meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Nota fiscal avulsa traz segurança jurídica para compradores do Polo de Confecções

    | Economia, Administração

    Nota fiscal avulsa traz segurança jurídica para compradores do Polo de Confecções

    Os consumidores que adquirem mercadorias no Polo de Confecções do Agreste já podem emitir a nota fiscal avulsa dos produtos no site da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE). O sistema da instituição já está preparado para fazer a emissão do documento que trará uma segurança jurídica para que os compradores possam transitar com as mercadorias em todo do território nacional.

    Atualmente, muitos consumidores de fora do Estado, que são clientes das empresas do Polo de Confecções, não recebem a nota fiscal de algumas delas, sobretudo as de menor porte. Muitas não têm estrutura ou organização administrativa para garantir a emissão do documento. Com isso, para sair com a mercadoria de Pernambuco e transitar livremente com os produtos, os compradores são obrigados a recorrer a empresas “laranjas”, que emitem uma nota fiscal irregular sem que o ICMS devido seja pago.

    Essa operação gera uma insegurança fiscal que faz com que muitas mercadorias sejam apreendidas antes de chegarem ao destino final. A possibilidade de ter os produtos perdidos fez com que vários consumidores, sobretudo aqueles que adquirem significativa quantidade de itens para a revenda, deixassem de comprar aos produtores locais e procurassem ambientes de compras em outros Estados.

    Para resolver essa situação, o Governo do Estado tomou a iniciativa da emissão da nota fiscal avulsa com a cobrança da alíquota de ICMS de apenas 2% na operação. Essa cobrança tem o objetivo de desestimular a informalidade. “A proposta do Governo de Pernambuco foi elaborada com base em sugestões das próprias empresas do polo, que estavam perdendo clientes. Por ano, calculamos que serão emitidas cerca de 30 mil notas fiscais avulsas”, explica o secretário da Fazenda de Pernambuco, Marcelo Barros. Ele informa que a alíquota de 2% foi decidida em conjunto com os empresários do polo e que a cobrança não visa aumento na arrecadação. “Os nossos principais objetivos são dar segurança fiscal aos compradores e acabar com a atividade dos ‘laranjas’, já que a alíquota cobrada será bem menor do que aquela que eles impõem”, completa. 

    Em um segundo momento, as notas fiscais avulsas serão emitidas pelos Espaços da Moda, que vão ser criados para viabilizar a prestação de serviços de diversos órgãos estaduais, reunidos no mesmo ambiente. “Estamos sempre atentos às necessidades do Polo de Confecções do Agreste. As empresas situadas nessa parte do Estado geram emprego e renda para milhares de pernambucanos. É nosso dever auxiliar no desenvolvimento dessa região e, uma forma de fazer isso, é melhorando os aspectos fiscais e tributários para a cadeia produtiva local”, explica o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

    MANUAL: Para emitir a nota fiscal avulsa, o contribuinte deve acessar o Portal da Sefaz-PE – www.sefaz.pe.gov.br. Depois, basta clicar no banner que diz “Nota Fiscal Avulsa”, no lado direito da tela inicial. A partir deste ponto, ele terá todas as informações necessárias para fazer a emissão.

    Empresários do Polo de Confecções aprovam medida

    Os empresários do Polo de Confecções participaram de todas as etapas de elaboração do projeto. Na última quinta-feira, representantes do setor produtivo da região conferiram uma palestra, realizada na diretoria da Sefaz-PE de Caruaru, para saber como a emissão da Nota Fiscal Avulsa é feita. Na ocasião, eles puderam conferir a simplicidade do sistema, além de fazer sugestões e tirar dúvidas sobre o tema.

    Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe, Valdir Oliveira, a iniciativa do Governo do Estado é excelente e vai proporcionar um ganho enorme para os compradores do Polo de Confecções. “Eles terão mais segurança para transportar as mercadorias. Além disso, os pequenos comerciantes não perderão clientes porque não têm estrutura para emitir as notas”, explica.

    Já Prudencio Gomes, diretor-presidente do Parque das Feiras de Toritama, informa que participa das reuniões sobre o projeto com a Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) há meses e que a entidade sempre se mostrou receptiva às demandas dos representantes do polo. “A Nota Fiscal Avulsa foi um grande passo. Ela vai ajudar a preservar nossa economia e trará benefícios para toda a cadeia produtiva”, completa.

    Assuntos: sefaz, polo de confecçoes, icms, paulo camara, cdl
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape publica edital de chamada pública para implantação de truck center

    | Economia, Emprego

    O pátio de triagem e estacionamento para caminhões (truck center) no Complexo Industrial Portuário de Suape está perto de ser implantado. A administração da estatal publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15) o Edital de Chamamento Público para credenciar as empresas interessadas em explorar o novo espaço. Os caminhoneiros vão contar com um local com 500 vagas estáticas e infraestrutura necessária para esperar o tempo de iniciar o descarregamento e embarque das cargas provenientes dos terminais localizados no porto.

    As empresas interessadas deverão enviar requerimento para o endereço da sede de Suape, localizada na Rodovia PE-60, Km 10, Engenho Massangana, Ipojuca, CEP 55.590-000 – Empresarial Porto de Suape – Governador Eduardo Campos. A chamada pública se encerra no dia 29 de setembro.

    O edital, regulamento e todos os documentos relacionados à implantação do pátio estão disponíveis no site de Suape (www.suape.pe.gov.br). O contrato de adesão terá validade de 15 anos, podendo ser renovado por sucessivos períodos, já que não se trata de modelo de concessão. A contratada terá o prazo de 12 meses para implantar o truck center. As empresas credenciadas deverão oferecer os seguintes serviços de apoio ao motorista: sanitários e vestuários de uso gratuito; restaurante e lanchonete; atendimento médico de emergência; área de descanso e vivência; serviços de oficina, reparo e borracharia de caminhões.

    A instalação do truck center vai disciplinar e regulamentar os veículos de transporte de cargas que acessam a área portuária. Diariamente, o porto recebe cerca de 2 mil caminhões, chegando a aproximadamente 2,5 mil em dias de pico. “Com a conclusão desse projeto, vamos evitar o estacionamento irregular nas vias de acesso aos terminais, além de minimizar os períodos ociosos de carga e descarga, gerando benefícios de logística”, pontuou Marcos Baptista, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.

    As 500 vagas estáticas podem ser divididas em duas áreas, próximas ou não, desde que localizadas dentro de uma área de até dois quilômetros do limite do Complexo de Suape. Após a instalação do Pátio de Triagem e do Estacionamento, todos os caminhões que acessarem ao Porto deverão estar previamente agendados e triados. A triagem vai compreender os serviços de recepção, leitura de placas, interligação online com os sistemas logísticos de Suape e dos terminais, orientação do local de estacionamento e posterior despacho do caminhão conforme liberação do terminal de destino.

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca
    Assuntos: suape, truck center
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco registra crescimento na ocupação hoteleira

    | Economia, Turismo
    As férias de julho turbinaram a ocupação hoteleira de Pernambuco, concentração maior de turistas foi no interior do Estado


    O mês de julho esquentou o segmento da hotelaria em Pernambuco. É que o fluxo de hóspedes no Estado nesse período aumentou consideravelmente. Segundo pesquisa realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco, ao todo foram cerca de 230.890, somente no mês de julho de 2017, enquanto em 2016 o número foi de 221.907. Tudo isso resulta um acréscimo de 4,05%.

    Seja para um período de descanso ou para conhecer as belezas das praias pernambucanas ou os encantos do interior do Estado, o que importa é que o mês rendeu bons frutos para o turismo de Pernambuco. A taxa de ocupação hoteleira também foi positiva com um incremento de 1,79%. Em 2016, o percentual foi de 64,69% e agora em 2017 subiu para 65,85%.

    “Em janeiro os turistas seguem para o litoral e Região Metropolitana, mas em julho o fluxo maior se concentra no interior. Por conta do clima, os turistas buscam regiões com clima mais ameno, aconchegante e serrano”, explica o Secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras.  Nesse período se observa também um turismo interno, em que o pernambucano faz questão de conhecer ou explorar Pernambuco. “Apesar de termos um bom número de turistas de fora, nesse período, verificamos os pernambucanos indo para dentro de Pernambuco, ou seja, uma concentração maior de turistas pernambucanos”, acrescenta Carreras.

    Assuntos: seturel, empetur, hotelaria, turismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape registra récorde na movimentação de contêineres em julho

    | Economia, Suape

    Suape

    Julho foi um excelente mês para a movimentação de contêineres no Porto de Suape. Pela primeira vez, desde outubro de 2011, o atracadouro ultrapassou os 40 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em um único mês. Com isso, Suape segue firme no caminho para bater o récorde anual na movimentação de contêineres, registrado naquele mesmo ano (434 mil TEUs). Os produtos são movimentados no Tecon Suape, terminal privado instalado no atracadouro pernambucano.

    O crescimento foi puxado pelas operações de cabotagem (navegação entre portos de um mesmo país) que contabilizaram aproximadamente 27,7 mil TEUs, seguido pelas importações, com aproximadamente 8,8 mil TEUs. As exportações chegaram a 3,6 mil TEUs. Em peso bruto, a movimentação alcançou 469.349 toneladas e em unidades, 24.734 contêineres.

    Em julho de 2016, o registro da movimentação foi de 33.247 TEUs.

    “Comemoramos a notícia e estamos otimistas com os dados registrados. Temos a movimentação de graneis líquidos como carro-chefe e, por isso, é importante que alcancemos resultados expressivos nas demais cargas. Esse dado mostra que podemos diversificar nossas operações e que estamos sendo bem avaliados por grandes empresas marítimas que escolhem atracar seus navios em nosso porto”, ponderou o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista.  

    Semestre
    Os números da movimentação de contêineres também foram expressivos no primeiro semestre. De janeiro a junho de 2017, o porto pernambucano cresceu 22,9% na movimentação deste tipo de carga, quando registrou 220.305 mil TEUs movimentados, ante 179.260 mil TEUs do mesmo período em 2016. A marca entra para os maiores récordes já registrados desde o início da operação do Tecon Suape em 2002.

    No semestre, o incremento na movimentação se deveu, principalmente, às operações de cabotagem, que contabilizaram 154.438 mil TEUs. As importações também registraram números significativos, com 47.940 TEUs, seguido pelas operações de exportação com 17.927 TEUs

    Entre as principais mercadorias movimentadas nas cargas conteinerizadas estão os plásticos que lideram a lista com 451.995 mil toneladas; seguido pelos cereais com 240.998 mil toneladas; produtos químicos e orgânicos com 166.510 mil toneladas. Na sequência aparecem ferro fundido e aço com 119.166 mil toneladas; sal, enxofre, cal e cimento com 112.632 mil toneladas; bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres com 89.047 mil toneladas, entre outros. No total, o porto registrou a movimentação de 2.576.897 toneladas no primeiro semestre de 2017.

    Portos públicos
    No cenário nacional, Suape se manteve em 4º lugar entre os principais portos públicos na movimentação de contêineres nos seis primeiros meses do ano, com 220 mil TEUs. Em 1º lugar está o Porto de Santos com 1.391.101 TEUs movimentados, seguido pelo Porto de Paranaguá com 357 mil TEUs e, Rio Grande com 345 mil TEUs.

    Cidades: Ipojuca
    Assuntos: porto de suape, recorde, movimentacao de conteineres
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara anuncia conjunto de ações e fortalece agropecuária de Pernambuco

    | Economia
    ADARGO
    As medidas anunciadas pelo governador, nesta quinta-feira, irão aumentar a segurança e a qualidade da produção avícola, estimular a bacia leiteira e reestruturar a Adagro
     
    SÃO BENTO DO UNA - Empenhado em fortalecer a agropecuária de Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (03.08), um pacote de ações durante a abertura da II Feira da Avicultura do Nordeste, neste município, Agreste Meridional. Entre os investimentos do Governo do Estado estão reestruturação da Agência Estadual de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Adagro); assinatura do decreto de operação da rastreabilidade do ovo; abertura de seleção temporária para contratação de 74 técnicos de defesa agropecuária; concurso público para contratação de 50 fiscais agropecuários; e entrega de equipamentos.

    “Temos que estar muito junto no campo e nos arranjos produtivos, buscando gerar emprego e renda, fazendo com que a produção avícola de Pernambuco continue a crescer, a se desenvolver e a nos orgulhar. Nesse sentido, a Adagro tem um papel fundamental: o de orientar, de fiscalizar e fazer parcerias em favor de uma agropecuária de qualidade, que proteja as pessoas que adquirem os produtos e, ao mesmo tempo, dê boas condições de trabalho aos fornecedores”, afirmou o governador Paulo Câmara, frisando que Pernambuco é o maior produtor de ovos do Nordeste e que este novo sistema de rastreabilidade é pioneiro no Brasil. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual visitou os estandes, cumprimentou os expositores da feira e os participantes da Corrida das Galinhas.

    Com o decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara, será possível organizar e regulamentar o trânsito e o comércio de ovos e derivados no Estado, para fins de fiscalização e controle sanitário, melhorando a qualidade dos produtos e possibilitando a rastreabilidade desde a procedência até a comercialização. “O consumidor vai poder identificar de onde veio o ovo e a data em que ele foi produzido, melhorando a questão da segurança”, destacou a presidente da Adagro, Erivânia Camelo, acrescentando que os produtores pernambucanos terão 90 dias para aderirem à nova regra.

    Com relação à reestruturação da Adagro, Erivânia pontuou que a medida vai aumentar o poder de atuação de fiscalização no Estado e os benefícios para os produtores. “Hoje, estamos com um quadro bastante reduzido de fiscais. Então, com a seleção temporária e o concurso público, vamos melhorar a fiscalização para que os registros dos produtos fiquem mais rápidos”, esclareceu.

    A seleção temporária para 74 técnicos agropecuários será realizada este semestre e tem contratação prevista para o primeiro trimestre de 2018. Já o concurso público para contratação de 50 fiscais agropecuários (nível superior) deve ocorrer ainda este ano, com contratação para o primeiro trimestre de 2018. Do total de vagas, 40 serão para o cargo de médico veterinário (Defesa Animal) e 10 para engenheiros agrônomos (Defesa Vegetal). Na ocasião, o governador também entregou 22 ensiladeiras, beneficiando 20 municípios do Agreste e Sertão, além de uma moto e de 11 kits de inseminação artificial. Os equipamentos promovem a inclusão produtiva, melhoria da renda e das condições de sobrevivência do homem do campo, com foco na bacia leiteira do Estado.

    Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), Nilton Mota, a avicultura de Pernambuco vive um grande momento com as ações anunciadas pelo governador Paulo Câmara. “Assim como a educação, somos referência na avicultura no Norte e no Nordeste do País. Sabemos que o Brasil não vive um bom momento, mas os atos assinados pelo governador trazem um novo momento para Pernambuco no segmento avícola”, pontuou Mota.

    A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida agradeceu ao governador e assegurou que, hoje, a avicultura respira com mais tranquilidade. “O segmento vem crescendo muito com esse empenho do Governo do Estado. O governador Paulo Câmara é sempre muito atencioso com o povo de São Bento do Una”, afirmou a prefeita. 

    Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o chefe de gabinete, João Campos; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; os deputados estaduais Claudiano Filho e Romário Dias; e prefeitos da região.
    Cidades: São Bento do Una
    Assuntos: adargo, concurso público, avicultura, comercio de ovos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco discute parcerias com o grupo espanhol Globalia

    | Economia, Turismo

    Wagner Ramos

    O objetivo é criar uma conexão direta entre Recife e Madrid, além de linhas de negócios nos setores turístico e hoteleiro

    Pernambuco deu mais um passo importante na conexão com o continente europeu, na manhã desta quarta-feira (02.08). Após anunciar operação do voo direto Recife/Munique, na Alemanha, no último dia 26 de julho, o Governo do Estado planeja, agora, uma nova parceria com a Espanha. O objetivo é expandir a conexão turística e econômica entre ambos, através da criação de um voo direto entre Recife e Madrid. A proposta foi discutida pelo governador Paulo Câmara e o CEO do Grupo Globalia e da Air Europa, Juan Javier Hidalgo, em encontro no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Além disso, também foram abordados possíveis novos investimentos nos setores turístico e hoteleiro.

    “Ficamos felizes com essa oportunidade de poder desenvolver novas parcerias com um grupo importante e que reconhece as potencialidades de Pernambuco. Essa união pode gerar muito mais do que um voo. Significa a possibilidade de muitos outros frutos, investimentos que nos ajude a crescer e desenvolver. Pernambuco está buscando trabalhar a agenda do futuro, mas sem esquecer também do que ainda falta ser feito. Então, eu vejo esse início de parcerias com a Globalia como uma oportunidade para que possamos estar inseridos nessa economia globalizada e para que possamos, também, expandir os nossos potenciais. Espero concretizar essas parcerias”, ressaltou o governador.

    O CEO da Globalia acredita que há espaço para uma forte ampliação e massificação do turismo espanhol no Nordeste, assim como do brasileiro na Espanha. “As empresas do Grupo Globalia trabalham em sinergia, e tencionam desenvolver o mercado turístico da America do Sul e apresentar o mercado brasileiro à Europa. Há muito potencial para parcerias entre o nosso grupo e Pernambuco, não apenas sob a forma de voos da Air Europa, mas também com relação à promoção do Estado como destino na Espanha”, afirmou.

    Na ocasião, o Consul da Espanha, Gonzalo Fournier, fez questão de reafirmar o interesse do País em formalizar parcerias com o governo pernambucano. “A iminente assinatura do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o MERCOSUL deverá trazer benefícios diretos para o Estado pernambucano. Se para países como México e Chile este acordo poderá representar um aumento significativo nas exportações, para o Brasil, particularmente para Pernambuco, abre-se uma janela de oportunidades para desenvolver parcerias com a Espanha, em especial no setor turístico”, declarou. No intuito de viabilizar uma aproximação do Estado com o País, o Cônsul explicou ainda que, apesar do Consulado estar situado em Salvador, há total disponibilidade para apoiar uma eventual missão do governador à Espanha. 

    Para o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras, a vinda do grupo sinaliza que Pernambuco e Recife estão no caminho certo da consolidação do Estado como um destino turístico de destaque no Nordeste e no Brasil. “Eles já tinham noção dos nossos potenciais, e mostraram interesse em celebrar parcerias com o governo. A gente espera, em breve, dar boas notícias para os pernambucanos de grandes investimentos. Até porque quando falamos de turismo, falamos de oportunidades e empregos”, frisou, complementando: “O grupo Globalia contempla empresas hoteleiras e turísticas de destaques na Europa. Então, eles não vêm só pensando na possibilidade de conectar um voo de Recife para Madrid, mas também fazer outros investimentos em Pernambuco”.

    Presente no encontro, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância do voo Recife-Madrid para o turismo e para a economia dos dois países, e afirmou que a iniciativa significa também uma forte conexão de estratégias. “Nós somos a única capital do Nordeste a ter conexão direta com todas as outras da região. E contamos também com polos médico, comercial, gastronômico, educacional e industrial muito bem desenvolvidos e de destaque no Nordeste. Então, nós buscamos ampliar os nossos serviços através da expansão dessas conexões, para que os quase 55 milhões de nordestinos possam, a partir do Recife, se conectar ao mundo. Não é só um voo, nós queremos conectar estratégias de desenvolvimento para a consolidação dos nossos potenciais”, cravou.

    O encontro também contou com a presença dos secretários estaduais Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão) e José Neto (Relações Internacionais); a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça; o diretor da Air Europa, Enrique Ambrósio; o diretor de Desenvolvimento Internacional da Globalia, Lisandro Menu-Marque; e o diretor geral de Operações Turísticas da Globalia, Emílio Rivas Botero. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: seturel, governo de pernambuco, conexao recife madrid
    Compartilhe: Link para o post:
  • Município de Caruaru recebe Mutirão dos Superendividados do Procon/PE

    | Economia

    Procon-PE

    A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, realizará de 31 de julho a 4 de agosto o Mutirão dos Superendividados, no município de Caruaru, no Agreste do Estado. A ação será realizada na sede do Procon de Caruaru, que fica localizado Av. Rio Branco, 315, no Centro da Cidade. A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo dar aos consumidores do município e cidades vizinhas a oportunidade de negociar as dívidas com o apoio e supervisão do órgão de defesa do consumidor.

    Participarão da ação todos os bancos, através da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban); Celpe, Compesa, TIM, Claro, Vivo, e OI. Todas as empresas, exceto os bancos, realizarão audiências na mesma hora, ou seja, o consumidor já sairá do local com uma proposta fechada de negociação. O Mutirão vem com uma proposta diferente dos atendimentos diários que acontecem no Procon/PE. As empresas participantes vão com o objetivo de oferecer negociações diferenciadas e que se adeque ao orçamento do consumidor.

    Para prestar uma reclamação, são necessários os seguintes documentos: original e cópia da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como: nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. Caso o reclamante não seja o titular, será preciso apresentar uma procuração reconhecida em cartório.

    MUTIRÕES –  Este é o segundo realizado este ano. O primeiro aconteceu no mês de junho, no Recife, atendeu cerca de três mil pessoas e negociou cerca de R$ 3 milhões em dívidas. Desde 2015 a SJDH vem realizando mutirões de superendividados. Até agora já foram contemplados os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Goiana e Arcoverde.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sjdh, procon-pe, mutirao de renegociacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seres registra aumento de vendas na Fenearte com produtos fabricados por detentos

    | Economia

    Seres

    A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), por meio da Gerência de Educação e Qualificação Profissionalizante (GEQP), registrou um aumento de 40% nas vendas dos produtos fabricados com a mão de obra carcerária durante a 18ª Fenearte, que ocorreu de 06 a 16 de julho, no Recife.

    Num comparativo com os dois últimos anos, o valor total das vendas em 2016 pulou de aproximadamente R$ 8.600,00 para 12 mil reais. No estande da Seres foram vendidos quase 180 itens, em sua maioria fabricados na Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, com destaque para o jogo de xadrez em madeira. Os valores arrecadados serão destinados aos artesãos.    

    LOJAS – As pessoas que tiverem interesse em adquirir os produtos fabricados por artesãos do sistema prisional, podem ir às duas lojas disponíveis no Paço Afândega, no Bairro do Recife, e na Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, reformada recentemente. Nos locais estão à venda as pinturas em telas, casas de boneca em madeira, banco-baú e jogos de xadrez produzidos por detentos do regime fechado ou semiaberto. A comercialização dos produtos fazem parte das ações de incentivo à profissionalização desenvolvidas pela Secretaria.  

    Serviço: 
    Paço Sustentável (Paço Alfândega)– 1º piso, loja 221 D
    Endereço: Rua da Alfândega, nº 35, Bairro do Recife  
    Funcionamento:            
    Segunda à sábado, das 10h às 18h / domingos e feriados, das 12h às 20h

    Loja Expressão (Casa da Cultura) – Cela 03
    Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/n, bairro Santo Antonio. 
    Funcionamento:
    Segunda a sábado, 9h às 18h / domingos, 9h às 14h

    Assuntos: seres, geqp, fenearte, artesaos do sistema prisional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é destaque nacional no crescimento do volume e receita das Atividades Turísticas

    | Economia, Turismo

    O crescimento do estado supera o próprio índice geral do país. O turismo tem sido uma janela de oportunidades para os pernambucanos no cenário de crise que o Brasil está atravessando

    A atividade turística de Pernambuco vem apresentando um bom desempenho diante de um cenário nacional de retração para o setor. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano, o estado de Pernambuco foi o único do Nordeste a apresentar um crescimento no Índice das Atividades Turísticas (IATUR). O crescimento foi de 6%, superando estados como Bahia, que cresceu 2,5%, e Ceará, com crescimento tímido de 0,4%, e o próprio país, que registrou queda de 7%.

    Os números da receita gerada pelos serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas também sofreram impacto positivo. No acumulado dos três primeiros meses do ano, Pernambuco apresenta um índice de 12%, mais uma vez superior ao índice geral do país que teve crescimento de 0,2%, no mesmo período. Pernambuco também segue à frente na receita quando comparado a Bahia, com o índice de 9%, e Ceará, com índice de 8%.

    “Pernambuco vem apresentando resultados expressivos no turismo. O setor é responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, um percentual superior, inclusive, ao de atividades como agricultura e agropecuária. O turismo vem sendo fortalecido através de ações promocionais diferenciadas na divulgação dos atrativos locais, captação de novos voos e capacitação profissional. O trabalho é diferenciado e o foco é sempre conquistar o turista”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 

    A pesquisa do IBGE considera os componentes para formação do Índice de Atividades Turísticas (IATUR) as atividades como serviços de alojamento e alimentação, transportes terrestre, aquaviário e aéreo, além de serviços de agenciamento turístico, agência de viagens e operadoras. Com base no crescimento geral de Pernambuco no índice, é possível concluir que as empresas que trabalham nesses segmentos no estado vêm oferecendo mais serviços na área de turismo e que novas empresas que atuam no setor estão surgindo no mercado.

    Assuntos: iatur, seturel, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bairros de Jardim Brasil e Jardim São Paulo recebem Procon-Móvel

    | Economia

     Procon

    Para o consumidor que mora nos bairros de Jardim Brasil, em Olinda, e Jardim São Paulo, no Recife, e quer abrir uma reclamação com mais comodidade, chegou a oportunidade. Neste mês de julho a unidade móvel do Procon-PE estará realizando atendimentos nos bairros.  

    Até o dia 21 de julho, das 13h às 17h, o veículo estará estacionado na Avenida Jardim Brasil, próximo a Feira de Peixinhos. Já de 24 a 28 de julho, a unidade vai para o Recife e ficará ao lado da Delegacia do bairro de Jardim São Paulo.

    O cidadão que tiver algum problema com compra ou serviço, com lojas de móveis ou eletroeletrônica, telefonia, bancos, cartão de crédito, TV fechada, fornecimento de energia ou água poderá comparecer ao Procon-Móvel e formalizar uma reclamação e em um prazo de até 30 dias, haverá uma audiência de conciliação entre as partes – consumidor e empresa.

    O Procon-Móvel, é um micro-ônibus adaptado para o atendimento - inclusive com acessibilidade às pessoas com locomoção reduzida - onde o consumidor poderá realizar todo o processo antes feito apenas nas unidades físicas do Procon-PE.

    Para prestar uma reclamação, o consumidor que chegar ao espaço, deverá portar originais e (duas) cópias de RG (carteira de identidade), CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

    Assuntos: Secid, procon-pe,
    Compartilhe: Link para o post: