meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Abertas as inscrições para o 4º Torneio Virtual de Ciência

    | Educação, Tecnologia

    Está oficialmente lançado o 4º Torneio Virtual de Ciência. A competição, promovida pelo Espaço Ciência - Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco, é realizada por meio de ferramentas digitais e plataformas da Internet. A cada mês, os participantes são brindados com diferentes desafios, que propõem uma atividade experimental a partir de questões que relacionam a Ciência e problemas cotidianos.

    Os participantes conduzem a pesquisa ou atividade, gravam em vídeo, postam no Youtube e o link é enviado para a organização do Torneio. Os vídeos são postados na fanpage do TVC e recebem uma pontuação da equipe avaliadora. São sete desafios, em diferentes áreas do conhecimento. 

    A disputa vale para estudantes do Fundamental 2 e Ensino Médio e cada escola pode inscrever até cinco grupos, de séries diferentes. Embora a inscrição seja feita no nome de um professor e dois alunos, toda a turma pode participar do processo. O primeiro desafio do torneio já está lançado e, em clima da Semana da Água, convida os participantes a coletarem água de uma fonte natural e encontraram uma forma de tratá-la e deixá-la potável. Inscrições e informações pelo site: www.espacociencia.pe.gov.br.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secti, espaco ciencia, torneio virtual de ciencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto de Conclusão do Ensino Médio em escolas prisionais incentiva a pesquisa dentro das unidades

    | Educação, Direitos Humanos

    A iniciativa é desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e a Secretaria de Educação, e está sendo aplicada em 20 unidades prisionais do estado, com a participação, este ano, de 1.015 estudantes.  

    Pessoas Privadas de Liberdade – PPL cumprindo pena em regime fechado que estudam nas unidades prisionais têm um motivo a mais para frequentarem as aulas: a pesquisa para o Projeto de Conclusão do Ensino Fundamental (PCF), desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES) e a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE).

     O objetivo do trabalho é incentivar a pesquisa, despertando o interesse pelo estudo dentro das unidades, e a ideia tem dado certo. Estima-se que este ano 1.015 estudantes realizem o projeto em 20 unidades prisionais distribuídas entre a região metropolitana e interior do Estado.

    Os temas são escolhidos pelos próprios discentes, que já se debruçaram sobre os seguintes temas: Doenças sexualmente transmissíveis, Alimentação, Transposição do Rio São Francisco e Mercado de Trabalho. As pesquisas são feitas nos livros expostos nas bibliotecas das unidades e por  meio de um banco de dados, montado pelos professores orientadores, para auxiliá-los.

    Concluído o trabalho, os alunos apresentam para uma banca examinadora que analisa o desempenho e dá a nota. “Trazer esse formato de projeto para os estudantes privados de liberdade mostra a preocupação de ampliar a aprendizagem e torná-los protagonista do conhecimento. Ser autor e aprendiz revela a capacidade de construir um caminho diferente para a vida”, explica  Valéria Fernandes, superintendente de Capacitação e Ressocialização da Seres.

    O PCF teve início em 2016 com alunos do 9º ano das escolas regulares, e em seguida foi ampliado para o  EJA e escolas prisionais. As pessoas que participam do projeto  na  Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema Prisional  estão cursando a 4ª fase, que vai do 6º ao 9º ano. Esse trabalho exitoso foi tema de palestra no I Seminário de Educação em Prisões, realizado em fevereiro, no estado de Alagoas.

    De acordo como secretária executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana selva, o grande diferencial no Projeto de Conclusão do Ensino Fundamental “é que os estudantes escolhem o tema para o trabalho de conclusão,  pertinente a qualidade de vida deles, e isso motiva os reeducandos a pesquisa e ao estudo.  Uma das pesquisas foi sobre a  higienização das mãos. Os alunos pesquisaram as formas de limpeza nas mãos para prevenir contaminações dentro da própria unidade prisional. Com isso, observamos um grande interesse por parte deles”, conclui. 

    Assuntos: sjdh, seduc, seres, escolas prisionais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Remição de Pena pela Leitura amplia vagas e abrange todas as unidades prisionais de Pernambuco

    | Educação, Direitos Humanos

    remição

    O Presídio de Itaquintinga, inaugurado em 2018, foi a última unidade a ser beneficiada. Entre as cadeias públicas, Verdejante é a primeira a fazer parte do projeto.

    A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, alcançou todas as 23 unidades prisionais com o Projeto Remição de Pena pela Leitura. O último estabelecimento inserido foi o Presídio de Itaquitinga (PIT), localizado na Zona da Mata. Entre as cadeias públicas, a de Verdejante é a primeira a receber o Remição.  

    Atualmente, 4.780 reeducandos participam do projeto, que possui um percentual de aprovação de 55%. A superintendente de Capacitação e Ressocialização/Seres, Valéria Fernandes, explica a inserção do projeto em Verdejante. “Essa ampliação foi possível porque a Secretaria de Educação tem professor selecionado para a Regional que atende esse município. Estamos avançando com projetos educacionais para contemplar o Sistema Prisional em todas as suas especificidades”.

    Na quarta-feira (13/03), educadores selecionados para atuarem no projeto em Itaquitinga e Verdejante participaram de uma formação continuada sobre instruções normativas de segurança necessárias às aulas do projeto. A capacitação, ministrada pela agente penitenciária Veralúcia Rodrigues, foi realizada na Gerência Regional de Ensino, de Nazaré da Mata.

    PROJETO - Fundado em 2016, o Remição de Pena Pela Leitura é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos e de Educação. O objetivo é oferecer às pessoas privadas de liberdade o desenvolvimento crítico através de leituras de obras e produção de resumos ou resenhas. Para cada obra lida, resumida ou resenhada, com nota igual ou acima de seis, o reeducando garante a redução da pena em sete dias. 

    Assuntos: sjdh, seres, see, remicao de pena, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara destaca integração entre educação, cultura e esporte como diferencial para formação dos jovens

    | Educação

    caravana

    Governador acompanhou, nesta terça-feira, a 3ª edição da Caravana da Educação 2019, dessa vez na Zona Sul do Recife 

    A Caravana da Educação segue avançando em Pernambuco, e nesta terça-feira (19.03) contemplou a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul. A terceira edição da iniciativa este ano contou com a participação do governador Paulo Câmara, que tem feito questão de visitar os polos de atividades culturais e esportivas para conversar com professores e alunos da rede. O circuito de atividades e a reunião de Pactuação de Metas são promovidos pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Em 2018, a ação movimentou mais de 20 mil gestores, professores e estudantes da rede estadual.

    “A gente faz questão de acompanhar a Caravana de Educação, porque sabe que não se faz educação sozinho. A integração da cultura, dos esportes e todo esse ambiente escolar em movimento e a unidade com professores, gestores e alunos pode fazer uma grande diferença, como a gente tem visto na educação pública de Pernambuco nos últimos anos”, destacou o governador, completando: “A integração entre educação, cultura e esporte é o diferencial da formação dos nossos jovens. E é isso que a gente quer: que eles possam ser os grandes responsáveis por mudanças no futuro de Pernambuco”, cravou Paulo Câmara, acompanhado da vice-governadora Luciana Santos.

    O chefe do Executivo acompanhou pela manhã a reunião de Pactuação de Metas – uma das atividades mais importantes do calendário anual da SEE – realizada na Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias/NAVE Recife, com todos os gestores escolares da GRE Recife Sul. A iniciativa oportuniza o debate de estratégias e prioridades para o ano, visando o aprimoramento de metas que contribuam para os avanços da educação em Pernambuco.

    Já o Polo Cultural da caravana reuniu centenas de estudantes na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santos Dumont. A programação do espaço contemplou recitais de poesia, apresentações de dança contemporânea, frevo maracatu e banda marcial.  “Um momento diferente do que a gente costuma ter no dia a dia. É uma oportunidade de aprender e que dá para se divertir também, junto com os professores e com a direção da escola. São atividades que motivam a estudar, querer conhecer coisas novas e aprender mais”, avaliou Matheus Lima, de 16 anos, aluno do 3º ano da EREM Santos Dumont.

    Assim como Matheus, alunos de toda a rede pública estadual, em todas as regiões do Estado, receberão as atividades da Caravana da Educação até o final do semestre, como explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio. “A caravana vai estar em todas as nossas regionais, reunindo todos os gestores das escolas e movimentando também os nossos estudantes e professores. Esse é o objetivo da caravana: um conjunto de atividades para envolver cada vez mais as nossas escolas, estudantes e professores. A expectativa é de, até o final do semestre, contemplar todas as nossas regionais”, ressaltou.

    ESPORTES - Simultaneamente, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, os estudantes participaram de atividades esportivas como: luta olímpica, basquete, vôlei de praia, ginástica acrobática, futsal, danças populares, badminton, queimado e barra bandeira. Durante a visita da comitiva a esse polo, Paulo Câmara foi recepcionado por atletas e paratletas que conquistaram importantes campeonatos nacionais e internacionais.

    Entre eles estava a paratleta Ana Claudia Silva, do salto em distância 100 metros, que aproveitou a presença do governador para compartilhar sua experiência. “Muitos Estados não dão esse suporte aos atletas que Pernambuco dá. Então eu fiz questão de vir aqui dar esse feedback ao governador e agradecer pelo apoio que recebi enquanto estudante da rede pública e que ainda continuo recebendo”, declarou Ana Cláudia, de 31 anos, que ocupa a segunda posição no ranking mundial da modalidade. Na ocasião, também foram entregues kits esportivos à gestora da GRE Recife Sul, Marta Lira.

    Acompanharam o governador durante a agenda os deputados estaduais Eriberto Medeiros (presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco), Paulo Dutra e Antônio Fernando; os secretários executivos de Educação Maria Medeiros, Severino Andrade, Ednaldo Moura e João Charamba; o secretário executivo de Esportes Diego Pérez; e o secretário de Educação do Recife, Bernardo Almeida.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, paulo camara, see, caravana da educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara destaca experiência exitosa do Ganhe o Mundo em encontro com alunos-atletas aprovados

    | Educação, Esportes

    ganhe o mundo

    Governador recebeu os 25 estudantes selecionados para o intercâmbio educacional-esportivo no Canadá e nos Estados Unidos, sendo este último destino a novidade desta edição do programa 

    Em mais uma demonstração de seu compromisso e atenção com a “agenda do futuro”, o governador Paulo Câmara fez questão de receber, na manhã desta segunda-feira (25.02), no Palácio do Campo das Princesas, os 25 alunos-atletas aprovados no Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2019. Distribuídos em oito modalidades, os estudantes participarão de um intercâmbio educacional-esportivo de dois meses no exterior, com embarque previsto para o segundo semestre deste ano. Na edição 2019, além do Canadá, o programa enviará atletas também aos Estados Unidos.

    “Eles vão ter uma oportunidade diferente agora. Vão estar estudando, aprendendo uma nova língua, conhecendo uma nova cultura, um novo país e também se aperfeiçoando nas modalidades esportivas que praticam. Isso para a gente é muito importante. Eu sou cada vez mais um defensor de que a educação pública se faz com muita determinação, com melhoria da infraestrutura e com valorização dos professores, mas também com uma maior atratividade, e a cultura e o esporte são grandes atrativos da participação dos nossos alunos na comunidade escolar”, frisou o governador, que estava acompanhado da vice, Luciana Santos.

    Ao todo, foram escolhidos atletas de oito modalidades, três a mais que em 2018; e a grande novidade é o tênis de mesa. Dos 25 contemplados, doze são competidores do atletismo, três do karatê, três da natação, dois da luta olímpica, dois do ciclismo, um de judô, um de badminton e um de tênis de mesa. São 13 municípios pernambucanos contemplados, um a mais que na edição passada, com destaque para as cidades sertanejas de Exu e Iguaracy, que enviarão representantes pela primeira vez.

    Para o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio, a dedicação e esforço de cada estudante são fundamentais e fazem a diferença no aproveitamento do intercâmbio. “O nosso grande objetivo é efetivamente dar essa oportunidade de desenvolvimento aos estudantes, para que eles possam aperfeiçoar um segundo idioma e treinar em centros esportivos de altíssima performance”, afirmou.

    A caruaruense Camilla Mirely, de 17 anos, foi uma das contempladas nesta edição. A estudante pratica o karatê desde os 12 anos, e já representou o Brasil em disputa internacional na modalidade. “Nunca imaginei viajar ou ter grandes experiências por causa do esporte, mas desde que comecei a praticar o karatê, mudou muita coisa na minha vida. Eu espero desenvolver bastante nesse intercâmbio não só o meu conhecimento da língua quanto o meu esporte”, declarou Camilla, que em 2018 conquistou o primeiro lugar no campeonato brasileiro da modalidade e a 4ª colocação no Campeonato Mundial Gymnasiade, no Marrocos.

    EDUCAÇÃO INTEGRADA – Antes do encontro com os estudantes, o governador recebeu empresários e representantes da Unicef e da Neoenergia para um café da manhã, quando foram apresentadas as experiências do programa Educação Integrada, iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental ofertado pelas redes municipais de educação. O objetivo do encontro foi discutir novas parcerias na área, expandir e fortalecer iniciativas entre Estado e setor privado.

    Atualmente, o programa atende 15 municípios do Estado, beneficiando mais de 70 mil crianças e adolescentes. A previsão do governo é atingir 80 municípios até o final de 2022. Para este ano, a expectativa é firmar parceria com mais 15 cidades. Lançada em 2016, a iniciativa prevê ações de apoio pedagógico, distribuição de kits e qualificação de ambientes, fortalecimento das ações de alfabetização e a implantação de uma escola em tempo integral em cada município participante do programa. Outro eixo é a formação de professores e gestores escolares com o objetivo de capacitar e acompanhar professores e equipes de gestão para atualização qualificada em cada etapa de ensino. Atualmente, o programa atende 385 escolas municipais.

    Assuntos: sei, paulo camara, see, ganhe o mundo esportivo, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Recife, Paulo Câmara comanda primeira Caravana da Educação de 2019

    | Educação

    caravana

    Governador visitou, nesta quinta-feira, polos de atividades da ação e conversou com alunos e gestores da rede 

    A educação pública de Pernambuco em movimento. Essa é a proposta da Caravana da Educação do Governo do Estado, que deu início à edição 2019 nesta quinta-feira (21.02), no Recife. O governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar de perto a abertura oficial do circuito de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, que é realizado simultaneamente à reunião de Pactuação de Metas da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE). A iniciativa, que em 2018 movimentou cerca de 16 mil estudantes, irá contemplar todas as regiões do Estado, da Região Metropolitana ao Sertão.

    “São 16 reuniões de pactuação e diversas outras atividades, contemplando as gerências regionais de todo o Estado. É um momento de agradecer o esforço de todos que fazem a educação, mas também de pedir a continuidade desse trabalho, desse esforço, dessa dedicação para que a gente continue a atingir as metas. Enquanto a educação de Pernambuco estiver avançando, a gente vai melhorando o futuro de muitos jovens. E é isso que a gente quer continuar a fazer", destacou Paulo Câmara, que estava acompanhado da vice-governadora Luciana Santos. 

    A Pactuação de Metas, que reúne a comitiva da SEE e gestores escolares de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), é realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, visando o aprimoramento de metas para o avanço permanente dos índices e resultados da educação, além do compartilhamento experiências exitosas. Hoje, o encontro aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no bairro de Apipucos, com a presença dos 75 gestores das escolas jurisdicionadas à GRE Recife Norte.

    “A gente está feliz por iniciar aqui em Recife a caravana, que depois vai percorrer todo o Estado. Um momento importante da nossa rede, um trabalho que a gente faz com todas as escolas de Pernambuco, envolvendo não só os diretores e professores, mas também os alunos e toda a comunidade”, ressaltou o secretário e Educação e Esportes, Fred Amâncio.

    As ações da Caravana da Educação são divididas em dois polos, Esportivo e Cultural, envolvendo centenas de estudantes da Rede Estadual. O Polo Cultural, realizado também na ETE Miguel Batista, contou com apresentações de dança e artes cênicas, atividades de leitura, recitais e shows. Simultaneamente, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Machado, em Casa Amarela, centralizou as atividades esportivas. Durante visita a esta unidade, o governador inaugurou oficialmente a nova quadra poliesportiva da escola, equipamento que contou com um aporte de cerca de R$ 400 mil e integra o Programa Quadra Viva.

    A estudante Ana Beatriz de Lima, de 14 anos, foi uma das participantes das atividades do Polo Cultural da caravana. A jovem, que ingressou na rede pública de ensino este ano, contou como está sendo a experiência, e disse não se arrepender de ter deixado a escola privada. “Aqui em Pernambuco eu acredito que a gente tem mais oportunidade em relação ao ensino do governo. Meu pai é professor da rede e me trouxe. Eu estou amando a nova escola, não tenho nada a reclamar”, declarou. Ana Beatriz é aluna do 1º ano do ensino médio da EREM Pompéia Campos, também no bairro de Apipucos, e mora no bairro de Jardim São Paulo.

    Acompanharam o governador nas visitas os deputados estaduais Paulo Dutra, Clovis Paiva, Antônio Fernando, Doriel Barros, João Paulo, Antônio Moraes, Wanderson Florêncio e Sivaldo Albino; o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude Sileno Guedes; os secretários executivos de Educação Ana Selva, Maria Medeiros, Severino Andrade, Ednaldo Moura e João Charamba; o secretário executivo de Esportes Diego Pérez; e o secretário executivo da Casa Civil José Maurício.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, sei, paulo camara, caravana da educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ciência Móvel no Sertão

    | Educação

    ciencia movel

    Ação itinerante do Espaço Ciência estará, a partir desta terça (19), em Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco

    O Ciência Móvel, Ação itinerante do Espaço Ciência, estará a partir desta terça (19) em Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco. A visita é fruto de parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Turismo. Até quinta-feira (21), a população da cidade poderá se divertir e aprender com os experimentos e atividades interativas, além do Planetário, que estarão na Escola Municipal Profª. Judite Barros.

    De Santa Maria da Boa Vista, a caravana deve seguir para o município vizinho: Orocó. Mas os detalhes da visita ainda aguardam confirmação.

    O Ciência Móvel é um projeto que chama a atenção da população por onde passa. Jovens, crianças e adultos se divertem com diversas atividades interativas, jogos topológicos e dezenas de experimentos, que ajudam a despertar o interesse da população pela Ciência.

    Junto com os experimentos, seguem ainda o Planetário Inflável e a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco (CNCP). A CNCP inclui caricaturas de cientistas consagrados de nosso estado. Com atividades lúdicas e interativas, a população descobre um pouco mais sobre eles, suas ideias e projetos – de forma a valorizar os talentos pernambucanos e estimular os jovens para as carreiras científicas.

    O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, é vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Interessados em visitas do Ciência Móvel devem entrar em contato pelo e-mail: cienciamovelec@gmail.com

    Cidades: Santa Maria da Boa Vista
    Assuntos: secti, espaco ciencia, ciencia movel
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comitê Prisional destaca trabalho educativo nas unidades em primeira reunião do ano

    | Educação, Direitos Humanos

    pedro eurico

    O trabalho nas escolas localizadas em unidades prisionais e a ampliação de cursos de qualificação para os reeducandos foram os principais assuntos discutidos na primeira reunião, deste ano, do Comitê do Sistema Prisional de Pernambuco. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira, 15, com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

    Na ocasião, foi apresentado um vídeo sobre o Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental (TCF), resultado da parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Secretaria de Educação. A iniciativa visa ao incentivo à pesquisa onde os reeducandos desenvolvem um tema, escolhidos por eles próprios, para o trabalho de conclusão do ensino fundamental.  A experiência é desenvolvida nas 19 escolas prisionais e foi apresentada durante Congresso de Educação, no estado de Alagoas.

    O secretário Pedro Eurico aplaudiu a iniciativa e destacou que “o passo para a ressocialização é mesmo a educação, a qualificação dos apenados”. E a qualificação também foi ressaltada por representantes da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) durante o encontro com a abordagem do programa “Novos Horizontes com Justiça”,  que disponibiliza cursos profissionalizantes a 400 detentos em unidades prisionais na Região Metropolitana e interior do Estado. A ação é resultado de uma parceria da Seres com a 36ª Vara da Justiça Federal/PE.

    Na reunião também foram discutidas propostas estruturais, de segurança, saúde e ressocialização para as unidades prisionais do estado. Além do secretário Pedro Eurico, estiveram presentes os secretários-executivos de Coordenação e Gestão, Eduardo Figueiredo; e de Promoção e Direitos do Consumidor, Mariana Pontual; o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis; a superintendente de Capacitação e Ressocialização/Seres, Valéria Fernandes; o chefe de Gabinete/Seres, Renato Pinto; além de representantes das Secretarias de Educação e Saúde, do Ministério Público, OAB, Pastoral Carcerária, Secretaria de Planejamento, Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e outros representantes da Sociedade Civil. 

    Assuntos: sjdh, see, seres
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ganhe o Mundo segue avançando e envia estudantes para a Austrália

    | Educação

     Embarque do Ganhe o Mundo

    Nesta edição, o programa vai embarcar um total de 75 alunos da rede estadual para o país. Governador Paulo Câmara acompanhou o embarque de 23 deles

    “Nunca imaginei que teria essa oportunidade. Meu sonho, desde pequeno, sempre foi fazer intercâmbio, e hoje esse sonho se tornou possível”. Foi assim, com um misto de emoção e ansiedade, que o jovem Janaelson Barros, de 16 anos, expressou sua gratidão por ser um dos contemplados da edição 2019.1 do Programa Ganhe o Mundo. O estudante de Cupira, município do Agreste Central, embarcou na tarde desta terça-feira (12.02) para Hobart, na Austrália, juntamente com outros 22 alunos da rede pública estadual de ensino. Além desse grupo, outros 52 jovens devem viajar nos próximos dias para o mesmo país de língua inglesa.

    Como de costume, o governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar de perto esse momento de emoção para os alunos e seus familiares. “Quando a gente planeja cada nova edição do Ganhe o Mundo, a gente pensa nas muitas experiências que os nossos alunos vão viver e poder compartilhar. Esse grupo, que está embarcando para a Austrália tem um passaporte para vivenciar uma nova cultura, conhecer outra realidade. Tem um passaporte para transformar as suas vidas, para realizar os seus sonhos. Acreditamos e apostamos nisso”, destacou Paulo, acompanhado da vice-governadora Luciana Santos.

    O embarque de hoje contemplou alunos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Na Austrália, os intercambistas vão cursar a modalidade High School em escolas públicas e privadas. Além da oportunidade de estudar em outro país, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos estudantes seguro saúde internacional, acomodação em casa de família (host famíly) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719.

    A gente está iniciando uma sequência de três embarques para a Austrália, que contemplará 75 estudantes. Depois a gente vai ter na sequência os embarques para a Nova Zelândia e, já no finalzinho do mês ou no início de março, faremos embarques para países da América do Sul: Argentina, Chile e Colômbia. Então, teremos um ciclo bem movimentado”, explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

    Assim como Janaelson, Larissa Sousa, de 17 anos, também se emocionou ao descrever a importância do intercâmbio para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. "É uma oportunidade que não tem como definir em palavras. Não é todo estudante do Nordeste e do Interior que consegue sair do país e ter essa experiência de cinco, seis meses fora. Então é um orgulho para a região”, pontuou. “Acho que o governo faz muito bem em investir nos jovens, porque a gente vai trazer novas experiências de outro país, que podem transformar Pernambuco em um lugar melhor”, completou Larissa, aluna da Escola de Aplicação de Petrolina, no Sertão do São Francisco.

    Assuntos: sei, see, ganhe o mundo, intercambio, pgm
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco oferta mais de três mil vagas para cursos gratuitos de idiomas

    | Educação

    Interessados devem fazer a matrícula presencialmente nas escolas

    O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, abre, nesta segunda-feira (11), as inscrições para cursos de idioma gratuitos por meio do Núcleo de Estudos e Línguas (NELs). Os interessados em participar devem se inscrever em uma das 34 escolas vinculadas aos NELs em todo o Estado, de acordo com o cronograma oficial, das 8h às 12h ou das 14h às 17h. 3.365 vagas estão disponíveis para as línguas inglesa, espanhola, francesa e alemã. As aulas começam nos dias 18 e 19 de fevereiro, com turmas nas segundas e quartas, e terças e sextas.

    O curso básico tem duração total de dois anos, com aulas presenciais duas vezes por semana. As vagas serão ofertadas respeitando a seguinte ordem de prioridade: estudantes das escolas onde estão localizados os NELs; estudantes de outras escolas da rede estadual; estudantes da rede pública municipal; e finalmente comunidade em geral.

    Cronograma de inscrição:
    11 e 12/02 – Estudantes das Escolas nas quais funcionam os Núcleos
    13 e 14/02 – Estudantes de outras Escolas da Rede Pública de Ensino
    15/02 – Matrículas abertas à Comunidade

    Documentos necessários para realizar a matrícula:
    Documento oficial com foto e cópia;
    Comprovante de residência;
    Comprovante de matrícula (para os estudantes da rede pública).

    Assuntos: see, governo de pernambuco, cursos de idiomas
    Compartilhe: Link para o post: