meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário da Criança e da Juventude de Pernambuco recebe visita da secretária da criança de Brasília

    | Juventude, Administração, Infância

    scjO secretário da Criança e da Juventude de Pernambuco, Pedro Eurico, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, 22, a visita da secretária da Criança de Brasília, Rejane Pitanga, que está em Pernambuco conhecendo ações do governo estadual para a infância. Durante o encontro, os secretários trocaram experiências e discutiram medidas que estão sendo adotadas no sistema sócio-educativo. ' Apresentei algumas diretrizes que já estão sendo adotadas pelo governo do estado e discuti algumas intervenções já em execução em Brasília como a construção de novas unidades e o sistema de monitoramento eletrônico", destacou Eurico.O secretário executivo dos sistemas protetivo e sócio-educativo da secretaria, Fernando Silva e o presidente da Funase, Eutácio Borges também participaram do encontro. Hoje (quarta, 23), a secretária continua em Pernambuco com programação de visitas a unidades sócio-educativas do Estado.

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, encontro, secretario, pedro eurico, recebe, visita, brasilia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) recebem últimas orientações antes da volta às aulas

    | Educação, Juventude, Administração, Infância

    eduOs gestores das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs) de Pernambuco reuniram-se, nesta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria de Educação do Estado (SEE), para receber as últimas orientações para a volta às aulas, marcada para o dia 4 de fevereiro. Na abertura, o secretário de Educação, Ricardo Dantas, reafirmou a confiança na parceria com os gestores das GREs para o novo ano letivo.

    “Eu quero ser o patrocinador de vocês. Estou aqui para respaldá-los no que for necessário para melhorar a educação, mas também vou cobrar, visitando as escolas e verificando se nosso investimento está sendo bem aplicado”, afirmou.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: se, secretaria, educacao, governo, pernambuco, gre, realiza, reuniao, gestores, orientacoes, volta as aulas, ano letivo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Criança e da Juventude participa de ocupação social do Governo Presente

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    scjA participação de moradores em políticas públicas integradas como forma de fortalecer a cidadania e contribuir paraa redução dos índices de violência constitui o objetivo do Programa Governo Presente, que promoveu a primeira Ocupação Social de 2013 neste sábado (19), nos bairros de Santo Amaro e Afogados, no Recife. A Secretaria da Criança e da Juventude é uma das 15 secretarias estaduais integrantes da ação e desde o ano passado vem contribuindo com atividades de cidadania voltadas às crianças e jovens dos bairros atendidos pela iniciativa.

    Na manhã deste sábado, as crianças moradoras do bairro de Afogados foram convidadas a refletir sobre as violações de direitos na Oficina Esquina de Direitos, com a contadora de histórias Jacqueline Vieira, que irá discutir o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual, trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes utilizando ferramentas lúdicas como leituras infantis e música. A atividade tem como objetivo reforçar as ações do Programa Atenção Redobrada no período pré-carnavalesco, quando há o aumento das ocorrências de violações de direitos de crianças e adolescentes.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, ocupacao social, governo presente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Exposição NanoExplora é uma das maiores atrações do Espaço Ciência

    | Educação, Juventude, Meio Ambiente, Tecnologia, Infância

    sectecUma das maiores atrações do Espaço Ciência é a exposição NanoExplora. Nela, o Espaço Ciência é pioneiro em dispor de um Microscópio de Tunelamento, onde o objeto de estudo é aumentado um bilhão de vezes, permitindo “visualizar átomos”.

    O visitante também pode entrar em contato por Skype com cientistas do Instituto Nacional de Nanotecnologia para Marcadores Integrados (INAMI) e tirar dúvidas sobre nanotecnologia. Outra novidade é uma câmera instalada em um dos laboratórios do Departamento de Química Fundamental da UFPE, em que os visitantes podem ver o dia a dia dos profissionais da área.

    Outra grande atração é um modelo gigante da molécula de fulereno na forma de um giroscópio, onde os visitantes são convidados a participar da simulação da gravidade zero, experimento bastante utilizado por astronautas.

     

    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: espaco ciencia, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, pernambuco, exposicao, nanoexplora, atracao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência garante diversão e conhecimento nas férias

    | Educação, Juventude, Infância

    espacoNas férias, seja adulto ou criança, o fato é que ninguém quer saber de estudar. Mas, e quando o estudo é feito através da brincadeira? É assim que se apresenta o Espaço Ciência, localizado ao lado do Memorial Arcoverde, em Olinda, Grande Recife. O espaço conta com 120 mil m², o equivalente a mais de 11 campos de futebol oficiais, e oferece passeios por diferentes áreas científicas, como matemática, astronomia, química, biologia e física.

    O museu de ciência a céu aberto – um dos maiores do mundo – possui 90 monitores, que guiam e explicam os experimentos para os visitantes.  Dentro do local, o visitante também pode conferir um manguezal, de 20 mil m² – o que restou do aterro realizado na região – onde um barco está à disposição para passeios (dependendo da maré). Entre as principais atrações do parque, estão as réplicas de dinossauros – em tamanho real – e as máquinas que promovem o estudo da eletricidade e ótica. O visitante não paga nada para entrar no museu, que funciona todos os dias, em vários horários.

     

    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, espaco ciencia, governo, pernambuco, ferias, diversao, conhecimento, parque, memorial arcoverde
    Compartilhe: Link para o post:
  • Exposição de Química do Espaço Ciência é uma das atrações na Estação Ciência da Paraíba

    | Educação, Juventude, Meio Ambiente, Cultura, Infância

    espacoFoi na Estação Ciência, Cultura e Arte, na Paraíba, a primeira parada da Exposição itinerante “A História Química da Humanidade”. A mostra foi montada pela primeira vez no Espaço Ciência em homenagem ao Centenário do Prêmio Nobel de Química concedido a Marie Curie e agora viajará por todo o Brasil para mostrar aspectos intrigantes da Química.

    Em pouco mais de duas horas, a mostra reuniu mais de 200 pessoas. Curiosas para saber os segredos da Química, os visitantes exploraram os painéis e experimentos interativos. “A exposição é muito interessante, a química parece tão simples, nem parece assustadora como na época em que eu estudava”, declarou Verônica Silva.

     

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, espaco ciencia, governo, pernambuco, exposicao, quimica, viaja, paraiba, mostra, experimentos, curiosidades, viagem, brasil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo lança o Parque Urbano da Macaxeira, o maior do Recife

    | Educação, Juventude, Meio Ambiente, Esportes, Administração, Cultura, Infância

    duduO maior empreendimento público reunindo as áreas de educação, cultura e lazer do Recife ficará pronto até dezembro deste ano. A notícia veio do governador Eduardo Campos ao realizar, na manhã desta sexta-feira (11), o lançamento do edital de licitação para construção do Parque Urbano da Macaxeira, que será erguido na antiga Fábrica da Macaxeira, na Avenida Norte, no coração da Zona Norte da cidade. O local estava desativado e abandonado desde o final da década de 1970.
     
    Com uma área construída de 10 hectares, o projeto do novo parque contempla a construção da Escola Técnica Estadual (ETE) Vereador Miguel Batista, um posto de atendimento do Expresso Cidadão, uma biblioteca multimídia, restaurantes e um teatro. Além disso, o espaço abrigará uma área aberta, onde será implantada uma ciclovia, uma pista de cooper, três quadras poliesportivas, uma pista de skate e playgrounds. Os investimentos são da ordem de R$ 54,1 milhões. A área total do empreendimento será superior à dos Parques da Jaqueira e Treze de Maio, ambos com 7 hectares cada.
     
    dudu2A moradora do Córrego do Jenipapo e presidente do Conselho de Moradores do bairro, Iranete Correia de Amorim, 56, acredita que o Parque da Macaxeira vai mudar a cara da Zona Norte do Recife. “Há anos esperávamos por um espaço planejado como esse. Esse parque é espelho de um governador que tem uma visão voltada para a população de baixa renda e não olha apenas para o lado Sul ou para necessidade de ‘A’ ou ‘B’”, constatou Nete do Jenipapo, como gosta de ser chamada.  
     
    Segundo Eduardo, o ambiente propiciará a convivência saudável entre as pessoas. “Será uma área destina às comunidades que têm poucas opções de entretenimento. Vamos devolver esse espaço à cidade e, sobretudo, aos 400 mil habitantes da Grande Casa Amarela”, disse, sem esquecer de citar os bairros do entorno, a exemplo da Guabiraba, Apipucos e Dois Irmãos, que também serão beneficiados.
     
    Presente no evento, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, tratou logo de apelidar o novo espaço de “Parque da Cidadania”. “Esse equipamento possui todas as ferramentas de políticas públicas que visam combater às desigualdades sociais”, discursou o prefeito, citando inclusive a redução de 85% nos índices de violência da região. “É uma premiação aos jovens recifenses que não querem a criminalidade, a droga, e sim a oportunidade”, sentenciou.
     
    dudu3Na oportunidade, Eduardo ainda assinou a ordem de serviço da ETE Vereador Miguel Batista, sendo decretado o início oficial das obras imediatamente. Com espaço de 3.716,12 metros quadrados, a unidade de ensino terá 12 salas, laboratórios e áreas de convivência, totalizando investimento de R$ 7,8 milhões. Já o Expresso Cidadão contará com postos da Compesa, Serasa, Procon, Defensoria Pública, Agencia do Trabalho, Detran, além de pontos de atendimento das secretarias de Defesa Social e da Fazenda. A área verde do Parque Urbano da Macaxeira ocupará nove dos 10 hectares do espaço total.

    Secretário das Cidades, Danilo Cabral ficou encarregado de apresentar os detalhes do projeto e passar cronograma das ações. “Até dezembro deste ano, estaremos com todos os equipamentos entregues. Esse parque traz a marca da integração do Governo Eduardo Campos”, afirmou o secretário.https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3789_tn_201301111606591f0d.jpg

    Cidades: Recife
    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, assina, ete, parque, macaxeira, area livre, escola, biblioteca, esportes, lazer, restaurantes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funase seleciona 128 novos profissionais

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    Começa nesta sexta-feira (11), a inscrição para a seleção pública simplificada da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

    O edital para a contratação temporária já esta disponível no site www.upenet.com.br. As vagas são para agentes socioeducativos (68), assistentes socioeducativos (6) e advogados (6). As remunerações variam entre R$ 1 mil, R$ 1,2 mil e R$ 3 mil.
     
    Além de promover a seleção, a Funase lançou o edital para seu primeiro concurso público. O certame conta com 48 vagas para o cargo de Analista em Gestão Socioeducativo. Desse total, serão dez ofertas para a função de pedagogo, 18 para psicólogo e 20 para assistente social. Os novos profissionais terão uma jornada de 40 horas semanais e salário de R$ 3 mil. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 deste mês e 6 de fevereiro, também pelo site www.upenet.com.br. A taxa de participação custa R$ 100. O boleto bancário poderá ser pago, até o dia 07 de fevereiro, em qualquer Casa Lotérica ou Agências da Caixa Econômica Federal. As provas ocorrem no dia 10 de março. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

     

    Saiba mais

    Assuntos: funase, fundacao, atendimento, socioeducativo, scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, contrata, profissionais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência abre inscrições para curso de Astronomia

    | Educação, Juventude, Meio Ambiente, Infância

    Quem gosta de astronomia, que tal participar de um curso que desvenda todos os segredos do céu através do uso de telescópios, lunetas e cartas celestes? O curso Olhando para o céu! acontecerá de 14 a 18 de janeiro, com carga horária de 40h,  de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. São apenas 30 vagas para estudantes do ensino fundamental II ou médio da rede pública ou privada de Pernambuco. A iniciativa é coordenada pelo professor da UFRPE e Astrofísico, Antonio Carlos Miranda, do Departamento de Ensino a Distância.


    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: espaco ciencia, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, pernambuco, abre, inscricoes, curso, astronomia, ufrpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parque Dois Irmãos abre inscrições para o Zoo Férias 2013

    | Educação, Juventude, Meio Ambiente, Infância

    Estão abertas as inscrições para o Zoo Férias 2013, colônia de férias do Parque Dois Irmãos, que vai de 14/01 a 01/02 com atrações da terra ao céu. É que além das atividades no zoológico e na área florestal, a garotada também vai se divertir observando os astros, com direito a telescópios e planetário. A temporada terá três semanas, que correspondem a três oportunidades de participação para crianças dos 5 aos 12 anos.
     
    Novidade este ano, a “Surpresa Astronômica” será a atração da quinta-feira, único dia em que o horário é das 17h30 às 20h _ nos demais é das 8h às 12h. Parceria entre o Parque e o Cecine/UFPE vai trazer telescópios (na primeira semana) e montar um planetário para ensinar aos meninos e meninas sobre os corpos celestes. Em seguida, todos seguirão para o Zoo Noturno, um passeio pela mata e por alguns trechos do zoológico, para observar alguns animais que ficam acordados à noite.


    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: emas, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, pernambuco, zoologico, parque, dois irmaos, zoo ferias, inscricao
    Compartilhe: Link para o post: