meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo de Pernambuco trabalha para manter os serviços essenciais

    | Educação, Saúde, Segurança, Suape, Transporte, Mobilidade, Administração
     

    Governador Paulo Câmara reuniu, nesta quinta-feira, representantes das forças de segurança, secretarias e órgãos  que prestam serviços prioritários à população para instalação do Comitê de Monitoramento de Crise

    Diante da delicada situação que todo o Brasil enfrenta, com a paralisação dos caminhoneiros e os bloqueios nas rodovias federais e estaduais, o governador Paulo Câmara instituiu, ontem (24.05), o Comitê de Monitoramento de Crise. A operação irá acompanhar e definir estratégias, junto às secretarias e órgãos estaduais, para a manutenção e garantia da prestação dos serviços essenciais e prioritários em apoio à população, na Saúde, na Segurança e no Transporte Público. O Comitê atuará, primordialmente, na centralização das informações e na divisão dos esforços aos poderes responsáveis com mais foco e precisão. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), no bairro de São José, Centro do Recife.

    "Determinei à nossa equipe que a maior prioridade é manter os serviços essenciais aos pernambucanos, nas áreas de Saúde, Segurança Pública e transporte público de passageiros. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance. Sabemos que esse movimento é nacional, que depende de decisões do Governo Federal para que a greve seja encerrada. Em Pernambuco, vamos trabalhar muito para os serviços essenciais sejam mantidos", destacou o governador.

    O secretário da Casa Civil, André Campos, reforçou que todos os serviços essenciais oferecidos pelo Governo do Estado serão mantidos, sem qualquer tipo de ônus para os pernambucanos. “A população não pode ser prejudicada. Estamos montando toda uma estrutura para que esses serviços, embora possam ter algum tipo de dificuldade ou redução na frota, no caso do sistema público de transporte, sejam mantidos a qualquer custo”, assegurou o gestor.

    SEGURANÇA - O Estado vai garantir o funcionamento dos serviços públicos essenciais, mantendo o serviço ordinário e excluindo a possibilidade da falta combustível para abastecimento do efetivo. Para isso, já estão sendo montadas estratégias que garantam o abastecimento das viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica. O Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, garantiu que não haverá a redução do efetivo e que as viaturas continuarão sendo abastecidas normalmente. “Não há problema do abastecimento das viaturas da polícia aqui em Pernambuco. Os pernambucanos podem ficar tranquilos, porque a Polícia Militar está presente e está mantendo o seu serviço ordinário, a Polícia Civil continua fazendo as suas investigações, o Corpo de Bombeiros continua atuando e a Polícia Científica também continua atuando normalmente com as suas viaturas”, reforça o secretário.

    SAÚDE - No âmbito da saúde, o secretário da pasta, Iran Costa, ratificou que o Estado está monitorando todas as unidades de Pernambuco e que questões como a falta de combustível para as ambulâncias, o envio de insumos e vacinas, além chegada dos profissionais aos locais de trabalho estão sendo tratadas com muita firmeza. “Temos a determinação do governador Paulo Câmara para que todas as unidades do Estado funcionem. Temos preocupação com os combustíveis para as ambulâncias, com a chegada dos insumos e dos profissionais até os hospitais. Dificuldades vão acontecer, mas tudo isso está sendo pontualmente tratado para que nenhum serviço de saúde seja prejudicado”, assegurou.

    FISCALIZAÇÃO - Com relação ao abuso de cobrança, seja nos postos de combustíveis ou nas prateleiras dos supermercados, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, pontuou que essa prática não será tolerada em Pernambuco. “A partir de amanhã, o Procon irá aos postos de gasolina e supermercados, bairros e feiras livres. Vamos trabalhar em cima da questão do abastecimento da população. Não é possível se admitir reajustes desnecessários. Isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor, no artigo 39, inciso dez, e quem praticar dessa maneira, de forma abusiva, será alcançado pelos fiscais. Não podemos admitir que alguns tentem sumir com produtos das prateleiras para, depois, buscar aumentar o preço. Vamos ter controle sobre a distribuição e sobre a comercialização dos preços dos alimentos”, afirmou.

    EDUCAÇÃO - O Governo de Pernambuco também está atento à área da educação, garantindo o funcionamento de todas as escolas da rede estadual. A grande prioridade é que nenhum estudante, tanto do Interior quanto da Região Metropolitana do Recife, seja prejudicado em relação ao conteúdo. O secretário de Educação, Fred Amancio, afirmou que a avaliação será realizada dia a dia. “As escolas estarão abertas amanhã para que os alunos possam ter o atendimento necessário dentro do que for possível. Para os estudantes que tiverem dificuldade, será montada uma estratégia de reposição das aulas para que nenhum deles seja prejudicado em relação ao conteúdo”, destacou.

    Participaram da reunião representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Complexo Potuário de Suape; Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros de Pernambuco; Polícia Rodoviária Federal; Comando Militar do Nordeste; Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos; Secretaria Estadual da Casa Civil; Secretaria Estadual de Saúde; Secretaria Estadual de Educação; Grande Recife Consórcio de Transporte; Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife; e Guarda Municipal do Recife; e Ministério Público de Pernambuco.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, paralisação caminhoneiros, comite de crise,
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPE suspende atividades na manhã desta quinta (24/05)

    | Educação

    A Universidade de Pernambuco (UPE) suspende, até às 12h de amanhã (24/05), suas atividades acadêmicas e administrativas de todos os seus 15 campi. Ainda pela manhã, será emitido novo posicionamento sobre os turnos da tarde e da noite.

    A medida foi tomada devido a continuidade da greve dos caminhoneiros, que está afetando o abastecimento de combustíveis e, por consequência, o transporte da população.

    No entanto, as atividades assistenciais das unidades do Complexo Hospitalar da UPE, composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), estão mantidas em seu máximo, em respeito aos pacientes que compareçam às unidade de saúde.

    Caso haja redução do número de servidores disponíveis nos atendimentos, serão priorizados os casos com gravidade clínica e situações emergenciais. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco fortalece agricultura familiar e educação de Palmares, na Zona da Mata Sul

    | Educação, Agricultura
     Paudalho

    Governador Paulo Câmara inaugurou, nesta segunda-feira, nova sede de escola estadual, lançou a edição 2018 do programa Chapéu de Palha da Cana e entregou 157 títulos de posse a agricultores locais 
      
    PALMARES - Dando continuidade à extensa agenda desta segunda-feira (21.05), na Zona da Mata Sul pernambucana, o governador Paulo Câmara realizou a entrega oficial de mais uma escola, agora, no município de Palmares. A nova sede da Escola Estadual Maquinista Amaro Monteiro contou com um aporte de R$ 3,6 milhões e tem capacidade para atender 359 estudantes de Palmares e municípios vizinhos. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual lançou, ainda, a edição 2018 do programa Chapéu de Palha da Cana, na região. O cadastramento, que iniciou hoje, segue até o próximo dia 25, nas sedes dos sindicatos de trabalhadores rurais de cada município. A expectativa é contemplar cerca de 23 mil agricultores da Mata Sul. 
      
    “Estamos cumprindo uma série de atividades nessa região, incluindo a entrega de títulos de posse para três municípios, com os quais as pessoas agora vão ter a oportunidade de poder passar a escritura aos seus familiares e ter acesso ao crédito e diversos programas estaduais voltados para o setor. A gente também está iniciando as inscrições de mais uma rodada do Chapéu de Palha, para que as pessoas que trabalham com a cana-de-açúcar possam ter uma renda para sustentar a sua família nesse período de entressafra e, ao mesmo tempo, vão poder participar de cursos de capacitação que vão ajudar na sua formação para pensar em melhores empregos no futuro. Tive a oportunidade também de vir aqui na Escola Maquinista Amaro Monteiro para conhecer a nova estrutura e conversar com estudantes e professores. Ficou uma escola realmente muito bonita", destacou o governador.

    A nova estrutura da Escola Estadual Maquinista Amaro Monteiro conta com 12 salas de aula, quadra de esportes coberta, laboratórios de Informática e Ciências, além de auditório, biblioteca, cozinha, refeitório, recreio coberto e banheiros – incluindo espaços acessíveis. Além disso, o prédio conta também com uma sala multiuso de 24 metros quadrados e vestiários para os estudantes. “Talvez hoje, Palmares seja a rede mais moderna de escolas públicas de todo o Estado. Essa é uma região que sofreu muito com as enchentes de 2010. Durante muito tempo, os estudantes daqui estudaram em prédios com instalações precárias. Então, isso não é apenas uma obra, é um símbolo de luta de toda a comunidade escolar daqui de Palmares", avaliou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio. 
      
    CHAPÉU DE PALHA - O cadastramento e entrega dos cartões de frequência do Programa Chapéu de Palha 2018, na modalidade Cana-de-açúcar, podem ser realizados até 25/05 na Mata Sul, através da apresentação de comprovante do Número de Identificação Social - NIS (Cartão Cidadão, Cartão Bolsa Família ou extrato de benefícios emitido pela Caixa); carteira de trabalho; CPF; RG; termo de rescisão de contrato; e comprovante de residência. A iniciativa oferece apoio à trabalhadora e ao trabalhador rural no período da entressafra, mediante o pagamento de uma bolsa em quatro parcelas no valor de R$ 100 até R$ 271,10. 
      
    Entre as novidades desta edição está a dispensa da obrigatoriedade de participar de cursos de capacitação para o trabalhador ou familiar que apresentar certificado de outro curso. Serão aceitos certificados emitidos pelo Sistema S (Senar, Sebrae, Senac, Sesc, Senai, Sesi, Senat, Sest e Sescoop); por algumas secretarias estaduais ou declaração da instituição de ensino que comprovem matrícula e frequência em cursos técnicos, tecnológicos ou de nível superior (estadual ou federal), Educação de Jovens e Adultos, ProJovem, Pronatec ou à distância, no período de 12 meses anteriores à data de cadastramento. 

    Para ser beneficiário do Chapéu de Palha da Cana é necessário ser trabalhador(a) rural da cana-de-açúcar, trabalhador(a) do cultivo da cana, bituqueiro(a), rurícola ou safrista, no último contrato, com comprovação em carteira de trabalho; ser maior de 18 anos; ter trabalhado, com registro em carteira, por no mínimo 30 dias corridos em uma das três últimas safras; não possuir vínculo empregatício em carteira de trabalho; ser residente em um dos 53 municípios contemplados pelo programa; não estar recebendo seguro-desemprego, aposentadoria ou pensão do INSS. 
      
    Em 2017, o Governo de Pernambuco cadastrou mais de 48 mil trabalhadoras e trabalhadores no Chapéu de Palha, dos quais 32.850 (67%) foram na modalidade cana-de-açúcar, envolvendo um investimento total de cerca de R$ 40 milhões. Em 2018, há uma previsão de crescimento em torno de 10% no número de inscritos em cada uma das modalidades (fruta, pesca e cana). "Na Mata Sul, nós temos uma expectativa de cadastrar de 22 a 23 mil trabalhadores da cana-de-acúçar, que representa um investimento aproximado de R$ 25 milhões. Na Mata Norte, já foram cadastrados 9.568 trabalhadores. E isso é um retrato de tudo o que se fez e vem sendo desenvolvido dentro da produção da cana-de-açúcar no Estado. A nossa expectativa é de que aqui, na Mata Sul, o número seja maior do que o ano passado por conta da reabertura de usinas", afirmou a coordenadora geral do Chapéu de Palha em Pernambuco, Edna Claudino. 
      
    REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Ainda no município, 157 títulos de concessão de direito real de uso da terra foram entregues às famílias rurais que residem em assentamentos estaduais na região da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife (RMR). Os títulos vão beneficiar 76 famílias que vivem no Assentamento Ximenes, localizado no município de Barreiros; 41 famílias do Bruno Maranhão, novo assentamento criado no Cabo de Santo Agostinho; e para 40 famílias em Eduardo Campos, novo assentamento no município de Palmares. 
      
    Os títulos de concessão correspondem ao acesso total de mais de 2 mil hectares de terras, com investimentos da ordem de R$ 157 mil para viabilizar as ações de reordenamento agrário. Historicamente, a criação desses assentamentos é resultado de uma parceria do Iterpe, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, com o Complexo Industrial de Suape, visando à instalação das famílias de agricultores que foram remanejadas das terras desapropriadas para fins de potencializar o desenvolvimento em Pernambuco em outras áreas de atuação do Estado. 

    Satisfeito com a vinda do governador ao seu município, o prefeito Altair Junior afirmou que, apesar das dificuldades, se orgulha dos resultados alcançados pela rede de ensino local.  "Nossa educação é de qualidade. Do ano passado para este ano, ganhamos prêmio na Mata Sul como a melhor leitura e o segundo lugar como melhor escrita. Então é importante para gente. E vamos trabalhar para termos uma geração de homens e mulheres melhor do que a nossa. Por outro lado, presenciando as dificuldades do homem do campo e tentando mudar essa situação, 40% da nossa merenda são compradas por agricultores familiares. É um volume bem acima do que a lei manda para fomentar a agricultura familiar, para melhorar a vida do nosso agricultor", avaliou.

    Estiveram presentes o deputado federal João Fernando Coutinho; os deputados estaduais Henrique Queiroz, Simone Santana, Clodoaldo Magalhães e Aluísio Lessa; os secretários-executivos Dilsinho (Planejamento e Gestão); Marcelo Canuto (Casa Civil); e João Charamba (Educação); o presidente do Iterpe, André Negromonte; e o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Participaram também os prefeitos Reginaldo Moraes (Cortês); Marivaldo Andrade (Jaqueira); Marcelo Maranhão (Ribeirão); e Juninho Amorim (São Benedito do Sul); o vice-prefeito de Palmares, Agenaldo Lessa; os ex-prefeitos Enoelino Magalhães (Palmares); João Carvalho (Joaquim Nabuco); João Bezerra (Palmares); e Carlos Santana (Ipojuca); o secretário municipal de Educação, Enoelino Júnior; e a gerente regional de Educação da Mata Sul, Sandra Cavalcanti.


    Fotos: Aluisio Moreira/SEI
     
     
    Assuntos: sei, governo de pernambuco, agricultura familiar, paulo camara, palmares, chapeu de palha da cana,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mestrado do ITEP está com inscrições abertas para disciplinas isoladas

    | Educação

    mestrado

    O Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) inicia nesta segunda-feira (21) o processo seletivo para alunos especiais que desejam cursar disciplinas isoladas no período letivo 2018.2. São oferecidas cinco vagas para cada uma das disciplinas ofertadas: Gestão de Resíduos Sólidos; Tecnologias Ambientais Aplicadas ao Desenvolvimento Socioambiental; Metodologia do Trabalho Acadêmico; Abordagem Integrada da Degradação Fisiográfica como Instrumento para Estabilidade Ambiental; e Instrumentos de Gestão Ambiental. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de junho pelo e-mail mestrado@itep.br. O edital com todas as informações está disponível no site do ITEP (www.itep.br).

    Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher requerimento online indicando qual ou quais disciplinas pretende cursar (disponível em www.itep.br/images/img_mestrado/requerimento_geral.pdf), ficha de inscrição (disponível no link goo.gl/forms/t6QS47DaiWMpZsZ73) e anexar currículo Lattes e cópia do diploma de curso superior ou certificado de conclusão de curso.

    A matrícula deve ser realizada no dia 09 de julho, na secretaria do Mestrado, localizada na av. Professor Luiz Freire, 700, Cidade Universitária. No ato da matrícula, é necessário apresentar cópias autenticadas de carteira de identidade, CPF, diploma e histórico de graduação; uma foto 3x4 recente; comprovante de pagamento da matrícula e cópia de comprovante de residência.

    Cada disciplina tem um custo de R$ 3.065,64, que pode ser parcelado em seis vezes. O resultado dos candidatos aprovados será divulgado no dia 06 de julho, no site do ITEP. Mais informações podem ser obtidas por meio da secretaria do Mestrado, no telefone (81) 3183-4226 ou pelo e-mail mestrado@itep.br.

    Assuntos: secti, itep, mestrado profissional, edital,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Educação de São Benedito do Sul ganha novos equipamentos e ações

    | Educação, Administração
    são benedito

    Governador Paulo Câmara visitou o município da Mata Sul, nesta segunda-feira, para inaugurar escolas e lançar o PREVUPE, 
    com 240 vagas para estudantes e egressos da rede pública de ensino local
     
    SÃO BENEDITO DO SUL – Reforçando seu compromisso e empenho com o desenvolvimento da educação em Pernambuco, o governador Paulo Câmara abriu a sua visita a municípios da Mata Sul, nesta segunda-feira (21.05), com a entrega de duas importantes unidades municipais de ensino. Na ocasião, Paulo também visitou e deu por inaugurada a reforma e ampliação da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Eloy Malta de Alencar. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 5,2 milhões nas três intervenções em São Benedito do Sul. Paulo ainda aproveitou a oportunidade para lançar o PREVUPE no município, que irá ofertar 240 vagas do curso pré-vestibular para alunos da rede pública da região.  
     
    “A gente inaugurou, hoje, escolas que já estão prontas e funcionando, como a Escola Municipal Lindovaldo Pereira e a Escola Cláudio Amorim. Esta última, que recebe uma justa homenagem em nome do seu ex-prefeito de São Benedito do Sul, uma escola que com certeza vai formar muitos jovens para o futuro. E também aproveitamos para ver a reforma da EREM Eloy Mota, que também está preparada para receber os alunos que encerram o Ensino Fundamental no município e vão ter a oportunidade de estudar em tempo integral e de participar dos programas do Governo do Estado, como o Ganhe o Mundo e como o PE no Campus", ressaltou o governador, completando: "Vamos estar juntos, vamos trabalhar por um Pernambuco melhor, com uma Zona da Mata mais forte e com um São Benedito que seja bom para todos nós".
     
    Com investimento na ordem de R$ 1,7 milhão, a nova sede da Escola Municipal Cláudio José Gomes (antiga Abdias de Medeiros) ocupa uma área de 846 metros quadrados e possui uma estrutura dividida em quatro blocos: Pátio de Recreação, Administração, Serviços e Pedagógico. Este último, contempla seis salas de aula, uma sala de leitura e uma de informática, dois quiosques, cozinha e banheiros – incluindo espaços acessíveis. O prédio ainda conta com quadra de esportes coberta e atende cerca de 290 estudantes. 
     
    Seguindo o mesmo padrão, a estrutura da Escola Municipal Lindovaldo Pereira contempla quatro blocos, sendo um pedagógico, um administrativo, contendo secretaria, arquivo e almoxarifado, sala de professores e banheiros; um de serviços com despensas e depósito de materiais; um pátio de recreação com quiosques e cozinha; e uma quadra coberta. O investimento nas obras de reforma e ampliação foi na ordem de R$ 1,7 milhão, atendendo 160 alunos.

    "Das 29 escolas da Operação Reconstrução, já concluímos 27, o que não é pouca coisa nesse período de crise. Então, esse conjunto de investimentos em educação efetivamente coloca o município de São Benedito do Sul em outro patamar, no que diz respeito à estrutura de escola. Ainda tem muita coisa para ser feita pela educação do nosso Estado como um todo, mas a gente tem avançado muito", pontuou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.

    Já o novo prédio da EREM Eloy Malta de Alencar contou com um aporte de R$ 1,8 milhão para as obras de reforma e ampliação, beneficiando 417 estudantes. A estrutura conta com oito salas de aula, sala de artes, laboratórios de Informática e Ciências, biblioteca, baterias de banheiros – incluindo também espaços acessíveis, refeitório, cozinha e quadra poliesportiva coberta. 
     
    PREVUPE – Com a implantação do curso Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe), em parceria com o Governo de Pernambuco, serão ofertadas 240 para estudantes e egressos do 3º ano de Ensino Médio, EJA Médio e Travessia Médio da Rede Pública Estadual de Ensino da região. Além de São Benedito do Sul, serão beneficiadas ainda Maraial, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Quipapá, Paquevira, Igarapeba e Sertãozinho de Baixo. O objetivo é ampliar e potencializar os conhecimentos dos estudantes da rede pública estadual através de um ensino voltado a processos seletivos de ingresso, tanto no ensino superior, como nas diversas avaliações a que são submetidos, e no mundo do trabalho, possibilitando à inserção competitiva dos nossos jovens oriundos a rede oficial de ensino. Atendendo cerca de 11.520 alunos em todo Estado, o programa conta com um aporte total de R$ 4,9 milhões. 
     
    MAIS ÁGUA – Paulo aproveitou a passagem pelo município para assinar um convênio com a prefeitura, por meio da Compesa, para as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Igarapeba e para a implantação do SAA do Engenho Mumbuca, distritos localizados na Zona Rural de São Benedito do Sul. Serão investidos R$ 850 mil, beneficiando 1.500 habitantes. "A gente sabe como é importante, principalmente para a dona de casa, para as crianças e para os idosos, uma água de qualidade. Nesse momento, a gente celebra uma parceria com a prefeitura, que tem olhado o povo, para atender os distritos de Igarapeba e Engenho Mumbuca. Uma parceria onde nós vamos doar a tubulação, no valor de R$ 850 mil, e a prefeitura, que já está com as máquinas, vai começar a obra que vai melhorar a vida da população", declarou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

    Na oportunidade, o governador entregou também uma ambulância ao município, no valor de R$ 65 mil, adquirida através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado Rogério Leão. "É uma felicidade receber o governador em nossa cidade, num momento de crise, trazendo tantas boas obras para a nossa população. Ganhamos uma ambulância para melhorar o socorro dos pacientes. Foram inauguradas também duas escolas municiais e reformada uma EREM. Também assinamos uma parceria para obras de abastecimento de água. Enfim, isso mostra o compromisso do Governo com a nossa região, com o nosso município", salientou o prefeito Juninho Amorim.

    Acompanharam o governador o deputado federal Sebastião Oliveira; os deputados estaduais Rogério Leão e Simone Santana; o ex-deputado estadual Rildo Braz; o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; os prefeitos Agnaldo Inácio (Jurema) e Marivaldo Andrade (Jaqueira); o vice-prefeito de São Benedito do Sul, Betânio Marcelino; os ex-prefeitos Zé Baiano e Fabinho (São Benedito do Sul), Enoelino Magalhães (Palmares), Carlos Santana (Ipojuca), Nia (Maraial) e Rolph Casale (Belém de Maria). Participaram também o presidente da câmara de São Benedito do Sul, o vereador Rogério Zuada; a viúva do ex-prefeito Claudio Amorim, Ana Amorim, representando toda a família; e a gerente regional de educação da Mata Sul, Sandra Cavalcante.
    Assuntos: sei, paulo camara, sao benedito do sul, see, prevupe, escolas, compesa, investimentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Educação abre seleção com 590 vagas para profissionais atuarem no Pronatec/Mediotec

    | Educação

    Certame contempla Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 26 de maio.

    Neste sábado (12), a Secretaria de Educação do Estado lançou o edital para seleção simplificada para a contratação temporária de profissionais de nível médio e superior. O certame oferece 590 vagas em áreas de Educação Profissional - Escolas Técnicas e Educação Profissional na modalidade de Educação a Distância (EAD) e Presencial, que irão atuar para atender ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC)  e Emprego (MEDIOTEC), no âmbito da Secretaria de Educação. Os interessados têm até o dia 26 de maio para se inscrever, gratuitamente, pelo site https://selecao.educacao.pe.gov.br/mediotec-2ed/.

    Estão disponibilizadas oportunidades de emprego para todas as regiões do estado. As vagas estão distribuídas nos polos da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. São ofertadas vagas para seis funções: coordenador de design educacional (presencial e a distância), coordenador de polo presencial (modalidade a distância) e analista de produção de objetos de aprendizagem (modalidade a distância). As remunerações variam de R$ 1.456, para a função de tutor, a R$ 2.932,96, para cargos de coordenador. Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência. A seleção prevê um etapa única, que é a análise de experiência profissional e de títulos. O certame tem validade de um ano e pode ser prorrogável por período igual.

    Assuntos: see, seleção simplificada, certame, emprego,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco investe R$ 4,5 milhões na melhoria da educação e da infraestrutura de Abreu e Lima

    | Educação
    abreu e lima

    Em visita ao município, nesta quinta-feira, o governador Paulo Câmara assinou convênios para a construção de uma escola municipal e para a requalificação do Mercado Público da cidade.

    O governador Paulo Câmara  dedicou a tarde desta quinta-feira (10.05) a realização de ações que reforçam a educação e a infraestrutura abreuelimenses. Durante visita ao município da Região Metropolitana, o gestor anunciou um conjunto de ações que somam R$ 4,5 milhões, contribuindo também para  fomentar a economia local.  Em parceria com a Prefeitura, o chefe do Executivo estadual assinou convênios para a construção da Escola Municipal Auta de Araújo, que será instalada no bairro do Fosfato, e para a revitalização do Mercado Público de Abreu e Lima. Paulo ainda aproveitou a ocasião para inaugurar a Praça Pastor Valdeci Nestor, no bairro do Planalto, garantindo um equipamento de lazer e convivência à população.

    “Viemos a Abreu e Lima fechar um convênio para fortalecer a educação da cidade. Repassamos os recursos e, agora, a prefeitura tem a condição de fazer a obra e de entregá-la à população. E eu quero estar aqui junto, para que a gente possa oferecer condições para que os nossos jovens tenham um futuro cada vez melhor. Queremos que a melhor educação pública esteja à disposição dos nosso jovens, que serão de uma geração muito mais preparada para os desafios do futuro”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    Com relação ao Mercado Público de Abreu e Lima, Paulo ressaltou que o equipamento vai gerar mais emprego e oferecer condição de trabalho digna ao povo do município. “Abreu e Lima terá um Mercado Público requalificado, que oferecerá melhores condições de trabalho e a garantia de mais conforto para as pessoas que vão lá fazer as suas compras possam fazê-las com tranquilidade, gerando emprego e renda”, completou.

    Beneficiando estudantes do bairro do Fosfato e do entorno, a Escola Municipal Auto de Araújo receberá um investimento de R$ 1,5 milhão. O prazo para conclusão das obras será de 12 meses, com previsão de entrega no mês de abril de 2019. Para o secretário-executivo de Educação, João Charamba, a implantação da escola dará fim à carência que existia nesse âmbito na comunidade do bairro contemplado. “Além da estrutura, a escola dividirá melhor práticas, compartilhará formação e saberes e, acima de tudo, alavancará os números da educação do município”, destacou.

    Com um investimento de R$ 2,7 milhões, o Mercado Público de Abreu e Lima será totalmente requalificado, beneficiando diretamente 50 mil habitantes, além da população do entorno. A obra, que ficará pronta em 240 dias, fomentará o comércio de qualidade nas áreas circunvizinhas, duplicará o número de barracas da feira livre e criará novos boxes, sendo operado de forma ordenada e dentro dos padrões de qualidade, de limpeza e higiene, melhorando o atendimento à população. Para oferecer mais condições de lazer ao povo de Abreu e Lima, o governador entregou a Praça Pastor Valdeci Nestor, que recebeu um investimento de R$ 200 mil  - recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

    O prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José, registrou que o Governo de Pernambuco facilitou a realização de obras importantes para o município. “O governador tem sido um homem eficiente, trabalhador e esforçado que luta por um Pernambuco melhor. Abreu e Lima foi contemplada e e será muito mais.  Ele não tem se negado em estender as mãos para todas as cidades pernambucanas”, pontuou o gestor municipal.

    Também participaram do ato os secretários-executivos da Casa Civil, Marcelo Canuto; de Planejamento e Gestão (Seplag), Dilsinho; os deputados federais Luciana Santos e Danilo Cabral; os deputados estaduais Isaltino Nascimento, Laura Gomes e Simone Santana; e o prefeito do Paulista, Junior Matuto.
    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, abreu e lima, investimento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado combate sonegação no Polo de Confecções do Agreste

    | Educação, Administração

    Produtos avaliados em R$ 5,9 milhões foram apreendidos. Também constatou-se subfaturamento na entrada de jeans.

     A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) concluiu a primeira fase da operação “Pano pra Manga”, visando combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal no Polo de Confecções do Agreste. Entre as irregularidades encontradas, estavam produtos sem nota fiscal e subfaturamento na entrada de jeans no Estado. A iniciativa foi desenvolvida principalmente nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, entre os meses de janeiro e abril deste ano.

    Foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$ 5,9 milhões, que estavam em depósitos clandestinos, desacompanhadas de nota fiscal, resultando em um crédito tributário de R$ 2 milhões ao Governo de Pernambuco. Também foram lavrados 24 autos de infração por subfaturamento na entrada de jeans, avaliados em aproximadamente R$ 2 milhões, com geração de crédito tributário de R$ 1 milhão.

    A segunda fase da operação, já em andamento, consiste no aprofundamento das investigações na escrita fiscal e contábil das empresas que não concordaram com a regularização espontânea. A Sefaz-PE tem se reunido frequentemente com os empresários, a fim de estudar maneiras de alavancar o setor têxtil em Pernambuco.

    “Queremos que o Estado seja produtor e tenha melhores condições de vender nos grandes polos, como em Toritama e Caruaru. Esse tipo de operação é importante também para combater atividades que prejudicam a arrecadação”, afirmou o gerente do Segmento de Tecidos e Confecções, Edson Siqueira.

    Assuntos: sefaz, governo de pernambuco, operacao pano pra manga, sonegacao fiscal,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara solicita liberação de recursos a novo ministro da Educação

    | Educação
     Brasília

    Rossieli Soares foi convidado a conhecer as ações da Educação em Pernambuco

    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara aproveitou hoje (03/05) sua primeira reunião de trabalho com o novo ministro da Educação, Rossieli Soares, para solicitar a liberação de recursos para obras de quadras cobertas e escolas em construção no Estado, e para 17 escolas estaduais danificadas pelas enchentes de 2017. O Governo do Estado apresentou projetos para a recuperação de 40 unidades, mas apenas 23 tiveram recursos liberados pelo Ministério. Pernambuco solicitou R$ 6,2 milhões para as 17 que faltam, nos municípios de Amaraji, Bonito, Gameleira, Ipojuca, Jaqueira, Maraial, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Barreiros e Caruaru (5 escolas).

    Paulo também convidou o ministro para conhecer o Modelo de Gestão das escolas públicas do Estado, que fez Pernambuco nos últimos 10 anos, sair das últimas colocações no IDEB, em 2007, para o primeiro lugar. "Temos parcerias com o Ministério da Educação e destaquei ao ministro a importância desse trabalho conjunto. Pernambuco tem feito a sua parte, com a efetiva participação de estudantes, familiares e professores, conseguimos ter a melhor Educação do Brasil no Ensino Médio”, afirmou o governador. 

    O secretário de Educação, Fred Amancio, que participou da audiência no MEC, citou também a ampliação do Projeto de Robótica das escolas estaduais, que hoje está presente em 320 unidades escolares. "Com a liberação de recursos pelo Ministério poderemos ampliar esse trabalho bem sucedido para outras escolas pernambucanas. O ministro tem consciência da importância desse projeto para o desenvolvimento dos nossos estudantes e o incentivo à inovação tecnológica", disse Fred. O projeto já foi aprovado pela equipe técnica do MEC e falta a formalização dos recursos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

    Fotos: Humberto Pradera

    --
    Assuntos: sei, paulo camara, educaçao, ministro rossieli soares, recuperaçao de escolas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grupo Liberi CIA. Artística fará apresentação no Projeto Música no Palácio deste domingo

    | Educação, Cultura

     

    O grupo apresenta música popular, erudita e clássicos da música americana

    Neste domingo (06), o Palácio do Campo das Princesas abre as portas para mais uma edição do Projeto Música no Palácio, do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), instituição ligada à Secretaria de Educação do Estado. Neste final de semana, o projeto traz o grupo Liberi CIA. Artística, que conta com um elenco formado por cantores de alto nível vocal. A apresentação é gratuita e terá início às 10h, no hall de entrada do palácio.

    O grupo Liberi CIA. Artística foi criado em 2015, formado por oito vozes e um pianista, que dominam o canto popular e o erudito, cada um com sua singularidade na voz que leva o público uma gama de variedade sonora. No repertório estarão clássicos da música americana, MPB e algumas peças eruditas. O grupo fará uma homenagem especial à banda Sueca ABBA.

    “Todos os componentes do grupo Liberi tem um carinho especial pela banda sueca ABBA, que anunciou seu retorno oficial com novas canções depois de 35 anos. Então, resolvemos homenageá-los em nossa apresentação”, declara Ciel Santos, coordenador do grupo.

    SERVIÇO:

    Projeto Música no Palácio traz o grupo Liberi CIA. Artística

    Domingo, 06 de maio, às 10h
    No Palácio do Campo das Princesas, situado na Praça da República, S/N, Santo Antônio, Recife
    Entrada gratuita

    Assuntos: see, musica no palácio, grupo liberi cia artistica, cultura, musica,
    Compartilhe: Link para o post: