meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • MEI recebe isenção de taxas

    | Economia, Emprego

    MEI 

    Devido à uma solicitação nacional de diversas entidades, incluindo o Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa de Pernambuco (Fempe), ao Comitê para a Gestão Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) foi formalizada a redução, a zero, para o MEI, de todos os custos referentes ao licenciamento e baixa de empreendimentos enquadrados nesta classificação.

    Isso inclui taxas de abertura, inscrição, registro, alvará de funcionamento, licença, cadastro, alterações e procedimentos de baixa e encerramento, licença de funcionamento do Corpo de Bombeiros (exceto serviços de vistoria técnica e análise de projeto), emolumentos e demais contribuições relativos ao MEI, de qualquer um dos entes da federação – União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.

    A medida foi positivada com a inclusão do §3º do artigo 4º da lei 123/2006, a qual institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e representa um estímulo à valorização da micro e pequena empresa no País. Lembrando que essa resolução não se aplica ao pagamento da contribuição mensal referente ao INSS e impostos tais como ICMS e ISS, do seu DASN.

    Assuntos: sempetq, mei, reducao taxas,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor Recife comemora quatro anos com palestra para microempresários

    | Economia, Emprego

     empreendedor

    Sexta-feira também de comemorações em Caruaru, Petrolina e Ipojuca 

    Comemorando quatro anos de funcionamento, o Expresso Empreendedor Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), realizou duas palestras com os respectivos temas: "Estratégias de Marketing Digital para o Sucesso da sua Empresa" e "Tome CHA! Trabalhando características empreendedoras". O evento foi realizado nesta sexta-feira (7), no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

    Depois de dar boas-vindas aos presentes, Murilo Nóbrega, gestor das unidades do Expresso Empreendedor, falou sobre os avanços conquistados ao longo desses quatro anos. "Sinto-me orgulhoso pelo trabalho desempenhado. Atendemos a classe empresarial pernambucana, fizemos palestras, tiramos dúvidas e contribuímos para o crescimento econômico do Estado”, disse Murilo.

    Rafaela Airola, supervisora do Expresso Empreendedor Recife, depois de agradecer a equipe de trabalho, destacou a importância das palestras para os Micro Empreendedores Individuais (MEIs). "A palestra tem o objetivo de preparar os novos empresários para o mercado, com explicações detalhadas, contribuindo efetivamente para deixá-los mais capacitados para os desafios do dia a dia", lembra.

    Iniciando a manhã de palestras, a socióloga e consultora de empresas Simone Pires abordou a importância do planejamento de ações através do marketing digital. "Fazer com que o público conheça o seu produto é imprescindível para quem almeja crescer e expandir o seu nicho. Uma maneira de realizar maior divulgação com pouco investimento é algo tentador, porém é realidade na internet. Produzir panfletos e outros tipos de divulgação nem sempre gera um resultado esperado, quando na maioria das vezes, com menos recurso você pode atingir um público imensamente maior através de redes sociais" constata Simone.

    Dando continuidade às palestras, a coach e consultora de empresas Leide Laura destacou a necessidade de saber se colocar no mercado empresarial. “Realmente não é fácil, às vezes encontramos pessoas desmotivadas, mas é preciso continuar firme e jamais desistir dos sonhos", finalizou.

    A empreendedora Maria José Cavalcanti possui MEI há três anos “Irei começar a minha confecção de fraldas descartáveis a partir de janeiro de 2019, e foi crucial vir para essa palestra neste dia tão especial. Ajudou a sanar todas as minhas dúvidas", concluiu a empresária.

    Além do Recife, foram realizados nesta sexta-feira eventos de comemoração aos aniversários no Expresso Empreendedor em Petrolina, Caruaru e Ipojuca com palestras sobre como administrar bem o seu negócio e empreendedorismo. Na próxima semana, na quarta-feira (12), será a vez da comemoração de um ano da Agência de Empreendedorismo, localizada no Recife. O tema da palestra será “Empreender em tempo de crise”, das 8h30 às 11h30, na Rua da União, 293, na Boa Vista. As vagas são limitadas. Garanta já a sua.

    Assuntos: sempetq, expresso empreendedor, caruaru, petrolina, ipojuca,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aposentados podem se formalizar como MEI?

    | Economia, Emprego

    microempreendedor 

    Toda quarta-feira acontece a palestra "MEI - Para Começar Bem", promovida pelo Expresso Empreendedor - Unidade Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq). Esse evento é realizado no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), das 9h às 11h, e destina-se principalmente a quem planeja se formalizar como microempreendedor individual (MEI).

    Na palestra, Cláudia Gouveia, da Cooperativa de prestação de serviços, Cooperata, tirou dúvidas e também orientou os participantes sobre os aposentados que pensam em se formalizar como microempreendedor individual. "O aposentado, exceto aqueles por invalidez, pode abrir um MEI. Fazendo isso, volta a pagar o benefício para a previdência”, disse a palestrante. Cláudia também explica que o aposentado não perde nada do que foi conquistado anteriormente.

    Para Edson Linhares, tatuador que deseja abrir um MEI para regularizar o seu estúdio de tatuagem, a palestra foi muito interessante. “Muitas dúvidas que tinha foram sanadas. A palestrante utilizou muitos exemplos para retratar acontecimentos do dia a dia e isso me ajudou bastante. A formalização me garantirá a aposentadoria e outros benefícios", concluiu Edson.

    A próxima palestra será realizada na quarta-feira, 28 de novembro. Os interessados podem se inscrever no local (Rua Imperial, 1600) ou antecipadamente pelo telefone do Expresso Empreendedor - Unidade Recife: (81) 3182-2801. 

    Assuntos: sempetq, aposentados, mei, expresso empreendedor, jucepe, microempreendedor individual
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funase abre inscrições de seleção com 12 vagas para agentes socioeducativos em Timbaúba

    | Segurança, Emprego

     agente

    Certame, que inscreve até 30 de dezembro de 2018, ainda terá 120 vagas para cadastro de reserva

     A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) abre, nesta segunda-feira (26), as inscrições de uma seleção simplificada com 12 vagas para agentes socioeducativos. As oportunidades são para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco. Ainda haverá 120 vagas para cadastro de reserva. As inscrições, que deverão ser feitas exclusivamente pela internet, seguem até 30 de dezembro de 2018. A previsão é de que a divulgação do resultado ocorra em 5 de fevereiro de 2019.

    Para participar, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 33,70 por meio de boleto bancário emitido no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) – www.idib.org.br –, banca organizadora da seleção. Quem se enquadrar nos casos de isenção informados no edital não precisará pagar a inscrição, mas deverá preencher um formulário específico, também disponibilizado no site. A sede da Funase (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 773, Aflitos, Recife) e o Case Timbaúba devem ter pontos físicos com computador e internet para viabilizar a inscrição de candidatos que não dispuserem desses equipamentos em casa. A instalação ficará sob responsabilidade da banca organizadora, que também estará à disposição para tirar dúvidas nesses locais.

    Os selecionados terão salário de R$ 1.584,00 e escala de trabalho de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso. Para concorrer, é necessário ter o ensino médio completo. A seleção será feita por meio da análise de experiência profissional e de títulos, sendo 100 a pontuação máxima. Ficarão mais bem classificados os candidatos que possuírem o ensino superior completo em qualquer área do conhecimento, que tiverem feito cursos na área de Socioeducação e tiverem experiências profissionais anteriores em Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e abrigos, por exemplo.

    Entre as funções dos agentes socioeducativos, estão a recepção dos socioeducandos nas unidades, a garantia da integridade física, psicológica e moral deles, o zelo pela disciplina e o acompanhamento e custódia dos adolescentes em consultas médicas, audiências e visitas domiciliares. Os contratos, que são temporários, terão validade de um ano, podendo ser prorrogados por iguais períodos até o máximo de seis anos, conforme necessidade da Funase. Do total de 12 vagas, uma será reservada para pessoa com deficiência.

    O lançamento da seleção simplificada marca um novo esforço da Funase em preencher quadros funcionais de maneira regionalizada. Em julho deste ano, a instituição lançou outro certame, com 496 vagas para agentes socioeducativos, voltado especificamente para unidades do Grande Recife. Alguns selecionados já estão trabalhando, e outros, passando por um curso de capacitação antes de assumirem seus cargos. O cadastro de reserva daquela seleção é destinado unicamente para a região, não podendo ser utilizado para suprir vagas no Interior, conforme determinado em edital. Por essa razão, está sendo lançada a seleção para o Case Timbaúba.

     Imagem: Celso Araújo/SDSCJ

    Assuntos: funase, sjdh, agente penitenciario, case timbauba
    Compartilhe: Link para o post:
  • Palestras da Sempetq abordarão a importância da autoestima e do atendimento ao cliente

    | Emprego

     

    A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) realiza palestras e oficinas gratuitas nas unidades do Expresso Empreendedor Recife, Olinda, Ipojuca, Caruaru e Petrolina de 26 a 29 de novembro. Entre os destaques desta semana, as palestras “O Poder da autoestima” e “Atendimento ao Cliente”, que acontecem na Agência de Empreendedorismo, no Recife.

    No Expresso Empreendedor, no Recife, haverá palestra sobre Previdência para Empreendedores. O evento acontece na quinta-feira (29), das 9h às 11h. No mesmo dia haverá orientação contábil e financeira na unidade do Expresso Empreendedor de Caruaru, das 8h às 17h. Em Ipojuca o foco também estará na organização das finanças. Na quarta-feira (28), haverá palestra sobre Educação Financeira, das 9h às 11h.

    As inscrições podem ser realizadas antecipadamente por telefone e as vagas são limitadas.

    Pontos de atendimento: 

    Agência de Empreendedorismo – Rua da União, nº 293, Boa Vista. Telefone: (81) 3183-7232.
    27/11 – 9h às 11h – Palestra Lei Geral do MEI
    28/11 – 9h às 11h – Palestra Atendimento ao Cliente
    29/11 – 9h às 11h – Palestra O Poder da Autoestima

     

    Expresso Empreendedor Recife - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801.
    26/11 – 8h às 13h – Orientação Contábil
    28/11 – 9h às 11h – Palestra Lei Geral do MEI
    29/11 – 9h às 11h – Palestra Previdência para Empreendedores

     

    Expresso Caruaru - Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600.
    28/11 – 14h às 16h – Palestra Lei Geral do MEI
    29/11 – 8h às 17h – Orientação Contábil e Financeira

     

    Expresso Facho - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Rod. PE-015 km 3,6 - Santa Tereza, Olinda. Telefone: 3429 – 4100.
    27/11 – 8h30 às 10h30 - Palestra Lei Geral do MEI.

     

    Expresso Petrolina - Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n – 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815.
    28/11 – 10h às 12h – Palestra Lei Geral do MEI

     

    Expresso Ipojuca - Prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
    28/11 – 9h às 11h – Palestra Educação Financeira

     

    Cidades: Caruaru, Ipojuca , Olinda, Petrolina, Recife
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, recife, olinda, ipojuca, caruaru, petrolina, autoestima, atendimento ao cliente, empreendedorismo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funase em Caruaru recebe segundo dia de caravana de profissionalização

    | Educação, Emprego

    Funase 

    Eletrônica Básica e Reparo de Computadores estão entre oficinas ofertadas para os socioeducandos

    O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru está recebendo, nesta terça-feira (20), o segundo dia de atividades da Caravana Juventude em Movimento. A jornada inclui oficinas e palestras profissionalizantes, que ocorrem de forma simultânea e incluem a maior parte dos adolescentes atendidos na unidade. As atividades são desenvolvidas pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que certificará as ações.

    A caravana faz parte de uma série de esforços da Funase para incrementar as ações de qualificação profissional e lazer no Case Caruaru. Nesta terça, estão acontecendo oficinas como as de Eletrônica Básica, com carga horária de 15 horas/aula, e de Introdução ao Reparo de Computadores, com 14 horas/aula. Ambas são consideradas áreas com boa demanda de mercado, o que pode se traduzir em oportunidades de trabalho futuras para os socioeducandos que estão sendo capacitados durante as oficinas.

    A programação do segundo dia da Caravana Juventude em Movimento ainda conta com a palestra “Currículo sem Segredo”. Toda a jornada de atividades no Case Caruaru ocorre em período integral. O terceiro dia da programação será a próxima terça-feira, 27 de novembro. A caravana também já foi realizada com sucesso no Case Timbaúba, no Case/Cenip Garanhuns e no Case Jaboatão.

     
    Imagens: Divulgação/Funase
    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sdsjc, funase, socioeducando, case caruaru, caravana juventude em movimento, qualificação profissional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sebrae e Sempetq lançam Rede de Afroempreendedores de Pernambuco

    | Economia, Emprego, Direitos Humanos

    sempetq 

    Fortalecer os arranjos sócio-produtivos da comunidade afrodescendente pernambucana. Este é um dos principais objetivos da Rede de Afroempreendedores de Pernambuco, um projeto do Sebrae-PE com o apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo Paulo Câmara (Sempetq). Também participam da iniciativa, pioneira no estado, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos (GEPAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Grupo Cultural Bonghar, de Olinda, e a Secretaria da Mulher do Estado. O lançamento acontece nesta sexta-feira (23), no auditório do Centro de Educação da UFPE, das 16h às 21h.

    Ao longo da semana, será realizada uma Feira de Produtos Afro, a partir da quarta-feira (21), das 9h às 20h. A programação contará com Clube de Música e Dança Africana e Palestra sobre o papel da universidade na vida da juventude negra, na sexta-feira (23). As inscrições são gratuitas e abertas ao público, prioritariamente para afrodescendentes, produtores, prestadores ou comerciantes de produtos e serviços de conteúdo e matriz africana.  Outras informações através do telefone 2101-8466.

    A Rede Afro já conta com a participação de 25 empreendedores. São homens e mulheres negros, que buscam o fortalecimento do mercado e dos produtores, manifestações culturais e produtos afrodescendentes. Enquadram-se como tais, insumos e serviços familiarizados com a cultura da África e que contribuam para o fortalecimento da identidade sociocultural do grupo. Entre os integrantes, há produtores de peças de vestuário, penteados, com trançado e turbantes, literatura e dança africanas, comidas típicas, design de joias, entre outros.  A intenção é reconhecer que há um mercado de consumo com necessidades específicas e criar espaços de afirmação, onde haja a livre expressão de ideias, além de discussão de ações prioritárias.

    Com a Rede, também se espera fomentar a criação de políticas públicas direcionadas especificamente para este recorte da sociedade. O intuito é adotar uma estratégia afirmativa, de inclusão e protagonismo das microempresas e empresas de pequeno porte de realizadores negros, num segmento definido do mercado, com vantagem competitiva e qualificação para o aprimoramento de serviços e produtos. Com isso, almeja-se instituir uma rede de governança para apoio à produção e consumo de produtos e serviços Afrodescendentes, desenvolver estudos e pesquisas sobre este nicho de mercado e definir diretrizes de incentivo aos atores que nele atuam.

    Confira a programação do evento

    21/11
    9h às 20h – Feira de Produtos Afro – Estacionamento do Centro de Educação da UFPE
    23/11
    16h às 19h – Cerimônia de Lançamento da Rede Afro de Empreendedores de Pernambuco – Auditório do Centro de Educação da UFPE
    16h30 – Apresentação do projeto da Rede de Empreendedores Afro de Pernambuco
    16h50 – Apresentação musical – Thúlio Bonghar
    18h – Desfile de modas afro – Lassana Estilista e Modelos
    19h – Apresentação de danças – Ballet Afro Ajo Nagô
    20h45 – Encerramento

     

    Assuntos: sempetq, rede de afroempreendedores, secmulher-pe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começaram hoje (19) as inscrições para cursos a distância no setor de turismo

    | Educação, Emprego, Turismo

     ead

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, e em parceira com a Secretaria de Educação do Estado, abriu inscrições para uma nova plataforma de cursos EAD, nesta segunda-feira (19). O espaço disponibilizará cursos on-line para qualificação no setor de turismo: Recreação e Lazer em Meios de Hospedagem; Inglês para Meios de Hospedagem e Enologia. As inscrições acontecem até dia 30 de novembro pelo link disponível no Facebook da Secretaria de Turismo. (facebook.com/secretariadeturismodepernambuco).

    Os cursos são gratuitos e têm duração média de 60 horas/aula, sendo voltados para para profissionais que buscam qualificação na área do turismo. As aulas dos cursos começam no dia 10 de dezembro, com 70 vagas por turma. Os interessados devem preencher o formulário e aguardar a confirmação por email. Os concluintes dos cursos onlines serão certificados.

    “O intuito da plataforma é oferecer opções de capacitação para os profissionais do turismo, através do novo ambiente virtual da Empetur. Nossa ideia é expandir o projeto, criando novos cursos específicos em turismo para qualificação dos gestores públicos, profissionais do trade turístico e estudantes”, declara o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Márcio Stefanni.


    Assuntos: seturel, see, ead, empetur, recreação e lazer em meios de hospedagens, ingles em meios de hospedagens, enologia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sempetq realiza ação de divulgação da Escola do Trabalhador nas Agências do Trabalho

    | Educação, Emprego

     educação

    As Agências do Trabalho do Governo de Pernambuco, vinculadas à Secretaria da Micro e Pequena, Trabalho e Qualificação (Sempetq), iniciam, nesta segunda-feira (12/11), ação de divulgação da Escola do Trabalhador, plataforma de educação online do Ministério do Trabalho (MTb). O intuito é estimular a atualização e a qualificação do trabalhador pernambucano visando a empregabilidade, principalmente na fase de liberação do seguro desemprego.  

    A Escola do Trabalhador é uma ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho para levar qualificação profissional aos trabalhadores por meio de cursos feitos pela internet. Nasceu da constatação de que muitos trabalhadores desempregados não estavam conseguindo se colocar no mercado por falta de qualificação. Assim, o projeto oferece educação à distância (EAD), disponibilizando diversos cursos online, gratuitos, sem exigência de escolaridade prévia. A inscrição é fácil e rápida. A plataforma ainda divulga notícias, vagas de emprego e de estágio, indicadores e outros assuntos correlatos ao mundo do trabalho e pode ser acessada pelo endereço escola.trabalho.gov.br.

    Voltados para as necessidades do mercado de trabalho brasileiro, os cursos são divididos em 12 eixos temáticos, como turismo, hospitalidade e lazer e produção alimentícia. Atualmente, há 26 cursos disponíveis, com carga horária de 40h a 160h. Ao final, o trabalhador passa por avaliação a fim de receber o certificado de conclusão emitido pela Universidade de Brasília (UnB), instituição responsável pela elaboração dos cursos.

    Entre os módulos ofertados estão os de Cuidados com a Pessoa Idosa, Higiene na Indústria de Alimentos, Segurança da Informação e Inglês Aplicado ao Ambiente de Trabalho, o mais procurado por quem acessa a plataforma. O de Excel é oferecido nas modalidades iniciante, intermediário e avançado e pode ser cursado em sequência ou isoladamente. Os conteúdos são compostos por textos, vídeos e jogos, com linguagem simples e navegação intuitiva.

    Confira, abaixo, a lista de cursos disponíveis na plataforma.

    Área 1 – Informação e Comunicação
    - Segurança da Informação

    Área 2 – Ambiente e saúde
    - Conhecendo o perfil do agente comunitário de saúde e o seu processo de trabalho
    - Cuidando de pessoas idosas

    Área 3 – Turismo, Hospitalidade e Lazer
    - Agenciamento de viagens
    - Espanhol aplicado ao trabalho
    - Inglês aplicado ao trabalho

    Área 4 – Recursos naturais
    - Análise de investimento
    - Criando um negócio de sucesso
    - Empreendedorismo na pesca
    - Planejamento de negócios na pesca

    Área 5 – Desenvolvimento educacional e social
    - Português básico para o mundo do trabalho
    - Português para hispanofalantes

    Área 6 – Produção Alimentícia
    - Higiene na indústria de Alimentos

    Área 7 – Segurança
    - Segurança da Informação

    Área 8 – Produção Cultural e Design
    - Edição e Tratamento de imagens

    Área 9 – Produção Industrial
    - Gestão da Qualidade

    Área 10 – Gestão e Negócios
    - Análise de investimento
    - Comunicação escrita para o trabalho
    - Criando um negócio de sucesso
    - Demonstrações contábeis e sua análise
    - Elaboração de folha de pagamento de empresas
    - Introdução ao Excel
    - Excel Intermediário
    - Excel Avançado
    - Função de agende de Microcrédito
    - Fundamentos e Processos de gestão de Recursos Humanos
    - Identidade Visual e Gestão de Clientes

    Área 11 -  Infraestrutura
    - Análise de riscos na construção civil

    Área 12 – Controle e Processos industriais
    - Processos Industriais.

    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, escola do trabalhador, educaçao online, qualificaçao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sara firma acordo de cooperação com a Associação Cooperativa Sem Fronteiras

    | Economia, Emprego, Agricultura

     sara

    Ato ocorreu durante o Seminário Internacional Agricultura Familiar e Comércio Justo, promovido pela Assocene
     
    Com o objetivo de fomentar e fortalecer os princípios e práticas do comércio justo, através de novos processos de comercialização do ponto de vista interno e externo do país, agregando valor ao produto da Agricultura Familiar do Estado, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), na pessoa do secretário Wellington Batista, assinou acordo de cooperação com a Associação Cooperativa Sem Fronteiras (CSF-Brasil), entidade que trabalha em questões de interesse público, da população em geral, e causas específicas, como o desenvolvimento da agricultura familiar e da agroecologia. A assinatura ocorreu durante o Seminário Internacional Agricultura Familiar e Comércio Justo, promovido pela Associação de Orientações às Cooperativas do Nordeste (Assocene), em hotel na Zona Sul do Recife, na última quarta-feira (7). 
     
    Através do acordo de cooperação, a SARA e a CSF-Brasil tornam mútua a responsabilidade de identificar e caracterizar empreendimentos econômicos solidários (EES) formados por agricultores familiares; sensibilizar os empreendedores dos EES identificados, com vistas ao seu fortalecimento e à sua organização em redes cooperação; conceber a estruturação e desenvolvimento de uma ação continuada de assessoramento técnico e gerencial aos EES e suas redes de cooperação; desenvolver e apoiar a implantação  e operação de um sistema  de monitoramento e avaliação dos processos de fortalecimento da economia solidária na agricultura familiar. “Este termo de cooperação acrescenta mais um parceiro importante no fortalecimento e geração de oportunidades na luta da Secretaria de Agricultura em desenvolver políticas públicas para a extensão do trabalho do homem e da mulher do campo, responsáveis por 84% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, destaca o Wellington Batista, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. 
     
    O seminário realizado pela Assocene abordou temas como a situação atual da agricultura familiar na organização de estratégias para a inserção em mercados internacionais, apresentado por Milton Fornasieri, do MST, e Cicera Nunes, da Fetape; a situação dos mercados alternativos no Brasil e no mundo, apresentado por Laércio Meireles, da Rede Ecovida; o panorama geral de mercados de comércio justo de interesse da agricultura familiar para produtos orgânicos, apresentado por Manuel Armador, da Cooperativa Sin Froteras, da Costa Rica. O evento foi encerrado com o lançamento do livro Vozes da Agricultura Ecológica, com a presença do agrônomo e autor do livro, Laércio Meireles. 
     
    Estiveram presentes representantes da SARA e vinculadas, Assocene, Cooperativa Sem Fronteiras, MST, Fetape, delegado da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (DFDA-PE), Rodrigo Almeida; o deputado estadual eleito, Doriel Barros; o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo; UFPE, assentados e movimentos sociais.
     
    Foto: Edilson Júnior/ SARA
     
    Assuntos: sara, associaçao cooperativa sem fornteiras, agricultura familiar, comercio justo, empreendimento economicos sollidarios
    Compartilhe: Link para o post: