meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Inscrições abertas para mais de 4 mil vagas nas Escolas Técnicas Estaduais

    | Educação

    As inscrições começam nesta quinta-feira (15) para a modalidade subsequente.

    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), divulga o edital para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) na modalidade subsequente. Ao todo, estão sendo ofertadas 4.410 vagas em 21 cursos técnicos em 35 unidades de ensino. Podem participar da seleção candidatos que já concluíram o Ensino Médio. As inscrições começam no dia 15 de fevereiro e se encerram no dia 02 de março pelo site www.educacao.pe.gov.br.

    As vagas ofertadas são para cursos como Enfermagem, Segurança do Trabalho, Administração, Logística, Redes de Computadores, Mecatrônica, Eventos, entre outros, distribuídos em ETEs da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste, Zona da Mata e Sertão. O processo seletivo será realizado em etapa única, por meio de uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada de 05 a 07 de março conforme agendamento no ato da inscrição. O resultado definitivo sai no dia 14 de março, e as aulas começam no dia 19 do mesmo mês.

    ETE - Desde 2007, o Governo de Pernambuco vem realizando a expansão da rede de escolas técnicas no Estado, visando garantir não só uma melhor infraestrutura, mas uma melhor educação para os estudantes pernambucanos, com a oferta da formação profissional. Naquele ano, Pernambuco tinha apenas seis escolas técnicas e hoje conta com 41 unidades. Tudo isso para que a unidade federativa continue evoluindo na qualidade da educação pública.

    SERVIÇO:
    Secretaria Estadual de Pernambuco divulga edital para inscrições nas Escolas Técnicas Estaduais
    Inscrições de 15 de fevereiro a 02 de março pelo site www.educacao.pe.gov.br
    Mais informações: (81) 3183.9300

    Assuntos: governo de pernambuco, see, escola tecnica estadual
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cefospe oferta 900 vagas para cursos presenciais e à distância

    | Educação, Administração

    cefospe

    A partir do dia 19 de fevereiro iniciam-se as capacitações no Cefospe e os interessados já podem se inscrever através do site www.cefospe.pe.gov.br

    Em constante investimento no avanço da Educação Corporativa para os servidores do Poder Executivo Estadual, o Centro de Formação dos Servidores  e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe) inicia as capacitações de 2018 disponibilizando 900 vagas para o mês de fevereiro, sendo 04 cursos na modalidade a distância - EAD e  17 cursos presenciais já integrantes da grade de capacitações.

    Segundo a Diretora do Centro de Formação, Analúcia Cabral, somente para os cursos EAD estão sendo disponibilizadas 400 vagas. “Os servidores que tiverem interesse em fazer cursos nesta modalidade terão à disposição duas novas capacitações: Básico de Contratos Administrativos e Noções Básicas de Direito Administrativo”, listou Analúcia, afirmando que o Cefospe planeja ainda oferecer ao longo deste ano 10 cursos  de diversas temáticas na modalidade  à distância, e capacitar mais de 7500 servidores na modalidade presencial.

    A Diretora destacou também que  em fevereiro foram disponibilizados cursos presenciais essenciais para  a Gestão das Secretarias e Órgãos Estaduais tais como: Gestão de Políticas Públicas; Planejamento Estratégico; Fundamentos da Contabilidade; Elaboração de Termos de Referência; Básico de Licitações e Gestão e Fiscalização de Obras Públicas e Serviços de Engenharia. “Temos como missão elevar cada vez a eficiência da gestão através do conhecimento compartilhado com os servidores estaduais." Portanto abrangemos nossas capacitações à diversas áreas de aprendizagem”, disparou Analúcia Cabral.

    O Centro de Formação também irá oferecer  neste mês cursos voltados para o desenvolvimento dos servidores. São eles: Inteligência Emocional; Motivação e Lideranças na Administração Pública; Aprimorando a Comunicação com o auxílio do Coaching; Português para Elaboração de Textos; Libras Básico e Básico em Oratória.

    Assuntos: sad, cefospe, cursos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Volta às aulas da Rede Estadual é marcada pela entrega da 41a ETE

    | Educação

    ete

    Equipamento foi inaugurado, nesta segunda, em Igarassu, pelo governador Paulo Câmara e beneficiará 1.200 estudantes da região

    IGARASSU - Reforçando cada vez mais o compromisso do Governo de Pernambuco com a chamada "agenda do futuro", o governador Paulo Câmara aproveitou a abertura do Ano Letivo 2018 da Rede Estadual, nesta segunda-feira (05.02), para entregar a  Escola Técnica Estadual (ETE)  Jurandir Bezerra Lins. Localizada neste município, a unidade contou com um investimento de aproximadamente R$ 11,9 milhões - recursos provenientes do Governo do Estado, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC). "Com esse novo equipamento, damos a oportunidade para que os alunos tenham condições de cursarem uma escola de tempo integral com curso técnico que, com certeza, será muito importante em suas formações profissionais. Continuaremos com o olhar que temos para a educação, buscando melhorar a qualidade de vida da população e preparar melhor a futura geração de pernambucanos para os desafios do mundo", destacou Paulo, frisando que 1.200 estudantes de toda a região serão beneficiados.

    A nova ETE é uma das 41 em funcionamento da Rede. Neste primeiro momento, conta com 180 estudantes que participaram de seleção e estão regularmente matriculados no 1° ano do Ensino Médio, com atividades pedagógicas em tempo integral. Eles estudarão nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo. Seguindo o padrão estrutural das demais ETEs já implantadas no Estado, a nova escola conta com 12 salas de aula, secretaria, almoxarifado, hall de acesso, diretoria, coordenação, biblioteca, banheiros e sala dos professores. É equipada também com laboratório de informática, laboratório de ciências, laboratório de física/matemática, cozinha, despensa, recreio coberto/refeitório, quadra coberta, além de vestiário e laboratórios especiais. 

    O ministro da Educação, Mendonça Filho, pontuou a importância da experiência positiva que os jovens terão ao adentrar em um espaço educacional que une o ensino de nível médio com a formação técnica. "A partir de hoje, os alunos aproveitarão o espaço magnífico desta Escola Técnica Estadual, que é realmente uma obra muito expressiva e contempla, de forma adequada, a expectativa de toda a população de Igarassu. Especialmente, os jovens que sonhavam com um ambiente educacional melhor e, principalmente, um ambiente em que se pudesse casar a educação de nível médio com a formação técnica, o que vai ser proporcionado, naturalmente, por intermédio deste equipamento de educação", concluiu.

    O secretário estadual de Educação, Fred Amancio, destacou o empenho que o Governo de Pernambuco vem tendo para estimular o fortalecimento da educação do Estado. "Como sempre tem sido feito nos últimos anos, o governador Paulo Câmara faz um evento importante no dia de início do ano letivo. Este ano, com inauguração de escola. É a nossa ETE de número 41 e a 14ª inaugurada por Paulo Câmara. Ou seja, o governador, desde o início de sua gestão, vem fortalecendo a nossa rede e contribuindo para ampliar a nossa gama de escolas em tempo integral. Nós agradecemos essa prioridade e vamos seguir avançando mesmo nesse contexto atual de crises e dificuldades", enalteceu.

    Cercada de expectativas e anseios para o novo ano letivo que se inicia, a aluna Emilly Cabral, de 14 anos, que cursará o técnico de Guia de Turismo, ressaltou que o modelo de ensino da ETE dialoga com a perspectiva de um futuro promissor. "A escola é muito boa. Tudo novo, tudo organizado. Estudando aqui, muita coisa em minha vai mudar.  Como eu farei o Ensino Médio junto a um curso técnico, vai ficar mais fácil, no futuro, ingressar na área que eu quero", assegurou.

    REDE – Atualmente, a Rede Pública Estadual de Educação contempla um universo de 1.054 escolas distribuídas em todos os municípios do Estado, incluindo Fernando de Noronha. De acordo com dados do censo mais recente, atualmente são 622 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais.

    Também acompanharam o governador na solenidade os secretários estaduais Nilton Mota (Casa Civil). Alexandre Valença (Micro e Peq. Empresas) e João Campos (Chefe de Gabinete); o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchôa; os deputados federais Severino Ninho, Tadeu Alencar e Creuza Pereira; os prefeitos Márcio Ricardo (Igarassu), Joamy (Araçoiaba), José Bezerra (Itapissuma), Paulista (Júnior Matuto); e o presidente da Câmara Municipal de Igarassu, vereador Elvis Henrique.

    Cidades: Igarassu
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, see, escola tecnica estadual, sei
    Compartilhe: Link para o post:
  • Últimos dias de inscrição para Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP

    | Educação, Tecnologia

    itep

    O prazo de inscrição para o Mestrado em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) se encerra no próximo dia 19 de fevereiro. São oferecidas 24 vagas para a turma 2018.1. As oportunidades são divididas igualmente entre duas linhas de atuação: Gestão e Degradação Ambiental e Tecnologia Ambiental. O Mestrado Profissional do ITEP é o único do Norte-Nordeste com conceito 4 da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do programa, localizada na sede do ITEP, av. Prof. Luiz Freire, 700, Bloco C, Cidade Universitária, das 9h às 18h, pessoalmente ou através de procurador, mediante a apresentação de instrumento de mandato.

    curso tem duração de 24 meses e é voltado a profissionais graduados em áreas relacionadas à Tecnologia Ambiental ou com experiência comprovada em Ciências Ambientais. O edital completo está disponível no site do ITEP (www.itep.br). A documentação exigida para a inscrição inclui: ficha de inscrição preenchida e enviada online (disponível em https://goo.gl/forms/k3Z4K2wAVkqb1BK); cópias autenticadas de identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação plena reconhecidos pelo MEC, e histórico escolar do curso de graduação; uma foto 3 × 4 recente; cópia do currículo lattes; e três cópias da proposta do projeto de pesquisa em até cinco laudas.

    O processo seletivo é composto de três etapas: Inscrições até o dia 19 de fevereiro; Prova de Conhecimentos e Suficiência em Língua Inglesa, no dia 24 de fevereiro, das 8h às 13h; e Avaliação do currículo lattes e da proposta de projeto de pesquisa, de 05 a 07 de março. O resultado final será divulgado no dia 12 de março no site do ITEP. A matrícula deverá ser feita nos dias 14 e 15 de março e a aula inaugural será no dia 19 de março.

    O curso funcionará com aulas presenciais na sede do ITEP, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª) no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 17h), conforme horário disponibilizado no início de cada período letivo. O investimento é de R$ 32.700,00 e pode ser dividido em até 30 parcelas de R$ 1.090,00 pagas até o dia 10 de cada mês.

    Assuntos: itep, secti, mestrado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agência de Empreendedorismo oferece palestras gratuitas

    | Educação, Emprego

    Não é porque é semana pré-carnavalesca que você vai deixar de se atualizar sobre como empreender. A Agência de Empreendedorismo, vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), oferece duas palestras gratuitas no início da semana. Na segunda-feira (5), haverá uma apresentação sobre a Educação Previdenciária. No dia seguinte, é a vez de tirar as principais dúvidas para quem deseja empreender e iniciar como microempreendedor individual.

    Durante a capacitação, são discutidos casos reais de empreendedores tornando a apresentação dinâmica e atrativa para todos aqueles que querem empreender ou mesmo aqueles que já estão no mercado de trabalho.

    Após o Carnaval, as palestras serão retomadas no dia 19. Até o final de fevereiro, serão discutidos temas como controle de finanças, linhas de crédito e vendas.

    Garanta já a sua vaga no local ou nos telefones 3183-7238/3183-7237/3183-7257.

    5/02 – Educação Previdenciária – 9h às 11h
    6/02 – MEI – 9h às 11h
    19/02 – MEI – 9h às 11h
    20/02 – Sei controlar meu dinheiro – Oficina do Sebrae - 8h às 12h
    21/02 – Linhas de crédito da Agefepe – 9h às 11h
    26/02 – MEI – 9h às 11h
    27/02 – Sei Vender – Oficina do Sebrae – 8h às 12h
    28/02 – Linhas de crédito da Agefepe – 9h às 11h

    Endereço: Rua da União, 293, Boa Vista.

    Foto: Divulgação/Sempetq

    Cidades: Recife
    Assuntos: sempetq, agencia de empreendedorismo, palestras gratuitas, capacitacao, mercado de trabalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Filho de servidor da PGE embarca para a Nova Zelândia pelo Programa Ganhe o Mundo

    | Educação, Juventude

    O estudante Seminaldo Davi de Souza da Silva, filho do servidor Seminaldo Amaro da Silva, do Núcleo de Dívida Ativa da Procuradoria da Fazenda, é um dos 184 alunos de escolas públicas estaduais que embarcaram esta semana rumo à Nova Zelândia, por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), do Governo de Pernambuco. O rapaz de 16 anos é aluno do 3º ano da Escola de Referência do Ensino Médio (Erem) Luiz Rodolfo de Araújo Júnior, em Caetés I, em Abreu e Lima.

    A Secretaria de Educação informa que, por intermédio do PGM, os alunos terão a chance de estudar por um semestre letivo no país da Oceania, onde poderão, além de aprender um novo idioma, explorar novos costumes e enriquecer o seu repertório cultural. Para se candidatar ao PGM, os alunos precisam estar participando do Programa Segunda Língua, que oferece 25 mil vagas anualmente em todo o Estado. Destes, mil são selecionados para participar do PGM em países como Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Alemanha, Espanha, Colômbia, Argentina, Uruguai e Chile.

    O servidor da PGE-PE está radiante com a conquista do filho. “É emocionante. Ter um filho numa escola pública e ele ter a oportunidade de estudar no exterior. Estou lisonjeado com a conquista dele, de ficar entre os mil de 25 mil concorrentes. Ele se esforçou e se dedicou muito para conseguir a vaga”, disse o pai orgulhoso, sem esconder que já está com muita saudade.

    Seminaldo Davi embarcou domingo (29/1) para a Nova Zelândia e após quase três dias de viagem chegou ao destino final, Auckland, maior cidade e o principal centro financeiro e econômico do país. “Ele está bem, nos falamos pelo Whastapp, e ele já mandou fotos de lá”, contou o pai, acrescentando que durante os próximos quatro meses, Seminaldo Davi ficará hospedado na residência de uma família com mais dois estudantes orientais. “É para estimular a prática do idioma. Lá os intercambistas só podem se comunicar em inglês.”

    O estudante pernambucano é atleta de taekwondo há dois anos. “O esporte ajudou na disciplina. Desde que entrou na Erem, no 1º ano, ele me disse que queria participar do Ganhe o Mundo e já ingressou no curso preparatório de inglês oferecido na escola (Programa Segunda Língua). A rotina foi puxada nesses dois anos. De manhã, escola com integral na terça e quinta e todas as tardes o curso de inglês. À noite, treino de taekwondo. Estava determinado a passar. É tudo mérito dele, resultado de esforço e dedicação”, relatou Seminaldo.

    Assuntos: pge, see, educacao, ganhe o mundo, nova zelandia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Livros arrecadados na campanha “Livro Solidário” são entregues nas escolas da Mata Sul

    | Educação

    Campanha arrecadou mais de 30 mil títulos. Cerca de 50 escolas das redes estadual e municipal serão beneficiadas. 

    Na última segunda-feira (29), a Secretaria Estadual de Educação esteve nas cidades de Catende e Palmares, ambas na Mata Sul do Estado, para realizar a entrega de 5,6 mil livros infanto-juvenil da campanha Livro Solidário. A ação mobilizou a doação de títulos que estão sendo destinados para as escolas estaduais e creches atingidas pelas últimas enchentes na região.

    Apenas na Escola Estadual Costa Azevedo, única escola do estado totalmente atingida pelas enchentes, foram 2 mil livros doados para a nova biblioteca. Inclusive, a partir deste ano letivo, a unidade de ensino, que atende cerca de 450 estudantes, passará a funcionar em horário integral. Em Catende, além da Costa Azevedo, as escolas estaduais Athayde de Accioly Lins, Tobias Barreto, Sofia Feijó Sampaio e a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Mendo Sampaio também foram contempladas com livros da Campanha. Cada unidade de ensino recebeu entre 200 e 500 exemplares.

    Já na cidade de Palmares, as escolas estaduais beneficiadas com a campanha são as seguintes: Erem Monsenhor Abílio Américo Galvão, Erem dos Palmares Dom Acácio Rodrigues Alves, Erem Fraternidade Palmarense, Escola Técnica Estadual de Palmares, Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros, Escola Maquinista Amaro Monteiro, Escola Professora Galtemir Lins, Escola Professor Eliseu Pereira de Melo, Escola Padre André Albert Coopman.

    “É com muita alegria e uma satisfação enorme que entrego esses livros, hoje, nas cidades de Catende e Palmares. As bibliotecas escolares são equipamentos fundamentais, não só para apoiar o eixo pedagógico das escolas, mas para contemplar também o eixo cultural. Espero que cada livro encontre o seu leitor e que a escola aproveite o momento para promover projetos culturais de acesso à leitura”, disse Roberta Alcoforado, gestora da Biblioteca Pública do Estado e idealizadora da campanha. Para o gestor do Costa Azevedo, Roberto Sena, os livros chegaram em um momento bastante oportuno. “Após as enchentes, nós conseguimos recuperar todo nosso mobiliário, mas perdemos todo o acervo. Então, fico muito feliz em receber estes livros hoje e começar o ano letivo com o espaço funcionando totalmente e possibilitando o estudo, pesquisa e debate de conteúdos dos nossos estudantes”, ressaltou.

    Durante a campanha foram arrecadados mais de 30 mil exemplares de literatura infanto-juvenil. Após a arrecadação, a equipe da Biblioteca Pública do Estado teve o cuidado em separar e catalogar todos os títulos para a montagem dos kits. “Além dos livros doados pelas editoras, nós recebemos também alguns títulos usados e a equipe por trás da campanha realizou todo o serviço de restauração dessas obras para que elas chegassem às escolas prontas para o uso dos nossos estudantes. E por se tratar de duas redes, a estadual e a municipal, a montagem dos kits não era somente colocar os livros em caixas e entregar nas escolas, pois elas possuem perfis diferentes. Então, ainda tivemos esse desafio de direcionar obras que atendessem as demandas específicas das escolas que iriam receber estes kits”, contou Fred Amancio, secretário de Educação do Estado.

    Ainda de acordo com Amancio, unidades de ensino que não foram tão atingidas pelas chuvas também foram contempladas com novos livros. “São kits menores contendo de 100 a 200 livros. Mas, procuramos contemplar também o acervo dessas unidades”, disse. O secretário aproveitou ainda para reiterar o compromisso do Governo do Estado em apoiar os municípios atingidos pelas enchentes. “O governador Paulo Câmara, desde o início, tem se esforçado bastante para dar apoio a estas cidades com um olhar especial, não só para a educação, mas para todas as áreas. Eu mesmo fiquei um mês direto em Catende acompanhando de perto todo esse trabalho de reconstrução feito em parceria com a Prefeitura. Fico muito contente em poder estar iniciando o ano com uma ação como esta, mostrando que é possível sim, a união das duas redes em prol da educação do nosso Estado”, frisou. 

    Cidades: Catende, Palmares
    Assuntos: see, biblioteca publica do estado, campanha livro solidario, doaçao, governo de pernambuco, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nova Zelândia recebe mais alunos do Programa Ganhe o Mundo

    | Educação

    pgm

    Governador em exercício, Raul Henry, acompanhou, na manhã desta terça, o embarque dos novos 24 alunos da Rede Estadual de Ensino beneficiados

    A oportunidade de aprender uma nova língua vivenciando as experiências únicas que um intercâmbio internacional pode proporcionar está prestes a acontecer para mais 24 jovens estudantes da Rede Estadual que embarcaram, na manhã desta terça-feira (30.01), para a Nova Zelândia. Através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), os alunos terão a chance de estudar por um semestre letivo no país da Oceania, onde poderão, além de aprender um novo idioma, explorar novos costumes e enriquecer o seu repertório cultural. O governador em exercício, Raul Henry, acompanhou o embarque dos intercambistas,  que integram um grupo de 120 pernambucanos que terão o mesmo destino, em 2018. 

    "Esse programa tem um efeito impressionante. Primeiro, ele reconhece o mérito, ele cria uma situação de exemplaridade para que outras crianças, outros jovens, também invistam no estudo, no esforço de terem uma vida estudantil de sucesso. Segundo, ele realmente abre a cabeça desses meninos para o mundo e traz de volta uma experiência que vai ser incorporada ao conjunto da escola, das suas famílias e das suas comunidades. É realmente um programa muito inspirado, foi uma grande iniciativa do Governo de Pernambuco", ressaltou Raul Henry.

    Além de cursarem um semestre letivo em escola de High School, os alunos terão garantidos os direitos de assistência completa durante a estadia fora do país. O pacote inclui seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. O grupo, formado por 13 meninas e 11 meninos, reúne estudantes de 17 municípios do Estado, são eles: Escada, Vitória de Santo Antão, Jataúba, Belo Jardim, Escada, Caruaru, Bezerros, São Bento do Una, Gravatá, Canhotinho, Capoeiras, Lagoa do Ouro, Lajedo, Águas Belas, Chã Grande, Brejo da Madre de Deus e São Joaquim do Monte. Desde a primeira edição do PGM, ainda em 2012, mais de seis mil estudantes realizaram o sonho de estudar uma nova língua conhecendo experiências próprias de outros países.

    O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, destacou a diversidade de municípios com alunos beneficiados pelo programa e o cronograma de embarque dos beneficiados. "A gente fica super contente. Estamos já na  reta final da edição de 2017, estamos encerrando os embarques para esses países que são do hemisfério sul, como a Nova Zelândia. Esse grupo é muito grande. Estamos embarcando desde o último sábado, são mais de 120 estudantes. Todos os dias temos embarque. Quando a gente conversa com eles (alunos), e pergunta, cada um é de uma escola diferente e de uma cidade diferente. Então, é um programa que contempla escolas de todo o Estado", concluiu.

    Na área de check-in não era difícil encontrar pais e familiares ansiosos com as novidades que estão por vir. Olhos atentos e emocionados eram uma mistura de saudade antecipada com um desejo de um futuro melhor. Entre os intercambistas, estava a estudante Dálida Regina, de 16 anos,  do 2ª ano da EREM Deolinda Amaral, no município de Lajedo (Agreste). "É uma expectativa muito grande. É uma coisa que eu não sei o que esperar. Ainda não caiu a ficha. Pretendo trazer muita cultura desse intercâmbio. Eu espero que com esse aprendizado de uma nova língua, meu currículo seja melhorado. O inglês é uma língua muito requisitada. Estou muito feliz", comemorou. 

    Já o estudante Gian Victor, de 17 anos, do 2ª ano da EREM João Batista de Vasconcelos, no município de Chã Grande (Mata Sul), destacou que será difícil deixar a família, mas que estará embarcando para a realização de um sonho. "Está sendo muito difícil para mim deixar o apego da família, mas eu tenho certeza que vai ser uma experiência única. Sonhei praticamente toda a minha vida com isso. Sempre me preparei para essa oportunidade e tenho certeza que essa experiência vai ser sensacional. Espero que eu aprenda uma segunda língua, que possa trazer mais oportunidades e, no futuro, pretendo cursar uma faculdade no exterior para trazer mais conhecimento para o Brasil", prometeu.

    PGM - Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública aprofundarem os conhecimentos em um segundo idioma, através do intercâmbio em países de língua inglesa, espanhola e alemã. De 2012 a 2017, a iniciativa já embarcou mais de seis mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. 

     

    Assuntos: sei, raul henry, programa ganhe o mundo, see, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professor da Rede é selecionado para participar do STEM TechCamp Brasil

    | Educação

    techcamp  

    Walberto José Barbosa leciona a disciplina de química em escola de Igarassu

    Um professor da Rede foi selecionado para participar do programa STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática) TechCamp Brasil 2018, realizado pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos. Walberto José Barbosa, da EREM João Pessoa Guerra, de Igarassu, representa Pernambuco no programa e concorre a uma vaga pare realizar um curso nos EUA.

    O programa selecionou, por meio de análise de currículo e de projetos inovadores em ciência e tecnologia desenvolvidos nas escolas de todo o Brasil, um professor e um gestor de escola de cada unidade federativa. De Pernambuco, apenas um docente foi selecionado. Walberto realiza há sete anos um projeto que incentiva os estudantes da EREM a elaborarem projetos inovadores de iniciação científica nas áreas de química e biologia.

    Os selecionados farão um curso de 19 a 23 de fevereiro em São Paulo, na USP, que tem como objetivo aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil. O educador com melhor desempenho no curso participará do programa nos Estados Unidos, em maio deste ano.

    “É uma oportunidade única, que vai me possibilitar trazer novos recursos para a escola, já que vamos receber materiais pedagógicos para inovar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo na sala de aula. Pra mim, está sendo um momento muito oportuno e pretendo compartilhar todo essa experiência e bagagem com as outras escolas de Pernambuco”, disse Walberto. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, techcamp brasil, erem, rede publica, professor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para o PGM Musical 2018 serão encerradas neste sábado (20)

    | Educação

    PGM  

    Estão sendo ofertadas 20 vagas com destino à Espanha e o Canadá

    As inscrições para o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Musical 2018 serão encerradas neste sábado (20). Nesta edição, 20 estudantes da Rede Pública Estadual serão selecionados para participar do intercâmbio no Canadá (10) e na Espanha (10) com data de embarque prevista a partir do segundo semestre deste ano.

    Para participar da seleção os estudantes deverão ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2018 e no máximo 17 anos até o dia 31 de janeiro de 2019. Deverá estar regularmente matriculado e cursando o 1º ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral, médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas estaduais em 2017.

    A modalidade também inclui o Colégio da Polícia Militar de Petrolina, a Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, o Conservatório Pernambucano de Música, as Escolas de Aplicação da UPE e as Escolas Indígenas. Os estudantes devem ter alcançado a média mínima de sete pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de português e matemática no ano letivo de 2017.

    Os selecionados cursarão um semestre letivo do ensino médio na modalidade High School e terão treinamento prático no instrumento musical ou canto para qual foi selecionado. A participação em um intercâmbio internacional dará ao estudante além do desenvolvimento na língua estrangeira, a oportunidade de continuar o aperfeiçoamento da prática em seu instrumento musical ou canto, além de promover e fomentar a diversidade e difusão cultural. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, programa ganhe o mundo musical 2018, inscricoes
    Compartilhe: Link para o post: