meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Ela Pode chega em Ipojuca, Abreu e Lima, Recife, Nazaré da Mata, Vicência e Chã de Alegria*

    | Emprego

     seteq

    Com apoio do Governo do Estado, todas as regiões de Pernambuco vão receber o programa de capacitação de mulheres

    O Ela Pode já traçou um cronograma para atender a vários municípios até o mês de dezembro. O programa que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e tem multiplicadoras da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação vai passar pelos municípios de Ipojuca, Abreu e Lima, Recife, Nazaré da Mata, Vicência e Chã de Alegria. (Veja o calendário abaixo)

    A ação existe em todos os estados do País e tem, em Pernambuco, o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e da Secretaria da Mulher. Cerca de 11 mil mulheres vão ser capacitadas no Estado. A iniciativa oferece, no momento presencial de oito horas, conteúdos sobre liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais para mulheres a partir de 16 anos. Estes, porém, são alguns exemplos.

    O nome do programa já mostra o impacto que pretende exercer nas mulheres pernambucanas nestes próximos meses. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora - com apoio do Google.

    Todas as inscritas recebem certificado e, quem não puder se inscrever pela internet para garantir a vaga, pode fazer a inscrição presencial. A oportunidade, dizem as mulheres que já participaram, é emocionante. O caminho empreendedor também dá acesso a mais de 60 vídeo-aulas gratuitas, sem falar nas oportunidade de contato e troca de informações entre as profissionais.

    De acordo com assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, que é uma multiplicadora do Ela Pode, as capacitações favorecem às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou risco social. “O Ela Pode vem também como uma ação de empoderamento das mulheres e tem o desafio de encorajar as mulheres a tomarem suas próprias decisões de vida e negócios – como o próprio nome diz: ELA PODE!”

    Entusiasta do programa, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, diz que o intuito é fazer com que a mulher se sinta mais segura para gerar sua própria renda e, ao se fortaleça financeiramente, aumente a autoestima. “Ninguém enfrenta os desafios sozinho. São as pessoas que nos cercam que nos ajudam. No Ela pode, todas podem!”, disse Alberes. 

    VEJA TODO O CALENDÁRIO DO ELA PODE

    IPOJUCA
    18, 19, 20 e 21/11/2019 – 13h às 17h – ELA PODE IPOJUCA
    Endereço da Capacitação: Auditório do Centro de Formação NADIR COSTA MONTEIRO, localizado às margens da PE60 na entrada da cidade
    Link de Inscrição: qrco.de/elapodeipojuca 

    RECIFE 
    19 e 21/11/2019 - 18:30h – ELA PODE CORES DO AMANHà - Inscrições no Local
    Multiplicadoras Jouse, Veronica e Débora
    Endereço da Capacitação: Sede do Cores do Amanhã - Av. Garota de Ipanema - Sancho, Recife

    ABREU E LIMA
    21/11/2019 – ELA PODE Abreu e Lima – 08h as 17h – Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
    Endereço da Capacitação: Escola Municipal Prof. Valdeci Damásio Avenida D, nº 255, Caetés I
    Link de Inscrição: qrco.de/elapodeabreuelima

    RECIFE
    22/11/2019 – ELA PODE Recife – Sebrae – Ilha do Retiro - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Jackeline Queiroz
    Programação Especial da Semana do Empreendedorismo
    Endereço da Capacitação: Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro
    Link de Inscrição: qrco.de/elapoderecife 

    NAZARÉ DA MATA 
    26/11/2019 – ELA PODE Nazaré da Mata - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
    Endereço da Capacitação: CREFAS - Rua Barão de Tamandaré, 73 Nazaré da Mata
    Link de Inscrição: qrco.de/elapodenazaredamata

    VICÊNCIA
    10/12/2019 – ELA PODE Vicência - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm) e Maria José do Lago (@m.dolago)
    Endereço da Capacitação: Salão Diodax Rua Arthur Estelita, s/n, Centro
    Link de Inscrição: https://forms.gle/AH4E81zQkSE45K8HA

    CHÃ DE ALEGRIA
    12/12/2019 – ELA PODE Chã de Alegria - Multiplicadoras Lúcia Costa (@luciacostaadm), Maria José do Lago (@m.dolago) e Virgínia Krauss
    Endereço da Capacitação: Rua Severina Francisca da Silva, nº 18, Bairro Maria Doralice
    Link de Inscrição: https://forms.gle/dNo5JFWLgnKrwk1MA

    Assuntos: seteq, ela pode, capacitacao de mulheres
    Compartilhe: Link para o post:
  • Quipapá, Cupira, Afogados da Ingazeira, Triunfo recebem qualificação do governo estadual

    | Emprego

    As inscrições foram abertas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e vão até o dia 19 de novembro

    O segundo grupo do Projeto Ideia, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), vai levar cursos de culinária e beleza para quatro municípios do Estado. Desta vez, as cidades beneficiadas são: Quipapá (Mata Sul), Cupira (Agreste), Afogados da Ingazeira e Triunfo, as duas últimas no Sertão. As inscrições foram abertas hoje e seguem até o próximo dia 19 de novembro, podendo ser feitas pela internet ou de forma presencial. Ressalta-se que, pela internet, mais fácil e rápido garantir a vaga.

    Os participantes das primeiras turmas receberão capacitação profissional para preparação de doces e salgados; preparação de pães, roscas, biscoitos e colorimetria capilar.  A duração de cada turma será de 20 a 30 horas/aulas.

    De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, os projetos têm um viés social importante e vai contribuir com a economia local. “Quando uma pessoa arruma emprego ou gera algum tipo de renda, toda a família dela é beneficiada. Por isso, estamos focados para ajudar essas pessoas. Aproveitar essa oportunidade é importante”, comenta o secretário.

    De acordo com Irenilda Magalhães, gerente do Expresso Empreendedor, o IDEIA vai abranger 29 municípios até o final do ano e vai impactar na geração de renda para 750 pessoas. Mais adiante, serão oferecidos outros cursos como, eletricista, alimentador de linha de produção e mecânico.

    O projeto IDEIA gera oportunidades por meio de aperfeiçoamentos profissionais para os trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI), Empreendedores Informais e em Potencial, que desejam reforçar e aprimorar conhecimentos e novas práticas de maneira segura e atualizada.

    As inscrições poderão ser feitas através do link:

    PS: Não se preocupe. Avance nos passos do site do link

    https://sistemas.sempetq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

    Quipapá
    Curso: Preparação de doces e salgados
    Duração: 20 horas (seis aulas)
    Local das Matrículas presenciais: Coordenadoria da Mulher, Rua Tito Galvão, 20
    Local das aulas: Coordenadoria da Mulher – Rua Tito Galvão, 20

    Cupira
    Curso: Preparação de pães, roscas e biscoitos
    Duração: 30 horas (nove aulas)
    Local das Matrículas: Secretaria de Desenvolvimento Social, na Avenida Desembargador Felismino

    Afogados da Ingazeira
    Cursos: Colorimetria Capilar (20 horas) e Preparação de doces e salgados (20 horas)
    Local das matrículas presenciais: Sala do Empreendedor, Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, 165, Afogados da Ingazeira.

    Triunfo
    Curso: Colorimetria capilar
    Duração: 20 horas
    Local das matrículas presenciais: Sala do Empreendedor  

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Cupira, Quipapá, Triunfo
    Assuntos: seteq, projeto ideia, capacitacao, cursos de beleza e culinaria
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco Com Elas discute emprego para as mulheres na indústria criativa do estado

    | Emprego

    elas

    Nesta terça-feira (12), a vice-governadora Luciana Santos coordena mais um Fórum de Diálogo do Pernambuco Com Elas. Desta vez o encontro será a respeito da participação feminina na cadeia produtiva da cultura e deve reunir órgãos governamentais e representantes de setores como audiovisual e gastronomia, além de parlamentares, produtores e instituições de fomento às atividades culturais no estado. A reunião terá início às 15h, na sala de monitoramento da Vice-Governadoria de Pernambuco.

    Além de contribuir para a formação cidadã e humanística da população a cadeia produtiva da cultura tem impacto considerável na geração de emprego e renda. Estudo promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em parceria com a EY Consultoria, estima que a área movimenta cerca de US$ 2.250 trilhões de dólares em vendas de serviços e produtos, com um faturamento que equivale a 3% do PIB mundial. O estudo (1) aponta ainda que 1% da população economicamente ativa está empregada pela economia criativa, cerca de 29,5 milhões de empregos.

    No Brasil, pesquisa (2) da FIRJAN/SENAI destaca que em 2017 o PIB Criativo representava 2,61% de toda a riqueza gerada em território nacional. Cerca de R$ 171,5 bilhões. A objetivo do encontro é discutir como qualificar a participação das mulheres nesse mercado, garantindo isonomia de oportunidades e remuneração, a partir da análise do cenário local, da sistematização das experiências e ações em curso pelas secretarias e órgãos de governo e da escuta das experiências, sugestões e expectativas dos atores da sociedade civil diretamente ligados ao tema.

    O Pernambuco Com Elas reúne as ações do Grupo de Trabalho sobre Mulheres e o Mercado de Trabalho em Pernambuco, instituído pelo decreto Nº 47.386, de 30 de abril de 2019. O objetivo é fortalecer, direcionar e ampliar as políticas públicas de trabalho e renda para mulheres, que serão avaliadas e vão contribuir para a construção do Pacto pelo Emprego, com o fortalecimento das mulheres no setor produtivo e sua inserção justa e cidadã no mundo do trabalho.

    SERVIÇO:
    Fórum de Diálogo | Pernambuco Com Elas
    Terça-feira, 12/11/2019, às 15h
    Sala de Monitoramento da Vice-Governadoria
    Av. Rio Branco, 104, 3º andar

    Cidades: Recife
    Assuntos: vice governadoria, pernambuco com elas, industria criativa, forum de dialogo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sorria Para o Futuro oferece atendimento odontológico na Agência do Trabalho nesta terça-feira (12)

    | Emprego

     seteq

    Projeto pioneiro é uma parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e a Uninassau
     
    A saúde bucal é algo essencial e muita vezes negligenciado, mas o que muitas pessoas não compreendem é que não se trata apenas da boca, e sim, ela pode interferir diretamente em toda saúde corporal. Além disso, não há melhor cartão de visita do que um sorriso. Com ele, nós somos capazes de contagiar pessoas e, quem sabe, conquistar algo que almejamos?
     
    Pensando nisso, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), em parceria com a Faculdade Uninassau, oferece a Agência do Trabalho localizada na Rua da Aurora, Recife, para sediar, pela segunda vez, o projeto de extensão “Sorria Para o Futuro”. Os atendimentos serão nesta terça-feira (12), a partir das 7h30, na Agência do Trabalho da Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista. É a segunda edição do projeto, resultado do sucesso na primeira etapa que atendeu e rendeu 20 novos sorrisos. Todo o tratamento será gratuito para que conseguir a ficha nesta terça-feira, nesta unidade da agência.
     
    “O projeto visa aumentar a auto-estima dos usuários para ajudá-los na busca de um emprego onde o sorriso é muito importante”, explica o coordenador do curso de odontologia da Uninassau, Arnoldo Filho.
     
    O projeto “Sorria Para o Futuro” tem, como objetivo, levar o atendimento odontológico gratuito aos trabalhadores usuários da Agência do Trabalho, que estão em busca de emprego. A equipe de alunos do curso de odontologia realizará a triagem dos usuários na Agência do Trabalho e, assim, eles serão encaminhados para a Clínica-Escola de Odontologia da Uninassau, localizada no Derby. Lá, serão realizados tratamentos odontológicos variados como restaurações, limpezas, canal, extrações e próteses. “Essa parceria com a Uninassau é uma das mais bonitas que temos. O sorriso é muito importante para a autoestima dos trabalhadores. Quando a gente está com a autoestima alta, também fica mais forte em todas as áreas da vida, inclusive na profissional”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.


    Foto: Aline Moura/Seteq

    Cidades: Recife
    Assuntos: seteq, sorria para o futuro, atendimento odontologico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Oferta de trabalho à pessoa presa é tema de seminário nesta terça e quarta

    | Emprego, Direitos Humanos

    emprego 

    A promoção é do Departamento Penitenciário e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com palestrantes de vários Estados

     Pernambuco sediará o II Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa. O encontro, realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), ocorrerá nesta terça (12.11) e quarta (13.11), das 9h às 17h, no Tribunal de Contas de Pernambuco, na Boa Vista. O encontro é destinado aos servidores do sistema penitenciário, empresários, universidades, gestores estaduais e municipais e demais interessados no tema.

    O objetivo é incentivar a contratação de mão de obra prisional e orientar sobre as formas de comercialização dos produtos e aquisição de insumos. A abertura contará com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, procuradores regionais do trabalho de Pernambuco e representantes do Depen/Ministério da Justiça. O secretário Pedro Eurico avalia o workshop como extremamente necessário e enriquecedor para o sistema prisional. “Este Seminário, especificamente voltado para a mão de obra carcerária, irá reunir diversas esferas ligadas à temática, onde será possível pensar novas estratégias e difundir entre os presentes as boas práticas que já vêm sendo desenvolvidas” explica.

    Entre os temas de palestras e painéis a serem abordados no encontro estão “Estratégia e Motivação”, com o diretor de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel de Souza Barradas; “Trajetória do Trabalho no Sistema Prisional de Pernambuco”, ministrado pelo secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues; e o “Trabalho Prisional, Vantagens e Benefícios para o Empresário e para o Sistema”, com a palestra do diretor-presidente do grupo Têxtil Oeste (empresa San Dimas), Henrique Deiss. O público poderá conferir também a explanação da equipe da Penitenciária Regional de Curitibanos onde 100% dos presos trabalham. Programação do seminário no http://www.seres.pe.gov.br/noticia/2185/programacao/

    MÃO DE OBRA CARCERÁRIA – É a utilização da mão de obra de presos, que estejam sob qualquer regime de cumprimento de pena para o trabalho, a ser executado dentro ou fora do estabelecimento prisional. Há quase 2.300 presos dos regimes fechado e semiaberto trabalhando em Pernambuco, vinculados a 19 empresas privadas e órgãos públicos.
    Entre os benefícios para as pessoas privadas de liberdade estão a remição de pena na proporção de um dia a menos a cada três trabalhados e a remuneração com valor correspondente a 75% do salário mínimo.   

    Serviço
    II Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa
    Quando: 12 e 13 de novembro
    Hora: 9h às 17h
    Onde: Tribunal de Contas de Pernambuco, Rua da Aurora, 885, Boa Vista

    Cidades: Recife
    Assuntos: sjdh, seminario, depen, seres
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caravana do Empreendedorismo: Festival Arte na Usina recebe projeto da Secretaria do Trabalho do Estado nesta segunda-feira

    | Emprego
    A Secretaria do Trabalho Emprego e Qualificação de Pernambuco estará pela sétima vez, em menos de dois meses, na Mata Sul do Estado. O novo encontro trará a participação do projeto Caravana do Empreendedorismo na quinta edição do Festival Arte na Usina, sediado na Usina de Arte localizada no Distrito de Santa Terezinha. 
     
    Com articulação da Agência do Trabalho da cidade de Palmares, a SETEQ pretende contribuir com palestras e orientações do universo do empreendedorismo para os participantes do festival e moradores das redondezas. O encontro está previsto para esta segunda-feira, dia 11, das 13h às 17h. 
     
    “A caravana está sendo um sucesso por onde tem passado, até porque, estimula o empreendedorismo crescente em nosso Estado. Na Usina de Arte não poderia ser diferente, porque a própria comunidade já possui um grande foco empreendedor. É de extrema importância poder fortalecer, com algumas de nossas ações, o empreendedorismo latente da região, poder ajudar os moradores da vila, como também as pessoas que vão empreender levando suas artes e sua cultura a todos que vão visitar a Usina durante o período do evento”, ressalta o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. 
     
    A proposta da Caravana do Empreendedorismo é levar orientações sobre a Lei Geral do Microempreendedorismo Individual (MEI), dicas pertinentes a respeito da linha de Crédito Popular da Agência de Empreendedorismo (AGE), bem como ofertar palestras sobre educação financeira, entre outros assuntos. O projeto visa abrir espaço para estimular a formalização do MEI, dando suporte necessário para expandir os negócios, na expectativa de impactar a economia local. 
      
    Segundo o proprietário da Usina de Arte, o Cônsul da Áustria no Recife, Ricardo Pessoa de Queiroz, o projeto da Festival da Arte na Usina já carrega em si a  importância do empreendedorismo. “Quem viveu aqui até 2015 e hoje vê essa comunidade, já consegue enxergar esse resultado estampado nos rostos das pessoas, no ânimo de fazer e na atitude de empreender. Então, o projeto tem essa importância. A gente tem uma interação muito grande com as escolas, vindo a melhorar sistematicamente os índices como o IDEB, diminuindo a evasão escolar, oferecendo oficinas para os alunos da rede escolar. O projeto vem contribuindo para a ressignificação de uma vila, uma comunidade que possui em média seis mil pessoas”. O Cônsul ressalta ainda, a importância da atenção do poder público diante daquela região. “É de uma importância muito grande poder perceber o poder público, de alguma forma, dedicando o olhar para a nossa iniciativa”, conta Ricardo.
     
    O projeto da Usina de Arte envolve várias ações, como a escola de música, a biblioteca que oferece espaço de pesquisa e desenvolvimento, tanto por conta de seu acervo de livros, quanto na área de tecnologia e acesso à informação. Além de dispor ao visitante do Parque Artístico Botânico, que fica aberto os setes dias da semana no horário diurno, sem restrição de entrada. Em se tratando do Festival da Arte na Usina, já em sua quinta edição, tem agora como objetivo de mostrar ao mundo os trabalhos desenvolvidos pelo projeto durante o ano todo. O Festival irá contar com a participação de vários artistas, e com eles, seus ensinamentos, dispondo ainda de parceria com o município de Xexéu, através de sua Secretaria da Educação.
    Cidades: Palmares
    Assuntos: seteq, festival arte na usina, caravana do empreendedorismo, agencia do trabalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • A voz do Ela Pode chega ao município de Paulista

    | Emprego

     seteq

    Com apoio da Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, programa visa capacitar quase 11 mil mulheres no Estado

    Após passar pelas cidades do Recife, de Olinda, Dormentes e Caruaru, o programa Ela Pode chega ao bairro do Janga, pela primeira vez, para impactar e ajudar a transformar a vida das mulheres no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O evento tem o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual e visa fortalecer, especialmente, as mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional. A capacitação está prevista para acontecer neste sábado (09), das 8h às 17h, na primeira Igreja Batista Evangelista, que cedeu o espaço.

    Em termos de capacitação, o programa Ela Pode, desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, é o maior que existe no País e vai beneficiar 10.732 mulheres em Pernambuco, tendo recebido 1 milhão de dólares do Google. O objetivo é oferecer, de forma presencial, conteúdos que englobam liderança, networking, marca pessoal, negociação, finanças, comunicação e ferramentas digitais com duração de oito horas cada, para mulheres com idade mínima de 16 anos. Vale muito conferir. O Ela Pode também tem o engajamento da Secretaria estadual das Mulheres.

    “Vemos as mulheres saírem das capacitações com a certeza de que tem o nosso apoio e o apoio das outras mulheres, seja através do Marketplace exclusivamente das mulheres, seja através da continuidade do conhecimento da Trilha Empreendedora. Ali, na capacitação, ela faz networking e novas amizades, novos negócios ou se prepara para o mercado de trabalho. Junto aos conhecimentos ainda se apropria de conteúdos para sua liderança e oratória do dia a dia. Tudo isso mostra que ela pode ser independente e transmitir felicidade também a quem está a sua volta, aos filhos, a família, aos amigos e, principalmente, para si mesma”, afirmou a assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa.

    As inscrições são feitas através do link abaixo:

    https://qrco.de/ELAPODE

    Aquelas que não conseguirem se inscrever antecipadamente poderão fazer de forma presencial e acompanhar a capacitação da mesma forma.

    Além de certificado, a plataforma empreendedora também disponibiliza mais de 60 vídeo-aulas gratuitas. Será uma ótima oportunidade para empreender e aproveitar as festividades do final do ano.

    Data: 09 de novembro (Sábado)
    Horário: 8h às 12h | 13h às 17h
    Local: IGREJA BATISTA - Avenida Dr. Claudio José Gueiros Leite, 3285, Janga

    Cidades: Paulista
    Assuntos: seteq, programa ela pode, capacitacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria do Trabalho estadual oferece cursos de beleza em cinco cidades

    | Emprego

     seteq

    Recife, Tacaimbó, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Nazaré da Mata. As inscrições para o aperfeiçoamento profissional se encerram nesta sexta-feira (08)

    A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) abre inscrições para o projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomo (IDEIA) em seis cidades pernambucanas. Dentre os municípios beneficiados estão: Recife, Tacaimbó, Vitória de santo Antão, Bezerros e Nazaré da Mata. As inscrições vão até o dia 08 de novembro. As turmas iniciais têm data prevista para os dias 11, 12 e 13 de novembro.

    Os participantes das primeiras turmas receberão capacitação profissional para o mercado de beleza e cuidados especiais, no seguimentos de: unhas em gel, design em sobrancelha, colorimento capilar, penteados para casamentos e make e hair para eventos.

    A duração de cada turma será de 20 à 40 horas/aulas. Ao longo dos próximos meses, o IDEIA vai abranger 30 municípios e vai impactar na geração de renda para 750 pessoas. Mais adiante, serão oferecidos outros cursos como, eletricista, alimentador de linha de produção e mecânico.

    Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, os projetos têm um cunho muito importante e que vão contribuir com a economia local. “É muito importante para o microempreendedor, para os que desejam empreender e querem abrir seu próprio negócio. Estamos focados para ajudar essas pessoas. Aproveitar essa oportunidade é importante para gerar sua renda e movimentar a economia da região”, comenta o secretário.

    Segundo Bruna Martins, coordenadora do Expresso Recife, o projeto IDEIA lança luz em ações de fomento ao empreendedorismo, gerando oportunidades por meio de aperfeiçoamentos profissionais para os trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI), Empreendedores Informais e em Potencial, que desejam reforçar e aprimorar conhecimentos e novas práticas de maneira segura e atualizada.

    As inscrições poderão ser feitas através do link

    https://sistemas.sempetq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/ , ou pelos pontos de apoio de cada região.

    PS: Não se preocupem com o aviso do link, clique no botão avançar.

    Fique por dentro da programação completa:

    RECIFE – Unhas em gel

    Local de apoio para inscrições: Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago - R. Dragão do Mar - Brasília Teimosa, Recife – PE

    TACAIMBÓ -  Design em sobrancelha

    Local de apoio para inscrições: Secretaria Municipal de Assistência Social - Rua Dr. Arthur Barbosa Maciel, 97 – Centro

    VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - Colorimetria capilar

    Inscrições através do LINK

    BEZERROS - Design em sobrancelha

    Local de apoio para inscrições: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Rua Princesa Isabel, 296, 1º andar - Bairro  São Sebastião

    NAZARÉ DA MATA - Make e hair para eventos

    Assuntos: seteq, projeto ideia, capacitacao, cursos de beleza
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo reúne setor da Educação pela inserção da mulher no mercado de trabalho

    | Emprego

     vice governadoria

    Evento foi o segundo fórum de diálogo do Pernambuco Com Elas, coordenado pela vice-governadora Luciana Santos

    A vice-governadora Luciana Santos recebeu, nesta terça (22), representantes da área de Educação para debater a geração de emprego e renda para as mulheres pernambucanas. No encontro, membros do governo, da Assembleia Legislativa, de instituições de ensino, consultorias e entidades ligadas à produção de conhecimento trocaram informações, apresentaram sugestões e apontaram desafios e potencialidades relacionados à presença feminina no mercado de trabalho.

    O evento foi o segundo fórum de diálogo do Pernambuco Com Elas, uma iniciativa permanente do governo de Pernambuco que visa reunir propostas e esforços pela inserção justa e cidadã das mulheres no mundo produtivo. “Não há como uma política pública funcionar, se não mobilizarmos as forças vivas da sociedade. Queremos ouvir todos e reunir variáveis que forneçam elementos para um bom plano de ação, com vivências e experiências inovadoras na geração de emprego e renda para as mulheres”, disse a vice-governadora.

    Luciana destacou que o Pernambuco Com Elas tem atuado em diversas frentes. Iniciou, em Camaragibe, uma pesquisa com mulheres do Estado, tem promovido fóruns setoriais, estudado dados e programas já existentes e buscado articular, dentro e fora do governo, ações que possam mitigar as desigualdades.

    No início do mês, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach anunciou, por exemplo, um recorte de gênero dentro do programa Força Local, de fortalecimento dos arranjos produtivos locais (APLs). Os chamamentos públicos inseridos no escopo do programa trazem a preocupação de estimular e contemplar uma maior participação das mulheres. Dessa forma, haverá pontuação extra (10%) para os casos em que 80% dos beneficiários dos projetos forem mulheres.

    “Nesse ambiente de crise no país, não queremos vender ilusões, temos pé no chão. Mas, dentro dos limites macroeconômicos, em meio a essa situação muito ameaçadora, porque não há política de geração de emprego nacional, vamos primar pela inteligência coletiva para estimular a participação feminina”, indicou.

    A secretária Executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros, ressaltou que a pasta já atua em parceria com a Secretaria da Mulher em vários projetos, já que a temática de gênero tem forte relação com a proposta de educação integral levada adiante pelo Estado. Fruto dessa união são os 176 Núcleos de Estudos de Gênero, implantados nas escolas pernambucanas.  

    “Entendemos a escola como espaço importante para esses projetos e debates, porque lá eles têm o potencial de ultrapassar os muros das escolas. Todo aquele conteúdo pode repercutir no bairro, no município e no Estado”, avaliou.  

    Para Sílvia Cordeiro, secretária da Mulher, vários indicadores demonstram que não é mais possível ensinar aos jovens apenas matérias tradicionais. “Temos que olhar a educação como esse espaço, em que, desde a infância, podemos trabalhar para termos uma sociedade com perspectiva diferente, que não tenha foco apenas nesse mercado, que exclui. Esse fórum já está tendo resultados. Mesmo essa fase de diagnóstico, que é importante para olhar a vida como ela é, legitima a ideia de que a força de trabalho feminina é real e pode mudar a economia, sim”, defendeu.

    A reitora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Anália Ribeiro, sublinhou que, se o debate acerca da presença da mulher no mercado de trabalho já era necessário, na atualidade, ganha ainda mais relevo. “No momento político que a gente vive, a questão do direito das mulheres, especialmente do direito ao trabalho digno e à profissionalização, é essencial. Hoje, educação é assunto de vida ou morte. E o próprio ideário da mulher é uma iniciativa de resistência, que pode dar dignidade, garantir seu sustento, e salvar muitas vidas”, disse.

    Já a deputada Teresa Leitão defendeu que, em tempos de crise, é preciso estar atento para que a falta de emprego formal, que empurra as mulheres para o empreendedorismo, não as leve à precarização do trabalho. Ela fez um apelo, reiterado por outros integrantes da reunião, para que o ensino de espanhol nas escolas não se torne uma disciplina eletiva, dada sua importância para a formação e para uma maior integração do Brasil com o restante da América Latina.

    Regina Célia, representante do Instituto Maria da Penha falou sobre a importância de interiorizar as ações do Pernambuco Com Elas e fortalecer a presença das mulheres nos esportes, ambiente ainda majoritariamente masculino. E destacou as dificuldades adicionais sofridas pela mulher negra no mercado de trabalho.

    “Sem vitimismo, mas todos os índices mostram o mesmo. Ganhamos menos que homens brancos, que homens pretos e que mulheres brancas. Temos muito o que fazer no incentivo ao trabalho das mulheres pretas, para além do mundo da arte, onde sua presença é mais frequente”, apontou.  

    Também participaram da atividade, representantes da Universidade de Pernambuco (UPE), da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, da Faculdade de Medicina de Olinda, da Fafire, da Federação de Empresas Juniores de Pernambuco, do Conselho Estadual de Educação, do gabinete do deputado estadual Paulo Dutra, entre outros.

    O Pernambuco Com Elas reúne as ações do Grupo de Trabalho sobre Mulheres e o Mercado de Trabalho em Pernambuco, instituído pelo decreto Nº47.386, de 30 de abril de 2019. O objetivo é fortalecer, direcionar e ampliar as políticas públicas de trabalho e renda para mulheres, que serão avaliadas e vão contribuir para a construção do Pacto pelo Emprego, através do fortalecimento das mulheres no setor produtivo. 

    Fotos: Diego Galba/VG

    Assuntos: vice governadoria, pernambuco com elas, mercado de trabalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Profissionais da Agências do Trabalho receberão capacitação para atender público jovem

    | Emprego

    Os profissionais receberão treinamento num acordo de cooperação com a NEO Brasil e vão ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho

    A NEO Brasil, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, inicia, nesta terça-feira (22), uma capacitação dos colaboradores que atuam na intermediação da mão de obra nas Agências do Trabalho e dos seus captadores externos – profissionais que buscam as vagas de emprego junto às empresas. O objetivo é fortalecer o desempenho desses atores junto aos jovens que procuram trabalho em todas as unidades das agências em Pernambuco, por onde passam mais de 600 mil pessoas ao ano.

    Do dia 22 ao dia 24, os intermediadores passarão pelo treinamento. De 29 de outubro a 01 de novembro, é a vez dos captadores. O papel do pessoal da intermediação é manter contato com todas as agências, seja da Região Metropolitana do Recife ou do interior, tirar dúvidas dos colaborares, supervisionar e dar atenção às demandas internas simples e complexas. A função do captador de vagas é se deslocar, ir às empresas, vender os serviços das agências, receber o perfil de profissional que o empregador deseja e enviar para a Central de Vagas. Esse trabalhador, dependendo da exigência da empresa, pode passar por uma seleção com os psicólogos dentro da própria Agência do Trabalho. Hoje, são 24 agências espalhadas em Pernambuco e cinco que funcionam dentro dos Expressos Cidadãos.

    “Entre os objetivos, vamos reforçar o desempenho com empresas para a captação de vagas de trabalho para a nossa população jovem, em especial aos nossos jovens beneficiados pelo projeto NEO, oriundos das escolas técnicas da Secretaria de Educação e do SENAI. Além disso, pretendemos aperfeiçoar as competências pessoais e técnicas dos profissionais da SETEQ na implementação de serviços de orientação, intermediação, apoio à inserção laboral dos nossos jovens na rede de atendimento das Agencias do Trabalho do Governo do Estado de Pernambuco”, declarou o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão.

    De acordo com a coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Coelho Vilar, a NEO está presente em 10 países, entre eles o Brasil, com uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para uma cooperação que possibilite o ingresso no mercado de trabalho de jovens pernambucanos. Pernambuco foi o Estado escolhido no País em virtude das políticas públicas implantadas na área de educação.

    Veja abaixo, as agências que vão participar agora

    Boa Vista
    Gerinter
    Bezerros
    Caruaru
    Cabo de Santo Agostinho
    Camaragibe
    Escada
    Goiana
    Igarassu
    Ipojuca
    Nazaré
    Vitória
    Paudalho
    Paulista
    Palmares
    Salgueiro
    São Lourenço
    Petrolina

    Assuntos: seteq, agencia do trabalho, capacitacao
    Compartilhe: Link para o post: