meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Expressos da Moda fecharão o ano com 10 mil notas emitidas

    | Economia, Fisco


    Equipamentos contribuem para formalizar as operações do Polo de Confecções do Agreste 

    As unidades do Expresso da Moda em Pernambuco emitiram, até novembro, mais de oito mil Notas Fiscais Avulsas Eletrônicas (NFA-e), em seu primeiro ano de funcionamento. A expectativa é de que em dezembro sejam emitidas duas mil NFA-e, totalizando dez mil até o fim de 2018. A NFA-e foi implantada em meados de 2017 e os Expressos da Moda, situados em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, começaram a funcionar a partir de dezembro do ano passado. O objetivo dos equipamentos é auxiliar os pequenos empresários do Polo de Confecções do Agreste, que costumavam vender os produtos sem nota fiscal, formalizando o comércio na região.

    A presença dos Expressos da Moda, bem como o crescente uso da NFA-e promovido por eles, tem contribuído significativamente para o fomento do segmento de tecidos e confecções de Pernambuco, legalizando o trânsito das mercadorias e o escoamento rápido da produção do Polo. “Com a segurança fiscal estabelecida na venda das confecções, é perceptível a satisfação do empresariado da região, refletindo no aumento do volume de negócios e na regularização dos pequenos empreendimentos”, ressalta o diretor geral da Receita da II Região Fiscal da Sefaz-PE, Benedito Santos.

    A NFA-e foi concebida para evitar que pequenos comerciantes do Polo de Confecções do Agreste vendessem seus produtos para consumidores de outros estados utilizando-se de notas fiscais fraudulentas emitidas por “empresas fictícias”. A fiscalização de mercadorias com irregularidades fiscais, e consequente apreensão dos produtos, fazia com que muitos agentes de compras optassem pela aquisição em outros estados, prejudicando o comércio na região.

    Na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe-PE, Bruno Bezerra , o Expresso da Moda levou cidadania empreendedora para o pequeno empresário, segurança fiscal para o comprador e um expressivo ganho de competitividade para o Polo de Confecções. “Temos hoje em Pernambuco uma excelente plataforma tributária para o setor têxtil e de confecções”, destaca.

    Para o síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho, a atenção do Governo de Pernambuco ao Polo permite maior competitividade aos produtores. “É preciso reforçar que o setor de confecções de Pernambuco conseguiu, após muita negociação, o benefício de uma carga de ICMS de apenas 2% sobre a saída do que é produzido pelos pequenos confeccionistas que não têm inscrição”, completa.

    Cidades: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama
    Assuntos: sefaz-pe, polo de confecçoes do agreste, notas fiscais, expresso da moda de pernambuco, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • MEI recebe isenção de taxas

    | Economia, Emprego

    MEI 

    Devido à uma solicitação nacional de diversas entidades, incluindo o Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa de Pernambuco (Fempe), ao Comitê para a Gestão Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) foi formalizada a redução, a zero, para o MEI, de todos os custos referentes ao licenciamento e baixa de empreendimentos enquadrados nesta classificação.

    Isso inclui taxas de abertura, inscrição, registro, alvará de funcionamento, licença, cadastro, alterações e procedimentos de baixa e encerramento, licença de funcionamento do Corpo de Bombeiros (exceto serviços de vistoria técnica e análise de projeto), emolumentos e demais contribuições relativos ao MEI, de qualquer um dos entes da federação – União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.

    A medida foi positivada com a inclusão do §3º do artigo 4º da lei 123/2006, a qual institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e representa um estímulo à valorização da micro e pequena empresa no País. Lembrando que essa resolução não se aplica ao pagamento da contribuição mensal referente ao INSS e impostos tais como ICMS e ISS, do seu DASN.

    Assuntos: sempetq, mei, reducao taxas,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor Recife comemora quatro anos com palestra para microempresários

    | Economia, Emprego

     empreendedor

    Sexta-feira também de comemorações em Caruaru, Petrolina e Ipojuca 

    Comemorando quatro anos de funcionamento, o Expresso Empreendedor Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), realizou duas palestras com os respectivos temas: "Estratégias de Marketing Digital para o Sucesso da sua Empresa" e "Tome CHA! Trabalhando características empreendedoras". O evento foi realizado nesta sexta-feira (7), no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

    Depois de dar boas-vindas aos presentes, Murilo Nóbrega, gestor das unidades do Expresso Empreendedor, falou sobre os avanços conquistados ao longo desses quatro anos. "Sinto-me orgulhoso pelo trabalho desempenhado. Atendemos a classe empresarial pernambucana, fizemos palestras, tiramos dúvidas e contribuímos para o crescimento econômico do Estado”, disse Murilo.

    Rafaela Airola, supervisora do Expresso Empreendedor Recife, depois de agradecer a equipe de trabalho, destacou a importância das palestras para os Micro Empreendedores Individuais (MEIs). "A palestra tem o objetivo de preparar os novos empresários para o mercado, com explicações detalhadas, contribuindo efetivamente para deixá-los mais capacitados para os desafios do dia a dia", lembra.

    Iniciando a manhã de palestras, a socióloga e consultora de empresas Simone Pires abordou a importância do planejamento de ações através do marketing digital. "Fazer com que o público conheça o seu produto é imprescindível para quem almeja crescer e expandir o seu nicho. Uma maneira de realizar maior divulgação com pouco investimento é algo tentador, porém é realidade na internet. Produzir panfletos e outros tipos de divulgação nem sempre gera um resultado esperado, quando na maioria das vezes, com menos recurso você pode atingir um público imensamente maior através de redes sociais" constata Simone.

    Dando continuidade às palestras, a coach e consultora de empresas Leide Laura destacou a necessidade de saber se colocar no mercado empresarial. “Realmente não é fácil, às vezes encontramos pessoas desmotivadas, mas é preciso continuar firme e jamais desistir dos sonhos", finalizou.

    A empreendedora Maria José Cavalcanti possui MEI há três anos “Irei começar a minha confecção de fraldas descartáveis a partir de janeiro de 2019, e foi crucial vir para essa palestra neste dia tão especial. Ajudou a sanar todas as minhas dúvidas", concluiu a empresária.

    Além do Recife, foram realizados nesta sexta-feira eventos de comemoração aos aniversários no Expresso Empreendedor em Petrolina, Caruaru e Ipojuca com palestras sobre como administrar bem o seu negócio e empreendedorismo. Na próxima semana, na quarta-feira (12), será a vez da comemoração de um ano da Agência de Empreendedorismo, localizada no Recife. O tema da palestra será “Empreender em tempo de crise”, das 8h30 às 11h30, na Rua da União, 293, na Boa Vista. As vagas são limitadas. Garanta já a sua.

    Assuntos: sempetq, expresso empreendedor, caruaru, petrolina, ipojuca,
    Compartilhe: Link para o post:
  • 13º do Estado será pago no próximo dia 18

    | Economia, Administração

    PH 

    Contabilizando os salários de novembro, dezembro e o 13º, Governo injetará R$ 2,5 bilhões na economia estadual. Anúncio foi feito hoje pelo governador Paulo Câmara

    O governador Paulo Câmara anunciou hoje (06/12) que o 13º salário do funcionalismo estadual será pago no próximo dia 18. “Diante do compromisso do nosso Governo em manter o equilíbrio das contas públicas, assim como o pagamento do funcionalismo estadual em dia, vamos cumprir, rigorosamente, o que fazemos todos os anos, o pagamento do 13º salário dos servidores públicos no mês dezembro”, disse Paulo.

    Dentro desta premissa, o Governo do Estado divulgou na sexta, 30/11, o calendário de pagamento do salário do mês de novembro para serem pagos hoje  e amanhã. O governador de Pernambuco também assegurou que a folha do mês de dezembro será paga até o quinto dia útil do mês de janeiro de 2019.

    Desta forma, a previsão é de que sejam injetados na economia estadual e num período de 30 dias, cerca de R$ 2,5 bilhões referentes ao valor da soma das folhas de pagamento de novembro, dezembro e do décimo terceiro, trazendo mais robustez para o comércio e outros setores da economia do Estado.

    De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Cid Lôbo de Mendonça, esse incremento de receita no Estado vai dar uma grande movimentada na economia e trazer um novo fôlego para o varejo. “As pessoas poderão fazer suas compras para as festas de Natal e Ano Novo com tranquilidade e também quitar suas dívidas, restaurando crédito, para começar o ano novo no azul”, explicou Lôbo de Mendonça.

    Vale salientar que, mesmo diante de uma grave crise econômica que o Brasil enfrenta, Pernambuco é um dos poucos estados da Federação que vem mantendo suas contas públicas equilibradas, sempre observando e respeitando o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    O Estado de Pernambuco possui, hoje, 123.292 servidores ativos, 70.240 inativos e 26.316 pensionistas. Perfazendo um total de 219.848 servidores.

    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, 13ª salario, pagmento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aposentados podem se formalizar como MEI?

    | Economia, Emprego

    microempreendedor 

    Toda quarta-feira acontece a palestra "MEI - Para Começar Bem", promovida pelo Expresso Empreendedor - Unidade Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq). Esse evento é realizado no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), das 9h às 11h, e destina-se principalmente a quem planeja se formalizar como microempreendedor individual (MEI).

    Na palestra, Cláudia Gouveia, da Cooperativa de prestação de serviços, Cooperata, tirou dúvidas e também orientou os participantes sobre os aposentados que pensam em se formalizar como microempreendedor individual. "O aposentado, exceto aqueles por invalidez, pode abrir um MEI. Fazendo isso, volta a pagar o benefício para a previdência”, disse a palestrante. Cláudia também explica que o aposentado não perde nada do que foi conquistado anteriormente.

    Para Edson Linhares, tatuador que deseja abrir um MEI para regularizar o seu estúdio de tatuagem, a palestra foi muito interessante. “Muitas dúvidas que tinha foram sanadas. A palestrante utilizou muitos exemplos para retratar acontecimentos do dia a dia e isso me ajudou bastante. A formalização me garantirá a aposentadoria e outros benefícios", concluiu Edson.

    A próxima palestra será realizada na quarta-feira, 28 de novembro. Os interessados podem se inscrever no local (Rua Imperial, 1600) ou antecipadamente pelo telefone do Expresso Empreendedor - Unidade Recife: (81) 3182-2801. 

    Assuntos: sempetq, aposentados, mei, expresso empreendedor, jucepe, microempreendedor individual
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sebrae e Sempetq lançam Rede de Afroempreendedores de Pernambuco

    | Economia, Emprego, Direitos Humanos

    sempetq 

    Fortalecer os arranjos sócio-produtivos da comunidade afrodescendente pernambucana. Este é um dos principais objetivos da Rede de Afroempreendedores de Pernambuco, um projeto do Sebrae-PE com o apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo Paulo Câmara (Sempetq). Também participam da iniciativa, pioneira no estado, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos (GEPAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Grupo Cultural Bonghar, de Olinda, e a Secretaria da Mulher do Estado. O lançamento acontece nesta sexta-feira (23), no auditório do Centro de Educação da UFPE, das 16h às 21h.

    Ao longo da semana, será realizada uma Feira de Produtos Afro, a partir da quarta-feira (21), das 9h às 20h. A programação contará com Clube de Música e Dança Africana e Palestra sobre o papel da universidade na vida da juventude negra, na sexta-feira (23). As inscrições são gratuitas e abertas ao público, prioritariamente para afrodescendentes, produtores, prestadores ou comerciantes de produtos e serviços de conteúdo e matriz africana.  Outras informações através do telefone 2101-8466.

    A Rede Afro já conta com a participação de 25 empreendedores. São homens e mulheres negros, que buscam o fortalecimento do mercado e dos produtores, manifestações culturais e produtos afrodescendentes. Enquadram-se como tais, insumos e serviços familiarizados com a cultura da África e que contribuam para o fortalecimento da identidade sociocultural do grupo. Entre os integrantes, há produtores de peças de vestuário, penteados, com trançado e turbantes, literatura e dança africanas, comidas típicas, design de joias, entre outros.  A intenção é reconhecer que há um mercado de consumo com necessidades específicas e criar espaços de afirmação, onde haja a livre expressão de ideias, além de discussão de ações prioritárias.

    Com a Rede, também se espera fomentar a criação de políticas públicas direcionadas especificamente para este recorte da sociedade. O intuito é adotar uma estratégia afirmativa, de inclusão e protagonismo das microempresas e empresas de pequeno porte de realizadores negros, num segmento definido do mercado, com vantagem competitiva e qualificação para o aprimoramento de serviços e produtos. Com isso, almeja-se instituir uma rede de governança para apoio à produção e consumo de produtos e serviços Afrodescendentes, desenvolver estudos e pesquisas sobre este nicho de mercado e definir diretrizes de incentivo aos atores que nele atuam.

    Confira a programação do evento

    21/11
    9h às 20h – Feira de Produtos Afro – Estacionamento do Centro de Educação da UFPE
    23/11
    16h às 19h – Cerimônia de Lançamento da Rede Afro de Empreendedores de Pernambuco – Auditório do Centro de Educação da UFPE
    16h30 – Apresentação do projeto da Rede de Empreendedores Afro de Pernambuco
    16h50 – Apresentação musical – Thúlio Bonghar
    18h – Desfile de modas afro – Lassana Estilista e Modelos
    19h – Apresentação de danças – Ballet Afro Ajo Nagô
    20h45 – Encerramento

     

    Assuntos: sempetq, rede de afroempreendedores, secmulher-pe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Condepe/Fidem defende fortalecimento dos institutos de pesquisa no XXIII Encontro da Anipes

    | Economia

     

    O diretor da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, participou, na última semana, do XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatísticas (Anipes), realizado em São Luís do Maranhão. O representante discursou durante a solenidade de encerramento do evento e destacou a importância dos temas abordados, focados nos avanços e experiências dos órgãos estaduais, além das contribuições das instituições nacionais, em particular do IPEA e do IBGE.

    Em seu discurso, Maurílio Lima afirmou que a Anipes congrega instituições das três esferas de governo, independentemente de cores partidárias, e que a principal questão é a implantação de ações amplas, voltadas para o fortalecimento das instituições. “O reconhecimento dessa característica passa pela definição das autoridades, em todas as esferas de governo, de políticas que assegurem recursos para a produção estatística oficial e, o que é mais importante, sem quaisquer pressões de grupos políticos ou de outros grupos de interesse que não o coletivo da sociedade, pois o sistema Estatístico não pode ser uma política de governo e sim de Estado”, ponderou Maurílio.

    O dirigente também mostrou preocupação com a situação atual dos institutos de pesquisa. “A realidade é outra quando nos deparamos com o desprestígio das instituições produtoras oficiais, com esvaziamento técnico e redução de recursos financeiros para importantes pesquisas, cujos resultados proporcionam a elaboração de inúmeros indicadores. São estes dados que dão suporte às políticas públicas em geral, principalmente no resgate dos planos de longo prazo e aos planos de desenvolvimento regional, exigência para o futuro do país”, salientou.

    A preocupação com esse desprestígio e, até mesmo desrespeito, segundo ele, está bem traduzida na Carta de São Luís, documento que prima pelo fortalecimento das instituições de planejamento, pesquisa e estatística e pela integralidade dos recursos necessários à realização do Censo Demográfico 2020.

    O encontro foi realizado entre os dias 07 e 09 deste mês, organizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Reuniu estudantes, especialistas, pesquisadores, técnicos das instituições de pesquisa de todo o País para debater os “Novos Horizontes para as instituições de Planejamento, Pesquisas e Estatísticas do Brasil”. O resultado foi divulgado através de “Carta do XXIII Encontro Anual dos Institutos de Planejamento, Pesquisa e Estatística – ANIPES – Carta de São Luís”.

    Assuntos: condepe/fidem, xxiii encontro da associação nacional das instituições de planejemento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sara firma acordo de cooperação com a Associação Cooperativa Sem Fronteiras

    | Economia, Emprego, Agricultura

     sara

    Ato ocorreu durante o Seminário Internacional Agricultura Familiar e Comércio Justo, promovido pela Assocene
     
    Com o objetivo de fomentar e fortalecer os princípios e práticas do comércio justo, através de novos processos de comercialização do ponto de vista interno e externo do país, agregando valor ao produto da Agricultura Familiar do Estado, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), na pessoa do secretário Wellington Batista, assinou acordo de cooperação com a Associação Cooperativa Sem Fronteiras (CSF-Brasil), entidade que trabalha em questões de interesse público, da população em geral, e causas específicas, como o desenvolvimento da agricultura familiar e da agroecologia. A assinatura ocorreu durante o Seminário Internacional Agricultura Familiar e Comércio Justo, promovido pela Associação de Orientações às Cooperativas do Nordeste (Assocene), em hotel na Zona Sul do Recife, na última quarta-feira (7). 
     
    Através do acordo de cooperação, a SARA e a CSF-Brasil tornam mútua a responsabilidade de identificar e caracterizar empreendimentos econômicos solidários (EES) formados por agricultores familiares; sensibilizar os empreendedores dos EES identificados, com vistas ao seu fortalecimento e à sua organização em redes cooperação; conceber a estruturação e desenvolvimento de uma ação continuada de assessoramento técnico e gerencial aos EES e suas redes de cooperação; desenvolver e apoiar a implantação  e operação de um sistema  de monitoramento e avaliação dos processos de fortalecimento da economia solidária na agricultura familiar. “Este termo de cooperação acrescenta mais um parceiro importante no fortalecimento e geração de oportunidades na luta da Secretaria de Agricultura em desenvolver políticas públicas para a extensão do trabalho do homem e da mulher do campo, responsáveis por 84% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, destaca o Wellington Batista, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. 
     
    O seminário realizado pela Assocene abordou temas como a situação atual da agricultura familiar na organização de estratégias para a inserção em mercados internacionais, apresentado por Milton Fornasieri, do MST, e Cicera Nunes, da Fetape; a situação dos mercados alternativos no Brasil e no mundo, apresentado por Laércio Meireles, da Rede Ecovida; o panorama geral de mercados de comércio justo de interesse da agricultura familiar para produtos orgânicos, apresentado por Manuel Armador, da Cooperativa Sin Froteras, da Costa Rica. O evento foi encerrado com o lançamento do livro Vozes da Agricultura Ecológica, com a presença do agrônomo e autor do livro, Laércio Meireles. 
     
    Estiveram presentes representantes da SARA e vinculadas, Assocene, Cooperativa Sem Fronteiras, MST, Fetape, delegado da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (DFDA-PE), Rodrigo Almeida; o deputado estadual eleito, Doriel Barros; o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo; UFPE, assentados e movimentos sociais.
     
    Foto: Edilson Júnior/ SARA
     
    Assuntos: sara, associaçao cooperativa sem fornteiras, agricultura familiar, comercio justo, empreendimento economicos sollidarios
    Compartilhe: Link para o post:
  • Feira Agroecológica e de Economia Solidária é realizada semanalmente no Espinheiro

    | Economia

     

    Iniciativa da Superintendência  Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT/PE) é apoiada pela Sempetq e tem a participação de alunos do Projeto Integra

    Semanalmente, às quartas-feiras a partir das 7h, acontece a Feira Agroecológica e de Economia Solidária no pátio do edifício do Ministério do Trabalho, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 2000, no Espinheiro. O público pode adquirir frutas, hortaliças, lanches, artesanatos e produtos fitoterápicos a preços populares.

    A ação é uma parceria com o Espaço de Comercialização da Economia Solidária (Escoes) e o Fórum de Economia Solidária da Região Metropolitana do Recife. Tem o apoio da superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT-PE), Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco.

    Entre os participantes, há trabalhadores capacitados pelo Projeto Integra, que tem como objetivo fomentar o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários em dois territórios do Estado de Pernambuco, no Recife e na Mata Norte, de forma articulada e integrada, como estratégia de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável.

    ECONOMIA SOLIDÁRIA - é uma forma alternativa de economia onde prevalece o preço justo e o associativismo, objetivando a sustentabilidade do meio ambiente. 

    Outras informações: (81) 3184-7864

    Assuntos: economia solidaria, ses, sempetq, projeto integra, forum de economia solidária
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programação gratuita para empreendedor no Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina

    | Economia, Educação, Emprego
     Empreendedorismo
     
    Quem quer começar o mês de novembro empreendendo não deve deixar de assistir às palestras e oficinas oferecidas gratuitamente no Expresso Empreendedor no Recife, Caruaru, Petrolina e Olinda e na Agência de Empreendedorismo, na capital pernambucana. As unidades são vinculadas à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq).
     
    Em Olinda, na unidade localizada na Facho, serão 17 palestras ao longo de toda a semana nos três turnos. Lá, a programação será ministrada pelo Sebrae. Entre os temas, Empreendedorismo e Carreira, Comportamento Empreendedor e Estratégia de Marketing Digital.
     
    No Recife, na Agência de Empreendedorismo, o foco está nas finanças. Na terça-feira (6), o Sebrae ministra oficina Sei controlar o meu dinheiro. No dia seguinte, a equipe da Sempetq fala sobre Educação Financeira e na quinta-feira (8) serão abordadas as linhas de crédito disponíveis na Agência de Fomento de Pernambuco. Já o Expresso Recife oferece orientação contábil gratuita, das 8h às 13h, na segunda-feira (5).
     
    As inscrições podem ser realizadas antecipadamente por telefone e as vagas são limitadas.
     
     
    Pontos de atendimento:
     
    Agência de Empreendedorismo - Rua da União, nº 293, Boa Vista. Telefone: (81) 3183-7232. 
    6/11 – 8h às 12h – Sei Controlar o meu Dinheiro
    7/11 – 9h às 11h – Educação Financeira
    8/11 – 9h às 11h – Linhas de Crédito
     
    Expresso Empreendedor Recife - Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe).
    Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801.
    5/11 – 8h às 13h – Orientação Contábil
    7/11 – 9h às 11h – Lei Geral do MEI
     
    Expresso Caruaru - Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC).
    Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau.
    Telefone: 3725-7600.
    7/11 – 14h às 16h – Lei Geral do MEI
    8/11 – 8h às 17h – Orientação Contábil e Financeira
     
    Expresso Facho - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
    Rod. PE-015 km 3,6 - Santa Tereza, Olinda. Telefone: 3429 – 4100.
    5/11 – Canvas You (9h às 11h), Empreendedorismo e Carreira (14h às 16h), Canvas You (15h às 17h), Modelo de Negócio – Canvas (19h às 21h).
    6/11 – Lei Geral do MEI (8h30 às 10h30), Empreendedorismo e Negócios Futuros (9h às 11h), Comportamento Empreendedor (15h às 17h), Sua empresa na primeira página do Google (15h às 17h), Estratégia de Marketing Digital (19h às 21h).
    7/11 – Empreendedorismo e Negócios Futuros (9h às 11h), WhatsApp como ferramenta de vendas (15h às 17h e 19h às 21h).
    8/11 – Como vender por um site de comércio online (9h às 11h).
    9/11 – Como criar página empresarial no Facebook e Instagram (15h às 17h). 
     
    Expresso Petrolina - Prédio da Agência do Trabalho.
    Avenida Tancredo Neves, s/n – 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815.
    5/11 – 10h às 12h – Lei Geral do MEI
    Cidades: Caruaru, Olinda, Petrolina, Recife
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: