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  • Secretários do Trabalho do Nordeste debatem saídas para enfrentar a crise

    | Emprego
    videoconferencia

    Alberes Lopes representou Pernambuco em encontro realizado por teleconferência com entidades sindicais e gestores estaduais 

    O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, representou Pernambuco numa teleconferência que contou, nesta terça-feira (26), com a presença de entidades sindicais representantes dos trabalhadores e secretários estaduais do Nordeste ligados a mesma pasta. A reunião virtual se iniciou por volta das 10h e terminou quase às 13h, abrindo as portas para um debate regional entre os nove estados sobre políticas públicas para retomada da economia pós-pandemia. O encontro foi realizado pelo Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), do qual Alberes Lopes é vice-presidente.
     
    Segundo Alberes Lopes, o objetivo da teleconferência foi iniciar um debate entre os secretários estaduais do Trabalho, trocar experiências, ver quais são os problemas semelhantes e construir uma agenda para enfrentar a crise do desemprego que deve afetar todo país, especialmente o Nordeste. 
     
    O secretário pernambucano sugeriu a construção de um documento coletivo que aponte soluções ao Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa. O texto será elaborado por um grupo de trabalho, com apoio do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), mas o prazo para ser apresentado ainda não foi estabelecido. "Essa união dos secretários e dos governadores é importante, neste momento em que o governo federal não está dando atenção às pequenas empresas, nem aos trabalhadores".  
     
    Para o secretário, a falta de crédito é uma das principais dificuldades para os empreendedores e empresários de modo geral. "Mencionamos a dificuldade dos pequenos empresários de obter crédito sem burocracia. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, pediu empréstimo ao banco público da China para socorrer empresas pernambucanas, já que o governo federal anuncia, mas não libera o dinheiro. O banco chinês disse 'ok', porém destacou que precisávamos do aval soberano do governo federal. Pedimos esse aval desde o início do mês de abril e ainda não recebemos", destacou Alberes. 
     
    Outro assunto tratado na ocasião, uma demanda de todos os estados, de acordo com Alberes Lopes, é o fato de o Governo Federal ter abandonado os repasses para as Agências do Trabalho, tema que foi corroborado por outros gestores da região e tratado como "calote". "Os recursos do Sine não chegaram e o Estado continua custeando tudo sozinho." 
     
    O presidente do Fonset, o Davidson Magalhães, que é da Bahia, definiu alguns pontos como prioridades para os próximos dias. Segundo ele, é necessário discutir a retomada de alguns setores que foram prejudicados, como o da cultura. A ideia acatada pelo grupo é construir protocolos para a retomada de setores específicos e ver se é possível unificar este protocolo nos nove estados nordestinos, o que vai depender de como está a ocupação de leitos nos hospitais públicos nos Estados. Davidson defendeu que todos os secretários construam um plano de retomada com sugestões recebidas das Centrais Sindicais, como CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB e NCST.
    Assuntos: seteq, videoconferencia, fonset
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  • Garanta sua proteção: o prazo para Declaração Anual do MEI é 30 de junho

    | Emprego

    Ter o cadastro de MEI atualizado, em momentos difíceis, é uma proteção para os pequenos empreendedores

    Em meio à pandemia do Coronavírus, a empreendedora Amanda Moura, 35 anos, é um caso de exceção dentre as imagens de filas enormes vistas em frente às agências da Caixa Econômica Federal neste período. Formalizada como Micro Empreendedora Individual (MEI) há dois anos, por ser dona de uma pequena loja de ração - Cantinho Animal - Amanda começou a receber, entre março e abril, dois tipos de ajuda para enfrentar esses meses difíceis: o Auxílio-Maternidade, um direito garantido às mulheres cadastradas no MEI, e o Auxílio Emergencial. Com uma criança recém-nascida em casa, a mamãe está conseguindo alguma proteção na fase mais desafiadora enfrentada por Pernambuco e pelo Brasil.

    Não é à toa a importância de fazer o MEI para pessoas que têm o próprio negócio ou atuam no mercado informal, como muitos brasileiros. O MEI também se torna uma proteção, a partir do cumprimento dos prazos de carência, que vão de 12 a 18 meses. O passo a passo pode ser encontrado no site www.seteq.pe.gov.br. “Eu recebi o Auxílio-Maternidade com atraso, mas saiu todo de uma vez, o equivalente aos 120 dias. O importante é que estou recebendo e cuidando do meu bebê em casa. Vale a pena se cadastrar, a gente vê um momento como este, onde todos fomos pegos de improviso. Todo trabalhador ou empreendedor precisa de proteção”, disse a empreendedora. 

    Como Amanda, segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, existem cerca de 300 mil pessoas formalizadas como MEI e que precisam prestar a Declaração Anual, que pode ser através dos Expressos Empreendedores. O prazo limite foi prorrogado para 30 de junho. “No Estado, quatro Expressos Empreendedores estão fazendo o atendimento remoto (por telefone e por email) aos que precisam de ajuda. São os do Recife, Caruaru, Ipojuca e Petrolina”, disse o secretário.

    De acordo com Murilo Nóbrega, assessor técnico da Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa, para quem é cadastrado no MEI, é um dever fazer a Declaração Anual. “O prazo foi prorrogado de 31 de maio para 30 de junho. Além de multa, o MEI pode ter seu CNPJ cancelado”, alertou Murilo.

    Segundo Mayara Silas, responsável pelo Expresso do Centro do Recife, se estiver com os pagamentos mensais e a Declaração Anual atualizada, o MEI passa a ter direito a benefícios como Auxílio-Doença, Auxílio-Maternidade ou de Reclusão, redução de Impostos, alvará de licença e funcionamento provisório, dispensa de contabilidade formal, entre outros. 

    Já o responsável pelo Expresso Empreendedor de Caruaru, Almir Barbosa, ser cadastrado no MEI facilitou, por exemplo, o recebimento do Auxílio-Emergencial. “A gente não está deixando de atender os nossos clientes. A maioria das pessoas cadastradas do MEI são pessoas muito simples e que não têm o conhecimento da tecnologia e da informática, mas elas estão nos procurando e estamos prestando todas as informações”, disse Almir Barbosa.

    Assuntos: seteq, mei, declaracao anual
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  • Agências do Trabalho irão funcionar nos municípios da quarentena

    | Emprego

    Os atendimentos serão realizados de 7h às 13h, exclusivamente aos que já estão agendados para dar entrada no Seguro-Desemprego

    As Agências do Trabalho de Pernambuco manterão as atividades em funcionamento, mesmo neste período de isolamento rigoroso no Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As unidades destes municípios, bem como nas outras cidades, ficarão abertas para atender especificamente às pessoas que já fizeram o agendamento pela internet para dar entrada no Seguro-Desemprego no site www.seteq.gov.br. Quem passar por barreiras policiais a partir do dia 16 ao dia 31 de maio, durante a quarentena, precisa apresentar o comprovante do agendamento do serviço - seja pela tela do celular ou em papel. 

    Importante destacar que as vagas de atendimentos são limitadas por agências e faltar aos agendamentos já programados - que precisam ser feitos pelo site da SETEQ - pode prejudicar a entrada no Seguro-Desemprego, que tem um prazo de até 120 para ser retirado a partir da data da demissão.

    No tocante aos funcionários das agências, eles serão pegos em casa no carro oficial da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. Caso desejem ir no próprio veículo, a orientação é solicitar uma declaração do empregador, assinada, na qual precisa constar que ele trabalha em serviço essencial. Cada veículo oficial levará três pessoas, incluindo o motorista, respeitando o decreto 49.017 assinado pelo governador Paulo Câmara. 

    Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, Pernambuco foi o primeiro estado do Nordeste a abrir as agências para atendimento presencial para dar suporte às pessoas que não conseguiram dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet ou pelo aplicativo da Carteira do Trabalho Digital. A iniciativa pioneira mostrou o respeito aos trabalhadores e trabalhadoras neste momento de pandemia. "As agências são importantes neste momento porque o trabalhador pode dar entrada num direito fundamental, que é o Seguro Desemprego. É muito importante mantermos as portas das agências abertas", destacou Alberes Lopes, agradecendo o apoio dos servidores. "Sem o apoio deles, muitos pais e mães de família poderiam ficar desamparados neste momento crítico". 

    O funcionamento das agências se encaixa no artigo 3º, parágrafo 1, inciso III, em prestação ou utilização de serviços bancários ou atividades análogas. O horário de atendimento vai das 7h às 13h.

    O secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, reforça que as agências só vão oferecer atendimento exclusivamente às pessoas que já fizeram o agendamento online pelo site da SETEQ e estão com o comprovante em mãos. 

    Assuntos: seteq, agencia do trabalho, quarentena
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  • ELA PODE oferecerá oficinas on-line e totalmente gratuitas

    | Emprego

    O Programa ELA PODE, em parceria com a Secretaria do Trabalho Emprego e Qualificação e a Secretaria da Mulher, irá disponibilizar oficinas gratuitas no formato on-line. O intuito é fortalecer as mulheres nesse momento de isolamento social, em decorrência do novo coronavírus. O programa é o maior de capacitação de mulheres do país, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora e com o apoio do Google. A primeira oficina, com o apoio da Seteq, está prevista para acontecer, nesta terça-feira (5).

    Cada oficina on-line disponibilizará 100 vagas, com a duração de uma hora e contará com mediação da coordenadora de Qualificação da Seteq, Lúcia Costa, e da economista Virginia Kraus. Nesse primeiro momento, serão ofertadas duas turmas de finanças e ao concluirem, as alunas receberão certificado.

    Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o projeto é de extrema importância para o atual contexto. Tornando-se uma grande oportunidade para que as mulheres possam se qualificar e buscarem a sua independência financeira. “O Ela Pode, é um programa que está fazendo sucesso em todo o Estado, e agora com essa plataforma digital as mulheres terão acesso às informações sem sair de casa”, ressaltou Alberes.

    “A nossa ideia é que essas oficinas aconteçam duas vezes por semanas. Em cada semana iremos divulgar os links de inscrições. Queremos qualificar o máximo de mulheres possíveis e ajudar nesse momento de vulnerabilidades que muitas se encontram nesse período de isolamento social. A qualificação é uma oportunidade para que elas transformem informações em renda”, contou a coordenadora de Qualificação, Lúcia Costa.

     

    Confira a programação:

    Capacitação On-line - Finanças

    Data: 05/05/2020

    Horário: 16h - 17h

    Inscrição: https://bit.ly/elapodeonline05_05_2020

    Capacitação On-line - Finanças

    Data: 08/05/2020

    Horário: 16h - 17h

    Inscrição:  https://bit.ly/elapodeonline08_05_20

    Assuntos: seteq, capacitacao, empreendedorismo
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  • ELA PODE oferecerá oficinas on-line e totalmente gratuitas

    | Emprego
    O Programa ELA PODE, em parceria com a Secretaria do Trabalho Emprego e Qualificação e a Secretaria da Mulher, irá disponibilizar oficinas gratuitas no formato on-line. O intuito é fortalecer as mulheres nesse momento de isolamento social, em decorrência do novo coronavírus. O programa é o maior de capacitação de mulheres do país, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora e com o apoio do Google. A primeira oficina, com o apoio da Seteq, está prevista para acontecer, nesta terça-feira (5).

    Cada oficina on-line disponibilizará 100 vagas, com a duração de uma hora e contará com mediação da coordenadora de Qualificação da Seteq, Lúcia Costa, e da economista Virginia Kraus. Nesse primeiro momento, serão ofertadas duas oficinas e ao concluir, as alunas receberão certificado. E são elas: finanças, e de construção de persona e estratégia de comunicação. 

    Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o projeto é de extrema importância para o atual contexto. Tornando-se uma grande oportunidade para que as mulheres possam se qualificar e buscarem a sua independência financeira. “O Ela Pode, é um programa que está fazendo sucesso em todo o Estado, e agora com essa plataforma digital as mulheres terão acesso às informações sem sair de casa”, ressaltou Alberes. 

    “A nossa ideia é que essas oficinas aconteçam duas vezes por semanas. Em cada semana iremos divulgar os links de inscrições. Queremos qualificar o máximo de mulheres possíveis e ajudar nesse momento de vulnerabilidades que muitas se encontram nesse período de isolamento social. A qualificação é uma oportunidade para que elas transformem informações em renda”, contou a coordenadora de Qualificação, Lúcia Costa.

    Confira a programação: 
    Capacitação On-line - Finanças
    Data: 05/05/2020
    Horário: 16h - 17h
    Inscrição: https://bit.ly/elapodeonline05_05_20 
    Totalmente Gratuita e com certificação
     
    Capacitação On-line - Finanças
    Data: 08/05/2020
    Horário: 16h - 17h
    Inscrição:  https://bit.ly/elapodeonline08_05_20 
    Assuntos: seteq, secmulher, programa ela podem, oficinas online
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  • Secretário participa de videoconferência que debate a abertura do comércio de forma gradativa

    | Emprego

    secretário

    O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), Alberes Lopes, participou, nesta quarta-feira (29), de um encontro por videoconferência contando com a presença do Presidente da FCDL’s de Pernambuco, Eduardo Catão, do Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, com o Presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto e representantes empresarias de todas as regiões dos sertões do Estado de Pernambuco, de Arcoverde até Petrolina. Alberes Lopes ouviu as situações dos sertões, incluindo a diferença entre a economia e campo comercial diante da pandemia frente ao novo coronavírus.  

    Em videoconferência, Alberes Lopes recebeu sugestões e reivindicações dos setores produtivos para que pudesse encaminhar ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara. “Essa reunião foi de extrema importância, porque pude saber as situações das regiões e como elas estão se comportando frente a pandemia que estamos vivendo. Além das sugestões que recebi, pontuei o que o governo do Estado vem fazendo para ajudar Pernambuco a combater essa pandemia. Falei também sobre o plano de ação socioeconômica que o governador tem durante esse momento difícil e pós pandemia”, ressaltou Alberes.

    Saber as particularidades de cada região irá fortalecer os estudos para a abertura gradativa do comércio. “É importante dizer, que, todas as sugestões vão ser estudadas, muitas já foram atendidas, como por exemplo, a prorrogação do ICMS do Simples Nacional por 90 dias, bem como as datas programadas para a abertura do comércio que, neste momento, estão sendo prolongadas por conta da nossa atual situação. O governo também lançou uma linha de crédito para os produtores de confecção poderem fabricar as máscaras. Além de outras medidas, o grupo de trabalho que vem estudando como abrir o comercio de forma gradual, e de como as finanças do Estado podem suportar e funcionar melhor após essa pandemia”, completou.  

    O secretário do Trabalho lembrou que o governo do Estado vem trabalhando para salvar vidas e avançar com medidas que ajudem a evitar o contágio em massa. “Nesse período, a única forma de poder conter essa pandemia é o isolamento social, enquanto não se tem um remédio, nem vacinas para combater, é o que o mundo todo está adotando”. 

    Em divulgação, nesta quinta-feira (30), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), o país conta com a taxa de desemprego de 12,2% no primeiro trimestre encerrado em março de 2020. O desemprego, cresceu 1,3 ponto percentual em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2019 de 11,0% e caiu -0,5 ponto percentual frente ao mesmo trimestre do ano anterior, que fechava em 12,7 %. 

    Segundo o secretário, é preciso ter cautela na leitura dos dados. “Apesar de ainda não temos dados regionais, a PNAD nos mostrou o desafio das pessoas que estão em busca por um emprego. É importante lembrar que os dados foram obtidos entre janeiro e março de 2020, então ainda não é possível ter noção da influência da epidemia no desemprego da população” completou Alberes Lopes.

    Assuntos: seteq, videoconferencia, paulo camara
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  • Seteq anuncia mais 3.960 vagas em cursos gratuitos na modalidade EaD

    | Educação, Emprego

    As inscrições começam no dia 30 de abril e seguem até o dia 07 de maio. 

    O secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Alberes Lopes, anunciou, na tarde desta quarta-feira (29), a abertura de mais 3.960 vagas para 14 cursos profissionalizantes, no formato de Educação à Distância (EaD), com até 240 horas-aulas. A intenção é oferecer oportunidades de qualificação aos trabalhadores e jovens, que neste período de isolamento social em decorrência do novo coronavírus, desejam aumentar as suas chances de ingressarem no mercado de trabalho.

    As inscrições começam hoje (30) e terminam na próxima quinta-feira (07). Cumprida a carga horária dos cursos, os participantes terão a emissão de certificado.

    As 3.000 vagas fazem parte do programa da Seteq, Novos Talentos (EaD), em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco (SEE). A plataforma oferece cursos de aperfeiçoamento, que estão em destaque no Estado, e são eles: Edição e Processamento de Imagens; Informática Básica; Técnicas de Vendas, e Técnicas de Atendimento ao Público. As inscrições acontecem entre os dias 30 de abril e 7 de maio e podem ser feitas através do site: www.seteq.pe.gov.br, clicando no botão em destaque NOVOS TALENTOS EaD, ou pelo site https://ead.seteq.pe.gov.br/ 

    Já as 960 vagas são para os cursos em Formação Inicial e Continuada na modalidade à distância, uma parceria entre a Seteq, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em conjunto com a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR/PE). São eles: Agente de Informações Turísticas, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Balconista de farmácia, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviços de Saúde, Operador de Caixa e Recepcionista. As inscrições, para estes cursos, acontecem entre os dias 1 e 7 de maio, pelo site: http://selecoes.dead.ifpe.edu.br. O resultado está previsto para ser publicado no dia 11 de maio. Para saber mais sobre o processo seletivo, como vagas, cronograma completo, procedimentos da seleção e demais informações, acesse o edital:

    §  Edital n° 13/2020 - Seleção de Discente 

     “Quando abrimos as vagas anteriormente, as 8 mil vagas, foram preenchidas rapidamente. Ficamos muito felizes pelo sucesso obtido com as primeiras turmas, principalmente em poder contribuir no aperfeiçoamento profissional dessas pessoas. Agora, temos a oportunidade de divulgar mais uma grande parceria conquistada. A modalidade EaD chega num período importante para o trabalhador no momento de isolamento social, e quando toda essa situação passar, as pessoas terão mais oportunidades para atuarem no mercado de trabalho. E esse é o nosso grande objetivo”, ressaltou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes.  

    Confira os 14 cursos oferecidos: 

    Novos Talentos EaD 
    - Edição e processamento de imagens / 60 horas- aulas/ Idade: 18 anos/  750 vagas  
    - Técnicas de Vendas / 80 horas-aulas / Idade: 18 anos / 750 vagas 
    - Informática Básica / 60 horas-aulas / Idade: 18 anos/ 750 vagas 
    - Técnicas de Atendimento ao Público / 80 horas-aulas/ Idade: 18 anos/ 750 vagas 

    Formação Inicial e Continuada
    - Higienista de Serviços de Saúde / 240 horas-aulas / Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º a 5º) - Completo - Idade: 18 anos/           80 vagas 
    - Assistente Administrativo / 160 horas-aulas / Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 9º) - Completo - Idade: 18 anos - 80 vagas 
    - Operador de Caixa / 160 horas-aulas/  Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 9º) - Completo - Idade: 18 anos -120 vagas / 
    - Auxiliar de Cozinha / 220 horas-aulas/  Ensino Fundamental Anos Finais(6º a 9º) - Incompleto - Idade: 16 anos -120 vagas / 
    - Agente de Informações Turísticas / 200 horas-aulas/ Ensino Fundamental Anos Finais  (6º a 9º) - Completo - Idade: 18 anos -80 vagas / 
    - Assistente Financeiro / 160 horas-aulas / Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 9º) - Completo -Idade: 18 anos - 80 vagas / 
    - Assistente de Recursos Humanos / 160 horas-aulas/ Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 9º) - Completo - Idade: 18 anos - 80 vagas / 
    - Recepcionista / 160 horas-aulas/ Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 9º) - Incompleto - Idade: 18 anos -120 vagas / 
    - Cuidador de Idoso / 160 horas-aulas/  Ensino Fundamental Anos Finais (6º a 9º) - Completo - Idade: 18 anos -120 vagas
    - Balconista de Farmácia / 240 horas-aulas/ Ensino Fundamental Anos Finais - (6º a 9º) - Completo - Idade: 16 anos - 80 vagas

    Assuntos: seteq, cursos, ead
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  • A Secretaria do Trabalho libera mais vagas de agendamento para os trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego e esclarece dúvidas

    | Emprego

    Atendimentos para os meses de maio e junho estarão liberados a partir desta terça-feira (28)

    Para que os trabalhadores e trabalhadoras pudessem ser atendidos neste momento de pandemia em decorrência da Cobiv-19, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco disponibilizou meios online, para orientações sobre o Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Carteira do Trabalho Digital e retomou, desde o dia 14 de abril, os atendimentos presenciais das unidades do Sine (Sistema Nacional do Emprego) do Estado. O atendimento presencial é exclusivo para quem precisa dar entrada no Seguro-Desemprego e só pode ser realizado após pré-agendamento online.

    Segundo o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, a partir desta terça-feira (28), serão disponibilizadas mais vagas de agendamento, os trabalhadores poderão agendar a partir do dia 19 de maio até o dia 30 de junho. “Até o dia 18 de maio, todas as vagas para os atendimentos nas Agências do Trabalho foram preenchidas. As vagas são distribuídas conforme a demanda de cada município. Em Recife, maior agência do Estado, foram ofertadas 150 fichas diárias, e 15 nas demais agências. O número de fichas pode ser ajustado dependendo do fluxo de atendimento naquele município, como é o caso da agência de Caruaru, que hoje está atendendo 25 pessoas por dia”, ressaltou.

    O secretário Álvaro ainda pontuou a importância de seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como o uso e máscaras, que, após o Decreto do governador Paulo Câmara, que entra em vigor na segunda-feira 27, torna obrigatório o uso de máscaras para trabalhadores em atendimento ao público e recomenda o uso para toda a população que precise sair de casa.

    Desde o retorno no dia 14 até o dia 24 de abril, nestas duas semanas de atendimento presencial, quase 4.300 trabalhadores conseguiram ter acesso ao benefício do Seguro-Desemprego. Já no teleatendimento, cerca de 5.670 pessoas puderam tirar dúvidas e receber orientações de como obter o benefício pelos meios online. Porém, em determinados casos algumas pessoas ainda estão com divergências de dados, o que as impossibilita dar entrada no seguro via internet.

    “Estamos acompanhando de perto todo o funcionamento para não sobrecarregar o sistema e poder oferecer mais vagas de agendamento para a população. Queremos ajudar ao máximo os trabalhadores pernambucanos, principalmente nesse período difícil de pandemia. Muitas pessoas estão perdendo os seus empregos por conta do isolamento social e estão encontrando dificuldades em requerer o Seguro-Desemprego pela internet, isso ocorre pelos mais diversos motivos, seja por inconsistências de dados nas bases do Governo Federal ou por dificuldade no acesso às plataformas”, afirmou o secretário do Trabalho Alberes Lopes.

    Ao solicitar o Seguro-Desemprego pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador ou trabalhadora pode se deparar com algumas notificações. Entenda o que deve ser feito nestes casos:

    Aguardando Confirmação do Posto – É necessário entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho através do WhatsApp (81)9 99601213 ou; agendar o atendimento presencial pelo site: seteq.pe.gov.br (Agendamento Online). É possível tirar dúvidas também pelo e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br;

    Código de saque de FGTS divergente – É necessário entrar com um RECURSO pelos mesmos canais digitais (portal gov.br ou aplicativo da Carteira de Trabalho Digital), anexando a documentação solicitada, quando for o caso;

    Divergência no nome/ nome da mãe/ CPF/sexo – É necessário enviar o número do PIS e cópia do RG ou Habilitação, para o e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br;

    Dúvidas sobre outras notificações podem ser tiradas através do e-mail: segurodesemprego@seteq.pe.gov.br.

    Assuntos: trabalho, agendamento, seguro desemprego
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  • Trabalhadores demitidos em Noronha têm ajuda virtual para dar entrada no seguro-desemprego

    | Emprego
    Trabalhadores que foram demitidos em Fernando de Noronha podem contar com a assistência virtual da Casa de Cidadania e Justiça do arquipélago para enviar os documentos para a solicitação do auxílio do seguro-desemprego. A ação é uma forma de ajudar as pessoas que perderam o emprego na ilha e não podem se deslocar para requerer o seguro por conta da quarentena que começou na segunda-feira (20) e segue até o dia 30 de abril. A documentação da rescisão agora poderá ser enviada por e-mail ou Whatsapp. A Casa da Cidadania e Justiça receberá os documentos e encaminhará o processo para a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, no Recife. 
     
    Para o Superintendente Jurídico do arquipélago, Felipe Campos, a ação é uma forma de facilitar o acesso ao seguro em um momento delicado para os trabalhadores que estão se sentindo desemparados por conta da falta de emprego. “É uma ação da Casa de Cidadania e Justiça, vinculada a Superintendência Jurídica da Administração de Fernando de Noronha. Tendo em vista a pandemia do Covid-19 e a situação econômica que atravessa a ilha nesse período, a quantidade de demissões e rescisões contratuais foi grande”, diz.
     
    Para solicitar o benefício via internet, é preciso enviar a documentação em arquivo PDF ou em fotos legíveis para o e-mail sandra.lima@noronha.pe.gov.br ou por WhatsApp, através do número (81) 9 9955 2381. Os documentos necessários são: requerimento do seguro-desemprego devidamente assinado pelo empregador e trabalhador, termo de rescisão, carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil - profissão - e do contrato de trabalho), comprovante de residência e telefone para contato. 
     
    Sandra Lima, coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania, explica como será o procedimento a partir do recebimento dos documentos. “A gente precisa dar entrada online e encaminhar os documentos para liberar todo o processo do trabalhador na Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, no Recife. A medida é para que ninguém precise se deslocar. Quem não tiver internet e não puder mandar os documentos online, basta ligar para o número informado que eu irei até a residência auxiliar”.
    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, seguro desemprego, seteq
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  • Duas mil pessoas procuram Agências do Trabalho na primeira semana

    | Emprego

    emprego

    Atendimento presencial foi aberto exclusivamente para que os trabalhadores pudessem dar entrada no Seguro-Desemprego

    Quase 2 mil pessoas conseguiram dar entrada no Seguro-Desemprego nas Agências do Trabalho de Pernambuco. O primeiro balanço da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação leva em consideração o período de reabertura das unidades do SINE no Estado, começando do dia 14 até o dia 17 de abril (última sexta-feira). O atendimento presencial é exclusivo para quem precisa do benefício e só pode ser feito após o agendamento online, através do site www.seteq.pe.gov.br ou diretamente no https://pecidadao.pe.gov.br/.

    "Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a reabrir as agências neste período de quarentena para dar suporte aos trabalhadores que não conseguiram acessar o Seguro-Desemprego usando apenas os meios eletrônicos. Isso não seria possível se não fosse a dedicação dos nossos servidores e o apoio do governador Paulo Câmara", disse o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. "Sendo mais exato, 2.008 pessoas fizeram o agendamento online e 1.976 compareceram às agências em quatro dias".

    Segundo o secretário estadual, os servidores das agências também estão empenhados no atendimento remoto, seja por telefone ou pela internet, para dar orientações aos trabalhadores sobre Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Carteira do Trabalho Digital.  Ao todo, 3.772 pernambucanos receberam suporte remoto das agências para esclarecer dúvidas. Os telefones e endereços de e-mail estão no site da SETEQ. "O atendimento remoto começou no dia 6 de abril, antes de reabrirmos as agências", destacou Alberes Lopes.

    O secretário frisou, ainda, que os profissionais das agências estão trabalhando de forma segura, com acesso à máscara, álcool em gel e luvas, está última não obrigatória, porque alguns preferem lavar as mãos com mais frequência. "Ressalto que, quem não conseguiu marcar o agendamento na sua cidade, tente marcar para outra mais próxima", explicou. 

    Fotos: Patriny Aragão/SETEQ

    Assuntos: seteq, agencia do trabalho, seguro desemprego
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