meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Encontro discute apoio de instituições religiosas no processo de ressocialização

    | Direitos Humanos
    Ressocialização


    O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, recebeu na manhã desta terça-feira (21), representantes do Movimento Cristãos em Ação (MCA), grupo que realiza ações missionárias nas unidades prisionais de Pernambuco. O encontro aconteceu na sede da Secretaria, na Praça do Arsenal, no bairro do Recife. O presidente do MCA, Israel Guerra, entregou uma proposta de ampliação de parceria entre o Governo do Estado e o MCA, com o objetivo de promover melhorias do processo de ressocialização através da evangelização.

    Entre os pontos levantados pelo Movimento estão: a criação de novas oportunidades de qualificação profissional, a promoção de eventos de assistência religiosa para os reeducandos, a instalação do serviço de capelania dentro das unidades, o trabalho de conscientização da atividade religiosa junto aos gestores das unidades prisionais e a realização de campanha para arrecadação de livros que posteriormente deverão ser utilizados dentro dos estabelecimentos prisionais.

    O secretário Pedro Eurico salientou a importância do trabalho de grupos religiosos junto aos privados de liberdade. “Estamos imanados por uma formação cristã que nos une. Este grupo é um exemplo de pessoas sedentas por justiça e empenhados no respeito à pluralidade. O Estado deve ser o porta-voz das questões da sociedade”, afirmou.

    Para o presidente do MCA, Israel Guerra, “Estado e sociedade civil devem estar alinhadas no processo de solução das questões que envolvam o sistema prisional no país”. Também compareceram à reunião a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, e representantes do Círculo Católico de Pernambuco (Circape) e do Centro Profissional de Desenvolvimento Familiar, Habitacional e Direitos Humanos (Cendefa-DH).

     
    Assuntos: pedro eurico, justiça e direitos humanos, mca, israel guerra, ressocialização,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Mulher do Estado anuncia ações para o Carnaval 2017

    | Cultura, Direitos Humanos


    Carnaval

    Campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais inicia, no sábado, com Trio da SecMulher-PE, no Bloco do Galo da Madrugada, no Grande Recife, e segue por todo o interior de Pernambuco

    A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) estará em todos os municípios do Estado com ações integradas para o enfrentamento da violência contra as mulheres. No próximo sábado (25), acontece, pelo 10º ano consecutivo, a campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais. Multiplicadoras e multiplicadores farão uma ação de prevenção para foliãs e foliões de que a violência contra a mulher é crime, dá cadeia, e que esse tipo de atitude não faz parte da alegria do carnaval.

    No Grande Recife, a campanha terá início no bloco Galo da Madrugada, com o desfile do Trio da Secretaria da Mulher do Estado, a partir das 9h30 da manhã, distribuindo materiais informativos pedindo o fim da violência contra as Mulheres. O trio, formado só por mulheres, será animado pela Orquestra 100% Mulher e segue o trajeto do Galo da Madrugada que começa em frente ao Forte das Cinco Pontas e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, reunindo mais de 2 milhões de pessoas.

    Do sábado de Zé Pereira até a Quarta-Feira de Cinzas, serão distribuídos 66 mil materiais, entre panfletos, leques, banners e spot para rádios, com telefones úteis para informações e denuncia no caso de violência. A campanha é uma ação do Governo do Estado através da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

    No sábado, a campanha também percorre as cidades de Olinda e Jaboatão (Região Metropolitana do Recife) e municípios do Agreste Central (Ibirajuba, Pesqueira, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Bonito, Belo Jardim); Agreste Meridional (Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Brejão, Bom Conselho, Iati, Saloá, Paranatama, Terezinha, Correntes, etc.); Mata Norte (Glória do Goitá, Chã de Alegria, Paudalho, Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência, Aliança, Ferreiros, etc); Mata Sul (Ribeirão, Barreiros, Sirinhaém, São José, Pombos, Vitória, Rio Formoso, Cortês, etc.); Sertão Central (Salgueiro e Serrita); Sertão do São Francisco (Petrolina, Cabrobó, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Dormente e Orocó); Sertão do Itaparica (Itacuruba, Carnaubeira da Penha); Sertão do Moxotó (Arcoverde, Buíque, Manari e Custódia); Sertão do Pajeú (Ingazeira, Solidão, Iguaraci, Tabira, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Quixaba) e Sertão do Araripe (Araripe, Exú, Trindade, Araripina, Santa Cruz e Granito). A distribuição dos materiais conta com a parceria dos 180 organismos municipais de políticas públicas para as mulheres que representam as pernambucanas em cada cidade.

    ONDE PROCURAR AJUDA – Nesse carnaval, a Secretaria da Mulher do Estado disponibiliza a Ouvidora da Mulher que está apta a orientar todas as pessoas sobre o que fazer em caso de violência doméstica e de gênero, bem como outros assuntos relacionados às mulheres. Em caso de violência, é importante denunciar porque esta atitude pode salvar vidas. Através do número 0800-281-8187, qualquer pessoa pode fazer a denúncia seja por telefone fixo ou celular, gratuitamente. O número está disponível 24 horas por dia, inclusive domingos e feriados. 

    As pessoas também têm acesso à rede de enfrentamento da violência doméstica e de gênero do Estado de Pernambuco. Em Recife, estará funcionando durante os dias de folia, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Clarice Lispector e em Olinda, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon e Centro Especializado da Mulher Dona Amarina, em Ipojuca. As mulheres podem registrar os Boletins de Ocorrência nas 10 delegacias especializadas da mulher e também nas delegacias comuns.

    Serviços de atendimento às mulheres com anticoncepção de emergência nas unidades de Saúde dos Municípios Pólos do Carnaval:

     

    Bezerros - Unidade Mista São José (no centro da cidade); 

    Arcoverde - Centro de Saúde da Mulher (bairro de São Cristóvão);

    Triunfo - Unidade Mista Felinto Wanderley (centro da cidade);

    Nazaré da Mata - Gerência de Atenção à Saúde da Mulher

    Pesqueira - a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher

     

    Referências 24 horas para Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual por Gerência Regional de Saúde (GERES):

     

    I GERES: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) – Recife; Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa (Hospital Agamenon Magalhães) - Recife;

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) - Recife; Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos (Hospital da Mulher do Recife) - Recife; 

    Maternidade Arnaldo Marques - Recife; Policlínica Agamenon Magalhães - Recife;

    Maternidade Bandeira Filho - Recife; Unidade Mista Professor Barros Lima - Recife.

    IV GERES: Hospital Jesus Nazareno - Caruaru.

    VII GERES: Hospital Regional Inácio de Sá - Salgueiro.

    VIII GERES: Hospital Dom Malan - Petrolina.

    XI GERES: Hospital Professor Agamenon Magalhães - Serra Talhada.

                                                                                                          

    Mais informações: 

    Assuntos: secMulher-pe, Campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais, violência contra a mulher,
    Compartilhe: Link para o post:
  • BRT Via Livre terá mudanças na operação durante o Carnaval

    | Transporte, Direitos Humanos

     BRT Livre Acesso

    Os usuários que utilizam as linhas do BRT Via Livre Norte/Sul e Leste/Oeste devem ficar atentos quanto às mudanças que irão acontecer na operação durante o período carnavalesco. Devido às interdições no Centro do Recife, algumas linhas terão mudanças de itinerário e outras encerrarão a operação mais cedo.

    A estação Riachuelo, que hoje recebe as linhas do corredor Norte/Sul, receberá também as linhas do Leste/Oeste que atendem ao Centro da cidade. Já as estações Praça da República, na Avenida Dantas Barreto (pista Oeste), e Guararapes, na Avenida Guararapes, não funcionarão durante os festejos de Momo. A estação Treze de Maio terá o embarque e desembarque, com destino ao subúrbio, sendo realizado pelo mesmo lado para as linhas do corredor Norte/Sul.

    As mudanças já começam nesta quarta-feira (22), com a interdição da Ponte Duarte Coelho para a montagem do Galo da Madrugada e seguem até a terça-feira (28). As linhas retornam a operar com BRTs na Quarta-Feira de Cinzas (1°/03), com o itinerário alterado até a liberação da Ponte Duarte Coelho.

    Para mais informações os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158).

    Confira abaixo o esquema de cada linha do BRT Via Livre:

    Corredor Leste/Oeste

    2437 – TI CAXANGÁ (CENTRO)

    2441 – EBRT BR-101/CENTRO

    2450 – TI CAMARAGIBE (CENTRO)

    Na quarta-feira (22), a partir do fechamento da Ponte Duarte Coelho até o final da operação: Av. Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Av. Guararapes (ESTAÇÃO GUARARAPES), Av. Dantas Barreto (pista Oeste), Rua Siqueira Campos, Rua Ulhôa Cintra, Rua do Sol, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Av. Conde da Boa Vista.

    Nos dias 23 e 24 de fevereiro: Av. Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo (ESTAÇÃO RIACHUELO), Rua do Hospício, Av. Conde da Boa Vista.

    Na sexta-feira (24), as linhas acima deverão retornar do Derby a partir das 14h, devido aos blocos na Avenida Conde da Boa Vista.

    No sábado (25), só irá operar a linha 2437 – TI CAXANGÁ (CENTRO), retornando da estação Derby.

    De domingo (26) a terça (28), haverá a seguinte alteração de itinerário: Av. Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo (ESTAÇÃO RIACHUELO), Rua do Hospício, Av. Conde da Boa Vista.

    2480 – TI CAMARAGIBE/Derby

    2443 – AV. CAXANGÁ (BR-101)/DERBY

    Até o sábado (25): operação normal

    De domingo (26) a terça (28): as linhas não irão operar.

     

    Corredor Norte/Sul

    1900 – TI PE-15 (PCR)

    1946 – TI IGARASSU (PCR)

    1962 – TI ABREU E LIMA (PCR)

    1976 – TI PELÓPIDAS (PCR)

    As linhas acima irão fazer o itinerário normal até a quinta-feira (23): Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício (ESTAÇÃO TREZE DE MAIO), Rua do Riachuelo (ESTAÇÃO RIACHUELO), Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Av. Dantas Barreto (Pista Leste), Av. Dantas Barreto (Pista Oeste) (ESTAÇÃO NOSSA SENHORA DO CARMO), Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros (ESTAÇÃO MAURÍCIO DE NASSAU), Ponte Buarque de Macedo, Av. Cais do Apolo (ESTAÇÃO ISTMO DO RECIFE).

    Na sexta-feira (24), haverá a seguinte alteração de itinerário: Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício (ESTAÇÃO TREZE DE MAIO), Rua do Riachuelo (ESTAÇÃO RIACHUELO), Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Av. Cais do Apolo (ESTAÇÃO ISTMO DO RECIFE).

    No sábado (25), as linhas não irão operar com veículo BRT e passam a rodar com veículos pesados e articulados. Haverá a seguinte alteração de itinerário: Av. Cruz Cabugá, Av. Mário Melo (Parada Provisórias), Rua da Aurora, Av. Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Av. Pref. Artur Lima Cavalcanti (retorno), Av. Pref. Artur Lima Cavalcanti, Av. Norte, Praça Gal. Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá.

    Linhas 1900 e 1976 - Parada 33 – Em frente à Escola Cônego Rochael de Medeiros

    Linhas 1946 e 1962 - Parada 34 – Antes (próximo) à esquina com a Rua da Saudade

    De domingo (26) a terça (28), as linhas não irão operar com veículo BRT e passam a rodar com veículos pesados e articulados. Haverá a seguinte alteração de itinerário: Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício (Parada 180084 – Em frente a Defensoria Pública, nº 619), Rua Princesa Isabel (Parada 29 – parada nº 180227, ao lado do prédio da Polícia Civil), Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República (Parada 06 - parada nº 180449, ao lado da Secretaria da Fazenda), Ponte Buarque de Macedo, Av. Cais do Apolo.

    1915 – TI PE-15 (DANTAS BARRETO)

    1961 – TI ABREU E LIMA (DANTAS BARRETO)

    1979 – TI PELÓPIDAS (DANTAS BARRETO)

    Na quarta-feira (22), a partir do fechamento da Ponte Duarte Coelho até o final da operação: Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício (ESTAÇÃO TREZE DE MAIO), Rua do Riachuelo (ESTAÇÃO RIACHUELO), Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Av. Dantas Barreto (pista Oeste) (ESTAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA), Rua Siqueira Campos, Rua Ulhoa Cintra, Rua do Sol, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Av. Cruz Cabugá (ESTAÇÃO IEP).

    Nos dias 23 e 24 de fevereiro: ...Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício (ESTAÇÃO TREZE DE MAIO), Rua do Riachuelo(ESTAÇÃO RIACHUELO), Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Av. Cruz Cabugá (ESTAÇÃO IEP)...

    De sábado (25) a terça (28): as linhas não operam.

    1967 – TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)

    No sábado (25): Av. Cruz Cabugá, Av. Mário Melo (Parada 34 - Em frente à Escola Cônego Rochael de Medeiros), Rua da Aurora, Av. Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Av. Pref. Artur Lima Cavalcanti (retorno), Av. Pref. Artur Lima Cavalcanti, Av. Norte, Praça Gal. Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá.

     

    Assuntos: carnaval, brt via livre acesso norte/sul e leste/oeste,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para camarotes da acessibilidade

    | Direitos Humanos
    Camarote acessibilidade
     
     
    As inscrições para os Camarotes da Acessibilidade no Carnaval 2017 abrem nesta quarta-feira (15/02), a partir das 8h. Ao todo, são três Camarotes: um no Galo da Madrugada, outro em Olinda e o terceiro em Bezerros. Os interessados devem entrar em contato com a Ouvidoria da SDSCJ (Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), através dos telefones 3183-3075/ 98494-1298. Ou através do Whatsapp (exclusivamente destinado às pessoas surdas): 98494-2310. Ou ainda por email: camarote.ouvidoria@sdscj.pe.gov.br.
     
    O Camarote da Acessibilidade no Galo estará localizado na Avenida Sul – nas imediações do camarote oficial do Galo da Madrugada e do Mercado das Flores. São 120 vagas destinadas à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). Serão disponibilizadas 20 vans do PE Conduz para transportar os foliões até o local – partindo do antigo Recanto do Picuí (na Praça do Derby), às 7h, com retorno às 16h, para o mesmo local.
     
    Em Bezerros, ação em parceria com a prefeitura do município, o Camarote ficará localizado na Praça Duque de Caxias, S/N, na sede da Prefeitura, e funcionará nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 10h às 16h. São 20  vagas/dia destinadas à SEAD. Duas vans do PE Conduz farão para o transporte de pessoas com deficiência da cidade de Caruaru, com retorno ao final.
     
    Em Olinda (parceria com a prefeitura), o Camarote da Acessibilidade estará na Av. da Liberdade, esquina com a rua Dr. Justino Gonçalves – Praça do Carmo, funcionando nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 10h às 16h. São 40 vagas/ dia destinadas à SEAD. Quatro vans do PE Conduz levarão os foliões, com saída do antigo Recanto do Picuí, na Praça do Derby, às 8h.


    O Camarote da Acessibilidade tem o apoio da SDSCJ, sob a gestão do secretário Roberto Franca, através da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e SEAD. 

    Camarote Acessibilidade

    Assuntos: sead, sdscj, camarote acessibilidade, carnaval 2017
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário-executivo de Direitos Humanos é o novo presidente do Cedca/PE

    | Juventude, Direitos Humanos

     

    A meta da nova presidência do Cedca/PE é aumentar a captação de recursos para as políticas voltadas para criança e o adolescente

    Criado com a missão de formular a política de atendimento à criança e ao adolescente em Pernambuco, além de coordenar e fiscalizar sua execução, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PE) tem uma nova presidência. Foi eleito para o cargo de presidente, com 14 votos, o secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo. A eleição aconteceu na tarde desta segunda-feira (13/02), durante a realização da 336ª Assembleia Ordinária.

    Para as vice-presidências foram eleitas Lourdes Viana, representando a sociedade civil pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, do município de Pesqueira, e Patrícia Rosana Almeida Dantas de Arruda, representando o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O Cedca/PE é composto por 14 membros efetivos, sendo sete representantes da sociedade civil, eleitos por organizações não-governamentais, e sete nomeados pelo Governo Estadual. 

    Entre as ações prioritárias da nova presidência, estão à efetivação do planejamento estratégico e o fortalecimento do Cedca através da ampliação da arrecadação de recursos, como explica o novo presidente Eduardo Figueiredo. “Nesse momento em que se inicia a arrecadação de recursos através da restituição do imposto de renda com a Campanha Leãozinho, uma ação exitosa iniciada na gestão passada, é importante darmos amplitude a essa captação. No ano passado, o Conselho arrecadou cerca de R$ 100 mil que serão destinados para projetos na área da criança e do adolescente. E hoje temos um potencial de captação de R$ 30 milhões” detalha.

    O presidente destaca ainda a importância da integração do poder público com a sociedade civil. “Paralelamente a captação de recursos, junto à sociedade civil, vamos ampliar a parceria com o Governo do Estado. Nosso desafio é reforçar os investimentos na execução das medidas socioeducativas em meio aberto, ampliando os projetos que garantam os direitos da criança e do adolescente”, explica Eduardo Figueiredo.

    HISTÓRIA - O Cedca/PE foi criado pela Lei Estadual nº. 10.486, em 17 de setembro de 1990. Desde a sua fundação, o órgão é vinculado ao Gabinete do Governador. É considerado o primeiro Conselho Estadual criado no país, tendo iniciado sua gestão em março de 1991. Sua criação foi amparada no art. 88, II da Lei Federal 8069/90, que seguindo a esteira de pensamento da Constituição Federal de 1988, introduziu no ordenamento jurídico a gestão pública das políticas em diversas áreas, através da participação de representantes da Sociedade Civil e do Poder Público.

    Assuntos: cedca-pe, direitos humanos, eduardo figueiredo, campanha leaozinho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon/PE encontra bancos funcionando de forma precária

    | Economia, Direitos Humanos

     procon-pe

    Fiscais do Procon/PE estiveram nas cidades de Amaraji, localizada na Zona da Mata Sul, e Goiana, na Zona da Mata Norte, na manhã desta segunda-feira (13), para dar início às fiscalizações nas agências bancárias que foram alvos de ações criminosas nos últimos meses e ainda não tiveram as atividades restabelecidas. O prazo para a reabertura das agências expirou ontem (12).

    Nas duas cidades, as unidades do Banco do Brasil, que foram explodidas, funcionam de forma precária. Estão sendo executados apenas serviços burocráticos, como troca de senha e entrega de cartão. Mas, em nenhuma das duas, o consumidor consegue fazer pagamentos ou saques, porque ambas não estão realizando serviços com dinheiro em espécie.

    Quatro equipes de fiscalização do Procon/PE estão atuando nas vistorias. Lotéricas e agências dos Correios também estão sendo fiscalizadas a fim de constatar a transferência ou não dos serviços e a qualidade com que vêm sendo prestados à população. Nesta semana, os grupos deverão inspecionar as agências das cidades de Abreu e Lima, São Vicente Férrer, Ipojuca, Sirinhaém, Barreiros, Betânia, Capoeiras, Glória do Goitá, Lajedo, Terra Nova e Verdejantes.

    Notificação - O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Procon/PE, instituiu, na última terça-feira (07/02), uma medida cautelar contra os bancos que foram alvos de criminosos e ainda não apresentaram celeridade na reabertura das agências e postos danificados em Pernambuco. Todas as instituições financeiras foram chamadas para uma audiência que será realizada no próximo dia 17/02, às 10h, na sede do Procon/PE.

    Na ocasião, os bancos terão que apresentar medidas preventivas para manutenção da ordem e segurança das agências bancárias; documentos que comprovem o atendimento de segurança com as especificações estabelecidas pela Polícia Federal; cronograma de investimentos em monitoramento e segurança privada das agências, com destaque para horários de incidências das ações criminosas (período noturno e vespertino); implementação das tecnologias necessárias a dificultarem as ações criminosas, tais como: inutilização de cédulas, alarmes de segurança, blindagem; e relação das agências danificadas, com previsão de reabertura.


    Fotos: Anderson Pereira

    Assuntos: procon-pe, fiscalização agencias bancárias, sjdh,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diretora-presidente da FUNASE tomou posse nesta segunda-feira (13)

    | Juventude, Segurança, Direitos Humanos

     

    A nova Diretora-Presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Nadja Alencar, tomou posse nesta segunda-feira (13). A solenidade aconteceu na sede da instituição, que fica nos Aflitos. 

    Na ocasião, Nadja Alencar destacou as prioridades da sua gestão, elencando as ações que serão desenvolvidas com foco nas práticas restaurativas que fomentem uma cultura de paz e dos Direitos Humanos na instituição.  

    Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Roberto Franca, representantes do Poder Judiciário, das organizações ligadas à infância e juventude, além dos gestores e servidores da instituição.  

    Perfil - Nadja Maria Alencar Vidal Pires nasceu em 06 de novembro de 1959, no município de Tabira, Sertão do Estado. É formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1982); pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e tem especialização em Serviço Social nas Organizações pela Universidade de Pernambuco (UPE,1994). Em 1991 foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PE). Passou dois anos como diretora de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe). Servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) há 29 anos (1988), Nadja foi coordenadora técnica do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife e do Case Cabo de Santo Agostinho, neste último também foi diretora. Entre 2004 e 2008, foi diretora de Gestão de Pessoas do Hospital dos Servidores do Estado (HSE). Em 2011 assumiu a chefia da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (Diase), que depois se transformou na atual Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGGPAT). Nesse período, Nadja trabalhou ao lado de quatro presidentes: Alberto Vinicius Melo do Nascimento, Eutácio Borges da Silva Filho, Moacir Carneiro Leão Filho e Roberto Franca Filho. Foi convidada pelo atual secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca, para assumir a presidência da Funase. Nadja é casada com Henrique Serra Pinho e tem um casal de filhos.   

    Assuntos: funase, nova diretora, nadja alencar
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Agreste Meridional, pacote de ações estruturadoras beneficia o município de Jucati

    | Educação, Social, Emprego, Meio Ambiente, Agricultura, Direitos Humanos
    Jucati

    Além de inaugurar novo prédio escolar, governador Paulo Câmara investe mais de R$ 6 milhões na infraestrutura hídrica local e assegura intervenções para a agricultura familiar 
     
    JUCATI - Após cumprir agenda no município de Jupi, nesta sexta-feira (10.02), o governador Paulo Câmara seguiu para Jucati, também no Agreste Meridional, onde entregou um pacote de ações importantes para o desenvolvimento social e educacional da região. Na presença da população jucatiense, o chefe do Executivo estadual deu por inaugurada a nova sede da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Justino de Melo, no Centro da cidade, entregou 22 títulos de propriedade aos agricultores rurais, lançou edital de licitação para Complementação do Sistema Adutor a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, além de liberar recursos para os Programas do Leite e de Aquisição de Alimentos.
     
    Para Paulo, esse conjunto de intervenções dialoga com os caminhos que o Governo de Pernambuco tem trilhado, buscando enfrentar os desafios. “O que a gente está trazendo aqui, hoje, na área da agricultura, da educação, da água, traça justamente esse olhar para o futuro. Um olhar de oportunidades. E todas essas ações geram empregos e renda para o povo que aqui vive. Então, é assim que eu quero continuar trabalhando, e conto com a ajuda de vocês”, afirmou.
     
    Com investimentos na ordem de R$ 2,2 milhões, o novo prédio da EREM Henrique Justino de Melo possui 12 salas de aula, sendo uma de música e uma de vídeo, além de laboratório de informática, matemática, química/biologia, biblioteca e uma quadra poliesportiva coberta. A estrutura atende 543 estudantes matriculados nas modalidades Ensino Médio integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
     
    “Quando a gente investe em educação, a gente está investindo no futuro dos nossos jovens, das próximas gerações. E, assim como a água, a educação tem sido uma prioridade. Acreditamos que com uma boa estrutura, professores motivados e programas de incentivo educacional, nós vamos conseguir promover uma transformação social”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.
     
    Outra importante ação foi a assinatura dos termos de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Alimentos) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). O primeiro recebeu um aporte de R$ 100 mil, beneficiando cerca de 1 mil pessoas com a distribuição de 32 mil quilos de alimentos. Já o PAA Leite, vai distribuir 200 litros de leite de vaca por dia para 1 mil pessoas e contará com recursos no valor de R$ 143 mil.
     
    Na oportunidade, também foram entregues cerca de 22 título de propriedade gratuito, devidamente registrados em cartório, aos agricultores da região. Com o ato, o Governo de Pernambuco passa a garantir a segurança jurídica aos agricultores e seus familiares, além do acesso a crédito e políticas públicas que incentivam o desenvolvimento social. “O nosso objetivo é oferecer mais dignidade para a população carente”, pontuou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.
     
    O prefeito Ednaldo Peixoto agradeceu, em nome da população, pelas intervenções no município. “Eu não esperava que, em tão pouco tempo de mandato, eu teria satisfação de receber um conjunto tão grande de ações como o que recebemos hoje. Obras que vão fazer a diferença na vida desse povo guerreiro. Jucati agradece, governador. E o senhor pode ter certeza de que pode contar conosco para fazer as parcerias necessárias”, frisou.
     
    MAIS ÁGUA - Já na área de infraestrutura hídrica, foi lançado o edital de licitação para as obras de complementação do sistema adutor, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, para as localidades de São Pedro, Neves e Jucati. A intervenção contará com um investimento de R$ 6 milhões, beneficiando aproximadamente 13 mil pessoas. A obra consiste na implantação de um sistema adutor em regime de gravidade a partir da ETA Garanhuns, com 31 quilômetros (km) de extensão e diâmetro variável entre 200 e 75 mm.
     
    “Diante do agravamento da seca, diante da perspectiva de mais um ano com pouca chuva, a gente não tinha outra opção senão priorizar aquilo que a gente sabe que é fundamental”, disse governador Paulo Câmara, reafirmando seu compromisso com a área hídrica.
     
    Também foi autorizado, pelo governador, o início das obras de implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no Sítio Cortume, para atender cerca de 225 pessoas da zona rural do município. Os investimentos para esta ação são de R$ 350 mil, com prazo de finalização de 90 dias. “Nós participamos de um governo que governa escutando a população. Nós sabemos dos anseios daqueles que sofrem com a estiagem, e não estamos medindo esforços para trazer soluções de curto, médio e longo prazo que atendam as necessidades existentes”, avaliou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa), Roberto Tavares.

    Acompanharam Paulo durante passagem pelo município, ainda, os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e Sebastião Oliveira (Transporte), além do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lócio; o presidente do instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel; e os deputados Fernando Monteiro (federal), Antônio Dourado (estadual) e Claudiano Martins Filho (estadual).
     
    Fotos: Aluisio Moreira/SEI
     
    Cidades: Jucati
    Assuntos: paulo camara, jucati, educação, infraestrutura hidrica, propriedade rural, sistema adutor garanhuns, programa do leite,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gepais promove série de encontros com instituições parceiras

    | Direitos Humanos

     

    A ação teve início este mês e vai reunir organizações governamentais e não governamentais de todo o estado. A primeira parada foi em Goiana, na Zona da Mata Norte. 

    Representantes de instituições que recebem cumpridores de penas alternativas em todo o estado já estão participando de uma série de Encontros de Integração, promovidos pela Gerência de Penas Alternativas (Gepais), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Os encontros serão realizados nos municípios que apresentam Centrais de Penas Alternativas.

    A primeira parada foi em Goiana, na Zona da Mata Norte. No Fórum da cidade, se reuniram representantes de 49 instituições e órgãos de saúde e educação, com o objetivo de fortalecer a integração das instituições com o trabalho desenvolvido pelas Centrais de Penas Alternativas (Ceapa’s), além de sensibilizar os participantes sobre a inclusão dos cumpridores no mercado de trabalho.  

    O papel das instituições é receber os cumpridores e informar qual é o serviço disponível de acordo com o perfil de cada um, além de atestar a frequência e desempenho dos participantes. Em Pernambuco, 500 organizações governamentais e não governamentais integram a Rede Parceira, que atende 1.432 pessoas em cumprimento de penas alternativas em todo o estado. São escolas, creches, postos de saúde, instituições de longa permanência, delegacias, corpo de bombeiros, entre outras.

    “As entidades que compõem a Rede têm papel fundamental na execução das penas e medidas alternativas, por isso é importante a integração dessas instituições junto às Ceapa’s para a sensibilização e inclusão dos cumpridores”, destaca a supervisora da Rede Parceira, Nara Cristina Noblat. O segundo Encontro de Integração já está pré-agendado para a Cidade de Sertânia, Sertão do Estado.

    Assuntos: sjdh, encontros de integração, gepais,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pedro Eurico é nomeado conselheiro do CNPCP

    | Direitos Humanos

     Pedro Eurico

    O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) ganhou um representante pernambucano. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, foi nomeado, nesta terça-feira (7), conselheiro titular do órgão que é vinculado ao Ministério da Justiça.

    Para Eurico, a indicação é fruto do trabalho sério que vem sendo desenvolvido na área penitenciária pelo governador Paulo Câmara. “Não é homenagem, nem reconhecimento. É, na realidade, a confirmação de que aqui em Pernambuco o Governo do Estado vem tomando medidas corretas com relação às políticas penitenciária e criminal” destaca.

    O CNPCP desenvolve novas políticas criminais e penitenciárias a partir de avaliações sistemáticas, além de executar planos nacionais de desenvolvimento para as áreas. “Recebi essa designação com muito orgulho e surpresa. O ministro da Justiça contemplou não a mim, mas ao estado de Pernambuco, que será o maior beneficiado” concluiu.

    Com sede na Capital Federal, o Conselho é composto por 13 membros titulares e cinco suplentes, com mandato de dois anos, renovado um terço em cada ano. O grupo reúne-se mensalmente de forma ordinária e extraordinariamente mediante convocação. Entre os nomeados estão docentes e profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal e Penitenciário, além de representantes da área social.

    Foto: Fernando Portto/SJDH

    Assuntos: pedro eurico, CNPCP, política criminal, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post: