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  • Pesquisa avaliará os impactos da pandemia no grupo dos terceirizados, estagiários, aprendizes e residentes do Poder Executivo Estadual

    | Emprego, Administração


    Pesquisa avaliará os impactos da pandemia no grupo dos terceirizados, estagiários, aprendizes  e residentes do Poder Executivo Estadual

    Após o sucesso da pesquisa situacional, que já conta com a participação de mais de 30 mil pessoas, o Governo de Pernambuco decidiu prorrogar a sondagem com os servidores, empregados públicos, temporários e militares até a próxima quarta-feira (29). O objetivo é dimensionar os impactos do distanciamento social e a qualidade de vida dos colaboradores.

     Nos moldes da pesquisa aplicada aos servidores do Poder Executivo Estadual, o Governo do Estado, por meio de um estudo da Secretaria de Administração (SAD), lançou duas novas abordagens para avaliar a situação de todos que colaboram na prestação de serviços públicos, seja de forma terceirizada ou por meio de estudantes, na condição de estagiários, aprendizes ou residentes, que atuam nos diversos órgãos e entidades da Administração Estadual, frente à pandemia da Covid-19. As novas pesquisas também são compostas por um questionário de múltipla escolha.

    O questionário visa mapear, de forma intuitiva, dentre outras questões, a qualidade das atividades pedagógicas (teóricas e práticas) realizadas remotamente e o nível de contágio pelo novo coronavírus dos estudantes neste período. Também será aferida a expectativa deste público quanto ao possível retorno às atividades presenciais no Estado.

     “O resultado da pesquisa irá contribuir para uma melhor compreensão do cenário atual dos estagiários, aprendizes e residentes, como também dos prestadores de serviços terceirizados, além de subsidiar o planejamento mais adequado do retorno das atividades presenciais na Administração Pública Estadual”, pontuou a secretária de Administração, Marília Lins.

    Em relação aos terceirizados as indagações também possibilitam a expressão dos distintos pontos de vista dos entrevistados, ao abordarem aspectos tanto de ordem prática quanto de natureza mais subjetiva, a exemplo do receio quanto à contaminação ou possíveis impactos de cunho financeiro.

    Os estagiários, aprendizes e residentes poderão participar acessando o link www.bit.ly/pesquisa-situacional-estagiarios-govpe. Já os prestadores de serviços terceirizados através do link www.bit.ly/pesquisa-situacional-terceirizados-govpe. Ambos poderão ter acesso à pesquisa através do site: www.sad.pe.gov.br.

    As pesquisas ficarão disponíveis para os estagiários e terceirizados até a próxima sexta-feira (31.07).



    Assuntos: sad, servidores, covid 19,
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  • Agência do Trabalho do Recife oferecerá retirada do RG

    | Emprego

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    Agendamentos para emissão da Carteira de Identidade, nas Agências do Trabalho, podem ser realizados a partir do dia 20


    A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), está oferecendo ao trabalhador mais um serviço. A Agência do Trabalho da Boa Vista terá  mais uma atividade de agendamento destinada para retirada da Carteira de Identidade, a partir do dia 20 de julho, das 8h às 12h.

    O atendimento será destinado a quem precisa atualizar ou tirar a segunda via do documento. De acordo com o secretário-executivo da Secretaria do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, muitas pessoas que dão entrada no Seguro-Desemprego também precisam de um novo RG e buscam o serviço na Agência do Trabalho, localizada na Rua da Aurora. Foi a partir desse movimento que a Seteq e o IITB se juntaram para emissão da Carteira de Identidade neste espaço. Em demais casos, o RG pode ser retirado nos Expressos Cidadãos, vinculados à Secretaria estadual de Administração.

    “Vai ser muito importante a emissão dessa carteira na Agência do Trabalho. A expectativa é atender ao trabalhador e à população de maneira geral. Por enquanto, com 12 fichas.  Ao longo do tempo, vamos aumentar a quantidade de pessoas atendidas por dia” disse o secretário-executivo. 

    Os agendamentos acontecem pelo site Portal Cidadão PE https://pecidadao.pe.gov.br/#/, na mesma metodologia que é solicitado o Seguro-Desemprego. A previsão é que mais Agências do Trabalho possam emitir o RG. Por enquanto, serão atendidos 12 pessoas por dias, mas aqueles que realizaram o agendamento.

    Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação Alberes Lopes, esse novo serviço será de extrema importância, principalmente para os trabalhadores que precisam dar entrada no Seguro-Desemprego. “Tudo ficará em um só lugar, isso vai agilizar e também é um serviço a mais que nós estamos prestando ao trabalhador e a todos os cidadãos de Pernambuco. Será importante Recife ganhar mais um ponto de atendimento para tirar a Carteira de Identidade, ajudando a população recifense a usufruir deste serviço” disse, Alberes.
    Assuntos: seteq, retirada de rg, iitb
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  • Secretaria do Trabalho realiza transmissões ao vivo para tirar dúvidas de empreendedores

    | Emprego

     seteq

    Lives apresentam nomes de peso e a primeira vai falar sobre como fazer perícia médica neste período de pandemia 
     
    A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco está preparando uma série de transmissões ao Vivo com temas relevantes voltados aos jovens, aos trabalhadores, aos pequenos e  microempreendedores. A primeira Live Seteq, realizada pela Secretaria-Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, irá receber Jorge de Assis, membro do Programa de Educação e Previdência (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS), unidade Recife, com o tema Previdência Social em Tempos de Pandemia. 
     
    O convidado Jorge de Assis contou um dos tópicos que irá abordar na Live Seteq. “Essa Live tem um cunho social muito forte, porque ela vai esclarecer muitas ações do INSS, principalmente para o Microempreendedor Individual que adoeceu  ou adoecer durante esse  período. Então, iremos informar, dentre outros pontos importantes, como o MEI poderá realizar a perícia médica do auxílio-doença com as agências fechadas. O programa de Educação e Previdência (PEP), do INSS, agradece a oportunidade que a Seteq está dando,  para divulgar as ações do INSS, e assim, minimizar e esclarecer a população”.
     
    O encontro virtual com Jorge de Assis será nesta segunda-feira (6), às 19h, por meio do Instagram da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, no endereço @seteqgovpe, com mediação da gerente de Empreendedorismo da Seteq, Irenilda Magalhães. Ainda no mês de julho, a Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo elaborou mais três transmissões ao vivo, com datas previstas para os dias 14, 21 e 28. 
     
    Segundo a secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz, o encontro propõe um espaço de esclarecimentos das principais dúvidas dos  Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados e também para os que desejam se formalizar.  “Essa primeira Live é muito importante, principalmente, para os MEIs, que irão saber de seus direitos junto ao INSS como um  colaborador, como por exemplo, salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por idade”, ressaltou Adriana. 
     
    Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, esse será mais um espaço necessário que irá proporcionar muita informação e irá responder às principais dúvidas dos internautas. “A Live Seteq irá trazer, junto com a  Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, temas atuais e importante para ajudar,  cada vez mais, os trabalhadores, jovens e todos que nos acompanham”, informou Alberes.
     
    Confira a programação completa do mês de julho:
      
    Dia 6/7 – às 19h
    Tema: Previdência Social em Tempos de Pandemia,  com Jorge de Assis, membro do Programa de Educação e Previdência (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS), unidade Recife.
    Mediação de Irenilda Magalhães – Gerente de Empreendedorismo da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.
     
    Dia 14/7 às 19h
    Tema: Esclarecendo dúvidas frequentes do MEI, com Mayara Silas, servidora do Expresso Empreendedor Recife Centro e Palestrante do MEI. 
    Mediação de Luís Gonzaga – Coordenador do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas e integrante da Gerência Executiva de Micro Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação. 

    Dia 21/7 às 19h
    Tema: Gestão Financeira para Pequenos Negócios, com Sérgio Henrique de Lima Andrade,  Consultor e Empresário.
    Mediação de Luís Gonzaga – Coordenador do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas e integrante da Gerência Executiva de Micro Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação. 
     
    Dia 28 /07 às 16h
    Tema: Crédito Popular: aquisição de crédito consciente após a flexibilização da economia, com Leonardo Santos, diretor de Negócios da AGE – Agência de Empreendedorismo de Pernambuco.
    Mediação de Adriana Queiroz – Secretária Executiva de Micro Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação.
    Assuntos: seteq, live
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  • Ela Pode anuncia programação do mês de julho

    | Emprego

     seteq

    A primeira oficina do programa é de Finanças


    Na próxima quinta-feira (02), o Programa ELA PODE, em parceria com a Secretária do Trabalho Emprego e Qualificação e Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio do Google, está promovendo uma oficina on-line de Finanças. Neste período de pandemia, a programação é dura cerca de uma hora e é totalmente gratuita. Além disso, as participantes ganham certificado ao término da aula e as inscrições podem ser realizadas através do site https://elapode.online/financas02_07.

    O foco do encontro virtual é a capacitação para mulheres empreendedoras, sejam as que estão querendo abrir o próprio negócio ou as que buscam fortalecer e aprender novos caminhos para garantir a independência financeira. Na oficina, serão abordados assuntos como padrões e relacionamento com o dinheiro, pilares da liberdade financeira, importância da organização financeira para sonhos, projetos e metas empreendedoras e exercícios para essa organização financeira.

    Para Lúcia Costa, multiplicadora do Ela Pode pela SETEQ, a oficina de finanças se tornou fundamental para despertar nas alunas a Inteligência Financeira, chamando a atenção para se organizarem e planejarem suas vidas em relação ao dinheiro. "Estamos recebendo depoimentos que confirmam que precisamos relembrar e insistir nesses conceitos e dicas para as mulheres serem mais conscientes e independentes financeiramente. Afinal, este tema não é ensinado nas escolas formais, estamos plantando sementes de crescimento econômico”, disse ela.

    "Eu participei do Ela Pode. Durante as aulas, senti o desejo de retomar um antigo sonho que estava parado e indiretamente esquecido. Com 17 anos, eu fui curada de um terrível câncer nas costelas, precisei tirar quatro costelas e um pulmão, mas nada é impossível para Deus. Quero voltar a produzir DVDs, quero que a minha história toque mais pessoas", contou Cida Galvão, 25 anos. Cida participou de uma turma cujo tema foi "Estratégias de Comunicação". Ela resgatou a missão de compartilhar o testemunho, porém com mais profissionalismo.

    Confira a programação para o mês de julho:
    02/07 - Tema Finanças - link de inscrição  https://elapode.online/financas02_07.
    09/07 Tema Liderança - link de inscrição https://elapode.online/lideranca
    16/07 Tema autoimagem (Marca Pessoal) - link de inscrição https://elapode.online/marcapessoal
    23/07 Tema Networking (sem link)

    Assuntos: seteq, ela pode, capacitacao de mulheres
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  • Demissões em maio diminuem em Pernambuco

    | Emprego

    Por causa da pandemia, o número ainda é maior em relação ao ano de 2019, quando o Estado atingiu o melhor resultado desde 2013 

    O número de demissões em Pernambuco no mês de maio de 2020 sofreu uma redução, quando comparado ao mês de abril. Foram 16.887 admissões e 23.839 desligamentos, totalizando ainda um saldo de menos 6.952 postos de trabalho formais. O resultado, porém, é melhor do que abril, quando houve um saldo de 24.965 pessoas com carteira assinada que foram desligadas no auge da pandemia provocada pelo novo coranavírus (COVID-19). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Caged. Em maio de 2019, Pernambuco teve um saldo de 1.701 empregos, o melhor saldo desde 2013.

    O setor que mais gerou empregos neste mês foi o de administração pública, com destaque especial para saúde e serviços sociais, tendo um saldo positivo de 1.236 contratações, o segundo maior número do Nordeste. A Bahia, por exemplo, tem uma população maior e teve saldo 1.305 admissões neste período mencionado. 

    "O resultado positivo de contratações na gestão pública mostra a preocupação do governo estadual e de alguns municípios com a vida de seus moradores", declarou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. Ele ainda acrescentou: "Por isso, é importante que todos os pernambucanos possam manter os cuidados neste período de retomada econômica, como usar máscaras e lavar as mãos, para que mais empregos possam ser recuperados e não haja retrocessos no combate ao COVID-19. Não podemos descuidar de maneira alguma".

    Já o comércio ainda teve um saldo em maio de 2.404 demissões, enquanto serviços ficou com menos 2.023 postos de trabalho, sendo as maiores perdas nas áreas de alojamento e alimentação, que incluem hotéis, bares e restaurantes. Como as obras estavam paradas, a construção também teve impacto de menos 1.740 postos de trabalho. "Nosso Estado também é muito forte nas áreas de serviço e do comércio e esses segmentos foram muito afetados com a pandemia e mostram tendência à recuperação. A retomada das atividades econômicas é a melhor forma de voltarmos a gerar empregos e manter o ritmo que tínhamos em 2019. Por isso, aimportância de todos cuidarem uns dos outros, tanto para preservamos a vida como os empregos", explicou Alberes

    No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2020, o número de desligamentos em Pernambuco foi de menos 63.558 mil empregos. "Tanto Pernambuco como Alagoas têm um diferencial de outros estados da região nordestina porque enfrentam a entressafra da cana-de-açúcar nestes meses", explicou Alberes. "Tenho muito esperança que possamos conviver com o novo normal. Em Tacaratu, por exemplo, vários empregos vão ser gerados na área de energia eólica e vamos em breve anunciar. O governo Paulo Câmara está bastante empenhando nessa missão de dar proteção aos pernambucanos e voltar a gerar trabalho".  

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  • O secretário Alberes Lopes irá responder dúvidas de internautas

    | Emprego

     seteq

    Nesta terça-feira (30/06), às 17h, no Instagram da Secretaria  do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, o secretário  Alberes Lopes irá participar de um bate-papo ao vivo, respondendo às principais dúvidas sobre as qualificações oferecidas pela pasta estadual e sobre os serviços prestados pelas Agências do Trabalho do Estado. As transmissões serão simultâneas no Instagram da SETEQ e do secretário, respectivamente nos endereços @seteqgovpe e @albereslopes. Contamos com todos vocês! 
    Assuntos: seteq, live, qualificacoes
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  • Secretaria do Trabalho, em parceria com IFPE, disponibiliza mais de mil vagas para novos cursos

    | Emprego

     seteq

    Os cursos beneficiam quem quer trabalhar no ramo do turismo, na oferta de serviços ou em empresas 
     
    As inscrições para os cursos lançados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Turismo estadual e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), uma instituição centenária e ao mesmo tempo moderna, estão quase encerrando. O último dia para se inscrever é 25 de junho, com aulas de ensino a distância bem atualizadas e construídas para atender a demandas exigidas pelo mercado de trabalho. Os cursos beneficiam quem quer trabalhar no ramo do turismo, na oferta de serviços ou em empresas. São 1.080 vagas para Assistente Administrativo (240 vagas); Agente de Informações Turísticas (60 vagas); Assistente Financeiro (240 vagas); Assistente de Recursos Humanos (240 vagas); Cuidador de Idoso (100 vagas) e Balconista de Farmácia (200 vagas).
     
    O Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, comentou que a qualificação muda a vida das pessoas e relembra que começou a se qualificar cedo para que pudesse puder gerir melhor o seu próprio negócio.  “Nesse período de pandemia do Covid-19, é de extrema importância se qualificar para o mercado de trabalho. Então, as pessoas que se qualificam têm mais chances no mercado de trabalho. Algumas conseguem até abrir seu próprio negócio, isso muda a vida das pessoas, faz com que elas aumentem a autoestima, melhore os relacionamentos, melhore a renda e também avance nos sonhos. A qualificação é transformadora,  por isso, é importante que se busque um curso que você sabe que vai aproveitar bem”, ressaltou Alberes. 
     
    A diretora de Educação a Distância (DEaD) do IFPE, Fabíola Paes, ressaltou: "Durante esse período de pandemia, é importante que as pessoas se qualifiquem, atualizem seus conhecimentos ou aprendam uma nova profissão. Quando esse momento difícil passar, quem investiu nos estudos poderá ter mais oportunidades no mercado de trabalho", disse ela. 
     
    As inscrições seguem até as 12h do dia 25 e podem ser feitas através do site http://selecoes.dead.ifpe.edu.br. As vagas serão realizadas por sorteio, às 17h do dia 25, num link que será divulgado no site selecoes.dead.ifpe.edu.br. O resultado será divulgado no dia 26 de junho no site do IFPE.
     
    As exigências para se inscrever no curso da SETEQ em parceria com o IFPE são: o candidato precisa ter Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. No entanto, para a qualificação de  Balconista de Farmácia, é exigida a idade mínima de 16 anos.
    Assuntos: seteq, cursos, turismo
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  • Programa Ela Pode, apoiado pela SETEQ, disponibiliza programação estadual até de 16 julho

    | Emprego

     elapode

    Moradora de Belo Jardim, Suzanna Dias, conta como capacitação mudou sua vida em meio à crise do coronavírus

    Suzanna Dias, 38 anos, passou por uma verdadeira reviravolta na vida em 2020. Antes do início da pandemia, ela e o marido Alexandre tinham planos totalmente diferentes para realizar neste ano. O projeto do casal era abrir uma empresa de energia solar, a RECSUN, com o dinheiro do apartamento vendido em 2019. O isolamento social e a crise econômica mudou tudo, mas ela não desistiu. Suzanna é uma das mulheres que chama a atenção na História das empreendedoras pernambucanas. Ela Pode! E Ela Pode duplamente, depois de participar deste programa que empodera mulheres, capacita e promove intercâmbios. A ação no Estado já tem novas turmas marcadas para os dias 23 e 30 de junho, 02, 09 e 16 de julho, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ).

    Para Lúcia Costa, multiplicadora do Ela Pode pela SETEQ, as mulheres têm um talento além do que imaginam, como Suzanna, e podem despertá-los nos cursos on-line que serão abertos a partir da próxima terça-feira de Vendas; Vendas e Finanças, Liderança, Vendas e Finanças; Autoimagem, Networking e Ferramentas Digitais. (Veja os detalhes no quadro abaixo).

    "Cada uma delas já pode e muitas vezes ajudamos e incentivamos a enxergarem suas competências e qualidades adormecidas. Eu tenho a honra de aprender com elas, com as pernambucanas empoderadas e competentes”, declarou Lúcia, que conheceu a vitória de Suzanna.

    De acordo com Suzanna, o mês de maio passado foi decisivo para a construção de uma nova experiência. Ela e o marido deram uma pausa nos planos da RECSUN e abriram um frangorífico para venda de frango e derivados no município de Belo Jardim, tanto a delivery, como presencialmente. Foi a forma de manter um lugar ao sol diante da crise.

    O novo negócio de Suzanna, chamado de Varejão do Frango, localizado num município do Agreste, destaca-se pela novidade, por oferecer delivery, pela higiene e pelo respeito aos clientes. Mas ela não pára de buscar conhecimento para melhorá-lo.

    Indagada por que se inscreveu no Ela Pode, se já estava preparada, a empreendedora respondeu: “eu vi a notícia do programa num noticiário de televisão e pensei: 'eu vou me inscrever, sou mulher e empreendedora', disse. Segundo Suzanna, participar do Ela Pode, ao lado de outras mulheres que buscam conhecimento, “foi fundamental para ajudar na questão do planejar, do executar”. Ela acrescentou. “Por mais que eu tivesse feito uma consultoria, eu tinha muita coisa que fazia de cabeça. O Ela Pode me incentivou, me motivou a fazer tudo baseada em planejamento, me deu orientação em área de finanças, me ensinou a jornada do cliente e a jornada que eu tenho que fazer como empreendedora”.

    Suzanna era bibliotecária e revisora de texto antes de abrir o próprio negócio. O marido dela trabalhava com carteira assinada numa empresa em Belo Jardim como engenheiro, mas aderiu ao sonho dela e decidiu ser empreendedor. Ele persiste na ideia de investir na energia solar, tanto quanto Suzanna, e ambos já conseguiram clientes para a empresa RECSUN. Mas o frangorífico é algo perene. “ A gente já abriu com a pegada digital e delivery. Optamos por um negócio essencial que não fechasse, que tivesse pleno atendimento ao público. Todo recurso para investimento da gente veio da venda de um apartamento que tínhamos no Recife. Foi algo muito de Deus. Eu costumo dizer que nosso frangorífico está bem porque o cliente está voltando”, contou, orgulhosa.

    De acordo com Suzanna, um aspecto forte no seu perfil é a busca incessante por aprendizado. Todos os sonhos dela e do esposo ganharam asas no Armazém da Criatividade, na Startup Weekend, em Caruaru, e subiram aos céus com pesquisa de mercado, aulas no Sebrae e cursos de capacitação, como o Ela Pode, criado pela Rede Mulher Empreendedora e com apoio do Google e da Seteq. “Eu fui aprendendo ao longo da trajetória”.

    O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, é um dos entusiastas do programa que, mesmo na pandemia, encontrou formas de se reinventar e continuar ajudando as mulheres. “Tenho visto muitos testemunhos de pessoas que se capacitam e sempre elas têm algo em comum: a descoberta de um sonho ou resgate dele”.

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  • Seteq disponibiliza mais mil vagas para cursos em EaD

    | Emprego

    ead

    As áreas abordadas são: Relações Interpessoais no Trabalho, Inteligência Emocional, Administração e Mediação de Conflitos, Redação Oficial, Ética e Cidadania

    Com a grande demanda para se qualificar nessa pandemia, a Secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco disponibilizou mais mil vagas para cursos de ensino a distância. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho e os cursos são: Relações Interpessoais no Trabalho; Inteligência Emocional; Administração e Mediação de Conflitos; Redação Oficial; Ética e Cidadania. Todos abordam novas habilidades pessoais e profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. Ao todo, 3.750 vagas foram abertas nessas áreas.

    Os cursos são fruto de uma parceria entre a Seteq e a Secretaria de Administração estadual, por meio do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://ead.seteq.pe.gov.br/.

    Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, essa parceria com CEFOSPE foi além da expectativa. “Os cursos em EaD estão sendo um sucesso e estamos oferecendo mais mil vagas, porque as iniciais foram preenchidas.  Com certeza, essas habilidades vão ajudar muito os trabalhadores e os estudantes a conseguirem uma qualificação e estar concorrendo melhor nesse mercado de trabalho”, declarou Alberes.

    Para Lucas Santos, um dos alunos do ensino a distância promovido pela Seteq, a experiência está sendo inovadora. “É extremamente importante buscar qualificação neste momento tão determinante em nossas vidas, só tenho a agradecer aos projetos de educação a distância oferecido pelo Estado e todos os seus integrantes, desde a tutores a alunos que fazem isso acontecer e gerar frutos”, disse ele.

    Confira, abaixo, cada curso e faça as inscrições no link https://ead.seteq.pe.gov.br/

    1)      Inteligência Emocional: reflexões e práticas para autodesenvolvimento

    Carga Horária: 20h (4 Semanas)

    Objetivo Geral: Ampliar a compreensão dos trabalhadores quanto à importância da Inteligência Emocional, enquanto uma competência essencial para o autodesenvolvimento, com vistas à otimização do desempenho profissional e na vida pessoal, orientando a pessoa interessada a desenvolver a inteligência emocional através de conhecimentos, práticas e técnicas para tais propósitos.

    2)      Administração e Mediação de Conflitos nas Organizações

    Carga horária: 20h (4 Semanas)

    Objetivo Geral: Possibilitar aos alunos a aquisição de conhecimentos para aprimorar e desenvolver competências e habilidades necessárias para administrar e mediar e conflitos no seu cotidiano.

    3)      Relações Interpessoais no Trabalho

    Carga horária: 20 h (4 semanas)

    Objetivo Geral: Proporcionar aos participantes, reflexões acerca da importância do desenvolvimento de algumas competências essenciais à otimização das relações interpessoais no ambiente de trabalho com vistas ao alcance dos resultados organizacionais.

    4)      Redação Oficia

    Carga horária: 24h (4 Semanas

    Objetivo Geral: Capacitar os alunos para redigirem documentos oficiais de acordo com os padrões estabelecidos pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República.

    5)      Ética e Cidadania

    Carga horária: 20h (4 Semanas)

    Objetivo Geral: Contribuir para uma reflexão sobre os valores éticos e responsabilidades como cidadão perante à sociedade e o ambiente organizacional, a fim de construir uma sociedade economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa.

    Assuntos: seteq, capacitacao, covid 19, ead
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  • Agências do Trabalho de Paulista e de Bezerros suspendem atividades presenciais nesta semana

    | Emprego

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    Unidades estão com problemas elétricos e de conexão com a internet por causa das chuvas

    As Agências do Trabalho dos municípios de Paulista, na Região Metropolitana do Recife,  e de Bezerros, no Agreste estadual, suspenderão as atividades presenciais durante esta semana, respectivamente por problemas elétricos nas instalações e danos na conexão com a internet, ambos provocados pelas chuvas.

    Segundo o secretário-executivo do Trabalho e Qualificação estadual, Álvaro Jordão, os trabalhadores com agendamentos programados até o dia 19 de junho terão os horários remanejados o mais rápido possível e não sofrerão prejuízo para dar entrada no Seguro-Desemprego. "Todos que estavam com horários marcados vão receber uma ligação da equipe de teleatendimento das agências. A equipe de manutenção está trabalhando para restabelecer o quanto antes a energia e a conexão de internet", destacou.

    Das 29 agências estaduais, 22 foram mantidas abertas para atender, exclusivamente, às pessoas que não estão conseguindo acessar ao Seguro-Desemprego pelo aplicativo da Carteira do Trabalho Digital ou pelo site www.gov.br. As unidades localizadas em shoppings ainda estão fechadas.

    A unidade de Paulista se localiza na Praça Cel. Frederico Lundgren, S/N, no Centro de Paulista. A Agência de Bezerros fica na Rua Matriz, 145, também no centro desta cidade. Quem precisar tirar dúvidas, pode mandar um e-mail para agenciaboavista@seteq.pe.gov.br.

    De acordo com Álvaro Jordão, Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a reabrir as agências para atendimentos presenciais, entendendo que os servidores oferecem um serviço social e essencial à população. 

    Cidades: Bezerros, Paulista
    Assuntos: seteq, agencia do trabalho, atividades presenciais
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