meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo de Pernambuco oferece cursos gratuitos em gastronomia, jardinagem, moda e beleza

    | Emprego

    cursos 16 municípios  

    Projeto IDEIA leva capacitação para 16 municípios em todas as regiões do Estado

    O ano está apenas começando e há muitas oportunidades para todos aqueles que estão empenhados em buscar novos horizontes, melhorar o currículo ou se preparar para empreender. O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), oferece cursos gratuitos em 16 municípios, em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão. Há turmas em diferentes áreas como beleza, moda, gastronomia e jardinagem.

    Na área de cuidados com a beleza, há três opções de cursos: Make & Hair para Eventos e Festas nos municípios de Afogados da Ingazeira e Salgueiro; Design de Mechas em Serra Talhada, Belo Jardim e Arcoverde e Corte de Cabelo e Escova na cidade de Floresta. Já quem gosta de moda pode aprender sobre Vitrinismo no Cabo de Santo Agostinho e Toritama.

    Outros cursos que serão um sucesso são os de gastronomia. Em Garanhuns e Limoeiro, haverá uma turma de Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet. Já em Ouricuri e Carpina os alunos aprenderão a planejar um negócio de Doces e Salgados para Festas. Em Lagoa Grande, o curso será Preparo de Doces e Licores. E em Paudalho haverá uma turma de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

    Em Gravatá, o curso Técnicas Básicas de Jardinagem promete movimentar o espaço público. Isso porque a aula prática será em um dos points da cidade, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, que será devolvido à população mais bem cuidado depois do trabalho que os alunos realizarão no local com atividades para compreender sobre o plantio e cuidados com as plantas, flores e horta. Em Petrolina, os alunos também mexerão com flores dessa vez no curso de Montagem de Arranjos Florais.

    projeto IDEIA tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas serão ministradas em parceria com o Senac e desenvolverão conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas.

    Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.

    Cabo de Santo Agostinho – Vitrinismo – Manhã
    Gravatá – Técnicas Básicas para Jardinagem – Manhã
    Afogados da Ingazeira – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
    Serra Talhada – Design de Mechas – Tarde
    Belo Jardim – Design de Mechas – Tarde
    Garanhuns – Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – Tarde
    Floresta – Corte de Cabelo e Escova – Noite
    Arcoverde – Design de Mechas – Noite
    Salgueiro – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
    Ouricuri – Doces e Salgados para Festas – Tarde
    Toritama – Vitrinismo – Noite
    Petrolina – Montagem de Arranjos Florais – a definir
    Lagoa Grande – Preparo de Doces e Licores – a definir
    Limoeiro - Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – a definir
    Carpina - Doces e Salgados para Festas – a definir
    Paudalho – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos - a definir

    Assuntos: sempetq, qualificaçao, governo de pernambuco, mei, projeto ideia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Capacitação para mulheres empreendedoras

    | Emprego

    Governo Paulo Câmara promove manhã de capacitação para mulheres empreendedoras

    As mulheres já conquistaram o seu espaço em diversas frentes econômicas. No empreendedorismo não poderia ser diferente. Em Pernambuco, algumas áreas se destacam por ter mais mulheres no comando do negócio. Segundo levantamento do Portal do Empreendedor, do total de Empresas Optantes no SIMEI, em Pernambuco há 16.251 mulheres atuando no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Cabeleireiras são 12.224 e aquelas que atuam no comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal são 4.971.

    Das 1.923 empresas formalizadas nas unidades do Expresso Empreendedor este ano, 44% são formadas pelo público feminino. Visando fortalecer ainda mais esse contexto, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) juntamente com o Clube de Negócios Femininos realizam no dia 16 de janeiro um encontro especial para tratar do assunto no Auditório da Junta Comercial (Jucepe).

    Será um evento aberto ao público com palestras sobre diversos temas, tendo início às 9h. Ideal para as mulheres que querem montar ou já possuem o próprio negócio. O gestor das unidades do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, e a supervisora da unidade Recife, Rafaela Airola, falarão sobre a Lei geral do MEI, Empreendedorismo, Atendimento ao público e Educação financeira.

    As inscrições e outras informações podem ser feitas pelos telefones: (81) 3182-2800/ 3182-2801/ 99521-5568 ou presencialmente no Expresso Empreendedor Recife, localizado na Rua: Imperial, nº 1.600, Bairro de São José, no Recife.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, simei, paulo camara, jucepe, mulheres empreendedoras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fórum Estadual da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte de Pernambuco (Fempe) realiza plenária

    | Emprego

    Evento acontece na sede da Fiepe no dia 11

    O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (Fempe), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), realiza plenária no dia 11 de janeiro. O evento acontece às 9h30 na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), localizada na Av. Cruz Cabugá, nº 767, Santo Amaro. O secretário Alexandre Valença recebe o secretário Especial de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, José Ricardo Veiga.

    Em 2017, foram realizadas 19 reuniões ordinárias e uma plenária para tratar assuntos nas áreas de fomento à Desoneração e Desburocratização, Comércio Exterior, Compras Governamentais, Inovação, Acesso ao Crédito e Educação Empreendedora. Atualmente, são mais de 40 membros tanto da iniciativa privada quanto pública nos grupos temáticos.

    Como resultado das reuniões do Fórum, o governador Paulo Câmara assinou em 2017 o termo de cooperação entre a Sempetq e o SEBRAE para o início da elaboração da minuta da Lei Estadual das Micro e Pequenas Empresas. Já no grupo Inovação, foram elaboradas as estratégias para o ecossistema de startups com foco na consolidação das que já existem bem como para a criação de novos negócios. Entre as principais estratégias, a criação de um programa de incentivo ao empreendedorismo em escolas técnicas e universidades, atividades de desenvolvimento de ideias em EAD e presencial, aumento no número de fundos de aval para startups e articulação da implantação de um programa de aceleração de startups.

    No grupo de trabalho na área de Educação Empreendedora, a comemoração é sobre os resultados do Projeto Despertar, uma parceria entre o FEMPE-PE, SEBRAE e SEE. Em 2017, ampliou em mais de 100% a quantidade de escolas e alunos contemplados, com 54 Escolas de Referência, cem professores formados e 2.430 alunos participantes.

    O Fempe está vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq). Tem o compromisso de propor ajustes na legislação e acompanhar a execução das políticas estaduais de apoio e fomento às microempresas e empresas de pequeno porte de Pernambuco.  É também responsável pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas, e encaminhamento dos temas específicos que deverão compor a agenda de trabalho e formulação de políticas públicas.

    GT Desoneração e Desburocratização: Propõe ações que simplificam, desburocratizam e racionalizam as relações entre o Governo de Pernambuco e as Micro e Pequenas Empresas, visando a garantia do tratamento diferenciado estabelecido pela Constituição Federal e a melhoria do ambiente de negócios.

    GT Exportação: Tem o objetivo de ampliar a participação das MPEs no comércio exterior de bens e serviços, a redução da burocracia, acesso a recurso de promoção e facilitação de exportação. 

    GT Compras Governamentais: Propõe ações que ampliem a participação das microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de compras públicas, identificando barreiras e visando o aumento do número de empresas fornecedoras de bens e serviços ao poder público.

    GT Inovação: Contribui para a criação de ações e políticas públicas que incentivem a prática da cultura inovadora como mecanismo de desenvolvimento das MPEs, alinhando conhecimento científico e tecnológico como forma de ampliação da competitividade dessas empresas.

    GT Educação Empreendedora: Contribui para a capacitação das MPEs nos mais diversos temas e assuntos de seu interesse, divulgando de forma ampla e adequada, considerando que a informação de qualidade é o principal instrumento para a promoção do crescimento das empresas. 

    GT Acesso ao Crédito: Neste GT o FEMPE visa facilitar o acesso da MPEs às linhas de créditos e financiamentos disponíveis no mercado, de forma facilitada e ágil, com juros mais baixos, reduzindo custos e o peso da burocracia para contratação.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, fempe, forum estadual
    Compartilhe: Link para o post:
  • Palestra abordou mudanças na regulamentação do MEI

    | Emprego

    palestra MEI  

    A semana começou muito produtiva para aqueles que já são empreendedores ou desejam empreender e compareceram à palestra “O MEI em Primeiro Lugar” realizada hoje (8) simultaneamente no Recife, Caruaru, Petrolina e Ipojuca nas unidades do Expresso Empreendedor e na Agência de Empreendedorismo. Os participantes foram tirar dúvidas sobre as mudanças em vigor desde 1 de janeiro na regulamentação do MEI com a inclusão de novas atividades e a supressão de outras. Além disso, foi informado o prazo limite para a regularização dos débitos que segue até 23 de janeiro.

    O estudante Francisco Alves Lima Neto foi um dos que agendou a participação na palestra realizada na Agência de Empreendedorismo, na Boa Vista. “Quero empreender no setor de alimentos e estou pensando em abrir um MEI para ter um CNPJ e poder passar nota fiscal. Então, a palestra hoje foi muito importante para tirar dúvidas.”

    O técnico eletricista Adalgiso Rocha, aos 63 anos, tem encontrado dificuldade para se reinserir no mercado de trabalho devido à idade e encontrou no empreendedorismo o caminho certo para continuar em atividade. “Estava com muita dificuldade para arranjar emprego, então, vou tirar o meu CNPJ para continuar exercendo minhas funções não mais como funcionário, mas como empreendedor. A palestra foi muito construtiva com informações bem explicadas sobre o MEI”, assegura.

    Durante o evento, os empreendedores conheceram as opções de linhas de crédito oferecidas pela Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), os serviços oferecidos pelo Expresso Empreendedor, Agência de Empreendedorismo e Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) assim como locais e horários de atendimento. Entre as mudanças apresentadas aos empreendedores esteve o aumento no teto do faturamento passando de R$ 60 mil para R$ 81 mil/ano. E mais, a lista das novas ocupações incluídas tais como a de locador de bicicletas independente e locador de material e equipamento esportivo, além de prestador de serviços de poda, sob contrato de empreitada, independente.

    Quem perdeu a palestra de hoje pode se informar presencialmente nas unidades do Expresso Empreendedor ou na Agência de Empreendedorismo nos endereços abaixo.

    Endereços:

    CARUARU - prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

    IPOJUCA - prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

    PETROLINA - Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n , 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

    RECIFE - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2800. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

    Agência de Empreendedorismo - Rua da União, 293. Boa Vista. Telefone: 3183-7257. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

    Cidades: Caruaru, Ipojuca , Petrolina, Recife
    Assuntos: sempetq, palestra, expresso empreendedor, agencia de empreendedorismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novos Talentos encerra turmas de Operador de Produção em Belo Jardim

    | Emprego

     Belo jardim

    O programa Novos Talentos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) encerrou mais um curso de capacitação profissional com a conclusão de duas turmas de Operador de Processos de Produção no município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano. Ao todo, 79 alunos concluíram a formação profissional, dos quais os 60 melhores alunos serão efetivados na nova unidade da fábrica das Baterias Moura. Em dezembro/2017, 15 profissionais já foram contratados.

    Durante o curso, cada um dos 80 alunos recebeu mensalmente uma bolsa no valor de R$ 300 paga pelo Grupo Moura como auxílio na participação do curso. Foram 300 horas de carga horária. O conteúdo contemplou Programa 5S, Tempos e Métodos, QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), Básico de Metrologia, Noções de Manutenção Mecânica e Cultura Empresarial da Indústria. A capacitação teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Grupo Moura participou de todo o processo, acompanhando a rotina dos alunos, as notas, a conduta em sala de aula, comportamento, postura, frequência e participação.

    Os alunos concluintes que forem selecionados pelo Grupo Moura irão ingressar em um treinamento durante 60 dias na Unidade 1 da empresa. A nova Unidade 10 será implantada em março de 2018 para produção de baterias de carro e caminhão. Substituirá a Unidade no Parque Industrial de São Paulo, transferindo a produção destas baterias para Pernambuco. A nova unidade em Belo Jardim será a fábrica mais moderna e automatizada da Baterias Moura, com a previsão de 139 funcionários para a operação da fábrica. Destes 139 funcionários, 78 serão operadores de produção. Do total dos operadores que irão trabalhar na fábrica, estão sendo contratados, a partir deste mês de janeiro 2018, 62 novos funcionários.

    Cidades: Belo Jardim
    Assuntos: sempetq, qualificação, governo de pernambuco, capacitacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • MEI: unidades do Expresso Empreendedor Recife, Caruaru, Petrolina e Ipojuca orientam sobre mudanças na regulamentação e regularização de débitos

    | Emprego

    O mês de janeiro traz muitas mudanças para quem é microempreendedor individual e é por isso que o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, realiza uma apresentação simultânea nas unidades do Expresso Empreendedor e também na Agência de Empreendedorismo no dia 8 de janeiro, das 9h às 11h. A ideia é esclarecer o máximo possível sobre a nova regulamentação do MEI assim como o prazo para a regularização de quem está inadimplente que segue até o dia 23 de janeiro e demais tópicos inerentes ao empreendedorismo.

    Durante o evento, os empreendedores conhecerão as opções de linhas de crédito oferecidas pela Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe), os serviços oferecidos pelo Expresso Empreendedor, Agência de Empreendedorismo e Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) assim como locais e horários de atendimento. A ideia é que autônomos, empreendedores e potenciais empreendedores sejam contemplados com muita informação para desenvolver suas atividades devidamente regularizados com todos os documentos e o CNPJ em dia e assim usufruir dos benefícios e possibilidade de ampliação de mercado pela formalização. 

    Entre as mudanças que serão apresentadas aos empreendedores está o aumento no teto do faturamento passando de R$ 60 mil para R$ 81 mil/ano. E mais, haverá alteração na nomenclatura das ocupações com o acréscimo do termo independente em todas as atividades, além da inclusão de novas ocupações e a supressão de outras. 

    Entre as novas ocupações incluídas, estão a de locador de bicicletas independente e locador de material e equipamento esportivo, além de prestador de serviços de poda, sob contrato de empreitada, independente. Já entre as ocupações suprimidas, estão personal trainer, contador e técnico contábil e arquivista de documentos.

    Endereços:  
    CARUARU - prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.  
    IPOJUCA - prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.
    PETROLINA - Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n , 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.
    RECIFE - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.  

    Agência de Empreendedorismo - Rua da União, 293. Boa Vista. Telefone: 3183-7257. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

    Cidades: Caruaru, Ipojuca , Petrolina, Recife
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, expresso empreendedor, mei, palestra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Movimentação intensa na Agência do Trabalho no primeiro dia útil do ano

    | Emprego

    No primeiro dia útil de 2018, foi intensa a procura por emprego na sede da Agência do Trabalho, localizada no Recife na Rua da Aurora. Tradicionalmente, este é o dia de maior movimento. Com a virada do ano, as expectativas dos trabalhadores são renovadas em busca de novas oportunidades profissionais.

    É o caso da vendedora Ângela Maria da Silva, 43 anos, que chegou cedinho hoje na Agência do Trabalho. “Não pode perder a fé. Tem que vir com esperança de que vai dar certo. Estou em busca de algo na área de vendas, mas também avalio outras oportunidades e estou sempre acompanhando o site da Secretaria”, comentou.

    Quem também esteve na Agência do Trabalho na manhã do dia 2 de janeiro foi a auxiliar administrativa Marcela Monteiro, 26 anos. “Estou procurando há um mês mais ou menos e a minha expectativa é começar o ano empregada. Busco boas oportunidades e condições melhores de trabalho. Enquanto isso, sigo estudando odontologia”, afirmou.

    Desde junho de 2017, Pernambuco tem se destacado na geração de novos postos de trabalho com resultados positivos nos últimos seis meses consecutivos segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. Em novembro, a despeito do Brasil, Pernambuco esteve entre os poucos estados com resultado positivo no CAGED. Em 2017, até novembro, as 29 unidades da Agência do Trabalho atenderam mais de 700 mil pessoas.

    Quem estiver procurando emprego, pode se dirigir a uma das 29 unidades de atendimento da Agência do Trabalho mantidas em todo o Estado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco. A Agência do Trabalho segue as diretrizes do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de forma integrada em todas as unidades, mediante aprovação de suas ações pela Comissão Estadual de Emprego (CEE-PE). Além disso, diariamente são divulgadas vagas de emprego no site www.sempetq.pe.gov.br.

    A Agência oferece à população serviços que proporcionam sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho, contemplando desde a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, ao encaminhamento a vagas de emprego e à habilitação ao Seguro Desemprego.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, agencia de trabalho, caged
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novos Talentos oferece 245 vagas para cursos em Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Araripina

    | Educação, Emprego

    245 cursos

    O Programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), abre mais oportunidades para quem quer começar o ano se preparando para um novo ofício. São 245 vagas abertas para cursos gratuitos em Santa Cruz do Capibaribe, Araripina e Petrolina. As aulas são ministradas em parceria com o Senai e as inscrições acontecem pelo site www.sempetq.pe.gov.br.

    Em Santa Cruz do Capibaribe, as inscrições para Técnico em Administração acontecem a partir do dia 1 de janeiro até o dia 5. As aulas têm início no dia 1 de fevereiro. O município receberá ainda a turma Técnico em Vestuário com inscrições de 8 a 12 de janeiro e início das aulas no dia 1 de fevereiro. Cada turma terá 25 vagas.

    Em Petrolina, são três cursos disponíveis com inscrições de 8 a 12 de janeiro e início das aulas no dia 29 de janeiro. Há vagas para Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Alimentos (duas turmas) e Técnico em Refrigeração.

    Por fim, em Araripina, as inscrições também começam no dia 8 e seguem até 12 de janeiro. O início das aulas será no dia 1 de fevereiro na turma de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Administração.

    É preciso ficar atento aos requisitos de cada turma. Alguns cursos exigem Ensino Médio completo e mais de 18 anos. 

    Informações: (81) 3183-7047 e www.sempetq.pe.gov.br

    Cidades: Santa Cruz do Capibaribe
    Assuntos: sempet, novos talentos, cursos, 245 vagas, santa cruz do Capibaribe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mudanças para o MEI em janeiro

    | Emprego

    A partir de janeiro, algumas mudanças do Simples Nacional contemplarão o Microempreendedor Individual (MEI). São elas: aumento no teto do faturamento passando de R$ 60 mil para R$ 81 mil/ano, alteração na nomenclatura das ocupações com o acréscimo do termo “independente” em todas as atividades, além da inclusão de novas ocupações e a supressão de outras. 

    Entre as novas ocupações incluídas, estão a de locador de bicicletas independente e locador de material e equipamento esportivo, além de prestador de serviços de poda, sob contrato de empreitada, independente. Já entre as ocupações suprimidas, estão personal trainer, contador e técnico contábil e arquivista de documentos.

    Segundo o gestor do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, quem é MEI tem garantidos os benefícios da Previdência Social. “A lei trouxe muitas oportunidades para milhões de brasileiros que são informais e não tinham auxílio, proteção ou vantagens. São quase 500 atividades nas categorias de indústria, comércio ou serviço, que podem ser um Microempreendedor Individual.”

    O MEI pode ter até um empregado, mas não pode ter participação em outra empresa nem mesmo como sócio. O Microempreendedor Individual tem gratuidade na inscrição, alteração, baixa, CNPJ, alvará provisório, licença e cadastro. 

    Para solicitar a inscrição são necessários os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante do endereço residencial e comercial, título de eleitor ou nº protocolo de entrega da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física) caso tenha feito nos últimos dois anos. Também é importante ter disponível no ato da formalização um celular ativo.

    O MEI que ultrapassou em 2017 o teto válido até este ano deve procurar uma das unidades do Expresso Empreendedor, da Agência do Empreendedorismo ou ainda um contador para definir a melhor estratégia de regime tributário para o negócio. Isso porque é possível permanecer como MEI optando por pagar uma multa sobre o excedente ou um percentual que varia conforme o setor de atuação.

    Novas Ocupações:

    • APICULTOR(A) INDEPENDENTE
    • CERQUEIRO(A) INDEPENDENTE
    • LOCADOR(A) DE BICICLETAS, INDEPENDENTE
    • LOCADOR(A) DE MATERIAL E EQUIPAMENTO ESPORTIVO, INDEPENDENTE
    • LOCADOR(A) DE MOTOCICLETA, SEM CONDUTOR, INDEPENDENTE
    • LOCADOR(A) DE VIDEO GAMES, INDEPENDENTE
    • VIVEIRISTA INDEPENDENTE
    • PRESTADOR(A) DE SERVIÇOS DE COLHEITA, SOB CONTRATO DE EMPREITADA, INDEPENDENTE
    • PRESTADOR(A) DE SERVIÇOS DE PODA, SOB CONTRATO DE EMPREITADA, INDEPENDENTE
    • PRESTADOR(A) DE SERVIÇOS DE PREPARAÇÃO DE TERRENOS, SOB CONTRATO DE EMPREITADA, INDEPENDENTE
    • PRESTADOR(A) DE SERVIÇOS DE ROÇAGEM, DESTOCAMENTO, LAVRAÇÃO, GRADAGEM E SULCAMENTO, SOB CONTRATO DE EMPREITADA, INDEPENDENTE
    • PRESTADOR(A) DE SERVIÇOS DE SEMEADURA, SOB CONTRATO DE EMPREITADA, INDEPENDENTE

    Ocupações Suprimidas:

    • ARQUIVISTA DE DOCUMENTOS
    • CONTADOR(A)/TÉCNICO(A) CONTÁBIL
    • PERSONAL TRAINER.

    O MEI deve solicitar o desenquadramento no Portal do Simples Nacional ou procurar uma das unidades do Expresso Empreendedor ou da Agência de Empreendedorismo.

    Endereços: 

    CARUARU - prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.  

    IPOJUCA - prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

    PETROLINA - Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n , 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

    RECIFE - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h. 

    Agência de Empreendedorismo - Rua da União, 293, Boa Vista. Telefones: 3183-7238/3183-7237/3183-7257.

    A Sempetq informa que, nos municípios onde não há Unidades do Expresso Empreendedor, os Microempreendedores Individuais podem procurar a Sala do Empreendedor ou o SEBRAE. Há ainda o Portal do Empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br.

    Assuntos: sempetq, mei, expresso empreendedor, mudanças
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo Paulo Câmara promove manhã de capacitação para mulheres empreendedoras

    | Emprego

    sempetq mulheres

    As mulheres já conquistaram o seu espaço em diversas frentes econômicas. No empreendedorismo não poderia ser diferente. Em Pernambuco, algumas áreas se destacam por ter mais mulheres no comando do negócio. Segundo levantamento do Portal do Empreendedor, do total de Empresas Optantes no SIMEI, em Pernambuco há 16.251 mulheres atuando no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Cabeleireiras são 12.224 e aquelas que atuam no comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal são 4.971.

    Das 1.923 empresas formalizadas nas unidades do Expresso Empreendedor este ano, 44% são formadas pelo público feminino. Visando fortalecer ainda mais esse contexto, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) juntamente com o Clube de Negócios Femininos realizam no dia 16 de janeiro um encontro especial para tratar do assunto no Auditório da Junta Comercial (Jucepe).

    Será um evento aberto ao público com palestras sobre diversos temas, tendo início às 9h. Ideal para as mulheres que querem montar ou já possuem o próprio negócio. O gestor das unidades do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, e a supervisora da unidade Recife, Rafaela Airola, falarão sobre a Lei geral do MEI, Empreendedorismo, Atendimento ao público e Educação financeira.

    As inscrições e outras informações podem ser feitas pelos telefones: (81) 3182-2800/ 3182-2801/ 99521-5568 ou presencialmente no Expresso Empreendedor Recife, localizado na Rua: Imperial, nº 1.600, Bairro de São José, no Recife.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, mulheres no mercado de trabalho, governo de pernambuco, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post: