meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário de Educação abre o 1º Meeting Nacional de Educação e Tecnologia

    | Educação

    Durante a abertura do 1º Meeting Nacional de Educação e Tecnologia, no Centro de Convenções, em Olinda, o secretário de Educação, Anderson Gomes, proferiu uma palestra sobre a universalização da tecnologia nas escolas públicas. O evento, que contou com a participação de 450 profissionais ligados as quatro Gerências Regionais de Educação (GREs) da Região Metropolitana do Recife, foi realizado pela Faculdade IBGM e contou com a parceria da Secretaria de Educação (SE).

    Na ocasião, Gomes fez um balanço dos equipamentos tecnológicos disponibilizados para os estudantes nas escolas estaduais e deixou claro que, em pleno século XXI é necessário preparar os estudantes com habilidades. “Além de saber falar outra língua, nossos jovens precisam ter mente aberta, visão global e habilidade para solucionar problemas”, pontuou, ao explicar que, o principal ator desse processo é o professor que é capaz de pensar além da rotina.  

    Depois de falar para os professores presentes, Gomes fez uma explanação sobre a atual situação da rede estadual. Durante a palestra, ele informou que, atualmente, 350 mil estudantes estão matriculados no ensino médio e explicou que, até 2014, será feita a universalização das escolas de referência e técnicas. “Para se ter uma ideia, vamos terminar este ano com 25 escolas técnicas e cerca de 20 mil alunos matriculados nessas unidades de ensino”, disse.

    A capacitação dos professores em inglês e no P3D, os tablets, a internet wi-fi nas escolas e a inclusão do data show nas salas de aulas, também foram alguns dos outros assuntos explanados por Gomes durante a palestra.

    Leia mais aqui

    http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=37&art=599

    Assuntos: secretario de educacao, anderson gomes, meeting nacional de educacao e tecnologia, equipamentos tecnologicos das escolas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reitor da Universidade de Pernambuco firma parcerias na China

    | Educação

    Com o propósito de estabelecer novos convênios e parcerias, o Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Carlos Calado, está, desde o último dia 28/06, na China, onde visita a Universidade Central de Finanças e Economia, a Universidade de Pequim e a sede do Instituto Confúcio.

    A viagem reafirma a política de ampliação das relações internacionais da UPE, que visa estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições acordadas.

    Acompanham o reitor na viagem o advogado da Procuradoria Jurídica da UPE, Lin She Pin, e o professor da Universidade, Fernando Buarque. Da China o grupo seguirá para África do Sul, onde visitará a Universidade de Johannesburg, instituição que a UPE já possui convênio de cooperação desde junho de 2011.

    O retorno do Reitor ao Estado está marcado para o dia 09/07.

    Leia mais aqui

    Assuntos: universidade de pernambuco, upe, viagem a china, instituto confucio, universidade central de financas e economia, relacoes internacionais
    Compartilhe: Link para o post:
  • IV Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras chega a Petrolina neste sábado

    | Educação

    Acontece neste sábado (30), em Petrolina, a sexta etapa da IV Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras 2012. O município recebe pela primeira vez a competição musical que, este ano, terá 10 fases e alcançará todas as regiões do estado. O evento será realizado a partir das 14h, no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

    As cidades Aliança, Paudalho, Belém de São Francisco, Lagoa Grande, Serra Talhada, Tuparetama, Flores, Petrolina, Vicência e Recife serão representadas nesta fase por 13 corporações, distribuídas nas categorias Marching Show, Marcial Juvenil, Musical Máster, Marcial Infanto Juvenil, Banda Show e Fanfarra Simples. A intenção é proporcionar para a população de Petrolina um espetáculo de muita música, cores e coreografias.

    “Interiorizar as nossas ações é uma determinação do Governo do Estado e está sendo muito gratificante possibilitar para os moradores do alto sertão uma festa que estava restrita a Região Metropolitana de Recife ou as áreas mais próximas da capital.

    Além disso, o crescimento desse evento nos dá muita alegria, visto que há quatro anos tínhamos apenas quatro etapas e nesta edição já estamos com dez. É bom ver um trabalho tão bonito crescer e avançar por todo o Pernambuco”, ressalta o presidente da Associação de Bandas e Fanfarras e coordenador do programa Música nas Escolas na SE, Waldenilson Cunha.

    Leia mais aqui

    Assuntos: bandas e fanfarras, copa pernambucana, secretaria de educacao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é representado em seminário nacional de Educação

    | Educação

    Três escolas da rede estadual que oferecem o programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) estão participando, entre os dias 25 e 28 deste mês, do Seminário Nacional do Ensino Médio, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. As escolas de referência em Ensino Médio (EREMs) Monsenhor Landelino, de Paudalho, e Ginásio Pernambucano (GP), do Recife, além da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, de Camaragibe, foram à capital federal apresentar seus trabalhos no evento, que tem como objetivo discutir políticas públicas para a modalidade no Brasil.

    O GP abordou a educação interdimensional como base para o ensino médio. A EREM Monsenhor Landelino, por sua vez, apresentou sua proposta de currículo voltado para o protagonismo juvenil. Já a Ministro Jarbas Passarinho lembrou o ProEMI como “um espaço aberto para a vida”.

    Além das equipes de estudantes, professores e gestores das escolas, o encontro contou com a presença do secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, da gerente de Políticas Educacionais para o Ensino Médio, Raquel de Queiróz, da representante da gerência Pedagógica da Educação Profissional, Alcioneide Oliveira, e técnicos da Secretaria de Educação.

    Leia mais aqui

    Assuntos: ensino medio enovador, poremi, seminario nacional de ensino medio, educacao, seduc, ginasio pernambucano
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola Jornalista Trajano Chacon promove festival de dança

    | Educação, Cultura

    A Escola Estadual Jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro, no Recife, trabalha a dança como inclusão social. Na próxima sexta-feira (29) acontece na escola o IV Festival de Dança, quando os estudantes encenarão musicais nacionais e internacionais.

    As apresentações acontecem no pátio da unidade, a partir da 8h.

    Este ano foi trabalhado o tema “Musicais”. Dentro dele, os alunos do ensino médio prepararam uma encenação e uma breve apresentação sobre o filme escolhido.

    No pátio, também serão expostos banneres anunciando os filmes, tudo feitos pelos estudantes. ”Eu estou aprendendo muito com esse projeto. Antes só participavam meninas, agora está bem misturado e os meninos também sentem vontade de dançar.

    Percebemos ao longo desses quatro anos um interesse maior desses alunos pela escola por conta da mudança que tem acontecido na vida de cada um”, relata a professora de educação física e idealizadora do projeto, Janine Gonçalves.

    Na ocasião os estudantes vão apresentar os filmes, Camp Rock, O Poder do Ritmo, Dirty Dance, Chicago, High School Musical, Moulin Rouge, Vem Dançar, Lambada – A Dança Proibida, entre outros. Ao todo vão participar 14 turmas.

    Assuntos: escola trajano chacon, festival de danca, educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Atividade desenvolvida na Secretaria de Educação trabalha o audiovisual e a literatura

    | Educação

    Com o intuito de disseminar a cultura de valorização do cinema e da literatura, a Unidade de Leituras e Linguagens da Gerência de Políticas Educacionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geif), da Secretaria de Educação, promove, nesta quarta-feira (27), no auditório da SE, a ação “Cinema e Literatura”.

    No encontro, que reúne professores, alunos, funcionários da SE e técnicos das Gerências Regionais de Educação, foi exibido o filme “O Auto da Compadecida”, dramaturgia baseada na obra do literário Ariano Suassuna.

    Logo após, o mestre em Teoria Literária, Salmo Pontes, e o doutor em Literatura, Marcos D´Moraes, fizeram parte de uma mesa que discutiu a adaptação da literatura para o audiovisual e o Movimento Armorial, com ênfase no escritor Ariano Suassuna.

    A técnica da SE responsável, Maria do Carmo Cintra, destaca a importância da ação. “É uma atividade muito prazerosa de se fazer. Ela amplia o conhecimento e desenvolve, através do audiovisual, o interesse por outras linguagens do saber.

    Essa é uma iniciativa livre e que procura estimular a valorização do cinema e da literatura de maneira que venha a sensibilizar os participantes e multiplicar os conhecimentos nas unidades educacionais”, diz.

    Leia mais aqui

    Assuntos: educacao, valorizacao do cinema, leituras e linguagens, pioliticas educacionais, educacao infantil,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Petrolândia, estudantes discutem e votam criminalização da homofobia

    | Educação

    Na última sexta-feira (22), estudantes do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes, município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, transformaram a quadra da escola em um grande plenário. Como parte da disciplina de Filosofia, eles montaram partidos, elegeram deputados e votaram o Projeto de Lei (PL) 122/06, de autoria da então deputada federal Iara Bernardi (PT), que criminaliza a homofobia.

    O professor Daniel Filho, idealizador do projeto, explicou que a ideia nasceu da necessidade de se combater a homofobia dentro do ambiente escolar. “Quando analisei o conceito proposto pelo Estado em Filosofia, com temas como política, ética, moral, diversidade, e violência, percebi que daria para promover o debate em torno da homofobia”, conta.

    A votação, envolvendo 16 deputados-estudantes, aprovou a PL, com 9 votos a favor, e 6 contra. O estudante Lucas Monteiro aprovou a iniciativa. “A gente percebe que existe um certo tabu quando o assunto é homossexualidade, então foi muito importante discutir”, disse.

    Leia mais aqui

    Assuntos: escola de referencia, erem, educacao, secretaria de educacao, criminalizacao da homofobia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • 2ª temporada do CineCabeça é encerrada no Cinema São Luiz

    | Educação

    A segunda etapa do CineCabeça, projeto que promove o encontro entre estudantes e professores da rede estadual de ensino da Região Metropolitana do Recife com a sétima arte, foi encerrada na manhã desta terça-feira (26), no Cinema São Luiz, bairro da Boa Vista. Ao todo, 87 escolas participaram desta temporada, totalizando cerca de 8.500 alunos.

    Desde a semana passada, sempre das 9h às 12h, o projeto estava exibindo os filmes “Zé Monteiro: o homem que venceu as cinco mortes”, do pernambucano Wilson Freire; e “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado. A última sessão da temporada recebeu alunos de cinco escolas estaduais: Felipe Camarão e Rodolfo Aureliano, de Jaboatão dos Guararapes; Edwirges de Sá Pereira, de Tejipió; e Guedes Alcoforado, de Olinda.

    "O projeto tem sido muito bacana. Mesmo com a chuva, as escolas têm participado. Além de assistir as sessões de cinema, os estudantes serão incentivados a produzir trabalhos como redações, desenhos e até roteiros de cinema, que serão expostos na próxima edição, aqui mesmo no Cinema São Luiz", comentou Gilvan Noblat, um dos coordenadores educativos.

    Para o professor de história da Escola Estadual Rodolfo Aureliano, Flávio Freitas, o projeto contribui para trazer a cultura para perto dos os estudantes e isso repercute também na família. "Toda atividade extrassala é importante para tirar um pouco os alunos da rotina. Essa iniciativa é muito proveitosa, só vem enriquecer o trabalho dos professores e se reflete não só na escola como na comunidade escolar".

    Leia mais aqui

    Assuntos: cinecabeca, cinema sao luiz, setima arte, alunos e professores da rmr, incentivo a producao de texto
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abertas inscrições para mestrado em engenharia de computação

    | Educação

    Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o mestrado acadêmico em engenharia de computação, oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE), através da sua Escola Politécnica. Os interessados devem se inscrever na secretaria do mestrado, no Bloco "C", no 2º piso, da própria unidade, localizada na rua Benfica, 455, no bairro da Madalena, no Recife, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h30h.

    O curso, coordenado pelo professor da UPE Fernando Buarque, oferece uma área de concentração, em ciência da computação, e duas linhas de pesquisa: engenharia de software e computação inteligente. A seleção terá análise de documentação e entrevista com os candidatos.

    A lista com os nomes dos aprovados será divulgada após o dia 10 de agosto. As matrículas acontecem nos dias 13 e 14 desse mesmo mês, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. A aula inaugural está prevista para o dia 15 de agosto. Mais informações através do telefone (81) 3184-7548, do endereço http://mestrado.ecomp.poili.br ou do e-mail: mestrado@ecomp.poli.br.

    Confira aqui a lista da documentação exigida na inscrição

    Assuntos: mestrado academico em engenharia de computacao, universidade de pernambuco, upe, escola politecnica, ciencia da computacao, engenharia de software, computacao inteligente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lista dos alunos selecionados pelo programa CHN Popular já está disponível

    | Educação

    Foi divulgada, ontem (26), a lista dos alunos contemplados pelo programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (CNH Popular), uma parceria da Secretaria de Educação de Pernambuco com o Detran-PE. A relação pode ser conferida AQUI.

    Os aprovados que residem na Região Metropolitana do Recife (RMR) devem comparecer à sede do DETRAN, no bairro da Iputinga, no Recife, das 8h às 16h, portando os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência (originais e cópias) para comprovação dos dados cadastrais e abertura do serviço.

    Já os beneficiados do interior, deverão procurar alguma Ciretran Especial entre os horários das 8h e 13h, munidos dos mesmos documentos citados acima. A lista das 28 Ciretrans Especiais, assim como seus respectivos endereços e telefones, pode ser obtida AQUI

    Vale ressaltar que os selecionados devem comparecer o mais rápido possível aos postos citados acima para realizar o processo e dar entrada na CNH.  Não é necessário comprovar renda familiar ou número de dependentes.

    Assuntos: detran, programa cnh popular, alunos aprovados, ciretran especial,
    Compartilhe: Link para o post: