saúde quântica e terapias alternativas, como um meio de cura.
    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, funase, cenip, praticas integrativas, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário vai avaliar três anos do Novas Oportunidades

    | Juventude, Direitos Humanos

    No próximo dia 26/10, será realizado, no Centro de Convenções, o Seminário de Avaliação do Projeto Novas Oportunidades, destinado a jovens que já saíram da Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo), tendo cumprido toda a pena. O Novas Oportunidades, Projeto de destaque do Governo Paulo Câmara, proporciona aos ex-socioeducandos uma chance no mercado de trabalho, além de oferecer ajuda psicossocial aos jovens e acompanhamento das famílias.

    O evento tem como objetivo reunir os gestores e participantes do Projeto para uma exposição do terceiro ano de resultados. Será feita uma análise das ações do Novas Oportunidades, com a divulgação dos impactos ocorridos na vida de jovens que já deixaram a Funase.

    O Projeto Novas Oportunidades é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob o comando de Roberto Franca, por meio da Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), sob o comando de João Suassuna, e através da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo, dirigida por Suelly Cysneiros.

    SERVIÇO

    Evento: Seminário de Avaliação do Projeto Novas Oportunidades

    Data: 26/10/2017.

    Hora: 8h30 às 12h.

    Local: Centro de Convenções de Pernambuco, Sala Olinda.

    Endereço: Av. Professor Andrade Bezerra, S/N, Complexo de Salgadinho, Olinda–PE.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, novas oportunidades, funase, governo de pernambuco, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aulões para o ENEM beneficiam dois mil alunos da rede estadual

    | Educação, Juventude

    Atividade foi promovida pelo Governo Paulo Câmara, através do PreparaJovem, coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e Educação.

    Um fim de semana de muito aprendizado para os feras da rede estadual de ensino. Dois aulões, um no sábado (21) e outro no domingo (22), reuniram dois mil estudantes (mil em cada dia) de escolas estaduais de várias cidades da Região Metropolitana do Recife e de diversos municípios das regiões da Mata Sul e da Mata Norte.
     
    No auditório Tabocas, no Centro de Convenções, um clima de confiança e alegria tomou conta dos alunos, e também de outros profissionais que compareceram para prestigiar os aulões. Concentração total e olhares atentos para os professores que se revezavam no palco do auditório. 
     
    Maria Alice, 17 anos, de Carpina, estudante da rede estadual, soube da aula preparatória para o ENEM 2017 através da coordenação de sua escola. "Esta preparação é muito importante, ela ajuda bastante os jovens”, disse, acrescentando estar muito feliz e estimulada. “Eu pretendo fazer Odontologia, e este aulão está sendo muito bom”, comemorou.
     
    Por sua vez, Alan Davison da Silva, 18 anos, outro estudante da rede pública estadual, veio do município de Aliança com colegas. Ele ficou sabendo através na direção de sua escola. “Eu pretendo fazer Comercio Exterior. É minha primeira vez com o ENEM, e acho esta aula uma boa inciativa”, ressaltou.
     
    Solange Maria, 55 anos, professora de idioma em Olinda, ficou sabendo do aulão através do rádio. “Escutei numa emissora, fiquei na dúvida se eu poderia assistir, aí vim logo cedo, e não teve restrição”, afirmou. “Gostei muito da iniciativa. Eu quero me preparar melhor para o ENEM, e o nível dos professores é muito bom”, complementou, sorridente.
     
    O professor João Correia, de Geografia, fez questão de enaltecer a boa parceria entre a SDSCJ, sob a gestão de Roberto Franca, e a Educação, comandada por Fred Amancio. “Sob a direção do governador Paulo Câmara, as secretarias proporcionam para vocês esta preparação, e eu e meus colegas estamos oferecendo a melhor experiência de conhecimento para todos aqui presentes”, completou Correia, diante de uma plateia atenta. Além de João Correia, participaram os seguintes professores: Paulo Chaves (História), Rodrigo Baraúna (Biologia),  Wendel Santos (Física), Kramer (Química) e Tiago Guimarães (Matemática). 

    O secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude da SDSCJ, João Suassuna, destacou que “esta é uma experiência inovadora, uma parceria entre a SDSCJ e a Secretaria de Educação de Pernambuco, visando melhor preparar os estudantes". E acrescentou: “Conseguimos também sensibilizar diversos nomes de peso, professores que estão aqui de forma voluntária, preparando os alunos para as provas do ENEM". 
    Cidades: Olinda
    Assuntos: sdscj, seduc, paulo camara, prepara jovem, enem, aulao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos levam alegria e amor às crianças do abrigo Lar de Maria

    | Juventude, Infância

    Fantasiados, os adolescentes proporcionaram uma tarde de teatro, música e muitas brincadeiras

    Com a proximidade do Dia das Crianças, socioeducandos da Casa de Semiliberdade (Casem) Areias encontraram uma forma nobre de presentear. No início deste mês, três adolescentes proporcionaram uma tarde de alegria às crianças do Lar de Maria, que fica em Candeias, e tem como objetivo acolher crianças e adolescentes carentes que foram abandonados por suas famílias. Teve teatro, música e brincadeiras infantis, além de distribuição de doces e pipocas.

    Os adolescentes se fantasiaram de palhaço, de boneco doido, de pirata, teve também agentes socioeducativos fantasiados, foi uma tarde de festa e alegria. Segundo a agente Tânia Mesquita, nessa visita os adolescentes puderam se doar um pouco e vivenciar esse sentimento.

    “Foi uma tarde de muita emoção. Os adolescentes distribuíram carinho e afeto, todo amor que existe dentro deles. Colocaram as crianças nos braços. Muitos deles pensam em ser pai e já carregam esse amor por crianças”, destacou.

    W.C.S., de 17 anos, foi o palhaço que levou alegria e risadas às crianças. “Conseguimos fazer essas crianças sorrirem um pouco. Os alegramos e eles nos alegraram”, compartilhou o adolescente que já desenvolve essa arte em eventos diversos na Casem, assim como também na comunidade onde mora.

    Lar de Maria - O Lar de Maria é um abrigo fundado em 1994 e tem como missão estimular e aprimorar o processo socioeducativo das crianças, assim como orientar suas famílias para que se tornem todos cidadãos de bem e integrados à sociedade.

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: sdscj, socioeducandos, dia das crianças, casem, lar de maria
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fim de semana terá dois aulões preparatórios para o Enem 2017

    | Educação, Juventude

    O Governo Paulo Câmara vai promover dois aulões para dar suporte a estudantes, sobretudo da rede pública de ensino, que vão participar do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio). O aulões, que fazem parte do Projeto #PreparaJovem, serão realizados nos próximos dias 21/10 e 22/10 (sábado e domingo), das 8h às 12h30, no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções. 

    A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, por meio da Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), dirigida por João Suassuna, e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), comandada por Fred Amancio. 

    Segundo João Suassuna, "o time de professores parceiros desta iniciativa é de primeira". Ele ressaltou a importância desta ação, que une duas secretarias do Governo do Estado em prol dos estudantes. "Os aulões são gratuitos e destinados especialmente aos estudantes da rede pública estadual", explicou João.

    PROFESSORES
    Os professores que participarão desta iniciativa são:
    Geografia - @jocacorreia; História - @paulochavess; Biologia - @rodrigo_barauna; Física - @fisicawendelsantos; Química - Kramer; Matemática -Tiago Guimarães. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, governo de pernambuco, paulo camara, enem, see
    Compartilhe: Link para o post:
  • 1ª Copa Funase de Futsal transforma o Dia das Crianças de socioeducandos

    | Juventude, Direitos Humanos

    Atividade reuniu internos dos Cases Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, além de jovens funcionários da sede

    Cerca de 30 socioeducandos dos Cases Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão tiveram um Dia das Crianças diferente. No último 12 de outubro aconteceu a 1ª Copa Funase de Futsal, realizada no Ginásio Poliesportivo de Timbaúba. Além dos jovens e adolescentes, participaram também jovens funcionários da sede da Funase.

    Segundo a Diretora-Presidente da instituição, Nadja Alencar, a intenção é trabalhar para que, na próxima edição da Copa Funase de Futsal, todas as unidades de atendimento socioeducativo participem. “Essa foi uma iniciativa muito importante porque através da prática do esporte trabalha-se a questão da disciplina, da convivência, além de ser sempre um momento de muita alegria”, destacou.  

    A primeira partida foi entre o Case Jaboatão e Case Vitória e acabou com Vitorienses triunfando, com o placar de 3x1. O segundo jogo entre o Case Timbaúba e o time da sede terminou com a vitória tranquila dos donos da casa, pelo placar de 4x0. O Case Jaboatão ficou com o terceiro lugar, ganhando a decisão contra o time da sede de virada, por 2x1.

    A final entre Timbaúba e Vitória acabou atestando a superioridade dos Timbaubenses, que venceram mais um jogo com facilidade, pelo placar de 5x1. Além de levar o troféu, o time campeão também ficou com a bola da final. O socioeducando A.S. do Case Timbaúba, gostou muito da Copa. “Foi muito divertido, e muito fácil ganhar também”, brincou.

    A 1ª Copa Funase de Futsal contou com a narração esportiva do coordenador geral do Case Jaboatão dos Guararapes, Mozat Lourenço. “O evento foi muito importante para promover a convivência e respeito entre as unidades e também para proporcionar lazer e estimular a prática do esporte”, enfatizou. O evento foi organizado pela Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGPAT), que já planeja a próxima edição. 

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Timbaúba, Vitória de Santo Antão
    Assuntos: funase, sdscj, case, socioeducandos, dia das crianças, copa funase de futsal
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro debate Educação no Sistema Socioeducativo

    | Juventude, Direitos Humanos
    encontro

    Caruaru sediou, no dia 04/10, o Encontro Regionalizado do Sistema Socioeducativo: Eixo Educação. Promovido pelo Governo Paulo Câmara, o evento teve como objetivo apresentar o cenário do Sistema Socioeducativo do Estado de Pernambuco, com foco no eixo de Educação na Região do Agreste, na perspectiva de apreciação, ajustes e adoção de medidas interventivas para
    melhoria do atendimento. 
     
    O encontro reuniu profissionais de 20 (vinte) municípios do Agreste (Bezerros, Bonito, Belo Jardim,Brejo da Madre de Deus,Buíque,Caruaru,Feira Nova, Gravatá, Garanhuns, João Alfredo, Limoeiro,Orobó, Passira, Pesqueira, São Caetano, São João, Sanharó, Sairé, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim) Todos os municípios integram o monitoramento sistemático realizado pelo Núcleo de Apoio e Monitoramento às Entidades Executoras de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca. Presentes o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, João Suassuna, e a gerente do Sistema Socioeducativo, Suelly Cysneiros.

    No segundo momento, serão formados grupos de trabalho na perspectiva de apreciação, ajustes e adoção de medidas socioeducativas para melhoria do atendimento com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

    Participaram representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, coordenadores e técnicos das Entidades Executoras das Medidas Socioeducativas e representantes da Secretaria Estadual de Educação. Entidades convidadas: FUNASE, CREAS, ONGs, TJPE, Conselho de Defesa
    dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA, Secretaria Municipal e Estadual de educação e Conselho Tutelar.
    Assuntos: sdscj, paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Educação profissionalizante leva nova perspectiva de vida a socioeducandos

    | Juventude, Emprego

    Convênio firmado entre Sempetq e Funase capacitará 568 jovens até o final de 2018

    A vida de centenas de adolescentes e jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) começou a ganhar uma nova perspectiva a partir da aula inaugural, realizada nesta segunda-feira (09), da primeira turma de uma série de cursos profissionalizantes que serão oferecidos até o final de 2018. Serão ofertadas, ao todo, 568 vagas, sendo 400 para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e as demais para o Case Abreu e Lima.

    A oportunidade é ofertada graças a um convênio firmado entre a Funase e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), por meio de um repasse financeiro efetuado pela Fundação. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e tem como metodologia o foco nas competências e desenvolvimento de habilidades. “Os meninos da Funase são uma das nossas prioridades e a formação deles é muito importante para que possam ingressar no mercado formal ou como donos do próprio negócio. Queremos que eles construam uma nova história”, afirma a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Ângella Mochel.

    A primeira turma teve início no Case Abreu e Lima. Após 200 horas de aulas, os alunos serão certificados com formação de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Além deste, outros 11 cursos diferentes serão oferecidos, todos escolhidos pela Funase, por meio de pesquisa de interesse realizada entre os socioeducandos, pelo Eixo Profissionalização. São eles: Gesseiro, Eletricista de Automóveis, Instalador de Acessórios Automotivos, Mecânico de Bicicleta, Mecânico de Motocicleta, pintor de Automóveis, Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Pedreiro de Alvenaria, Montador e Reparador de Computadores e Montador de Painéis Eletrônicos.

    Além da competência adquirida com os cursos, oportunidades como essa mostram aos socioeducandos que eles podem fazer escolhas diferentes. O jovem F.P., de 17 anos, vê a chance como um início. “Esses cursos estão chegando e isso mostra que as coisas podem mudar. Quero aprender aqui e levar isso para o resto da minha vida. Depois, quero pegar esse conhecimento, focar para melhorar quando estiver lá fora. Vou fazer também Mecânica de Motos, mas me envolvo nos outros cursos para conhecer sempre mais coisas”, detalhou.

    A oferta dos cursos faz parte dos compromissos elencados no Plano de Curto Prazo da Funase, lançado este ano. “Estamos pensando no futuro e isso passa por investir em educação assim como o Governo do Estado tem feito nos últimos 10 anos. Queremos que esses jovens saiam pela porta da frente da Funase com um diploma, uma certificação. Estamos proporcionando uma oportunidade de qualidade, aproximando-os do conhecimento”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca.

    Também integrante da primeira turma iniciada no Case Abreu e Lima, D.P.S.B, de 19 anos, tem sede de conhecimento. Destaque no curso de Robótica oferecido pela Funase - o que lhe deu o posto de auxiliar do instrutor -, ele agora se vê envolvido em mais uma atividade que vai lhe ajudar a iniciar a sua mudança de vida. “Estou nesse agora de Eletricista, mas já quero começar a fazer algum de Informática. Sempre fui interessado em fazer todos os cursos. Vou conseguir ganhar dinheiro fazendo o que eu aprendo aqui”, compartilhou.  

    Para a diretora-presidente da Funase, Nadja Alencar, a iniciativa integra os esforços do reposicionamento da unidade como verdadeiramente socioeducativa. “Queremos que os socioeducandos possam usufruir dessas oportunidades da melhor forma no tempo em que estiverem aqui para que possam, no futuro, abraçar uma profissão”, projeta. Outras turmas serão iniciadas nos próximos dias 16 e 19 de outubro. Ao final de todos os cursos, os alunos receberão certificados que comprovam a habilidade adquirida, ajudando assim na busca por um emprego, por uma colocação no mercado de trabalho. A aula inaugural contou também com a presença do coordenador geral do Case Abreu e Lima, Abinoan Barboza, funcionários da Funase e representantes do Senai.

    Cidades: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: sempetq, funase, case, curso profissionalizante, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Experiências de prevenção à violência são apresentadas em Fórum Regional​

    | Juventude, Direitos Humanos

    As experiências de prevenção à violência nos municípios do Litoral Norte do Estado foram apresentada​s, na manhã desta terça-feira (10), durante o II Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS), promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social.

    Na abertura do evento, n​o auditório da Faculdade de Olinda (Focca), no Carmo, o secretário da SDSCJ, Roberto Franca, ressaltou a importância da troca de experiências e do fortalecimento das articulações junto aos municípios para a prevenção, combate e controle da violência.

    “A SDSCJ já realiza ações preventivas, através do Programa Governo Presente, mas é preciso maior participação e engajamento dos municípios, melhorando os trabalhos de assistência, realizando mediações de conflitos, incentivando ações de cultura de paz e aumentando a oferta de serviços nas áreas de educação, esportes, cultura e lazer”, afirmou Roberto Franca.

    O secretário destacou as ações preventivas que vêm sendo realizadas em Olinda (bairros de Rio Doce e Peixinhos), desde o final do mês de agosto, a partir das articulações e orientações do Programa Governo Presente.

    A iniciativa, denominada “Olinda + Presente”, promove a emissão de documentos, inscrição em programas sociais, atendimentos na área de saúde e a realização de palestras, oficinas, exibição de filmes, atividades culturais e de cidadania que abordam temas relacionados ao respeito à vida e à não violência. O trabalho envolve 19 escolas das redes estadual e municipal de ensino.

    O II Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS) contou com a participação de prefeitos, secretários e técnicos dos municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma e Ilha de Itamaracá. De acordo com o secretário executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social e presidente do FRPS, Yves Ribeiro, a prevenção e o combate à violência passam pela integração de políticas públicas e a articulação entre o Estado e municípios.

    Governo Presente - Antes das apresentações das experiências municipais, a secretária executiva de Articulação Social (SEART), Anelena Almeida, falou do papel do Programa Governo Presente na articulação com as demais secretarias estaduais para a integração de políticas públicas para as áreas mais vulneráveis e a discussão de ações para assistir os segmentos sociais mais expostos à violência e à criminalidade.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: sdscj, frps, olinda + presente, programa governo mais presente, seart
    Compartilhe: Link para o post: