meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Bom de escola, bom de bola e contra o crack

    | Social, Juventude, Esportes, Cultura, Direitos Humanos, Infância

    A Ilha de Deus, conhecida um dia por Ilha sem Deus, será cenário do documentário Bom de escola, bom de bola e contra o crack, do cineasta Edy Rocha.

    As gravações já começaram. Na véspera da sexta-feira 13, a Ilha recebeu a presença da secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti, que, além de gravar sonora para o documentário sobre o projeto Esporte pela Vida realizado pela Secretaria com os meninos carentes do lugar, ainda confirmou o apoio do Governo do Estado ao projeto que deu nome ao documentário.

    O Bom de escola, bom de bola e contra o crack irá contemplar 250 crianças e adolescentes que vivem em situação de risco. O objetivo é oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer para a comunidade a fim de afastar a juventude das drogas e de outros males provocados pelo ócio e pela falta de perspectiva de uma vida melhor.

    Leia mais aqui

     

    Assuntos: esportes, documentario, ilha de deus, Ana Cavalcanti, bola
    Compartilhe: Link para o post:
  • 100 dias para os Jogos Olímpicos de Londres 2012

    | Esportes

    Como parte da contagem regressiva para a abertura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012, o embaixador britânico no Brasil Alan Charlton participa, hoje (16), de evento organizado pelo Consulado Geral Britânico em Recife.

    Das 9h às 11h, a Praça Rio Branco Marco Zero será tomada por um grupo de crianças das Escolas Maciel Pinheiro e Dona Maria Teresa Correa que irão participar de atividades esportivas e divertidas.

    Entre elas, conhecer o mascote dos Jogos Olímpicos, Wenlock (o boneco de 80 cm que começa por Recife um passeio pelo Brasil para promover Londres 2012).

    O evento já conta com a presença confirmada da Secretária Estadual de Esportes, Ana Cristina Valadão Cavalcante, além do nadador paraolímpico já classificado para as Paraolimpíadas de Londres 2012, Ivanildo Vasconcelos; e do jovem estudante alagoana Luan Celi, que irá representar o Brasil na rota da tocha olímpica no Reino Unido. Fico muito feliz de poder celebrar em Recife esse marco tão importante a caminho dos Jogos de Londres.

    Leia mais aqui

    Assuntos: olimpiada, londres, jogos olimpicos, paraolimpicos, consulado britanico, escola maciel pinheiro, marco zero, gincana, atividades esportivas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Marin: “A preocupação virou tranquilidade”

    | Esportes, Administração, Copa 2014

    hPernambuco está no caminho certo para receber os jogos da Copa das Confederações em 2013. Essa foi a boa notícia que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa, José Maria Marin, deu ao governador Eduardo Campos nesta quarta-feira (04) após visitar as obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
     
    Em entrevista coletiva concedida no Palácio do Campo das Princesas no início da tarde, Marin afirmou que durante uma reunião na sede da Fifa na semana passada foi surpreendido pelo relato de um suposto atraso nas obras do estádio pernambucano. Para tirar qualquer tipo de dúvida, ele ligou da Suíça para o governador Eduardo Campos e marcou a visita. Depois de percorrer o canteiro e assistir a uma apresentação do consórcio responsável pela obra, ele se disse aliviado:
     
    “Saí de Zurique preocupado, mas retorno de Pernambuco totalmente tranquilo pela convicção, capacidade, competência, e principalmente pela autoridade do governador Eduardo Campos. A preocupação se transformou em tranquilidade após ouvir as autoridades, ver e ouvir dos responsáveis pela construção, tudo o que está sendo realizado. Pernambuco tem todas as condições de cumprir os prazos e sediar a Copa das Confederações. Não há razão para essa intranqüilidade”, explicou Marin.
     
    O presidente da CBF não só mostrou confiança ­em relação ao cronograma, como elogiou a concepção da Cidade da Copa que prevê, além do estádio, a construção de uma nova centralidade urbana, com nove mil moradias. “O projeto é motivo de orgulho para todos os pernambucanos e brasileiros. Examinando-o, vi que será, sem dúvida nenhuma, o maior legado da Copa do Mundo aqui em Pernambuco. Será construída não só uma arena esportiva, mas uma cidade moderna com preocupação em todos os setores, principalmente o educacional”, destacou Marin.
     
    O presidente da CBF afirmou que vai enviar um ofício à Fifa relatando estar tudo ok em Pernambuco para a disputa da Copa das Confederações, que acontece entre 15 a 30 de junho e serve como evento-teste para a Copa do Mundo. No próximo dia 27 representantes da entidade internacional virão a Pernambuco para uma nova visita ao canteiro. Será a quarta vistoria em seis meses.
     
    De acordo com o balanço fechado em março, as obras da Arena estão 35,7% concluídas. Até junho a meta é atingir a metade da construção (49,2%). Os trabalhos devem ganhar ainda mais fôlego em breve. Eduardo adiantou que o Governo e a Construtora Odebrechet, responsável pela obra, já estudam formas de acelerar os trabalhos na Arena Pernambuco. Entre as medidas que devem ser adotadas, o aumento de trabalhadores no turno da noite e a confecção de partes do estádio fora do canteiro devem ser adotadas.
    “Vamos dar conta desse desafio de lhe entregar a chave da Arena Pernambuco no final de fevereiro de 2013 para que Pernambuco possa sediar os jogos da Copa das Confederações e, com isso, termos a oportunidade de preparar ainda mais os pernambucanos para receberem a Copa em 2014”, disse Eduardo a José Maria Marin.

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Faltam 800 dias para a Copa do Mundo de 2014

    | Esportes, Administração, Copa 2014

    Faltam 800 dias para a Copa do Mundo 2014. Para marcar a data, que acontece em 3 de abril, a Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (SECOPA-PE) prepara várias atividades. Neste dia, o secretário Ricardo Leitão fará um balanço das ações realizadas pelo Governo de Pernambuco desde a comemoração pelos 900 dias, que ocorreu em 26 de dezembro. A ideia é fazer uma prestação de contas dos projetos monitorados pela SECOPA-PE. A entrevista vai acontecer no auditório da Infraero, a partir das 9h30. Na ocasião, serão atualizados todos os dados sobre as obras de mobilidade que vão garantir que os torcedores possam se deslocar com conforto e segurança, além das últimas informações sobre a construção da Arena Pernambuco.

    Durante a coletiva de imprensa, a SECOPA-PE vai premiar o vencedor do Primeiro Concurso de obra artística/artes visuais Pernambuco na Copa de 2014, o artista plástico Ricardo Cavani. O artista criou uma gravura de Mateus, personagem do Cavalo Marinho, com uma bola de futebol. “A proposta é substituir a tradicional bexiga, usada pelo personagem no folguedo, por uma bola de futebol. O apelo popular de Mateus, como abre alas da região para o evento, é interessante para a divulgação da cultural local, promovendo o diálogo entre artes e esportes”, explica Cavani. Ele vai receber um prêmio no valor de R$10 mil e terá sua obra utilizada no material gráfico promocional da SECOPA-PE. 

    Ainda em comemoração à passagem dos 800 dias para a Copa do Mundo, a SECOPA-PE, em parceria com a Prefeitura do Recife, Infraero, Odebrecht e a empresa pernambucana de tintas Iquine, organizará grafitagem no muro do terminal do Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre. O objetivo é realizar uma pintura com tema sobre futebol e Copa do Mundo. O muro tem 800 metros de comprimento, e é visto por todas as pessoas e turistas que se dirigem ao litoral sul de Pernambuco. A ação conta com 50 grafiteiros, coordenados por Galo de Souza e Derlon, e vai acontecer das 10h às 17h, no dia 3 de abril. A programação da contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 ainda conta com exposição da maquete da Cidade da Copa em São Lourenço da Mata, cidade onde está sendo construída a Arena Pernambuco. A maquete fica exposta no Pátio de Eventos da cidade até o domingo, 8 de abril. 

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: copa, mundo, brasil, 2014, recife, atividades
    Compartilhe: Link para o post:
  • SECOPA–PE participa de seminário geral de centros de treinamento de seleções

    | Esportes, Administração, Copa 2014

    No dia 30 de março, o secretário executivo de supervisão técnica da SECOPA – PE, Silvio Bompastor vai participar do Seminário Geral de centros de Treinamento de Seleções (CTS). O evento acontece em Vitória, capital do Espírito Santo, e é realizado pelo Comitê Organizador Local (COL) e a FIFA. Além de representantes das 12 cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, o seminário vai reunir representantes das cidades, hotéis e campos de treinamento que se inscreveram para servirem como base de seleções durante a competição. De Pernambuco, participam representantes de Recife, Petrolina, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Fernando de Noronha, entre outras.


    Durante a reunião, membros da FIFA, do COL e do Escritório de Acomodações da FIFA (FAO) vão apresentar a situação de momento do processo de seleção, explicar quais são os requerimentos básicos para se tornar um CTS e falar sobre as oportunidades geradas aos candidatos. No encontro também serão esclarecidas as dúvidas dos candidatos a centros de treinamento.

    Em fevereiro, equipe do COL vistoriou cinco estádios de Pernambuco, candidatos a se tornarem centros de treinamento. Cada vistoria gerou relatório completo com informações e fotos de cada candidato. Depois dessa etapa, será divulgada uma lista de aprovados. Quando finalizado o processo de assinatura de contratos, os CTS constarão em um catálogo enviado pela FIFA para as seleções de futebol de todo o mundo. A idéia é que o Brasil tenha, no mínimo, 64 opções de CTS para as 32 seleções. Entretanto, o COL trabalha para oferecer o catálogo com um número de 90 locais.

    Até o final de junho, a primeira versão do documento deve estar disponível. Para aqueles que ainda não se candidataram ou não preencheram os requisitos básicos nas duas primeiras tentativas, haverá uma terceira oportunidade ainda neste ano, e uma quarta, e última chance, no ano que vem.

    Cidades: Fernando de Noronha, Gravatá, Ipojuca , Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Recife
    Assuntos: secopa, seminario, ct, copa, 2014, treinamentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto da cidade da copa em exposição no Salão Ademi

    | Esportes, Administração, Copa 2014

    A nova centralidade urbana da região metropolitana do Recife poderá ser conhecida pelos visitantes do 5º Salão Ademi. A maquete da Cidade da Copa, bairro planejado que será desenvolvido no entorno da arena para a Copa do Mundo de 2014, estará em exposição durante a feira imobiliária, que acontece entre os dias 14 e 18 deste mês, no Centro de Convenções. Concebida como a primeira smart city da América Latina, a área posiciona-se como nova opção de moradia, negócios, estudo e diversão no Grande Recife.


    A Cidade da Copa também nasce com a missão de estimular o crescimento da zona Oeste da região metropolitana e desafogar a já tão adensada capital com um novo padrão de qualidade de vida em total harmonia com o meio ambiente. A exposição é uma parceria entre o Consórcio Arena Pernambuco, a Secretaria Extraordinária da Copa de Pernambuco (SECOPA - PE) e a Empetur.

    Com 20 m² e 1m de altura, o protótipo da Cidade da Copa pesa cerca de 600 quilos. A empresa baiana SDK Maquetes precisou do envolvimento de uma equipe de seis pessoas durante 60 dias para concluir o modelo, produzido com poliestireno, acrílico, policarbonato, adesivo de cianocrilato, MDF, madeira, espuma, entre outros materiais. A maquete apresenta os diversos equipamentos do bairro planejado como a arena para a Copa, arena indoor, áreas residenciais, de escritórios e campus educacional.

    No stand do salão da Ademi, será possível visualizar como a área de 240 hectares está sendo concebida. Com sistemas de mobilidade e infraestrutura planejados, o bairro será referência no uso de tecnologia avançada para a implantação e manutenção do modelo de segurança pública, do gerenciamento de energia e na adoção de serviços conectados.

    Outro destaque do projeto, que poderá ser conferido na maquete, é a valorização dos recursos naturais. As áreas verdes e o uso de espaços às margens do Rio Capibaribe aproveitados como locais de lazer chamam a atenção no protótipo.
    Mais da metade do terreno será preservada para espaços abertos e proteção da vegetação, somando o equivalente a 20 parques da Jaqueira, o principal do Recife.

    Serviço:
    O que: 5º Salão Imobiliário de Pernambuco
    Quando: De 14 a 18 de março
    Onde: Centro de Convenções de Pernambuco – Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda - PE
    Quanto: Entrada gratuita
    Inscrições: www.salaoimobiliariodepe.com.br

    Cidades: Olinda
    Assuntos: cidade, copa, 2014, exposição, salão, ademi
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obras da Arena Pernambuco estão rigorosamente em dia

    | Esportes, Administração, Copa 2014, Confederações 2013

    eO governador Eduardo Campos e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, visitaram hoje (07) as obras da Arena Pernambuco. Localizado no município de São Lourenço da Mata, o palco oficial da Copa de 2014 no estado já começa a ganhar “cara” de estádio de futebol, recebendo os primeiros lances de arquibancadas e até uma trave oficial. Na próxima segunda-feira, será a vez do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitar a Arena.
     
    O ministro saiu satisfeito com o que viu. “As obras estão rigorosamente em dia. Aliás, estão 0,5% a frente do prazo previsto”, informou Aldo, em entrevista coletiva concedida após a inspeção. Ele disse ter “a convicção de que Pernambuco realizará uma Copa exemplar” tendo em vista a experiência do Estado em preparar-se para grandes eventos.
     
    “Olinda e o Grande Recife receberam 750 mil turistas no último Carnaval. É uma festa centenária e que prova que a cidade e o estado estão preparados para acolher a Copa do Mundo não só com recursos humanos, mas com infraestrutura”, cravou.

    r
     
    A visita começou às 10h e durou cerca de duas horas. Governador e ministro estiveram no mirante e depois desceram até o campo. Eles percorreram parte da arquibancada já pronta e conferiram a colocação dos degraus de concreto em outro trecho. Depois andaram no lugar onde ficará o gramado. O espaço, hoje de terra batida, já conta até com uma trave oficial. Eduardo e Aldo escolheram dois operários para “bater uma bolinha”. Um deles cobrou dois pênaltis e marcou os primeiros gols da Arena Pernambuco.
     
    Brincadeiras à parte, o governador destacou que para muitos pernambucanos a Copa já começou. “São trabalhadores que hoje estão empregados nas obras de mobilidade e urbanização que estão sendo tocadas para receber o mundial”, explicou.

    g
    O estádio será inaugurado em abril de 2013 e três meses depois passará a receber os jogos do Clube Náutico Capibaribe. Responsável pelas obras, a construtora Odebrecht organizou um plano de ataque para acelerar os trabalhos no canteiro. Nas próximas semanas, 300 operários vão se juntar aos 2.381 funcionários que hoje atuam no local.
     
    No mês passado, a Arena Pernambuco teve sua terraplenagem concluída, 95% das fundações feitas e um avanço de 33% na sua estrutura de concreto. A área de estacionamento e o acesso viário foram ampliados em 40%. Serão 4.700 vagas para carros, o equivalente ao estacionamento de um grande shopping center.

    g

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: eduardo campos, aldo rebelo, arena, campo, futebol, copa, sao lourenco da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comitê Olímpico Brasileiro parabeniza Centro Santos Dumont

    | Esportes

    CSDO Comitê Olímpico Brasileiro e Paralímpicos Rio 2016 parabenizou a instalação Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont por ter sido considerada apta a fazer parte do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016. E convidou a Secretaria dos Esportes a participar de um Workshop, no dia 21 de março, no auditório do COB visando repassar as informações necessárias aos futuros lugares que farão a aclimatação das delegações que virão para as Olimpíadas 2016. Entre os temas a serem discutidos estão: as Olimpíadas em Londres, Proteção às Marcas e Comunicação.

    Das quase 400 instalações que se candidataram apenas 150 foram selecionadas. Segundo a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti, o Santos Dumont foi escolhido por vários fatores, sendo o principal deles o investimento que já está sendo feito no mesmo. Estamos construindo uma pista de atletismo no valor de R$ 5 milhões e vamos transformá-lo num Centro de Excelência. O projeto orçado em R$83 milhões já foi aprovado pelo governador Eduardo Campos. Parte do dinheiro está garantida por emenda de bancada. Para completar, o Santos Dumont está localizado a dez minutos do aeroporto, bem perto da rede hoteleira. Tudo contribuiu.

    Para a escolha do espaço contribuiu ainda o fato do Recife sediar os jogos da Copa 2014, além do apelo turístico com as grandes atrações culturais (Carnaval, São João, Instituto Ricardo Brennand, Olinda - Patrimônio Histórico da Humanidade...), a gastronomia, a geografia (cidade cortada por rios e com oito quilômetros de orla) e, especialmente, as atletas pernambucanas (Keila Costa, Yane Marques, Joana Maranhão...). O COB vai publicar o guia dos selecionados nas Olimpíadas em Londres e na sua página na internet www.cob.org.br.

    Cidades: Recife
    Assuntos: comite, olimpico, brasileiro, paraolimpico, centro, sanots, dummont, pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aprendendo a Torcer em Petrolina

    | Esportes

    Embaixo de um sol forte e de uma temperatura de 35 graus a Secretaria dos Esportes do Estado botou seu time em campo para divulgar mais uma vez sua campanha Aprendendo a Torcer. “Precisamos botar essa campanha na rua nos principais jogos da rodada e o interior também tem que ser priorizado. Hoje foi um bom momento. A casa cheia para assistir o Petrolina e o Sport... jogar”, explica a secretária Ana Cavalcanti.

    O Sport venceu o Petrolina por 1x0 no Estádio Paulo Coelho, pela 14ª rodada do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Com o resultado os rubro-negros seguram a vice-liderança. O Aprendendo a Torcer tem o objetivo de desenvolver ações educativas para acabar com a violência nos estádios e fora dele. Uma iniciativa da Secretaria dos Esportes com o apoio da Federação Pernambucana de Futebol, o Juizado do Torcedor, dos clubes pernambucanos e demais secretarias do Governo.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: campanha, aprendendo, torcer, petrolina, sport, governo, secretaria, esportes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aprendendo a Torcer no clássico Santa X Sport

    | Social, Segurança, Esportes

    A Secretaria dos Esportes entrou em campo no clássico Santa e Sport realizado ontem (16) no estádio José do Rego Maciel, o Arruda, com a campanha Na paz a vitória é de todos do programa Aprendendo a Torcer. Banners foram afixados nas entradas do estádio, os atores da Pé de Arte fizeram o receptivo dos torcedores, o jingle feito por Zé Brown foi tocado várias vezes para as torcidas e a faixa da campanha entrou no campo antes e no intervalo do jogo.

    O Aprendendo a Torcer tem o objetivo de desenvolver várias ações educativas tendo como tema a paz nos estádios, a cultura esportiva, a convivência saudável entre as torcidas organizadas ou não e despertar no público a necessidade de se evitar a violência nos estádios. O programa é uma realização da Secretaria dos Esportes em parceria com a FPF, o Juizado do Torcedor, além de outras secretarias estaduais, os clubes pernambucanos e as torcidas organizadas.

    O Programa, definido como meta prioritária do Governo Eduardo Campos, irá se estender até 2014. As ações serão interiorizadas e intensificadas nos dias de clássico durante o Campeonato Pernambucano de Futebol.

    Assuntos: secretaria, esportes, jogo, santa, cruz, sport, paz, torcidas, programa, aprendendo, torcer
    Compartilhe: Link para o post: