meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário-executivo de Direitos Humanos é o novo presidente do Cedca/PE

    | Juventude, Direitos Humanos

     

    A meta da nova presidência do Cedca/PE é aumentar a captação de recursos para as políticas voltadas para criança e o adolescente

    Criado com a missão de formular a política de atendimento à criança e ao adolescente em Pernambuco, além de coordenar e fiscalizar sua execução, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PE) tem uma nova presidência. Foi eleito para o cargo de presidente, com 14 votos, o secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo. A eleição aconteceu na tarde desta segunda-feira (13/02), durante a realização da 336ª Assembleia Ordinária.

    Para as vice-presidências foram eleitas Lourdes Viana, representando a sociedade civil pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, do município de Pesqueira, e Patrícia Rosana Almeida Dantas de Arruda, representando o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O Cedca/PE é composto por 14 membros efetivos, sendo sete representantes da sociedade civil, eleitos por organizações não-governamentais, e sete nomeados pelo Governo Estadual. 

    Entre as ações prioritárias da nova presidência, estão à efetivação do planejamento estratégico e o fortalecimento do Cedca através da ampliação da arrecadação de recursos, como explica o novo presidente Eduardo Figueiredo. “Nesse momento em que se inicia a arrecadação de recursos através da restituição do imposto de renda com a Campanha Leãozinho, uma ação exitosa iniciada na gestão passada, é importante darmos amplitude a essa captação. No ano passado, o Conselho arrecadou cerca de R$ 100 mil que serão destinados para projetos na área da criança e do adolescente. E hoje temos um potencial de captação de R$ 30 milhões” detalha.

    O presidente destaca ainda a importância da integração do poder público com a sociedade civil. “Paralelamente a captação de recursos, junto à sociedade civil, vamos ampliar a parceria com o Governo do Estado. Nosso desafio é reforçar os investimentos na execução das medidas socioeducativas em meio aberto, ampliando os projetos que garantam os direitos da criança e do adolescente”, explica Eduardo Figueiredo.

    HISTÓRIA - O Cedca/PE foi criado pela Lei Estadual nº. 10.486, em 17 de setembro de 1990. Desde a sua fundação, o órgão é vinculado ao Gabinete do Governador. É considerado o primeiro Conselho Estadual criado no país, tendo iniciado sua gestão em março de 1991. Sua criação foi amparada no art. 88, II da Lei Federal 8069/90, que seguindo a esteira de pensamento da Constituição Federal de 1988, introduziu no ordenamento jurídico a gestão pública das políticas em diversas áreas, através da participação de representantes da Sociedade Civil e do Poder Público.

    Assuntos: cedca-pe, direitos humanos, eduardo figueiredo, campanha leaozinho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diretora-presidente da FUNASE tomou posse nesta segunda-feira (13)

    | Juventude, Segurança, Direitos Humanos

     

    A nova Diretora-Presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Nadja Alencar, tomou posse nesta segunda-feira (13). A solenidade aconteceu na sede da instituição, que fica nos Aflitos. 

    Na ocasião, Nadja Alencar destacou as prioridades da sua gestão, elencando as ações que serão desenvolvidas com foco nas práticas restaurativas que fomentem uma cultura de paz e dos Direitos Humanos na instituição.  

    Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Roberto Franca, representantes do Poder Judiciário, das organizações ligadas à infância e juventude, além dos gestores e servidores da instituição.  

    Perfil - Nadja Maria Alencar Vidal Pires nasceu em 06 de novembro de 1959, no município de Tabira, Sertão do Estado. É formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1982); pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e tem especialização em Serviço Social nas Organizações pela Universidade de Pernambuco (UPE,1994). Em 1991 foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PE). Passou dois anos como diretora de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe). Servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) há 29 anos (1988), Nadja foi coordenadora técnica do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife e do Case Cabo de Santo Agostinho, neste último também foi diretora. Entre 2004 e 2008, foi diretora de Gestão de Pessoas do Hospital dos Servidores do Estado (HSE). Em 2011 assumiu a chefia da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (Diase), que depois se transformou na atual Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGGPAT). Nesse período, Nadja trabalhou ao lado de quatro presidentes: Alberto Vinicius Melo do Nascimento, Eutácio Borges da Silva Filho, Moacir Carneiro Leão Filho e Roberto Franca Filho. Foi convidada pelo atual secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca, para assumir a presidência da Funase. Nadja é casada com Henrique Serra Pinho e tem um casal de filhos.   

    Assuntos: funase, nova diretora, nadja alencar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes apresentam aplicativo de combate ao Aedes em Brasília

    | Educação, Saúde, Juventude
    IPVA

    Equipe será recebida pela equipe do Ministério da Saúde, nesta sexta (27)
     
    Os estudantes Jeovani Cipriano, 18 anos, Rebeka Beatriz, 17 anos, Marcelo José 19 anos, e a professora Jorgecy Cabral, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca, localizada no bairro de Jardim Brasil, Olinda, embarcam nesta sexta-feira (27) para Brasília. A viagem faz parte de um chamado do Ministério da Saúde, interessado em conhecer melhor o aplicativo (app) “Caça ao Aedes”, idealizado pelos estudantes da rede estadual. Na ocasião, a equipe será recebida por técnicos do setor de Coordenação Geral dos Programas Nacionais de Controle a Malária e Doenças Transmitidas pelo Aedes.
     
    O app está disponível para download desde setembro de 2016, nas plataformas Android e iOS, e já contabiliza mais de 1.400 inscritos e 140 denúncias sobre focos em potencial para proliferação do mosquito.  As denúncias são encaminhadas para os órgãos competentes, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis. A ideia dos estudantes vem chamando atenção de pessoas em outros estados. “Quando a denúncia vem de outro estado, encaminhamos a demanda para a Secretaria de Saúde de cada município”, explica Jeovani Cipriano.
     
    O grupo conquistou o prêmio na categoria de Incentivo à Pesquisa, na 22ª Feira do Ciência Jovem, que aconteceu neste ano. Eles também participam da Feira de Tecnologia do Paraguai, em julho deste ano. “Nos sentimos muito felizes em poder representar nosso estado e uma Escola da Rede Pública. Foram noites debruçado nesse projeto que, por fim, está sendo reconhecido”, comemora Jeovani. O gestor da instituição, Francisco Júnior, explica que é um orgulho saber que estão contribuindo para o conhecimento e para os bons resultados da escola. “Esses estudantes mostram que estamos trabalhando no caminho certo”, fala.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ganhe o Mundo embarcará 181 alunos para Nova Zelândia e Canadá

    | Educação, Juventude
    Ganhe o Mundo

    Governador Paulo Câmara acompanhou, nesta terça-feira, o embarque do primeiro grupo, com 26 estudantes


    O governador Paulo Câmara acompanhou, nesta terça-feira (24.01), no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, o embarque de mais 26 alunos da Rede Estadual de Ensino para a Nova Zelândia por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Este foi o primeiro grupo a embarcar de um total de 181 jovens que viajarão ainda nesta semana. Os outros grupos que também seguirão rumo ao país da Oceania embarcam amanhã (25), quinta (26), sábado (28) e domingo (29), somando 126 estudantes. Já os outros 55 alunos com destino ao Canadá embarcam no próximo domingo (29), às 13h. Os contemplados cursarão um semestre letivo na modalidade High School.

    "É sempre muito bom poder acompanhar o embarque de alunos do Ganhe o Mundo. São estudantes pernambucanos que vão viver experiências muito importantes para a continuidade de suas formações escolar e pessoal. Voltarão ao nosso Estado com um outro olhar do mundo e serão referência para outros estudantes", destacou Paulo Câmara.

    O secretário de Educação em exercício, João Charamba, também acompanhou a despedida dos alunos. “Este é o segundo embarque de 2017 por meio do Programa Ganhe o Mundo. Na semana passada, enviamos 16 estudantes para os Estados Unidos e, esta semana, será a etapa da Nova Zelândia e Canadá”, informou. “Este programa é uma pérola do Governo do Estado, pois agita toda a rede e estimula os alunos a tirarem melhores notas e darem melhores resultados. A educação de Pernambuco é quem ganha com isso”, celebrou Charamba, complementando que, até o fim deste ano, 1,1 mil alunos serão contemplados com o Ganhe o Mundo.
     
    Iggor Cazumbá, de 15 anos, é de Vicência, Mata Norte de Pernambuco, e foi um dos contemplados do Programa Ganhe o Mundo. Aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Guedes, ele contou que seu sonho sempre foi fazer intercâmbio. “Desde pequeno, tinha o sonho de estudar fora e, agora, vou conseguir realizá-lo. Essa experiência vai me fazer crescer”, disse.
     
    A auxiliar de serviço Aurilânia França foi se despedir da filha, Sarah Bellinda, de 16 anos, que também embarcou para a Nova Zelândia. “É muita emoção. É uma oportunidade única, que não teríamos conseguido sem esse programa do Estado”, comemorou. Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Otto, em Ipojuca, ela pontuou que o intercâmbio será muito importante para a sua vida profissional. “Estudo é a base de tudo. Quero focar no idioma, que vai me ajudar a me preparar para o meu futuro”, disse.
     
    Além de cursarem um semestre letivo em escola de High School, os alunos terão garantidos seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.
     
    PGM - Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública estadual de educação fomentarem a aprendizagem em um segundo idioma, por meio da vivência prática em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2016, o PGM já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.


    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: paulo camara, governo do estado, programa ganhe o mundo, educação, rede estadual de ensino,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Ganhe o Mundo embarca mais de 180 estudantes nesta semana

    | Educação, Juventude


    Destinos dos embarques são Nova Zelândia e Canadá

    Esta semana, 181 estudantes da Rede Estadual de Ensino embarcam para a Nova Zelândia e Canadá por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), onde cursarão um semestre letivo na modalidade High School. Eles serão divididos em seis grupos, todos com dias e horários diferentes de voos. Os estudantes contemplam todas as regiões do Estado, do Cais ao Sertão.

    Do total de estudantes, 126 estão indo para a Nova Zelândia e 55 para o Canadá. O primeiro grupo de 26 estudantes embarca nesta terça-feira (24), do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Eles estarão no local às 8h30 da manhã e o embarque está previsto para às 11h. Os outros grupos com destino para o mesmo país embarcam na quarta (25), quinta (26), sábado (28) e domingo (29). Já os estudantes com destino ao Canadá embarcam no próximo domingo (29), às 13h.

    O programa de intercâmbio do Governo do Estado oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.

    Confira os dias e horários dos próximos embarques:

    Nova Zelândia

    Terça-feira (24)
    8h30 às 11h* – 26 estudantes

    Quarta-Feira (25)
    8h30 às 11h* – 20 estudantes

    Quinta-Feira (26)
    8h30 às 11h* – 40 estudantes

    Sábado (28)
    8h30 às 11h* – 20 estudantes

    Domingo (29)
    8h30 às 11h* – 20 estudantes

     

    Canadá

    Domingo (29)
    10h30 às 13h* – 55 estudantes

    *Horário dos embarques

    PGM - Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública estadual de educação fomentarem a aprendizagem em um segundo idioma, por meio da vivência prática em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2016, o PGM já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.

    Outras informações:

    Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação – (81) 3183.9300 | (81) 3183.9307 | (81) 99488.4814 (Iale Alves)

    Assuntos: estudantes, rede estadual de ensino, programa ganhe o mundo, pgm, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​SDSCJ realiza formatura de jovens e adultos do Programa Vida Nova

    | Social, Juventude, Direitos Humanos
     
    A Formatura do ano de 2016 dos jovens e adultos do Centro da Juventude de Santo Amaro, através do Programa Vida Nova, aconteceu nesta quarta-feira ( 28/12), na sede do Centro da Juventude de Santo Amaro, Avenida Norte, 869 – Santo Amaro. Foram certificados 89 (oitenta e nove) jovens e adultos, concluintes da Qualificação Profissional. Os demais beneficiários que não obtiveram êxito na qualificação profissional receberão uma declaração de participação nos referidos cursos. Durante o evento, houve apresentações culturais, vídeos e depoimentos dos beneficiários.

    O Centro da Juventude de Santo Amaro é uma unidade de atendimento do Programa Vida Nova (Pernambuco Acolhendo a População de Risco e Rua), do Governo Paulo Câmara, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, sob a gestão do secretário Isaltino Nascimento, e pela Secretaria Executiva de Assistência Social, dirigida por Joelson Rodrigues. É um serviço de Proteção Social Especial e tem como objetivos principais o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos adolescentes, jovens e adultos em situação de risco social e ou pessoal e de rua, e seus familiares; a construção de projetos de vida e a inserção no mundo produtivo de maneira sustentável.
     
    Os beneficiários do Centro que receberão a Certificação participaram de três ciclos, são estes: 
     
    - Ciclo de Qualificação Social (atividades voltadas ao conhecimento e integração do público atendido, com oficinas de Cidadania e Direitos Humanos, elevação da autoestima, higiene e marketing pessoal, qualidade de vida, dentre outras); 
     
    - Ciclo de Qualificação Profissional - foram ofertados os seguintes cursos:
    Arco Ocupacional Artesanato: Bordado Manual, Customização de Roupas e Sandálias e Artesanato,
    Arco Ocupacional Turismo e Hospitalidade - Cursos: Recepção, Organizador de Eventos, Bartender e Garçom,
    Arco Ocupacional Construção e Reparos I – Cursos: Pintor, Ladrilheiro, Pedreiro e Gesseiro,
    Arco Ocupacional- Beleza e Estética - Cursos: Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Penteados e Maquiador e Ciclo de Vivência Prática dos cursos ofertados.
     
    Tudo sob a orientação do Coordenador Técnico do Centro da Juventude de Santo Amaro, João Soares de Oliveira.
     
    BALANÇO DE 2016
     
    No primeiro semestre, o Centro da Juventude atendeu 225 adolescentes, jovens e adultos. No segundo semestre, este quantitativo foi de 150 beneficiários, na faixa etária de 14 a 30 anos, em situação de risco social e/ou pessoal e de rua, através de atividades socioeducativas (elevação da escolaridade, inclusão digital, cultura, esporte, oficinas de redução de danos ao uso de álcool e outras drogas, dentre outras) e ações socioassistenciais (encaminhamentos a Rede Socioassistencial e de Garantia de Direitos, orientações psicossociais, visitas domiciliares, acompanhamentos de casos, atendimentos sociais, dentre outros).
    Assuntos: sdscj, centro da juventude de santo amaro, programa vida nova, paulo camara,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Oportunidade para quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio

    | Educação, Juventude

    SupletivoExame Supletivo abre nova oportunidade de certificação


    A Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, por meio da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais, abriu mais uma oportunidade para jovens e adultos que desejam concluir as etapas de ensino fundamental e médio, e necessitam da comprovação de conclusão para fins, por exemplo, de aprovação em vestibulares, concursos públicos ou admissão em emprego.

    Podem se candidatar jovens de 15 a 17 anos, para o ensino fundamental, e a partir dos 18 anos, para o ensino médio. As provas são realizadas semanalmente, às sextas-feiras, na sede da Secretaria Estadual de Educação, localizada no bairro da Várzea, Recife. O candidato deverá comparecer para a realização da prova munido dos documentos originais de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF.

    Para os interessados que moram fora da Região Metropolitana, é necessário comparecer em uma das 16 Gerências Regionais de Educação do Estado, a fim de dar entrada na documentação necessária e preencher o formulário adequado. Mais informações:  (81) 3183-83675 / 3183-8382 ou supletivogamp@hotmail.com.

     
     
    Assuntos: exame supletivo, ensino fundamental, ensino médio,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Mãe Coruja recebe prêmio em defesa dos direitos da criança

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    Premio

    Com a intenção de homenagear pessoas físicas e jurídicas que realizam ações em prol dos direitos das crianças e adolescentes no Estado de Pernambuco, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), realizou na última terça-feira (13), solenidade de entrega do 8º prêmio Márcia Dangremon, no auditório do Banco Central, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro.

    Indicado para premiação na categoria Pessoa Jurídica de Direito Público, o Programa Mãe Coruja foi homenageado. O programa estadual, presente em 105 municípios de Pernambuco, tem como foco combater a mortalidade materna e infantil, atuando nos eixos de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Assistência. "Mãe Coruja nasceu de um desejo de trabalhar com uma sociedade que caminhasse para diminuir a desigualdade, que olhasse para o estado de Pernambuco e desse a mesma chance de sobrevivência para a criança nascida no Recife, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. A gente precisava de um Programa que desse conta de resgatar os vínculos afetivos entre mãe e filho, colocando afeto nas políticas públicas, pois atrás dos números, tem pessoas"explicou a coordenadora do Conselho Consultivo do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Ana Elizabeth de Andrade Lima.

    O prêmio homenageia a socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, que ficou conhecida no Estado de Pernambuco por atuar em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica. Dangremon foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida.

    O prêmio é um reconhecimento público do CEDCA/PE dado a pessoas, físicas e jurídicas, que se destacaram na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado de Pernambuco e está dividido em seis categorias: pessoa física, pessoa jurídica de direito privado, jovem oriundo de programas sociais ou que passou por medidas protetivas ou socioeducativas, profissional de comunicação, pessoa jurídica de direito público e pessoa físicain memoriam. A solenidade integra as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.

    Cidades: Recife
    Assuntos: cedca-pe, programa mãe coruja, premio marcia dangremon, direitos das crianças e adolescentes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prêmio Márcia Dangremon destaca personalidades engajadas na defesa da criança e do adolescente

    | Educação, Juventude
    Marcia Danframon
    A entrega dos certificados aconteceu, nesta terça-feira, no auditório do Banco Central, no Recife
     
    Os seis homenageados na 8ª edição do Prêmio Márcia Dangremon foram apresentados à sociedade, nesta terça-feira (13.12), em um ato no auditório do Banco Central, no Recife. Realizada pelo Governo de Pernambuco, a cada dois anos, a premiação condecora pessoas, empresas e instituições públicas comprometidas com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA - PE), Lourdes Viana, a iniciativa renova o trabalho da entidade.

    "O prêmio é importante para nós que fazemos o Conselho sabermos que não estamos sozinhos. Tem muita gente boa nesse Estado trabalhando no anonimato na defesa dos direitos", salientou Lourdes. As indicações foram realizadas por órgãos governamentais e entidades que compõem o CEDCA. A gestora disse que a escolha dos agraciados foi uma missão árdua. "Fizemos um levantamento no Estado de pessoas e entidades que tinham o perfil do prêmio que se baseia na vida e na luta de Márcia Dangremon", completou.

    O programa Mãe Coruja foi destaque na categoria órgão governamental. Para a coordenadora do Núcleo de Comunicação e Arte do Programa, Danielle de Belli, esse prêmio ratifica as ações da iniciativa. "O prêmio consolida a questão da escala do programa, do reconhecimento que o Mãe Coruja tem como ação exitosa voltada para a criança. Então, além dos prêmios que ele já recebeu da ONU e da OEA, o Márcia Dangremon dado pelo Conselho Estadual é um reconhecimento importante para a causa da infância", frisou Danielle, que também integra o Conselho.

    Conhecida por absorver mão de obra de jovens em liberdade assistida, Rose Guareschi, do Grupo Julietto, também foi agraciada com o prêmio na categoria empresarial. A empreendedora disse que o destaque oferece mais força para continuar. "É um reconhecimento desses 15 anos de trabalho do Grupo Julietto. Não que a gente trabalhe preocupado com esse reconhecimento. Mas, a cada dia que passa, a gente se preocupa em ser exemplo, em mostrar que dá para fazer para que mais gente faça", pontuou Rose.

    Outras quarto personalidades foram agraciadas com o prêmio nesta edição: Josenildo André Barbosa, na categoria personalidade; Ronan Drummond Afonso Ribeiro, na categoria profissional de comunicação; Jonas do Nascimento Tavares, na categoria adolescente oriundo de programas sociais, que passou por medidas protetivas; e Jaciara Arruda, na categoria personalidade In Memoriam.  

    ENGAJAMENTO - O prêmio é uma homenagem à socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, nascida em 1940, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Márcia ficou conhecida em Pernambuco por ser detentora de uma personalidade vibrante e apaixonada pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica. Falecida em 1999, ela foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida.

    Também participaram desta solenidade o secretário de Imprensa, Ennio Benning; o secretário executivo de Criança e Juventude, João Suassuna; além de articuladores sociais, empreendedores e gestores. 

    Fotos: Aluisio Moreira/Sei

    Cidades: Recife
    Assuntos: premio macia dangremon governo de pernambuco, direito da criança e do adolescente, Mae coruja, marcia hooper da silva dangremon
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana da Juventude se encerra com recital

    | Juventude, Infância

    Juventude


    Jovens do Recife e do Sertão se apresentaram no Forte das Cinco Pontas

    Com uma programação de cultura e lazer para mais de 900 jovens, a Semana da Juventude foi encerrada com o Recital da Juventude. As apresentações de artes plásticas, música e poesia foram feitas por jovens de diversos municípios regiões de Pernambuco numa tarde agradável, no jardim do Forte das Cinco Pontas. 

    Na abertura do recital, João Suassuna, secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, disse que a festa só se realizou graças à vocação dos jovens artistas. “O recital é feito por talentosos jovens pernambucanos e encerra nossa Semana da Juventude. Como tivemos a parceria com secretarias estaduais e municipais, adequamos o calendário e ampliamos a programação para quinze dias, contemplando todas as regiões do Estado”, disse João. 

    Jovens das escolas públicas e em situação de vulnerabilidade participaram de palestras e passeios culturais durante a Semana da Juventude, que ocorreu entre os dias 16 e 29 de novembro, nos municípios do Recife, Olinda, Paulista, Carpina, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Surubim, Caruaru, Arcoverde, Sertânia e Palmares. O evento foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ). Algumas ações do interior foram realizadas com ongs, coletivos juvenis, integrantes do Conselho Estadual de Políticas para Juventude (CEPPJ). 
     
    Dentre as atividades destaca-se o passeio pelo rio Capibaribe com a participação no Barco Escola de 90 jovens em situação de vulnerabilidade de Recife e Caruaru,  dos programas da SDSCJ: Atitude - Atenção Integral ao Usuário de Drogas e Governo Presente de Ações Integradas para Cidadania. 
     
    Recital – Mais de 100 jovens, da Escola Estadual Heróis da Restauração, vieram do bairro de Areias para assistir ao Recital da Juventude no Forte, que teve show de duas participantes do The Voice Kids, Bela Maria e Ally Victory, e do quarteto de sanfonas do Conservatório de Pernambuco, com músicos das cidades de Sertânia-PE e Umbuzeiro-PB. Nas picapes o som ficou por conta de DJ Teco.  O público pode conferir ainda a apresentação de hip hop do grupo WSC, de Alto Santa Teresinha, e as obras do artista plástico Guilherme Moraes, expostas no jardim externo do Forte.
     
    Nos intervalos dos shows, aconteceu um sarau de poesia com Netinho Batista, que recitou obras de Chico Pedrosa, e a jovem Bruna Lima, integrante do Conselho Estadual de Políticas para Juventude (CEPPJ). Bruna veio de Jataúba, do Sertão do Pajeú, especialmente para o recital. 
    Cidades: Recife
    Assuntos: semana da juventude, pernambuco, joão suassuna, sdscj, sepcj, ceppj, programa atitude,
    Compartilhe: Link para o post: