meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Edital disponível para cursos de Iniciação Musical e Curso Livre

    | Educação
     
    Saiu nesta segunda-feira (16) o edital do Processo Seletivo para o preenchimento de 345 vagas nos cursos de Iniciação Musical, Preparatório, Portadores de Necessidades Educativas Especiais e Curso Livre do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Podem participar candidatos a partir de sete anos, as inscrições podem ser feitas através do site: www.conservatorio.pe.gov.br/cpminscricao, de 07 a 09 de novembro deste ano. A seleção se dará através de sorteio, para crianças de 7 a 14 anos, que será realizado dia 12 de dezembro, às 14h. Já os demais candidatos serão realizados testes com as datas definidas no edital.
     
    Os testes acontecerão nos dias 11 e 12 de novembro. Pela manhã, serão realizados os testes de vagas para canto erudito, canto popular, bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, violão, viola de 10 cordas, violino, violoncelo, bateria, percussão popular, clarinete, fagote, flauta doce, flauta transversa, oboé, trompete, acordeom, piano popular, piano erudito e teclado. Para o turno da tarde, as vagas são para canto erudito, canto popular, bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, violão, viola de 10 cordas, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, bateria, percussão erudita, percussão popular, clarinete, fagote, flauta doce, flauta transversa, oboé, saxofone, trombone, trompete, tuba, acordeom, cravo, piano erudito e teclado. Já no turno da noite, as vagas são para canto popular, bandolim, cavaquinho, violoncelo, contrabaixo acústico, percussão erudita, percussão popular, clarinete, fagote, flauta doce, flauta transversa, saxofone, trombone, trompete, tuba e cravo.
     
    As entrevistas para os Portadores de Necessidades Educativas Especiais serão de 04 a 07 de dezembro. O resultado será divulgado dia 18 de dezembro, às 17h, no Conservatório Pernambucano de Música. Os candidatos que forem aprovados precisam estar de posse da documentação exigida no edital para poder efetivar sua matrícula que acontecerá no dia 19 de dezembro no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00. As aulas começam no dia 05 de janeiro de 2018.
     
    O edital completo está disponível no site do CPM (www.conservatorio.pe.gov.br).
    Cidades: Recife
    Assuntos: seduc, cpm, processo seletivo, edital
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos do Novos Talentos têm redações premiadas

    | Educação

    premiados

    Três alunos do Programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) do Governo de Pernambuco tiveram suas redações escolhidas entre as melhores da última edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Foram 1.618 trabalhos inscritos entre artigos científicos, redações, roteiro para documentário digital de curta metragem e projetos de experiência pedagógica. A iniciativa visa promover o direito das mulheres em sua diversidade nos mais variados aspectos tais como raça, etnia, geração e orientação sexual. 

    Através de uma ação promovida pela Escola Técnica  Senai Santa Cruz, mediada pela docente Joana Souza também ganhadora do prêmio na categoria Relato de Experiência Pedagógica, os alunos foram incentivados a participar do concurso, recebendo apoio para elaboração dos seus trabalhos.  

    Aparecido Pereira do Nascimento, 27 anos, é um dos premiados. O estudante é aluno da Escola Técnica Senai em Santa Cruz do Capibaribe no curso técnico de vestuário. Ele conta que se inspirou em um vídeo da internet que falava sobre como o preconceito com a mulher e o racismo atrapalham o desenvolvimento da sociedade.

    O título do texto de Aparecido foi "Limitação biológica versus oportunidades da sociedade". "Não esperava ter sido escolhido, mas gostei muito dessa oportunidade. Tenho aprendido bastante com o curso (do Novos Talentos) e isso tem me aberto novas possibilidades. Estou buscando também novas oportunidades no mercado de trabalho e pretendo ao final do curso trabalhar como gerente de produção na área de moda."

    Além de Aparecido, foram premiados outros dois alunos do Novos Talentos: Janielson Cavalcante de Almeida com "Paradigmas rurais: a luta pela valorização da mulher no campo" e Lívia Cristina Chagas de Oliveira com "Estereótipos femininos criados pela mídia". Todos são alunos da Escola Técnica do Senai de Santa Cruz do Capibaribe.

    Assuntos: sempetq, programa novos talentos, governo de pernambuco, premio naide teodosio de estudos de genero
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPE abre inscrição para curso de especialização

    | Educação

    A Universidade de Pernambuco (UPE) está com vagas abertas para cursos em três áreas de especialização para professores e outros profissionais interessados nas áreas de língua inglesa, portuguesa e espanhola.

    Além de preparar para novos métodos e técnicas de docência desses idiomas, os cursos abordarão questões fundamentais à gestão da sala de aula e ao processo ensino-aprendizagem.

    A Pós-Graduação Lato Sensu da UPE terá duração de 12 meses, com carga horária de 360 horas. As aulas têm início no dia 14 de outubro e serão realizadas na sede do Memorial UPE - IAUPE (Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco), no Recife.

    Para graduados em Letras e áreas afins serão oferecidos os cursos de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa, e Especialização em Ensino de Língua e Literaturas de Língua Espanhola.

    “Será uma especialização diferenciada no contexto acadêmico pernambucano, já que buscará focar em aspectos pragmáticos, encontrados pelos professores em seu cotidiano de sala de aula, tendo em vista a carência de cursos com o perfil aqui proposto”, afirma o Prof. Carlos Silva, coordenador dos cursos.

    As inscrições podem ser realizadas através do site www.prolinfo.com.br/especialização, no Memorial UPE – IAUPE, no Campus Mata Norte ou através do envio de documentação para especialização@prolinfo.com.br ou posupecampusmatanorte@gmail.com

    Serviço:

    Inscrição + Matrícula: R$ 250,00

    Mensalidade: R$ 250,00

    Local de realização das aulas: Memorial UPE - IAUPE (Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco), Av. Rui Barbosa, Graças, Recife.

    Início das aulas: 14 de outubro

    Horário das aulas: sábados das 8h às 12h e 13h às 17h

    Para mais informações:

    Telefone: (81) 3033-7384/(81) 3033-7385

    E-mail: especializacao@prolinfo.com.br

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduc, upe, curso de especializaçao, idiomas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos do Case Cabo participam de aulão oferecido pela Uninassau

    | Educação, Juventude

    Primeiro encontro teve como foco a Matemática, a próxima disciplina será Português. Ação visa preparar os alunos para o exame Supletivo 2017.

     

    O auditório do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho ficou lotado no último sábado (07). Divididos em duas turmas, 147 socioeducandos assistiram ao aulão da Uninassau voltado para o exame Supletivo 2017. A ação se deu por meio de uma parceria firmada com a instituição de ensino que, nesse primeiro momento, levou o conhecimento da Matemática. Um segundo encontro já está marcado para acontecer, será no próximo sábado (14) e, desta vez, com aulas serão de Português.

    Segundo a Gerente do Case Cabo, Tatiane Moraes, proporcionar momentos de educação e conhecimento como esse significa o resgate da cidadania desses jovens e adolescentes, a valorização do ser humano. “A nossa missão é devolvê-los à sociedade preparados para enfrentar o mundo do trabalho, capazes de responder com habilidade às situações que eles vão se deparar lá fora”, destacou.

    Seguindo essa linha, o Case Cabo vem colecionando muitas histórias de êxito e superação. Recentemente um dos socioeducandos ingressou no ensino superior e outros três aguardam o resultado do vestibular. W.J.R., de 20 anos, é um dos que agora vive a expectativa de entrar na faculdade e aproveitou o aulão que aconteceu às vésperas da prova. “Estou concorrendo a uma vaga no curso de Engenharia Civil, faço curso de Impressão Offset e de Acabamento Gráfico na Escola Dom Bosco, oferecido por meio da Funase. Essas são oportunidades únicas para mostrar à sociedade, que não acredita, que podemos mudar o nosso rumo. Vou sair um cidadão.”, desabafou.

    Para o diretor da unidade da Uninassau no Cabo de Santo Agostinho, Walter Cortez, cuidar e dar oportunidade a esses jovens e adolescentes também é dever da sociedade. “Nosso objetivo aqui é trazer conhecimento para esses meninos, que vão ser nossos meninos quando saírem daqui. É contribuir com a evolução desse processo de mudança. Precisamos ser agente mobilizadores para que mais pessoas se sensibilizem”, destacou. Outras ações educativas já estão programadas para acontecer e também vão ajudar os adolescentes no preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).​
     
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: sdscj, case, funase, uninassau, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário Internacional debate Avaliação da Educação Básica

    | Educação

    Começa hoje (10) e segue até amanhã (11) o Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica. Realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o encontro  é resultado do GT de Avaliação do Consed e tem como objetivo desenvolver uma proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da Educação Básica, além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais. Com a participação de técnicos de todas as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, o grupo é coordenado pelo secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio. Cerca de 500 educadores, técnicos educacionais e representantes do Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco, Itaú Social, entre outras instituições.

    Entre os palestrantes nacionais estão os especialistas Ricardo Paes de Barros, Francisco Soares, Ricardo Madeira, Reynaldo Fernandes, Telma Vinha, Daniel Santos, Ricardo Primi, Manuel Palácios, Joaquim José Soares Neto e Ruben Klein, além da presidente do INEP, Maria Inês Fini. Catherine Millet (ETS), Manuel Moscoso (Chile) e Paulo Santiago (OCDE) são os convidados internacionais.

    A Avaliação Escolar é uma preocupação permanente dos educadores do País, pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.

    SERVIÇO: Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica.

    Data: 10 e 11 de outubro

    Salão Cícero Dias - Mar Hotel

    Horário: 9h - 17h30

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduc, consed, avaliaçao de educaçao basica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário Internacional vai debater Avaliação da Educação Básica em Recife

    | Educação

    O Conselho Nacional de Secretários de Educação promove dias 10 e 11 de outubro, no Mar Hotel Conventions, em Recife, o Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica. Instituto Ayrton Senna, Fundação Itaú Social e Instituto Unibanco são parceiros desta iniciativa

    O seminário é resultado do GT de Avaliação do Consed, que tem como objetivo desenvolver uma proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da Educação Básica, além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais. Com a participação de técnicos de todas as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, o grupo é coordenado pelo secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio.

    A Avaliação Escolar é uma preocupação permanente dos educadores do País, pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.

    Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos. "Estes modelos de avaliação deixam de fora algumas áreas de conhecimento e os componentes socioemocionais. Além disso, os sistemas estaduais e as avaliações nacionais não são integrados, o que aumenta os gastos para a construção de medidas de desempenho", explica Amancio.

    Segundo ele, o GT de Avaliação trabalhou para construir um diagnóstico sobre as avaliações nas redes estaduais, o que está permitindo a ampliação dos debates sobre a construção do sistema nacional de avaliação. "Os técnicos e parceiros do Consed estão bastante engajados na organização do seminário, que tem expectativa de público de 500 pessoas e contará com a presença de palestrantes internacionais como Catherine Millett, do ETS, e autoridades como Maria Inês Fini, do INEP", citou o secretário.

    “Ao longo dos últimos 25 anos o Brasil delineou um amplo sistema de avaliações da Educação Básica. Este sistema, no entanto, foi construído de forma pouco articulada e com limitada coordenação entre os entes federados. Logo, os ganhos com a troca de experiências e o aprimoramento da cooperação são enormes. Neste sentido, é providencial a iniciativa do Consed ao promover o compartilhamento de experiências no desenho, no uso e na implementação de sistemas de avaliação, maior comparabilidade entre as informações, e a identificação e o aproveitamento de sinergias e economias de escala”, destacou o economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper, Ricardo Paes de Barros.

    Entre os palestrantes nacionais estão os especialistas Ricardo Paes de Barros, Francisco Soares, Ricardo Madeira, Reynaldo Fernandes, Telma Vinha, Daniel Santos, Ricardo Primi, Manuel Palácios, Joaquim José Soares Neto e Ruben Klein, além da presidente do INEP, Maria Inês Fini. Catherine Millet (ETS), Manuel Moscoso (Chile) e Paulo Santiago (OCDE) são os convidados internacionais.

    A programação completa está no portal do Consed, www.consed.org.br.

    Sobre o Consed

    Fundado em 1986, o Conselho Nacional de Secretários de Educação reúne e promove a integração das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Por meio de seus titulares, participa da formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação, coordena ações de interesse comum das Secretarias, promove intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais, e articula com instâncias do governo e da sociedade civil, buscando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.

    Mais informações: www.consed.org.br

    Sobre o Instituto Ayrton Senna

    Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

    Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia. 

    Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de mais de 65 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br

    Sobre o Instituto Unibanco

    O Instituto Unibanco, fundado há 35 anos, é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil. Com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, dedica-se a elaborar e implementar, gratuitamente, soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

    Mais informações: www.institutounibanco.org.br    

    Sobre a Fundação Itaú Social

    A Fundação Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.

    Mais informações: itausocial.org.br    

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduc, conselho nacional de secretarios de educacao, educacao basica, fred amancio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa abre espaço educativo, digital e interativo para contar a história do saneamento

    | Educação

    Público já pode visitar o Universo Compesa, que tem entrada gratuita e conta com maquetes virtuais em 3D, acervo digital e robô que ensina responsabilidade socioambiental

    Já está aberto para visitação o Universo Compesa, um ambiente digital interativo, que combina informação e recursos tecnológicos para apresentar a história e os investimentos feitos pelo governo do estado, através da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa e a visão de futuro da empresa. Trata-se de um espaço inovador, uma referência em conhecimento sobre o saneamento no estado.

    Com 150 metros quadrados de área, o Universo Compesa foi pensado para atender o público com conforto e oferece visitas mediadas para todas as faixas etárias, desde alunos do Ensino Fundamental, escolas técnicas, universidades, até entidades sociais e grupos de empresas. O espaço está localizado no térreo da sede administrativa da Compesa, situada na Avenida Jayme da Fonte, em Santo Amaro, e tem entrada gratuita.

    Duas estações multimídias, com recurso touch scream, permitem acessar o acervo virtual da companhia como fotografias, documentos, depoimentos, galeria de presidentes e bibliografia especializada no segmento de saneamento (que estará disponível para download). No espaço, um telão projeta o mapa do estado para visualizar a exata dimensão de todos os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário operados pela Compesa.O público também tem à disposição três maquetes em 3D, com navegação simples e interativa, de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) e da simulação do funcionamento do hidrômetro.

    Além disso, o objetivo da companhia em universalizar seus serviços no estado, até o ano de 2036, pode ser acompanhado numa ampulheta d'água. "A nossa ideia é que o Universo Compesa entre para o roteiro de visitação da cidade do Recife. Vamos lançar novas edições temáticas, a cada ano, visto que o nosso acervo é muito rico. O espaço foi criado dentro da proposta de transparência para que a população, alunos e professores dos estabelecimentos de ensino possam acessar todo conhecimento e expertise em água e esgoto da empresa", explica Aldo Santos, diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, pontuando que o Universo Compesa oferece acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.


    Um grande mural documenta a história de forma ilustrada e segue a ordem cronológica, desde o momento que o saneamento se tornou um serviço público, em 1938, com a fundação da Companhia do Beberibe. O mural apresenta ainda peças do acervo da Compesa, como hidrômetros mecânico, multijato e eletrônico, barômetro e exemplares das primeiras contas de água. “Eu não sabia que dava tanto trabalho para fazer a água chegar na nossa casa. Também aprendi que são muitos processos para tratar o esgoto e devolver a água para natureza. Foi muito enriquecedor vir aqui e conhecer melhor o universo do saneamento”, disse a estudante de Enfermagem Nilma Ferreira, 20 anos, que participou da visita mediada com a turma da Escola Técnica de Enfermagem Irmã Dulce.

    “O espaço é muito bem equipado, tem bastante informação e recursos tecnológicos. Achei muito positivo saber que a Compesa tem um plano de trabalho para levar o esgotamento sanitário a 90% da população da nossa região. Isso é muito importante, saneamento significa saúde e uma vida mais digna para todos”, observou a estudante Laryssa Maysa Galvão, 20 anos.


    No espaço do futuro, um grande painel de videowall, com dez telas e cinco metros de largura, exibe os próximos projetos da companhia, informando estatísticas e metas. Um dos ambientes mais curiosos do Universo Compesa é a "Cápsula do Tempo", que armazena mensagens deixadas pelo público para as gerações futuras, e que servirão como inspiração para novas ações da companhia.

    A visitação termina com o simpático Robô Bio, que propõe a participação em jogos educativos sobre a água - com o apoio de uma projeção holográfica - promovendo a conscientização para a responsabilidade socioambiental. Além de visitar o Universo Compesa, os visitantes também podem participar de atividades socioambientais, como jogos educativos.

    Universo Compesa
    Onde: Centro Administrativo Governador Eduardo Campos (Avenida Jayme da Fonte, s/n, Santo Amaro)
    Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 13h / 14h às 17h
    Entrada: gratuita
    Informações e agendamentos de visitas mediadas: Fone: 81 3412-9039 universocompesa@compesa.com.br

    Cidades: Recife
    Assuntos: seplag, compesa, espaço educativo, saneamento, universo compesa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Educação à Distância já é realidade no Estado

    | Educação, Administração

    Até março de 2018, dez cursos online vão estar disponíveis para todos os servidores

    Ensino à distância já é realidade no Governo de Pernambuco. A Secretaria de Administração (SAD), por meio do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), lançou oficialmente, na manhã da quarta-feira (04), o projeto EAD com a presença de autoridades do Poder Executivo, servidores e representantes de instituições de ensino. O evento foi realizado no auditório do Cefospe, que esteve lotado.

    Os servidores interessados em realizar cursos online já podem se inscrever dentro do projeto Educação à Distância (EAD) Cefospe no início de novembro. Os dois cursos oferecidos em outubro "Inteligência Emocional" e "Básico de Licitações" esgotaram as vagas em apenas 2 (dois) dias de inscrição e iniciam em 16 de outubro. A plataforma de virtual foi elaborada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e hospedada na Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

    No mês de novembro serão oferecidos quatro cursos: "Curso Básico de Licitação’ "Curso de Inteligência Emocional", "Curso de Ética e Cidadania", "Curso Básico de Direito Administrativo”.  Até março de 2018, dez cursos vão ser incluídos na grade de cursos EAD do Cefospe.

    Durante o evento de lançamento, o grupo Blue Jeans formado por jovens alunos Conservatório Pernambucano de Música fez uma apresentação musical, que encantou os presentes. Logo em seguida, teve início a apresentação do projeto EAD. Todas as etapas de preparação foram exibidas através de vídeos institucionais, fotos e slides, uma espécie making-off do projeto.

    Os coordenadores e tutores conteudistas do EAD foram chamados nominalmente ao palco e foram aplaudidos.Em outro momento, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do EAD e suas ferramentas.

    A secretária Executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, destacou que o EAD amplia o alcance da educação corporativa, potencializa a oferta de capacitações, encurta distâncias e racionaliza recursos. “Esta é uma data marcante para a gestão pública de Pernambuco. No mês de outubro, em que é comemorado o Dia do Servidor, o Estado deixa um legado importante para a política de qualificação e reconhecimento de pessoal do Poder Executivo. Todos os envolvidos estão de parabéns”, exaltou Marília.

    A diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, disse que a concretização deste projeto é um marco para a educação corporativa do Estado. “Este sonho só foi possível graças à parceria firmada entre SAD e SEE. Este projeto está alinhado a dois objetivos estratégicos do Governo de valorizar o servidor e de interiorizar o conhecimento e desenvolvimento. Estamos bastante entusiasmados com este avanço e percebemos que os servidores estão apostando muito neste projeto", apontou Analúcia.

    O secretário executivo de Educação Profissional na Secretaria de Educação do Estado (SEE),  Paulo Dutra, disse que o Estado de Pernambuco possui uma das maiores redes EAD do país.  “Acredito que este projeto vem fortalecer e quebrar as barreiras geográficas. Pois dá a possibilidade de trabalhar com todo o servidor do Estado, esteja ele aqui ou em Afrânio, tendo a mesma oportunidade de conhecimento. Isso é fabuloso”.

    Já o presidente da ATI, Romero Guimarães, citou as facilidades promovidas pela educação oferecida em plataforma digital. “O ensino à distância oferece conectividade para que as pessoas possam acessar os cursos do local onde elas estiverem, sem precisar se deslocar para o Cefospe, reduzindo assim, tempo e custo para o servidor. Estamos vivendo um momento de transformação digital no Cefospe”, atestou Romero.

    O coordenador do EAD Cefospe, José Lopes Ferreira Junior, comentou que os cursos à distância foram desenvolvidos com muito empenho para terem a mesma qualidade dos cursos presenciais do Cefospe. “Já percebemos o grande interesse do servidor pelas capacitações online. Isto porque ele tem mais flexibilidade para agendar seu horário de estudo no tempo que ele quiser”, destacou Lopes.

    O professor do Centro de Informática da UFPE, PHD, e coordenador do Núcleo Regional da Associação Brasileiro de Ensino à Distância (Abed-Recife),  Alex Sandro Gomes, ministrou a palestra ‘A importância do Ensino à Distância na Educação’. O estudioso destacou em vários momentos o grande alcance da educação à distância. “Este tipo de curso aumenta a capacidade das pessoas  continuarem aprendendo ao longo da vida. Quando você experimenta fazer um curso à distância consegue desenvolver habilidades para aprender novas competências”, elencou o educador. 

    A Chefe de Unidade da Área de Desenvolvimento na Agência Estadual de Tecnologia de Pernambuco (ATI), Simone Miranda, destacou o trabalho do Cefospe. “Achei uma ideia brilhante. Pois, como foi dito na palestra, a metodologia do EAD vai diminuir a distância entre as pessoas e a duração das capacitações, uma vez que o tempo das aulas será mais bem aproveitado. Trará ainda mais oportunidade de desenvolvimento para o servidor”.

    A diretora adjunta do polo EAD em Camaragibe, Karina Santos, disse que é uma ferramenta importante a ser aproveitada pelo servidor. “Acredito que não poderia ter havido melhor oportunidade de inclusão social e digital. Todo projeto foi pensando com muito cuidado, portanto o sucesso é garantido. Estou muito feliz como educadora, pois educação à distância alcança outros patamares que a presencial ainda não consegue. Parabenizo o Cefospe e todos envolvidos”.   

    Assuntos: sad, see, cefospe, ead, ati
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer lança o projeto Turbinados

    | Educação, Turismo

    turbinados

    O evento será dividido em três fases e haverá premiação para os três primeiros lugares

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur lançou nesta quinta-feira (05), no Centro de Convenções o projeto Turbinados: Maratona Criativa do Turismo do Futuro. A iniciativa visa promover a integração de jovens estudantes criativos e empreendedores com o turismo do futuro em Pernambuco na era digital. A final será realizada em 3 de dezembro, durante o REC’n’Play e haverá premiação em dinheiro para os três primeiros lugares. A ação conta com apoio da Secretaria de Educação do Estado e Porto Digital.

    A competição é voltada para estudantes universitários e alunos de escolas técnicas da rede estadual de ensino residentes em Pernambuco, matriculados no ano de 2017, em cursos superiores de graduação ou de formação tecnológica, presenciais, semipresenciais ou a distância em instituições de ensino credenciadas pelo MEC e que tenham sua sede, campus ou polo em Pernambuco.  

    Para o secretário Felipe Carreras o concurso vem para proporcionar uma interação entre a educação e o turismo. “Estamos bem confiantes com o projeto Turbinados. A ideia de incentivar estudantes inovarem e empreenderem no turismo vai incrementar e criar novos projetos para alavancar o segmento em Pernambuco”, comenta Carreras.

    Serviço

    Inscrições: entre 3 de outubro e 17 de novembro

    Pelo e-mail: turbinados2017@gmail.com

    Duplas ou Trios

    Edital:

    www.setur.pe.gov.br.
    www.facebook.com/secretariadeturismodepernambuco

      

    Objetivos do Programa

    • O projeto tem como objetivos incrementar o turismo de Pernambuco com ideias, que articulem a economia criativa com as tecnologias da informação e comunicação;
    • Valorizar os jovens estudantes como agentes de transformação do setor do turismo, do mercado e da sociedade;
    • Incentivar a capacidade criativa e empreendedora de jovens pernambucanos;
    • Potencializar as oportunidades para geração de experiências ainda mais atraentes, memoráveis e relevantes para os turistas em Pernambuco e também para os moradores do estado; 
    • Gerar um movimento em prol de uma revolução no turismo, associando inovação, tecnologias digitais, economia criativa, cultura da participação e empreendedorismo.

    Assuntos: seturel, turbinados, felipe carreras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fase final da categoria Infantil dos JEPs começam em Serra Talhada

    | Educação, Esportes

    jogos

    Sertão pernambucano recebe as disputas das modalidades coletivas. Título garante vaga na fase nacional dos Jogos.

    Os Jogos Escolares de Pernambuco - JEPs 2017 na categoria Infantil, para atletas de 15 a 17 anos, entram na reta final a partir desta quarta-feira (4). A Fase Estadual dos Jogos nas modalidades de basquete, futsal, handebol e voleibol chega a Serra Talhada, no Sertão pernambucano, e vai abrigar os competidores escolares de 18 Gerências Regionais de Ensino (GREs). A competição vai até o dia 14 deste mês e garante aos campeões o direito de defender o Estado nos Jogos Escolares da Juventude Infantil, marcado para acontecer entre os dias 16 e 25 de novembro em Brasília-DF.

    Os Jogos no interior vão reunir, diretamente, mais de 1.400 pessoas - entre atletas, técnicos e dirigentes. No primeiro momento, até 9 de outubro, entram em ação as disputas do basquete e do handebol. Depois, é a vez do futsal e do voleibol, cujas finais estão marcadas para o dia 14 deste mês. “Tenho certeza que teremos partidas emocionantes nesta fase final dos JEPs em Serra Talhada. A cidade vai respirar o esporte escolar, assim como aconteceu com a categoria mirim (12 a 14 anos). Pelas análises da nossa equipe de trabalho, o Estado conta com times fortes na briga para nos representar nos Jogos Escolares da Juventude. Desejo boa sorte a todas as escolas participantes”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    ESTUDANTES DE NORONHA

    Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Arquipélago Fernando de Noronha participará da fase estadual Infantil das modalidades coletivas nos Jogos Escolares de Pernambuco. A instituição de ensino levará para Serra Talhada duas equipes: uma de futsal masculino e outra de handebol feminino.

    ACOMODAÇÃO

    Todos os participantes da fase decisiva das modalidades dos Jogos Escolares de Pernambuco serão hospedados em hotéis na cidade de Serra Talhada. A acomodação, bem como o transporte e a alimentação das delegações são garantidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    NÚMEROS

    93 instituições de ensino

    74 da rede estadual

    19 da rede particular

    19 equipes de basquete

    34 equipes de handebol

    34 equipes de futsal

    29 equipes de voleibol

    1.436 pessoas, sendo 1.228 atletas

    Cidades: Fernando de Noronha, Serra Talhada
    Assuntos: jogos escolares de pernambuco, seturel, serra talhada
    Compartilhe: Link para o post: