meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Cais do Sertão convida alunos do Estado para atuarem no projeto ‘Uma Noite no Museu’

    | Educação, Cultura

    Nesta quinta-feira (26), às 18h, os alunos do EREM Santos Dumont serão os atores do projeto “Uma Noite no Museu”, no Cais do Sertão. O projeto, que dá vida aos personagens do equipamento, abre espaço para a participação de estudantes da rede pública de ensino de Pernambuco, na intenção de integrar  o público jovem e o equipamento. Os alunos montarão pela primeira vez um espetáculo dentro da temática do projeto. Os temas para cada escola foram divididos de acordo com os territórios do museu: Ocupar, Viver, Cantar, Criar, Crer e Migrar. A iniciativa de incluir estudantes no projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e o Cais do Sertão, equipamento cultural da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco.

    Serviço

    Uma Noite no MuseuEREM Santos Dumont

    Dia 26 de abril de 2018 (excepcionalmente em abril, na quinta-feira)
    Horário: 18h
    Ingressos: Incluso no valor de acesso ao Cais

    Assuntos: secult, see, setural, integrar, uma noite no museu,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado promove uma série de ações para celebrar a Semana do Livro

    | Educação, Cultura
    palavras 
    Programação incentiva leitura com lançamentos de livros, atividades lúdicas, oficinas educativas e bate-papos

     O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, irá promover uma série de ações ao longo da próxima semana para comemorar o Dia Mundial do Livro, celebrado anualmente no dia 23 de abril.

    As comemorações começam na segunda-feira (23), com a oficina de "Escrita Criativa" para as participantes da primeira edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa - Anita Paes Barreto. Ministrada pela coordenadora de Literatura da Secult-PE, Mariane Bigio, a atividade tem como objetivo debater a liberdade da escrita e fornecer novas estruturas para incentivar a criação literária. "O nosso intuito é destravar as ideias, através de leituras e análises textuais, a fim de apontar às participantes da oficina saídas ou caminhos para seus textos", conta Bigio.

    A iniciativa - que acontecerá das 9h às 13h, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (Avenida Alfredo Lisboa nº 188 - 2º andar - Recife Antigo - Bairro do Recife) - é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secult-PE/Fundarpe, e visa contribuir para o protagonismo da mulher idosa que, atualmente, representa 52% da população feminina do Estado de Pernambuco.

    Na terça (24) e quarta-feira (25), haverá duas edições especiais do projeto "Outras Palavras". A primeira delas acontecerá na Estação Central Capiba/Museu do Trem do Recife (R. Floriano Peixoto, s/n - São José, Recife – PE), no dia 23, às 9h, e terá um bate-papo com o escritor, ilustrador e ator Luciano Pontes, mediado por Mariane Bigio, e apresentação da Orquestra Cidadã. A atividade é voltada aos integrantes do Movimento Pró-Criança e da Fundação Ana Lima, e contará ainda com uma visita guiada ao museu, mediada pela equipe do educativo da instituição. 

    Já no dia 25, às 14h, a ação ocupará as instalações da Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n - Recife Antigo - Bairro do Recife). Com intervenção poética de Luna Vitrolira e participação dos alunos da ETE Porto Digital e dos professores da Secretaria Executiva de Educação Profissional (SEEP), a atividade terá um bate-papo com o artista Luiz Barroso, mediada por Márcio Almeida (coordenador de Artes Visuais da Secult-PE), e sua exposição Invisível Presença II, que está em cartaz desde janeiro no equipamento cultural.

    Criado em 2015, o "Outras Palavras" mudou a realidade do ambiente escolar para melhor. Ao todo, foram alcançadas 504 escolas de 10 Regiões do Estado (RMR, Agreste Central, Agreste Meridional, Agreste Setentrional, Mata Norte, Mata Sul, Sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão do Moxotó e Sertão de São Francisco), atingindo mais de 11.600 alunos e distribuindo mais de 5 mil livros nas instituições de ensino - boa parte deles publicações premiadas no Prêmio Pernambuco de Literatura ou que foram produzidas com incentivo do Funcultura. "Mais do que incentivar o hábito da leitura entre os estudantes, o nosso projeto estimula a presença e a participação de artistas/grupos/autores pernambucanos nas escolas, a fim de contribuir para atividades de fruição e formação artística dentro do espaço escolar", conta a vice-presidente da Fundarpe, Antonieta Trindade, idealizadora do projeto, que já visitou 38 cidades pernambucanas.

    Ainda na quarta-feira (25), às 19h, o Espaço Pasárgada (R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE) recebe o lançamento do livro "Romance do Touro Contracordel", de autoria de Aderaldo Luciano. 

    Dando continuidade às ações da Semana do Livro, na quinta-feira (26), haverá o lançamento dos livros vencedores do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura, a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças - Recife): "das tripas coração" (Ezter Liu), "nada consta" (Fred Caju), "chã" (Enoo Miranda), "Nem tudo cabe na paisagem" (Amâncio Siqueira) e "O Velocista" (Walter Cavalcanti Costa). As obras, editadas em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco, poderão ser adquiridas no dia lançamento pelo valor de R$ 20 (cada uma).

    Já na sexta-feira (27), terá edição especial do Escambo de Livros. O tradicional troca-troca de livros, que acontece rotineiramente no hall da sede da Secult-PE/Fundarpe, contará nesse dia com exibição de vídeos, música-ambiente e mediação de leitura com Luciana Lima (assessora da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE), das 10h às 12h, e das 14h às 17h. Para participar do escambo, basta o visitante levar um livro de literatura nacional/estrangeira até a sede da Secult-PE/Fundarpe e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais.

    Evento - A Semana do Livro tem como objetivo desenvolver ações de valorização do livro e de incentivo à leitura, contribuindo eficazmente para a formação de leitores. Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja"além da celebração, as atividades da Semana do Livro estão em convergência com as políticas públicas para o setor do livro que, dentre os objetivos, busca atuar no fomento da nossa literatura e valorização da leitura, impactando os públicos das mais diversas faixas etárias".

    Já a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, ressalta que o evento visa estimular a reflexão sobre a importância da leitura, como elemento formador de indivíduos críticos. “Com mais gente lendo, teremos mais gente cidadã, culta e de espírito crítico”, sublinha.

    Confira abaixo a programação completa:

    Semana do Livro
    23 a 27 de abril

    Segunda-feira (23)
    9h - Oficina de Escrita Criativa para as participantes da primeira edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa - Anita Paes Barreto, com facilitação de Mariane Bigio
    Local: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco - CEDIM/PE (Avenida Alfredo Lisboa nº 188 - 2º andar - Recife Antigo - Bairro do Recife)

    Terça-feira (24)
    9h - Outras Palavrinhas, com a participação do escritor Luciano Pontes, mediado por Mariane Bigio, e apresentação da Orquestra Cidadã
    Local: Estação Central Capiba/ Museu do Trem do Recife (R. Floriano Peixoto, s/n - São José, Recife – PE)

    Quarta-feira (25)
    14h - Outras Palavras, com intervenção poética de Luna Vitrolira, bate-papo com Luiz Barroso e visita à exposição Invísivel Presença II
    Local: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n - Recife Antigo - Bairro do Recife)

    19h - Lançamento do livro "Romance do Touro Contracordel" (Aderaldo Luciano)
    Local: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE) 

    Quinta-feira (26)
    19h - Lançamento dos livros do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura
    Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças - Recife)

    Sexta-feira (27)
    10h às 12h, 14h às 17h - Escambo de Livro Especial
    Local: Secult-PE/Fundarpe (R. da Aurora, 463/469 - Boa Vista, Recife - PE)

    Assuntos: secult, fundarpe, dia mundial do livro, governo de pernambuco, semana do livro, oficinas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pólo de Descoberta de Novos Talentos é lançado no Recife

    | Educação

    polo

    Projeto de atletismo aprovado via Lei de Incentivo foi inaugurado nesta quinta-feira (19)

    Para promover a prática esportiva como forma de inclusão social, a Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (AAPPD) de Jaboatão dos Guararapes, inaugurou nesta quinta-feira, um projeto através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O Pólo de Descoberta de Novos Talentos traz aulas gratuitas de atletismo com foco em portadores de deficiência, mas não faz restrições de público e tem como sede a Praça da Juventude do Recife, em San Martin, e o Parque Santos Dumont, em Boa Viagem.

    O projeto contará com a coordenação do técnico Abraão Nascimento, integrante do programa Time PE e responsável pela descoberta e formação de atletas e paratletas com participações em Olimpíadas e Paralimpíadas, a exemplo de Érica Sena, da marcha atlética e da saltadora e corredora Jenifer Martins. A ação  atenderá 100 crianças e adolescentes com idades entre oito e dezesseis anos, com treinamentos duas vezes por semana (terças e quintas). Os participantes do projeto irão receber kits com materiais e uniformes para a realização das aulas.

    “Incentivar a prática do esporte é de suma importância para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Projetos como esse só mostram o interesse das empresas em apoiar pela Lei de Incentivo iniciativas de cunho social como é o caso do projeto de atletismo “Polo de Descoberta de Novos Talentos””, comenta o secretário Executivo de Esportes e Lazer de Pernambuco, Diego Perez.

    DETALHES

    Projeto “Pólo de Descoberta de Novos Talentos”
    Duração: 12 meses
    Locais: Praça da Juventude no Recife
    Valor do projeto: R$ 183.783,85
    Público alvo: crianças com idade entre 8 e 16 anos
    Estimativa total: 100 crianças e adolescentes
    Gestor: Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência coordenação de Abraão Nascimento
    Patrocinador:Copergás

    Assuntos: seturel, aappd, time pe, projeto de atletismo, novos talentos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Uso de Redes Sociais e a Mulher Empreendedora é um dos temas das palestras oferecidas pela Sempetq

    | Economia, Educação

    mulher

    Unidades do Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo, vinculados à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), disseminam informações ao público através do fortalecimento da gestão do empreendimento, a ampliação de vendas e qualidade nos serviços, oferecendo dicas e orientações sobre impostos, legislação e empreendedorismo. Tudo para estimular o desenvolvimento do Microempreendedor individual (MEI) assim como possibilitar o acesso ao conhecimento entre aqueles que estão pensando em começar um negócio. Os serviços são gratuitos e acontecem entre os dias 23 e 27/4.

     Um dos temas abordados durante a semana é o “Uso de Redes Sociais e a Mulher Empreendedora”. O objetivo é enaltecer a presença e o poder da mulher na gestão do próprio negócio. Além disso, discutir o poder das redes sociais para potencializar a visibilidade do empreendimento, seja produto ou serviço. A palestra acontece no dia 27 de abril, na Agência de Empreendedorismo, no Recife.

    Fique atento ao horário das programações e não perca esta oportunidade. Garanta sua vaga nos telefones ou presencialmente nos endereços abaixo informados.

    Expresso Empreendedor Caruaru:

    Dia 25/4 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 14h às 16h.
    Dia 26/4 - Orientações: Contábil e Empresarial - das 8h às 17h.

    Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

     Expresso Empreendedor Ipojuca:

    Dia 25/4 - Palestra: Educação Financeira - das 9h às 11h.

    Prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Petrolina:

    Dia 24/4 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 9h às 11h.

    Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n. 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Recife:

    Dia 23/4 - Orientação: Contábil - das 8h às 13h.
    Dia 25/4 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 9h às 11h.

    Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    Agência de Empreendedorismo:

    Dia 23/4 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 9h às 11h.
    Dia 24/4 - Linhas de Crédito - das 9h às 10h.
    Dia 25/4 - Oficina: Sei Controlar Meu Dinheiro - das 8h às 12h.
    Dia 26/4 - Oficina Canvas - das 9h às 12h.
    Dia 27/4 - Palestra: Uso de Redes Sociais e a Mulher Empreendedora - das 9h às 11h.

    Assuntos: sempetq, empreendedorismo feminino, jucepe, mei, vendas, redes sociais, palestras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria entre Sempetq e Senai garante curso de Elaboração de Vitrines no Recife

    | Economia, Educação
    A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) e o Senai abrem inscrições para pessoas de baixa renda e ensino fundamental completo para o curso de Elaboração de Vitrines. Para tentar uma vaga, acesse o site www.sempetq.pe.gov.br. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 24 e 27 de abril. 
     
    A ação integra o compromisso social do Projeto IDEIA e Senai tendo por base a gratuidade em cursos de qualificação profissional nas diversas áreas da Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços. As aulas acontecerão na Agência de Empreendedorismo, na Rua da União, 293, Boa Vista
     
    Ao total serão oferecidas 50 vagas, divididas em duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde. O início das aulas está previsto para o dia 7 de maio com carga horária de 40h. 
     
    Projeto IDEIA - Desenvolve ações de fomento ao empreendedorismo, gerando oportunidades para os trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI), Empreendedores Informais e em Potencial, ou seja, todos aqueles que desejam empreender. Os alunos recebem capacitação profissional e orientação empresarial para aperfeiçoar os respectivos negócios.
     
    Fique atento aos critérios para participação e também para não perder o prazo das inscrições.
     
    Outras informações: (81) 3184-7865 / (81) 3184-7867

    Recife
    Curso: Elaboração de Vitrines
    Inscrições: 24 a 27 de abril
    Início das aulas: 7 de maio
    Carga horária: 40h
    Turno: Manhã/Tarde
    Vagas: 50 (2 turmas)
    Assuntos: sempetq, curso de elaboracao de vitrine, projeto ideia, mei,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procurador do Estado ministra seminário para alunos do curso de oficiais do Corpo de Bombeiros

    | Educação

     

    capacitação
    Procurador do Estado ministra seminário para alunos do curso de oficiais do Corpo de Bombeiros

    Sessenta alunos do Curso de Formação de Oficiais de Administração do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) assistiram, na manhã desta quarta-feira (18/4), à primeira parte do seminário sobre contratos administrativos. Dividido em dois módulos, o evento integra a programação do curso de oficiais e foi solicitado ao Centro de Estudos Jurídicos da PGE-PE pelo CBMPE.

    O objetivo, segundo o procurador é coordenador do Núcleo da PGE-PE junto à Secretaria das Cidades e à Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, Danilo Nascimento, é preparar os militares para atuar nos diversos setores administrativos da Corporação, uma vez que após conclusão do curso desempenharão suas atividades como chefes de divisões administrativas, tesoureiros e almoxarifes. O módulo foi ministrado pelo procurador do Estado Danilo Almeida Nascimento, no auditório da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). O próximo encontro ocorrerá em 25 de abril, das 8h30 às 11h30, no mesmo local.

    O procurador é coordenador do Núcleo da PGE-PE junto à Secretaria das Cidades e à Secretaria Executiva de Recursos Hídricos.

    www.pge.pe.gov.br/?1181_procurador_do_estado_ministra_seminario_para_alunos_do_curso_de_oficiais_do_corpo_de_bombeiros

    Assuntos: pge, corpo de bombeiros, curso de formação de oficiais,
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPE divulga datas do seu Processo de Ingresso 2019

    | Educação

    see

    Nesta sexta-feira (13/04) a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou as datas do seu processo de ingresso 2019. O calendário foi lançado, hoje,  oficialmente no Erem Fernando de Noronha pela equipe da CPCA/UPE.

    No dia 18/06 já começam as inscrições para as três fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e seguem até o dia 01 de agosto, exclusivamente pela internet, através do endereço http://processodeingresso.upe.pe.gov.br. A taxa custará R$ 97,00. É obrigatório que o candidato possua CPF próprio e conta de e-mail válida.

    Os detalhes, novidades e mudanças para a seleção deste ano serão divulgados no lançamento do Processo, com previsão para acontecer no início de junho.

    Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.br.

    PERÍODO DE INSCRIÇÕES:

    SSA: 18/06 a 01/08/2018

    Solicitação de isenção (candidatos com NIS): de 18 a 25/06/2018

    Taxa: R$ 97,00

     CALENDÁRIO DE PROVAS:

    SSA 3: 18 e 19 de novembro de 2018 (manhã)

    SSA 1: 02 e 03 de dezembro de 2018 (manhã)

    SSA 2: 02 e 03 de dezembro de 2018 (tarde)

    Assuntos: see, upe, cpca, calendario de provas, ssa,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Gravatá, Paulo Câmara acompanha a 4ª edição da Caravana da Educação

    | Educação
    educacao

    Governador aproveitou a visita ao município do Agreste Central para também autorizar a licitação das obras de ampliação da Adutora Amaraji-Gravatá e inaugurar serviços de sinalização turística do Polo Agreste

     Em visita ao Agreste Central, nesta sexta-feira (13.04), o governador Paulo Câmara participou de mais uma reunião de Pactuação de Metas 2018. O momento, conduzido pela Secretaria Estadual de Educação, já passou por Limoeiro (Agreste Setentrional), Timbaúba (Zona da Mata Norte) e Paulista (Região Metropolitana do Recife), e irá contemplar todas as regiões do Estado até o final de maio. O governador visitou, ainda, os Polos Cultural e Esportivo da Caravana da Educação e aproveitou a passagem pelo município para inaugurar e autorizar importantes obras para o reforço dos setores turístico, hídrico e educacional na região.

    "Pernambuco faz uma educação diferenciada, tanto que é a melhor educação pública do Brasil no Ensino Médio. E nós viemos aqui conversar com os gestores, com os professores, para que possamos continuar nesse caminho bonito em favor da educação e da formação dos nossos jovens. Aproveitamos também para autorizar  a construção da cobertura da quadra da EREM Devaldo Borges e dar início à licitação de uma obra de abastecimento de água aqui, em Gravatá, com um investimento de R$ 22 milhões. Vamos ampliar a vazão atual de 190 l/s para 320 l/s. Então, estamos muito satisfeitos com o caminho que a gente está trilhando e, acima de tudo, sabendo que estamos determinados a construir um Estado cada vez melhor para os pernambucanos", destacou o governador.

    Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentaram os Polos Esportivo e Cultural, localizados na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça e na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, respectivamente. À tarde, a partir das 14h30, também na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus. 

    PACTUAÇÃO - Já a Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges, contou com a presença de todos os gestores das 39 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Mata Centro.

    "A presença do governador nessas primeiras edições da Caravana é uma mensagem muito importante que a gente passa para nossas escolas, para nossa comunidade escolar e para toda sociedade, da prioridade que este governo vem dando para a educação do Estado. O Estado não chegou a ser a melhor educação do Ensino Médio no Brasil à toa. Foi graças ao envolvimento de todos, envolvimento da comunidade escolar, da prioridade da gestão com os investimentos necessários. Temos muito trabalho, temos muitos desafios, mas o mais bonito é a gente perceber que estamos avançando", registrou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio. 

    QUADRA VIVA - Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para as obras de implantação da cobertura de quadra poliesportiva padrão da Escola Devaldo Borges, unidade que recebeu a reunião de Pactuação de Metas 2018 no município. Para a intervenção, serão investidos R$ 377.606,47, com conclusão prevista para o final deste ano.

    TURISMO – Paulo aproveitou a visita ao Agreste Central para dar por inaugurados os serviços de sinalização turística e de cicloturismo, em um trecho de 182,60 km, do patrimônio cultural e natural nos municípios de Gravatá, Bezerros, Bonito e caruaru, os quais estão inseridos no Polo Agreste. A sinalização contempla, ao longo do percurso, um total de 323 placas de sinalização turística vertical, em sua maioria, placas indicativas de sentido, placas de identificação do atrativo e de pedestre. O serviço contou com um aporte de R$1.702.142,73.

    MAIS ÁGUA – A autorização para o início do processo licitatório para a ampliação do Sistema Adutor Amaraji – Gravatá tem o objetivo de ampliar a sua vazão dos atuais 190 l/s para 320 l/s. Os serviços de ampliação contemplam a substituição do conjunto Moto-Bomba das Estações Elevatórias 1 e 2; implantação de nova Adutora, ligando o Stand-Pipe – 01 (existente), Stand-Pipe – 02 (a ser construído com 3,5m de altura) diretamente à ETA Gravatá; implantação de uma adutora de 20 Km em tubos de FoFo DN 400mm, 500mm e 600mm; além de melhorias e adequações nas ETAs existentes.

    Com um valor estimado de R$ 22,4 milhões, a intervenção irá beneficiar cerca de 120 mil pessoas. O prazo da obra é de 15 meses, a partir da ordem de serviço, como explica o presidente da Compesa, Roberto Tavares. "Nós já tínhamos feito um investimento, ainda na gestão do governador Paulo Câmara, de R$ 4 milhões na Adutora de Amaraji e, agora, vamos investir mais R$ 22 milhões na construção de uma adutora direto para Gravatá, aumentando a capacidade da estação de tratamento de água neste município e dando continuidade a esse trabalho de enfrentamento à seca, que é uma das prioridades da gestão", disse.

    Acompanharam o governador em Gravatá os deputados Danilo Cabral (federal) e Waldemar Borges (estadual), o secretário-executivo de Coordenação da Educação, Severino Andrade; a gestora da GRE Mata Centro, Ana Xavier; além do ex-prefeito de Gravatá, Rossano Brito. 
    Assuntos: sei, paulo camara, pactuação de metas, caravana da educacao, turismo, mais agua,
    Compartilhe: Link para o post:
  • 16 a 19 de abril: programação do Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo

    | Educação

    palestra 

    A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq) anuncia a programação semanal nas unidades do Expresso Empreendedor e na Agência de Empreendedorismo. São serviços gratuitos para o público empreendedor com oficinas, palestras e orientação empresarial e contábil.

     Fique atento ao horário das programações e não perca esta oportunidade.

     Confira abaixo:

    Expresso Empreendedor Caruaru:

    Dia 18/4 – Palestra: Lei Geral do MEI - das 14h às 16h.

    Dia 19/4 - Orientações: Contábil e Empresarial – das 8h às 17h.

    Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Expresso Empreendedor Ipojuca:

    Dia 18/4 – Palestra: Lei Geral do MEI – das 9h às 11h.

    Prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Petrolina:

    Dia 17/4 - Palestra: Lei Geral do MEI – das 9h às 11h.

    Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n. 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Recife:

    Dia 16/4 – Orientação: Contábil – das 8h às 13h.

    Dia 18/4 – Palestra: Lei Geral do MEI – das 9h às 11h.

    Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    Agência de Empreendedorismo:

    Dia 17/4 – Palestra: Educação Previdenciária - das 9h às 11h.

    Dia 18/4 – Oficina: Sei Controlar Meu Dinheiro – das 8h às 12h.

    Dia 19/4 – Palestra: Educação Financeira – das 9h às 11h.

    Rua da União, nº 293, Boa Vista. Telefone (81) 3183-7232. Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

     

    Assuntos: sempetq, expresso empreendedor, palestra, orientacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência promove Semana dos Povos Indígenas

    | Educação
    indio

     

    De 16 a 20 de abril, o Espaço Ciência abre as portas para o conhecimento indígena. Os visitantes poderão dançar Toré com os povos Fulni-ô;  construir uma zarabatana; confeccionar pinturas corporais ou cerâmicas com argila; participar de brincadeiras indígenas;  descobrir a física que se esconde por trás do arco e flecha; aprender a se guiar pelo céu e pelas estrelas. A programação ocorre também no Observatório Astronômico da Sé, onde será possível, entre outras coisas, participar da observação de constelações indígenas.

    Um dos destaques da programação na Semana dos Povos Indígenas são as apresentações culturais e bate-papo com um grupo dos Povos Fulni-ô, de Águas Belas, parceiros do Espaço Ciência. Além das apresentações, eles estarão vendendo seus artesanatos. Para consolidar a parceria, o Espaço Ciência está arrecadando alimentos não perecíveis para contribuir com a comunidade Fulni-ô.

    Serão seis diferentes oficinas. Os visitantes poderão construir observatórios indígenas e entender como os povos antigos se guiavam pelo céu e pelas estrelas. Poderão fazer tinta de urucum para fazer pinturas corporais. Ou meter a mão no barro enquanto descobre sobre a arte da cerâmica e pigmentação indígena.

    Outra opção é aprender sobre a confecção de remédios com plantas e sobre a química das especiarias. Já na oficina “Demarcando Terras Indígenas”, que acontece no Mapa Gigante do Museu, os visitantes perceberão como os territórios indígenas foram progressivamente reduzidos.

    As brincadeiras são outro ponto forte da programação. A meninada poderá se divertir em jogos como o “Jogo da Onça”, “Futebol Indígena”, “Corrida da Tora” e o popular “Cabo de Guerra”. Poderá também construir uma zarabatana e aprender o quanto há de física em armas indígenas como o arco, flecha e estólica.

    Haverá ainda programação especial em alguns pontos permanentes do Museu. No Planetário, uma projeção diferente mostra um pouco da astronomia indígena. No auditório, haverá apresentação de filmes com lendas indígenas. Na oca, haverá contação de histórias e bate-papo. No dia 19 de abril, a todas essas atividades, soma-se a palestra com o cacique Boró, da comunidade Fulni-ô, que ocorre no horário da tarde.

    NO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA SÉ, um dos pontos altos será a observação de constelações indígenas. Estarão visíveis as constelações do Veado, Joykexo, Homem Velho, Queixada da Anta e Ema Branca – dos povos Guarani; e Cabo do Enxó, Moquém, Garça, Jabuti e Cobra de Ânus Grande – dos povos Tukano. Haverá ainda projeção de filmes, pintura de elementos da Astronomia Indígena, observação com telescópio e oficina sobre o uso das Cartas Celestes. 

    O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e nos fins de semana, das 13:30h às 17h. O Observatório da Sé funciona de terça a domingo, de 16h às 20h.

    Assuntos: secti, espaco ciencia, povos indigenas, oficina,
    Compartilhe: Link para o post: