meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Agência de Empreendedorismo inicia atendimentos a empreendedores e autônomos

    | Emprego

    emprego

    Os primeiros atendimentos na reabertura da Agência de Empreendedorismo.

    A Agência de Empreendedorismo, vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), reabriu nesta sexta-feira (17) com novos serviços e reposicionamento estratégico. O público-alvo é formado pelos autônomos, potenciais empreendedores e Microempreendedores Individuais (MEI). A Agência de Empreendedorismo soma-se aos demais serviços ofertados pela Sempetq tais como as unidades do Expresso Empreendedor, da Agência do Trabalho, da Junta Comercial (Jucepe) e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe).

    O secretário Alexandre Valença abriu o evento e falou da importância do serviço da Agência de Empreendedorismo. “Sei a dificuldade que é ser empreendedor no País e com a reabertura da Agência de Empreendedorismo proporcionamos um serviço de qualidade na orientação aos profissionais que desejam se formalizar oferecendo conhecimento para que possam minimizar os riscos do negócio”, afirma.

    A autônoma Catarine Falcão foi uma das primeiras a chegar e aproveitou o dia para resolver tudo de uma vez e sair com o CNPJ. “Abri hoje o meu MEI, porque fica melhor para o futuro da gente. Sou manicure e atendo em domicílio e também presto serviço para salão. Soube da proposta e dos serviços da Agem e gostei muito porque a localização é boa, bem no centro, então, vou indicar para as amigas e voltar para assistir às palestras”, comentou.

    Rodrigo Henrique Gois levou a família para se informar. O jovem pretende trocar a área de construção por um novo negócio em gastronomia. “Pretendo abrir um delivery de almoço. Quero começar como MEI e depois ir crescendo a empresa de forma organizada”, assegura. Já a diarista Silnete Gomes ainda não sabe para qual área deseja migrar. “Penso nos ramos de alimentação ou vestuário, mas ainda estou no momento de pesquisar e me informar. Sei que é importante planejar até pra eu ver quanto vou gastar no negócio”, disse.

    Na próxima semana, a Agência de Empreendedorismo realiza três palestras: Empreendedorismo, Educação Financeira e Lei Geral do MEI. O atendimento ao público é sempre presencial, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. A Agência de Empreendedorismo funciona na Rua da União, 293, Boa Vista. Telefones: 3183-7238/3183-7237/3183-7257

    20/11

    Palestra: Empreendedorismo

    Palestrante: Irenilda Magalhães - coordenadora da Agência de Empreendedorismo

    9h às 11h

    22/11

    Palestra: Educação Financeira

    Palestrante: Murilo Nóbrega - gestor da Agência de Empreendedorismo

    9h às 11h

    24/11

    Palestra: Lei Geral do MEI

    Palestrante: Rafaela Airola - supervisora do Expresso Empreendedor - Recife

    9h às 11h

    Endereço: Rua da União, 293, Boa Vista. Telefones: 3183-7238/3183-7237/3183-7257

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, agefepe, mei, jucepe, agencia de empreendedorismo, educação financeira
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sempetq formata projeto para capacitação profissional de rendeiras e bordadeiras

    | Emprego

    O Projeto Mãos que Criam: artesanato, bordados e rendas será uma  iniciativa inédita voltada  para capacitação profissional para rendeiras e bordadeiras nos municípios de Passira, Poção e Pesqueira, no agreste pernambucano. A ação está sendo desenhada em conjunto pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) com as artesãs e o apoio das Prefeituras.

    A primeira reunião foi realizada em Pesqueira e contou com a participação de aproximadamente 40 artesãs. O grupo discutiu o conteúdo para a formatação de um projeto de qualificação profissional envolvendo novas técnicas e noções de gerenciamento de negócio. 

    Segundo a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Angella Mochel, a expectativa é iniciar o curso no início de 2018. Queremos oferecer um conteúdo de qualidade onde as artesãs possam se reciclar sobre questões técnicas como combinação de cores, modelagem, tingimento, novos materiais e, além disso, aprender sobre empreendedorismo, venda e conceitos de marketing digital, tendo como possibilidade a montagem de uma feira de negócios nos municípios.

    Cidades: Passira, Pesqueira, Poção
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, projeto maos que criam, capacitaçao, qualificaçao, artesas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agência de Empreendedorismo reabre com novos serviços

    | Emprego

    Trabalhar por conta própria pode até ser libertador, especialmente para aqueles que até então só tiveram experiência como funcionário, mas ao mesmo é desafiador. Isso porque é fundamental estar em dia com as obrigações legais para evitar futuros problemas com a fiscalização ou mesmo a Receita Federal. Pensando nisso, a Agência de Empreendedorismo, vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), reabre com um reposicionamento estratégico e mais ações direcionadas ao autônomo e aos Microempreendedores Individuais (MEI). Tudo para tornar o processo mais simples e acessível para os profissionais.

    A iniciativa visa estimular os profissionais a sair do mercado informal e se tornar um autônomo legalizado ou mesmo um MEI dada a facilidade das cargas tributárias mais acessíveis. Entre as vantagens da formalização está a possibilidade de se estabelecer no mercado de trabalho e poder crescer atuando de forma íntegra e profissional. “Com os documentos em dia, o autônomo pode conseguir novos e bons clientes, uma vez que passa a, por exemplo, emitir nota fiscal, requisito básico para a contratação por muitas empresas”, afirma Murilo Nóbrega, gestor das unidades do Expresso Empreendedor e da Agência de Empreendedorismo.

    A Agência de Empreendedorismo soma-se aos demais serviços ofertados pela Sempetq tais como as unidades do Expresso Empreendedor, a Junta Comercial (Jucepe) e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe). Na Agência de Empreendedorismo, localizada no Recife, bairro da Boa Vista, serão atendidos autônomos, micro empresários e potenciais empreendedores. A ideia é promover políticas públicas de fomento e apoio, contribuindo para o crescimento profissional.

    "Realizaremos palestras, oficinas e capacitações e principalmente orientação para fomentar o empreendedorismo em Pernambuco. Nosso atendimento ao público será sempre presencial, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira", arremata Irenilda Magalhães, coordenadora da Agência de Empreendedorismo.

    20/11


    Palestra: Empreendedorismo

    Palestrante: Irenilda Magalhães - coordenadora da Agência de Empreendedorismo

    9h às 11h

    22/11

    Palestra: Educação Financeira

    Palestrante: Murilo Nóbrega - gestor da Agência de Empreendedorismo

    9h às 11h

    24/11

    Palestra: Lei Geral do MEI

    Palestrante: Rafaela Airola - supervisora do Expresso Empreendedor - Recife

    9h às 11h

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, agencia do empreendedorismo, mei, expresso empreendedor, agefepe, palestras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sempetq abre cem vagas EAD para cursos de assistente administrativo e almoxarife em Jaboatão dos Guararapes

    | Emprego

    O Programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), vem inovando e acompanhando as atualizações tecnológicas no âmbito da formação profissional e assim, abre pela segunda vez, inscrições para cem vagas gratuitas em cursos de Ensino a Distância (EAD), em parceria com o Senai. As inscrições começam nesta segunda-feira (13) pelo site www.sempetq.pe.gov.br e terminam na sexta-feira (17). Serão oferecidas 50 vagas para o curso de Assistente Administrativo e outras 50 para Almoxarife. 

    As aulas serão ministradas pelo Senai e terão módulos presenciais na unidade de Jaboatão dos Guararapes no turno da noite. Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula no Senai entre os dias 20 e 21 de novembro. O início das aulas está previsto para  o próximo dia 28 de novembro. 

    Para concorrer às vagas disponíveis, os candidatos deverão ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Conhecimento em informática e acesso à internet, além de disponibilidade para participar dos encontros virtuais, com 20 horas/aula por semana e presenciais na unidade do Senai, em Jaboatão dos Guararapes. 

    Para um bom desempenho das atividades online, o candidato deverá utilizar um computador com as seguintes configurações: Processador Dual Core 2GHz; 1GB de Memória RAM; Placa de Vídeo on-board de 128MB; Placa de Som on-board ou off-board e alto-falantes; Conexão Banda Larga de 300kbps (por equipamento); Placa de Rede 10Mbps Ethernet;  Sistema Operacional: Windows XP, Mac OS X 10.5.2 (Leopard), Linux Ubuntu 6+ ou outras distribuições com suporte aos Browsers homologados e Android 4.0 (Observação: iOS não é compatível por causa dos recursos multimídia desenvolvidos em formato Flash); Navegadores: Mozilla Firefox 18, Google Chrome 20, Internet Explorer 9 e Safari 3.1; Plugins e softwares: Plugin Flash Player 11 ou posterior e Java SE 1.6.45

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: sempetq, programa novos talentos, governo de pernambuco, ead
    Compartilhe: Link para o post:
  • Chapéu de Palha Mulher inicia capacitação de 1.500 Mulheres da Zona Canavieira e da Pesca Artesanal

    | Social, Emprego, Direitos Humanos

    Formação para 540 agricultoras da Zona Canavieira e 960 pescadoras iniciam nos dias 13 e 16 de novembro 

    O Programa Chapéu de Palha Mulher da Zona Canavieira e da Pesca Artesanal inicia o ciclo de capacitação da edição 2017. Executado pela Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco (SecMulher-PE), as aulas começarão no próximo dia 13 de novembro, na Zona Canavieira, para 540 mulheres dos municípios de Amaraji, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Primavera, Rio Formoso, Sirinhaém e Xexéu.

    A gerente de Articulação e Interiorização da SecMulher-PE, Márcia Aguiar, ressalta que para contemplar as 540 mulheres, serão formadas 18 turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Artesanato, com 30 mulheres em cada turma e que, paralelamente às aulas, serão ofertadas atividades recreativas para 180 crianças, filhas e filhos das trabalhadoras rurais.

    Para as pescadoras artesanais da Região Metropolitana do Recife, as aulas terão início no dia 16 de novembro. O Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal contemplará 960 pescadoras dos municípios do Recife, Goiana, Itapissuma, Itamaracá e Igarassu. Para tanto, serão criadas 27 turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Artesanato e cinco turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Produção e Beneficiamento de Alimentos. Também serão oferecidas atividades de recreação para 320 crianças, filhas e filhos das mulheres pescadoras.

    FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E RECREADORAS - Etapa fundamental do Programa Chapéu de Palha Mulher que acontece, anualmente, antes das atividades com as mulheres e crianças. A Oficina de Formação com Educadoras e Recreadoras tem o objetivo de oportunizar reflexões sobre a proposta pedagógica e metodológica e favorecer a troca de conhecimentos e experiências entre as profissionais envolvidas. Nos dias 09 e 10 de novembro, acontece na Faculdade de Escada (FAESC), a Oficina com Educadoras e Recreadoras do Chapéu de Palha da Zona Canavieira.

    As atividades serão coordenadas pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM) e executadas por organizações sociais que atuam na perspectiva de gênero, são elas: Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão, Centro de Estudos e Ação Social Rural (CEAS Rural) e Grupo Mulher Ação, selecionadas no chamamento público realizado pela SecMulher-PE em 2017.

    A formação com as Educadoras e Recreadoras do Chapéu de Palha da Pesca Artesanal acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro de Educação Comunitária e Social do Nordeste (CECOSNE).

    As atividades serão coordenadas pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e executadas pela: Gestos, Casa da Mulher do Nordeste, Grupo Curumim, IEDES E IDGE, organizações selecionadas no chamamento público realizado pela SecMulher-PE, em 2017.

    Assuntos: secmulher, governo de pernambuco, programa chapeu de palha, capacitaçao, formaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Consultora alerta para o controle de faturamento mensal dos Microempreendedores individuais

    | Emprego

    O Microempreendedor Individual (MEI) deverá registrar mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Para isso, será preciso imprimir e preencher todo mês o relatório de receita bruta conforme modelo disponível no Portal do Empreendedor. A informação foi repassada durante a palestra "MEI: para começar bem" realizada pelo Expresso Empreendedor - Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

    Entre os participantes da palestra estava o casal Caio Masaharu e Isabela Raiana. Ela pretende abrir uma empresa no ramo de presentes. "A palestra foi ótima, já vou sair daqui formalizada", destacou Isabela. Caio disse que ficou sabendo na palestra que o Microempreendedor Individual não pode ter sócio, apesar disso, pretende esperar para formalizar a sociedade quando ela subir de categoria empresarial.  

    O evento acontece semanalmente com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com a palestrante Fabiana Gomes, o Microempreendedor Individual precisa guardar as notas fiscais de compras e aquisições e guardar as notas fiscais emitidas. "Apesar de muitos microempreendedores não gostarem de fazer o controle de gastos, essa atitude dirá se a empresa está tendo rentabilidade ou não", concluiu.

    A próxima palestra será realizada quarta-feira (8/11), das 9h às 11h. Os interessados podem se inscrever no local (Rua Imperial, 1600) ou antecipadamente pelo telefone do Expresso Empreendedor - Unidade Recife: (81) 3182-2800.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, mei, expresso empreendedor, governo de pernambuco, jucepe, sebrae
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor do Recife comemora três anos com mais de 37 mil serviços prestados

    | Emprego

    O Expresso Empreendedor do Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco, realiza uma programação especial em novembro, quando completa três anos de serviços prestados à população pernambucana que quer empreender. Durante esse período, foram registrados mais de 37 mil serviços.

    Para comemorar os três anos, será realizada uma palestra temática sobre “Empreendedorismo, MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira”, que será ministrada no dia 10 de novembro, das 9h às 11h, pelo gestor das unidades do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega. Em complementação, no dia 24, das 8h às 13h, será oferecida uma Orientação Coletiva sobre Empreender no Setor de Alimentos e Bebidas, com o instrutor Danilo Lopez, do SEBRAE.

    A esses eventos somam-se uma série de outras atividades oferecidas pelo Expresso Empreendedor – Recife, localizado no prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE).Semanalmente, às quartas-feiras, é realizada a palestra “O Micro Empreendedor Individual para Começar Bem” e às segundas-feiras os empreendedores podem esclarecer dúvidas com um contador, de forma presencial.

    Entre os serviços oferecidos estão também formalização de MEI, emissão de documentos, declaração anual de faturamento, alteração de dados cadastrais, baixa de empresas, orientações para o parcelamento de débito, além de palestra de educação financeira. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.

    LOCAL - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife.

    Telefone: 3182-2800.

    Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, expresso empreendedor, palestra, jucepe
    Compartilhe: Link para o post:
  • SINE FÁCIL Aplicativo facilita busca por emprego em Pernambuco

    | Emprego

    aplicativo

    Quase sete mil trabalhadores já foram encaminhados para entrevistas de emprego pelo Sine Fácil em Pernambuco

    O aplicativo Sine Fácil já encaminhou mais de 6,8 mil trabalhadores a vagas de emprego em Pernambuco desde o lançamento, em maio. A ferramenta funciona em qualquer celular com sistema operacional Android.

    Trata-se de uma forma fácil e prática para quem busca o primeiro emprego ou quer se recolocar no mercado de trabalho. O Sine Fácil disponibiliza as diversas vagas abertas, em Pernambuco, para que o profissional possa se candidatar utilizando apenas o recurso do celular.

    “Recebi a orientação para baixar o aplicativo pelo atendente da Agência do Trabalho do Recife e essa semana surgiu a primeira oportunidade para entrevista. Fiquei muito satisfeito com a praticidade e estou confiante”, relata Emerson Guedes, estudante de marketing.

    Segundo a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Angella Mochel, o aplicativo é mais uma opção para o trabalhador ter acesso às vagas de emprego e, neste caso, sem sair de casa. “Porém, aqueles que preferirem podem se deslocar até uma das 29 unidades da Agência do Trabalho/Sine-PE em todo o Estado onde realizamos a intermediação da vagas de emprego, a habilitação ao seguro desemprego, a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de palestras e orientação profissional”, afirma. 

    O Sine Fácil foi desenvolvido pela Dataprev. Por enquanto, está disponível apenas na versão para Android, mas, em breve, deverá ser lançado para quem usa o sistema iOS. Para poder utilizá-lo, o trabalhador precisa ter um código de acesso (QR Code), que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou nas unidades de atendimento SINE/Agência do Trabalho.

    Assuntos: sempetq, trabalho, emprego, aplicativo, sine facil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Terminal de combustíveis em Suape ampliará tancagem

    | Emprego, Suape

     

    Tancagem

    O Tequimar – Terminal Químico de Aratu, controlado pelo Grupo Ultra, instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape, acaba de solicitar ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, por meio da Secretaria Nacional dos Portos, o aumento da capacidade estática para armazenagem de combustíveis (gasolina, óleo diesel e etanol) e a renovação antecipada do seu contrato de arrendamento. A administração de Suape já autorizou o plano de expansão da empresa. Agora, o grupo aguarda a resposta do governo federal que deve ser divulgada até o final deste ano. O investimento no projeto de expansão ultrapassa os R$ 84 milhões.

    Atualmente, o terminal possui capacidade estática de armazenamento de 160 mil m³ em produtos. Após obter a autorização para o seu plano de investimentos, a empresa irá ampliar em 40 mil m³ o seu potencial de estoque, chegando a armazenar, no total, 200 mil m³ de combustíveis com a construção de quatro novos tanques.

    O plano de expansão da empresa ainda contempla a construção de duas novas plataformas de carregamento rodoviário com quatro braços de carregamento cada, a construção de uma nova linha de píer de 14 polegadas e a aquisição de um veículo para combate a incêndio.

    A previsão do Grupo é iniciar as obras em janeiro de 2018 e a operação no segundo semestre de 2019. A construção dos novos tanques e da nova linha de píer deve gerar até 300 empregos diretos, segundo a empresa. Após a conclusão das obras, e com a nova operação já em andamento, serão gerados 28 empregos diretos e mais de 80 indiretos.

    De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a projeção é que a demanda por combustíveis cresça ainda mais nos próximos anos. Em 2017, o consumo de combustíveis na área de influência de Suape, considerando os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte, deve chegar a 8,9 milhões de m³ no total, sendo 0,7 milhões de m³ de etanol hidratado, 3,7 milhões de m³ de óleo diesel e 4,5 milhões de m³ de gasolina. Já em 2026, a projeção aponta o consumo de 11,6 milhões de m³ no total nos estados apontados.

    “O plano de investimento da empresa comprova que a demanda no setor de combustíveis só aumenta. Suape mantém, há alguns anos, a liderança na movimentação de graneis líquidos entre os portos públicos do país e essa notícia deve ser comemorada, pois certamente trará um incremento na nossa movimentação”, comentou o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista.

    EXPANSÕES - Este ano, outros dois terminais já conseguiram a autorização para ampliar seus parques de tancagem. A empresa Italiana Decal recebeu permissão para construir novos tanques e armazenar até 437,5 mil m³ de combustíveis. A empresa Pandenor Importação e Exportação também obteve a autorização para aumentar sua capacidade estática de armazenagem e passará a acomodar 122 mil m³ de produtos. Atualmente, os seis parques de tancagem localizados em Suape têm capacidade de armazenamento de aproximadamente 700 mil m³. Com as expansões, ultrapassará 1 milhão de m³.

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca
    Assuntos: sdec, suape, expansao, tequimar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fempe debate estratégias para startups

    | Emprego, Tecnologia

    O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (Fempe), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), promove no dia 1 de novembro uma reunião ordinária referente ao GT Inovação. O encontro acontece das 9h às 11h, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), localizada na Rua Vital de Oliveira, nº 32, no Recife.

    Entre os temas abordados, está a atualização das ações voltadas às estratégias de startups, além de informações e divulgação sobre a Amostra de Ciência e Tecnologia (FACEPE) e demais assuntos inerentes ao GT Inovação.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, fempe, governo de pernambuco, secti, facepe, gt inovaçao
    Compartilhe: Link para o post: