meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Professor da Rede é selecionado para participar do STEM TechCamp Brasil

    | Educação

    techcamp  

    Walberto José Barbosa leciona a disciplina de química em escola de Igarassu

    Um professor da Rede foi selecionado para participar do programa STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática) TechCamp Brasil 2018, realizado pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos. Walberto José Barbosa, da EREM João Pessoa Guerra, de Igarassu, representa Pernambuco no programa e concorre a uma vaga pare realizar um curso nos EUA.

    O programa selecionou, por meio de análise de currículo e de projetos inovadores em ciência e tecnologia desenvolvidos nas escolas de todo o Brasil, um professor e um gestor de escola de cada unidade federativa. De Pernambuco, apenas um docente foi selecionado. Walberto realiza há sete anos um projeto que incentiva os estudantes da EREM a elaborarem projetos inovadores de iniciação científica nas áreas de química e biologia.

    Os selecionados farão um curso de 19 a 23 de fevereiro em São Paulo, na USP, que tem como objetivo aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil. O educador com melhor desempenho no curso participará do programa nos Estados Unidos, em maio deste ano.

    “É uma oportunidade única, que vai me possibilitar trazer novos recursos para a escola, já que vamos receber materiais pedagógicos para inovar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo na sala de aula. Pra mim, está sendo um momento muito oportuno e pretendo compartilhar todo essa experiência e bagagem com as outras escolas de Pernambuco”, disse Walberto. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, techcamp brasil, erem, rede publica, professor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para o PGM Musical 2018 serão encerradas neste sábado (20)

    | Educação

    PGM  

    Estão sendo ofertadas 20 vagas com destino à Espanha e o Canadá

    As inscrições para o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Musical 2018 serão encerradas neste sábado (20). Nesta edição, 20 estudantes da Rede Pública Estadual serão selecionados para participar do intercâmbio no Canadá (10) e na Espanha (10) com data de embarque prevista a partir do segundo semestre deste ano.

    Para participar da seleção os estudantes deverão ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2018 e no máximo 17 anos até o dia 31 de janeiro de 2019. Deverá estar regularmente matriculado e cursando o 1º ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral, médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas estaduais em 2017.

    A modalidade também inclui o Colégio da Polícia Militar de Petrolina, a Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, o Conservatório Pernambucano de Música, as Escolas de Aplicação da UPE e as Escolas Indígenas. Os estudantes devem ter alcançado a média mínima de sete pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de português e matemática no ano letivo de 2017.

    Os selecionados cursarão um semestre letivo do ensino médio na modalidade High School e terão treinamento prático no instrumento musical ou canto para qual foi selecionado. A participação em um intercâmbio internacional dará ao estudante além do desenvolvimento na língua estrangeira, a oportunidade de continuar o aperfeiçoamento da prática em seu instrumento musical ou canto, além de promover e fomentar a diversidade e difusão cultural. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, programa ganhe o mundo musical 2018, inscricoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife inicia processo para emissão da Carteira de Estudante 2018

    | Educação

    Escolas e órgãos gestores da Educação já estão validando seus alunos e unidades de ensino para a emissão da Carteira de Estudante 2018. O processo é gerenciado pelo Grande Recife Consórcio de Transportes, que abre o sistema para os estudantes da Região Metropolitana a partir desta segunda-feira, dia 15 de janeiro. A novidade é que o documento será obrigatório para todos os beneficiários do Programa Passe Livre.

    Dados sobre as escolas e seus respectivos alunos já estão sendo cadastrados no Consórcio. A partir daí, os interessados em obter a Carteira de Estudante 2018 poderão acessar o sistema, no site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br), fornecendo o nome completo e data de nascimento. Se as informações que surgirem estiverem corretas, basta o solicitante confirmar e um boleto no valor de R$ 12,45 será gerado. O título pode ser pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

    O Grande Recife é o órgão responsável pela emissão das Carteiras para estudantes dos níveis Fundamental e Médio, além do Técnico Profissionalizante e Pré Vestibular. Caso o aluno queira usar o nome social no documento basta procurar o Consórcio - no setor de Carteira Estudantil, na Rua Joaquim Felipe, nº 73, Boa Vista - que a inserção será feita. Cerca de 5.000 cartazes com informações sobre o processo serão fixados nos ônibus e escolas, aliado a isso a publicidade em backbus, que ajudará a difundir a informação.

    Vale lembrar que a Carteira de Estudante 2017 é valida somente até o dia 31 de março de 2018.

    PASSE LIVRE – devido ao Decreto nº 44.107/2017, a partir deste ano, os beneficiários do Passe Livre deverão ter a Carteira de Estudante. A medida é uma forma de equiparar todos os alunos que têm direito ao benefício àqueles que pagam meia passagem nos ônibus através do VEM Estudantil.

    O programa do Governo do Estado garante duas passagens por dia (ida e volta), durante o ano letivo, para estudantes da rede pública estadual e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) que precisam se deslocar na Região Metropolitana do Recife. Nestes casos, os alunos terão até o dia 31 de março para apresentar a Carteira de Estudante. Do contrário, terão o benefício suspenso até a situação seja regularizada.

    Esta checagem será feita pelo Grande Recife com base no cruzamento das informações de estudantes beneficiados pelo Passe Livre com a lista de estudantes que possuem a Carteira de Estudante.

    Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), somente para reclamações.

    Assuntos: secid, grande recife, sistema sei, carteira de estudante, programa passe livre
    Compartilhe: Link para o post:
  • EREM Luiz Alves da Silva é beneficiada com quadra coberta

    | Educação

    665 estudantes matriculados na unidade de ensino serão contemplados com o equipamento.

    Na última sexta-feira (12), o governador do Estado, Paulo Câmara, inaugurou oficialmente mais uma quadra coberta, por meio do Programa Quadra Viva. Dessa vez, os estudantes beneficiados foram da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Luiz Alves da Silva, em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado. O equipamento recebeu investimento público na ordem de R$ 548 mil, com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A quadra coberta tem dimensão de 772,4 metros quadrados e beneficiará 665 estudantes matriculados na unidade de ensino.

     "O governo Paulo Câmara está de parabéns por mais uma entrega importante para a Educação. A quadra coberta da Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves da Silva beneficiará os estudantes e os demais membros da comunidade escolar. O novo equipamento permitirá dinamizar ainda mais as atividades da escola, sejam elas esportivas ou culturais, melhorando a estrutura da nossa Rede e a educação do nosso Estado", comemorou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, que também acompanhou a entrega ao lado do governador.

    Para o gestor da unidade de ensino, Rimário da Silva, a nova quadra significa mais do que um novo espaço na escola. "É um entrega fundamental, que ajudou muito a desenvolver atividades de outras naturezas, a exemplo dos ensaios da nossa banda marcial e a formatura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É com muita satisfação que recebemos hoje essas autoridades neste evento com anúncios tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado", afirmou o gestor.

    Além da quadra coberta, o governador Paulo Câmara, junto com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, aurorizou a licitação da Adutora do Alto Capibaribe, que, a partir do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, vindo do Rio Paraíba, levará água para oito cidades pernambucanas, beneficiando 230 mil habitantes.

    PROGRAMA QUADRA VIVA – Lançado em 2015 pelo Governo de Pernambuco, o programa Quadra Viva tem a finalidade de reformar ou construir quadras nas escolas da rede estadual. Já foram revitalizados/implantados 50 equipamentos nas unidades de ensino, e a previsão é que até o final de 2018, 200 quadras poliesportivas sejam revitalizadas/implantadas.

    Cidades: Santa Cruz do Capibaribe
    Assuntos: see, paulo camara, governo de pernambuco, programa quadra viva
    Compartilhe: Link para o post:
  • ETE Criatividade Musical abre inscrição para curso de Educação Musical

    | Educação

    Inscrições começam na proxima semana

    Começa na próxima segunda-feira (15) e segue até o dia 19 de janeiro as inscrições para o curso de Educação Musical da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição na unidade de ensino, que fica situada na Rua da Aurora, nº 439, bairro da Boa Vista, no Recife.

    Os horários de funcionamento para inscrições são: 9h às 12h; 14h às 17h30; e 18h30 às 20h. Serão selecionados os 50 primeiros candidatos que atenderem o requisito, que é estar regularmente matriculado no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2018.

    Os estudantes aprenderão, ao longo dos dois anos do curso, flauta doce, apreciação musical, expressão corporal e canto coral, além de adquirir consciência sonora e corporal com trabalhos técnicos. As aulas começam no início de fevereiro. 


    Cidades: Recife
    Assuntos: see, ete, educaçao musical, inscriçoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado lança edital do PE no Campus

    | Educação

    A primeira edição do Programa oferecerá mil bolsas para os estudantes que obtiverem as melhores notas na última edição do Enem e do SSA.

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, lança amanhã (12) edital com todos os detalhes da seleção do Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no Campus. São dois os eixos de atuação do Programa: mobilização e preparação dos estudantes para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

    Para participar da seleção os candidatos devem realizar inscrição eletrônica através do site da Secretaria de Educação de Pernambuco (www.educacao.pe.gov.br), no período de 19 a 24 de janeiro de 2018. Para concorrer ao PE no Campus o candidato terá que ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos; ser atendido no Programa Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50km da universidade.

    Nesta primeira edição do PE no Campus, serão oferecidas mil bolsas para os estudantes que obtiverem as melhores notas da última edição do Enem e do SSA. A distribuição das bolsas do PE no Campus será da seguinte forma: 100 para os classificados pelo SSA e 900 para os classificados pelo Enem. A bolsa dos estudantes selecionados no PE no Campus será de R$ 950,00  no primeiro ano e R$ 400,00 no segundo ano. Essa quantia ajudará os selecionados nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte.

    Serão três etapas de seleção do PE no Campus. A primeira, de caráter eliminatório, será de análise dos dados e documentos exigidos no momento da inscrição eletrônica. A segunda etapa será de classificação dos mil estudantes selecionados para as bolsas do Programa, de acordo com as notas obtidas no Enem e no SSA. Para a terceira etapa, junto com o formulário de inscrição online, o interessado também deverá anexar ao sistema de inscrição a versão digitalizada dos seguintes documentos: CPF e RG do estudante e comprovante individual da nota obtida pelo estudante no Enem e no SSA. Também será necessário preencher as informações sobre renda e número de cadastro no Programa Bolsa Família, se houver.

    Todos os resultados serão divulgados no site da Secretaria de Educação de Pernambuco (www.educacao.pe.gov.br). O resultado final com a convocação dos classificados para assinatura de Termo de Compromisso do PE no Campus será divulgado no dia 19 de fevereiro.

    Confira o cronograma completo do PE no Campus:

    tabela bolsas

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, governo de pernambuco, enem, upe, bolsas para estudantes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo de Pernambuco premia vencedores do projeto Turbinados

    | Educação, Turismo

    Tecnologia, inovação e turismo reunidos em um único projeto. Esses foram os ingredientes do Turbinados: Maratona Criativa do Turismo do Futuro. Jovens estudantes universitários e alunos das escolas técnicas da rede estadual de ensino competiram, entre os meses de outubro e dezembro de 2017, pela promoção do turismo do futuro em Pernambuco na era digital, através da maratona promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, através da Empetur. A cerimônia de premiação dos vencedores aconteceu nesta terça-feira (9), no Centro de Convenções de Pernambuco, e contou com a participação do secretário e Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras e do secretário de Educação do Estado, Frederico Amâncio.

    Na categoria Escolas Técnicas, o primeiro lugar ficou com os estudantes da Escola Técnica Antônio Arruda de Farias, de Surubim, que fizeram o projeto de Assistente Virtual Bilíngue. O segundo lugar ficou com os alunos da Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães do Recife (Etepan), com a concepção do projeto VaiLá. O terceiro lugar foi para alunos da Escola Técnica Professor José Luiz de Mendonça, de Gravatá, com projeto History Game. Já na categoria Universidades os primeiro e segundo lugares ficaram com alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, que apresentaram os projetos Recife-se e Recisenses, respectivamente em primeiro e segundo lugar. O terceiro lugar ficou com o projeto de Realidade Virtual do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

    Para o secretário Felipe Carreras o concurso proporcionou uma interação entre a educação e o turismo. “Ficamos felizes com o projeto Turbinados. A ideia teve como objetivo principal incentivar estudantes a trazer mais inovações e tecnologias para empreenderem no turismo, conseguindo assim um incremento para promover ainda mais o segmento em Pernambuco”, comentou Carreras.

    Dentre as seis equipes finalistas definidas por uma comissão julgadora, as equipes vencedoras foram divididas em Ouro, Prata e Bronze. O primeiro lugar (ouro) ganhou R$ 5 mil, o segundo (prata) levou R$ 3 mil e o terceiro recebeu R$ 1.500. Os professores orientadores e as instituições de ensino receberam um certificado de participação no projeto Turbinados.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: seturel, see, governo de pernambuco, empetur, projeto turbinados, maratona criativa, premiaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Férias de janeiro com programação especial na Biblioteca Pública

    | Educação

    A Biblioteca Pública do Estado (BPE) será o ponto de encontro da criançada durante o mês de janeiro.Desde a última segunda-feira (08), o equipamento traz uma programação especial que irá movimentar o período das férias escolares. As atividades são gratuitas e serão realizadas no setor infantil do espaço, localizado ao lado do Parque 13 de Maio, no centro do Recife.

    Para entreter o público, diariamente, o setor irá oferecer atividades como contação de histórias, oficinas, cinepipoca e brincadeiras infantis como corrida de saco, amarelinha, cabo de força e pula corda. “Para desenvolver a apropriação corporal da criança de forma saudável e divertida, nós resgatamos essas brincadeiras na temporada de férias do ano passado. E foi o maior sucesso. Então, resolvemos trazer novamente essas atividades. Além da diversão, o lúdico dessas brincadeiras desenvolve outras habilidades na criança”, ressalta Hélio Monteiro, coordenador do setor infantil da Biblioteca.

    Paralelo à programação oficial do setor, o público que visitar a Biblioteca Pública poderá conferir também a exposição “Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817”. Quem for apreciar a exposição terá acesso a um mapa interativo sobre o período revolucionário, onde é possível passear pelos principais fatos históricos. Os visitantes também vão encontrar uma réplica do mural de Corbiniano Lins, que retrata as revoluções pernambucanas de 1817, 1824 e 1848. A intervenção está exposta no hall de entrada da BPE.

    Confira abaixo a programação completa:

    Segundas e Sextas-feiras
    Leitura compartilha pais e filhos

    Terças e Quintas-Feiras
    Jogos de Tabuleiro

    10.01.2018
    14h - Contação de Histórias

    17.01.2018
    14h – Brincadeiras infantis

    24.01.2018
    14h – Ateliê de Artes – oficina de máscara de Carnaval

    31.01.2018
    14h – Cinepipoca 

    Mais informações sobre as inscrições e os horários das atividades podem ser obtidas através dos números (81) 3181.2642 e 99929.2100.
    Cidades: Recife
    Assuntos: see, biblioteca publica, programaçao de ferias
    Compartilhe: Link para o post:
  • Efetivação das matrículas 2018 na Rede Estadual segue até o dia 17 de janeiro

    | Educação

    O processo de confirmação acontece nas escolas estaduais 

    Após o processo online de cadastro das matrículas na Rede Pública Estadual de Pernambuco, agora segue até o dia 17 de janeiro a confirmação do cadastro realizado no site da Matrícula Rápida. Esta nova etapa do processo deve ser feita diretamente na escola onde o estudante foi matriculado. Quem não comparecer com a documentação necessária para confirmar a matrícula no prazo mencionado perderá a vaga. A Rede Pública Estadual espera efetivar, aproximadamente, 128 mil novas matrículas para o ano letivo de 2018.

    Neste momento de efetivação, estudantes maiores de 18 anos ou pais e/ou responsáveis deverão apresentar na secretaria da escola os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, uma foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.

    Os estudantes que foram transferidos para outras escolas da rede estadual também precisam confirmar a matrícula. As unidades de ensino da Rede Pública Estadual estarão abertas das 7h às 21h. Mais informações podem ser obtidas na central da Matrícula Rápida: 0800.286.0086.

    Assuntos: see, efetivaçao de matricula, rede publica estadual, matricula 2018
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rede Estadual amplia carga horária e diversifica currículo em 20 escolas

    | Educação

    partir de fevereiro deste ano, 4.448 estudantes do ensino médio passarão a ter uma aula a mais todos os dias da semana, além de novas disciplinas, inclusive eletivas.

    Os estudantes da Rede Pública Estadual terão o tempo de aula ampliado para aprender ainda mais a partir deste ano. As novidades começam a valer a partir do início do ano letivo e vão desde a ampliação da carga horária até a inclusão de disciplinas eletivas. Os estudantes terão mais uma aula diária, passando de cinco para seis aulas por dia. A nova matriz curricular terá mais uma aula de Língua Portuguesa, uma de Matemática, duas da nova disciplina de Projeto de Vida e Empreendedorismo e mais uma dedicada à disciplina eletiva.

    Neste primeiro momento, a ampliação contemplará 20 escolas de ensino médio da Rede Estadual na Região Metropolitana, beneficiando 4.448 estudantes, nos turnos manhã e tarde. Nos próximos anos, outras escolas da Rede Pública Estadual serão inseridas progressivamente nessa nova matriz curricular até 2022, quando toda Rede funcionará com essa nova matriz.

    As disciplinas eletivas terão temáticas diversas, a exemplo de Mídias e Tecnologia, Gestão Ambiental, Dança Contemporânea e Cultura Popular, Diversidade Étnica e Cultural, entre outros. Os estudantes poderão se inscrever em duas eletivas por ano (uma no primeiro semestre e uma no segundo). Com a inserção de mais uma aula diária, os horários nessas escolas serão das 7h10 às 12h30, no turno da manhã, e das 13h às 18h20, no turno da tarde. Não haverá mudanças no turno da noite.

    Na Rede Pública Estadual de Pernambuco, a nova carga horária passará de 800 para 1.000 horas/aula anuais. As adequações no currículo e na matriz curricular visam implantar as mudanças propostas na Lei do Novo Ensino Médio (Lei N° 13415/17), que traz novas diretrizes e bases para o ensino médio no país, sendo a adequação da carga horária um dos pontos.

    Confira abaixo a lista das escolas:

    Assuntos: see, rede publica estadual, carga horaria ampliada, nova matriz curricular
    Compartilhe: Link para o post: