meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Caruaru: vagas para curso técnico gratuito em vestuário e mecânica

    | Emprego

    O município de Caruaru, no agreste pernambucano, está com dois cursos gratuitos do Programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq). Há 25 vagas para a turma de Técnico em Vestuário e 25 para Técnico em Mecânica. As inscrições são limitadas e estão abertas até o preenchimento das vagas ou dia 26 de janeiro, o que acontecer primeiro, no site www.sempetq.pe.gov.br. Para se inscrever, os alunos devem ter o Ensino Médio concluído e comprovar a escolaridade com a ficha 19 no ato da matrícula nos dias 29 e 30 de janeiro. 

    As matrículas e as aulas serão realizadas no Senai, localizado na Rua João Gomes de Pontes, 166, Kennedy, Caruaru. Os dois cursos acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno. A previsão de início das turmas é para o dia 19 de fevereiro. 

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, programa novos talentos, senai
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto de Desenvolvimento dos Catadores

    | Emprego

    A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), por meio do Instituto Travessia, realiza um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no âmbito do Projeto de Desenvolvimento dos Catadores nos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Região da Mata Norte. O mapeamento identificará as soluções adotadas para coleta de lixo, de podas e seletiva, além do quantitativo de catadores e subsidiará as políticas públicas municipais e estadual de resíduos sólidos.

    Assuntos: sempetq, instituto travessia, projeto de desenvolvimento dos catadores, coleta de lixo, politicas publicas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Faculdade em Olinda recebe unidade de atendimento do Expresso Empreendedor

    | Emprego

    A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo do Estado (Sempetq), juntamente com a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), inaugurou nesta terça-feira (16/01) em Olinda mais uma unidade do Expresso Empreendedor. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da FACHO. Na ocasião, foi realizada uma missa de ação de graças em comemoração aos 45 anos da instituição de ensino. O atendimento ao público iniciará em fevereiro.

    O evento contou com a presença da diretora geral da FACHO, Ana Cristina Fonseca, o secretário do gabinete do prefeito da cidade, Arlindo Siqueira, o gerente geral da Micro e Pequena Empresa e de Fomento ao Empreendedorismo, Ricardo Costa Filho, o gestor das unidades do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, a coordenadora da Agência de Empreendedorismo, Irenilda Magalhães, e a supervisora do Expresso Empreendedor – Unidade Recife, Rafaela Airola. 

    O objetivo principal da nova unidade de atendimento é oferecer ao Micro Empreendedor Individual (MEI) e ao potencial empreendedor todas as orientações necessárias à abertura e funcionamento do negócio.

    O gestor do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, destacou a importância da criação de mais uma unidade de atendimento no Estado. "O Expresso Empreendedor orienta sobre a importância da legalização das empresas. Hoje temos uma grande demanda e queremos alcançar e dar oportunidades a todos os empreendedores, levando capacitação, orientação e estimular também a inovação, fortalecendo ainda mais o empreendedorismo em nosso Estado."

    Entre os serviços oferecidos pelo Expresso Empreendedor, estão o de formalização e abertura de CNPJ, emissão de documentos, declaração anual de faturamentos, além de capacitação e educação financeira para os empreendedores.

    Os atendimentos acontecem presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 12h e 14h às 18h e podem ser agendados pelo telefone 3429-4100.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, expresso empreendedor, inauguraçao, facho
    Compartilhe: Link para o post:
  • MEI inadimplente deve regularizar até 23 de janeiro

    | Emprego

    O MEI inadimplente que ainda está com o CNPJ suspenso tem até o dia 23 de janeiro para se regularizar. Os microempreendedores poderão procurar uma das unidades do Expresso Empreendedor de Pernambuco ou a Agência de Empreendedorismo para receber gratuitamente orientação empresarial e contábil. E, principalmente, saber quais são os documentos necessários para ficar em dia com as guias mensais (DAS) referentes aos anos de apuração 2015, 2016 e 2017 e emitir a declaração anual (DASN-SIMEI) de 2015 e 2016. Com isso, o MEI evitará a baixa definitiva do CNPJ.

    Segundo o gestor do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, é o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte que prevê o cancelamento da inscrição do MEI. "Quem não conseguir se regularizar no prazo previsto recebe a baixa definitiva do CNPJ e as dívidas migram para o CPF vinculado, o que impossibilita o MEI de exercer as suas atividades formalmente a menos que tire um novo CNPJ, provocando ainda a perda dos benefícios previdenciários durante o período em que estiver irregular", afirma.

    A prorrogação do prazo para regularização do MEI foi efetuada pelo Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM). O MEI pode solicitar o parcelamento dos débitos em até 60 meses.

    Quem estiver em dúvida se está com alguma pendência, além das unidades do Expresso Empreendedor, poderá recorrer ao Portal do Empreendedor. O endereço possibilita a busca pelo CPF e por CNPJ e traz a lista completa de CNPJs suspensos pela Receita Federal.

    Endereços: 

    CARUARU - prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC),Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

    IPOJUCA - prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro deIpojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    PETROLINA - Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n , 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    RECIFE - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    Agência de Empreendedorismo - Rua da União, 293, Boa Vista. Telefones: 3183-7238/3183-7237/3183-7257.

    A Sempetq informa que, nos municípios onde não há Unidades do Expresso Empreendedor, os Microempreendedores Individuais podem procurar a Sala do Empreendedor ou o SEBRAE. Há ainda o Portal do Empreendedorwww.portaldoempreendedor.gov.br.

    Cidades: Caruaru, Ipojuca , Petrolina, Recife
    Assuntos: sempetq, regularizaçao, mei, expresso empreendedor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Empreendedorismo feminino foi tema de palestra do Governo de Pernambuco hoje (16)

    | Emprego

    MEI  

    A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), por meio do Expresso Empreendedor – Recife, juntamente com o Clube de Negócios Femininos, realizou hoje (16/01) um encontro especial para tratar sobre o empreendedorismo feminino, no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

    A palestra trouxe informações sobre direitos, deveres e benefícios da formalização como Microempreendedor Individual (MEI) e teve o objetivo de mostrar a força do empreendedorismo feminino, o impacto da força de trabalho da mulher no mundo dos negócios e o caminho para se tornar uma empreendedora de sucesso.

    A representante do Clube de Negócios Femininos, Mirela Santos, contou que a ideia do encontro nasceu a partir de pesquisas realizadas com as associadas em que a questão da formalização veio à tona por causa das recentes mudanças na regulamentação do MEI. O Clube de Negócios Femininos foi fundado há três anos e possui três mil mulheres cadastradas não só em Pernambuco. “Trabalhamos muito para combater a ausência de formalização porque só assim a empreendedora conseguirá alçar novas oportunidades e ir além. Então, hoje foi muito importante para elas esclarecerem dúvidas com segurança a partir da expertise da equipe da Sempetq”, avaliou.

    Participaram do evento a secretária executiva da Sempetq, Carolina Soares, a coordenadora de trabalho e renda da Secretaria da Mulher, Carolina Malinconico, e Carolina Duarte, da Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe). Durante a palestra, o gestor das Unidades do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, lembrou que para ter sucesso talvez seja preciso tentar várias vezes até dar certo. "O sucesso no empreendedorismo é a reação do aprender, fazer, conviver e ser, com objetivos claros e executáveis, unindo o talento e a vocação individual", disse.

    Segundo Murilo, o princípio básico da educação financeira é não gastar mais do que ganha e ter consciência em saber ganhar, guardar e gastar. "Quando esses princípios são adotados, a microempreendedora pensa no futuro, elabora orçamento, planeja e consegue controlar as finanças. Criando essa base de sucesso, a empreendedora garante um futuro promissor", concluiu.

    A supervisora do Expresso Empreendedor - Unidade Recife, Rafaela Airola, lembrou as obrigações do MEI. "É preciso fazer a declaração anual do faturamento até o dia 31 de maio, renovar semestralmente a licença de funcionamento junto à Prefeitura e pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN)", esclareceu Rafaela. A supervisora também lembrou que desde o início do ano, o teto de faturamento anual é de 81 mil, sendo este uma grande oportunidade para quem deseja se formalizar.

    Terezinha Cavalcanti, uma das participantes do encontro disse que a palestra foi muito importante, pois esclareceu dúvidas sobre a formalização. “Quero abrir um negócio com vendas de artesanato e até então não tinha noção de como iniciar a formalização”, comentou.

    Já Vandelúcia Vieira veio para a palestra bem decidida. “Iniciei um negócio com aromatizadores e quero empreender do modo certo para ter sucesso. A palestra é um divisor de águas para meu negócio.” Ao final da palestra, foi feito um teste onde foi possível perceber o perfil financeiro dos participantes. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, empreendedorismo feminino, mei, governo de pernambuco, expresso empreendedor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Carpina recebe curso gratuito de Doces e Salgados para Festas

    | Emprego

    carpina doces e salgados  

    Na Zona da Mata de Pernambuco, Carpina é um dos municípios contemplados pelo Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), que oferece cursos gratuitos em 16 municípios, em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão.

    Quem se inscrever na turma Doces e Salgados para Festas receberá ainda orientações empresariais e noções de empreendedorismo e gestão, além da parte prática da capacitação. Os concluintes receberão certificado assinado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco e o SENAC.

    O Projeto IDEIA está com inscrições abertas para turmas em diferentes áreas como beleza, moda, gastronomia e jardinagem.

    Outras informações: www.sempetq.pe.gov.br

    Cidades: Carpina
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, senac, projeto ideia, cursos, empreendedorismo, capacitaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fóruns discutirão economia solidária em Itaíba e Petrolândia

    | Emprego

    O sucesso da caravana da Comissão Estadual de Cadastro, Informação e Comércio Justo e Solidário (CADSOL) realizada em Petrolândia, Itaíba e Pesqueira em 2017 já rendeu resultados. No dia 16 de janeiro será constituído o Fórum de Economia Solidária em Itaíba, no agreste pernambucano. O evento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 9h. À tarde, às 14h, haverá uma capacitação sobre o cadastro no CADSOL. Já Petrolândia, no sertão, reativará o Fórum no dia 17 de janeiro, na Câmara de Vereadores, às 9h. 

    Entre os principais objetivos do Fórum de Economia Solidária estão a discussão das leis referentes ao assunto bem como a comercialização de produtos por parte dos grupos e associações. Em Itaíba, a expectativa é da participação de coletivos nas áreas de artesanato e agricultura familiar. Já em Petrolândia, a maior parte dos empreendedores é de piscicultura, caprinocultura, agricultura familiar e artesanato. O Fórum é constituído por representantes da gestão municipal, empreendedores, entidades de fomento e assistência. 

    A caravana do CADSOL contou com a participação de representantes da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRTE/MTE), Universidade Federal de Pernambuco Campus do Agreste (CAA - UFPE) do Comitê do CADSOL, do Pró-Rural e IPA. Na ocasião, em Petrolândia, foi realizada uma oficina com grupos, associações e cooperativas do sertão sobre as políticas públicas de economia solidária e inclusão no CADSOL. O cadastro tem como objetivo o reconhecimento público dos empreendimentos de modo a permitir o acesso às políticas públicas e programas de crédito e de fomento à economia solidária. 

    Cidades: Itaiba, Pesqueira, Petrolândia
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, economia solidaria, cadsol
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto IDEIA capacitou empreendedores em Nossa Senhora do Ó - Ipojuca

    | Emprego

    cursos Sempetq 

    O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomo (IDEIA), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco, capacitou e certificou 24 alunos no curso de Make & Hair para Eventos e Festas. As aulas aconteceram em Nossa Senhora do Ó, município de Ipojuca.

    Durante a capacitação, os alunos aprenderam técnicas de penteados e maquiagem para eventos sociais. Além disso, houve uma aula sobre noções de Empreendedorismo, Educação Financeira e Atendimento ao Cliente ministrada pela equipe da Sempetq. 

    Uma das concluintes foi a Katyucya de Paula, cabeleireira há 16 anos, que fez questão de se reciclar através do curso. “Foi uma experiência bem boa participar da turma. Vim com o intuito de ver o que posso levar de melhor para os meus clientes. O curso foi bem completo e 100% prático.” comentou.

    Visando aprimorar seu negócio e buscar mais capacitação em sua área de atuação no mercado, a empresária no setor de make e vendas de joias, Rosely Monteiro, também foi uma das contempladas com o curso. “Consegui tirar dúvidas sobre penteados, fiz muitas amizades e houve uma interação ótima entre os alunos”, conta com entusiasmo.

    O projeto IDEIA tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Micro empreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas são ministradas em parceria com o Senac e desenvolvem os conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas.

    Já estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

    Gravatá - Curso de Técnicas Básicas de Jardinagem - Início em 16/01/2018 - CDL Gravatá - Avenida Joaquim Didier, 343, Cruzeiro, Gravatá - PE 

    Ouricuri Curso de Doces e Salgados - Início em 29/01/2018 - Espaço Criança Feliz - Rua Laura Coelho da Silva, 95, Laura Coelho, Ouricuri - PE

    Floresta Curso de Corte de Cabelo e Escova - 22/01/2018 - 
    Casa da Juventude - Floresta - Av. Deputado Audomar Ferraz, 198, Centro, Floresta - PE

    Serra Talhada - Curso Design de Mechas - 
    SENAC- Posto Avançado Serra Talhada - Praça Barão do Pajeú, 911, Centro, Serra Talhada - PE

    Carpina Curso de Doces e Salgados - 22/01/2018 - 
    Casa da Juventude - Rua Ernesto Pompílio, 349, Santo Antônio, Carpina - PE

    As inscrições para Garanhuns  e Arcoverde começaram hoje, segunda-feira (15).

    Cidades: Ipojuca
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, projeto ideia, capacitaçao, empreendedorismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Minuta da lei das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi apresentada hoje (11/01) durante Fórum Estadual

    | Emprego

    A segunda plenária do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (Fempe), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), foi realizada hoje (11/01) na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O evento foi liderado pelo secretário Alexandre Valença, que recebeu o secretário Especial de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, José Ricardo Veiga.

    O secretário nacional José Ricardo Veiga veio de Brasília especialmente para o Fempe mostrar a força das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento estadual e federal. “A nossa visão é iniciar o ano de 2018 com a pauta focada nas micro e pequenas empresas e os avanços para o setor em Pernambuco. Como presidente do Fórum permanente Nacional da Micro e Pequena Empresa, venho conhecer mais de perto o trabalho exitoso que o secretário Alexandre Valença tem desempenhado. O Fórum de Pernambuco é bastante atuante e referência para outros estados da federação, fico feliz em constatar o envolvimento das entidades com a sociedade empresarial local em construir uma pauta em conjunto.”

    Durante a plenária, foi apresentada a minuta estadual da Lei da Micro e Pequenas Empresas. “Temos uma discussão da promulgação da lei que não está ainda em todos os estados. É muito importante que tenhamos a lei estabelecida nas esferas estadual e municipal. Com isso, conseguimos aplicar melhor nos estados a fiscalização orientadora, a atuação de agentes de desenvolvimento, além de outros assuntos pertinentes como compras governamentais, inovação, cooperativismo e aquisição de bens. Hoje, as micro e pequenas empresas representam 27% do PIB nacional. Então é possível que essa troca de experiências possa servir de modelo para outros estados”, afirma José Ricardo.

    Segundo o secretário estadual Alexandre Valença, as micro e pequenas empresas representam 93% tanto no Brasil quanto em Pernambuco das empresas formalizadas e empregam 48% do pessoal formalizado. “Esperamos que antes do final do primeiro semestre tenhamos a lei em plena validade. Saio muito satisfeito hoje da plenária pelo reconhecimento do trabalho que a Sempetq tem realizado, o qual compartilho com todos os parceiros e a nossa equipe”, assegura.

    O Sebrae foi o parceiro da Sempetq na elaboração da minuta da lei. “Temos atuado em parceria com a Sempetq, que tem desempenhado um papel fundamental para o Estado. Hoje, um dos principais desafios do País é alavancar o empreendedorismo e o Sebrae quer estar ainda mais próximo da Sempetq seja na ampliação dos postos de atendimento, na qualificação e integração de ações”, comentou diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, Ana Dias.

    Quem também saiu motivado do evento foi José Tarcísio da Silva, da Femicro. “Fico muito feliz quando participo de uma reunião como essa e vejo o quanto as coisas progrediram.” O presidente do Conselho de Contabilidade, José Campos, também falou da importância do Fórum. “Agradeço ao Governo do Estado por ter incluído o CRC numa cadeira no Fórum. Participamos do grupo de trabalho de Desoneração e Desburocratização, representando 16 mil profissionais em Pernambuco.”

    No dia 23 de janeiro, haverá uma nova reunião para avaliação e construção em conjunto da minuta da lei.

    FÓRUM - O Fempe está vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq). Tem o compromisso de propor ajustes na legislação e acompanhar a execução das políticas estaduais de apoio e fomento às microempresas e empresas de pequeno porte de Pernambuco.  É também responsável pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas, e encaminhamento dos temas específicos que deverão compor a agenda de trabalho e formulação de políticas públicas.

    Em 2017, foram realizadas 19 reuniões ordinárias e uma plenária para tratar assuntos nas áreas de fomento à Desoneração e Desburocratização, Comércio Exterior, Compras Governamentais, Inovação, Acesso ao Crédito e Educação Empreendedora. Atualmente, são mais de 40 membros tanto da iniciativa privada quanto pública nos grupos temáticos.

    GT Desoneração e Desburocratização: Propõe ações que simplificam, desburocratizam e racionalizam as relações entre o Governo de Pernambuco e as Micro e Pequenas Empresas, visando a garantia do tratamento diferenciado estabelecido pela Constituição Federal e a melhoria do ambiente de negócios.

    GT Exportação: Tem o objetivo de ampliar a participação das MPEs no comércio exterior de bens e serviços, a redução da burocracia, acesso a recurso de promoção e facilitação de exportação.

    GT Compras Governamentais: Propõe ações que ampliem a participação das microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de compras públicas, identificando barreiras e visando o aumento do número de empresas fornecedoras de bens e serviços ao poder público.

    GT Inovação: Contribui para a criação de ações e políticas públicas que incentivem a prática da cultura inovadora como mecanismo de desenvolvimento das MPEs, alinhando conhecimento científico e tecnológico como forma de ampliação da competitividade dessas empresas.

    GT Educação Empreendedora: Contribui para a capacitação das MPEs nos mais diversos temas e assuntos de seu interesse, divulgando de forma ampla e adequada, considerando que a informação de qualidade é o principal instrumento para a promoção do crescimento das empresas.

    GT Acesso ao Crédito: Neste GT o FEMPE visa facilitar o acesso da MPEs às linhas de créditos e financiamentos disponíveis no mercado, de forma facilitada e ágil, com juros mais baixos, reduzindo custos e o peso da burocracia para contratação.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, fempe, governo de pernambuco, fiepe, forum estadual
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco oferece cursos gratuitos em gastronomia, jardinagem, moda e beleza

    | Emprego

    cursos 16 municípios  

    Projeto IDEIA leva capacitação para 16 municípios em todas as regiões do Estado

    O ano está apenas começando e há muitas oportunidades para todos aqueles que estão empenhados em buscar novos horizontes, melhorar o currículo ou se preparar para empreender. O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), oferece cursos gratuitos em 16 municípios, em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão. Há turmas em diferentes áreas como beleza, moda, gastronomia e jardinagem.

    Na área de cuidados com a beleza, há três opções de cursos: Make & Hair para Eventos e Festas nos municípios de Afogados da Ingazeira e Salgueiro; Design de Mechas em Serra Talhada, Belo Jardim e Arcoverde e Corte de Cabelo e Escova na cidade de Floresta. Já quem gosta de moda pode aprender sobre Vitrinismo no Cabo de Santo Agostinho e Toritama.

    Outros cursos que serão um sucesso são os de gastronomia. Em Garanhuns e Limoeiro, haverá uma turma de Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet. Já em Ouricuri e Carpina os alunos aprenderão a planejar um negócio de Doces e Salgados para Festas. Em Lagoa Grande, o curso será Preparo de Doces e Licores. E em Paudalho haverá uma turma de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

    Em Gravatá, o curso Técnicas Básicas de Jardinagem promete movimentar o espaço público. Isso porque a aula prática será em um dos points da cidade, o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, que será devolvido à população mais bem cuidado depois do trabalho que os alunos realizarão no local com atividades para compreender sobre o plantio e cuidados com as plantas, flores e horta. Em Petrolina, os alunos também mexerão com flores dessa vez no curso de Montagem de Arranjos Florais.

    projeto IDEIA tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas serão ministradas em parceria com o Senac e desenvolverão conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas.

    Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.

    Cabo de Santo Agostinho – Vitrinismo – Manhã
    Gravatá – Técnicas Básicas para Jardinagem – Manhã
    Afogados da Ingazeira – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
    Serra Talhada – Design de Mechas – Tarde
    Belo Jardim – Design de Mechas – Tarde
    Garanhuns – Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – Tarde
    Floresta – Corte de Cabelo e Escova – Noite
    Arcoverde – Design de Mechas – Noite
    Salgueiro – Make & Hair para Eventos e Festas – Noite
    Ouricuri – Doces e Salgados para Festas – Tarde
    Toritama – Vitrinismo – Noite
    Petrolina – Montagem de Arranjos Florais – a definir
    Lagoa Grande – Preparo de Doces e Licores – a definir
    Limoeiro - Preparo de Cupcakes e Brigadeiros Gourmet – a definir
    Carpina - Doces e Salgados para Festas – a definir
    Paudalho – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos - a definir

    Assuntos: sempetq, qualificaçao, governo de pernambuco, mei, projeto ideia
    Compartilhe: Link para o post: