meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Funase trabalha na formação de jovens com mais consciência sobre alimentação saudável

    | Juventude, Direitos Humanos

    ipa

    S​ocioeducandos participam do programa “Horta em Todo Canto”, com aulas realizadas no IPA

    A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) vem trabalhando na mudança de perspectiva sobre alimentação sustentável e orgânica dos socioeducandos e servidores, graças a uma parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio do Horta em Todo Canto. O programa visa a formar pessoas mais conscientes sobre a utilização dos resíduos orgânicos e mostra o benefício das hortas para a saúde e qualidade de vida.


    O curso tem a duração de 32 horas, com aulas uma vez por semana, dividido em quatro módulos. Os participantes têm a oportunidade de aprender como construir uma horta orgânica, desde o tratamento com a terra até a prevenção de pragas e doenças, e são estimulados a serem propagadores em suas comunidades e ambientes de trabalho, proporcionando uma alimentação mais saudável e sustentável. 

    “O curso vem mostrar alternativas saudáveis para a melhoria da dieta. Além disso, também funciona como uma terapia ocupacional para os alunos, pois mostra uma realidade diferente”, conta uma das instrutoras do curso, a agrônoma e pesquisadora do IPA Cristina Lemos.

    A Funase integra o programa desde setembro do ano passado, enviando socioeducandos para participar das aulas. Desde então, já foram beneficiados jovens da Casa de Semiliberdade (Casem) Areias, socioeducandas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia e socieducandos do Case Jaboatão dos Guararapes, somando oito beneficiados. “É bom vir pra cá, eu aprendo muitas coisas sobre horta e plantio. Quando voltar para a unidade, vou ensinar tudo o que aprendi aqui na horta de lá”, conta o socioeducando R.A.S., de 15 anos, atendido pelo Case Jaboatão. Ao final do curso, todos os participantes recebem certificados que comprovam o conhecimento e habilidades adquiridas. 

    O responsável pelo eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer, ligado à Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGPAT), Normando Albuquerque, que esteve à frente dessa parceria, acredita que esse conhecimento pode ser aplicado em todas as unidades e nas casas dos socioeducandos. “Esse curso traz uma importante contribuição, não só para uma nova consciência sobre a produção e o consumo de alimentos, mas para a geração de renda, com a comercialização da produção agrícola e do húmus feito com o reaproveitamento de resíduos orgânicos que antes eram descartados”, destacou.

    “Oportunizar outro mundo para os meninos, agregar conhecimento e interação com outras pessoas é algo gratificante. A parceria tem dado muito certo e se mostra mais relevante para o IPA do que para eles”, destaca a extensionista rural do IPA, economista doméstica e mestre em nutrição, Ana Paula G. Silva.

    O Horta em Todo Canto foi criado em 2016 e tem como idealizadora a primeira-dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara. O programa reafirma o compromisso do Governo do Estado em lançar sementes na qualidade de vida das pessoas sob o seu aspecto mais amplo, proporcionado, pela ação de mexer com a terra, de cuidar e de colher, a nutrição do corpo e da alma.

    Assuntos: sdscj, funase, ana luiza camara, casem, ipa, horta em todo canto,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Atitude realiza ação de impacto no Cabo de Santo Agostinho

    | Direitos Humanos

    ds

    Ação ocorrerá na manhã desta próxima sexta-feira, dia 13 de abril

     Programa de Acolhimento a Usuários de Drogas e seus Familiares (Programa Atitude) vai promover uma Ação de Impacto na manhã da próxima sexta-feira (13), no bairro Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho. Serão disponibilizados mais de uma dezena de serviços, como a emissão de carteira de identidade, exames de saúde (sorológico e de glicose), aferição de pressão arterial, aula de zumba e consultoria jurídica.

    A ação ocorrerá das 8h às 12h, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na Rua 09, Malaquias. No local também haverá apresentação de cordel sobre o Programa Atitude, teatro de mamulengos, oficinas de origami e de Redução de Danos (RD) e palestras sobre empreendedorismo e higiene bucal.

    O objetivo da ação é estimular e resgatar o exercício de cidadania, disponibilizando serviços públicos gratuitos à população. Também serão divulgadas as atividades do Programa Atitude e o protagonismo dos usuários; repassadas informações sobre Redução de Danos e os serviços públicos disponibilizados na rede intersetorial do município.

    As ações foram articuladas pelas equipes do Atitude nas Ruas do Cabo de Santo Agostinho e contam com o apoio das equipes de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além de parceiros públicos (Governo do Estado e prefeitura) e privados.

    Programa Atitude, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), atua na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com atenção também direcionada aos familiares. Oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial e faz com encaminhamentos direcionados para as redes SUS e SUAS e demais políticas setoriais.

    O Atitude atua no Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Oferece Acolhimento de Apoio, Acolhimento Intensivo, o Aluguel Social e o Atitude nas Ruas. No núcleo do Cabo de Santo Agostinho, cerca de vinte beneficiários também estão inseridos no Programa Paulo Freire, dSecretaria de Educação (SEE). Eles receberam kits de material pedagógico (didático e escolar) para o acompanhamento das aulas (320 horas presenciais, oito meses).

    Assuntos: sdscj, sepod, see, programa atitude, cidadania, cabo de santo agostinho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco realiza encontros em atenção aos direitos da Pessoa Idosa

    | Direitos Humanos

    Ação tem como objetivo apresentar a cuidadores e cuidadoras capacitação e formação sobre envelhecimento ativo

    Com o objetivo de promover capacitação, formação e educação continuada aos profissionais cuidadores, ao mesmo tempo em que abre um espaço para troca de conhecimento sobre o envelhecimento ativo, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realiza o I Encontro de Formação Integrada na Atenção dos Direitos da Pessoa Idosa. A ação acontecerá de 17 de abril a 25 de maio e tem a perspectiva de atingir o maior número de Regiões do Estado de Pernambuco, com agendas divididas entres os municípios de Escada, Surubim, Timbaúba e Paulista, nos Sertões do Araripe, São Francisco, Central, de Itaparica, Moxotó e Pajeú. Além dos Agrestes Meridional e Central.

    Os encontros propõem, também, articulação e fortalecimento das políticas públicas e setoriais, que integram a rede de prevenção, proteção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa. Três eixos serão a base de mediação para o conteúdo apresentado: Emancipação e Protagonismo, Promoção e Defesa de Direitos e Informação e Formação. Todos definidos por meio do decreto n°8.114/2013, cuja premissa estabelece o compromisso nacional para o envelhecimento ativo e institui comissão interministerial para monitoramento e avaliação de ações, bem como a promoção e articulação de órgãos e entidades públicos envolvidos em sua implementação.

    Para a completude do quadro de formação para este ato, a SJDH conta com as atividades técnicas da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e Projeto HumanIdade – que pertencem à Secretarias Executivas de Segmentos Sociais (SESES) e Direitos Humanos (SEDH), através do Centro Integrado de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi). E contam com as parcerias da Secretaria Estadual de Saúde (SES) – por meio da Gerência de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) – por meio de sua Executiva de Assistência Social. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) colaboram com apoio na realização do evento.

    “Nesta realização, o Governo de Pernambuco reitera o entendimento de que a pessoa idosa é agente passivo no processo da cidadania, com a construção de condições de vida com qualidade e em busca de consolidar uma sociedade cada vez mais justa e solidária. A Pessoa Idosa integra um dos pilares da gestão Paulo Câmara, quando valoriza e promove seu empoderamento, a fim de que sua participação se faça presente, inclusive, no conhecimento do Estatuto do Idoso e das políticas públicas voltadas a esta parcela da população, com foco no envelhecimento ativo e livre de preconceito”, detalha o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

    Cronograma dos Encontros

    Município de Escada (Zona da Mata Sul) – 17/04/2018

    Local: Faculdade da Escada – FAESC

    End.: Rua Coronel Antônio Marques, nº68 – Centro – Escada/PE

    Município de Surubim (Agreste Setentrional) – 18/04/2018

    Local: Polo Educacional UAB

    End.: Rua Frei Ibiapina s/nº, Bairro de São José (próximo ao SESC Surubim) – PE

    Município de Timbaúba (Zona da Mata Sul) – 19/04/2018

    Local: Faculdade de Ciências de Timbaúba

    End.: Rua Santo Antônio, nº 05, Bairro de Sapucaia – Timbaúba –PE

    Município de Paulista (Região Metropolitana do Recife) – 20/04/2018

    Local: Faculdade Joaquim Nabuco (Bloco c)

    End.: PE-22, rua do Rosarinho, nº904, Centro (ao lado do Shopping Paulista North Way-  Paulista/PE

    De 7 a 11 de maio de 2018: Sertão do Araripe, São Francisco, Central, Itaparica, Moxotó e Pajeú

    De 21 a 25 de maio de 2018: Agreste Meridional e Central

     A política pública de prevenção de violações e promoção dos direitos da pessoa idosa é uma prioridade do Governo de Pernambuco, que executa essas e outras ações através da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Pessoa Idosa (CIAPPI).

    CIAPPI – CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA À PESSOA IDOSA

    Através de uma equipe multidisciplinar, o CIAPPI oferece escuta humanizada, orientação psicossocial e jurídica, além de monitoramento dos casos encaminhados.

    Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro – Recife.

    Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

    Fone: 3182-7649 / 3182-7607

    SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

    Tem por competência coordenar e monitorar a implementação da Política Estadual da Pessoa Idosa, a fim de valorizar, promover e defender os direitos desse público.

    Av. Cruz Cabugá, 665 – Santo Amaro - Recife.

    Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

    Fone: 3183.3094

    Assuntos: sjdh, seres, governo de pernambuco, paulo camara, sedh, capacitacao, idosos, cidadania,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria promoverá empoderamento de adolescentes em dez unidades da Funase

    | Direitos Humanos
    Realizado por meio do Gajop, projeto terá oficinas de comunicação e abordará acesso à Justiça e consciência de direitos

    Dez unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) serão contempladas, a partir deste ano, pelo projeto "Comunicação, Justiça e Direitos Humanos: Adolescentes Protagonizando Mudanças". Desenvolvida pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) a partir de um financiamento da organização alemã Misereor, a ação tem como um de seus objetivos promover a formação política dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e dos egressos, buscando envolvê-los na garantia dos Direitos Humanos para a Infância e a Juventude.

    A novidade foi apresentada durante o Encontro de Gestores da Funase, realizado no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe). Na ocasião, foi anunciado que o projeto será efetivado nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) em até três anos, com término em 2020. A ação começará pelos Case Santa Luzia (Recife), Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Em seguida, chegará às unidades de Timbaúba, Vitória de Santo Antão e Caruaru. No último ano, Petrolina, Arcoverde e Garanhuns serão contempladas. O futuro Case Cabo II também será atendido, ainda no primeiro ano, segundo o Gajop.

    Além da busca por levar aos adolescentes a conscientização política e o conhecimento de direitos como ferramentas para promover mudanças, o projeto também terá como intuito incidir sobre o acesso dos socioeducandos à Justiça, em articulação com o Sistema de Justiça Juvenil, para identificação e atuação em casos emblemáticos. Por fim, serão promovidas oficinas de comunicação voltadas ao empoderamento do público-alvo. As atividades abrangerão a produção de vídeos, fotografia e grafite. No fim de cada ciclo de aprendizado, serão realizadas exposições com os trabalhos produzidos.

    A presidente da Funase, Nadja Alencar, destacou a iniciativa como positiva e convergente com os anseios da instituição e do Governo do Estado. "Essa parceria é histórica e muito importante para nós. É um novo projeto com o Gajop. O outro que já temos [nos Case Caruaru e Santa Luzia] é um sucesso. Por isso, a gente acredita que os resultados dessa nova proposta, que é para três anos, serão também muito positivos", declarou.

    Representante do Gajop e coordenadora do projeto, Rochelle Borges ressaltou que, no fim da iniciativa, um grande balanço será realizado para avaliar os resultados e viabilizar que boas práticas que surgirem nesse período sejam continuadas dentro das unidades. "Vejo o projeto como algo muito importante, tanto para nós, enquanto sociedade civil e entidade que defende os direitos humanos, como para a Funase, enquanto política pública voltada ao atendimento desses jovens", disse.

    ENCONTRO
    No Encontro de Gestores, ainda foram apresentados temas como a seleção simplificada para contratação de 496 agentes socioeducativos, novidades na segurança das unidades, procedimentos da Ouvidoria, monitoramento dos contratos de serviço de refeição e envio de Relatórios Circunstanciados de Ocorrência à Corregedoria. A reunião, que contou com diretores e coordenadores de unidades da instituição em todo o Estado, deve se repetir outras quatro vezes ao longo deste ano. "Esse é um momento único de conversa, troca e nivelamento que faz parte da forma de ser da Funase, do nosso espírito", declarou Nadja Alencar.
    Assuntos: sdscj, funase, gajop, atendimento socioeducativo, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Penitenciária de Itamaracá promove curso de Apicultura

    | Direitos Humanos

    img

    A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – por meio da Gerência de Educação e Qualificação Profissionalizante (GEQP/Seres) e da Gerência de Convênios e Projetos, promove até esta sexta (13/04), o Curso de Apicultura para detentos da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá.

    Ao todo, 12 alunos participam do curso que aborda a morfologia das abelhas e a história da apicultura com o intuito de oferecer noções básicas para a exploração de abelhas. O objetivo do curso é qualificar os detentos para o mercado de trabalho, além de promover a ressocialização. O treinamento está sendo realizado na nova sala da PAISJ, destinada a cursos e reuniões. O espaço está passando por melhorias em sua estrutura física (pintura e aquisição de mobiliários).  

    Assuntos: sjdh, seres, senar, cursos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Atitude realiza ação de impacto no Cabo de Santo Agostinho

    | Educação, Direitos Humanos

    Ação ocorrerá na manhã da próxima sexta-feira

    Programa de Acolhimento a Usuários de Drogas e seus Familiares (Programa Atitude) vai promover uma Ação de Impacto na manhã da próxima sexta-feira (13), no bairro Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho. Serão disponibilizados mais de uma dezena de serviços, como a emissão de carteira de identidade, exames de saúde (sorológico e de glicose), aferição de pressão arterial, aula de zumba e consultoria jurídica.

    A ação ocorrerá das 8h às 12h, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na Rua 09 – Malaquias. No local também haverá apresentação de cordel sobre o Programa Atitude, teatro de mamulengos, oficinas de origami e de Redução de Danos (RD) e palestras sobre empreendedorismo e higiene bucal.

    O objetivo da ação é estimular e resgatar o exercício de cidadania, disponibilizando serviços públicos gratuitos à população. Também serão divulgadas as atividades do Programa Atitude e o protagonismo dos usuários; repassadas informações sobre Redução de Danos e os serviços públicos disponibilizados na rede intersetorial do município.

    As ações foram articuladas pelas equipes do Atitude nas Ruas do Cabo de Santo Agostinho e contam com o apoio das equipes de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além de parceiros públicos (Governo do Estado e prefeitura) e privados.

    Programa Atitude, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), atua na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com atenção também direcionada aos familiares. Oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial e faz com encaminhamentos direcionados para as redes SUS e SUAS e demais políticas setoriais.

    O Atitude atua no Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Oferece Acolhimento de Apoio, Acolhimento Intensivo, o Aluguel Social e o Atitude nas Ruas. No núcleo do Cabo de Santo Agostinho, cerca de vinte beneficiários também estão inseridos no Programa Paulo Freire, dSecretaria de Educação (SEE). Eles receberam kits de material pedagógico (didático e escolar) para o acompanhamento das aulas (320 horas presenciais – oito meses).

    Assuntos: sdscj, sepod, programa atitude, cidadania,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Quarta edição do Governo Presente leva serviços gratuitos de cidadania e saúde ao município do Paulista

    | Direitos Humanos
    paulista

    Governador Paulo Câmara acompanhou, durante a manhã do último sábado, mutirão de cidadania que foi marcado pelo lançamento da Estação regional do Paulista e do programa Cidadão Conectado
     
     
    Com o objetivo de potencializar práticas que dialoguem com a juventude, fortalecendo ações de garantia dos direitos e o resgate da cidadania, o governador Paulo Câmara comandou, na manhã do último sábado (07), a quarta edição do programa Governo Presente. Com atividades que se estenderam durante toda a manhã na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Escritor José de Alencar, no bairro de Maranguape I, o mutirão foi marcado pela inauguração da Estação regional do Paulista e pelo lançamento do programa Cidadão Conectado, iniciativa da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) que passa a disponibilizar Internet gratuita para a população das regiões beneficiadas pelo Governo Presente.

     "Nós temos todo um calendário dentro do programa Governo Presente para fazer ações integradas de cidadania. O importante é a população saber que, ao longo dos finais de semana, principalmente aos sábados, ela vai contar com espaços como este de cidadania, para ter a oportunidade de resolver questões que, durante a semana, não consegue. E, ao mesmo tempo, saber que o Estado e o município estão trabalhando muito para oferecer serviços a contento diante de cenários tão difíceis. A população pode ter certeza que iremos levar ações como essas de hoje para todas as cidades da Região Metropolitana e ampliar, no futuro, para todo o Estado. Dessa forma vamos oferecer cada vez mais cidadania e a população saberá que pode contar com o seu Estado e o seu município em ações integradas em favor do povo", destacou o governador.

    Assim como nas três edições anteriores, foram ofertados serviços como emissão de RG, CPF e segunda via das certidões de nascimento e casamento. Atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia e aferição de pressão também foram oferecidos à população. Consultas ao Detran-PE, Celpe, Compesa e realização de inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família foram muito procuradas durante a ação. O programa oferece, além dos serviços já citados, orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. O atendimento é rápido e totalmente gratuito. A ação também contou, na parte cultural, com a oficina de grafitagem, coordenada pelo artista Galo de Souza.
     

    O secretário da pasta responsável pela ação, Cloves Benevides, comemorou o fortalecimento do programa em 2018. "Mais uma vez o governo do Estado se soma às várias secretarias com uma ampla oferta de serviços, agora em parceria com o município do Paulista. As ações de cidadania foram fortalecidas em 2018, e nós estamos seguindo rigorosamente um calendário e melhorando a cada semana", afirmou. Para o prefeito do Paulista, Júnior Matuto, o dia de hoje é de muita comemoração. "Já firmamos diversas parcerias com o Governo do Estado, mas o dia de hoje é marcante para o povo do Paulista e principalmente para a juventude. É um dia não apenas do Governo Presente, mas de muita inclusão, principalmente para aqueles que mais precisam", ressaltou.
     
     Beneficiada pelos serviços do mutirão, a estudante Joana Dark Fidélis, de 37 anos, falou sobre as ações de cidadania ofertadas durante o sábado. "Vim fazer a 2ª via da certidão de nascimento da minha filha. Ainda não tinha conseguido por outros meios, mas agora ficou muito mais fácil com esse serviço. Soube desse projeto gratuito, vim e consegui. Se não fosse por ele, não teria tirado. Achei muito prático, inclusive, vou resolver também um problema no Detran aqui. Quando cheguei, vi que tinha um trailer deles e vou aproveitar", garantiu.

    Com quase 40 mil atendimentos apenas no primeiro trimestre deste ano, a ação de cidadania é um sucesso. A meta para 2018 é aumentar em 40% a resolução de conflitos de vizinhança e familiares. A iniciativa, que é o braço social do Pacto Pela Vida, busca fortalecer as diretrizes do Plano Estadual de Segurança, desenvolvendo estratégias de prevenção social da violência, qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia para os beneficiados. As intervenções são articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), envolvendo parcerias entre secretarias estaduais, municipais e instituições privadas.

    ESTAÇÃO DA CIDADE - Inaugurada neste sábado (07), na Praça Emílio Russel, no bairro de Maranguape I, a abertura do espaço faz parte das expansões do Governo Presente em 2018, estratégia que prevê ainda a ampliação das atuações para o Cabo de Santo Agostinho. As Estações são unidades de referência na execução do programa, fazendo com que as oficinas ofertadas pelo GP e Juventude Presente sejam porta de entrada para a proteção social da comunidade. O objetivo, acima de tudo, é estar mais próximo da população, ampliando as parcerias locais.

    CIDADÃO CONECTADO - Durante a visita ao município do Paulista, o governador Paulo Câmara também inaugurou um importante programa de inclusão tecnológica. Trata-se do Cidadão Conectado, criado para facilitar a disponibilização de Internet gratuita para a população que mora em torno das Estações do Governo Presente. O programa é uma criação da Secretaria de Administração (SAD), com iniciativa da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), que será responsável pela disponibilização, manutenção e controle do acesso dos usuários. 

    O serviço será oferecido de segunda à sexta, das 18h às 6h, e aos finais de semana, feriados e pontos facultativos durante todo o dia. A Internet cedida é oriunda de prédios públicos estaduais e os moradores terão acesso a 1,5 gigas bps de internet em praças ou pontos considerados de espaço coletivo de convivência, proporcionando aos cidadãos a possibilidade de solucionar demandas pessoais e profissionais, além de estimular a utilização  da Internet como ferramenta de desenvolvimento intelectual e de lazer.

    GOVERNO PRESENTE
     -  O Governo Presente é um programa que visa a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, atuando, desde 2008, em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Estado intervêm buscando a diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania. Neste ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista. Serão oferecidas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo programa.

    Acompanharam o governador durante a agenda deste sábado os secretários Fred Amâncio (Educação), Iran Costa (Saúde), Antônio de Pádua (Defesa Social); o secretário executivo da Casa Civil, José Neto e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
    Assuntos: sdscj, seart, , paulo camara, governo presente, juventude, direitos humanos, paulista
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco envia representante a encontro destinado à População Trans com HIV/Aids

    | Direitos Humanos

    lgbt

    O Estado registra o maior número de contaminação em pessoas de 15 a 29 anos

     Integrante da Coordenadoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a técnica da secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), Fernanda Falcão, participou do Encontro Nacional de Mulheres Trans, Travestis, Transexuais e Homens Trans Positivos Vivendo com HIV/Aids (Rntthp), que aconteceu em São Luís do Maranhão. O evento aconteceu nos dias 3, 4 e 5 deste mês e teve como proposta estabelecer orientações e estratégias de atendimento a este recorte da população da região Nordeste.

     Gestores dos nove governos estiveram reunidos em Grupos de Trabalho para tratarem da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) – que se trata da medida de prevenção utilizada para evitar a contaminação de pessoas que tiveram contato com o vírus, por meio de atividade sexual, e que só pode ser realizada em até 72h após o ato - e da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – quando a medicação para evitar a contaminação pelo vírus é utilizada antes da pessoa  ter contato com o HIV.

    “Nossa participação no encontro vem reforçar o engajamento da política LGBT pelo Governo de Pernambuco, colocando o estado um passo a frente nas questões destinadas à população trans, com estratégias de políticas públicas de saúde da População Trans, alinhadas com os demais estados do Nordeste, através de normativas de atendimento”, destaca Fernanda.

     De acordo com a Rntthp, o estado de Pernambuco registra o maior número de incidência contaminação pelo HIV em pessoas com idade entre 15 e 29. Por isso, no encontro, o Estado teve uma participação de referência à juventude.

    A Coordenadoria LGBT da SJDH continua como parte integrante dos próximos atos da Rede Nacional de Mulheres Trans, Travestis, Transexuais, e Homens Trans Positivos Vivendo com HIV/Aids, acompanhando os desdobramentos da temática.

    SERVIÇO - O Governo de Pernambuco disponibiliza serviços voltados para o público LGBT. A Coordenadoria LGBT é responsável por resguardar os direitos que favorecem a visibilidade e o reconhecimento social das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Já o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) oferece apoio psicossocial e jurídico às vítimas de discriminação e de preconceito.

     COORDENADORIA LGBT

    Praça do Arsenal da Marinha, s/n, bairro do Recife – Recife.

    Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

    Fone: 3182.7642

      CECH – CENTRO ESTADUAL DE COMBATE À HOMOFOBIA

    Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro – Recife.

    Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

    Fone: 3182-7665

    Assuntos: sjdh, seres, governo de pernambuco, politica lgbt,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Governo Presente inicia ações no município do Paulista

    | Direitos Humanos

    gp

    Neste sábado (07), a Estação Regional será inaugurada junto ao mutirão de serviços gratuitos da Ação de Cidadania.

    As ações do Governo Presente (GP) chegam no município do Paulista. Neste sábado (07), a Estação da cidade será inaugurada na Praça Emílio Russel, no bairro de Maranguape I, às 10h. A abertura do espaço faz parte das expansões do programa em 2018, estratégia que prevê ainda a ampliação das atuações para o Cabo de Santo Agostinho. Durante a solenidade, haverá o lançamento do Cidadão Conectado, programa da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) que vai disponibilizar internet gratuita para a população.

    As Estações do Governo Presente são unidades de referência na execução do programa e tem por objetivo estar mais próximas da população dos territórios para a articular serviços e gerar prevenção social às comunidades.

    A secretária executiva de Articulação Social (Seart), Mileane Aguiar, destaca que com a instalação da estrutura o programa Governo Presente ratifica sua atuação na promoção da interação social, alcançando os territórios prioritários que ainda não tinham sido privilegiados, como Paulista. “Agora, a intenção é investir na ampliação das parcerias locais, e levar para o município projetos de qualificação que tenham continuidade, fazendo com que as oficinas ofertadas pelo GP e Juventude Presente sejam porta de entrada para a proteção social da comunidade. Além de levar também outros serviços, como a Mediação de Conflitos", destaca.

     Ação de Cidadania

    Paulista também recebe neste sábado o mutirão de serviços gratuitos da Ação de Cidadania, na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Escritor José de Alencar, no bairro de Maranguape I, das 8h ao meio dia, para as pessoas que desejarem emitir a segunda via de documentação civil (RG e CPF) e certidões de nascimento e casamento, realizar exames de saúde, como testes de glicemia, aferição de pressão, teste de HIV e hepatite, mamografia, e fazer a inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família.

    No local, haverá ainda equipes de orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. A Ação vai contar também com a oficina de grafitagem, coordenada pelo artista Galo de Souza.

    O mutirão de serviços é promovido pelo Governo de Pernambuco que se une a parceiros públicos e privados, além das prefeituras que fazem parte das atuações do Governo Presente, programa que é coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), que é braço de atuação do Pacto Pela Vida.

     Serviços | Mutirão de serviços da Ação de Cidadania

    Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Escritor José de Alencar, das 8h às 12h Rua 52, n. 510, no bairro de Maranguape I

    Inauguração da Estação Regional do Paulista e Cidadão Conectado Praça Emília Russel, no bairro de Maranguape I, às 10h

    Assuntos: sdscj, seart, governo de pernambuco, governo presente, mutirão de serviços da acao de cidadania
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDSCJ promove duas capacitações em Petrolina

    | Direitos Humanos

    Participarão técnicos vinculados às entidades executoras das medidas socioeducativas

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude vai promover duas formações em Petrolina (Sertão do São Francisco), nos dias 17 e 18 de abril. A primeira é sobre “As orientações técnicas de medidas socioeducativas em meio aberto”. A outra é a “Formação de operadores dos programas de atendimento às medidas socioeducativas em meio aberto no sistema de informação para infância e adolescência” (Sipia/Sinase).

    Participarão dessas formações cerca de 40 coordenadores, técnicos, educadores e orientadores sociais das entidades executoras das medidas socioeducativas (Vara da Infância e Juventude, conselhos tutelares, CREAS e secretarias municipais de Assistência Social) dos municípios de Petrolina, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Ouricuri, Araripina e Salgueiro.

    As atividades serão coordenadas pela Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), por meio da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo. A coordenadora do Núcleo de Apoio e Monitoramento às Instituições Executoras de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Ana Emmanuela Reis, explica que as atividades têm o objetivo de capacitar os técnicos, fortalecer a municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto e o aperfeiçoamento do atendimento das entidades executoras.

    Agenda - A formação sobre “As orientações técnicas de medidas socioeducativas em meio aberto” ocorrerá durante todo o dia 17 de abril, das 8h30 às 17h, no auditório da IGEPREV, localizada na Rua Antônio A. Carvalho nº 2.247 – Centro – próximo à Biblioteca Municipal.

    No dia 18, das 8h30 às 15h30, acontecerá a “Formação de operadores dos programas de atendimento às medidas socioeducativas em meio aberto no sistema de informação para infância e adolescência (SIPIA/Sinase)”. Será no auditório da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos de Petrolina (Rua Adelina Santana nº 02), no Parque Municipal Josefa Coelho – bairro Maria Auxiliadora, próximo à Univasf.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sdscj, sepcj, desenvolvimento social, direitos humanos, medidas socioeducativas,
    Compartilhe: Link para o post: