meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Eduardo participa da Festa da Divina Misericórdia pela 1ª vez

    | Cultura

    Realizada há oito anos na Serra das Varas, em Arcoverde, a Festa da Divina Misericórdia recebeu, pela primeira vez, a visita do governador Eduardo Campos nesse domingo (15). Com ele estavam a primeira-dama, Renata Campos, dois dos quatro filhos do casal, João e Pedro Campos, e a mãe do governador, a ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes.

    Todos os anos, milhares de fiéis se dirigem ao espaço no primeiro domingo após a Páscoa na esperança de alcançar graças ou simplesmente para agradecer as bênçãos recebidas. Este ano, quase 30 mil pessoas participaram da festa.

    O governador chegou por volta das 10h e foi ao santuário, onde teve um momento de oração com a família. Depois visitou a Fonte da Misericórdia, uma pedra que ficou famosa por jorrar água. O local onde acontecem as festividades é cercado de uma mística sobrenatural, e nasceu do sonho do padre Adílson Simões, que ergueu o Centro de Educação Comunitária, um santuário e uma capela.

    “Essa obra tem crescido fruto da fé, do sonho e da solidariedade de tantos que ajudaram ele (padre Adílson) a construir aqui esse belíssimo espaço, um dos pontos mais fortes de romaria que temos no nosso estado. Hoje, no domingo da misericórdia, é uma festa religiosa que reúne romeiros que vem também de estados vizinhos. É uma importante ação para a evangelização de muitos”, afirmou o governador.

    Às 11h, coube ao novo bispo de Pesqueira Dom José Luiz Ferreira Sales celebrar a missa marcada pela emoção. “Aqui é um lugar de romaria, que reúne todas as paróquias de nossa diocese (Diocese de Pesqueira). Agradeço a visita de todos vocês, principalmente da juventude”, falou um padre Adílson Simões segurando as lágrimas, no início da missa.

    Cidades: Arcoverde, Pesqueira
    Assuntos: eduardo campos, renata campos, ana arraes, divina misericordia, festa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fifa escolhe local do Fifa Fan Fest

    | Turismo, Cultura, Copa 2014, Confederações 2013

    A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) definiram quais os locais das doze cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 para a realização do FIFA Fan Fest. A lista foi divulgada no site oficial da federação internacional.

    Como já havia sido divulgado em janeiro deste ano, no Recife, o FIFA Fan Fest será realizado no Marco Zero. Para a escolha do local, foram levados em conta critérios como mobilidade, segurança, atratividade, transmissão, entre outros fatores. Além da transmissão dos 64 jogos da competição, os FIFA Fan Fest serão palco de grandes atrações culturais.

    “Vamos balancear atrações locais e nacionais. Podemos ter artistas do porte de Lenine se apresentando em dias de jogos”, afirmou o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão.

     Leia a matéria na íntegra 

    Cidades: Recife
    Assuntos: fifa, fifa fan fest. col, marco zero, copa do mundo, copa 2014, ricarod leitao, copa em pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • A novela das 8" estreia no Cine São Luiz

    | Cultura

    Após ser lançado, em van première, no Festival de Cinema do Rio, em outubro do ano passado, o longa-metragem “A novela das 8”, do pernambucano Odilon Rocha, chega ao Recife com sessão única de estreia aberta ao público nesta segunda-feira (16/4), no Cinema São Luiz, às 19 horas.

    As inspirações do cineasta Odilon Rocha, que assina direção, roteiro e produção do longa, foram no Brasil dos anos 1970. “O filme é um melodrama, com pitada de humor e romance, que se passa em 1978, um período que mescla o final da ditadura com a efervescência da disco music, bem representada pela novela ‘Dancin’ days’”, comenta o diretor, que escolheu o Rio de Janeiro como cenário de sua trama.

    Veja a programação aqui

    Cidades: Recife
    Assuntos: cinema, sao luiz, festival de cinema,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fórum discute questões relacionadas ao Patrimônio Cultural e Ambiental da Bacia do São Francisco

    | Meio Ambiente, Cultura

    Aconteceu hoje (11. 04), às 9h30, no auditório do Museu do Estado, o 1º Fórum Interinstitucional de Defesa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco do ano.

    O encontro, que acontece desde 2009, é uma reunião de instituições que recebe sugestões, solicitações de audiências, avaliações e reclamações em relação à degradação do patrimônio da região da Bacia do São Francisco.

    A Fundarpe, através da Diretoria de Preservação Cultural, faz parte do fórum. “Entendemos que é da maior importância haver uma sintonia fina entre a defesa do patrimônio ambiental e a defesa do patrimônio cultural”, afirma Severino Pessoa, Presidente da Fundarpe.

    Leia mais aqui

    Assuntos: patrimonio cultural, sao francisco, bacia hidrografica, fundarpe, preservacao cultural
    Compartilhe: Link para o post:
  • 48º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco divulga resultado de seleção

    | Administração, Cultura

    A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) tornam público o resultado do edital da 48ª edição do Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, cujas inscrições foram realizadas de 13 de dezembro de 2011 a 29 de fevereiro de 2012.

    Ao todo, foram 26 projetos contemplados de Pernambuco e de outros estados.

    “A partir de agora, os premiados terão cinco meses para realizar seus trabalhos, que serão apresentados no segundo semestre. Queremos tornar o salão uma ação anual, para que possa cumprir seu importante papel de fomentador das artes plásticas no estado e no País”, reforça Fernando Duarte, secretário de Cultura de Pernambuco.

    Leia a matéria na íntegra 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SecMulher participa do Festival Pernambuco Nação Cultural

    | Social, Cultura

    Um circuito intenso de ações culturais. Assim é o formato do Festival Pernambuco Nação Cultural – edição 2012, do qual a SecMulher fará parte da programação do município de Arcoverde, na região do Sertão do Moxotó, com atividades nos dias 11 e 12.

    Através da Coordenadoria de Formação em Gênero, a SecMulher promove amanhã (11), o workshop “Gênero e Mídia” na Escola Estadual Carlos Rios, a partir das 13h.

    Já na quinta-feira (12), será a vez de participar do cine debate do filme “Olhares sobre Lilith”, com exibição para maiores de 18 anos, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, a partir das 19h30.

    Neste mesmo dia também haverá a palestra “O Protagonismo Feminino na Produção e Comercialização do Artesanato” e lançamento da Rede Criativa, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), das 14h às 17h. 

    Leia a matéria na íntegra

    Cidades: Arcoverde
    Assuntos: nacao cultural, secmulher, mulher, cultural, sertao do moxoto
    Compartilhe: Link para o post:
  • Quarteto Encore faz concerto dominical pelo Circuito das Igrejas

    | Cultura

    Dando continuidade ao projeto Circuito das Igrejas, o Quarteto Encore se apresenta neste domingo (15), às 17h, na Igreja Nossa Senhora da Graça / Seminário de Olinda, na Cidade Alta da cidade. O grupo já é tão famoso que é comum encontrar vários rostos recorrentes em suas apresentações. E quem ainda não conhece, mas gosta de música de câmara, esta é uma ótima oportunidade, e inclusive, também a de fazer uma programação dominical diferente do que o cineminha de sempre.

    De acordo com o diretor artístico do grupo, Carlos dos Santos, o projeto Circuito das Igrejas é de grande valia para o público, que pode conferir música de qualidade gratuitamente. “A importância principal desse projeto é a formação de plateia porque Pernambuco precisa de projetos como esse para impulsionar o gosto pela arte e pela cultura em geral”, explica Carlos dos Santos, que também é violinista do Quarteto Encore.

    Leia mais aqui

    Cidades: Olinda
    Assuntos: circuito das igejas, concerto, quarteto emcore, circuito das igrejas,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Festival Pernambuco Nação Cultural ganha Blog

    | Tecnologia, Cultura

    Acaba de entrar no ar o blog do Festival Pernambuco Nação Cultural – fpnc.org. Com programação, notícias, fotos, reportagens focadas na cultura do Estado, o blog vem para ser suporte dos conteúdos produzidos dentro dos 14 festivais previstos para este ano no Estado de Pernambuco.

    Como característica do próprio formato, o blog será constantemente atualizado ao longo dos festivais e ganhará cara nova a cada edição do circuito. Shows, espetáculos, oficinas culturais, debates, palestras, encontros, tudo transposto para esta página. O fpnc.org traz também narrativas das tradições e histórias de vida que fazem parte de Pernambuco na seção "Mergulhe".

    Leia mais aqui

    Assuntos: nacao cultural, fundarpe, blog, festival de cultura, fpnc
    Compartilhe: Link para o post:
  • Camaragibe estreia no projeto Cultura Livre nas Feiras

    | Cultura

    Neste sábado, dia 07/04, Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, recebe pela primeira vez o projeto Cultura Livre nas Feiras, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), através da Fundarpe. O lançamento será às 8h, no mercado público, com as apresentações dos conhecidos personagens da cultura popular Mateus e Catirina e recital de poesia por David Poeta.

    O Cultura Livre nas Feiras também estará de volta às cidades de Gravatá e Limoeiro, no sábado; em Petrolina, no domingo, 8; e em Serra Talhada, na segunda-feira, dia 09. Na programação, apresentações de repentistas, forrozeiros e seresteiros, entre outros valores artísticos.

    Leia matéria na íntegra

    Cidades: Camaragibe , Gravatá, Limoeiro, Petrolina, Serra Talhada
    Assuntos: secult, cultura, feira, livres, repentista, forrozeiro, apresentaçoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começam as apresentações dos espetáculos do ciclo Pernambuco de Todas as Paixões

    | Cultura

    O calendário religioso do estado volta a movimentar, a partir desta quarta-feira, dia 04, até o próximo domingo (08), quando é comemorada a Semana Santa. Em todo o estado, espetáculos cênicos são montados recontando o Drama da Paixão de Cristo. Compartilhando com este momento de fé e devoção e com o objetivo de incentivar a cultura religiosa, o aprimoramento e a manutenção dos espetáculos, a Secretaria de Cultura do Estado(Secult-PE), através da Fundarpe, contempla 18 montagens inscritas no IV Edital Pernambuco de Todas as Paixões – 2012.

    Considerado como o terceiro maior espetáculo do interior pernambucano, Jesus Alegria dos Homens, é uma dessas montagens. Apresentado no Alto do Magano, em Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, o espetáculo vai desta quarta-feira até o sábado, dia 07, a partir das 19h. Com direção artística de Gerson Lima e produção de Jefson Fitipaldi, o Drama agrestino é exibido numa área de 500 metros quadrados e é ajudado pela própria topografia do local. O Alto do Magano fica a 1.030 metros acima do nível do mar.

    Leia a matéria na íntegra

    Cidades: Brejo da Madre de Deus, Garanhuns
    Assuntos: semana santa, espetaculo, fundarpe, paixoes, jesus, cristo, cultura, religioso, calendario, devoçao
    Compartilhe: Link para o post: