meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Covid-19: aproveite o período da quarentena para se qualificar de casa

    | Emprego

    Seteq em parceria com o Instituto Êxito disponibiliza cursos on-line gratuitos

    Com o estado de alerta ocasionada pela Covid-19, coronavírus, o Governo de Pernambuco vem tomando uma série de medidas para evitar a propagação do vírus. Ficar em casa e evitar as aglomerações têm sido as principais recomendações. Pensando neste período de quarentena, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação em parceria com o Instituto Latino Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (INSTITUTO ÊXITO), disponibiliza, de forma totalmente gratuita, cursos on-line para empreendedores e trabalhadores que desejam se qualificar em casa.

    Após um breve cadastro - realizado através do link https://www.toolzz.com.br/institutoexito/login -, a plataforma irá mostrar as diversas palestras e cursos oferecidos pelos Instituto Êxito. Lá os alunos poderão aprender técnicas de empreendedorismo, participar de interações com empresários renomados no mercado, além de realizar consultorias oferecidas mediante a disponibilidade e capacidade de atendimento da equipe do Instituto.

    Os interessados também poderão acessar gratuitamente o App de Mentoria baixando nas lojas de aplicativos (Google Play ou APP Store) o aplicativo intitulado “Toolz: Mentor".

    Assuntos: seteq, capacitacao, covid 19, empreendedorismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novas mudanças nas Agências do Trabalho e nos Expressos Empreendedores

    | Emprego

    Nesta quarta-feira (18), a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual determinou que, na Região Metropolitana do Recife, as Agências do Trabalho irão funcionar das 9h às 12h, de modo que os servidores possam chegar mais tarde, sair mais cedo e evitar o horário de maior fluxo dos ônibus e do trânsito. No interior, as unidades vão abrir às 7h e fechar às 10h. A nova mudança foi após diálogo com os servidores. 

    Em virtude do Plano de Contingência do Governo do Estado, o número de fichas nas agências será reduzido para 50, em mais um esforço para evitar aglomeração de pessoas. “Nós estamos vivendo uma crise que nunca enfrentamos e Pernambuco está tomando suas precauções e medidas para reduzir os impactos da Covid-19 no nosso Estado. A Seteq vem fazendo suas adequações para atender melhor ao trabalhador e preservar a saúde dos colaboradores. Todos os dias estamos nos reunindo com os secretários executivos e com a equipe para avaliar o cenário”, declarou Alberes Lopes.

    De acordo com secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, as orientações estão sendo levadas aos colaboradores diariamente. "Lembramos que os usuários já cadastrados no sistema podem acompanhar as vagas de emprego pelo site Emprega Brasil e pelo aplicativo Sine Fácil", dise.

    Já os Expressos Empreendedores, que também são comandados pela SETEQ, vão abrir das 8h às 13h, e as palestras programadas mensalmente para os pequenos e micro empreendedores estão suspensas até novas orientações, bem como o programa Caravana do Empreendedorismo, que também é comandado pela SETEQ.  

    Tanto os Expressos Empreendedores como a caravana - que é levada para o interior -, oferecem educação financeira, palestras sobre empreendedorismo, orientações sobre o Crédito Popular e sobre a importância de sair da informalidade e se cadastrar como MEI.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mudanças no atendimento das Agências do Trabalho do Recife, de Caruaru e Petrolina

    | Emprego

     agência

    Para ajudar na batalha contra o coronavírus e preservar ao máximo a oportunidade de emprego para os trabalhadores nesse momento delicado que o País atravessa, as três maiores Agências do Trabalho de Pernambuco – uma localizada na Rua da Aurora, na Boa Vista, e outras duas em Caruaru e Petrolina – passarão por mudanças na sua rotina. A unidade da Rua da Aurora, a maior do Estado, a de Petrolina e a de Caruaru funcionarão das 9h às 12h, de modo que os servidores podem chegar mais tarde e evitar o horário de maior fluxo dos ônibus.

    A decisão foi tomada em reunião pelo secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, pelo gerente Geral do Trabalho, Jailson Pacheco, pelo secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, e pelo secretário executivo de Planejamento, Eric Santos. Todos estão fazendo uma avaliação diária da situação para evitar perdas aos trabalhadores.

    Segundo Álvaro Jordão, aos servidores que atendem aos trabalhadores na Rua da Aurora, serão disponibilizados máscaras e luvas para o manuseio de documentos e os banheiros serão abastecidos com material para higienização. Ele repassou as orientações aos colaboradores e aproveitou para lembrar que os usuários já cadastrados no sistema podem acompanhar as vagas de emprego pelo site Emprega Brasil e pelo aplicativo Sine Fácil.

    Já o gerente geral do Trabalho, Jailson Pacheco, sugere que, para preservar a saúde dos funcionários públicos que mantém a rotina de trabalho, as pessoas que tiverem sintomas de resfriado, gripe e tosse não compareçam às agências, bem como os idosos e profissionais com doenças crônicas. Ele sugere, também, que, ao chegar a estas duas agências citadas, todos usuários se sentem afastados, com pelo menos uma cadeira de distância um do outro.

    Neste período, a Agência da Boa Vista já vai começar a distribuir o material educativo do Governo do Estado sobre o coronavírus com todas as orientações, de forma que todos os pernambucanos possam, juntos, combater a transmissão do vírus.  

    “Ressaltamos que nossas decisões serão avaliadas todos os dias, de forma a preservar a saúde dos trabalhadores e dos colaboradores das agências. Entendemos que, por afetar diretamente os empregos, nosso expediente deve ser mantido com segurança e nossas decisões precisam ser bem refletidas. Pedimos a todos os usuários a compreensão”, declarou o secretário Alberes Lopes.

    Cidades: Caruaru, Petrolina, Recife
    Assuntos: seteq, agencia do trabalho, coronavirus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agências do Trabalho e Expressos Empreendedores terão expedientes normais

    | Emprego

     seteq

    Atendimento será mantido para que trabalhadores não tenham os empregos prejudicados

    O  secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado de Pernambuco, Alberes Lopes, reuniu-se, nesta segunda-feira (16), com secretários executivos da pasta estadual, representantes da Agência do Empreendedorismo (Age) e da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), para tomar medidas preventivas contra Covid- 19, infecção ocasionada pelo novo coronavírus.

    Com expediente normal nas Agências do Trabalho e Expressos Empreendedores do Estado e pensando no bem-estar dos servidores e trabalhadores - que transitam pelas unidades- a Seteq distribuirá, a partir desta terça-feira (17), panfletos e cartazes, da Secretaria de Saúde, constando informações preventivas e de conscientização.

    Além disso, atendendo a pedido dos servidores, serão disponibilizados máscaras e luvas, com o objetivo de oferecer mais segurança aos que estão em contato direto com o público. Maiores medidas serão tomadas após a analise de caso a caso.

    Segundo o secretário do Trabalho Alberes Lopes, todas as determinações que o governo Paulo Câmara sancionou estão sendo cumpridas. “Estamos tomando as medidas dependendo do caso específico. Por exemplo, os servidores mais de 60 anos que possuem problemas cardíacos, ou de pressão, já estamos liberando, e alguns funcionários que trabalham diretamente com o público estamos tomando medidas de higiene mais rígidas, para que eles possam se sentir mais seguros. Contudo, não será prejudicado o atendimento, até porque o momento da economia é difícil, em relação de emprego. As nossas agências estarão abertas normalmente até segunda ordem, mas com todo cuidado. Estamos cumprindo as orientações do governador Paulo Câmara e protegendo nossos funcionários e a população para que possamos continuar trabalhando sem nenhum risco de poder propagar o novo coronavírus”, afirma o secretário Alberes.

    Durante este período, o número de processos de entrada na Jucepe, pelo usuário, será de até 15 protocolos, enquanto a Agência de Empreendedorismo terá expediente normal até novas orientações.

    Estiveram presentes, na reunião, o secretário executivo de Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, a secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz, o secretário executivo de Planejamento de Gestão, Eric Santos, o chefe de Gabinete, Geancarlos Lima, o gerente Geral de Articulação, Paulo Torreão, o diretor- presidente da Age, Marcelo Barros, o diretor de Negócios, Leonardo Santos, a presidente da Jucepe, Taciana Bravo, e o vice-presidente da Jucepe, Flávio Mirando.

    Assuntos: seteq, agencia do trabalho, coronavirus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Encontro Para Mulheres Negras Empreendedoras

    | Emprego
    encontro
     
    Evento visa estimular projetos e capacidades, com apoio do Governo do Estado, e traz um leque de oportunidades para o público feminino afro
     
    Feira de Afro Empreendedorismo, Roda de Conversas, Formalização do MEI e dicas de como obter linha de Crédito Popular estão na agenda do Grande Encontro Para Mulheres Negras Empreendedoras desta próxima segunda-feira (16) no Recife. O evento é articulado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, com apoio da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Desenvolvimento Social. 
     
    O Grande Encontro faz uma homenagem a duas datas importantes do mês: o Dia Internacional da Mulher e o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, uma oportunidade de fortalecer os laços deste segmento de mulheres que é mais discriminado no mercado de trabalho e necessita de políticas públicas direcionadas. O evento será focado nas mulheres negras ou que se consideram negras e será realizado no auditório da SESES, localizado no Prédio do Pró-Rural, na Rua Gervásio Pires, 399, na Boa Vista, das 8h às 13h.
     
    A programação terá um espaço para uma Feira de Afro Empreendedorismo e a Roda de Conversas especial contará com presenças ilustres como as de Nega do Babado (cantora local), Dully Braids (especialista em cabelo cacheado e traças), NegraLinda (Bistro NegraLinda), Neggalu Rodrigues (psicóloga, fotógrafa e poetisa), Cris Lima (psicóloga), Carmem Virgínia (gastrônoma e jurada dos cozinheiros em ação do GNT), entre outras.
     
    A iniciativa também é fruto desta parceria que têm muitos braços das secretárias envolvidas, como a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), a Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial-CIRPE, o Expresso Empreendedor e a Agência de Empreendedorismo (AGE), além do SEBRAE. 
     
    Na ocasião, será realizada uma escuta das principais dificuldades, dúvidas e capacidades para desenvolvimento deste público-alvo e, cada mulher, se quiser, terá a oportunidade de abrir, no local, o MEI (Micro Empreendedor Individual) e receber orientações sobre o Crédito Popular. Ainda no mesmo espaço, será possível ouvir dicas de contador, advogado e profissional de marketing.
     
    Eliana Valkiria, uma das articuladoras da Seteq do Grande Encontro, acredita que o momento será único para o empoderamento das mulheres empreendedoras negras. “O objetivo dessa ação é formar uma grande rede de apoio e troca de experiências, visando estimular a criação de novos projetos e negócios por mulheres negras ou que se considerem negras, focadas nas demandas da população afro que sempre esteve ausente desses processos”, frisou.
    Cidades: Recife
    Assuntos: seteq, grande encontro para mulheres negras empreendedoras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de 320 cumpridores de pena dão apoio na limpeza e serviços gerais em escolas públicas no estado

    | Emprego

    cumpridor

    Eles são encaminhados pela justiça para prestação de serviço à comunidade e  colaboram com as atividades diárias das instituições.  

    As escolas estaduais e municipais são exemplos de instituições cadastradas a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para receberem cumpridores encaminhados à pena de prestação de serviços à comunidade.

    Com o início das aulas, eles auxiliam em diversas atividades diárias da comunidade escolar como, serviços gerais, portaria, limpeza de pátios, entre outras. Ao todo 327 cumpridores prestam serviços em escolas do Recife e Região Metropolitana, e de municípios como: Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Santa Cruz do Capibaribe e Sertânia. 

    "A meta primordial das penas alternativas é impedir que o condenado seja inserido no sistema prisional. Desta forma, torna-se mais do que valoroso para a sociedade a prestação de serviços à comunidade, em especial nas escolas, visto que obtém-se dois benefícios: a reintegração social do cumpridor e uma contribuição do mesmo para as instituições públicas de ensino",  ressalta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

    No local eles trabalham, geralmente, uma ou duas vezes na semana, de acordo com o tempo  determinado pela justiça.  Além das escolas, a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais) acompanha cumpridores em outras entidades como, postos de saúde, ONG´s, creches, parques, etc. Ao todo são 5.876 cumpridores atendidos no estado e 744 instituições cadastradas. 

    Assuntos: sjdh, gepais, cumpridores de pena alternativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado divulga cursos oferecidos na área do empreendedorismo

    | Emprego

     seteq

    Todas as qualificações serão gratuitas, realizadas em parceria entre a Seteq e o Instituto Êxito

    O Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco divulga, nesta segunda-feira (2), os cursos de qualificação oferecidos na área do empreendedorismo para trabalhadores e empreendedores do Estado, com o propósito de disponibilizar, de forma gratuita, plataformas e conteúdos digitais para quem quer aprender mais nesta área e desenvolver competências que possam inspirar a abertura de um negócio. A iniciativa foi possível em virtude de um Acordo de Cooperação com o Instituto Latino Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (INSTITUTO ÊXITO) com a SETEQ, que contou com a presença do governador Paulo Câmara.
     
    O acordo dá acesso a uma plataforma que inclui, por exemplo, os cursos de Administração em Prática para Empreendedores; As 7 peneiras do futebol (módulo sobre a peneira de riscos); Captando Investimentos, Carreira do Empreendedor, Comportamento Empreendedor, Comportamento Investigativo do Meio Corporativo, Desenvolvendo Competências do Profissional do Futuro, entre outros, como Design de Sobrancelha; CUPCAKE com recheio e cobertura de merengue e Depilação.

    Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, a nova plataforma está aberta aos trabalhadores, mas pode beneficiar, ainda mais, os que passarem pelo Qualifica PE, que abriga vários cursos presenciais nas áreas de empreendedorismo, a exemplo do Projeto Ideia. No ano passado, cerca de 16 mil trabalhadores e empreendedores foram beneficiados com as ações de qualificação, capacitação ou treinamento da Seteq, número que deve ser ampliado este ano. "É importante que os trabalhadores interessados se inscrevam. A plataforma EAD evita deslocamentos desnecessários, pagamento de passagem e você também tem a oportunidade de interagir com os empresários em salas de aulas virtuais".
     
    O acordo do Instituto Êxito com a Seteq tem a vigência de 60 meses, desde a última quinta-feira, e visa dar uma contribuição técnica, científica e pedagógica na  área de empreendedorismo e inovação, lastreado na educação à distância (EAD). Os profissionais que decidirem se cadastrar  poderão assistir, ao vivo, a palestras e conteúdos online produzidos pelos representantes do Instituto Êxito. (Veja endereço abaixo). A iniciativa irá disponibilizar, em sua plataforma digital, interação com empresários reconhecidos no mercado, mentorias e salas virtuais.

    De acordo com Alberes Lopes, as aulas serão oferecidas por profissionais reconhecidos no mercado e a parceria permitirá a utilização da plataforma através de aplicativo próprio, de mentoria com membros ou representantes do Instituto Êxito, permitindo aos beneficiários “consultorias” gratuitas e online mediante disponibilidade e capacidade de atendimento da equipe do Instituto. 

    Outro benefício é que o acordo abrirá as portas para profissionais e trabalhadores nos desafios e concursos realizados pelo Instituto Êxito, sem nenhum ônus financeiro de inscrição, ressalvando-se as despesas com locomoção e estadia que serão arcadas por quem desejar concorrer.

    SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS (inscreva-se)
    Os profissionais e trabalhadores que tiverem interesse e realizarem o competente cadastro poderão acessar a Plataforma de cursos gratuitamente acessando (https://www.toolzz.com.br/institutoexito/login).

    Veja alguns exemplos de cursos:

    ADMINISTRAÇÃO EM PRÁTICA PARA EMPREENDEDORES

    AS 7 PENEIRAS DO FUTEBOL (MÓDULO SOBRE A PENEIRA DE RISCOS)

    CAPTANDO INVESTIMENTOS

    CARREIRA DO EMPREENDEDOR

    COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

    COMPORTAMENTO INVESTIGATIVO DO MEIO CORPORATIVO

    DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO FUTURO 

    Todo o conteúdo será divulgado na internet e em locais visíveis de suas sedes sociais e dos estabelecimentos em que exerçam suas ações todas as parcerias celebradas com a administração pública. Os profissionais e trabalhadores também, após cadastro, poderão acessar gratuitamente o App de Mentoria baixando nas lojas de aplicativos (Google Play ou APP Store) o aplicativo intitulado “Toolz: Mentor
    Assuntos: seteq, capacitacao, empreendedorismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Qualificação da Seteq emprega trabalhadores na fábrica Tramontina, em Moreno

    | Emprego

    novos talentos

    Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, qualificar-se tem sido o diferencial na hora da contratação. Neste contexto, a Secretaria do Trabalho Emprego e Qualificação, realizou um curso de qualificação, através do programa Novos Talentos, para formar trabalhadores no setor cerâmico que já estão se integrando à equipe da Fábrica da Tramontina, que está sendo implantada no município de Moreno, Região Metropolitana do Recife. O encerramento e a entrega dos certificados foram celebrados na noite desta quinta-feira (27), no auditório do Senai de Areias.

    Para o Diretor Geral da Planta de Porcelana Tramontina, Rui Baldasso, o desafio em estruturar a fábrica reside na qualificação da mão de obra. “Desde o surgimento da ideia de montar esse tipo de fábrica, o grande desafio é na mão de obra, porque não tem uma empresa local, ou próxima para comprarmos uma mão de obra especializada. Então esse grupo de pessoas serão os multiplicadores, que vão ser treinados justamente para multiplicar todos os outros que vêm sucessivamente”. Balsasso ressalta ainda que, ao logo do ano, todos os trabalhadores que participaram dessa qualificação serão contratados efetivamente.

    Ao todo, foram certificados 39 trabalhadores divididos em duas turmas, a primeira turma (com 19 concluintes) já conta com oito deles contratados pela Tramontina.

    O Engenheiro de Produção, César Henrique, 27 anos, é um dos trabalhados concluentes que  foi contratado pela Tramontina. “O curso em si foi de extrema importância, conseguimos desenvolver habilidades sobre liderança e conceitos que agregam valores por toda a vida. Na Tramontina, estamos desenvolvendo um projeto que tem como objetivo proporcionar um grande conhecimento na área de porcelana. Estou muito feliz por fazer parte da Tramontina, empresa que é muito focada e atenciosa com o seu funcionário”, afirmou César.

    “Fico muito feliz em poder contribuir oferecendo as qualificações da Seteq. Gostaria de parabenizar a todos por mais essa conquista, tenho certeza que vocês irão além. Gostaria de expressar também o orgulho que temos em poder fazer parceiros como o Senai de Areias e a Fábrica Tramontina, que são empresas sérias e bastante reconhecidas pelo seu excelente trabalho”, contou o secretário do Trabalho Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

    O evento contou com a presença da Gerante Geral de Qualificação, Adynara Queiroz, do Chefe de Gabinete,  Gean Lima, do Diretor do Senai/ Areias, Weinberg Souza, do Gerente de Recursos Humanos da Tramontina, Giuliana Souza, do Gerente de Produção da Planta de Porcelana, Bruno Boldasso, do Gerente Industrial, Ricardo Alexandre, da Analista de Educação Profissional do Senai, Andreza Bezerra, entre outros. 

     SAIBA MAIS

    O curso oferecido para formação de mão de obra – parte já começou a ser contratada pela Tramontina - foi realizado em parceria com o Senai de Areias e abrangeu conteúdos de Desenvolvimento de Competências e Gestão. No tocante ao Desenvolvimento de Competências, os trabalhadores aprenderam habilidades técnicas e comportamentais aplicadas às necessidades da empresa com ênfase na liderança, comunicação e atendimento das metas e resultados.

    Já em técnicas de Gestão, os alunos viram o desenvolvimento de relacionamento interpessoal, visão gerencial, capacidade de intervenção, soluções rápidas e foco em resultados. Outros temas tiveram um módulo especial de Introdução da linguagem do WCM (World Class Manufacturing) ou Manufatura de Classe Mundial - ferramenta que trata do conjunto de conceitos, princípios, políticas e técnicas baseados nos princípios da Produção Enxuta para a gestão dos processos operacionais de uma empresa.O evento contou com a presença da Gerante Geral de Qualificação, Adynara Queiroz, Gean Lima, Chefe de Gabinete, Weinberg Souza, Diretor do Senai/ Areias, Giuliana Souza, Gerente de Recursos Humanos da Tramontina, Bruno Boldasso, Gerente de Produção da Planta de Porcelana, Ricardo Alexandre, Gerente Industrial, a Analista de Educação Profissional Andreza Bezerra, entre outros. 

    Cidades: Moreno
    Assuntos: seteq, programa novos talentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Taxa de desocupados em Pernambuco diminui em 2019

    | Emprego

     seteq

    O Estado ficou em quarto lugar no ranking nacional, mostrando queda na quantidade de pessoas sem qualquer tipo de trabalho

    Os dados da PNAD de 2019 mostram que Pernambuco teve uma das melhores taxas do Brasil no tocante à desocupação, caindo de 15,5 pontos percentuais (p.p) para 14 p.p em relação ao ano passado. O Estado está entre os sete do País que tiveram queda no número de trabalhadores desocupados, destacando-se na quarta posição do ranking positiva do ranking nacional. Ou seja, em relação a 2018, das 27 unidades da federal, houve queda na desocupação em sete unidades da federação, incluindo o Distrito Federal: Amapá (-4,1 p.p.), Alagoas (-2,3 p.p.), Maranhão (-1,9 p.p.), Pernambuco (-1,4 p.p.), Rio de Janeiro (-1,1 p.p.), São Paulo (-0,9 p.p.) e Santa Catarina (-1,0 p.p.).

    Na análise por região, entre os nove estados nordestinos, Pernambuco ficou em terceiro lugar na queda do número de desocupados, dados que incluem o trabalho com carteira assinada e sem carteira assinada, medindo também a quantidade de informais. O Estado atingiu 48,8 pontos percentuais no número de pessoas no mercado informal, uma variação de 0,6 p.p em relação ao ano passado. "Ainda temos o melhor resultado entre os estados do Nordeste no tocante às pessoas que estão no mercado de trabalho informal", declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual, Alberes Lopes.

    Para o secretário, os dados do Brasil mostram o impacto da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência. "Em Pernambuco, o número da informalidade cresceu 0,6 p.p em relação ao ano passado, mas, ao mesmo tempo, Pernambuco foi um dos Estados que mais reduziu a taxa de desocupação. Estamos em 4º lugar no ranking nacional no tocante à redução da taxa de desocupação, que envolve trabalhadores com empregos formais e informais. Em relação ao ano passado, reduzimos a informalidade de 15,5 pontos percentuais para 14 pontos percentuais, uma variação positiva de 1,5 pontos", destacou.

    Segundo o secretário, um dado que ainda é precisa ser melhor avaliado é o número de pessoas trabalhando por conta própria, cujo recorte da PNAD revela que, no quarto trimestre de 2019, Pernambuco ficou em 11º lugar. "Acredito que esta seja uma forma positiva que o pernambucano encontrou para enfrentar a crise. É por isso que nossos cursos de qualificação preparam para o mercado de trabalho com carteira assinada, mas, ao mesmo tempo, apostam no empreendedorismo, na força de reação dos nossos trabalhadores", declarou. "Tivemos 14 programas em 2019 que apostaram na força criativa do pernambucano, entre eles o Fortalece Talentos e o Crédito Popular", frisou.

    Assuntos: seteq, taxa de desocupacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria do Trabalho do Estado investe mais de R$200 mil em obras de manutenção de Agências do Trabalho

    | Emprego

     seteq

    O secretário Alberes Lopes assina ordem de serviço que autoriza as obras de quatro agências de Pernambuco: Cabo, Paulista, Igarassu e Goiana.

     

     Melhorar a estrutura e acrescentar serviços que ajudem a gerar mais emprego e renda em Pernambuco. Esse é o objetivo do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado, Alberes Lopes, que assinou nesta terça-feira (04), a ordem de serviço que autoriza as obras de manutenção e recuperação das unidades, bem como a compra de ares-condicionados. A manutenção que contará com o investimento  mais de R$200 mil, irá contemplar as agências do Trabalho dos municípios do Capo, Paulista, Igarassu, Goiana.

     

    Com o contrato firmado, a empresa responsável pela manutenção e recuperação das três agências na região Metropolitana e uma, na Mata Norte, terá o equivalente à 60 (dias) para finalizar todas as obras, após esse período, serão feitas as instalações dos ares-condicionados. Na Agência do Trabalho do Cabo, os trabalhadores já começaram a colocar a "mão na massa", para oferecer uma estrutura mais confortável. Além de melhorar as condições físicas dos prédios, as agências iram oferecer mais serviços à população com a inserção da Central de Oportunidade de Pernambuco (COPE) — novo equipamento que reunirá em um só lugar, serviços da Agência do Trabalho, do Expresso Empreendedor, da Junta Comercial (Jucepe) e da Agência de Empreendedorismo (AGE).

     

    “Esse novo equipamento que o Governo está levando para esses quatro municípios, tem o objetivo de dar apoio não só ao trabalhador, mas também ao microempreendedor, pequeno empresário. Lá teremos financiamentos da AGE, que oferece a menor taxa de juros do mercado, o Expresso Empreendedor com orientações e palestras em relação ao empreendedorismo e educação financeira, iremos oferecer também a abertura do cadastro do Microempreendedor Individual (MEI), dentro outros serviços numa estrutura nova e moderna”, ressalta o secretário Alberes Lopes.

     

    Paulista será o próximo município que se beneficiará com o serviço de manutenção. A previsão é de que até dezembro deste ano, todas as 29 Agências do Trabalho de Pernambuco recebam obras de manutenção na parte física e instalação da Central de Oportunidade de Pernambuco (COPE).

     

     

    Saiba um mais sobre a Central de oportunidade (COPE)

    A COPE é uma iniciativa que reúne em um mesmo local a Agência do Trabalho, o Expresso Empreendedor a JCEPE e AGE. Estrutura que irá servir em todas as Agências do Trabalho do Estado de Pernambuco.

    O novo equipamento tem como objetivo ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho, capacitando trabalhadores para vagas de emprego ou para gerar sua própria renda, estimulando a cultura do empreendedorismo no Estado.

     

    Conheça os serviços da JUCEPE:

    - Entrada de processo de abertura de empresa.

    - Orientação sobre o registro de empresa.

    - Orientação geral par abertura, alteração e extinção de empresas.

    - Entrega de processos em exigências.

    - Consulta de processos.

    - Arquivamento de livros- Certidões.

    - Volta de exigência.

    - Emissão de DAE.

     

    Conheça os serviços da AGE:

    - Informação sobre linhas de crédito.

    - Contratação de crédito.

     

    Conheça os serviços do Expresso Empreendedor:

    - Informação e orientação dos benefícios da formalização.

    - Formalização para o MEI.

    - Fechamento de empresa.

    - Alteração de dados.

    - Declaração de faturamento do MEI.

    - Impressão das inscrições (estaduais / municipais).

     

    Conheça os serviços da Agência do Trabalho

    - Intermediação de mão de obra.

    - Central de vagas.

    - CTPS.

    - Seguro-desemprego.

    O secretário Alberes Lopes assina ordem de serviço que autoriza as obras de quatro agências de Pernambuco: Cabo, Paulista, Igarassu e Goiana.


     Melhorar a estrutura e acrescentar serviços que ajudem a gerar mais emprego e renda em Pernambuco. Esse é o objetivo do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado, Alberes Lopes, que assinou nesta terça-feira (04), a ordem de serviço que autoriza as obras de manutenção e recuperação das unidades, bem como a compra de ares-condicionados. A manutenção que contará com o investimento  mais de R$200 mil, irá contemplar as agências do Trabalho dos municípios do Capo, Paulista, Igarassu, Goiana.

     

    Com o contrato firmado, a empresa responsável pela manutenção e recuperação das três agências na região Metropolitana e uma, na Mata Norte, terá o equivalente à 60 (dias) para finalizar todas as obras, após esse período, serão feitas as instalações dos ares-condicionados. Na Agência do Trabalho do Cabo, os trabalhadores já começaram a colocar a "mão na massa", para oferecer uma estrutura mais confortável. Além de melhorar as condições físicas dos prédios, as agências iram oferecer mais serviços à população com a inserção da Central de Oportunidade de Pernambuco (COPE) — novo equipamento que reunirá em um só lugar, serviços da Agência do Trabalho, do Expresso Empreendedor, da Junta Comercial (Jucepe) e da Agência de Empreendedorismo (AGE).

     

    “Esse novo equipamento que o Governo está levando para esses quatro municípios, tem o objetivo de dar apoio não só ao trabalhador, mas também ao microempreendedor, pequeno empresário. Lá teremos financiamentos da AGE, que oferece a menor taxa de juros do mercado, o Expresso Empreendedor com orientações e palestras em relação ao empreendedorismo e educação financeira, iremos oferecer também a abertura do cadastro do Microempreendedor Individual (MEI), dentro outros serviços numa estrutura nova e moderna”, ressalta o secretário Alberes Lopes.

     

    Paulista será o próximo município que se beneficiará com o serviço de manutenção. A previsão é de que até dezembro deste ano, todas as 29 Agências do Trabalho de Pernambuco recebam obras de manutenção na parte física e instalação da Central de Oportunidade de Pernambuco (COPE).

     

     

    Saiba um mais sobre a Central de oportunidade (COPE)

    A COPE é uma iniciativa que reúne em um mesmo local a Agência do Trabalho, o Expresso Empreendedor a JCEPE e AGE. Estrutura que irá servir em todas as Agências do Trabalho do Estado de Pernambuco.

    O novo equipamento tem como objetivo ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho, capacitando trabalhadores para vagas de emprego ou para gerar sua própria renda, estimulando a cultura do empreendedorismo no Estado.

     

    Conheça os serviços da JUCEPE:

    - Entrada de processo de abertura de empresa.

    - Orientação sobre o registro de empresa.

    - Orientação geral par abertura, alteração e extinção de empresas.

    - Entrega de processos em exigências.

    - Consulta de processos.

    - Arquivamento de livros- Certidões.

    - Volta de exigência.

    - Emissão de DAE.

     

    Conheça os serviços da AGE:

    - Informação sobre linhas de crédito.

    - Contratação de crédito.

     

    Conheça os serviços do Expresso Empreendedor:

    - Informação e orientação dos benefícios da formalização.

    - Formalização para o MEI.

    - Fechamento de empresa.

    - Alteração de dados.

    - Declaração de faturamento do MEI.

    - Impressão das inscrições (estaduais / municipais).

     

    Conheça os serviços da Agência do Trabalho

    - Intermediação de mão de obra.

    - Central de vagas.

    - CTPS.

    - Seguro-desemprego.

    Assuntos: seteq, agencia do trabalho, obras de manutencao
    Compartilhe: Link para o post: