meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretaria da Criança e Juventude participa da Semana de Ação Mundial

    | Social, Juventude, Infância

    Técnicos da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) participam da comemoração a 10ª edição da Semana de Ação Mundial (SAM 2012), que acontece em mais de 130 municípios de todo o Brasil. As ações destacam a importância da educação infantil por meio de audiências públicas, aulas lúdicas e seminários direcionados aos mais diversos públicos.

    Na quarta-feira (23), os profissionais da SCJ participaram do lançamento do Programa Criança com todos seus Direitos, da Fund.Abrinq / Save the Children, em Serra Talhada. Na quinta, será a vez da abertura do Fórum de Educação Infantil de Nazaré da Mata. E por último, na sexta-feira, da Roda de Diálogo sobre a Semana de Ação, na Faculdade Fafire.

    SAM 2012 - A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

     

     

    Cidades: Serra Talhada
    Assuntos: crianca e juventude, acao mundial, educacao infantil, scj,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Belarmino Correia inaugurou brinquedoteca

    | Saúde, Infância

    Dentro das comemorações da Semana de Enfermagem, o Hospital Belarmino Correia (HBC), no município de Goiana, Zona da Mata Mata Norte, inaugurou nessa sexta-feira (18/05) sua brinquedoteca.

    O espaço, um ambiente lúdico que ajudará na humanização do atendimento e na reabilitação dos doentes mirins, recebe, a partir desta semana, as crianças que estão internadas na unidade de saúde e as atividades desenvolvidas pelo grupo Anjos da Alegria, formado por estudantes técnicos de enfermagem do Centro de Ensino Técnico de Goiana (Centeg).
    leia mais aqui 

    Cidades: Goiana
    Assuntos: brinquedoteca, semana da enfermagem, hbc, espaco ludico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agentes socioeducativos discutem o Sinase

    | Social, Juventude, Direitos Humanos, Infância

    Durante toda a quinta-feira (17), cerca de 500 profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo de 34 municípios pernambucanos participaram do seminário “O Sinase agora é lei”. A discussão marcou a conclusão do curso de capacitação promovida pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), numa parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, realizado pela Faculdade Maurício de Nassau.

    A secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, parabenizou os profissionais pela dedicação durante os três módulos do curso. “Vocês são vitoriosos em cumprir a carga horária de quase 200 horas, tendo que conciliar o curso com as atribuições do dia a dia”, disse Raquel.

    A Secretária também destacou a parceria de todas as instâncias de poder e sociedade organizada para a construção de um novo modelo socioeducativo. “O Estado garantiu o orçamento para o investimento nessa área. Temos que construir uma política efetiva de ressocialização”, afirmou.

    Falando para uma plateia lotada e atenta, o juiz da Infância e Juventude Humberto Vasconcelos fez um desafio. ”Convoco a todos a tirar do papel e colocar em prática os artigos que tratam da prevenção. A sociedade não pode ser só reativa na questão socioeducativa”.

    Como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o também secretário executivo de Medidas Socioeducativas da SCJ, Fernando Silva, ressaltou a importância da realização do curso. “Esperamos que essa capacitação seja o primeiro passo para a criação da Escola de Formação Permanente dos Operadores do Sistema Socioeducativo”, propôs.

    Leia mais aqui

    Assuntos: socioeducativos, crianca, juventude, scj, sinase, direitos humanos, raquel lyra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caravana contra o Trabalho Infantil tem datas definidas em Pernambuco

    | Social, Juventude, Infância

    De 28 de maio até 1º de junho em quatro cidades do Estado, acontece a etapa Pernambucana da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil, promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe). A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) é uma das organizadoras da ação, que conta ainda com apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil e da Fundação Telefônica.

    O lançamento da Caravana em Pernambuco será no dia 24 de maio, a partir das 9h, com a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco, no Recife. A importância para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador de Pernambuco, aprovado no ano passado, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) será uma das principais pautas a serem discutidas.
    Leia mais

    Assuntos: juventude, trabalho infantil, crianca e juventude, scj, oit, cedca
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dilma lança Brasil Carinhoso e elogia o programa Mãe Coruja

    | Social, Infância

    O programa Mãe Coruja, que atende gestantes e crianças em Pernambuco, sob a inspiração e liderança da primeira-dama Renata Campos, foi elogiado publicamente pela presidenta Dilma Rousseff, durante o lançamento do programa Brasil Carinhoso, em evento realizado na tarde desta segunda-feira (14/05), em Brasília.

    "Quero fazer uma saudação especial a minha amiga Renata Campos, que coordena o programa Mãe Coruja, um dos melhores programas do país", disse a presidenta no início do evento, realizado no Palácio do Planalto.

    O evento contou com a participação de ministros, prefeitos de municípios de vários estados do país. Eduardo Campos e Jacques Wagner, da Bahia, representaram os demais governadores. O programa Brasil Carinhoso é dividido em três eixos e prevê a garantia de uma renda mínima de R$ 70,00 a cada membro das famílias carentes, com pelo menos um filho de até seis anos.

    O programa vai dar mais atenção às regiões Norte e Nordeste, onde se concentram a maior parte das famílias em extrema pobreza. Além da garantia de renda mínima, serão ampliados o número de vagas de creches e os valores dos recursos repassados aos municípios por criança mantida em creche.

    Durante o encontro, Renata e Eduardo Campos agradeceram à presidenta pela referência elogiosa ao Mãe Coruja, ao mesmo tempo em que elogiaram a iniciativa do lançamento do Brasil Carinhoso.

    "Estou muito orgulhosa de minha presidenta por ter tomado a decisão de investir na primeira infância de forma integrada, com ações de educação, saúde e desenvolvimento social com o Brasil Carinhoso", disse Renata.

    Assuntos: mae coruja, renata campos, brasil carinhoso, dilma rousseff, primeira infancia, mulheres gravidas, eduardo campos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Esporte e cinema na Ilha de Deus

    | Social, Juventude, Esportes, Infância

    A Secretaria dos Esportes realiza no próximo sábado (12) o Festival Esportivo da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira. Serão 400 participantes entre crianças, adolescentes e jovens do Programa Esporte pela Vida e da comunidade participando das mais diversas modalidades: futebol, ginástica, xadrez, capoeira e dança.

    As atividades serão no Centro Educacional Saber Viver e no campo de futebol. Equipes de futebol dos clubes Náutico e Santa Cruz prometem marcar presença no evento, que acontecerá das 8h às 15h.

    No mesmo momento estará acontecendo a gravação de um capítulo do documentário social de combate ao consumo do crack na comunidade Ilha de Deus, do cineasta e produtor cultural Edy Rocha.

    Vamos aproveitar o momento de lazer dos meninos para gravar cenas do documentário Bom de escola, bom de bola e contra o crack, que mostra a força das atividades esportivas no combate ao consumo de drogas entre os jovens e adolescentes, explica. O documentário conta ainda historias de vida dos jovens da Ilha que estão longe das drogas porque participam das atividades esportivas e culturais da Escolinha de Futebol Saber Viver Ilha de Deus.

    Leia mais aqui

    Cidades: Recife
    Assuntos: esportes, esporte pela vida, festival esportivo, ilha de deus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE promove palestra sobre Bullying

    | Social, Juventude, Direitos Humanos, Infância

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, em parceria com a Aspape (Associação de Pais de Alunos de Pernambuco), vão promover no dia 23/05, uma palestra sobre o Bullying.

    A explanação terá duas horas de duração e será realizada das 09h às 11h, no auditório do PROCON-PE, que fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, 2° andar, Bairro de São José, Recife/PE

    O tema será abordado com ênfase sobre a responsabilidade legal do estabelecimento de ensino perante o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Serão explanados ainda, os conceitos e características do Bullying, fatores determinantes e os meios de prevenção do problema.

    Leia mais aqui 

     

    Cidades: Recife
    Assuntos: procon, bullying, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Minha Certidão começa a funcionar em Goiana

    | Saúde, Infância

    A pequena Laila Bianca Silva de Lemos foi a primeira beneficiada com a instalação do Minha Certidão no Hospital Belarmino Correa, em Goiana, na manhã desta terça-feira, 24.

    O Programa da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) interliga maternidades aos cartórios fazendo com que o recém-nascido já saia do hospital com o registro de nascimento.

    Os pais da criança comemoraram o fato do registro sair prontamente. “É um programa que facilita bastante a vida da gente”, disse o pai José Pereira de Lemos.

    Além de Goiana, os municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paulista e Jacaúba o programa Minha Certidão já está em pleno funcionamento. Já no próximo mês de maio, a SCJ inaugura o sistema nas cidades de Vitória de Santo Antão, Moreno e Barra de Guabiraba.

    Estavam presentes na inauguração o secretário executivo de Articulação e Projetos Especiais da SCJ, Joelson Rodrigues; a Gerente de Projetos Especiais da SCJ, Bernadeth Gondim; o diretor da Unidade Interligada, Alexandre Faldo; a oficial do Cartório, Anita Cavalcanti; além dos demais representantes da Secretaria de Saúde do Município e da Câmera Municipal.

    Cidades: Barra de Guabiraba, Goiana, Moreno, Vitória de Santo Antão
    Assuntos: minha certidao, registro de nascimento, scj, crianca e juventude,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bom de escola, bom de bola e contra o crack

    | Social, Juventude, Esportes, Cultura, Direitos Humanos, Infância

    A Ilha de Deus, conhecida um dia por Ilha sem Deus, será cenário do documentário Bom de escola, bom de bola e contra o crack, do cineasta Edy Rocha.

    As gravações já começaram. Na véspera da sexta-feira 13, a Ilha recebeu a presença da secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti, que, além de gravar sonora para o documentário sobre o projeto Esporte pela Vida realizado pela Secretaria com os meninos carentes do lugar, ainda confirmou o apoio do Governo do Estado ao projeto que deu nome ao documentário.

    O Bom de escola, bom de bola e contra o crack irá contemplar 250 crianças e adolescentes que vivem em situação de risco. O objetivo é oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer para a comunidade a fim de afastar a juventude das drogas e de outros males provocados pelo ócio e pela falta de perspectiva de uma vida melhor.

    Leia mais aqui

     

    Assuntos: esportes, documentario, ilha de deus, Ana Cavalcanti, bola
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Santa com Atenção Redobrada

    | Social, Juventude, Infância

    Quem for aproveitar o fim de semana prolongado em Fazenda Nova e Gravatá terá uma lição de cidadania. A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) promove, nesta Semana Santa, mais uma ação contra a exploração de crianças e adolescentes. De amanhã (05) até domingo (08), técnicos da SCJ e das prefeituras de Gravatá e Brejo da Madre de Deus estarão nas ruas para mais um “Atenção Redobrada”.

    Os profissionais orientarão a população a combater o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e demais violações dos direitos da criança e do adolescente. Ambulantes, turistas e toda a comunidade serão sensibilizados, através da distribuição de materiais educativos, que estarão no comércio local, bares, rede hoteleira. Serão disponibilizados camisas, leques, adesivos, panfletos e cartazes.

    Leia a matéria na íntegra

    Cidades: Brejo da Madre de Deus, Gravatá
    Assuntos: cidadania, scj, juventude, criança, prefeitura, semana, santa, campanha, violencia, exploração, sexual, crime
    Compartilhe: Link para o post: