meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governador negocia novos investimentos da Ambev

    | Economia
    Brasília Ambev

    Paulo Câmara esteve hoje com o presidente da empresa, Bernardo Paiva
     
    SÃO PAULO – O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta terça-feira (14.02) à tarde, com o presidente da Ambev, Bernardo Paiva. A conversa teve como objetivo avaliar novos investimentos e  parcerias entre Pernambuco e a companhia de bebidas. “Existem muitas novas oportunidades para que a Ambev gere mais emprego e renda no nosso Estado. As empresas confiam na parceria com o Governo de Pernambuco porque atuamos de forma transparente e cumprimos com as nossas responsabilidades”, disse o governador.
     
    Paulo Câmara destacou o fato de a unidade da Ambev no Estado, a Cervejaria Pernambuco, localizada no município de Itapissuma, ter sido escolhida a melhor cervejaria do mundo em 2016, segundo informações repassadas por Paiva. “É um grande estímulo e incentivo para os trabalhadores da fábrica de Itapissuma. Trata-se de um reconhecimento internacional do alto nível da nossa mão-de-obra”, observou o governador. Em 2016, apesar da crise, de acordo com o presidente da Ambev, a empresa conseguiu gerar mais empregos. Foram abertas mais de 1 mil novas vagas.
     
    A ampliação da unidade pernambucana – um investimento de R$ 400 milhões – está possibilitando a fabricação de marcas “premium” de cervejas: Budweiser, Stella Artois e Skol Beats serão industrializadas em Itapissuma e distribuídas para as regiões Norte e Nordeste do País. A reunião de hoje contou com as presenças dos secretários Felipe Carreras (Turismo, Lazer e Esportes), José Neto (Assessoria Especial) e Antônio Carlos Figueira (Casa Civil) e dos executivos da Ambev Pedro Mariani (vice-presidente Jurídico e de Relações Corporativas), Marcus Galeb (Relações Corporativas) e Ricardo Melo (vice-presidente de Vendas).


    Fotos: Ennio Benning
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, brasília, Ambev, bernardo paiva, economia, empregabilidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Raul Henry ouve produtores de Petrolina

    | Economia, Agricultura

    petrolina

    Fruticultura irrigada e demais assuntos relacionados à economia do Vale do São Francisco estavam na pauta do encontro. 

    O secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, participou, nesta segunda-feira (13), na Valexport Petrolina, de uma reunião sobre a fruticultura irrigada e outros assuntos relacionados à economia do Vale do São Francisco. O encontro foi convocado pelo secretário e teve como objetivo ouvir as demandas dos produtores locais para que o Governo do Estado estude a melhor maneira de atuação no sentido de fortalecer a região.

    “Ouvimos diversas sugestões dos produtores e iremos levar os pleitos adiante. Entre eles está a possibilidade de um decreto para priorizar o registro de agrotóxicos de algumas culturas e nós vamos tratar posteriormente com o Ministério da Agricultura”, adiantou Raul Henry. A interlocução com o Governo Federal faz parte de uma série de ações para destravar projetos e fazer com que Pernambuco continue investindo mesmo em um cenário de crise.

    “Vivemos a maior recessão econômica da história do país, mas a boa notícia é que há um sentimento de que o pior momento passou. Há 20 dias converso com empresários que querem trazer investimentos para o Estado ou que já possuem negócio aqui. São grandes multinacionais, todos otimistas com o país”, afirmou o secretário. Ele destacou o avanço no diálogo sobre as reformas Tributária e da Previdência, no âmbito federal, e na negociação para a retomada da autonomia do Porto de Suape e das obras da Transnordestina, no que diz respeito aos benefícios diretos para Pernambuco.

    Além do secretário e vice-governador Raul Henry, estiveram presentes na reunião os prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho; de Lagoa Grande, Vilmar Capelaro; de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti; de Afrânio, Rafael Cavalcanti; de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes; além do deputado federal Guilherme Coelho, do deputado estadual Odacy Amorim, do presidente da AD Diper, Jenner Guimarães, do presidente da Compesa, Roberto Tavares, e do diretor de Gestão Portuária do Complexo de Suape, Paulo Coimbra. Também marcaram presença representantes do Sebrae e do Banco do Nordeste.

    Esgotamento - Pela manhã, Raul Henry participou de evento para assinatura de convênio de R$ 5 milhões entre a Prefeitura, a Codevasf e Compesa. A iniciativa vai levar esgotamento sanitário ao bairro de Jatobá e urbanizar a estação de tratamento de esgoto centro. Além de Henry, a solenidade contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, o prefeito Miguel Coelho, o senador Fernando Bezerra Coelho, os deputados federais Gonzaga Patriota, Guilherme Coelho, João Fernando Coutinho e Creuza Pereira, a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Em seguida, o vice-governador e secretário da SDEC esteve no ato de regulamentação da lei de renegociação da titulação e k1 (taxas de uso de água e de infraestrutura) dos produtores rurais, na comunidade N-3.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: raul henry, sdec, valexport petrolina, compesa,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon/PE encontra bancos funcionando de forma precária

    | Economia, Direitos Humanos

     procon-pe

    Fiscais do Procon/PE estiveram nas cidades de Amaraji, localizada na Zona da Mata Sul, e Goiana, na Zona da Mata Norte, na manhã desta segunda-feira (13), para dar início às fiscalizações nas agências bancárias que foram alvos de ações criminosas nos últimos meses e ainda não tiveram as atividades restabelecidas. O prazo para a reabertura das agências expirou ontem (12).

    Nas duas cidades, as unidades do Banco do Brasil, que foram explodidas, funcionam de forma precária. Estão sendo executados apenas serviços burocráticos, como troca de senha e entrega de cartão. Mas, em nenhuma das duas, o consumidor consegue fazer pagamentos ou saques, porque ambas não estão realizando serviços com dinheiro em espécie.

    Quatro equipes de fiscalização do Procon/PE estão atuando nas vistorias. Lotéricas e agências dos Correios também estão sendo fiscalizadas a fim de constatar a transferência ou não dos serviços e a qualidade com que vêm sendo prestados à população. Nesta semana, os grupos deverão inspecionar as agências das cidades de Abreu e Lima, São Vicente Férrer, Ipojuca, Sirinhaém, Barreiros, Betânia, Capoeiras, Glória do Goitá, Lajedo, Terra Nova e Verdejantes.

    Notificação - O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Procon/PE, instituiu, na última terça-feira (07/02), uma medida cautelar contra os bancos que foram alvos de criminosos e ainda não apresentaram celeridade na reabertura das agências e postos danificados em Pernambuco. Todas as instituições financeiras foram chamadas para uma audiência que será realizada no próximo dia 17/02, às 10h, na sede do Procon/PE.

    Na ocasião, os bancos terão que apresentar medidas preventivas para manutenção da ordem e segurança das agências bancárias; documentos que comprovem o atendimento de segurança com as especificações estabelecidas pela Polícia Federal; cronograma de investimentos em monitoramento e segurança privada das agências, com destaque para horários de incidências das ações criminosas (período noturno e vespertino); implementação das tecnologias necessárias a dificultarem as ações criminosas, tais como: inutilização de cédulas, alarmes de segurança, blindagem; e relação das agências danificadas, com previsão de reabertura.


    Fotos: Anderson Pereira

    Assuntos: procon-pe, fiscalização agencias bancárias, sjdh,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara se reuniu com Temer em Brasília para falar de segurança, desemprego e crescimento econômico

    | Economia, Política, Segurança, Emprego

    Governador tratou de segurança, desemprego e retomada do crescimento

    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara se reuniu com o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (09.02), no Palácio do Planalto. Na oportunidade, Paulo tratou de temas nacionais, como as reformas importantes para o País, a segurança pública, o desemprego e a retomada do crescimento econômico.

    "A conversa foi positiva. Mostramos mais uma vez que vamos colaborar com os projetos fundamentais para o Brasil sair da crise e ajudar os Estados e municípios a voltarem a crescer", destacou Paulo Câmara. Ele estava acompanhado do presidente do PSB, Carlos Siqueira;  do senador Fernando Bezerra Coelho; da deputada Tereza Cristina; além do vice-governador de São Paulo, Márcio França.

    Junto com Siqueira, Paulo, que também é vice-presidente do PSB, reafirmou para o presidente Temer que continuará defendendo as bandeiras históricas do partido, como o desenvolvimento social, o combate à pobreza, a universalização da educação.

     "Colocamos as preocupações que nós temos com o País, como o atual momento da segurança pública. Hoje, vários Estados enfrentam problemas com as polícias, os presídios, as drogas e o desemprego. Coloquei ao presidente que este é um debate nacional. Precisamos de resultados rápidos. É isto que a população espera de nós", defendeu Paulo.

    Fotos: Beto Barata e Marcos Corrêa/PR
    Assuntos: paulo camara, michel temer,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado institui medida cautelar contra bancos que ainda não reabriram agências após explosões

    | Economia, Segurança

    Procon-pe

    O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), instituiu, nesta terça-feira (7), uma medida cautelar contra os bancos que foram alvos de criminosos e ainda não apresentaram celeridade na reabertura das agências e postos danificados em Pernambuco. O Procon/PE  notificou na manhã de hoje os bancos do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal.

    As instituições terão cinco dias corridos para restabelecer as atividades bancárias nos municípios que se encontram sem a regular prestação de serviços, através de vias alternativas de atendimento à população, em atendimento às normas de segurança, sob pena diária de R$ 100 mil.

    “A iniciativa visa coibir a irresponsabilidade, a leniência e a falta de respeito e de cuidado das instituições bancárias com o povo pernambucano. Os bancos notificados estão desrespeitando a população, à medida que desobedecem o código de defesa do consumidor. Milhares de pessoas estão sendo prejudicadas” explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

    O gerente geral do Procon/PE, Erivaldo Coutinho, assegurou que todas as equipes de fiscalização do órgão estarão nas ruas para verificar se a determinação será cumprida e para multar, caso necessário. “Os consumidores que de alguma forma se sentirem lesados devem procurar as nossas agências ou denunciar no 0800.282.1512” acrescentou.

    Todas as instituições financeiras foram chamadas para uma audiência que será realizada no próximo dia 17/02, às 10h, na sede do Procon/PE. Na ocasião, os bancos terão que apresentar medidas preventivas para manutenção da ordem e segurança das agências bancárias; documentos que comprovem o atendimento de segurança com as especificações estabelecidas pela Polícia Federal; cronograma de investimentos em monitoramento e segurança privada das agências, com destaque para horários de incidências das ações criminosas (período noturno e vespertino); implementação das tecnologias necessárias a dificultarem as ações criminosas, tais como: inutilização de cédulas, alarmes de segurança, blindagem; e relação das agências danificadas, com previsão de reabertura.

    O não comparecimento injustificado na audiência acarretará em crime de desobediência, e no encaminhamento do processo administrativo para aplicação das devidas advertências legais na esfera criminal.

    Processo – Em setembro do ano passado foi aberto um processo administrativo para que os bancos apresentassem um cronograma de soluções e/ou alternativas para resolver o problema dos consumidores que estão sem atendimento bancário, devido às ações criminosas e explosões. Após o prazo estabelecido de 10 dias, alguns apresentaram as alternativas, mas que ainda não atendem efetivamente às necessidades dos consumidores.

     

    Fotos: Fernando Portto/SJDH

    Assuntos: governo de pernambuco, sjdh, medida cautelar contra bancos, Procon-pe, pedro eurico, erivaldo coutinho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cesta básica cai pelo sexto mês consecutivo em PE

    | Economia

     

    A pesquisa realizada pelo Procon-PE, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), demonstrou que a cesta básica caiu pelo sexto mês consecutivo no estado. O município que houve maior redução foi no Cabo de Santo Agostinho, onde a cesta caiu 1,35%, passando de R$ 361,97 para R$ 357,09, no último mês de janeiro.

    Os produtos que mais reduziram de preço foram: batata inglesa (36,31%); açúcar cristal (13,24%); ovos (6,77%) e o feijão mulatinho (5,1%). Na área de higiene pessoal  o único item que reduziu de valor foi  o creme dental (5,20%). Já no setor de limpeza doméstica todos os itens subiram de preço. A lã de aço subiu 20,95%; o sabão em pó, 7,69%; a água sanitária 5,92% e o sabão em barra 1,70%.

    O valor da cesta básica compromete 39,31% do salário mínimo atualizado este ano em R$ 937. A pesquisa foi realizada em 23 estabelecimentos dos municípios de Recife, Olinda, Paulista e Abreu e Lima; 11 no Cabo de Santo Agostinho; 12 em Vitória de Santo Antão e 20 em Caruaru.

    A análise dos preços é feita em 27 itens, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal. A pesquisa toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.

    O consumidor que queira ter acesso a pesquisa basta enviar e-mail para: pesquisasproconpe@gmail.com.

    Assuntos: Procon-pe, cesta básica, sjdh,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara entrega conjunto de ações em Surubim

    | Economia, Agricultura
    Surubim

    Governador autorizou, neste sábado, a instalação do Posto Avançado dos Bombeiros no município e assegurou
    medidas para reforçar o abastecimento de água e a agricultura familiar local
     
    SURUBIM - A população de Surubim recebeu, neste sábado (04.02), o governador Paulo Câmara e comitiva para a entrega de importantes intervenções nas áreas de abastecimento hídrico, agricultura familiar e segurança. Para reforçar a distribuição de água no município, foi assinada a ordem de serviço para limpeza, desassoreamento e ampliação das barragens de Jucá Ferrado e do Caiaí. Para a segurança, foi anunciada a instalação de uma unidade do Posto Avançado dos Bombeiros - PAB, que vai funcionar a partir de abril. Durante o ato, também foram assinados os termos de adesão aos Programas do Leite e de Aquisição de Alimentos, beneficiando cerca de quatro mil pessoas. 
     

    “Eu fico feliz, como governador, em ter a oportunidade de poder fazer as parcerias que têm dado certo em prol da população. A gente sabe da situação complicada que o nosso País enfrenta, e Pernambuco não escapou disso. Por isso, acredito que se fizer um bom planejamento, dá pra usar o pouco do dinheiro que dispomos em áreas prioritárias, como água, segurança, desenvolvimento social e econômico”, pontuou o chefe do Executivo estadual. Paulo afirmou ainda que o trabalho vai continuar. "Vamos continuar empenhados, fazendo as parcerias com os municípios e avançando com as conquistas. Esse conjunto de ações expressa o nosso esforço para superar os desafios, juntos com o povo e para o povo", frisou.

    O funcionamento provisório do PAB em Surubim será realizado através da cessão do terreno onde operava o antigo Terminal Rodoviário, que foi cedido pelo Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER-PE) à Prefeitura, para abrigar a corporação. A construção de uma nova sede no mesmo local está sendo planejada pelo Governo do Estado. Para o governador, além de oferecer mais segurança para uma região tão importante do Estado, a estrutura vai contribuir ainda mais para a descentralização e interiorização dos serviços dos Bombeiros. “A comunidade vai ficar mais tranquila, e a região vai poder contar com um atendimento mais rápido a partir de agora”, declarou.

    Na área da agricultura familiar, foram assinados os termos de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Alimentos) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). O primeiro receberá um aporte de R$ 250 mil para a compra de 80 mil quilos de alimentos, beneficiando 2,5 mil pessoas. O PAA Leite vai distribuir 300 litros de leite de vaca por dia, atendendo 1,5 mil pessoas. Neste caso, o investimento será de R$ 215 mil. Ambos os programas atuam em mais de 100 municípios do Estado através da compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e entidades cadastradas.

    O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, ressaltou que mais do que promover o acesso à alimentação gratuita, os programas têm o papel de incentivar a agricultura familiar. “Nós estamos oferecendo mais dignidade para essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, e, ao mesmo tempo, estamos incentivando e capitalizando a produção dos agricultores da terra. Uma ação conjunta que, em tempos tão difíceis, faz muita diferença na vida da população", disse. 

    ABASTECIMENTO HÍDRICO – Paulo aproveitou a oportunidade para assinar duas ordens de serviço para limpeza, desassoreamento e ampliação da barragem de Jucá Ferrado, assim como para limpeza e desassoreamento da barragem do Caiaí. Juntas, as intervenções contarão com um investimento total de R$ 200 mil, beneficiando cerca de 140 famílias surubinenses. O prazo para a conclusão das obras é de 90 dias.
     

    Ainda no município, o governador visitou as obras de interligação dos Sistemas Produtores de Siriji (Vicência - na Mata Norte) e Palmeirinha (Bom Jardim - no Agreste Setentrional). Com investimentos de R$ 34 milhões, a obra prevê o reforço do abastecimento de sete cidades (Surubim, João Alfredo, Bom Jardim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério), garantindo mais segurança hídrica para a região. Ao todo, 150 mil pernambucanos serão beneficiados. A interligação, com conclusão prevista para dezembro deste ano, permitirá à Compesa captar 150 litros de água por segundo, em 37 km de adutoras de 500mm de diâmetro.

    Para minimizar os efeitos da estiagem, foi investido no Estado, em um período de dois anos, o valor de R$ 6,2 milhões na construção/recuperação de 62 barragens, beneficiando mais de 9,3 mil pessoas que vivem em comunidades rurais localizadas no Agreste e Sertão pernambucano. Em Surubim, já estão concluídas as barragens de Sitio Capim, Sitio Mimoso, Gangungo, Lagoa da Vaca, Desterro, Tabu e Sitio Cazés.

    A prefeita Ana Celia agradeceu, em nome de todos os surubinenses, pelo comprometimento demonstrado pelo Governo com as necessidades do município. "Fica difícil quantificar os inúmeros benefícios que esse pacote de obras e intervenções vão  causar nas vidas das nossas famílias. Eu só tenho a agradecer ao governador e sua equipe que sempre tiveram um carinho especial pela nossa cidade", registrou.

    Acompanharam o governador também o deputado federal Danilo Cabral, o secretário estadual da Casa Civil, Antônio Carlos Figueira; o secretário executivo da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, Maurício Cruz; o vice-prefeito de Surubim, Guilherme Nóbrega; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE), coronel Manoel Cunha; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; entre outras autoridades da região.
     
    Fotos: Roberto Pereira/SEI

     


    --

    Cidades: Surubim
    Assuntos: paulo camara, surubim, abastecimento hidrico, agricultura familiar, segurança, barragem de Jucá Ferrado, barragem de Caiaí, unidade de posto avançado dos bombeiros, programa do leite, aquisição de alimentos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretarias estaduais reúnem-se para fomentar o empreendedorismo

    | Economia, Emprego

     Sempetq

    Representantes de doze secretarias estaduais, empresas e órgãos vinculados que compõem o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco-Fempe, reuniram-se hoje na Sempetq para dar início às articulações e parcerias de 2017. A secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo do Estado, Carolina Soares, abriu a reunião destacando a importância de contar com a participação ativa do grupo de gestores do Estado para apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “Queremos integrar e apoiar as ações de cada secretaria para fomentar o empreendedorismo em Pernambuco”, explicou. 

    Durante o encontro, os participantes apresentaram programas, projetos e iniciativas de suas pastas que podem ser incrementados com a articulação do Fempe. Entre elas, propostas relacionadas à ação da Sempetq como a oferta de microcrédito a empreendedores via a Agência de Fomento de Pernambuco – Agefepe, e o incentivo ao empreendedorismo por meio do Expresso Empreendedor da Sempetq. As unidades do Expresso Empreendedor, no Recife, Ipojuca, Caruaru e Petrolina, oferecem palestras sobre a formalização como Microempreendedores Individuais-MEI, educação financeira e consultoria contábil e empresarial – em parceria com o Sebrae e o Conselho Regional de Contabilidade – aos empreendedores.

    Assuntos: sempetq, fempe, micro e pequenas empresas, agefepe, expresso empreendedor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo fecha o ano com superávit e aumento dos investimentos em áreas prioritárias

    | Economia, Balanço, Administração

     

    Gestão responsável do Governador Paulo Câmara garante o equilíbrio fiscal

    Mesmo com todas as dificuldades econômicas, o Estado de Pernambuco conseguiu registrar um superávit (receita menos despesa) de R$ 93,2 milhões em 2016. Outro ponto positivo foi o pagamento em dia da folha de pessoal, incluindo o décimo terceiro. A realidade fiscal do Estado é bem diferente da de outros entes da federação, que atrasam e parcelam salários e fecharam 2016 com déficit bilionários em suas contas.

    "Mesmo diante desse cenário nacional extremamente negativo, temos um resultado muito favorável já que fechamos o ano de 2016 com superávit. Na comparação com os Estados mais ricos da federação, que fecharam 2016 com déficit bilionários, constatamos que a governança e a gestão fiscal de Pernambuco foram feitas com muita responsabilidade e equilíbrio", avalia o secretario da Fazenda do Estado, Marcelo Barros. 

    Os dados do balanço orçamentário de 2016, divulgado recentemente no Diário Oficial do Estado, mostram que a manutenção do equilíbrio fiscal de Pernambuco tem como base uma gestão responsável por parte do Governador Paulo Câmara, que cortou gastos, mas não deixou de investir em áreas prioritárias. Em 2016, foram investidos 5,1% a mais do que em 2015. O montante passou de R$ 1,36 bilhão para R$ 1,44 bilhão.  Dentre as principais áreas beneficiadas destacam-se os investimentos em Recursos Hídricos, Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Econômico e Habitação, entre outras.  O nível de investimento aumentou mesmo com o contingenciamento de Operações de Crédito por parte da União, cifra que foi 23,3% menor em 2016 em relação a 2015.

    Os investimentos em Saúde e Educação ultrapassaram o percentual estabelecido pela constituição. No caso da Saúde, o mínimo estabelecido é de 12% do orçamento, foram Investidos 15%. Em relação à Educação, o mínimo é de 25% e nós investimos 27,1%.  

    A arrecadação do ICMS, principal fonte de receita do Estado, cresceu, em termos absolutos, de R$ 12,8 bilhões para R$ 13,7 bilhões entre 2015 e 2016. Um crescimento de 7,1% em um ano de recessão e dificuldade econômica. Parte desse aumento deve-se ao esforço da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco de criar mecanismos fiscais para aumentar a arrecadação como o Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC), que conseguiu recuperar R$ 380 milhões em ICMS atrasado, e a atração da importação de combustíveis para o Porto de Suape, devido a uma mudança na cobrança do ICMS, que gerou mais R$ 120 milhões para os cofres do Estado.

    Os gastos com a folha de pagamento ficaram dentro dos limites prudencial e máximo, exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). As despesas de custeio, por sua vez, cresceram apenas 3,1% em comparação com 2015, resultado bem abaixo da inflação do período (6,29%). Tal desempenho reflete o esforço de racionalização dos gastos públicos. 


    Assuntos: paulo camara, equilibrio fiscal, estado de Pernambuco, superavit, balanco orcamentario, equilibrio fiscal,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programação do Expresso Empreendedor do Recife

    | Economia, Emprego


    O Expresso Empreendedor do Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), já preparou a programação de atividades e palestras para fevereiro. São  consultorias, oficinas e palestras voltadas aos Microempreendedores Individuais (MEI) e potenciais empreendedores informais. O cronograma é amplo para atender às diversas necessidades e inclui consultorias contábeis e empresariais, palestras sobre o MEI e educação financeira. A programação é gratuita e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os interessados podem se inscrever antecipadamente pelo telefone da própria unidade ou no local, a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), na Rua Imperial, 1600. A programação começa no dia 01 de fevereiro com a palestra "O Microempreendedor Individual Para Começar Bem". 

    Empreendedor

    Assuntos: expresso empreendedor, sempetq, sebrae, Jucepe
    Compartilhe: Link para o post: