meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Semanas de Direitos Humanos leva ações de cidadania a todas as regiões do Estado

    | Juventude, Suape, Direitos Humanos, Infância

    Começa na próxima segunda-feira (18) e vai até o dia 22 de março, no Sertão do Araripe as Semanas de Direitos Humanos do Estado. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio de sua executiva de Justiça e Direitos Humanos, as atividades serão destinadas aos direitos da criança e do adolescente, do idoso, da mulher e do público LGBT.

    O encontro tem por objetivo informar a população sobre os direitos e deveres na busca da cidadania e na prevenção à violência. Na ocasião haverá palestras, oficinas, orientação para o público participante, emissão de documentos, atendimentos sobre mediação de conflitos e defesa do consumidor. Finalizando as semanas haverá o Seminário Regional, que tem como tema: “Pernambuco pelos Direitos Humanos”, que irá focar na atualização do Plano Estadual de Direitos Humanos.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, pernambuco, leva, acoes, cidadanis, regioes, sertao, atividades, direitos, crianca, adolescente, idoso, mulher, lgbt
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE promove ações para celebrar o Dia do Consumidor

    | Economia, Direitos Humanos

    O Procon Pernambuco, órgão da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, promove ações para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado na próxima sexta-feira, 15 de março.

    Na programação que acontece no Recife e no interior do Estado, serão realizadas palestras, balcão de atendimento, panfletagem e fiscalização.

    De 04 a 08 de março, técnicos do Procon-Educa promoveram nas cidades de Ibimirim, Inajá e Tacaratú, palestras, balcão de atendimento, panfletagem e orientação aos moradores locais. As atividades foram realizadas através de uma parceria com as Secretarias de Ação Social dos três municípios e aconteceram em escolas municipais das cidades.

    Saiba mais

    Cidades: Ibimirim, Inajá, Recife, Tacaratu
    Assuntos: procon, governo, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, acoes, celebrar, dia do consumidor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ações do programa Mãe Coruja Pernambucana são avaliadas

    | Saúde, Agricultura, Direitos Humanos, Infância

    ipaNa manhã de ontem (12/03), coordenadores estaduais e regionais do programa Mãe Coruja Pernambucana se reuniram na sede Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para realizar o monitoramento das ações executadas em 103 municípios do Estado. De acordo com a gerente de Acompanhamento das Ações do Mãe Coruja, Virgínia Holanda, a estrutura do programa conta com a participação de oito secretarias - Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Mulher, Agricultura e Reforma Agrária, Criança e Juventude, Trabalho Social, Qualificação e Empreendedorismo e Planejamento - que prestam apoio e assistência biopsicossocial a gestantes e crianças cadastradas no programa, garantindo uma gestação saudável antes e depois do parto.

    “Com base nos resultados apresentados nessa reunião, poderemos definir se o programa atingiu seu principal objetivo, reduzir a mortalidade materna e infantil do Estado”, informou Virgínia.

     

    Saiba mais

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, programa, mae coruja, pernambucana, acoes, avaliadas, municipios
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ações de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes são apresentadas durante encontro

    | Juventude, Direitos Humanos, Confederações 2013, Infância

    scjA poucos meses da Copa das Confederações, que será realizado no Brasil no mês de junho,  entidades da sociedade civil e governo se mobilizam para discutir ações de proteção a crianças e adolescentes nestes grandes eventos esportivos. Nesta terça-feira (12), o secretário executivo de Programas Especiais da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, participou do Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual.
     
    Na ocasião, Eduardo apresentou ao público, formado por jovens de várias cidades do país, os programas desenvolvidos pela SCJ com estratégias de mobilização, sensibilização e proteção a crianças e adolescentes em todo o Estado. “O trabalho infantil também é um dos nossos focos de enfrentamento às violações de direitos, sobretudo nestes grandes eventos que se aproximam, como a Copa das Confederações e o Mundial de 2014”, comentou.

     

    Saiba mais

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, acoes, enfrentamento, violencia, apresentadas, encontro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Modelo de gestão da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) é exemplo para todo o país

    | Administração, Direitos Humanos

    O modelo de gestão, além da forma de gerenciamento e captação dos recursos do BNDES feitos pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco serão utilizados como exemplo para todo o país. A afirmação foi feita pelo Secretário Nacional de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce, nesta terça-feira (12.03), em audiência com a Defensora Pública Geral, Marta Freire, no Ministério da Justiça.

    Ela compareceu à audiência acompanhada da Conselheira Gina Bezerra com o propósito de apresentar os Planos de Gestão da DPPE, além de defender junto ao Ministério a implementação do Programa Defensores Públicos sem Fronteiras. Entusiasmado pelos resultados apresentados pela gestão de Marta Freire frente à Defensoria e na captação dos recursos do BNDES, bem como pela viabilidade do programa, o Secretário decidiu adotar as ações como modelo de gestão para todo o país, criando uma comissão da Secretaria que segue para Pernambuco a partir do dia 22 deste mês com o objetivo de conhecer essa forma de gestão. Os técnicos da Secretaria pretendem, ainda, conhecer outros programas da DPPE, que servirão como base para a confecção de um amplo conjunto de ações adotadas pelo Ministério.

    De acordo com Flávio Crocce “a Defensoria Pública de Pernambuco vai dar o exemplo ao restante do país pela capacidade de gerenciamento das ações”. Destacando a atuação de Marta Freire como Defensora Geral, ele referiu-se diretamente à DPG, afirmando: “você está fazendo história”.

     

    Saiba mais

    Assuntos: dppe, defensoria publica, governo, estado, pernambuco, ministerio publico, poder judiciario, acoes, gestao, modelo, exemplo, brasil, pais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo Presente ganha novos parceiros nas Ocupações Sociais

    | Saúde, Direitos Humanos

    seartDentro dos próximos dias, Imip, Faculdade Pernambucana de Saúde e Prefeitura do Recife deverão se integrar às Ocupações Sociais de Impacto

    As próximas Ocupações Sociais de Impacto, realizadas pelo Programa Governo Presente, deverão contar com a parceria do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A informação foi repassada pelo secretário de Articulação Social e Regional, Aluísio Lessa, na manhã do último sábado (09), durante a Ocupação realizada na Escola Estadual São Judas Tadeu na Campina do Barreto.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, promove, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, see, sds, detran, cidades, comunidade, novos paceiros, imip, fps
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado entrega a primeira Academia das Cidades de Serra Branca, distrito de Carnaíba

    | Esportes, Mobilidade, Cultura, Direitos Humanos

    cidadesO secretário Executivo de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Anchieta Patriota, entregou em 08 de março, a primeira Academia das Cidades de Serra Branca, distrito de Carnaíba. O equipamento orçado em quase R$ 320 mil irá beneficiar mais de 2 mil pessoas, entre moradores da comunidade de Serra Branca e da zona rural.

    A Academia foi construída em uma área de 2.777 m² e oferece aos seus frequentadores, além de uma área verde para lazer, corredor de exercício, pista de Cooper com 417 m, play ground, equipamentos de ginástica, mesas de jogos e bancos.


    Saiba mais

    Cidades: Carnaíba
    Assuntos: secretaria, cidades, governo, pernambuco, danilo cabral, entrega, academia, serra branca, lazer, atividades físicas, esportivas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procons do Brasil externam preocupação em relação ao sistema de pirâmide nas operações financeiras

    | Economia, Direitos Humanos

    Representantes dos Procons de todo Brasil, elaboraram um documento durante a reunião da Associação Brasileira de Procons - ProconsBrasil, realizada no último dia 06/03, em Brasília, no qual externam preocupação em relação as operações financeiras que utilizam o sistema de “pirâmide de ponzi” e vêm sendo disseminadas em todo território nacional.

    Os Procons do Brasil têm essa preocupação diante do grande número de consumidores que, em busca de ganhos financeiros imediatos, estão aderindo a negócios com empresas aparentemente lícitas, quando na verdade tem como objeto uma atividade que não possui qualquer viabilidade econômica.

     

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, alerta, telexfree, trabalho, rede, internet, preocupacao, brasil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comunidades discutem proposta de Segurança Comunitária

    | Segurança, Direitos Humanos

    Abordagens a bares e estabelecimentos afins, mediação de conflitos de perturbação do sossego até visitas às escolas e comunidade são algumas das ações que já começam a acontecer nessa semana nos bairros da Mustardinha, Mangueira, Bongi, Jardim São Paulo, Afogados e Sancho, que compõem a RPA-5. O anúncio foi feito semana passada pelo coordenador de Programas Comunitários e Preventivos da Polícia Militar do estado, Ten. Cel. Jorge Pereira, durante o primeiro Fórum Territorial do Programa Governo Presente deste ano, no Clube dos Lenhadores, na Mustardinha.
     
    A surpresa foi o sentimento que permeou o encontro com a apresentação da iniciativa de aproximação com as comunidades que marcará o novo plano de segurança para aquela área. “Eu estava aqui ouvindo o que vocês estão apresentando e fique viajando. Porque é a primeira vez na minha vida que eu ouço a Polícia Militar dizer que nós somos clientes e pedir a nossa opinião sobre a prestação desse serviço”, afirmou o professor Arady José da Silva, 45, morador do Bongi, que pediu a palavra apenas para externar o que estava sentindo naquele momento. 

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, comunidades, dicute, acao, propostas, seguranca, comunitaria, bairros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Defesa Civil simula evacuação de área de risco de enchente em Goiana

    | Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade, Direitos Humanos

    A Secretaria da Casa Militar (Camil), através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), realiza nesta sexta-feira (8 de março), um Simulado de Preparação para Desastres, em Goiana. O evento encerra o Curso de Operações em Proteção e Defesa Civil (COPDC), que aconteceu esta semana com a participação de agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Mata Norte. O simulado será às 9h, na Rua Madureira, próximo ao Córrego da Bueira. O objetivo é mostrar à população como proceder em caso de desastre.
     
    “Estamos entrando na quadra chuvosa (meses de chuva) da Zona da Mata e RMR, por isso estamos reforçando as ações de prevenção, É importante estar atento e articulado com os municípios”, explica o secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.
     
    A ideia é simular uma evacuação retirando os moradores daquela área para local seguro, após o alerta que a Defesa Civil do município e lideranças comunitárias darão através de apitos e comando de voz. O alerta será o sinal para que os moradores saiam com urgência de suas casas.  Segundo o Cap. BM Pablo, que ministra o curso, o local foi escolhido porque é uma área de declive, para onde a água das chuvas converge, apresentando risco de enchente.

    No local identificado como área de risco, residem cerca de 50 famílias, aproximadamente 250 pessoas. A simulação promoverá a remoção da área considerada de risco e fará o resgate de uma vítima, para demonstração de primeiros socorros.  Segundo o coordenador da Codecipe, Tenente-Coronel, Cassio Sinomar  “A simulação é um trabalho de prevenção  importantíssimo porque os técnicos terão a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, a população começa o processo de transformação cultural necessário, recebendo orientação para observar os alertas e a sair imediatamente de suas moradias para um local seguro”. A Associação de Moradores do bairro servirá como local seguro, concentrando as pessoas que serão evacuadas para palestra de encerramento da atividade.

    Além de envolver os agentes de Defesa Civil participantes do COPDC e a população da área, a simulação terá a participação de policiais militares, membros da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito e de outros órgãos.

    Goiana foi a cidade mais atingida pelas enchentes de 2011 quando o Rio Goiana transbordou atingindo várias comunidades ribeirinhas e alguns bairros, além das margens do rio. O Governo do Estado, através da secretaria da Casa Militar realizou a dragagem do Rio Goiana de onde foram retirados 40 mil metros cúbicos de lixo.

    Seviço
    Simulação de evacuação de área de risco em Goiana
    8 de março – 9 h
    Local: Rua da Madureira, próxima Córrego da Bueira
    População Local: 50 famílias a serem sensibilizadas, aproximadamente 250 pessoas;
    Previsão de remoção: 20 famílias
    Participantes: Agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Mata Norte
    Local Seguro: Associação de Moradores (Rua Madureira, 200 m após área de risco)
    Ponto de Encontro: Córrego da Bueira

    Cidades: Goiana
    Assuntos: sds, secretaria, casa militar, camil, governo, pernambuco, estado, codecipe, simulado, evacuacao, area de risco, enchente, goiana, copdc
    Compartilhe: Link para o post: