meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Outubro foi mês de conscientização sobre o câncer de mama também na Funase

    | Saúde, Direitos Humanos

    Mastologista Marcos Almeida conduziu palestra na sede da instituição desmistificando a doença e alertando sobre os riscos e também sobre a prevenção.

    A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizou uma palestra expositiva sobre o câncer de mama, marcando o Outubro Rosa. A ação foi promovida pela Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação (DGGTE) e sua Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP). O mastologista do Hospital dos Servidores do Estado (HSE) e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, Marcos Almeida, respondeu a todas as questões e dúvidas levantadas pelas mulheres da plateia.
     
    O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Entre 2016 e 2017, mais de 57 mil casos foram detectados e 14 mil mortes foram constatadas no País. Em Pernambuco, mais de 2.500 casos foram diagnosticados, sendo mais de 700 só na Capital. A estimativa para 2018 é que 58 mil casos sejam identificados. No entanto, Pernambuco é um dos cinco estados no Brasil onde a curva de mortalidade por câncer de mama começa a diminuir.
     

    Para Marcos Almeida, o mais importante é desmistificar o preconceito com o câncer de mama. “É possível combater e curar a doença e tocar a vida em frente. Hoje a chance de cura é de mais de 90%”, conta. Ele ainda lembra que o método mais eficaz de prevenção é ter um estilo de vida mais saudável, sem consumo de tantas gorduras de origem animal, por exemplo, e praticar atividades físicas regularmente.

    Todos os assuntos relacionados a esse câncer foram abordados, desde a sua origem, com apresentação de dados históricos, causas no aumento da incidência, hereditariedade, fatores de risco, influência da alimentação, detecção precoce e prevenção, passando pelo seu surgimento e tratamento. Para a diretora da DGGTE, Nadja Oliveira, o momento foi importante para as funcionárias da Funase. “Em um ambiente onde se trabalha oito horas por dia, se desgasta tanto, uma palestra tão didática quanto essa é de extrema importância para o universo feminino, lembrando sempre do auto-cuidado” conta.

    Atividades como essa, alusivas ao mês mundialmente dedicado ao combate e à prevenção do câncer, foram realizadas em todas as unidades da Funase, tendo como público alvo tanto os adolescentes e as adolescentes, como seus familiares e também os funcionários.​​
    Assuntos: sdscj, funase, outubro rosa, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretarias estaduais da Mulher e de Saúde lançam cartilha sobre atenção à saúde da mulher lésbica e bissexual

    | Saúde, Direitos Humanos

    O evento, aberto ao público, acontece nesta terça-feira (31) no auditório do Centro Cultural dos Correios

    Romper com o preconceito e conhecer as necessidades das mulheres lésbicas e bissexuais na área da saúde. Com esse objetivo, as Secretarias Estaduais da Mulher, de Saúde e o Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco (COMLÉS) lançam, nesta terça-feira (31), a Cartilha de Atenção à Saúde Integral das Lésbicas. O evento, aberto ao público, acontece, das 14h às 17h, no Auditório do Centro Cultural dos Correios, na Avenida marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.

    A gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher-PE, Beatriz Vidal, informa que a ideia de elaborar a cartilha, para que profissionais de saúde entendam as especificidades do atendimento às mulheres lésbicas e bissexuais, surgiu no I Seminário em Atenção à Saúde das Lésbicas e Mulheres Bissexuais e a Integralidade com o Serviço Único de Saúde (SUS), realizado em 2015.

    A partir de então foi realizada pelo COMLÉS uma sistematização de informações entre as necessidades das mulheres e o atendimento feito na rede de saúde. A cartilha traz um questionário que em 77,4% das respostas, as mulheres acham que deveria haver um preservativo específico para as práticas sexuais entre lésbicas. Outro questionamento que chama atenção é que 32,3% disseram que houve estranhamento por parte do profissional de saúde ao declararem a orientação sexual. A cartilha também esclarece conceitos sobre identidade de gênero, patriarcado, orientações sexuais, uso de preservativos, campanhas, rede de atendimento à saúde, delegacias da mulher, entre outros.

    O evento contará com um momento informativo no qual a enfermeira e militante dos Movimentos Sociais pela manutenção e fortalecimento do SUS e dirigente sindical da CUT- PE e CUT Nacional, Lindineri Ferreira, proferirá uma palestra sobre o acolhimento à cidadã lésbica e bissexual nos serviços de saúde.

    A iniciativa é realizada pela Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco, Secretaria Estadual de Saúde com participação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, as secretarias da Mulher do Recife, Secretaria da Saúde do Recife e o Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco (Fórum LGBT-PE) , Conselho Estadual de Política LGBT, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, CIPLMB-PE e o COMLÉS e demais representantes. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: SECMULHER, ses, lesbicas, bissexuais, saude, SUS, genero, governo de pernambuco, lgbtPE,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reeducandos trabalham na limpeza dos cemitérios para o Dia de Finados

    | Direitos Humanos

    reeducandos

    Eles atuam na varrição e capinação do local, além de realizarem atendimento ao público.

    Reeducandos dos regimes aberto, livramento condicional e semi aberto reforçam os trabalhos nos cemitérios do Recife e Olinda, esta semana, para receber o público no Dia de Finados. A ação faz parte de convênios realizados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Patronato Penitenciário com as prefeituras.    

    Só nos cemitérios do Recife: Santo Amaro, Várzea, Casa Amarela, Parque das Flores e Tejipió são 86 reeducandos que atuam na varrição, capinação e limpeza do local, serviços gerais e no setor de atendimento ao público.

     Eraldo Lopes, 38 anos, trabalha há dois anos em Santo Amaro, onde são esperadas no dia 02 de novembro, em  torno de 65 mil pessoas. “Com o dinheiro que ganho trabalhando aqui no cemitério, já consegui até comprar uma casa e agora, o próximo passo, é garantir um emprego de carteira assinada quando terminar minha pena”, revela.

    Em Olinda também tem reeducando deixando os cemitérios mais limpos. São 04 em Guadalupe e 02 em Águas Compridas. “O trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios leva a reinserção social e a recuperação dos cumpridores de pena, como também visa diminuir, pela política de prevenção desenvolvida pelo Patronato Penitenciário, a reincidência    criminal”, explica Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário.

    Pelos serviços os reeducandos são remunerados com um salário mínimo (R$ 937,00),  vale transporte e alimentação.

     
    Assuntos: SJDH, justica, direitos humanos, reeducandos, limpeza, manutenção, prevenção, cemitérios, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Serviços de saúde, cidadania e entretenimento marcam encerramento das comemorações do Mês da Pessoa Idosa

    | Direitos Humanos

    Oficinas, serviços de saúde, música e dança marcam o encerramento das comemorações pelo Mês da Pessoa Idosa, que será celebrado nesta terça-feira (31/10), das 8h30 às 15h, no Sesc de São Lourenço da Mata.  A ação é uma realização do Governo do Estado, através do Centro de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), do Sesc e das prefeituras de São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

    Com o tema "empreendedorismo e cidadania da pessoa idosa", a programação conta com oficinas de reciclagem, caixa de MDF, colar de bijuterias, mini Papai Noel, ecobolsa com sobrinha, velas de natal recicladas, talinhos de flores com fuxico, pratos decorativos natalinos, flores com fitas de cetim. Cada idoso(a) poderá participar de duas oficinas.

    A equipe técnica do CIAPPI vai oferecer orientação jurídica e psicossocial. Na área de saúde será oferecido aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Para promover o entretimento, a programação contará ainda com aula de zumba e do Coral da Alepe. "A ação vai além das atividades comemorativas do mês da pessoa idosa com entretenimento. As oficinas, por exemplo, oferecem  a oportunidade  da população idosa aumentar sua renda através do aprendizado e das orientações de empreendedorismo que irão integrar essa ação", destaca Sandra Jucá, coordenadora do CIAPPI.

    SERVIÇOEncerramento das comemorações pelo mês da pessoa idosa

    Local: Sesc São Lourenço da Mata. Avenida das Pêras, nº 56, Tiúma, São Lourenço da Mata

    Data: Terça-feira (31/10)

    Horário: 8h30 às 15h

    PROGRAMAÇÃO

    8h30 - Abertura

    8h45 - Banda

    9h às 12h - Oficinas

    12h às 12h30 - Almoço

    14h - Zumba

    14h30 - Coral

    15h - Encerramento

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Paulista, São Lourenço da Mata
    Assuntos: sjdh, sedh, mes das pessoas idosas, governo de pernambuco, ciappi
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ação conjunta interdita revendedor de gás

    | Segurança, Direitos Humanos
     
    Uma ação conjunta, realizada pela Delegacia do Consumidor, com a participação do Procon-PE, Ipem e Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira (26), interditou um revendedor de gás e notificou um distribuidor, no município de Jaboatão dos Guararapes. 
     
    O Corpo de Bombeiros interditou a Mercearia Silvestre, localizada no bairro de Cavaleiro, devido a irregularidades encontradas. O mesmo comércio foi notificado pelo Procon-PE por não possuir o CDC e ausência de precificação nos produtos. O dono do estabelecimento foi conduzido para delegacia para prestar depoimento.

    Ainda não ação foi fiscalizada a distribuidora que abastece os comércios locais. A irregularidade encontrada foi a ausência do CDC.
    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: sjdh, procon, delegacia do consumidor, açao conjunta, ipem, bombeiros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mês da Pessoa Idosa é encerrado com chave de ouro

    | Turismo, Direitos Humanos

    Atividades reuniram dezenas de idosos e foram coordenadas pelo Governo Paulo Câmara, através da SDSCJ e SETUR.

    Um dia de alegria e muitas atividades. Assim foi o encerramento, com chave de ouro, do Mês da Pessoa Idosa. As ações foram realizadas neste 29/10, durante o Domingo na Arena. Grupos de idosos de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e de comunidades vizinhas à Arena de Pernambuco participaram de jogos, pinturas, entre outras atividades, que proporcionaram momentos de integração com funcionários e participantes do evento.

    O Bloco Carnavalesco Lírico "Com Você No Coração" levou o clima de fantasia e Carnaval para a Arena, embelezando ainda mais a festa. As atividades foram coordenadas pelo governo Paulo Câmara, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, e de Turismo, Esportes e Lazer (SETUR), comandada por Felipe Carreras. A SETUR é responsável pelo Domingo na Arena. Pela SDSCJ, a organização do evento ficou a cargo da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, sob o comando de Sérgio Moura, por meio da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, dirigida por Lucyana Moreira.​

    HUMANIDADE: As ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude voltadas à Pessoa Idosa são realizadas através do Projeto Humanidade, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara. O Humanidade tem por objetivo desenvolver atividades articuladas com as políticas setoriais de promoção e defesa dos direitos das Pessoas Idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). ​Toda semana, equipes de técnicos do Humanidade visitam ILPIs em diversos municípios pernambucanos. Nos locais, além de desenvolverem ações com os idosos, ouvem e anotam sugestões e demandas. 

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: sdscj, seturel, paulo camara, mes da pessoa idosa, domingo na arena, projeto humanidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reeducandas de Caruaru participam com os filhos de atividades do Outubro Rosa

    | Direitos Humanos

    Mulheres  Saude

    Iniciativa contou com palestra e orientações sobre a prevenção ao Câncer de Mama, além de brincadeiras para as crianças. 

    Mulheres que cumprem pena no regime aberto e livramento condicional em Caruaru, no Agreste, participaram na manhã desta sexta-feira, 27, de palestras, atividades educativas e de lazer dentro da campanha do Outubro Rosaque tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

    O evento, realizado na Estação do Governo Presente, teve a promoção da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Patronato Penitenciário, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Caruaru e da Faculdade Maurício de Nassau. 

    Na ocasião, as reeducandas assistiram a palestras da coordenadora do setor Educacional do Patronato Penitenciário, Jacira Carvalho, e da Secretária Perpétua Dantas sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, a realização dos exames de rotina e do autoexame, a fim de alertá-las sobre os cuidados com a saúde. 

    A ação também contemplou os filhos das reeducandas, que se divertiram através de brincadeiras realizadas por arte-educadores, com distribuição de lanches e brindes.   


    Para a coordenadora do setor Educacional, Jacira Carvalho, “o trabalho de conscientização sobre o câncer de mama também é uma atividade educativa, de orientação às mulheres, às mães, sobre a realização dos exames de rotina e a necessidade do cuidado com a saúde”.  

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: SJDH, outubro rosa, educaçao, mulheres, prevençao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Identidade Jovem é lançado em Pernambuco

    | Juventude, Direitos Humanos

    O público alvo são os jovens de 15 a 29 anos, que terão acesso facilitado a eventos culturais e transporte interestadual.

    Com apoio do Governo Paulo Câmara, foi lançado, na tarde desta quinta-feira (26), o Programa Identidade Jovem em Pernambuco. O evento foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, através da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), comandada por João Suassuna. O evento está dentro da grade da Semana Estadual da Juventude.

    A abertura do evento ficou por conta da Banda Filarmônica XX de dezembro, do município de Feira Nova. Logo em seguida, a mesa foi composta por Thiago Mendes, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude (CNJ); Antônio Alves, Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude; Gilmar Dias, Consultor da Unesco; Adriana Luz, Gerente de Juventude da SDSCJ; e João Suassuna, Secretário de Executivo da SEPCJ.

    O Identidade Jovem é um programa criado pelo Governo Federal que visa facilitar o acesso dos jovens a eventos culturais, transporte interestadual e outros serviços, garantindo a gratuidade total ou parcial nos valores de ingressos e passagens. Muitos jovens que precisaram sair da sua cidade natal para estudar em outra cidade ou estado estão sendo beneficiados pelo programa, com a possibilidade de poder voltar às suas cidades de origem para visitar a família.

    Para ter acesso ao programa, é necessário atender a três critérios: ter entre 15 e 29 anos, ter uma renda per capta de até dois salários mínimos, e estar com o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Após obedecer a estes critérios, o jovem pode entrar no site da Caixa Econômica Federal, preencher os dados, e imprimir o cartão físico. Ou pode baixar o aplicativo em smartphone ou tablet e já começar a desfrutar dos benefícios.

    Muitos jovens deixam participar de eventos e atividades culturais por não terem condições financeiras. O programa surge justamente com o intuito de acabar com esta realidade e garantir direitos iguais para a juventude do Estado. “Hoje, Pernambuco está em quinto lugar no Brasil em números de usuários do ID Jovem. Mas, eu só vou sossegar, quando o nosso Estado estiver em primeiro lugar. Quero que esse direito seja conhecido por todos os jovens”, disse João Suassuna.

    O lançamento aconteceu no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contou a participação de gestores municipais da juventude e jovens da rede estadual. O encerramento ficou a cargo do grupo de percussão Nação Ogan, de Olinda.

    Encontro de Gestores de Juventude de Pernambuco - Pela manhã, cerca de 100 gestores de 30 municípios que compõe as quatro macro regiões do Estado estiveram no mesmo local para o encontro de gestores. Na ocasião, houve apresentação do grupo de percussão formado pelos meninos do Centro da Juventude de Santo Amaro, e o encerramento do curso EAD “Juventudes e Políticas Públicas”, oferecido pelo Capacita Suas.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: sdscj, programa identidade jovem, sepcj, semana estadual da juventude, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estação do Governo Presente Caruaru supera a marca de mil emissões de carteiras de identidade em 2017

    | Social, Direitos Humanos

    Garantir a igualdade de oportunidades e o acesso da população às ações do Governo Estadual: esse é o principal objetivo da Estação do Governo Presente Caruaru, a pioneira do Estado, que há 6 anos foi instalada na Capital do Forró pelo saudoso governador Eduardo Campos, com base na Lei 14.357. No último sábado (21), a Estação superou a marca de mil emissões de carteiras de identidade em mais uma Ação de Impacto realizada na cidade em 2017. Sendo os dos principais programas do governo Paulo Câmara, o Governo Presente é coordenado pela executiva de Articulação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca

    A Ação aconteceu na Igreja da Sagrada Família, bairro José Carlos de Oliveira e também contou com emissão das certidões de nascimento, casamento e óbito, corte de cabelo, limpeza de pele, aferição de pressão, teste de glicemia, orientações jurídicas com a OAB, atendimentos comerciais da COMPESA, aplicação de flúor, atendimentos do PROCON e exames rápidos de visão.

    Em Caruaru oito bairros possuem atenção especial do Programa, sendo eles: Centenário, São Francisco, São João da Escócia, Salgado, Santa Rosa, Vassoural, João Mota e José Carlos de Oliveira os quais são monitorados e acompanhados por técnicos da Estação que detectam as vulnerabilidades existentes e articulam ações de cidadania, executam projetos de cultura de paz e prevenção à violência nas comunidades vulneráveis, bem como, a promoção de politicas públicas.

    “Nos esforçamos em proporcionar o melhor para população, articulando junto às secretarias estaduais, municipais e órgãos privados, ações que modifiquem a realidade existente e tragam dias mais felizes, bem como novas perspectivas de vida para a população vulnerável. Essa é nossa meta, e não vamos parar de lutar”, frisou  Cícera Vasconcelos, coordenadora da Estação do Governo Presente Caruaru.

    A sede da Estação Caruaru está localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 400, Bairro Maurício de Nassau, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, onde todos os documentos emitidos nas Ações de Impacto são entregues à população. Na sede da Estação também funciona o Patronato Penitenciário, a Central de Libras e o Centro de Referência em Direitos Humanos.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sdscj, governo de pernambuco, estaçao governo presente, paulo camara,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha Violência Contra a Mulher não dá Frutos atende Mata Sul, Agreste e Sertão de Pernambuco

    | Direitos Humanos

    Entre os dias 20 de outubro e 08 de novembro, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) leva a campanha “Violência Contra a Mulher Não dá Frutos” para treze comunidades localizadas na Mata Sul, Agreste, Sertão Central e do Pajeú.

    Nesta quarta-feira (25), o ônibus da campanha está fazendo atendimento no município de Verdejantes, Sertão Central, às mulheres das comunidades de Riacho Verde e Distrito de Grossos. No dia 30, segue para Garanhuns, no Agreste Meridional quando será realizada novas rodas de conversa com as moradoras da comunidade Sitio do Cruz.

    De 07 e 09 de novembro, a ação prossegue os municípios de Itapetim, Solidão e Quixadá, todos no Sertão do Pajeú. Em Itapetim (07/11) serão atendidas as mulheres das comunidades de São Vicente, pela manhã (9h), e da comunidade de Piedade, à tarde (14h). Em Solidão (08/11), as moradoras das Comunidades de Barreiras (9h) e de Mandacarú (14h). As visitas serão encerradas com o atendimento das mulheres de Quixadá (09/11) residentes nas comunidades de Lagoa da Cruz (9h) e Sítio Mendes (14h).

    Desde o último dia 20, as unidades móveis de enfrentamento da violência contra a mulher estão percorrendo o interior de Pernambuco para orientar a população feminina e sensibilizar a população rural, sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e dos mecanismos de punição para os agressores.

    O cronograma de vista iniciado no dia 20 deste mês, nas comunidades de Usina Pedrosa e do Engenho These, localizadas no município de Cortês, na Mata Sul, tem reunido as mulheres em rodas de conversa sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, acolhendo denuncias de agressão e divulgando a  Rede Pernambucana de Atendimento da Mulher em Situação de Violência.

    O ônibus lilás também visitaram as moradoras da comunidade de Barra e da comunidade Guarany, em terra Nova, no Sertão Central, na terça-feira 24, para informar e esclarecer as mulheres sobre a aplicabilidade e mecanismos de punição de agressores da Lei Maria da Penha. Em todas as comunidades os atendimentos aconteceram pela manhã (9h) e tarde (14h).

    Além de ter acesso a informações sobre violência doméstica e familiar e informações sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e a Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, as mulheres presentes nas visitas das unidades móveis aos municípios pernambucanos podem ser encaminhadas, caso solicitem, para receber orientações psicossocial e jurídica individual. 

    A campanha é uma parceria entre a SecMulher-PE e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e os Organismos municipais de Política para as Mulheres (OMPM’s).

    Assuntos: secmulher, campanha violencia contra a mulher nao da frutos, spm, ompm
    Compartilhe: Link para o post: