meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Adolescentes aprendem sobre manutenção, montagem e desmontagem de bicicletas

    | Educação, Emprego, Direitos Humanos

     socioeducandos

    Aulas são ministradas no Case Abreu e Lima, pelo Senai, aliando teoria e prática. Ao final, todos recebem certificados

    Vinte e quatro socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima participam do curso de Mecânica de Bicicletas, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Oportunidade é oferecida por meio de convênio firmado, no fim do ano passado, entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq).

    No curso de Mecânica de Bicicleta, além de aprenderem sobre manutenção, montagem e desmontagem das bicicletas, juntando teoria e prática, os jovens também têm módulos de cidadania, ética e empreendedorismo, para que possam ter noções de como abrir o próprio negócio no futuro. Em contato com todo esse conhecimento, A.S., de 17 anos, já projeta uma vida diferente após o curso. “As aulas estão me ajudando a aprender mais coisas que vão ajudar no meu futuro, como empreender e montar meu próprio negócio. Vão me ajudar a mudar de vida”, planeja.

    As aulas tiveram início em meados de Fevereiro e seguem até maio e são ministradas pelo professor de Mecânica de Automóveis do Senai Santo Amaro, Raimundo Gesteira. As aulas acontecem em duas turmas, tendo quatro horas de aula, na própria unidade, diariamente. “Os adolescentes têm muita energia. O nosso trabalho é conseguir canalizar essa energia em algo produtivo, para que eles possam ter um futuro diferente. Está sendo gratificante para mim aprender a realidade da socioeducação”, destacou Gesteira.

    As primeiras turmas iniciadas no Case Abreu e Lima já foram finalizadas. Os concluintes dos cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão e o de Gesseiro foram certificados em cerimônia realizada no auditório do Senai Paulista, no início desse mês. O coordenador geral do Case, Abinoan Barboza, lembra como os cursos estão ajudando a mudar a realidade da unidade. “As atividades promovem o despertar para práticas que eles não tinham, como vislumbrar uma atividade profissional e uma nova perspectiva de vida, além de impactar positivamente na frequência escolar dos jovens. Como instituição, a Funase está cumprindo o seu papel”, conclui.

    Restrospectiva - A parceria firmada entre a Funase e a Sempetq também beneficia os adolescentes do Case Cabo de Santo Agostinho, que atualmente oferece os cursos de Pintor de Automóveis e Mecânico de Motocicleta. E no início do mês também certificou os concluintes dos cursos de Eletricista de Automóveis e Instalador de Acessórios Automotivos.

    Até o fim deste ano, serão ofertadas, ao todo, 568 vagas, sendo 400 para o Case Cabo e as demais para o Case Abreu e Lima. A oferta desses cursos faz parte dos compromissos elencados no Plano de Curto Prazo da Funase já em execução, que foi lançado no ano passado.

    Ao todo, são 11 cursos diferentes, todos escolhidos pela Funase, com análise mercadológica da Sempetq, principalmente por meio de pesquisa de interesse realizada entre os socioeducandos, pelo Eixo Profissionalização da Fundação.

     

    Texto: Jeffrey Vila Nova 
    Foto: J. Damião/Funase

    Cidades: Abreu e Lima
    Assuntos: sempetq, case abreu e lima, socioeducandos, capacitação, mecanica de bicicletas, senai,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Enfrentamento à violência sexual de crianças ganha cartilha de orientação

    | Educação, Direitos Humanos, Infância

    Cartilha 

    O documento é uma parceria da SDSCJ com a UFRPE

    Tese de mestrado da Universidade Federal de Pernambuco será editada como cartilha para orientar professores das redes públicas e privadas sobre a prevenção à violência sexual de crianças. A iniciativa foi possível através do apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que identificou a relevância do trabalho realizado por MacDouglas de Oliveira, gerente da Criança da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), vinculada à SDSCJ. A “Cartilha do Professor – informações sobre o abuso sexual na primeira infância” tem previsão de lançamento para 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

    O documento trará os conceitos mais importantes identificados por professores da rede municipal do Recife sobre o abuso sexual na primeira infância, e com escassez de formação continuada sobre o assunto, a publicação tem a proposta de munir os profissionais da educação e, consequentemente, fortalecer a Rede de Proteção e Enfrentamento à violência sexual de crianças. “A cartilha foi uma demanda do grupo, ao relatar que não tinha capacitação adequada e nem material direcionado sobre a temática para professores. A elaboração do material surge como uma ferramenta para dar suporte ao professor, tendo a prevenção como mote, com o intuito de fomentar as discussões em sala de aula e realizar oficinas itinerantes na rede pública para distribuição do produto”, disse MacDouglas.

    De acordo com o secretário executivo da SEPCJ, João Suassuna, o interesse em ofertar um material dessa qualidade está pautado na necessidade de munir, não apenas os professores mas também as crianças, de elementos para identificar os abusos, já que é preciso, enquanto estado, acima de tudo, criar uma rede de amparo. “É preciso fazer com que a criança entenda um pouco de autoproteção, como saber o que é ou não adequado em casa e na escola, a exemplo da hora do banho, e poder informar à pessoa certa dentro de sua rede de proteção. Isso tratado de forma lúdica e totalmente dentro de seu universo. Já os professores precisam estar atentos aos sinais”, contextualiza

    Mestrado - A tese “Entre chapeuzinhos vermelhos e lobos maus – O abuso sexual na primeira infância e a escola enquanto rede de proteção e enfrentamento” foi defendida por Macdouglas, psicólogo com especialização em saúde mental, no final do mês de fevereiro e teve orientação da professora Pompéia Villachan-Lyra, da Pós-Graduação Educação, Cultura e Identidades (UFRPE). A defesa da dissertação contou com a participação de professores da educação superior, pública e privada, e infantil do Recife, além de representantes da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude, da SDSCJ, e das secretarias estaduais de Educação e Justiça e Direitos Humanos.

    Fotos: Celso Araújo / divulgação

    Assuntos: sdscj, cartilha violencia sexual de crianças, ufpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pactuação de Metas 2018 e Caravana da Educação chegam à Mata Norte

    | Educação
     Timbaúba
     
    O circuito chegou à segunda região pernambucana com atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes
     
    TIMBAÚBA - A comunidade escolar da Zona da Mata Norte pernambucana recebeu, nesta terça-feira (20.03), mais uma edição da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Realizada no município de Timbaúba, a iniciativa contou com a participação do governador Paulo Câmara, que fez questão de acompanhar, também, as atividades dos polos cultural e esportivo da Caravana da Educação. A iniciativa, que teve início na última sexta-feira (16.03), em Limoeiro, no Agreste Setentrional, irá contemplar todas as regiões do Estado até o final de maio. O objetivo é aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).

    “É muito importante os jovens também terem contato, não apenas com o ensino de sala de aula, mas também com atividades esportivas e culturais, porque isso engrandece a formação. Isso faz com que o jovem tenha mais oportunidades. Em paralelo, ao longo do dia, teremos a pactuação das metas para que toda a região norte continue avançando e melhorando. Ela tem alcançados bons resultados nas últimas medições, mas a gente ainda tem muito o que fazer pela educação de Pernambuco. Com uma educação pública de qualidade, a gente vai garantir às novas gerações oportunidades para que eles possam, através da educação, ganhar o mundo, fazer boas universidades, arrumar bons empregos e serem felizes nas suas cidades. Então, é isso que a gente quer deixar como grande legado para Pernambuco”, destacou o governador Paulo Câmara.

    A Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, para que todas conheçam suas metas com foco no IDEPE. O encontro desta terça-feira, contou com a presença de todos os gestores das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação da Mata Norte. "O grande objetivo da caravana a gente já viu que está se concretizando, que é envolver. Tivemos em Limoeiro, na última sexta, e tivemos um retorno muito positivo. O que antes era um reunião de pactuação, muito focada numa atividade mais interna com os gestores, agora se transformou em um grande projeto da educação para que a gente possa mobilizar todos e movimentar a nossa educação", avaliou o secretário estadual da Educação, Fred Amâncio.
     
    Já as ações da Caravana foram divididas em três polos - Esportivo, Cultural e Central – envolvendo estudantes da rede estadual de Timbaúba e região. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras movimentaram os Polos Esportivo e Cultural, na EREM Prof. Antônio Barboza e na ETE Miguel Arraes, respectivamente. As ações destes dois polos aconteceram no período da manhã e, juntos, movimentaram cerca de mil estudantes. 

    À tarde, também na Escola Técnica Estadual Miguel Arraes, recebeu o Polo Central. Cerca de 900 estudantes de escolas estaduais de Timbaúba, Carpina, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Goiana, Buenos Aires, São Vicente Ferrer e Ferreiros foram para a programação do espaço, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Lá, tiverão as apresentações dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
     
    Para o prefeito Ulisses Felinto, a iniciativa veio fortalecer ainda mais o trabalho já desenvolvido em Timbaúba e região, “dando um novo gás aos agentes da educação”. “Esse trabalho que o Governo vem fazendo com a educação do nosso município e de todo o Estado é muito importante. Todos nós sabemos a importância da juventude. E, hoje, com esse mal tão grande que é a droga, quanto mais a gente puder tornar as escolas mais atrativas, mais jovens nós tiramos das ruas. Então, a gente só tem a agredecer o trabalho e a atenção do governador Paulo Câmara e de toda sua equipe", disse.

    Acompanharam o governador na visita ao município os secretários estaduais da Casa Civil, Nilton Mota; de Administração, Milton Coelho; o Chefe de Gabinete do Governo, João Campos; além dos prefeitos Bruno Japhet (Ferreiros), Armando Pimentel (Camutanga), Cassiano (Condado), o vice-prefeito de Nazaré da Mata, Pereira do sindicato, e a gerente regional da GRE Mata Norte, Edvânia Arcanjo.

    Fotos: Hélia Scheppa/SEI
    Assuntos: sei, educação, see, timbauba, pactuação de metas, caravana da educação,
    Compartilhe: Link para o post:
  • HMA faz alerta para Dia Mundial de Combate à Tuberculose

    | Educação, Saúde

     

    A tuberculose causa em torno de cinco mil mortes por dia em todo o mundo. São mais de 1,6 milhão de pessoas que perdem a vida, todos os anos, para a doença. Os dados constam do último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a tuberculose, com base no ano de 2016. O Brasil tem um terço (33%) de toda a carga de tuberculose das Américas e figura no grupo de países que reúne quase 40% de todos os casos de tuberculose do mundo. Com o objetivo de conscientizar a população em relação ao impacto da tuberculose no mundo e divulgar as estratégias de prevenção e controle da doença, a OMS criou, em 1982, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em homenagem aos 100 anos do anúncio do bacilo causador da doença, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

    No Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, uma palestra sobre o assunto deve mobilizar acompanhantes de pacientes internados na unidade, nesta quinta-feira, dia 22, às 10h30. O coordenador da Clínica Médica do HMA, Fábio Queiroga, e a assistente social, Rayanne Cardona, serão os palestrantes. De acordo com o médico, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, idosas doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensas a contrair a doença.

    “A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa para pessoa. O doente lança pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir, e essas gotículas são aspiradas por outra pessoa”, explica dr. Fábio.

    Comumente, a tuberculose é confundida com uma gripe, por exemplo, e evolui durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada saiba. Fábio Queiroga alerta: “é nesse período que a doença é transmitida para outras pessoas. É preciso ficar atento aos sintomas da tuberculose, que vão desde a tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, até febre, rouquidão e falta de apetite”.

    Para evitar a tuberculose é necessário imunizar as crianças no primeiro ano de vida com a vacina BCG, pois protege contra as formas mais graves da doença. Já o diagnóstico precoce continua sendo a melhor forma de prevenir a transmissão da doença, iniciando o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.


    Assuntos: ses, saude, tuberculose, ham, paulista,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco realiza capacitações em Artesanato, Agricultura familiar e Agroecologia na Mata Norte

    | Economia, Educação, Agricultura

     Projeto Integra

    O Projeto Integra Economia Solidária da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) realiza capacitações em oito municípios da Mata Norte. O foco é em treinamentos voltados para artesanato e agricultura familiar, características da região, para que os beneficiados continuem se desenvolvendo enquanto empreendimentos econômicos solidários. A ação é realizada através de um convênio com o MTE/SENAES com o apoio da Cáritas Nordeste 2.

    Segundo a gestora de Apoio à Economia Solidária e ao Empreendedorismo Autônomo da Sempetq, Maria Augusta Amaral, serão contemplados os municípios de Carpina, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Feira Nova e Paudalho. Na questão da agricultura familiar entra a importância do beneficiamento e ampliação do produto orgânico para o mercado.

    O curso de Agricultura e Agroecologia vai tratar do beneficiamento e processamento do produto e da prática, manejo e conservação do solo. Já para o artesanato, Lagoa de Itaenga conta com um grande Centro de Artesanato que atende toda a região da Mata Norte. 

    Cursos

    Artesanato -  Glória do Goitá, Lagoa do Itaenga, Tracunhaém

    Agricultura e Agroecologia - Glória do Goitá, Carpina, Lagoa do Itaenga, Tracunhaém 

    Assuntos: sempteq, governo de pernambuco, projeto integra economia solidaria, capacitação, agricultura familiar, artesanato,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Educação inicia Pactuação das Metas 2018 com Caravana em Limoeiro

    | Educação
     
     Pactuação de metas

    Paulo Câmara acompanhou, nesta sexta-feira, a primeira edição do circuito de atividades, que oferece também serviços pedagógicos, culturais, esportivos e de orientação aos estudantes e circulará por todo o Estado
     

    LIMOEIRO - Acreditando na importância do diálogo permanente entre Governo e a comunidade escolar para o desenvolvimento do setor educacional no Estado, o governador Paulo Câmara acompanhou, na manhã desta sexta-feira (16.03), no município do Agreste Setentrional, o início da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). Em sua primeira edição, a Caravana da Educação, que pretende mobilizar os públicos envolvidos através de um circuito de serviços pedagógicos e culturais,  esteve na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU). Todas as regiões de Pernambuco receberão a ação com previsão de conclusão em maio deste ano. As atividades ainda incluem a área esportivas e orientações aos estudantes, durante um dia inteiro de trabalho. A solenidade de abertura da Pactuação de Metas 2018 foi realizada na Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, no bairro Cordeiros.

    "Nós estamos, a cada ano, avançando e melhorando nessa área que é tão importante para o futuro das nossas gerações, do nosso Estado. Os professores, junto com a comunidade escolar, estão se comprometendo com essas metas. E isso é fundamental dentro do nosso planejamento para que a educação continue avançando e a gente possa corrigir o que precisa ser corrigido. Política Pública se faz assim: com avaliações todos os anos, com pactuação de metas e fazendo o acompanhamento permanentemente. Então, essa é mais uma oportunidade da gente discutir o que está dando certo e o que pode melhorar, para que tenhamos um ano de 2018 onde a educação avance e Pernambuco continue sendo a melhor educação pública do Brasil", destacou o governador.

    Tendo como objetivo aproximar a escola da população e fortalecer ainda mais o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, a Pactuação de Metas é um importante momento de diálogo e interação entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, com foco no aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).  "A Caravana está começando hoje, aqui na Regional do Vale do Capibaribe, a que possui os melhores resultados do Estado. Semana que vem, a gente segue para Timbaúba e, ao longo das próximas semanas, nós vamos percorrer todo o Estado para pactuar as metas, dialogar com os estudantes e envolver toda a comunidade escolar. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas com união e muito trabalho a gente vai conseguir cumprir com o nosso planejamento e oferecer uma educação cada vez melhor e mais transformadora em Pernambuco", pontuou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio. .

    Um série de atividades da Caravana da Educação foi realizada, simultaneamente, em outras unidades de ensino de Limoeiro. As ações estão divididas em três polos - Esportivo, Cultural e Central, envolvendo centenas de estudantes da Rede Estadual. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras irão movimentar os Polos Esportivo e Cultural, localizados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Sebastião de Vasconcelos Galvão e na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU), respectivamente. 

    Ainda hoje à tarde, a partir das 14h30, cerca de 800 estudantes de gestores escolares irão se reunir no Polo Central, localizado na EREM Jandira de Andrade Lima (CERU). A programação do espaço é voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e contará com a apresentação dos projetos “Enem Tá Ligado”, com foco na preparação para o exame, e “PE no Campus”, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017, que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de Ensino Superior.

    "Essa iniciativa é uma forma de valorizar o trabalho realizado na gerência regional, dos professores, dos gestores. Estamos aqui com 37 escolas, que estão determinadas a oferecer cada vez mais uma melhor educação para os nossos alunos. E essa vinda do governador, sem dúvidas, levanta a nossa autoestima e nos impulsiona a ter mais energia e trabalhar muito mais para alcançar nossas metas", avaliou a gerente regional da GRE Vale do Capibaribe, Rejane Ribeiro. Sentimento também compartilhado pelo prefeito Joãozinho. "A gente fica muito feliz em receber o governador hoje, principalmente por ele ter escolhido Limoeiro para dar início à Caravana da Educação e ter assinado a Ordem de Serviço de uma obra estruturadora para o conforto e segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar da nossa ETE, que atente não só o nosso município, mas que também recebe alunos de toda a região do Agreste Setentrional", frisou.

    FEM - Durante a abertura da Pactuação de Metas 2018, o chefe do Executivo estadual assinou a Ordem de Serviço para as obras de pavimentação em paralelepípedos graníticos e drenagem de águas pluviais na estrada de acesso à ETE José Humberto de Moura Cavalcanti. A intervenção contará com um investimento de R$ 230 mil, recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal.

    Fotos: Hélia Scheppa/SEI

    Cidades: Limoeiro
    Assuntos: sei, paulo camara, see, pactuaçao de metas educação, caravana da educação, limoeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sempetq oferece oficinas gratuitas de Canvas para modelagem de negócios

    | Economia, Educação

     canvas

    Empreendedores e pessoas que querem investir no próprio negócio têm a chance de aprender a como tirar o projeto do campo das ideias e viabilizá-lo a partir da oficina gratuita Canvas. Ministrada pelo gerente de Apoio a Micro e Pequena Empresa da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), Rainier Guedes, há duas oportunidades de qualificação sobre o tema este mês. A primeira acontece nesta quinta-feira (15), no Expresso Empreendedor Recife, no auditório da Junta Comercial de Pernambuco, das 8h às 12h. A segunda será na Agência de Empreendedorismo no dia 28, das 9h às 12h, na Rua da União, 293, na Boa Vista.

    Segundo o palestrante, o Canvas pode ser utilizado antes mesmo do plano de negócios. “É uma ferramenta que tem o objetivo de mapear todas as áreas importantes do negócio de forma simples, lúdica e objetiva. Mapeando, por exemplo, proposta de valor, público-alvo, canais, relacionamento, receitas, parcerias e os principais custos com foco na modelagem de negócios seja para novos empreendimentos, ampliação de mercado ou melhoria de produtos”, explica.

    Business Model Canvas consiste em uma tela separada em nove blocos capaz de visualizar o negócio em uma única página, semelhante a conceitos como design thinking.

    Oficina Canvas
    Expresso Empreendedor Recife

    15 de março
    8h às 12h
    Auditório da Jucepe
    Rua Imperial, 1600
    Telefone: 3182.2801

    Agência de Empreendedorismo

    28 de março
    9h às 12h
    Rua da União, 293, Boa Vista.
    Telefone: (81) 3183-7238/3183-7237/3183-7257


    Assuntos: semptec, canvas,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de 20 atividades movimentam o Espaço Ciência na Semana da Água

    | Educação, Meio Ambiente, Tecnologia

     semana da agua

    A partir de segunda (19), mais de 20 atividades movimentam o Espaço Ciência em mais uma Semana da Água. Além das oficinas, peças de teatro, exposições, jogos e atividades artísticas, a novidade é a programação integrada com o Espaço Universo Compesa.

    Trata-se de um ambiente digital interativo, que combina informação e recursos tecnológicos para apresentar a história da gestão dos recursos hídricos e de saneamento no estado. As instituições interessadas poderão agendar o Roteiro das Águas, que inclui a programação no Espaço Ciência e  a visita ao Universo Compesa. Agendamentos devem ser feitos pelo telefone (81) 3241.3226.

    Na programação interna do Espaço Ciência, além dos passeios de barco e das atividades permanentes, os visitantes poderão optar entre as atividades oferecidas pela equipe do Espaço Ciência, CPRH e Vigilância Ambiental da Prefeitura de Recife.

    Poderão, por exemplo, descobrir como se formam as ondas em alto mar; construir um pluviômetro artesanal; conhecer experimentos que mostram o processo de tratamento de água com recursos naturais; ou observar como uma gota de água se transforma em um microscópio.

    De forma dinâmica e divertida, os visitantes também poderão percorrer, no mapa de Pernambuco, o trajeto das águas do Rio Capibaribe. Ou descobrir como a água pode ser utilizada como multiplicador de força. E que tal assistir a um show, com diversos experimentos que têm a água como base? Ou usá-la para separar células?

    A peça “As Dengosas” se apresenta no dia 19, pela manhã. Neste mesmo dia, haverá cantinho de pintura e exposição sobre o ciclo da água. Outras atividades oferecidas pela Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife são esquetes teatrais e jogos educativos; atividade artística, distribuição de kits de desinfecção e exposição sobre o Aedes Aegypti. No dia 23, outra opção é um divertido Jogo de Memória organizado pela equipe da CPRH.

    Quem optar pelo roteiro integrado, poderá estender a programação até o Universo Compesa, que fica na Avenida Jayme da Fonte, Santo Amaro. Lá poderá conversar com o Robô Bio; ter acesso a maquetes interativas em 3D; observar o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE); ver a simulação do funcionamento do hidrômetro; ou entrar em uma cápsula do tempo para deixar uma mensagem para gerações futuras.

    Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema, em 2018, “Soluções Naturais para a Água”. Com a campanha “A resposta está na natureza”, as Nações Unidas abordarão como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

    Além da Compesa e da Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife, a Semana da Água está sendo realizada com parceria da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) e do Complexo Portuário de Suape. O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência do Governo do Estado, fica no Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, Olinda. Agendamentos pelo telefone (81) 3241.3226.

     
    Assuntos: secti, espaço ciencia, semana da agua, compesa, tecnologia, recursos hidricos, saneamento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife amplia serviço para atender estudantes do ensino superior da RMR

    | Educação, Juventude, Transporte, Mobilidade

    De olho na mudança dos hábitos dos usuários do transporte coletivo e atendendo a demanda de instituições de ensino superior, o Grande Recife altera o quadro de horários e o itinerário de algumas linhas do sistema. A medida beneficia trabalhadores e, sobretudo, estudantes que transitam pela Região Metropolitana no período das 21h às 23h. Parte da nova operação teve início já nesta segunda-feira (12) e, num segundo momento, na sexta-feira (16).

    De acordo com pesquisa de origem e destino realizada pela Prefeitura do Recife, em 2016, 3,63% das pessoas entrevistadas durante o estudo – num universo de 84 mil indivíduos – largam do trabalho entre 22h e 23h. Neste mesmo horário, entre os estudantes que saem das universidades, este percentual sobe para 34,70%. Números só da capital pernambucana.

    As alterações acontecem nas seguintes linhas:

    110 – Ibura/Ipsep

    Nos dias úteis, haverá um acréscimo nos atendimentos à Avenida Pinheiros nos horários das 20h50, 21h30, 21h55 e 22h25. Vale destacar que este é o um acréscimo no quadro de horários da linha que beneficia, além dos moradores da comunidade, os estudantes da Universo – na Imbiribeira. Ou seja, os demais horários de atendimento não sofrem alteração.

    1903 – Araçoiaba/TI Igarassu

    A linha tem uma mudança no último horário de saída do terminal, das 22h55 para as 23h20. Com isso, os estudantes do Recife, Olinda e Paulista terão mais tempo para chegar ao Terminal Integrado Igarassu e embarcar numa das linhas alimentadoras do TI.

    Já a linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá terá mudanças no seu itinerário a partir da sexta-feira (16). Durante todo o dia, o ônibus deixa de trafegar pela Rua Pampulha e passa a circular pelas ruas Cachoeira e Jamaica para atender à Faculdade Boa Viagem, no bairro do Ipsep. Confira, abaixo, o novo percurso:

    Terminal/ponto de retorno:

    Rua Jean Émile Favre, Rua Cachoeira, Rua Jamaica, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e Praça Ministro Salgado Filho (pista leste).

    Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

     
    Assuntos: secid, sistema sei, grande consorcio recife, mudança itinerario, universidades, estudantes,
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPE divulga lista do SSA 1 e 2

    | Educação

    A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA) da Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, hoje (09/03), a lista com os nomes, por ordem alfabética, e com as notas de todos os candidatos que participaram da primeira e segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 1 e SSA 2) da instituição.

    O desempenho individual dos candidatos por disciplina, nas duas fases, bem como as notas de parâmetro de análise (maior nota do processo, menor nota do processo e nota média) estarão disponíveis no sistema de inscrição, a partir das 17h.

    O desempenho individual de todos os estudantes, ao longo dos anos de avaliação, pode ser melhorado, sendo inclusive o que se espera como contribuição desse modelo avaliativo.

    A comissão esclarece, ainda, que nos dois primeiros anos do SSA, não existe concorrência entre os candidatos, portanto não é possível qualquer comparação entre possíveis concorrentes. A CPCA/UPE não se responsabilizará por qualquer tipo de ranking que possa advir dessa divulgação, por não ser esse o foco de atuação das suas atividades.

    clique aqui para conferir a relação dos aprovados

     

    Assuntos: secti, cpca, upe, seriado, ssa,
    Compartilhe: Link para o post: