meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Olimpíada Brasileira de Robótica com inscrições abertas

    | Educação

     

    rotobica

    Estudantes matriculados em escolas do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o país podem se inscrever, até esta sexta-feira (26), na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2017. O evento, coordenado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, tem como objetivo premiar alunos que vencem desafios e apresentam bom desempenho na área.

     A OBR será dividida em duas modalidades: prática e teórica. Na moralidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica. Na primeira fase, as provas serão feitas nas próprias escolas de cada estudante inscrito e as questões envolvem conteúdos para se resolver problemas práticos do dia a dia a partir da robótica.

    Já na prática, os estudantes passarão por desafios: equipes de até quatro alunos terão que construir um robô totalmente autônomo, ou seja, sem controle remoto, e que seja capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. Os inscritos nessa modalidade terão que participar de eventos regionais e, de acordo com sua classificação, participarão das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em Curitiba, em novembro deste ano.

    Mais informações e inscrições: http://www.obr.org.br/

    Assuntos: educação, robotica, olimpiadas, inscrição
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos participam de curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária no IF Sertão

    | Educação, Direitos Humanos
    Case

    Parceria com o Instituto tem 4 anos e já formou 85 adolescentes


    Quinze adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina participam do curso de Formação Inicial e Continuada para Auxiliar Técnico em Agropecuária, oferecido pela Funase e pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Zona Rural. Essa é a nona turma de socioeducandos, somando 100 jovens beneficiados com essa oportunidade oferecida por meio de uma parceria com o Instituto.

    O curso tem 160 horas/aula e dará aos adolescentes a oportunidade de aprender atividades de agricultura, zootecnia e agroindústria. As aulas abrangem manejo da fruticultura irrigada, caprinos, ovinos, suínos, bovinos e aves, trabalhos em hortas orgânicas e convencionais, além de manufatura de produtos. “Os professores do IF Sertão são capacitados, mestres e de alta competência. O curso faz os adolescentes perceberem que podem aprender uma profissão, melhorar o comportamento, a educação, o respeito e o trabalho em equipe”, disse a Coordenadora Técnica, Marineide Barbosa.

    PARCERIA - Essa parceria com o IF Sertão-PE foi firmada desde 2013 e é uma iniciativa pioneira, sendo a primeira entre casas socioeducativas e Institutos Federais do Estado. “Esse é um trabalho muito enriquecedor, nos dá a sensação de dever cumprido quando passamos os ensinamentos para esses adolescentes, traz a esperança de que podem se inserir no mercado de trabalho e mudar a vida”, compartilhou o Coordenador do curso de Formação Inicial e Continuada e professor de Irrigação e Drenagem, Marlon Rocha.

    Ao final do curso, que tem previsão de término em junho, todos receberão um certificado, habilitando-os a trabalhar na área. Em agosto, um novo curso se inicia.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sjdh, case, petrolina, funase, if-sertao-pe, socioeducandos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Instituições debatem tecnologias verdes, meio ambiente e propriedade intelectual

    | Educação

     

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Nacional da Produção Industrial (Inpi) promovem o evento gratuito “Tecnologias verdes, meio ambiente e propriedade intelectual”, de 31 de maio a 2 de junho.

    A programação conta com o workshop “Propriedade Industrial e Meio Ambiente: Conjunções e Impactos”, que abordará temas como o processo de inovação em tecnologias sustentáveis e os aspectos da proteção de patentes verdes. O workshop será ministrado pelo pesquisador em propriedade intelectual do Inpi Douglas Santos, no IFPE em Pesqueira (no dia 31) e na sede do Itep (dia 1° de junho).

    No dia 2 de junho, o evento, no auditório do Departamento de Energia Nuclear, contará com palestras, da professora Olga Vilela (UFPE), do professor Alexandre Costa (UFPE) e de Douglas Santos (Inpi), além de uma mesa-redonda, com mediação do professor Raimundo Nonato (UFPE) e de Sérgio Aguiar, da Positiva – Diretoria de Inovação da UFPE.

    Os interessados em participar devem inscrever-se até o dia 28 deste mês no link: https://goo.gl/forms/kfgKcO5EOnyPxHo32. A inscrição é gratuita. Mais informações: nit@reitoria.ifpe.edu.br | 2125.1691.

    Palestrante – Douglas Alves Santos possui graduação em Engenharia Química pela UFPE e mestrado em Engenharia de Processamento Químico de Petróleo e Gás Natural pela mesma universidade. É pesquisador em Propriedade Industrial desde 2006 no Inpi, atuando como examinador de patentes e, de 2011 a 2016, ocupou a função de coordenador adjunto do Programa das Patentes Verdes do Escritório Brasileiro de Patentes. Doutor em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), Douglas tem experiência e atua nos seguintes temas: Propriedade industrial (Informação Tecnológica, Patentes & Transferência de Tecnologia); Inovação; Tecnologias verdes; Desenvolvimento sustentável; Combustão; Gaseificação; Geração de Energia; Leito fluidizado; Modelagem e Simulação Computacional, e, Otimização de Processos com redes neuronais (neurais).

    Cidades: Recife
    Assuntos: sectec, itep, workshop, Propriedade Industrial e Meio Ambiente: Conjunções e Impactos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professores do Estado recebem formação inédita sobre povos ciganos

    | Educação

     

    Em comemoração ao Dia Nacional Cigano (24 de maio), a Secretaria Estadual de Educação (SEE) promove, pela primeira vez, uma formação sobre os povos ciganos para professores da Rede. O evento acontece nesta terça-feira (23), a partir das 13h, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Torre, no Recife. O objetivo do encontro é incluir a temática no cotidiano das escolas, dar visibilidade a tradição e cultura desses povos, e erradicar o preconceito sofrido por eles.

    A formação será realizada por meio da Gerência de Políticas Educacionais em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH) da SEE, e reunirá cerca de 150 professores da Rede da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interessados pelo tema. Além da pasta, participam da atividade o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Associação dos Ciganos de Pernambuco (ACIPE), e representantes do Conselho de Igualdade Racial de Pernambuco.

    A formação começará com apresentações culturais, como a da Cigana Contadora de Estórias e da Cigana Josiane. Em seguida, serão realizadas duas mesas redondas: a primeira com Roberto Barata, da UFRN, com o tema: “Povos ciganos: uma abordagem histórica”; e a segunda com Erisvelton Sávio Silva de Melo, da UFPE, abordando a temática: “Ensino da história dos povos ciganos: currículo escolar e identidade: velhos desafios, novas perspectivas”. Por fim, os participantes das mesas e convidados realizarão um debate.

    “O Estado de Pernambuco é o segundo do Brasil a realizar uma formação para professores sobre esses povos. Existe uma proposta do Ministério da Educação (MEC) para que trabalhemos esta temática nas escolas, e vamos discutir as possibilidades neste encontro. A gente, enquanto Governo, quer se aproxima dos ciganos para saber como podemos fazer toda essa intervenção curricular e que tipo de política vamos criar nas nossas unidades de ensino”, disse Vera Braga, gestora da GEIDH.

    Programação:

    Mesa redonda 01: Dr. Roberto Barra (Universidade Federal do Rio Grande do Norte): Povos ciganos: uma abordagem histórica;

    Mesa redonda 02: Dr. Erisvelton Sávio Silva de Melo (Universidade Federal de Pernambuco): Ensino da história dos povos ciganos: currículo escolar e identidade: velhos desafios, novas perspectivas.

    Debate com a plenária

    Encerramento.

    Serviço: 

    Seminário “Povos ciganos: Identidade, cultura e história”
    Data: 23 de maio de 2017
    Horário: 13h às 17h 
    Local: Auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
    Endereço: Rua Real da Torre, 299 - Madalena, Recife

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: Educação, dia nacional cigano, formação, see,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Livro Reflexões à Luz do Envelhecimento reúne artigos inédito sobre o tema e será distribuído em órgãos públicos e privados

    | Educação
    Idoso

    O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, consciente de seu papel em favor das políticas públicas voltadas aos segmentos da pessoa idosa, lançou na semana passada, na Academia Pernambucana de Letras o livro: Reflexões À Luz do Envelhecimento.

    Dada à importância de se discutir o processo de envelhecimento, foi pensado em reunir em forma de coletânea artigos inéditos de autores que estudam e/ou trabalham com o Segmento da Pessoa Idosa. Para tal, foram desenvolvidos 09 (nove) capítulos que resultam de investigações e discussões atuais realizadas por autores Pernambucanos.

    Os 1.500 exemplares serão disponibilizados para os Conselhos Estadual e Municipais de Direitos da Pessoa Idosa, Secretarias de Estado, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, rede socioassistencial e de saúde, bibliotecas públicas, Universidades públicas e privadas, Defensoria, Ministério Público, Juizados e demais órgãos e entidades que desenvolvem ações em benefício da pessoa idosa.
    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, pessoa idosa, livro, governo de pernambuco, Reflexões À Luz do Envelhecimento, Academia Pernambucana de Letras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aluno do Novos Talentos, pedreiro muda de profissão e vira fabricante de cupcakes em Petrolina

    | Economia, Educação, Emprego

    Novos Talentos


    O ex-pedreiro Joselito dos Santos, de 38 anos, casado e pai de quatro filhos, está trocando de profissão mas continua com a mão na massa: ele foi um dos 44 alunos certificados, em maio, no curso de Fabricação de Cupcakes do programa Novos Talentos, da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) que, desde 2011, vem garantindo o acesso à capacitação e à qualificação profissional dos trabalhadores e empreendedores de Pernambuco. O curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, em convênio com a secretaria, surgiu como uma alternativa para aumentar a renda da família depois que Joselito teve problemas de saúde nos joelhos, decorrentes do ofício, e passou a procurar qualificações profissionais para desenvolver uma nova atividade. 

    Agora, com a nova profissão, o ex-pedreiro atingiu seu objetivo de trabalhar em sua própria casa, produzindo cupcakes. “Convidei a família, amigos e vizinhos para uma degustação e imediatamente todos aprovaram. Hoje estou vendendo para a padaria e o mercadinho do bairro de Areia Branca, onde moro”, comemorou Joselito. “Nunca imaginei migrar profissionalmente para gastronomia mas estou muito satisfeito e ansioso para iniciar novos cursos que possam expandir meu negócio. O próximo passo será a formalização”, completou.

    Durante o curso, os alunos desenvolveram habilidades técnicas na preparação de recheios, coberturas, massas diversas e cremes, técnicas de fabricação e decoração, respeitando as normas de Boas Práticas de Elaboração, Legislações específicas, Normas de Segurança e Saúde do Trabalho e Preservação Ambiental. “Diante dessa crise, o Governo do Estado tem demonstrado preocupação com a qualificação do trabalhador. Essa iniciativa é maravilhosa, pois nos permite construir o próprio negócio e gerar renda”, disse a empreendedora Socorro Pereira, 26 anos.

    “É de suma importância levar formação profissional para todas as regiões do Estado, em especial para lugares distantes da Região Metropolitana do Recife. Petrolina tem um segmento forte da parte de doces e bolos e o curso garantiu o aperfeiçoamento de habilidades e desenvolvimento de produtos” ressaltou a gerente geral de Qualificação da Sempetq, Fernanda Lessa.


    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sempetq, novos talentos, petrolina, fabricação cupcake
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plantas medicinais dão vida à Horta Fitoterápica

    | Educação, Meio Ambiente

     horta

    Plantações complementam merenda e abastecem a farmácia da Escola Técnica Estadual Francisco Jonas Feitosa Costa. Projeto existe desde 2016


    O pátio da Escola Técnica Estadual Francisco Jonas Feitosa Costa, em Arcoverde, foi o local escolhido pelo professor de Biologia, Lourival Pereira da Silva, para instalar a horta fitoterápica da instituição. O projeto, que surgiu no ano passado, visa, além de complementar a merenda da escola, manter ativa uma farmácia fitoterápica a fim de auxiliar os estudantes que se queixam de dores de cabeça e náuseas, por exemplo. “É comum sermos procurados com esses sintomas, mas como não podemos fornecer medicamentos, tivemos a ideia de criar esta hora de plantas medicinais”, ressalta Lúvia Bezerra, gestora da ETE.

    Nos seis canteiros do espaço, que mede 7,00m x 7,00m, o professor e os estudantes monitores já plantaram mudas de arruda, babosa, hortelã e capim santo. “Além dessas, temos também algumas mudas de coentro plantadas. Apesar de não se enquadrar na categoria fitoterápica, o coentro é bastante utilizado pelas merendeiras, que utilizam a erva aromática para temperar os alimentos dos estudantes”, diz Lourival.

    Além de garantir o bem estar e incrementar a alimentação dos estudantes, o trabalho realizado na horta proporciona a ampliação do gosto pela natureza e um maior relacionamento dos meninos com as plantas fitoterápicas. “Toda a escola se envolve no projeto, mas tenho um grupo de cinco estudantes monitores que me auxiliam, semanalmente, na manutenção da horta. A irrigação, por exemplo, é feita através de um projeto desenvolvido pelos estudantes que reaproveita a água descartada do bebedouro e direciona para os canteiros”, conta o professor. 

    Horta 1

    Cidades: Arcoverde
    Assuntos: educação, escola tecnica estadual francisco jonas feitosa costa, arcoverde horta fitoterapica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudante de Fernando de Noronha é selecionado pelo Programa Ganhe o Mundo

    | Educação

    Noronha

    Aos 16 anos, Matheus Macedo de Souza, aluno do 2ª ano do ensino médio integral da EREM Arquipélago, embarca, ainda este ano, para o Canadá. Único selecionado de Fernando de Noronha pelo Programa Ganhe o Mundo 2017,  o adolescente terá a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos na língua inglesa durante 5 meses de intercâmbio. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, nesta edição quase 6 mil estudantes do ensino médio se inscreveram para concorrer a 1.000 vagas, sendo 715 para a língua inglesa e 285 para a espanhola.

    Nesta quarta-feira, 17, o estudante viajou para o Recife, onde acontece a primeira reunião com os selecionados pelo Programa. Na ocasião, a personalidade introvertida do Matheus, deu lugar a um largo sorriso que não disfarçou a ansiedade ao falar sobre a oportunidade.  “Eu viajo hoje para a primeira reunião do Ganhe o Mundo.  Essa experiência é  totalmente diferente das outras. Você vai para outro lugar, com outra língua,  outra cultura, vai conviver com pessoas diferentes, é algo maravilhoso.  Eu espero que o Estado continue mantendo isso”, declarou.

    A dedicação e o bom desempenho escolar já lhe renderam importantes premiações. Em novembro do ano passado, ao lado do colega Antony Jota, ele conquistou o  2º lugar na 10ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento reuniu estudantes de todo o País e foi realizado no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.  No entanto, segundo ele, a aprovação não foi, exclusivamente, resultado de horas de estudos. “Eu só fui às aulas, e me esqueci de estudar para a prova. Desde pequeno meu irmão e meu primo gostam de jogar aqueles jogos de celular em inglês, e eu aperfeiçoei o idioma jogando no celular”, revelou.

    Integrante do grupo de astronomia, “Noronha nas Estrelas”, recentemente foi contemplado no programa “Compromisso com o Futuro”.  Lançado pela Administração da Ilha em parceria com a Casa Neuronha, o projeto objetiva premiar dois estudantes de cada turma do nível médio integral que obtiverem as melhores pontuações de cada unidade escolar.

    Programa Ganhe o Mundo – Criado em 2011, o programa  é  supervisionado e custeado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação de Pernambuco e  visa ofertar a 25 mil alunos do ensino médio da Rede Pública, de forma gratuita, um ano de curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, no contra turno da escola, somando ao todo 324 horas/aula. Além disso, é ofertada aos 1000 melhores alunos participantes do curso de línguas uma oportunidade de intercâmbio internacional em escolas públicas ou privadas dos países parceiros que tenham como língua pátria o inglês ou o espanhol. 

    Foto: Eloíde Araújo
    Assuntos: educação, fernando de noronha, ganhe o mundo, matheus macedo de souza, erem arquipélago,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Na Semana da Energia, exposição do Espaço Ciência convida para uma experiência sensorial com a luz

    | Educação, Tecnologia

    Espaço Ciência

    O Espaço Ciência inaugura nesta segunda (22), durante a abertura da Semana da Energia, a Exposição “De Olho na Luz". Sombras coloridas, laser show, labirinto de lasers, hologramas, fibras óticas... cada experimento é um convite para que o visitante embarque num universo lúdico e compreenda melhor o que é a luz.

    Um salão de 200m2  se transforma em um espaço performático no qual as luzes, imagens e cores são protagonistas. A sensação de passar da luz à escuridão, de brincar com suas sombras coloridas, de tocar em fibras óticas ou observar o efeito de luz negra são algumas das estratégias que permitem aos visitantes uma experiência sensorial com os conceitos relacionados à óptica.

    Os visitantes também poderão aprender sobre a formação das imagens como se estivessem dentro de uma câmara fotográfica. Ou atravessar um labirinto de lasers que, como no filme “Missão Impossível”, ao serem tocados fazem soar uma campainha.  Os hologramas, com aves flutuando no ar ou peixes nadando, também impressionam o visitante.

    “De Olho na Luz” foi financiada pelo CNPQ e conta também com apoio da TIM. Foi realizada pela equipe do Espaço Ciência, com a colaboração de pesquisadores da UFPE.

    OFICINAS -  Outra atração da Semana da Energia são as oito oficinas temáticas. Os visitantes poderão, por exemplo, construir um sistema de rastreamento de luz solar, para melhor aproveitamento deste tipo de energia ou elaborar um capacitor para armazenamento de energia.

    Também poderão participar da realização de diferentes reações químicas para aproveitamento de energia, a exemplo da separação das moléculas da água ou geração de luminescência a partir de uma reação à base de acetona. Outra opção é acompanhar a construção de um chuveiro que, feito com material de baixo custo, desliga automaticamente quando não está sendo utilizado.

    Os visitantes conseguirão ainda enxergar alguns microrganismos presentes na água por meio de um microscópio construído com apenas uma gotícula de água e um feixe de laser. Completam a programação experimentos com propagação da luz e utilização de radiação ultravioleta para tratamento da água.

    PERMANENTE – Além da programação específica, estarão disponíveis os experimentos permanentes do Museu que enfocam o tema da energia. É o caso da maquete de hidrelétrica, barco fotovoltaico  e Exposição Energia Total, que ilustra os vários tipos de energia e aborda aspectos como reuso e reciclagem, aquecimento global e efeito estufa. 

    Outra atração é a Casa de Energia, construção que une sustentabilidade e eficiência energética em detalhes como iluminação e ventilação naturais, telhado verde, aquecedor solar, bombeamento fotovoltaico e fogão solar.

    Grupos de mais de 10 pessoas devem agendar visita pelo telefone (81) 3241.3226O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h;  e nos finais de semana, das 13h30min às 17h.

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: Secti, espaço ciencia, semana da energia, "De Olho na Luz", energia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes do Agreste recebem orientações de trânsito no Maio Amarelo

    | Educação

    maio Amarelo

    A V Gerência Regional de Saúde (Geres), em Garanhuns, e as diversas instituições que compõem o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) estão realizando uma série de atividades como parte da campanha mundial "Maio Amarelo". para alertar a população para um trânsito seguro.

    Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, ações educativas e de fiscalização estão programadas para acontecer durante todo o mês. Nas ruas com a Operação Lei Seca/PE e DETRAN/PE ou nas escolas, junto aos estudantes, o objetivo é o mesmo, diminuir os altos índices de acidentes que temos em Garanhuns e região" - registra a presidente do CRPAM.
     
    As atividades acontecem durante todo o mês, com palestras, entrevistas, oficinas educativas, apresentações e trabalhos escolares. "Além disso, há Blitz educativas e ostensivas, palestras para mototaxistas, adesivações e panfletagens, e contamos com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Operação Lei Seca, Hospital Regional Dom Moura, Polícia Militar (9º BPM), Bombeiros, Detran, Residentes da V Geres e do Hospital Regional Dom Moura, GRE/Agreste Meridional, e Secretarias Municipais de Saúde e Educação dos municípios".

    Bafometro

    Assuntos: detran, secid, maio amarelo, agreste, garanhuns, crpam, transito seguro,
    Compartilhe: Link para o post: