meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo e Ana Luiza recebem filhos de Eudócio, grande homenageado da 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte)

    | Cultura
    Fenearte


    O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara se reuniram, nesta quarta-feira (21.06), no Palácio do Campo das Princesas, com os filhos do mestre Manuel Eudócio. O artista - falecido em 2016 - é o grande homenageado da 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Ademilson Rodrigues, Ariberto, Maria Elizabete, Elisoneide, Marco e Luiz Carlos presentearam o governador e a primeira-dama com uma obra criada por seu pai e destacaram que a arte de Eudócio dialoga com a proposta da maior feira de artesanato da América Latina, que, este ano, será realizada entre os dias 6 e 16 de julho.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: paulo camara, ana luisa, fenearte, eudocio, homenageado 18º fenearte
    Compartilhe: Link para o post:
  • Polos juninos incrementam a economia local e atraem turistas para Pernambuco

    | Economia, Cultura


    Caruaru, Gravatá, Petrolina, Limoeiro, Arcoverde e Bezerros são os municípios mais procurados nesse período

    Já conhecido como tradicional polo dos festejos populares do Brasil, Pernambuco espera receber milhares de visitantes que vão aproveitar as festas juninas. A expectativa é as festividades de São João injete, aproximadamente, R$ 260 milhões na economia de Pernambuco. A previsão é fruto de pesquisa realizada pela Empetur, que aponta um crescimento de 0,85% em relação à receita acumulada em 2016. Cidades com tradição nos festejos juninos, no interior, são responsáveis por grande parte da receita do Estado.

    Uma campanha foi lançada sob o tema “Pernambuco é todo São João”. O jingle cultural com autêntico forró já está nas rádios das principais cidades do Nordeste e as TVs foram invadidas com images que mostram a tradicional festa junina com quadrilha, forró, trio pé de serra, fogueiras, fogos e comidas típicas que darão o tom da festa desse ano.

    A Empetur ainda instalou Centros de Atendimento ao Turista (CATs) temporários nos principais pontos de fluxo turístico. Os CATs móveis funcionarão entre os dias 22 a 26 de junho e contam com atendentes especializados, trilíngues (português, inglês e espanhol) e disponibilizando todos os materiais produzidos pela Empetur. O CAT Caruaru ficará localizado no Polo Cultural e terá como parceira a Prefeitura do município. Já o município de Arcoverde contará com o CAT móvel (ônibus), na Praça da Bandeira, principal polo de animação junina, que funcionará também das 16h às 22h. 

    OCUPAÇÃO HOTELEIRA - A expectativa de ocupação hoteleira durante o São João nos polos juninos é de 94,62%, considerando Caruaru, Gravatá, Petrolina, Arcoverde e Bezerros. “Pernambuco tem trabalhado de forma intensa na divulgação do seu calendário festivo nos mercados emissores e em novos mercados, e também fechado parcerias com empresas do setor turístico. Todo esse trabalho admite estimar um crescimento nos números do São João em relação ao último ano”, diz o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.

    AEROPORTO - No Aeroporto Internacional do Recife, o número da movimentação de passageiros, segundo a Infraero, é de cerca de 100 mil turistas, entre embarque e desembarque. Lá está sendo esperado um incremento de 8% no desembarque comparado ao mesmo período do ano anterior. As cidades que mais vão emitir visitantes para o Recife são: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília.

    TIP – Já no Terminal Rodoviário Prefeito Antônio Farias, a previsão é que, durante os dias de 22 a 26 de junho, ocorra a chegada de aproximadamente 32.500 passageiros, o que significa um aumento de fluxo de até 40% se comparado ao movimento normal, a previsão é a de que sejam oferecidas uma média de 135 viagens extras. No Estado de Pernambuco, os destinos mais procurados são os municípios que se consolidaram como rotas tradicionais, como Gravatá, Caruaru, Arcoverde e Petrolina. Para as viagens interestaduais, os principais destinos são João Pessoa, Campina Grande Natal, Fortaleza, Maceió e Aracajú.

    Nessas datas, para atender a demanda do período de festejos juninos, o TIP irá funcionar com operação especial. Só para Caruaru estão previstas cerca de 30 viagens por dia, e a operadora responsável pela linha (Caruaruense) está preparada para oferecer a inclusão de horários suplementares com saídas a cada 15 minutos (no dia 23) ou 30 minutos (no dia 24), caso haja demanda. A previsão é de que 5.000 passageiros escolham brincar o São João no município. Outras linhas oferecidas pela empresa Progresso e que passam em Caruaru também ganharão reforço, com um aumento de 50% da frota ligando as localidades de Maceió x Caruaru e Campina Grande x Caruaru. Os veículos partem de meia em meia hora.

     

    -- 

     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Domingo na Arena junino contará com quadrilha, trio pé de serra e touro mecânico

    | Cultura

     Arena de PE

    O São João do Domingo na Arena chega, no próximo dia 25, para quem gosta de arrasta-pé, forró e muita alegria, em atrações diversas e gratuitas para o público pernambucano! Das 09h às 17h, os participantes poderão conferir trio pé de serra, quadrilha junina, show de zumba e muito mais.

    Quem abre a festa, ainda pela manhã, é a Quadrilha Junina Zabumba. Fundada em Camaragibe, no ano 2000, a Zabumba se apresentará gratuitamente, trazendo o melhor de nossa cultura popular, em uma das mais interessantes representações do São João.

    A atração seguinte é o trio pé de serra do músico Alex Myller, que esteve presente no Domingo na Arena Arraial, que assume o pavilhão do evento para colocar todos os presentes para arrastarem o pé e curtirem a música junina.

    Encerrando as atrações do pavilhão, o show de zumba de Edmilson Leandro, sucesso garantido na Arena, que promete não deixar ninguém parado com a formação de uma democrática quadrilha. A apresentação tem previsão de inicia às 15h30 e vai até às 17h, sendo responsável pelo grande encerramento do Domingo na Arena Junino.

    A criançada também terá vez: haverá contação de histórias, polo infantil com diversos brinquedos e brincadeiras inspiradas no São João, além de touro mecânico e barraca de fogos de artifício. O Domingo na Arena contará ainda com pista de patinação indoor, feirinha de artesanato, polo gastronômico, massagem e o tour pela Arena, que custa R$2 por pessoa.

    PROGRAMAÇÃO – DOMINGO NA ARENA JUNINO – 25/06/17 – DAS 9h ÀS 17h

    - 10h30 - 11h30: Quadrilha Junina Zabumba
    - 13h30 – 15h30: Trio Pé de Serra com Alex Myller
    - 15h30 – 17h: Zumba Junina

     

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: Arena de Pernambuco, quadrilha, são joão,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Exposição ARIANO no ARQUIVO PÚBLICO

    | Cultura

    Arquivo Público

    A exposição fica aberta ao público até o dia 29 de junho, de segunda a sexta, das 08 às 18 horas, no Arquivo Público de Pernambuco, na rua do Imperador, 371. Entrada Gratuita.

    Mais de 160 pessoas já visitaram, somente nos três primeiros dias, a exposição em homenagem aos 90 anos de nascimento de Ariano Suassuna, no Arquivo Público de Pernambuco. A abertura, que aconteceu esta semana, contou com a presença da família do mestre e a participação de membros da Associação Cultural Pedra do Reino, de São José do Belmonte. Os convidados foram recebidos por bacamarteiros e por 12 cavaleiros da Pedra do Reino, com direito a paramentos completos e corredor de lanças cruzadas.  

    Também houve o lançamento do livro “O Reino Encantado”, uma reedição do romance escrito em 1878 pelo cearense Tristão de Alencar Araripe Júnior e organizado pela especialista e pesquisadora Débora Cavalcantes de Moura, servidora do Arquivo Público Estadual de Pernambuco. A reedição histórica da obra - primeiro romance a trazer para o interior da literatura brasileira a história da Pedra do Reino - faz parte de projeto apoiado pelo Governo do Estado através do Funcultura.  

    Antes deste importante trabalho de reedição, só havia dois exemplares da obra: um deles na Universidade Católica de Washington e outro na Biblioteca José Mindlin, na Universidade de São Paulo.

    Arquivo publico

    A exposição conta com diversos documentos relativos à vida do escritor Ariano Suassuna, falecido em 2014 e que faria aniversário em 16 de junho. São exibidos documentos interessantes como sua ficha de matrícula no Ginásio Pernambuco e outras preciosidades históricas, como fotos e documentos relacionados à Revolução de 1930. Estão expostos também os jornais pernambucanos que publicaram matéria sobre a Cavalgada à Pedra do Reino, guardados na Hemeroteca do Arquivo Público, bem como os paramentos utilizados pelos cavaleiros na cavalgada, incluindo as roupas dos reis e das rainhas. 

    A exposição fica aberta ao público, de segunda a sexta, das 07 às 17 horas, até o dia 29 de junho, no Arquivo Público de Pernambuco, rua do Imperador, 371. Entrada gratuita


    Cidades: Recife
    Assuntos: Arquivo público, exposição ariano suassuna, Associação Cultural Pedra do Reino, livro “O Reino Encantado”
    Compartilhe: Link para o post:
  • Case Vitória de Santo Antão homenageia Ariano Suassuna com inauguração de biblioteca

    | Cultura, Direitos Humanos
     
    Case Vitória
     
    Instalada na Escola Amélia Coelho, anexo à unidade, a biblioteca abriga obras nacionais e regionais, bem como obras de literatura infanto-juvenil internacional

    Próximo à comemoração dos 90 anos do nascimento de Ariano Suassuna, o Centro de Atendimento Socieducativo (Case) Vitória de Santo Antão inaugura sua biblioteca que leva o nome do escritor paraibano, escolhido pelos próprios socioeducandos. Instalada na Escola Amélia Coelho, anexo à unidade, a biblioteca abriga obras nacionais e regionais, - com uma parte reservada para autores vitorienses - bem como obras de literatura infanto-juvenil internacional. No espaço, além de empréstimos de livros, diversas atividades serão realizadas, entre elas: círculos de leitura, contação de histórias e oficinas de origamis.
     

    Para o coordenador técnico da unidade, Valdir Peixoto, a inauguração desse espaço é a concretização de um sonho antigo, fruto de muito empenho e dedicação por parte de todos os envolvidos, inclusive contando com a participação ativa dos próprios socioeducandos. “Através desse espaço, será possível a ampliação de acesso à cultura, bem como o contato com um aspecto importantíssimo de nossa sociedade, que é a leitura, impulsionadora de grandes processos de mudança”, enfatizou.

    O nome dado à biblioteca foi escolhido pelos próprios alunos e a conquista é comemorada também pela coordenadora da escola, Zoraide Pereira de Deus e Melo. “De agora em diante eles são os donos da biblioteca, que foi construída por eles. O espaço está pronto para fazê-los viajar e acreditar nos sonhos. É um ganho para que eles possam ver o mundo diferente, porque a leitura transforma. Vamos colher os frutos desse ganho”, destacou. O espaço está de portas abertas para receber doações de livros, para enriquecer ainda mais o seu acervo.

    Na solenidade de inauguração do espaço estiveram presentes os socioeducandos, as coordenações e equipes da unidade, além da coordenação e professores da Escola Amélia Coelho. Também participaram desse momento representantes das assessorias da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), representantes da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro e da Secretaria de Educação do Estado, assim como o coordenador de juventude da Secretaria de Defesa Social Criança e Juventude (SDSCJ), Rhayann Vasconcelos.​

     
     
     
    Cidades: Vitória de Santo Antão
    Assuntos: sdscj, case, centro de atendimento socioeducativo de vitoria de santo antão, escola amélia coelho, vitoria de santo antão, funase, gre
    Compartilhe: Link para o post:
  • Domingo na Arena entra no clima do São João com quadrilhas e Dudu do Acordeon

    | Social, Cultura

    Arena PE

    Edição temática terá também a fazendinha de mini animais e trio pé de serra

    O Domingo na Arena vai entrar no clima do São João! A edição temática do mês de junho será voltada para as festas juninas, e o público terá diversas atrações gratuitas no próximo dia 18/06, como show de Dudu do Acordeon, fazendinha de mini animais, apresentação de quadrilhas juninas e muito mais.

    O dia começará com uma novidade: será montado um pavilhão coberto para as atrações na Praça Sul, protegendo, além dos shows, o público. As ações começam com apresentação de trio pé de serra, que colocará todo mundo pra arrastar o pé e se mexer na Praça Sul da Arena de Pernambuco. A apresentação do grupo será gratuita aos presentes, e se inicia às 09h, sendo a primeira atração do palco.

    Uma das maiores marcas do nosso São João estará presente em dois horários no Domingo na Arena: as quadrilhas juninas se apresentarão no Pavilhão, também de forma gratuita! A população irá se divertir e dançar com os personagens clássicos de nossos festejos, como o casal de noivos, o marcador da quadrilha, o padre e mais, tudo com muito balancê!

    Encerrando a programação do palco, o show de zumba com o professor Edmilson Leandro, marca registrada do projeto, se apresenta no período da tarde. Para fechar a noite, os pernambucanos irão curtir o show de Dudu do Acordeon. Considerado atualmente uma das grandes revelações da música popular nordestina, Dudu começa a colocar todo mundo pra dançar a partir das 15h30.

    A criançada não foi esquecida: grande destaque de edições anteriores do Domingo na Arena, a fazendinha de mini animais está de volta. O público poderá curtir os animais presentes na Praça Sul da Arena de Pernambuco, e mais: a criançada passeará com pôneis, que poderão ser alugados para passeios, ao custo de R$5 por passeio. O interessado deve adquirir uma ficha, que será vendida no local, para poder brincar com o pônei. Além das atrações citadas, os polos diversos seguem presentes, além do tour pela Arena, que custa R$2 por pessoa.

    Programação do dia 18/06 – 09h às 17h

    - 09:00-10:30 - Trio pé de serra
    - 10:30-12:00 - Show de Quadrilhas Juninas
    - 13:00-14:00 - Zumba Junina
    - 14:00-15:30 - Show de Quadrilhas Juninas
    - 15:30-17:00 - Show de Dudu do Acordeon

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação São João 2017 reforça policiamento em cidades e polos juninos

    | Segurança, Cultura

     São João

    Mais de 24,5 mil postos de trabalho serão empregados pelas operativas da SDS em cidades como Recife, Caruaru, Petrolina, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe

    Para garantir a segurança durante os festejos juninos, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, na tarde desta quarta-feira (14/06), o efetivo que será empregado na Operação São João 2017, em todo o Estado de Pernambuco. As cidades de Recife, Petrolina, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe receberão reforço com o objetivo de proporcionar tranquilidade nas tradicionais festas do mês de junho, a exemplo do município de Caruaru, que já conta com o reforço no emprego do policiamento desde a abertura oficial do festejo na cidade, no último dia 03 de junho.

    O efetivo foi estrategicamente distribuído em todos os polos de animação do Estado, na Capital, RMR e principais cidades do interior do Estado. No Plano de Segurança divulgado pela SDS, a PM ocupa 17.994 postos de trabalho ou lançamentos (quantidade de jornadas ocupadas por profissionais), distribuídos em todos os polos juninos. A Polícia Civil apresentou um plano com reforço de 3.914 profissionais (entre delegados, agentes de polícia e escrivães), sendo 605 em Caruaru, 590 no Recife, 276 em Arcoverde, 243 em Petrolina, 138 em Gravatá e 52 em Carpina. Os demais 2.010 empregos de policiais civis acontecerão nas cidades de Vitória de Santo Antão, Bezerros, Sairé, Bonito, Garanhuns, Canhotinho, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Goiana, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Araripina, Floresta, Salgueiro, Parnamirim, Mirandiba, Serra Talhada e Triunfo.

    O Corpo de Bombeiros começou os trabalhos mais antecipadamente, vistoriando camarotes e estabelecimentos comerciais. Para atuar em salvamentos e combate a incêndios estão sendo empregados 2.653 militares. O CBMPE conta ainda com veículos Auto Bomba Tanque, Auto Resgate e plataformas elevadas. A Polícia Científica, por sua vez, escalou, para o período das festas, 62 profissionais (entre peritos criminais, auxiliares, papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares), para atuação no Juizado do Forró, IML, IC e CICCM na cidade de Caruaru.

    “O planejamento foi feito com uso de toda força policial especializada para garantir, aos pernambucanos e seus visitantes, um São João de tranquilidade. Já colocamos o plano em ação, pois, nas últimas duas semanas, tivemos eventos de grande porte no Recife e no Interior, especialmente em Caruaru, em clima de paz e ordem”, ressalta o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia.

    Confira relação de cidades e policiamento nos polos:

    Caruaru – Sede do maior polo junino do Estado. Cerca de 13 mil policiais foram distribuídos por toda a cidade, com atuação nos principais polos juninos espalhados pelo município. São eles: Pátio de Eventos, Alto do Moura, Polo Azulão e Estação Ferroviária. No Pátio de Eventos da cidade, a corporação conta com o apoio de uma Plataforma de Observação Elevada (POE), com 14 câmeras de videomonitoramento, a uma altura de 15 metros. A plataforma fica, prioritariamente, no pátio, mas poderá ser deslocada para outros pontos. Também no Pátio de Eventos, foi instalado um Centro de Comando e Controle Móvel (CICCM), no qual as forças de segurança da SDS, Prefeitura, Samu, Polícia Rodoviária Federal (PRF), DER e outros órgãos coordenam, de forma integrada, as operações.

    Na cidade, a Polícia Civil contará ainda com três delegacias funcionando em esquema de plantão. Durante a programação do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, uma delegacia montada no prédio Central da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, localizado dentro do polo do Forró, para registrar as ocorrências, lavrar procedimentos e orientar preventivamente a população. A Delegacia Seccional de Caruaru, no bairro da Boa Vista II, funciona 24 horas, assim como a Delegacia da Mulher (DPMUL), no bairro de São Francisco, que está pronta para atender as queixas de violência doméstica/familiar em qualquer horário. No período dos festejos, além das delegacias fixas, o ônibus da Polícia Civil estará estacionando no Alto do Moura, para atender a população.

    Recife – Na Capital, serão realizados 1.728 postos de trabalho ocupados por PMs, distribuídos entre o Sítio da Trindade, e demais polos descentralizados da Capital e Região Metropolitana.

    Petrolina – O emprego policial será de 1.290 lançamentos de PMs, com postos no Pátio de Eventos Ana das Carrancas e nos Polos descentralizados.

    Arcoverde - Contará com 1.260 postos de trabalho da PM, espalhados no Polo Central, Polo Vila Olho D’Água, Polo de Arte e Cultura, Polo Forró Pé de Serra, Polo do Sesc, Polo Alternativo Forró Gospel, Polo da Diversão, Polo Alternativo Multimusical “Forrock”, Polo Alternativo da Poesia e no Polo Alternativo Raízes de Coco.

    Gravatá – Contará com 474 lançamentos de PMs, que poderão ser vistos no Pátio de Eventos, no Mercado Cultural e em arraiais que acontecem nas comunidades.

    Santa Cruz do Capibaribe – Terá 324 empregos de policiais militares no Palco da Moda.

    Carpina - A cidade contará com 623 lançamentos, com policiais militares atuando no Pátio de Eventos da Cidade.

    Limoeiro - Contará com 300 lançamentos da PM, distribuídos no Parque de Exposição e na Rua da Alegria.

    Cidades: Arcoverde, Carpina, Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe
    Assuntos: sds, segurança, polos de são joão, operação sao joao 2017,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arena de Pernambuco: um ano de gestão pública com mais eventos e custo operacional pela metade

    | Social, Meio Ambiente, Turismo, Esportes, Cultura

     arena de pernambuco

    A Arena de Pernambuco teve sua gestão assumida pelo Governo do Estado, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, no dia 10 de junho de 2016. Desde então, após um ano, os resultados alcançados pelo empreendimento são positivos nas mais variadas áreas: incremento no número e variedade de eventos, redução de custos operacionais, criação de cases de sucesso, referência em termos de sustentabilidade e público: em 12 meses, 532.034 pessoas passaram pela Arena. Ainda assim, os objetivos não mudaram: redução nos custos com excelência no serviço entregue ao público e integração cada vez maior do equipamento com o pernambucano. 

    Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, a Arena de Pernambuco está cada vez mais deixando um legado de espaço multiúso. “Recebemos esse desafio de gerir a Arena e transformá-la realmente em um espaço dos pernambucanos. E estamos satisfeitos que isso está acontecendo. Em todos os aspectos, conseguimos melhorar a qualidade no serviço e trazer o público para perto do equipamento. Vamos seguir trabalhando para reduzir custos e desenvolver mais projetos e eventos aproveitando toda a modernidade e possibilidades que a Arena de Pernambuco tem para oferecer”, ressaltou.

    Balanço das principais áreas da Arena de Pernambuco:
    (junho de 2016 a junho de 2017): 

    EVENTOS - Em 12 meses, a Arena tornou-se uma grande praça pública de atividades, bem como sede dos mais variados tipos de eventos. Foram 71 eventos de caráter multiúso, contra nove da gestão privada no mesmo período (segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016), o que dá uma média de quase seis por mês. Um crescimento de 83%. Foram eventos comerciais, confraternizações, eventos de empresas privadas, entre outros. 

    Buscando integrar o empreendimento ao cotidiano do povo pernambucano, a Seturel instituiu “Domingo na Arena”, que se iniciou no dia 24 de julho de 2016. Com 35 edições, o público já ultrapassou a marca de 215 mil pessoas. Foram apresentados projetos temáticos como o “Arena Radical”, no qual a Arena foi transformada em um local de atividades radicais, como tirolesa, rapel, eurobungy e muitos outros; além do “Som na Arena”, um concurso de bandas autorais de Pernambuco. 

    Outro case de sucesso foi o “Arena Motor”, quando houve a invasão do universo automotivo, com competições de tuning e som, além de exposição de helicópteros, carros antigos e miniaturas. A Arena sediou ainda: show dos 26 anos da Comunidade Obra de Maria, Play Music Festival, partidas de futebol americano do Recife Mariners, além do evento da Rodobens, principal revendedora de caminhões Mercedes-Benz do Nordeste, em um case que virou sucesso internacional da empresa. 

    A Copa Afia foi outro marco inédito que ocorreu no local. O equipamento sediou a final do torneio. A Afia é primeira entidade especializada na organização de Copas de Futebol Internacional para atletas amadores com idade entre 35 e 70 anos. A organização está presente em diversos locais do mundo realizando estes torneios, como Portugal, Espanha, República Dominicana, Chile, México, Caribe, com mais de 300 clubes filiados, em mais de 60 eventos. 

    Um grande case de sucesso foi o Jogo do Bem, realizado no dia 29 de junho de 2016. Uma partida beneficente organizada pela ONG Love.Fútbol, que completara 10 anos de fundação. O jogo contou com 23 mil pessoas e arrecadou R$180 mil Foram mais de uma tonelada de alimentos para ONGs da Região Metropolitana do Recife. A partida contou com jogadores como Hernanes, Miranda, zagueiro da Inter de Milão, Lucas, atacante do Paris Saint-Germain, além de artistas como Tony Garrido e Wesley Safadão. A Arena também realizou diversos “Jogue na Arena”, em que grupos comerciais locam o espaço para promover reuniões comerciais ou confraternizações.

    TOUR & BIKE TOUR - Um destaque foi a reativação do tour pela Arena de Pernambuco e a inauguração do bike tour, passeio pelas dependências internas do equipamento com bicicletas. Somados, os tours, em 12 meses, receberam, 14.852 pessoas.  

    FUTEBOL - Em 12 meses, a Arena sediou 35 jogos, totalizando 256.821 torcedores, com média de 7.338 torcedores. Dentre eles, Náutico, Sport e Santa Cruz atuaram como mandantes. Também ocorreram partidas de futebol feminino envolvendo Náutico e Sport. A Arena ainda abriu as portas para os clubes do interior do estado, como Central e Belo Jardim, atuarem como mandantes durante o Campeonato Pernambucano. Para o restante de 2017, a Arena continua prospectando jogos: o Santa Cruz realizará, no mínimo, seis jogos no empreendimento.  Nos primeiros 12 meses, o clube atuou por duas vezes como mandante no local.

    CUSTOS OPERACIONAIS - Quando o Governo de Pernambuco assumiu o estádio, o valor mensal para a manutenção da Arena era em torno de R$ 2 milhões. A partir de junho de 2016, contratos foram ajustados e a despesa com pessoal começou a seguir as regras da administração pública. Hoje o custo gira em uma média de R$ 840 mil mensais, uma redução de 58%. No último mês (maio/2017), o custo mensal foi de R$830 mil. O trabalho neste momento é diminuir cada dia mais este montante, sem perder a qualidade. Nestes 12 meses, a receita média da Arena foi de R$200 mil. 

    SUSTENTABILIDADE - Na questão do reuso/aproveitamento de água, o empreendimento consumiu 6,7 milhões de litros de água de reuso e aproveitamento, proporcionando uma economia de 61% na conta, um acréscimo de 10% em relação à gestão privada. 

    A reciclagem de resíduos, além de ajudar o meio ambiente, melhora vidas. Em 12 meses, foram geradas 21,5 toneladas e, aproximadamente, 10,1 toneladas foram encaminhados para reciclagem, recebendo um destino ecologicamente correto. A coleta seletiva é feita em parceria com a Associação dos Catadores da Dignidade (CAD Recicla) de São Lourenço da Mata. 

    A usina solar da Arena de Pernambuco tem, por sua vez, 1MW (megawatt) de capacidade instalada. Neste tempo, foram gerados 788 MWh (megawatt por hora), proporcionando uma economia de até 15% na conta de luz. Além disso, o programa de Educação Ambiental, em parceria com a Celpe, proporciona visitas ao local. Em 12 meses foram realizadas 7.312 visitas de estudantes de todos os níveis de escolaridade.

    PROJETOS FUTUROS - Para o segundo semestre, já estão confirmados o show da Obra de Maria, e, posteriormente, um evento da Assembleia de Deus.

    Além disso, o (CFE – Centro de Formação Esportiva) será implantado na Arena, tendo por objetivo fomentar a cultura esportiva como forma de inclusão social e atenderá 300 crianças e adolescentes com idades de 08 a 18 anos. O projeto contará com aulas de esportes coletivos, individuais, reforço escolar, alimentação e cidadania para a população do entorno da Arena.

    O UniEsporte será outra novidade: uma unidade de excelência esportiva e também acontecerá nas dependências internas da Arena. Tem como objetivo trazer aos atletas e profissionais pernambucanos, mais conhecimento, capacitação e cursos de extensão. Haverá palestras e aulas sobre vários temas ligados ao esporte, contribuindo com uma formação de excelência.

    Uma novidade será o Espaço Interativo Arena de Pernambuco, que será uma área onde o público irá se deliciar com muita tecnologia e história do futebol de Pernambuco. Projeções animadas, realidade aumentada, momentos marcantes do nosso esporte e muito mais. Além de aprender sobre a história da Arena de Pernambuco e seus eventos inesquecíveis.

    A Arena será palco de grandes eventos esportivos. O empreendimento sediará o Campeonato Brasileiro de Judô, 1º GP Pernambucano de Ciclismo, final de futebol de Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS), Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, além de cinco jogos do Santa Cruz e cinco do Sport na temporada. 

    O Domingo na Arena trará, em 2017, novas edições:

    • Domingo na Arena Social - versão do projeto onde oferecemos mais de 35 serviços gratuitos, como retirada de documentos, para a população, além do lazer habitual. 

    • Domingo na Arena Gastrô - Edição onde a Arena de Pernambuco reunirá chefs renomados para transformar o local em uma grande praça de alimentação com palestras e encontros sobre o mundo gastronômico, contará com a presença do chef César Santos.

    •  Domingo na Arena Games - O mundo dos jogos eletrônicos e de tabuleiro invadirá a Arena, com presença de empresas como o Google. Com internet dedicada e toda a estrutura do Domingo na Arena, o Arena Games promete entrar para o calendário geek da cidade.

    • Domingo na Arena Fitness - Além do polo esportivo, a Arena terá um dia onde abordaremos saúde, bem-estar e qualidade de vida, através da prática dos exercícios físicos, criando uma atmosfera das academias na Arena.

    O Secretário Felipe Carreras anunciou, também durante a coletiva, o retorno do Recifefolia ao estado de Pernambuco. O evento, que ocorreu de 1993 à 2003 e marcou época no calendário de lazer da região, ocorrerá no primeiro semestre de 2018. Datas específicas serão anunciadas posteriormente. 

    LICITAÇÃO | NOVO GESTOR PRIVADO - O processo de licitação para concessão da Arena de Pernambuco está no estágio de estudo de viabilidade para um novo modelo de negócio. Para esta fase de execução do estudo, há 3 consórcios autorizados a realiza-lo, com prazo de entrega de 180 dias - até o final de outubro de 2017. O modelo de gestão mais indicado para a Arena de Pernambuco será exatamente apontado pelo estudo de viabilidade. É a partir deste documento, confeccionado por uma empresa independente, que o Governo do Estado decidirá qual o molde de administração menos oneroso para o equipamento e para o estado em um futuro próximo. 

     Felipe Carreras

     

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: seturel, arena de pernambuco, um ano de gestão pública,
    Compartilhe: Link para o post:
  • São João Sem Racismo em Pernambuco

    | Cultura
     Sao joao
     
    Atividades buscam desconstruir intolerância religiosa sob outro olhar 
     
    Festejos juninos sem intolerância religiosa. É com este objetivo que a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão do secretário Roberto Franca, promove a Campanha São João sem Racismo. Idealizada pela Coordenadoria de Igualdade Racial, que integra a Executiva de Segmentos Sociais (SESES), dirigida pelo secretário executivo Sérgio Moura, a campanha terá uma agenda diversificada, para trabalhar a desconstrução do racismo e ​da intolerância religiosa. A atividade, que está na segunda edição, terá distribuição de material gráfico, além de postagens nas mídias digitais.
     
    Recife, Paulista e Caruaru terão muitas atividades. No dia 21 de junho, a programação acontecerá no Sítio da Trindade (Grande Recife), a partir das 18h, onde será realizado o “Culinário de Terreiro”; dia 30, a capital será palco da já conhecida Festa do Fogo, que acontece no Pátio de São Pedro, às 18h.  Paulista contará com atividades durante todo o mês. Caruaru fará a queima de uma fogueira em alusão a Xangô. Durante as atividades, a população fará degustação gratuita de comidas típicas do Ciclo Junino, que fazem referência às religiões de matriz africana, onde o São João tem sincretismo com o Orixá Xangô, também relacionado ao elemento fogo.

    Mungunzá, caruru, beguiri, amalá, arroz doce, acará, acaçá branco, angu, pamonha, tapioca ensopada, vatapá, xinxim de galinha, milho cozido, tapioca, bolo de fubá, cuscuz branco, canjica e bolo de milho fazem parte das iguarias que serão ofertadas aos visitantes, por representantes de Povos de Terreiros, com informações sobre o conceito de cada prato. O público também poderá aprofundar os conhecimentos deste festejo através das danças e músicas tradicionais nas religiões de Matriz Africana.
     
    O São João sem Racismo, presente na agenda oficial de atividades da SDSCJ, também prevê que o povo pernambucano conheça a Lei 10.639, que propõe a inserção da cultura africana na educação e a implementação do Plano de Promoção da Igualdade Racial, reconhecido e assinado por decreto pelo governador Paulo Câmara, em 2015.
    Assuntos: sdscj, roberto franca, campanha são joao sem racismo, seses, sergio moura,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco garante funcionamento regular do Cine Theatro Guarany

    | Cultura

    Cine Guarany

     

    Verner Brenan
    O Cine Theatro Guarany

     

    Um dos mais belos cinemas de rua do estado exibirá filmes o ano inteiro

    Mais um equipamento cultural do Governo de Pernambuco passa a funcionar regularmente a partir da próxima sexta-feira, 9 de junho. O Cine Theatro Guarany, em Triunfo, voltará a exibir filmes às sextas, sábados e domingos, movimentando o cenário cultural e potencializando o turismo no Sertão do Pajeú.

    De arquitetura neoclássica, o prédio tombado pelo Governo do Estado em 1988 foi inaugurado em 1922, com o espetáculo “Cenas Mudas”, sucesso na época e que representou um marco na vida cultural de Triunfo e de toda a região. Construído pelos irmãos Manoel e Carolino Siqueira Campos, o Guarany segue sua história luminosa, reforçando a missão de centro cultural do sertão e ampliando seu já riquíssimo valor como patrimônio e cartão-postal de Pernambuco.

    “Estamos reinserindo o Guarany no cotidiano dos moradores de Triunfo. Acostumado a receber apenas mostras especiais ou festivais – como o de Cinema de Triunfo -, o espaço volta a ser opção para o entretenimento e vivências culturais durante todo o ano”, comemora o Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja.

    O novo momento na história do Cine Theatro será marcado pela chegada da programação do Festival Varilux de Cinema Francês, graças à presença do Consulado Geral da França no Grupo de Trabalho Cine de Rua, coordenado pela Secult-PE. A articulação de agentes públicos e representantes da sociedade civil, iniciada em 2016, embasa um programa que começa a gerar benefícios para toda a população.

    De acordo com Márcia Souto, Presidente da Fundarpe, “colocar nossos equipamentos públicos para funcionar, com programação regular e de qualidade é um grande desafio que a gestão estadual tem encarado com planejamento, bons projetos, diálogo e parcerias”. A Prefeitura de Triunfo e o SESC Pernambuco figuram entre os parceiros deste momento histórico.

    Para Silvana Meireles, Secretária Executiva Estadual de Cultura, “a reabertura e a democratização de espaços como este promovem a cidadania, estimulam o pertencimento e a preservação dos nossos bens culturais”. Contemplado com as ações do Programa Cine de Rua, o Guarany terá curadoria de um Comitê de Programação formado por representantes da Secult-PE, do Cinemas São Luiz e da Fundação, do SESC Pernambuco e ainda do Consulado Geral da França no Recife.

    Entre os dias 7 e 12 de agosto, o Guarany vai acolher o Festival de Cinema de Triunfo, iniciativa da Secult-PE e da Fundarpe que chega à sua décima edição celebrando mais esta conquista dos realizadores audiovisuais e de todo o povo pernambucano.

    SERVIÇO

    FUNCIONAMENTO REGULAR DO CINE THEATRO GUARANY
    Data: A partir de sexta-feira, 9 de junho
    Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00
    PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

     
    Sexta-feira, 09/06
    18h – A Viagem de Fanny
    20h – Frantz
     
    Sábado, 10/06
    18h – Uma Agente Muito Louca
    20h – Tour de France
     
    Domingo, 11/06
    18h – Frantz
    20h – A Viagem de Fanny
     
    Sexta-feira, 16/06
    18h – Uma Agente Muito Louca
    20h – Tour de France
     
    Sábado, 17/06
    18h – A Viagem de Fanny
    20h – Frantz
     
    Domingo, 18/06
    18h – Tour de France
    20h – Uma Agente Muito Louca
     
     
    Cidades: Triunfo
    Assuntos: cultura, cinema, triunfo, cine theatro Guarany, secult-pe,
    Compartilhe: Link para o post: