meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Unidades prisionais comemoram Dia da Criança

    | Direitos Humanos

     dia da criança

    As unidades prisionais na RMR e interior do Estado não deixaram o Dia da Criança (12 de outubro) passar em branco para as pessoas privadas de liberdade e seus filhos. A Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), vinculada à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), reservou para este domingo (14/10) uma programação especial, a partir das 9h.

    A diversão reuniu 50 crianças que fazeram a festa no cine pipoca com a apresentação dos filmes “A Era do gelo 2” e “Rei leão”. Houve também pula pula e cama elástica com direito a algodão doce e pipoca durante todo o dia.  Na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, a diversão teve início na sexta (12/10) e seguiu até o domingo (14/10) durante a visitação. A programação contemplou atendimento odontológico às crianças, sorteio de 100 kits com brinquedos, de 07 bicicletas e distribuição de lanches. A Ação, realizada pelo setor psicossocial da unidade, conta com o apoio da Faculdade ASCES/Unita.

    Já no Presídio Desembargador Augusto Duque (PDAD), em Pesqueira, e na Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá,  a programação contou com a distribuição de brindes e lanches durante o evento


    Cidades: Buique, Caruaru, Itamaracá , Pesqueira
    Assuntos: sjdh, seres, unidades prisionais, dia da crianca
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reeducandos preparam o Parque 13 de Maio para o Dia das Crianças

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

     

    Eles atuam na capinação, varrição e limpeza do parque, além de pintar os brinquedos da área infantil como gangorra, foguete, balanço e escorrego

    Amanhã (12), Dia das Crianças, o Parque 13 de Maio vai receber um show do Palhaço Chocolate a partir das 15h. Para preparar o evento, dez reeducandos que cumprem pena no regime aberto estão fazendo um mutirão de limpeza no parque. Os apenados são beneficiados por um convênio entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb),

    Os trabalhadores cumprem uma jornada de oito horas de trabalho e uma hora de intervalo. Eles são remunerados com um salário mínimo, passagens e R$240 para custear a alimentação. Atuam na capinação, varrição e limpeza do parque, além de pintar os brinquedos da área infantil como gangorra, foguete, balanço e escorrego. “Conseguir trabalho depois de sair da prisão é um desafio porque ainda enfrentamos o preconceito. Aqui, conseguimos nos sentir útil e mudar de vida”, conta o reeducando Vanderley José, 50, que cumpre pena até 2020.

    Antes de serem contratados os apenados têm seu comportamento avaliado, participam de entrevista e curso de formação. O Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, acompanha e recruta os trabalhadores. “Apostamos na empregabilidade como grande aliado da ressocialização. Atualmente, mais de 800 reeducandos já conseguiram trabalho e isso nos indica que estamos no caminho certo, resgatando a dignidade desses homens e atuando para diminuir a reincidência criminal”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

    “Todos os anos, no Dia das Crianças, preparamos uma festa linda para a garotada, e contar com a mão de obra desses homens que estão mudando de vida nos faz acreditar em um futuro melhor para os nossos pequenos”, opina o intérprete do Palhaço Chocolate, Ulisses Dornelas.  

    A SJDH e o Patronato Penitenciário contam com 23 empresas parceiras. Contratar mão de obra reeducanda pode diminuir em até 40% as despesas trabalhistas e também põe em prática a responsabilidade social dessas organizações. O convênio de empregabilidade é regulamentado pela Lei de Execução Penal, onde o empregador fica isento de encargos trabalhistas, como FGTS, 13° salário e férias.

    Empresas públicas e privadas como a Prefeitura do Recife, Olinda, Jaboatão do Guararapes, Pórtico e Zummi são algumas das instituições aliadas.

    Texto: Aurélio Duvivier/SJDH
    Fotos: Ray Evllyn/SJDH

    Assuntos: sjdh, dia das crianças, reeducandos, emlurb,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nova composição do Coned toma posse no Recife

    | Direitos Humanos

     

     Eleitos em agosto, os conselheiros têm como missão defender os Direitos da Pessoa com Deficiência 

    Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED/PE) fará a posse de seus conselheiros hoje (10), às 10 h. A solenidade, que será no Instituto Antônio Pessoa de Queiroz (Rua Guilherme Pinto, 146), Graças, no Recife, contará com a presença de autoridades e representantes de órgãos públicos e sociedade civil. 

    No mesmo dia da posse, na parte da tarde, os conselheiros vão eleger o presidente, que será um representante da sociedade civil. Maria do Carmo Oliveira, atual presidente do Coned-PE, comemora as conquistas do Conselho até hoje e resume bem os desafios da nova gestão. 

    Os novos conselheiros têm que ter consciência do relevante papel que irão desempenhar de foram voluntária. Dentre os desafios o Coned terá que monitorar a aprovação da lei do Fundo Estadual de PcD a aplicabilidade da lei de gratuidade de transporte intermunicipal”, disse Maria do Carmo, representante da Secretaria de Educação.

    Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), o Coned tem função consultiva, deliberativa, atuando como agente fiscalizador e estimulador de políticas em prol do segmento da Pessoa com Deficiência (PcD).A nova composição, biênio 2018-2020é paritária, ou seja, possui representantes governamentais e da sociedade civil organizada.

    A eleição foi realizada em agosto deste ano, no III Fórum Pernambucano de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nas Graças, em RecifeO conselho é formado por 56 titulares e suplentes, sendo 28 representantes do Governo do Estado 28 de entidades representativas de PcDdo âmbito estadual e municipal e de entidades civis de classes profissionais e prestadoras de serviços relacionados às Pessoas com Deficiência (PCD).

    CONED - Criado pela Lei nº 12.657 (08/09/2004), o Conselho tem o papel propor, elaborar, acompanhar e fiscalizar legislações, planos, programas e políticas públicas, visando à garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social, além de receber denúncias sobre a violação de diretos deste segmento.

    Serviço:

    Posse do Coned-PE
    Quando: 10/10/2018 – às 10h
    Onde: Instituto Antônio Pessoa de Queiroz, sito à Rua Guilherme Pinto, 146 – Graças – Recife/PE

    Assuntos: sjdh, coned-pe, direitos da pessoa com deficiencia, nova composicao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Moradores do bairro de Ibura de Baixo recebem ação de Cidadania

    | Direitos Humanos

    Promovido pela SEDH, através do programa de Mediação de Conflitos, a ação acontecerá na próxima quinta-feira (05/07), das 8h às 12h.

    A Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), através do Programa de Mediação de Conflito e junto com o Núcleo de Mediação Comunitário do Ibura de Baixo, realizará uma ação de cidadania, com o objetivo de promover aos moradores da região serviços de saúde, beleza e orientação multidisciplinar. O evento que acontecerá na próxima quinta-feira (05/07), das 08h às 12h, na Associação Amigos do Rio, localizado na Rua Rio da Prata s/n, bairro do Ibura de Baixo, Região Metropolitana do Recife (RMR), contará com a participação do Programa Balcão de Direitos.

    Durante a ação serão ofertados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão, vacinas, retirada de 2ª vias de CPF, certidão de nascimento, certidão de óbito, divórcio, casamento, corte de cabelo, SPA para mãos, rosto, para maiores de 18 anos, além da orientação jurídica, social e psicológica, realizada pela equipe do programa de Mediação de Conflito. Também estarão presentes equipes do Procon- PE e Celpe, com orientação ao consumidor e de negociação, respectivamente. No dia 11/07, a ação retorna ao bairro com exames de prevenção. 

    Os interessados para os atendimentos na área da saúde deverão está munidos com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e com um documento de identificação; já para as 2ª vias de certidão de nascimento, certidão de óbito, divórcio e casamento, é obrigatório levar a certidão antiga e um documento de identificação, no caso de CPF, é necessário levar o antigo ou o título de eleitor.

    De acordo com a coordenadora do programa, Alessandra Lima, não é apenas um momento de apresentar para a população o núcleo e a sua funcionalidade, mas também de promover cidadania para toda a população da região. “Como o núcleo é um local de referencia para a comunidade, essa ação é fundamental não só como meio para resolução de conflitos, mas também, como possibilidade de acesso a outras políticas públicas”, informa. 

    Programa de Mediação de Conflitos

    O programa, vinculado a Secretária Executiva de Direitos Humanos e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tem como atribuição o apoio ao desenvolvimento comunitário na promoção de resolução pacífica de conflitos por intermédio do diálogo. Atualmente o programa é formado por uma equipe multidisciplinar com advogadas, psicólogas, assistentes sociais e a coordenadora. 

    Assuntos: sjdh, sedh, ibura, mediacao de conflitos, cidadania, assistencia social, sus, direitos humanos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE participa de evento e apresenta aplicativos para pessoas com deficiência

    | Direitos Humanos

    Na próxima quinta-feira (05.07), às 10h, na Faculdade Facho, em Olinda, o Governo de Pernambuco, por meio do Procon-PE e em parceria com a Frente Parlamentar de Acessibilidade, irá realizar uma ação desenvolvida em prol de pessoas com deficiência. Na ocasião, serão apresentados aplicativos com os direitos dos consumidores e doados Códigos de Defesa do Consumidor (CDC) e cartilhas da Anatel em braile às instituições representativas.

    A gerente jurídica do Procon-PE, Danyelle Sena, faz parte do Conselho dos Usuários da TIM no NE e intermediou para que sejam apresentados os projetos desenvolvidos através do conselho de usuários que contempla a elaboração do Código de Defesa do Consumidor em Braille e do código de defesa do Consumidor disponível na linguagem Brasileira de sinais – LIBRAS.

    Também foram convidados órgãos que fazem parte da Rede do Consumidor, como MPPE, Delegacia do Consumidor, OAB-PE, entre outros. O evento é aberto ao público.

    Assuntos: sjdh, procon, governo de pernambuco, sds, acessibilidade, app, libras, mppe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco recebe 69 imigrantes venezuelanos

    | Juventude, Direitos Humanos

    imigrantes

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) coordena o processo de acolhimento e de inserção dos imigrantes em projetos sociais.

    Pernambuco acolheu 69 imigrantes venezuelanos na tarde da última terça-feira (03) na Base Aérea do Recife. O grupo vindo de Roraima foi alojado em residências administradas pela ONG Aldeias Infantis, em Igarassu. No total, 164 pessoas, entre adultos e crianças, viajaram numa aeronave da Força Aérea Brasileira de Boa Vista, Roraima, até o Estado, sendo que deste número 45 seguiram para João Pessoa, na Paraíba, onde foram abrigados na Pastoral do Migrante, no município de Conde, e outros 50 seguiram viagem para as Aldeias Infantis, no Rio de Janeiro.

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), faz parte do comitê de órgãos que coordena as ações conjuntas de acolhimento emergencial dos venezuelanos. “Para que fosse minimizada a situação que o país vem enfrentando com a chegada de imigrantes venezuelanos, foi feita a interiorização e o atendimento aos grupos familiares com políticas sociais. Houve uma cooperação entre o Governo Federal e o organismo internacional, que por sua vez selecionou instituições assistenciais e provocou o Estado, não só na política de assistência social, mas em tantas outras, para que pudesse haver uma colaboração. Esse é o primeiro diálogo com Pernambuco”, pontuou o secretário Cloves Benevides.

    Do número de imigrantes, 23 são crianças de até 11 anos, 7 são adolescentes de 12 a 16 anos e 39 são adultos de 18 a 48 anos. De acordo com o secretário-executivo da SEASS, Joelson Rodrigues, a partir da instalação dos imigrantes, o Estado, junto ao município de Igarassu, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. “Ao todo são 18 famílias, sendo 40 pessoas aptas ao trabalho, que estão vacinadas e com os documentos regularizados. Neste momento, vamos precisar de parcerias com a indústria e comércio local para garantir condições de inserção dessas pessoas, para que possam construir uma nova vida”, pontuou Joelson.

    A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus e São Paulo.

    Residências

    A estrutura residencial na ONG Aldeias Infantis que será destinada aos venezuelanos é composta por sete casas com cinco quartos que cabem até 10 pessoas. A ONG está instalada em mais de 130 países e no Brasil tem mais de 20 unidades.

    Assuntos: sdscj, seass, governo de pernambuco, imigrantes, venezuelanos, governo federal, ong
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alvará de funcionamento e primeiros socorros são mote de seminário da Pessoa Idosa

    | Direitos Humanos

    idosos

    Ação foi destinada a coordenadores e colaboradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos.

    Pensado com o objetivo de proporcionar meios cabíveis para obtenção de alvará de funcionamento e licença para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realizou o I Seminário sobre Regulamentação das Instituições de Longa Permanência e Primeiros Socorros, nesta terça-feira (03/07), com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. “Nosso interesse é que as ILPI’s estejam preparadas e seguras, para atender melhor aos idosos e idosas que lá residem”, comenta a coordenadora do Projeto Humanidade da SJDH, Renata Guedes.

    O evento aconteceu nas dependências do Abrigo Espírita Lar de Jesus, Zona Norte do Recife, e contou com colaboradores de diversas ILPI’s. “Somos do Lar de Amparo ao Idoso, que fica na cidade de Gravatá. Estamos aproveitando para tirar todas as dúvidas, para executarmos”, disse Maria de Fátima Evangelista.

    O palestrante convidado, o sargento Edmilson de Aquino Monteiro, explicou sobre os riscos de não adaptar as instituições de acordo com as normas de segurança exigidas. “Temos exemplos de instalação de extintores de incêndio, de centrais de gás encanado, entre outros, que podem ser instalados por qualquer prestador de serviço, porém, é verificado pelo Corpo de Bombeiros, para avaliar se estão em cumprimento das exigências”, destacou o sargento.

    Ainda segundo o sargento, é a partir do cumprimento destas recomendações que as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), podem obter alvará de funcionamento e licença às mesmas.

    Também como pauta do seminário, ele discorreu sobre questões relacionadas a primeiros socorros, com a ideia de evitar acidentes e dar condições a cuidadores de auxiliar no caso de acidentes com os residentes das ILPI’s. “Os primeiros atendimentos dizem muito como será a recuperação do acidentado. Por isso é bom que as pessoas saibam a forma correta de agir em casos específicos”, completou o sargento Edmilson.

    PESSOA IDOSA – A política de promoção direcionada à Pessoa Idosa, no Governo de Pernambuco, é realizada na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), onde a Executiva de Segmentos Sociais desenvolve as atividades para este público, por meio da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e do Projeto Humanidade. A SJDH também conta com os serviços do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), onde as pessoas podem denunciar qualquer violação de direito contra a pessoa idosa e, se vítima, será encaminhada para o serviço ideal de continuidade do atendimento.

    Assuntos: sjdh, governo de pernambuco, pessoa idosa, seminario, apoio, ilipi, regulamentacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Durante as férias, consumidor pode pedir suspensão temporária de serviços

    | Direitos Humanos

    O mês de julho é um dos meses escolhidos pela maioria das pessoas para tirar férias, já que acabam casando com as férias escolares. O que o consumidor não sabe é que alguns serviços, como telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, fornecimento de água e energia elétrica, entrega de revistas e jornais e internet, podem ser suspensos temporariamente e evitar gastos desnecessários.

    Pedir a suspensão do fornecimento destes e outros serviços é um direito do consumidor. Para isso, é preciso enviar uma solicitação para a empresa prestadora, de preferência uma correspondência com aviso de recebimento, para evitar contestações futuras.

    No caso da telefonia (fixa e móvel) e TV paga, as normas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelecem que, após a notificação do consumidor, a empresa tem 24 horas para atender o pedido, mas, para isso, é preciso estar com as contas em dia. A suspensão do serviço só pode ser feita uma vez a cada 12 meses por um período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias.

    O corte temporário de serviços essenciais, como água, luz e gás é cobrado do cliente, dependendo da empresa fornecedora – por isso é importante ler o contrato para tirar as dúvidas. Já para internet banda larga, após a solicitação do consumidor, o cancelamento é automático. Academia e entrega de jornais e revistas também podem ser suspensos durante as férias. Nesses casos, a dica é negociar um desconto direto com a empresa para esse período.

    Assuntos: sjdh, procon, ferias, julho, servicos, consumidor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco recebe 70 imigrantes venezuelanos

    | Direitos Humanos

    Grupo vindo de Roraima desembarca na terça-feira e segue para Igarassu.

    Cento e quinze imigrantes venezuelanos desembarcam na tarde desta terça-feira (03) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, vindos de Boa Vista, Roraima, numa aeronave da Força Aérea Brasileira. Setenta deles seguirão, em veículos do Exército, para Igarassu, onde serão acolhidos nas Aldeias Infantis; 45 irão para João Pessoa (PB) e serão abrigados na Pastoral do Migrante naquele Estado.

    As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS) estão organizando a infraestrutura para esse acolhimento emergencial. Esta manhã o secretário-executivo da SEASS, Joelson Rodrigues, já esteve em Igarassu, conhecendo a estrutura das Aldeias Infantis e manteve contato com a Prefeitura de Igarassu acerca da assistência que será data aos imigrantes.

    A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus e São Paulo.

    De acordo com o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides, o Governo do Estado irá providenciar vagas nas escolas para as crianças e adolescentes, serviços de assistência, saúde e regularização de documentos para todos, além de auxiliar os imigrantes interessados em trabalhar

    Assuntos: sdscj, seass, imigrantes, interiorizacao, governo federal
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ação da Cidadania leva mutirão gratuito para o Parque da Macaxeira

    | Social, Direitos Humanos

    Governo Presente e Recife em ação vão levar mais de 100 serviços para a comunidade.

    Em sua meta de resgatar a cidadania e garantir direitos e políticas públicas às comunidades, o Programa Governo Presente realiza a 16ᵃ edição da Ação da Cidadania, na Escola Técnica Miguel Batista e no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte, no Recife. A ação beneficiará mais de 20 mil habitantes do bairro da Macaxeira, neste sábado (30), das 8h às 12h. Esta é mais uma iniciativa em parceria com a Prefeitura do Recife e o Recife em Ação.

    No parque serão oferecidos serviços como emissão de documentação civil e atendimento sobre luz, água, carteira de motorista e inscrição em cursos profissionalizantes. Além disso, haverá diversas atividades nas áreas saúde, assistência social, cidadania e orientações jurídicas, sobre empreendedorismo, direitos humanos, da pessoa com deficiência e do consumidor. O mutirão é ofertado gratuitamente à população do bairro e do entorno.

    A iniciativa integra um conjunto de políticas públicas do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife para a prevenção social à violência em comunidades mais vulneráveis do Recife. De janeiro a maio de 2018, o Governo de Pernambuco realizou 12 Mutirões em sete municípios pernambucanos. A previsão é que, até o final do ano, outras 50 comunidades sejam beneficiadas com as ações do programa Governo Presente.

    Profissionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) vão levar o plantão da Mediação de Conflitos, que orienta e encaminha problemas familiares e entre vizinhos de forma pacífica e espontânea, por meio de acordo entre as partes. A equipe levará orientações sobre assistência social (BPC e CadÚnico), para Pessoas com Deficiência (Vem Livre Acesso e PE Conduz) e jovens (ID Jovem), além de outros programas das executivas da SDSCJ voltados à prevenção ao uso de drogas (Atitude) e atenção e reinserção profissional aos adolescentes do sistema socioeducativo e egressos da Funase (Vida Aprendiz e Novas Oportunidades).

    A Secretaria de Defesa Social fará emissão de segunda via de RG e CPF e o Balcão de Direitos fará segunda via de certidões de nascimento, óbito e casamento. Para tirar a carteira de identidade, é preciso levar duas fotos 3x4. No caso do CPF, até 16 anos apenas certidão e comprovante de residência, acima desta idade, necessita do título de eleitor e certificado de reservista, se for homem. Já para a certidão, se possível, o interessado deve levar uma cópia do documento ou pelo menos saber o cartório em que a certidão foi emitida. 

    Os advogados da Defensoria Pública vão prestar orientações jurídicas sobre as ações cíveis do Direito de Família, conciliação, divórcios, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade. Com o Procon, os moradores poderão receber orientações sobre direitos do consumidor, registrar queixas sobre relações de consumo e ter acesso a serviços gratuitos como negociação de débitos e orientação jurídica.

    A Secretaria Estadual de Saúde (Lacen) vai realizar o preventivo de colo de útero, conhecido como Papanicolau, que é feito nas mulheres entre os 25 e 59 anos de idade. Para realizar o procedimento, a mulher deve se abster de relação sexual no dia anterior ao exame, não estar menstruada e não usar duchas ou medicamentos vaginais nos três dias anteriores ao exame.

    Prefeitura – As mulheres terão a oportunidade de fazer ainda a mamografia, caso tenham entre 50 e 69 anos – faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. O caminhão equipado com mamógrafo da Prefeitura do Recife (PCR) estará estacionado no local ofertando 40 vagas para a realização do exame. Não é preciso agendar, mas tem que levar o cartão do SUS. O resultado fica pronto em até 20 dias, na unidade mais próxima onde a ação foi realizada.

    No local, eles poderão vacinar e fazer aferição de pressão arterial, teste de glicose e testes rápidos para detecção do vírus HIV e Sífilis. Serão distribuídos preservativos (masculinos e femininos) e lubrificantes. As crianças receberão orientações sobre os cuidados com a higiene bucal, com os profissionais da área, e, receberão um kit de saúde bucal (escova e creme dental).

    O Programa Municipal de Robótica na Escola está presente, com atividades planejadas que envolvem competição de robô, oficina de animação digital e de jogos educativos. Na ocasião, os trabalhadores poderão agendar seu atendimento para emissão da carteira de trabalho nas agências da PCR e realizar, com parceiros privados, inscrições em cursos profissionalizantes. A PCR fará ainda atendimento do Bolsa Família e CadÚnico

    A equipe técnica da Secretaria da Mulher fará a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Serão distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice.

    Serviço:                 

    Ação da Cidadania do Governo Presente – Macaxeira
    Quando: 30/06/2018 (sábado), das 8h às 12 h
    Onde: Parque da Macaxeira e Escola Técnica Miguel Batista (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 7487, Apipucos, Recife) 

    Assuntos: sjdh, governo presente, cidadania, macaxeira, politicas publicas, sdscj, pcr
    Compartilhe: Link para o post: