meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Desenvolvimento e Assistência Social - SEDAS elabora planejamento para 2013

    | Comunicação, Agricultura, Administração, Cultura, Direitos Humanos, Copa 2014

    Para melhor planejar as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH, a sua executiva de Desenvolvimento e Assistência Social - SEDAS, irá promover amanhã (17) reunião para traçar o Planejamento Estratégico de atividades para o ano de 2013. O encontro irá acontecer no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, a partir das 9h.
     
    O evento que tem como público-alvo gestores, servidores e representantes dos demais órgãos vinculados à SEDSDH, tem por objetivo melhorar as ações relacionadas à política de assistência social do estado. Neste encontro será formado um comitê composto por dois representantes de cada gerência. A finalidade do mesmo é que até dezembro, sempre nas quartas-feira, o grupo se reúna para concluir o Planejamento Estratégico SEDAS – 2013.
     
    Para Ana Rita Suassuna, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social esse é o momento de priorizar e sensibilizar os participantes na construção desse planejamento. “Precisamos determinar o que prioridade para o andamento da nossa secretaria. Devemos levar em conta a questão financeira, pessoal e ainda estrutura física”, destaca.
     
    Serviço:
    Planejamento SEDAS - 2013
    Data: 17.10.12
    Local: Auditório do Banco Central
    R. da Aurora, 1259 – Santo Amaro – Recife/PE
    Horário: 9h às 12h

    Assuntos: sedas, sedsdh, planejamento, anual, 2013, servico, secretaria, desenvolvimento, social, direitos humanos, assistencia social, estrategia, auditorio, banco central, santo amaro, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • A ditadura civil-militar é tema do cineCabeça – Ação Cineclubista no mês de julho

    | Cultura

    O mês de julho está cheio de novidades e estreias na programação do projeto cineCabeça – Ação Cineclubista que recebe, no Teatro Arraial,  o Festival Cinema pela Verdade. A partir desta segunda-feira (9/7), e por mais três semanas seguintes, serão exibidos filmes que retratam a ditadura civil-militar no Brasil e suas consequências.

    Após cada sessão serão abertos espaços para debates com acadêmicos, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e culturais do estado, ex-presos políticos e participantes das manifestações contra a Ditadura.

    Aproveitando o momento vivido pelo país, onde em maio foi criada a Comissão Nacional da Verdade e em junho a Comissão da Verdade Estadual de Pernambuco, para restabelecer o estado de direito que foi suspenso durante o período de regime militar e apurar crimes de estado, a Ação Cineclubista traz o Festival da Verdade para fomentar o debate em Pernambuco. 

    Leia mais aqui

    Assuntos: acao cineclubista, festival cinema pela verdade, projeto cinecabeca, teatro arraial, ditadura militar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário PernambucHolanda – Diálogos Museais acontece nesta segunda-feira (9/7) no Mepe

    | Cultura

    A Secretaria de Cultura (Secult/PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizam hoje  (9/7) o Seminário PernambucHolanda - Diálogos Museais.

    No encontro, serão apresentadas e debatidas as experiências obtidas através do acordo de cooperação técnica firmada entre o Tropen Museum Amsterdan e a Fundarpe. O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, das 9h às 12h. 

    Participam do encontro o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; o diretor do Tropen Museum Amsterdan, Peter Verdaasdonk; a diretora do Tropen Museum Amsterdan, Marielle Pals; a vice-presidente do Fórum Pernambucano de Museus, Regina Batista; e o diretor de Gestão em Equipamentos Culturais da Fundarpe, Célio Pontes. 

    Leia mais 

    Assuntos: csecretaria de cultura, secult, fundarpe, seminario pernambucholanda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fundarpe divulga resultado da Convocatória do Arraial Instrumental

    | Cultura

    A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) torna público o Resultado da Convocatória do Projeto Arraial Instrumental – Ano II – 3ª Edição. Os 16 selecionados irão compor a programação da iniciativa neste segundo semestre de 2012 .

    Realizado no Teatro Arraial, equipamento da Fundarpe, o projeto Arraial Instrumental tem por finalidade difundir a música instrumental pernambucana, assim como oferecer à população uma ação cultural gratuita, sempre às sextas-feiras, ao meio-dia, para deixar a hora do almoço mais leve e musical.

    Leia mais

    Assuntos: fundarpe, convocatoria do projeto arraial instrumental, teatro arraial,
    Compartilhe: Link para o post:
  • I Mostra das Oficinas de Memória traz resultado das ações do projeto Cultura Valorização da Vida

    | Cultura

    A tarde da última sexta-feira (6/7) foi de comemoração no Ibura. A associação de moradores do bairro recebeu a I Mostra das Oficinas de Memória, como resultado da produção de cinco ações de formação no local. Nos 15 dias de aula, 125 educandos receberam lições de customização, estamparia, reciclagem, teatro popular e teatralização e criação de mamulengos, que utilizaram da memória como elemento da criação artística.

    A mostra é a culminância do Encontro com a Memória dos Bairros, ação que integra o projeto Cultura Valorização da Vida, executado pelo Programa Governo Presente do Governo do Estado. “Desde outubro do ano passado nossa equipe vem ao Ibura, para fazer o reconhecimento da comunidade e podermos inserir nosso projeto da melhor forma. As oficinas que hoje participam da mostra foram escolhidas pelos próprios moradores do bairro”, esclareceu Janine Primo, técnica em memória do projeto.

    Leia mais 

    Assuntos: mostra das oficinas de memoria, customização, estamparia, reciclagem, teatro popular e teatralizacao e criacao de mamulengos, criacoes artisticas, valorizacao da vida
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cultura Livre nas Feiras faz ações em oito cidades pernambucanas

    | Cultura

    A Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Coordenação do Projeto Cultura Livre nas Feiras, continua sua missão de levar cultura para as feiras e mercados públicos pernambucanos e se apresenta em oito cidades neste fim de semana.

    Ao todo serão 17 atrações culturais entre representantes da música, apresentações de cultura popular, teatro e dança tornando as manhãs mais movimentadas de suas feiras livres.

    Em execução desde janeiro deste ano, o projeto Cultura Livre nas Feiras vem cumprindo seu objetivo de levar ao cotidiano da população que frequenta as tradicionais feiras locais uma multiplicidade de expressões artístico-culturais pelas quais os pernambucanos manifestam seus conteúdos, valorizando não apenas os artistas populares, mas os usos e costumes presentes nas feiras, onde há grande circulação de pessoas nos municípios.

    Leia mais aqui

    Assuntos: secretaria de cultura, projeto cultura livre nas feiras, mercados publicos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Museu do Estado inicia exposição itinerante "Arquitetura Não Solicitada"

    | Cultura

    Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, o Recife é a primeira capital do Nordeste a receber, a exposição itinerante "Arquitetura Não Solicitada" – “Unsolicited Architecture”, desta quinta-feira (5/7) até 5 de setembro, no Museu do Estado de Pernambuco, com acesso gratuito.

    Um convênio de cooperação técnica assinado entre o Instituto de Arquitetos da Holanda (Netherlands Architecture Institute - NAI) e a empresa pernambucana Geosistemas possibilitou a vinda da mostra ao estado e para o Mepe.

    "Arquitetura Não Solicitada", um desdobramento da mostra homônima realizada por ocasião da 9ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, em novembro de 2011, ressalta a necessidade de se alcançar um papel mais ativo dos arquitetos na sociedade e a troca de experiências para lidar com os desafios atuais.

    A exposição reúne alguns dos projetos e propostas urbanas, que foram desenvolvidos a partir de experiências em diversas partes do mundo, em trabalhos realizados por importantes escritórios, a exemplo do alemão Raumlabor, o holandês DUS Architects, e o espanhol Recetas Urbanas, entre outros.

    Leia mais aqui

    Assuntos: arquitetura nao solicitada, exposicao itinerante, museu do estado, fundarpe, secretaria de cultura,
    Compartilhe: Link para o post:
  • "Como nascem os anjos" encerra programação do Nascedouro Cineclube no cineCabeça – Ação Cineclubis

    | Cultura

    O longa “Como nascem os anjos” (1996 | RJ | 100 min), de Murilo Salles, é exibido no cineCabeça – Ação Cineclubista desta segunda-feira (2/7), a partir das 19h. No filme, o diretor trata da favela com seus contrastes – morro e asfalto, pobreza e riqueza, estrangeiro e nacional.

    A sessão acontece no Teatro Arraial, no Centro do Recife, e conta com a participação da Marlova Dornelles, socióloga e cineclubista do Nascedouro Cineclube, para debater temas como o tráfico e a violência nas áreas populares. A entrada é gratuita.

    A programação do mês, proposta pelo Nascedouro Cineclube, de Peixinhos, em Olinda, trabalhou na abordagem audiovisual a realidade das periferias das grandes cidades brasileiras, suas histórias e o trabalho desenvolvido para estimular e valorizar a criatividade dos cineastas emergentes das comunidades.

    Leia mais aqui

    Assuntos: como nascem os anjos, cinecabeca, cineclubista, teatro arraial, fundarpe, secretaria de cultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário de cultura popular provoca reflexões

    | Cultura

    Na última sexta-feira (29/6), o segundo e último dia do I Seminário Cultura Popular: Tradição e Apropriações trouxe à tona as relações das expressões tradicionais com a música, a dança e o teatro.

    Em duas mesas, uma pela manhã e outra pela tarde, no auditório do Iphan, os participantes provocaram a plateia a refletir sobre diversos temas, como a transmissão de saberes, os incentivos financeiros e a espetacularização da cultura.

    Maciel Salu, filho e herdeiro do Mestre Salustiano, reclamou mais espaço para cultura local nas rádios e TVs. Em Pernambuco, segundo ele, os meios de comunicação dão pouco valor às expressões tradicionais.

    “Acho que para mudar isso tem que investir na educação e assim formar público para as expressões do nosso Estado. Os mestres da cultura popular são muito fortes, mas precisam ser mais valorizados e respeitados”, afirmou.

    Além do que se aprende nas escolas, existe ainda o que se aprende vivenciando e o que se recebe pela grande mídia, acredita Paulo Dias, etnomusicólogo e fundador e diretor da Associação Cultural Cachuera.

    Para o estudioso, existe uma apropriação recíproca entre o erudito e o popular, que vem desde a época da colonização. “A mistura e a apropriação acontece de ambos os lados, como bem descreveu Gilberto Freyre. O popular tem alimentado debates sobre nacionalidade até hoje”, disse durante sua explanação.

    Leia mais aqui

    Assuntos: cultura popular, tradicao e apropriacao, fundarpe, secretaria de cultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrição e renovação no Cadastro de Produtor Cultural podem ser realizadas agora via correios

    | Cultura

    A inscrição no Cadastro de Produtor Cultural (CPC), necessária para apresentação de projetos ao Funcultura, poderá ser realizada pelos correios, no endereço: Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife – Pernambuco; CEP: 50.050-000. 

    O envelope deve ser endereçado ao Atendimento Funcultura e nele deve conter o Formulário de Inscrição no CPC (disponível aqui) devidamente preenchido, datado e assinado, bem como todos os documentos exigidos para a realização da inscrição. Confira aqui a lista dos documentos para realização do cadastro.

    Após recebimento do envelope, a Secretaria Executiva do Funcultura fará a conferência dos documentos e efetuará a inscrição no Cadastro de Produtor Cultural (CPC). Em seguida, o produtor receberá, no e-mail especificado no Formulário, a confirmação do cadastro e o respectivo número do CPC.

    Leia mais aqui

    Assuntos: cadastro de produtor cultural, cpc, funcultura, fundarpe, secretaria de cultura, inscricao pelos correios
    Compartilhe: Link para o post: