meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Seminário vai marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância
    A atividade, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
     
    Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será realizado um Seminário, no próximo dia 21/09, no município de Limoeiro. O evento reunirá secretários e gestores municipais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, coordenadores e técnicos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED), com o objetivo de fortalecer a Política da Pessoa com Deficiência.
    A atividade, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão de Roberto Franca, por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, comandada por Sérgio Moura, e através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, dirigida por Edmilson Silva.
     
    DIA DE LUTA
    O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa de movimentos sociais, foi instituído em 1982 e oficializado pela Lei Nº 11.133, de Julho de 2005. Desde então, a data é comemorada e lembrada todos os anos e em todos os estados do País.
     
    SERVIÇO:
    Evento: Seminário do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. 
    Data:  21/09/2017. 
    Local: auditório do Instituto Padre Luis Cecchin, R. Profa. Rivadávia B de Paula, 155 - Jose Fernandes Salsa, Limoeiro - PE, 55700-000.
    Horário: 8h às 12h.
    Realização: SEAD em parceria com a Prefeitura de Limoeiro.
    Cidades: Limoeiro
    Assuntos: sdscj, dia nacional de luta da pessoa com deficiencia, cras, coned
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos cultivam hortaliças e plantas medicinais em horta orgânica do Case Vitória

    | Juventude

    Além de valorizar a alimentação saudável e beneficiar o meio ambiente, a atividade é uma boa válvula de escape

    Semear, regar e colher. Desde janeiro deste ano, esse tem sido o exercício diário de 14 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão. O grupo, guiado pelo técnico agrícola de formação e agente socioeducativo da unidade, Mauro Damião da Silva, participa de oficina que vem trabalhando em uma horta, cultivando uma variedade de hortaliças e plantas medicinais. Além de valorizar a alimentação saudável e beneficiar o meio ambiente, a atividade é uma válvula de escape para o estresse cotidiano e tem o poder de levar consciência e responsabilidade aos que praticam.

    O grupo de socioeducandos trabalha na horta em dois períodos, revezando os horários entre si. Lá eles praticam todas as etapas agrícolas, desde a preparação do solo, colheita, até a comercialização das plantas, que é feita entre os funcionários da unidade e demais unidades da Funase. O lucro é revertido para as necessidades da unidade e também para a compra de produtos e insumos, tornando a atividade auto-sustentável. Outra parte da colheita é destinada à cozinha do próprio Case, a fim de ser utilizada no preparo dos alimentos servidos aos socioeducandos e funcionários.

    A horta da unidade é dividida em duas partes, a de hortaliças e a de plantas medicinais. Na parte de hortaliça são cultivados coentro, cebolinha, alface, pimentão, quiabo, couve flor e pimenta biquinho. Já na parte de plantas medicinais, são cultivadas erva cidreira, capim santo, eparema, boldo do Chile, anador, terramicina, hortelã e hortelã grande. “Escolhemos essas culturas por serem de fácil adaptação ao tipo de solo e por serem mais resistentes a pragas, pois toda a horta é orgânica e não fazemos uso de agrotóxicos”, diz Mauro Damião da Silva, que ministra a oficina.

    Visando proporcionar ainda mais conhecimento sobre plantas, o Case realizou uma palestra sobre Fitoterapia, que consiste em utilizar plantas medicinais e saber os seus efeitos e aplicações. O evento contou com a participação de oito socioeducandos envolvidos diretamente na horta e foi ministrado por um representante da Secretaria do Meio Ambiente de Olinda. “O momento foi bastante produtivo, contando com a participação ativa dos adolescentes, conseguindo despertar o interesse dos mesmos pela fitoterapia e medicina popular”, conta o coordenador técnico do Case Vitória, Valdir Peixoto.

    A atividade vem trazendo muitos benefícios para os adolescentes. Além de trabalhar a disciplina dos participantes, também vem tornando-os mais responsáveis. Com tudo isso, tem despertado interesse profissional em alguns dos alunos. “Fazemos a oficina como a simulação de um real ambiente de trabalho, com todos fardados, horários e tudo. Alguns meninos estão se destacando e demonstram interesse de se profissionalizar na área, o que é uma coisa muito boa”, comenta Mauro.

    A oficina está crescendo. Neste momento, está sendo desenvolvida a ampliação da horta e a variedade de cultivo irá aumentar, com o plantio de berinjela, tomates e diversas espécies de alfaces e pimentas. Além disso, neste mês de setembro, será implantada a segunda etapa da proposta da oficina, na qual os adolescentes irão participar de momentos de discussão para definição do uso do orçamento oriundo da comercialização dos produtos, recebendo orientações sobre empreendedorismo.
     
    Cidades: Vitória de Santo Antão
    Assuntos: funase, case, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha de Multivacinação imuniza crianças e adolescentes em PE

    | Saúde, Juventude, Infância

    Até o próximo dia 22, postos de saúde realizam atualização dos cartões de vacina 

    O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação levou crianças e adolescentes aos postos de saúde espalhados pelo Estado de Pernambuco, no último sábado (16.09). Essa estratégia vem sendo adotando desde 2012 e tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de rotina da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Cada município organizou suas ações para o Dia D. 

    Atualmente, o calendário nacional de vacinação conta com 14 vacinas para as crianças e 5 para os adolescentes. Por isso, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, até a próxima sexta-feira (22.09), para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Com isso, é possível evitar casos de sarampo, coqueluche, difteria, tétano, HPV, meningite, poliomielite, hepatites A e B, entre outras doenças.

    “A Campanha de Multivacinação busca chamar a atenção dos pais e responsáveis para que mantenham a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia. Esse é um momento oportuno para fazer a atualização e, com isso, evitar diversos tipos de doenças, inclusive algumas que estão fora de circulação no Brasil, como a poliomielite, que foi registrada pela última vez em Pernambuco em 1988”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

    Entre as vacinas que poderão ser aplicadas nas crianças, estão as das hepatites A e B, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), meningocócica C, BCG e as contra a poliomielite. Já para o público entre 7 e menores de 15 anos, há a dupla adulto (dT - difteria e tétano), hepatite B, meningocócica C e HPV.

    Edjane Maria de Souza levou os filhos e o sobrinho à Unidade Básica de Saúde Bairro Novo, em Camaragibe. Após avaliação dos profissionais da unidade, só o sobrinho Joanderson Alexandre, de 13 anos, precisou atualizar a caderneta. O adolescente recebeu a dose contra meningite. “Sempre fico atenta as datas para vacinação, campanhas como essas e as doses que são aplicadas de acordo com a idade deles”, disse.

    “Para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose e os intervalos ideais entre as elas. Se um esquema vacinal não for completado ou for realizado no tempo inadequado, a pessoa não ficará imune às doenças”, ressalta Ana Catarina.

    Assuntos: ses, dia d, campanha de vacinaçao, multivacinaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Capacitação do Criança Feliz em Caruaru

    | Juventude, Infância
    Curso é destinado a equipe do P​rograma no Agreste do Estado  

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio de sua Executiva de Assistência Social e da Coordenação do Programa Criança Feliz, realizará, no período de 18 a 22 de setembro, a Capacitação do Programa Criança Feliz, em Caruaru. O evento tem o objetivo de instrumentalizar as equipes para a execução das ações/atividades em seus municípios.

    O público-alvo do curso serão os Coordenadores e Supervisores do Programa Criança Feliz dos municípios da Região do Agreste Central, Meridional e Setentrional.Os municípios contemplados nesta capacitação são aqueles que informaram à Coordenação Estadual do Programa na SDSCJ que possuem equipe do Programa Criança Feliz.

    O Programa Criança Feliz/ Primeira Infância no SUAS foi criado em 2016. É coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em Pernambuco, 132 municípios fizeram a adesão ao Programa. Em torno de 24 mil gestantes e crianças serão atendidas no Estado. O Programa Criança Feliz tem como objetivo o atendimento às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada – BPC, com crianças na primeira infância, para o fortalecimento dos vínculos familiares e desenvolvimento infantil.  

    Serviço:

    O que: Capacitação para Coordenadores e Supervisores do Programa Criança Feliz

    Onde: Campus I Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES – UNITA, Av. Portugal, nº 584,​ Bairro Universitário, Caruaru-PE

    Quando: 18 a 22 de setembro de 2017

    Horário: 8h às 17h30

    Municípios participantes: Barra de Guabiraba, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Panelas, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Bom Conselho, Buíque, Caetés, Calçado, Canhotinho, Correntes, Jupi, Lajedo, Pedra, Limoeiro e Santa Cruz do Capibaribe.​
    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sdscj, programa criança feliz, capacitaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Nacional de Trânsito 2017 em Pernambuco

    | Juventude, Trânsito

    Visando manter o trabalho educativo realizados com crianças, jovens e adolescentes, que são os condutores do amanhã, o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, estará abrindo na próxima segunda-feira (18), às 8h, XVII Semana Nacional do Trânsito - SNT de Pernambuco. O evento que é promovido pela Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE, acontecerá no Centro Educacional de Trânsito da Honda- CETH, no bairro de Areias, quando Iberê Thenório, digital influencer do Manual do Mundo, proferirá palestra sob o título “Mídias Sociais e Educação de Trânsito”. Será debatedor o instrutor Carlos Augusto Elias, criador do Portal do Trânsito, que irar mostrar aos educadores os desafios de como falar com os jovens sobre educação no trânsito, através das redes sociais.

    Segundo Ribeiro, o DETRAN-PE vem cumprindo determinação do Governador Paulo Câmara, incentivando cada vez mais a educação dos futuros condutores com foco na redução de acidentes. Para tanto, este ano a SNT contará com palestra de Iberê e a Turma da Mônica. Durante o evento, o Presidente do Órgão entregará, a um motofrestista, um capacete branco da campanha de prevenção de acidentes de moto realizada pelo Órgão “A vida é melhor com você”. “Queremos reconhecer nossos parceiros, tendo em vista que a união é fundamental para que possamos somar força no que se refere a prevenção e consequentemente o salvamento de vidas no trânsito.

    A semana Nacional de Trânsito, que é organizada pela Coordenação de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, segue até o próximo dia 24 com atividades educativas, entre elas, a XVII Feira de Educação do Trânsito, que acontece nos dias 19 e 20 em Itapissuma. Dentre as atividades da Feira está o lançamento da Revista Turma da Mônica – Educação Para o Trânsito Não Tem Idade, editada pela Maurício de Souza produções, trazendo abordagens de orientações para pedestres, condutores, transporte de crianças em veículos, uso de equipamentos de proteção individual em bicicletas, ciclomotores e motocicletas.   

    Completando a programação da SNT 2017 acontece ainda na Feira de Educação de Trânsito de Olinda, nos dias 21 e 22; A I Exposição de Trânsito do Compaz Alto Santa Terezinha, no dia 22; Blitz Educativa com a Operação Lei Seca, no dia 23 na Avenida Agamenon Magalhães e Mini cidade com circuito de moto, no dia 23 e 24, no Parque da Jaqueira, ação em parceira com a Honda.   

    São parceiros da SNT 2017 a Porto Seguro; UPE; Metron; Prefeitura de Itapissuma; Honda; Pedala PE; Grande Recife Consórcio de Transporte; Total; DPVAT; Operação Lei Seca; Secretaria Estadual de Saúde; Escoteiros do Brasil; Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN; Corpo de Bombeiro; Departamento de Estadas e Rodagem; Polícia Rodoviária Federal; Samu; Vitarella; Compesa; CFC Albuquerque; CFC Santa Luzia; CFC CEPA, Concessionária Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, Sest/Senat e Prefeitura de Olinda. 

    Programação da Semana Nacional de Trânsito 2017 

    DATA

    AÇÃO

    LOCAL

    HORÁRIO

    18/09

     

    Abertura da Semana Nacional de Trânsito

     

    Palestrante convidado: Iberê Tenório – Manual do Mundo

    Tema: “ Mídias sociais e educação de trânsito”

    Auditório do Centro Educacional de Trânsito HONDA (CETH)

    Av. Dr. José Rufino, 955 - Areias

     

    08 às 12h

     

    19 e 20/09

    XVII Feira de Educação de Trânsito do DETRAN/PE

    Pátio de eventos de Itapissuma –Av Frei Serafim, s/n , ao da Secretaria de Obras.

    10 às 16h

    21 e 22/09

    V Feira de Educação de Trânsito de Olinda

    Praça do Carmo

    Av. Liberdade -  Carmo

    08 às 16h

    22/09

    I Exposição de Trânsito

    Compaz/ Alto Santa Terezinha

    09 às 17h

    23/09

    Blitz Educativa com Operação Lei Seca

    Av Agamenon Magalhaes com Av Norte.

    14:30 às 17:30

    23 e 24/09

    Mini cidade com circuito de moto - HONDA

    Parque da Jaqueira

    10 às 16h

     

     

     

     

    Cidades: Itapissuma, Recife
    Assuntos: detran, paulo camara, educaçao no transito, semana nacional de transito
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arena da Cidadania terá atendimento gratuito de saúde em Paudalho

    | Social, Juventude

    Além de orientação nutricional, aferição de pressão e exame de glicose, haverá assistência social com corte de cabelo e manicure, entre outros serviços

    Atendimentos gratuitos de saúde, assistência jurídica, assistência social e atividades esportivas estarão disponíveis gratuitamente para a população de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado, a partir da próxima segunda-feira (18), na Arena da Cidadania de Paudalho. O evento, que segue até a quinta-feira (21) na quadra externa do Loteamento Primavera, é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Paudalho e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social (ABDESM).

    Cerca de 800 jovens são esperados. As inscrições são gratuitas e realizadas no local das atividades, que ocorrem sempre entre 8h e 12h e entre 14h e 17h. Os atendimentos de saúde contarão com orientação nutricional, aferição de pressão e exame de glicose. Também haverá assistência social com corte de cabelo e manicure, entre outros serviços, e atividades esportivas como alongamento, futebol e gincanas. A assistência jurídica será prestada por especialistas disponíveis para esclarecimentos. 

    A ação visa contribuir com o fortalecimento do papel social dos jovens, resgatar a cidadania e desenvolver uma metodologia participativa da autoestima, despertando o sentimento comunitário com foco no bem comum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 98136-5514.

    Serviço:
    Arena da Cidadania de Paudalho
    Local: Quadra do Loteamento Primavera
    Horários: Entre 8h e 12h e entre 14h e 17h
    Programação: Atividades de saúde, assistência social e cidadania, atividades físicas e recreativas, corte de cabelo e manicure, entre outras.
    Informações: (81) 98136-5514.

    Contato para entrevista:
    Daniel Heraclio 98136-5514

    Cidades: Paudalho
    Assuntos: sdscj, absdem, arena da cidadania
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes é neste sábado (16.09)

    | Saúde, Juventude, Infância

    Será neste sábado (16.09) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. Essa estratégia vem sendo adotando desde 2012 e tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de rotina da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Cada município organizará suas ações para o Dia D. 

    Atualmente, o calendário nacional de vacinação conta com 14 vacinas para as crianças e 5 para os adolescentes. Por isso, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Com isso, é possível evitar casos de sarampo, coqueluche, difteria, tétano, HPV, meningite, poliomielite, hepatites A e B, entre outras doenças.

    “A Campanha de Multivacinação busca chamar a atenção dos pais e responsáveis para que mantenham a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia. Esse é um momento oportuno para fazer a atualização e, com isso, evitar diversos tipos de doenças, inclusive algumas que estão fora de circulação no Brasil, como a poliomielite, que foi registrada pela última vez em Pernambuco em 1988”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

    Entre as vacinas que poderão ser aplicadas nas crianças, estão as das hepatites A e B, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), meningocócica C, BCG e as contra a poliomielite. Já para o público entre 7 e menores de 15 anos, há a dupla adulto (dT - difteria e tétano), hepatite B, meningocócica C e HPV.

    “Para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose e os intervalos ideais entre as elas. Se um esquema vacinal não for completado ou for realizado no tempo inadequado, a pessoa não ficará imune às doenças”, ressalta Ana Catarina.

    Assuntos: ses, dia d, campanha de vacinaçao, multivacinaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador parabeniza alunos vencedores da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

    | Educação, Juventude

    OBR

    Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira, estudantes da Rede Estadual que subiram ao pódio da competição, realizada no último dia 03, na Arena de Pernambuco

    Em um ato de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes que participaram da premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta quarta-feira (13.09), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes das equipes N@nobit e Lego Bulls, vencedoras desta etapa da competição. Com a conquista da 1ª e 3ª colocação, respectivamente, as equipes são compostas por estudantes da rede pública estadual de ensino, a mais premiada desta edição. A disputa, que contempla instituições públicas federais, municipais e estaduais, além da rede particular e do SESI, foi realizada no dia 03 de setembro, na Arena de Pernambuco.

    “Pernambuco tem um caminho que vem sendo construído na educação pública há uma década. Temos, hoje, mais de 50% dos nossos alunos em escolas de tempo integral. Ofertamos a robótica em 300 escolas no Estado, e os resultados estão aí. É só ver que as escolas da rede pública conquistaram as melhores colocações desta etapa estadual e vão representar Pernambuco na etapa nacional. Enxergamos um futuro muito promissor para a nossa juventude. E a gente vai continuar ampliando essas oportunidades e criar condições de um aprendizado cada vez mais rápido, utilizando ferramentas modernas que possam ajudar na formação dos nossos alunos”, destacou Paulo Câmara.

    Para a competição, os estudantes precisaram construir um robô com capacidade para simular, no menor tempo possível, ações de resgate, de acordo com o percurso pré-estabelecido pela equipe da OBR. O evento reuniu mais de 300 equipes dos níveis 1 (11 a 14 anos) e 2 (14 a 19 anos) de instituições públicas e particulares.

    Formada pelos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José de Alencar, localizada no Paulista, a equipe N@nobit garantiu o tricampeonato estadual, conquistando o primeiro lugar com 620 pontos e, com isso, a vaga na competição nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro, na cidade de Curitiba (PR). Integram o grupo os estudantes Marcus Vinicius Souza, Edyson Acioli, Hugo Cesar Silva e Cássio Júnior Lima.  

    Orgulhoso pela conquista da N@nobit pelo terceiro ano consecutivo, o aluno Marcus Vinicius, de 17 anos, contou que está muito ansioso e preparado para o próximo desafio. “Esse ano foi mais difícil conseguir esse prêmio, e, por isso, a gente fica ainda mais orgulhoso por ter chegado lá. Vamos aprimorar a versão que apresentamos na etapa estadual, e, com muita esperança, trazer esse nacional para Pernambuco. Ano passado ficamos em segundo lugar, então, esse ano, temos que trazer esse prêmio”, declarou.

    Outra representante da rede estadual no pódio da OBR, e também classificada para a etapa nacional, foi a EREM Porto Digital. Localizada no Recife, a escola conquistou o terceiro lugar com a equipe Lego Bulls (370 pontos), composta pelos estudantes José Vitor Barbosa, Lucas José, Eduardo Gomes e Gabriel Glaydson. O segundo lugar ficou com a equipe The Hackers, da rede municipal do Recife (390 pontos).

    “A robótica não tem haver só com a competição, é, também, um meio de tornar a escola mais atrativa para os alunos. Atualmente, trabalhamos a robótica nas nossas escolas através da capacitação dos professores de matemática e de física, como um instrumento para o ensino dessas duas disciplinas. E, naturalmente, a gente acaba descobrindo talentos na área da robótica. Então, a gente fica muito contente em ver essa evolução do trabalho e do empenho desses alunos, que têm conquistado cada vez mais espaço nas competições. Dos três que vão para a etapa nacional, dois são da nossa rede. E a gente fica muito feliz por isso”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.

    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, rede estadual de ensino, obr, n@nobit, lego bulls
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Funase participa de seminário de qualificação de profissionais do sistema socioeducativo

    | Educação, Juventude
    FUNASE
     
    Evento foi realizado em Porto Alegre. Capacitação foi focada em programa que busca ensinar infratores a direcionar seus pensamentos
     

    Pernambuco, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), foi um dos Estados convidados a participar do seminário “Diálogos e Intercâmbio de Experiências em Segurança Cidadã: Capacitação em Metodologia de Terapia Cognitivo-Comportamental para a Ressocialização de Jovens Infratores da Lei”, realizado em Porto Alegre. Representando a instituição estavam o coordenador técnico do Case Vitória de Santo Antão, Valdir Peixoto, e também a coordenadora geral do Cenip Recife, Anny Munique.​​

    Com duração de três dias, o evento teve o objetivo de qualificar profissionais do sistema socioeducativo para a ressocialização de jovens infratores. O professor norte-americano, PHD em terapia cognitivo-comportamental, Jack Bush, ministrou a capacitação do programa “Mudança Cognitiva Interior” (Cognitive Self Change). O CSC foi desenvolvido por ele nos Estados Unidos e é projetado para ensinar infratores violentos e de alto risco a direcionar seus pensamentos para longe da violência e do crime e a sentir-se bem ao fazê-lo. “O objetivo não é a mudança, mas ensinar o indivíduo a mudar o pensamento e com isso reduzir basicamente o índice de reincidência e que as pessoas parem de cometer crimes e praticar violência”, compartilhou Anny Munique.

    O CSC tem fundamento nas contribuições das teorias cognitivas, baseando-se na lógica da responsabilização individual, advinda da cultura norte-americana, o que se difere da cultura brasileira. “Temos um olhar diferente para a questão da infracionalidade. O norte-americano responsabiliza individualmente o sujeito. Enquanto aqui temos um olhar mais voltado ao social, de entender que há condicionantes outros para além de aspectos da personalidade do individuo”, pontuou Valdir.

    Além de Pernambuco, estavam presente também no evento representantes do sistema socioeducativo de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. O evento foi realizado pela Fundação de Assistência Sócio Educativa (Fase), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

    A experiência adquirida durante o evento foi compartilhada pelos coordenadores com as diretorias da Funase, assessores e demais servidores em encontro realizado no auditório da sede da instituição. Momento foi de reflexão sobre a sua aplicabilidade. Para os coordenadores, o programa pode vir a agregar e até suprir uma falha que talvez se tenha nesse olhar para o adolescente como indivíduo.​

    Assuntos: funase, qualificacçao dos profissionais, seminario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Banda Liberdade, formada por socioeducandos, se apresenta na II Festa Literária do Paulista

    | Juventude, Cultura, Direitos Humanos

    Grupo se formou durante oficina de música oferecida no Case Abreu e Lima,que tem influenciado na construção de novos projetos de vida.

    Munidos do violão, zabumba, triângulo, ganzá, baixo e teclado, adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima vem transformando seu dia a dia por meio da música. Desde o ano passado, socioeducandos participam de uma oficina e têm se apresentado dentro e fora da unidade, levando no seu repertório ritmos regionais como o xote, sempre exaltando a cultura nordestina. A próxima apresentação será nesta quinta-feira (14), às 15h, na II Festa Literária do Paulista (FLIPA), que acontece no Shopping North Way Paulista - Piso Térreo. Evento é aberto ao público.

    Até então, nenhum dos adolescentes tinha conhecimento musical, com a oficina eles foram apresentados a toda a parte introdutória do estudo da música - conhecendo um pouco sobre acorde, notas musicais e solfejo -, que dá uma base segura para que eles possam se aventurar em diversos instrumentos. Atualmente eles têm aulas três vezes por semana.

    Segundo o professor Artur Silva, que ministra as aulas, a música para os adolescentes fez não só com que eles saíssem da ociosidade, mas também que mudassem o comportamento. “Foi uma válvula de escape, a oportunidade de uma vida diferente. O trabalho dessa oficina tem sido muito prazeroso. É uma prática que tem trazido resultados muito positivos na capacidade cognitiva deles”, enfatizou.

    Seja qual for o propósito da música, as experiências, anseios, sentimentos e sonhos sempre estão nela registrados, e isso é o que os adolescentes vêm fazendo. O grupo já trabalha na composição autoral de letras de Hip-Hop, Rima, Cordel e Prosas, que em breve passarão a integrar o repertório da Banda Liberdade. “As letras são inspiradas em Luiz Gonzaga e para isso eles fazem pesquisas dentro do contexto da história do forró e assim alimentamos os alunos de informação e cultura”, destacou Artur Silva.

    Segundo o coordenador técnico do Case Abreu e Lima, Júlio Scamaral, o contato com a música tem contribuído com o papel pedagógico. “A oficina tem diminuído a ansiedade dos socioeducandos graças à abordagem voltada à conscientização do que motivou sua chegada à Funase e também de que esse pode ser o caminho para mudança de vida. Isso tem influenciado também no aumento da frequência escolar. Eles estão empolgados e envolvidos”, revelou.

    Cidades: Paulista
    Assuntos: funase, case, flipa, socioeducandos, musica
    Compartilhe: Link para o post: