meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo Câmara: "Priorizar a Primeira Infância é fundamental para um futuro melhor"

    | Infância
    Primeira Infancia

    O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza participaram, nesta quarta-feira, de palestra proferida pela professora e neurocientista Anna Lúcia Campos, que abordou o tema “Podem as experiências modificar o cérebro de nossas crianças?”

     
    A importância dos cuidados e da qualidade das experiências na Primeira Infância. Esse foi o tema da conferência que o governador Paulo Câmara e primeira-dama Ana Luiza Câmara acompanharam, nesta quarta-feira (15.03), no Palácio do Campo das Princesas. A palestra foi proferida pela professora e neurocientista Anna Lúcia Campos – diretora do Centro Ibero Americano de Neurociência, Educação e Desenvolvimento Humano (CEREBRUM). Com o mote “Podem as experiências modificar o cérebro de nossas crianças?”, o encontro abordou assuntos como a individualidade, a potencialidade e os neuromitos dos primeiros anos de vida. Para o chefe do Executivo estadual, a palestra foi uma oportunidade de destacar a importância da priorização do tema.
     
    "Os estudos mostram que cuidar da Primeira Infância faz uma diferença enorme no futuro das novas gerações. Cuidar da criança é essencial, então tenho certeza de que priorizar esse tema é fundamental para um futuro melhor", avaliou. Paulo Câmara também ressaltou o papel que os gestores governamentais têm na busca de evidenciar o assunto. "Muitas vezes, os gestores se atêm a pautas presentes e emergenciais, mas é fundamental planejar o futuro a partir da valorização da Primeira Infância", afirmou. Câmara ressaltou, ainda, que a palestra vai além de uma troca de experiências. "A conferência nos possibilita identificar de que forma podemos avançar no tema", considerou.
     
    Palestrante, Anna Lúcia Campos afirmou que o estudo da Primeira Infância tem trazido resultados positivos. “Temos sentido, nos últimos anos, que a dedicação à ciência do desenvolvimento infantil vem dando luzes significativas para os diferentes campos de ação. Agora, nós falamos do desenvolvimento das crianças podendo escanear o cérebro e saber o que está sendo ativado nos primeiros anos de vida de uma criança”, afirmou. Anna destacou o esforço da administração estadual em investir no tema em Pernambuco. “O governador Paulo Câmara consegue reunir todas as secretarias a favor da Primeira Infância e isso é algo difícil de ver”, frisou.
     
    Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também destacou a inauguração do curso de Especialização em Neuroeducação e Primeira Infância, na modalidade à distância. Promovido pela Universidade de Pernambuco (UPE) em parceria com o CEREBRUM, o curso será iniciado no próximo dia 19 de março. "O início dessa especialização na UPE é uma semente que estamos plantando na busca de que a política da Primeira Infância se expanda com mais rapidez. Para que os conceitos cheguem mais rapidamente e as ações possam sair do papel de maneira efetiva", concluiu.
     
    Compuseram a mesa o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchôa; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo; Renato Thiebaut, à frente do Gabinete de Assuntos Estratégicos; a vice-primeira-dama, Luiza Nogueira; e a coordenadora do Programa Mãe Coruja, Elizabeth Andrade Lima. Também estiveram presentes os secretários Nilton Mota (Agricultura); Bruno Lisboa (Habitação); Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Sílvia Cordeiro (Mulher); o secretário interino de Educação, João Charamba; e o chefe da Casa Militar, Coronel Eduardo Pereira.
     
    BIOGRAFIA – Assessora e consultora internacional com mais de dezoito anos ministrando conferências em diferentes países, Anna Lúcia Campos é educadora com Mestrado em Neurociências, Psicobiologia e Neurociência Cognitiva. Especialista em Desenvolvimento Cerebral Infantil, líder da Science of Early Child Development na América Latina (Ciência do Desenvolvimento da Primeira Infância). Atualmente, também exerce a direção no Centro para o Desenvolvimento Infantil LEARN & PLAY, em Lima, Peru, e nos projetos Child Development Lab, também em Lima, e Neuroeducação Latino América.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: paulo camara, ana luiza camara, primeira infancia, anna lucia campos, cerebrum, Especialização em Neuroeducação e Primeira Infância, UPE,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Última semana de férias com o astral lá em cima

    | Cultura, Infância


    Área externa da Biblioteca Pública ficou repleta de crianças. Muita pipoca e brincadeiras, nem parece final de férias

    As crianças que estão frequentando a Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE), e participando da colônia de férias, parecem não se importar muito com o final do período. O mês de janeiro foi bastante movimentado e trouxe uma programação intensa de atividades para os visitantes do setor infantil do espaço. Mas, esta última semana está sendo ainda mais especial, pois os organizadores resolveram resgatar brincadeiras clássicas da infância, como bolinha de gude, corrida de saco, batatinha frita e cabra-cega. As brincadeiras contaram com o apoio da Brinkant Atividades Recreativas.

    “Sabemos que a tecnologia vem ganhando cada vez mais adeptos dos celulares e computadores. E isso tem chamado a atenção das crianças, que vivem com os equipamentos jogando games ou navegando nas redes sociais. Então, a proposta deste resgate surgiu com o objetivo de proporcionar a essas crianças de conhecerem essas brincadeiras antigas, presentes na infância dos pais delas. Além do lúdico, sabemos que essas brincadeiras trabalham muito as habilidades corporais e motoras delas, e queremos trabalhar isso também”, diz o coordenador do setor infantil da BPE, Hélio Monteiro.

    Levando o filho pela primeira vez, Paula Gomes, mãe do pequeno Ticva Gomes (04), diz que a proposta da Biblioteca é muito legal, pois ela está vendo o filho se divertir com outras crianças e vivenciando brincadeiras que não são tão fortes hoje em dia. “Eu estou adorando essas brincadeiras, meu filho está se divertindo muito. Lá na rua que moramos ele também brinca na rua, mas não é sempre, pois os amiguinhos preferem mais jogar vídeo game”, diz. Ticva, aliás, foi um dos que conseguiram – com os olhos vendados – andar em direção ao burro desenhado na parede e colar o rabo no animal.

    Também pela primeira vez na Biblioteca, Richard Carneiro (3) logo se enturmou e brincou de todas as atividades animadas pelos monitores. O pequeno estava sendo filmado o tempo todo pela mãe, Ana de Santana. “Essas brincadeiras são um resgate a verdadeira infância, não vemos muito isso hoje em dia. Aqui, além dessas brincadeiras, a gente ainda economiza, pois todas as atividades são gratuitas. Estou gostando muito e pretendo trazê-lo no último dia”, conta Ana. Inclusive, o último dia é hoje, sexta-feira. Durante todo o dia haverá brincadeiras e contação de histórias. 

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Manhã de férias no quartel do Corpo de Bombeiros

    | Comunicação, Infância

    Bombeiros

    Dezenas de crianças viveram uma experiência diferente nessas férias divertindo-se bastante no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Elas tiveram a oportunidade de observarem o dia-a-dia dos "Soldados do Fogo" e receberam orientações importantes sobre diversos assuntos de forma lúdica e interessante.

    O coronel Manoel Cunha, comandante geral do CBMPE, explicou que essas visitas fazem parte do programa de integração da corporação com os diversos setores da sociedade. “Damos ênfase ao trabalho com as crianças porque entendemos que é muito importante conscientizá-las da necessidade da prevenção em diversas situações e elas são grande difusoras dos conceitos com os pais, familiares e amigos”.

    O encontro foi decorrente de uma ação conjunta do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e do Centro de Comunicação Social (CCS), chefiados, respectivamente, pelos Majores Eduardo Rodrigues e Aldo Silva, e procurou diversificar a programação para deixar todos satisfeitos, pois as crianças são exigentes e é necessário elaborar atividades interessantes para que atraiam a atenção e o interesse delas, disse o Maj Eduardo. Já o Maj Aldo lembrou que "é de suma importância manter essa aproximação e interação com a sociedade, através do público infantil, de modo a mostrar o mundo dos bombeiros sob outra perspectiva, inclusive como possibilidade de despertar um futuro profissional."

    Participaram também, e de forma imprescindível apoiando tal atividade, outros setores da corporação como o Centro de Assistência Social (CAS) com a contratação de mágico e fornecimento de guloseimas como algodão doce, picolé e pipoca; a Ajudância Geral (AjG) distribuindo um lanche por demais diversificado e reforçado para que a criançada repusesse todas as calorias consumidas; e ainda o Grupamento de Bombeiros de Incêndio (GBI) com viaturas e alguns bombeiros para a realização do passeio com a guarnição e do tradicional 'banho de neblina', cuja a meninada ama e é um dos momentos mais curtido por eles.

     A programação começou com atividades lúdicas de acordo com a faixa etária, na quadra e no tatame, passando orientações também sobre o trabalho das guarnições no combate a incêndios, resgate de vítimas de acidentes, deslizamentos de barreiras e desmoronamento de residências, além de salvamento de banhistas em iminência de afogamentos.

    Um dos pontos mais agradáveis para a meninada foi a apresentação do mágico Rodrigo Lima, que manteve a atenção de todos, inclusive interagindo com os meninos que se interessavam em participar das “mágicas”. “É muito gratificante participar desse tipo de evento, porque as crianças são um público diferenciado e exigem muita precisão em nosso trabalho pois têm a percepção muito ativa”, ressaltou.

    Mabele, de 5 anos, estava entusiasmada com  apresentação do mágico e também com tudo que viu durante a visita. Ainda molhada, após o banho de neblina, que concluiu a visita, ela dizia que queria voltar para o quartel onde a mãe, a soldado Mabel, trabalha.

    Além do 'banho de neblina', as crianças tiveram oportunidade de dar um passeio em uma viatura de combate a incêndio, inclusive com as sirenes ligadas. Os pais e responsáveis que acompanharam a meninada elogiaram a iniciativa do comando do CBMPE e foram unânimes em reconhecer que será um dia inesquecível para todos.

    Créditos:
    Texto: Centro de Comunicação Social do CBMPE
    Fotos: Cb BM Camilla Medeiros
    Assuntos: férias, corpo de bombeiros, cbmpe, manoel cunha, eduardo rodrigues, aldo silva, cas, ajg, gbi,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário Nilton Mota e prefeito de Água Preta assinam Termo de Adesão ao Programa Leite de Todos

    | Saúde, Agricultura, Infância

    Água Preta

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho, assinaram nesta segunda-feira (16) o Termo de Adesão ao Programa Leite de Todos para o ano de 2017. O objetivo é descentralizar o processo de gerenciamento do cadastro de beneficiários e distribuição do produto ao município, localizado na Mata Sul.

    Diariamente, serão distribuídos 200 litros de leite para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, inclusive para gestantes e crianças com microcefalia. “É uma determinação do governador Paulo Câmara a execução de programas que beneficiem sobretudo a população que mais precisa”, disse o secretário Nilton Mota.

    O Programa Leite de Todos é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), cujo objetivo é atender às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar.

    Na atual gestão, foram investidos um total R$ 45 milhões no programa. Atualmente, são distribuídos 55 mil litros de leite por dia por 501 entidades cadastradas. Nos últimos dois anos, foram mais de 23 milhões de litros de leite distribuídos.

    Cidades: Água Preta
    Assuntos: nilton mota, eduardo coutinho, programa leite de todos, paulo camara, sara,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Mãe Coruja recebe prêmio em defesa dos direitos da criança

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    Premio

    Com a intenção de homenagear pessoas físicas e jurídicas que realizam ações em prol dos direitos das crianças e adolescentes no Estado de Pernambuco, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), realizou na última terça-feira (13), solenidade de entrega do 8º prêmio Márcia Dangremon, no auditório do Banco Central, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro.

    Indicado para premiação na categoria Pessoa Jurídica de Direito Público, o Programa Mãe Coruja foi homenageado. O programa estadual, presente em 105 municípios de Pernambuco, tem como foco combater a mortalidade materna e infantil, atuando nos eixos de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Assistência. "Mãe Coruja nasceu de um desejo de trabalhar com uma sociedade que caminhasse para diminuir a desigualdade, que olhasse para o estado de Pernambuco e desse a mesma chance de sobrevivência para a criança nascida no Recife, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. A gente precisava de um Programa que desse conta de resgatar os vínculos afetivos entre mãe e filho, colocando afeto nas políticas públicas, pois atrás dos números, tem pessoas"explicou a coordenadora do Conselho Consultivo do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Ana Elizabeth de Andrade Lima.

    O prêmio homenageia a socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, que ficou conhecida no Estado de Pernambuco por atuar em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica. Dangremon foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida.

    O prêmio é um reconhecimento público do CEDCA/PE dado a pessoas, físicas e jurídicas, que se destacaram na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado de Pernambuco e está dividido em seis categorias: pessoa física, pessoa jurídica de direito privado, jovem oriundo de programas sociais ou que passou por medidas protetivas ou socioeducativas, profissional de comunicação, pessoa jurídica de direito público e pessoa físicain memoriam. A solenidade integra as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.

    Cidades: Recife
    Assuntos: cedca-pe, programa mãe coruja, premio marcia dangremon, direitos das crianças e adolescentes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana da Juventude se encerra com recital

    | Juventude, Infância

    Juventude


    Jovens do Recife e do Sertão se apresentaram no Forte das Cinco Pontas

    Com uma programação de cultura e lazer para mais de 900 jovens, a Semana da Juventude foi encerrada com o Recital da Juventude. As apresentações de artes plásticas, música e poesia foram feitas por jovens de diversos municípios regiões de Pernambuco numa tarde agradável, no jardim do Forte das Cinco Pontas. 

    Na abertura do recital, João Suassuna, secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, disse que a festa só se realizou graças à vocação dos jovens artistas. “O recital é feito por talentosos jovens pernambucanos e encerra nossa Semana da Juventude. Como tivemos a parceria com secretarias estaduais e municipais, adequamos o calendário e ampliamos a programação para quinze dias, contemplando todas as regiões do Estado”, disse João. 

    Jovens das escolas públicas e em situação de vulnerabilidade participaram de palestras e passeios culturais durante a Semana da Juventude, que ocorreu entre os dias 16 e 29 de novembro, nos municípios do Recife, Olinda, Paulista, Carpina, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Surubim, Caruaru, Arcoverde, Sertânia e Palmares. O evento foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ). Algumas ações do interior foram realizadas com ongs, coletivos juvenis, integrantes do Conselho Estadual de Políticas para Juventude (CEPPJ). 
     
    Dentre as atividades destaca-se o passeio pelo rio Capibaribe com a participação no Barco Escola de 90 jovens em situação de vulnerabilidade de Recife e Caruaru,  dos programas da SDSCJ: Atitude - Atenção Integral ao Usuário de Drogas e Governo Presente de Ações Integradas para Cidadania. 
     
    Recital – Mais de 100 jovens, da Escola Estadual Heróis da Restauração, vieram do bairro de Areias para assistir ao Recital da Juventude no Forte, que teve show de duas participantes do The Voice Kids, Bela Maria e Ally Victory, e do quarteto de sanfonas do Conservatório de Pernambuco, com músicos das cidades de Sertânia-PE e Umbuzeiro-PB. Nas picapes o som ficou por conta de DJ Teco.  O público pode conferir ainda a apresentação de hip hop do grupo WSC, de Alto Santa Teresinha, e as obras do artista plástico Guilherme Moraes, expostas no jardim externo do Forte.
     
    Nos intervalos dos shows, aconteceu um sarau de poesia com Netinho Batista, que recitou obras de Chico Pedrosa, e a jovem Bruna Lima, integrante do Conselho Estadual de Políticas para Juventude (CEPPJ). Bruna veio de Jataúba, do Sertão do Pajeú, especialmente para o recital. 
    Cidades: Recife
    Assuntos: semana da juventude, pernambuco, joão suassuna, sdscj, sepcj, ceppj, programa atitude,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prêmio Márcia Dangremon destaca personalidades e empresas engajadas em de crianças e adolescentes

    | Educação, Juventude, Infância


    Promovido pelo Governo de Pernambuco, o evento acontece, no dia 13 de dezembro, no auditório do Banco Central, no Recife

    No dia 13 de dezembro, a sociedade pernambucana tomará conhecimento das personalidades destacadas pelo 8o Prêmio Márcia Dangremon. Realizada pelo Governo de Pernambuco, a cada dois anos, a iniciativa reconhece pessoas, empresas ou instituições públicas comprometidas com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. O evento, que consiste na entrega de diplomas aos agraciados, acontecerá no auditório do Banco Central, no Recife, às 9h.

    Instituído desde 1999, o prêmio já agraciou 92 pessoas físicas e jurídicas. As indicações dos reconhecidos foram realizadas por órgãos governamentais e entidades não governamentais que compõem o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA - PE). "Esse prêmio tem por objetivo prestigiar pessoas ou entidades engajadas com a temática da criança e do adolescente", destacou a presidente do Cedca, Lourdes do Viana.

    A premiação está dividida em seis categorias. Para essa 8a edição serão homenageados: Josenildo André Barbosa, na categoria personalidade; Ronan Drummond Afonso Ribeiro, na categoria profissional de comunicação; Jonas do Nascimento Tavares, na categoria adolescente oriundo de programas sociais, que passou por medidas protetivas; Jaciara Santos Arruda, na categoria personalidade In Memoriam; Julietto Comércio Ltda, na categoria empresa; Programa Mãe Coruja, na categoria órgão governamental.

    ENGAJAMENTO SOCIAL - O prêmio é uma homenagem à socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, nascia em 1940, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Márcia ficou conhecida em Pernambuco por ser detentora de uma personalidade vibrante e apaixonada pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica. Falecida em 1999, ela foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida.

    Conheça o perfil dos homenageados

    Josenildo André Barbosa: 43 anos, formado em Serviço Social, se destaca por ser militante das causas sociais, desde 1999, principalmente no que diz respeito à criança e ao adolescente. Foi conselheiro do CEDCA/PE durante quatro mandatos, chegando a ocupar a 2ª vice-presidência. Além disso, foi dirigente do COEGEMAS durante dois mandatos.

    Ronan Drummond Afonso Ribeiro: jornalista, casado, pai de dois filhos. Aos 15 anos passou a colaborar com o semanário Correio de Araxá, onde chegou a ter uma coluna voltada para temas sociais. Foi correspondente do jornal Estado de Minas, dos Diários Associados. Atualmente responde pelo setor de Comunicação da Rede Globo Nordeste. Na área social, voltado para criança e adolescente, tem em seu currículo Natal Solidário, Criança Esperança de Jaboatão e apoios institucionais.

    Jonas do Nascimento Tavares: 18 anos, é de Recife. No ano de 2014, foi aprovado no Programa Ganhe o Mundo, projeto de intercâmbio em escolas públicas do estado, custeado pelo Governo de Pernambuco. A partir da sua trajetória de progressos, conquistou uma bolsa de estudo na Shanghai Gezhi Schience School, em Shangai, na China, para concluir o ensino médio.

    Jaciara Santos Arruda (in memorian): casada, psicóloga, faleceu aos 52 anos em dezembro de 2015. Sempre teve o papel de retirar das ruas e avenidas da cidade do Recife-PE, meninos e meninas em situação de risco e vulnerabilidade, no que tange a violência e a criminalidade, bem como àqueles em conflito com a lei, prestando-lhes assistência jurídica.

    Julietto Comércio Ltda: tem 15 anos de atuação em Pernambuco, hoje com 09 lojas em Recife e 01 em Jaboatão dos Guararapes. Absorve a mão-de-obra de jovens que chegaram através da Liberdade Assistida, sem escolaridade nenhuma, com grande dificuldade de aceitarem regras ou padrões, até mesmo o uso de calças compridas e sapatos, foram crescendo e hoje servem de exemplo para outros jovens.

    Programa Mãe Coruja: foi criado em 2017 com o objetivo de articular ações estratégicas de ação integral às gestantes e seus filhos durante a Primeira Infância, incentivando o fortalecimento dos vínculos afetivos; criando uma rede solidária para redução da mortalidade materna e infantil.

    Serviço:

    8º Prêmio Márcia Dangremon
    Data: 13/12/2016 - 9h
    Local: Auditório do Banco Central - Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro – Recife/PE
    Contato da assessoria: Jacqueline Bezerra - (81) 3184.7003 - (81) 9.9282.2343


    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Oficina de cinema de animação para crianças com implante coclear

    | Educação, Saúde, Juventude, Infância
    Animage

    Aulas no Hospital Agamenon Magalhães (HAM) fazem parte da programação do Animage

    Crianças com implante coclear atendidas no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), referência em otorrinolaringologia no Estado, participam, até o final desta semana, de uma oficina de cinema de animação. As aulas e a exibição de curtas ocorrem pela manhã, no auditório da unidade de saúde, das 9h às 11h, e fazem parte de uma articulação entre o projeto Cultura é Saúde do HAM e do VII Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage). 

    O ponto alto da programação será nesta sexta-feira (25/11) durante o 7º encontro anual de pacientes que receberam implantes cocleares, que este ano debaterá a inserção das crianças no ambiente escolar. As técnicas de animação e stop motion estão sendo desenvolvidas por dois monitores do Animage e a produção dos pequenos será apresentada no encerramento do Festival, no Cinema do Museu, na Av. 17 de Agosto, no último dia da mostra (27/11), às 15h. 

    "Associar o calendário cultural às atividades dentro do hospital é uma forma de ressignificar o papel da unidade de saúde dentro de um contexto mais amplo de sociedade. A oficina possibilita a reabilitação, inclusão e interação entre eles e é um incentivo à aprendizagem. Por ser um conhecimento novo e bastante lúdico, é um estímulo incalculável para essas crianças", comenta a chefe do serviço de Otorrinolaringologia do HAM, Mariana Leal. Desde o início do programa, em 2009, o HAM já realizou 165 implantes cocleares em crianças e adultos. Só este ano, foram feitos 28 implantes cirúrgicos.

    O implante coclear é indicado para quem tem perda auditiva severa ou quase total em ambos os ouvidos. Em crianças que já nascem com a deficiência, é importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes, de preferência até os cinco anos, para otimizar o tratamento e a aquisição da fala. 

    Encontro anual - Este ano, o VII Encontro terá foco na integração com a escola, com a participação de diretores e professores, pais e filhos. No período da manhã as atividades serão voltadas a crianças e jovens em idade escolar e à tarde, para os pacientes adulto. Também será exibida uma sessão do Festival de Animação. O debate será mediado pela psicopedagoga Mônica Souza. Haverá também orientações sobre os cuidados que os usuários devem ter com os aparelhos auditivos e espaço para ajustes e manutenção. 

    Assuntos: Hospital Agamenon Magalhães, Animage, cultura, saúde, VII Festival Internacional de Animação de Pernambuco, inserção escolar,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Juntos pelo Social reforça parceria entre o Estado e o empresariado para o desenvolvimento de projetos sociais

    | Administração, Fisco, Infância
    Juntos Pelo Social
    Campanha de destinação do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica possibilitará a reserva de até 1% do IR para a promoção de ações na área

     
    Estimular o compromisso do setor privado com a redução das desigualdades sociais.  Foi com esse objetivo  que, durante o Juntos pelo Social - I Encontro Integrado do Empresariado - realizado nesta quinta-feira (10.11), no auditório do Banco Central no Recife, o Governo de Pernambuco apresentou a campanha de destinação do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica para o desenvolvimento de ações na área. A iniciativa possibilitará que as corporações reservem até 1% do IR, referente ao seu lucro real, para os Fundos Estaduais da Criança e Adolescente e do Idoso. A doação não representa custo às empresas e garante a promoção de atividades de prevenção social. O governador em exercício, Raul Henry, comandou o encontro, pioneiro no País.

    "Essa é uma iniciativa exemplar porque envolve o empresariado, os conselhos, as entidades ligadas aos movimentos sociais, para que a gente possa minorar a exclusão dos setores mais vulneráveis da sociedade", destacou Raul Henry. O governador em exercício também pontuou que a desigualdade na sociedade é uma dificuldade de todo o País. "Apesar de termos construído muitas vitórias nos últimos anos, o Brasil ainda é muito excludente", salientou o gestor.

    Para Raul Henry, a iniciativa pioneira do Governo de Pernambuco de chamar a classe empresarial para uma contribuição mais efetiva demonstra sensibilidade e compromisso com o avanço das transformações vivenciadas na última década. "Esse é um evento da maior importância porque o desafio de atender os setores mais vulneráveis é de toda a sociedade civil organizada", frisou Raul, diante de uma plateia composta por empreendedores e ativistas do setor.

    A gestão dos recursos do fundo compete aos Conselhos de Direitos, no que se refere à definição das diretrizes de utilização dos seus recursos e a ordenação de despesas compete ao órgão responsável pela administração do fundo. Foi o que assegurou o secretário Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, durante a apresentação desse projeto. "A partir da experiência do Banco Itaú, que doou R$ 2 milhões para o Fundo do Idoso, decidimos expandir a iniciativa a outros empresários. Sabemos que uma parte da sociedade desconhece esse mecanismo e deseja ajudar essa parcela da sociedade que precisa de apoio", frisou. 

    Além do modelo de contribuição observado pelo Juntos pelo Social,  os empresários interessados também podem apoiar atividades desportivas aprovadas pelo Ministério dos Esportes, com investimentos podem ser deduzidos na Declaração de Ajuste Anual às doações e patrocínios concedidos a esse tipo de projeto. "Essa doação será fundamental para a promoção de ações em favor dos Idosos vulneráveis. A ação vai fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o social pernambucano", disse o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Amaro Bezerra.

    Também participaram deste encontro no Banco Central o secretário da Fazenda, Márcio Stefanni; o deputado estadual Aluisio Lessa; o superintendente estadual do Banco Central, Kléber Pinho dos Santos; e o representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Natuch Lira; além de empresários e representantes de entidades sociais. 

    Fotos: Roberto Pereira/SEI
    Cidades: Recife
    Assuntos: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, desigualdades sociais, Juntos pelo Social - I Encontro Integrado do Empresariado,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Juntos pelo Social – I Encontro Integrado do Empresariado

    | Fisco, Infância
    O Governo Paulo Câmara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão do secretário Isaltino Nascimento, vai realizar o evento  "Juntos pelo Social – I Encontro Integrado do Empresariado". O Encontro vai reunir, no auditório do Banco Central, no Recife, no dia 10 de novembro de 2016 (quinta-feira), no horário das 8h30 às 12h30, aproximadamente 500 pessoas, entre empresários da indústria e comércio, representantes de escritórios contábeis e advocatícios, servidores públicos e outros. O objetivo é sensibilizar o empresariado pernambucano quanto à doação de Imposto de Renda ao Fundo da Criança e do Adolescente, Fundo do Idoso e projetos incentivados.

    A ação será desenvolvida em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, visando implantar a cultura de doação de imposto para áreas de desenvolvimento social. Para tal é imprescindível estimular o compromisso social dos doadores, visto que sua contribuição promoverá o fortalecimento das políticas para criança e adolescente e pessoa idosa.

    A mesa será composta pelo vice-governador do Estado de Pernambuco, Raul Henry, pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, e representantes dos seguintes órgãos: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Secretaria da Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Administração, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Poder Legislativo, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Receita Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Contabilidade, Câmara de Dirigentes Lojistas, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.
     
     
    MODALIDADES DE DOAÇÃO - 
    Doações com Dedução Integral no Imposto de Renda.
    Doações Destinadas ao Fundo da Criança e Adolescente e Fundo do Idoso.

    Modalidade de doação de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, que poderá destinar até 1% do Imposto de Renda, referente ao seu lucro real, para cada fundo, totalizando assim 2%. Diferente das demais modalidades de política de incentivo focalizado, a doação ao Fundo da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso não representa custo adicional às empresas, contudo garante que o recurso seja aportado diretamente no Estado de Pernambuco, possibilitando aporte em ações estratégicas de prevenção social.
     
    A gestão dos recursos do fundo compete aos Conselhos de Direitos, no que se refere à definição das diretrizes de utilização dos seus recursos e a ordenação de despesas compete ao órgão responsável pela administração do respectivo Fundo.
     
    PROJETOS ESPECÍFICOS - FOMENTO ÀS ATIVIDADES DESPORTIVAS: 
     
    Um projeto desportivo é um plano apresentado para implementar ações, bem como estimular a prática, o ensino, o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento do desporto. Estes projetos são aprovados pelo Ministério do Esporte para a habilitação da captação. Após esta etapa transfere-se definitivamente o recurso, bens ou serviços para sua implementação. Estes investimentos podem ser deduzidos na Declaração de Ajuste Anual às doações e patrocínios concedidos a projetos desportivos e para-desportivos de maneira semelhante às doações aos fundos supracitados.
     
     
    DOAÇÕES SEM DEDUÇÃO INTEGRAL NO IMPOSTO DE RENDA
    Fundo Nacional da Cultura e Incentivos à Atividade Audiovisual – Lei Rouanet
     
    A Lei Rouanet pode ser usada por pessoas físicas e jurídicas que desejam financiar projetos culturais e receber incentivos fiscais como contrapartida. Os incentivos fiscais abrangem patrocínios e doações por meio de apoio direto a projetos culturais e contribuições ao Fundo Nacional de Cultura (FNC).
     
    Assuntos: SDSCJ, governo de pernambuco, paulo camara, projetos culturais, imposto de renda, fundo do idoso, projetos incentivados
    Compartilhe: Link para o post: