meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Programa Ganhe o Mundo Musical prorroga inscrições

    | Educação


    Novo cronograma de inscrições segue até o dia 03 de março
     
    A Secretaria de Educação do Estado prorrogou as inscrições para o intercâmbio 2017 do Programa Ganhe o Mundo Musical. Agora, de acordo com o novo cronograma, os estudantes interessados podem se inscrever até o próximo dia 03 de março. Para participar do processo seletivo o estudante precisa ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2017 e, no máximo, 17 anos até o dia 31 de janeiro de 2018.
     
    O processo seletivo do Programa Ganhe o Mundo Musical será dividido em três etapas. A primeira consiste na análise dos requisitos exigidos, a segunda – na qual serão classificados 40 candidatos – constará da análise das gravações dos estudantes. Na terceira e última etapa o candidato se submeterá a uma prova escrita contendo dez questões sobre conhecimentos musicais e uma audição que será realizada no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), parceiro do Programa.
     
    A divulgação dos 40 estudantes selecionados, que estarão aptos a participar da prova teórica e audição, será divulgada no dia 10 de março. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 18 de abril. O edital completo está disponível no site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br).
    Assuntos: Ganhe o mundo musical, educação, intercâmbio 2017,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Carnaval do DETRAN-PE 2017

    | Educação, Trânsito

     detran-pe

    Com o slogan “Brinque com alegria e não com a vida”, a Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Honda, estará nos dias 22 e 23 com técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e artistas educadores da Turma do Fom-Fom, distribuindo material educativo na área do pedágio Rota dos Coqueiros.

    Já entre os dias 24 e 28 acontecerá ação de educação nos bares do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, Armazéns do Porto e Rua do Bom Jesus, onde serão distribuídos abanadores, praguinhas, descansos de copo, bafômetros descartáveis, além de cartazes contendo mensagens educativas, lembrando o perigo da mistura do álcool com direção, do excesso de velocidade, do não uso do cinto de segurança e o do uso do celular quando dirige.

    Também serão distribuídos descansos de copos com a mensagem “Volte da folia em segurança, se beber não dirija”, e a Turma do Fom-Fom estará colocando as praguinhas nos foliões e distribuindo bafômetros descartáveis e leques contendo mensagens educativas e telefones úteis. Já no dia 25, na concentração do Galo da Madrugada, na Praça Sérgio Loreto, a equipe de educadores e a Turma do Fom-Fom marcarão presença, distribuindo bafômetros descartáveis e leques.

    Segue programação:

    DIA

    AÇÃO

    MATERIAL DISTRIBUÍDO

    PARCEIROS

    20/02

    Afixação de Cartazes Carnaval – Brinque com alegria. Não Brinque com a vida no s ônibus.

    1000 Cartazes.

    Consorcio Grande Recife

    22/02

    Quarta

    “Cidadania na Pista – Carnaval”

    Folderes: Motorista Consciente, Álcool e Direção, Motociclista e bafômetros descartáveis.

    Concessionária Rota do Atlântico

    23/02

    Quinta

    “Parada Legal no Carnaval”

    Folderes: Motorista Consciente, Álcool e Direção, Motociclista e bafômetros descartáveis.

    Concessionária Rota dos Coqueiros

    24/02

    Sexta

    BLOCO DO DETRAN

     

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis.

     

    -

    BARES RECIFE ANTIGO

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis

    Bares do Recife e Honda

    25/02

    Sábado

    GALO DA MADRUGADA

     

    Praça Sergio Loreto: Detran Móvel e Turma de Fom Fom

     

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis

    Bares do Recife e Honda

    BARES RECIFE ANTIGO

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis

    Bares do Recife e Honda

    26/02

    Domingo

    PAPANGUS DE BEZERROS

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis

    Bares do Recife e Honda

    BARES RECIFE ANTIGO

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis

    Bares do Recife e Honda

    27/02

    Segunda

    BARES RECIFE ANTIGO

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis

    Bares do Recife e Honda

    28/02

    Terça

    BARES RECIFE ANTIGO

    Abanadores, praguinhas, descanso de copo, cartazes  e bafômetros descartáveis

    Bares do Recife e Honda


     

    Assuntos: DETRAN-PE, carnaval detran, secid,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria Estadual de Educação oferece mais de 14 mil vagas em cursos técnicos

    | Educação


    As oportunidades são para 24 cursos em polos localizados em todo Estado

    A Secretaria Estadual de Educação inicia as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de 14.095 vagas, em 24 cursos técnicos nas modalidades subsequente, Educação à Distância (EAD) e Profuncionário, em todas as regiões de Pernambuco. Os interessados devem consultar o edital e realizar as inscrições pelo site da pasta (www.educacao.pe.gov.br) até o dia 03 de março. As provas devem ser realizadas online, de 06 a 10 de março, e o resultado final será divulgado no dia 17 de março.

    Na modalidade EAD, estão sendo disponibilizadas 9.260 vagas. Já para a modalidade subsequente, destinadas aos estudantes concluintes do Ensino Médio, são 4.095 vagas. Na modalidade Profuncionário, que contempla servidores do quadro administrativo de escolas públicas estaduais, a disponibilidade é de 740 vagas. As matrículas dos classificados acontecem de 20 a 24 de março. As aulas das turmas subsequentes iniciam no dia 27 de março; EAD e Profuncionário começam dia 03 de abril.

    Os cursos oferecidos são: Administração (EAD e Presencial), Análises Clínicas (Presencial), Biblioteconomia (EAD), Comércio (Presencial), Comunicação Visual (Presencial), Desenvolvimento de Sistemas (EAD e Presencial), Design de Interiores (EAD), Edificações (Presencial), Eletrotécnica (Presencial), Enfermagem (Presencial), Eventos (Presencial), Informática (Presencial), Logística (EAD Presencial), Manutenção e Suporte de Informática (Presencial), Mecânica (Presencial), Mecatrônica (Presencial), Multimeios Didáticos (EAD), Prótese Dentária (Presencial), Química (Presencial), Recursos Humanos (EAD), Redes de Computadores (Presencial), Saúde Bucal (Presencial), Secretaria Escolar (EAD), Segurança do Trabalho (EAD e Presencial).

    No Estado, 66 escolas em 53 municípios oferecerão os cursos técnicos. Para mais informações, os interessados podem ligar para os números: (81) 3183-9862 ou (81) 3183-9866.

    Confira abaixo a lista dos municípios que oferecerão os cursos:

    Sertão: 21 escolas

    Municípios: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Cabrobó, Carnaíba, Dormentes, Exu, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia e Tabira.

    Agreste: 17 escolas

    Municípios: Águas Belas, Belo Jardim, Bezerros, Buíque, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Lajedo, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una e Surubim.

    Zona da Mata: 9 escolas

    Municípios: Carpina, Goiana, Limoeiro, Nazaré da Mata, Palmares, Paudalho, São Lourenço da Mata, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.

    Região Metropolitana do Recife/Fernando de Noronha: 19 escolas

    Municípios: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Fernando de Noronha, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão Dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife.

     
    Assuntos: educação, cursos, capacitações, ead,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara nomeia 2.677 novos professores para reforçar a educação

    | Educação
    Escola

    Os novos docentes, que foram aprovados em Concurso Público para gestores da Rede Estadual, atuarão em todas as regiões do Estado

     
    Com o compromisso de seguir investindo na melhoria da educação de Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta sexta-feira (17.02), o início do processo de nomeação de 2.677 novos professores aprovados em Concurso Público para gestores da Rede Estadual de Ensino. Após nomeação publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, os aprovados serão convocados no prazo legal de 30 dias para realização de perícia médica e posse.

    "A educação de Pernambuco tem avançando muito nos últimos anos, e os professores têm um papel fundamental nesse processo. Esse novo conjunto de nomeações dialoga com o nosso desejo de continuar  como a melhor e mais atrativa escola pública do País, como registrou o último Ideb. Tenho certeza de que esses novos professores nos ajudarão a garantir  muitas outras conquistas para a nossa educação", destacou o governador.

    Do total dos novos professores, 2.333 são para docência nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Educação Física. Outros 166 profissionais serão chamados para as vagas de braillista e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, ambos nos níveis médio e superior. A convocação ainda contempla 178 profissionais que atuarão nos cursos de educação profissional nas áreas de Ambiente e Saúde, Segurança do Trabalho, Produção Cultural e Design, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura  e Hospitalidade e Lazer.
     
    Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, serão nomeados 735 candidatos aprovados a mais do que número das vagas previstas no edital (1.282), totalizando 2.017 candidatos nomeados nessas disciplinas.
     
    A Região Metropolitana do Recife receberá 1.071 novos professores. Já no interior do Estado serão 1.606 novos docentes na Rede Estadual de Educação. Atualmente, Pernambuco possui 1.049 escolas, 37 mil professores e 610 mil estudantes.

    O edital da seleção conta a oferta de 3 mil vagas distribuídas nas áreas da Educação Básica, Educação Especial e Educação Profissional. Ainda haverá a conclusão do certame para os profissionais de Biologia e instrutor de LIBRAS, com previsão de finalização para março deste ano.

    IDEB - A Rede Estadual de Pernambuco vem apresentando uma evolução nos dados do Ideb desde 2007, saindo da 21ª posição até alcançar o primeiro lugar no ranking, em 2015. São registradas também outras conquistas importantes: Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o Ensino Médio desde 2007 e um dos dois que apresentou crescimento no índice em todas as edições do Ideb. É também o Estado que apresenta a menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual. Esta diferença já havia sido de 2,6 pontos Hoje, é de apenas um ponto. Essas conquistas são fruto da priorização da área pelo Governo de Pernambuco.
    Assuntos: Paulo camara, governo de pernambuco, educação, concurso público,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara entrega conjunto de obras e ações para as populações de Jupi e Canhotinho

    | Educação, Agricultura

    Jupi Canhotinho

    Os dois municípios foram beneficiados com intervenções nas áreas da agricultura, habitação, abastecimento de água e educação

    JUPI - Em visita ao Agreste Meridional, o governador Paulo Câmara entregou e anunciou, nesta sexta-feira (10.02), um conjunto de ações e obras que vão beneficiar cerca 14 mil habitantes da região nas áreas da agricultura, habitação, abastecimento de água e educação. Para o reforço da infraestrutura hídrica local, o gestor lançou edital de licitação para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Jupi, a partir da cidade de Calçado, inaugurou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) em Sítio Mata do Roçadinho e autorizou o início das obras de mais um SSAA no povoado da Colônia. Foram entregues ainda títulos de propriedade a agricultores, além de investimentos nos Programas Quadra Viva, de Aquisição de Alimentos e Leite.

    “É um desafio muito grande para qualquer governante poder levar o desenvolvimento para a população nesse momento de poucos recursos. É uma série de obras que a gente vai continuar fazendo, com parcerias bem feitas em prol dos pernambucanos”, ressaltou o governador Paulo Câmara, afirmando que a água é uma prioridade do Governo. “Estamos conversando com os prefeitos, com as lideranças políticas para ver onde é possível perfurar mais poços, levar mais sistemas simplificados, mais cisternas. Enfim, poder minimizar, da forma que for possível, esse grave desafio que é a seca no Nordeste brasileiro”, registrou.

    Com investimentos de R$ 630 mil, a implantação do Sistema Adutor entre a cidade de Calçado e a Estação Elevatória da Barragem de Santa Rita, beneficiará 10,5 mil pessoas através do SAA de Jupi. A obra compreende a instauração de uma estação elevatória, com capacidade de recalcar a vazão de 10,00 l/s do reservatório de Calçado até a Elevatória do sistema Integrado Santa Rita, além da substituição de 1.800,00m da adutora existente em tubos PVC DN 100mm por tubulação em FoFo DN 150mm. O prazo para execução é de 90 dias após a emissão da ordem de início dos serviços.

    Outro reforço na área será o início do funcionamento do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água em Sítio Mata do Roçadinho, zona rural do município. Com aporte de R$ 322 mil, o empreendimento vai atender 370 habitantes da comunidade. “O Governo tem atuado de forma ostensiva para que a água chegue à casa de todos os pernambucanos. Sabemos do desafio que é levar água para todos os cantos do Estado, mas o governador  Paulo Câmara tem se empenhado para aportar recursos e abastecer os municípios", salientou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa), Roberto Tavares.

    Além de inaugurar um SSAA, o governador assinou ainda a ordem de serviço para a implantação de outro sistema no povoado de Colônia, também da zona rural de Jupi, que receberá investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão, beneficiando 1 mil pessoas. A conclusão está prevista para maio deste ano.

    Para o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o Governo de Pernambuco continuará empenhado em investir para atender as necessidades da população. “É sempre uma satisfação poder vir aos municípios e trazer ações que contribuam para o aumento da qualidade de vida da população. Esse é o nosso trabalho, e estamos empenhados em avançar cada vez mais nas políticas públicas que favoreçam o povo pernambucano, principalmente os mais vulneráveis”, disse.

    Para benefício da população agrícola e de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, foram assinados os termos de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Alimentos) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). Juntos, os programas receberão R$ 243 mil para a compra de 32 mil quilos de alimentos e distribuição diária de 200 litros de leite de vaca. Ao todo, duas mil pessoas serão beneficiadas com a oferta desses alimentos, além do incentivo gerado na produção e mão de obra local.

    Emocionado, o prefeito Marcos Patriota disse se sentir realizado em poder atender demandas antigas da população. O gestor afirmou ainda que sem a parceria com o Estado, nada disso seria possível. “Eu quero agradecer a confiança do nosso governador e de toda sua equipe, que tem se mostrado sensível às nossas necessidades. E eu acredito que, em breve, teremos mais novidades. Vou trabalhar para isso”, salientou.

    MORADIA – Ao lado do secretário Nilton Mota, o chefe do Executivo estadual entregou 26 títulos de propriedade aos agricultores rurais jupienses. As escrituras são gratuitas e devidamente registradas em cartório, garantindo a segurança jurídica aos agricultores e seus familiares, além de acesso a crédito e a políticas públicas. Em Pernambuco, foram emitidos 10 mil títulos de acesso à terra nos últimos dois anos. Ao todo, já foram investidos R$ 2,7 milhões.

    EDUCAÇÃO – O governador aproveitou a oportunidade para assinar a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Sebastião Tiago de Oliveira. Com previsão de conclusão de três meses, a obra faz parte do Programa Quadra Viva e está estimada em R$ 395 mil entre recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e do tesouro estadual. A intervenção vai beneficiar cerca de 584 estudantes matriculados nas modalidades de Ensino Médio e EJA Ensino Médio.

    CANHOTINHO - Durante a solenidade, Paulo também comandou ato em benefício do município de Canhotinho. O chefe do Executivo estadual assinou Ordem de Serviço para a implementação de uma adutora da cidade, em um investimento de R$ 4 milhões. A intervenção beneficiará toda a população do município. "Também estou muito feliz de poder anunciar uma importante ação para Canhotinho. Entregar água, na situação complicada que estamos vivendo com essa crise hídrica, é levar as condições necessárias para que a população possa viver com mais qualidade", frisou Paulo.

    Também estiveram presentes na agenda em Jupi os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete), Sebastião Oliveira (Transporte), e Frederico Amâncio (Educação), além do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lócio; o presidente do instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; e os deputados Fernando Monteiro (federal), Antônio Dourado (estadual) e Claudiano Martins Filho (estadual).


    Fotos: Aluisio Moreira/SEI


    Assuntos: paulo camara, jupi, agricultura, habitação, abastecimento de agua, educação, sistema de abastecimento de agua de jupi, Programas Quadra Viva, de Aquisição de Alimentos e Leite.
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Agreste Meridional, pacote de ações estruturadoras beneficia o município de Jucati

    | Educação, Social, Emprego, Meio Ambiente, Agricultura, Direitos Humanos
    Jucati

    Além de inaugurar novo prédio escolar, governador Paulo Câmara investe mais de R$ 6 milhões na infraestrutura hídrica local e assegura intervenções para a agricultura familiar 
     
    JUCATI - Após cumprir agenda no município de Jupi, nesta sexta-feira (10.02), o governador Paulo Câmara seguiu para Jucati, também no Agreste Meridional, onde entregou um pacote de ações importantes para o desenvolvimento social e educacional da região. Na presença da população jucatiense, o chefe do Executivo estadual deu por inaugurada a nova sede da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Justino de Melo, no Centro da cidade, entregou 22 títulos de propriedade aos agricultores rurais, lançou edital de licitação para Complementação do Sistema Adutor a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, além de liberar recursos para os Programas do Leite e de Aquisição de Alimentos.
     
    Para Paulo, esse conjunto de intervenções dialoga com os caminhos que o Governo de Pernambuco tem trilhado, buscando enfrentar os desafios. “O que a gente está trazendo aqui, hoje, na área da agricultura, da educação, da água, traça justamente esse olhar para o futuro. Um olhar de oportunidades. E todas essas ações geram empregos e renda para o povo que aqui vive. Então, é assim que eu quero continuar trabalhando, e conto com a ajuda de vocês”, afirmou.
     
    Com investimentos na ordem de R$ 2,2 milhões, o novo prédio da EREM Henrique Justino de Melo possui 12 salas de aula, sendo uma de música e uma de vídeo, além de laboratório de informática, matemática, química/biologia, biblioteca e uma quadra poliesportiva coberta. A estrutura atende 543 estudantes matriculados nas modalidades Ensino Médio integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
     
    “Quando a gente investe em educação, a gente está investindo no futuro dos nossos jovens, das próximas gerações. E, assim como a água, a educação tem sido uma prioridade. Acreditamos que com uma boa estrutura, professores motivados e programas de incentivo educacional, nós vamos conseguir promover uma transformação social”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.
     
    Outra importante ação foi a assinatura dos termos de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Alimentos) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). O primeiro recebeu um aporte de R$ 100 mil, beneficiando cerca de 1 mil pessoas com a distribuição de 32 mil quilos de alimentos. Já o PAA Leite, vai distribuir 200 litros de leite de vaca por dia para 1 mil pessoas e contará com recursos no valor de R$ 143 mil.
     
    Na oportunidade, também foram entregues cerca de 22 título de propriedade gratuito, devidamente registrados em cartório, aos agricultores da região. Com o ato, o Governo de Pernambuco passa a garantir a segurança jurídica aos agricultores e seus familiares, além do acesso a crédito e políticas públicas que incentivam o desenvolvimento social. “O nosso objetivo é oferecer mais dignidade para a população carente”, pontuou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.
     
    O prefeito Ednaldo Peixoto agradeceu, em nome da população, pelas intervenções no município. “Eu não esperava que, em tão pouco tempo de mandato, eu teria satisfação de receber um conjunto tão grande de ações como o que recebemos hoje. Obras que vão fazer a diferença na vida desse povo guerreiro. Jucati agradece, governador. E o senhor pode ter certeza de que pode contar conosco para fazer as parcerias necessárias”, frisou.
     
    MAIS ÁGUA - Já na área de infraestrutura hídrica, foi lançado o edital de licitação para as obras de complementação do sistema adutor, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, para as localidades de São Pedro, Neves e Jucati. A intervenção contará com um investimento de R$ 6 milhões, beneficiando aproximadamente 13 mil pessoas. A obra consiste na implantação de um sistema adutor em regime de gravidade a partir da ETA Garanhuns, com 31 quilômetros (km) de extensão e diâmetro variável entre 200 e 75 mm.
     
    “Diante do agravamento da seca, diante da perspectiva de mais um ano com pouca chuva, a gente não tinha outra opção senão priorizar aquilo que a gente sabe que é fundamental”, disse governador Paulo Câmara, reafirmando seu compromisso com a área hídrica.
     
    Também foi autorizado, pelo governador, o início das obras de implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no Sítio Cortume, para atender cerca de 225 pessoas da zona rural do município. Os investimentos para esta ação são de R$ 350 mil, com prazo de finalização de 90 dias. “Nós participamos de um governo que governa escutando a população. Nós sabemos dos anseios daqueles que sofrem com a estiagem, e não estamos medindo esforços para trazer soluções de curto, médio e longo prazo que atendam as necessidades existentes”, avaliou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa), Roberto Tavares.

    Acompanharam Paulo durante passagem pelo município, ainda, os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e Sebastião Oliveira (Transporte), além do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lócio; o presidente do instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; e os deputados Fernando Monteiro (federal), Antônio Dourado (estadual) e Claudiano Martins Filho (estadual).
     
    Fotos: Aluisio Moreira/SEI
     
    Cidades: Jucati
    Assuntos: paulo camara, jucati, educação, infraestrutura hidrica, propriedade rural, sistema adutor garanhuns, programa do leite,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mestrado do Itep está com inscrições abertas até o dia 9 de março

    | Educação, Meio Ambiente

     

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) prorrogou até o dia 9 de março as inscrições para a turma 2017.1 do Mestrado em Tecnologia Ambiental. O curso é voltado a profissionais graduados nas áreas das Engenharias, Arquitetura, Geografia, Química e Biologia, preferencialmente com experiência nas áreas de Tecnologia Ambiental e/ou Ciências Ambientais (especialização, estágios de longa duração, cursos de extensão etc.). O edital e mais informações estão disponíveis no site do Itep (www.itep.br ).

    Com aulas no período noturno (19h às 22h) durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª) e aos sábados (8h às 17h), o Mestrado Profissional é ideal para quem busca conciliar as atividades acadêmicas com a jornada de trabalho. São oferecidas 24 vagas, sendo 12 para a linha de atuação de Gestão e Degradação Ambiental e 12 para a de Tecnologia Ambiental. Entre os diferenciais do curso estão as aulas práticas, o acesso ao ambiente multiusuário do Itep e o corpo docente qualificado e com experiência de mercado.

     Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem se submeter a provas de conhecimentos (bibliografia disponível no edital) e de suficiência em língua inglesa (não eliminatória), no dia 11 de março; e apresentar currículo Lattes atualizado e Proposta de Projeto de Pesquisa (PPP), que deverá estar obrigatoriamente vinculada a uma das linhas de atuação do programa. O resultado final da seleção será divulgado no dia 23 de março. A matrícula ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e as aulas terão início no dia 10 de abril.

    EGRESSOS - “A possibilidade de fazer o curso sem sair do mercado de trabalho foi primordial para mim. Sem dúvidas, o Mestrado Profissional nos projeta e também amplia bastante o networking. A pesquisa que resultou na minha dissertação gerou um novo serviço no meu local de trabalho e também obtive crescimento na empresa”, ressalta o biólogo Sílvio Mário Filho, que concluiu o Mestrado do Itep em 2011.

    Conheça a história de Sívio Mário Filho e de outros egressos do curso e de que maneira o Mestrado do Itep foi benéfico para eles e para a carreira profissional do aluno no link http://www.itep.br/index.php/quem-ja-fez

    Mais informações
    mestrado@itep.br
    (81) 3183.4226

    Assuntos: itep, tecnologia ambiental,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco qualifica pessoas com Síndrome de Down para o mercado de trabalho

    | Educação, Turismo

    Capacitação Down 

    Solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas marcou a entrega de certificados do Curso de Recepcionistas de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down

    Buscando a valorização da diversidade e a inclusão social da população pernambucana com necessidades especiais no mercado de trabalho, o governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama Ana Luíza, comandou, nesta terça-feira (07.02), a cerimônia de entrega de certificados a 25 jovens e adultos do Curso de Recepcionistas de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down. A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença dos familiares e amigos dos participantes, além de empresários do setor de turismo envolvidos com a ação e autoridades. Para Paulo, a iniciativa dialoga com o compromisso constante do Estado em promover ações de inclusão e valorização do setor.

    “Saber dessa vontade, desse ímpeto que eles têm de trabalhar e mostrar suas capacidades é muito gratificante. É um incentivo que o Estado tem que promover, e nós sabemos dessa importância. Todos eles estão preparados para atuar na recepção de qualquer evento, e, com isso, vão poder ampliar seus horizontes e desenvolver suas potencialidades, que são muitas”, ressaltou o chefe do Executivo estadual. Paulo destacou ainda as experiências de alguns deles em órgãos governamentais. “A gente já tem aqui, no Palácio, experiências exitosas com a atuação de alguns deles na visitação, e em outras secretarias. São pessoas que, quando recebem a oportunidade, elas cumprem bem o seu papel, além de transmitirem muito amor às pessoas”, disse.

    Oferecido de forma gratuita, o curso foi realizado entre os dias 24 e 27 do último mês de janeiro, no Centro de Convenções de Pernambuco, sob a coordenação da professora Adriana Cavalcanti e monitoria do primeiro turismólogo do Brasil com Síndrome de Down, Bruno Ribeiro. Com uma carga horária de seis horas/aula e uma metodologia dinâmica, interativa e lúdica, a programação incluiu informações sobre o melhor atendimento das pessoas em eventos; como receber, produzir crachás e conduzir os convidados, além de uma palestra final que debateu sobre a inclusão desse público no mercado de trabalho.

    Com a conclusão do curso, os participantes serão inseridos em um banco de encaminhamento de vagas da Empresa Turismo de Pernambuco Eduardo Campos (Empetur), facilitando o acesso dos alunos às oportunidades do mercado. Pela grande procura durante o período de inscrições, uma nova turma do mesmo curso será iniciada ainda esse mês de fevereiro. Ao todo, 22 pessoas estavam na lista de espera e serão contempladas na próxima formação.

    Para o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, é um compromisso incansável de sua pasta continuar investindo na realização de projetos que visem a inserção desses indivíduos no setor turístico pernambucano. “Eles dão exemplo de superação, e isso nos estimula a continuar a investir ainda mais na qualificação e na promoção de novas oportunidades. É com grande alegria que celebramos a finalização desse curso, já planejando outros”, pontuou.

    Muito feliz com o momento, Miguel de Souza, de 19 anos, declarou sua satisfação em concluir o curso e disse estar preparado para logo mostrar serviço. “Eu sou capaz para trabalhar. Eu gosto de receber as pessoas, e esse é o meu sonho. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirmou. Miguel, que já foi contratado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Pernambuco (ADVB-PE), para atuar no Shopping Riomar, comemorou seu primeiro emprego. “Começo amanhã e estou ansioso demais”, celebrou.

     

    Brenda Cabral, irmã do jovem Miguel, confessou o mesmo sentimento de realização e afirmou que esse processo vai ajudar na construção de uma independência e autoestima mais saudável para ele e todos os outros participantes. “Só dele saber que está indo trabalhar e será remunerado por isso, dá a ele a noção de independência e empoderamento. E nós, familiares, ficamos felizes por eles serem reconhecidos não pela síndrome, mas pela vontade e capacidade que eles demonstram de vencer os desafios”, afirmou.  

     

    Na ocasião, também foi entregue o título de "Empresário Empreendedor Parceiro da Inclusão" a sete empresas colaboradoras que promovem a valorização da diversidade através da inclusão. Representando o grupo de empresários, Marcos Freitas, dono da Martur Viagens e Turismo, com loja no Aeroporto do Recife, frisou a importância do contato profissional direto e diário com pessoas que possuem necessidades especiais na desmistificação de preconceitos. “Nós passamos a reconhecer as potencialidades individuais de cada um através do convívio. Sabemos que eles são capazes de receber muito bem os nossos clientes, e já estamos agilizando a contratação de alguns para a nossa loja”, registrou.

    Participaram da cerimônia também os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e José Neto (Assessoria Especial); o chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Eduardo Pereira; o presidente da Empetur, Adailton Feitosa; o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Bruno Herbert; a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Marcílio Morais; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; e o deputado estadual Jadeval de Lima.

     

     

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

     
     

    --


    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, ana luiza, curso recepcionista de eventos, sindrome de down,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor leva educação financeira para mulheres de Paulista

    | Educação

     

    O Expresso Empreendedor da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, (Sempetq), levará uma palestra de educação financeira para as mulheres empreendedoras de Paulista, nesta terça-feira (07.02), às 9h. A palestra será realizada pelo gestor do Expresso Empreendedor, Murilo Nóbrega, no Shopping North Way, ao lado da loja C&A. O público alvo são as artesãs do projeto Fêmea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres de Paulista, que envolve 150 mulheres da cidade. No encontro, elas vão receber orientações sobre endividamento, consumo consciente, a relação entre família e dinheiro e dicas para cuidar bem das suas finanças.

    Educação Financeira

    Assuntos: Expresso Empreendedor, Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Sempetq, educação financeira
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professor Pedro Falcão recepciona novos professores da Universidade de Pernambuco

    | Educação

    Convocação UPE

    A Universidade de Pernambuco convocou mais professores do último Concurso Público, realizado em 2016. Desta vez foram 38 professores das áreas de humanas, saúde e exatas que irão atuar nos campi da UPE em Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Mata Norte, Mata Sul, Politécnica, Fcap e Camaragibe. Os cargos são para professores auxiliar, assistente e adjunto.

    O reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, deu boas vindas a todos na última terça-feira, e ressaltou a importância da chegada do grupo às unidades, desejando um bom trabalho aos novos servidores da Universidade e lembrando que eles têm a missão de formar recursos humanos e gerar conhecimentos.

    Os docentes foram aprovados no concurso público Sad/UPE de 2016, para atuar nos cursos de educação superior, em níveis de graduação e pós-graduação da Universidade.

    A posse aconteceu na Reitoria da UPE e contou também com a presença da Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), Profª. Vera Gregório, e do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues.

    site: www.upe.br
    Sobre informações da Imprensa da Universidade de Pernambuco

    - Caso não queira mais receber nossas informações, responder a este pedindo a exclusão de seu e-mail.

    - Só imprima se necessário, pratique o consumo responsável de papel.

    Assuntos: educação, concocação, upe, pedro falcao,
    Compartilhe: Link para o post: