meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Bolsa Família é tema de palestra em Caruaru

    | Economia, Educação, Social, Política, Direitos Humanos

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco – SEDSDH, por meio da Gerencia de Proteção Social Básica – GPSB, promoveu, nesta sexta-feira (09), na Estação do Governo Presente de Caruaru, uma palestra para os beneficiários do Bolsa Família e as pessoas não cadastradas no programa que residem em áreas vulneráveis. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria da Criança, Adolescente e Politicas Sociais do município.

    Na ocasião, técnicos sociais da coordenação do Bolsa Família no Estado tiraram dúvidas sobre o programa e esclareceram aos beneficiários quais requisitos básicos (saúde, educação e assistência social) precisam ser seguidos para que o benefício não seja cancelado. Além disso, integrantes da prefeitura realizaram novos cadastros entre os presentes, com o apoio da unidade móvel do município.

     

    Saiba mais

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: secretaria, desenvolvimento social, direitos humanos, pernambuco, governo, sedsdh, gpsb, governo presente, caruaru, agreste, coordenacao, bolsa familia, parceria, crianca, adolescente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco lança programação do Mês da Consciência Negra com show de Karynna Spinelli

    | Educação, Política, Cultura, Direitos Humanos

    copaLaura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e Jorge Arruda, secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial, lançaram nesta quinta-feira, a programação do Mês da Consciência Negra de Pernambuco. O evento foi realizada no Clube dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar, contou com a participação da cantora Karynna Spinelli. A pernambucana fez uma homenagem especial a tradição “Afro” no Brasil apresentando algumas músicas do  espetáculo “Canto Negro”.

    Antes da coletiva, foi oferecido um café da manhã para integrantes de movimentos sociais e religiosos ligados ao segmento no Estado. Além disso, foi realizado também dois seminários: “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos” e “Samba e Samba – Aplicabilidade da Lei 10.639-03, musicalidade e africanidades”. Os dois aconteceram no Clube dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar, em horários diferentes. O primeiro das 09h30 ás 13h e o segundo das 14h30 às 17h30.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: igualdade racial, desenvolvimento social, direitos humanos, secretaria, pernambuco, governo, laura gomes, jorge arruda, comite, evento, mes da consciencia negra, afro, show, canto negro, karynna spinelli
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Desenvolvimento Social capacita profissionais da Região Agreste com foco na inclusão de pessoas com deficiência na escola

    | Educação, Social, Política, Direitos Humanos

    Discutir alternativas que possibilitem o acesso das pessoas com deficiência ao universo da escola. É com esse objetivo que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da sua executiva de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, promove nesta quinta (08) e sexta-feira (09) o I Ciclo de Oficinas Regionais do Benefício de Prestação Continuada – BPC e BPC na Escola. O evento, que será realizado no auditório da Secretaria de Educação, na Várzea, Zona Oeste do Recife, reúne profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

    O BPC é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Atualmente, em Pernambuco, mais de 152 mil pessoas recebem o BPC. Destes total, pouco mais de 12 mil deficientes frequentam a escola. Uma das propostas do Ciclo de Oficinas é propor alternativas que superem as barreiras que dificultam o acesso dessa parte da população ao mundo escolar. A meta é que esse número chegue a 27 mil.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, sedas, oficinas, evento, bpc, escola, inclusao, inss, educacao, beneficio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Saúde promove um debate sobre Doença de Chagas no Procape

    | Saúde, Direitos Humanos

    Em parceria com o Ambulatório de Doença de Chagas do Procape, o Projeto Sanar – Programa de Combate às Doenças Negligenciadas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove a VII Jornada Pernambucana de Doença de Chagas. O evento, que está sendo realizado no auditório do Recife Praia Hotel, no Pina, terá início nesta quinta-feira (08/11).

    Serão dois dias de conferências, palestras, exposição e debates sobre a doença, principalmente, no que diz respeito à assistência ao paciente. “As discussões vão girar em torno de questões como o diagnóstico, sorologia e o tratamento do paciente. È importante que todos os profissionais de saúde conheçam os encaminhamentos para pessoas que cheguem nas unidades procurando atendimento”, explica o coordenador do Sanar. Alexandre Menezes.

    Referência para o tratamento da Doença de Chagas, o Ambulatório de Chagas já atendeu mais de cinco mil pacientes com o problema, ao longo dos seus 25 anos de existência. Os principais sintomas da Doença de Chagas são febre, dificuldade de respirar e o chagoma de inoculação, que é a marca deixada na pele após a picada do Barbeiro, mosquito transmissor da doença.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, secretaria, saude, pernambuco, evento, doenca de chagas, procape, parceria, ambulatorio, projeto, sanar, programa, combate, doencas, negligenciadas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plano estadual em prol da pessoa com deficiência deve beneficiar municípios como Jaboatão dos Guararapes

    | Política, Mobilidade, Direitos Humanos

    Após a abertura da exposição “Para Todos”, que foi realizada nesta quarta-feira (07), no Aeroporto Internacional do Recife, o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, João Rocha, participou de reunião com o secretário nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Governo Federal, Antônio José Ferreira, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. Na pauta, o Plano “Viver sem Limites”, que visa promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.

    Durante o encontro, João Rocha explicou que a SEAD, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, está estruturando um Plano Estadual para o segmento, com ações em diversas áreas. A iniciativa deve beneficiar essas parte da população em vários municípios do Estado, inclusive, a cidade de Jaboatão.  Quando estiver pronto, ele será usado pelo Governo do Estado para captar recursos junto ao Governo Federal.

    O prefeito Elias Gomes demonstrou que quer contar com o apoio da SEAD para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no município. Ele procurou os representantes das esferas federal e estadual para manter o diálogo e buscar alternativas.

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: para todos, plano estadual, beneficiar, municipos, jaboatao, pessoas, deficiencia, exposicao, aeroporto, reuniao, plano, viver sem limites, inclusao social, autonomia, sead
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco recebe mostra “Para Todos”

    | Educação, Política, Mobilidade, Cultura, Direitos Humanos

    paraAcompanhada de Antônio José Ferreira, secretario Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica – SDH-PR,  e do superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, João Rocha, Laura Gomes, secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, abriu na manhã de hoje (07), a mostra  “Para Todos”, movimento das pessoas com deficiência no Brasil. O evento ficará aberto para visitação pública até o dia 24 de novembro, no 3º andar do Aeroporto Internacional dos Guararapes.        

    A mostra é promovida pela Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência da SDH-PR, organização dos Estados Ibero Americanos e SEDSDH. A exposição “Para Todos”conta com recursos de acessibilidade, permitindo a todas as pessoas sem exceção ao acesso às informações.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, desenvolvimento social, direitos humanos, mostra, pernambuco, deficiencia, sdh, pr, sead, movimentos, pessoas, brasil, sedsdh, exposicao, para todos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Temática LGBT é foco de atividades no Sertão do Estado

    | Política, Direitos Humanos

    Os municípios de Salgueiro e Petrolina, no Sertão, recebem, esta semana, atividades do Centro Estadual de Combate à Homofobia - CECH, que integra a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento social e Direitos Humanos.  As atividades começam em Salgueiro, nesta quarta (07) com o V Seminário “Vamos cantar um Pernambuco sem homofobia: respeito e cidadania para a população LGBT. Na sexta (09), é Petrolina quem recebe o VI Seminário, das 09h às 12h.

    "O objetivo do encontro, que já passou por Recife, Glória do Goitá, Limoeiro, Arcoverde e Serra Talhada, é ampliar a visibilidade LGBT no Estado e promover ações contra a homofobia", destaca o coordenador do CECH,  Rhemo Guedes. As Oficinas sobre o tema também estão sendo realizadas nas escolas da região.

    A programação do CECH será concluída, neste domingo (11), no Sertão, com a III Parada da Diversidade em Petrolina. A concentração está prevista para às 17h, na Praça das Algarobas.

    Serviço:
    Seminário Regional “Vamos cantar um Pernambuco sem Homofobia: Respeito e Cidadania para a População LGBT”
    Datas: 07 e 09 de novembro
    Locais: Salgueiro: Gerência Regional de Educação (GERES), Petrolina: Auditório da Câmara de Vereadores

    Cidades: Petrolina, Salgueiro
    Assuntos: secretaria, desenvolvimento social, direitos humanos, sertao, petrolina, salgueiro, atividades, comabte, homofobia, cech, seminario, lgbt, encontro, parada, diversidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes da Mata Norte discutem "A escola que queremos"

    | Educação, Social, Política, Juventude, Emprego, Meio Ambiente, Esportes, Direitos Humanos

    Jovens das 65 escolas estaduais da Mata Norte vão se reunir, nesta quinta-feira (8), para discutir o modelo de escola em que desejam estudar. Com o tema “A escola que temos, a escola que queremos”, os cerca de 200 estudantes vão debater temas como gestão democrática, sustentabilidade e economia solidária, ao longo de todo o dia, no ginásio de esportes da Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata.

    Os debates serão conduzidos e intermediados pelos próprios jovens, através da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe), organização ligada ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Aline Freitas, 17 anos, ex-aluna da Escola de Aplicação Professor Chaves, e membro da Rejupe, vai ser uma das mediadoras das atividades. “Quando estava na escola, sempre senti que eles estavam dispostos a oferecer algo que nem sempre era o que os adolescentes estavam indo buscar ali”, afirmou.

    De acordo com Aline, esse diálogo entre instituição de ensino e estudantes deve melhorar o serviço escolar. “Assim, a escola vai conseguir evitar a evasão escolar e o desestímulo dos alunos e melhorar índices como o Idepe e o Ideb”, disse .

    O fórum oferecerá oficinas e palestras. A intenção é que, ao final das discussões, os jovens montem uma plenária para elaborar uma carta com pedidos, que serão entregues ao governador Eduardo Campos. “Queremos mobilizar os jovens para que o ambiente escolar se torne favorável à formação de pessoas críticas e disseminadoras de atitudes sustentáveis”, declarou Luciana Silva, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, que organiza o fórum.

    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: secretaria, educacao, pernambuco, mata norte, escola, modelo, debate, gestao, democracia, sustentabilidade, economia solidaria, nazare da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado fortalece participação da sociedade civil no enfrentamento aos efeitos provocados pela estiagem prolongada

    | Economia, Social, Política, Agricultura, Administração, Direitos Humanos

    O governo de Pernambuco trabalha para minimizar os efeitos da estiagem prolongada que atinge mais de 120 municípios do Agreste e Sertão do Estado. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que faz parte do Comitê Integrado de Combate à Estiagem, 48 instituições não-governamentais vão receber R$ 20 mil para desenvolver ações em prol da população afetada pela falta de chuvas. A expectativa é que este montante seja repassado as entidades até o final de dezembro. Essas instituições foram classificadas na “rodada extra” do Programa Todos com a Nota – Módulo Solidário.

    Para tanto, nesta quarta-feira (07), a equipe técnica do TCN – Solidário e os representantes dessas instituições socioassistenciais do Agreste e Sertão estarão reunidas das 08h às 17h, no auditório da Secretaria de Defesa Social, em Santo Amaro, no Recife. O objetivo do encontro é esclarecer quais documentações são necessárias para a celebração do convênio entre as partes e dar orientações diversas acerca da elaboração do Plano de Trabalho (documento obrigatório que demonstra como o recurso estadual será aplicado).


    Saiba mais

    Assuntos: governo, pernambuco, convoca, sociedade, minimizar, efeitos, estiagem, seca, agreste, sertao, secretaria, deselvolvimento social, direitos humanos, comite, combate, populacao, chuvas, programa, todos com a nota, modulo solidario, tcn, defesa social, santo amaro, recife, elaboracao, plano de trabalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escritor Augusto Cury apresenta projeto de Escola da Inteligência na Secretaria de Educação

    | Educação, Social, Segurança, Direitos Humanos

    curyA Secretaria de Educação (SE), por meio da Secretaria Executiva de Gestão de Rede, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, está realizando diversas ações que vão desencadear o Programa de Segurança nas Escolas. Uma delas foi a palestra do escritor Augusto Cury, que aconteceu na SE na tarde desta segunda-feira (05).

    A palestra teve o objetivo de ajudar a elaboração de um documento norteador para gestores escolares quanto ao procedimento adotado pela escola para garantir a segurança dos estudantes. “A intenção da cartilha é discutir a violência respeitando o emocional, não combatendo e, sim, evitando que ocorra”, diz a técnica da UDE da GRE Recife Norte, Lúcia Andrade.

     

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, palestra, escritor, augusto cury, se, elaboracao, apoio, norteador, gestao, escolar, seguranca, alunos, estudantes, ude, gre
    Compartilhe: Link para o post: