meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Semana Nacional de Trânsito 2017 é aberta em Pernambuco

    | Educação, Trânsito

    Abertura da Semana Nacional de Trânsito

    “Cumprindo a determinação do governador Paulo Câmara estamos intensificando as ações educativas voltadas aos condutores do amanhã, uma vez que Pernambuco já é primeiro lugar em educação no país e queremos ser também primeiro lugar na redução de acidentes de trânsito”. Com essas palavras o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, abriu na manhã desta segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito - SNT.

    O evento que foi promovido pela Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE, aconteceu no Centro Educacional de Trânsito da Honda- CETH, no bairro de Areias, quando na ocasião o digital influencer do Manual do Mundo, Iberê Thenório, realizou uma palestra sob o título “Mídias Sociais e Educação de Trânsito”, voltado aos parceiros multiplicadores das ações educativas do Órgão. Além dele, o instrutor Carlos Augusto Elias, criador do Manual do Trânsito, debateu com os presentes os desafios de falar com os jovens sobre educação no trânsito através das redes sociais.

    “Trouxe para essa apresentação algumas coisas que aprendi com nossa história no YouTube e acredito que está na hora das esferas públicas trabalharem também as plataformas online, chegando aos jovens de uma forma mais efetiva e mais barata. Para mudar a mentalidade deles essa forma de comunicação é muito importante, onde conseguiremos resolver o problema de um jeito mais efetivo entre cinco e dez anos”, defendeu Iberê.

    Ainda durante a abertura da SNT Ribeiro entregou ao presidente do Sindicato das Empresas Terceirizadas de Motoboys de Pernambuco (SempreMoto–PE), Robson Florencio e a representantes da concessionária Motopart e Pernambuco Motos, capacetes branco da campanha de prevenção de acidentes de moto realizada pelo DETRAN-PE “A vida é melhor com você”. “Queremos reconhecer nossos parceiros, tendo em vista que a união é fundamental para que possamos somar força no que se refere a prevenção e consequentemente o salvamento de vidas no trânsito”, enfatizou.

    Estiveram na mesa de abertura, além de Charles Ribeiro, o secretário executivo de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Fernando Freire, que na ocasião representou o secretário Francisco Papáleo, o diretor geral do DETRAN-PE, Sebastião Marinho, o prefeito de Itapissuma, José Bezerra Tenório (Zé de Irmã Teca), a coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Luciana Carvalho, o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, Hélio Davino, o representante da Fenacor e do Maio Amarelo, Carlos Valle, o coordenador da Operação Lei Seca, Fábio Bagetii e o supervisor do CETH, Marcelo Torres. 

    SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

    A Semana Nacional de Trânsito, que é organizada pela Coordenação de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, segue até o próximo dia 24 com atividades educativas, entre elas, a XVII Feira de Educação do Trânsito, que acontece nos dias 19 e 20 em Itapissuma. Dentre as atividades da Feira está o lançamento da Revista Turma da Mônica – Educação Para o Trânsito Não Tem Idade, editada pela Maurício de Souza produções, trazendo abordagens de orientações para pedestres, condutores, transporte de crianças em veículos, uso de equipamentos de proteção individual em bicicletas, ciclomotores e motocicletas.   

    Completando a programação da SNT 2017 acontece ainda na Feira de Educação de Trânsito de Olinda, nos dias 21 e 22; A I Exposição de Trânsito do Compaz Alto Santa Terezinha, no dia 22; Blitz Educativa com a Operação Lei Seca, no dia 23 na Avenida Agamenon Magalhães e Mini cidade com circuito de moto, no dia 23 e 24, no Parque da Jaqueira, ação em parceira com a Honda.   

    São parceiros da SNT 2017 a Porto Seguro; UPE; Metron; Prefeitura de Itapissuma; Honda; Pedala PE; Grande Recife Consórcio de Transporte; Total; DPVAT; Operação Lei Seca; Secretaria Estadual de Saúde; Escoteiros do Brasil; Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN; Corpo de Bombeiro; Departamento de Estadas e Rodagem; Polícia Rodoviária Federal; Samu; Vitarella; Compesa; CFC Albuquerque; CFC Santa Luzia; CFC CEPA, Concessionária Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, Sest/Senat e Prefeitura de Olinda. 

    Programação da Semana Nacional de Trânsito 2017 

     DATA

    AÇÃO

    LOCAL

    HORÁRIO

    19 e 20/09

    XVII Feira de Educação de Trânsito do DETRAN/PE

    Pátio de eventos de Itapissuma –Av Frei Serafim, s/n , ao da Secretaria de Obras.

    10 às 16h

    21 e 22/09

    V Feira de Educação de Trânsito de Olinda

    Praça do Carmo

    Av. Liberdade -  Carmo

    08 às 16h

    22/09

    I Exposição de Trânsito

    Compaz/ Alto Santa Terezinha

    09 às 17h

    23/09

    Blitz Educativa com Operação Lei Seca

    Av Agamenon Magalhaes com Av Norte.

    14:30 às 17:30

    23 e 24/09

    Mini cidade com circuito de moto - HONDA

    Parque da Jaqueira

    10 às 16h

     

     

     

     

     

     

     

     

     
    Cidades: Itapissuma, Olinda, Recife
    Assuntos: detran-pe, snt, semana nacional de transito
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes de nutrição e dietética recriam receitas com baixo valor calórico para o MasterETE

    | Educação

    O projeto está em sua primeira edição e foi realizado com estudantes dos 2° anos da ETE José Humberto de Moura Cavalcanti, em Limoeiro

    Os estudantes do 2º ano do curso de Nutrição e Dietética da Escola Técnica Estadual (ETE) José Humberto de Moura Cavalcanti, localizada em Limoeiro, levaram para a prática o que aprenderam em sala de aula na disciplina de Técnicas Culinárias e Gastronômicas. Divididos em equipes, eles realizaram o MasterETE, projeto gastronômico onde os estudantes recriaram sobremesas transformando-as em receitas de baixo valor calórico ou funcional.

    Palha italiana, brigadeiro de biomassa da banana verde e torta holandesa foram alguns dos pratos analisados pela comissão julgadora formada por professores e ex-professores da instituição.  Na ocasião, eles avaliaram o tempo determinado para construção do prato, a apresentação e características organolépticas como sabor, textura e aparência. “A gente se ver realizado, o que foi planejado está sendo concretizado através de projetos como esse. Fico bastante orgulhoso quando vejo esses momentos. Eles se saíram muito bem em todos os requisitos exigidos e isso foi um ganho muito positivo, tanto para a escola quanto para os estudantes”, declara o professor e nutricionista, José Rodrigues.

    No curso, os estudantes aprendem sobre métodos de higiene, conservação de alimentos, armazenamento, manipulação, cocção, trocas para melhorias da receita e técnicas gastronômicas. “Queria colocar em prática o que eles vivenciam no dia a dia, despertar as habilidades que eles possuem utilizando o que foi aprendido e usar isso para tentar inovar nos pratos com o objetivo de melhorar o valor calórico. O resultado foi espetacular”, fala Janaina Bione, professora orientadora do projeto.

    Para Yasmin Vitória, o projeto a ajudou bastante a despertar ainda mais o seu lado gastronômico. “Foi muito bom participar, descobrir como podemos transformar o alimento e deixando-o mais saudável, principalmente com o uso da matéria prima da nossa região, que é a banana. Isso me encantou”, diz a estudante que integrou a equipe que preparou o brigadeiro de biomassa de banana. “Uma experiência nova, me ajudou muito em relação a escolher uma profissão. Cada trabalho do curso eu sinto que estou no caminho certo”, fala Maria Eduarda que junto com sua equipe recriou a torta holandesa.

    Nesta sexta-feira (15), as últimas turmas apresentarão seus pratos. “O que acho mais interessante é a capacidade que eles têm de reconhecer que são capazes. O aluno bem orientado produz melhor, e estes meninos estão nos surpreendendo a cada apresentação. Todos estão de parabéns”, pontua a gestora da unidade de ensino Carina Falcão.

    O projeto está em sua primeira edição e foi realizado com estudantes dos 2º anos da ETE José Humberto de Moura Cavalcanti, em Limoeiro

    Cidades: Limoeiro
    Assuntos: seduc, ETE, masterETE, nutriçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes e professores da EREM Regina Pacis criam biodigestor

    | Educação

    Famílias estão se inspirando no projeto da escola para economizar

    Um projeto sustentável da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Regina Pacis, localizada em Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Estado, está mudando a vida dos moradores da Zona Rural do município. Professores e estudantes criaram um biodigestor artesanal na escola e estão inspirando famílias da região. O equipamento foi apresentado à comunidade no mês de agosto, durante uma mostra de ciências.

    A ideia surgiu da professora de história e geografia da escola, Kilma Diniz. Ao notar o aumento no preço do gás de cozinha, ela pensou em uma alternativa sustentável e econômica para as famílias dos estudantes. “Foi quando olhei dicas na internet de como fazer um biodigestor com materiais que normalmente temos em casa”, conta. Em maio deste ano, o projeto foi apresentado à professora de biologia, Valcilene de Souza, que convocou estudantes e tirou o plano do papel e o colocou na prática.

    Cerca de 10 estudantes participaram da criação do projeto, que atualmente está em fase de experimentos no terreno da escola. Para que tudo isso acontecesse, o grupo construiu um tanque de concreto - que serve para colocar excrementos de animais e restos de comida – ligado por cano a uma caixa d’água, onde fica retido todo o gás dessa decomposição. Esse gás pode ser utilizado para alimentar um gerador, aquecedor e preparar alimentos por meio do fogão. O resíduo líquido final desse processo serve como adubo para a horta da escola.

    “Para que tudo ocorra com segurança durante os experimentos, nós contamos sempre com a presença dos alunos que fizeram curso no Corpo de Bombeiros”, detalha Valcilene. Ainda segundo ela, o custo total do biodigestor artesanal foi de aproximadamente R$ 200,00. A potência dele ainda é fraca, não dá para abastecer o fogão utilizado no preparo das merendas, mas toda a comunidade escolar está engajada para aprimorar o equipamento. “É um valor acessível para as famílias da zona rural. Se a gente for comparar com toda a estrutura e mão de obra profissional, duzentos reais é muito baixo”, completa.

    O biodigestor foi apresentado na IV Expobio - feira de ciências da escola - para as unidades de ensino do entorno e moradores, e até o momento duas famílias já construíram o equipamento em suas casas. “É uma grande experiência profissional e educativa que está mudando vidas e mostrando aos alunos uma forma alternativa de se conseguir biogás”, acredita Valcilene.

    Cidades: Santa Cruz da Baixa Verde
    Assuntos: seduc, erem, projeto sustentavel
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detentos da PJPS participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

    | Educação, Direitos Humanos

    Treze reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, ligada à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), participam, neste sábado (16/09), da 2ª etapa da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017). A Seres é vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. 

    Os alunos, estudantes da Escola Gregório Bezerra, que funciona na PJPS, cursam as fases III (4 alunos) e IV (04) e o Ensino Médio (05) do Ensino de Jovens e Adultos – EJA e ambos exercem atividades de trabalho na unidade com direito à remição de pena.

    A inscrição dos detentos na olimpíada foi feita pelo professor da escola, Cícero Klebson Xavier e a avaliação será aplicada na unidade prisional por um professor da Gerência Regional de Educação. Há na PJPS atualmente 238 detentos estudando. 

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sjdh, seres, olimpiada brasileira de matematica, pjps, reeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Casa do Estudante de Fernando de Noronha comemora nove anos de fundação

    | Educação

    Casa do Estudante

    Instituição recebe jovens oriundos da Escola Arquipélago que estão matriculados em cursos universitários ou técnicos

    Na próxima terça-feira, 19 de setembro, a Casa de Apoio ao Estudante de Fernando de Noronha (CAE-FN) completa nove anos de fundação. O espaço começou as atividades em 2008 e foi criado com o objetivo de beneficiar os jovens noronhenses que vinham ao continente cursar o ensino integral, mas desde 2011 o atendimento passou a ser exclusivamente para estudantes universitários e do ensino técnico. Inicialmente a Casa de Apoio era situada no bairro da Boa Vista, na área central da cidade. Atualmente se encontra no bairro de Santo Amaro, também no centro do Recife.

    No local residem 16 estudantes, nove homens e sete mulheres. Dos atuais moradores, seis estão inseridos em programas de estágio. A CAE tem capacidade para receber até 20 jovens ao mesmo tempo. A estrutura é composta por cinco quartos, sala de estar, biblioteca, cozinha, banheiros e quintal. São servidas três refeições completas diariamente, de forma totalmente gratuita. Funciona 24h por dia, com apoio da Guarda Patrimonial de Pernambuco. A equipe conta com servidores da área pedagógica, administrativa e de serviços gerais. A Administração disponibiliza ainda um trecho da passagem área em cada mês de férias para os estudantes retornarem para a ilha.

    A gestora da instituição, Clarissa Rocha, diz que a existência do espaço contribui, sobretudo, para a capacitação dos noronhenses.“Essa instituição é de grande importância para os ilhéus, pois tem auxiliado na formação acadêmica, gerando qualificação de mão de obra para a ilha”, avalia Clarissa. “Hoje temos na própria Administração servidores remanescentes daqui, que estão disponibilizando os conhecimentos acadêmicos adquiridos no continente em prol da comunidade. Isso é um sinal de que a instituição tem dado bons resultados através do objetivo principal”, comenta a gestora.

    A entidade foi reconhecida publicamente como a melhor Casa de Apoio ao Estudante em nível nacional, durante o 28º Encontro Nacional de Casas do Estudante, realizado em Goiás. “Em um dos grupos formados durante o encontro, fizemos uma exposição do trabalho que realizamos e fomos considerados como a melhor estrutura e assistência estudantil do país, conforme análise feita pela comissão do evento”, comenta a gestora, que organiza também para os estudantes excursões, visitas a museus e diversos outros eventos para enriquecer ainda mais a vivência acadêmica dos residentes.

    A avaliação dos alunos para a admissão obedece três critérios de desempate, caso haja procura além da capacidade atual. O primeiro é a renda familiar, seguido de comprovação de vínculo com instituição pública de ensino e por último a análise do parecer pedagógico da Escola Arquipélago. Além disso, só são aceitos estudantes maiores de idade e que sejam moradores permanentes da ilha.

    A coordenadora pedagógica, Janeide Nascimento, credita o êxito da unidade ao empenho de todos os servidores que trabalham em prol de cada estudante ali presente. Para ela, lidar com jovens universitários é algo totalmente enriquecedor. "Hoje a nossa realidade é outra. Eu vivi minha vida inteira em Noronha, lecionei na educação infantil da Escola Arquipélago por 25 anos. Então, me deparei com outra realidade aqui, por não ter experiência com jovens dessa idade e com objetivos distintos. No começo foi muito diferente para mim, mas eu sempre achei que o trabalho que desenvolvemos na instituição é de extrema importância. Por isso que a nossa Casa do Estudante é bastante valorizada. Temos muito mais a ganhar com eles saindo formados e com certa estrutura na vida”, diz.

    Manuela Barbosa Guimarães, de 20 anos, estudante de biomedicina em uma faculdade particular do Recife, acredita que o apoio da CAE é fundamental. “Principalmente quando a gente vem sem conhecer a cidade, sem a família por perto ou amigos”. A jovem, que é bolsista integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), diz que o auxílio da equipe de servidores é importante para os residentes. ”É uma nova família que fazemos aqui”.

    Para a estudante Rosilaynne de Santana, que está cursando Engenharia Elétrica e Telecomunicações na Universidade de Pernambuco, seria impossível realizar o sonho acadêmico sem a existência da Casa do Estudante de Fernando de Noronha. “Para mim é imprescindível morar aqui. Porque eu não teria condições de realizar o sonho de cursar uma universidade sem ter parentesco no Recife”. Rosilaynne comenta que o mais difícil para ela, no entanto, é ficar afastada da filha de 4 anos, que mora com a mãe dela na ilha.

    “A saudade é muito grande, mas eu preciso estudar para ter um futuro melhor”. Ela comenta que retorna para o arquipélago nas duas férias anuais e aproveita esse tempo para ficar ao lado da filha. Nesse período tenta fazer trabalhos extras para garantir algum saldo para ajudar nas despesas na volta ao continente. “Eu necessito integralmente da Casa de Apoio, porque recebo todos os suportes. Sem ela seria impossível fazer um curso superior”, finaliza.

    Para comemorar os nove anos da Casa de Apoio ao Estudante de Fernando de Noronha, será feito um jantar comemorativo com os estudantes e servidores da instituição e o tradicional corte do bolo.

    Cidades: Fernando de Noronha, Recife
    Assuntos: cae-fn, comemnoracao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: “Estamos fazendo uma parceria com um dos maiores grupos de turismo do mundo”

    | Educação, Turismo

    Durante evento no Palácio do Campo das Princesas, nesta quarta-feira, 
    o governador  lançou o voo entre Recife e Madri.

    Anunciado pelo governador Paulo Câmara na semana passada, o novo voo Recife-Madri, pela companhia aérea Air Europa, do grupo Globalia, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (13.09). Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o chefe do Executivo estadual destacou que a conexão é resultado de uma importante parceria que vai muito além da ligação entre as duas cidades, pois fomentará diversos segmentos da economia pernambucana, gerando empregos, renda e oportunidades de negócio. O voo terá início no próximo dia 20 de dezembro.
     
    “Esta é uma parceria que vai muito além dos voos, pois vai gerar muito emprego, renda e negócios. O lançamento desse voo mostra que Pernambuco pode dar o retorno que as empresas querem em virtude dos nossos atrativos, da nossa forma de fazer negócio e de mostrar as oportunidades com muita transparência. Estamos fazendo uma parceria com um dos maiores grupos de turismo do mundo. Tudo isso demonstra, mais uma vez, que investir em Pernambuco vale a pena”, afirmou o governador Paulo Câmara, acrescentando que iniciativas como essa fazem com que o Governo do Estado esteja construindo o caminho do futuro, da conectividade e da atração de negócios.
     
    O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, pontuou que a parceria é importante, sobretudo, pelo impacto do turista a partir da conexão. “Os turistas que virão, irão impactar as pousadas, as corridas dos taxistas, a vida do vendedor de água de coco, a venda do artesanato ou quem vende uma tapioca no Alto da Sé (em Olinda)”, disse o gestor, calculando que, ao todo, mais de 62 segmentos serão impactados com o novo voo.
     
    Diretor geral da Air Europa no Brasil, Enrique Martín-Ambrosio, afirmou que o voo chega para ajudar na missão da companhia aérea de unir Europa e América. “Estamos chegando ao Recife para ficar. Temos a necessidade de voar para o coração do Nordeste. Temos acordo com todas as companhias aéreas brasileiras, o que vai permitir vender esse voo em todas as capitais da região”, assegurou. Enrique adiantou que as vendas de passagens aéreas para o trecho Recife-Madri serão iniciadas já nesta quinta-feira (14.09). Serão duas tarifas de lançamento: US$ 629 (passagem de ida e volta, sem direito a mala e sem as taxas referentes) e US$ 709 (passagem de ida e volta, com mala e também sem as taxas). A aeronave, cuja capacidade é para 299 pessoas, voará às quartas e sextas-feiras.
     
    GANHE O MUNDO – Além de fortalecer o Turismo do Estado, a parceria entre o Governo de Pernambuco e o grupo espanhol Globalia também irá beneficiar a Rede Estadual de Educação. O Programa Ganhe o Mundo, que envia mil estudantes do Ensino Médio por ano para a realização de intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola, terá o número de vagas ampliado. Isso porque a companhia aérea Air Europa ofertará, a partir de 2018, passagens aéreas para os estudantes intercambistas do PGM com destino à Espanha.
     
    “A parceria surgiu a partir de uma apresentação que fizemos mostrando que nosso maior valor é investir nas futuras gerações. O grupo Globalia sabe da importância disso, e, agora, o Programa Ganhe o Mundo ganha reforço e mais alunos vão para a Espanha”, pontuou o governador Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual também comentou que a parceria entre o Governo do Estado e a Globalia quanto aos cursos técnicos que serão ofertados só vão aperfeiçoar mão de obra pernambucana já tão preparada. Haverá programa de formação de professores e apoio para criação e desenvolvimento de novos cursos para os estudantes das escolas técnicas estaduais, a exemplo do Técnico em Guia de Turismo e do Técnico em Hospedagem. Os cursos fortalecerão tanto a educação como o turismo local do Estado, além de abrir novas oportunidades profissionais para os estudantes da rede estadual.
     
    O secretário de Educação, Fred Amâncio, registrou que o governador Paulo Câmara está sempre pensando na importância da educação para o desenvolvimento de Pernambuco e que essa parceria é uma grande contribuição para a melhoria da Rede Estadual de Ensino. “Quando a gente junta Turismo e Educação, a gente fala sobre desenvolvimento. O grupo Globalia viu a importância do nosso programa. O grupo enviará mais 50 passagens por ano pra os estudantes”, afirmou o gestor, detalhando que, atualmente, 25 bilhetes aéreos são viabilizados. “O número de estudantes que vão à Espanha vai triplicar, consequentemente, vamos passar a ofertar mais vagas de curso de espanhol”, acrescentou Fred.
     
    Também estiveram presentes na solenidade os secretários Marcelo Barros (Fazenda); Roberto Franca (Desenvolvimento Social); Ruy Bezerra (Controladoria); José Neto (Assessoria Especial); o presidente da Empetur, Adaílton Feitosa; a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça (representando o prefeito Geraldo Julio); o superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antonio da Silva; o cônsul geral da Espanha no Nordeste, Gonzalo Fournier; o cônsul honorário da Espanha no Recife, Lucas Simon.
    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, seturel, air europa, globalia, programa ganhe o mundo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agência do Empreendedorismo da Sempetq realiza palestras de orientação profissional durante a 9ª edição do Mundo Senai

    | Educação

    PALESTRANTE Murilo Nóbrega

    Orientar sobre como promover estratégias de educação financeira na vida pessoal, dar dicas de empreendedorismo e falar dos benefícios de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Esse é o objetivo da equipe de instrutores da Agência de Empreendedorismo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), que ministra palestras temáticas diárias até a próxima sexta-feira (15) na 9ª edição do Mundo Senai. O evento detalha as mais variadas profissões da indústria e amplia a percepção sobre a educação profissional, inovação e serviços técnicos.

    Segundo o gestor da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, Murilo Nóbrega, as palestras de orientação profissional são bem informativas e apresentam os benefícios da formalização, os meios de alcançar a educação financeira e o consumo consciente do cartão de crédito. “É de grande importância preparar os jovens para que no futuro sejam profissionais competentes e competitivos no mercado de trabalho. Além disso, demonstramos formas corretas de educação financeira”, destacou.

    O estudante Everton Rafael, 18 anos, participou de um dos eventos de orientação profissional realizados esta semana. “É extremamente importante saber administrar o próprio dinheiro, sem exagero e sempre gastando menos que a renda. Aprendi durante a palestra a manter sempre algum guardado para emergências e a realização de planos futuros”, comentou.  

    Amanhã (14), haverá palestra ministrada pelo instrutor da Sempetq Luís Gonzaga, no Senai do Paulista, das 9h às 11h. Já na sexta-feira (15), encerrando a participação na 9ª edição do Mundo Senai, a coordenadora da Agência do Empreendedorismo, Irenilda Magalhães, apresenta o assunto das 9h às 11h, no Senai do bairro de Areias.

    Cidades: Paulista, Recife
    Assuntos: sempetq, mundo senai,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador parabeniza alunos vencedores da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

    | Educação, Juventude

    OBR

    Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira, estudantes da Rede Estadual que subiram ao pódio da competição, realizada no último dia 03, na Arena de Pernambuco

    Em um ato de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos estudantes que participaram da premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta quarta-feira (13.09), no Palácio do Campo das Princesas, integrantes das equipes N@nobit e Lego Bulls, vencedoras desta etapa da competição. Com a conquista da 1ª e 3ª colocação, respectivamente, as equipes são compostas por estudantes da rede pública estadual de ensino, a mais premiada desta edição. A disputa, que contempla instituições públicas federais, municipais e estaduais, além da rede particular e do SESI, foi realizada no dia 03 de setembro, na Arena de Pernambuco.

    “Pernambuco tem um caminho que vem sendo construído na educação pública há uma década. Temos, hoje, mais de 50% dos nossos alunos em escolas de tempo integral. Ofertamos a robótica em 300 escolas no Estado, e os resultados estão aí. É só ver que as escolas da rede pública conquistaram as melhores colocações desta etapa estadual e vão representar Pernambuco na etapa nacional. Enxergamos um futuro muito promissor para a nossa juventude. E a gente vai continuar ampliando essas oportunidades e criar condições de um aprendizado cada vez mais rápido, utilizando ferramentas modernas que possam ajudar na formação dos nossos alunos”, destacou Paulo Câmara.

    Para a competição, os estudantes precisaram construir um robô com capacidade para simular, no menor tempo possível, ações de resgate, de acordo com o percurso pré-estabelecido pela equipe da OBR. O evento reuniu mais de 300 equipes dos níveis 1 (11 a 14 anos) e 2 (14 a 19 anos) de instituições públicas e particulares.

    Formada pelos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José de Alencar, localizada no Paulista, a equipe N@nobit garantiu o tricampeonato estadual, conquistando o primeiro lugar com 620 pontos e, com isso, a vaga na competição nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro, na cidade de Curitiba (PR). Integram o grupo os estudantes Marcus Vinicius Souza, Edyson Acioli, Hugo Cesar Silva e Cássio Júnior Lima.  

    Orgulhoso pela conquista da N@nobit pelo terceiro ano consecutivo, o aluno Marcus Vinicius, de 17 anos, contou que está muito ansioso e preparado para o próximo desafio. “Esse ano foi mais difícil conseguir esse prêmio, e, por isso, a gente fica ainda mais orgulhoso por ter chegado lá. Vamos aprimorar a versão que apresentamos na etapa estadual, e, com muita esperança, trazer esse nacional para Pernambuco. Ano passado ficamos em segundo lugar, então, esse ano, temos que trazer esse prêmio”, declarou.

    Outra representante da rede estadual no pódio da OBR, e também classificada para a etapa nacional, foi a EREM Porto Digital. Localizada no Recife, a escola conquistou o terceiro lugar com a equipe Lego Bulls (370 pontos), composta pelos estudantes José Vitor Barbosa, Lucas José, Eduardo Gomes e Gabriel Glaydson. O segundo lugar ficou com a equipe The Hackers, da rede municipal do Recife (390 pontos).

    “A robótica não tem haver só com a competição, é, também, um meio de tornar a escola mais atrativa para os alunos. Atualmente, trabalhamos a robótica nas nossas escolas através da capacitação dos professores de matemática e de física, como um instrumento para o ensino dessas duas disciplinas. E, naturalmente, a gente acaba descobrindo talentos na área da robótica. Então, a gente fica muito contente em ver essa evolução do trabalho e do empenho desses alunos, que têm conquistado cada vez mais espaço nas competições. Dos três que vão para a etapa nacional, dois são da nossa rede. E a gente fica muito feliz por isso”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.

    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, rede estadual de ensino, obr, n@nobit, lego bulls
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Nacional de Trânsito 2017 em Pernambuco

    | Educação, Trânsito

    Arte SNT 2017

    Visando manter o trabalho educativo realizados com crianças, jovens e adolescentes, que são os condutores do amanhã, o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, estará abrindo na próxima segunda-feira (18), às 8h, XVII Semana Nacional do Trânsito - SNT de Pernambuco. O evento que é promovido pela Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE, acontecerá no Centro Educacional de Trânsito da Honda- CETH, no bairro de Areias, quando Iberê Thenório, digital influencer do Manual do Mundo, proferirá palestra sob o título “Mídias Sociais e Educação de Trânsito”. Será debatedor o instrutor Carlos Augusto Elias, criador do Portal do Trânsito, que ira mostrar aos educadores os desafios de como falar com os jovens sobre educação no trânsito, através das redes sociais.

    Segundo Ribeiro, o DETRAN-PE vem cumprindo determinação do Governador Paulo Câmara, incentivando cada vez mais a educação dos futuros condutores com foco na redução de acidentes. Para tanto, este ano a SNT contará com palestra de Iberê e a Turma da Mônica. Durante o evento, o Presidente do Órgão entregará, a um motofrestista, um capacete branco da campanha de prevenção de acidentes de moto realizada pelo Órgão “A vida é melhor com você”. “Queremos reconhecer nossos parceiros, tendo em vista que a união é fundamental para que possamos somar forças no que se refere à prevenção e consequentemente o salvamento de vidas no trânsito.

    A Semana Nacional de Trânsito, que é organizada pela Coordenação de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, segue até o próximo dia 24 com atividades educativas, entre elas, a XVII Feira de Educação do Trânsito, que acontece nos dias 19 e 20 em Itapissuma. Dentre as atividades da Feira está o lançamento da Revista Turma da Mônica – Educação Para o Trânsito Não Tem Idade, editada pela Maurício de Souza produções, trazendo abordagens de orientações para pedestres, condutores, transporte de crianças em veículos, uso de equipamentos de proteção individual em bicicletas, ciclomotores e motocicletas.   

    Completando a programação da SNT 2017 acontece ainda na Feira de Educação de Trânsito de Olinda, nos dias 21 e 22; A I Exposição de Trânsito do Compaz Alto Santa Terezinha, no dia 22; Blitz Educativa com a Operação Lei Seca, no dia 23 na Avenida Agamenon Magalhães e mini cidade com circuito de moto, no dia 23 e 24, no Parque da Jaqueira, ação em parceira com a Honda.   

    São parceiros da SNT 2017 a Porto Seguro; UPE; Metron; Prefeitura de Itapissuma; Honda; Pedala PE; Grande Recife Consórcio de Transporte; Total; DPVAT; Operação Lei Seca; Secretaria Estadual de Saúde; Escoteiros do Brasil; Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN; Corpo de Bombeiro; Departamento de Estadas e Rodagem; Polícia Rodoviária Federal; Samu; Vitarella; Compesa; CFC Albuquerque; CFC Santa Luzia; CFC CEPA, Concessionária Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, Sest/Senat e Prefeitura de Olinda. 

    Programação da Semana Nacional de Trânsito 2017 

    DATA

    AÇÃO

    LOCAL

    HORÁRIO

    18/09

     

    Abertura da Semana Nacional de Trânsito

     

    Palestrante convidado: Iberê Tenório – Manual do Mundo

    Tema: “ Mídias sociais e educação de trânsito”

    Auditório do Centro Educacional de Trânsito HONDA (CETH)

    Av. Dr. José Rufino, 955 - Areias

     

    08 às 12h

     

    19 e 20/09

    XVII Feira de Educação de Trânsito do DETRAN/PE

    Pátio de eventos de Itapissuma –Av Frei Serafim, s/n , ao da Secretaria de Obras.

    10 às 16h

    21 e 22/09

    V Feira de Educação de Trânsito de Olinda

    Praça do Carmo

    Av. Liberdade -  Carmo

    08 às 16h

    22/09

    I Exposição de Trânsito

    Compaz/ Alto Santa Terezinha

    09 às 17h

    23/09

    Blitz Educativa com Operação Lei Seca

    Av Agamenon Magalhaes com Av Norte.

    14:30 às 17:30

    23 e 24/09

    Mini cidade com circuito de moto - HONDA

    Parque da Jaqueira

    10 às 16h

    Cidades: Itapissuma, Olinda, Recife
    Assuntos: detran-pe, semana nacional de transito pe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Funase participa de seminário de qualificação de profissionais do sistema socioeducativo

    | Educação, Juventude
    FUNASE
     
    Evento foi realizado em Porto Alegre. Capacitação foi focada em programa que busca ensinar infratores a direcionar seus pensamentos
     

    Pernambuco, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), foi um dos Estados convidados a participar do seminário “Diálogos e Intercâmbio de Experiências em Segurança Cidadã: Capacitação em Metodologia de Terapia Cognitivo-Comportamental para a Ressocialização de Jovens Infratores da Lei”, realizado em Porto Alegre. Representando a instituição estavam o coordenador técnico do Case Vitória de Santo Antão, Valdir Peixoto, e também a coordenadora geral do Cenip Recife, Anny Munique.​​

    Com duração de três dias, o evento teve o objetivo de qualificar profissionais do sistema socioeducativo para a ressocialização de jovens infratores. O professor norte-americano, PHD em terapia cognitivo-comportamental, Jack Bush, ministrou a capacitação do programa “Mudança Cognitiva Interior” (Cognitive Self Change). O CSC foi desenvolvido por ele nos Estados Unidos e é projetado para ensinar infratores violentos e de alto risco a direcionar seus pensamentos para longe da violência e do crime e a sentir-se bem ao fazê-lo. “O objetivo não é a mudança, mas ensinar o indivíduo a mudar o pensamento e com isso reduzir basicamente o índice de reincidência e que as pessoas parem de cometer crimes e praticar violência”, compartilhou Anny Munique.

    O CSC tem fundamento nas contribuições das teorias cognitivas, baseando-se na lógica da responsabilização individual, advinda da cultura norte-americana, o que se difere da cultura brasileira. “Temos um olhar diferente para a questão da infracionalidade. O norte-americano responsabiliza individualmente o sujeito. Enquanto aqui temos um olhar mais voltado ao social, de entender que há condicionantes outros para além de aspectos da personalidade do individuo”, pontuou Valdir.

    Além de Pernambuco, estavam presente também no evento representantes do sistema socioeducativo de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. O evento foi realizado pela Fundação de Assistência Sócio Educativa (Fase), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

    A experiência adquirida durante o evento foi compartilhada pelos coordenadores com as diretorias da Funase, assessores e demais servidores em encontro realizado no auditório da sede da instituição. Momento foi de reflexão sobre a sua aplicabilidade. Para os coordenadores, o programa pode vir a agregar e até suprir uma falha que talvez se tenha nesse olhar para o adolescente como indivíduo.​

    Assuntos: funase, qualificacçao dos profissionais, seminario
    Compartilhe: Link para o post: