meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretaria da Criança e da Juventude realiza encontro sobre programas socioeducativos em meio aberto

    | Educação, Social, Juventude, Infância

    A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) promove nesta terça-feira (18), até as 16h, no auditório da Compesa, o encontro “Panorama da Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto à Luz do SINASE”. O evento proporcionará a troca de informações, experiências e práticas exitosas desenvolvidas nos Programas de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (Prestação de Serviço à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA) no Estado de Pernambuco.  

    No encontro, também será apresentado o Mapeamento das Medidas em Meio Aberto (MSE) realizado pela Gerência do Sistema Socioeducativo da SCJ em 58 municípios do Estado: 13 na Região Metropolitana do Recife, 18 na Zona da Mata, 13 no Agreste e 14 no Sertão. Participam conselheiros municipais, estaduais e técnicos que trabalham com medidas em meio aberto nos municípios.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, encontro, programas, socioeducativo, meio aberto
    Compartilhe: Link para o post:
  • Municípios de Itambé e Floresta recebem programa Minha Certidão

    | Direitos Humanos, Infância

    Mais duas maternidades pernambucanas começam a contar com o programa Minha Certidão, da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ).Agora, as crianças nascidas na Unidade Mista Dr. Hercílio Moraes Borba, no município de Itambé e no Hospital Coronel Álvaro Ferraz, em Floresta têm garantida a certidão de nascimento ainda na maternidade.
     
    O Minha Certidão é um programa que interliga via internet maternidades públicas e ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) aos cartórios, simplificando o processo de emissão da certidão de nascimento. O processo, que é gratuito, dura em torno de 20 minutos.  
     
    Atualmente, a SCJ já conta com o Minha Certidão em 46 maternidades interligadas a 67 cartórios do Estado. O programa, que faz parte do "Mãe Coruja", pretende erradicar o Sub Registro de Nascimento em Pernambuco.

    Endereços:
    Unidade Mista Dr. Hercílio Moraes Borba - Rua São Sebastião, 26 – Centro - Itambé.
    Hospital Coronel Álvaro Ferraz - Rua Alcina Torres de Araújo, S/N – Centro – Floresta.

    Cidades: Floresta, Itambé
    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, municipios, programa, minha certidao, maternidade, itambe, floresta
    Compartilhe: Link para o post:
  • Capacitação garante prática esportiva na Funase

    | Economia, Juventude, Esportes, Direitos Humanos, Infância

    scjTécnicos e educadores físicos que atuam em 12 unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) encerraram nesta quarta-feira (12) a Oficina de Sensibilização para o Esporte Educacional Seguro e Inclusivo. O curso promovido pela Secretaria da Criança e da Juventude - SCJ – aconteceu durante dois dias na Funase de Jaboatão dos Guararapes.
     
    Os profissionais das unidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina receberam uma oficina de 12 horas de duração, que incluiu atividades teóricas e práticas e a realização de uma clínica esportiva envolvendo os educadores e educandos.
     
    No encerramento da oficina, os educadores receberam certificados e as suas unidades de origem ganharam Kits Esportivos, com material para realização das atividades esportivas com os adolescentes.
     
    Representantes das unidades da Funase de Timbaúba, Garanhuns, Arcoverde e Caruaru já participaram da formação.

    Cidades: Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes , Petrolina, Recife, Timbaúba
    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, capacitacao, municipios, esportes, funase, fundacao, atendimento, socioeducativo, inclusao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Festa do centenário de Luiz Gonzaga terá campanha contra exploração infantil

    | Social, Juventude, Infância

    scjA grande festa em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga terá Campanha Atenção Redobrada contra a exploração infantil. A ação da Secretaria da Criança e da Juventude – SCJ será realizada no município de Exu, terra do Rei do Baião. A programação começa hoje (12) e vai até o próximo domingo. Também haverá espaço de proteção para crianças em situação de risco.
     
    A Campanha de sensibilização contra o trabalhão infantil, a exploração sexual e vendas de bebidas aos menores de 18 anos será focada no comércio local, formal e informal, com os pais e responsáveis de crianças e adolescentes, nas escolas, nas ONGs e com a sociedade. Serão distribuídos 15 mil panfletos; 5 mil leques; 4 mil praguinhas; 500 cartazes; 6 mil adesivos; seis faixas e  40 camisas.
     
    A partir desta terça, além das atividades de sensibilização está sendo desenvolvido um espaço de proteção com atividades socioeducativas para atender crianças e adolescentes que forem encontradas em situação de violação de direitos e/ou vulnerabilidade. O espaço funcionará no Módulo Esportivo José Saraiva Bacural, nos horários dos shows. O local também irá atender aos filhos dos trabalhadores da festa como barraqueiros, catadores, ambulantes, vendedores formais e informais.
     
    No total, serão 50 educadores contratados pelo Governo do Estado para desenvolver ações de proteção à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco no período do evento. O público estimado é de 40 mil pessoas por dia durante os cinco dias de festa.

    Cidades: Exú
    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, campanha, atencao redobrada, festa, contra, trabalho infantil, exploracao sexual, venda de bebida alcoolica, menores de 18 anos, centenario, luiz gonzaga, exu
    Compartilhe: Link para o post:
  • Olimpíadas Criança Cidadã mobilizam alunos da Rede Estadual de Ensino

    | Educação, Esportes, Infância

    O esporte como forma de resgatar a cidadania. Essa é a prerrogativa das Olimpíadas Criança Cidadã, que envolverá cerca de 1.500 alunos da Rede Estadual de Ensino em competições esportivas dos dias 30 de maio a 15 de junho.

    A competição é uma iniciativa da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Tribunal de Justiça de Pernambuco. A ideia do evento é ressocializar crianças e adolescentes que vivem em situação de alto risco social através do esporte.

    Para marcar o início da competição, haverá uma solenidade de lançamento no próximo dia 29 de maio, às 8h, no campo de futebol localizado em frente ao Quartel do Derby. A cerimônia seguirá protocolos olímpicos como o hasteamento das bandeiras e acendimento da pira. Pilotos da Aeronáutica também realizarão voos rasantes ao campo de futebol.

    "Essas Olimpíadas ajudarão a promover a integração social entre a escola e a comunidade, além de incentivar uma cultura de saúde corporal e mental como forma de enfrentamento à violência e às drogas. Isso é possível através da prática escolar nas escolas", afirmou o secretário de Educação, Anderson Gomes.

    Leia mais aqui 

    Assuntos: criança cidada, educacao, esporte, tribunao de justica,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Regional Emília Câmara inaugura sala de recreação

    | Saúde, Infância

    O Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, acaba de inaugurar uma sala de recreação infantil, no setor pediátrico da unidade de saúde. Nessa quarta-feira (23/05), os pequenos pacientes puderam conhecer o espaço, um ambiente lúdico que ajudará na humanização do atendimento e na reabilitação desses doentes mirins.

    A contrução da sala foi uma parceria com o Rotary Club – associação de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário – e Casa da Mulher de Afogados da Ingazeira. A sala de recreação infantil ficará aberta das 8h às 20h com acompanhamento de uma recreadora voluntária.

    Cidades: Afogados da Ingazeira
    Assuntos: hospital emilia camara, recreacao infantil, saude, ambiente ludico
    Compartilhe: Link para o post:
  • SCJ entrega novas mobílias para creches do Estado

    | Social, Juventude, Infância

    Cinquenta creches e pré-escolas de 40 municípios pernambucanos que foram selecionadas pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) em 2011 no Programa de revitalização de Creches "Crianças de Futuro" recebem, a partir desta quarta-feira (23), novas mobílias e equipamentos.

    O primeiro município a receber o material será Igarassú. Até a sexta-feira será a vez das demais cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul. As creches serão equipadas e reestruturadas através de parceria da SCJ com as prefeituras.

    A SCJ fornecerá novas mobílias, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos e livros infantis e o município fará ajustes e reparos na infra-estrutura física das unidades educacionais, de acordo com as normas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação.

    Em seguida, a Secretaria proporcionará aos educadores e gestores um programa de atualização de práticas através de encontros para debate, oficinas de vivências e intercâmbio das concepções e práticas, na perspectiva de formação dos profissionais de educação infantil e qualificação dos projetos pedagógicos de escolas e creches.

    Leia mais aqui

    Cidades: Igarassu
    Assuntos: crianca, juventude, creches, criancas do futuro,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Criança e Juventude participa da Semana de Ação Mundial

    | Social, Juventude, Infância

    Técnicos da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) participam da comemoração a 10ª edição da Semana de Ação Mundial (SAM 2012), que acontece em mais de 130 municípios de todo o Brasil. As ações destacam a importância da educação infantil por meio de audiências públicas, aulas lúdicas e seminários direcionados aos mais diversos públicos.

    Na quarta-feira (23), os profissionais da SCJ participaram do lançamento do Programa Criança com todos seus Direitos, da Fund.Abrinq / Save the Children, em Serra Talhada. Na quinta, será a vez da abertura do Fórum de Educação Infantil de Nazaré da Mata. E por último, na sexta-feira, da Roda de Diálogo sobre a Semana de Ação, na Faculdade Fafire.

    SAM 2012 - A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

     

     

    Cidades: Serra Talhada
    Assuntos: crianca e juventude, acao mundial, educacao infantil, scj,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Belarmino Correia inaugurou brinquedoteca

    | Saúde, Infância

    Dentro das comemorações da Semana de Enfermagem, o Hospital Belarmino Correia (HBC), no município de Goiana, Zona da Mata Mata Norte, inaugurou nessa sexta-feira (18/05) sua brinquedoteca.

    O espaço, um ambiente lúdico que ajudará na humanização do atendimento e na reabilitação dos doentes mirins, recebe, a partir desta semana, as crianças que estão internadas na unidade de saúde e as atividades desenvolvidas pelo grupo Anjos da Alegria, formado por estudantes técnicos de enfermagem do Centro de Ensino Técnico de Goiana (Centeg).
    leia mais aqui 

    Cidades: Goiana
    Assuntos: brinquedoteca, semana da enfermagem, hbc, espaco ludico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agentes socioeducativos discutem o Sinase

    | Social, Juventude, Direitos Humanos, Infância

    Durante toda a quinta-feira (17), cerca de 500 profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo de 34 municípios pernambucanos participaram do seminário “O Sinase agora é lei”. A discussão marcou a conclusão do curso de capacitação promovida pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), numa parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, realizado pela Faculdade Maurício de Nassau.

    A secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, parabenizou os profissionais pela dedicação durante os três módulos do curso. “Vocês são vitoriosos em cumprir a carga horária de quase 200 horas, tendo que conciliar o curso com as atribuições do dia a dia”, disse Raquel.

    A Secretária também destacou a parceria de todas as instâncias de poder e sociedade organizada para a construção de um novo modelo socioeducativo. “O Estado garantiu o orçamento para o investimento nessa área. Temos que construir uma política efetiva de ressocialização”, afirmou.

    Falando para uma plateia lotada e atenta, o juiz da Infância e Juventude Humberto Vasconcelos fez um desafio. ”Convoco a todos a tirar do papel e colocar em prática os artigos que tratam da prevenção. A sociedade não pode ser só reativa na questão socioeducativa”.

    Como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o também secretário executivo de Medidas Socioeducativas da SCJ, Fernando Silva, ressaltou a importância da realização do curso. “Esperamos que essa capacitação seja o primeiro passo para a criação da Escola de Formação Permanente dos Operadores do Sistema Socioeducativo”, propôs.

    Leia mais aqui

    Assuntos: socioeducativos, crianca, juventude, scj, sinase, direitos humanos, raquel lyra
    Compartilhe: Link para o post: