meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Seplag-PE disponibiliza Relatório de Gestão Social do 2º quadrimestre

    | Economia, Educação, Social, Saúde, Segurança, Emprego

    Publicação oferece um balanço descritivo do acompanhamento das principais realizações e entregas feitas pelo Governo Estadual no período de maio a agosto de 2017

    Já está disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE) o Relatório de Gestão Social referente ao segundo quadrimestre de 2017 (RGS 2017.2). O Relatório faz uma avaliação dos resultados das principais realizações e entregas feitas pelo Governo Estadual no período de maio a agosto, contendo uma análise qualitativa e quantitativa das áreas de atuação ou objetivos estratégicos descritos no Plano Plurianual. As sete áreas selecionadas são: Educação, Segurança, Saúde, Cidadania Ativa, Atividade Econômica, Mercado de Trabalho e Investimentos do Governo.

    Entre os destaques, o RGS 2017.2 traz, na área de Educação, o alcance das menores taxas de abandono escolar do País, pelo quarto ano consecutivo, e do primeiro lugar no Ideb do ensino médio; na área da Segurança, a aquisição de 650 viaturas entregues ao Corpo de Bombeiros e às polícias do Estado, a entrada de 1,5 mil novos policiais militares nas ruas e outros 1,3 mil policiais civis em formação; na Saúde, a obtenção do primeiro lugar no Norte e Nordeste em transplantes de córnea e a vacinação de 2,1 milhões de pessoas contra a influenza.

    Em Cidadania Ativa, a manutenção de programas sociais, como Chapéu de Palha (com 48.456 trabalhadores cadastrados) e Mãe Coruja (com 170 mil mulheres cadastradas); em Atividade Econômica, os 52 mil atendimentos no Expresso Empreendedor e o aumento de 55% na movimentação de cargas no Porto do Recife; em Mercado de Trabalho, os quase 537 mil atendimentos realizados na rede de Agências do Trabalho, oferecendo 14.517 vagas de emprego. Por fim, em Investimentos do Governo, os destaques são os R$ 290,5 milhões aplicados na melhoria da malha rodoviária do Estado e a recuperação de R$ 51,8 milhões da dívida ativa.

    Trabalharam na elaboração do RGS 2017.2 os gestores governamentais Nathália Farias, Flávia Simões, Leane Cabral, Cândido Pereira, Fábio Holanda e Juliana Leite, todos da Secretaria Executiva de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag-PE. O gerente de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag-PE, Canton Wú, explica que essa equipe trabalhou com as informações do Painel de Controle, da Estação Digital e também com informações destacadas pelas próprias secretarias finalísticas.

    “Foi importante poder contar com a colaboração de gestores governamentais que atualmente estão alocados em outras secretarias e que já conheciam a rotina de elaboração desse documento. Com esse valioso apoio na ponta, a informação ficou mais assertiva e mais célere”, afirma Canton Wú.

    Lei - A publicação do RGS obedece ao que dispõe a Lei Complementar Estadual nº 141/2009, que trata do Modelo Integrado de Gestão do Poder Executivo do Estado de Pernambuco. A próxima publicação, que ocorrerá no início de 2018, será o Relatório Anual de Ação do Governo (RAG), peça legal que consolidará os resultados do terceiro quadrimestre e contemplará todas as ações e realizações de 2017. O RAG é entregue pelo governador no primeiro dia de trabalhos da Assembleia Legislativa. O RGS 2017.2 pode ser acessado no endereço: http://www.seplag.pe.gov.br/web/r.a/ra-relatorios-de-avaliacao#&panel1-1&panel2-1.

    Assuntos: seplag, governo de pernambuco, relatorio de gestao social
    Compartilhe: Link para o post:
  • ETE Epitácio Pessoa celebra Dia da Consciência Negra com semana de atividades

    | Educação

    Zumbi dos palmares

    Projeto existe há cinco anos e mobiliza toda a comunidade escolar

    Na última semana, a Escola Técnica Estadual (ETE) Epitácio Pessoa, localizada no Cabo de Santo Agostinho, realizou o V Ciclo de Atividades para afirmação da Cultura Afro-brasileira, que teve como tema a “Identidade Afro-brasileira: celebrando a multiculturalidade”. Foram realizadas palestras, oficinas, minicursos, salas temáticas, debates, pinturas e concursos de dança, culinária e beleza negra, no intuito de construir uma sociedade consciente de suas origens. Neste ano, a escola recebeu o selo da UNESCO por este projeto.

    Desde sua criação, os objetivos do projeto são enaltecer e valorizar a riqueza da cultura negra e afro-brasileira, desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos oriundos da cultura africana e elevar a autoestima dos estudantes negros. Rosane Alexandrina, professora de Geografia, é a idealizadora do projeto e fica muito contente com a repercussão que o trabalho vem ganhando a cada edição realizada. “No primeiro ano trinta estudantes participaram do evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Hoje, temos toda a escola participando. São estudantes que seguem, por vezes, uma religião cristã e durante a semana de atividades dançam, interpretam orixás e lendas da cultura afro-brasileira. Isso é muito gratificante”, comentou a professora, que hoje conta com o auxílio de outros professores na organização da semana de atividades, como o professor Bernardo Tenório, de História.

    Na sexta-feira (18) os estudantes participaram dos concursos de beleza negra, dança e culinária. Neste último, os pais também participam: eles apresentam receitas tradicionais das famílias para público e jurados. A escola preza pelo envolvimento da família nas atividades escolares, principalmente quando o tema é tão importante como a cultura afro-brasileira.

    Silvano Ramos, gestor da unidade de ensino, comemora o engajamento de todos os estudantes e comunidade escolar. “O projeto começou como uma aula de geografia e hoje é reconhecido no município e Estado. Envolve todas as disciplinas e tem um trabalho belíssimo de pesquisa e preparo, pela parte dos estudantes, e envolvimento da família nas atividades realizadas durante a semana”, contou.

    Larissa Correia, 15 anos, participou do concurso de dança e representou o orixá Oxum, da Umbanda, religião de matriz africana. “Eu nunca tinha visto e nem ouvido falar sobre o orixá e o projeto me deu a oportunidade de conhecer mais sobre minhas origens. Com o trabalho a gente pode conhecer muito sobre várias religiões, cultura e costumes”, comentou a estudante do primeiro ano.

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: see, ete, 20 de novembro, matriz africana, zumbi dos palmares
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes da Rede Estadual se destacam na 23ª edição da Ciência Jovem

    | Educação, Tecnologia

    Vencedores ganharam credenciais para feiras nacionais e internacionais de Ciência e Tecnologia 

    A 23ª edição da Ciência Jovem, Feira Internacional de Ciências de Pernambuco, promovida pelo Espaço Ciência, reuniu professores e estudantes de todos os estados brasileiros e países como México, Colômbia, Peru e Paraguai para apresentar trabalhos e projetos realizados por eles nas unidades de ensino. Foram 270 stands. Destes, 101 trabalhos eram da Rede Pública Estadual e estavam expostos em diversas categorias.

    A feira tem o objetivo de estimular estudantes e professores a aprofundarem seus conhecimentos em ciência e tecnologia e os trabalhos estão divididos em cinco categorias: Iniciação à Pesquisa; Divulgação Científica; Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; Educação Científica e Francis Dupuis Talentos Internacionais (categoria voltada para trabalhos científicos de outros países).

    Os três primeiros lugares da categoria Desenvolvimento Tecnológico foram garantidos por escolas da Rede. Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, localizada em Goiana, na Mata Norte do Estado, ficaram em primeiro lugar na categoria com o ECOLIMP. O projeto consiste numa máquina capaz de filtrar a água utilizada na limpeza do ambiente e possui uma vassoura integrada, facilitando o trabalho de quem precisa limpar uma grande área, como a de uma escola, por exemplo. “Estou muito feliz com o resultado! É a primeira vez que estamos participando e já estamos articulando projetos para o próximo ano. Ter essa repercussão é muito bom porque atrai os olhares para esta área do conhecimento e motiva os estudantes a buscarem mais fora da sala de aula”, comentou a professora Viviane Menezes, que acompanhou a evolução do ECOLIMP desde o início.

    O grupo recebeu troféu, medalhas, um notebook para o professor, dois smartphones para os estudantes e credencial para a MILSET Latin American Expo-Sciences, realizada em julho de 2018, no Chile.

    Os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Arraes de Alencar, localizada em Timbaúba, ficaram em segundo lugar na mesma categoria com o projeto AutoSaber – A maneira mais divertida de aprender. Em terceiro lugar estava Freedom: o robô guia, idealizado pelos estudantes da EREM Manoel Bacelar, de Riacho das Almas, com o objetivo de ajudar na locomoção dos deficientes visuais.

    Além destes, outras escolas da Rede Pública de Ensino também foram premiadas: A ETE Miguel batista ficou em segundo lugar na categoria Educação Científica com o projeto “O fato social – Jornal de Sociologia”; No terceiro lugar da categoria Educação Científica ficou a EREM Brasilino José de Carvalho, com o trabalho “Libras para todos”; O quarto lugar da categoria Incentivo à Pesquisa foi do projeto “Transformando resíduos orgânicos em um super adubo líquido formando um NPK na escola”, realizado pela EREM Coronel João Francisco; O projeto “Drogas, tô fora!”, da EREM Armando Carneiro Leão,  ganhou na categoria Voto Popular; A ETE Prof. Lucilo Ávila Pessoa ganhou Destaque na categoria Desenvolvimento Tecnológico com o projeto “Desenvolvimento de exoesqueleto robótico para membros inferiores”.

    Cidades: Recife
    Assuntos: seduc, secti, espaço ciencia, 23 ciencia jovem, feira internacional de ciencias
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes da Rede concluem programa Miniempresa, da Júnior Achievment

    | Educação

    Novecentos e vinte estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Estado participaram da solenidade de formatura do programa Miniempresa, da Junior Achievment Pernambuco, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, nesta quinta-feira (15). O evento contou com a presença do secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, e do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

    Os estudantes cursam o segundo ano do Ensino Médio e fazem parte de 39 escolas espalhadas pelo Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim e Fernando de Noronha. Durante a formatura, houve entrega de certificados e divulgação das Miniempresas campeãs. Entre elas, está a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Ana, localizada em Olinda. “Muito feliz em incentivar o empreendedorismo em nossas escolas públicas e contribuir para o futuro desses estudantes”, ressalta Fred Amancio.

    Foram mais de 15 encontros semanais em 2017, com 3h30 de duração cada. Neste período, os estudantes contaram com a ajuda de 160 profissionais voluntários, que repassaram os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método “Aprender-Fazendo”, no qual cada participante se torna um “miniempresário”, aprendendo conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: seduc, programa mini empresa, formatura, empreendedorismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO ANEXO I - CPM PARA O ANO LETIVO DE 2018 SEGUIRÃO ATÉ O DIA 24.11

    | Educação, Segurança

    A direção do Colégio da Polícia Militar (CPM) lembra que as inscrições para o processo seletivo do Anexo I – CPM para o ano letivo de 2018 foram abertas no dia 23 de outubro e seguem até o dia 24 de novembro de 2017, apenas em dias úteis, das 08h às 12h e das 13h às 16h, horário local. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Escolar do CPM Anexo I- Petrolina.

    As séries contempladas são o 6º Ano do Ensino Fundamental (58 vagas) e o 1º Ano do Ensino Médio (30 vagas).

    Os responsáveis legais pelos candidatos deverão comparecer à Secretaria Escolar do CPM/Anexo I, sito à Av. Cel. Otacílio Ferraz, nº 20, Jatobá, Petrolina-PE (antiga estrada das pedrinhas), no prazo estipulado para realizar a inscrição.

    O valor da inscrição é R$ 80,00 (oitenta reais) e poderá ser feito depósito identificado nas Agências da Caixa Econômica Federal (Agência nº 2348, operação nº 006 e Conta-Corrente nº 00000011-3) ou pagamento da taxa direto na Tesouraria do Colégio. Comprovantes de depósitos em envelopes, emitidos por caixas de autoatendimento, não serão aceitos.

    Para as inscrições, os candidatos às vagas do 6º ano/EF deverão ter até 11 (onze) anos completos até 30 de junho de 2018 e para a 1ª série/EM ter até 15 (quinze) anos completos até 30 de junho de 2018. Não será permitido o acesso de pessoas trajando vestes sumárias (bermudas, shorts curtos, camisetas, minissaias, etc...). Os responsáveis deverão apresentar a documentação completa: 02 (duas) fotos 3x4 coloridas iguais e recentes, cópia de documento oficial de identificação com foto recente (RG, passaporte, carteira de trabalho) preferencialmente, e caso o candidato não os possua, será aceita a cópia da certidão de nascimento (somente para os candidatos às vagas do 6º ano/EF), acompanhada do documento original, declaração da escola de origem que deverá constar o ano/série em que o candidato esteja cursando em 2017, devidamente carimbada com as informações do cadastro escolar e assinada pelo secretário escolar ou gestor.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sds, colegio da policia militar, inscriçoes, processo seletivo, 2018
    Compartilhe: Link para o post:
  • SecMulher promove Seminário Estadual dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher

    | Educação, Direitos Humanos

    mulher

    Uma ação pioneira do Governo do Estado, que vem transformando a realidade de estudantes das escolas pernambucanas, será ampliada. Nesta terça-feira (14), as Secretarias da Mulher do Estado e de Educação assinam o protocolo de intenção para a criação de mais 15 Núcleos de Estudos de Gênero. A iniciativa vai ampliar de 193 para 208, o número de unidades nas instituições de ensino do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Os núcleos vêm sendo implantados nas escolas de ensino médio, técnico subsquente e instituições de ensino superior desde 2011.

    A assinatura ocorre durante o Seminário Estadual dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher, que acontece no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. Representantes de Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Instituições de Ensino Superior (IES) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), estarão reunidos para fortalecer a política de gênero dentro das instituições de ensino formal.

    A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, esclarece que a grande missão deste projeto é a conscientização e mobilização das novas gerações para enfrentar a intolerância com as desigualdades sociais, culturais, econômicas, políticas e as discriminações contra as mulheres, além do comprometimento dos agentes governamentais e não-governamentais com a promoção da igualdade.

    “Pernambuco é o único estado da Federação que vem desenvolvendo, nas escolas públicas, esse trabalho pedagógico que conscientiza alunas e alunos sobre a importância do respeito às pessoas independente de sua condição de gênero. Essa é uma iniciativa que desconstrói o machismo, preconceito e a misoginia transformando as pessoas para viverem em harmonia numa sociedade preparada para conviver com as diferenças”, justificou a gerente de Formação em Gênero da Secmulher-PE, Juliane Oliveira.

    Nessa edição, a Participação Feminina nas Ciências, Empoderamento Feminino, com foco nas liberdades democráticas e dos direitos no que se refere às questões de gênero e combate às violências serão os principais temas a serem debatidos.

    Os debates, que vão reunir cerca de 150 participantes, contarão com a presença de professoras e pesquisadoras, entre elas Giovanna Machado – pesquisadora do Centro de Tecnologia e Estudos do Nordeste/CETENE, Zoracy Guerra – assessora da Secretaria Executiva de Educação Profissional, Juliana Carlinda – Professora da Faculdade do Sertão do Pajeú/FASP, Nathália da Mata Atrouch – professora do IFPE campus de Belo Jardim e Maria do Rosário Silva – Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco e Consultora em Gênero.

    Essa é uma das ações realizada pela SecMulher-PE em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, através da Secretaria Executiva de Educação Profissional, para apoiar a implantação de Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no Estado de Pernambuco.

    Assuntos: governo de pernambuco, secmulher, see, silvia cordeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rede Estadual inicia matrícula para ano letivo de 2018

    | Educação

    Erem


    São mais de 175 mil vagas disponíveis para estudantes novatos. O cadastro inicia a partir desta quinta-feira (16), exclusivamente pelo site: www.matricularapida.pe.gov.br.

    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, inicia seu processo de matrículas da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2018. O cadastro escolar terá início nesta quinta-feira (16 de novembro), a partir das 7h, exclusivamente pelo endereço eletrônico: www.matricularapida.pe.gov.br e segue até o dia 30 de dezembro. São mais de 175 mil vagas ofertadas para estudantes novatos em toda a Rede, para os ensinos fundamental e médio.

    Do dia 02 a 17 de janeiro, ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realiza diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais e/ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, 01 foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, Documento de Transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.

    Os estudantes já matriculados na Rede Estadual terão automaticamente suas vagas confirmadas. Das mais de 175 mil vagas ofertadas, 93.167 estudantes oriundos da rede municipal também já estão com suas matrículas reservadas, ou seja, não precisarão participar deste processo na internet, pois já estão automaticamente matriculados na Rede Estadual. As vagas remanescentes para estudantes novatos na Rede Estadual totalizam 82.080, sendo 16.987 na capital, 18.671 na Região Metropolitana e 46.422 no interior. Destas, 32.266 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais; e 49.814 para o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Apenas nas Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) serão ofertadas 10.056 vagas, sendo 3.342 na RMR e 6.714 no interior do Estado. O processo de ingresso nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) é diferente do cadastro escolar, feito mediante teste de seleção. Inclusive, as inscrições para o ano letivo 2018 das ETE encerraram no último dia 12.

    O serviço de atendimento telefônico continuará disponível apenas para dúvidas e informações: 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro. “O mais importante neste processo é garantirmos vagas para todos os estudantes que desejem se matricular na nossa rede e não deixar nenhum jovem com idade escolar fora da escola”, destaca o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.

    Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.

    Para auxiliar o acesso ao sistema, um conjunto de escolas que têm laboratórios de informática com internet estará acessível para a comunidade escolar que não tem acesso à internet poder realizar a matrícula. O início do ano letivo está previsto para 05 de fevereiro de 2018. A Rede Estadual possui 1.057 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 603 mil estudantes matriculados.


    Volta as aulas

     
    Assuntos: educacao, ano letivo 2018, matriculas, rede publica, alunos novatos, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itambé vai receber a Oficina Proteger, Contar, Brincar e Movimentar

    | Educação
     
    O município de Itambé, na Zona da Mata Norte do Estado, vai receber, nesta terça-feira (14/11​)​, a partir das 9h, as ações da Oficina Proteger, Contar, Brincar e Movimentar, que integra o Programa Criança Agora. O objetivo é dialogar com professores e coordenadores de educação infantil sobre subsídios teóricos e práticos relacionados a crianças de 0 a 5 anos , tendo como ferramenta pedagógica os livros que compõem o acervo do kit do Programa Criança Agora - Fomento à Educação Infantil. A atividade segue as diretrizes do Governo Paulo Câmara.  

    A Oficina terá, inicialmente, uma apresentação para todo o grupo. Em seguida, aproximadamente 40 profissionais da educação infantil, assistência social e técnicos serão divididos em dois grupos, e serão realizadas duas oficinas: uma com o tema Contar, Brincar e Movimentar. E outra com o tema Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Identificação e Encaminhamentos. 

    A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, através da Secretaria Executiva de Políticas Para Criança e Juventude (SEPCJ), dirigida por João Suassuna.
     
    SERVIÇO:
    Oficina Proteger, Contar, Brincar e Movimentar
    Quando: 14/11/2017.
    Hora: a partir das 9h.
    Onde: Itambé.
    Endereço: Centro de Convivência.
    Antigo matadouro de Itambé
    Cidades: Itambé
    Assuntos: sdscj, sepcj, oficina proteger contar brincar e movimentar, paulo camara, educaçao infantil, itambe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE retoma projeto de educação financeira nas escolas

    | Educação

    procon infantil 

    Nesta quarta-feira (08.11), o Procon/PE retomará nas escolas públicas o projeto de educação financeira para jovens e crianças. A Escola de Aplicação do Recife receberá a ação a partir das 13h30.

    O objetivo do Governo do Estado é de formar consumidores conscientes, além de permitir que os jovens se tornem multiplicadores de informação. Os direitos básicos dos consumidores serão levados de forma transparente e acessível, de maneira que eles absorvam, na linguagem deles.

    O projeto surgiu ano passado com a intenção de conscientizar crianças e jovens sobre o que constitui as relações de consumo. Este mês a ação estará nas seguintes escolas:

    Horário                        Escola                                  Bairro

    08.11 – às 13h30 

    Escola de Aplicação do Recife

    Madalena

    10.11 - às 15h

    Escola Amaury de Medeiros

    Afogados

    13.11 – às 13h30

    Escola Educador Paulo Freire

    Bonji

    17.11 - às 10h30

    Escola Barbosa Lima

    Graças

    20.11 – às 8h

    Escola José Maria

    Santo Amaro

    Assuntos: sjdh, procon, educação, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • ITEP abre inscrições para Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental

    | Educação, Tecnologia

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) está com inscrições abertas para a turma 2018.1 do seu Mestrado em Tecnologia Ambiental. São oferecidas 24 vagas, distribuídas igualmente entre as linhas de atuação “Gestão e Degradação Ambiental” e “Tecnologia Ambiental”. O Mestrado Profissional do ITEP é o único do Norte-Nordeste com conceito 4 da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As inscrições vão até o dia 17 de janeiro de 2018 e devem ser realizadas na secretaria do programa, localizada na sede do ITEP, av. Prof. Luiz Freire, 700, Bloco C, Cidade Universitária, das 9h às 18h, pessoalmente ou através de procurador, mediante a apresentação de instrumento de mandato.

    O curso tem duração de 24 meses e é voltado a profissionais graduados em áreas relacionadas à Tecnologia Ambiental ou com experiência comprovada em Ciências Ambientais. O edital completo está disponível no site do ITEP (www.itep.br). A documentação exigida para a inscrição inclui: ficha de inscrição preenchida e enviada online (disponível em https://goo.gl/forms/k3Z4K2wAVkqb1BK); cópias autenticadas de identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação plena reconhecidos pelo MEC, e histórico escolar do curso de graduação; uma foto 3 × 4 recente; cópia do currículo lattes; e três cópias da proposta do projeto de pesquisa em até cinco laudas.

    O processo seletivo é composto de três etapas: Inscrições até o dia 17 de janeiro; Prova de Conhecimentos e Suficiência em Língua Inglesa, no dia 20 de janeiro, das 8h às 13h; e Avaliação do currículo lattes e da proposta de projeto de pesquisa, de 29 a 31 de janeiro. O resultado final será divulgado no dia 06 de fevereiro no site do ITEP. A matrícula deverá ser feita nos dias 07 e 08 de fevereiro e a aula inaugural será no dia 19 de fevereiro.

    O curso funcionará com aulas presenciais na sede do ITEP, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª) no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 17h), conforme horário disponibilizado no início de cada período letivo. O investimento é de R$ 32.700,00 e pode ser dividido em até 30 parcelas de R$ 1.090,00 pagas até o dia 10 de cada mês.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secti, itep, mestrado, tecnologia ambiental, processo seletivo
    Compartilhe: Link para o post: