meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Cefospe lança amanhã projeto de Educação à Distância

    | Educação

    Solenidade será realizada no auditório do Centro de Formação, no Recife 

    A Secretaria de Administração, sob o comando do secretário Milton Coelho, por meio do Centro de Formação do Servidor Público de Pernambuco (Cefospe), dá mais um passo importante para a descentralização da educação corporativa em todo o Poder Executivo. Isto porque amanhã (04), será lançado oficialmente o projeto de Educação à Distância (EAD) do Cefospe, que tem como parceira a Secretaria Estadual de Educação (SEE). A solenidade terá início a partir das 8h30, no auditório do Centro de Formação, no bairro da Boa Vista, no Recife. Foram convidados para a solenidade todos os órgãos do Poder Executivo, Escolas de Formação e universidades parceiras do Cefospe.

    O secretário Milton Coelho, considera esta iniciativa da SAD um marco para a educação corporativa do Estado. “Este é um projeto que almejávamos lançar há algum tempo no Estado. A educação à distância possibilita descentralizar o conhecimento, levando-a a todos os servidores dos municípios pernambucanos. Graças à dedicação do Cefospe, que teve todo o apoio da Secretaria de Educação, estamos concretizando este importante projeto”, destacou o secretário.

    Durante o lançamento será apresentado o Ambiente Virtual de Aprendizagem  (AVA) do Cefospe. Em seguida, será exibido um making-off da respeito da preparação dos primeiros 10 cursos na modalidade EAD. Logo depois, toda a equipe do EAD do Cefospe, incluindo instrutores e coordenadores será apresentada aos presentes. Haverá ainda a palestra ”A importância do Ensino à Distância na Educação”, que será ministrada pelo  Professor do Centro de Informática da UFPE, PHD, Coordenador do Núcleo Regional da Associação Brasileiro de Ensino à Distância (Abed-Recife),  Professor Alex Sandro Gomes.

    No final, será lançado o livro “103 Pílulas de Inteligência Emocional”, de autoria da servidora fiscal do tesouro estadual,  conteudista do Curso de Inteligência Emocional do Cefospe, engenheira, graduanda em Psicologia, com formação em Coaching, Clara Emilie Boeckmann Vieira.

    De acordo com a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, o Centro de Formação  está desenvolvendo neste ano dez cursos à distância, dos quais quatro já serão disponibilizados este ano. “Este é o ano da inovação no Cefospe. Elegemos o ensino à distância como nossa prioridade. Nosso objetivo é avançarmos na interiorização da educação corporativa. É um salto de qualidade oferecermos aos servidores esta metodologia de ensino mais flexível e interativa.  Todas as etapas foram bem planejadas em parceria com a SEE e estão sendo cumpridas. É um projeto que está sendo construído com muita dedicação e tem despertado grande interesse por parte dos servidores.", exaltou a gestora.

    A assistente em gestão previdenciária suplementar da Funape, Iracema Vilanova, aguarda ansiosa o lançamento dos cursos EAD para os servidores. “Já faço cursos à distância há algum tempo. Agora vou me aperfeiçoar ainda mais. Os cursos do Cefospe são muito interessantes”, elogiou a servidora.

    Antes mesmo da data de lançamento deste projeto, as inscrições para os dois primeiros cursos EAD: “Inteligência Emocional” e “Curso Básico de Licitação” foram abertas no dia 25 de setembro e esgotaram-se em apenas dois dias. As aulas terão início no dia 16 de outubro. Vale salientar que o número de vagas por turma é limitado: 50. Novas turmas serão abertas no evento de lançamento do projeto.

    Já no mês de novembro, serão ofertadas mais duas capacitações à distância: “Ética e Cidadania” e o “Curso Básico de Direito Administrativo”.

    Cidades: Recife
    Assuntos: cefospe, sad, ead, see
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru vai sediar Encontro do Sistema Socioeducativo

    | Educação, Juventude, Infância
    Evento tem por objetivo apresentar um panorama atualizado, com foco nas questões relacionadas à Educação

    Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), dirigida por João Suassuna, vai promover o Encontro Regionalizado do Sistema Socioeducativo: Eixo Educação. O evento será realizado no ​próximo ​dia 04/10​, das 8h30 às 13h, na Gerência Regional de Educação – GRE / Agreste Central, Auditório Profª Elisete Lopes (Rua Olavo Bilac, S/N – Indianópolis – Caruaru - próximo ao Caruaru Shopping e Motorac).

    O encontro tem por objetivo apresentar um panorama atualizado do Sistema Socioeducativo no Estado de Pernambuco, com foco nas questões relacionadas à Educação, para os municípios da Região do Agreste. Será debatida a promoção de ajustes e adoção de medidas interventivas para melhoria do atendimento.

    Estarão presentes profissionais atuantes em 20 municípios do Agreste- Bezerros, Bonito, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Caruaru, Feira Nova, Gravatá, Garanhuns, João Alfredo, Limoeiro, Orobó, Passira, Pesqueira, São Caetano, São João, Sanharó, Sairé, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim. Todos os municípios integram o monitoramento sistemático realizado pelo Núcleo de Apoio e Monitoramento às Entidades Executoras de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, da SDSCJ.

    Representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, coordenadores e técnicos das Entidades Executoras das Medidas Socioeducativas e representantes da Secretaria Estadual de Educação participarão do encontro.

    A ação ocorre sob gerência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, de Roberto Franca, e Gerência Geral do Sistema Socioeducativo, sob o comando de Suelly Cysneiros.
     
     
    SERVIÇO
    Evento: Encontro Regionalizado do Sistema Socioeducativo: Eixo Educação. 
    Quando: 4 de outubro de 2017
    Hora: 8h30 às 13h.
    Onde: Gerência Regional de Educação – GRE / Agreste Central, Auditório Profª Elisete Lopes (Rua Olavo Bilac, S/N – Indianópolis – Caruaru - próximo ao Caruaru Shopping e Motorac).
    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sepcj, sdscj, sistema socioeducativo, educaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Observatório da Sé terá programação especial na Semana Mundial do Espaço

    | Educação, Tecnologia

    O Observatório Astronômico da Sé estará com uma programação especial entre os dias 4 e 10 de outubro. É quando acontece, em dezenas de países, a “Space Week”: Semana Mundial do Espaço. Haverá observação do céu, jogos e exibição de documentários.

    A Semana Mundial do Espaço teve início em Houston (EUA) na década de 80 com a celebração do primeiro pouso na Lua. Em 1999, ela se espalhou para mais de quinze nações. Foi quando a Assembleia Geral da ONU reconheceu o evento, que passou a ser celebrado de 4 a 10 de outubro. No ano seguinte, foi o lançamento do Milênio Espacial e, a cada ano, um tema diferente é escolhido para as ações.

    Este ano, o tema é “Explorando novos mundos no espaço”. Em foco, missões espaciais voltadas para a astrobiologia, cujo objetivo é a busca da existência de matérias orgânicas de locais ou regiões fora do Planeta Terra. É o caso da New Horizons (primeira missão da NASA para Plutão e o Cinturão de Kuiper). O tema também destaca projetos de pesquisa de tecnologias espaciais que permitam a vida humana em outros planetas, bem como os projetos de exploração e utilização de recursos extraterrestres, como metais de asteroide e água da Lua.

    Desde o ano 2000, já foram enfocados temas como Explorando Marte; Espaço para segurança; Espaço para a Educação; Espaço para salvar vidas; Espaço para o Desenvolvimento Sustentável; entre outros. Em 2016, o  tema de “Sensoriamento Remoto: Habilitando o nosso futuro” comemorou a observação da Terra a partir do Espaço como forma de melhorar as condições do planeta: foram mais de 2700 eventos em 86 países.

    PROGRAMAÇÃO NA SÉ – Durante os sete dias da “Semana Mundial do Espaço”, a partir das 18 horas, haverá maratona de documentários sobre o Espaço e Astrobiologia.  A partir das 17h, haverá jogos como o Boliche Espacial e o Quis Astronômico. Os vencedores ganharão de brinde satélites construídos com material reciclável.

    Todos os dias, haverá também Observação do Céu: a lua, que estará passando da fase cheia à minguante, estará visível a partir das 16h. Saturno e seu satélite natural Titan estarão visíveis a partir de 18h.

    Na segunda-feira (9), o Observatório, que geralmente abre de terça a domingo, abre excepcionalmente para uma visita guiada do grupo de frequentadores ao Obelisco da Sé. No local, em 1882, astrônomos observaram o fenômeno conhecido como “Trânsito de Vênus”, quando o planeta, a Terra e o sol encontram-se alinhados, permitindo o cálculo da distância Terra-Sol. O grupo aproveitará o momento para uma agradável conversa sobre a Astronomia no estado de Pernambuco.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: espaço ciencia, semana mundial do espaço, observatorio da se, secti
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola do Sertão representará Pernambuco na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar

    | Educação

    O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29), por meio de votação do comitê estadual do Prêmio

    A Escola Dário Gomes de Lima representará Pernambuco na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017. O resultado da etapa estadual foi divulgado nesta sexta-feira (29), na sede da Secretaria Estadual de Educação (SEE), situada no bairro da Várzea, por meio do comitê estadual do Prêmio.

    Localizada em Flores, no Sertão do Estado, a escola atende mais de 500 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Ela concorreu com as escolas EREM Professor Barros Guimarães, de Glória do Goitá; Escola Mariana Ferreira Lima, de Timbaúba; EREM Ageu Magalhães, de Recife; e a EREM Gumercindo Cabral, de Terra Nova, que ficaram em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.

    Agora, a unidade de ensino concorre, nos dias 9 e 10 de outubro, em Natal, Rio Grande do Norte, com mais oito instituições dos estados do Nordeste o título de Destaque Regional. Ao todo, serão cinco premiadas em todo o Brasil, sendo cada uma delas representante de uma região do país. A premiação nacional está marcada para acontecer nos dias 04 e 05 de em dezembro, em Bonito (MT).

    Dentre os diversos pontos positivos encontrados na escola pela comissão, como projetos inovadores, participação e interação ativa com a comunidade, está a conquista do 1º lugar no Ensino Fundamental Anos Finais (média 6,23) e do Ensino Médio (média 6,80) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016.

    “Essa avaliação vem acontecendo ao longo de todo o processo do prêmio, onde a gente (comissão) pontuou os critérios dentro de uma ficha padrão dada pelo Consed, mas hoje pudemos complementar essa avaliação trazendo pontos observados na visita que fizemos a todas as escolas e pelos índices de ensino”, detalhou Janaína Laetitia, coordenadora estadual do prêmio.

    Além de Janaína, faz parte da comissão instituições como UFRPE, UPE, Fundação Gilberto Freyre, Rede Globo, Undime, além de representantes das secretarias executivas da SEE. “Este prêmio tem vários simbolismos de práticas de gestão que são muito importantes para a Secretaria. A ideia de participar dele é a gente tentar se inspirar em algumas práticas dessas escolas que precisam ser disseminadas na rede. Às vezes existe um trabalho tão diferente, que dá tanto resultado positivo, que pode ser a solução para outra unidade de ensino”, completou João Charamba, secretário executivo de Gestão da Rede.

    O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e está na sua 16ª edição. Os vencedores serão contemplados com viagens pelo Brasil, viagem internacional e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil. 

     
    Cidades: Flores
    Assuntos: seduc, premio gestao escolar, see, consed, idepe
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Socioeducandos do Cenip Petrolina aprendem a transformar jornais e revistas em arte

    | Educação, Direitos Humanos
    Artesanato papel
    Alunos produziram esculturas em formato de bicicleta, carroça e carrinhos durante oficina oferecida na unidade

    Quinze socioeducandos do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina aprenderam a transformar jornais e revistas em arte durante oficina de artesanato ministrada pela artesã voluntária Josefa Rodrigues de Sousa. Fazendo uso de ferramentas como cola branca, arame, tesouras, alicates e palitos de churrasco, os alunos produziram esculturas em formato de bicicleta, carroça e carrinhos.

    Para executar essa tarefa, eles aprenderam desde técnicas básicas como a produção dos canudos, todos da mesma largura, até a mais trabalhada, que é a montagem da escultura propriamente dita. “O artesanato atua como terapia para esses adolescentes, desenvolve a criatividade e o interesse pela profissão. Além disso, contribui com o meio ambiente, pois, o que iria ser descartado, se transforma em objeto de decoração”, destacou a artesã que já programa a próxima oficina que deve ser de artesanato em palha de bananeira.

    Segundo a Coordenadora Geral do Cenip Petrolina, Maria Leonor, a consciência da responsabilidade com o meio ambiente é algo trabalhado rotineiramente com os socioeducandos. “A produção dessas esculturas dão a eles a possibilidade de ganhar dinheiro com a produção de baixo custo e, além disso, ainda ajudam o planeta reciclando jornais e revistas”, enfatizou.​
    Cidades: Petrolina
    Assuntos: cenip, socioeducandos, oficina de artesanato
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detentos concluem ensino médio em unidade prisional de Palmares

    | Educação, Direitos Humanos

    EJA

     A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), realizou na tarde desta sexta (22), uma cerimônia para a entrega de certificados de conclusão aos alunos do 3º Módulo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que cumprem pena no Presídio Romildo da Rocha Leão, em Palmares.

    O evento reuniu 14 alunos da Escola Estadual Padre Albert Coopman, que funciona dentro da unidade prisional. Estiveram presentes representantes da Gerência de Educação e Qualificação Profissionalizante da Seres (GEQP) e da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação.

    O 3º Módulo da Educação de Jovens e Adultos equivale ao ensino médio regular. Com base na Lei de Execuções Penais, a cada 12 horas de frequência escolar os detentos têm um dia a menos de pena a cumprir e em função da formatura, os privados de liberdade ainda se beneficiam com o acréscimo de um terço à remição na pena.

    Cidades: Palmares
    Assuntos: sjdh, sere, eja, certificados de conclusao ensino medio, detentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encceja: Funase inscreve 476 socioeducandos de unidades de privação de liberdade e semiliberdade

    | Educação, Juventude, Direitos Humanos

    Encceja

    Exame acontece nos dias 21 e 22 de novembro 

     A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) fez a inscrição de 476 socioeducandos de unidades de privação de liberdade e semiliberdade no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2017 (Encceja). Por meio dele, os adolescentes que não concluíram o círculo escolar do ensino fundamental podem adquirir a certificação do conhecimento adquirido na educação formal.

     Com o intuito de centralizar as ações e informações, além de proporcionar a socialização com outros pedagogos, a Funase recebeu esses profissionais na sede da instituição e também realizou atendimento à distância às unidades localizadas no Interior. Para Elisângela Primo, pedagoga do Case Cabo de Santo Agostinho, o Encceja contribui muito para o cumprimento pedagógico das unidades. “A gente recebe muitos adolescentes fora da faixa idade-série. O Encceja ajuda a corrigir este déficit no ensino dos internos, além de ajudar no futuro deles”, completou.

    O exame será aplicado nas unidades nos dias 21 e 22 de novembro. “A adesão de todos os Cases e Casems de todo o Estado é de extrema importância para o total funcionamento do programa, além do trabalho em conjunto dos pedagogos”, destacou a responsável pelo Eixo educação da Funase, Sônia Melo.

    Assuntos: funase, encceja, socioeducandos, oprtunidade, conclusao do ensino fundamental
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado aumenta o valor do Bônus de Desempenho Educacional

    | Educação
    Neste ano, o valor total do BDE será de R$ 20 milhões para as escolas da rede estadual

    O Governo de Pernambuco ampliou novamente o valor do Bônus de Desempenho Educacional (BDE), que cresceu de R$ 15 milhões para R$ 20 milhões. Em 2016, foram contempladas 502 escolas da rede estadual com o Bônus. Agora, 532 escolas receberão o BDE em virtude de atingir, total ou parcialmente, as metas pactuadas no ano passado. Também houve crescimento das escolas que cumpriram a meta de 100% do BDE. O número passou de 342 para 355 escolas estaduais.

    “É mais uma iniciativa que mostra a prioridade que damos à Educação, nesses quase três anos do nosso Governo. Mesmo com toda a crise financeira nacional, não deixamos de lado a valorização do trabalho realizado por nossas escolas”, disse o governador Paulo Câmara.

    Nesse contexto, 21.599 servidores, entre  professores e demais profissionais da Educação, serão contemplados com o Bônus, que também superou em 42,7% (R$ 1.294) o valor integral do benefício pago aos profissionais em relação ao ano passado (R$ 907). Os valores serão incluídos na folha de pagamento do mês de setembro.

    Segundo o secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio, "estamos reconhecendo os avanços nos resultados de nossas escolas e da Educação de Pernambuco, a partir do trabalho de nossos  professores e demais profissionais da Educação”, disse.

    BÔNUS - O BDE existe desde 2008, pela lei de nº 13.486, para premiar os profissionais das escolas que cumprissem parcial ou integralmente as metas para o Idepe. A partir de 2009, o BDE passou a incluir também as GREs. O cálculo do BDE corresponde ao percentual de atingimento de metas acordadas em Termo de Compromisso assinado por cada unidade de ensino e o Secretário de Educação do Estado.
    Assuntos: seduc, bonus de desempenho, bde, beneficio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos do curso de Robótica do Case Abreu e Lima recebem certificação expedida pelo CIEE

    | Educação, Juventude

    Atividade é oferecida pela Funase desde 2013 e prepara o aluno a trabalhar como técnico em eletrônica
     

    Na última sexta-feira (22), os alunos da turma do curso de Robótica do Case Abreu e Lima receberam seus certificados de conclusão, graças à parceria firmada com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os 21 adolescentes foram os primeiros a serem contemplados com este documento que comprova a habilidade adquirida, ajudando na busca por um emprego. O curso de Robótica, ministrado pelo Engenheiro Técnico de Manutenção, Higino Filho, é oferecido aos socioeducandos desde 2013 e também contempla os Cases Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão.

    A atividade é realizada em oito módulos, além do de empreendedorismo, ministrado pelo CIEE. As aulas são voltadas à automação residencial e de empresa, por meio das quais os adolescentes desenvolvem conhecimentos ligados à matemática, física e química, além de estimular o raciocínio lógico, o trabalho em grupo e o desenvolvimento para a solução de problemas.

    Com o conhecimento adquirido no curso, os alunos podem trabalhar como cabistas, instaladores de câmera, de cerca elétrica e de alarme, além de realizarem consertos de eletroeletrônicos. “Ensinamos a parte de cadeação, instalação de câmeras, de cerca elétrica, manutenção de placa eletrônica, reparo de equipamento eletrônico como computador e televisão. O curso de Robótica é completo na parte eletrônica. Ele sai técnico em eletrônica”, revelou Higino.

    Durante as aulas, os adolescentes elaboram a planta esquema no papel, para depois irem ao Laboratório Eletrônico onde desenvolvem os projetos na prática. “No Laboratório Eletrônico eles manipulam painéis de comando elétrico, onde estão acoplados sensores, câmeras e computadores; aprendem a codificar, bloquear e desbloquear, simulando o gerenciamento de uma casa”, detalhou o professor.

    Nessa turma do Case Abreu e Lima, dois alunos foram destacados para auxiliarem o professor, um deles é D.P.S.B., de 19 anos. Habilidoso e interessado, ele é um dos que explica a teoria aos alunos e ajuda também na execução das tarefas. “Sempre fui interessado em fazer todos os cursos. Vou conseguir ganhar dinheiro fazendo o que eu aprendi aqui, além disso, é um prazer ajudar o professor passando o que aprendi para os outros”, destacou.

    Para o coordenador geral do Case Abreu e Lima, Abinoan Barboza, essa não é só uma atividade ocupacional, é também um despertar para outros cursos nessa área, tornando-se cada vez mais capacitado e qualificado para o mercado. “Com a habilidade adquirida na Robótica, os adolescentes têm uma forma mais rápida e fácil de ganhar dinheiro, mesmo estando na informalidade, enquanto não conseguem emprego. Eles podem consertar computadores, e eletroeletrônicos, as oportunidades são muitas”, compartilhou.​
    Cidades: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes , Vitória de Santo Antão
    Assuntos: case, funase, CIEE, robotica, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Novos Talentos da Sempetq forma 128 profissionais no sertão pernambucano

    | Educação

    Ingressar no mercado de trabalho requer investimento, tempo, dedicação, comprometimento e, acima de tudo, qualificação profissional. Pensando nisso, a ex-dona de casa Elane Barros, 34 anos, deu um passo importante em sua vida profissional, ao receber, em Arcoverde, sertão de Pernambuco, o certificado de conclusão do curso de Mecânico de Motocicletas.

    A capacitação que Elane participou integra o Programa Novos Talentos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Fundação Terra, do Padre Airton Freire. Foram certificados 128 alunos nos cursos de Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Operador de Marcenaria, Soldador de Estruturas Metálicas e Robótica Lego.

    Elane sempre teve vontade de aprender mecânica para motos. Enfrentar o preconceito e sujar as mãos de graxa e óleo diariamente foi para ela a realização de um grande sonho e representa também uma oportunidade de superar o desemprego. “No início do curso, achava muito estranho ser a única mulher da turma, mas acabei me entrosando rapidamente e hoje reconheço o quanto foi gratificante ter participado. Antes estava sem perspectiva nenhuma e hoje tenho condições profissionais de ingressar no mercado de trabalho e em uma área que sempre sonhei trabalhar”, comemorou. 

    Segundo a gerente geral de Qualificação da Sempetq, Fernanda Lessa, é muito importante que o Estado faça parcerias envolvendo instituições de ensino de qualidade como o SENAI, municípios e entidades como a Fundação Terra. “Essa união de esforços de competências contribui para grandes resultados como os que já ocorrem em Arcoverde. Estamos levando transformações profissionais para a vida desses trabalhadores locais que participaram ou ainda estão participando dos cursos de qualificação”, destacou. 

    Quem também participou do Programa foi Williams da Silva, 25 anos. “Trabalhei durante algum tempo como ajudante de obras, mas agarrei a oportunidade de fazer o curso de soldador de estruturas metálicas que sempre tive interesse. Hoje estou recebendo meu certificado totalmente satisfeito com a nova área”, declarou.

    O superintendente da Fundação Terra e irmão do Padre Airton Freire, Wellington Santana, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o SENAI para a população do sertão do Estado. “Além do primeiro emprego para alguns, para outros é uma melhor qualificação profissional naquilo que já faziam. A população em geral também se beneficia com serviços de melhor qualidade. Todo mundo ganha”, ressaltou.

     


    Assuntos: programa novos talentos, sempetq, senai, qualificaçao
    Compartilhe: Link para o post: