meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • ​Socioeducandos da internação e da semiliberdade se submetem ao Exame Supletivo

    | Educação, Juventude, Direitos Humanos

    Provas foram aplicadas nas próprias unidades e tem como objetivo possibilitar a obtenção de certificação escolar
     

    Na semana passada, socioeducandos distribuídos nas unidades de medidas de privação de liberdade e semiliberdade da Região Metropolitana e do Interior do Estado se submeteram ao Exame Supletivo 2017. As provas foram aplicadas nas próprias unidades nos turnos da manhã e da tarde.

    A ação é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Sistema de Avaliação e o Eixo Educação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), apoiada pelo Governo Paulo Câmara, e visa possibilitar aos jovens e adolescentes que estão fora da escola ou da idade regular de ensino, a possibilidade de obter a certificação escolar.

    Os estudantes se submeteram a provas de disciplinas exatas e também humanas, entre elas Matemática, Português, História e Geografia. Para a responsável pelo Eixo Educação, Sônia Melo, o exame auxilia ainda mais na inclusão dos jovens na educação, além de representar um ganho significativo para a instituição.

    “Muitas vezes esses meninos são excluídos das salas de aula nas comunidades que vivem. A prova é algo diferente do dia a dia de uma escola, e atrai a atenção deles. Com isso, cremos que o interesse pela educação pode ser alimentado e a mudança de vida então acontecer”, acrescenta. O exame dentro das unidades da Funase acontece desde 2005 e é um projeto de continuidade que o Eixo Educação se compromete a executar.
    Assuntos: funase, sdscj, paulo camara, seduc, socioeducandos, supletivo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Prepara Jovem realiza aulão para estudantes da Rede Estadual em Caruaru

    | Educação, Juventude
    Nessa reta final para o Enem, são esperados cerca de 700 estudantes
     
    No próximo domingo (29.10), a partir das 8h, cerca de 700 estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual terão a oportunidade de assistir aulão do projeto Prepara Jovem. A atividade acontece no Centro de Convenções de Caruaru, localizado no SENAC, Agreste do Estado.

    A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Secretaria de Educação de Pernambuco, tem como principal objetivo dar suporte aos jovens alunos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas marcadas para os próximos dias 05 e 12 de novembro.

    “Temos a melhor Educação pública do Brasil. O Projeto Prepara Jovem vem para ratificar isso. Em Pernambuco, os nossos jovens são o presente e o futuro, como sempre gosta de afirmar o governador Paulo Câmara, que coloca a Educação como a maior prioridade da gestão. Continuaremos assim. O interesse desses jovens, participando tão intensamente das aulas, deixa todos nós felizes, realizados. Isso mostra que estamos no caminho certo”, argumentou o secretário-executivo de Criança e Juventude, João Suassuna.

    O projeto contará com a participação do Professor de Geografia, João Correia; do Professor de Biologia, Baraúna e do Professor de Física, Wendel Santos. A primeira edição do Prepara Jovem ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, nos últimos dias 21 e 22, reunindo cerca de dois mil jovens.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sei, prepara jovem, sdscj, see, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Palestra gratuita sobre educação financeira na Agência do Trabalho

    | Economia, Educação

    Em tempos de crise econômica, saber administrar bem o dinheiro pode ser o segredo para fechar o mês no azul e evitar as dívidas. Pensando nisso, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), através da Agência do Empreendedorismo, realiza uma palestra especial na próxima segunda-feira (30/10), das 10h às 12h, no auditório da Agência do Trabalho da Boa Vista, na Rua da Aurora, 425. 

    Com o tema “Semeando Educação Financeira na Sua Vida Pessoal”, o palestrante Murilo Nóbrega, gestor da Agência de Empreendedorismo, irá abordar os princípios da educação financeira, além de dar dicas importantes sobre como enfrentar o fantasma do endividamento e o uso do cartão de crédito. Além disso, a necessidade de se pensar no consumo consciente, evitando gastos desnecessários e a compra de itens supérfluos.

    Segundo Murilo Nóbrega, a educação financeira proporciona às pessoas uma vida mais feliz e sustentável. “A falta dela gera sérios problemas, causando diversos transtornos, tanto familiares quanto profissionais. Conquistar o equilíbrio financeiro, hoje, é uma obrigação”, afirma.

    Durante a palestra, será realizada uma dinâmica de grupo para identificar os perfis financeiros de cada participante. “Será um momento lúdico para a interação entre o público e para descontrair, afinal, a educação financeira é um assunto sério. Prepara as pessoas para melhor administrar as finanças, ensina a equilibrar o orçamento pessoal e aponta o melhor caminho e a melhor forma de empregar o dinheiro para ter uma vida mais saudável e promissora”, garante.

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente no local ou pelos telefones 3183.7232/7257.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, educaçao financeira, palestra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escolas Técnicas Estaduais com inscrições abertas para mais de seis mil vagas

    | Educação
    ete 

    Inscrições seguem até o dia 12 de novembro, através do site da Secretaria Estadual de Educação.
     
    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), está com inscrições abertas para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETE), na modalidade médio-integrado 2018. Ao todo, estão sendo ofertadas 6.075 vagas em 23 cursos técnicos em 35 unidades de ensino. Podem participar candidatos que concluíram o Ensino Fundamental em 2017 e ter idade máxima de 16 anos no ato da matrícula. As inscrições devem ser feitas até 12 de novembro, pelo site: www.educacao.pe.gov.br, no banner ETE (https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/).
     
    As provas serão aplicadas de 16 a 28 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado da primeira classificação será divulgado no dia 07 de dezembro, no site da Secretaria. O início das aulas está previsto para 05 de fevereiro de 2018.
     
    Entre os cursos ofertados está Administração, Edificações, Rede de Computadores, Mecânica, Informática para Internet e Logística. A novidade é a oferta do curso de Eventos na ETE Luiz Alves Lacerda, no Cabo de Santo Agostinho, e os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo, na ETE Jurandir Bezerra Lins, que atenderá os estudantes de Igarassu e região no próximo ano letivo. As mais de seis mil vagas estão distribuídas em polos na Região Metropolitana do Recife, Agreste, Sertão e Zona da Mata.
     
    ETE - Desde 2007, o Governo de Pernambuco vem realizando a expansão da rede de escolas técnicas no estado, visando garantir não só uma melhor infraestrutura, mas uma melhor educação para os estudantes pernambucanos, com a oferta da formação profissional. Naquele ano, Pernambuco tinha apenas seis escolas técnicas e hoje conta com 37 unidades. Tudo isso para que Pernambuco continue evoluindo na qualidade da educação pública.
    Assuntos: see, governo de pernambuco, escola tecnica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aulões para o ENEM beneficiam dois mil alunos da rede estadual

    | Educação, Juventude

    Atividade foi promovida pelo Governo Paulo Câmara, através do PreparaJovem, coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e Educação.

    Um fim de semana de muito aprendizado para os feras da rede estadual de ensino. Dois aulões, um no sábado (21) e outro no domingo (22), reuniram dois mil estudantes (mil em cada dia) de escolas estaduais de várias cidades da Região Metropolitana do Recife e de diversos municípios das regiões da Mata Sul e da Mata Norte.
     
    No auditório Tabocas, no Centro de Convenções, um clima de confiança e alegria tomou conta dos alunos, e também de outros profissionais que compareceram para prestigiar os aulões. Concentração total e olhares atentos para os professores que se revezavam no palco do auditório. 
     
    Maria Alice, 17 anos, de Carpina, estudante da rede estadual, soube da aula preparatória para o ENEM 2017 através da coordenação de sua escola. "Esta preparação é muito importante, ela ajuda bastante os jovens”, disse, acrescentando estar muito feliz e estimulada. “Eu pretendo fazer Odontologia, e este aulão está sendo muito bom”, comemorou.
     
    Por sua vez, Alan Davison da Silva, 18 anos, outro estudante da rede pública estadual, veio do município de Aliança com colegas. Ele ficou sabendo através na direção de sua escola. “Eu pretendo fazer Comercio Exterior. É minha primeira vez com o ENEM, e acho esta aula uma boa inciativa”, ressaltou.
     
    Solange Maria, 55 anos, professora de idioma em Olinda, ficou sabendo do aulão através do rádio. “Escutei numa emissora, fiquei na dúvida se eu poderia assistir, aí vim logo cedo, e não teve restrição”, afirmou. “Gostei muito da iniciativa. Eu quero me preparar melhor para o ENEM, e o nível dos professores é muito bom”, complementou, sorridente.
     
    O professor João Correia, de Geografia, fez questão de enaltecer a boa parceria entre a SDSCJ, sob a gestão de Roberto Franca, e a Educação, comandada por Fred Amancio. “Sob a direção do governador Paulo Câmara, as secretarias proporcionam para vocês esta preparação, e eu e meus colegas estamos oferecendo a melhor experiência de conhecimento para todos aqui presentes”, completou Correia, diante de uma plateia atenta. Além de João Correia, participaram os seguintes professores: Paulo Chaves (História), Rodrigo Baraúna (Biologia),  Wendel Santos (Física), Kramer (Química) e Tiago Guimarães (Matemática). 

    O secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude da SDSCJ, João Suassuna, destacou que “esta é uma experiência inovadora, uma parceria entre a SDSCJ e a Secretaria de Educação de Pernambuco, visando melhor preparar os estudantes". E acrescentou: “Conseguimos também sensibilizar diversos nomes de peso, professores que estão aqui de forma voluntária, preparando os alunos para as provas do ENEM". 
    Cidades: Olinda
    Assuntos: sdscj, seduc, paulo camara, prepara jovem, enem, aulao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco reforça educação e segurança de Arcoverde

    | Educação, Segurança

    Governador Paulo Câmara foi até o município do Sertão do Moxotó, nesta sexta-feira, para inaugurar nova sede da UPE, lançar edital de licitação para concurso e entregar viaturas ao 3º BPM 

    Em visita ao Sertão do Moxotó, nesta sexta-feira (20.10), o governador Paulo Câmara entregou à população um conjunto de ações estruturadoras que vão reforçar as áreas de educação e segurança local. No início do dia, o chefe do Executivo estadual inaugurou o Campus definitivo da Universidade de Pernambuco – UPE no município de Arcoverde. O equipamento, que contou com um investimento de R$ 6,2 milhões, irá atender estudantes de 36 cidades pernambucanas e de outros sete municípios da Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí e Ceará. Na oportunidade, também foi lançado o edital de licitação para o concurso de 108 professores para a Universidade. Também foi realizada a entrega de viaturas ao 3º BPM para intensificar o policiamento em Arcoverde e região. 

    "É muito bom poder vir a Arcoverde, conversar com a população e entregar obras importantes como a nova sede da UPE. Educação é uma das prioridades da nossa gestão, e nós fazemos questão de priorizar recursos para esta área tão importante.  Esse novo campus e a contratação de novos professores vão oferecer as condições ideais para que esses jovens tenham uma formação de qualidade e possam aplicar esse conhecimento na própria cidade, na própria região. Ao mesmo tempo, hoje, também tivemos a oportunidade de entregar novas viaturas que vão intensificar o policiamento nas ruas e contribuir para o combate à criminalidade no Sertão do Moxotó. Nós estamos determinados a vencer esse problema da segurança, e a população pode ter certeza que não descansaremos até que seja restabelecida a paz no nosso Estado", garantiu Paulo Câmara. 

    A nova sede da UPE foi instalada em uma área de 20 mil metros quadrados (m²), doada pela Prefeitura Municipal de Arcoverde, com uma área construída de 5.507,60 m². No espaço, os alunos poderão contar com 20 salas de aula, um laboratório de informática, quatro de odontologia, 12 consultórios odontológicos, uma sala de radiologia, outra de vídeo-conferência, nove salas administrativas e uma biblioteca. Para o Processo de Ingresso 2018 da UPE, serão oferecidas 40 vagas para o curso de Direito e outras 20 vagas para o curso de Odontologia, ambos com entrada para o 2º semestre de 2018. Do valor total investido na implantação do campus, R$ 5.413.583,71 foram advindos de recursos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 781.830,11 como contrapartida do Governo do Estado. 

    O reitor da UPE, professor Pedro Falcão, ressaltou a importância dos atendimentos gratuitos oferecidos à população local. "Já iniciaremos os atendimento às pessoas carentes da região com os serviços ofertados pela clínica de odontologia e com o núcleo de práticas jurídicas, que também está fazendo atendimento através dos nossos estudantes e professores do curso de Direito. No curso de Odontologia, nós já estamos atendendo cerca de 66 pessoas por dia. A partir do próximo ano, nós começaremos a realizar também pequenas cirurgias bucais", declarou. 

    Para a secretária estadual de Ciência, Tecnolocia e Informação, Lúcia Melo, o progresso das universidades influenciam diretamente o ciclo econômico e no mercado de trabalho das regiões. "Uma universidade propicia condições efetivas de formação de pessoas em alto nível, gerando oportunidades para que esses jovens se desenvolvam como indivíduos, como profissionais e que possam desenvolver oportunidades de novos negócios nas suas regiões e cidades. Daí a importância fundamental da interiorização da universidade. Nós entendemos que isso é um fator que gera o progresso e cria as condições para o que o Estado de Pernambuco consiga, de uma maneira muito rápida, atingir e superar os desafios que nós estamos enfrentando hoje com os processos de transformações tecnológicas que vão impactar os empregos e as atividades econômicas fortemente", enfatizou. 

    Serão beneficiados com o novo prédio os municípios de Águas Belas, Alagoinha, Arcoverde, Araripina, Belo Jardim, Bom Jardim, Buique, Caetes, Calumbi, Calçado, Carnaíba, Caruaru, Custódia, Floresta, Garanhuns, Gravatá, Ibimirim, Itapetim, Moreilandia, Ouricuri, Pedra, Pesqueira, Petrolina, Recife, Sairé, Salgueiro, Santa Terezinha, São José do Belmonte, Serra Talhada, Sertânia, Tacaratu, Terezinha, Timbaúba, Tupanatinga, Venturosa e Vitória de Santo Antão; além de Abaré (Bahia), Juazeiro (Bahia), Aracaju (Sergipe), Araripina (Alagoas), Maceió (Alagoas), Picos (Piauí) e Quixadá (Ceará). 

    CONCURSO – Na oportunidade, o governador anunciou ainda a abertura o processo licitatório para Concurso Público de Provas e Títulos para Docente (CPD) para o preenchimento de 108 vagas nas categorias de Professor Auxiliar, Professor Assistente e Professor Adjunto, do Quadro efetivo de Pessoal da UPE, para atuar nos cursos de Educação Superior em níveis de graduação e pós-graduação. 
      
    SEGURANÇA – Reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco com as ações do Plano de Segurança, o governador aproveitou a visita ao Sertão do Moxotó para realizar a entrega  de 26 novas viaturas ao 3° Batalhão da Polícia Militar, que passará a contar, agora, com um importante reforço para o combate à violência e ao crime organizado na região. Do total entregue, dois veículos são do modelo Amarok, sete do tipo Hilux 4x4, dois do modelo Gol e 15 veículos Spin. Além de Arcoverde, o 3º BPM abrange as cidades de Buíque, Custódia, Ibimirim, Itaíba, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa – municípios que foram a Área Integrada de Segurança 19 (AIS-19). 
      
    QUADRA VIVA – Logo em seguida, o gestor estadual foi até a Escola Noé Nunes Ferraz, no bairro de Cohab II, para inaugurar oficialmente a quadra poliesportiva coberta da unidade. Com um aporte de R$ 494 mil, o equipamento possui uma área total de 772,40m², contemplando arquibancada, alambrado e equipamentos esportivos. Ao todo, 320 estudantes do Ensino Fundamental anos finais (6° ao 9° ano) serão beneficiados com o novo espaço de esporte e lazer. 
      
    Ao agradecer o apoio que o Governo de Pernambuco tem prestado ao município e região, a prefeita Madalena Brito reconheceu que, mesmo em um momento de crise, o trabalho continua avançando nos municípios. "O governador Paulo Câmara, apesar de toda a crise que nós estamos atravessando no nosso País, está sempre procurando tirar lições das dificuldades e mostrar que o trabalho não pode parar. E isso ele está fazendo muito bem no nosso Estado. Pernambuco está crescendo, a educação avançou muito. E são entregas como essas que nós fizemos hoje que nos deixam muito animados a trabalhar ainda mais", frisou.

    Também acompanharam o governador os secretários Nilton Mota (Casa Civil), João Campos (Gabinete do Governo) e João Charamba  (Executivo Educação); os deputados  federais João Fernando Coutinho e Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Claudiano Martins e Diogo Moraes; além dos prefeitos de São José do Egito, Evandro Valadares, são Caetano, Jadiel, Itapetim, Adelmo Moura, Brejinho, Tânia, Carnaíba, Anchieta Patriota, Iguaracy, Zeinha, Custódia, Manuca, e Sertânia, Ângelo Ferreira.
    Cidades: Arcoverde
    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, upe, bpm
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lei amplia oferta de vagas do Proupe para áreas do STEM+C

    | Educação, Administração
    proupe

    Mudança no programa visa estimular o desenvolvimento de novos talentos pernambucanos em áreas de importância estratégica para as economias criativa e digital
     
    A partir do próximo ano, 60% das bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) serão destinadas às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação (STEM+C). A medida foi oficializada nesta quarta-feira (18.10), com a alteração da Lei Estadual nº 14.430, de 30 de setembro de 2011, sancionada pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. A mudança prevê ainda que, a partir de 2020, a oferta dessas vagas aumente para 70%. Além disso, um novo edital será lançado no próximo mês de novembro com expectativa de oferta de 1.200 novas bolsas. Criado há seis anos, o Proupe concede bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior em autarquias municipais sem fins lucrativos.
     
    “Com esse ato, a gente avança com relação à formação dos nossos alunos. Nós vamos priorizar mais a área de Exatas e dar a oportunidade também de ter uma reserva de vagas para os alunos com deficiência. E isso é uma inovação da Lei. Estamos reajustando o valor das bolsas, ou seja, entre 11% e 20% de reajuste, dependendo da faixa. Então, esse programa busca isso:  juntar a necessidade de fortalecer as autarquias municipais com a nossa necessidade de formar cada vez melhores alunos para os desafios de ter um curso superior de qualidade e poder contribuir com o seu aprendizado, na formação de estudantes cada vez mais preparados em Pernambuco”, ressaltou Paulo Câmara.
     
    O chefe do Executivo estadual anunciou, ainda, o lançamento de um novo edital em novembro. “Infelizmente, em 2016 e 2017, nós não conseguimos abrir vagas novas diante desse cenário econômico difícil, mas agora vamos abrir um novo edital. Estamos reformulando o programa, e eu acredito que isso fortalece muito as autarquias. Nós já estamos com 40% do quadro dessas autarquias com mestres e doutores. E isso mostra também o avanço que o programa tem possibilitado. Ao mesmo tempo, estamos conectados com os anseios do Estado”, salientou. Neste ano, estão sendo investidos R$ 9,7 milhões no programa pelo Governo de Pernambuco.
     
    Visando estimular o desenvolvimento de novos talentos em áreas de importância estratégica para as economias criativa e digital, a nova Lei irá promover o aperfeiçoamento das competências técnicas e profissionais, de nível superior, nas áreas prioritárias (STEM+C). A reformulação do programa baseia-se na necessidade de preparar os pernambucanos para as transformações globais, assegurando condições para uma economia e sociedade digitais aptas a elevar a qualidade de vida e garantir o desenvolvimento econômico das gerações. A revisão do Proupe está prevista por lei, a cada cinco anos, contando com a participação de todos os atores envolvidos.
     
    Além de priorizar os cursos das áreas STEM+C, a nova Lei do Proupe propõe estabelecer critérios acadêmicos efetivos para a seleção de alunos, com a nota mínima de 450 pontos no ENEM, e determinar critérios acadêmicos para vinculação e permanência das Autarquias Municipais de Ensino Superior no programa (mínimo de 33% de mestres e doutores), como explica a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Informação, Lúcia Melo. “Nós vamos introduzir um elemento importante, que é o Enem, e que hoje já é algo consolidado, é o cartão principal, um passo importante para qualquer um entrar em uma instituição de Ensino Superior”, disse.
     
    Ao criar limites para a dependência das Autarquias dos recursos estaduais (máximo de 40% do corpo discente), o programa irá estabelecer melhores mecanismos de governança, com uma maior abrangência e presteza na entrega de dados, e responsabilizar as Instituições de Ensino Superior (IES)  pelas oportunidades de retorno social para os bolsistas – com oferta de atividades -, buscando excelência na educação em Pernambuco.
     
    “Possuímos uma estrutura já consolidada, mas precisávamos de um fortalecimento como esse para retomar o Proupe com força total. Esse programa é, para nós, uma política pública exitosa. Nós não conhecemos nenhum estudante que tenha cursado um curso superior em qualquer uma das autarquias que não tenha tido a sua vida transformada”, declarou o presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (Assiespe), Antonio Habib.
     
    Participaram da solenidade também o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio; o secretário da Casa Civil, Nilton Mota; o presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Ricardo Chaves Lima; o presidente da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Abraham Sicsu; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Pedro Falcão; e os deputados estaduais Lucas Ramos, Roberta Arraes e Claudiano Martins Filho.
    Assuntos: sei, proupe, paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fim de semana terá dois aulões preparatórios para o Enem 2017

    | Educação, Juventude

    O Governo Paulo Câmara vai promover dois aulões para dar suporte a estudantes, sobretudo da rede pública de ensino, que vão participar do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio). O aulões, que fazem parte do Projeto #PreparaJovem, serão realizados nos próximos dias 21/10 e 22/10 (sábado e domingo), das 8h às 12h30, no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções. 

    A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, por meio da Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), dirigida por João Suassuna, e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), comandada por Fred Amancio. 

    Segundo João Suassuna, "o time de professores parceiros desta iniciativa é de primeira". Ele ressaltou a importância desta ação, que une duas secretarias do Governo do Estado em prol dos estudantes. "Os aulões são gratuitos e destinados especialmente aos estudantes da rede pública estadual", explicou João.

    PROFESSORES
    Os professores que participarão desta iniciativa são:
    Geografia - @jocacorreia; História - @paulochavess; Biologia - @rodrigo_barauna; Física - @fisicawendelsantos; Química - Kramer; Matemática -Tiago Guimarães. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, governo de pernambuco, paulo camara, enem, see
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sempetq realiza qualificação profissional em Belo Jardim

    | Educação, Emprego

    O município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, recebe duas turmas de qualificação profissional em operador de produção. No total foram disponibilizadas 80 vagas pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) dentro do programa Novos Talentos.

    A capacitação acontece em parceria com o Senai e visa preparar a mão de obra local para a inserção no mercado de trabalho com foco na expansão da nova unidade industrial da empresa pernambucana de baterias automotivas Grupo Moura. As aulas acontecem até o final de dezembro. Com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2018, a expectativa é de que os alunos possam participar da seleção para as novas contratações.

    Cidades: Belo Jardim
    Assuntos: sempetq, qualificacao profissional, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Edital disponível para cursos de Iniciação Musical e Curso Livre

    | Educação
     
    Saiu nesta segunda-feira (16) o edital do Processo Seletivo para o preenchimento de 345 vagas nos cursos de Iniciação Musical, Preparatório, Portadores de Necessidades Educativas Especiais e Curso Livre do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Podem participar candidatos a partir de sete anos, as inscrições podem ser feitas através do site: www.conservatorio.pe.gov.br/cpminscricao, de 07 a 09 de novembro deste ano. A seleção se dará através de sorteio, para crianças de 7 a 14 anos, que será realizado dia 12 de dezembro, às 14h. Já os demais candidatos serão realizados testes com as datas definidas no edital.
     
    Os testes acontecerão nos dias 11 e 12 de novembro. Pela manhã, serão realizados os testes de vagas para canto erudito, canto popular, bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, violão, viola de 10 cordas, violino, violoncelo, bateria, percussão popular, clarinete, fagote, flauta doce, flauta transversa, oboé, trompete, acordeom, piano popular, piano erudito e teclado. Para o turno da tarde, as vagas são para canto erudito, canto popular, bandolim, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, violão, viola de 10 cordas, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, bateria, percussão erudita, percussão popular, clarinete, fagote, flauta doce, flauta transversa, oboé, saxofone, trombone, trompete, tuba, acordeom, cravo, piano erudito e teclado. Já no turno da noite, as vagas são para canto popular, bandolim, cavaquinho, violoncelo, contrabaixo acústico, percussão erudita, percussão popular, clarinete, fagote, flauta doce, flauta transversa, saxofone, trombone, trompete, tuba e cravo.
     
    As entrevistas para os Portadores de Necessidades Educativas Especiais serão de 04 a 07 de dezembro. O resultado será divulgado dia 18 de dezembro, às 17h, no Conservatório Pernambucano de Música. Os candidatos que forem aprovados precisam estar de posse da documentação exigida no edital para poder efetivar sua matrícula que acontecerá no dia 19 de dezembro no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00. As aulas começam no dia 05 de janeiro de 2018.
     
    O edital completo está disponível no site do CPM (www.conservatorio.pe.gov.br).
    Cidades: Recife
    Assuntos: seduc, cpm, processo seletivo, edital
    Compartilhe: Link para o post: