meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Novo voo Recife-Santiago movimenta o Turismo e a Educação, dentro do Programa Ganhe o Mundo

    | Educação, Saúde
    santiago
     
    Acompanhado da diretoria da Gol Linhas Aéreas, Paulo Câmara anunciou a criação da nova rota internacional e o recebimento de 247 bilhetes para estudantes do PGM
     
    Vetor essencial para o desenvolvimento turístico e econômico do Estado, a malha aérea pernambucana passa a contar com sua 16ª conexão direta internacional. Lançado pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta terça-feira (03.04), o novo voo irá conectar Recife a Santiago do Chile, a partir de 03 de novembro deste ano, sendo operado pela Gol Linhas Aéreas. A previsão é de que a rota opere uma vez por semana, aos sábados. Além do novo destino, o Governo de Pernambuco e a companhia firmaram acordo para a disponibilização de 247 bilhetes para estudantes do Programa Ganhe o Mundo com destino a Montevidéu, no Uruguai, e a Buenos Aires, na Argentina. A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
     
    “Uma parceria importante que a gente vem consolidando com as companhias aéreas. E com esse anúncio do voo para o Chile, a partir do mês de novembro, a gente vai ter condições de estar cada vez mais presentes nas quatro maiores capitais da América do Sul, enviando pernambucanos e recebendo turistas desses países. E isso vai ao encontro da nossa política de atração de voos. Uma política acertada, que dá retorno. Turismo gera emprego, gera renda e tem uma grande capacidade de movimentar uma cadeia econômica muito importante e queremos consolidar. Pernambuco tem belezas naturais, tem patrimônio historio e cultural, tem negócios a fazer com polos industriais e de serviços bem consolidados. E é isso que queremos continuar fortalecendo cada vez mais”, destacou o governador.

    O voo terá uma frequência semanal, saindo de Santiago sempre aos sábados, às 23h35, chegando na capital pernambucana às 05h50, do domingo. A saída do Recife também será aos sábados, às 14h55, chegando em Santiago às 21h15, horário local. A nova rota será operada por um Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. A estimativa da empresa é que as passagens custem a partir de R$ 600,00 ida e volta (sem taxas). Na ocasião, foi assinado o protocolo de intenções que estabelece as providências assumidas pelo Governo de Pernambuco e pela Gol Linhas Aéreas no cumprimento às necessidades de obtenção de novos benefícios fiscais que contribuam para a consolidação da Gol no Estado.

    O secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, ressaltou a importância da nova rota, enumerando as conquistas do setor em Pernambuco nos últimos anos. “Pernambuco passou a liderar, pela primeira vez na história, a movimentação de passageiros no Nordeste, ultrapassando a Bahia. Pernambuco passou também a liderar, pela primeira vez na história, a oferta de destinos, saindo de 14 do mercado doméstico para 30, saindo de quatro destinos internacionais para 16 destinos internacionais. E a Gol, a maior companhia aérea do Brasil, apostou no nosso Estado porque viu que em Pernambuco o que se fala, o que se acorda, a gente cumpre na íntegra”, declarou.

    PGM - Durante o evento, a companhia aérea também anunciou o apoio ao Programa Ganhe o Mundo, para a disponibilização de 22 bilhetes para estudantes com destino a Montevidéu, no Uruguai, e 225 bilhetes para Buenos Aires, na Argentina. "Comemoramos mais essa conquista que vai nos permitir, não só fortalecer o nosso programa como ampliar a nossa conexão com países da América do Sul que recebem os nossos alunos para o estudo da língua espanhola”, declarou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.
     
    santiago1

    CONEXÃO - Com a nova rota Recife - Santiago, Pernambuco passa a contar com 16 voos diretos para destinos internacionais, são eles: Lisboa (TAP), Miami (LATAM), Cidade do Panamá, (Copa Airlines), Buenos Aires (GOL e LATAM), Frankfurt e Munique (Condor), Montevidéu (GOL), Orlando (AZUL), Cidade de Praia (TACV), Milão (Meridiana), Bogotá (Avianca), Madri (Air Europa), Rosário (AZUL), Córdoba (GOL e AZUL), além de FortLauderdale (AZUL), que entrará em operação em maio de 2018.

    “Em um momento de recessão, Pernambuco tem dado um grande exemplo para o Brasil de como governar com responsabilidade e compromisso. Nós estamos falando de turismo, de movimentação econômica que contempla diversas atividades na cidade. E isso gera circulação de riqueza e de novas oportunidades de emprego para o nosso povo”, avaliou o prefeito Geraldo Julio.

    O diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Gol, Cláudio Borges, parabenizou o Governo do Estado pelo empenho e sucesso das operações. “Não seria demais dizer o quanto esse governo se empenhou, o quanto acreditou nessa indústria e o quanto apostou no turismo como desenvolvimento no Estado. A prova, eu acredito que esteja aí, com o número de turistas que vêm da Argentina, do Uruguai, que só aumenta. E, agora, que virão do Chile. Hoje, eu fiquei espantado com o número de 16 destinos internacionais que ligam diretamente o Recife”, frisou. Em 2017, Pernambuco recebeu mais de 5,8 mil turistas chilenos, dos quais 97% manifestaram o interesse em retornar ao Estado.

    SOBRE A GOL - Opera desde 2001 e, hoje, está entre as companhias aéreas que mais crescem no mundo. Também é a empresa de aviação que mais transporta passageiros no Brasil, realizando cerca de 900 voos por dia. A GOL possui 119 aeronaves dos modelos Boeing 737-700 e Boeing 737-800. Desse total, 86 aeronaves têm o selo A da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os aviões atendem rotas no Brasil, na América do Sul e no Caribe. Desde o ano passado, a companhia aérea utiliza a ferramenta Selfie Check-in, recurso pioneiro no mundo que usa o reconhecimento facial para a realização do check-in no aplicativo para celular da companhia.
     
    Estiveram presentes no evento também o deputado federal Pastor Eurico; a deputada estadual Roberta Arraes; os secretários Márcio Stefanni (Fazenda), Clóves Benevides (Desenvolvimento Social), Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação), Antônio Carlos Figueira (Casa Civil); o secretário executivo do Gabinete do governador, Antônio Limeira;  além do presidente da Empettur, Adailton Feitosa; da secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça; e do superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antônio da Silva.


    Fotos: Hélia Scheppa/SEI
    Assuntos: seturel-pe, voo recife santiago, programa ganhe o mundo, governo de pernambuco, montevideu, gol linhas aéreas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começam as pré-inscrições para a 24ª Ciência Jovem

    | Educação, Tecnologia

    Feria de Ciencia Jovem

    Estão abertas as pré-inscrições para a 24ª Ciência Jovem – Feira de Ciências de Pernambuco. Embora não signifique a inscrição definitiva dos projetos, o registro antecipado garante um ponto a mais no resultado final. A pré-inscrição deve ser feita até o dia 30 pelo site: www.espacociencia.pe.gov.br.

    A Ciência Jovem é realizada anualmente em Pernambuco, geralmente no mês de novembro, por meio do Espaço Ciência – Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Uma das mais representativas do país, tem expressiva participação de escolas públicas e reúne centenas de projetos de todos os estados brasileiros, além de alguns países como Chile, México e Paraguai.

    Este ano, ela chega à 24ª edição, uma das mais tradicionais feiras de ciências do país. No ano passado foram selecionados 300 projetos e recebeu mais de 10 mil visitantes. Projetos premiados na Ciência Jovem têm obtido prêmios em outras feiras nacionais e internacionais, demonstrando a qualidade dos trabalhos.

    Podem participar da feira escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada. Cada escola participante pode concorrer com até dois projetos de alunos, em categorias diferentes. Apenas escolas que trabalham com educação especial podem apresentar dois trabalhos na mesma categoria, desde que na modalidade Educação Especial.

    Para os projetos de alunos, são cinco categorias diferentes:  Iniciação à Pesquisa, voltada para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica, dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, para alunos do Ensino Médio; e Francis Dupuis, destinada aos projetos de outros países.

    Já os projetos de professores, categoria Educação Científica, tem como objetivos incentivar a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e socializar experiências bem sucedidas. São aceitas inscrições com apenas  um professor por projeto, em formato de relato reflexivo de experiência pedagógica, exposto por meio de pôsteres.

    Segundo o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, a pré-inscrição é uma maneira de estimular a realização dos projetos durante todo o ano letivo. “Queremos que o trabalho para a Ciência Jovem seja integrado ao currículo da escola, de forma a incentivar o ensino experimental e investigativo de ciências”, diz.


    Assuntos: secti, espaço ciencia, ciencia jovem, educação, tecnologia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria com o Google expande uso de plataforma de aprendizagem nas escolas estaduais de Pernambuco

    | Educação

     Google

    Governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira, um acordo de intenções com a empresa de tecnologia para a ampliação do uso da plataforma G Suite for Education. 

    Uma educação cada vez mais desenvolvida e conectada com as transformações e inovações da tecnologia. Esse foi o compromisso defendido pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta quarta-feira (28.03), ao assinar um acordo de intenções com o Google para a expansão da utilização da plataforma de aprendizagem “G Suite for Education” em mais cinco escolas da Rede Estadual. O projeto, que teve início em 2017, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, já contempla duas escolas do Recife e uma em Bezerros, no Agreste, oferecendo uma série de ferramentas gratuitas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de maneira mais interativa, prática e divertida.

    “É uma parceria fundamental porque estamos plantando sementes. O nosso objetivo é expandir com mais velocidade até atender todas as escolas da rede. Nós temos uma rede muito grande, com profissionais de ensino dedicados e determinados a trabalhar pelo desenvolvimento da educação no Estado. Somos a melhor educação pública do Brasil, mas precisamos avançar muito. E por isso a gente precisa estar sempre abertos a agregar e buscar parcerias que nos ajudem nesse propósito, como esta parceria do Google. Eles estão oferecendo um conjunto importante de ferramentas que vai facilitar o aprendizado e aproximar ainda mais professores e alunos, também fora das salas de aula”, ressaltou o governador.

    O projeto consiste na liberação para utilização, de forma gratuita, da Plataforma de Aprendizagem Google, com ferramentas e aplicativos que favorecem transformações em sala de aula para professores e estudantes com tecnologia, criatividade e inovação. Nela, professores e alunos, assim como o corpo administrativo das escolas, podem usar as ferramentas simultaneamente, através do armazenamento de dados na nuvem. As ferramentas já vinham sendo usadas nas Escolas Técnicas Estaduais Miguel Batista e Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no Recife, e Maria José Vasconcelos, em Bezerros.

    As novas unidades contempladas estão sendo analisadas pela Secretaria de Educação. “Nós já estamos implantando o programa na EREM Trajano Mendonça, em Jardim São Paulo, no Recife, e estamos estudando as outras quatro para atender tanto a Região Metropolitana quanto o Interior do Estado. O planejamento é ampliar aos poucos e atender toda a rede, porque a gente está vendo os benefícios. Não é só inovação, esse programa envolve professores e alunos e torna mais dinâmico esse vínculo”, pontuou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.

    Orgulhoso por ter sido a primeira escola do Interior do Estado a receber a plataforma, o diretor da Escola Técnica Estadual de Bezerros, Francisco Barbosa, fez uma avaliação dos seis meses de uso. “As ferramentas são um diferencial quando, usadas de forma pedagógica, se tornam aliadas da educação e não concorrentes, como acontecia com o uso dos smartphones em sala de aula, sem a interação com o professor. Então, o uso da ferramenta pelo professor e o retorno dado pelo estudante faz com que as aulas se tornem mais atrativas, mudando a dinâmica da rotina escolar e gerando ótimos resultados no processo de aprendizagem. Enquanto a gente vê escolas privadas vendendo isso como um diferencial para os seus estudantes, o nosso educando também já conta com essa plataforma”, afirmou.

    G SUITE FOR EDUCATION - A plataforma foi criada para facilitar a interação entre professor e aluno, onde os estudantes poderão conversar e tirar dúvidas diretamente com os professores em tempo real. Além disso, através da própria plataforma, o professor pode enviar aos alunos temas para trabalhos em grupo, questões de testes, criar, compartilhar e corrigir tarefas, entre outras funções. Nas escolas, a Plataforma de Aprendizagem Google disponibiliza conteúdos como textos, materiais, atividades e questionários que são inseridos tanto pelos professores quanto pelos estudantes. Para utilização dos benefícios disponíveis, os professores passam por uma capacitação oferecida por representantes do Google no Brasil.

    O representante da Google For Education na América Latina, Rodrigo Pimentel, destacou a preocupação da empresa não só com a implantação da plataforma, mas com o acompanhamento dos resultados. “A gente escutou aqui, dos dirigentes e dos professores das escolas, como a vida deles tem mudado com uso correto da tecnologia. E a gente entende com clareza que a tecnologia por si só não vai mudar absolutamente nada. É a combinação da tecnologia com as práticas corretas na sala de aula, com os professores treinados, com os pais envolvidos que vai de fato fazer a diferença. Acho que a indústria tem tido uma preocupação muito grande em empurrar tecnologia sem se preocupar com o impacto na dinâmica da sala. E nós vamos no caminho contrário disso”, frisou.

    Participaram da solenidade também o secretário executivo de Educação, João Charamba; o sócio-diretor da Ensinar Tecnologia, Cláudio Castro; o secretário de Educação de Bezerros, Paulo Dutra; a gerente regional da GRE Recife Norte, Nelsa Pontes; a gerente da GRE Vitória, Ana Xavier; além dos diretores das escolas técnicas Francisco Barbosa (ETE Bezerros), Sandra Donitilha (ETEPAM) e Sheila Ramalho (ETE Miguel Batista).

    Fotos: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, escolas publicas, parceria com google, g suite for education,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife convoca alunos para que solicitem a Carteira de Estudante 2018

    | Educação

     

    A Carteira de Estudante 2017 vence no próximo dia 31 de março. Por isso, estudantes do ensino básico da Região Metropolitana do Recife, em especial os beneficiados pelo programa Passe Livre, devem ficar atentos. O Grande Recife alerta que, até o momento, menos de 20% do número total de estudantes confirmados pelas escolas fizeram a solicitação da Carteira 2018.

    Atualmente, mais de 460 mil estudantes já foram confirmados por suas escolas no sistema da Carteira de Estudante, no site do Grande Recife. Porém, pouco mais de 85 mil emitiram o boleto para pagamento e, desses, somente 66 mil finalizaram o processo ao quitar o documento.

    O Consórcio destaca a importância das escolas confirmarem seus alunos no sistema para que eles possam dar seguimento ao processo. Assim como é necessário que a unidade de ensino mantenha seus dados atualizados junto ao Grande Recife. Desta forma, o órgão poderá entrar em contato para informar que as Carteiras estão prontas.

    Até o momento, quase 22 mil Carteiras de Estudantes já foram produzidas e 13 mil entregues. Outras 9 mil aguardam para serem retiradas, por um representante da escola, na unidade do Grande Recife localizada na Rua Joaquim Felipe, nº 73 – bairro da Boa Vista.

    A Carteira de Estudante 2018 pode ser solicitada pelo site www.granderecife.pe.gov.br, no link “Carteira Mais Prática”, fornecendo o nome completo e data de nascimento. Se as informações que surgirem estiverem corretas, basta o solicitante confirmar e um boleto no valor de R$ 12,45 será gerado. O título pode ser pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A partir do momento que a pessoa paga o boleto emitido, a Carteira fica pronta em até 30 dias.

    Passe Livre - Devido ao Decreto nº 44.107/2017, a partir deste ano, os beneficiários do Passe Livre deverão ter a Carteira de Estudante. A medida é uma forma de equiparar todos os alunos que têm direito ao benefício àqueles que pagam meia passagem nos ônibus através do VEM Estudantil.

    O programa do Governo do Estado garante duas passagens por dia (ida e volta), durante o ano letivo, para estudantes da rede pública estadual e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) que precisam se deslocar na RMR. Nestes casos, os alunos terão até o dia 31 de março para solicitar a Carteira de Estudante. Do contrário, terão o benefício suspenso até que a situação seja regularizada.

    Esta checagem será feita pelo Grande Recife com base no cruzamento das informações de estudantes beneficiados pelo Passe Livre com a lista daqueles que possuem ou já solicitaram a Carteira de Estudante.

    Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fernando de Noronha recebe programação educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água

    | Educação


    agua

    Atividades são realizadas até quinta-feira (29) em escolas, praias e aeroporto da ilha
     

    Na Ilha de Fernando de Noronha, a celebração ao Dia Mundial da Água ganhou uma programação especial, com diversas ações educativas, que será realizada até a próxima quinta-feira (29). As atividades iniciaram ontem (26) e são voltadas para todos os públicos, estudantes, moradores e turistas, que podem participar da programação oferecida nos estandes montados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), na Praça da Mãezinha e na Praça da Vila do Trinta. Nos dois locais, a programação inicia às 16h, promovendo circuitos de jogos socioambientais e distribuição de material educativo, como o livro de cordel Água é Essência de Vida, que versa sobre a importância do uso racional da água.

    Amanhã (28), estão previstas atividades no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Fernando de Noronha, e na quinta-feira (29) haverá uma ação de sensibilização no aeroporto da ilha. Para mobilizar os estudantes da rede pública de ensino da ilha, ontem (26), a Compesa realizou ações educativas no EREM Fernando de Noronha e no CIEI Bem-me-Quer. A programação contou com jogo da memória e Quiz Ambiental, pintura, contação de histórias e palestras. Um grupo de alunos também visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Compesa. Toda programação promovida em Fernando de Noronha faz parte da campanha educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água realizada pela Compesa e cujo tema é Consumo Sustentável e Preservação das Águas.

     

    Assuntos: fernando de noronha, dia mundial da agua,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola infantil de Fernando de Noronha recebe prêmio em Jornada Nacional de educação alimentar

    | Educação, Infância

    Noronha 

    Instituição recebeu menção honrosa após obter a nota máxima em todas as etapas do evento

    O Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer, em Fernando de Noronha, participou em 2017 da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), obtendo nota máxima em todas as etapas, recebendo o selo de Jornada Concluída.

    Foram seis etapas propostas pela Jornada e as escolas precisaram desenvolver durante um ano, trabalhando com os jovens estudantes em atividades práticas e teóricas sobre os seguintes temas: Prevenção de obesidade infantil, alimentos regionais, prevenção sobre o desperdício de alimentos, horta escolar pedagógica, agricultura familiar e desenvolvimento de atividades lúdicas na elaboração da alimentação escolar.

    O relato de experiência sobre a horta escolar pedagógica foi o escolhido da Bem-me-quer para fazer parte de um livro com os trinta melhores relatos sobre as ações desenvolvidas, entre oitocentas escolas públicas de todo o país que participaram da Jornada. Além disso, a Ciei também recebeu menção honrosa pelo trabalho, porque obteve nota máxima em todas as etapas. A Bem-Me-Quer é a única escola de Educação Infantil vinculada à Secretaria de Educação de Pernambuco. O livro, publicado pelo FNDE, foi lançado nesta quarta-feira, 21, durante evento do auditório do Centro de Ciências Sociais, da UFPE.

    Para a diretora do CIEI, Sheila Libânia, o reconhecimento é algo que coroa toda o trabalho desenvolvido na educação alimentar infantil da ilha. “Durante todo o ano trabalhamos em sala de aula a importância da alimentação saudável, focando sempre o nosso olhar em toda a extensão que o assunto possa atingir, como a obesidade infantil e a necessidade de comer frutas e verduras. Fazer parte do livro e ter recebido a menção honrosa muito nos alegra.

    A participação da Ciei Bem-me-quer teve o apoio da comunidade escolar, Pousada Zé Maria e do grupo Econoronha. 

    Texto: Ney Anderson
    Fotos: divulgação

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, bem me quer, jornada de educaçao alimentar nutricional, fnde, jornada concluida,
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Dia Mundial da Água, atividades reforçam a importância da preservação

    | Educação

     semana da agua

    Aula-prática em unidade de conservação e passeio pelo Rio Capibaribe foram algumas das ações desta quinta, na programação da Semas e CPRH. Todas com estudantes  

    Plantio de mudas de espécies nativas, jogos educativos, contação de história, teatro ambiental, passeio de catamarã, aula-prática em uma Unidade de Conservação e acompanhamento de uma ação de soltura de 45 pássaros endêmicos da Mata Atlântica. Na Semana da Água – na última quinta (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água –  estudantes pernambucanos seguem debatendo e refletindo sobre a importância da preservação ambiental, numa programação que mescla diversas atividades e é realizadas em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Parque Dois Irmãos (PEI), em parcerias com municípios.

    Nesta quinta (22), a aula-passeio no Catamarã foi realizada com estudantes da rede pública do Recife atendidos pela Organização do Auxílio Fraterno (OAF), que trabalha com crianças e adolescentes  dos bairros dos Coelhos e do Coque. Antes do passeio, os alunos participaram da narração da história “Quem vai salvar o rio?”, com a contadora Mônica Xavier. E, já no Catamarã, tiveram acompanhamento da equipe de Educação Ambiental da CPRH.

    Já a aula-prática “Apreendendo sobre Recursos Hídricos em uma Unidade de Conservação” foi  com alunos da Escola Municipal Maria Augusta Dutra, de Jaboatão dos Guararapes. O local foi o Refúgio de Vida Silvestres Matas do Sistema Gurgaú. A gestora de Gurgaú, Elaine Braz, falou sobre as ações desenvolvidas na UC e da importância da preservação  para todo o Planeta. Os alunos interagiram, todos com a mesma compreensão.

    Na quarta (21), as atividades foram movimentadas em duas escolas de Moreno: o Colégio Baltazar Moreno e a Escola Manoel Francisco dos Santos (Engenho Jardim). Na primeira, os estudantes interagiram com a contação da história “Quem vai salvar o rio?” e participaram do jogo de EA Pescaria Pesque e Pense, além de acompanharem a soltura de 45 pássaros resgatados do tráfico e que passaram por tratamento no Cetas, Centro de Triagem da CPRH. A ação foi em região de mata e, nela, canários, sabiás, sanhçus e papa-capins, entre outros, ganharam de volta a vida livre na natureza.

    semana da agua

    Já na a segunda escola, a contação foi repetida e os estudantes também plantaram mudas de espécies nativas (principalmente aroeira). Assim como em todas as atividades, a defesa do verde foi o ponto comum, como uma lição importante para toda a vida. “Cuidar do meio ambiente, cuidar da água, não poluir os rios... Tudo isso é muito bom”, resumiu Victória Silva, 11 anos, estudante do 6° Ano do Colégio Baltazar Moreno. “Foi muito legal”, disse sorrindo Ricardo Miguel, 11, do 6º do Engenho Jardim, que riu bastante com a contação “Quem vai salvar o rio?”.

    LINK DO VÍDEO (SOLTURA DE AVES)

    https://1drv.ms/v/s!AqzSNdGOg92BgXEFN3olShtEawvQ

     

     

    Assuntos: semas, agua, cprh, semana da agua, parque dois irmaos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Rescate realiza diagnóstico de cooperativas de catadores

    | Economia, Educação, Emprego

    catadores

    O Projeto de Desenvolvimento dos Catadores – Projeto Rescate e o Instituto Travessia apresentam, no dia 27 de março, as conclusões sobre o levantamento acerca do funcionamento e da organização das cooperativas e associações de catadores de 33 municípios pernambucanos. O diagnóstico, realizado graças a um convênio do Governo de Pernambuco com o MTE/SENAES, revela dados sobre o destino dos resíduos e a coleta seletiva em 24 cooperativas. A reunião acontecerá durante a reunião ordinária do Comitê Estadual de Resíduos Sólidos, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), no Recife.

    Segundo Maria Augusta Vieira de Mello, da Gerência de Economia Solidária da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), os dados do levantamento subsidiarão as capacitações e políticas públicas para o segmento. “Estamos identificando a quantidade e tipos de materiais que eles coletam, a quantidade de catadores e a quem eles vendem, além do custo por produto”, afirma.

    Em janeiro, a equipe da Sempetq e o Instituto Travessia, responsável pela execução do diagnóstico situacional das ações, realizaram visitas institucionais às prefeituras nos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Região da Mata Norte. O mapeamento identificou o perfil social, econômico e cultural dos catadores para o fortalecimento das cadeias produtivas e reconhecimento das legislações a práticas dos municípios, além do quantitativo de catadores. O levantamento subsidiará as políticas públicas municipais e estadual de resíduos sólidos. A próxima etapa de diagnóstico prevê a identificação dos catadores avulsos.

    Encerradas as visitas de diagnóstico situacional, serão realizadas capacitações e a inclusão dos catadores em um cadastro para benefícios sociais. O projeto terá continuidade com a realização da inclusão cidadã através de ações e acesso aos serviços de saúde, emissão de documentos, lazer, cultura, programas de educação e qualificação profissional. Os cursos de formação serão voltados para os assuntos de associativismo, cooperativismo, autogestão, economia solidária e cadeia produtiva em resíduos sólidos.

    22ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Resíduos Sólidos – CERS
    Data: 27 de Março de 2018.
    Local: Auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS. Avenida Rosa e Silva, nº 1339 – Jaqueira.
    14h – Apresentação SEMPETQ - Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de PE - Projeto de Desenvolvimento dos Catadores e Catadoras no Estado de Pernambuco- RESCATE/Meta II - Diagnóstico fase Palestrante: Augusta Amaral.
    15h - Lançamento e apresentação do livro Gestão de Resíduos no Nordeste do Brasil. Palestrantes: Lúcia Helena Xavier (Cetem), Fernando Jucá (UFPE) e Rômulo Menezes (UFPE) (orgs.).

    Assuntos: semas, sempetq, projeto resgate, instituto travessia, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa comemora o Dia Mundial da Água em todas as regiões do estado

    | Educação, Meio Ambiente

    agua 

    Programação com atividades de educação socioambiental acontece até a próxima semana; no Recife, haverá visita de 600 alunos da rede pública ao Universo Compesa e grande evento no Parque da Jaqueira

     A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ampliou as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado hoje (22), até o final de março, com uma programação de atividades de educação ambiental, em todo estado, para mobilizar e sensibilizar a população acerca da importância do consumo racional da água e preservação dos recursos hídricos. De hoje (21) até sexta-feira (23), 600 alunos das redes de ensino municipal e estadual na Região Metropolitana do Recife (RMR) visitam o Universo Compesa, espaço interativo, digital e educativo que funciona na sede da companhia, no bairro de Santo Amaro. Nesta quinta-feira, o Dia Mundial da Água também será comemorado nas regiões do Sertão e Agreste. No Marco Zero da cidade de Caruaru, a companhia vai realizar uma programação com atividades interativas, circuito de jogos e oficinas de plantio de mudas. A programação acontece das 9h às 17 horas.

    Também haverá uma grande ação no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, a partir das 9h30, com atividades voltadas à temática da preservação dos recursos hídricos, palestras, jogos e dinâmicas educativas. Em Petrolina, foram programadas visitas de escolas das redes pública e privada da cidade à Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória para os alunos participarem de jogos e dinâmicas educativas, palestras, além de conhecer todo o processo de tratamento de água. As visitas serão realizadas até o dia 29 de março. A Casa Verde Compesa, localizada em Arcoverde, promove, hoje (22), uma brincadeira de Caça ao Tesouro Ambiental e visita ao Jardim Sensorial para alunos da rede pública de ensino. Até o fim do mês, a Casa Verde ainda realiza palestras educativas para estudantes.

    Universo - No Recife, os estudantes que participarem da visita ao Universo Compesa aprenderão sobre os processos de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto, além de dicas de economia de água, com o apoio de maquetes em 3D de navegação simples e interativa. A visita é realizada por meio de uma parceria entre a Compesa, o Espaço Ciência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. No próximo domingo (25), será promovido um grande evento no Parque da Jaqueira, no bairro das Graças. A programação será realizada no Econúcleo da Jaqueira, no período das 13h às 17h, e contará com circuito de jogos educativos, ações interativas e uma maquete virtual que apresenta o funcionamento de uma ETA e dá dicas de uso racional da água nas atividades do dia a dia.

    No dia 27 de março, outra importante mobilização acontecerá no Complexo do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), no bairro de Santo Amaro, Recife, que reúne as escolas estaduais Sizenando Silveira, Sylvio Rabelo, Waldemar de Oliveia e Rochael de Medeiros. No horário das 9h às 15h, serão realizadas ações de educação ambiental. A programação comemorativa ao Dia Mundial da Água ainda se estende a Ilha de Fernando de Noronha. Entre os dias 26 e 29, a companhia promoverá ações educativas e de sensibilização em escolas, estabelecimentos comerciais e rede hoteleira, além de abordagens ao público nos principais pontos turísticos do arquipélago. Na Zona da Mata, o município de Tamandaré já recebeu ações educativas e palestras. 

    Toda programação da Compesa divulga a campanha “A água é para Todos. Use com Responsabilidade”, que buscar estimular o consumo sustentável e a preservação das águas. Esse tema está alinhado com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário, com foco específico no ODS 6, que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. “Nosso objetivo é mobilizar a população para contribuirmos com a construção de uma nova cultura de valorização dos recursos hídricos”, declarou o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.

    Concurso  Durante todo mês de março, as equipes de articulação socioambiental da Compesa estão visitando escolas estaduais em todo o estado para divulgar a 4ª edição do concurso cultural Água: Juntos Vamos Preservar, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e apoio do Shopping RioMar e da Asa Indústria. O concurso conta com três categorias – Desenho, Fotografia e Vídeo - e a premiação acontecerá em junho, na ocasião da Semana do Meio Ambiente.

     

    Assuntos: seplag, compesa, dia da agua, consumo racional, educaçao ambiental, universo compesa, garanhuns, vitoria, arco verde,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jucepe orienta Microempresários Individuais sobre o pagamento do INSS

    | Economia, Educação, Emprego

     MEI

    Toda quarta-feira acontece a palestra "MEI - Para Começar Bem", evento promovido pelo Expresso Empreendedor - Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq). Esse evento é realizado no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), das 9h às 11h, e destina-se principalmente a quem planeja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).

    Na palestra, a consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Fabiana Gomes tirou dúvidas e orientou o Microempreendedor Individual sobre o pagamento do INSS. “Na condição de MEI, o microempresário poderá pagar o INSS com base em uma alíquota (percentual ou valor fixo aplicado sobre uma base de cálculo para calcular um tributo) reduzida a 5% do salário mínimo, que será recolhida mensalmente, através da DAS (Documento de Arrecadação do Simples)", contou Fabiana.

    A consultora também falou da importância de ser assegurado pelo INSS. “Além de garantir a aposentadoria no futuro, o pagamento confere ao microempreendedor individual o status de assegurado da previdência. Entre os benefícios estão auxílio nos casos de invalidez, morte e idade avançada”, comentou.

    Perguntada sobre o recolhimento da DAS, Fabiana falou que os valores são fixos e podem ser consultados no Portal do Empreendedor. "No geral, o Microempreendedor Individual deve contribuir com 5% do valor do salário mínimo somado a R$ 1 de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e R$ 5 de ISS (Imposto sobre Serviços de qualquer natureza). Se o MEI é dono de um comércio, por exemplo, pagará 5% do valor do salário mínimo mais o ICMS. Se for um prestador de serviço, pagará 5% do salário mínimo mais o ISS. Caso a atividade seja mista, o MEI vai pagar 5% do salário mínimo, mais R$ 1 de ICMS e R$ 5 de ISS", concluiu 

    Ainda durante a palestra, Karolina Duarte, representando a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), apresentou os benefícios relacionados às linhas de crédito para os novos Microempreendedores Individuais.

    Edi Jacinto, que se formalizou antes do encontro, conta que a palestra é bastante esclarecedora. “Cheguei cheio de dúvidas com relação à emissão de notas fiscais, saio da palestra mais tranquilo, formalizado e pronto pra tocar o meu negócio”, concluiu Edi.

    A próxima palestra será realizada quarta-feira (28). Os interessados podem se inscrever no local (Rua Imperial, 1600) ou antecipadamente pelo telefone do Expresso Empreendedor - Unidade Recife: (81) 3182-2800.

    Foto: Rômulo França. 

    Assuntos: sempetq, empresso empreendedor, mei, jucepe, microempreendedor individual, agefepe,
    Compartilhe: Link para o post: