meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Controladoria em Ação promove palestras para professores e alunos da EREM Professor Alfredo Freyre

    | Educação

    scge

    Cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores e gestores da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, participaram nesta quarta-feira, dia 22, do lançamento do Controladoria em Ação. A iniciativa promovida pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) visa aproximar todos os cidadãos da administração pública estadual por meio, principalmente, da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social.

    “Nesse primeiro momento, seis escolas da rede estadual de ensino foram escolhidas para receber o projeto. Em cada uma delas promoveremos debates sobre cidadania, acesso à informação, ouvidoria, transparência pública, entre outros temas relevantes”, destacou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. Ainda de acordo com ela, a importância da iniciativa é permitir uma aproximação entre sociedade e a secretaria, que tem a missão de promover a melhoria da gestão pública por meio de ações que impactem positivamente os cidadãos.

    Na EREM Professor Alfredo Freyre, primeira escola atendida pelo projeto, os participantes ouviram atentos e interagiram com as palestras proferidas pelos servidores da SCGE. “Cidadania e combate à corrupção” e “Controle da merenda escolar terceirizada” foram os temas apresentados, respectivamente, por Luciana Silva e Isis Andrade, da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE); e Karlos Aragão, chefe da Unidade de Promoção da Qualidade do Gasto da SCGE. Ao longo do dia também foram feitos registros de manifestações de ouvidoria.

    A técnica da Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Alecia Guimarães, espera que a partir do Controladoria em Ação alunos e professores se apropriem mais da questão da gestão pública e da ouvidoria. “Nossa expectativa é que eles tenham ciência de seus direitos dentro desse processo que vai aproximar a educação e a administração estadual”, ressaltou. Junto com ela na abertura do evento estava a professora Debhora Barbosa, que também integra a equipe da Superintendência Pedagógica da SEE.

    Para o diretor da EREM, Diogo Correia, é de suma importância a transparência, a conscientização do uso dos recursos públicos e dos serviços públicos. De uma forma geral, segundo ele, o estudante não sabe onde procurar ajuda, qual canal denunciar um serviço público que possa não estar sendo realizado satisfatoriamente. “O cidadão pernambucano tem que ser cada vez mais consciente dos seus direitos, saber a quem cobrar e onde cobrar. E essa ponte pode ser via ouvidoria. O cidadão quer ser ouvido e se sentir parte do processo”, frisou.

    “É muito importante a gente, como cidadão e aluno, saber dos nossos direitos”, destacou a estudante Thayla Natasha, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio. Também atento a programação, o aluno Thompson Feitosa, 17 anos, do 3º ano, enfatizou que a partir das palestras ficou ciente sobre o que é gasto na escola e como acompanhar se o dinheiro está sendo utilizado de forma correta ou se está sendo desviado.

    CRONOGRAMA - Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), o projeto Controladoria em Ação será levado, até o mês de setembro, para outras cinco escolas da rede, instaladas no Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata Norte. São elas: EREM Professor Trajano de Mendonça (Jardim São Paulo/Recife), dia 04/06; ERE Aderico Alves de Vasconcelos (Centro/Goiana), dia 11/06; ETE Governador Eduardo Campos (Centro/São Lourenço da Mata), dia 08/08; ETE Jurandir Bezerra Lins (Centro/Igarassu), dia 14/08; e EREM Edson Moury Fernandes (Muribeca/Jaboatão dos Guararapes), dia 10/09.

    Cidades: Recife
    Assuntos: scge, controladoria em acao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comunidade escolar do Agreste Meridional recebe 8ª edição da Caravana da Educação

    | Educação

    Em Capoeiras, governador Paulo Câmara visitou os polos de atividades e conversou com alunos e gestores da rede

    CAPOEIRAS - Em mais uma demonstração do seu compromisso contínuo com o desenvolvimento da Educação em Pernambuco, o governador Paulo Câmara reservou a manhã desta terça-feira (21.05) para acompanhar de perto mais uma edição da Caravana da Educação e Pactuação de Metas 2019. O movimento, que aportou no município de Capoeiras, reuniu toda a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional. A ação envolve música, dança, atividades esportivas e um circuito de atividades pedagógicas, com o objetivo de estimular cada vez mais o protagonismo dos jovens pernambucanos.

    “Mesmo no momento de dificuldade e de tanta confusão no Brasil a gente não pode deixar de investir na Educação, porque a mudança só acontece se a gente investir no futuro dos nossos jovens. E eu não tenho dúvida que a gente vai ter uma nova geração de pernambucanos muito mais preparados para o futuro desafiador do que gerações passadas, graças a esse trabalho e esse olhar que nós temos priorizado nos últimos anos. Hoje, nós viemos pedir mais uma vez o apoio de todos que fazem a educação em Pernambuco, que nunca nos faltaram e, ao mesmo tempo, agradecer justamente por essa trajetória", reforçou o governador.

    A iniciativa, que em 2018 mobilizou mais de 20 mil estudantes da rede, já passou pelas cidades do Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros, Nazaré da Mata e Belo Jardim. Nesta edição, o movimento se concentrou na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pela manhã, alunos de diversas escolas da GRE Agreste Meridional realizaram apresentações de dança com um mix da cultura popular, envolvendo frevo, xaxado e ciranda, além de algumas bandas.

    Paralelamente às ações do Polo Cultural, acontece uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes: a reunião de Pactuação de Metas. Além de discutir as estratégias e prioridades para o ano, o encontro permite também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. A iniciativa reuniu todos os 48 gestores escolares da GRE Agreste Meridional.

    O secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, destacou a importância e o simbolismo da escolha da EREM na recepção desta edição da Caravana. "Essa escola foi um dos primeiros prédios inaugurados pelo governador, e hoje a gente torna a visitá-la em seu pleno funcionamento, com mais de 800 estudantes. Uma escola viva e com bons resultados. Com certeza é uma situação que nos deixa muito contentes", frisou.

    POLO ESPORTIVO – À tarde, a EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acolheu o Polo Esportivo. Entre as atividades recreativas previstas na programação estão futsal, judô, badminton, zumba, dominó, dama, pega vareta, jogo da velha e xadrez. A escola ainda será presenteada com kits esportivos e receberá a visita de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma Olimpíada.

    Silvia Maria Costa, de 18 anos, é aluna do 3º ano desta EREM e recebeu com alegria o movimento. Para ela, a Caravana é um ato de aproximação do governo com a comunidade escolar. "A Caravana da Educação abre portas para que os estudantes se confraternizam e realizem apresentações artísticas. É um espaço para que os estudantes mostrem seus talentos. Isso nos motiva bastante, e a presença do governador aqui, com a equipe dele, nos mostra que realmente existe esse compromisso com a Educação", avaliou a aluna, que teve o mesmo sentimento de gratidão compartilhado pela prefeita da cidade, Neide Reino. A gestora agradeceu a iniciativa e todo apoio que tem recebido do Governo de Pernambuco.

    Participaram do evento também os deputados estaduais Sivaldo Albino e Paulo Dutra; o secretário executivo da Casa Civil José Maurício, o secretário executivo da Educação João Charamba, os prefeitos Débora prefeita (São Bento do Una), Luiz Aroldo (Águas Belas), Beta Cadengue (Brejão), Armando Duarte (Caetés), Expedito Nogueira (Calçado), Ednaldo Peixoto (Jucati), Douglas Duarte (Angelim), Arquimedes Valença (Buíque), Tonho de Lula (Iati), Marcelo Neves (Palmeirina), Matheus Calado (Terezinha), entre outras autoridades da região.

     Foto: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, sei, educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reeducandos serão capacitados com cursos profissionalizantes a distância

    | Educação, Direitos Humanos

    itamaraca

    O Projeto “Qualificando com Justiça no Mundo Digital”, pioneiro entre as unidades prisionais de Pernambuco, foi implantado na penitenciária de Itamaracá  

    Pioneiro entre as unidades prisionais de Pernambuco, foi implantado, nesta sexta (17.05), na Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, o projeto “Qualificando com Justiça no Mundo Digital”. A iniciativa é resultado de uma parceria da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, com a 36ª Vara da Justiça Federal, e objetiva oferecer aos reeducandos cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD).

    A sala de informática onde os detentos do regime semiaberto vão estudar foi entregue, nesta manhã, já equipada com 12 computadores. A criação do espaço e sua equipagem contou com o apoio da Associação de Juízes Federais (Ajufe) e do judiciário estadual. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, avaliou a iniciativa como “excepcional”. “O envolvimento do Poder Judiciário em ações que fortaleçam o sistema prisional é essencial para que possamos avançar com maior velocidade. Além disso, a atualização e profissionalização dos reeducandos é essencial para que essas pessoas possam se reinserir no mercado de trabalho”, completa. 

    Serão mais de 100 cursos profissionalizantes em diversas áreas oferecidos pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). O primeiro deles, na área de Marketing, terá início na segunda (20/05) para 12 detentos. As áreas de atuação e o perfil dos alunos foram definidos pela Seres. “A privação de liberdade em muitos casos é necessária, mas também sabemos que é inexorável o fato de que todos os reeducandos voltarão ao nosso convívio e eles têm que voltar com a formação necessária para exercer a cidadania na sua plenitude”, destacou o juiz federal do Rio Grande do Sul e representante da Ajufe, Rafael Wolff.

    A juíza federal da 36ª Vara, Carolina Malta, que também participou da entrega, enfatizou que “os recursos são destinados à ressocialização dos reeducandos”. Prestigiaram a ação também o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues; a gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante/Seres, Edvany Oliveira; e o magistrado Frederico Azevedo.

    Cidades: Itamaracá
    Assuntos: sjdh, seres, paisj, qualificacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sétima edição da Caravana da Educação aporta em Belo Jardim

    | Educação
    caravana

    Ação chega ao município agrestino com a participação da comunidade escolar  da Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte

    BELO JARDIM – Ao contrário do que acontece no plano federal, quando o assunto é educação o Governo de Pernambuco segue investindo, valorizando essa importante pasta e trazendo resultados positivos. O Estado, que tem a menor taxa de abandono do Brasil no Ensino Médio, realizou a sétima Caravana da Educação, e o governador Paulo Câmara prestigiou as atividades nesta sexta-feira (17). Dessa vez, no município de Belo Jardim, no Agreste Central.

    A ação da Secretaria de Educação e Esportes, que promove um circuito de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, contemplou a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte, e realizou, como já é tradição, a reunião de Pactuação de Metas, encontro que envolve gestores de todas as escolas da rede estadual da área. A iniciativa mobilizou mais de 20 mil estudantes em 2018, e em 2019 já passou pelas cidades do Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros e Nazaré da Mata.

    Durante a caravana, Paulo Câmara defendeu a democratização das discussões para a construção de uma política de Educação participativa e exitosa. “Aqui em Pernambuco, o livre pensar, a forma democrática e a garantia da liberdade sempre devem prevalecer no dia a dia das nossas escolas, para que a gente possa continuar a pensar o progresso, a melhoria e, sobretudo, o combate às desigualdades. Esse é o nosso foco e é isso que a gente espera de todos que fazem a educação do nosso Estado: que continuem fazendo de Pernambuco uma referência”, afirmou.

    As ações da Caravana da Educação – divididas em dois polos, o cultural e o esportivo – envolveram centenas de estudantes da rede. O governador esteve na Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Mororó Moura, que centralizou o Polo Cultural. Na programação do espaço, muitas apresentações de forró, xaxado, ciranda, frevo, maracatu e quadrilha junina, com a participação da banda fanfarra João Monteiro.

    Também na ETE aconteceu a reunião de Pactuação de Metas. O encontro, além de discutir as estratégias e prioridades para o ano letivo em curso, oportuniza também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. O encontro reuniu todos os 63 gestores escolares da GRE Agreste Centro Norte, comandados pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

    “Educação se faz no chão da escola, no dia a dia. Então, poder realizar essas reuniões de Pactuação dentro das nossas escolas é uma forma de estar presente, de estar mais próximo da comunidade escolar. Dentro desta filosofia, resolvemos envolver também os estudantes e professores, neste dia que é tão importante para todos nós da Secretaria de Educação. Nós sabemos o quanto avançamos, o quanto a educação de Pernambuco tem assumido uma posição de destaque e protagonismo, especialmente no trabalho com o ensino médio”, disse o secretário.

    ESPORTES – Paulo Câmara também acompanhou, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Belo Jardim, as atividades do Polo Esportivo. Os estudantes jogaram handebol, futsal, hóquei, voleibol e xadrez. O evento contou com a presença de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma olimpíada, e Thyago Costa, atleta de ciclismo que acumula quase 100 títulos nacionais e é um dos contemplados pelo Programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. Kits esportivos foram entregues pelos atletas à escola.

    Ainda no Polo Esportivo, os atletas Pablo Matheus e Sofia Nunes foram contemplados com o Passaporte Esportivo. Naturais do município de Caruaru, também no Agreste, receberam passagens aéreas com destino a São Paulo, onde participarão do Campeonato Pan Americano/Latino Americano de BMX Race, que acontece nos dias 25 e 26 de maio, na cidade de Americana.

    O aluno e jogador armador direito de handebol da EREM de Belo Jardim, Felipe Tavares da Silva, participou das atividades esportivas da Caravana e foi só elogios. “É um dia diferente, um dia 10. Temos vários jogos, alguns que eu nem conhecia. Muitas atividades novas. Antes eu não conhecia e nem tinha praticado o handebol, e tive essa oportunidade quando cheguei aqui na EREM. Muitas atividades surgiram depois da Caravana do ano passado: nós fizemos a olimpíada de matemática, e este ano também”, contou o estudante do segundo ano do ensino médio.

    Acompanharam também a agenda da Educação em Belo Jardim os secretários Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação); o deputado federal Danilo Cabral, o deputado estadual Paulo Dutra; os secretários executivos da Casa Civil, Zé Maurício e Eduardo Figueiredo, e os de Educação, João Charamba e Severino Andrade, além do ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, entre outras autoridades da região.

    Cidades: Belo Jardim
    Assuntos: educacao, caravana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes do Agreste e Mata Norte recebem aulão preparatório gratuito neste sábado

    | Educação, Juventude

    arquivo

    Município de Limoeiro vai sediar mais uma edição do Prepara Jovem, com aulas de Matemática, História e Redação

    Dando continuidade ao processo preparatório de estudantes da rede pública estadual, o projeto Prepara Jovem, executado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Educação e Esportes, chega à Zona da Mata Norte de Pernambuco. Neste sábado, o município de Limoeiro será sede do terceiro aulão para alunos que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O encontro, que deve reunir aproximadamente 1.200 jovens, será realizado a partir das 8h30, na EREM Professora Jandira de Andrade Lijma (CERU).

    A iniciativa, que visa promover aulões preparatórios gratuitos, vai contar estudantes de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Vertente do Lério, Vertentes. Nesta edição, os alunos terão aulas de Redação, com Diogo Didier, Matemática, com Tácio Maciel, e História, ministrada por Gerardo Neto.

    O Prepara Jovem terá 16 aulas ao longo deste ano, passando por todas as regiões do Estado. A próxima ação será em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, no dia 1º de junho, englobando mais 15 municípios. A aula será realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Doutor Anthenor Guimarães.

    Serviço: Projeto Prepara Jovem
    Local: EREM Professora Jandira de Andrade Lijma (CERU)
    Data: Sábado, 17 de maio
    Hora: 8h30 às 12h

     
    Cidades: Limoeiro
    Assuntos: sdscj, projeto prepara jovem
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA e UFRPE buscam capacitação de 450 técnicos e ampliação de vagas de estágio

    | Educação, Agricultura

    ipa

    O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a UFRPE buscam um novo formato para o Acordo de Cooperação Técnica, que as duas instituições mantêm. Nesse sentido, Gabriel Maciel e Geraldo Eugênio França, diretor de Pesquisa e pesquisador do IPA, respectivamente, reuniram-se com o coordenador e Educação Continuada e professor de Horticultura Geral da UFRPE, Roberto Albuquerque de Melo, na manhã desta quarta-feira (15), na sede do Instituto.

    O encontro contou ainda com a presença de um grupo de 15 participantes, entre professores, extensionistas e pesquisadores. A ideia é atender a demanda por capacitação dos 450 técnicos, 370 da Extensão Rural e 90 da Pesquisa, utilizando o corpo docente da universidade, que reúne mais de 2000 professores capacitados, como também dos pesquisadores do IPA, aptos a lecionar. Para isso, serão utilizadas as instalações existentes, baixando os custos dos investimentos necessários, compartilhando a infraestrutura e equipamentos subutilizados, das duas instituições.

    Dessa forma, professores e pesquisadores poderão desenvolver os trabalhos de forma complementar, nos laboratórios da Rural e ou nas Estações e Laboratórios do IPA. Troca que já é possível por meio do Programa Professor Visitante. O objetivo é levar solução para a sociedade, beneficiando também o produtor, o empresário e o industrial, das diversas cadeias envolvidas, cujos eixos serão as áreas dos Macroprogramas do IPA. “Vamos abranger também as áreas de gestão de negócios, vendas, Recursos Humanos, entre outras, que entrarão como atividade transversal”, destaca Geraldo Eugênio.

    Por outro lado, o IPA poderá ampliar as vagas de estágio na área das Ciências Agrárias, passando a atender 300 jovens por ano, três vezes mais do que o que é oferecido atualmente. Para isso, conta com 184 escritórios municipais, 12 Estações Experimentais, 15 Gerências Regionais, 02 campos de produção e 16 laboratórios na sede. “Além de prover as necessidades dos estudantes, que precisam ter o contato com a realidade do campo, vamos promover a ida deles ao interior do Estado”, destaca o pesquisador.

    Nos dias 27 e 28 de junho, professores da UFRPE apresentarão os trabalhos que desenvolvem nas áreas dos Macroprogramas. Essas apresentações resultarão em documento a ser apresentado à reitoria da Universidade e à presidência do IPA.

    Assuntos: sda, ipa, capacitacao, estagio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco amplia investimento na UPE

    | Educação
    Com o compromisso de seguir fortalecendo a educação pública pernambucana, o governador Paulo Câmara  anunciou, nesta terça-feira (14/05),  um importante reforço no orçamento da Universidade de Pernambuco (UPE). O chefe do Executivo estadual garantiu um aumento de 26% no custeio da instituição, em relação ao valor empenhado no ano passado.  Em 2018, o orçamento da UPE foi de R$ 21,6 milhões. Com o incremento, a instituição contará com 27,2 milhões. 

    "Educação é a maior prioridade da nossa gestão. Pernambuco e o Brasil só vão superar essa crise, que vem desde 2014, investindo do ensino básico ao superior. Por isso, estamos não só assegurando os recursos da UPE, como também ampliando o orçamento da nossa universidade", indicou Paulo Câmara.

    O reforço no custeio da UPE vai contribuir para o cumprimento de sua função estratégica, contribuindo também para o crescimento da instituição e para o desenvolvimento do Estado.  O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa, destacou a importância da decisão na busca por soluções inovadoras para os desafios sociais. 

    "Essa é uma medida que garante o incentivo do estado na ciência e inovação. Apostamos que este é o caminho para vencer as dificuldades do mundo moderno", reforçou.

     A UPE está presente em todas as regiões do Estado através do seu complexo multicampi, que é formado por 15 unidades de ensino distribuídas no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.

    “A reitoria vem trabalhando ao longo dos dois mandatos para o fortalecimento e consolidação da única instituição pública universitária do Estado. O Governador Paulo Câmara é bastante sensível sobre a importância da Universidade que gera e dissemina conhecimento do litoral ao sertão pernambucano”, destaca o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão.
     
    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, see, upe, investimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professores de escolas na Funase participam de formação continuada

    | Educação, Direitos Humanos

    formação

    Foram discutidos temas como pedagogia da presença, empatia e a perspectiva do afeto na construção de projetos de vida pelos socioeducandos 

    Professores da rede estadual de ensino que atuam nas escolas situadas dentro de unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão participando, até esta quarta-feira (8), de uma formação continuada. Com o tema “Será que eu falei o que ninguém ouvia?”, a capacitação tem o objetivo de aperfeiçoar práticas que aproximem o ambiente educacional dos anseios dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. O evento ocorre no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), no bairro da Soledade, no Recife, e é realizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), à qual a Funase é vinculada.

    Na palestra de abertura, a gerente geral do Atendimento Socioeducativo da SDSCJ, Suelly Cysneiros, fez um panorama de conceitos de pensadores da educação acerca de temas como empatia, pedagogia da presença, a perspectiva do afeto nas relações entre professores e alunos em sala de aula, o ato infracional como processo de construção social e o protagonismo juvenil, destacando a autonomia e o compromisso do jovem. Em seguida, a coordenadora dos projetos Novas Oportunidades e Vida Aprendiz, Nericleide Nunes, reforçou a importância do trabalho dos docentes e dos profissionais técnicos da Funase no processo de reinserção social.

    “Viemos destacar práticas que vêm dando certo e aprimorar o que precisa ser melhorado. Temos 1.498 socioeducandos na Funase e outros 3.128 adolescentes e jovens no meio aberto. É um público significativo, de mais de quatro mil pessoas, que está no alcance das políticas públicas que estamos discutindo”, afirmou Suelly.

    O evento teve a presença de cerca de 80 professores que atuam em anexos de escolas estaduais localizados em centros da Funase. Ainda participaram da formação a gerente de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania da SEE, Vera Braga, a coordenadora do Eixo Educação da Funase, Sônia Melo, coordenadores pedagógicos das escolas e coordenadores de unidades socioeducativas. A programação ainda contou com a realização de oficinas temáticas. “Esses encontros formativos são muito importantes para que a gente reflita sobre como a escola pode contribuir para a construção de projetos de vida dos socioeducandos. Queremos que ela tenha a cara dos adolescentes”, disse o chefe de unidade de Educação no Sistema Socioeducativo, Hugo Regis. 

    Assuntos: sdscj, funase, formacao continuada, see
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência tem programação especial nesta segunda (6), Dia Nacional da Matemática

    | Educação, Juventude

    matematica

    A Matemática é o foco das atividades da próxima segunda-feira, 6 de maio, no Espaço Ciência. Na data considerada como Dia Nacional da Matemática, o Museu montou uma programação especial, que inclui jogos, experimentos e atividades interativas.

    Tangram, Torre de Hanói, quebra-cabeça, Jogo da Velha em 3D… em diversos jogos a meninada poderá perceber que a matemática pode ser muito divertida. E que tal descobrir que, por trás de muita “mágica”, há simplesmente um bom cálculo? Já na Exposição “Jogos e Acasos”, o visitante perceberá que, até no que parece sorte ou azar, existem estatísticas e probabilidades.

    O Xadrez gigante, os poliedros de Platão, o PI e o Plano Cartesiano são outras atrações. No mural da Ilusão de Ótica, os visitantes poderão aprender conceitos como os de anamorfose – representação de figuras que, quando observadas frontalmente, parecem distorcidas. Também poderão se surpreender na Sala Maluca e com o experimento Olhar de Escher, e descobrir que algumas percepções dependem do ponto de vista.

    A relação entre a música e a matemática poderá ser observada em experimentos como a Flauta de Pan e o Xilofone de Garrafas. Os ângulos e formas na propagação das ondas de som ou de luz poderão ser observados em experimentos como as Parábolas Acústicas.

    O Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao escritor, matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan. O professor Júlio César usava histórias, jogos, problemas e desafios para tornar a Matemática mais interessante para seus alunos. Com o codinome Malba Tahan, publicou centenas de obras, sobretudo de Matemática, dos quais a mais conhecida é “O homem que calculava”.

    Assuntos: secti, espaco ciencia, dia da matematica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco nomeia 231 professores de biologia para a Rede Estadual

    | Educação

    Profissionais atuarão em escolas de todas as regiões do Estado; concurso da Educação nomeou 4901 professores, quase duas mil vagas além do previsto em edital

    O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do último sábado (27) a nomeação de 231 professores de Biologia para atuarem na Rede Estadual de Ensino. Os novos profissionais, aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Educação e Esportes, serão distribuídos nas escolas de todas as regiões do Estado.

    Vale salientar que, para atender a demanda que as escolas da Rede Estadual vêm recebendo nos últimos anos, o concurso de 2016, que previa inicialmente a nomeação de três mil novos professores, conforme edital divulgado, convocou 4.670 docentes até então, totalizando, com o reforço em Biologia, 4.901 novos efetivos para a Rede Estadual de Ensino. Os docentes atuam nas  áreas de Educação Básica, Especial e Profissional em escolas de todas as regiões do Estado.

    O certame, o primeiro do Governo do Estado para a Educação Profissional e o maior já realizado para a educação especial, reforça o esforço da gestão para manter Pernambuco como a melhor educação pública do Brasil. “Foi uma grande vitória poder realizar essas novas nomeações para nosso quadro de professores efetivos antes do fim da validade do certame, considerando as dificuldades do atual contexto econômico e financeiro do País e do Estado”, disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio.

    CONCURSO – O último concurso para contratação de professores para a Rede Estadual nomeou 4.901 profissionais desde 2016. 4.269 compõem o quadro da rede de Educação Básica, 315 na Educação Especial e 317 na Educação Profissional. Por região, foram nomeados 1.938 na Região Metropolitana do Recife e 2.963 no interior do Estado. Atualmente, a Rede Estadual de Pernambuco conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes.
    Assuntos: sei, see, governo de pernambuco, nomeaçao, professores, rede estadual
    Compartilhe: Link para o post: