meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Gomes representa secretários de Educação do Brasil em evento internacional

    | Educação

    O secretário de Educação, Anderson Gomes, representou, nesta quinta-feira (26), todos os secretários de Educação do Brasil no Congresso das Américas sobre Educação Internacional.

    O evento aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e foi palco para a assinatura do memorando de entendimento entre a Secretaria de Educação de Pernambuco com a Canadian Bureau for International Education (Bureau Canadense para Educação Internacional).

    O documento, que visa estreitar os laços e fortalecer as relações entre Pernambuco e o Canadá, no âmbito educacional, foi concebido com o intuito de garantir a promoção da educação e da qualificação profissional entre o Estado e o consórcio canadense para o Mercado de Educação Internacional, através da assistência mútua em matéria de educação no domínio do intercâmbio de informações, metodologias e tecnologias.

    “É extremamente válida essa parceria, pois possibilita alargar os nossos limites de aprendizagem. Um dos nossos objetivos é garantir ainda mais o relacionamento de intercâmbios do programa Ganhe o Mundo com o Canadá; além disso, poder desenvolver outras ações que beneficiem os dois países” explica o gerente de Projetos Especiais da Secretaria, Aurélio Molina.

    Leia a matéria na íntegra 

    Assuntos: educacao, anderson gomes, educacao internacional, bureau canadense
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudante da Escola Dom Bosco vai participar da organização do UK School Games

    | Educação, Administração

    O estudante Bruno Henrique Ferreira, da Escola Estadual Dom Bosco, vai representar o Brasil na organização do United Kingdom School Games – os jogos escolares do Reino Unido. Ele participa do programa Inspiração Internacional, responsável pela formação de jovens líderes em escolas públicas de todo o Brasil e foi submetido a uma seleção realizada pelo Conselho Britânico (British Council).

    Além dele, apenas uma estudante de Alagoas também viajará a Inglaterra para o evento.

    Bruno conheceu o Inspiração Internacional em 2008, quando ainda tinha 14 anos. Foi formado jovem líder e participou da seleção, em 2009. Chegou à final, mas por conta da pouca idade, não poderia ser selecionado.

    Nos dois anos seguintes, matriculou-se em um curso de inglês para aumentar suas chances de aprovação. Em 2012, repetiu o teste e foi aprovado, agora com 16 anos.

    Leia mais aqui

    Assuntos: educacao, estudantes, escola publica, reino unido, inspiracao internacional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Salário dos servidores estaduais será pago a partir de amanhã

    | Economia, Educação, Administração

    A partir desta quarta-feira (25), o Governo do Estado inicia o pagamento dos salários dos servidores, referente ao mês de abril. Conforme calendário divulgado pela Secretaria de Administração (SAD), nesse primeiro dia, recebem todos os aposentados e pensionistas.

    Na quinta-feira (26) estão liberados os pagamentos dos servidores ativos da Secretaria de Educação e na sexta-feira (27) a dos demais servidores da Administração direta e indireta do Governo de Pernambuco.

    A SAD destaca que a folha de pagamento de abril é de aproximadamente R$ 590 milhões para cerca de 220 mil contracheques e nela inclui-se a segunda parcela da diferença da correção do piso dos professores retroativo ao mês de fevereiro.

    Veja o calendário de pagamento:

    25 de abril (inativos)

    Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assessoria do Governador, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Imprensa, Secretaria de Cultura, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Esportes, Secretaria de Articulação Social e Regional, Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação/CPM, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Secretaria de Turismo, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014, EX-CONDEPE , EX-CPM, EX-DETELPE, EX-FIDEM, EX-FIAM, EX-ITEP, DER, DETRAN, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IPEM, IRH, JUCEPE e UPE; Além dos Pensionistas do FEPPA, Pensões Especiais, Pensionistas do Estado e de Prefeituras.

    26 de abril (ativos)

    Secretaria de Educação - Conservatório Pernambucano de Música

    27 de abril (ativos ) DIRETA

    Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assessoria do Governador, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Imprensa, Secretaria de Cultura, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Esportes, Secretaria de Articulação Social e Regional, Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Secretaria de Turismo, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014.

    27 de abril (ativos) INDIRETA

    AD/DIPER, APAC, ARPE, ATI, CEHAB, AGPLPS, CPRH, DER, EPTI, EMPETUR, FACEPE, FUNAPE, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IRH (Inclusive EX- DETELPE, EX-CONDEPE, EX-FIDEM, EX-FIAM e EX-ITEP) IPA, IPEM, PERPART, UPE, Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

    Assuntos: servidores, salario, pagamento, administracao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professores da rede estadual vão participar da concepção de projeto

    | Educação

    Professores da rede estadual vão participar da concepção pedagógica do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife. Eles vão trabalhar na elaboração do projeto pedagógico do espaço, que vai servir como apoio para os estudantes da rede municipal e também na formação de docentes.

    Para tratar do projeto, o secretário de Educação, Anderson Gomes, recebeu o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, e seu diretor geral, Sílvio Batusanschi. Anderson Gomes destacou a importância do projeto e a vocação da área para a ciência e a tecnologia.

    O terreno, onde ainda hoje fica a Torre do Zeppelin, tem 35 hectares. A intenção da Prefeitura do Recife é que o parque tenha quatro mil metros quadrados de área expositiva, com Planetário, Museu de Ciências, Herbário, Praça da Juventude, Memorial dos Cientistas Notáveis - além da restauração da torre onde o Zeppelin era atracado. O Jiquiá terá espaços destinados para cada uma das disciplinas do currículo escolar, cujas concepções passarão pelos professores da rede estadual.

    Leia matéria na íntegra 

    Assuntos: educacao, professores, projeto, parque pedagogico, jiquia, anderson gomes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro no Recife discute parcerias entre Ministérios da Cultura e da Educação

    | Educação, Cultura

    A Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Diretoria de Formação Cultural, promove nesta segunda-feira (23) reunião com representantes do Ministério da Cultura (MinC) para discutir ações e projetos previstos no Acordo de Cooperação Técnica Interministerial firmado no ano passado entre o MinC e o Ministério da Educação.

    Projetos como os Pontos de Cultura, Pontos de Memória (Museus), Bibliotecas escolares, Agentes de Leitura/Mais Educação, Cine Educação e espaços culturais, vão compor o leque de ações previstas dentro do acordo a serem implementadas nas escolas públicas, ainda em 2012.

    Leia matéria na íntegra

    Assuntos: minc, ministerio de educacao, interministerial, cultura, fundarpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de 400 alunos vão ao Zoo festejar o Dia do Índio

    | Educação, Cultura

    Mais de 400 alunos de escolas do Grande Recife devem visitar o Parque Estadual de Dois Irmãos nesta quinta-feira (19), Dia do Índio, para assistir às apresentações de integrantes da etnia Fulni-ô, um dos grupos indígenas do Nordeste que mais preservam suas tradições. A Semana do Índio no Parque segue até o domingo (22/04).

    Vindos do município de Águas Belas, no Agreste do Estado, eles mostram sua cultura, danças típicas (o toré) e cânticos religiosos na mini-aldeia montada por trás da Cidade da Criança. Embora falem português, os Fulni-ô ainda se comunicam entre si na sua língua original, o yaathê.

    Desde o último dia 13, quando teve início a Semana do Índio no zoológico, o grupo recebe o pública dançando o toré (dança de agradecimento) e expõem seu artesanato no local, pela manhã e à tarde. Ao final das apresentações, as pessoas celebram junto com os Fulni-ô, dançando juntos.

    Mais informações aqui

    Cidades: Águas Belas
    Assuntos: indio, zoo, dois irmaos, Fulni-ô, zoologico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Centenário de Luiz Gonzaga será tema de concurso para alunos de escolas públicas

    | Educação, Cultura

    O centenário de cantor Luiz Gonzaga, que vem sendo lembrado durante todo o ano em Pernambuco, também terá um caráter especial no âmbito educacional.

    Isso porque a Secretaria de Educação firmou, nesta quarta-feira (18), uma parceria com a Comissão Especial do Centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, formada por deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

    “Fazer parte dessa homenagem e poder inserir nossos alunos nesse contexto é de extrema importância, diante da relevância de Luiz Gonzaga e, principalmente, porque aproxima os jovens de uma realidade que eles não viveram, apesar de escutarem as variadas versões das letras dele”, diz secretário Gomes.

    Uma das ações de comemoração aos cem anos de nascimento do Rei do Baião foi idealizada pelo deputado Henrique Queiroz, membro da comissão, em um projeto de Lei que promoverá o concurso de redação “Luiz Gonzaga – 100 anos de vida e obra do pernambucano do século”.

    Essa iniciativa é destinada aos estudantes da rede pública de ensino e premiará as melhores redações, além de aglutinar em uma obra que será distribuída aos órgãos e bibliotecas públicas, os textos dos alunos.

    Leia matéria na íntegra

    Assuntos: centenario, luiz gonzaga, rei do baiao, escolas publicas, alepe, assembleia legislativa, educacao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • MPPE oferece vagas de estágio para estudantes da rede estadual

    | Educação, Emprego

    Uma ação pioneira entre a Secretária de Educação (SE) e Ministério Público (MPPE) está oferecendo 100 vagas de estágio para estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais e escolas conveniadas da rede privada, através de seleção pública. O convênio foi firmado no ano passado e o edital foi publicado hoje (18) no Diário Oficial (DO).

    As vagas são destinadas aos alunos do ensino médio regular, EJA Médio e Travessia, para Recife e Região Metropolitana. O candidato deverá estar cursando o 1º ou o 2º ano e ter, no mínimo, 16 anos completos. Será oferecida uma bolsa de estágio de R$ 497,60, equivalentes a 80% do salário mínimo vigente, passagem e recesso de 30 dias remunerado. O estudante também terá direito a um seguro de acidentes pessoais anual.

    Leia mais aqui

    Assuntos: educacao, ministerio publico, selecao, estagio, ensino medio, estudantes, eja, travessia
    Compartilhe: Link para o post:
  • SE divulga lista de aprovados para intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo

    | Educação

    Superar as expectativas, indo além dos limites pessoais e geográficos. Assim pode ser definido o programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), que oferece cursos intensivos de inglês e espanhol nas escolas públicas estaduais, além de intercâmbios para os estudantes.

    Ontem (17), o secretário de Educação, Anderson Gomes, divulgou a lista dos 700 primeiros alunos que irão viajar para os Estados Unidos e o Canadá, em agosto e setembro deste ano. A relação de aprovados pode ser conferida no site da SE (www.educacao.pe.gov.br).

    “Estamos, hoje, contemplando a execução de uma ação que já está colhendo os primeiros frutos. Foram 50 jovens com nota máxima na nossa seleção. Acima de tudo, o curso proporcionou um verdadeiro aprendizado para eles. Foram 700 aprovados de 134 municípios do nosso Estado. Estou satisfeito em saber que começamos a mudar a educação pública do País e, principalmente, que estamos formando estudantes preparados para o século XXI” declara Gomes.

    Na reunião, estavam presentes 12 estudantes, dos 50, que obtiveram nota máxima na seleção realizada, com quase quatro mil jovens participantes do programa. “Esse curso me deu a oportunidade de conhecer o inglês, foi o meu primeiro contato. Me esforcei muito, estudei demais e estou muito feliz em poder viajar. Será uma experiência única e que servirá para o mercado de trabalho. Sem falar que conhecerei outro país. Isso é o máximo”, comemora a estudante de 15 anos do 2º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no Recife, Karla Godoy.

    Os jovens que alcançaram as melhores notas são oriundos de todas as regiões de Pernambuco, inclusive do interior, como Salgueiro, Caruaru, Vertentes, Serra Talhada, entre outros. Esse desempenho é reflexo da política de interiorização objetivada pelo Governo do Estado. “Temos bons alunos em todas as cidades e isso não é novidade. Esses números refletem o potencial do nosso alunado”, diz o secretário de Educação.

    Veja lista dos aprovados aqui

    Cidades: Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada, Vertentes
    Assuntos: ganhe o mundo, intercambio, escola publica, educacao, anderson gomes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência abre inscrições para uma das maiores feiras do Brasil

    | Educação, Cultura

    A Ciência Jovem, realizada anualmente pelo Espaço Ciência, é um evento que reúne divulgação científica, interação social e promove uma verdadeira revolução pedagógica. Nela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, tornando a atividade científica envolvente e prazerosa.

    Até 13 de maio, professores e estudantes de escolas públicas e privadas do país podem se inscrever exclusivamente através do site www.espacociencia.pe.gov.br.

    Poderão ser pré-inscritos um ou mais trabalhos de uma mesma escola. Na fase de inscrição definitiva, a comissão do evento escolherá um trabalho por categoria para cada escola.

    Os trabalhos selecionados, bem como os que perderem o período de pré-inscrições, terão que realizar a inscrição, que estará aberta de 01 a 31 de agosto. Os projetos que realizarem a pré-inscrição serão beneficiados na fase de avaliação com um ponto.

    A Ciência Jovem tem como objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre as escolas participantes e comunidades.

    Leia mais aqui

    Cidades: Olinda
    Assuntos: espaco ciencia, ciencia jovem, educacao, professores
    Compartilhe: Link para o post: