meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Programa Ganhe o Mundo abre inscrições para 1.020 vagas de intercâmbio

    | Educação

     Ganhe o Mundo

    Oportunidades são para a modalidade tradicional e musical e são voltadas para estudantes matriculados nos cursos de línguas do Programa; Inscrições seguem até janeiro

    A Secretaria de Educação do Estado (SEE) inicia nesta terça (04) e sexta-feira (07) o processo seletivo para o Programa Ganhe o Mundo (PGM). São ofertadas 1.020 vaga, sendo mil para o PGM Tradicional e 20 para a modalidade Musical. As inscrições devem ser feitas  entre os dias 4 de dezembro e 3 de janeiro (Tradicional) e 7 de dezembro a 20 de janeiro (Musical) através do site da SEE. Para acessar o formulário de inscrição, bem como o edital com todas as informações sobre o processo, clique aqui.

    Para participar da seleção, os estudantes precisam ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2019 e, no máximo, 17 anos até o dia 31 de janeiro de 2019. Eles também devem estar matriculados e cursando o 1º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais em 2018, bem como inscritos nos cursos de línguas do Programa.

    Na edição tradicional, o edital dispõe de mil vagas, sendo 700 para a língua inglesa, 295 para a espanhola e cinco para a alemã. Os estudantes convocados irão cursar um semestre letivo em escola de nível médio nos seguintes países: Argentina, Chile, Espanha, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Alemanha. O link para inscrição estará disponível a partir desta terça-feira (04), no site da SEE: www.educacao.pe.gov.br.

    Por sua vez, a edição musical oferece dez vagas destinadas para intercâmbio na Espanha e dez no Canadá. Os estudantes selecionados irão vivenciar um semestre letivo do ensino médio na modalidade High School e receberão treinamento prático no instrumento musical ou canto para o qual foi selecionado. Em ambas as edições, os embarques estão previstos para acontecer em julho de 2019. O link para inscrição estará disponível a partir da sexta-feira (07), no site da SEE: www.educacao.pe.gov.br.

    PROGRAMA GANHE O MUNDO - O PGM Foi criado em 2011 com o propósito de aumentar a proficiência das línguas inglesa e espanhola nos jovens estudantes da Rede. Mais de sete mil estudantes já fizeram o intercâmbio através da ação, que oferta, atualmente, as modalidades Tradicional, Musical e Esportivo nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Espanha, Argentina, Uruguai, Alemanha e Colômbia.

    SERVIÇO:

    Programa Ganhe o Mundo 
    Inscrições para o PGM tradicional: de 04 de dezembro a 03 de janeiro de 2019
    Inscrições para o PGM Musical: de 07 de dezembro a 20 de janeiro de 2019
    Pelo site: www.educacao.pe.gov.br
    Mais informações para a imprensa: (81) 3183-9300

    Assuntos: see, educação, ganhe o mundo, incrições em intercambio,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Provas do Seriado 1 e 2 começam neste domingo (02/12)

    | Educação

     

    Neste domingo (02) e segunda (03/12) os estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio inscritos no Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) farão as provas da primeira e segunda etapas, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente, com conteúdos específicos da série estudada. Ao todo, 24.111 candidatos se inscreveram no SSA1 e 16.838 no SSA2.

    Os estudantes do SSA1 farão as provas no horário da manhã, das 8h15 às 12h15, e os portões fecham, impreterivelmente, às 8h. Enquanto que os alunos do SSA2 realizam os testes à tarde, das 14h15 às 18h15, e os portões serão fechados às 14h.

    Os candidatos devem emitir o cartão de identificação no site http://processodeingresso.upe.pe.gov.br para saber o endereço do local de provas. A comissão da UPE não se responsabilizará por aquele que faltar aos testes por desconhecer  o local de sua realização. Para o acesso do candidato à sala de provas será necessária a apresentação do cartão informativo e do documento de identidade original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes. O fera deve levar ainda caneta esferográfica azul ou preta.

    As provas dessas duas etapas serão escritas e aplicadas em dois dias (domingo e segunda). No 1º dia os candidatos responderão a 44 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Já no segundo dia eles responderão a 46 questões das disciplinas de biologia, química, história, geografia e sociologia. Os estudantes terão quatro horas para fazer responder as provas e poderão sair das salas após três horas de início dos testes.

    O desempenho individual dos estudantes nas duas fases será divulgado até o dia 15 de março de 2019, apenas no sistema de inscrição.

    Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

    PLANTÃO – A comissão organizadora estará de plantão neste sábado (01/12), na Reitoria da UPE, para atender aos candidatos que tiverem alguma dúvida, no horário das 8h às 16h.

    Assuntos: see, educação, seriado,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Solenidade nesta sexta (30) premia vencedores do Torneio Virtual de Ciência

    | Educação, Juventude, Meio Ambiente, Tecnologia

     

    Com a presença de estudantes de escolas das várias regiões do estado, o Espaço Ciência realiza, na próxima sexta (30), a solenidade de encerramento do Torneio Virtual de Ciência. O torneio, iniciado em março, mobilizou quase duzentos grupos do Fundamental 2 e Ensino Médio, em escolas da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Na sexta-feira, a partir das 9h, serão premiados os três primeiros colocados de cada série e de cada região.

    A disputa durou o ano inteiro. Foram sete desafios que, lançados mensalmente, convidavam os participantes a realizarem experimentos, pesquisas e campanhas, que envolviam não apenas a turma, mas toda a escola e, muitas vezes, até a comunidade do entorno.

    O primeiro desafio, por exemplo, propôs que os estudantes identificassem um problema relacionado à água e montassem um experimento com propostas de soluções naturais. Os processos de filtragem natural e de reutilização da água foram o mote da maioria das soluções apresentadas.

    Todos os desafios tinham de ser filmados pelos participantes, postados no Youtube e os links enviados para a organização do Torneio. Isso gerou também uma disputa nas redes sociais, onde os vídeos eram compartilhados.

    Exemplo do envolvimento da comunidade na disputa aconteceu com o terceiro desafioInspirados na temática do Dia Mundial do Meio Ambiente, os estudantes foram estimulados a realizar uma campanha de coleta de diversos tipos de resíduos plásticos; separá-los e montar exposição aberta ao público. Além das criativas exposições, muitos estudantes realizaram gincanas para fomentar a discussão sobre sustentabilidade e um grupo chegou a propor à Câmara dos Vereadores um projeto de Lei sobre coleta seletiva.

    Os desafios são interdisciplinares e envolvem áreas como biologia, física, robótica, astronomia, química e matemática. Além dos já citados, as propostas envolveram experimentos que estimassem a quantidade de energia solar enviada todo mês para Pernambuco; estatísticas da Copa do Mundo; uso da Robótica para solução de problemas; e lançamento de foguetes.

    O sétimo desafio envolveu as Ciências Sociais e Humanas e teve como mote o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência para redução das desigualdades”. As equipes realizaram pesquisas na comunidade escolar para verificar as desigualdades. A partir dos questionários aplicados pelos alunos, o que se verificou foi que a maioria dos estudantes das escolas participantes do Torneio sobrevive com renda familiar de menos de dois salários mínimos. Não por acaso, a desigualdade de renda foi apontada como problema principal.

    Entre os premiados,  as Escolas do Sertão se sobressaíram no Ensino Médio. Já no Fundamental, as melhores colocações na classificação geral foram distribuídas entre as regiões Metropolitana, Zona da Mata e Agreste.

    Assuntos: secti, espaço ciencia, torneio virtual de ciencia, educação,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bate-papo com autores e oficinas marcam o segundo dia da Flitin

    | Educação, Cultura, Infância
      Fitim
     
    A primeira edição de Feira da Literatura Infantil (Flitin), que acontece até o próximo domingo (25), nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, reserva para esta sexta-feira uma programação diversificada para a garotada. Destacando a importância da sustentabilidade, as oficinas do projeto Galeria Reciclada (Cepe) vai mostrar às crianças como se pode usar resíduo gráfico (aparas de papel da editora Cepe) para a criação de peças artesanais, como esculturas, painéis, entre outros objetos, adotando uma forma simples.
     
    Já na oficina ministrada pelo arte-educador, ator, palhaço, diretor e dramaturgo Marcelo Oliveira, crianças e adultos vão mergulhar no mundo cênico do palhaço. A oficina Ao Amanhecer, Brincar, é voltada para artistas, educadores, crianças interessados na rica  linguagem do palhaço. No período da tarde, os escritores pernambucanos Cleyton Cabral, autor do livro O Menino na Gaiola, e Luzilá Gonçalves, autora de A Cabra Sonhadora, conversam falam sobre suas criações. Em seu livro, Cleyton Cabral aborda o delicado tema sobre a violência sexual contra as crianças a partir da história do personagem Vito, de apenas nove anos de idade.  
     
     
    Acompanhe a programação da Flitin desta sexta-feira: 
     
    23/11 - SONHOS E IDEIAS TRANSFORMADORAS
    9h30 às 20h – Feira de Livros


    POLO LETRAS MIÚDAS
    9h30 às 10h30 – Oficina Galeria Reciclada (oficina de pintura e montagem de peças feitas com papel reciclado)
    14h às 15h - Oficina Galeria Reciclada
    16h às 17h - Oficina de Palhaçaria - “Ao amanhecer, brincar”, com Marcelo Oliveira.

    SALA DE PROJEÇÃO
    10h às 11h - Sessão Animage na Flitin
    15h às 16h - Sessão Animage na Flitin

    POLO OUTRAS PALAVRINHAS
    10h às 11h - Mediação de leitura - Livro Um Novo Abraço (Cepe Editora), com grupo Tapete Voador
    14h30 às 15h30 - Bate-papo com Cleyton Cabral (O Menino da Gaiola – Funcultura) e Luzilá Gonçalves (A Cabra Sonhadora)

    Serviço:

    I Feira da Literatura Infantil - FLITIN
    Quando: 22 a 25 de novembro
    Onde: Academia Pernambucana de Letras 
    Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças
    Horário: 9h30 às 20h (quinta, sexta e sábado) e 9h30 às 17h (domingo)

    Assessoria de Imprensa: 3183-2770
    Roziane Fernandes: 9.9748-6072
    Carolina Botelho: 9.8666-5106
    Moema Luna: 9.9967-9743

    Assuntos: sei, cepe, oficinas, feira da literatura intanfil,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funase em Caruaru recebe segundo dia de caravana de profissionalização

    | Educação, Emprego

    Funase 

    Eletrônica Básica e Reparo de Computadores estão entre oficinas ofertadas para os socioeducandos

    O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru está recebendo, nesta terça-feira (20), o segundo dia de atividades da Caravana Juventude em Movimento. A jornada inclui oficinas e palestras profissionalizantes, que ocorrem de forma simultânea e incluem a maior parte dos adolescentes atendidos na unidade. As atividades são desenvolvidas pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que certificará as ações.

    A caravana faz parte de uma série de esforços da Funase para incrementar as ações de qualificação profissional e lazer no Case Caruaru. Nesta terça, estão acontecendo oficinas como as de Eletrônica Básica, com carga horária de 15 horas/aula, e de Introdução ao Reparo de Computadores, com 14 horas/aula. Ambas são consideradas áreas com boa demanda de mercado, o que pode se traduzir em oportunidades de trabalho futuras para os socioeducandos que estão sendo capacitados durante as oficinas.

    A programação do segundo dia da Caravana Juventude em Movimento ainda conta com a palestra “Currículo sem Segredo”. Toda a jornada de atividades no Case Caruaru ocorre em período integral. O terceiro dia da programação será a próxima terça-feira, 27 de novembro. A caravana também já foi realizada com sucesso no Case Timbaúba, no Case/Cenip Garanhuns e no Case Jaboatão.

     
    Imagens: Divulgação/Funase
    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sdsjc, funase, socioeducando, case caruaru, caravana juventude em movimento, qualificação profissional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco realiza Semana Estadual da Juventude

    | Educação

     

    Atividades de formação e esportivas serão levadas para oito municípios pernambucanos. Abertura será nesta segunda-feira na Uninassau, em Olinda

    Com capacitação, competições esportivas e apresentações culturais, a Semana Estadual da Juventude promete agitar a rotina de escolas estaduais e casas da juventude de oito municípios de Pernambuco, no período de 19 a 24 de novembro. A iniciativa é do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), juntamente com o Comitê Intersetorial (CIPPJ) e o Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ).


    Ao longo da semana estão programadas atividades conjuntas da SDSCJ com outras secretarias estaduais, organizações da sociedade civil, secretarias municipais e coletivos juvenis. Os seminários, atividades esportivas,  serão realizados no Recife e nas cidades de Arcoverde, Caruaru, Gameleiras, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, e Timbaúba. Todas as atividades são organizadas pela Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ) com o apoio da Executiva de Articulação Social (SEART), ambas da SDSCJ.

    Para o secretário Cloves Benevides (SDSCJ) a Semana é uma oportunidade única para a os jovens aprenderem um pouco mais sobre seus direitos e deveres, e ainda ter acesso ao mercado de trabalho, por meio de qualificação profissional, e outras ações afirmativas para o segmento. "Com esta estratégia, ampliamos o diálogo com jovens dos territórios, oferecendo, entre outras coisas, uma oportunidade de construção da cidadania, por meio da formação técnica", afirma. Cloves participará da mesa de abertura do evento a ser realizada nesta segunda-feira (19) no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo de Olinda.

    Abertura – A semana começa com posse do comitê do Programa Identidade Jovem pela manhã, seguido de recital, e à tarde palestra com Cristiano Pimentel, procurador do Ministério Público de Contas (MPCO). Com o tema “Juventude no Orçamento”, o procurador irá mostrar aos gestores de juventude e demais público presente, a importância de entender como funciona o orçamento público e como os gestores jovens podem fazer uso do mesmo para implementação das políticas públicas voltadas para juventude.

    Os jovens interessados em oportunidades de trabalho poderão se inscrever gratuitamente para oito mil vagas nos cursos de qualificação profissional, nas Casas da Juventude (Gameleira e Arcoverde) e nas Estações do Governo Presente, no Recife, Jaboatão, Caruaru e Petrolina. A capacitação faz parte do projeto Juventude Presente, coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social, também ligada à SDSCJ, e que tem como parceiros a Microlins e o Prepara Cursos.

    A Semana Estadual de Juventude foi instituída pela lei nº 13.325/2007 e tradicionalmente é celebrada na quarta semana do mês de outubro. No entanto, devido ao calendário do segundo turno das eleições municipais, as comemorações ficaram para este mês de novembro. Trata-se de um conjunto de ações e atividades voltadas aos jovens com o objetivo de fortalecer o acesso dos pernambucanos à informação, cultura, educação, lazer, esporte e outras áreas.

    Serviço:
    Semana Estadual da Juventude – Pernambuco
    Quando : 19 a 24 de novembro

    Abertura: segunda-feira (19/11), às 9h30, no Auditório da UNINASSAU – Shopping Patteo Olinda

    Programação - dia 19/11:
    09:30 Recepção Cultural - DJ Zero - Grupos de Dança - Capoeira - Sepaktakraw
    10:00 Mesa de abertura da Semana Estadual de Juventude, com a presença do secretário da SDSCJ Cloves Benevides
    10:30 Posse do Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem – CEAFID Jovem/PE
    11:00 Recital da Juventude
    12 h – 14 h Intervalo para almoço
    14:00 Bate Papo sobre “Juventude no Orçamento” com Cristiano Pimentel - Procurador do Ministério Público de Contas do TCE
    15:00 Bate Papo sobre Empreendedorismo Juvenil com o Criador do Projeto Inova Jovem - Vinicius Mendes Lima
    16:00 Entrega de Certificados aos Gestores de Juventude do Ano

     
    Assuntos: sdscj, semana estadual da juventude, governo de pernambuco, cidadania,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para a seleção dos programas de residência médica e multiprofissional são prorrogadas

    | Educação, Saúde

     

    Foram prorrogadas, até o dia 25/11, as inscrições para o processo seletivo das Residências Médica e Multiprofissional para o ano de 2019. São disponibilizadas 1.342 vagas, sendo 806 para Residência Médica e 536 para o programa de Residência Multiprofissional em Saúde.

    As inscrições devem ser efetuadas, exclusivamente, no endereço eletrônico www.upenet.com.br. Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ R$ 490,00, para a residência médica, e R$ 290,00 para a multiprofissional, preferencialmente em casa lotéricas, até o dia 26/11/2018.

    A data limite para postagem da documentação  também será em 26/11, no endereço Av. Rui Barbosa, 1599, bairro das Graças – Recife/PE, CEP 52050-000. É de inteira responsabilidade do candidato que os documentos cheguem em tempo hábil à sua destinação.

    A seleção das duas residências será realizada em duas fases, sendo a primeira constituída de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda constituída de análise curricular, de caráter classificatório, para todos os candidatos.

    As provas escritas serão aplicadas no dia 09/12/2018. A divulgação do resultado final está prevista para o final de janeiro de 2019.

    Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br) através dos e-mails: iaupe.residenciamedica2019@gmail.com e iaupe.residenciamulti2019@gmail.com ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397.

    Assuntos: saude, residencia, residencia multiprofissional, ses,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Personalidades são premiadas na nona edição do Márcia Dangremon

    | Educação, Juventude, Direitos Humanos

     

    Até a oitava edição já foram agraciadas mais de 90 pessoas, entre físicas e jurídicas

    Mais uma vez o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PE realizou a premiação do Márcia Dangremon. Na sua nona edição, o prêmio trouxe personalidades e instituições que fazem a diferença na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do Estado. A solenidade, que ocorreu no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, teve por objetivo reconhecer publicamente pessoas físicas e jurídicas que se destacaram ou destacam pelo compromisso, empenho e contribuição na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

    A abertura do evento contou com a apresentação de balé Aria Social, instituição cofinanciada pelo Cedca/PE, fundada há 27 anos. Atualmente atende cerca de 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com idade a partir dos 6 anos

    As boas vindas do evento ficaram a cargo da conselheira do CEDCA/PE, Lourdes Vinokur, que em sua fala destacou a importância de Márcia Dangremon na sociedade pernambucana, sempre lutando em defesa dos mais necessitados.

    Já o presidente do Cedca/PE, Arnaldo Sampaio, destacou a importância da premiação que é mostrar à sociedade pernambucana a luta de pessoas em defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Chegamos na nona edição deste prêmio, sempre destacando pessoas e instituições engajadas na luta em prol das crianças e dos adolescentes do nosso Estado. Esse é mais um dia para refletirmos o nosso papel na sociedade”, ressaltou. 

    O evento premiou seis categorias:
    Pessoa Física, Ana Farias;
    Profissional de Comunicação, Paulo Lago;
    Adolescente, Mirela Santos;
    Pessoa Jurídica de Direito Privado, Grupo Adolescer;
    Pessoa Jurídica de Direito Público, Escola de Conselhos de Pernambucano;
    In Memoriam Pe.Edwaldo Gomes.

    O jornalista, Paulo Lago, um dos premiados, agradeceu ao CEDCA/PE pela escolha. “Gratificado demais em ser um dos agraciados com o Prêmio Márcia Dangremon, concedido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PE). Reconhecimento pelo trabalho executado na comunicação em prol de crianças e adolescente”.

    Para finalizar a premiação, os presentes tiveram a oportunidade de apreciar a bela apresentação da banda CERVAC - Força Especial, composta por 12 jovens com deficiência. A música na vida destes jovens eleva a autoestima, o desenvolvimento do aprendizado e traz para a sociedade as potencialidades das pessoas com deficiência, conscientizando e superando preconceitos.

    Márcia Dangremon - Socióloga, nascida no ano de 1940, na cidade de Vitória/ES, que morreu em 1999. Márcia ficou conhecida em todo o Estado de Pernambuco por ser detentora de uma personalidade vibrante e apaixonada pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica.  Foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida.

    Texto e fotos: Jacqueline Bezerra

     
    Assuntos: cedca-pe, marcia dangremon, defesa dos direitos das crianças e adolescentes, sdscj,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começaram hoje (19) as inscrições para cursos a distância no setor de turismo

    | Educação, Emprego, Turismo

     ead

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, e em parceira com a Secretaria de Educação do Estado, abriu inscrições para uma nova plataforma de cursos EAD, nesta segunda-feira (19). O espaço disponibilizará cursos on-line para qualificação no setor de turismo: Recreação e Lazer em Meios de Hospedagem; Inglês para Meios de Hospedagem e Enologia. As inscrições acontecem até dia 30 de novembro pelo link disponível no Facebook da Secretaria de Turismo. (facebook.com/secretariadeturismodepernambuco).

    Os cursos são gratuitos e têm duração média de 60 horas/aula, sendo voltados para para profissionais que buscam qualificação na área do turismo. As aulas dos cursos começam no dia 10 de dezembro, com 70 vagas por turma. Os interessados devem preencher o formulário e aguardar a confirmação por email. Os concluintes dos cursos onlines serão certificados.

    “O intuito da plataforma é oferecer opções de capacitação para os profissionais do turismo, através do novo ambiente virtual da Empetur. Nossa ideia é expandir o projeto, criando novos cursos específicos em turismo para qualificação dos gestores públicos, profissionais do trade turístico e estudantes”, declara o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Márcio Stefanni.


    Assuntos: seturel, see, ead, empetur, recreação e lazer em meios de hospedagens, ingles em meios de hospedagens, enologia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital dos Servidores disponibilizará vagas em duas novas residências

    | Educação, Saúde
     


    Pela primeira vez, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), unidade de saúde ligada ao Instituto de Recursos Humanos (IRH), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), disponibilizará vagas nas áreas de Anestesiologia e Clínica Médica para médicos residentes. Serão duas vagas para a primeira especialidade e seis vagas para a segunda. Nos anos anteriores, a residência se restringia apenas à área de Cirurgia Geral.

    O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira consiste em uma prova escrita, de caráter eliminatório, com peso de 90%. A fase final será uma análise curricular do candidato, somando os 10% restantes. Graduados em Medicina ou estudantes que concluirão o curso até 31/01/2019 estão aptos a participarem do programa.

    A supervisora do Programa de Anestesiologia do HSE, Jane Amorim, acredita que o hospital está preparado para receber a novidade e destacou a importância da prestação de um bom serviço para os colaboradores. “O HSE possui plenas condições de receber a residência nesses setores. Visamos sempre melhorar e levar um serviço de excelência e qualidade de atendimento para o servidor público”, explicou Jane. 

    Para Maria das Neves, coordenadora médica responsável pelo setor de Clínica Médica do HSE, todos sairão ganhando com as novas residências. “A residência é um ambiente estimulador para a prática clínica. Todos saem ganhando: o médico da preceptoria, o residente e os usuários. Será um aprendizado mútuo. Hospital que possui residência agrega maior cuidado, por ter mais profissionais disponíveis, resultando em um trabalho de melhor qualidade”, definiu. 

    O edital do Programa de Residência Médica está disponível no site da UPENET/IAUPE. As inscrições seguem até o próximo dia 18 e devem ser feitas através do endereço: www.upenet.com.br. As provas escritas serão realizadas no Recife no dia 9 de dezembro. A residência iniciará no dia 1º de março de 2019.


    Assuntos: ses, residencia, hospital dos servidores do estado, sad, anestesiologi ae clinica medica,
    Compartilhe: Link para o post: