meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Equipamentos culturais de Pernambuco participam da 16ª Semana Nacional de Museus

    | Cultura
    Cinco equipamentos culturais da Secult-PE/Fundarpe estarão integrados ao evento, que acontece em todo território nacional entre os dias 14 e 20 de maio.

    De 14 a 20 de maio de 2018, 1.130 instituições museológicas de todo o país participam da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste ano, cinco museus ligados à Secult-PE/Fundarpe integram-se à programação do evento, que apresenta como tema Museus Hiperconectados: Novas abordagens, novos públicosEstação Central Capiba/Museu do TremMuseu do Estado de PernambucoMuseu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de OlindaMuseu do Barro de Caruaru, além do Centro Cultural Cais do Sertão, gerenciado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o tema do evento propõe uma aproximação das instituições com seus públicos tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. "Ao mesmo tempo em que museus investem em tecnologia para alcançar novos públicos, ainda é indispensável esforços para engajar quem está fora desse universo online. Enquanto gestores públicos, o nosso papel é discutir, repensar e dar vazão a essas estratégias que valorizem nossos equipamentos culturais e, consequentemente, atraíam cada vez mais público para eles", diz a gestora.

    Já o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, destaca que a Semana Nacional de Museus "é uma excelente oportunidade das pessoas conhecerem o acervo e as atividades desenvolvidas pelos museus do Estado e, mais do que isso, uma maneira das instituições ampliarem os caminhos que fortalecem sua relação com o entorno/a comunidade em que estão inseridas".

    Veja a programação completa dos museus pernambucanos:

    MEPE
    Os visitantes poderão conferir a exposição permanente “O Casarão e a Cidade, usos de costumes”, que retrata a história do Palacete do Filho do Barão de Beberibe e os costumes da sociedade pernambucana no século 19.

    Além disso, haverá de terça a sexta-feira (15 a 18 de maio), a oficina "Alunos Hiperconectados". A ação é voltada para turmas de nível fundamental e médio, mediante agendamento prévio pelo e-mail: educativo.mepe@gmail.com. Na quinta-feira (17), às 14h, está agendada uma palestra com o professor Renato Athias sobre “Povos Indígenas e Ações colaborativas da Coleção Etnográfica Carlos Estevão”. E, no sábado (19) e no domingo (20), das 14h às 17h, haverá a oficina "Hiperconexão Social". Voltada a visitantes de diferentes faixas etárias, a ação também precisará de agendamento prévio pelo e-mail: educativo.mepe@gmail.com.

    MASPE
    No Maspe, em Olinda, o público poderá conferir, na segunda-feira (14), das 10h às 17h, uma vista mediada à “Coleção de Arte Sacra e Arte Popular Religiosa” do equipamento. Na terça-feira (15), das 14h às 16h, haverá uma oficina "Com o Barro nas Mãos: a arte da integração", mediada pela artesã Jacira Lucena.

    Já na quarta-feira (16), das 14h às 16h, está agendada uma série de contação de história, que será facilitada pela educadora Inês Araújo. Na quinta-feira (17), o membro do educativo do Maspe, Iran Mendes de Araújo Júnior, comandará uma palestra gratuita, às 16h, sobre "Patrimônio Cultural: Percursos entre a Memória e o Esquecimento". Por fim, na sexta-feira (18), às 17h, o equipamento recebe uma oficina, às 17h, sobre o "Papel Guardião da Memória: Noções Básicas de Preservação e Conservação Documental", que será mediada por Anazuleide Ferreira.

    MUSEU DO TREM
    A Estação Central Capiba/Museu do Trem está na rota da 16ª Semana Nacional de Museus com o jogo didático "Pare, Olhe, Pense". As atividades, voltadas para os alunos do Ensino Médio, acontecerão gratuitamente de terça a quinta-feira (15 a 17 de maio), e poderão ser agendadas previamente pelo e-mail: educativomt@gmail.com.

    MUREO
    No Mureo, localizado também em Olinda, os visitantes poderão conferir o todo o acervo do equipamento cultural, que compreende grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade, propiciando ao observador uma visão da casa pernambucana de séculos passados, por meio do mobiliário, prataria, louças, pinturas e demais peças.

    MUBAC
    Em Caruaru, o púBlico poderá conferir a exposição “A Arte Popular Religiosa”, que revela a relação de fé e devoção, a partir de peças produzidas por artesãos e artistas que comungam desse imaginário da religiosidade popular. Além disso, haverá duas rodas diálogos na quarta (16), às 15h, e na quinta-feira (17), às 9h, sobre os "Museus Conectados na palma da sua mão: teclando você faz uma viagem", mediada por Eliane Sotério. A atividade é voltada aos alunos e professores da rede pública da cidade.

    CAIS DO SERTÃO
    O Cais do Sertão preparou uma semana recheada de interação, tecnologia e informação. A mediação ‘No Meu Bornal Tem’, ação educativa desenvolvida pelos educadores do espaço, entra na programação oferecendo ao público uma mediação totalmente acessível para todos. Além da mediação, o Cais do Sertão ainda oferece ao público experimentações com o uso da realidade aumentada para informações sobre o seu conteúdo, uma forma de integrar o público visitante com o acervo exposto. Confira aqui programação completa do equipamento cultural.

    Semana Nacional de Museus
    A ação, que acontece anualmente, é resultado de uma parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/ Ministério da Cultura (MinC) com os museus e demais instituições culturais. Nessa edição da Semana Nacional de Museus, mais de mil espaços museológicos de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Para mais informações, acesse: guiadaprogramacao.museus.gov.br.

    ENDEREÇOS

    ESTAÇÃO CENTRAL CAPIBA/MUSEU DO TREM
    Endereço: Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
    Telefone: (81) 3184.3197
    E-mail: educativomt@gmail.com

    MEPE
    Endereço: Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
    Telefone: (81) 3184.3170 | 3184.3178
    E-mail: museu.mepe@gmail.com

    MASPE
    Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé – Olinda-PE
    Telefone: 3184.3154 | 3184.3155
    E-mail: maspe@fundarpe.pe.gov.br

    MUREO
    Endereço: Rua do Amparo, 128, Amparo, Olinda – PE
    Telefone: (81) 3184.3159
    E-mail: museuregionaldeolinda@gmail.com

    MUBAC
    Endereço: Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru – PE
    Telefone: (81) 3727. 7839
    E-mail: museudobarro@fundarpe.pe.gov.br

    CAIS DO SERTÃO
    Endereço: Armazém 10 - Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife Antigo, Recife - PE
    Telefone: (81) 4042.0484
    E-mail: agendamento@caisdosertao.org.br

    Assuntos: secult, fundarpe, semana nacional dos museus, ibram, programacao especial
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ricardo Rocha é a 13ª estrela imortalizada no Espaço Pernambuco Imortal

    | Cultura

    Zagueiro tetracampeão mundial deixou suas marcas no hall da fama do esporte do estado localizado na Arena de Pernambuco.

    O Espaço Pernambuco Imortal ganhou mais uma estrela nesta sexta-feira (11/5). O ex-zagueiro da Seleção Brasileira Ricardo Rocha foi até a Arena de Pernambuco para deixar a marca do seus pés e sua assinatura no hall da fama do esporte pernambucano. Uma homenagem mais do que merecida.

    Acompanhado do secretário executivo de Esportes Diego Pérez e do diretor geral da Arena de Pernambuco Kleber Borges, Ricardo Rocha foi recepcionado pela equipe do estádio e bateu um papo descontraído antes da homenagem. Arrancou risadas de todos a cada história que contava e foi exaltado pelo secretário Diego Pérez pelo seu ingresso entre os imortais do estado.

    “Ricardo é um atleta renomado mundialmente e que sempre leva o nome de Pernambuco por onde passa. Foi líder e exemplo em todos os clubes que atuou e é uma honra podermos homenageá-lo”, afirmou o secretário executivo de Esportes Diego Pérez.

    O ex-atleta também ficou muito satisfeito com a homenagem e agradeceu pelo gesto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e da Arena de Pernambuco.

    “Primeiro é fundamental porque sou pernambucano. Aqui é minha terra. É onde eu nasci. Esse carinho que a gente recebe é sempre bom. O ex-atleta no Brasil é muito esquecido e esse tipo de atitude mostra o carinho por nós, o que representamos para a Seleção Brasileira. Outros esportes estão envolvidos (no espaço) e estou muito feliz”, afirmou o zagueiro antes de deixar a Arena de Pernambuco.

    Ricardo Rocha foi o 13º atleta a ser homenageado no Espaço Pernambuco Imortal, sendo o segundo do futebol. O ex-zagueiro se juntou a Yane Marques (pentatlo), Roseane Ferreira dos Santos “Rosinha” (paratletismo), Adriana Salazar (natação), Jemima Alves (judô), Felipe Nascimento (pentatlo), José João da Silva (atletismo), Suely Guimarães (paratletismo), Ted Monteiro (vela), Cláudio Cardoso (vela), Cisiane Dutra (marcha atlética), Keila Costa (atletismo) e Rivaldo (futebol).

    Vale lembrar mais de 50 atletas foram escolhidos para serem homenageados no Espaço Pernambuco Imortal e eles foram escolhidos através do Conselho Estadual de Esportes e Lazer que foi reativado em dezembro de 2015. O conselho estava inativo desde 1997 e voltou a se reunir e contribuir para a gestão do esporte de Pernambuco.

    Assuntos: seturel, arenape, pernambuco imortal,
    Compartilhe: Link para o post:
  • XIII Concurso do Patrimônio Vivo encerra inscrições nesta sexta-feira (11)

    | Cultura

    Interessados em participar do XIII Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – (RPV-PE) têm até esta sexta-feira (11) para enviar os requerimentos de inscrição para o preenchimento das seis vagas destinadas no edital dessa edição, que elegerá mais seis novos Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco para o ano de 2018. As inscrições poderão ser realizadas pelos Correios ou presencialmente na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE, 50050-000).  Confira aqui o regulamento do edital e todos os seus anexos.

    O programa do RPV-PE tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no Estado há mais de 20 (vinte) anos, contados da data do pedido de inscrição.

    Os candidatos que forem aprovados receberão diploma do Governo Estadual com a outorga do título de "Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco", de acordo com o § 6º do artigo 8º da Lei nº 12.196/2002, e recebem bolsa vitalícia no valor de R$ 1.600 (um mil e seiscentos) para pessoa física e R$ 3.200 (três mil de duzentos) para pessoa jurídica. Além da titulação e da bolsa, os agraciados com o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco tem prioridade na análise de projetos por eles apresentados ao Sistema de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco.

    APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA - Só quem pode apresentar candidatura de mestres, mestras ou grupos culturais para o concurso são: a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; as entidades sem fins lucrativos, sediadas no Estado de Pernambuco, que estejam constituídas há pelo menos 02 (dois) anos nos termos da lei civil, e que incluam entre as suas finalidades a proteção ao patrimônio cultural ou artístico estaduais, e as Câmaras de Vereadores dos municípios pernambucanos.

    Os candidatos que concorreram à edição 2017 do Registro do Patrimônio Vivo e foram habilitados, desde que não tenham retirado a documentação apresentada no referido edital, e desejarem concorrer na edição 2018, não precisam apresentar de novo toda candidatura. Basta que manifestem seu interesse preenchendo formulário específico conforme anexo 4, bem como documentação atualizada conforme item 3.4.3 deste edital.

    Para mais informações: (81) 3184-3061 / patrimoniovivope@gmail.com.
    Assuntos: secult, patrimonio vivo, inscricoes, cultura,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara recebe cônsul-geral da China no Recife

    | Economia, Política, Cultura
     
    Consul china
    O governador e a representante chinesa conversaram sobre o papel do Nordeste e do Estado na retomada da economia brasileira

    O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira (09.05), a cônsul-geral da China no Recife, Li Feiyue, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, a representante chinesa, que está se despedindo do comando do Consulado devido à aposentadoria obrigatória do serviço público do seu país,  destacou o papel do Nordeste para a retomada da economia brasileira, ressaltando a importância de Pernambuco como um dos principais atores desse processo. Paulo aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho exercido por Feiyue na Capital pernambucana e colocou o Estado à disposição, reforçando também o interesse pernambucano em discutir possibilidades de parcerias com os chineses. 

    "É sempre muito bom estar em contato com representantes de países que enxergam em Pernambuco uma alternativa interessante para a realização de investimentos e o estabelecimento de diferentes tipos de parcerias. E, com a China, esse diálogo será uma constante em nosso governo", frisou Paulo Câmara. 

    Presente no encontro, a secretária-Executiva de Relações Internacionais, Rachel Pontes, ressaltou que o fato de a China ter escolhido Pernambuco para instalar, há dois anos, sua representação no Nordeste - com a exceção da Bahia - contribuiu para a cristalização da perspectiva de que o Estado reúne as condições para liderar a região nos aspectos econômico e social.  "Eles fazem estudos, análises e enxergam esse potencial em Pernambuco. E isso permite o início de processos que, na sequência, podem resultar em trocas de experiências e novas oportunidades", afirmou, lembrando que a China ampliou sua participação consular em Pernambuco, contando com seis cônsules no Estado.  

    Durante a conversa com o governador Paulo Câmara, Li Feiyue revelou que ficou muito feliz em acompanhar, nos últimos anos, o desenvolvimento da educação pública pernambucana - primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  "Pernambuco está de parabéns", disse.  Ela assumiu o cargo em 2015 - ano em que a repartição foi instalada no bairro de Casa Amarela, no Recife. Em breve, uma nova cônsul-geral será destacada para ficar à frente da estrutura.

    Também participaram do encontro o secretário-executivo da Casa Civil, José Neto; o vice-cônsul-geral, Shang Siyuan; e a cônsul Zhang Re.


    Fotos: Aluisio Moreira
    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, china, consul geral da china, li feiyue, educação
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Saraus em Pasárgada recebe os poetas Gleison Nascimento e Netinho Batista

    | Cultura
    saraus

    Com o tema "Poesia, por onde anda? (A poesia do sertão ao cais do Recife)", a edição de maio do projeto busca apresentar o estilo poético de diferentes partes de Pernambuco.

    Com a proposta de fazer uma travessia poética da caatinga ao litoral de Pernambuco, o Espaço Pasárgada dá continuidade ao projeto Saraus em Pasárgada nesta sexta-feira, às 18h, quando realiza nova edição, desta vez com o tema “Poesia, por onde anda? (A poesia do sertão ao cais do Recife)”. Para atender a diversidade criativa do tema, o convidado da noite é o recifense Gleison Nascimento, um dos destaques do Estado no cenário nacional, que ainda contará com a participação do conterrâneo Netinho Batista.

    Vou levar um ajuntamento de poesias que falam da minha carreira inteira, desde o primeiro momento, em que lidei com a poesia sertaneja, até essa nova fase em que a minha poesia se ressignifica e bebe de referências nacionais para usar uma nova estética mais pessoal”, detalha Gleison que, aos 24 anos de idade, já tem uma trajetória artística de dez anos. “Sou do Recife, mas conheci a poesia através dos grandes mestres do sertão que moram na capital, como Chico Pedrosa, Cida Pedrosa, Pedro Américo Farias, Wilson Freire e Hélio Rafael. Eles abriram uma porta para que eu pudesse entrar no universo literário. Recife é uma cidade meio ingrata com seus filhos e foi esse sertão quem primeiro me acolheu como poeta”, explica ele sobre a sua relação com cultura sertaneja.

    Como uma forma de retribuir a abertura que teve quando mais jovem, Gleison convidou Netinho Batista para representar as novas revelações pernambucanas. “Vejo nele as mesmas ânsia e potência que viram em mim. Ele é um grande poeta que acredito que vai muito longe e acho justo que esteja junto de quem já conseguiu abrir algumas portas. Acho que nossos trabalhos têm semelhanças pelo fato de termos bebido das mesmas referências, de sermos contemporâneos e compartilharmos as mesmas inquietudes com a cidade, pessoas e momento político do País”, observou o poeta.

    A gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes, comemorou a participação da dupla na edição deste mês do projeto. “Nosso desejo é de que o Sarau seja representativo da produção poética de todo o Estado. Nesta edição, a ideia com esse tema é de que o Sarau tenha essa riqueza de trazer todas as nuances e variações da poesia de Pernambuco. A gente já vinha esperando a oportunidade de convidar Gleison há muito tempo, porque ele é um artista muito intenso que tem uma força, uma criatividade, uma inteligência e uma rapidez no improviso que são fabulosas. Apesar de já ter dez anos de carreira, também tem isso da juventude que traz essa pujança do sertão. Foi uma alegria ainda maior quando ele disse que traria também Netinho”, concluiu ela. Além dos artistas convidados, a programação ainda contará com o tradicional microfone aberto, quando o público visitante também poderá participar e declamar suas poesias.

    Serviço
    Saraus em Pasárgada, com Gleison Nascimento e Netinho Batista
    Quando: sexta-feira (11), às 18h
    Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 - Boa Vista, Recife - PE3)
    Entrada Gratuita

    Assuntos: secult, saraus, pasargada, cultura, poesia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Juventude Presente abre inscrições para seis mil vagas em oficinas

    | Juventude, Cultura, Direitos Humanos

     Oficinas socioculturais para jovens começam, em maio, nas comunidades atendidas pelo Governo Presente.

    Como parte das atividades apresentadas para 2018 do programa Governo Presente, com foco na prevenção social e promoção da cidadania, será lançado nesta quarta-feira (09) o Juventude Presente, projeto que oferta qualificação profissional, cultura, lazer, cidadania e tecnologia, destinado a jovens, de 15 a 29 anos, moradores das 50 comunidades vulneráveis e com altos índices de violência (CVLI) em Pernambuco, que são atendidas pelo programa. As primeiras oficinas irão acontecer na Escola Estadual Edson Moury Fernandes, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.  

    O Juventude Presente integra o programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Articulação Social (Seart), e em sua primeira fase, vai ofertar 3.600 vagas para oficinas de grafitagem e danças urbanas, que irão acontecer, inicialmente, em escolas estaduais de seis municípios de Pernambuco. No segundo semestre, as oficinas acontecerão em espaços nas comunidades, com o dobro de vagas em capacitação profissional com até três meses de duração.

    "Com esta estratégia, o Governo Presente amplia sua cobertura e inicia um diálogo com jovens dos territórios, utilizando-se da linguagem da promoção social e da construção da cidadania, por meio da prática esportiva, cultural, fomento ao empreendedorismo e à qualificação. Isso fortalece a atuação do programa, constituindo uma rede de prevenção e proteção social, tendo o jovem como agente principal desta construção", afirma o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides.

    Para se inscrever nas oficinas, basta o jovem ter entre 15 e 29 anos e procurar uma Estação do Governo Presente mais perto da sua residência, localizadas em quatro bairros do Recife (Afogados, Cajueiro, Ibura e Santo Amaro), Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Paulista e Petrolina. Na próxima semana o projeto segue para duas escolas públicas do Ibura, no Recife, e até o final de maio as oficinas acontecem em Paulista e Caruaru. 

    “As oficinas são a nova vertente do Governo Presente, que trabalham na mesma linha de prevenção social do programa, só que agora vamos chegar mais perto dos jovens. A ideia do projeto é incentivar o protagonismo juvenil e despertar o engajamento dele na sua comunidade, por meio das oficinas de conexão sociocultural, criando habilidades para a vida”, destaca Mileane Aguiar, secretária-executiva da Seart

    tabela

    Serviço:

    Projeto Juventude Presente - oficinas conexão socioculturais: Grafitagem e Danças
    Quando: maio e junho de 2018, das 15h às 18h
    Inscrições: A partir de 8 de maio

     

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: sdscj, governo presente, juventude presente, qualificação profissional, cvli, jaboatão dos guararapes,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Mãe Coruja Pernambucana promove atividades lúdicas e culturais em Cumaru

    | Social, Cultura

    mãe coruja

    Projeto Brincando na Minha Cidade é voltado para resgate da cultura e das brincadeiras coletivas.

    Para incentivar as brincadeiras tradicionais em espaços públicos e despertar nas crianças a vivência em atividades culturais, o Programa Mãe Coruja Pernambucana realiza, nesta quarta-feira (9), no município de Cumaru, no Agreste do estado, a segunda edição do projeto “Brincando na Minha Cidade”.

    A ação busca promover, através de atividades lúdicas, a interação coletiva e afirmação das identidades locais entre as crianças das mulheres cadastradas no programa Mãe Coruja e famílias beneficiárias dos programas sociais, estimulando os vínculos afetivos e comunitários.

    As atividades voltadas para os pequenos ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde na praça Virgílio Heráclito, a partir das 9h, e incluem contação de histórias, teatro de marionetes, cinema de animação, e atividades esportivas lúdicas como corridas de saco, brincadeiras familiares, jogos de corda e de argolas, entre outras.

    Também serão realizadas palestras voltadas para as mães e familiares das crianças, técnicos de instituições municipais parceiras, além de convidados do Canto Mãe Coruja Cumaru. Uma delas é a “Lei Maria da Penha vai às praças”, promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, com o objetivo de mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar o público sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher, especialmente a de natureza doméstica. Outros assuntos abordados nas palestras incluem a importância da vacinação, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e como evitar acidentes domésticos com crianças.

    O Brincando na Minha Cidade é uma iniciativa do Programa Mãe Coruja Pernambucana em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), as secretarias de Cultura, e de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco. Nesta segunda edição, o evento também conta com o apoio da Secretaria da Mulher do Estado, da Prefeitura Municipal de Cumaru (secretarias de Cultura, Saúde, Educação e Ação Social), e de representantes do Conselho Tutelar, Pastoral da Criança e escolas públicas e particulares.

    Serviço:

    Projeto Brincando na Minha Cidade
    Local: Praça Virgílio Heráclito, Cumaru
    Data: 9 de maio de 2018

    MANHÃ
    9h - Abertura
    9h20 - Contação de Histórias
    9h20– Palestra: Lei Maria da Penha vai às Praças (Local: Sala da Igreja)
    9h20 – Atividades esportivas lúdicas (Corrida de saco/jogo e brincadeira para a família/ jogos de corda ou tração/ Corrida da colher / Jogo de argolas/pular)
    9h40 – Palestra: Importância das Vacinas (Local: Sala da Igreja)
    9h40 - Teatro de Marionetes Bonecartes com o espetáculo “ Bumba-Meu-Boi do Capitão Boca Mole”
    Sinopse: Espetáculo baseado no folguedo Bumba-meu-boi de Pernambuco da Zona da mata canavieira. Peça de cultura popular, onde o boi é o personagem principal da brincadeira. Adaptada para a técnica de marionetes de fios pelo teatro de bonecos bonecartes.
    9h50 – Cinema de Animação (Sessões até 10h30)
    Local: Sala da Igreja

    SALU E O CAVALO MARINHO
    (2014, 13 minutos), de Cecília da Fonte
    Sinopse: Conta a história do Mestre Salustiano, desde a sua infância e o seu envolvimento com manifestações da cultura popular nordestina.
    DIA ESTRELADO (2001,13 minutos), de Nara Normande  
    Sinopse: A luta de um menino e sua família para sobreviver num lugar distante e inóspito. Feito em stop motion, ganhou vários prêmios em festivais nacionais de cinema.

    ERA UMA VEZ TUDO VERDIM

    (2013, 13 minutos), de Patrícia Alves Dias, Sylvestre Campe e Nilton Pereira.

    Sinopse: Meninos da tribo indígena Pankararé, da cidade de Nova Glória (BA), contam a sua história no Raso da Catarina, no sertão, após fazerem uma oficina de animação.

    10h30 - Zumba na Praça
    11h - Ciranda

    TARDE

    13h30– Orquestra de Violões
    13h30–Atividades esportivas lúdicas (Corrida de saco/jogo e brincadeira para a família/ jogos de corda ou tração/ Corrida da colher/Jogo de argolas/pular)
    14h10– Zumba na Praça
    14h10– Palestra: Como Evitar Acidentes Domésticos Com Crianças (Local: Sala de Catecismo da Igreja)
    14h40– Palestra: Infecções Sexualmente Transmissíveis (Local: Sala de Catecismo da Igreja)
    14h40– Apresentação: Banda 20 de Dezembro
    15h20- Ciranda

    Assuntos: seturel, secult, fundarpe, governo de pernambuco, mae coruja, brincando na minha cidade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programação da 4ª edição do Clisertão vai até a próxima sexta-feira (11)

    | Cultura
    clisertao

    Com o tema ‘As Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura’, o evento promoverá uma série de ações em Petrolina.
     
    Ecoleituras, conferências, feira de livros, exposições, minicursos, cinema, teatro, recitais poéticos, contações de histórias e concertos musicais são as principais atrações da 4ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), que será realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina – PE, até a próxima sexta-feira (11).
     
    Este ano o evento, que conta com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, traz o tema ‘As Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura’, e os homenageados poeta Patativa do Assaré, a professora Yeda Barros (fundadora do curso de Letras da UPE Campus Petrolina) e a poeta Zita Alves. As atividades serão gratuitas e vão acontecer na UPE e em escolas da cidade, vinícolas, ilhas, praças e sítios arqueológicos de Petrolina.
     
    “Vamos trazer personalidades como o linguista e escritor, Marcos Bagno (UnB);o crítico literário Flavio Kothe (UnB); e o jornalista Eric Nepomuceno. Além deles, estarão presentes os convidados internacionais Elicura Chiuhailaf (um dos mais importantes escritores do Chile); Pablo Montoya (Colômbia, vencedor do Prêmio Casa de las Americas); Alejandro Reyes (México); Abdulbaset Jarour (Síria) e Keto Kebongo (República do Congo)”, destacou Genivaldo Nascimento, coordenador do encontro.
     
    Confira aqui a programação completa 4ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão).
    Assuntos: secult, fundarpe, governo de pernambuco, clisertao, exposicao, minicursos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parque Santos Dumont recebe Campeonato Brasileiro Sub-18 de atletismo

    | Esportes, Cultura

    secult

    Parceria entre Seturel, Cbat e Sport Club do Recife trouxe competição para o estado.

    O Parque Santos Dumont estará bem movimentado entre os dias 18 e 20 de maio. O Campeonato Brasileiro Sub-18 de atletismo entre clubes será disputado no Recife pela primeira vez e foi confirmado na tarde desta segunda-feira (07), em reunião na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    Em encontro que reuniu a secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.  Manuela Marinho, Diego Pérez, secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Yane Marques, secretária executiva de Esportes do Recife, Kleber Borges, diretor do Parque Santos Dumont, Daniel Pereira, Presidente da Federação Pernambucana de Atletismo, Gustavo Carvalho, gerente de Esportes Olímpicos Sport Club do Recife, João Asfora, vice-presidente de Esportes Olímpicos Sport Club do Recife, os últimos detalhes da competição foram definidos para mais um evento que contará com o apoio da Seturel.

    “Essa disputa será mais uma para o nosso calendário e nos dá muito orgulho. Poderemos ver atletas de todo o Brasil na pista de atletismo do Parque Santos Dumont, brigando não apenas por medalhas, mas também por vagas em competições internacionais. Esse evento se junta a outros já realizados no Parque, como o Campeonato Brasileiro de Basquete sobre Rodas, Campeonato Brasileiro Handebol, Circuito Caixa Paralímpico, Campeonato Brasileiro de Badminton e Parabadmimton, além do campeonato Norte-Nordeste de Atletismo, competições que trouxemos nos últimos três anos. Espero que mais competições possam ser sediadas no nosso Estado já que temos capacidade e competência para realizá-los”, afirmou Manuela, que ainda lembrou que nosso turismo também será movimentado. “A vinda de tantos atletas também movimenta nossa economia, o setor hoteleiro e o turismo do estado. Um bônus por receber um evento desse porte”.

    As competições internacionais citadas pela secretária são o Mundial de Atletismo Sub-20, que será disputado em Tampere, na Finlândia entre os dias 7 e 15 de julho, e para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados na Argentina entre os dias 6 e 18 de outubro. Esta será a última oportunidade no Brasil para subir no ranking nacional e tentar conquistar as vagas.

    O evento ocorrerá em um esforço conjunto entre o Sport Club do Recife, Seturel e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). A competição será a primeira na história do atletismo nacional realizada por um clube de futebol. Pioneirismo que agradou muito o presidente da Cbat Warlindo Carneiro.  “Esse é primeiro interclubes que Pernambuco receberá e de uma forma bem especial. O Sport está sendo o principal promotor do evento e isso é um fato inédito o Brasil. Algo louvável para o atletismo”.

    A ação inédita também foi bastante comemorada por Gustavo Carvalho, gerente de Esportes Olímpicos Sport Club do Recife, que exaltou a parceria com a Seturel. “Em 2017, nos filiamos ao CBC e a Fenaclubes. Com isso a gente tem a chancela de organizar campeonatos nacionais de esportes que o Sport já tenha no clube. Entramos com um projeto em 2017 e ele foi aprovado. Como o Sport não tem pista de atletismo, formamos uma parceria com o governo do estado para utilizarmos a pista do Parque Santos Dumont. É um feito inédito para Pernambuco”, declarou Carvalho.

    A competição em números:
    786 atletas
    24 estados
    113 clubes

    Assuntos: secult, seturel, sport club, atletismo, campeonato brasileiro sub-18
    Compartilhe: Link para o post:
  • Do Sertão à RMR, Outras Palavras levará cultura e arte a diversas escolas públicas

    | Cultura
    mae coruja

    A iniciativa terá neste mês de maio uma sequência de nove edições em sete cidades do Estado: Petrolina, Cumaru, Recife, Paulista, João Alfredo, Garanhuns e Lagoa do Carro.

     Até o fim de maio, o Outras Palavras terá tido uma de suas agendas mais intensas dos últimos três anos – período que o projeto da Secult-PE e Fundarpe está em circulação pelas escolas públicas do estado. Do Sertão à Região Metropolitana do Recife, a iniciativa terá neste mês uma sequência de nove edições em sete cidades pernambucanas. As próximas duas a serem realizada estão marcadas para a próxima quarta-feira (9). Uma durante o 4º Clisertão, em Petrolina, e outra em parceria com o Programa Mãe Coruja, em Cumaru.

    “Estamos com uma programação muito intensa em maio, e ao mesmo tempo diversificada do ponto de vista das regiões. Vamos participar mais uma vez do Clisertão e, na ocasião, iremos a duas escolas de Petrolina com a participação de Ezter Liu, a escritora premiada na última edição do Prêmio Hermilo Borga Filho de Literatura. Vai ser a primeira vez que ela vai participar do projeto e a gente espera que ela fique parceira nossa e colabore em outras ocasiões”, conta Antonieta Trindade, vice-presidente da Fundarpe e idealizadora da iniciativa.

    Segundo Antonieta, que também é professora e entende bem a realidade do ensino público de Pernambuco, em 2018 foram realizadas várias solicitações, tanto de escolas como das prefeituras, para que o Outras Palavras fosse levado aos estudantes de várias regiões do estado. “E nesse ano também há uma demanda grande para que façamos a versão para o público infanto-juvenil, o Outras Palavrinhas, voltado para a Educação Infantil e alguns anos do Ensino Fundamental”.

    Um exemplo desta procura é a edição que acontecerá em João Alfredo, no dia 25 de maio. “Nós já estivemos lá na Escola Miguel Arraes, no ano passado, mas por solicitação da prefeitura local faremos novamente. Outro pedido foi feito por parte de Garanhuns, através da Gerência Regional de Educação, porque no período do Festival de Inverno nós realizamos edições nos municípios da região, pois em Garanhuns os estudantes entram em recesso, e queremos contemplar os alunos daquela cidade. No Recife, iremos atender ao bairro de Santo Amaro, no EREM Sylvio Rabello, também a pedidos”, detalha a gestora. Outras cidades que receberão o projeto são Paulista, João Alfredo, Orobó e Lagoa do Carro.
    “Há também uma construção bastante afetiva nessas edições porque vamos ter o privilégio de contar mais uma vez com amigos do projeto, como o Maestro Forró e Adiel Luna, que já participaram de outras edições e têm sido completamente solidários ao projeto, assim como os escritores Mário Filipe e Rômulo César, que são premiados em edições do Prêmio Pernambuco de Literatura”, reforça Antonieta Trindade

    Para a vice-presidente da Fundarpe, há uma felicidade quando há muitas edições do Outras Palavras para acontecer num mês porque este é um momento de levar aos alunos a oportunidade de conversar com escritores, receber na biblioteca obras premiadas, e de conhecer Patrimônios Vivos e expoentes da cultura pernambucana. “O mês de maio, conhecido como o Mês das Noivas e das Mães, será também um mês de garantir o acesso ao que há de melhor na nossa cultura pra uma parcela enorme dos estudantes das escolas públicas do estado”, celebra.
    Alcance da iniciativa - Em quase três anos, o projeto da Secult-PE e Fundarpe mudou a realidade do ambiente escolar para melhor e revolucionou a vida de muita gente: Foram alcançadas 514 escolas de várias regiões do estado (RMR, Sertão do Moxotó, Sertão do São Francisco, Agreste Meridional, Agreste Central, Agreste Setentrional, Mata Norte e Mata Sul), atingindo mais de 12 mil alunos e distribuindo nas instituições de ensino mais de 5.100 livros – boa parte deles publicações premiadas no Prêmio Pernambuco de Literatura ou que foram produzidas com incentivo do Funcultura.

    Confira a programação do Outras Palavras no mês de maio:

    9 e 10 de maio | 14h
    Sertão do São Francisco Clisertão - Petrolina
    Escola Dom Antônio Campelo (9/05)
    Escola Profa. Osa Santana de Carvalho (10/05)
    Ezter Liu - 5º Prêmio de literatura
    Samba de Véio

    11 de maio | 8h
    Recife – Norte (ETEPAM) - Encruzilha - 8h
    Mário Felipe - 3º Prêmio de Pernambuco de Literatura
    Maestro Forró

    15 de maio | 8h
    Paulista - Metro Norte - ETE Jose Alencar Gomes Da Silva
    Rómulo César - 2º Prêmio Pernambuco de Literatura
    Chorões da Aurora

    16 de maio | 8h
    Recife - Norte (Sto. Amaro) - EREM Sylvio Rabello
    Miró da Muribeca
    Dirimbó

    18 de maio | 8h
    Recife-Sul (Areias) - Escola Heróis da Restauração
    Escritor: Evaldo Costa - Organizador do livro "Memorial do dia Seguinte"
    Silvério Pessoa

    22 de maio | 13h
    Orobó - Agreste Setentrional
    Carlos Gomes - 2º Prêmio Pernambuco de Literatura
    Adiel Luna

    24 de maio | 8h
    Recife-Sul (Imbiribeira) - Escola Gercino de Pontes
    Evaldo Costa - Organizador do livro “Memorial do dia Seguinte"
    Quinteto Violado

    25 de maio | 13h
    João Alfredo/PE - Escola Miguel Arraes

    29 de maio | 13h
    Garanhuns - Agreste Meridional - Escola Profa. Elvira Viana

    31 de maio | 13h
    Lagoa do Carro - Mata Norte - Escola Dr. Francisco Siqueira

    Calendário em parceria com o Programa Mãe Coruja
    (programação completa aqui)

    9 de maio | 9h30
    Cumaru/PE - Praça Principal e Igreja

    Assuntos: secult, fundarpe, mae coruja, cultura,
    Compartilhe: Link para o post: