meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Cais do Sertão movimenta a semana com eventos gratuitos no Recife

    | Educação, Cultura

    museu

    Esta semana será movimentada no Centro Cultural Cais do Sertão. Nesta terça-feira (23), dois eventos gratuitos vão garantir a diversão dos visitantes: a apresentação da orquestra do Movimento Pró-Criança, às 16h, na Praça do Mandacaru, área interna do museu, e a encenação dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Soares Dutra no projeto “Uma Noite no Museu”, às 18h, também na área interna do equipamento.

    O consagrado projeto “Uma noite no Museu”, inclusive, passará a ter duas edições mensais, com a segunda apresentação de outubro ocorrendo já no próximo dia 30. Com parceria da Secretaria de Educação de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, por meio do projeto turístico Olha!Recife, o projeto promove encenações - de música, dança ou teatro - com personagens da cultura do Sertão que interagem com o público, representados por alunos de instituições de ensino públicas estaduais.

    Além dos eventos culturais, a semana no Cais do Sertão será marcada ainda pelo ciclo de palestras do evento Tubo Insight, promovido por alunos do curso de publicidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o tema “YOU GO, GIRL – Mulheres na Publicidade”, a quinta palestra da Semana de Publicidade contará com a participação de Rebeca Nascimento (Delas Comunicação), Agnes Pires (Berlim Digital) e Izabela Domingues (UFPE). O evento acontecerá entre os dias 24 e 26, no auditório ‘É do Povo’, com inscrição prévia com a UFPE.

    Serviço:

    Música no Museu
    Apresentação da Orquestra do Movimento Pró-Criança
    Dia: 23 de outubro de 2018
    Local: Praça do Mandacaru – Área interna do Museu
    Horário: 16h
    Acesso gratuito

    Uma Noite no Museu
    Apresentação da EREM Soares Dutra
    Dia: 23 de outubro de 2018
    Local: Espaço Expositivo – Área interna do Museu
    Horário: 18h
    Acesso gratuito

    Tudo de Insight
    Semana de Publicidade da UFPE
    Dias: 24 e 26 de outubro de 2018
    Local: Auditório ‘É do Povo’
    Horário: 18h
    Acesso através de inscrição prévia de responsabilidade da UFPE

    Cidades: Recife
    Assuntos: seturel, cais do sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE divulga itens que podem e não podem ser cobrados na lista de material escolar

    | Educação, Direitos Humanos

    O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Procon-PE, enviou para as unidades de ensino, Sindicato de Pais e Alunos e Sindicato das Escolas Particulares uma nota técnica onde estão discriminados os itens passíveis ou não de cobrança na lista de material escolar.

    O documento é uma forma de resguardar o direito do consumidor que muitas vezes fica a mercê de alguns estabelecimentos de ensino que insistem em desrespeitar e transferir para os pais de alunos pedidos de materiais que divergem do Plano Político Pedagógico proposto.

    Para a elaboração da Nota Técnica, o órgão de defesa do consumidor tomou como base a Lei Estadual nº 13.852/2009, onde no artigo 4º consta que "não poderão ser incluídos na lista de material didático-escolar itens de limpeza, de higiene, de expediente e outros que não se vinculem diretamente às atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem”.

    O Procon também se respalda na Lei Federal nº 9.870/1999, que diz “será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares.”

    O órgão iniciou um processo de averiguação de itens e quantitativos da lista de materiais escolares a fim de estabelecer uma ligação entre o atendimento ao processo pedagógico das instituições educacionais e o permissível legal, chegando, assim, a duas listas: numa está o que é proibido pedir e na outra, os materiais permitidos, inclusive, obedecendo ao limite indicado. O Procon lembra que as escolas não podem determinar as marcas dos produtos permitidos nas referidas listas, assim como, está vetada a cobrança de taxas para participação de eventos comemorativos, passeios, alimentação, dentre outros, cuja adesão deve ser opcional ao aluno ou seu responsável.

    Os pais também não são obrigados a comprar livros e/ou material escolar em uma loja determinada pela instituição e, caso o estabelecimento de ensino trabalhe com livros próprios ou importados, essa informação deve ser previamente passada para o consumidor. Com relação à entrega do material à instituição, o Procon informa que pode ser feita de uma única vez ou conforme a utilização durante o ano letivo. Ao final do ano letivo, todo o material, utilizado ou não pelo aluno, deve ser entregue ao responsável.

    LISTA DE MATERIAIS ESCOLARES DE USO COLETIVO E QUE SÃO PROIBIDOS:

    Papel higiênico;
    Detergente;
    Sabonete*;
    Material de limpeza em geral (desinfetante, lustra móveis, sabão em barra, dentre outros);
    Pasta de dentes;
    Shampoo*;
    Pincel atômico;
    Giz branco ou colorido;
    Grampeador e grampos;
    Fitas adesivas;
    Álcool (líquido ou em gel);
    Medicamentos;
    Cartucho para impressoras;
    Produtos de construção civil (tinta, pincel, argamassa, cimento, dentre outros);
    Flanelas;
    Marcador para retroprojetor;
    Copos, pratos e talheres descartáveis;
    Bolas de sopro;
    Esponja para pratos;
    Palito de dentes;
    Elastex;
    Lenços descartáveis;
    Cordão e linha;
    Fitas decorativas;
    Fitilhos;
    TNT;
    Tonner;
    Pregadores de roupas;
    Plástico para classificados;
    Pastas classificadoras;
    Resma de papel ofício;
    Papel de enrolar balas;
    Papel convite;
    CD-R e DVD-R;
    Balde de praia;
    Brinquedos para praia;
    Brinquedos e jogos em geral;
    Palitos de churrasco;
    Palitos de dente;
    Argila;
    Envelopes;
    Sacos plásticos;
    Carimbo;
    Colas em geral, inclusive colorida;
    Lã;
    Livro de plástico para banho;
    Miniaturas em geral (carros, aviões, construções, etc...);
    Fita dupla face;
    Pen drive, dentre outros.

    *shampoo/sabonete: apenas permitido aos alunos do Ensino Fundamental I, desde que matriculados na modalidade de tempo INTEGRAL.

    MATERIAIS ESCOLARES PERMITIDOS PARA SOLICITAÇÃO NAS LISTAS, CONSIDERANDO A UTILIZAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO, DESDE QUE OBEDECIDOS OS LIMITES QUANTITATIVOS INDICADOS:*
    Até 02 (dois) rolos de fitas adesivas coloridas, por ano letivo;
    Até 02 (duas) folhas de isopor, por ano letivo;
    Até 01 (um) pacote de algodão, por ano letivo;
    Até 04 (quatro) folhas de cartolina, branca ou colorida, a critério da instituição de ensino, por ano letivo;
    Até 01 (um) pacote de canudinhos coloridos, por ano letivo;
    Até 01 (um) pacote de palito de picolé, por ano letivo;
    Até 02 (dois) pincéis para pintura, por ano letivo;
    Até 04 (quatro) tubos de tintas, cujas cores poderão ser definidas pelas instituições de ensino, por ano letivo;
    Até 02 (dois) pacotes de massa de modelar, por ano letivo;
    Até 04 (dois) Hqs ou livros paradidáticos, por ano letivo;

    * Referidos materiais devem ser individualizados

    Assuntos: sjdh, procon, governo de pernambuco, direito do consumidor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos fazem provas do Exame Supletivo 2018

    | Educação, Juventude, Direitos Humanos

    supletivo

    Inscritos são de dez unidades de internação e de sete unidades de semiliberdade da Funase em todo o Estado

    Adolescentes de todas as unidades de internação e de semiliberdade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão realizando, nesta segunda-feira (22), as provas do Supletivo 2018. O exame está sendo aplicado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) nos dez Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) e em todas as sete Casas de Semiliberdade (Casem).

    A medida é mais uma estratégia para garantir o acesso dos socioeducandos à educação, uma vez que muitos deles, devido à situação de vulnerabilidade social na qual estavam inseridos antes da chegada à Funase, estão fora da faixa etária para a conclusão do Ensino Fundamental no período regular. Ao todo, 605 adolescentes e jovens foram inscritos e estão aptos a fazer a prova.

    Do total, 122 estão em semiliberdade, e 483, em regime de internação. Em ambos os atendimentos, eles têm acesso normal à escola, com a diferença de que, nos Cases, as salas de aula funcionam dentro das unidades socioeducativas, e na Semiliberdade, os adolescentes podem frequentar escolas situadas na comunidade. “É um momento importante dentro da instituição. Ao longo do dia, faremos o acompanhamento nos locais de prova”, explica a coordenadora do Eixo Educação da Funase, Sônia Melo.

    Assuntos: sdscj, funase, supletivo, see
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mestrado Profissional do ITEP abre inscrições para 2019

    | Educação, Tecnologia

    itep

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) está com inscrições abertas para a turma 2019.1 do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental. Oportunidade para quem quer investir na carreira e busca um mestrado profissional de qualidade, com aplicação prática e horário compatível com a jornada de trabalho. O programa é o único Mestrado Profissional do Norte-Nordeste avaliado com conceito 4 pela Capes. São oferecidas 24 vagas, sendo 12 para a linha de atuação de Gestão e Degradação Ambiental e 12 vagas para a de Tecnologia Ambiental. O edital está disponível no site do ITEP (www.itep.br).

    O curso é dirigido a profissionais graduados em áreas relacionadas à Tecnologia Ambiental ou com experiência comprovada na área das Ciências Ambientais (especialização, estágios de longa duração, cursos de extensão, etc.). Na linha de atuação de Gestão e Degradação Ambiental, são priorizadas quatro áreas: Gestão de Resíduos Sólidos; Mudanças Climáticas e Meio Ambiente; Recursos Hídricos; e Gerenciamento Costeiro Integrado. Na linha de Tecnologia Ambiental, os focos são: Contaminação Ambiental; Energia e Meio Ambiente; Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário, Caracterização e Tratamento de Efluentes; e Tecnologias Mais Limpas.

    Os interessados em participar da seleção devem preencher a ficha de inscrição online (https://goo.gl/forms/k3Z4K2wAVkqb1BK73) e anexar os documentos solicitados no edital. O processo seletivo inclui provas de conhecimentos (bibliografia disponível no edital) e de suficiência em língua inglesa (não eliminatória), no dia 15 de dezembro; e apresentação do currículo Lattes atualizado e Proposta de Projeto de Pesquisa (modelo disponível no edital), documentos que serão avaliados no período de 14 a 16 de janeiro. A temática da Proposta de Projeto de Pesquisa deverá estar obrigatoriamente vinculada a uma das linhas de atuação do programa.

    O resultado final da seleção será divulgado no dia 24 de janeiro. O período para matrícula vai de 04 e 06 de fevereiro e as aulas terão início no dia 11 de fevereiro. O curso tem a duração de 24 meses, e funcionará com aulas presenciais na sede do ITEP, durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª), no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 17h). O custo do curso pode ser dividido em até 30 parcelas de R$ 1.090,00, a serem pagas até o dia 10 de cada mês.

    Assuntos: secti, itep, mestrado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seturel-PE e Detran-PE promoveram ação educativa no Dia das Crianças

    | Educação, Infância

    seturel

    Numa parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel-PE) e Secretaria das Cidades (Secid), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, promoveram na última sexta-feira (12), no Parque de Santana, ação educativa voltada para crianças de 2 à 7 anos.  

    No local, um circuito ciclístico de 100 metros com 22 bicicletas e três tamanhos, foi montado na ciclovia interna do Parque Santana e atingiu cerca de 400 crianças. Como sempre, cada um dos personagens da Turma do Fom-fom (Magrela, Fom fom, Tio Buzina e Barruada), cujo foco é a educação no trânsito, cumpriram um papel diferente para a conscientização da criançada. A Magrela guiou os pequenos pelo circuito ciclístico apresentando três temas: o respeito à faixa de pedestres; a importância do uso de equipamentos de segurança; e o conhecimento das placas de sinalização. Além disso, foram distribuídos kits com material educativo composto de CD, folderes, cartilhas e revista para as crianças participantes.

    Também foram disponibilizadas a utilização da Estação e as bicicletas do Projeto Bike Kids Recife, localizado no parque.  

    Segundo o Diretor Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, uma das prioridades do Governador Paulo Câmara é a educação, e aí ler-se também a educação no trânsito. Essa ação, desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, visa educar as crianças mostrando os direitos e deveres que cada um deve ter no trânsito, principalmente, com foco nos equipamentos de segurança que os ciclistas devem usar.

    “Nosso objetivo com a ação é de sensibilizar as famílias para estimular os pequenos para o uso consciente da bicicleta. É necessário que as crianças aprendam desde cedo a importância de alternativas sustentáveis de mobilidade urbana. A participação do Detran-PE com a Turma do Fom-fom é de grande valia para educar sobre o trânsito e alegrar ainda mais o Dia das Crianças”, comenta a secretária executiva do prodetur, Manuela Marinho.

    Cidades: Recife
    Assuntos: seturel, secid, detran, dia das criancas, governador paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco inaugura 42ª ETE de Pernambuco, no Cabo de Santo Agostinho

    | Educação
    quadra

    Com um investimento de R$ 9 milhões, a nova unidade oferece os cursos
    de Logística, Hospedagem e Desenvolvimento de Sistemas.

    CABO DE SANTO AGOSTINHO - Visando o fortalecimento do setor educacional do Litoral Sul pernambucano, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta quarta-feira (04.07), a nova Escola Técnica Estadual (ETE) Luiz Alves Lacerda, no Cabo de Santo Agostinho. A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 9 milhões, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem capacidade para atender aproximadamente 1.200 estudantes. O equipamento já é o segundo do modelo implantado no município, que já contava com a ETE Epitácio Pessoa. Com a inauguração de hoje, Pernambuco passa a contabilizar um total de 42 unidades já em funcionamento em Pernambuco. O compromisso do Governo do Estado é finalizar o ano com 50 ETEs.

    “A cada evento de educação a gente fica mais satisfeito. Sabemos que tem muito o que avançar ainda, mas sabemos também que conseguimos chegar em um lugar que poucos acreditavam. Dez anos atrás, tínhamos 6 escolas técnicas. Hoje, já temos 42 funcionando. O presidente da Compesa, Roberto Tavares, se comprometeu a realizar um trabalho junto com as escolas do Cabo, justamente para promover oportunidades de estágio na instituição, visitas técnicas e cursos profissionalizantes. É um conjunto de esforços que faz com que tenhamos a certeza de que esses jovens vão ter um curso de qualidade, uma boa formação e que, através da educação, vão poder fazer a diferença em suas vidas”, destacou o governador.

    A estrutura da nova ETE tem 5.577,39 metros quadrados de área e é composta por 12 salas de aula, secretaria, arquivo, almoxarifado, hall de acesso, espera, diretoria, coordenação, banheiros administrativos (masculino e feminino), biblioteca e sala dos professores. O local contempla, também, laboratórios de informática, ciências e física/matemática; além de cozinha, despensa, área de serviço, departamento de material de limpeza, banheiro de serviço, recreio coberto/refeitório, 4 baterias de banheiro de estudantes (masculino e feminino), 4 banheiros para pessoas com necessidades especiais, quadra coberta tamanho G com vestiário e laboratórios especiais.

    Para o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, as ETEs permitem o desenvolvimento não apenas das atividades regulares do Ensino Médio, mas também do ensino integrado, juntamente com a oferta dos cursos profissionais. “Hoje, já ofertamos mais de 30 cursos nas nossas 42 unidades, variando de escola para escola. Começamos também a ofertar cursos que chamamos de subsequente para alunos que já concluíram o ensino médio; e e o MédioTec, aberto para alunos que estudam em outras escolas. Então, a escola acaba trabalhando com diversas modalidades. E isso faz parte do nosso compromisso de tornar as escolas mais atrativas. Os nossos estudantes têm muita vontade de aprender,  ir para o mercado de trabalho e aplicar o conhecimento teórico na prática do dia a dia”, ressaltou.

    A nova unidade foi elogiada pelo aluno Roberto Barbosa, de 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio. O estudante já está cursando o técnico em Logística, e disse estar confiante no sucesso da futura carreira.  “O curso de logística está sendo muito importante para mim, porque ele abrange uma área muito boa do mercado, o que vai me ajudar a conseguir um trabalho. Eu não conhecia a logística, não sabia o que era, soube depois que iniciei o curso. E vi que, a partir dele, apareceram novas áreas para que eu possa me profissionalizar. O Porto de Suape facilita muito, por ser perto daqui e por ter várias oportunidades”, declarou.

    NOVA EREM - Ainda no período da manhã, o governador visitou a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Pastor José Florêncio Rodrigues, que passou por recentes reformas e ampliação, para atender, aproximadamente, 520 estudantes da comunidade Jardim Santo Inácio, também no Cabo de Santo Agostinho. O investimento foi da ordem de R$ 3 milhões, com recursos do FNDE.

    A EREM tem 2.222,47 metros quadrados de área e é composta por 18 salas de aula, administrativo, cozinha, bateria de banheiros, biblioteca, recreio coberto, auditório, laboratório de ciências e vestiários de alunos.  A unidade conta, ainda, com laboratórios de informática, de química, de matemática/física, de biologia e de línguas; refeitório; sala de educação física; quadra coberta; e hall de espera.
     
    MAIS ÁGUA – Ainda no município, Paulo deu por inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água de Itapuama. A obra contou com um investimento de R$ 2 milhões, e já está beneficiando cerca de 2,5 mil habitantes. No local, foram implantados cerca de 10.000 metros de rede de abastecimento de água, variando em diâmetros de 50 mm a 250 mm, além de 500 ligações. Antes da intervenção da Compesa, esta área, na sua maioria, era atendida por poços individuais. Não foram construídos reservatórios ou estações elevatórias, pois a rede implantada foi interligada ao reservatório recém-construído do Paiva, de 200 m3, o que possibilitou a economia no Projeto e o atendimento pleno das ligações de Itapuama, com pressões condizentes a garantia de um abastecimento regular, inclusive nas partes altas da localidade.

    Outra importante ação para o setor foi a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Vila Pirapama. A intervenção vai contar com aportes da ordem de R$ 1 milhão, beneficiando 20 mil habitantes. A obra contemplará a implantação de 1.900 metros de adutora de 250mm PVC DEFOFO, a partir da adutora do sistema Gurjáu, de 600mm. O objetivo é regularizar a vazão e pressão para a comunidade de Vila Pirapama, o que proporcionará o fornecimento de modo contínuo à comunidade. As obras têm prazo de conclusão de quatro meses.

    O governador também assinou a OS para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Ponte dos Carvalhos, que contará com um investimento de R$ 2,7 milhões. Ao todo, serão beneficiadas 19 mil pessoas. A obra, que tem prazo de conclusão de 14 meses, consiste na ampliação do abastecimento em Ponte dos Carvalhos, através da implantação/substituição de 13 quilômetros de rede, construção de una Torre Piezométrica, construção de três estações elevatórias e 1.336 ligações prediais, ampliando todo o sistema de abastecimento de água da localidade.

    “Por conta do crescimento das cidades, ainda existem redes feitas pela própria comunidade. Mas agora, vamos levar água potável de qualidade, com a pressão e vazão correta na casa de cada cidadão. São investimentos assim que vão melhorando a qualidade de vida do povo de Pernambuco e, hoje, em especial, do povo do Cabo de Santo Agostinho”, registrou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.  

    Estiveram também o secretário executivo da Casa Civil, Gustavo Negromonte; os secretários executivos de Educação, Maria Medeiros (Educação Profissional), Severino Andrade (Coordenação), Micheline Oliveira (Gestão da Rede) e Ednaldo Moura (Administração e Finanças); o ex-secretário executivo de Educação, Paulo Dutra; o gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, Amaro Barbosa; e o gestor da ETE Luiz Alves Lacerda, Jorge de Lima.
    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, etem escola, see, nova erem, mais agua, investimentos, cabo de santo agostinho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cefospe oferece mais de 1.000 vagas em cursos presenciais e EAD

    | Educação, Administração

    Interessados já podem realizar a sua inscrição em um dos 31 cursos oferecidos no mês de julho pelo Cefospe. 

    Sempre na busca pela excelência na formação continuada dos servidores públicos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, através do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), está oferecendo no mês de julho, 31 cursos, sendo 27 presenciais e quatro em Educação à Distância (EAD). Estão sendo disponibilizadas mais de 1.000 vagas em áreas e capacitações diversas. Uma das novidades na grade educacional do Cefospe é o curso EAD “Noções de Gestão de Pessoas no Serviço Público”, voltado não somente para os gestores de Recursos Humanos como também para todos os gestores de pessoas. Outros três cursos voltaram a ser ofertados à distância. São eles: ‘Ética e Cidadania”, “Redação Oficial” e “Planejamento Estratégico”.

    A Secretária de Administração em exercício, Marília Lins, ressaltou a excelência dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação ao longo desses anos. “Nossas capacitações são muito bem avaliadas com conteúdo rico para a formação continuada dos nossos servidores. Isso traz não só o reconhecimento para a instituição, mas também conhecimento teórico a respeito de diversos assuntos. Além disso, destaco a experiência e o conteúdo com aplicabilidade. Isto porque os instrutores do Cefospe são servidores que atuam na administração pública estadual. Então, eles (instrutores) trazem essa bagagem de conhecimento e uma troca de experiência com os demais colegas. Essa formação agrega ao ambiente de trabalho e amplia a qualidade do serviço ofertado à população pernambucana”, enfatizou a gestora.

    De acordo com a Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, a programação para o próximo mês está bastante diversificada e rica em conhecimentos. “Estamos com capacitações em 12 áreas temáticas. Podemos destacar os cursos na área para lideranças, como o de “Liderança em Alta Performance”, “Básico em Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação”,  e  “Administração e mediação de Conflitos nas Organizações”.  Referente à área de aquisições temos cursos completos como “Básico para Elaboração de Termos de Referência”,  "Básico de Licitações" e “Gestão de Contratos”, entre outros. As pessoas que atuam nestas áreas podem ter uma formação robusta aqui no Cefospe", destacou a diretora. 

    Comunicação
    Na área de assessoria de Comunicação, o Cefospe está trazendo neste mês de julho, o curso “Comunicação Integrada nas Organizações Públicas”. Esta capacitação tem como público-alvo servidores que atuam na área de assessoria de comunicação dos órgãos do Poder Executivo. O objetivo é habilitar os servidores da área a compreender os tipos de comunicação presentes nas organizações públicas e identificar as estratégias mais adequadas à realidade do seu respectivo órgão.  O instrutor deste curso será o servidor da Secretaria de Planejamento, Luiz Ernesto Mellet, pós-graduado em Gestão Pública. A Diretora do Cefospe enfatizou a importância de disseminar cursos como este dentro da Gestão Pública. “Estamos investindo e trazendo cada vez mais, cursos na área de comunicação voltados para os assessores do Poder Executivo. Esperamos que os jornalistas dos órgãos governamentais participem desta capacitação voltada para a comunicação institucional do Governo”, arrematou Analúcia.

    As inscrições para os cursos devem ser feitas pelo site: www.cefospe.pe.gov.br. Maiores informações pelo telefone: (81) 3183-8001.

    Assuntos: sad, cefospe, cursos, forrnacao, etica e cidadania, servidores, julho, inscricoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sertão do Itaparica recebe 12ª edição da Caravana da Educação

    | Educação

    educacao

    Realizado em conjunto com a reunião de Pactuação de Metas 2018, o circuito de atividades esportivas, culturais e pedagógicas aportou, nesta sexta-feira, no município de Floresta. 

    Após anúncio dos resultados do IDEPE na manhã de ontem, a Pactuação de Metas 2018 foi a pauta principal no município de Floresta, nesta sexta-feira (29.06), visando o desenvolvimento educacional do Sertão do Itaparica. E como aconteceu em todas as edições, o governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar a reunião, assim como as atividades dos Polos Esportivo e Cultural da Caravana da Educação, realizadas na EREM Capitão Nestor Valgueiro e na EREM Deputado Afonso Ferraz, respectivamente. O objetivo da ação é definir as metas do ano, aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.

    “A nossa educação, hoje, está no caminho certo. Um caminho trilhado, compactuado e conversado, onde nós traçamos as nossas metas e as superamos. E isso foi possível porque contamos com a ajuda de muita gente, dos gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar envolvida, e em conjunto com os municípios. Quando se tem parcerias, as coisas acontecem. E a gente mostra ao Brasil que podemos fazer a diferença quando se tem foco e determinação”, destacou Paulo.

    Divididas em três polos - Esportivo, Cultural e Central - as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede e de toda a comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leitura movimentaram os polos Esportivo e Cultural. No início da tarde, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participaram do Polo Central, na EREM Deputado Afonso Ferraz, onde houve apresentação e explicação dos projetos “Enem, Tá Ligado?” e “PE no Campus”.

    “Pernambuco alcançou, em 2015, o primeiro lugar no IDEB, com a nota 3,9. E estamos aguardando a divulgação do Ministério da Educação com o resultado de 2017, que sairá no final de agosto. Em relação ao IDEPE, saímos de 4,1, em 2016, para 4,9, em 2017. Um patamar muito acima dos resultados que tivemos há anos atrás. E essa regional teve um desempenho de 5,06, superando a média do Estado. Não podemos deixar de destacar esse desempenho extraordinário”, parabenizou o secretário de Educação, Fred Amâncio.

    PACTUAÇÃO - Importante momento de discussão das metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e as escolas, a reunião de Pactuação de Metas 2018 agregou os gestores de todas as escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão do Submédio São Francisco, para que todos conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro foi realizado na EREM Capitão Nestor Valgueiro.

    FEM - Na ocasião, o governador autorizou a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM), no valor de R$ 1.300.956,22, referentes aos Planos de Trabalho do FEM 2015. O investimento será aplicado na pavimentação granítica de diversas ruas na sede do município de Floresta, contemplando passeios públicos, rampas de acessibilidade e sinalização viária vertical; construção do muro, fossa e sumidouro da creche Proinfância tipo c; além de aquisição de material permanente para a Secretaria de Políticas da Mulher local. Além disso, o governador também assinou a liberação de R$ 250.000,00 para aquisição de quatro ambulâncias que irão atender o município, nas localidades da Agrovila 6, da região da Malhada Vermelha, o distrito de Airi e o distrito de Nazaré do Pico.

    O prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, felicitou os feitos da educação e reafirmou a importância do investimento na região. “Primeiramente gostaria de parabenizar a Gerência Regional e ao Governo do Estado pela educação da nossa região. Em segundo lugar queria agradecer pelos recursos liberados. Eles nos ajudarão a concluir obras e ações para nossa terra. Tudo isso só comprava a atenção do governador com nosso município”, disse.

    Acompanharam o governador também a deputada federal Luciana Santos; os deputados estaduais Rodrigo Novaes e Nilton Mota; o secretário estadual de Saúde, Iran Costa; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o vice-prefeito de Floresta, Pedro Vilarim; o prefeito de Carnaubeira da Penha, Doutor Manoel; a gestora da GRE Sertão do Submédio do São Francisco, Dilma Marques; e a gestora da EREM Capitão Nestor Valgueiro, Nery Novaes Sobrinha, além de demais autoridades políticas da região.

    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, see, caravana da educacao, sertao, itaparica, floresta, investimentos, idepe, pactuacao de metas, atividades,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Educação de Pernambuco avança e segue superando marca no IDEPE

    | Educação

    see

    Governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira, solenidade de premiação dos municípios, escolas e Gerências Regionais que alcançaram os melhores índices da educação básica estadual.

    Trabalho, compromisso e priorização de investimentos. Esse é o conjunto de esforços que vem fazendo com que Pernambuco continue avançando e conquistando importantes resultados no âmbito da educação em todas as regiões do Estado. E mais uma mostra do sucesso dessa unidade foi conferida, nesta quinta-feira (28.06), durante a premiação dos gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2017. Pelo terceiro ano consecutivo em evolução, o Estado alcançou a média de 4,5, superando os 4,1 do ano de 2016 e, mais uma vez, a média nacional, que é 3,5. Comandada pelo governador Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, a solenidade foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

    “Atingimos 4.5, uma nota que nunca nenhum Estado brasileiro havia tirado. Isso é fruto de um trabalho de gestores, de professores, de alunos, de toda a comunidade escolar e de todos nós que fazemos o Governo de Pernambuco. Já são 11 anos trabalhando na construção dessa agenda do futuro, desde que o ex-governador Eduardo Campos assumiu. Saímos das últimas colocações para ser a melhor do Brasil. Então, a gente sabe que ainda tem muito a ser feito na Educação, mas que o caminho que vem sendo trilhado é o caminho certo. Esse trabalho vai continuar sendo feito”, destacou o governador, completando: “Todos esses resultados refletem o espírito e o compromisso que a gente vem mantendo para garantir um futuro melhor para as futuras gerações de pernambucanos”.

    Entre as escolas da rede estadual, foram premiadas as três unidades com maior evolução e maior IDEPE nos Anos Finais do Ensino Fundamental e as três com maior evolução e maior IDEPE no Ensino Médio. Entre as Gerências Regionais de Educação (GREs), receberam certificados as três com melhor colocação no Ensino Médio e as três que obtiveram maiores evoluções durante o ano. As escolas estaduais em parceria foram reconhecidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para os municípios e escolas municipais, o prêmio reconheceu os três que mais se destacaram em Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais. A edição deste ano contou com duas novas categorias: “Escolas municipais melhores colocadas no Ensino Fundamental” e “Escolas estaduais que mais cresceram nos seus índices”, com três premiados, cada.

    “Gestores e professores têm feito a diferença, porque Educação se faz com todo esse conjunto, inclusive também com toda a comunidade. E a gente percebeu, ao longo dos anos, que as escolas de tempo integral tiveram um papel importante na melhoria dos nossos resultados. E, hoje, Pernambuco tem a maior rede de escolas em tempo integral, com 387 escolas, e vamos chegar a 400. Mas o trabalho que a gente realiza nas escolas regulares também está tendo efeito. Tanto que das dez escolas com os melhores resultados, tinham várias que eram escolas regulares. Então, percebemos que a melhoria se dá nas escolas com tempo integral, mas também nas escolas regulares, pelo conjunto de estratégias que tem um olhar de escola a escola, em todas as regiões do Estado”, explicou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.

    Tri-campeã na categoria de melhor resultado entre as GREs do Estado, com nota 5,19, a gestora da Gerência Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro, dedicou mais essa conquista a toda a comunidade escolar da região.  “Temos que agradecer e parabenizar a todos os professores, porque sem eles, não alcançaríamos esses resultados. Aos gestores, que estão nas escolas cuidando dos nossos estudantes. E aos pais, que a cada dia estão mais frequentes nas escolas. Essa parceria com a família é muito importante. É preciso agradecer também ao nosso secretário Fred Amâncio e ao governador, que tem mostrado sua determinação com o desenvolvimento educacional em todo o Estado”, registrou.

    IDEPE - Os resultados do IDEPE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar. Realizado anualmente, o ranking acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (IDEB). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

    Participaram da solenidade, os deputados federais Danilo Cabral, Luciana Santos e André de Paula; os deputados estaduais Laura Gomes, Nilton Mota, Aluísio Lessa, Clodoaldo Magalhães, Romário Dias e Tony Gel; os secretários estaduais Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária), Antônio Júnior (Transportes), José Neto (Chefe de Gabinete), Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Informação), Cesar Caúla (Procuradoria Geral do Estado), Antônio de Pádua (Defesa Social), Sílvia Cordeiro (Mulher), Antônio Mário (Desenvolvimento Econômico), Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação), Carlos Cavalcanti (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial) e Cloves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); além de Ana Selva, do Conselho Estadual de Educação e Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.

    Também estiveram presentes os prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira, e presidente da Amupe), Gustavo Adolfo (Bonito), Tânia Maria (Brejinho), Anchieta Patriota (Carnaíba), Lino Morais (Ingazeira), Ednaldo Peixoto (Jucati), Antônio de Roque (Jataúba), Chaparral (Orobó), Joelma Campos (Panelas), Tião de Gaudêncio (Quixaba), João Batista (Triunfo), Sávio Torres (Tuparetama), Raimundinho Saraiva (Exú), Evandro Valadares (São José do Egito), Goreti Varjão (Jatobá) e a secretária municipal de Educação, Roberta Carvalho, representando o prefeito de Tacaratu, Gerson Silva; além do ex-prefeito de Panelas, Sérgio Miranda.

    Fotos: Hélia Scheppa/SEI

    Confira a lista dos premiados do IDEPE 2017:

    Rede municipal

    Escolas Municipais - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    1º lugar: Escola Municipal Alaíde Barbosa de Lima. Localizada em Ingazeira (IDEPE 8,46)
    2º lugar: Escola Municipal Severino André de Luna. Localizada em Orobó (IDEPE 8,07)
    3º lugar: Escola Municipal Bernardo Sayao. Localizada em Bonito (IDEPE 8,01)

    Escolas Municipais - Anos Finais do Ensino Fundamental

    1º lugar: Escola Milton Pessoa. Localizada em Triunfo (IDEPE 7,56)
    2º lugar: Escola Municipal Bernardo Sayao. Localizada em Bonito (IDEPE 7,39)
    3º lugar: Grupo Escolar Barra Azul. Localizada em Bonito (IDEPE 6,84)

    Rede Municipal - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    1º Lugar: Município de Quixaba (IDEPE 6,41)
    2º Lugar: Município de Carnaíba (IDEPE 6,33)
    3º Lugar: Município de Orobó (IDEPE 6,31)

    Rede Municipal - Anos Finais do Ensino Fundamental

    1º Lugar: Município de Panelas (IDEPE 5,94)
    2º Lugar: Município de Brejinho (IDEPE 5,74)
    3º Lugar: Município de Triunfo (IDEPE 5,47)

    Rede Estadual

    Anos Finais do Ensino Fundamenta(Melhores Resultados)

    1º Lugar: Escola Tomé Francisco da Silva - Quixaba (IDEPE 6,86)
    2º Lugar: Escola Dário Gomes de Lima - Flores (IDEPE 6,50)
    3º Lugar: Professor Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho (IDEPE 6,39)

    Anos Finais do Ensino Fundamenta(Maiores Crescimentos)

    1º Lugar: Escola Lions Clube de Carpina (IDEPE 58,2%)
    2º Lugar: EREM Carlos Pena Filho - Salgueiro (IDEPE 55,5%)
    3º Lugar: Escola Erika Thaynara da Silva Leite – Petrolina (IDEPE 50,8%)

    Ensino Médio (Melhores Resultados)

    1º Lugar: Escola Apolônio Alves da Silva - Ibimirim (IDEPE 7,28)
    2º Lugar: Escola Estadual João Rodrigues Leite – Carnaubeira da Penha (IDEPE 7,11)
    3º Lugar: João Batista de Vasconcelos – Tacaratu (IDEPE 6,99)

    Ensino Médio (Maiores Crescimentos)

    1º Lugar: Escola Apolônio Alves da Silva - Ibimirim (IDEPE 117,9%)
    2º Lugar: Escola Estadual João Rodrigues Leite – Carnaubeira da Penha (IDEPE 73%)
    3º Lugar: EREM Jornalista João Ferreira Gomes - Petrolina (IDEPE 72%)

    Escolas parceiras (Anos Finais do Ensino Fundamental)

    1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,94)
    2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE – Garanhuns (IDEPE 7,25)
    3º Lugar: Escola de Aplicação do Profª Vande de Souza Ferreira – UPE - Petrolina (IDEPE 6,89)

    Escolas parceiras (Ensino Médio)

    1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,37)
    2º Lugar: Colégio da Polícia Militar de Petrolina, anexo 1 (IDEPE 6,45)
    3º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE – Garanhuns (IDEPE 6,43)

    Gerências Regionais de Educação (melhores resultados)

    1º Lugar: Gerência Vale do Capibaribe (IDEPE 5,19)
    2º Lugar: Gerência Sertão do Submédio São Francisco (IDEPE 5,06)
    3º Lugar: Gerência Sertão do Alto Pajeú (IDEPE 4,89)

    Gerências Regionais de Educação (maiores crescimentos)

    1º Lugar: Gerência Sertão do Moxotó Ipanema (IDEPE 14,3%)
    2º Lugar: Gerência Metropolitana Sul (IDEPE 13,7%)
    3º Lugar: Gerência Sertão do Araripe (IDEPE 13,5%)

    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, idepe, educacao, see, gres, saepe, ideb
    Compartilhe: Link para o post:
  • Olinda ganhará nova unidade da Escola Técnica Estadual

    | Educação, Esportes
    ete

    Governador Paulo Câmara lançou oficialmente, nesta terça-feira, a implantação do equipamento de ensino, que terá capacidade para atender 1.200 estudantes.

    Em mais uma demonstração do seu compromisso e priorização com o desenvolvimento educacional e profissionalizante de Pernambuco, o governador Paulo Câmara lançou, oficialmente, nesta terça-feira (26.06), a implantação de uma nova unidade da Escola Técnica Estadual (ETE). Desta vez no município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. As obras de construção do equipamento já estão em andamento. Quando concluída, no primeiro semestre de 2019, a estrutura terá capacidade para atender 1.200 estudantes do bairro de Rio Doce e vizinhança.

    “A Escola Técnica está em obra, demos a Ordem de Serviço há pouco menos de 60 dias. Daqui a 12 meses, com certeza, ela estará pronta e será entregue para a população, oferecendo cursos técnicos com qualificação diferenciada, para que os nossos jovens possam fazer os cursos e ter condições de empregabilidade, oportunizando uma maior qualidade da mão de obra oferecida para a cidade e para o Estado. Sabemos que as ETEs têm feito a diferença onde são implantadas. Por isso, que nos últimos anos se investiu tanto nesse olhar de escola técnica e profissional. O nosso compromisso é chegar ao final de 2018 com 50 unidades”, destacou o governador.

    Seguindo o padrão das 42 ETEs já em funcionamento no Estado, o equipamento irá contemplar auditório; bloco de acesso e biblioteca; bloco pedagógico/administrativo; 12 salas de aula; laboratórios de biologia, química, física, matemática, línguas e informática; bloco de serviços e vivência; quadra poliesportiva coberta (com vestiários e sala multiuso) e laboratórios especiais (Ensino Profissionalizante). Ao todo, estão sendo investidos R$ 10,6 milhões na unidade, sendo R$ 3 milhões oriundos do Tesouro Estadual e R$ 7,6 milhões advindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

    Ao ressaltar a importância da nova estrutura, o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, ratificou o compromisso, garantido pelo governador, com a expansão da rede no Estado. "Em 2007, tínhamos seis escolas técnicas, agora temos 42 unidades em funcionamento, mais sete unidades que estão em construção, contando com essa daqui.  A próxima ordem de serviço a ser dada será para a construção da ETE de Jaboatão dos Guararapes. A ideia é fechar o final do ano com 50 escolas. Algumas serão entregues no ano que vem, mas todas já estão projetadas ou com obras em andamento", frisou.

    QUADRA VIVA - Durante o evento, o governador inaugurou, oficialmente, a nova quadra coberta da Escola Compositor Antônio Maria, também no bairro de Rio Doce, ao lado do local onde está sendo construída a ETE. O equipamento público recebeu investimento da ordem de R$ 458 mil, com recursos do Tesouro Estadual e do FNDE. A quadra coberta tem dimensão de 772,4 metros quadrados e beneficiará 850 estudantes matriculados na unidade de ensino.

    O novo espaço poliesportivo foi aprovado pelo aluno Everton Valberg, de 14 anos, estudante do 7° ano. "Eu gostei muito da quadra nova. Antes a gente fazia educação física no pátio, não tinha onde praticar esportes. Agora vai ter um espaço bom para jogar bola, jogar basquete e fazer as atividades no lugar certo", disse. 

    Para o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, as ações contribuirão significativamente para o desenvolvimento educacional do município. "Vamos contar com uma escola técnica muito bonita, funcionando nos três turnos e oferecendo, não só aos jovens olindenses, mas de toda essa região, novas oportunidades de profissionalização", registrou o gestor. “Hoje, também inauguramos essa nova quadra de esportes. Agora, graças a Deus e à determinação do governador, foi construído esse ginásio esportivo, que não só os alunos dessa escola, mas também as pessoas da comunidade, vão poder usufruir dele”.

    Estiveram presentes também a deputada federal Luciana Santos; os deputados estaduais Nilton Mota e Ricardo Costa; os secretários estaduais Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); o presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Jorge Federal; e o vice-prefeito, Márcio Botelho.
    Cidades: Olinda
    Assuntos: sei, paulo camara, see, educacao, ete, investimento, quadra viva, olinda,
    Compartilhe: Link para o post: